Lá por volta de 2010 trabalhava prestando serviços em algumas redes da telefônica, de madrugada era um marasmo por quê haviam poucos chamados e muito tempo ocioso. Os computadores eram bloqueados para qualquer acesso que não as ferramentas de trabalho... Acabou que instalei uma VM Linux em casa, direcionei uma porta do roteador para ela, e lá no trabalho acessava algum roteador qualquer da rede com acesso a internet, fazia um SSH para minha máquina em casa e ficava fuçando! Aprendi muita coisa e usava para muita coisa banal também, usava navegador, MSN, e-mail, tudo em modo texto kkkk. Algum tempo depois achei uma máquina sem senha de BIOS no ambiente, subi um linux no pen drive, levei o arquivo do windows XP pra casa e quebrei com força bruta, tendo acesso Administrador já podia ver uns filmes e as aventuras acabaram. Curioso era a senha! O local foi entregue antes da copa de 2010 e a senha Admin era @fric@d0sul kkkkk
Venho migrando para CLI a cerca de um ano, e algo que aprendi nesse tempo é que uma vez que você aprenda como utilizar o terminal e atalhos de teclados, sua produtividade aumenta pelo menos 10 vezes. A velocidade com a qual me desloco entre pastas no terminal é absurda.
eu sou cego e trabalho como dev backend. Sempre que compartilho a tela com meu techlead ele se espanta com minha velocidade. Usuários de leitores de tela fazem tudo, TUDO pelo teclado
@@YabDev Semana passada instalei o Gnome para testar e desisti de configurá-lo pois fiquei entediado com o tanto de cliques e menus. Configurar WMs em um arquivo de texto é muito melhor.
Esse tipo de coisa que me faz pensar as vezes que Linux não é um sistema operacional e sim um jogo. As pessoas não instalam pra que seja uma ferramenta e resolva problemas como todo sistema tem que ser, e sim pra ficar customizando, testando conhecimentos do terminal, formatando e trocando todo fim de semana...
mas meu AMG... vc n sabe a diferença entre esperar 10 seg pra abrir o explorador de arquivos no windows, trocar de sistema e simplesmente fazer o mesmo no Linux em 1 segundo. O sistema é mais leve versátil e seguro. sem contar que vc n vai nem ter Telas Azuis. Isso que digo foi com o Linux mint, que nem é um dos melhores. tenta rodar windows num raspberry pi, depois compara com um Mini Os.
Para calculadora tem também o Qalculate, que tem versão GUI e CLI e é bem completo (dá para converter entre unidades, moedas, resolver equações, realizar cálculos de derivadas e integrais, etc.)
Desde a migração do win para linux, eu venho tentando fazer isso. É difícil por ser iniciante em um sistema operacional que é famoso por tudo ser arquivo/texto. Mas mesmo assim, é usando apenas o terminal que sepera os homens dos meninos . O pouco que sei de Linux foi baseado em livros onde ensina o bash e o seu canal. Obrigado DioLinux S2 (PS: me faz sentir como um verdadeiro hacker já que é um sonho antigo, mas que ainda pretendo atingi-lo).
Eu sinceramente não consigo entender como as pessoas consideram o terminal mais rápido que uma interface. Pra mim não tem nada mais produtivo do que vc selecionar um arquivo, arrastar e colar ele praticamente em qualquer lugar que deseja... Acho que o terminal melhor para tarefas em massa
Depois que vc pega o jeito, fica mt mais fácil. No começo eu achava isso também, depois que decorei os comandos e entendi melhor o funcionamento do linux, faço qualquer coisa muito mais rápido do que no windows
Depende do que você faz no seu dia a dia. A ferramenta gráfica é boa para tarefas simples mas difícil para tarefas complexas. O terminal é meio que o oposto. A maioria das pessoas só usa o PC para tarefas simples
Se o computador for muito fraco dá pra ir além e nem usar um window manager, gerenciando tudo pelo GNU Screen ou Tmux, mas aí creio que só vá rodar apps 100% em modo texto.
Vamos lá! Minha carreira inteira foi na CLI, Unix, Ms-Dos, Linux, Slackware , Debian, Ubuntu e arch, atual distro e caminhando para o PopOS e sempre, CLI na maior parte do trabalho. E fazendo suporte no Windows para clientes, também CLI
Nunca tive medo de CLI. Durante muitos anos utilizei MS-D.O.S, wordstar (editor de texto), lotus 123 (planilha). É sempre bom saber que existem programas em modo texto que substituem mesmo que basicamente a GUI.
Você falou do passado distante e, excetuando-se a internet, vivi o tempo do MSX onde tudo era via terminal. Eita saudades. Quanto à internet, posso dizer que os BBSs eram a internet. Mas confesso que gostaria de ver um vídeo de como seria um ambiente minimalista baseado no navegador. Fico no aguardo.
Eu conheço essa sensação de abrirmos o terminal, digitar-mos comandos e sentirmos que somos hackers. Eu costumava ver hackeamentos nos filmes e depois ir imitar isso no meu computador na linha de comandos brincando e pensando que era um hacker e a sensação era boa 🥰 mas o máximo que fiz na vida em relação a isso foram uns pequenos hacks/cracks e era no computador sem rede. Pelo contrário eu acho que você percebe muito desse assunto e isso é bom. Adorei ❤
ja estou a alguns meses usando debian 6 full cli pra melhorar meus estudo em pentest etc... no começo me encomodei mt porem tive que aprender a automatizar tarefas e decorar muitos comandos, consigo pensar bem rapido em toda trajetoria de comandos que vou executar, alem do fato que navego entre as pastas e consigo combinar mt bem os comandos com alguns atalhos economizando mt meu tempo e aumentando a velocidade de digitação, ter essa especialização com sistemas full CLI pode ser otimo em carreiras profissionais principalmente pra minha areas que sao programação e segurança da informação fazendo vc se diferenciar mt dos outros que estao acostumados a usar ferramentas recem prontas e bonitinhas, porem e tudo questao de tempo por exemplo alguem que passou a vida inteira mechendo no ms-DOS,unix,etc... vai se acostumar bem rapido do que um mac/win user mais newbie.
A ideia de usar apenas um navegador pra quase tudo é muito boa, usando o librewolf ou qualquer firefox hardened com algumas extensões pra modificar paginas pra deixar mais leve e usar menos memoria faz qualquer netbook antigo virar uma maquina de guerra.
@@SpiderZ97 coloca qualquer sistema ultra leve, de preferencia arch com tilemanager, tu aprende a usar bem facilmente, usa um navegador e seja feliz, desde que tu não precise rodar nada muito pesado da pra utilizar.
O CLI eu diria que só não é produtivo para questões que exigem um comportamento exploratório. Para tarefas repetitivas não existe nada melhor. Eu acrescentaria um programa para ouvir rádio online, um cliente de conexão remota que inclusive daria um ótimo vídeo referente a ter uma base CLI e acessar remotamente um desktop.
Ano passado eu comecei a minha migração para o mundo do CLI e eu procurei e MUITO por vídeos ou blog posts com exatamente esse tipo de conteúdo e achei bem poucos. Esse vídeo está excelente e vai ajudar muito quem quer largar um pouco a mão do mouse e passar a utilizar o teclado.
é realmente mais rapido e eficiente? Como uma pessoa que começou no linux agora, é dificil de entender como linha de comando pode ser mais rapido e eficiente que uma interface como a do windows kkk
@@victoro9299 é absurdamente mais rápido. Eu fui usuário de Windows por uns 14 anos, depois fui para o Mac por mais uns 2 ( mas desde o início já estava doido pra ir pro Linux ) e já tem 1 ano e pouquinho que eu comecei com o Linux (Arch, btw kkkkk) . Eu já era um “Power-user” do Mac e fui me frustrando, porque queria fazer muitas coisas que o sistema não me deixava fazer e ficava me limitando. No Linux, utilizando o i3 ou outro twm de sua preferência, você consegue instantaneamente mudar de um workspace para o outro, no Mac e no Windows você tem que ficar vendo uma animaçãozinha que esses sistemas te obrigam a ter. No Linux você consegue modificar e fazer scripts para simplesmente TUDO que você quiser. Você consegue adicionar um botão que quando clicado pode abrir 30 coisas, deixar montado do jeito que você quer em segundos, sem você precisar encostar no mouse. Depois que você vai aprendendo a utilizar o Linux, não tem mais volta, qualquer outro sistema vai parecer limitado para você.
Pelo terminal é muito engraçado e já vi um colega fazer coisas curiosas enquanto trabalhava no servidor Ubuntu. Mas fazer tudo no browser é uma meta importante para os dias de hoje. Eu já tento fazer o mais possível via browser mas vai faltando algumas, não assim tantas, aplicações ou funções. Usei desde sempre a proposta do chomeOS enquando era baseado na web, depois perdi o interesse com os novos Chromebooks, fiquei desiludido por não terem ido mais longe antes de se tornarem em mais uma distribuição Linux, embora diferente e interessante não é o que eu idealizei no início do projeto. Esse desafio é muito interessante e pode ajudar muitas pessoas a usarem Linux.
Show! Ainda vou testar esses aplicativos por terminal. No Fórum tem muita dica bacana tb. Vou tirar um dia pra testar e com um café do lado, óbvio. E sim! Curto esse teste de fazer tudo pelo navegador numa distro! Cada vez aprendo mais com esse canal! Abs.
No caso dos jogos, seria legal uma interface de terminal que pudesse substituir a interface gráfica da steam, tipo vc loga na sua conta da steam e ai poderia gerenciar, instalar, desinstalar, e abrir os seus jogos através do terminal.
Outra dica. um bom Browser é o Links. O E-Links que mencionaram aqui é im fork do Links original, que tem a capacidade de exibir as páginas de maneira gráfica, com frames e tudo, de dentro do terminal. Não é perfeito, mas existe e é muito bom.
Concordo com seus motivos. Uso muito o terminal também por ser uma "interface" só para qualquer programa, não precisa fazer nada para transitar entre diversas funções...
Cara, sempre fui muito contra o uso de terminal para trabalhar com mainframe, hoje trabalhamos com dispositivos que não fazem diferença ele ser gráfico, nos meus ambientes não implanto nada via terminal, tudo gráfico, em questão de otimização de tempo, não faz sentido ficar decorando ou procurando documentação para dar comando, até porque quando falamos de profissional, ficar ensinando o coitado do técnico a usar terminal de forma correta demora mais do que só ensinar o passo a passo via interface gráfica.
Suas postagens são incríveis! Venho aprendendo muita coisa legal do universo Linux através dos conteúdos disponibilizados no canal. Parabéns pelo trabalho! A ideia de fazer um navegador funcionar em um sistema que funciona apenas em linha de comando, sem interface gráfica, seria muito interessante 👏👏👏
Uso meu sistema quase assim, mas instalei Arch do zero e uso Sway e nao abro mão do firefox comk navegador kk. Como alternativa ao spotify uso o ncspot, mesmo sem conta Premium não tem propaganda nem as limitações das contas gratuitas rs, no lugar do ranger uso o lf, é o ranger feito em Go, associado ao emulador de terminal kitty e ao pacote ctpv para ter previews de imagens dentro do terminal. O pessoal deve se perguntar porque alguns fazem isso, no meu caso meu notebook é fraco e uso para estudar programação, uso NeoVim com a camada LunarVim por cima, e mesmo assim a cada arquivo de código aberto já leva embora uns 200MB de ram por causa do LSP e linter que "vigiam" meu código, então quanto menos recurso desperdiçado, melhor
gerenciador de arquivos, o melhor que ja usei é o midnight commander. ele tem uma interface com menus, acessa compartilhamentos, ftp e tem suporte aos cliques do mouse.
Gostei do vídeo. Eu sempre quis um Firefox OS. Um WM configurado de forma bem simples só com Firefox e talvez um gestor de arquivos simples como o pacman.
Em 80 na faculdade utilizamos o fortram em IBM depois que me formei começamos com o CPM em diversos hardware com maior uso nos CP500 com o surgimento dos PCs veio o DOS até o 6.22 tudo em linha de comando rodando editores de texto, planilhas, programas especificos para administração nas emoresas. Na WEG desenvolvemos sistemas de CLPs tudo em linha de comando.
Conheci o i3wm no vídeo do ubuntu mínimal, e hoje estou usando no void linux Descobri o ncdu essa semana e já estou usando no trabalho Para criar slides também é possível usar latex (eu uso mesmo com interface gráfica), dá pra escrever o .tex no vim e mandar compilar, o resultado é um pdf compacto Muito obrigado por todo o conteúdo!
desde q eu comecei a usar twm não consigo usar outra coisa, tudo é mais simples e rápido e fica bem mais prático pra alternar entre janelas e áreas de trabalho, quanto ao terminal eu uso muito mas não deixo de usar um navegador convencional ou outros aplicativos gráficos
Rapaz, houve uma epoca ( 2009 ~ 2013 ) que usei apenas CLI e TUI , inclusive sem o X. Era só o tty e o framebuffer ( para ver videos e jogar ). Quando adotei o X foi pra usar o dwm e todo o resto suckless.
Boa noite! Eu sou adepto ao uso do I3wm, mas ainda sim uso muito o firefox para conseguir realizar meu trabalho de forma produtiva. Do restante, acesso SSH, configurações de VM, navegação pelos diretorios, tudo pelo terminal, acho mais rapido e eu sinto que melhorou minha produtividade.
Mais uma vez arrasou na honestidade e criatividade pra mostrar o maravilhoso mundo Linux... Gostaria muito de ver florescer essa idéia de usar principalmente o navegador. Vou aguardar! + 1 X parabéns!
Aplicativos em texto mais antigos tem Kismet,NC,Iptraf. No Apple2 todos os Aplicativos era em modo texto. Tinha tudo inclusive duas opções de Office o AppleWorks e TotalWorks tinham tudo. Ate hoje não sei como não tem Office CVI para Linux.
Me lembro que antigamente tinha o Linux conectiva e usávamos a linha de comando para navegar na internet, porém não tinha fotos, gráficos e etc. Eu fui sysadmin por anos e parei pq estou exercendo outras funções, mas acho que temos que pensar nas ferramentas do computador como chaves mesmo se vc usa uma chave Philips é para um parafuso Philips, se tem uma chave de fenda é para um parafuso de fenda. Então cada coisa para cada coisa.
Numa interface composta de basicamente comandos para execução de uma ação, poderíamos implementar um shield residente que anulasse a execução do comando de forma indiscriminada e submetesse essa execução a um escaneamento para verificação da consistência dessa execução. Detectando algo suspeito, aquele comando seria colocado em uma blacklist e anulado do sistema. Isso permitiria, virtualmente, pavimentar o início do fim de vírus, malwares, e qualquer outro tipo de tentativa de acesso não autorizado ao seu computador e aos seus dados.
Sobre o video: Bem legal! Ficou um GAP na parte das instalações. não entendi como funcionou o navegador moderno no seu OS de terminal. Pena que eu n tenho um PC antigo pra brincar com essa ideia. Sobre o conteúdo: é legal saber da existência (ou persistência) de sistemas assim mas as Interfaces são muito importantes pra ajudar a popularizar a web/computação. Pra minha realidade, a WEB, é Impossível trabalhar de Dev front end se n tiver um browser moderno tipo o chrome instalado e os apps de suporte tipo Figma. Até pq o foco é sempre o cliente final que quando n esta usando um celular esta usando um navegador no PC.
Muito bom esse video. O i3wm na minha opnião é a melhor shell para se usar em um pc, sendo que ela poderia focar um pouco nos dois lados, praticidade do terminal e recursos multimídias modernos. O usuario aos poucos deveria ir se aprofundando no terminal sem perderem as comodidades, ou ficar travado por funções que englobam multimídia via window manager.
Era horrivel encontrar um conversor de vídeo, e muitos eram bem zoados, depois que fui aprendendo a usar o ffmpeg por linhas de comandos minha produtividade aumentou muito, tenhos vários scripts prontos pra converter qualquer formato e vídeo, muito mais prático.
E Dio, POR FAVOR faz o video do browser! Cara tem um laptop antigasso que eu queria usar SÓ PARA LER PDF, serio, mas quando digo só é só mesmo, tipo, seria legal tirar todo o Cinnamon (ex), a parte grafica sabe, pra quando ele abrir ficar so o terminal, didigar seila.pdf, e só abrir um leitor. No caso, poseria ser só o firefox ou algo assim. Para PCs super antigos mesmo, seria interessantissimo!
A produtividade aumenta, mas leva algum tempo. Mas eu vou citar outro benefício que ninguém comenta: o desenvolvimento da memória. Como é necessário memorizar muita coisa, sinto minha memória mais poderosa que antes. Exemplo: utilizo muito Latex. No início, foi dureza. Era necessário consultar ou imprimir tabelas de símbolos. Hoje raramente consulto as tabelas. Os comandos do Vim, por exemplo, já estão bem dominados. Já consigo memorizar o CPF da esposa e dos filhos. E assim vai.
@@Vander-dh7zg Ainda bem que esquecemos. Nossa mente é um computador superpotente. Se algo que está na nossa memória cache não está sendo utilizado, a nossa mente transfere para a RAM. Se continuar sem utilizar, ela transfere para o HD. Mas, diferente de um computador, cujas memórias (cache, RAM e HD) possuem um tamanho fixo (a não ser que você faça um upgrade), as nossas memórias podem mudar de tamanho com o treino. Esse é o ponto fundamental da minha aegumentação. Devemos treinar a memória como treinamos um músculo visando hipertrofia.
Ja utilizo a linha de comando pra tudo, trabalho fazendo manutenção de servidores, e equipamentos de rede, então foi necessário aprender a usar comandos. Dai não larguei mais porque é muito bom de trabalhar😂, tudo funciona tão rápido que no meu caso eu termino o serviço de um dia em poucas horas
ter coragem? haha 4 anos que não uso nenhum DE e sinceramente não tem como voltar, é até esquisito usar DE de novo e particularmente o maior motivo de usar tudo no terminal é porque tudo é direto ao ponto, juntando isso tudo com shellscript + dmenu fica muito mais simples do que alternativas GUI. Um exemplo disso é eu assistir esse vídeo depois de dar uma olhada nos ultimos videos do canal através do dmenu e colocando pra rodar no mpv (claro que pesquisei o video pra poder vir comentar).
Desejo um video sobre SO focado apenas no navegador, as grandes vantagens que fica tudo salvo na web / a perda de dados é praticamente nula / e pode ser usado de qualquer lugar por qualquer dispositivo.
Achei o vídeo muito interessante. O que não entendi como fazer (sou iniciante) é se tem como alternar entre aplicações - ler uma informação em um navegador e colocar em uma planilha eletrônica ou processador de texto - por exemplo.
É possível usar um multiplexer de terminal como o tmux/zellij, neles é possível criar abas, abrir 2 ou mais terminais na tela, compartilhar sessão etc... Outra alternativa seria usar um terminal com suporte nativo pra abas como o kitty, é uma implementação bem mais simples que um multiplexer mas atende as necessidades
Tenho um netbook fraquinho de 2GB e CPU Intel Atom, consegui desenvolver aplicativos c/ Flutter usando o nvim como IDE e ainda conectado ao celular pra ver as modificações em tempo real... Consegui essa proeza apenas usando CLI kkkk sem WM. O ponto negativo é que consome quase tudo de memoria e demora para compilar, mas para fazer hotreload é rápido -se for apenas editar é tranqulo... Ademais, no meu computador principal uso I3, confesso que mal uso o mouse... enfim, só alegria. Saudações aos amantes do terminal
Pra mim o melhor motivo pra usar CLI é se acostumar com ele e aprender a fazer scripts. Outro dia eu tinha uma pasta de 20 GB só de mod de jogo e eu tinha a suspeita que tinha arquivos repetidos. Eu criei um script em uns 10 minutos e em 1 segundo ele olhou todas as pastas, criou um arquivo .json com todas as repetições (só pra ter uma noção) e apagou todas. Foi para 15 GB. Literalmente 5 só de arquivos repetidos. Agora sempre que eu baixo um novo pack de mods eu rodo esse meu script para não inserir coisa repetida. Isso foi semana passada. Toda semana eu crio um script para essas coisas pessoais :D
Muito legal o vídeo, digo que estou ai desde 2017 trabalhando só tiling managers (além de que esses ultimos meses eu to usando o xfce) Uma coisa você pode integrar o feh com o ranger para exibir imagens dentro dele. É legal que da pra trabalhar até com zettelkasten com terminal. Mas, além de tudo é como tu disse muitas vezes tem que ter concessões como o navegador e outras coisas como o obsidian, anytype e etc. E se o tilling manager tem opção de float da pra usar bem de boa. No meu caso pelo menos as ferramentas de programação ficam todas no terminal. E tem um plus se usar um tilling manager com dmenu com ele da pra fazer várias customizações como abrir páginas especificas na web ou abrir determinado programa de uma determinada forma.
amigo, que programa vc usa pra programar no terminal? Gostaria que deixasse colorido as palavras chaves (if, then, while) igual no visual studio... existe algum? Obrigado!
@@flaviocarvalho9076 editor mesmo tanto o vim quanto o emacs tem suporte a temas, recomendaria tu ver o lunarvim ja vem configurado e é bom pra começar. Fora isso o terminal e o tmux da pra por temas também.
Eu faço muitas coisas usando apenas terminal, e quanto mais o tempo passa, eu ficou mais agil no Terminal. Mas eu não abro mão de um Desktop tradicional. Atualmente estou estudando programação. Já sou usuario Linux cerca de 2 anos e meio, minha distro é o Arch Linux com a inteface XFCE que já é bem leve por si só, porque o meu notebook tem um celeron bem fraquinho. Eu até conseguiria usar usar o linux apenas com um window manger como o i3wm, mais as vezes eu só quero a comodidade de usar uma interface gráfica completa. Então, basicamente Quando eu quero relaxar e ter comodidade e facilidade, eu uso a interface Gráfica completa. Mas quando eu quero produtividade, eu simplesmente abro o terminal e faço tudo por ele. Pra isso existe o app de Terminal. Eu não me prendo a um ou a outro, eu busco o melhor dos dois mundos.
Eu trabalhei com sistema da Santa Cruz Opération. Era UNIX usava terminais burros . Tudo era linha de comandos.
Год назад
Sou desenvolvedor há mais de 15 anos e desses, 10 são usando apenas o CLI com Vim + Git. Para boa parte do que faço, só preciso de um terminal e um navegador.
Pra parar de usar email na GUI eu teria que largar o Gmail, porque por algum motivo ele não aceita o (neo)mutt. O outro grande desafio seria trocar o Obsidian, mas seria possível usando o Taskwarrior e/ou algumas extensões pro Neovim. O problema seria ter suporte mobile. E claro, tem o navegador, mas acho que abandonar esse é impossivel.
Ha 3 anos atras eu gostei muito de quimica, porem para fazer calculos mais complexos preciava de um computador, mas não tenho um pc, então pesquisei como programar em um celular para criar ferramentas e/ou softwares pra fazer esses calculos complexos, isso porque na epoca eu tinha 17 anos de idade hoje tenho 20, e no processo de aprendizagem (quimica,fisica e programação) encontrei o termux que é um emulador de terminal linux onde tive a oportunidade de aprender muito sobre linha de comando e usar o terminal e acelerou os meus estudos rapidamente, só sucesso usando termux no android
No futuro pretendo transferir todo o meu sistema para funcionar com wm por causa do teclado. Mouse só quero para jogo ou aplicativos que exigem o mouse.
Excelente vídeo! boa essa ideia de usar um navegador como sistema operacional, eu ficava imaginando como seria bom se desse para rodar aplicativos dentro do navegador como , os apps legados de uma empresa. O leitor do Acrobat Reader evoluiu nessa direção.
Já usei o Sway vou dizer que meio chato de início e depois que se acostuma fica infinitamente mais fácil, mas voltei ao KDE por praticidade não por me faltar vontade ou ter sido uma transição difícil.🎉
Eu sempre guardo uma lista de coisas que quero desinstalar e instalar, configurar, permitir, negar etc numa máquina recém formatada. É bem mais fácil que ir nos painéis configurar ou remover e instalar pela interface. Não manjo muito de Linux, mas isso facilita. Num mundo de Mac, Windows, Android (Linux) e Linux na mesma mesa, essa solução é mto boa. Enfim, da série "Coisas que todo mundo que usa Linux acha normal e eu acho incrível" e "Não me julgue por ser tão leigo". kkkk
O vídeo ficou muito legal! Sou fã do seu canal e já guardei este vídeo aqui pra testar item por item. Mas... Se for um PC pra trabalhar, então ficou faltando algumas coisa inevitáveis naquela lista inicial, não? Faltou incluir na lista, por exemplo, uma alternativa CLI para o LibreOffice ou similares. Markdown + pandoc servem pra criar alguns formatos de documento, mas não dá pra editar documentos criados por outra pessoa. Saiu disso (inclusive no tocante a planilhas e banco de dados do *.*Ofice), uma solução seria usar aquele browser moderno instalado para fallback e acessar o Google Docs, o que não seria uma solução verdadeira. Por exemplo, um supercalc que conseguisse ler e escrever formatos XLSX e executar suas capabilities seria muito útil. Idem para uma versão CLI do dbeaver, também como exemplo. E podia ter falado um pouco (mais) sobre IDEs CLI e similares. Ficaria por sua conta incluir o emacs, para atrair uma legião de fãs que reclamariam que dá pra fazer muito mais com emacs etc. 😆😆😆 Se eu pudesse sugerir uma continuação pra este vídeo, eu começaria por aí.
Lá por volta de 2010 trabalhava prestando serviços em algumas redes da telefônica, de madrugada era um marasmo por quê haviam poucos chamados e muito tempo ocioso. Os computadores eram bloqueados para qualquer acesso que não as ferramentas de trabalho... Acabou que instalei uma VM Linux em casa, direcionei uma porta do roteador para ela, e lá no trabalho acessava algum roteador qualquer da rede com acesso a internet, fazia um SSH para minha máquina em casa e ficava fuçando! Aprendi muita coisa e usava para muita coisa banal também, usava navegador, MSN, e-mail, tudo em modo texto kkkk. Algum tempo depois achei uma máquina sem senha de BIOS no ambiente, subi um linux no pen drive, levei o arquivo do windows XP pra casa e quebrei com força bruta, tendo acesso Administrador já podia ver uns filmes e as aventuras acabaram. Curioso era a senha! O local foi entregue antes da copa de 2010 e a senha Admin era @fric@d0sul kkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que história maravilhosa
Que história foda!!!
Venho migrando para CLI a cerca de um ano, e algo que aprendi nesse tempo é que uma vez que você aprenda como utilizar o terminal e atalhos de teclados, sua produtividade aumenta pelo menos 10 vezes. A velocidade com a qual me desloco entre pastas no terminal é absurda.
eu sou cego e trabalho como dev backend. Sempre que compartilho a tela com meu techlead ele se espanta com minha velocidade. Usuários de leitores de tela fazem tudo, TUDO pelo teclado
E eu não sei nem sair do Vim
É exatamente por isso que eu não consigo mais sair do I3wm, tudo funciona tão fluido e rapido.
Estou esperando a galera trazer o protocolo gopher de volta
@@YabDev Semana passada instalei o Gnome para testar e desisti de configurá-lo pois fiquei entediado com o tanto de cliques e menus. Configurar WMs em um arquivo de texto é muito melhor.
Esse tipo de coisa que me faz pensar as vezes que Linux não é um sistema operacional e sim um jogo. As pessoas não instalam pra que seja uma ferramenta e resolva problemas como todo sistema tem que ser, e sim pra ficar customizando, testando conhecimentos do terminal, formatando e trocando todo fim de semana...
mas meu AMG... vc n sabe a diferença entre esperar 10 seg pra abrir o explorador de arquivos no windows, trocar de sistema e simplesmente fazer o mesmo no Linux em 1 segundo. O sistema é mais leve versátil e seguro. sem contar que vc n vai nem ter Telas Azuis. Isso que digo foi com o Linux mint, que nem é um dos melhores. tenta rodar windows num raspberry pi, depois compara com um Mini Os.
No começo sim, mas depois as pessoas tendem a parar de customizar e só usar o sistema operacional como a maioria das pessoas usa
@@RaikiriEdits E quebra o sistema bastando instalar um software errado. Muito seguro!
@@kauamoises6008 wtf?
Passei o vídeo inteiro achando que o app que fazia tudo isso de uma vez seria o Emacs...
FUI TAPEADO!
ótimo vídeo como sempre, Dio!
Boa!!! 😂😂😂
Acho que seria um bom desafio. Tá aí uma coisa que vou fazer a partir de agora. Linha de comando na veia!
Para calculadora tem também o Qalculate, que tem versão GUI e CLI e é bem completo (dá para converter entre unidades, moedas, resolver equações, realizar cálculos de derivadas e integrais, etc.)
Conhecia o wcalc, mas pela sua descrição, o Qalculate parece ser mais completo
Muito legal esses aplicativos CLI. Para música eu só uso o moc (executável mocp).
Desde a migração do win para linux, eu venho tentando fazer isso. É difícil por ser iniciante em um sistema operacional que é famoso por tudo ser arquivo/texto. Mas mesmo assim, é usando apenas o terminal que sepera os homens dos meninos . O pouco que sei de Linux foi baseado em livros onde ensina o bash e o seu canal. Obrigado DioLinux S2
(PS: me faz sentir como um verdadeiro hacker já que é um sonho antigo, mas que ainda pretendo atingi-lo).
Eu sinceramente não consigo entender como as pessoas consideram o terminal mais rápido que uma interface. Pra mim não tem nada mais produtivo do que vc selecionar um arquivo, arrastar e colar ele praticamente em qualquer lugar que deseja...
Acho que o terminal melhor para tarefas em massa
se vc consegue digitar muito rápido, o terminal acaba se tornando mais produtivo na maioria das situações
Depois que vc pega o jeito, fica mt mais fácil. No começo eu achava isso também, depois que decorei os comandos e entendi melhor o funcionamento do linux, faço qualquer coisa muito mais rápido do que no windows
Comandos é outro nível hehehe
Depende do que você faz no seu dia a dia. A ferramenta gráfica é boa para tarefas simples mas difícil para tarefas complexas. O terminal é meio que o oposto. A maioria das pessoas só usa o PC para tarefas simples
Se o computador for muito fraco dá pra ir além e nem usar um window manager, gerenciando tudo pelo GNU Screen ou Tmux, mas aí creio que só vá rodar apps 100% em modo texto.
Vamos lá! Minha carreira inteira foi na CLI, Unix, Ms-Dos, Linux, Slackware , Debian, Ubuntu e arch, atual distro e caminhando para o PopOS e sempre, CLI na maior parte do trabalho. E fazendo suporte no Windows para clientes, também CLI
Eu também tenho uma longa história com CLI. Hoje gostaria de conseguir fazer uma renda com esse conhecimento...
Nunca tive medo de CLI. Durante muitos anos utilizei MS-D.O.S, wordstar (editor de texto), lotus 123 (planilha). É sempre bom saber que existem programas em modo texto que substituem mesmo que basicamente a GUI.
WS 5, me lembro bem, foi minha evolução da máquina de datilografia para o computador.
Em 1988 consegui um trampo pq sabia mexer no WordStar e no Lotus 123. Putz...😂😂😂
Você falou do passado distante e, excetuando-se a internet, vivi o tempo do MSX onde tudo era via terminal. Eita saudades. Quanto à internet, posso dizer que os BBSs eram a internet.
Mas confesso que gostaria de ver um vídeo de como seria um ambiente minimalista baseado no navegador. Fico no aguardo.
De preferência um navegador como o Firefox que desvia um pouco do monopólio do Google
Muito olhei meu email do BOL apenas com o links. Nos terminais Pentium 200mmx da universidade.
E jogava um MUD TB, RPG direto no terminal
Eu conheço essa sensação de abrirmos o terminal, digitar-mos comandos e sentirmos que somos hackers. Eu costumava ver hackeamentos nos filmes e depois ir imitar isso no meu computador na linha de comandos brincando e pensando que era um hacker e a sensação era boa 🥰 mas o máximo que fiz na vida em relação a isso foram uns pequenos hacks/cracks e era no computador sem rede. Pelo contrário eu acho que você percebe muito desse assunto e isso é bom. Adorei ❤
Sim. Faça um vídeo testando um sistema operacional baseado apenas num navegador. Com certeza será bem-vindo!
ja estou a alguns meses usando debian 6 full cli pra melhorar meus estudo em pentest etc... no começo me encomodei mt porem tive que aprender a automatizar tarefas e decorar muitos comandos, consigo pensar bem rapido em toda trajetoria de comandos que vou executar, alem do fato que navego entre as pastas e consigo combinar mt bem os comandos com alguns atalhos economizando mt meu tempo e aumentando a velocidade de digitação, ter essa especialização com sistemas full CLI pode ser otimo em carreiras profissionais principalmente pra minha areas que sao programação e segurança da informação fazendo vc se diferenciar mt dos outros que estao acostumados a usar ferramentas recem prontas e bonitinhas, porem e tudo questao de tempo por exemplo alguem que passou a vida inteira mechendo no ms-DOS,unix,etc... vai se acostumar bem rapido do que um mac/win user mais newbie.
A ideia de usar apenas um navegador pra quase tudo é muito boa, usando o librewolf ou qualquer firefox hardened com algumas extensões pra modificar paginas pra deixar mais leve e usar menos memoria faz qualquer netbook antigo virar uma maquina de guerra.
uso o edge no windows pq é sem igual o desempenho, agora no linux firefox com certeza
Tem algumas extendoes que vc conheca pra me recomendar?pra deixar a navegacao mais leve no meu "notibukin" da positivo
Eai mano, beleza? Por onde começa um iniciante nisso tudo? Obg desde já
@@SpiderZ97 coloca qualquer sistema ultra leve, de preferencia arch com tilemanager, tu aprende a usar bem facilmente, usa um navegador e seja feliz, desde que tu não precise rodar nada muito pesado da pra utilizar.
@@fptbb obrigado, guerreiro.
O CLI eu diria que só não é produtivo para questões que exigem um comportamento exploratório. Para tarefas repetitivas não existe nada melhor.
Eu acrescentaria um programa para ouvir rádio online, um cliente de conexão remota que inclusive daria um ótimo vídeo referente a ter uma base CLI e acessar remotamente um desktop.
Adoraria ver um sistema centrado no uso do navegador
prazer, chromebooks com chromeOs
Sim mano, isso seria um motivo muito interessante para fazer um programa de terminal que evitasse que precisasse ficar digitando comandos
Ano passado eu comecei a minha migração para o mundo do CLI e eu procurei e MUITO por vídeos ou blog posts com exatamente esse tipo de conteúdo e achei bem poucos. Esse vídeo está excelente e vai ajudar muito quem quer largar um pouco a mão do mouse e passar a utilizar o teclado.
é realmente mais rapido e eficiente? Como uma pessoa que começou no linux agora, é dificil de entender como linha de comando pode ser mais rapido e eficiente que uma interface como a do windows kkk
@@victoro9299 é absurdamente mais rápido. Eu fui usuário de Windows por uns 14 anos, depois fui para o Mac por mais uns 2 ( mas desde o início já estava doido pra ir pro Linux ) e já tem 1 ano e pouquinho que eu comecei com o Linux (Arch, btw kkkkk) . Eu já era um “Power-user” do Mac e fui me frustrando, porque queria fazer muitas coisas que o sistema não me deixava fazer e ficava me limitando. No Linux, utilizando o i3 ou outro twm de sua preferência, você consegue instantaneamente mudar de um workspace para o outro, no Mac e no Windows você tem que ficar vendo uma animaçãozinha que esses sistemas te obrigam a ter. No Linux você consegue modificar e fazer scripts para simplesmente TUDO que você quiser. Você consegue adicionar um botão que quando clicado pode abrir 30 coisas, deixar montado do jeito que você quer em segundos, sem você precisar encostar no mouse. Depois que você vai aprendendo a utilizar o Linux, não tem mais volta, qualquer outro sistema vai parecer limitado para você.
@@victoro9299muito melhor
Pelo terminal é muito engraçado e já vi um colega fazer coisas curiosas enquanto trabalhava no servidor Ubuntu. Mas fazer tudo no browser é uma meta importante para os dias de hoje. Eu já tento fazer o mais possível via browser mas vai faltando algumas, não assim tantas, aplicações ou funções. Usei desde sempre a proposta do chomeOS enquando era baseado na web, depois perdi o interesse com os novos Chromebooks, fiquei desiludido por não terem ido mais longe antes de se tornarem em mais uma distribuição Linux, embora diferente e interessante não é o que eu idealizei no início do projeto.
Esse desafio é muito interessante e pode ajudar muitas pessoas a usarem Linux.
Show! Ainda vou testar esses aplicativos por terminal. No Fórum tem muita dica bacana tb. Vou tirar um dia pra testar e com um café do lado, óbvio. E sim! Curto esse teste de fazer tudo pelo navegador numa distro! Cada vez aprendo mais com esse canal! Abs.
AMEI!!!!!! Tava curiosissimo a anos sobre como seria "emular os anos 80" hoje! Legal, bom saber que tem varias opções!
No caso dos jogos, seria legal uma interface de terminal que pudesse substituir a interface gráfica da steam, tipo vc loga na sua conta da steam e ai poderia gerenciar, instalar, desinstalar, e abrir os seus jogos através do terminal.
Pra gestão de arquivos, eu acho o Midnight Commander excelente.
Outra dica. um bom Browser é o Links. O E-Links que mencionaram aqui é im fork do Links original, que tem a capacidade de exibir as páginas de maneira gráfica, com frames e tudo, de dentro do terminal. Não é perfeito, mas existe e é muito bom.
A dois anos eu fiz isso. Desde então, a minha produtividade aumentou muito. No momento, eu uso Arch com bspwm e alacrity.
o que vc quer dizer com "eu uso Arch com bspwm e alacrity."?
@@victoro9299 Arch é uma distribuição do linux, bspwm é o window manager, alacrity é o emulador de terminal
Concordo com seus motivos. Uso muito o terminal também por ser uma "interface" só para qualquer programa, não precisa fazer nada para transitar entre diversas funções...
Para slides e documentos você pode usar LaTeX tb!
Cara, sempre fui muito contra o uso de terminal para trabalhar com mainframe, hoje trabalhamos com dispositivos que não fazem diferença ele ser gráfico, nos meus ambientes não implanto nada via terminal, tudo gráfico, em questão de otimização de tempo, não faz sentido ficar decorando ou procurando documentação para dar comando, até porque quando falamos de profissional, ficar ensinando o coitado do técnico a usar terminal de forma correta demora mais do que só ensinar o passo a passo via interface gráfica.
Quero ver usar apenas o terminal sem instalar o xorg. Sem windowmanager. Aí é raíz! kkkk
Acredito que o editor de textos TILDE seja mais indicado por usar o ncurses. Para gestor de arquivos, eu uso o MC (midnight Commander).
Suas postagens são incríveis!
Venho aprendendo muita coisa legal do universo Linux através dos conteúdos disponibilizados no canal. Parabéns pelo trabalho!
A ideia de fazer um navegador funcionar em um sistema que funciona apenas em linha de comando, sem interface gráfica, seria muito interessante 👏👏👏
Sem navegador é tenso! Tenho um notebook bem ruim que uso o terminal pra quase tudo e tenho um navegador no sway.
Eu uso o python3 pra calculadora mesmo com interface grafica.. E muito bom.
Cara, falando nisso. Você pode instalar o tkinter e criar uma calculadora básica e outros mini apps pra não fugir muito a ideia
Uso meu sistema quase assim, mas instalei Arch do zero e uso Sway e nao abro mão do firefox comk navegador kk. Como alternativa ao spotify uso o ncspot, mesmo sem conta Premium não tem propaganda nem as limitações das contas gratuitas rs, no lugar do ranger uso o lf, é o ranger feito em Go, associado ao emulador de terminal kitty e ao pacote ctpv para ter previews de imagens dentro do terminal.
O pessoal deve se perguntar porque alguns fazem isso, no meu caso meu notebook é fraco e uso para estudar programação, uso NeoVim com a camada LunarVim por cima, e mesmo assim a cada arquivo de código aberto já leva embora uns 200MB de ram por causa do LSP e linter que "vigiam" meu código, então quanto menos recurso desperdiçado, melhor
gerenciador de arquivos, o melhor que ja usei é o midnight commander. ele tem uma interface com menus, acessa compartilhamentos, ftp e tem suporte aos cliques do mouse.
Gostei do vídeo. Eu sempre quis um Firefox OS. Um WM configurado de forma bem simples só com Firefox e talvez um gestor de arquivos simples como o pacman.
Muito bom! Testarei todas
Em 80 na faculdade utilizamos o fortram em IBM depois que me formei começamos com o CPM em diversos hardware com maior uso nos CP500 com o surgimento dos PCs veio o DOS até o 6.22 tudo em linha de comando rodando editores de texto, planilhas, programas especificos para administração nas emoresas. Na WEG desenvolvemos sistemas de CLPs tudo em linha de comando.
valeu pela dica do RANGER. não conhecia!
Conheci o i3wm no vídeo do ubuntu mínimal, e hoje estou usando no void linux
Descobri o ncdu essa semana e já estou usando no trabalho
Para criar slides também é possível usar latex (eu uso mesmo com interface gráfica), dá pra escrever o .tex no vim e mandar compilar, o resultado é um pdf compacto
Muito obrigado por todo o conteúdo!
desde q eu comecei a usar twm não consigo usar outra coisa, tudo é mais simples e rápido e fica bem mais prático pra alternar entre janelas e áreas de trabalho, quanto ao terminal eu uso muito mas não deixo de usar um navegador convencional ou outros aplicativos gráficos
Rapaz, houve uma epoca ( 2009 ~ 2013 ) que usei apenas CLI e TUI , inclusive sem o X. Era só o tty e o framebuffer ( para ver videos e jogar ). Quando adotei o X foi pra usar o dwm e todo o resto suckless.
Era tudo o que precisava pra começar a brincadeira. Valeu!
Linha de comando é sempre minha primeira preferencia, até configurações do SO prefiro arquivo ou comando.
Boa noite!
Eu sou adepto ao uso do I3wm, mas ainda sim uso muito o firefox para conseguir realizar meu trabalho de forma produtiva.
Do restante, acesso SSH, configurações de VM, navegação pelos diretorios, tudo pelo terminal, acho mais rapido e eu sinto que melhorou minha produtividade.
Configurando o ranger, dá para usar preview de imagem dentro dele
Mais uma vez arrasou na honestidade e criatividade pra mostrar o maravilhoso mundo Linux... Gostaria muito de ver florescer essa idéia de usar principalmente o navegador. Vou aguardar! + 1 X parabéns!
Aplicativos em texto mais antigos tem Kismet,NC,Iptraf.
No Apple2 todos os Aplicativos era em modo texto. Tinha tudo inclusive duas opções de Office o AppleWorks e TotalWorks tinham tudo. Ate hoje não sei como não tem Office CVI para Linux.
Tudo que é por linha de comando é mais charmoso
Top cara... Um dos melhores vídeos do canal. Curto muito o terminal. Até pra abrir o browser ultilizo o terminal..
Ja utilizo e recomendo!!! Programo com meu notebook antigo.
Me lembro que antigamente tinha o Linux conectiva e usávamos a linha de comando para navegar na internet, porém não tinha fotos, gráficos e etc. Eu fui sysadmin por anos e parei pq estou exercendo outras funções, mas acho que temos que pensar nas ferramentas do computador como chaves mesmo se vc usa uma chave Philips é para um parafuso Philips, se tem uma chave de fenda é para um parafuso de fenda. Então cada coisa para cada coisa.
Tem que ter uma dobradinha desse vídeo um dos melhores...
Numa interface composta de basicamente comandos para execução de uma ação, poderíamos implementar um shield residente que anulasse a execução do comando de forma indiscriminada e submetesse essa execução a um escaneamento para verificação da consistência dessa execução. Detectando algo suspeito, aquele comando seria colocado em uma blacklist e anulado do sistema. Isso permitiria, virtualmente, pavimentar o início do fim de vírus, malwares, e qualquer outro tipo de tentativa de acesso não autorizado ao seu computador e aos seus dados.
Com as IAs, isso ("analise de contexto do uso") pode ocorrer em breve.
Sobre o video:
Bem legal! Ficou um GAP na parte das instalações. não entendi como funcionou o navegador moderno no seu OS de terminal. Pena que eu n tenho um PC antigo pra brincar com essa ideia.
Sobre o conteúdo:
é legal saber da existência (ou persistência) de sistemas assim mas as Interfaces são muito importantes pra ajudar a popularizar a web/computação. Pra minha realidade, a WEB,
é Impossível trabalhar de Dev front end se n tiver um browser moderno tipo o chrome instalado e os apps de suporte tipo Figma. Até pq o foco é sempre o cliente final que quando n esta usando um celular esta usando um navegador no PC.
Muito bom esse video. O i3wm na minha opnião é a melhor shell para se usar em um pc, sendo que ela poderia focar um pouco nos dois lados, praticidade do terminal e recursos multimídias modernos. O usuario aos poucos deveria ir se aprofundando no terminal sem perderem as comodidades, ou ficar travado por funções que englobam multimídia via window manager.
Era horrivel encontrar um conversor de vídeo, e muitos eram bem zoados, depois que fui aprendendo a usar o ffmpeg por linhas de comandos minha produtividade aumentou muito, tenhos vários scripts prontos pra converter qualquer formato e vídeo, muito mais prático.
E Dio, POR FAVOR faz o video do browser! Cara tem um laptop antigasso que eu queria usar SÓ PARA LER PDF, serio, mas quando digo só é só mesmo, tipo, seria legal tirar todo o Cinnamon (ex), a parte grafica sabe, pra quando ele abrir ficar so o terminal, didigar seila.pdf, e só abrir um leitor. No caso, poseria ser só o firefox ou algo assim. Para PCs super antigos mesmo, seria interessantissimo!
para gestão de arquivos, às vezes uso o midnight commander, clone do antigo norton commander :)
tem como rodar vídeo no terminar interno mesmo, olha: mpv --vo=tct "caminho até o vídeo"
A produtividade aumenta, mas leva algum tempo. Mas eu vou citar outro benefício que ninguém comenta: o desenvolvimento da memória. Como é necessário memorizar muita coisa, sinto minha memória mais poderosa que antes. Exemplo: utilizo muito Latex. No início, foi dureza. Era necessário consultar ou imprimir tabelas de símbolos. Hoje raramente consulto as tabelas. Os comandos do Vim, por exemplo, já estão bem dominados. Já consigo memorizar o CPF da esposa e dos filhos. E assim vai.
@@Vander-dh7zg Ainda bem que esquecemos. Nossa mente é um computador superpotente. Se algo que está na nossa memória cache não está sendo utilizado, a nossa mente transfere para a RAM. Se continuar sem utilizar, ela transfere para o HD. Mas, diferente de um computador, cujas memórias (cache, RAM e HD) possuem um tamanho fixo (a não ser que você faça um upgrade), as nossas memórias podem mudar de tamanho com o treino. Esse é o ponto fundamental da minha aegumentação. Devemos treinar a memória como treinamos um músculo visando hipertrofia.
Ja utilizo a linha de comando pra tudo, trabalho fazendo manutenção de servidores, e equipamentos de rede, então foi necessário aprender a usar comandos.
Dai não larguei mais porque é muito bom de trabalhar😂, tudo funciona tão rápido que no meu caso eu termino o serviço de um dia em poucas horas
Dio, dava pra fazer isso sem o window manager, só usando tty com tmux.
ter coragem? haha 4 anos que não uso nenhum DE e sinceramente não tem como voltar, é até esquisito usar DE de novo e particularmente o maior motivo de usar tudo no terminal é porque tudo é direto ao ponto, juntando isso tudo com shellscript + dmenu fica muito mais simples do que alternativas GUI.
Um exemplo disso é eu assistir esse vídeo depois de dar uma olhada nos ultimos videos do canal através do dmenu e colocando pra rodar no mpv (claro que pesquisei o video pra poder vir comentar).
Amo usar o terminal/linha de comando, uso até mesmo no meu celular
Desejo um video sobre SO focado apenas no navegador, as grandes vantagens que fica tudo salvo na web / a perda de dados é praticamente nula / e pode ser usado de qualquer lugar por qualquer dispositivo.
D+++++!!!! Gostaria muito de mais vídeos a respeito.
Seria uma boa pra aprender bastante.
Fazer minha menção honrosa pro Cacaview também, kkkkk
No Debian 12 já vem instalado. Divertida a ferramenta
Achei o vídeo muito interessante. O que não entendi como fazer (sou iniciante) é se tem como alternar entre aplicações - ler uma informação em um navegador e colocar em uma planilha eletrônica ou processador de texto - por exemplo.
É só apertar ctrl+f1, ctrl+f2, e ctrl+f3 no teclado para alternar entre terminais.
É possível usar um multiplexer de terminal como o tmux/zellij, neles é possível criar abas, abrir 2 ou mais terminais na tela, compartilhar sessão etc...
Outra alternativa seria usar um terminal com suporte nativo pra abas como o kitty, é uma implementação bem mais simples que um multiplexer mas atende as necessidades
Tenho um netbook fraquinho de 2GB e CPU Intel Atom, consegui desenvolver aplicativos c/ Flutter usando o nvim como IDE e ainda conectado ao celular pra ver as modificações em tempo real... Consegui essa proeza apenas usando CLI kkkk sem WM. O ponto negativo é que consome quase tudo de memoria e demora para compilar, mas para fazer hotreload é rápido -se for apenas editar é tranqulo... Ademais, no meu computador principal uso I3, confesso que mal uso o mouse... enfim, só alegria. Saudações aos amantes do terminal
Pra mim o melhor motivo pra usar CLI é se acostumar com ele e aprender a fazer scripts. Outro dia eu tinha uma pasta de 20 GB só de mod de jogo e eu tinha a suspeita que tinha arquivos repetidos. Eu criei um script em uns 10 minutos e em 1 segundo ele olhou todas as pastas, criou um arquivo .json com todas as repetições (só pra ter uma noção) e apagou todas. Foi para 15 GB.
Literalmente 5 só de arquivos repetidos.
Agora sempre que eu baixo um novo pack de mods eu rodo esse meu script para não inserir coisa repetida.
Isso foi semana passada.
Toda semana eu crio um script para essas coisas pessoais :D
Muito legal o vídeo, digo que estou ai desde 2017 trabalhando só tiling managers (além de que esses ultimos meses eu to usando o xfce)
Uma coisa você pode integrar o feh com o ranger para exibir imagens dentro dele. É legal que da pra trabalhar até com zettelkasten com terminal.
Mas, além de tudo é como tu disse muitas vezes tem que ter concessões como o navegador e outras coisas como o obsidian, anytype e etc. E se o tilling manager tem opção de float da pra usar bem de boa. No meu caso pelo menos as ferramentas de programação ficam todas no terminal.
E tem um plus se usar um tilling manager com dmenu com ele da pra fazer várias customizações como abrir páginas especificas na web ou abrir determinado programa de uma determinada forma.
amigo, que programa vc usa pra programar no terminal? Gostaria que deixasse colorido as palavras chaves (if, then, while) igual no visual studio... existe algum? Obrigado!
@@flaviocarvalho9076 editor mesmo tanto o vim quanto o emacs tem suporte a temas, recomendaria tu ver o lunarvim ja vem configurado e é bom pra começar. Fora isso o terminal e o tmux da pra por temas também.
Esse video me deu muita vontade de tentar migrar pro CLI, de verdade!
Conteúdo do vídeo está impecável, muito bom! gostei muito pretendo usar para.
Eu faço muitas coisas usando apenas terminal, e quanto mais o tempo passa, eu ficou mais agil no Terminal.
Mas eu não abro mão de um Desktop tradicional.
Atualmente estou estudando programação. Já sou usuario Linux cerca de 2 anos e meio, minha distro é o Arch Linux com a inteface XFCE que já é bem leve por si só, porque o meu notebook tem um celeron bem fraquinho.
Eu até conseguiria usar usar o linux apenas com um window manger como o i3wm, mais as vezes eu só quero a comodidade de usar uma interface gráfica completa.
Então, basicamente Quando eu quero relaxar e ter comodidade e facilidade, eu uso a interface Gráfica completa.
Mas quando eu quero produtividade, eu simplesmente abro o terminal e faço tudo por ele. Pra isso existe o app de Terminal.
Eu não me prendo a um ou a outro, eu busco o melhor dos dois mundos.
Eu trabalhei com sistema da Santa Cruz Opération. Era UNIX usava terminais burros . Tudo era linha de comandos.
Sou desenvolvedor há mais de 15 anos e desses, 10 são usando apenas o CLI com Vim + Git. Para boa parte do que faço, só preciso de um terminal e um navegador.
Pra parar de usar email na GUI eu teria que largar o Gmail, porque por algum motivo ele não aceita o (neo)mutt.
O outro grande desafio seria trocar o Obsidian, mas seria possível usando o Taskwarrior e/ou algumas extensões pro Neovim. O problema seria ter suporte mobile.
E claro, tem o navegador, mas acho que abandonar esse é impossivel.
Ha 3 anos atras eu gostei muito de quimica, porem para fazer calculos mais complexos preciava de um computador, mas não tenho um pc, então pesquisei como programar em um celular para criar ferramentas e/ou softwares pra fazer esses calculos complexos, isso porque na epoca eu tinha 17 anos de idade hoje tenho 20, e no processo de aprendizagem (quimica,fisica e programação) encontrei o termux que é um emulador de terminal linux onde tive a oportunidade de aprender muito sobre linha de comando e usar o terminal e acelerou os meus estudos rapidamente, só sucesso usando termux no android
O Browsh parece um navegador feito no minecraft kkk
No futuro pretendo transferir todo o meu sistema para funcionar com wm por causa do teclado. Mouse só quero para jogo ou aplicativos que exigem o mouse.
Excelente vídeo! boa essa ideia de usar um navegador como sistema operacional, eu ficava imaginando como seria bom se desse para rodar aplicativos dentro do navegador como , os apps legados de uma empresa. O leitor do Acrobat Reader evoluiu nessa direção.
Estou começando a usar Arch com i3wm e esse vídeo veio em um ótimo momento!
eu uso muitas coisas no browser que eu mesmo hosteio em docker
Já usei o Sway vou dizer que meio chato de início e depois que se acostuma fica infinitamente mais fácil, mas voltei ao KDE por praticidade não por me faltar vontade ou ter sido uma transição difícil.🎉
Pega visão: lxqt +i3
Excelente vídeo. Muito bem produzido.
A piada do console foi sensacional, Dio! 😂
Não. Até consigo programar no vim, mas testar no browser e usar aplicações office não dá.
Eu sempre guardo uma lista de coisas que quero desinstalar e instalar, configurar, permitir, negar etc numa máquina recém formatada. É bem mais fácil que ir nos painéis configurar ou remover e instalar pela interface. Não manjo muito de Linux, mas isso facilita. Num mundo de Mac, Windows, Android (Linux) e Linux na mesma mesa, essa solução é mto boa. Enfim, da série "Coisas que todo mundo que usa Linux acha normal e eu acho incrível" e "Não me julgue por ser tão leigo". kkkk
E a edição de texto como no word?
Qual comando vc usa no inicio do video que abre varias janelas?
Parabens pelo video..
Faz um vídeo tentando usar emacs como sistema operacional
No lugar do feh, eu sugeria icat, estaria mais em linha com aplicação no terminal
O vídeo ficou muito legal! Sou fã do seu canal e já guardei este vídeo aqui pra testar item por item.
Mas...
Se for um PC pra trabalhar, então ficou faltando algumas coisa inevitáveis naquela lista inicial, não?
Faltou incluir na lista, por exemplo, uma alternativa CLI para o LibreOffice ou similares. Markdown + pandoc servem pra criar alguns formatos de documento, mas não dá pra editar documentos criados por outra pessoa. Saiu disso (inclusive no tocante a planilhas e banco de dados do *.*Ofice), uma solução seria usar aquele browser moderno instalado para fallback e acessar o Google Docs, o que não seria uma solução verdadeira.
Por exemplo, um supercalc que conseguisse ler e escrever formatos XLSX e executar suas capabilities seria muito útil. Idem para uma versão CLI do dbeaver, também como exemplo.
E podia ter falado um pouco (mais) sobre IDEs CLI e similares. Ficaria por sua conta incluir o emacs, para atrair uma legião de fãs que reclamariam que dá pra fazer muito mais com emacs etc. 😆😆😆
Se eu pudesse sugerir uma continuação pra este vídeo, eu começaria por aí.
Bem legal o video, DIO. Parabéns!