Só uma correção: nas universidades públicas brasileiras os cursos mais concorridos são, em sua grande maioria, de dedicação integral. São poucos os casos de cursos noturnos e os diurnos não respeitam turnos, é de manhã e à tarde. Minha graduação em engenharia foi dessa forma, turno integral...
O vestibular no Brasil é um sistema de seleção objetivo. Diferente de uma "application", com entrevista e análise de currículo, onde há espaço para racismo e discriminação (por exemplo, se no currículo há ensino médio em uma escola de periferia, o candidato pode ser discriminado pelo avaliador). No entanto, por causa da diferença enorme na qualidade das escolas públicas e das escolas privadas, toda essa discriminação acaba aparecendo no vestibular. Em suma, pretos e pobres, em geral, estudam em escolas públicas, que são piores que as particulares, logo, têm chance muito muito menor de ser aprovados no vestibular, consequentemente, há mais brancos e pessoas de classe média alta nas universidades públicas.
Concordo que no método americano existe a possibilidade da discriminação mas darei um exemplo contra-intuitivo. Tenho uma conhecida que apesar de ser de origem pobre como eu conseguiu bolsa integral numa universidade americana em Wyoming. Mesmo Trump tentando mandar os alunos, que como ela, ficaram fazendo apenas matérias a distância de volta para seus países ainda assim a universidade criou modos dela ficar por lá. Wyoming é um estado branco e conservador do interior dos EUA e mesmo assim minha conhecida encontrou pessoas que a ampararam naquela terra.
E só existe sistema de vestibular porque o país não cumpre a constituição, que prevê acesso ao ensino público universal. O certo era existir vagas e garantia de acesso ao ensino superior em universidade pública para todo cidadão que quisesse estudar... Mais ou menos como é para o fundamental e o médio. Não precisaria se ranking e falsa "meritocracia", porque qualquer pessoa que queira estudar deveria poder. Fora que as instituições públicas têm qualidade muito superior às faculdades particulares... O vestibular é um sistema injusto, ainda que seja a forma mais "democrática" que encontraram, para distribuir as poucas vagas disponíveis.
@@REBELDIA100fim vcs confundem muito faculdade com universidade, as universidades privadas brasileiras são na sua maioria de alto nivel tbm a diferença que as publicas recebem rios de dinheiro não tem como ser "pior".
A filha da atriz Cláudia Raia vai cursar a universidade em Nova York e a filha da apresentadora Xuxa, já cursou universidade em Nova York. Como você disse é para poucos. Mas, me orgulho muito das universidades públicas do Brasil! Seth, gostaria de sugerir que fizesse um vídeo com o Action Kid, seu vizinho do Queens e fizesse um vídeo sobre os problemas e pontos positivos da Califórnia. Fico muito triste com Skid Row e gostaria de compreender melhor, porque o lugar chegou a este ponto. Thank you!
Aqui no Paraná a faculdade se tornou uma realidade por causa da logística, pois nas cidades pequenas os estudantes moram com os pais e trabalham durante o dia, e a noite viajam de ônibus para a faculdade da cidade vizinha e maior, sendo que em alguns lugares mais da metade dos estudantes são de cidadezinhas à 100 ou 200 km de distância . É certo que essas faculdades do interior são bem limitadas, mas formam a maioria dos professores e profissionais que trabalham nas cidades pequenas.
Esse bate papo sobre as injustiças dos sistemas educacionais do Brasil e EUA foi excelente. Não conhecia a Fernanda! Edt: as piadas( dor de cotovelo) com a Inglaterra foram demais 😂😂😂
4 года назад+14
Você podia mostrar como é para tirar habilitação nos EUA, drive license, porque aqui no Brasil é uma burocracia danada.
carteira de motorista pode variar de estado para estado em uns pequenos detalhes, mas no geral a pessoal estuda um livrinho e tira uma prova teorica e no geral e entre 30 ha 50 perguntas mas isso pode variar de estado para estado. Se pessoa passa, ela recebe uma "carteira de aprendiz" que ela pode praticar dirigindo com alguem que tem a carteira ja e depois ela pode fazer o teste.Se a pessoa quiser pode ir para uma auto escola, mas a maioria pede para alguem da famlia ou amigos pare ensinar a dirigir. Mas isso para adulto, para quem ta no high school(2 grau) e um pouco diferente se nao me engano. O teste pratico tem estados que pedem a baliza e outros nao, mas no geral e um pouco mais simplificado na parte dirigir pq 90% dos carros sao automaticos ou seja, niguem precisa se preocupar com o carro morrendo pq nao pisou forte o suficiente na embregem.
Tem vídeo no canal, e varia de estado para estado... Lá o conceito de Federação é de verdade, não está enganação do Brasil em que tudo é Federal ou Nacional.
Muito obrigado pela explicação, enfim, achei interessante esse lance "vocacional" dos USA , pois quando nos formamos realmente temos muitas dúvidas sobre o que escolher, mas no geral acho o sistema brasileiro melhor teoricamente... pois na prática o sistema público de educação é alienado, não prepara para os vestibulares ... mas esse é outro assunto.
Terminei a faculdade ano passado, cursei em uma pública (FATEC-SP). Dou muito valor a isso porque o acesso não é fácil. Porém, em comparação a quando eu tinha 18 anos lá no início dos anos 2000, melhorou consideravelmente. Ainda não é ideal, mas o acesso é maior. Ao meu ver, enquanto o Brasil não cuidar da educação fundamental/média, as disparidades nunca se resolverão. Podem dar quantas bolsas quiserem...
Estudei numa escola Municipal o fundamental, depois colégio Federal (técnico em agropecuária) e depois universidade Federal. Passei direto por tudo por esforço e sem grana. Dedicação foi meu diferencial
Ei Seth, achei muito interessante o vídeo, mas discordo de muitos dos pontos levantados no vídeo pela Fernanda. Me formei em 2018 no Brasil e fiz um intercâmbio de 1 ano e meio na Purdue nos EUA, e acredito q consegui entender razoavelmente o sistema americano nas universidades. 1- realmente, o sistema americano é muito caro e cheguei a conhecer um americano q trabalhava durante a noite fazendo entregas pra pagar o financiamento da Universidade. Ao contrário do q a Fernanda afirmou, era possível sim trabalhar nos EUA durante a faculdade. Eu fiz meus semestres com carga horária completa e consegui ter aulas apenas nas terças e quintas. Ao contrário do afirmado pela Fernanda meu curso no Brasil era em tempo integral e pelo menos 1 dia da semana eu tinha aula de 7h da manhã até 23h da noite. 2- eu e toda minha turma do curso do Brasil morravamos fora durante a graduação. Se eu quisesse morar em casa durante a faculdade, eu precisaria me contentar com o curso q era oferecido na minha cidade. 3- em relação a idade, acredito q no Brasil seja mais acessível para as pessoas mais velhas nas universidades particulares ou nas menos concorridas. Já nos EUA tive uma colega na Purdue q tinha mais de 50 anos. 4- em relação ao Major e ao Minor, me foi apresentado de uma forma diferente. Uma colega q estudava um curso semelhante a letras (major), cursou um Minor na área de francês. Um outro colega q fez economia (major), fez o minor relacionado à economia familiar de famílias imigrantes de origem latina. Em suma, entendi q o Major era o teu curso, e o minor meio q uma especialização dentro do curso ou um enfoque em algo mais específico. Seth, acho q seria mais interessante tu fazer uma parte 2 desse vídeo seguindo a seguinte idéia, já q tu vai dar aula em uma universidade, pq não convidar um aluno pra comentar sobre o assunto, e depois num fazer o mesmo com um aluno de uma universidade BR. Abraços.
Interessante este vídeo. Ajuda muito nas dúvidas. Porém, gostaria de recomendar se possível um vídeo falando das profissões que não necessitam de faculdade e mesmo assim pode oferecer uma vida confortável e justa. Com nossas tecnologias e estudos avançando cada dia mais muitas profissionais se faculdade foram criadas.
Obrigado por este vídeo!!! Minha filha tem 16anos e desde os 14 ela sabe o que quer fazer, mas eu não tenho idéia de como ajudar ela. Ela quer trabalhar com storyboard e quer estudar nos USA. Teu vídeo me ajudou a entender um pouco.
Erik está de parabéns, melhorou seu português e seu sotaque, a Fernanda é simpática, parabéns Seth o seu canal estava precisando mesmo de um pouco mais de lucidez. ...Kkkkk.
Bem legal essas bolsas por esporte. No Brasil não sei funcionaria, levaria décadas para criar ligas ter estádios, ter times bem treinados, e o mais difícil encontrar publico suficiente para se tornar algo rentável. Caso conseguissem as Universidades poderiam ganhar verdadeiras fortunas com eventos esportivos, teria muito dinheiro para investir em sua própria estrutura, laboratórios bibliotecas etc.
Caro Seth a Dona Fernanda é realmente uma rainha, bela e inteligente pura realeza portanto evite de reclamar de servir lá hahahaha, fora isso ainda ficou um pouco confuso sobre o financiamento estudantil americano e como funciona as bolsas de estudos dentro dos EUA, um grande abraço para vocês e aproveitem Paraty e seu mar e ilhas.
Gente, q roteiro bacana desse vídeo hein....os três tiveram falas sensacionais. Fora as informações detalhadas e a comparação com os ingleses, q carinhosamente chamam os Estados Unidos de "as colônias". Gostei muito. Abs 😊👍
Que emoção, minha pergunta respondida pelo Seth! 😅 Se bem q eu esperava uma resposta mais tipo Explain Like I'm Five, mas tá valendo. obrigado Seth, Fernanda e Eric
Gostei demais do video ,e as explicações. Aproveitando o bom humor de vcs , o cabelo do Eric esta combinando com o quadro da borboleta e o galão de água,tons de azul.🤩😂💎😃👍Obrigada ,otimos 🌟👍 ♥️
Muito esclarecedor esse vídeo Seth. Agente pode tirar todas as dúvidas, e as diferenças entre: faculdades nos Estados unidos, e no Brasil. Muito legal!!!
Moro aqui nos EUA e não é só universidade que é puxado, ate pra ser encanador,eletricista, técnico em refrigeração (AC) leva 7 anos pra poder ser “master” ou poder trabalhar por conta própria sem estar trabalhando pra outro profissional na área.
Fiz todos meus estudos em escolas públicas e me formei Educador Musical aos 57 anos pela UFSCar, uma universidade federal. Raramente paguei por aulas particulares. Profissionalizei-me como músico antes de ter um diploma de curso superior. Hoje trabalho, dentre outras coisas, com educação musical, através de meu canal no youtube e como preparador vocal ou regente de corais. Também fui cantor de coros profissionais, dentre eles, o da Sala São Paulo.
Só uma observação. Desde os anos 2000 o perfil do aluno da universidade pública mudou muito. Na que eu trabalho, por exemplo, mais de 70% dos estudantes são oriundos da escola pública. Culpa do "década".
Seth, não sei como você conseguiu terminar o vídeo sem levar umas bifas; tava vendo a hora que o Eric e a Fernanda iam perder a esportiva e mandar você ir catar coquinho!
Antes de assistir esse vídeo eu entendia um pouco sobre o sistema universitário nos EUA, mas agora depois de assistir bem direitinho eu consigo entender que eu não entendo mais nada 🤦🏻♂️
Muitos paises da Europa adotam o sistema brasileiro que aos 17 anos se coca para saber no que vai querer trabalhar por muitos anos e, ainda agradeca a ir para a Faculdade. Eu acho que ter conhecimentos gerais como os americanos fazem, poderiam comecar no High School e, quando fossem para o College ja comecavam a se especializar em um major. O meu marido fez 3 anos de Community College, consegui notas boas para ir o Michigan State ( Go green , go white)e fez major em Broadcast. Mas, ele ainda conseguiu pagar tudo com as economias deles de trabalhos desde os 10 anos cortando grama, trabalhos de ferias, depois trabalhos em restaurantes quando adolescente. Acho que era mais acessivel. Ele defende a ideia de que deveriam fazer 2 anos de Community College e, depois ir para uma Universidade. Estou vendo muita gente fazendo isso, ate filhos de advogados que conheci aqui. A cultura americana esta mudando Seth.... Bem, eu sou advogada no Brasil, atuei fortemente por 17 anos, especializacao em Diretio Ambiental e, apos me casar com um americano, preferi fazer um tecnico de Paralegal que investir em Law School, perto dos 50 anos, prefiro ser assistente de advogado e, ter um pouco mais de vida. (teclado em ingles, sem acentuacao).
Depende muito da universidade, aqui na cidade onde moro na Inglaterra custa em média 10 mil libras por ano. Para estudantes internacionais é mais caro.
o valor depende muito da universidade, se a pessoa for residente daquele estado, ou e estudante internacional. Se o estudante for "local", ele vai ter um desconto pq parte da tuition(mensalidade) e subsidiada pelo estado que o estudante reside. Outra coisa, grande parte dos cursos sao cobrados por credito/hora. Para estudante internacional a pessoal para manter os visto de estudantes precisa ta em pelo menos 12 creditos\hora por semestre. e para estudande internacional isso pode chegar ha uns 40 mil dolares\semestre ou mais, no ano ha 2 ou 3 semestres, Winter(inverno) e Fall(outono) e algums universidades em o spring(primave) e verao, mas esses podem ser mais curtos, 6 semenas invez de 12.
@@Leonardo.Britto Vadinho é o falecido marido de Dona Flor. Seu Teodoro, o segundo. o primeiro, um fanfarrão. o segundo, um farmacêutico que tocava oboé, todo carola e certinho. Quem tem o temperamento mais Vadinho, 7 ou Eric?
@@lucianarodrigues6629 Vamos deixar que ele e Eric assistam o filme. E, certamente, vão adorar o Vadinho. O típico malandro gente boa. Mas, como marido.....
Falando nisso, os colégios americanos tem aqueles laboratórios onde os alunos podem misturar compostos químicos e fazer experimento ou eles só existem nos filmes?
Eu estudo em um Instituto Federal(IF) que possuí laboratórios porem eu nao faço curso técnico de Quimica, faço de Eletrotécnica ent nao uso esses laboratórios direcionados ao curso de quimica.
Complementando a informação da Fernanda. É fato que a maioria dos estudantes universitários brasileiros usualmente tentam e conseguem fazer a graduação na sua própria cidade. Isso era mais comum até a década passada. Com a chegada do ENEM como processo seletivo para a maioria das universidades públicas estamos assistindo a uma mudança de costumes já que esse tipo de seleção permite ao candidato a escolha de vagas em várias cidades do país. Nesse sentido o Brasil, hoje, se parece mais com os EUA.
No Brasil, não só a faculdade é uma escolha boa para uma vida financeira melhor, como também cursos técnicos e tecnólogos. Tem a opção do intercâmbio também. Obs : Visualmente o Eric seria confundido facilmente com um brasileiro.
@@REBELDIA100fim Depende. O Brasil é um país latino, assim como a Itália, Espanha e a França, mas mesmo assim tem gente aqui com aparência européia, por causa de seus descendentes da Europa.
@@mauricio77vicente35 tem... mas essas pessoas são a minoria. E, mesmo assim, quando vão para a Europa ou EUA não são vistas/ reconhecidas como igual. Eu me refiro àquele 56% da população brasileira, que é composto por negros e pardos: essa galera tem a cara de latino/ brasileiro, tipo o Erick de cabelo azul que se passa por brasileiro tranquilamente.
Olá, Amigo Gringo! Nem sempre uma Universidade boa no Brasil é barato, p Brasileiros! E se tiver q estudar e morar em outro Estado. É bem caro! Fazem 6 anos q minha filha, terminou a UNI no Brasil. Mas, quando ela morou e estudou em outro Estado. Comecei pagando 2mil e já nos dois anos finais, 6 mil por mês! E sem nenhum desconto de ajuda ao estudante!
@@MariaBarbosa-ln3hh Olá! Não! fazia Relação internacionais na Católica em Brasília. Mas o problema não era só a universidade, e sim um todo, como lugar p morar com segurança, o material, os seminários q eram às vezes em outros Estados e etc! Abraços!🌹✌
No Brasil não é muito diferente não, a maioria dos cursos em federais são de período integral, há muitos jogos universitários (mas a gente privilegia as festas rssss). Mas é loucura os jogos, o espírito de pertencer e se identificar com a faculdade... Fora que tem muita gente de fora também, de outros estados
Na Inglaterra, as universidades são mais baratas porque muitas delas, incluindo Oxford e Cambridge, são públicas e fortemente subsidiadas pelo governo. O aluno acaba pagando praticamente o valor da moradia. Alunos que não tem condições financeiras também recebem ajuda do governo. Em outros países da Europa também é assim, o aluno paga pelo semestre um valor simbólico (para a realidade deles), mas eu não sei se tem moradia.
No Brasil, o indivíduo mal conclui o curso de medicina ou direito e já quer ser tratado como "doutor". Para mim, doutor tem que ter doutorado, fora disso é você para os mais íntimos, ou senhor para os estranhos.
O engraçado é que doutor não é pronome de tratamento, é título acadêmico. Se nem faz sentido ficar chamando quem tem doutorado de doutor fora de situações formais na academia, imagina quem nem tem doutorado...
quer dizer que essa menina reclama dos preços das faculdades aqui no Br mas não reclama do valor das universidades americanas ou inglesas? Além, disso, não são as universidades que privilegiam as pessoas que estudam em colégios particulares, são os governos estaduais ou federal que não deram suporte na educação fundamental para que estudantes acessassem as universi//s federais ou estaduais.
Seth, faz um vídeo falando apresentando a Fernanda, pois ela apareceu de repente. Seria sua namorada? Como vocês se conheceram? Por que ela tem trabalhado com você?
As universidades federais no Brasil que são poucas, normalmente você tem a experiência de morar fora de casa. Eu tive essa oportunidade. Elas também tem um currículo mais amplo permitindo o aluno optar por uma especialização, no meu caso fiz Eng. Elétrica com opção em eletrônica e telecomunicaçoes. As particulares criam mais cursos específicos. Mas a grande diferença é depois de formado, lá nos EUA o profissional é valorizado pelo mercado, aqui não. Mesmo depois de fazer um mestrado não consegui aumento no salário. Pq os mestrados e doutorados aqui não voltados a formação de acadêmicos.
É uma contradição do nosso sistema de ensino, quando alguém de 19 anos ou menos, tem que escolher a profissão de uma pessoa que irá viver do trabalho uma década depois.E ainda te exigem profissionalismo que você não tem, porque não tem experiência de trabalho. A chance disso dá certo é muito pequena. Por isso que muitos graduandos mudam de curso até o 3º ano da faculdade. Mudar depois de formado é mais complicado, porque a decisão é mais difícil por causa do tempo, e do risco. Em alguns caso, dependendo da situação é melhor aprendera encontrar pontos positivos e aprender a gostar do que faz.
No Brasil não tem dedicação integral nas universidades, mas a maioria dos cursos nas públicas, as aulas são em horários tão picados, que você não consegue trabalho fora da universidade... Nas particulares são quase todas em horários fixos, tirando um curso mais complexo como medicina...
@@ianbarreto2009 O Cairo, eu conheço, mas ele fez carreira no esporte.O que eu quero saber é se um brasileiro poderia ser atleta universitário, para ter bolsa dos estudos, mas não fazer carreira no esporte, se formar e trabalhar normalmente, como médico, advogado, engenheiro, etc.
@@Calvin-re2pr pode sim, e é por isso que eles estudam e jogam. Pois se não der certo no esporte, eles tem a formação para começar a outra profissão, se vc jogar 4 anos no College e não ir para o profissional, como NFL e NBA vc pode se formar e seguir carreira em outra coisa, por exemplo o Linebacker do Dallas cowboys, Jaylon Smith. Ele é formado na Universidade, e disse que se ele não fosse jogador da nfl ele seguiria carreira normalmente sendo outra coisa.
@@JorgefromtheO Mas eu quero saber em relação a brasileiros, ou imigrantes de um modo geral.Tem as mesmas chances?as mesmas regras para bolsas de estudo, ou tem diferença ou algum requisito?
Adorei este debate sobre as Universidades, você Seth só esqueceu de falar se as Universidades Americanas do governo são melhores que as particulares? Outra coisa os americanos pagam para estudar até nas faculdades do governo? Porque eu só escuto falar que vocês guardam dinheiro para os filhos entrar na universidade, mas se for federal? Paga também? Aqui no Brasil as universidades melhores são sem sombra de dúvidas as Federais!!!! Eu me formei em Museologist, este curso tem em qual universidade nós EUA? É uma curiosidade minha. Bjs Seth obgda ☘️☘️😁🙏🙏🙏🙏💖💖💖😘😘😘
Depende do curso. Meu curso de graduação foi horário integral, eu tinha aulas de manhã, de tarde e a noite. E eu estudei em uma universidade federal e nunca estudei em escola particular. Morei em república da universidade.E olha que não tinha Enem para ajudar. É uma questão de dedicação.
@@claudecimendes nós tínhamos o RU onde o estudante paga um preço simbólico, na época, 0,25 centavos. Na República a moradia é gratuita, e cabe aos moradores as despesas extras como contas de telefone e energia elétrica e as despesas pessoais A água na cidade é de graça. No caso, a minha república era dentro do Campus, só usava transporte público quando tinha aulas na unidade do centro ou a noite na cidade vizinha. Mas todos os alunos podiam se candidatar a ser monitor ou a bolsas de pesquisa e extensão onde vc além de ter que manter uma média alta nas notas , recebia uma ajuda de custo.
@@violeta5119 A vacina deixo pra te e se depois tu te fuder problema será apenas teu ok? Teu problema eu entendi. E com certeza política. Só um idiot inútillllllllllllllll gosta de políticos ok??????
@@guerreirocheyenne Não tenho problema político porque pra mim ela é como fezes, só muda as moscas. Na verdade, a maioria não entende de política e dois grupos a defende, os que ganham pra isso em dinheiro ou troca de favores e os idiotas úteis. Assim, o problema é seu que a associa em tudo que se fala. Dispenso suas zombarias e como o Sr. é muito esquisito, fique na sua que eu fico na minha , "zefini".
Minha filha estudou a vida inteira em escola pública, não fez cursinho, e está agora na Universidade Federal, estudando relações internacionais. Obs. Próximo de casa,
@@mateusramos9621 Verdade mas os alunos fodoes que vem das escolas particulares escolhem os cursos de medicina e engenharias e daí sobram os outros cursos para os alunos das escolas públicas 😂🤣
A graduação no Brasil ainda não forma bons profissionais, na sua maioria. O brasileiro aprende muito na prática. Então, no nosso sistema encontramos médicos recém formados que não sabem ver um osso quebrado no raio x. ( Experiência vivida quando um conhecido quebrou o pé). Mas isso é o que podemos ter por enquanto. Já está melhor do que já foi.
Isso aí não é culpa da universidade só não cara, uma galera é que tá nem aí mesmo pro curso, o faz mas não estuda e não o leva a sério, aí aprende porra nenhuma mesmo.
Houve no Brasil uma expansão desenfreada de cursos universitários privados por instituições não-filantrópicas, ou seja, o foco não é a educação, mas o lucro. Esse tipo de instituição nada de braçada enganando od jovens vendendo uma idéia de que eles serão formados bons profissionais, mas na realidade, estão só vendendo um canudo com pouquíssimo conteúdo. Por isso que sempre que de fala em exigir aprovação em exames nacionais, como Enade, após a formatura muitos reclamam, já que a maioria não passaria numa prova dessas...
conhecimento pratico e super importante, mas vcs entendem que pesquisa cientifica começa com uma teoria muito forte? e isso uma coisa que falta no Brasil, e muito raro ver pesquisas cientificas do Brasil terem destaque internacional .
No Brasil existe algo chamado máfia do diploma. A MAIOR parte das pessoas que se formam em Universidades particulares acabam trabalhando em areas que nao se exige diploma. Ou seja, as pessoas se formam em administracao, pedagogia, historia, direito e vao trabalhar como atendente, porteiro, telefonista... portanto, quem realmente ganha sao os donos de faculdades particulares. Eu estudei em faculdade publica e faculdade particular e a discrepância é absurda. Faculdades publicas sao cheias de ricos e classes media e as faculdades particulares sao cheias de pobres que trabalham o dia todo e estudam a noite. A politica de bolsas do governo tb privilegia os empresarios, pois acaba que o ensino é deficitario devido ao fato dos alunos virem de um ensino medio fraquíssimo e o diploma por si só não resolve nada. Sem falar nas burocracias que atrapalham os pobres que conseguem diploma. Aqui é exigido estágio de 1 ano na sua area pra que voce se forme, mas quando o cara se forma e vai procurar emprego, dizem que ele nao tem experiencia. Percebem o absurdo??? Entao pra que a obrigatoriedade do estagio?? E quem nao tem diploma, mas possui experiencia de 10 anos acaba nao sendo contratado por nao possuir diploma. É uma máfia planejada pra privilegiar os ricos, as corporações e algumas classes e grupos. E mesmo aqui no Brasil a percepcao das pessoas é muito distorcida da realidade. Tem gente de classe média que se considera pobre. Muita gente nao conhece a verdadeira realidade do país e as discussões sobre essa tema acabam sendo equivocadas e o povre de fato acaba nao sendo atendido. No fim, o pobre sempre é deixado pra trás e vai ficando pra trás e so se lascando. Por isso a quantidade de ricos aumenta (pq a classe media se torna rica em cima das politicas "para" os pobres ) e a desigualdade também.
O esporte universitario funciona porque a Universidade é tão cara q dando só a bolsa aos atletas, eles vendem os direitos de imagem por milhões, pra tv, videogame e fazem muito lucro. Os jogadores não ganham 1 dólar pra jogar e ficar batendo a cabeça e tendo concussões com frequencia. E essa é a única alernativa pra muitos, se chegar numa NBA, NFL a familia ta milionária, senão, conseguiu um diploma sem pagar. Queria enender como os estadunidenses conhecem tão pouco de geografia, pergunta onde é o Brasil que é um país grande com alguma relevancia, muitos não sabem. Tem que assistir mais Geography Now
Esse coisa de aluno de escola particular indo para universidade publica; isso nao acontece por injustiça social da criança, mas sim pq a escola particular e muita mais exigente academicamente que a escola publica. Sobre Harvard, la o problema não e poder pagar, mas sim ser aceito na univerdade. Se o aluno for aceito e nao poder pagar, Harvard da bolsa de estudos para a parte que o aluno nao puder pagar e em outras universidades nao e toda familia que juntou dinheiro por anos para mandar filhos para a universidade, na verdade isso e e minoria,, grande maioria entende que qd a pessoa faz 18 anos, ela tem que ir morar sozinha ou sair de casa e por tabela pagar a universidade por si mesma e por isso que o Eric falou algumas vezes no video de algumas pessoas se formando da universide e tendo dividas enormes.
Antes de VER vídeo grande alegria em 👍uma pergunta para o ERICK SAYADIN BLU você TAMBÉM leciona auguma matéria ou só estudou MESMO ...provavelmente vai passar essa pergunta 😁😁😁🇧🇷👍
Eu não entendi uma coisa. Os cursos de 5 anos nos EUA te dão título de mestre que nem é na Europa, e vc já poderia ir pra doutorado logo depois? Ou mestrado nos EUA é que no Brasil, que são 2 anos de pesquisa pura? As graduações no Brasil são tudo licenciatura ou bacharelado, independente da duração. Caso cursos de 5 anos nos EUA deem título de mestrado, com um curso de engenharia no Brasil (5 anos) vc já poderia ir pra doutorado direto nos EUA (mesmo o diploma não dizendo que é mestrado no brasil, por mais que seja equivalente a um nos EUA)???
A universidade nos EUA no geral sao 4 anos. depois disso a pessoa pode ir para o Masters (Pos)seguindo o Phd(Doutorado). Tenho 2 amigos de falculdade que seguiram da Universidade para o Phd direto e isso durou 5 anos e eles dao aula em universidade agora, mas nao e todo mundo que consegue pq a pessoa precisa ter um desempenho academico muito forte e tambem depende do campo de estudo tb, mas grande maioria segue Undergrad=>Masters=>Phd
Resumāo::1. No Brasil as melhores universidades são públicas. 2. Nas universidades públicas certos cursos são em tempo integral como Medicina, Odontologia, Engenharia, Arquitetura etc. 3.Cursos em tempo integral tende a afugentar os mais pobres porque impossibilita trabalhar e te porque a manutenção destes tipos de cursos são mais caras.4. O perfil socioeconômico do aluno da universidade pública vem mudando nos últimos 20 anos. Hoje cerca de 50% vem de escolas pubicas.
O acesso à Universidade pública no Brasil mudou muito. Há anos era mais acessível a quem estudava em escolas particulares e tinham mais chances de passar no Vestibular. Hoje tem cotas e pontuação extra para alunos de escolas públicas. Portanto é muito mais comum hoje vermos alunos de escolas públicas em universidades públicas. Além de cotas para negros e indígenas.
Tenho uma funcionária na farmácia que passou no curso de farmácia na UFG que é pública,mas com aulas de manhã e a tarde. Impossível ela estudar,pagar moradia e transporte sem trabalhar. Optou pela faculdade privada,por ser de aulas noturnas
Só discordo da moça que falou que só quem estuda em escola particular consegue entrar na pública! No mesmo vídeo falaram da deputada de família humilde que estudou em Harvard! Brasileiro acha que o governo tem que dar tudo! Muitos aproveitam a oportunidade para não trabalhar ou para estudar de graça!
O que um brasileiro vai aprender diferente do que aprende aqui no Brasil?o estudo de lá não significa que tá liberado pra trabalhar aqui no Brasil e vise versa .O direito é diferente do direito daqui
Realmente em certas situações estudar no exterior e voltar para o Brasil e meio que perca de tempo.Alguem que estudo direito no EUA e querer advogar no Brasil nao vai acontecer ate pq o advogado no EUA ganha MUITO dinheiro e no Brasil nao e todo advogado que bem sucedido. No meu caso eu estudei no EUA, e uma vez fui transferido para um outro pais a trabalho e pediram minhas qualificações educacionais como o meu diploma. Cm era um diploma de universidade americana o visto de trabalho saiu no mesmo dia enquanto outros brasieiros que tinham feitos univerisadedas de ponta no Brasil demoravam 2 ou 3 semanas para ter o visto aprovado,
Não entendi muito bem....quanto tempo demora o minor e o major? E depois do major ainda não está formado?! Quais profissões ainda precisam ir para a school, como a law school?!
No Brasil existe a possibilidade sim de fazer matérias diversas de outros cursos (como ouvinte), mas é um processo chato e burocrático que depende de cartas de intenção e aprovação do diretor de ambas as faculdades. Também dá pra fazer a mobilidade interna (ir de um curso pra outro sem ter que fazer o enem), que facilita bastante pra quem muda de ideia no meio do caminho. E sobre a cultura de jogos que o Eric citou, até existe dentro de jogos universitários (entre universidades) e atléticas (competições entre cursos), que tem essa tendência de reunir um monte de universitário bêbado em algum lugar distante por uma semana inteira quase. Isso sem contar os encontros de alunos, que só quem viveu sabe (dedo no cu e gritaria é uma frase que se encaixa bem aqui kk). Mas, dependendo da universidade/curso, participar dessas coisas é considerado um mico rsrs
Na Universidade que estudei pode se fazer qualquer matéria de qualquer curso é so se matrícular, desde que tenha vaga vc entra em qualquer disciplina desde que não tenha pré requisito ou vc ja tenha esse pré requisito e todos os cursos são de grade aberta com parte dos créditos sendo de matérias eletivas que podem ser optativas do seu curso ou de qualquer outro inclusive obrigatórias de outros cursos e é uma Universidade Federal (UnB )
@@adrianopaiva8096 Nossa! Legal! A minha universidade é federal tbm (UFPA) e pra participar uma matéria de outro curso é um processo tão grande que desisti kkk e não pode de qualquer curso, tem que ser um ligado a área original do discente. Tomara que futuramente deixem mais aberto que nem da UNB.
Seth como eh estudar em universidade quando mais velho? TEnho 40 anos, casada e filha de 2 anos. Penso em fazer uma faculdade aqui nos EUA. Vale a pena o sacrificio de ir pra uma universidade mais conceituada e mais cara ou tem outras opcoes bem aceitas e mais acessiveis?
Não existe sistema perfeito. No Brasil muitas das injustiças do sistema são por que simplesmente não temos vagas suficientes em universidades públicas e muita gente não consegue pagar uma particular. Em geral, para MIM, o melhor sistema é que as pessoas paguem por sua educação e o governo financie e dê bolsas dependendo da condição familiar. Mesmo assim esse sistema tem problemas, justamente nos EUA, onde as dívidas por financiamento estudantil são enormes. De qualquer forma eu acho mais factível criar um sistema de regras para impedir isso do que qualquer outro.
Só uma correção: nas universidades públicas brasileiras os cursos mais concorridos são, em sua grande maioria, de dedicação integral. São poucos os casos de cursos noturnos e os diurnos não respeitam turnos, é de manhã e à tarde. Minha graduação em engenharia foi dessa forma, turno integral...
Verdade meu irmão fez engenharia na USP e era período integral. A Medicina também é período integral, depende muito. Do curso e da Universidade.
Seth é tipo tiozão do pavê das festas de fim de ano.
LoL
Como disseram os pilotos do "Choque de Cultura": A Universidade é um recreio (recess) que e dura 4 anos e quanto toca o sinal você está desempregado.
kkkkkkkkkk
E nos Estados Unidos endividado!
@@patriciadeoliveiracardoso626 No Brasil também! É pra isso que inventaram o FIES.
@@REBELDIA100fim mas o FIES é pagável.
Hahahahaha essa foi a melhor
O vestibular no Brasil é um sistema de seleção objetivo. Diferente de uma "application", com entrevista e análise de currículo, onde há espaço para racismo e discriminação (por exemplo, se no currículo há ensino médio em uma escola de periferia, o candidato pode ser discriminado pelo avaliador).
No entanto, por causa da diferença enorme na qualidade das escolas públicas e das escolas privadas, toda essa discriminação acaba aparecendo no vestibular. Em suma, pretos e pobres, em geral, estudam em escolas públicas, que são piores que as particulares, logo, têm chance muito muito menor de ser aprovados no vestibular, consequentemente, há mais brancos e pessoas de classe média alta nas universidades públicas.
Concordo que no método americano existe a possibilidade da discriminação mas darei um exemplo contra-intuitivo. Tenho uma conhecida que apesar de ser de origem pobre como eu conseguiu bolsa integral numa universidade americana em Wyoming. Mesmo Trump tentando mandar os alunos, que como ela, ficaram fazendo apenas matérias a distância de volta para seus países ainda assim a universidade criou modos dela ficar por lá. Wyoming é um estado branco e conservador do interior dos EUA e mesmo assim minha conhecida encontrou pessoas que a ampararam naquela terra.
@@s_lima o que é totalmente possível, assim como ela é totalmente um ponto fora da curva.
E só existe sistema de vestibular porque o país não cumpre a constituição, que prevê acesso ao ensino público universal. O certo era existir vagas e garantia de acesso ao ensino superior em universidade pública para todo cidadão que quisesse estudar... Mais ou menos como é para o fundamental e o médio. Não precisaria se ranking e falsa "meritocracia", porque qualquer pessoa que queira estudar deveria poder. Fora que as instituições públicas têm qualidade muito superior às faculdades particulares... O vestibular é um sistema injusto, ainda que seja a forma mais "democrática" que encontraram, para distribuir as poucas vagas disponíveis.
@@REBELDIA100fim vcs confundem muito faculdade com universidade, as universidades privadas brasileiras são na sua maioria de alto nivel tbm a diferença que as publicas recebem rios de dinheiro não tem como ser "pior".
A filha da atriz Cláudia Raia vai cursar a universidade em Nova York e a filha da apresentadora Xuxa, já cursou universidade em Nova York. Como você disse é para poucos. Mas, me orgulho muito das universidades públicas do Brasil!
Seth, gostaria de sugerir que fizesse um vídeo com o Action Kid, seu vizinho do Queens e fizesse um vídeo sobre os problemas e pontos positivos da Califórnia. Fico muito triste com Skid Row e gostaria de compreender melhor, porque o lugar chegou a este ponto. Thank you!
Aqui no Paraná a faculdade se tornou uma realidade por causa da logística, pois nas cidades pequenas os estudantes moram com os pais e trabalham durante o dia, e a noite viajam de ônibus para a faculdade da cidade vizinha e maior, sendo que em alguns lugares mais da metade dos estudantes são de cidadezinhas à 100 ou 200 km de distância . É certo que essas faculdades do interior são bem limitadas, mas formam a maioria dos professores e profissionais que trabalham nas cidades pequenas.
Esse bate papo sobre as injustiças dos sistemas educacionais do Brasil e EUA foi excelente. Não conhecia a Fernanda!
Edt: as piadas( dor de cotovelo) com a Inglaterra foram demais 😂😂😂
Você podia mostrar como é para tirar habilitação nos EUA, drive license, porque aqui no Brasil é uma burocracia danada.
A minha demorei 1 ano e meio pra tirar, paguei uns 3k
carteira de motorista pode variar de estado para estado em uns pequenos detalhes, mas no geral a pessoal estuda um livrinho e tira uma prova teorica e no geral e entre 30 ha 50 perguntas mas isso pode variar de estado para estado. Se pessoa passa, ela recebe uma "carteira de aprendiz" que ela pode praticar dirigindo com alguem que tem a carteira ja e depois ela pode fazer o teste.Se a pessoa quiser pode ir para uma auto escola, mas a maioria pede para alguem da famlia ou amigos pare ensinar a dirigir.
Mas isso para adulto, para quem ta no high school(2 grau) e um pouco diferente se nao me engano. O teste pratico tem estados que pedem a baliza e outros nao, mas no geral e um pouco mais simplificado na parte dirigir pq 90% dos carros sao automaticos ou seja, niguem precisa se preocupar com o carro morrendo pq nao pisou forte o suficiente na embregem.
Tem vídeo no canal, e varia de estado para estado... Lá o conceito de Federação é de verdade, não está enganação do Brasil em que tudo é Federal ou Nacional.
Muito obrigado pela explicação, enfim, achei interessante esse lance "vocacional" dos USA , pois quando nos formamos realmente temos muitas dúvidas sobre o que escolher, mas no geral acho o sistema brasileiro melhor teoricamente... pois na prática o sistema público de educação é alienado, não prepara para os vestibulares ... mas esse é outro assunto.
Terminei a faculdade ano passado, cursei em uma pública (FATEC-SP). Dou muito valor a isso porque o acesso não é fácil. Porém, em comparação a quando eu tinha 18 anos lá no início dos anos 2000, melhorou consideravelmente. Ainda não é ideal, mas o acesso é maior. Ao meu ver, enquanto o Brasil não cuidar da educação fundamental/média, as disparidades nunca se resolverão. Podem dar quantas bolsas quiserem...
Estudei numa escola Municipal o fundamental, depois colégio Federal (técnico em agropecuária) e depois universidade Federal. Passei direto por tudo por esforço e sem grana.
Dedicação foi meu diferencial
Seth, Eric, nota dez pelo cenário, torna mais interessante acompanhar o assunto!
Eu também achei esse lugar que eles escolham pra gravar muito bonito.
A vantagem de morar em Nova York é o fuso horário: Seth tem a noite toda pela frente e eu em Teresina às portas do sono. Um abraço, amigão!
Uma conclusão que já podemos chegar é que existem opções, mas o processo não é fácil, ou fácil pra maioria.
Faz um tour pelos pontos turísticos de parati e regiões, existem lugares muito bonitos com belas cachoeiras 👍✌️👍
Ei Seth, achei muito interessante o vídeo, mas discordo de muitos dos pontos levantados no vídeo pela Fernanda. Me formei em 2018 no Brasil e fiz um intercâmbio de 1 ano e meio na Purdue nos EUA, e acredito q consegui entender razoavelmente o sistema americano nas universidades.
1- realmente, o sistema americano é muito caro e cheguei a conhecer um americano q trabalhava durante a noite fazendo entregas pra pagar o financiamento da Universidade. Ao contrário do q a Fernanda afirmou, era possível sim trabalhar nos EUA durante a faculdade. Eu fiz meus semestres com carga horária completa e consegui ter aulas apenas nas terças e quintas. Ao contrário do afirmado pela Fernanda meu curso no Brasil era em tempo integral e pelo menos 1 dia da semana eu tinha aula de 7h da manhã até 23h da noite.
2- eu e toda minha turma do curso do Brasil morravamos fora durante a graduação. Se eu quisesse morar em casa durante a faculdade, eu precisaria me contentar com o curso q era oferecido na minha cidade.
3- em relação a idade, acredito q no Brasil seja mais acessível para as pessoas mais velhas nas universidades particulares ou nas menos concorridas. Já nos EUA tive uma colega na Purdue q tinha mais de 50 anos.
4- em relação ao Major e ao Minor, me foi apresentado de uma forma diferente. Uma colega q estudava um curso semelhante a letras (major), cursou um Minor na área de francês. Um outro colega q fez economia (major), fez o minor relacionado à economia familiar de famílias imigrantes de origem latina. Em suma, entendi q o Major era o teu curso, e o minor meio q uma especialização dentro do curso ou um enfoque em algo mais específico.
Seth, acho q seria mais interessante tu fazer uma parte 2 desse vídeo seguindo a seguinte idéia, já q tu vai dar aula em uma universidade, pq não convidar um aluno pra comentar sobre o assunto, e depois num fazer o mesmo com um aluno de uma universidade BR.
Abraços.
Interessante este vídeo. Ajuda muito nas dúvidas. Porém, gostaria de recomendar se possível um vídeo falando das profissões que não necessitam de faculdade e mesmo assim pode oferecer uma vida confortável e justa. Com nossas tecnologias e estudos avançando cada dia mais muitas profissionais se faculdade foram criadas.
Obrigado por este vídeo!!! Minha filha tem 16anos e desde os 14 ela sabe o que quer fazer, mas eu não tenho idéia de como ajudar ela. Ela quer trabalhar com storyboard e quer estudar nos USA. Teu vídeo me ajudou a entender um pouco.
Seth, você poderia fazer um vídeo sobre a série Pretend It's a City do Netflix? Gostaria de saber sua opinião. Obrigada!
Erik está de parabéns, melhorou seu português e seu sotaque, a Fernanda é simpática, parabéns Seth o seu canal estava precisando mesmo de um pouco mais de lucidez. ...Kkkkk.
Kkkkkk
Meu deus eu vejo o Seth falando portugues e fico impressionado falou rapido e certo parabens Seth
Obrigado!
Maravilha!
informações relevantes que podem ajudar muita gente!
Principalmente o pessoal mais novo.
Quando ela deu um chega pra lá no Seth, foi o auge. Amei.
Ótimo vídeo. A Fernanda é muito inteligente. Adorei as dicas.
Que bom que gostou
Seth vc precisa assistir Dª Flor e seus dois maridos ! Vale !
Ou ler! Porque é inspirado na obra de Jorge Amado.
Bem legal essas bolsas por esporte.
No Brasil não sei funcionaria, levaria décadas para criar ligas ter estádios, ter times bem treinados, e o mais difícil encontrar publico suficiente para se tornar algo rentável. Caso conseguissem as Universidades poderiam ganhar verdadeiras fortunas com eventos esportivos, teria muito dinheiro para investir em sua própria estrutura, laboratórios bibliotecas etc.
Seth, na próxima vinda ao Brasil venha conhecer Xingó e o canyon do Rio São Francisco, andar de catamarã e comer um peixe na rota de Lampião!
@Fjorlane Sensacional! Não tem preços abusivos como em Trancoso!
@@patriciadeoliveiracardoso626 Sim. É turismo pra brasileiros qualquer um.
Opa pode deixar
@@AmigoGringo Não vou dormir essa noite! Seth MARCOU meu comentário! Rs. Não esquece de falar das aulas na universidade. Boa sorte!
Caro Seth a Dona Fernanda é realmente uma rainha, bela e inteligente pura realeza portanto evite de reclamar de servir lá hahahaha, fora isso ainda ficou um pouco confuso sobre o financiamento estudantil americano e como funciona as bolsas de estudos dentro dos EUA, um grande abraço para vocês e aproveitem Paraty e seu mar e ilhas.
Gente, q roteiro bacana desse vídeo hein....os três tiveram falas sensacionais. Fora as informações detalhadas e a comparação com os ingleses, q carinhosamente chamam os Estados Unidos de "as colônias". Gostei muito. Abs 😊👍
Obrigado!
Obrigado pela aula, muito instrutivo e tirou muitas dúvidas que eu tinha. Abraços.
abraços
Que emoção, minha pergunta respondida pelo Seth! 😅 Se bem q eu esperava uma resposta mais tipo Explain Like I'm Five, mas tá valendo. obrigado Seth, Fernanda e Eric
😊😊
Gostei demais do video ,e as explicações. Aproveitando o bom humor de vcs , o cabelo do Eric esta combinando com o quadro da borboleta e o galão de água,tons de azul.🤩😂💎😃👍Obrigada ,otimos 🌟👍 ♥️
Que bom que gostou
Adoro todos os seus vídeos. Parabéns. Você é um espetáculo.
Rivaldo
São Paulo, capital
Muito obrigado
Muito esclarecedor esse vídeo Seth.
Agente pode tirar todas as dúvidas, e as diferenças entre: faculdades nos Estados unidos, e no Brasil.
Muito legal!!!
Moro aqui nos EUA e não é só universidade que é puxado, ate pra ser encanador,eletricista, técnico em refrigeração (AC) leva 7 anos pra poder ser “master” ou poder trabalhar por conta própria sem estar trabalhando pra outro profissional na área.
Interessante.
Mas em compensação ganham muito bem. Conheci um marceneiro q ganhava tanto como um prof universitário. O trabalho manual é altamente valorizado
Fiz todos meus estudos em escolas públicas e me formei Educador Musical aos 57 anos pela UFSCar, uma universidade federal. Raramente paguei por aulas particulares. Profissionalizei-me como músico antes de ter um diploma de curso superior. Hoje trabalho, dentre outras coisas, com educação musical, através de meu canal no youtube e como preparador vocal ou regente de corais. Também fui cantor de coros profissionais, dentre eles, o da Sala São Paulo.
Só uma observação. Desde os anos 2000 o perfil do aluno da universidade pública mudou muito. Na que eu trabalho, por exemplo, mais de 70% dos estudantes são oriundos da escola pública. Culpa do "década".
"Década", entendi a referência, kkkkk
Viva a democratização do ensino superior, principalmente o público!
E qual o problema nisso?
Seth, não sei como você conseguiu terminar o vídeo sem levar umas bifas; tava vendo a hora que o Eric e a Fernanda iam perder a esportiva e mandar você ir catar coquinho!
Aqueles olhares da Fernanda para o Seth são suspeitos.
Faculdade nos EUA: Morar em uma República, entrar em algum grupo de estudos, jogar futebol americano
Fazer parte de uma fraternidade! haha
Antes de assistir esse vídeo eu entendia um pouco sobre o sistema universitário nos EUA, mas agora depois de assistir bem direitinho eu consigo entender que eu não entendo mais nada 🤦🏻♂️
Seth, apresenta a Fernanda, acho ela super linda, ela forma um lindo casal com o Eric que é lindo também.
Beijos a todos.
Adorei o vídeo!
Podia ter um vídeo sobre as escolas técnicas. Eu fiz secundário profissionalizante.
Muitos paises da Europa adotam o sistema brasileiro que aos 17 anos se coca para saber no que vai querer trabalhar por muitos anos e, ainda agradeca a ir para a Faculdade. Eu acho que ter conhecimentos gerais como os americanos fazem, poderiam comecar no High School e, quando fossem para o College ja comecavam a se especializar em um major. O meu marido fez 3 anos de Community College, consegui notas boas para ir o Michigan State ( Go green , go white)e fez major em Broadcast. Mas, ele ainda conseguiu pagar tudo com as economias deles de trabalhos desde os 10 anos cortando grama, trabalhos de ferias, depois trabalhos em restaurantes quando adolescente. Acho que era mais acessivel. Ele defende a ideia de que deveriam fazer 2 anos de Community College e, depois ir para uma Universidade. Estou vendo muita gente fazendo isso, ate filhos de advogados que conheci aqui. A cultura americana esta mudando Seth.... Bem, eu sou advogada no Brasil, atuei fortemente por 17 anos, especializacao em Diretio Ambiental e, apos me casar com um americano, preferi fazer um tecnico de Paralegal que investir em Law School, perto dos 50 anos, prefiro ser assistente de advogado e, ter um pouco mais de vida. (teclado em ingles, sem acentuacao).
Queria saber dos valores tbm. Faz um video com um estudante universitário pra ele falar sobre a experiência dele e dos custos.
Depende muito da universidade, aqui na cidade onde moro na Inglaterra custa em média 10 mil libras por ano. Para estudantes internacionais é mais caro.
o valor depende muito da universidade, se a pessoa for residente daquele estado, ou e estudante internacional. Se o estudante for "local", ele vai ter um desconto pq parte da tuition(mensalidade) e subsidiada pelo estado que o estudante reside. Outra coisa, grande parte dos cursos sao cobrados por credito/hora. Para estudante internacional a pessoal para manter os visto de estudantes precisa ta em pelo menos 12 creditos\hora por semestre. e para estudande internacional isso pode chegar ha uns 40 mil dolares\semestre ou mais, no ano ha 2 ou 3 semestres, Winter(inverno) e Fall(outono) e algums universidades em o spring(primave) e verao, mas esses podem ser mais curtos, 6 semenas invez de 12.
Gostei da dica do Eric Hinosoja sobre fazer estagio no EUA
Acho que para universidades públicas brasileiras o sistema de escolas profissionais seria muito interessante com vantagens superando as desvantagens!
Quero uma parte 2
Pergunta: qual deles é o Teodoro? Qual deles é o Vadinho????? Façam as suas apostas!!!
Não entendi a anedota.
@@Leonardo.Britto Vadinho é o falecido marido de Dona Flor. Seu Teodoro, o segundo. o primeiro, um fanfarrão. o segundo, um farmacêutico que tocava oboé, todo carola e certinho.
Quem tem o temperamento mais Vadinho, 7 ou Eric?
@@marlisevieira5791 Acho que o Seth é o Vadinho.
Seth é o Vadinho. Kkķkkl
Será que ele sabe disso?
@@lucianarodrigues6629 Vamos deixar que ele e Eric assistam o filme. E, certamente, vão adorar o Vadinho. O típico malandro gente boa. Mas, como marido.....
O seth tem um humor tiopavezistico típico do brasileiro
Fernanda esqueceu de falar das COTAS e dos programas de auxílio na universidade, Enem, Prouni, Fies, etc.
Será que ela precisou usar? Por isso desconhece?!
@@patriciadeoliveiracardoso626 Pois é! O vídeo ficou muito solto em relação a muitas coisas. Mas vou dar um desconto, pois são férias do Seth e Eric.
Falando nisso, os colégios americanos tem aqueles laboratórios onde os alunos podem misturar compostos químicos e fazer experimento ou eles só existem nos filmes?
Eu estudei meu segundo grau numa escola federal e tive todos os laboratórios iguais aos filmes americanos.
@@PauloSYSengineering eu também estudei em uma federal, ter tinha, mas eu não tinha acesso
Eu estudo em um Instituto Federal(IF) que possuí laboratórios porem eu nao faço curso técnico de Quimica, faço de Eletrotécnica ent nao uso esses laboratórios direcionados ao curso de quimica.
Complementando a informação da Fernanda. É fato que a maioria dos estudantes universitários brasileiros usualmente tentam e conseguem fazer a graduação na sua própria cidade. Isso era mais comum até a década passada. Com a chegada do ENEM como processo seletivo para a maioria das universidades públicas estamos assistindo a uma mudança de costumes já que esse tipo de seleção permite ao candidato a escolha de vagas em várias cidades do país. Nesse sentido o Brasil, hoje, se parece mais com os EUA.
No Brasil, não só a faculdade é uma escolha boa para uma vida financeira melhor, como também cursos técnicos e tecnólogos.
Tem a opção do intercâmbio também.
Obs : Visualmente o Eric seria confundido facilmente com um brasileiro.
Ele é filho de mexicano... latino é latino! O cabelo azul caiu muito bem.
@@REBELDIA100fim Depende. O Brasil é um país latino, assim como a Itália, Espanha e a França, mas mesmo assim tem gente aqui com aparência européia, por causa de seus descendentes da Europa.
@@mauricio77vicente35 tem... mas essas pessoas são a minoria. E, mesmo assim, quando vão para a Europa ou EUA não são vistas/ reconhecidas como igual. Eu me refiro àquele 56% da população brasileira, que é composto por negros e pardos: essa galera tem a cara de latino/ brasileiro, tipo o Erick de cabelo azul que se passa por brasileiro tranquilamente.
@@REBELDIA100fim Eu sou parte dessa galera e pelo que vi, você também.
@@mauricio77vicente35 mas eles são vistos pelos americanos como europeus, não latinos. São chamados de europeus. Nós somos latinos.
Olá, Amigo Gringo!
Nem sempre uma Universidade boa no Brasil é barato, p Brasileiros!
E se tiver q estudar e morar em outro Estado. É bem caro!
Fazem 6 anos q minha filha, terminou a UNI no Brasil. Mas, quando ela morou e estudou em outro Estado. Comecei pagando 2mil e já nos dois anos finais, 6 mil por mês! E sem nenhum desconto de ajuda ao estudante!
Sua filha fazia medicina ??
@@MariaBarbosa-ln3hh Olá!
Não! fazia Relação internacionais na Católica em Brasília. Mas o problema não era só a universidade, e sim um todo, como lugar p morar com segurança, o material, os seminários q eram às vezes em outros Estados e etc!
Abraços!🌹✌
@@syannesy5661 puxa lá é um lugar muito caro, espero q td tenha dado certo pra v6
@@MariaBarbosa-ln3hh
Sim, graças a Deus🙏🏼 !
Obrigada e se cuide muito por aí!
🌺Abraços🙏🏼
No Brasil não é muito diferente não, a maioria dos cursos em federais são de período integral, há muitos jogos universitários (mas a gente privilegia as festas rssss). Mas é loucura os jogos, o espírito de pertencer e se identificar com a faculdade... Fora que tem muita gente de fora também, de outros estados
Seth, agora que o BBB é aberto para digital influencers você participaria? Acho que seria legal vc no BBB kkk
Se liga
Se o Seth entrasse nessa roubada...digo programa, continuaria fazendo o mesmo: não assistir o BBB.
Na Inglaterra, as universidades são mais baratas porque muitas delas, incluindo Oxford e Cambridge, são públicas e fortemente subsidiadas pelo governo. O aluno acaba pagando praticamente o valor da moradia. Alunos que não tem condições financeiras também recebem ajuda do governo. Em outros países da Europa também é assim, o aluno paga pelo semestre um valor simbólico (para a realidade deles), mas eu não sei se tem moradia.
No Brasil, o indivíduo mal conclui o curso de medicina ou direito e já quer ser tratado como "doutor". Para mim, doutor tem que ter doutorado, fora disso é você para os mais íntimos, ou senhor para os estranhos.
O engraçado é que doutor não é pronome de tratamento, é título acadêmico. Se nem faz sentido ficar chamando quem tem doutorado de doutor fora de situações formais na academia, imagina quem nem tem doutorado...
quer dizer que essa menina reclama dos preços das faculdades aqui no Br mas não reclama do valor das universidades americanas ou inglesas? Além, disso, não são as universidades que privilegiam as pessoas que estudam em colégios particulares, são os governos estaduais ou federal que não deram suporte na educação fundamental para que estudantes acessassem as universi//s federais ou estaduais.
Senti uma pequena rivalidade EUA x Inglaterra por parte de Seth. lol
É tipo Brasil x Argentina. Sendo que nossa rivalidade é por futebol, a deles é sobre desenvolvimento.
Eu não entendo muito bem porque as community college muitas vezes são menosprezadas.
Só pensa naquilo..!😆😂👏👏
Seth, faz um vídeo falando apresentando a Fernanda, pois ela apareceu de repente. Seria sua namorada? Como vocês se conheceram? Por que ela tem trabalhado com você?
Eu acho que ela é namorada do Eric, mas eles não querem revelar, talvez.
As universidades federais no Brasil que são poucas, normalmente você tem a experiência de morar fora de casa. Eu tive essa oportunidade. Elas também tem um currículo mais amplo permitindo o aluno optar por uma especialização, no meu caso fiz Eng. Elétrica com opção em eletrônica e telecomunicaçoes. As particulares criam mais cursos específicos. Mas a grande diferença é depois de formado, lá nos EUA o profissional é valorizado pelo mercado, aqui não. Mesmo depois de fazer um mestrado não consegui aumento no salário. Pq os mestrados e doutorados aqui não voltados a formação de acadêmicos.
Pelamorrrrr. Assiste hoje Dona Flor e seus dois maridos com a Sônia Braga, aí você vai entender a referência.
Eita! Eu ia sugerir a mesma coisa! Eles lerem dona flor e seus dois maridos de Jorge Amado. Arretado
Seria dona Fernanda e os dois maridos
É uma contradição do nosso sistema de ensino, quando alguém de 19 anos ou menos, tem que escolher a profissão de uma pessoa que irá viver do trabalho uma década depois.E ainda te exigem profissionalismo que você não tem, porque não tem experiência de trabalho. A chance disso dá certo é muito pequena. Por isso que muitos graduandos mudam de curso até o 3º ano da faculdade. Mudar depois de formado é mais complicado, porque a decisão é mais difícil por causa do tempo, e do risco. Em alguns caso, dependendo da situação é melhor aprendera encontrar pontos positivos e aprender a gostar do que faz.
ótimo vídeo! tenho um filho que está entrando na universidade e sempre sofrido escolher uma profissão
Achei esse debate interessante!
No Brasil não tem dedicação integral nas universidades, mas a maioria dos cursos nas públicas, as aulas são em horários tão picados, que você não consegue trabalho fora da universidade... Nas particulares são quase todas em horários fixos, tirando um curso mais complexo como medicina...
Então, quem faz universidade pública, na sua maioria não consegue trabalhar em paralelo.
Um brasileiro, que fosse bom em algum esporte, conseguiria a mesma possibilidade de ter bolsa, como um americano?
Acho que sim, o Brasil tem um jogador na NFL, cairo santos, e vários jogando por universidades em diversos esportes
@@ianbarreto2009 O Cairo, eu conheço, mas ele fez carreira no esporte.O que eu quero saber é se um brasileiro poderia ser atleta universitário, para ter bolsa dos estudos, mas não fazer carreira no esporte, se formar e trabalhar normalmente, como médico, advogado, engenheiro, etc.
@@Calvin-re2pr pode sim, e é por isso que eles estudam e jogam.
Pois se não der certo no esporte, eles tem a formação para começar a outra profissão, se vc jogar 4 anos no College e não ir para o profissional, como NFL e NBA vc pode se formar e seguir carreira em outra coisa, por exemplo o Linebacker do Dallas cowboys, Jaylon Smith.
Ele é formado na Universidade, e disse que se ele não fosse jogador da nfl ele seguiria carreira normalmente sendo outra coisa.
@@JorgefromtheO Mas eu quero saber em relação a brasileiros, ou imigrantes de um modo geral.Tem as mesmas chances?as mesmas regras para bolsas de estudo, ou tem diferença ou algum requisito?
@@Calvin-re2pr entendi!
Adorei a Fernanda! :D
No futuro tudo isto tem que mudar, os sistemas dificultam as escolhas e acesso.
Adorei este debate sobre as Universidades, você Seth só esqueceu de falar se as Universidades Americanas do governo são melhores que as particulares? Outra coisa os americanos pagam para estudar até nas faculdades do governo? Porque eu só escuto falar que vocês guardam dinheiro para os filhos entrar na universidade, mas se for federal? Paga também? Aqui no Brasil as universidades melhores são sem sombra de dúvidas as Federais!!!! Eu me formei em Museologist, este curso tem em qual universidade nós EUA? É uma curiosidade minha. Bjs Seth obgda ☘️☘️😁🙏🙏🙏🙏💖💖💖😘😘😘
Pagam mesmo nas universidades públicas.
As universidades públicas são mais baratas que as particulares mas ainda assim são pagas.
Depende do curso. Meu curso de graduação foi horário integral, eu tinha aulas de manhã, de tarde e a noite. E eu estudei em uma universidade federal e nunca estudei em escola particular. Morei em república da universidade.E olha que não tinha Enem para ajudar. É uma questão de dedicação.
meu curso é integral tbem e dificulta bastante conseguir emprego / estágio. é triste
@@emmesombra378 tenta uma monitoria ou uma bolsa de extensão
Fiz Licenciatura plena em Matemática e Bacharel em Matemática pura ao mesmo tempo em 4 anos na UFRRJ.
Na República você tinha alimentação, não pegava transporte, todas as despesas pagas pelo governo?
@@claudecimendes nós tínhamos o RU onde o estudante paga um preço simbólico, na época, 0,25 centavos. Na República a moradia é gratuita, e cabe aos moradores as despesas extras como contas de telefone e energia elétrica e as despesas pessoais A água na cidade é de graça. No caso, a minha república era dentro do Campus, só usava transporte público quando tinha aulas na unidade do centro ou a noite na cidade vizinha. Mas todos os alunos podiam se candidatar a ser monitor ou a bolsas de pesquisa e extensão onde vc além de ter que manter uma média alta nas notas , recebia uma ajuda de custo.
Eu quero mt fazer R.I 🥺🥺 Fernanda mulhe de Deus fala sobre isso pra ajudar uma vestibulanda desesperada pfvr
Mais vídeos com a Fernanda!
Eu sei que vocês se esforçaram muito para explicar, mas continuo sem entender hahahahahahaha 🤣🤣🤣
-"Penetração e sexo"
2021, Seth
A idiota do Brasil se acabando a tal tão inteligente.
@@violeta5119 A vacina deixo pra te e se depois tu te fuder problema será apenas teu ok? Teu problema eu entendi. E com certeza política. Só um idiot inútillllllllllllllll gosta de políticos ok??????
@@guerreirocheyenne Não tenho problema político porque pra mim ela é como fezes, só muda as moscas. Na verdade, a maioria não entende de política e dois grupos a defende, os que ganham pra isso em dinheiro ou troca de favores e os idiotas úteis. Assim, o problema é seu que a associa em tudo que se fala. Dispenso suas zombarias e como o Sr. é muito esquisito, fique na sua que eu fico na minha , "zefini".
Fiz um intercâmbio numa universidade dos EUA por 3 semestres seguidos experiência incrível saudades NY
Desculpa a pergunta, mas como foi esse intercâmbio? Gastou relativamente bem nele?
Dúvida, dívida e, pra complicar ainda mais a vida do seu amigo, temos " divida", sem assento! Lol
Minha filha estudou a vida inteira em escola pública, não fez cursinho, e está agora na Universidade Federal, estudando relações internacionais. Obs. Próximo de casa,
Pq não é um curso muito concorrido! Agora se ela tivesse estudando medicina numa federal, eu iria estar surpreso.
Concorrido ou não... Parabéns👏🏼👏🏼👏🏼
@@Bill10Love bom, cheque as notas de corte. Nas grandes universidades, as notas são altíssimas. Em faculdades de esquina não são.
@@mateusramos9621 Verdade mas os alunos fodoes que vem das escolas particulares escolhem os cursos de medicina e engenharias e daí sobram os outros cursos para os alunos das escolas públicas 😂🤣
@@Bill10Love ridículo seu pensamento.
A graduação no Brasil ainda não forma bons profissionais, na sua maioria. O brasileiro aprende muito na prática. Então, no nosso sistema encontramos médicos recém formados que não sabem ver um osso quebrado no raio x. ( Experiência vivida quando um conhecido quebrou o pé). Mas isso é o que podemos ter por enquanto. Já está melhor do que já foi.
Acho que a prática é tudo
Meu filho tá fazendo Engenharia e ainda não consegui estágio
Mas a faculdade é mais teoria mesmo. Aulas práticas são mais de observação. Por isso existe a residência. A prática só com o tempo mesmo e vivência.
Isso aí não é culpa da universidade só não cara, uma galera é que tá nem aí mesmo pro curso, o faz mas não estuda e não o leva a sério, aí aprende porra nenhuma mesmo.
Houve no Brasil uma expansão desenfreada de cursos universitários privados por instituições não-filantrópicas, ou seja, o foco não é a educação, mas o lucro. Esse tipo de instituição nada de braçada enganando od jovens vendendo uma idéia de que eles serão formados bons profissionais, mas na realidade, estão só vendendo um canudo com pouquíssimo conteúdo. Por isso que sempre que de fala em exigir aprovação em exames nacionais, como Enade, após a formatura muitos reclamam, já que a maioria não passaria numa prova dessas...
conhecimento pratico e super importante, mas vcs entendem que pesquisa cientifica começa com uma teoria muito forte? e isso uma coisa que falta no Brasil, e muito raro ver pesquisas cientificas do Brasil terem destaque internacional .
No Brasil existe algo chamado máfia do diploma. A MAIOR parte das pessoas que se formam em Universidades particulares acabam trabalhando em areas que nao se exige diploma. Ou seja, as pessoas se formam em administracao, pedagogia, historia, direito e vao trabalhar como atendente, porteiro, telefonista... portanto, quem realmente ganha sao os donos de faculdades particulares. Eu estudei em faculdade publica e faculdade particular e a discrepância é absurda. Faculdades publicas sao cheias de ricos e classes media e as faculdades particulares sao cheias de pobres que trabalham o dia todo e estudam a noite. A politica de bolsas do governo tb privilegia os empresarios, pois acaba que o ensino é deficitario devido ao fato dos alunos virem de um ensino medio fraquíssimo e o diploma por si só não resolve nada. Sem falar nas burocracias que atrapalham os pobres que conseguem diploma. Aqui é exigido estágio de 1 ano na sua area pra que voce se forme, mas quando o cara se forma e vai procurar emprego, dizem que ele nao tem experiencia. Percebem o absurdo??? Entao pra que a obrigatoriedade do estagio?? E quem nao tem diploma, mas possui experiencia de 10 anos acaba nao sendo contratado por nao possuir diploma. É uma máfia planejada pra privilegiar os ricos, as corporações e algumas classes e grupos. E mesmo aqui no Brasil a percepcao das pessoas é muito distorcida da realidade. Tem gente de classe média que se considera pobre. Muita gente nao conhece a verdadeira realidade do país e as discussões sobre essa tema acabam sendo equivocadas e o povre de fato acaba nao sendo atendido. No fim, o pobre sempre é deixado pra trás e vai ficando pra trás e so se lascando. Por isso a quantidade de ricos aumenta (pq a classe media se torna rica em cima das politicas "para" os pobres ) e a desigualdade também.
O esporte universitario funciona porque a Universidade é tão cara q dando só a bolsa aos atletas, eles vendem os direitos de imagem por milhões, pra tv, videogame e fazem muito lucro. Os jogadores não ganham 1 dólar pra jogar e ficar batendo a cabeça e tendo concussões com frequencia. E essa é a única alernativa pra muitos, se chegar numa NBA, NFL a familia ta milionária, senão, conseguiu um diploma sem pagar. Queria enender como os estadunidenses conhecem tão pouco de geografia, pergunta onde é o Brasil que é um país grande com alguma relevancia, muitos não sabem. Tem que assistir mais Geography Now
Esse coisa de aluno de escola particular indo para universidade publica; isso nao acontece por injustiça social da criança, mas sim pq a escola particular e muita mais exigente academicamente que a escola publica. Sobre Harvard, la o problema não e poder pagar, mas sim ser aceito na univerdade. Se o aluno for aceito e nao poder pagar, Harvard da bolsa de estudos para a parte que o aluno nao puder pagar e em outras universidades nao e toda familia que juntou dinheiro por anos para mandar filhos para a universidade, na verdade isso e e minoria,, grande maioria entende que qd a pessoa faz 18 anos, ela tem que ir morar sozinha ou sair de casa e por tabela pagar a universidade por si mesma e por isso que o Eric falou algumas vezes no video de algumas pessoas se formando da universide e tendo dividas enormes.
Antes de VER vídeo grande alegria em 👍uma pergunta para o ERICK SAYADIN BLU você TAMBÉM leciona auguma matéria ou só estudou MESMO ...provavelmente vai passar essa pergunta 😁😁😁🇧🇷👍
Eu não entendi uma coisa. Os cursos de 5 anos nos EUA te dão título de mestre que nem é na Europa, e vc já poderia ir pra doutorado logo depois? Ou mestrado nos EUA é que no Brasil, que são 2 anos de pesquisa pura? As graduações no Brasil são tudo licenciatura ou bacharelado, independente da duração.
Caso cursos de 5 anos nos EUA deem título de mestrado, com um curso de engenharia no Brasil (5 anos) vc já poderia ir pra doutorado direto nos EUA (mesmo o diploma não dizendo que é mestrado no brasil, por mais que seja equivalente a um nos EUA)???
A universidade nos EUA no geral sao 4 anos. depois disso a pessoa pode ir para o Masters (Pos)seguindo o Phd(Doutorado). Tenho 2 amigos de falculdade que seguiram da Universidade para o Phd direto e isso durou 5 anos e eles dao aula em universidade agora, mas nao e todo mundo que consegue pq a pessoa precisa ter um desempenho academico muito forte e tambem depende do campo de estudo tb, mas grande maioria segue Undergrad=>Masters=>Phd
@@gami3917 Obrigado. Então é que nem no Brasil. Eu tô no doutorado já, mas sempre fiquei encucado com essas diferenças e equivalências.
Resumāo::1. No Brasil as melhores universidades são públicas. 2. Nas universidades públicas certos cursos são em tempo integral como Medicina, Odontologia, Engenharia, Arquitetura etc. 3.Cursos em tempo integral tende a afugentar os mais pobres porque impossibilita trabalhar e te porque a manutenção destes tipos de cursos são mais caras.4. O perfil socioeconômico do aluno da universidade pública vem mudando nos últimos 20 anos. Hoje cerca de 50% vem de escolas pubicas.
mas tem universidade pública e particular nos dois países. o negócio é que nos EUA as públicas tbem são pagas
@@emmesombra378 sim. Mas eu quis ressaltar que no Brasil as melhores são as públicas. Nos EUA não.
O acesso à Universidade pública no Brasil mudou muito. Há anos era mais acessível a quem estudava em escolas particulares e tinham mais chances de passar no Vestibular. Hoje tem cotas e pontuação extra para alunos de escolas públicas. Portanto é muito mais comum hoje vermos alunos de escolas públicas em universidades públicas. Além de cotas para negros e indígenas.
Tenho uma funcionária na farmácia que passou no curso de farmácia na UFG que é pública,mas com aulas de manhã e a tarde. Impossível ela estudar,pagar moradia e transporte sem trabalhar. Optou pela faculdade privada,por ser de aulas noturnas
@@EnylceCMNJayme Triste perder esta oportunidade! O ensino superior tem muito a avançar na garantia da permanência do estudante!
Só discordo da moça que falou que só quem estuda em escola particular consegue entrar na pública! No mesmo vídeo falaram da deputada de família humilde que estudou em Harvard! Brasileiro acha que o governo tem que dar tudo! Muitos aproveitam a oportunidade para não trabalhar ou para estudar de graça!
O que um brasileiro vai aprender diferente do que aprende aqui no Brasil?o estudo de lá não significa que tá liberado pra trabalhar aqui no Brasil e vise versa .O direito é diferente do direito daqui
Acho que ajudaria para quem quer fazer carreira lá.
Realmente em certas situações estudar no exterior e voltar para o Brasil e meio que perca de tempo.Alguem que estudo direito no EUA e querer advogar no Brasil nao vai acontecer ate pq o advogado no EUA ganha MUITO dinheiro e no Brasil nao e todo advogado que bem sucedido. No meu caso eu estudei no EUA, e uma vez fui transferido para um outro pais a trabalho e pediram minhas qualificações educacionais como o meu diploma. Cm era um diploma de universidade americana o visto de trabalho saiu no mesmo dia enquanto outros brasieiros que tinham feitos univerisadedas de ponta no Brasil demoravam 2 ou 3 semanas para ter o visto aprovado,
Seth, você lembrou de comprar leite condençado e chocolate para o brigadeiro?
E acho que o melhor é o que não te deixa endividado no final da formatura já com um rombo pra vc cobrir com seu primeiro emprego kkkk
Quem estuda pelo FIES aqui no Brasil também fica com dívidas que devem começar a pagar após concluir o curso.
@@claudecimendes a questão é que a realidade do FiES é recente na sociedade Brasileira. Vc tem auternativas para o FIES? Existem mas exigrm ônus.
Muito interessante
Não entendi muito bem....quanto tempo demora o minor e o major? E depois do major ainda não está formado?! Quais profissões ainda precisam ir para a school, como a law school?!
No Brasil existe a possibilidade sim de fazer matérias diversas de outros cursos (como ouvinte), mas é um processo chato e burocrático que depende de cartas de intenção e aprovação do diretor de ambas as faculdades. Também dá pra fazer a mobilidade interna (ir de um curso pra outro sem ter que fazer o enem), que facilita bastante pra quem muda de ideia no meio do caminho.
E sobre a cultura de jogos que o Eric citou, até existe dentro de jogos universitários (entre universidades) e atléticas (competições entre cursos), que tem essa tendência de reunir um monte de universitário bêbado em algum lugar distante por uma semana inteira quase. Isso sem contar os encontros de alunos, que só quem viveu sabe (dedo no cu e gritaria é uma frase que se encaixa bem aqui kk). Mas, dependendo da universidade/curso, participar dessas coisas é considerado um mico rsrs
Na Universidade que estudei pode se fazer qualquer matéria de qualquer curso é so se matrícular, desde que tenha vaga vc entra em qualquer disciplina desde que não tenha pré requisito ou vc ja tenha esse pré requisito e todos os cursos são de grade aberta com parte dos créditos sendo de matérias eletivas que podem ser optativas do seu curso ou de qualquer outro inclusive obrigatórias de outros cursos e é uma Universidade Federal (UnB )
@@adrianopaiva8096 Nossa! Legal! A minha universidade é federal tbm (UFPA) e pra participar uma matéria de outro curso é um processo tão grande que desisti kkk e não pode de qualquer curso, tem que ser um ligado a área original do discente. Tomara que futuramente deixem mais aberto que nem da UNB.
Seth como eh estudar em universidade quando mais velho? TEnho 40 anos, casada e filha de 2 anos. Penso em fazer uma faculdade aqui nos EUA. Vale a pena o sacrificio de ir pra uma universidade mais conceituada e mais cara ou tem outras opcoes bem aceitas e mais acessiveis?
Adoro!
Não existe sistema perfeito.
No Brasil muitas das injustiças do sistema são por que simplesmente não temos vagas suficientes em universidades públicas e muita gente não consegue pagar uma particular.
Em geral, para MIM, o melhor sistema é que as pessoas paguem por sua educação e o governo financie e dê bolsas dependendo da condição familiar.
Mesmo assim esse sistema tem problemas, justamente nos EUA, onde as dívidas por financiamento estudantil são enormes. De qualquer forma eu acho mais factível criar um sistema de regras para impedir isso do que qualquer outro.