Il Gattopardo e o fim da aristocracia
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- Nessa live vou fazer uma análise sobre o filme Il Gattopardo (O Leopardo), um épico do cinema italiano de 1963, baseado na obra de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. O filme é ambientado na Sicília durante a unificação da Itália no século XIX e fala sobre substituição de uma aristocracia católica tradicional pela nova burguesia.
Conheça a Comunidade Filosofia do Zero:
fdz.info/desc-...
Instagram: / guilhermefclfreire
Telegram: t.me/guilherme...
X: / guilhermefclfr
Site: professorguilh...
Login: comunidade.fil...
WhatsApp Equipe: fdz.info/equip...
WhatsApp Suporte: fdz.info/supor...
#ilgattopardo #cinema#cinemaitaliano #oleopardo #unificação #italia #aristocracia #catolicismo
"As mãos dos aristocratas atuais, parecem mais adequadas para segurar raquetes de tenis ou shakers para misturas de coquetéis do que espadas ou cetros"
- Julius Evola
Esse foi um dos muitos grandes clássicos do cinema que vi durante a pandemia. Recomendo pra quem assistir esse filme, que assista em sequência La Grande Illusion de Jean Renoir, onde é mostrado o resultado histórico de Il Gattopardo.
O diretor pegou o anel do duque, botou no dedo e falou “My name is Paul Muadib Atreides, Duke of Arrakis” e fez o filme. Minuto 52:30
O Łengua Mare é uma escola, com sede na Serra Gaúcha, que recupera e ensina a história e língua original dos vênetos, o povo que veio da atual Região do Vêneto na Itália para o Brasil no séc. XIX. Antes dos revolucionários franceses, o local de nossos imigrantes era uma nação, a República de Veneza, um estado de 1100 anos.
Sim ! Veneza foi a Republica Sereníssima e suas intituiçoes aristocraticas notavelmente estáveis o que contribuiu para a sua riqueza econômica por quase mil anos.
Tem um documentário sobre a lingua vêneta e testemunhos de alguns sobreviventes da época da unificaçao da Itália que causou miséria e impeliu os venetos à imigrar para o Brasil.
@@mdejoinville qual o nome do documentário?
Para aqueles que ainda não o assistiram, filme está disponível na plataforma Lumine.
.
Li o livro e assisto o filme sempre (tenho o Dvd): amo! Leio o livro e assisto sempre que posso. Não canso!
O filme é fiel ao livro?
Aula com inúmeras referências. Preciso dar replay.
Que aula, tinha que ir no senado mostrar isso
Guilherme parabéns e obrigada! Como é bom ouvi-lo em ampliar um pouquinho nosso conhecimento! Realmente muitos de nós não sabemos sobre a nossa verdadeira história, ou sabemos muito pouco sobre ela.
Nasci e moro em Caxias do Sul e vou morrer aqui, amo aqui. Sou descendente de italianos e sim, tu está certo em mencionar a parte imigrante/ gringa. Somos em maioria conservadores, não elegemos Eduardo Leite nem Lula nem a esquerda em geral. No máximo elegemos o centro para não permitir o PT e a esquerda no poder. Sim, a ala mais "gaúcha tradicionalista" é mais apegada ao progressismo (Porto Alegre e a fins). A serra gaúcha e boa parte do interior, incluindo a imigração alemã, tende à direita aqui
Graças a Deus, eu, gaúcha da fronteira, aqui "os chamados pelos duros" somos de esquerda! Na grande maioria! Pois acho que já nasci "gauche" na vida!
Luchino Visconti dirigiu o filme sobre o rei Ludwig II da Bavária com Romy Schneider interpretando a imperatriz Sissi (prima do rei)
Belo cenário. Continue gravando nesse local. Deus Vult.
Obrigada 🙏
Assisti a uns 30 anos atrás . Incrivel ! Ótimo filme. Gostei também de MALENA. Super interessante...
Downton Abbey da Netflix é uma história real sobre a aristocracia britânica. Alguém já assistiu ? Gostaria de ver o Guilherme comentando sobre esta série.
Burt Lancaster, o ator protagonista, com Caudia Cardinale e Alain Delon em "Il Gattopardo" de Luchino Visconti... FILMAÇO!
💪🙏🙏❣🇧🇷🇵🇹🇮🇱🇺🇸❣🙏🙏💪
Porque a bandeira de israel que propaga exterminios e ideias esquerdistas pelo mundo e tem a maior parada lgbt do mundo?
Obrigado!
Qual biografia de Alexandre o grande o senhor indica ?
Up
Melhor que isso. Leia a biografia do pai de Alexandre. Filipe II.
Salvador da Macedônia que estava prestes a ser destruída, criador da falange Macedônica, unificador da Grécia e que criou todas as instituições que permitiu o surgimento do Helenismo.
Ele recomenda o Vida Parelelas do Plutarco, esse livro em específico tem a biografia do Alexandre e do Júlio César, eu li e é muito boa.
Vidas paralelas @@gustavocarmo2500
Vidas paralelas do Plutarco, já aproveita e leva o Como se Tornar um Líder, do mesmo autor.
Luchino Visconti como diretor, perfeito.
De 1889 para cá, o Brasil foi só ladeira abaixo! O país tragédia!
A live/podcast do senso incomum sobre porque os vilões (do mundo real) atuais parecem com o Scar do Rei leão, também tevê a mesma colocação sobre as hienas.
Ops... Correção: Cor branca na bandeira francesa não foi o Napoleão quem introduziu. Foi " le" Marques de Lafayette...aquele mesmo da guerra civil americana, chamada independência ou revolução americana (sobrou piche e penas para muita gente nessa história).
Coloca os áudios das lives no spotify produção
Isso é meio assustador pq estava procurando esse filme pra assistir ontem.
É , mas eles sabem 😂
filme completo full HD no youtube com legenda: ruclips.net/video/0FEo0KlwdMg/видео.html
Vcs são feras 🤠✋️
Excelente
Vai ter uma serie sobre Gattopardo na Netflix
vi isso tb. vou começar pelo filme.
Guilherme, conseguiria indicar alguma biografia de Alexandre, o Grande?
Up
Cara ele sempre recomenda o Vida Paralelas do Plutarco, o livro é muito bom! Só escrever Vidas Paralelas Alexandre o Grande no google que acha.
Vivo também em Gotham, sem o Batman. Nossa República é um manicômio.
Se você for carioca, suburbano, vive num lugar muito pior que Gotham...
Guilherme, desculpa a pergunta fora do assunto, mas foi uma forma de perguntar... Vc tem algum livro para indicar que explica de uma maneira mais tranquila as 5 vias de São Tomás? (Já li "A Última Superstição" do Feser)
A história da filosofia do padre Copleston tem um capítulo sobre, é curto e direto
A Nobreza continua existindo, sendo uma aristocracia de sangue
Café gelado
Burt Lancaster e não Burt Reynolds.
Burt Lancaster
O meu sobrenome é “Gattopardo” ksks.
Contra tosse e rouquidão, xarope São João.
Cheguei atrasado 😭😭😭😭😭
A verdade é que a humanidade floresceu e populações de países ricos só tiveram qualidade de vida alta após a segunda guerra com o liberalismo economico. No seculo XIX as populações europeias viviam na pobreza e muita gente na miseria, tão tal a imigração altissima para as Americas, e uma parte menor para a Africa. O cidadão de país ricos só começou a viver bem, com segurança, saúde, e tudo mais, a partir de 1950. Não devemos confundir a riqueza de governos e força politica e militar, com a riqueza da população comum. É dificil para mim achar que os moldes antigos sejam os que melhorariam a situação economica e social atual, uma vez que a democracia esteve presente e até mesmo provocou a prosperidade em países desenvolvidos.
A ênfase dele não é a econômica, vc deve estar certo mesmo neste ponto. Mas este não deve ser o fim último da vida do ser humano. Essa noção foi se perdendo com as democracias liberais.
Jamais, os países só se desenvolveram com estado forte.
Fala meio mundo de merda e o pessoal escuta 😂
Muito lenta sua apresentação
Burt Lancaster