Faltando 9 dias pra encerrar o financiamento o projeto tem 116% do valor arrecadado. Que orgulho da comunidade brasileira. Espero que não nos decepcione igual a jambo
@@cesarvitorreistavares7360 só precisava de 100% mas ver que tá em 160% já é muito bom, espero que bata os 200% até o fim do catarse, quem sabe eles não investem mais no livro desse jeito.
@@Carlinhos-tx4cu Entendi,é muito foda ver o quão empenhado é animado tá o pessoal em apoiar esse projeto!! Principalmente um projeto nacional com tanto potencial!!
Para quem gostou da ideia de ver outros sistemas mas não conhece muito sobre o hobbie, aqui vai algumas sugestões (sinta-se livre pra usar se quiser Danael!): - Blades in the Dark; Um sistema ambientado num dark steampunk onde o sol foi destruído. Os jogadores assumem o papel de uma gangue de criminosos (contrabandistas, ladrões, assassinos, você escolhe) tentando crescer nessa cidade distópica. O sistema tem um foco muito grande em progressão, sendo lenta e recompensadora, mas, o grande diferencial é a liberdade que ele tras aos jogadores. Mesmo sendo um RPG baseado em grandes assaltos, o sistema de flashback permite que você gaste alguns pontos para simplesmente mudar a sequência de acontecimentos. "Ah, esqueci uma lanterna mestre. Vou usar um flashback e, na verdade, eu pedi pro fulano trazer pra mim." Ótimo sistema se você prefere campanhas focadas em narrativa. - Vampiro: A Máscara 5 Edição Esse já é mais popular, mas ainda sim, muita gente pode não conhecer. Puxando pra uma temática de terror urbano, os jogadores assumem o papel de vampiros modernos, presos numa teia de conspirações entre clãs e politicagens tão antigas quanto eles. A ideia do sistema é ser majoritariamente narrativista, então o sistema é bem simples e enfatisa bastante o drama pessoal. Como vampiro você é um monstro e vai cometer atos hediondos que podem te custar sua humanidade. Pessoalmente ele nào tem um sistema tão único e diferencial quanto o Blades, mas, o universo é extremamente rico, contando com incontáveis suplementos, livros de clã, outras linhagens e até mesmo jogos. Recentemente lançou um chamado Swansong, que é meio Detroit: Become Human, mas, se você quer mais ação, existe um Battle Royale gratuito chamado Bloodhunt. A todos que estão conhecendo o mundo do RPG recentemente, sejam bem vindos! Pode parecer meio intimidador a primeira vista, mas, garanto que não tem por que ce preocupar. A comunidade costuma ser muito bem receptiva de novatos e garanto que irão experiênciar incriveis aventuras com seus grupos.
eu fiquei muito interessado nesse sistema os criadores são muito criativos e o combate e criação de personagem pareceram incriveis, espero ansioso pelo lançamento
Só no sistema ele tem possibilidades de ficar popular ao lado dos gigantes da indústria. Mas no acabamento gráfico ele me encantou eu adorei as artes do produto físico e quero que lance a versão física para comprar.
Eu achei isso MUITO fantástico; já faz tempo que eu penso: , "puts, eu gosto de D&D, mas acho que seria muito mais foda se as habilidades fossem soltas inves de presas por classe" Ai eu vejo isso🙏🙏
Valeu por mostrar esse sistema Danael, eu também pretendo lançar um sistema de RPG no futuro, mas não com um mundo só o sistema, como monstros e armas, espero que quando eu lançar eu consiga te patrocinar ;)
Conheci Gaia é um tempo por causa de um amigo, é a proposta é genuinamente interessante e tem várias mecânicas novas pra RPG. Marquei já uma mesa entre minha party pra testarmos o beta!
Algumas filosofias que esse sistema adotou me lembra muito a de Pathfinder, principalmente a 2e. A alta customização de habilidades e a arbitrariedade baseada no seu personagem e muito menos na sorte dos dados. Fico feliz que outros sistemas estejam adotando esse modo, ainda mais um sistema brasileiro tão promissor.
Eu fico feliz de ver que um novo sistema desses é brasileiro e com o pouco que foi mostrado ele realmente parece interessante, eu não diria que sou o mais fodastico conhecedor de sistemas até pq até hoje só li ordem, e eu quero ler outros, pretendo eventualmente ler sobre D&D até pq eu já sei de core tudo sobre o sistema de Ordem e consegui fazer um combo de de 1,450 de media no SOQUINHO, e eu pretendo fazer combos agora em D&D, e depois de zerar D&D irei para GAIA, o fato do dano das armas ser fixo porém o que muda e o que te faz rolar o dano parece muito legal, definitivamente um sistema que quero aprender e jogar
Pessoalmente, em minha humilde opinião? Isso não é uma crítica ao sistema nem nada do tipo, mas... Ao menos do jeito que você transmitiu, parece ser o caso de alguém que não teve muita interação com sistemas além de D&D e CIA, e que ficou encantado com a ideia de um sistema sem classes, quando isso na realidade é algo mais comum do que parece. Godbound, FATE, Ars Magica, Blades in the Dark, 3D&T (Esse inclusive é Brasileiro também) são alguns exemplos de sistemas que não são baseados em classe, e que também dão uma boa quantia de liberdade em criação de personagem. Eu diria que Mighty Blade também tem uma boa quantia de customização, mas... Ele meio que tem classes... Não é tão restritivo quanto D&D eu acho, mas talvez ainda se encaixe, enfim (Também é brasileiro). Dito isso, agora eu espero ansiosamente pelo sistema, porquê não é todo o dia que se tem um RPG de mesa brasileiro em desenvolvimento, e a ideia narrativa por trás me agrada. Só não dou suporte financeiro agora, porquê tem muuuuito pouco detalhe sobre o sistema que realmente importaria para mim, e o que foi falado aqui é bem vago. Tho, quando lançar, provávelmente vou comprar. Se eu não jogar, ao menos vai ser mais material de leitura pra criar sistema. Edit: Agora que eu vi que tem uma pequena porção do livro com regras para playtest. Vou dar uma lida.
Espero que vc faça mais vídeos sobre o sistema e o cenário para divulgar ainda mais esse projeto. E eu queria mt ver uma mesa no canal, ou um resumo de uma mesa que vc tá jogando, seja de Gaia ou qualquer outro sistema.
eae danael, mano teu canal é mt top cara, analise narrativa e foda, uma obra q eu queria recomendar pra vc ler, é uma novel, que tem webtoon, porem eu prefiro a novel, q é the beginning after the end, e uma obra q eu particularmente gosto muito, e pra mim tem um dos melhores sistemas de mana de magia elemental e tals, nao sei se sou so eu q sou o louco de curtir pra krl esse sistema, seria dahora vc trazer uma analise, ou da historia e personagens, q sao mt bons, ou do sistema de poderes, e pah, teu canal é incrivel
Baixei o pdf que a equipe disponibilizou de graça no cartase deles. Dei uma lida e gostei demais! Infelizmente a minha mesa já tá no meio da campanha, então vamo terminar essa pra pensar ir em outra kk. E Danael, acho legal você dá uma olhada na editora Coisinha Verde. Eles fazem RPG's bem simples e vários RPG's solo e dá pra jogar de graça, é bem legal.
Adoro esse tipo de sistema e usei muito algumas dessas coisas num que fiz. No meu, são três tipos de "magias", as duas primeiras são de criação e a última é de manipular o que é real, tipo o conceito de magia comum e natural de Heats em Black clover. Tem a escura, que é mais ofensiva (causa dano, maldições e enfraquecimento), tem as brancas, que é magia de cura ou defesa (purificar, curar e criar barreiras), e por último a de círculo (que é runa com outro nome. Tem ainda dentro a fortificação, restrição do corpo físico/ou da magia do alvo e armadilha), essa última é ataque e defesa, ao mesmo tempo, tem 50/50 em ambos, mas que PRECISA de certo comporte/material ou objeto para ser usada e o elemento mágico só fornece combustível para ampliar o efeito do feitiço mesmo (tipo alquimia mesmo). Além das magias, tem uma habilidade física para quem quer ou não usa magia, que vc pode pegar três de for feitiço e quase infinitas se não for, mas vc só pode criar uma única para vc e o resto tem que encontrar no meio da aventura e ir treinando dias e dias até dominar, ou se quiser algo diferente tem as anomalias, que são uma alteração corporal única e hereditária (um tipo de mutante mágico). E ainda tem as etinias! Para cada uma, existe tem builds pré definidas, uma pá de linhagens ou feitiços já existentes, mas tem umas misturas loucas também e quanto mais específica é a magia ou habilidade/anomalia (criadas pelos players), mas forte ela pode ser. Além disso, tem um sistema próprio para obter a custo de algo importante para si um segundo feitiço/uma potencialização extra na magia ou misturar duas categorias, só para criar um feitiço muito pika e único dentro do RPG. Além de novokkk, o tema é bem incomum, mundo alternativo+steampunk+magia, isso é algo que possibilita quase tudo de mais legal na história e ter uma maleabilidade ótima para um RPG focado na aventura. O único problema, que eu tenho... é ser o único mestre do grupo e ter um sistema tão maleável e variado só para não poder me aventurar. É chato demais quanto usamos esses sistemas e só ficamos como mestres u .u)
Ou, um outro rpg muito maneiro que conheci recentemente foi o Dread of Night, que estava em financiamento coletivo até pouco tempo atrás e lançou agora. É um rpg dark fantasy focado em caçar monstros, em que cada classe do sistema é diretamente inspirada em uma obra de fantasia, como por exemplo o Accursed Ember (Dark Souls), o Monster Slayer (The Witcher) e o Wanderer (Shadow of the Colossus). Outra coisa legal é que ele é um sistema que não usa o modelo do "sistema D20", e sim o "powered by apocalypse", q é um modelo de sistemas mais narrativistas e com regras mais propositalmente vagas, mas ele consegue pegar isso e fazer um sistema focado em combate e exploração, e acabou ficando bem dahora, com habilidades que você mesmo pode criar e modificar.
@@jpsouza8731 Basicamente você faz um teste de Arcane, e dependendo do seu nível de sucesso você pode escolher um efeito listado e uma certa quantia de Tags (o sistema funciona inteiro através de Tags, que descrevem quase tudo, de equipamentos a inimigos). Os efeitos são propositalmente genéricos e meio vagos, porque é a combinação deles com as tags que vão dar o "flavour" da magia, bem como a sua descrição. Por exemplo, se escolher o efeito de "Harm", que dá dano, e pegar as Tags de Fire, Area e Far, você meio que cria uma bola de fogo (supondo que o seu teste de Arcane foi alto o suficiente pra permitir que você escolha as tags supracitados). Ou seja, você meio que cria a magia ao vivasso no momento que você casta ela. Todos os personagens em teoria podem usar magia, mas devem escolher um dos 4 tipos (hex, divination, ilusion e warding) pra terem acesso, mas, como o sistema é propositalmente mais vago e narrativista, o que define de fato se você pode usar magia é sua backstory e suas conversas com o mestre. Se a sua classe for do tipo Mage, Hybrid (que contenha mage, tipo o Plague Doctor que é Mage/Rogue) ou All-rounder, você não precisa escolher um tipo de magia pra ter, você pode usar qualquer um dos 4.
Fiquei muito feliz ao ver um vídeo falando sobre esse projeto, isso só mostra que os brasileiros tem um potencial incrível para tudo, tanto que também estou criando um sistema independente com visual e tudo mais e estava me inspirando em tormenta, Ordem Paranormal e esse projeto de Gaia, inclusive, na minha concepção, esse Rpg de Gaia é muito melhor em relação ao Ordem em questão de ser fácil para pessoas que não entendem nada de Rpg, mas enfim, ótimo vídeo.
Lembro um pouco do meu sistema, até a parte de tentar facilitar pra ser intuitivo e tals, a única diferença é que o meu não tá preso em temática e foi pras minhas mesas.
Parabéns, junto das suas indicações, agora tenho 3 sistemas que não tive oportunidade de jogar e mestrar, que eu quero MUITO, esse do vídeo, o do OP RPG, e Som das 6. Inclusive, tu conhece Som Das 6? Também é RPG nacional, de velho oeste, baseado em d6, eu achei ele mega interessante
O vídeo ficou maneiro! Realmente gostei das novos ideias que esse RPG trouxe! O resto do meu comentário não é nada com nada, mas até agora eu nunca joguei um RPG de mesa, de fato, só fiquei sabendo do Tormenta RPG, que também é criado por Brasileiros, num evento da escola e tipo, nem era o horário normal, os caras deram um jeito de encaixar um horário no sábado só pra fazer isso kkkk mas não era simplesmente jogar, já que tinha gente que nunca fez isso na vida (ou só se inscreveu por falta de opção mesmo, sla). Então a gente ficou umas 3 horas só pra fazer a ficha do personagem, sendo que o tempo que a gente tinha era só 2 horas. Então basicamente não deu e é isso ai minha experiência com RPG até agora 😅
Para quem comba, esse sistema vai ser maravilhoso. E o método de """upar""" dele é o de milestone que eu uso muito quando mestrando. Porém a próxima mesa vou usar a de XP. Ja estou criado ela. Só vou lançar depois da minha que esse ano faz 2 anos. Esse sistema de combate é interessante, não fica aquele negócio de combar para lançar 8mil dados ao mesmo tempo.
eu jogo rpg e é muito diferente a gente segue uma historia igual um anime, no meu grupo de rpg a gente tem varios tipos como: one piece, League of legends, jojo e alguns outros mas a gente fica criando tudo do zero. Por isso eu gosto de Rpg de mesa
Po tem um jogo br que faz exatamente isso de ser bom pra novos e velhos jogadores, mas é bem desconhecido. Regras & Improvisos o nome. Ele é muito foda pq pode jogar com carta, com dados, com moeda, qualquer objeto de sorte. E também ele meio que tu cria tua classe, ele te dá uns parâmetro pra isso.
Eu já cheguei a pensar num sistema q as habilidades de classe são livres para serem escolhidas e vc meio q montar a sua própria classe. Fico feliz de ver q tem mais gente fazendo sistema com a mesma ideia. Só quero ver como vai ficar o sistema de magia, pq se for magia vanciana eu juro q vou -cometer crimes de guerra- ficar muito triste.
Oi, eu não sei se eu deveria colocar isso aqui, mas, eu também estou escrevendo um tipo de "sistema High fantasy" ou algo do tipo, só que não é um "jogo" tem mecânicas de jogo e algumas semelhanças, porém eu não quero que seja restrito a um jogo eu quero que seja "orgânico", enfim, a história é a seguinte, em 20XX aconteceu um cataclisma/apocalipse(+ ou -) no Planeta Terra, o mundo foi imundado de Mana(Energia Mágica), e várias partes de outros mundos se chocaram com o nosso(basicamente um crossover), tem Raças, Sub-Raças, Lv, Habilidades, "Soft Magic (Habilidades)", "Hard Magic(Fórmulas Mágicas/Feitiços)" e tecnologia mágica(em desenvolvimento), isso e muito mais, eu não tenho muita prática em construção de mundo é o que eu estou criando não pode ser convertido em um jogo(Algumas mecânicas podem) por isso eu não acho que ninguém vai se interessar ou me ajudar pois pra mim é apenas um hobbie.
Aproveitar o assunto do vídeo e recomendar um bem desconhecido "Anima: Beyond Fantasy" um sistema d100 bem complexo e bem feito, com uma lore INCRIVEL pra Gaia (cenário do RPG) um rpg espanhol e so achei tradução pra espanhol e ingles, mas quem sabe eu recomendo muito ler. o daora é que ele é tão livre, que tu pode fazer um artista marcial que luta capoeira e usa magia de ilusão No caso de magia, tu usa ela de forma bem diferente de outros RPG, tu pode carregar tua magia pra lançar umas 100 magias de uma vez
É de fato diferente, porém eu ainda defendo que os jogos de OSR são os melhores jogos introdutórios. Na minha opinião quanto MENOS regras, mais fácil, principalmente para o mestre novato
Como você consegue achar tantos RPGs diversos? Tipo, eu pesquiso na Net e não acho nada, e no lugar onde moro vulgo Brasil não se acha esse tipo de coisa em qualquer lugar... Amei o vídeo, seus vídeos me cativam muito por conta do modo que você narra o vídeo, gostaria de poder financiar, mas nem entrei no trabalho de meio período aindakkkk (tenho 16 anos só pra deixar claro)
Boa noite meu consagrado, o apoio minimo é de 15 reais e já da acesso a muito conteudo! Além disse tem o Manual de Demonstração. Se quiser, faço o convite para entrar em nosso Discord, vamos te receber de braços aberto!
Eu tô muito tentado a ver esse sistema, a única coisa q n me satisfez nele foi usar apenas um dado como rolagem básica, se eu n me engano é 1d12 né? Os sistemas mais modernos estão optando por usar 2 dados, pelo menos, pra poder criar uma "curva normal".
Ja tava de olho nesse sistema a um tempo, normalmente quando vou jogar um RPG eu mesmo crio meus sistemas, mas deve ser muito interessante jogar um já criado, poupa muito tempo. É pelo que eu estava vendo do Gaia, ele é um sistema muito bom.
Sempre quis fazer parte de uma mesa de rpg mas eu não conheço ninguém que jogue ou saiba o que é. então se tiver alguém que esteja disposto a me ensinar ficaria grato
Sempre quis entrar no mundo dos rpg e jogar sóque nimguém da minha Cidade dever saber oque é isso, e eu nunca teria condição de comprar um tabuleiro :(
Faltando 9 dias pra encerrar o financiamento o projeto tem 116% do valor arrecadado. Que orgulho da comunidade brasileira.
Espero que não nos decepcione igual a jambo
Não vai
Agora tá em 160%
@@Carlinhos-tx4cu Precisa de quantos por cento?
@@cesarvitorreistavares7360 só precisava de 100% mas ver que tá em 160% já é muito bom, espero que bata os 200% até o fim do catarse, quem sabe eles não investem mais no livro desse jeito.
@@Carlinhos-tx4cu Entendi,é muito foda ver o quão empenhado é animado tá o pessoal em apoiar esse projeto!! Principalmente um projeto nacional com tanto potencial!!
Para quem gostou da ideia de ver outros sistemas mas não conhece muito sobre o hobbie, aqui vai algumas sugestões (sinta-se livre pra usar se quiser Danael!):
- Blades in the Dark; Um sistema ambientado num dark steampunk onde o sol foi destruído. Os jogadores assumem o papel de uma gangue de criminosos (contrabandistas, ladrões, assassinos, você escolhe) tentando crescer nessa cidade distópica.
O sistema tem um foco muito grande em progressão, sendo lenta e recompensadora, mas, o grande diferencial é a liberdade que ele tras aos jogadores. Mesmo sendo um RPG baseado em grandes assaltos, o sistema de flashback permite que você gaste alguns pontos para simplesmente mudar a sequência de acontecimentos.
"Ah, esqueci uma lanterna mestre. Vou usar um flashback e, na verdade, eu pedi pro fulano trazer pra mim."
Ótimo sistema se você prefere campanhas focadas em narrativa.
- Vampiro: A Máscara 5 Edição
Esse já é mais popular, mas ainda sim, muita gente pode não conhecer.
Puxando pra uma temática de terror urbano, os jogadores assumem o papel de vampiros modernos, presos numa teia de conspirações entre clãs e politicagens tão antigas quanto eles.
A ideia do sistema é ser majoritariamente narrativista, então o sistema é bem simples e enfatisa bastante o drama pessoal. Como vampiro você é um monstro e vai cometer atos hediondos que podem te custar sua humanidade.
Pessoalmente ele nào tem um sistema tão único e diferencial quanto o Blades, mas, o universo é extremamente rico, contando com incontáveis suplementos, livros de clã, outras linhagens e até mesmo jogos. Recentemente lançou um chamado Swansong, que é meio Detroit: Become Human, mas, se você quer mais ação, existe um Battle Royale gratuito chamado Bloodhunt.
A todos que estão conhecendo o mundo do RPG recentemente, sejam bem vindos! Pode parecer meio intimidador a primeira vista, mas, garanto que não tem por que ce preocupar. A comunidade costuma ser muito bem receptiva de novatos e garanto que irão experiênciar incriveis aventuras com seus grupos.
E tem outros rpgs que se passam no mesmo universo que vampiro
Mito
Nada melhor pra um dia ficar melhor do q ter vídeo novo do Danael
eu fiquei muito interessado nesse sistema os criadores são muito criativos e o combate e criação de personagem pareceram incriveis, espero ansioso pelo lançamento
Danael, a expressão "sopro de ar fresco" é melhor traduzida pra algo como "suspiro de alívio" kkkk
Não exatamente, suspiro de alivio ñ é uma sensação como "sopro de ar fresco", mas dependendo, funciona
acho que ta mais pra "respirar novos ares"
Eu sempre achei a expressão "sopro de ar fresco" bem intuitiva, nem sabia que poucas pessoas usavam
Pior que eu nem conheço em inglês, mas entendi o sentido da traduzida. Então acho que encaixa bem.
@@MarinhOfoda eu ainda tô em choque em descobrir que as pessoas não usam isso com frequência
Danael, muito obrigado por falar de Gaia, eu já tô apoiando o pessoal a um tempo e fico feliz por você ter falado sobre o projeto, valeu dms
Só no sistema ele tem possibilidades de ficar popular ao lado dos gigantes da indústria.
Mas no acabamento gráfico ele me encantou eu adorei as artes do produto físico e quero que lance a versão física para comprar.
Eu achei isso MUITO fantástico; já faz tempo que eu penso: ,
"puts, eu gosto de D&D, mas acho que seria muito mais foda se as habilidades fossem soltas inves de presas por classe"
Ai eu vejo isso🙏🙏
Eu já penso o contrário, eu acho muito ruim habilidade solta
Tem o ABEA
Vídeo muito bom, poderia trazer mais vídeos sobre o sistema e cenário??
Valeu por mostrar esse sistema Danael, eu também pretendo lançar um sistema de RPG no futuro, mas não com um mundo só o sistema, como monstros e armas, espero que quando eu lançar eu consiga te patrocinar ;)
Foi meio do nada você tá fazendo um vídeo desse sistema
Foi uma boa surpresa, eu gostei muito desse sistema :)
por favor traga mais videos de rpg pro canal to achando maravilhoso
Conheci Gaia é um tempo por causa de um amigo, é a proposta é genuinamente interessante e tem várias mecânicas novas pra RPG. Marquei já uma mesa entre minha party pra testarmos o beta!
mano eu achei esse sistema muito interessante vlh, vc tem muita mais liberdade de criar o personagem q vc quiser
Algumas filosofias que esse sistema adotou me lembra muito a de Pathfinder, principalmente a 2e. A alta customização de habilidades e a arbitrariedade baseada no seu personagem e muito menos na sorte dos dados. Fico feliz que outros sistemas estejam adotando esse modo, ainda mais um sistema brasileiro tão promissor.
Faz um vídeo sobre a história dos RPGs de mesa! ❤
Eu fico feliz de ver que um novo sistema desses é brasileiro e com o pouco que foi mostrado ele realmente parece interessante, eu não diria que sou o mais fodastico conhecedor de sistemas até pq até hoje só li ordem, e eu quero ler outros, pretendo eventualmente ler sobre D&D até pq eu já sei de core tudo sobre o sistema de Ordem e consegui fazer um combo de de 1,450 de media no SOQUINHO, e eu pretendo fazer combos agora em D&D, e depois de zerar D&D irei para GAIA, o fato do dano das armas ser fixo porém o que muda e o que te faz rolar o dano parece muito legal, definitivamente um sistema que quero aprender e jogar
gaia tem os mesmos conceitos de um Sistema Próprio que eu fiz, agora posso apoiar uma produção me sentido como se fosse o meu! Rsrsrs.
Financiei esse Projeto com vontade. Maravilhoso
O mano, faz um vídeo sobre ordem paranormal, seria dahora tu falar da obra.
Eu amei, meu sonho de fazer uma mesa onde todo mundo um bando de Comum para heroi.
Imagina:
TOBIAS O PADEIRO LADINO
CLEITON CARTEIRO MAGO
Tem o Abea
Parabéns Danael Fernandes. Você me hypou para um RPG DE MESA. Uma puta conquista
Pessoalmente, em minha humilde opinião?
Isso não é uma crítica ao sistema nem nada do tipo, mas... Ao menos do jeito que você transmitiu, parece ser o caso de alguém que não teve muita interação com sistemas além de D&D e CIA, e que ficou encantado com a ideia de um sistema sem classes, quando isso na realidade é algo mais comum do que parece.
Godbound, FATE, Ars Magica, Blades in the Dark, 3D&T (Esse inclusive é Brasileiro também) são alguns exemplos de sistemas que não são baseados em classe, e que também dão uma boa quantia de liberdade em criação de personagem. Eu diria que Mighty Blade também tem uma boa quantia de customização, mas... Ele meio que tem classes... Não é tão restritivo quanto D&D eu acho, mas talvez ainda se encaixe, enfim (Também é brasileiro).
Dito isso, agora eu espero ansiosamente pelo sistema, porquê não é todo o dia que se tem um RPG de mesa brasileiro em desenvolvimento, e a ideia narrativa por trás me agrada.
Só não dou suporte financeiro agora, porquê tem muuuuito pouco detalhe sobre o sistema que realmente importaria para mim, e o que foi falado aqui é bem vago.
Tho, quando lançar, provávelmente vou comprar. Se eu não jogar, ao menos vai ser mais material de leitura pra criar sistema.
Edit: Agora que eu vi que tem uma pequena porção do livro com regras para playtest. Vou dar uma lida.
3D&T imediatamente vem na minha cabeça quando eu penso em sistema sem classe. Tenho muita vontade de jogar uma campanha direito nele.
Eeeeeu joguei bastante o playtest e amei, tô indo contribuir kkkk
Espero que vc faça mais vídeos sobre o sistema e o cenário para divulgar ainda mais esse projeto. E eu queria mt ver uma mesa no canal, ou um resumo de uma mesa que vc tá jogando, seja de Gaia ou qualquer outro sistema.
Salve Danael. Queria pedir uma analise da primeira temporada de True detective e The Sinner. As primeiras temporadas.
O checka o som das seis um sistema de faroeste base d6
Tem uma campanha bem grande br no sistema chamada sacramento do calango
Kkkkkk, não vi nenhum vídeo ainda, simplismente gostei da vibe que passa e me inscrevi.
bora fazer petição pro danael fazer live de rpg
que daora isso, acho muito divertido criar personagens
eae danael, mano teu canal é mt top cara, analise narrativa e foda, uma obra q eu queria recomendar pra vc ler, é uma novel, que tem webtoon, porem eu prefiro a novel, q é the beginning after the end, e uma obra q eu particularmente gosto muito, e pra mim tem um dos melhores sistemas de mana de magia elemental e tals, nao sei se sou so eu q sou o louco de curtir pra krl esse sistema, seria dahora vc trazer uma analise, ou da historia e personagens, q sao mt bons, ou do sistema de poderes, e pah, teu canal é incrivel
Baixei o pdf que a equipe disponibilizou de graça no cartase deles. Dei uma lida e gostei demais! Infelizmente a minha mesa já tá no meio da campanha, então vamo terminar essa pra pensar ir em outra kk.
E Danael, acho legal você dá uma olhada na editora Coisinha Verde. Eles fazem RPG's bem simples e vários RPG's solo e dá pra jogar de graça, é bem legal.
Adoro esse tipo de sistema e usei muito algumas dessas coisas num que fiz. No meu, são três tipos de "magias", as duas primeiras são de criação e a última é de manipular o que é real, tipo o conceito de magia comum e natural de Heats em Black clover. Tem a escura, que é mais ofensiva (causa dano, maldições e enfraquecimento), tem as brancas, que é magia de cura ou defesa (purificar, curar e criar barreiras), e por último a de círculo (que é runa com outro nome. Tem ainda dentro a fortificação, restrição do corpo físico/ou da magia do alvo e armadilha), essa última é ataque e defesa, ao mesmo tempo, tem 50/50 em ambos, mas que PRECISA de certo comporte/material ou objeto para ser usada e o elemento mágico só fornece combustível para ampliar o efeito do feitiço mesmo (tipo alquimia mesmo). Além das magias, tem uma habilidade física para quem quer ou não usa magia, que vc pode pegar três de for feitiço e quase infinitas se não for, mas vc só pode criar uma única para vc e o resto tem que encontrar no meio da aventura e ir treinando dias e dias até dominar, ou se quiser algo diferente tem as anomalias, que são uma alteração corporal única e hereditária (um tipo de mutante mágico). E ainda tem as etinias! Para cada uma, existe tem builds pré definidas, uma pá de linhagens ou feitiços já existentes, mas tem umas misturas loucas também e quanto mais específica é a magia ou habilidade/anomalia (criadas pelos players), mas forte ela pode ser. Além disso, tem um sistema próprio para obter a custo de algo importante para si um segundo feitiço/uma potencialização extra na magia ou misturar duas categorias, só para criar um feitiço muito pika e único dentro do RPG. Além de novokkk, o tema é bem incomum, mundo alternativo+steampunk+magia, isso é algo que possibilita quase tudo de mais legal na história e ter uma maleabilidade ótima para um RPG focado na aventura. O único problema, que eu tenho... é ser o único mestre do grupo e ter um sistema tão maleável e variado só para não poder me aventurar.
É chato demais quanto usamos esses sistemas e só ficamos como mestres u .u)
Ah pronto agora eu preciso desembolsar dinheiro com o agiota pra pegar esse sistema
Ei Man fala de Lancer, um RPG de Mesa de Mecha
Apoiado.
Ou, um outro rpg muito maneiro que conheci recentemente foi o Dread of Night, que estava em financiamento coletivo até pouco tempo atrás e lançou agora. É um rpg dark fantasy focado em caçar monstros, em que cada classe do sistema é diretamente inspirada em uma obra de fantasia, como por exemplo o Accursed Ember (Dark Souls), o Monster Slayer (The Witcher) e o Wanderer (Shadow of the Colossus). Outra coisa legal é que ele é um sistema que não usa o modelo do "sistema D20", e sim o "powered by apocalypse", q é um modelo de sistemas mais narrativistas e com regras mais propositalmente vagas, mas ele consegue pegar isso e fazer um sistema focado em combate e exploração, e acabou ficando bem dahora, com habilidades que você mesmo pode criar e modificar.
Pode me dar link do pdf, se possivel?
@@jpsouza8731 drive.google.com/file/d/1iQ53AaslnbbIuHjNUpNOMo-JUitbNXQw/view?usp=sharing
lembrando q meio q tá em Beta ainda, então tem alguns errinhos em algumas coisas
@@vitorbatista1422 cara, você pode me explicar o funcionamento de magia que o jogo têm?
@@jpsouza8731 Basicamente você faz um teste de Arcane, e dependendo do seu nível de sucesso você pode escolher um efeito listado e uma certa quantia de Tags (o sistema funciona inteiro através de Tags, que descrevem quase tudo, de equipamentos a inimigos). Os efeitos são propositalmente genéricos e meio vagos, porque é a combinação deles com as tags que vão dar o "flavour" da magia, bem como a sua descrição. Por exemplo, se escolher o efeito de "Harm", que dá dano, e pegar as Tags de Fire, Area e Far, você meio que cria uma bola de fogo (supondo que o seu teste de Arcane foi alto o suficiente pra permitir que você escolha as tags supracitados). Ou seja, você meio que cria a magia ao vivasso no momento que você casta ela. Todos os personagens em teoria podem usar magia, mas devem escolher um dos 4 tipos (hex, divination, ilusion e warding) pra terem acesso, mas, como o sistema é propositalmente mais vago e narrativista, o que define de fato se você pode usar magia é sua backstory e suas conversas com o mestre. Se a sua classe for do tipo Mage, Hybrid (que contenha mage, tipo o Plague Doctor que é Mage/Rogue) ou All-rounder, você não precisa escolher um tipo de magia pra ter, você pode usar qualquer um dos 4.
Isso me lembra Divinity OS2, vc pode misturar todas as buids pra criar e combar classes e criar aberrações de misturas de danos diferentes
Fiquei muito feliz ao ver um vídeo falando sobre esse projeto, isso só mostra que os brasileiros tem um potencial incrível para tudo, tanto que também estou criando um sistema independente com visual e tudo mais e estava me inspirando em tormenta, Ordem Paranormal e esse projeto de Gaia, inclusive, na minha concepção, esse Rpg de Gaia é muito melhor em relação ao Ordem em questão de ser fácil para pessoas que não entendem nada de Rpg, mas enfim, ótimo vídeo.
MANO.. PQP.. UM PATH OF EXILE DE RPG DE MESA.. MANO.. AMEI..
Mas não tenho com quem jogar :(
Nossa esse sistema é um sonho!!! Sempre combo vampiro a máscara burlando as regra, que nesse sistema é a regra! O plus é ser BR
esse sistema caiu como uma luva pra campanha de uma amg minha, valeuzão danael
enquanto gaia não está pronta, tem um sistema de fantasia, também brasileiro, chamado mighty blade, super recomendo
Lembro um pouco do meu sistema, até a parte de tentar facilitar pra ser intuitivo e tals, a única diferença é que o meu não tá preso em temática e foi pras minhas mesas.
Eu mestro para meu amigos com sistema propio. Tanto eles quanto eu gostamos bastante pela liberdade de build. Por isso achei legal esse ai
Parabéns, junto das suas indicações, agora tenho 3 sistemas que não tive oportunidade de jogar e mestrar, que eu quero MUITO, esse do vídeo, o do OP RPG, e Som das 6. Inclusive, tu conhece Som Das 6? Também é RPG nacional, de velho oeste, baseado em d6, eu achei ele mega interessante
depois de uns anos em D&D, um sistema desse jeito parece coisa de louco. queria ter apoiadokk
O vídeo ficou maneiro! Realmente gostei das novos ideias que esse RPG trouxe!
O resto do meu comentário não é nada com nada, mas até agora eu nunca joguei um RPG de mesa, de fato, só fiquei sabendo do Tormenta RPG, que também é criado por Brasileiros, num evento da escola e tipo, nem era o horário normal, os caras deram um jeito de encaixar um horário no sábado só pra fazer isso kkkk mas não era simplesmente jogar, já que tinha gente que nunca fez isso na vida (ou só se inscreveu por falta de opção mesmo, sla). Então a gente ficou umas 3 horas só pra fazer a ficha do personagem, sendo que o tempo que a gente tinha era só 2 horas. Então basicamente não deu e é isso ai minha experiência com RPG até agora 😅
Danaeeelll fala sobre histórias que tem o tema de vingança, se é ultrapassado e oq vc achaaa
Obrigado Danael amigo, você é um amigo
os gifs de Dragons dogma fazem muito sentido com as builds do gaia
Tem o skyfall, mano, que é brasileiro tbm
Você já leu 1984? De George orwell
Queria poder apoiar eles, infelizmente grana ta foda mas achei mt interessante o sistema
Eu tinha visto esse sistema no Catarse, e ia apoiar.
Assistindo seu vídeo me fez me arrepender em não ter apoiado.
Para quem comba, esse sistema vai ser maravilhoso.
E o método de """upar""" dele é o de milestone que eu uso muito quando mestrando.
Porém a próxima mesa vou usar a de XP. Ja estou criado ela. Só vou lançar depois da minha que esse ano faz 2 anos.
Esse sistema de combate é interessante, não fica aquele negócio de combar para lançar 8mil dados ao mesmo tempo.
achei bem interessante e por estar sendo ainda feito acho bem mais legal ainda
eu jogo rpg e é muito diferente a gente segue uma historia igual um anime, no meu grupo de rpg a gente tem varios tipos como: one piece, League of legends, jojo e alguns outros mas a gente fica criando tudo do zero. Por isso eu gosto de Rpg de mesa
Po tem um jogo br que faz exatamente isso de ser bom pra novos e velhos jogadores, mas é bem desconhecido. Regras & Improvisos o nome. Ele é muito foda pq pode jogar com carta, com dados, com moeda, qualquer objeto de sorte. E também ele meio que tu cria tua classe, ele te dá uns parâmetro pra isso.
Eu já cheguei a pensar num sistema q as habilidades de classe são livres para serem escolhidas e vc meio q montar a sua própria classe. Fico feliz de ver q tem mais gente fazendo sistema com a mesma ideia. Só quero ver como vai ficar o sistema de magia, pq se for magia vanciana eu juro q vou -cometer crimes de guerra- ficar muito triste.
Oi, eu não sei se eu deveria colocar isso aqui, mas, eu também estou escrevendo um tipo de "sistema High fantasy" ou algo do tipo, só que não é um "jogo" tem mecânicas de jogo e algumas semelhanças, porém eu não quero que seja restrito a um jogo eu quero que seja "orgânico", enfim, a história é a seguinte, em 20XX aconteceu um cataclisma/apocalipse(+ ou -) no Planeta Terra, o mundo foi imundado de Mana(Energia Mágica), e várias partes de outros mundos se chocaram com o nosso(basicamente um crossover), tem Raças, Sub-Raças, Lv, Habilidades, "Soft Magic (Habilidades)", "Hard Magic(Fórmulas Mágicas/Feitiços)" e tecnologia mágica(em desenvolvimento), isso e muito mais, eu não tenho muita prática em construção de mundo é o que eu estou criando não pode ser convertido em um jogo(Algumas mecânicas podem) por isso eu não acho que ninguém vai se interessar ou me ajudar pois pra mim é apenas um hobbie.
Isso vai me ser muito útil, eu tô fazendo um sistema sem nunca ter jogado RPG na vida, sucesso na certakkkkkkk
Um rpg que eu achei um pouco diferente e um de hollow knight que a fandom criou. Eu recomendo mas tá todo em inglês.
Tinha um cargo la que custava 3.000 reais???? 9:17
Man albion segue exatamente isso. Jogando aqui
Aproveitar o assunto do vídeo e recomendar um bem desconhecido
"Anima: Beyond Fantasy"
um sistema d100 bem complexo e bem feito, com uma lore INCRIVEL pra Gaia (cenário do RPG)
um rpg espanhol e so achei tradução pra espanhol e ingles, mas quem sabe eu recomendo muito ler.
o daora é que ele é tão livre, que tu pode fazer um artista marcial que luta capoeira e usa magia de ilusão
No caso de magia, tu usa ela de forma bem diferente de outros RPG, tu pode carregar tua magia pra lançar umas 100 magias de uma vez
multiclasse sem xp, um mestres de D&D vão amar
Eu costumo jogar com uma ficha editada feita por cima da ficha de Vampiro A Máscara porque é uma ficha pequena
Eu como combeiro, amei esse sistema, amo essa liberdade e fantasia exagerada
Meu sonho é quando meu sistema for publicado pessoas como vc apoiarem
Só fico triste de pensar que nunca vou jogar isso, conseguir grupo de RPG é pior que tortura medieval é impossível
Fez um vídeo de ordem paranormal
Então, esse sistema é basicamente um casamento entre Eberron e GURPS, fantástico.
Aeeeeeew!!!
Danael falando de RPG!!!!
O foda que eu tô com vontade de jogar agora
Muito lento señor Dañel Gomez, eu já apoiei esse projeto ( ͡°³ ͡°)
Gaia me lembro Dark Souls que eu comecei de feiticeiro e terminei com a build mais força possível (coisa de 87/99 N lembro)
Ate onde eu sei a expreção "sopro de ar fresco" existe sim em portugues
Mano tu conhece alguma coisa mais futurista como Warhammer 40k ou Dropzone Commander.
É de fato diferente, porém eu ainda defendo que os jogos de OSR são os melhores jogos introdutórios.
Na minha opinião quanto MENOS regras, mais fácil, principalmente para o mestre novato
Vai comentar os capítulos extras de Totsukuni no Shoujo?
Esses caminhos são semelhantes ao sistema de Lord Of The Mysteries
Sei que tá atrasado mais, parabéns pelos 69 mil inscritos : )
Vou falar que esse sistema é lindo mesmo. Mas os caminhos avançados............
Tudo será respondido nos Caminhos Avançados, relaxa.
@@AirtonTerres olha, um dev!
Esse é o sistema do albion online vey
como se é cinesta/escritor fala sobre a criação de um cenario de rpg pra mestres iniciantes
Como você consegue achar tantos RPGs diversos? Tipo, eu pesquiso na Net e não acho nada, e no lugar onde moro vulgo Brasil não se acha esse tipo de coisa em qualquer lugar... Amei o vídeo, seus vídeos me cativam muito por conta do modo que você narra o vídeo, gostaria de poder financiar, mas nem entrei no trabalho de meio período aindakkkk (tenho 16 anos só pra deixar claro)
Boa noite meu consagrado, o apoio minimo é de 15 reais e já da acesso a muito conteudo! Além disse tem o Manual de Demonstração. Se quiser, faço o convite para entrar em nosso Discord, vamos te receber de braços aberto!
Gaia agora: bateu todas as metas possiveis até metas extras e os cara vão fazer um proximo catarse com coisas novas e o krl a 4
Eu tô muito tentado a ver esse sistema, a única coisa q n me satisfez nele foi usar apenas um dado como rolagem básica, se eu n me engano é 1d12 né? Os sistemas mais modernos estão optando por usar 2 dados, pelo menos, pra poder criar uma "curva normal".
Apoiei por causa do seu vídeo
Isso me lembra o sistema Dharma que também é brasileiro. E segue essa lógica. Você ganha XP pra comprar habilidade e por isso não tem classe.
Ja tava de olho nesse sistema a um tempo, normalmente quando vou jogar um RPG eu mesmo crio meus sistemas, mas deve ser muito interessante jogar um já criado, poupa muito tempo. É pelo que eu estava vendo do Gaia, ele é um sistema muito bom.
Sempre quis fazer parte de uma mesa de rpg mas eu não conheço ninguém que jogue ou saiba o que é. então se tiver alguém que esteja disposto a me ensinar ficaria grato
Eu estava criando um sistema sem level também para um rpg no clube da escola skksks acho bem mais suave no andamento do jogo
Queria aprender mas sobre como jogar o gaia
Lembra bastante skyrim
Blz,vou ser o Gigant Dad de Dark Souls 🍷🗿
Ei danael, conhece Lancer? O sistema de robozinho não o carro. É mto bom, pena q n e popular, n consigo achar mesa pra jogar aq no Brasil n
Opa Danael tudo bem? Já viu o sistema br o som das seis?
Vai ter review da série do resident evil?
Sempre quis entrar no mundo dos rpg e jogar sóque nimguém da minha Cidade dever saber oque é isso, e eu nunca teria condição de comprar um tabuleiro :(