QUAL A DIFERENÇA ENTRE COTA SOCIAL E COTA RACIAL? - FERNANDO HOLIDAY | Cortes do Inteligência Ltda.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 ноя 2024

Комментарии • 708

  •  3 года назад +361

    Pergunta: porque não melhoram o ensino das escolas do fundamental e médio!? É porque os politicos não querem!?

    • @tiagofernandes8989
      @tiagofernandes8989 3 года назад +66

      exatamente... colocar um monte de gente na faculdade, mesmo com estrutura ruim e ensino ruim, da mais votos que melhorar o ensino básico, e infelizmente, é só em voto que politico pensa.

    •  3 года назад +7

      @@tiagofernandes8989 Exato! 👍

    • @andrecostaferreiradeolivei448
      @andrecostaferreiradeolivei448 3 года назад +23

      A cota social funcionária como medida provisória até que as escolas melhorassem. Contudo, como já mais ou menos dizia uma frase q não lembro do autor, não nada mais eterno que uma medida provisória do governo

    •  3 года назад +6

      @@andrecostaferreiradeolivei448 Ah sim, concordo com tudo o que foi dito no video , mas com certeza o básico não pode ser esquecido. 👍

    • @antoniopatricio8760
      @antoniopatricio8760 3 года назад +8

      Exatamente, Cícero. Focaram demais na expansão do ensino superior ignorando a base, e sem base forte temos construções fracas. Resultado por tabela é essa carrada de gente com diploma sem emprego na área - pq criação de curso sem demanda é igual a inutilidade.

  • @isaias_8178
    @isaias_8178 3 года назад +598

    acho que as cotas sociais são mais justas que as cotas raciais.

    • @wesleyguedesdemoura127
      @wesleyguedesdemoura127 3 года назад +93

      Muito, cota racial pega o negro e é isso aí, cota social pega negro, branco, amarelo e qualquer outro que comprovadamente NÃO TEM renda.

    • @palpitesdeescanteiosoficia987
      @palpitesdeescanteiosoficia987 3 года назад +31

      Os Brancos não são melhores que os negros em nada, mas todo o tempo passado eles excluiram os negros de se desenvolver devido a tantos preconceitos, então os brancos se desenvolveram e os negros ficaram pra trás sem oportunidades e claramente se a Universidade for escolher entre um branco e um nego ele vai escolher o branco nem vai entrar na conta capacidade, nem adianta mascara a verdade.

    • @litosertanejo8556
      @litosertanejo8556 3 года назад +24

      Cota social seria o Caminho correto.

    • @rinaldovn
      @rinaldovn 3 года назад +34

      @@palpitesdeescanteiosoficia987 Alguma família branca se desenvolveu mais de uma vez e pegou o privilégio da minha então. Mesmo sendo branco, minha família eh td, menos desenvolvida e com privilégios, isso te garanto.

    • @VVVVVeeector22333
      @VVVVVeeector22333 3 года назад +5

      nao tem que ter cota nenhuma, vai trabalhar vagabundo

  • @MIRAI-dn9kv
    @MIRAI-dn9kv 3 года назад +134

    que felicidade ver esse vídeo. uma pessoa lúcida no meio de tantos que se perderam na militância

    • @opoder6482
      @opoder6482 3 года назад +12

      Amigo, o discurso dele é equivocado. Perceba que as cotas são para ACESSO ao ensino, e isso não facilita em nada a formação do cotista. Se ele se formar, logo será pelos seus méritos e não pelas cotas. Logo essa teoria dele é bem rasa e absurda. Abraço amigo!

    • @LucasSousa-gq1jg
      @LucasSousa-gq1jg Год назад +6

      @@opoder6482 então não seria necessário uma cota racial, já que pelo mérito do próprio já seria aprovado no vestibular, agora o cara que tirou uma nota mais alta que a dele, pelo simples fato de ser branco pode não ser aprovado se não fechar com a porcentagem da cota no número de aprovados.

    • @LucasSousa-gq1jg
      @LucasSousa-gq1jg Год назад +4

      @@opoder6482 e se a maioria dos aprovados foram negros, 80% quem defendera a aprovação dos brancos, querem inclusão e resultam o contrário, cor ou raça não deveria ser privilégio em nenhum sentido, lutamos contra isso mas hoje em dia que virar o jogo e menosprezar os de pele pálida.

    • @vdevader1627
      @vdevader1627 Год назад

      @@LucasSousa-gq1jg História do Brasil, negros eram proibidos de acessar a educação.
      Não houve indenização nem remuneração pelos anos trabalhados pelos avós e bisavós escravos dos negros hj vivos, mas sim houve permanecia da herança de descendentes de senhores de Engenho.
      Que lógica é essa? Capitalismo pra mim, escravidão e gratidão pra você? Kkkk
      Consequentemente, o efeito em cascata se instaura (basta reparar nos EUA em que o contexto foi diferente, houve indenização e cederam terrenos, hj vemos juízes, advogados, celebridades, donos de estúdios e até presidente negro).
      Já o Brasil, bom, consulte a população carcerária majoritária.

    • @vdevader1627
      @vdevader1627 Год назад

      @@LucasSousa-gq1jg mais da metade da população brasileira é Negra ou parda.
      50% das vagas são destinados a estudantes de escolas públicas (O que também é justo, já que o malandro teve ensino fundamental e médio na iniciativa privada, agora vai lá e tira a vaga de quem não pode pagar?).
      É a mesma lógica de você querer tirar auxílio emergencial ou bolsa família de quem passa fome, sendo que você tem uma renda fixa de 5k em dividendos mensais kkk.
      Brasileiro precisa ser estudado.

  • @ADRIANOsilva-lq1pe
    @ADRIANOsilva-lq1pe 3 года назад +33

    Excelente entrevista, o Fernando tem uma visão ótima sobre as cotas sociais,poderia ser uma solução muito maís funcional do que cotas raciais.

  • @alssnco
    @alssnco 3 года назад +4

    É o argumento mais sensato que já vi sobre cotas.

    • @opoder6482
      @opoder6482 3 года назад

      Não é verdade amigo. O discurso dele é equivocado. Perceba que as cotas são para ACESSO ao ensino, e isso não facilita em nada a formação do cotista. Se ele se formar, logo será pelos seus méritos e não pelas cotas. Logo essa teoria dele é bem rasa e absurda. Abraço!

  • @guilhermelange6584
    @guilhermelange6584 3 года назад +24

    Realmente, a cota deveria ser social, leva do em conta a condição financeira da família, indiferente de cor. Mas quem sabe ensino de base de qualidade e programas alimentares seriam a real solução pra diminuir essa desigualdade nas universidades públicas. Alem disso tudo sempre achei que as universidades públicas deveriam ser gratuitas até certo ponto, tendo uma renda familiar limite e partir daí cobrar um valor percentual e justo sobre a renda da família.

  • @mariainezandrade3932
    @mariainezandrade3932 3 года назад +3

    Fernando, que ótima explanaçao! Sou também contra as cotas, acho que o melhor seria as bolsas de estudo qdo alunos se destacam.

    • @canal-kienzle6324
      @canal-kienzle6324 2 года назад

      cara... vc nçao tem ideia em como eu penso isso, tipo, eu não sou o cara mais inteligente do mundo não, então pra mim nao serve, mas vejo o estado de um dos meus irmãos mais velhos, somos em 6, eu não me acho burro, só preguiçoso msm kkkk mas esse irmão em especifico, tem um QI fora do normal, sempre gostou de estudar, passou 2 vzs na facul, mas teve que desistir por causa do trabalho, msm ele ja com mais de 30 anos, o cara é super inteligente, me indigna saber que esta sendo desperdiçado pq não tem oportunidade....

  • @HankyAlliance
    @HankyAlliance 3 года назад +171

    Hoje eu utilizo das costas raciais para estudar na UERJ, recebo uma bolsa, na época quando fiz todo o cadastro nem imaginava que hoje seria "contra" a cotas raciais em universidades, meu pai vive me criticando fala que eu sou doido, mas o meu pensamento é de que cota social seria melhor do que a conta racial pelo fato dela literalmente abraçar todos os pobres independente da cor, se você é pobre pode participar, porque existe o branco pobre, só pelo fato dele ser branco ele não vai poder ter o mesmo benefício que eu ? sabendo que ele mora na mesma comunidade, cresceu vendo as mesmas coisas, eu sei que são a minoria mas sendo racial até essa minoria seria abraçada.

    • @sr.anonymos5277
      @sr.anonymos5277 3 года назад +17

      Ser a favor de cota social não é ser contra cota racial,uma vez que a social inclui pobres como um todo, sem "excluir negros" não sei quem inventou que elas são adversárias

    • @brendonblack9150
      @brendonblack9150 3 года назад +8

      @@sr.anonymos5277 Foi o MBL e os incels de internet.

    • @romullofrr
      @romullofrr 3 года назад +13

      Que? Você é contra uma categoria que você mesmo entrou por meio dela? Entendi seu posicionamento, mas é estranho você jantar e depois reclamar da comida, não acha?

    • @HankyAlliance
      @HankyAlliance 3 года назад +12

      @@romullofrr tipo eu sou contra a forma que ela feita, acharia justo que fosse via social do que a minha cor, isso na parte das universidades, eu tenho amigos "brancos" que moram aqui na comunidade e não podem ter esse acesso a uma bolsa na universidade, e eu sei que eles possuem a mesma capacidade que eu tenho se estudarem, acho justo dessa forma, na época eu não tinha esse pensamento, ainda mais aqui no RJ na favela aonde eu moro, eu sei que isso ajuda muita gente, porém o mais justo seria uma cota social.

    • @jonathanmaciel1556
      @jonathanmaciel1556 3 года назад +4

      @@HankyAlliance
      Exatamente. Coerência. Se só os negros tiverem cotas. Vamos, supor que só negros tenham mais oportunidades com isso, é que saiam mais da linha da pobreza e mude realmente de vida, e os Brancos? Vão ficar pra trás? Vamos ter negros melhorando economicamente, eos brancos não. Oque ganham com isso? Aí no futuro vamos fazer cotas para brancos kkkk. Hoje em dia as pessoas complicar muito as coisas. Cotas sócias. Simples assim. Como eu Concordo e como você concorda. Chega ser idiota

  • @f.n.sousa.2017
    @f.n.sousa.2017 3 года назад +6

    Isso é tenso.O pobre sofre por conta de não poder dar pra os filhos uma alimentação correta ...e isso interfere até na educação...

    • @jeisoncosta1520
      @jeisoncosta1520 3 года назад +2

      Perfeito comentário. E essa dificuldade não se resolve com a entrada na Universidade. Sou negro, mas sempre estudei em escolas particulares, tive uma boa alimentação e criação. Até a Universidade foi paga (pelo meu trabalho, pois já tinha 26 anos). O problema é que lá em 2003 não via nenhum outro negro na Universidade e isso me entristecia bastante, tendo até me inspirado a escrever minha monografia sobre ações afirmativas. Já fui contra, já fui a favor. Hoje, infelizmente, vejo que muitos negros entraram na Universidade, mas, por conta dessa dificuldade de crescimento saudável e outras tantas, a maioria esmagadora não exerce a profissão sonhada...
      Enfim. A saída todos sabem. Ensino básico público de qualidade. Agora, implementá-lo já são outros 500....

  • @charlesgoes972
    @charlesgoes972 3 года назад +164

    SOU A FAVOR DA COTA PARA POBRES, COM DIREITO A REFORÇO PARA IGUALAR AOS OUTROS ALUNOS QU5 VIERAM DE BOAS ESCOLAS

    • @brunomartins_mv
      @brunomartins_mv 3 года назад +20

      Tão mais fácil melhorar o ensino público, cota pra pobre não o torna mais inteligente

    • @samuelhenriquegoncalves6519
      @samuelhenriquegoncalves6519 3 года назад

      Sensacional!

    • @charlesgoes972
      @charlesgoes972 3 года назад +4

      @@brunomartins_mv concordo, jamais tive, mas as universidades públicas os pobres são minorias.
      Passei por dificuldades, MAS na época do governo militar, tínhamos uma escola pública decente

    • @eduardosobrinho6748
      @eduardosobrinho6748 3 года назад +1

      É melhor investir pesado nas escolas públicas ao invés de criar uma cota.

    • @brunomartins_mv
      @brunomartins_mv 3 года назад

      @Mike SóVimPraDizer né kkkk

  • @gomes190
    @gomes190 8 месяцев назад +1

    Ótima explanação!

  • @joaolima170
    @joaolima170 3 года назад +18

    Fernando falou bem, se a maioria da população vulnerável é negra, a cota social já vai beneficiar essa população. Enquanto isso, ainda temos cotas puramente raciais, que geralmente são bem poucas e daí eu pergunto: Quando você reserva 3 vagas de 30 apenas para pessoas com outra cor sem levar em consideração os aspectos sociais, quem você acha que vai entrar? A pessoa negra que cresceu na favela ou aqueles poucos negros que sempre tiveram uma boa condição de vida?

    • @SamaraSilvaSantos
      @SamaraSilvaSantos 3 года назад +1

      Quem disse que não leva em conta aspectos sociais? O primeiro critério para participar da cota é ter feito todos os anos do ensino médio em escola pública. Qual rico que vai deixar o filho estudar em escolas públicas, que em sua maioria tem péssimo ensino, em detrimento de colocar em escolas particulares? Eu sou servidora de uma faculdade federal, e na prática a gente não ver isso acontecer. Quem tem condições paga escola particular.

    • @foodymaker1961
      @foodymaker1961 3 года назад +1

      @@SamaraSilvaSantos eis a questão ensino médio o fudamental em particular e ensino médio na pública kkkk

    • @carlos-j1l7z
      @carlos-j1l7z 3 года назад

      @@SamaraSilvaSantos vc defende a cota racial?

  • @lealpetrucio
    @lealpetrucio 3 года назад +229

    A partir do momento que você utiliza a cor para determinar qualquer coisa, isso é simplesmente racismo.

    • @domingossavio9418
      @domingossavio9418 3 года назад +10

      Se as pessoas negras tiverem as MESMAS oportunidades que as pessoas brancas, sim, que por sinal a população negra representa a maior parcela da população de baixa renda no país.

    • @joaovictordasilva3370
      @joaovictordasilva3370 3 года назад +51

      @@domingossavio9418 2 pessoas, 1 negro e 1 branco, morando na mesma favela, estudando na mesma escola pública... qual a diferença de oportunidade dos 2???

    • @domingossavio9418
      @domingossavio9418 3 года назад +6

      @@joaovictordasilva3370 Ah tu quer usar esses cenários de excessões para justificar esse absurdo? Já existe cotas para pessoas de baixa renda que estudaram em ensino público, falei que no geral é a população negra que menos tem acesso a ensino de qualidade
      Tem negro morando em bairro rico com brancos tbm, mas não representa a maioria.

    • @joaovictordasilva3370
      @joaovictordasilva3370 3 года назад +48

      @@domingossavio9418 Cara, usar da cor pra diferenciar pessoas que é um absurdo. Em toda a minha vida as pessoas ao meu redor tiveram sucessos e fracassos devido aos seus esforços, independente de cor, raça ou religião. Tenho amigo negro muito melhor de vida que eu e tenho amigo branco passando necessidade e ambos estudaram no mesmo lugar, a diferença é que um quis se esforçar e o outro bagunçar. Racismo existe e tem que ser denunciado a cada episódio que acontece mas felizmente é minoria.

    • @domingossavio9418
      @domingossavio9418 3 года назад +5

      @@joaovictordasilva3370 nao cara vc não pode usar um exemplo para justificar a desigualdade social desse país, meritocracia é falha e não é abrangente, vc fala isso pq não consegue compreender que a maioria pobre desse país é negra, logo ela não tem condições para ter acesso a uma escola ou uma faculdade de qualidade, não pq seu amigo tá bem que toda a mazela social nesse país é justa, cotas sociais são necessárias nesse país desigual.

  • @RenatoSilva-ic4gd
    @RenatoSilva-ic4gd 3 года назад +4

    Trabalho em uma empresa que vende produto prêmium, trabalho desde 2013 até hoje atendi apenas um negro, eu queria muito ter clientes da minha cor, mas tem muita coisa pra mudar ainda, por isso acho que tem que ter cota sim( lógico que tem que ter uma avaliação)

  • @Davi-fr4qy
    @Davi-fr4qy 3 года назад +9

    Sou a favor das cotas de quem estudou em escola pública, pq a diferença de aprendizagem e de como é a educação é muito grande em comparação a quem estudou em escola particular

    • @brunomartins_mv
      @brunomartins_mv 3 года назад +3

      Cota pra quem estudou em escola pública é a comprovação do quão ruim é o ensino público que vc tem que dar uma vantagem pra esse pessoa conseguir ter vantagens em relação a alguém de escola particular.
      Estado não serve pra dar educação de qualidade.

    • @Davi-fr4qy
      @Davi-fr4qy 3 года назад +1

      @@brunomartins_mv Tenho um membro da minha família que nem fez o ensino médio ainda e já tem aula de economia financeira como grade extracurricular, o moleque já é educado a como usar o dinheiro desde de cedo. Estudei em escola pública fui pro ensino médio sem saber direito fazer conta de divisão.

    • @danielmodesto620
      @danielmodesto620 3 года назад

      Já tem cota pra escola pública

    • @brunomartins_mv
      @brunomartins_mv 3 года назад

      @@Davi-fr4qy ótimo exemplo de como o ensino público é péssimo no Brasil. Cota não ajuda em nada, tu só vai por uma pessoa despreparada em algum lugar

    • @dragon3151
      @dragon3151 2 года назад

      @@brunomartins_mv "vantagem" o cara que estuda em escola particular tem mais dinheiro, consequentemente ele pode pagar cursos preparatórios para o vestibular, já o estudante de escola pública que muitas das vezes ao menos tem Internet, precisa se virar com o pouco que tem

  • @xzgames267
    @xzgames267 3 года назад +9

    Fiquei de olho nesse moletom da tropa de exploração ✌️

  • @gabrielalencar6590
    @gabrielalencar6590 3 года назад +3

    O cara argumentou de maneira excepcional.

  • @HvS1
    @HvS1 Месяц назад +2

    O cara vê um negro que é rico, dentre milhões que são pobres, e pronto, leva isso como a verdade absoluta..... é uma falta de senso absurda.

  • @SamaraSilvaSantos
    @SamaraSilvaSantos 3 года назад

    Eu acho bom o modelo europeu. Quem pode pagar pouco, paga pouco, quem pode pagar muito, deve pagar muito.
    Em relação ao sistema brasileiro, essa foi uma estratégia de inserção imediata do pobre e do negro do ensino superior. Eu fiz ensino superior quando não havia cota, de 40 alunos, minha turma tinha somente 7 que eram oriundos de escolas públicas. Então sim, os alunos de escolas públicas tinham muito mais dificuldade de acessar o ensino superior público gratuito que os ricos. Não acho que é a melhor solução, visto que o ensino das escolas públicas continua péssimo, não foi feito nada para corrigir isso. Hoje sou servidora pública de mesma faculdade que fiz graduação, e podemos ver que as cotas deram sim muitas oportunidades para pessoas pobres. Não corrige o problema, mas ajuda muito. Lembrando que as cotas raciais é um subgrupo do grupo de escolas públicas. A pessoa tem que ter estudado todos os anos do ensino médio em escolas públicas para ter direito.
    Cotas em concurso já não concordo.

  • @marianoprocopio5933
    @marianoprocopio5933 Год назад

    Não tem como ouvir este garoto e não se lembrar de Stephen. (personagem de Samuel L. Jackson em Django Livre)..

  • @AndersonSantos-J8V
    @AndersonSantos-J8V 3 года назад +26

    Se os alunos estiverem no mesmo nível de aprendizagem então sou a favor da cota social, porque o pai do pobre não tem dinheiro para inserir o filho na universidade isso é fato.

    • @VictorGabriel-mo8fm
      @VictorGabriel-mo8fm 3 года назад +3

      Isso mesmo, e tem pessoa que ainda criticou esse candidato por esse ponto de vista.

    • @VictorGabriel-mo8fm
      @VictorGabriel-mo8fm 3 года назад +4

      Mas espero que algum dia cotas nao seja mais necessarios, no caso de algum dia tiver um ensino publico bom suficiente para competir com particulares....
      Mas acho que isso ainda so existe nos nossos sonhos

    • @jonasjunior8447
      @jonasjunior8447 3 года назад +4

      Sem falar, que o filho do rico estuda em escola particular, fora os cursinhos. Não é o mesmo nível de um aluno que estuda somente na escola pública, então cota social seria o mais adequado.

    • @VVVVVeeector22333
      @VVVVVeeector22333 3 года назад

      o pobre que se foda quem mandou nao estudar, 0 cotas

    • @VVVVVeeector22333
      @VVVVVeeector22333 3 года назад

      @@jonasjunior8447 nao, se voce quer curso trabelhe e faça o em vez de ficar mendingando cota

  • @vitorafonso2691
    @vitorafonso2691 Год назад +1

    Concordo de mais com este jovem.

  • @AnaLeeDeJesusRocha
    @AnaLeeDeJesusRocha Год назад

    No momento 3:00 ele falou vai te julgar pela cor.

  • @sideworld
    @sideworld 3 года назад +5

    Exelente explicação.

  • @QueroSabertudo
    @QueroSabertudo 3 года назад

    Já conheço esse tipo, fala uma polêmica para não ser esquecido pela mídia e perpétua em cargos políticos a realidade e cruel fato!.

  • @evasterenberg
    @evasterenberg 3 года назад +5

    Te admiro muito Holiday.

  • @Diego130281
    @Diego130281 3 года назад +3

    Concordo plenamente com o que o que o Fernando disse. Acredito que a cota social seja muito mais justa, além do mais e muito difícil saber quem é afrodescendente ou não umas vez que há muita gente branca que que tem um avó ... Ou até mesmo um irmão Negro, esse critério racial não valoriza o indivíduo mas uma característica física. Outra coisa não existe raça negra ou branca o que existe e a raça humana.

  • @guilhermemagno8589
    @guilhermemagno8589 3 года назад +1

    Holiday representa muito!!!

  • @gildaseo
    @gildaseo 3 года назад +1

    Fantástico, é uma seleção muito mais inteligente e justa.

  • @jardelgomes3632
    @jardelgomes3632 2 года назад

    As cotas são para acesso ao ensino, não para qualidade profissional de cada um, existe uma diferença gritante né 🤷🏻‍♂️

  • @apolonioneto1354
    @apolonioneto1354 3 года назад

    Ele só esqueceu que as cotas raciais foram criadas para durarem um certo período, não é para sempre. O problema é que as contrapartidas que fariam a desigualdade social entre a maioria branca e a maioria negra/parda diminuir não estão acontecendo, assim, as ações que seriam temporárias vão ficando e ficando... O que prejudica socialmente o pobre branco e o pobre preto/pardo no que tange a educação de qualidade e oportunidades de qualificação. As cotas raciais tem de acabar, mas, para isso, a contrapartida deve acontecer, estamos longe disso. Sem fala que a cota para negros/pardos tem muito a ver com a REPRESENTATIVIDADE em várias áreas, representatividade que foi bastante prejudicada pela atrocidades cometidas contra os negros no passado. Por isso eu falo: as contrapartidas sociais ajudariam a melhorar essa representatividade dos pretos/pardos sem gerar esse "desconforto".

  • @imspiderpunk
    @imspiderpunk Год назад

    a cota ela funciona da maneira seguinte: pessoas brancas, que estudaram o ensino médio em escola particular, não possuem deficiência física ou mental e não se enquadram como baixa renda não tem direito a cota, então essas pessoas disputam a ampla concorrência entre si. Dentro do contexto da ampla concorrência ninguém rouba a vaga de ninguém, quem tiver a maior nota tem sua vaga garantida. As cotas raciais elas também funcionam assim, pessoas negras/deficientes/baixa renda/que fizeram ensino médio em escolas públicas disputam a vaga entre si, quem tiver a maior nota tem sua vaga garantida e nesse contexto ninguém cede vagas, as pessoas apenas disputam vagas em sua devida modalidade de acordo com sua posição social. Não existe roubo de vagas, se você tiver uma nota boa para seu curso e está concorrendo na ampla ou nas cotas, sua vaga está garantida. Se sua nota for baixa, estude mais para ter acesso ao ensino superior no próximo ano, os negros não tem culpa do seu desempenho na prova.

  • @eduuuuuuuuuuuuuuuism6755
    @eduuuuuuuuuuuuuuuism6755 3 года назад +8

    Bons argumentos, pensamento sensato. Tenho essa ideia ha cerca de 11 anos, quando estava começando essa discussão sobre cotas. Nessa época questionava-se pouco a questão da autodeclaração inclusive. Fiquei 3 anos fazendo pré-vestibular para conseguir minha sonhada vaga em medicina em uma federal, e vi inúmeros casos de "brancos" se autodeclarando "negro", exatamente porque é impossível estabelecer, particularmente em um país miscigenado como nosso, critérios minimamente plausíveis e que possam ser reproduzidos de forma científica. 11 anos se passaram e o que mudou? Nos 6 anos em que estive na faculdade não vi nenhum "negro" entrando pelas cotas raciais, isso porque 25% das vagas eram exclusivas para "negros". E continuo me perguntando, até quando continuaremos nessa discussão segregacionista e sem embasamento lógico que possa sustenta-la? Questão das cotas raciais é meramente política, e no final geram mais distorções e embates sociais desnecessários do que soluções ao problema do racismo.

    • @eduardoandrearaujodemoura2634
      @eduardoandrearaujodemoura2634 3 года назад +1

      sim muito branco usa esta cota e eu não sei você mas na UFF eu só vejo na menor das cotas que seria estudar em um colégio publico eu só vejo pessoas de Coleios Federais e militares raramente é de algum Ciep ou brisolão da vida.

    • @luizgabriel9000
      @luizgabriel9000 2 года назад

      Se msm com cota racial E social tu n viu nenhum preto entrando na faculdade... daí vc deveria vê como o ngc tá difícil.

  • @juliocesaralvesribeiro626
    @juliocesaralvesribeiro626 5 месяцев назад +1

    Ele é contrário às cotas pela ignorância e, sobretudo,pelo oportunismo político.

  • @LeticiaOliveira-qw7ot
    @LeticiaOliveira-qw7ot 5 месяцев назад

    Conheço pessoal que entraram pelo sistema de cota e são excelentes profissionais

  • @alinerodriguesdecarvalho3983
    @alinerodriguesdecarvalho3983 2 месяца назад +1

    E não é cota que coloca os negros em situação de desconfiança e sim o racismo da sociedade brasileira que sempre existiu, e sempre foi importante para os brancos e ricos, a sociedade foi mudando aos longo dos tempos, e o racismo também, o racismo de hoje é diferente do o racismo de outras épocas, mas continua sendo racismo

  • @marcelamartins7319
    @marcelamartins7319 Год назад +1

    Tirem as todas as cotas e deixem os privilegiados em paz, foi isso que eu entendi sobre esse vídeo

  • @dinisduarte6522
    @dinisduarte6522 3 года назад +21

    Gente, aqui em Portugal a escola pública é tão boa ou melhor do que a escola privada, para além disso existem ainda subsídios A B e C que são dados de acordo com a renda familiar que servem de apoio monetário aos alunos, com matérias, almoços e outros. Isso faz com que aqui todos tenham “mais o menos” as mesmas hipóteses.

    • @fujironakombi-m1l
      @fujironakombi-m1l 3 года назад

      ruclips.net/video/z76JaYdCHAw/видео.html
      Esse vídeo explica todas as universidades públicas do Brasil...

    • @vipebe3517
      @vipebe3517 3 года назад +1

      Com nosso ouro é mole

    • @dinisduarte6522
      @dinisduarte6522 3 года назад +1

      @@vipebe3517 que seu ouro? Nos gastou tudo em bacalhau e pastel de nata

    • @vipebe3517
      @vipebe3517 3 года назад +1

      @@dinisduarte6522 mesmo com várias colônias Portugal consegue ser atualmente um país quebrado, até a alemanha que perdeu duas guerras mundiais tem uma economia melhor.

    • @dinisduarte6522
      @dinisduarte6522 3 года назад +1

      @@vipebe3517 eu sei, Portugal nunca fez boas escolhas econômicas, e é dos países menos desenvolvidos da Europa

  • @willianmendes2379
    @willianmendes2379 3 года назад

    Eu entendo o ponto dele, em relação a se sentir menos capaz do que os outros, mas do ponto de vista de um aluno de universidade pública brasileira, ou você tira pelo menos o mínimo de nota pra passar, ou você não passa. Isso vale pra qualquer aluno. Quem tem uma educação pior, tem um desafio maior. Se você conseguir passar por algo com menos preparo do que os outros, o sentimento é de orgulho!

    • @sonisredna9135
      @sonisredna9135 3 года назад +1

      Se vc conseguir passar por algo tendo menos preparo que os outros, então tem algo errado aí.....

  • @vitorsousa9067
    @vitorsousa9067 3 года назад +20

    As cotas são pelo fenótipo e não genética, se você não tem o fenótipo mas tem a descendência muitas vezes você não passa na cota

    • @Pomboderua
      @Pomboderua 3 года назад

      Olha o fenótipo contempla a genética sim, tanto que graças ao fenótipo fica fácil deduzir quem é negro "puro" ou não. Obs: TB sou conta a política de cotas raciais

    • @zardenufurgral8053
      @zardenufurgral8053 3 года назад +12

      @@Pomboderua é aí que tá o problema, quase ninguém é puro, é tudo misturado, talvez os únicos negros puros que estão no Brasil sejam os africanos que chegaram ao brasil agora

    • @viniciusp_diogo
      @viniciusp_diogo 3 года назад +11

      @@Pomboderua Na real não, meu pai é branco, filho de mulher preta, ele tinha alguns pontos que indicavam que ele descêndia de negros, mas dificilmente ele iria conseguir cota racial, pois é branco, do olho azul ainda por cima

    • @Pomboderua
      @Pomboderua 3 года назад

      @@viniciusp_diogo cara não sou nem eu que digo é a literatura, fenótipo é a junção do genótipo mais o ambiente que molda certas características, vai parecer meio nazista dizer isso mas um ótimo jeito de dizer de que raça a pessoa descente ou mais se assemelha é por meio da cranometria, cor, textura de cabelo e cor dos olhos não são suficientes pra dizer isso.

    • @fillipesampaio9425
      @fillipesampaio9425 3 года назад +1

      @@viniciusp_diogo Minha mãe é branca filha de dois negros(puxou pro meu bisavô que era branco), as irmãs dela são negras, eu nasci branco

  • @alinerodriguesdecarvalho3983
    @alinerodriguesdecarvalho3983 2 месяца назад +1

    Eu vejo sempre pessoas se colocando contra cotas para negros, mas eu gostaria muito que fosse falado sobre as primeiras cotas criadas do Brasil, que foi cotas para pessoas Brancas

  • @CarlosAlbertoBrasil
    @CarlosAlbertoBrasil 3 года назад +57

    Bom mesmo é cota nenhuma, escola pública 100% para quem não pode pagar.

    • @timtebowdesata9973
      @timtebowdesata9973 3 года назад

      CAPTAIN OF THE BUSH!

    • @sr.anonymos5277
      @sr.anonymos5277 3 года назад +1

      Não é assim que funciona, as cotas garantem vagas específicas, e não somente bolsas

    • @pawegs
      @pawegs 3 года назад

      Kkkkkk

    • @VVVVVeeector22333
      @VVVVVeeector22333 3 года назад

      @@sr.anonymos5277 fds as cotas

    • @VVVVVeeector22333
      @VVVVVeeector22333 3 года назад

      @Calisto J. nao tem que te4 cota para pobre, burro do krl nao adianta defender cota social se critica a racial

  • @gabrielalencar6590
    @gabrielalencar6590 3 года назад +2

    Como cotista L1 (branco, baixa renda e aluno de escola pública), sou a favor de cota sociais e raciais pelo simples motivo de haver uma desigualdade educacional e social no Brasil. Porém, sou contra cotas PPI (preto pardo e indígenas): uma coisa é vc ser preto ou pardo, outra é ser indígena, logo deveriam ter cotas distintas para essas modalidades, uma vez que as situações de marginalização destes são totalmente diferentes.
    Além disso, acho que o problema está na distribuição desigual das vagas em cada cota. Por exemplo, em um curso elitizado, como o de medicina, são 100 vagas, por lei 50 vagas são pra ampla concorrência (estudantes de escola particular) e 50 são para cotistas (estudantes de escola publica), no entanto para cota social há uma variação pequena de 1 a 5 vagas apenas, e para cota racial há uma variação de 15 a 20 vagas. Para deficientes é até mais dificil, às vezes apenas 1 vaga. O objetivo de existir cotas não é maquiar a universidade, mas ampliar a adesão de grupos que não conseguiam ingressar de maneira notável, sobretudo pobres, deficientes, pretos e indígenas (igualmente), coisa que não acontece na realidade. Existe faculdades que nem possuem cota social, mas somente racial, como a UNEB.
    Para mim, o ideal seria distribuir essas 50 vagas igualmente entre as cotas, independente da situação em que se encontre. Isso seria até mais viável para a inclusão dos grupos supracitados.

    • @danielmartins8929
      @danielmartins8929 3 года назад +1

      Mas não corresponderia ao percentual da população.

    • @gabrielalencar6590
      @gabrielalencar6590 3 года назад

      @@danielmartins8929 ué, e as pessoas que não moram na região? Não acho viável a distribuição por percentual. Ao meu ver, deveria ser tudo igualmente distribuído. Pra mim, nada justifica umas cotas terem mais vagas do que outras, uma vez que isso só resulta em fraudes. A questão das cotas é incluir pessoas, não maquiar a faculdade.

    • @gabrielalencar6590
      @gabrielalencar6590 3 года назад

      Moro no interior e essa questão do percentual só acentua a desigualdade. O percentual de uma determinada região não garante que pessoas de outra localização não possa ingressar em uma faculdade da capital, por exemplo. Dá a impressão de que estou ocupando uma vaga de uma pessoa que mora lá. Olha que absurdo... O que deve levar em conta é a capacidade de qualquer um, cotista, entrar na faculdade... Só isso

  • @leandrobarnabevianadasilva546
    @leandrobarnabevianadasilva546 3 года назад

    Gosto deste cara ..manda.bem demais mandou melhor ainda saindo do mbl

  • @thiagohq
    @thiagohq 3 года назад +1

    Ótimo ponto abordado!!!

    • @opoder6482
      @opoder6482 3 года назад

      O discurso dele é equivocado. Perceba que as cotas são para ACESSO ao ensino, e isso não facilita em nada a formação do cotista. Se ele se formar, logo será pelos seus méritos e não pelas cotas. Logo essa teoria dele é bem rasa e absurda. Abraço amigo!

  • @iarascudera7323
    @iarascudera7323 3 года назад +1

    Amei um ser humano incrivel correto

  • @ddinhooliveira
    @ddinhooliveira 3 года назад +1

    Creio que antes de discutir se temos que ter cotas raciais ou sociais deveríamos decidir se cabem cotas, no caso reparação social ao grupo negro, em nossa sociedade, como ocorreu nos EUA, ou não. Vão existir perdas dos dois lados dessa moeda, parece que querem escolher uma solução perfeita que não existe, me parece que é uma questão de escolha como Nação.
    Agora não podemos esquecer que para quem é racista a questão não esta na capacidade cultural, intelectual ou no dinheiro que a pessoa tem na sua conta bancaria e sim na cor da sua pele, até pq nos casos de racismo a pessoa é julgada não pelo seu interior e sim sumariamente pela sua aparência e esse problema nenhuma das cotas resolve.

  • @tiagogouveia6588
    @tiagogouveia6588 3 года назад +3

    A resolução disso é simples: só pode entrar em faculdade pública quem estudou em escola pública. Pessoas que tiveram condições de estudarem em escolas particulares, certamente tem condições para pagarem uma faculdade particular, ate porque a mensalidade dessas escolas geralmente são mais caras que a mensalidade de uma faculdade particular. Claro que tudo tem exceção, mas o conceito básico teria que ser esse, visto que melhorar o ensino publico, para seus estudantes terem a mesma oportunidade em um vestibular que os ricos, é uma realidade utópica.

    • @gabrielalencar503
      @gabrielalencar503 3 года назад

      Acho ossada se for assim pq ai estaria negando a faculdades federais dos ricos e em boa parte as faculdades federais sao melhores que as particulares a cota de estudante de escola publica ta ai pra ajudar que estudou em escola publica

    • @tiagogouveia6588
      @tiagogouveia6588 3 года назад +2

      @@gabrielalencar503 mas acho que ai que ta errado, a cota teria que ser pros ricos, eles que disputem algumas vagas entre eles. Não rico x pobre, isso é muito desleal

  • @vitorsousa9067
    @vitorsousa9067 3 года назад +68

    Cotas sociais é muito melhor fora que estará formando quem é mais inteligente até mesmo nos menos capacitados, democratização da faculdade só faz aumentar o número de formandos não necessariamente terá oportunidades de emprego o suficiente

    • @brunomartins_mv
      @brunomartins_mv 3 года назад +2

      Cota torna a pessoa automaticamente inteligente? É muito melhor melhorar o ensino público pra fazer com que eles tenham a mesma capacidade daqueles que estudam em escola particular.

    • @domingossavio9418
      @domingossavio9418 3 года назад +5

      @@brunomartins_mv Kkkk isso nunca vai funcionar quando se mora em um país com uma enorme desigualdade social como o nosso, meritocracia é uma piada

    • @brunomartins_mv
      @brunomartins_mv 3 года назад

      @@domingossavio9418 então, não vai ser cota que vai ajudar a diminuir a desigualdade

    • @domingossavio9418
      @domingossavio9418 3 года назад

      @@brunomartins_mv não vai, mas ajuda pelo menos a equilibrar as coisas, o que vai é investir em políticas públicas

    • @geraldocoimbra2766
      @geraldocoimbra2766 3 года назад +1

      @@domingossavio9418 "Políticas Públicas" pagas pelos próprios pobres? Qualquer coisa que o governo inventa é mais um feijão e arroz caro para o mais pobre. O Brasil é um dos países que mais tem programas sociais e é justamente o país em que a desigualdade mais aumenta. Olhe qualquer país extremamente desiqual no passado e hoje conseguiu reduzir a desigualdade, nenhum desses países adotou os tipos de programa que se adotam no Brasil.

  • @eduardomarcio9921
    @eduardomarcio9921 3 года назад +1

    Papo foda!!

  • @DinossauroGAMER
    @DinossauroGAMER 3 года назад +14

    Sou contra cotas raciais, um colega meu tirou menos pontos que eu em uma faculdade de tecnologia e eu fiquei de fora. Ele só ficou 3 meses cursando e desistiu, eu tive que pagar outro curso e fiquei até o fim. Ou seja só irão da valor quando realmente as coisas serem iguais, cota social sim 🙌🏻 cota racial não . Igualdade sempre !!!

  • @ingridlucas4142
    @ingridlucas4142 Год назад +2

    Gente, eu não sei na escola de vocês mas na minha mesmo todo mundo sendo pobre no mesmo buraco, pessoas negras ou com características afrodescendentes (cabelo, nariz..) sempre sofreram muito na escola e isso impactou bastante a aprendizagem delas. Então mesmo no âmbito dos pobres, os nâo-brancos são mais desfavorecidos. Então dou todo meu apoio à cotas raciais. O racismo é muito predominante no nosso país.

    • @alvesandre
      @alvesandre Год назад

      Meu amigo estudou em escola pública. Ele era o único branco da sala. Quem tu acha que sofria na sala?

  • @alessandropires7828
    @alessandropires7828 3 года назад +1

    Boa capitão! Continue o excelente trabalho!

  • @musicMPB
    @musicMPB 2 года назад

    Análise super sensata!

  • @biancacorreia17
    @biancacorreia17 3 года назад +3

    Meu pensamento sobre cotas é ambíguo.
    Eu compreendo a importância das cotas, e acho necessário pra todos aqueles estudantes de Escola pública, que comprovem renda (obviamente existem pessoas com condição financeira que estudam Escola pública, tem condição de bancar uma educação melhor ou ter acesso a outros meios paralelos, como aulas particulares, curso de línguas, por exemplo, pra auxiliar na educação).
    Assim, todos aqueles que são expostos a mesma educação, dentro do mesmo nicho financeiro, estariam dentro da disputa de forma igual.
    Tornar cota opcional para aqueles que teriam direito. Isso dá liberdade ao aluno, de querer se enquadrar ou não nas cotas. Se é um direito, eles deveriam ter o poder de escolha.
    Cotas, na minha concepção, deveria ser um MEIO da Política Educacional de equipar e estruturar a educação pública, tornando equivalente, ou até melhor, que a educação particular (levando em conta os benefícios extras da educação pública, alimentação gratuita, acesso a treinos esportivos gratuitos, educação auxiliar e de línguas gratuito). Até chegar ao ponto, em que cotas não serão mais necessárias. Pois todos os Estudantes Brasileiros estariam sendo realmente capacidades pra competir intelectualmente de forma igualitária, independente da condição financeira.
    Infelizmente, eu vejo que o sistema educacional se agarrou nas cotas, como o fim da linha, eles não melhoram a educação, pelo contrário, tende a cair (óbvio que existem excessões, dependendo das cidades, existem colégios públicos hoje no Brasil, que são excelentes, mas sabemos que é minoria). Cotas virou o argumento interno deles, que está "tudo bem", "Já que o preto, o índio e o pobre estão conseguindo ir pra universidade, por quê deveríamos fazer mais?? Os dados estão aí, todos os anos pra provar", imagino que eles pensar isso.
    Acredito que a cota os deixou acomodados, claro, não imagino que sejam todos dentro dessa estrutura que pensam assim, mas os que pensam, atrasam o desenvolvimento da nossa educação. Deixando sempre para o amanhã.
    Cotas são importante, mas não é o final, é um meio, pra chegar onde precisamos, que é educação equiparada as instituições particulares.

    • @geruzzamoniki8167
      @geruzzamoniki8167 Год назад +1

      Condordo em parte. Na minha opinião as cotas são medidas de curto prazo e a melhoria da educação é uma medida de longo prazo, então até acontecer, as cotas são uma medida de regular e realizar a inserção das pessoas na sociedade. O certo seria no país ter medidas de curto e longo prazo trabalhando juntas, até que não seja mais necessário as de curto prazo, como as cotas. Porém no Brasil não é o que acontece

  • @jivebunny1
    @jivebunny1 3 года назад

    Concordo plenamente com ele

  • @MrTiLef
    @MrTiLef 3 года назад

    Isso não é motivo pra acabar com as ações afirmativas. A discriminação e desconfiança sobre a capacidade de quem é negro, por parte de pessoas racistas, existe qualquer ambiente, não faz sentido nenhum impedir a igualdade de acesso ao ensino superior para 'poupa-los", nenhum sentido. Isso só mostra que há a necessidade de aprofundar o debate e a obrigatoriedade de disciplinas como a Ética, além disso, quanto menos se convive com a diferença, mais as pessoas discriminam, portanto quanto mais negros em ambientes majoritariamente brancos, mais fácil ficará (no longo prazo) para quem já estar lá aprender as noções de respeito e igualdade.

  • @meira_ig96
    @meira_ig96 3 года назад +4

    Achei inteligente a colocação 👏👏

  • @bergmenezes7200
    @bergmenezes7200 3 года назад

    Acho que deveriam ver o perfil de que desiste e não dar essa oportunidade para alguém não merece.

  • @AnaLeeDeJesusRocha
    @AnaLeeDeJesusRocha Год назад +1

    A cota racial tem que ser entendida como uma coisa que pode ajudar as pessoas a escola pública ,negros que não estuda em escola particular e não tem por sua vez a melhor educação.
    Tendo em vista que 75% da população pobre e negra.

    • @AnaLeeDeJesusRocha
      @AnaLeeDeJesusRocha Год назад

      Ele comenta sobre existir cotas sociais, que não fazem o mínimo sentido o que eu falei que 75 porcento da população brasileira pobre é negra

  • @CarlosAlbertoBrasil
    @CarlosAlbertoBrasil 3 года назад +8

    Eu já tenho aversão contra qualquer política que priorize caracteristicas físicas que não possuam ligação direta com o problema que se está propondo resolver.

  • @blimp100
    @blimp100 6 месяцев назад +1

    Cotas sociais sempre existiram. Quem estuda em escola pública. E são dividas em rendas: As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas - metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Vocês têm que pesquisar. O google está aí para isso.

  • @isaiasfelippe8479
    @isaiasfelippe8479 3 года назад

    O que precisa se feito,é investimento no ensino de base,pra em futuro,não precisarmos mais desse tipo de coisa.
    O ensino deve ser igual pra todos.

  • @valtermarienzo3537
    @valtermarienzo3537 2 года назад +1

    Usar uma experiência dos EUA para justificar uma realidade brasileira não tem sentido. Você pode ser o melhor médico do Brasil, mas os ricos não vão querer ser examinados por negros ou pardos.

  • @evandrosales5056
    @evandrosales5056 3 года назад +39

    Pô, mas se a pessoa vai duvidar da capacidade de alguém só por ela ter usado a cota, o problema é na pessoa, não é exclusivo do sistema. E também pode acontecer pelo social também

    • @opoder6482
      @opoder6482 3 года назад +9

      Exatamente. Sem falar que as cotas são para ACESSO ao ensino, e isso não facilita em nada a formação do cotista. Se ele se formar, logo será pelos seus méritos e não pelas cotas.

    • @alvaroramos1131
      @alvaroramos1131 2 года назад +12

      @@opoder6482 Facilita sim e vou lhe dizer o porque com um exemplo.
      Uma criança branca de escola pública e com uma situação financeira ruim, que estudou a vida inteira pra passar na Escola Técnica(ETEC) --> (Por exemplo).
      Essa criança estudou muito mas mesmo assim errou algumas questões. Ela acertou 37 questões de 50. Esse número, mesmo não sendo o máximo, mas classifica ela para a vaga de estudante na escola.
      Agora vamos falar da segunda criança.
      Uma criança negra com a mesma situação financeira da criança branca citada acima. Estudante do ensino público. Por ser negra ela sofreu sim com racismo e com pessoas sem caráter. Ela foi atrás do seu sonho q era entrar na ETEC. Acertou 34 de 50 questões, porém ela teve a sua cota de 13% sobre as questões, ou seja, a criança negra ganhou 6,75 questões, mas vamos facilitar e arredondar para 6 questões.
      A criança branca acertou 37 questões e iria passar.
      A criança negra não iria passar pois não estudou o suficiente, mas passou. Ela acertou 34 questões mas ganhou + 6 por ter nascido com cor de pele negra, totalizando 40 pontos.
      A criança negra e a criança branca tinham os mesmos sonhos e a mesma vida. Porque uma teve ajuda e a outra não?
      Quem quer vai atrás, independente da cor da pele ou da situação financeira. As cotas raciais só classificam negros como "incapazes". O que veio com "propósito" de ajudar, apenas manchou e prejudicou a população afrodescendente.
      A COTA RACIAL É RACISTA.

    • @diogothecreator
      @diogothecreator 2 года назад +4

      @@alvaroramos1131 O único furo nessa sua narrativa é que as cotas raciais e as cotas sociais coexistem, são 50% ampla concorrência e 50% de cotas, dentro das cotas são 25% raciais e os outros 25% sociais. Logo, ambos seriam aprovados. Eu entendo os pontos de quem defende a existência apenas das cotas sociais mas elas nunca pararam pra ler o edital dos vestibulares que utilizam cotas.
      O branco pobre não sai prejudicado e nem o negro. A discussão valida é se a cota racial é realmente necessária, já que temos uma cota social.

    • @opoder6482
      @opoder6482 2 года назад +3

      @@alvaroramos1131 Seu comentário não tem nada a ver com o meu. As cotas são para ACESSO ao ensino, e isso não facilita em nada a formação do cotista, ele não terá menos matérias, ou métodos diferentes de avaliação no decorrer do curso, terá a mesma aula e formação de um não cotista.

    • @FabioElker
      @FabioElker 2 года назад +1

      Não dá pra identificar a condição financeira de alguém com base em fenótipo. Mas a etnia de alguém sim. Por isso que as cotas raciais geram ainda mais o racismo de julgar a capacidade de uma pessoa negra por causa das cotas raciais. É um tiro no pé na luta contra o racismo contra negros.

  • @eliberdadeliberdade6526
    @eliberdadeliberdade6526 3 года назад

    A maior parte dos pobres não são negros. A maioria dos negros são pobres... E pq isso acontece? Pq por uma abolição extremamente mal feita e desumana não ofereceu nenhum tipo de oportunidade àquelas pessoas na época. E sim, sou a favor da cota social. Apesar de tudo, acho a mais justa atualmente. 👏

  • @simibiamores2992
    @simibiamores2992 3 года назад +1

    Não deveria existir cota raciais e com cota de alunos da edução pública. Aí sim seria igualdade . Pois quem estuda estuda branco ou negro

  • @wesleyalves8419
    @wesleyalves8419 3 года назад +1

    Já fui taxado de racista por falar exatamente isso...

  • @ailtonmatheus6318
    @ailtonmatheus6318 3 года назад +7

    "A dúvida sobre a capacidade dele vai permanecer pelo resto da carreira dele" Ah claro, por isso existe lattes para cada estudante, existe Histórico escolar, entre outros. Vi diversas pessoas que passaram por ampla concorrência reprovando nas cadeiras da faculdade, enquanto o negro que passou por cota, com média 10 ao final da cadeira.

  • @blimp100
    @blimp100 6 месяцев назад +1

    Eu nunca utilizei cotas por que estudei um ano em escola particular, portanto não posso pleitear cota de escola pública nem para negros. Mesmo assim, sou totalmente a favor das cotas. Na verdade que é rico ou não precisa trabalhar ao mesmo tempo em que faz faculdade é como aquele que entra na disputa nos esportes com doping.

  • @nathalia656
    @nathalia656 3 года назад

    Lei 12990/14 | Lei nº 12.990, de 9 junho de 2014.
    Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União (...)
    Eu não sei como vocês interpretam essa lei, mas para mim é uma lei que preza pela diversidade étnica. Para que existam negros em espaços que antes era praticamente inalcançável.
    Eu não vejo essa lei como de igualdade racial, já que se fosse assim, deveria ser 50 a 50.
    Eu sou a favor da lei, e sim sou a favor de uma cota social, mas para agregar na lei e não para retirar esse direito, porque é um direto e eu sou contra a retirada de direitos.

  • @evandrosales5056
    @evandrosales5056 3 года назад

    Sobre a avaliação de características físicas, eu concordo que isso não deveria acontecer, pois a cota é também pra pardos e indígenas

  • @alvaroramos1131
    @alvaroramos1131 2 года назад

    Uma criança branca de escola pública e com uma situação financeira ruim, que estudou a vida inteira pra passar na Escola Técnica(ETEC) --> (Por exemplo).
    Essa criança estudou muito mas mesmo assim errou algumas questões. Ela acertou 37 questões de 50. Esse número, mesmo não sendo o máximo, mas classifica ela para a vaga de estudante na escola.
    Agora vamos falar da segunda criança.
    Uma criança negra com a mesma situação financeira da criança branca citada acima. Estudante do ensino público. Por ser negra ela sofreu sim com racismo e com pessoas sem caráter. Ela foi atrás do seu sonho q era entrar na ETEC. Acertou 34 de 50 questões, porém ela teve a sua cota de 13% sobre as questões, ou seja, a criança negra ganhou 6,75 questões, mas vamos facilitar e arredondar para 6 questões.
    A criança branca acertou 37 questões e iria passar.
    A criança negra não iria passar pois não estudou o suficiente, mas passou. Ela acertou 34 questões mas ganhou + 6 por ter nascido com cor de pele negra, totalizando 40 pontos.
    A criança negra e a criança branca tinham os mesmos sonhos e a mesma vida. Porque uma teve ajuda e a outra não?
    Quem quer vai atrás, independente da cor da pele ou da situação financeira. As cotas raciais só classificam negros como "incapazes". O que veio com "propósito" de ajudar, apenas manchou e prejudicou a população afrodescendente.
    A COTA RACIAL É RACISTA.

  • @comentadorprofissional6675
    @comentadorprofissional6675 Год назад +6

    É incrível o fato de um negro de alta renda ter direito a uma cota que o favorece mais do que um branco pobre. Não é mais questão de igualdade, já virou questão de priorizar alguém apenas por sua cor de pele. E sabem o que é priorizar alguém por sua cor de pele? Exatamente, é racismo!

  • @Jotta002
    @Jotta002 3 года назад +14

    Mano que podcast incrível, convidado esplêndido, eu também defendo a cota social e não racial

  • @jhonesantos1628
    @jhonesantos1628 3 года назад +1

    Se melhororassem o ensino e educação acho que nem teria esse debate, se tivesse ia ser bem raso

  • @dksevenn
    @dksevenn 3 года назад

    Onde deve ficar esse hospital negro e público? 2:10

  • @gustavoaffonso4899
    @gustavoaffonso4899 3 года назад +3

    Sou contrário às cotas raciais por razões de não resolveram nem a longo e nem a médio prazo problemas as desigualdades e ainda por cima são segracionistas.

    • @pa_bc
      @pa_bc 3 года назад

      resolve sim. e não são segregacionistas. pela primeira vez os negros são maioria na universidade (refletindo a realidade, em que os negros são maioria da população). só q assim q os negros chegam ao lugar que nunca chegaram, as cotas tem que ser diminuídas gradativamente, pq é uma solução paliativa, não para sempre.

    • @gustavoaffonso4899
      @gustavoaffonso4899 3 года назад +2

      @@pa_bc negros não são a maioria da população. E eu continuo mantendo minha opinião discordando da sua. O que você escreveu é mero blá blá blá.

  • @andersonsouza6135
    @andersonsouza6135 3 года назад

    Holiday é um cara muito coerente!

    • @opoder6482
      @opoder6482 3 года назад +1

      Não é verdade. O discurso dele é equivocado. Perceba que as cotas são para ACESSO ao ensino, e isso não facilita em nada a formação do cotista. Se ele se formar, logo será pelos seus méritos e não pelas cotas. Logo essa teoria dele é bem rasa e absurda. Abraço amigo!

  • @barbarafonseca9531
    @barbarafonseca9531 10 месяцев назад

    A questão racial não tira a capacidade cognitiva da pessoa. O fato da pessoa ser negra não o torna incapaz de fazer e ir bem em uma prova, por exemplo. Mas a questão é
    Que historicamente, o racismo impediu a contratação de negros em bons empregos e a entrada em faculdades, causando uma exclusão que até hoje dificulta o crescimento financeiro de pessoas negras devido seu histórico familiar de miséria.
    As cotas podem até colocar mais pessoas negras na faculdade, mas a questão toda é bem mais complexa que uma simples cota. A começar pelas péssimas condições de ensino escolar do berçário ao ensino médio que pessoas negras, em sua maioria, frequentam. O ensino básico tem que ter qualidade desde o início, só não tem porque as escolas privadas são uma máfia nesse país, nenhum empresário vai deixar de cobrar mais de mil reais por aluno se a escola pública pode ter um gasto de 10 reais por estudante. Não há investimento na BASE, na estrutura, por isso colocam uma cota, para que assim deixem de questionar o porquê de um ensino de tão baixa qualidade.
    O ensino privado abrange uma boa parte da população branca, querendo ou não, os brancos têm uma "cota" por poderem frequentar melhores ensino desde pequenas.
    A questão é, pessoas negras que conseguiram sair de péssimas condições financeiras e que frequentaram as melhores escolas particulares, têm direito a cota, por quê? Nesse caso, ele é uma pessoa à parte e diferente dos demais que ainda permanecem no mesmo sistema de falta de oportunidades.

  • @willgamer86
    @willgamer86 3 года назад

    Também acho que tem que ser cotas social comprovadas

  • @alessandramauron4515
    @alessandramauron4515 3 года назад +5

    Concordo com o Fernando com relação às cotas sou negra casada com um europeu loiro e nórdico, tenho um filho negro, um café com leite e uma loira... e aí se for pela cor um fará faculdade, o segundo somente meio período e a última não fará 😉😉😉 cotas social sim! Porque os 3 são criados da mesma maneira e com o mesmo salário!

    • @daniellamoura5953
      @daniellamoura5953 3 года назад +1

      Essa questão de cor é complicado, pois na Bahia eu sou branca no Rio Grande do Sul sou negra. Já me perguntaram pq uso cotas se sou branca, só pq eu aliso meu cabelo com progressiva e meu nariz é fino, não posso usar cotas e nem ser negra.

    • @ArleneMulatinho
      @ArleneMulatinho Год назад

      👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @quepaiseesse..8697
    @quepaiseesse..8697 3 года назад +2

    Uma minoria vive bem nesse país que são o alto escalão do Estado que vivem como réis e o resto da população sustentam esses feudos

  • @marcelamartins7319
    @marcelamartins7319 Год назад

    Gente pela amor de Deus a cota é uma reparação história , não é questão de pena não. Não é sobre o que vc acha de ter ou não ,é sobre reparação histórica

  • @detudobempouco2956
    @detudobempouco2956 3 года назад +1

    Foda demais

  • @BblackMaxx
    @BblackMaxx 8 месяцев назад

    a dúvida ou preconceito sobre a qualificação de quem ocupa uma vaga por cotas não seria excluída pela demonstração do trabalho da pessoa durante a carreira? Ou seja, é notável a qualificação de alguém apenas observando como exerce o trabalho ou os resultados q obtém. É profissionais desqualificados em cargos de responsabilidade é muito comum, não necessariamente negros.

  • @renangdias8796
    @renangdias8796 2 года назад +1

    Fiz 6 vestibulares, passei em dois. Ambos aprovados não fiz cotas raciais. Deveria não existir nem este campo de cor de pele.

  • @jamylleibiapina3497
    @jamylleibiapina3497 Год назад

    Pois eu sou cotista e apoio super! Como vestibulanda de medicina sei q é mto difícil vc passar sendo ampla e vindo de EP, o motivo das cotas raciais existirem é que a grande Maioria da elite é branca, sem falar nos anos que se passaram da escravidão, logo a cota racial seria uma forma de pagar a dívida história q existe. Sem cotas as faculdades só teriam brancos como a maioria, medicina já é assim, estudo no farias Brito e Conto NOS DEDOS a quantidade de pessoas negras de verdade. Então n julguem sem se colocar nos lugar de nós vestibulandos/concurseiros!

    • @masterhanter8954
      @masterhanter8954 Год назад

      “Pagar a dívida “ ?? É tipo falar q o filho de um assasino deveria ser preso pra pagar a dívida do pai q morreu mesmo ele sendo diferente…

    • @jerrynhodapesada8780
      @jerrynhodapesada8780 Год назад

      Beleza, mas tenho somente algumas perguntas:
      -O que raios a escravidão tem a ver com escola?
      -O que vai mudar se nós tivermos muitos negros no poder? No que isso vai ser útil pra nossa sociedade?
      -Como vamos fazer negros seren a maioria em cargos de elite sendo que eles são 7% da população? Caso queira um exemplo do quão baixo é, em Porto Alegre, 89% são brancos

  • @JoaoPedro-yf8dk
    @JoaoPedro-yf8dk 3 года назад +1

    As cotas só existem pq o estado não investe em educação nas bases, nada vai mudar minha opinião.

  • @Gustavo-ze8ye
    @Gustavo-ze8ye 3 года назад +1

    SOU A FAVOR DAS COTAS SOCIAIS E CONTRA AS COTAS RACIAIS.
    COTA RACIAL SÓ SERVE PARA NOS DIVIDIR AINDA MAIS, ALÉM DE NÃO AJUDAR EM NADA NO COMBATE AO RACISMO.
    JÁ NAS COTAS SOCIAIS ABRANGE MUITO MAIS GENTE, NÃO FICA FOCADO NA QUESTÃO DA COR, AFINAL EXISTE MUITO POBRE DE PELE CLARA E OLHO VERDE TAMBÉM, QUE NÃO TEVE OPORTUNIDADE.

  • @karinesouza7842
    @karinesouza7842 3 года назад

    Não sei como está atualmente, mas pelo menos no Sisu/Enem que fiz em 2014 as cotas eram para estudantes de escolas públicas, baixa renda, e tinha também para indígenas. Não tinha a cota unicamente para negros.
    Sou negra e estudei a vida inteira em escola particular, então nada mais justo do que eu entrar pela ampla concorrência.
    Creio que neste caso a existência de cotas sociais é interessante e faz sentido. Tenho a impressão de que as pessoas acham que negros são automaticamente cotistas e creio que isso seja um fator segregador sim.

  • @marilis1026
    @marilis1026 3 года назад +2

    Não deveria nem citar os EUA, lá pobre, rico, preto ou branco estudam na mesma escola, no Brasil não tem como disputar uma prova com pessoas que sempre estudaram em escola particular, com boa alimentação e uma estrutura familiar normal, lembrando que cotas são apenas para entrar na universidade , não se tem cotas para provas, seminários ou TCC .

    • @davidpheragon
      @davidpheragon 3 года назад +1

      No curso de Administração q fiz em uma universidade pública - e esse curso nem é dos mais disputados como Medicina, Direito ou Engenharia - só tinha uns 2 caras q vieram da escola pública na minha sala de uns 50 alunos das primeiras cadeiras ... e esses dois caras eram muito, mas muito nerds. Foi só por isso q eles conseguiram entrar lá. Enquanto isso, os de escola particular, q me enquadro, eram alunos medianos nos colégios em q estudavam - eu era e ainda sou mediano no tocante aos estudos. Isso me fez ver a diferença entre alguém q vem de um colégio particular para um q não vem.

  • @jhonathankrause292
    @jhonathankrause292 3 года назад +4

    O profissional é qualificado ou cotificado🤔

    • @cleytonsouza7927
      @cleytonsouza7927 3 года назад +1

      Sobreviva alguns períodos em uma universidade federal e suas dúvidas serão respondidas…

  • @viniciusyuri4006
    @viniciusyuri4006 6 месяцев назад

    Passar por uma comissão racial não é humilhação nenhuma, parém de achar que tudo relacionado a cor é humilhação, faça me o favor. Você passa pela comissão para comprovar se você se encaixa nos pré requisitos da vaga, se não fosse assim, eu, que sou branco mas tenho poucos traços negros, poderia me candidatar a vaga e passar.
    Com toda a cota é assim, na cota de escola publica, você tem que comprovar que estuda em escola publica, na cota de renda minima você tem que enviar documentos comprovando renda famíliar bruta. Isso não é nenhuma humilhação, é só uma confirmação se você está apto para a vaga.

  • @kidlandia3468
    @kidlandia3468 3 года назад +2

    A questão é que muitos negros ricos se aproveitam pra entrar numa vaga de quem realmente é pobre, assim como muitos brancos já entraram em cursos pelo Enem falando q eram negros, essa questão q vc fala em analisar a pessoa foi justamente por isso e n vejo nada demais até pq evita esse tipo de fraudes

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 3 года назад +1

      Como se existissem muitos negros ricos no país

    • @kidlandia3468
      @kidlandia3468 3 года назад +1

      @@laenderalvesbatista6924 mais os que tem se aproveitam disso, por isso tem q se por cota social e n racial

  • @chamadosaceia1075
    @chamadosaceia1075 3 года назад +1

    Futuro governador de São Paulo.

  • @briciolopes2562
    @briciolopes2562 Год назад

    Creio que nessa linha raciocínio as cotas sociais não fazem sentido, pelo mesmo argumento, "melhores entre os "pobres"". Sou a favor das cotas sociais e também sociais. E defendo as políticas públicas que garantem o acesso de ambos, pelo menos a acesso às universidades públicas, onde tive contato. Não sei como funciona em seleções de concursos. Creio que nossas cotas raciais sejam advindas do nosso próprio processo histórico e querer comparar nossa realidade com de outros pais, ainda mais os EUA é completamente irrelevante.

  • @luanflavio1810
    @luanflavio1810 3 года назад

    Sisu deveria ter um teto de salário per capita na família. As federais do nosso país são ocupadas 80% das vagas por boys e patys em cursos que chegam a custar meio milhão na rede privada, aí o dinheiro economizado fica pra comprar carrão, roupa de grife e outras ostentações. Gente q tem plenas condições de arcar c o custo de uma faculdade não poderia se inscrever no Sisu.

  • @GeorgeNascimento08
    @GeorgeNascimento08 3 года назад

    acho que não deve ter cotas para ninguém.

  • @marcelobrumalmeida2546
    @marcelobrumalmeida2546 3 года назад

    O problema é a falta de cota na base em colégios de ótima qualidade... ... aí chega na ponta de cima aonde se tem o poder de voto... querem dar cota