Eu vi isso em primeira mão!!! Fiz faculdade e muitos colegas eram de classes mais baixas e apesar de serem esforçados como a educação básica que tiveram foi fraca eles tinham muita dificuldade!! Conhecimentos básicos de química, física, matemática e português acabavam sendo muito difíceis pra eles e sem a base não tem como ir adiante!!! muitos desistiam do curso!!! Uma pena mesmo!!!
Vejo jovens não sabendo escrever direito e fazer continhas básicas. E estão "formados". O ensino básico inicial é isso tudo de prioritário que ele disse. FALOU TUDO!! 👏👏👏👏👏
Eu não sou a favor de "cotas raciais"! E sim a favor de COTAS SOCIAIS para pessoas de baixa renda ou em situação de extrema pobreza... Pois conheço muitas pessoas brancas e pardas q são EXTREMAMENTE pobres e não tem esses "benefícios". Mas concordo com o Guto, q o ensino básico precisa melhorar.
Concurso para Defensor Público do RJ foi um exemplo. O concurso tem 3 fases, na 1a fase quem era cota precisava de uma nota super baixa. Quando chegou na 2a fase que precisava escrever reprovou a esmagadora maioria
O problema é aprovar as crianças no ensino médio estadual sem aprender nada , quando chega para disputar a vagas na faculdade vai se deparar com alunos de escola privada
hj em dia basta só vc ir na escola marcar presença que vc passa de ano kkkk é bizarro se o aluno não tiver um conhecimento fora da escola estuda em casa ou fazer um cursinho quando chegar na faculdade apanhar mesmo
- Aqui no Canadá existe a cultura das trade schools, escolas técnicas, o cara sai de lá com 18, 19 anos, eletricista (plumber, etc.) formado ganhando 20 dólares por hora ganhando mais que um professor de escola primária. FACULDADE NÃO É PRA TODO MUNDO!
Ainda bem que o cara tem racionalidade pra entender esse mascaramento social e indecência da cultura da sociedade. Isso é obter conhecimento e não se deixar ser manipulado 😎👍👍👍
Cota racial é uma porcentagem muito pequena comparada com a cota social e de quem vem da rede pública... É algo tão pequeno que nem deveria ser debatido...
A cota social é a mais realista e fundamentada, ainda no final é justa com quem realmente precisa. O ensino básico de qualidade vai mudar esse país, como o Rubinho disse, não adianta melhorar a ponta se a base já é desestruturada.
@ENÉAS is young again. Cota social e de escola pública, quem tá em escola pública geralmente é pobre, além disso teve uma educação bem inferior, o que torna a cota social extremamente válida
Ou seja, é mais fácil dar cotas que ensino básico de qualidade, então o político faz o mais fácil já que o povo não percebe que está sendo enganado. Além do mais, se houvesse um ensino básico e médio de qualidade, o cidadão conseguiria emprego com mais facilidade. Infelizmente o povo se ilude muito com faculdade, existem inúmeras pessoas com faculdade trabalhando com Uber.
Sou leigo. Vejo você como um excelente político, porém vejo uma coisa nas escolas da minha cidade, os alunos querem virar bandido, como que se resolve esse problema... Esta seria uma pauta que também deveria ser discutida...
Falou tudo! Além disso, vale lembrar que pobreza não tem cor, tem um monte de descendente de retirante nordestino que mora na periferia da periferia, e nem se quer sonha com uma faculdade top, estão sujeitos a esse ensino sucateado das escolas públicas, e por serem brancos (e algumas vezes até loiros, visto que o nordeste foi povoado também por holandeses), não possuem cotas.
Eu não sou negro, sou a favor da cota, mas sempre me causou inquietação quando vejo que só se fala em criar outro tipo de cota ou expandir as já existente e não se fala em melhoria e expansão do ensino de base.
COTA RACIAL JA É UM FORMA DE PRECONCEITO,E FATO ,,EU SOU NEGAO ,,TUDO QUE CONSEGUI NA MINHA VIDA FOI COM ESFORÇO TRABALHO E O PRINCIPAL, ESTUDO,COM ISSO VC CHEGA EM QUALQUER LUGAR ,PQ UMA PESSOA ,SEJA NEGRO,BRANCO,GAY ,LEABICAY,TRANS,OU SEJA LA O QUEM FOR ,,VC T QUE CONSEGUIR COM MÉRITO E CAPACIDADE,E FATO ,TODOS NOS SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSAS VIDAS,,E A REALIDADE
Concordo que a capacitação básico é o fundamental para realmente melhorar esses dados mas não sou contra as cotas pq elas são uma medida mínima de tentar equilibrar a desigualdade gerada por anos, vale lembrar que após a abolição os negros ficaram largados e sem valor para a sociedade e isso tudo é muito recente, a desigualdade vem daí
Cotas sociais já iriam incluir esses negros que ficaram largados e sem valor, sem precisar distinguir cor de pele. Porque também existe pessoas brancas largadas e sem valor, sim negro é a maioria mais não é apenas negros, a cota racial exclui esses brancos que também se encaixam na mesmo situação econômica. Também sou negro e também acho que cotas raciais não resolve o problema, só maquia.
@@Marqu1n1999 para ser bem simples de se entender, falando em uma visão macro, é o seguinte: Negros nessa condições = desigualdade. Brancos nessas condições = familiares tiveram as condições de mudar de vida (ou de manter) mas não fizeram. Se você acha que existe desigualdade por conta da cor da pele hoje em dia é pq você não viu a 50, 70 anos atrás... Enquanto os antepassados dos brancos de hoje tinham oportunidades os dos negros viviam de migalhas, isso limitou totalmente o crescimento deles e de seus sucessores. Esse é o ponto da desigualdade, simples. Acho sim que pode haver incentivos para brancos nessas condições também mas como coisas separadas, a questão das cotas para negros é basicamente tentar (por mínimo que seja) nivelar um pouco a desigualdade que foi fomentada por anos.
@@MrLucasAzara Mas mano, uma Cotas Sociais atende pessoas de baixa renda, ou seja, todos as pessoas incluindo negros e brancos com não tem uma condição de vida boa, irão se beneficiar dela. Cotas Raciais inclui apenas negros independente da sua condição econômica, só pelo fato da cor de pele dele, isso não é justo. Na própria cotas raciais os negros que tem de condições boas de vidas acabam tirando vagas dos negros que precisam, apenas pelo fato de ser negro.
@@Marqu1n1999 irmão, cotas raciais é apenas uma pequena parcela da cota social, primeiro vc precisa ser de escola pública e ser de baixa renda pra entrar na cota... Depois de tentar resolver o fator social, aaaaaai é que eles começam a ver o fator histórico, de quem historicamente com os seus antepassados não tiveram chance alguma de crescer. Fora o fato de que é comprovado que o mercado de trabalho abre as portas mais fácil pra pessoas brancas, altas e do sexo masculino... Então a cor serve pra tentar dar aquele empurranzinho a essas pessoas no mercado de trabalho tbm.
Quem não concorda com cotas é porque não compreendeu o real motivo delas existirem, é tão difícil entender que um negro pobre ainda sim terá menos oportunidades na vida que um pobre branco?, falam como se o Brasil não existisse o preconceito racial, ao concorrer qualquer vaga de trabalho, onde tenha um branco e um negro, com qualificações parecidas, quem vocês acreditam que seria escolhido ?, agora seja hipócrita e diga que o mais qualificado!
O mercado de trabalho ou o empregador está pouco se lixando se o trabalhador é negro ou branco. O empregador quer apenas o lucro na empresa dele. Então não vai faltar mão de obra para o negro trabalhar. Eu tenho deficiência grave. No meu caso SIM precisa de cotas para PCDs.Pois como eu tenho muitas limitações, o mercado de trabalho não quer empregar uma pessoa cheia de limitações.
Sou defensor de cota social, considerando que independe de raça. Sou pardo, filho de mãe e avó negras nascidas no Recôncavo Baiano, fui aluno de escola pública, sem condições econômico-financeiras tive muita dificuldade para me preparar para o vestibular, praticamente morando nos finais de semana nas bibliotecas para complementar os estudos do deficiente ensino público. Fui aprovado em Universidade Federal, mas na época tive de abrir mão para poder trabalhar e,assim, fui estudar numa Universidade particular à noite, onde também fui aprovado no vestibular. Enfim, a questão é mais social do que racial. Some-se, a determinação e força de vontade sem esperar facilidades e assistencialismo!
na verdade ele nao quer que o filho dele seja discriminado, agora entendi, pois pode ser confudido com cotista, ate parece que todo negro entra por cotas
Por mais que seja um aluno exemplar esforçado quando for concorrer com um play boy que estudou nas melhores escolas não haverá concorrência e sim injustiça, nós de uma educação igualitária aí sim tirem as cotas enquanto isso pelo amor de Deus deixem elas.
Parabéns ao Vilela que questionou e o convidado tem que estudar os dados de resultados das cotas raciais, dizer que tá chutando, só negro rico que passa, tá alienado da realidade. não estamos falando de jogador de futebol...aí não me ajuda, né..
Galera ,a pessoa negra q não estudou em escola pública ou tem renda percapita menor q um salário mínimo e meio NÃO tem direito a cota não . Acho q essa informação não ficou clara na fala do moço do vídeo .
Legal, não importa se o negro é rico ou pobre, o que importa é ter negro em locais o qual ele não entra. Aceito o argumento que o problema é basal na educação, mas e aí, como você pretende melhorar? Na unb, quando foi introduzido cotas em 2005, até os dias de hoje aumentou em 35% a presença de negros. Qual outra situação que pode ser melhor para o país? Com medidas concretas, com propostas de verdade além de ideias? Eu não gosto de cotas? quem gosta. Mas é totalmente necessário.
@@alvessantos5613 pra mim uma coisa não substitui a outra, pois mesmo que um negro e branco sejam pobres eles enfrentam dificuldades diferentes na vida. Por exemplo, nunca fui chutado de entrevista de emprego por não ter a "aparência" certa e, por isso, nunca esquecerei um amigo meu que tentou comigo vaga na falecidade Insinuante como aprendiz e foi chutado por esse "motivo".
só não concordo quando ele fala que precisa diminuir o investimento na educação, além de privatizar instituições de ensino superior públicas. INVESTIMENTOS na educação NÃO É retrocesso, Guto!!
Mas o fato é que 80% das cotas eram destinados para pessoas brancas nos anos de 60 a 80 e isso impacta os dias atuais. É por isso que em todo lugar de liderança é dominado por pessoas brancas. E o preto que também é impactado não pode ter seus 5%?
Sou a favor das cotas e compreendo que não resolve o problema pq o a questão está no ensino fundamental. 1 - As cotas precisam ter acompanhamento e ver sua eficácia, e milhares que antes não tinham acesso ao ensino superior agora entraram. 2 - Qual é política pública que estamos discutindo para o ensino fundamental??? Nenhuma! E ainda querem acabar com as cotas ?
As cotas são racistas! Pois uma comissão de "Juizes" vão julgar quem tem mais melanina na pele e que tenha "traços negróides"= Isso é pura Eugenia. Cotas tem que ser por renda. Se a pessoa está em condições de miserabilidade, ai sim recorreria as cotas. Pois as cotas sociais abrange todos (branco, negro, mestiço, pardo, brasileiro...). E seria bom melhorar o ensino fundamental e médio nas escolas para formar bons cidadãos profissionais e ter notas por comportamento em sala de aula. Pois não adianta nada dar a vaga para um desqualificado que só quer bagunçar em sala de aula.
posso ser bem leigo mas , assim não deveria existir cotas para pobres , por que tipo igual ele disse , tem o negro rico , e o negro probre que ta ralando que sempre estudou em escola publica , o rico pega a vaga dele , e mesma coisa o probre branco que existe tambem , mas ae ele perde a vaga por que o negro rico passou na frente dele então acho meio troll isso de ser pra negro devia ser para probre ( nao entendo muito mas é isso)
Os dados mostram que cotas são ruins? A ciência mostra? Meu amigo, os dados mostram exatamente que elas funcionam. Embora eu concorde em dizer que a educação pré-universitária é problemática para quem estuda em escola pública. Mas ele foi extremamente desonesto no início da fala, pq os dados e a "ciência" mostra exatamente o oposto do que ele disse...e não é uma amostra insignificante, como ele disse...
Bacana, vimos uma opinião baseada no "to chutando, eu acho" e com trechos decorados de um livro. Cade os dados que refutam? Estudos? Se depender desse MBLixo nunca vamos nos livrar de PT e Bolsonaro, mulecada sem noção das coisas.
Sabia que o gado do MBLixo chegaria logo, os Enzos revoltados hahaha Tem uma coisa que esse MBL está fazendo bem é montar um curral tão agressivo quanto o PT e Bozo.
Que a luz do entendimento e compreensão, chegue a todos. Enquanto isso, vamos dando graças s caras pensantes, iguais a ele. Amém, Senhor.
Eu vi isso em primeira mão!!! Fiz faculdade e muitos colegas eram de classes mais baixas e apesar de serem esforçados como a educação básica que tiveram foi fraca eles tinham muita dificuldade!! Conhecimentos básicos de química, física, matemática e português acabavam sendo muito difíceis pra eles e sem a base não tem como ir adiante!!! muitos desistiam do curso!!! Uma pena mesmo!!!
A questão é o recurso desviado, abandono da valorização ao mérito, financiamento da mendigância socialista.
Doutrinacao na escola
Vejo jovens não sabendo escrever direito e fazer continhas básicas. E estão "formados". O ensino básico inicial é isso tudo de prioritário que ele disse. FALOU TUDO!! 👏👏👏👏👏
Como é bom ver uma pessoa esclarecida falando!
Eu não sou a favor de "cotas raciais"! E sim a favor de COTAS SOCIAIS para pessoas de baixa renda ou em situação de extrema pobreza... Pois conheço muitas pessoas brancas e pardas q são EXTREMAMENTE pobres e não tem esses "benefícios". Mas concordo com o Guto, q o ensino básico precisa melhorar.
Concurso para Defensor Público do RJ foi um exemplo.
O concurso tem 3 fases, na 1a fase quem era cota precisava de uma nota super baixa.
Quando chegou na 2a fase que precisava escrever reprovou a esmagadora maioria
Eu sou totalmente contra. Do que adianta existir cota se não existe um bom ensino de base?
O problema é aprovar as crianças no ensino médio estadual sem aprender nada , quando chega para disputar a vagas na faculdade vai se deparar com alunos de escola privada
Além de serem de escolas privadas, muitas vezes fizeram o melhor cursinho preparatório da cidade...
hj em dia basta só vc ir na escola marcar presença que vc passa de ano kkkk é bizarro se o aluno não tiver um conhecimento fora da escola estuda em casa ou fazer um cursinho quando chegar na faculdade apanhar mesmo
- Aqui no Canadá existe a cultura das trade schools, escolas técnicas, o cara sai de lá com 18, 19 anos, eletricista (plumber, etc.) formado ganhando 20 dólares por hora ganhando mais que um professor de escola primária.
FACULDADE NÃO É PRA TODO MUNDO!
Plumber é encanador. Electrician é eletricista
@@paidagringa1107 ach q ele botou entre parêntesis para exemplificar mais profissões kk
faculdade e pra quem estuda e não pra quem quer brincar de proifissão
@@paidagringa1107 Quer ensinar inglês pra um cara q mora no exterior kkkk dá um tempo malandro...
Ainda bem que o cara tem racionalidade pra entender esse mascaramento social e indecência da cultura da sociedade. Isso é obter conhecimento e não se deixar ser manipulado 😎👍👍👍
Cota racial é uma porcentagem muito pequena comparada com a cota social e de quem vem da rede pública... É algo tão pequeno que nem deveria ser debatido...
👏👏
A cota social é a mais realista e fundamentada, ainda no final é justa com quem realmente precisa.
O ensino básico de qualidade vai mudar esse país, como o Rubinho disse, não adianta melhorar a ponta se a base já é desestruturada.
@ENÉAS is young again. Cota social e de escola pública, quem tá em escola pública geralmente é pobre, além disso teve uma educação bem inferior, o que torna a cota social extremamente válida
Ou seja, é mais fácil dar cotas que ensino básico de qualidade, então o político faz o mais fácil já que o povo não percebe que está sendo enganado. Além do mais, se houvesse um ensino básico e médio de qualidade, o cidadão conseguiria emprego com mais facilidade. Infelizmente o povo se ilude muito com faculdade, existem inúmeras pessoas com faculdade trabalhando com Uber.
Sim,eu convivi com parda pagando de preta que veio do Objetivo da vida.
Tem que focar no ensino e nao na etnia da pessoa cota tem que ser social,mais focar mais na melhora do ensino nao em cota
Sou leigo. Vejo você como um excelente político, porém vejo uma coisa nas escolas da minha cidade, os alunos querem virar bandido, como que se resolve esse problema...
Esta seria uma pauta que também deveria ser discutida...
Eu concordo plenamente
Isso que sempre afirmo.
Falou tudo! Além disso, vale lembrar que pobreza não tem cor, tem um monte de descendente de retirante nordestino que mora na periferia da periferia, e nem se quer sonha com uma faculdade top, estão sujeitos a esse ensino sucateado das escolas públicas, e por serem brancos (e algumas vezes até loiros, visto que o nordeste foi povoado também por holandeses), não possuem cotas.
Eu não sou negro, sou a favor da cota, mas sempre me causou inquietação quando vejo que só se fala em criar outro tipo de cota ou expandir as já existente e não se fala em melhoria e expansão do ensino de base.
1:48
COTA RACIAL JA É UM FORMA DE PRECONCEITO,E FATO ,,EU SOU NEGAO ,,TUDO QUE CONSEGUI NA MINHA VIDA FOI COM ESFORÇO TRABALHO E O PRINCIPAL, ESTUDO,COM ISSO VC CHEGA EM QUALQUER LUGAR ,PQ UMA PESSOA ,SEJA NEGRO,BRANCO,GAY ,LEABICAY,TRANS,OU SEJA LA O QUEM FOR ,,VC T QUE CONSEGUIR COM MÉRITO E CAPACIDADE,E FATO ,TODOS NOS SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSAS VIDAS,,E A REALIDADE
fonte: teu cu.
Coloque cota para a base. Colégios particulares ganham muito, conseguem abrir cotas. Vamos faer isso na base.
Cota previlegia o negro rico
Hahahaahhahahahahahahahhahahaha
o negro pobre tb
Mariguella não era preto, caramba! Isso é falácia do filme.
Não tem que disputar nada estudo em escola publica tem sua vaga na universidade publica o que pagaram a vida toda paguem sua facu
Cota RACIAL , totalmente errado ,COTA TEM QUE SER SOCIAL,E NAO POR COR DE PELE, OPÇÃO SEXUAL ,,E UM ABSURDO,TEM AIE SER SOCIAL
Vão procurar o que fazer .
Esse cara nao sabe que as cotas antes de serem raciais, tb sao sociais e levam em conta a renda do aluno?? É muita desonestidade ao omitir isso.
Então deveriam ser para todos e não para os negros, e mesmo assim não iria resolver o problema, você não entendeu o posicionamento dele?
Concordo que a capacitação básico é o fundamental para realmente melhorar esses dados mas não sou contra as cotas pq elas são uma medida mínima de tentar equilibrar a desigualdade gerada por anos, vale lembrar que após a abolição os negros ficaram largados e sem valor para a sociedade e isso tudo é muito recente, a desigualdade vem daí
@lucAZ o foda é que alguns negros não conhecem a própria história a exemplo do convidado.
Cotas sociais já iriam incluir esses negros que ficaram largados e sem valor, sem precisar distinguir cor de pele. Porque também existe pessoas brancas largadas e sem valor, sim negro é a maioria mais não é apenas negros, a cota racial exclui esses brancos que também se encaixam na mesmo situação econômica. Também sou negro e também acho que cotas raciais não resolve o problema, só maquia.
@@Marqu1n1999 para ser bem simples de se entender, falando em uma visão macro, é o seguinte:
Negros nessa condições = desigualdade.
Brancos nessas condições = familiares tiveram as condições de mudar de vida (ou de manter) mas não fizeram.
Se você acha que existe desigualdade por conta da cor da pele hoje em dia é pq você não viu a 50, 70 anos atrás... Enquanto os antepassados dos brancos de hoje tinham oportunidades os dos negros viviam de migalhas, isso limitou totalmente o crescimento deles e de seus sucessores.
Esse é o ponto da desigualdade, simples.
Acho sim que pode haver incentivos para brancos nessas condições também mas como coisas separadas, a questão das cotas para negros é basicamente tentar (por mínimo que seja) nivelar um pouco a desigualdade que foi fomentada por anos.
@@MrLucasAzara Mas mano, uma Cotas Sociais atende pessoas de baixa renda, ou seja, todos as pessoas incluindo negros e brancos com não tem uma condição de vida boa, irão se beneficiar dela. Cotas Raciais inclui apenas negros independente da sua condição econômica, só pelo fato da cor de pele dele, isso não é justo. Na própria cotas raciais os negros que tem de condições boas de vidas acabam tirando vagas dos negros que precisam, apenas pelo fato de ser negro.
@@Marqu1n1999 irmão, cotas raciais é apenas uma pequena parcela da cota social, primeiro vc precisa ser de escola pública e ser de baixa renda pra entrar na cota... Depois de tentar resolver o fator social, aaaaaai é que eles começam a ver o fator histórico, de quem historicamente com os seus antepassados não tiveram chance alguma de crescer.
Fora o fato de que é comprovado que o mercado de trabalho abre as portas mais fácil pra pessoas brancas, altas e do sexo masculino... Então a cor serve pra tentar dar aquele empurranzinho a essas pessoas no mercado de trabalho tbm.
Quem não concorda com cotas é porque não compreendeu o real motivo delas existirem, é tão difícil entender que um negro pobre ainda sim terá menos oportunidades na vida que um pobre branco?, falam como se o Brasil não existisse o preconceito racial, ao concorrer qualquer vaga de trabalho, onde tenha um branco e um negro, com qualificações parecidas, quem vocês acreditam que seria escolhido ?, agora seja hipócrita e diga que o mais qualificado!
Preconceituoso é quem trata que o branco sempre vai tomar dianteira, quem é do povão sabe que o patrão quer o cara que desenrola
@@ZanFalhoo problema é que o racismo está tão intrínseco na nossa sociedade que as pessoas nem percebem!
O mercado de trabalho ou o empregador está pouco se lixando se o trabalhador é negro ou branco. O empregador quer apenas o lucro na empresa dele. Então não vai faltar mão de obra para o negro trabalhar. Eu tenho deficiência grave. No meu caso SIM precisa de cotas para PCDs.Pois como eu tenho muitas limitações, o mercado de trabalho não quer empregar uma pessoa cheia de limitações.
Sou defensor de cota social, considerando que independe de raça. Sou pardo, filho de mãe e avó negras nascidas no Recôncavo Baiano, fui aluno de escola pública, sem condições econômico-financeiras tive muita dificuldade para me preparar para o vestibular, praticamente morando nos finais de semana nas bibliotecas para complementar os estudos do deficiente ensino público. Fui aprovado em Universidade Federal, mas na época tive de abrir mão para poder trabalhar e,assim, fui estudar numa Universidade particular à noite, onde também fui aprovado no vestibular. Enfim, a questão é mais social do que racial. Some-se, a determinação e força de vontade sem esperar facilidades e assistencialismo!
Verdade
Boa tarde, qual tipo de biblioteca?? Sou de rede pública, e acredito que isso não seja nem metade do que poderia cair em um vestibular.
Ótimo comentário
Ridículo ! Vá estudar sua própria história, a triste história do seu povo!
Sou a favor das cotas e tbm da melhoria do ensino básico.
na verdade ele nao quer que o filho dele seja discriminado, agora entendi, pois pode ser confudido com cotista, ate parece que todo negro entra por cotas
Por mais que seja um aluno exemplar esforçado quando for concorrer com um play boy que estudou nas melhores escolas não haverá concorrência e sim injustiça, nós de uma educação igualitária aí sim tirem as cotas enquanto isso pelo amor de Deus deixem elas.
Parabéns ao Vilela que questionou e o convidado tem que estudar os dados de resultados das cotas raciais, dizer que tá chutando, só negro rico que passa, tá alienado da realidade. não estamos falando de jogador de futebol...aí não me ajuda, né..
Galera ,a pessoa negra q não estudou em escola pública ou tem renda percapita menor q um salário mínimo e meio NÃO tem direito a cota não . Acho q essa informação não ficou clara na fala do moço do vídeo .
esse cara serve pro MBL assim como o helio negão serve ao Bolsonarismo.
oba
Legal, não importa se o negro é rico ou pobre, o que importa é ter negro em locais o qual ele não entra. Aceito o argumento que o problema é basal na educação, mas e aí, como você pretende melhorar? Na unb, quando foi introduzido cotas em 2005, até os dias de hoje aumentou em 35% a presença de negros. Qual outra situação que pode ser melhor para o país? Com medidas concretas, com propostas de verdade além de ideias? Eu não gosto de cotas? quem gosta. Mas é totalmente necessário.
Cotas sociais simples🤷🏿♂️
@@alvessantos5613 pra mim uma coisa não substitui a outra, pois mesmo que um negro e branco sejam pobres eles enfrentam dificuldades diferentes na vida. Por exemplo, nunca fui chutado de entrevista de emprego por não ter a "aparência" certa e, por isso, nunca esquecerei um amigo meu que tentou comigo vaga na falecidade Insinuante como aprendiz e foi chutado por esse "motivo".
Cara é claro que melhorou muito pras pessoas negras sim 7 ou 10 por cento já é melhor que nada rapaz
só não concordo quando ele fala que precisa diminuir o investimento na educação, além de privatizar instituições de ensino superior públicas. INVESTIMENTOS na educação NÃO É retrocesso, Guto!!
Mas o fato é que 80% das cotas eram destinados para pessoas brancas nos anos de 60 a 80 e isso impacta os dias atuais. É por isso que em todo lugar de liderança é dominado por pessoas brancas. E o preto que também é impactado não pode ter seus 5%?
😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Bolsonaro 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷😎🇧🇷em três anos fez mais pela educação que o PT em 15anos
Falou pouco, mas falou bosta
pior q n fez n, ainda fez pior
kkk... Bolsonaro não fez porra nenhuma
Eu gosto muito do mbl
Sou a favor das cotas e compreendo que não resolve o problema pq o a questão está no ensino fundamental.
1 - As cotas precisam ter acompanhamento e ver sua eficácia, e milhares que antes não tinham acesso ao ensino superior agora entraram.
2 - Qual é política pública que estamos discutindo para o ensino fundamental??? Nenhuma! E ainda querem acabar com as cotas ?
As cotas são racistas! Pois uma comissão de "Juizes" vão julgar quem tem mais melanina na pele e que tenha "traços negróides"= Isso é pura Eugenia. Cotas tem que ser por renda. Se a pessoa está em condições de miserabilidade, ai sim recorreria as cotas. Pois as cotas sociais abrange todos (branco, negro, mestiço, pardo, brasileiro...). E seria bom melhorar o ensino fundamental e médio nas escolas para formar bons cidadãos profissionais e ter notas por comportamento em sala de aula. Pois não adianta nada dar a vaga para um desqualificado que só quer bagunçar em sala de aula.
posso ser bem leigo mas , assim não deveria existir cotas para pobres , por que tipo igual ele disse , tem o negro rico , e o negro probre que ta ralando que sempre estudou em escola publica , o rico pega a vaga dele , e mesma coisa o probre branco que existe tambem , mas ae ele perde a vaga por que o negro rico passou na frente dele então acho meio troll isso de ser pra negro devia ser para probre ( nao entendo muito mas é isso)
Amigo ,pessoas negras q vieram de escolas particulares e não estão na cota de renda não têm direito a cota .
@@arthurdouglas6572 👍🏿sim eu sou de.publica e penso exatamente assim
Vai mudar oq na sua vida a cota racial, ela n tira vaga de ngm só vc ver os dados nos últimos anos o número de vagas só aumentou
Os dados mostram que cotas são ruins? A ciência mostra? Meu amigo, os dados mostram exatamente que elas funcionam. Embora eu concorde em dizer que a educação pré-universitária é problemática para quem estuda em escola pública. Mas ele foi extremamente desonesto no início da fala, pq os dados e a "ciência" mostra exatamente o oposto do que ele disse...e não é uma amostra insignificante, como ele disse...
Bacana, vimos uma opinião baseada no "to chutando, eu acho" e com trechos decorados de um livro. Cade os dados que refutam? Estudos?
Se depender desse MBLixo nunca vamos nos livrar de PT e Bolsonaro, mulecada sem noção das coisas.
Bom, você só xingou, não deu um contra ponto. '-'
Sabia que o gado do MBLixo chegaria logo, os Enzos revoltados hahaha Tem uma coisa que esse MBL está fazendo bem é montar um curral tão agressivo quanto o PT e Bozo.
@@henriqueroque1437 Cara, você novamente só xingou, em dois textos que você comentou não vi um argumento. Parabéns !