O que acontece com Asterix e Obelix é o que acontece com várias criações artísticas: um trabalho se destaca dos outros por não seguir as regras e modismos. Aí, quando ela faz sucesso, a indústria tenta fazer com que ela se enquadre nas mesmas regras e modismos que a terias tornado só mais uma. Uma grande virtude da "chatice" de Uderzo e Goscinny é que ela impedia que sua obra acabasse por se encaixotar nesses padrões. Os gauleses fazem parte da história de muita gente - da minha, inclusive! - e eu realmente gostaria de ver essa animação viver à altura do legado em que ela se baseia!
Como vocês conseguem ser tão geniais?? Sério, cada vídeo de vocês é tão sensacional que eu fico sem palavras! Asterix é parte da minha infância e vocês conseguem contextualizar isso na história do mundo! Sério, vocês são impares! Geniais! Parabéns!
Vi o filme novo e o anterior, de 2014. São ótimos! Boa maneira de introduzir os gauleses às crianças de hoje que talvez não tenham crescido com os quadrinhos.
Quanto a jogos de Asterix, o de SNES pode ser ruim, mas tem outros que são bem bacanas. Um deles é o de Master System, que é bem legal. A jogabilidade dele é um misto de Castle of Illusion com Alex Kidd in Miracle World.
Embora vivamos em um momento político crítico, em que muito precisa ser dito (e os pilares da democracia novamente impostos), sinto saudade desse trabalho do meteoro mais voltado para a arte pop. De toda forma, é um trabalho incrível! admiro há tempo e continuarei nessa linha.
Mais uma vez vcs acertaram em cheio adorava jogar Asterix virava a noite,nunca tinha olhado pra esse personagem com essa visão política vcs arrebentaram nesse post parabéns mais uma vês 🤗👏👏🏾👏👏🏾 meteoro esclarecedor.
Ai meu coração, o meteoro falando sobre um dos meus quadrinhos favoritos!!!! Só vocês pra resgatarem tudo isso! Amo o trabalho de vocês! Grande fã aqui! Beijos!
Li Asterix na minha infância. Muito de minha personalidade foi definida ali, momento em que li o primeiro quadrinho da coleção de meu pai. Obrigada pelo vídeo! Foi importante pra mim.
Um filme que reflete bem os dias atuais é O Demolidor, estrelado por Silvester Stallone. Aquele filme foi produzido em meados dos anos 90, mas com ar de futurista, e fala muito bem dos problemas que estamos vivendo.
Pessoal, adorei o vídeo: detalhado, contextualizado e bem elucidativo. Acompanho o canal do Meteoro e agora aqui também. Faço apenas um pequenina ressalva, se me permitem, para deixar ainda mais preciso esse belo vídeo. O "Z" da palavra alemã "Zeitgeist" é pronunciado com o som de "TS" (assim como pronunciamos o som do "ZZ" de "pizza"). Portanto, a pronúncia exata seria o equivalente a "TSAITGAIST". 😉😊
Amei o filme Asterix e o segredo da poção mágica. Eu o assisti .. Maravilha! A temática da transmissão do saber foi bem escolhida... Mas Asterix permite várias possibilidades de leitura. Espero que vcs depois de assistirem venham por aqui falar a leitura de vcs. Estou a espera da próxima BD. Minha pesquisa teve parte dos albuns roteirizados por Gscinny como corpus e objeto de pesquisa. Asterix e suas traduções dizem bastante sobre muita coisa... Hoje posso dizer que sou fã! E olha que nunca fui fã de nada. A melhor bibliografia sobre análise de Asterix , não demasiadamente histórica, que eu encontrei foi de Nicolas Rouvière. Ele ganhou um prêmio por isso. Ele tem dois livros: Astérix et la parodie des identités e Astérix ou les lumières de la civilization. Ele publicou artigos e são excelentes. Mas vale a pena comprar esses dois livros dele. No Brasil tem dois pesquisadores nas traduções de BD. Tem a Sabrina Moura Aragão e o Clayton Silva. Vale a pena ler.
sensacional ,MUITO BOM o vídeo de vocês , e eu ja joguei o game do ASTERIX E OBELIX e ja assisti aos filmes . Pra min ASTERIX E OBELIX são ótimos personagens e atemporais dentro do que ele apresenta .
Eu já amava Asterix, por ler muito na infância. Agora que começo a entender o contexto, só faz aumentar o amor. Muito bom o vídeo, adorei. Nunca gostei do jogo xD
Adoro as histórias do Asterix, na sexta série li uns 12 quadrinhos que tinha na biblioteca da escola, assistia tudo quanto era animação deles e os filmes eu achava incríveis. Os games realmente não são muito bons, mas tem um muito bom, muito acima da média, que é o primeiro de Master System, um dos melhores games de aventura em plataforma 2D de todos os tempos em minha opinião!
Eu achei esse filme novo do asterix maravilhoso!! Vale a pena ver! E acredito que ele tenha feito jus à todo esse histórico que vocês acabaram de mostrar! (e também a toda relevância que ele teve na minha infância) Mas pra mim pareceu que a única diferença é que no caso dele o zeitgeist do nosso tempo teria sido representado de uma forma mais metafórica (menos evidente) pela falta de uma correlação tão direta com elementos da nossa realidade atual (como o autoritarismo). Adoraria ver vocês tentando explorar melhor a simbologia e referências desse filme, assim como adorei assistir a esse vídeo aqui. Parabéns pelo trabalho de hoje e de sempre!
7:35 *MeteoroBrasil* Já ouviram falar de *Assassinato Econômico* ? Seria interessante fazer uma conexão entre esse tema e as famosas *_Fake-News._* O documentário *_Zeitgeist 2 Addendum_* pode oferecer informações interessantes sobre o tema.
Como Hermes da Mitologia grega influência personagens, Asterix tem as Asas no capacete, Thor também, mercúrio que é uma copia Hermes também, the flex e capitão América também, não tenho dúvida que Hermes é era divindade mais famosa e antiga do mundo antigo europeu
Mas aí não considerou o jogo do Asterix para Master System! Muitas lembranças da infância e do meu padrinho que me apresentou as estórias dos gauleses. Obrigado Meteoro.
Dois comentários rápidos: - Goscinny era um gênio. Além de roteirista do Astérix, fez o mesmo papel em pelo menos mais duas HQ, igualmente hilárias: Lucky Luke e Iznogud. E também escreveu a série de livros Petit Nicolas; - Em matéria de refletir o Zeitgeist na minha opinião um dos maiores exemplos é Obélix et Compagnie (traduzido como Obelix e Companhia), que tira um sarro monumental dos economistas neoliberais, representados por um personagem que era uma caricatura do então jovem Jacques Chirac...
Pra ser justo, aquele jogo ali era a sequel (Asterix & Obelix) do primeiro jogo do SNES (Asterix), que, apesar de não ser tão polido, é bem mais justo e divertido (ainda que tenha várias fases mais difíceis).
O Jogo do Asterix do Snes pode ter a jogabilidade meio estranha mas uma coisa não dá pra discutir: a animação e a qualidade dos sprites é extremamente bem feita. Quando se trata do desenvolvimento de jogos naquela época, embora a jogabilidade sempre seja um diferencial de peso, não tinha dentro do meio comercial o mesmo peso de um visual bem feito. Provavelmente para aqueles que faziam o marketing (ou seja os adultos) mostrar um cenário bem feito, com personagens e animação bastante próximos a de um cartoon da época tinha mais importância do que se a jogabilidade em si era algo agradável, afinal esta parte só seria realmente sentida pelo público alvo, ou seja, as crianças. Estas que em grande escala poderiam também ser hipnotizadas pelo gráfico bonito.
Me lembra o Bill Watterson, que preferiu parar de publicar Calvin and Hobbes 1995, à ver sua obra explorada comercialmente. Inclusive, Bill Watterson e Calvin and Hobbes daria um ótimo episódio.
Maravilhoso esse vídeo. Só acrescentaria uma observação. O Revanchismo Francês em relação à Alemanha vem desde a derrota na Guerra Franco-prussiana no século XIX. Não nasceu na Segunda Guerra.
Opa opa , o jogo do super Nintendo pode não ter sido um dos melhores mas o Jogo do Asterix e Obelix para master system é fantástico e melhor ainda se vc jogar em multiplayer zerei uma centenas de vezes junto com meu irmão, Fica um pedido uma análise da identidade nacional através do perfil de seus ícones artísticos, como Mickey, Asterix, monica ou menino maluquinho
Boa matéria. Mas as histórias mais recentes, depois da morte do Goscini, caíram um tanto de qualidade. Sobre os games, bem que vcs poderiam ter falado do primeiro game de master, que é um game muito bom, melhor que as versões de 16-bit.
Creio q os historiadores do século passado (Escola dos Annales - História Economica e social) explicam melhor essa relação entre o presente e o passado, e q as narrativas do passado refletem mais o contexto contemporâneo do autor/historiador/cientista/artista, do q o passado retratado e representado.
Achei meio exagerado. Já li várias HQs do Aterix e Obelix e acredito que a maioria esmagadora das obras não tem pretensão de refletir o espírito do tempo ou algo do gênero
Cara, tem sim. Alias...se vc for criança, ri do pastelão. Se for jovem, saca os trocadilhos historicos. Depois de adulto, politizado, entende o reflexo politico das épocas. É muito genial
Mas não reflete apenas o Francês. Reflete o espirito de todos os povos do mundo. Ninguem gosta de povos com intentos dominadores. Todos gostam de ser auto sustentáveis e ter identidade própria. O problema dos paises colonialistas sempre foi esse: querer ter o controle. Por medo. Quando alguem (ou país) se torna completamente auto sustentavel (em recursos e harmonia com natureza) se torna imprevisível. Isso gera medo, pela falta de controle. Como reequilibrar a balança comercial e para quem vender se todos se tornarem auto sustentáveis? Desde Roma antiga esse medo persiste. A competitividade das pessoas de nossa época é muito é mal canalizada: Pesquisem no google: Um grupo de cientistas finlandeses alerta: A era da energia barata que sustentou o capitalismo até agora está para terminar Escrevi sobre isso em 2016 e desafio qualquer economista a apresentar provas contrárias: ti video tutoriais: Os economistas não lembram do meio ambiente em suas contas A melhor função que deveria descrever a economia não deveria ser a exponêncial. Deveria ser a inversa da tangente. Os povos do mundo todo irão recuperar suas identidades, pois a energia acabou. é uma pena que tivemos que acabar e destruir tantos recursos pra conseguirmos alcançar a paz. Pena, mas melhor do que a forma como estamos vivendo.
Mas se ele trabalha com o zeitgeist, ele trabalha com a moda, de certa forma... a fala dele sobre não seguir modismos me pareceu um pouco contraditória, porque a moda se baseia no zeitgeist também. Então ele acaba a seguindo de maneira subconsciente? A partir do momento em que ele usa acontecimentos contemporâneos como elementos da narrativa, ele tá seguindo uma tendência... ou to enganado? Realmente me pareceu estranha aquela fala dele...
Zeitgeist não é moda, Zeit = Tempo, Geist = Espírito... é um conjunto de valores de uma sociedade numa época , não necessariamente ou somente usado para assuntos atuais, por exemplo, o Zeitgeist da sociedade de 1700 aceitava a escravidão, o Zeitgeist da sociedade de 1900 nem tanto mas não permitia que mulheres fossem independentes, o Zeitgeist de 1980 ja era mais liberal e repudiava totalmente a escravidão mas gays não eram aceitos em quase qualquer lugar, hoje em 2019 tudo isso mudou Este foi apenas um exemplo, Zeitgeist engloba tudo
@@felipepetersberchielli1651 Mas é exatamente isso que eu to falando. O zeitgeist é o contemporâneo de uma época, como você mesmo disse. A moda faz a mesma coisa, ela acompanha - ou até mesmo dita - seu contemporâneo. Então dizer que não segue modismos, mas acompanha um zeitgeist, é algo um pouco contraditório. Com 'moda', quero englobar as estéticas e os temas de uma época... por exemplo, hoje em dia a música pop é mega eletrônica (simplificando muito), mas há vinte anos atrás ela era composta por bandas mais melódicas: Blink-182, Linkin Park, Charlie Brown Jr... to dando um exemplo meio besta, mas acho que dá pra entender...
Sobre refletir o espírito da época, A Rosa e o Gládio, de 1991 (e, portanto, escrito e desenhado só pelo Underzo) é bastante estranha para ser lida nos dias de hoje. Basicamente é uma crítica ao feminismo. Ainda bem que os tempos mudam.
O que acontece com Asterix e Obelix é o que acontece com várias criações artísticas: um trabalho se destaca dos outros por não seguir as regras e modismos. Aí, quando ela faz sucesso, a indústria tenta fazer com que ela se enquadre nas mesmas regras e modismos que a terias tornado só mais uma.
Uma grande virtude da "chatice" de Uderzo e Goscinny é que ela impedia que sua obra acabasse por se encaixotar nesses padrões.
Os gauleses fazem parte da história de muita gente - da minha, inclusive! - e eu realmente gostaria de ver essa animação viver à altura do legado em que ela se baseia!
vide choque, que foi pra globo, corroborando o que você diz!
Se aplica ao "Choque de Cultura".
Quanto tempo não escuto esses dois nomes, não tinha lugar melhor para ouvi-los de novo.
Como vocês conseguem ser tão geniais??
Sério, cada vídeo de vocês é tão sensacional que eu fico sem palavras!
Asterix é parte da minha infância e vocês conseguem contextualizar isso na história do mundo!
Sério, vocês são impares! Geniais!
Parabéns!
Agora a palavra SEXTOU faz todo sentido!!, Meteoro 👏👏
No melhor estilo!
ez clap
Vi o filme novo e o anterior, de 2014. São ótimos! Boa maneira de introduzir os gauleses às crianças de hoje que talvez não tenham crescido com os quadrinhos.
Adorei o assunto. Gostaria que fizessem da Mafalda. Acho que rende muito assunto com todo aquele conteúdo.
Quanto a jogos de Asterix, o de SNES pode ser ruim, mas tem outros que são bem bacanas. Um deles é o de Master System, que é bem legal. A jogabilidade dele é um misto de Castle of Illusion com Alex Kidd in Miracle World.
Adorava esse do Master, quando era criança.
Embora vivamos em um momento político crítico, em que muito precisa ser dito (e os pilares da democracia novamente impostos), sinto saudade desse trabalho do meteoro mais voltado para a arte pop. De toda forma, é um trabalho incrível! admiro há tempo e continuarei nessa linha.
Eu tenho todas as histórias clássicas até hoje , um dos melhores quadrinhos da minha infância , adolescência e da minha vida adulta atualmente
meu programa favorito da manhã de sexta. MeteoroBr ♡
Mais uma vez vcs acertaram em cheio adorava jogar Asterix virava a noite,nunca tinha olhado pra esse personagem com essa visão política vcs arrebentaram nesse post parabéns mais uma vês 🤗👏👏🏾👏👏🏾 meteoro esclarecedor.
Ai meu coração, o meteoro falando sobre um dos meus quadrinhos favoritos!!!!
Só vocês pra resgatarem tudo isso!
Amo o trabalho de vocês!
Grande fã aqui!
Beijos!
Li Asterix na minha infância. Muito de minha personalidade foi definida ali, momento em que li o primeiro quadrinho da coleção de meu pai. Obrigada pelo vídeo! Foi importante pra mim.
Obrigado pelas informações. Não conhecia Asterix e Obelix dessa forma e a importância dele.
Um filme que reflete bem os dias atuais é O Demolidor, estrelado por Silvester Stallone. Aquele filme foi produzido em meados dos anos 90, mas com ar de futurista, e fala muito bem dos problemas que estamos vivendo.
Alegraram a minha infância e juventude. ❤Asterix & Obelix❤
Pessoal, adorei o vídeo: detalhado, contextualizado e bem elucidativo. Acompanho o canal do Meteoro e agora aqui também. Faço apenas um pequenina ressalva, se me permitem, para deixar ainda mais preciso esse belo vídeo.
O "Z" da palavra alemã "Zeitgeist" é pronunciado com o som de "TS" (assim como pronunciamos o som do "ZZ" de "pizza"). Portanto, a pronúncia exata seria o equivalente a "TSAITGAIST". 😉😊
Excelente vídeo! Nos videogames, um dos melhores jogos do Asterix é "Asterix" para Master System.
Amei o filme Asterix e o segredo da poção mágica. Eu o assisti .. Maravilha! A temática da transmissão do saber foi bem escolhida... Mas Asterix permite várias possibilidades de leitura. Espero que vcs depois de assistirem venham por aqui falar a leitura de vcs. Estou a espera da próxima BD. Minha pesquisa teve parte dos albuns roteirizados por Gscinny como corpus e objeto de pesquisa. Asterix e suas traduções dizem bastante sobre muita coisa... Hoje posso dizer que sou fã! E olha que nunca fui fã de nada. A melhor bibliografia sobre análise de Asterix , não demasiadamente histórica, que eu encontrei foi de Nicolas Rouvière. Ele ganhou um prêmio por isso. Ele tem dois livros: Astérix et la parodie des identités e Astérix ou les lumières de la civilization. Ele publicou artigos e são excelentes. Mas vale a pena comprar esses dois livros dele. No Brasil tem dois pesquisadores nas traduções de BD. Tem a Sabrina Moura Aragão e o Clayton Silva. Vale a pena ler.
Vocês são muito bons!
E acho que nem imaginam o quanto.
sensacional ,MUITO BOM o vídeo de vocês , e eu ja joguei o game do ASTERIX E OBELIX e ja assisti aos filmes .
Pra min ASTERIX E OBELIX são ótimos personagens e atemporais dentro do que ele apresenta .
Boa noite, um desenho fantástico de assistir.Bom vídeo.
Fantástico, conseguiram me deixar empolgado com a nova animação :)
Maravilha.
Eu já amava Asterix, por ler muito na infância. Agora que começo a entender o contexto, só faz aumentar o amor. Muito bom o vídeo, adorei. Nunca gostei do jogo xD
Vídeo muito bom! Ainda não tinha lido as tirinhas, mas agora vou.
SENSACIONAL! Primeiro vídeo que vejo de vcs aqui.
Sou fã de Asterix desde criança
Vocês arrebentam com cada vídeo que lançam, meus parabéns, queridos! Haja dedicação! Sensacionais, sempre! ♥
Adoro as histórias do Asterix, na sexta série li uns 12 quadrinhos que tinha na biblioteca da escola, assistia tudo quanto era animação deles e os filmes eu achava incríveis. Os games realmente não são muito bons, mas tem um muito bom, muito acima da média, que é o primeiro de Master System, um dos melhores games de aventura em plataforma 2D de todos os tempos em minha opinião!
Fantástico!!!
A trilha sonora do jogo de Asterix e Obelix é uma das coisas mais nostálgicas da minha vida
Meteoro 👏👏👏 parabéns
Eu achei esse filme novo do asterix maravilhoso!! Vale a pena ver! E acredito que ele tenha feito jus à todo esse histórico que vocês acabaram de mostrar! (e também a toda relevância que ele teve na minha infância)
Mas pra mim pareceu que a única diferença é que no caso dele o zeitgeist do nosso tempo teria sido representado de uma forma mais metafórica (menos evidente) pela falta de uma correlação tão direta com elementos da nossa realidade atual (como o autoritarismo).
Adoraria ver vocês tentando explorar melhor a simbologia e referências desse filme, assim como adorei assistir a esse vídeo aqui. Parabéns pelo trabalho de hoje e de sempre!
Eu adoro Asterix e o Obelix, animações , HQs são muito bons.
Terei que assistir! Minha adolescência passou por Asterix e Obelix!
Calvin, tbem é uma boa! Que tal falar dele uma hora destas?
Sempre uma alegria ver o video de voces pipocar por aqui!
Cheguei mais rápido do que um gaulês atacando os romanos!
demais o video! como sempre!!!
Amo!
Que reflexão em!,🤔
Genial como sempre
7:35 *MeteoroBrasil* Já ouviram falar de *Assassinato Econômico* ? Seria interessante fazer uma conexão entre esse tema e as famosas *_Fake-News._* O documentário *_Zeitgeist 2 Addendum_* pode oferecer informações interessantes sobre o tema.
Maravilhosos
Como Hermes da
Mitologia grega influência personagens, Asterix tem as Asas no capacete, Thor também, mercúrio que é uma copia
Hermes também, the flex e capitão América também, não tenho dúvida que Hermes é era divindade mais famosa e antiga do mundo antigo europeu
Eu confesso q conheci o Asterix e o Obelix nos games, eu jogava direto o jogo deles do Playstation 2
Mas aí não considerou o jogo do Asterix para Master System! Muitas lembranças da infância e do meu padrinho que me apresentou as estórias dos gauleses. Obrigado Meteoro.
Amei!!
Agora que vcs falaram de Asterix to torcendo para um video de Calvin e Haroldo
Eu tb!!!
Aaaaaa já ia comentar isso tbm.
Mas que vídeo maravilhoso, por Tutatis!
Dois comentários rápidos:
- Goscinny era um gênio. Além de roteirista do Astérix, fez o mesmo papel em pelo menos mais duas HQ, igualmente hilárias: Lucky Luke e Iznogud. E também escreveu a série de livros Petit Nicolas;
- Em matéria de refletir o Zeitgeist na minha opinião um dos maiores exemplos é Obélix et Compagnie (traduzido como Obelix e Companhia), que tira um sarro monumental dos economistas neoliberais, representados por um personagem que era uma caricatura do então jovem Jacques Chirac...
Pra ser justo, aquele jogo ali era a sequel (Asterix & Obelix) do primeiro jogo do SNES (Asterix), que, apesar de não ser tão polido, é bem mais justo e divertido (ainda que tenha várias fases mais difíceis).
Que medo se este Asterix refletir o espírito desta época! Que medo!
Puts que saudade do filme de asterix
O Jogo do Asterix do Snes pode ter a jogabilidade meio estranha mas uma coisa não dá pra discutir: a animação e a qualidade dos sprites é extremamente bem feita. Quando se trata do desenvolvimento de jogos naquela época, embora a jogabilidade sempre seja um diferencial de peso, não tinha dentro do meio comercial o mesmo peso de um visual bem feito. Provavelmente para aqueles que faziam o marketing (ou seja os adultos) mostrar um cenário bem feito, com personagens e animação bastante próximos a de um cartoon da época tinha mais importância do que se a jogabilidade em si era algo agradável, afinal esta parte só seria realmente sentida pelo público alvo, ou seja, as crianças. Estas que em grande escala poderiam também ser hipnotizadas pelo gráfico bonito.
Maravilhoso
Me lembra o Bill Watterson, que preferiu parar de publicar Calvin and Hobbes 1995, à ver sua obra explorada comercialmente. Inclusive, Bill Watterson e Calvin and Hobbes daria um ótimo episódio.
Curitiba tem um grupo de gincaneiros chamado Asterix ;)
Maravilhoso esse vídeo. Só acrescentaria uma observação. O Revanchismo Francês em relação à Alemanha vem desde a derrota na Guerra Franco-prussiana no século XIX. Não nasceu na Segunda Guerra.
Asterix e Obelix já tiveram uma animação em 3D em 2014:
pt.wikipedia.org/wiki/Ast%C3%A9rix:_Le_Domaine_des_dieux
Inclusive saiu aqui na Brasil
Opa opa , o jogo do super Nintendo pode não ter sido um dos melhores mas o Jogo do Asterix e Obelix para master system é fantástico e melhor ainda se vc jogar em multiplayer zerei uma centenas de vezes junto com meu irmão,
Fica um pedido uma análise da identidade nacional através do perfil de seus ícones artísticos, como Mickey, Asterix, monica ou menino maluquinho
Me arrisco a dizer que o jogo do Asterix devia estar num Top 10 de jogos do Master System, de tão bom que é.
mano, então pelo amor de deus, me diga como faz pra passar daquela fase que vc rola com o chefão num tronco em cima da água!!!!!! huashduashd
falando serio cara, nunca consegui passar dela ='( -SAD
@@rodrigowfranco estou tentando lembrar
@@rodrigowfranco ue vê na internet huahua
Foi o primeiro quadrinho que li, antes msm de Mônica e Disney
O jogo deles para PS2 é genial.
Zeitgeist "TSAIT-GAIST" "TS" tipo Mao TSe Tung ou tipo piZZa
Boa matéria.
Mas as histórias mais recentes, depois da morte do Goscini, caíram um tanto de qualidade.
Sobre os games, bem que vcs poderiam ter falado do primeiro game de master, que é um game muito bom, melhor que as versões de 16-bit.
Salve os criadores desta dupla #Goscinny#Uderzo
Me convenceram, vou assistir o filme no cinema.
👏👏👏👏👏👏👏
Creio q os historiadores do século passado (Escola dos Annales - História Economica e social) explicam melhor essa relação entre o presente e o passado, e q as narrativas do passado refletem mais o contexto contemporâneo do autor/historiador/cientista/artista, do q o passado retratado e representado.
Meteoro é s-e-n-s-a-s-i-o-n-a-l !
Cheguei mais rápido que esse tipo de comentário!
Mas Asterix e Obelix do Master System é fantástico! :v
Double lime!
O zeitgeist da década de 2010, provavelmente, são as notícias falsas. As redes sociais também são um forte candidato.
Achei meio exagerado. Já li várias HQs do Aterix e Obelix e acredito que a maioria esmagadora das obras não tem pretensão de refletir o espírito do tempo ou algo do gênero
Cara, tem sim. Alias...se vc for criança, ri do pastelão. Se for jovem, saca os trocadilhos historicos. Depois de adulto, politizado, entende o reflexo politico das épocas. É muito genial
Mas não reflete apenas o Francês. Reflete o espirito de todos os povos do mundo. Ninguem gosta de povos com intentos dominadores. Todos gostam de ser auto sustentáveis e ter identidade própria.
O problema dos paises colonialistas sempre foi esse: querer ter o controle. Por medo.
Quando alguem (ou país) se torna completamente auto sustentavel (em recursos e harmonia com natureza) se torna imprevisível. Isso gera medo, pela falta de controle. Como reequilibrar a balança comercial e para quem vender se todos se tornarem auto sustentáveis? Desde Roma antiga esse medo persiste. A competitividade das pessoas de nossa época é muito é mal canalizada:
Pesquisem no google:
Um grupo de cientistas finlandeses alerta: A era da energia barata que sustentou o capitalismo até agora está para terminar
Escrevi sobre isso em 2016 e desafio qualquer economista a apresentar provas contrárias:
ti video tutoriais: Os economistas não lembram do meio ambiente em suas contas
A melhor função que deveria descrever a economia não deveria ser a exponêncial. Deveria ser a inversa da tangente.
Os povos do mundo todo irão recuperar suas identidades, pois a energia acabou. é uma pena que tivemos que acabar e destruir tantos recursos pra conseguirmos alcançar a paz. Pena, mas melhor do que a forma como estamos vivendo.
Eu gostava do jogo do snes. Sim, não era fácil.
❤
Ué, não jogou o jogo 3D do Asterix? Dá década de 1990? Me lembro que não era ruim.
Devemos estar preparados para uma história com reis mentirosos e doidos?
Ferpeito!
Uma referência dessas, bixo!
@@nestoreleuteriopaivabendo5415 por Tutatis, vc entendeu ferpeitamente rs
Mas se ele trabalha com o zeitgeist, ele trabalha com a moda, de certa forma... a fala dele sobre não seguir modismos me pareceu um pouco contraditória, porque a moda se baseia no zeitgeist também. Então ele acaba a seguindo de maneira subconsciente?
A partir do momento em que ele usa acontecimentos contemporâneos como elementos da narrativa, ele tá seguindo uma tendência... ou to enganado? Realmente me pareceu estranha aquela fala dele...
Zeitgeist não é moda, Zeit = Tempo, Geist = Espírito... é um conjunto de valores de uma sociedade numa época , não necessariamente ou somente usado para assuntos atuais, por exemplo, o Zeitgeist da sociedade de 1700 aceitava a escravidão, o Zeitgeist da sociedade de 1900 nem tanto mas não permitia que mulheres fossem independentes, o Zeitgeist de 1980 ja era mais liberal e repudiava totalmente a escravidão mas gays não eram aceitos em quase qualquer lugar, hoje em 2019 tudo isso mudou
Este foi apenas um exemplo, Zeitgeist engloba tudo
@@felipepetersberchielli1651 Mas é exatamente isso que eu to falando. O zeitgeist é o contemporâneo de uma época, como você mesmo disse. A moda faz a mesma coisa, ela acompanha - ou até mesmo dita - seu contemporâneo.
Então dizer que não segue modismos, mas acompanha um zeitgeist, é algo um pouco contraditório.
Com 'moda', quero englobar as estéticas e os temas de uma época... por exemplo, hoje em dia a música pop é mega eletrônica (simplificando muito), mas há vinte anos atrás ela era composta por bandas mais melódicas: Blink-182, Linkin Park, Charlie Brown Jr... to dando um exemplo meio besta, mas acho que dá pra entender...
Sobre refletir o espírito da época, A Rosa e o Gládio, de 1991 (e, portanto, escrito e desenhado só pelo Underzo) é bastante estranha para ser lida nos dias de hoje. Basicamente é uma crítica ao feminismo. Ainda bem que os tempos mudam.
Meteoro S2
Meu deus, esse jogo do Asterix do SNES era uma porcaria! Me deixava mto frustrado. To torcendo pro AVGN fazer um video desse jogo ha anos
Vocês dormem?
#godos#ostrogodos#visigodos