Cara, estou apaixonado pelo seu canal! Sempre discutindo questões históricas e atuais! Parabéns, virei seu fã! Ainda bem que a internet deu espaço para pessoas como você! Na época que a tv monopolizava os programas em audiovisual, um cara inteligente e questionador como você, nunca teria espaço na televisão dos anos 90.
Aquele momento que você passa 9 meses escutando Xadrez Verbal, e quando você vê o Filipe Figueiredo, o rosto por trás da voz, seu cérebro precisa de 3 minutos pra sincronizar o rosto com a voz.
eu sou um desses que veio por indicação mas o bom trabalho em seus videos e que faz a gente ficar por aqui. Parabéns continue sempre o excelente trabalho
Sim Sim,a propósito, ótimo scicast sobre Roma. Uma dica,vocês poderiam fazer um podcast sobre os árabes, já que influenciariam bastante a nossa ciência, uma pena ver como eles regrediram tanto nos dias de hoje, abraços.
Estou aqui no canal desde os 5000 inscritos, confesso que hoje pra mim e o melhor divertido e mais sensato canal do youtube !Parabens Felipe, o que vc faz e um excelente trabalho de divulgacao politica e historica!
Conheci o blog/podcast através do Anticast. Sou um apaixonado por História e sempre leio ou ouço tudo que posso sobre temas históricos. Li alguns trechos do Narloch , a velha tecnica de ler na livraria antes de comprar, rsss, e não gostei da maior parte do que li. No intuito de ir contra o que ele considera falsidades históricas propagadas em especial pela ideologia esquerdista de estudiosos, autores e professores, ele vai transformando a História em uma serie de acontecimentos supostamente ocultos. Na maioria das vezes, esses supostos fatos ocultos já são de conhecimento público, mas o Narloch tenta os transformar em grandes viradas de mesa. Um exemplo gritante é a informação que Palmares tinha escravos para mostrar que Zumbi não pode ser usado como simbolo da liberdade dos negros, OK, mas isto não me parece diminuir o fato que Palmares e Zumbi representam uma prova da capacidade de organização e resistência dos negros, mesmo que reconheçamos que a sociedade por eles criada reproduza o padrão do seu tempo em que a escravidão era comum, fosse no Brasil ou na própria Africa. O mesmo padrão se repete com Santos Dumont, nossa que novidade, ele não foi o inventor do avião e o avião dos Irmãos Wright voava muito melhor, mas isto não tira o mérito de Dumont ter sido um dos pioneiros da aviação.
Alexssandro Duarte só a parte do Santos Dumont que descordo, 14 bis foi o primeiro a voar, já foi demonstrado de maneira prática que o flyer de 1903 e de 1905 e incapaz de voar os 1903 não sai do chão e o de 1905 apenas plana por alguns segundos e isso com a ajuda de uma catapulta
dica cultural pra você, Felipe: o musical Hamilton! é sobre o Alexander Hamilton e sobre o início da formaçâo dos EUA, é todo em rap e r&b (e usa isso pra representar os grupos minoritários americanos atuais), ganhou o Grammy de melhor álbum musical ontem e é uma das coisas mais maneiras envolvendo história que saiu nos últimos tempos. tem a trilha inteira no spotify de grátis :D
Este foi o 3° vídeo que vi no canal e estou chocado com a velocidade com a qual o Filipe fala, bem pausadamente: no Nerdologia ele parece uma metralhadora! Gostei mais desse ritmo aqui.
Opa, sou novo aqui, achei o canal nos canais recomendados do Pirula, mas ouvi os podcasts, muito bons por sinal, e reconheci sua voz dos nerdcasts! Muito bom, parabéns!
O Pirulla que me trouxe aqui e nunca mais saí. Ótimos canais com excelente conteúdo. Filipe, muitas pessoas comentam que em se tratando de História não existe verdade mas "verdades". Vc compactua com esse tipo de pensamento? Vc não acha que esse tipo de abordagem tira o crédito da História enquanto ciência? Abs
Sim e não. Existe o fato histórico, por exemplo: o muro de berlim caiu. Isso é um fato, ponto. Não há como se negar isso. Agora o projetamento e as conclusões que se pode ter do porque ele caiu, o que motivou a isso e todas as questões em torno disso é a academia que vai propor e, ao se tornar consenso, aquilo vai ser estabelecido. SÓ QUE existem metodologias para essas propostas serem feitas e fatos serem averiguados, existem métodos para isso que seguem escolas historiográficas (annales, marxistas....) E não necessariamente uma conclusao de um método vai anular o outro. por exemplo: a conclusão de uma pesquisa de um marxista pode muito bem ser conciliada, vamos dizer assim, a uma pesquisa de um outro historiador que segue os annales. Agora, por serem feitas dentro de um método, as analises devem ter rigor de um. Fazer uma pesquisa e analise histórica não é opiniao, não é uma "estória" ou uma narrativa. Essa lorota que falam que "tem que ver os dois lados" (algumas pessoas ao se referir a ditadura brasileira falando que não teve ditadura) ou algo assim, por exemplo, está errado. Nesse sentido, não há "verdades", é uma verdade somente. Nesse exemplo: houve ditadura no brasil, isso é uma verdade, ponto.
Filipe, parabéns pelos 30.000 inscritos, esperamos que o canal continue crescendo e fazendo sucesso. Sobre as críticas ao Narloch, queria relatar uma coincidência que aconteceu recentemente. Umas semanas atrás, fui prestar concurso pra professor estadual de história; a prova era majoritariamente objetiva, mas tinha uma questão discursiva sobre educação e outra sobre história. Na questão de história nos foi solicitado que explicássemos qual poderia ser a importância do debate étnico-racial hoje no Brasil, de um ponto de vista histórico, além de formas de se abordar o assunto em aula. Coincidentemente, havia lido a sua crítica do capítulo do livro do Narloch sobre a escravidão e tráfico transatlântico no dia anterior, de maneira totalmente descompromissada até, o que me deu alguns subsídios pra responder a questão, estando com o tema fresco na cabeça. Então queria agradecer pelo texto, coincidência ou não ajudou bastante. Agora é esperar pelo resultado kkk. Abraço
Sou formado em História pela Universidade Estadual de Londrina e o que eu sempre reparei nos meus anos de academia é que os historiadores escrevem em geral muito mal e sentem muita dor de cotovelo dos jornalistas que vendem muitos livros enquantos eles "os intelectuais" nada fazem para divulgar o conteúdo para a sociedade.
Filipe!!! Tenho 2 perguntas: 1-o que vc acha da biografia da imperatriz Catarina (Robert K Massie), 2- vc poderia indicar biografias legais de personagens importantes da historia, né?! adoro seu trabalho, principalmente o podcast
Muito bons os seus vídeos Filipe, uso muito os seus vídeos e fontes para me embasar e fazer os meus vídeos, como uso o canal do Pirulla, do Eu, Ciencia, do Ateuinforma, do Frank Java, Bematematica. Vcs sao fontes riquíssimas e todos deveriam assistir para aprender mais. Continuem assim (y) :D !!!!!
cara, já pensou em fazer uma série de videos sobre história do Brasil? acho que é uma alternativa bem legal pra galera que não tem essa matéria na escola. adoro seu canal e sempre escuto o podcast!
Felipe. Acompanho seu trabalho fielmente e recomendo sempre que tenho oportunidade. Vejo você criticar os livros do Laurentino Gomes e entendo que você como historiador não goste deste tipo de livro mais superficial e pouco acadêmico. Mas tenho que admitir que graças ao 1808 e aos seguintes que nasceu minha paixão por história. Matéria esta que durante toda a minha vida escolar sempre odiei, nunca estudei (só colei), e sempre julguei inútil. Graças a este início que hoje devoro todo o conteúdo de seus vídeos e podcasts com tanta gana e prazer. Por isso pergunto: não é melhor termos este tipo de material disponível para que pessoas que nunca se interessaram pelo assunto, como eu, possam se introduzir no tema e não ficarem no quase total desconhecimento e desinteresse, apesar das limitações da referida trilogia? não seria melhor uma informação mesmo que parcial e até superficial do que a total ou quase total ignorância? pergunto isso porque os livros do Laurentino tiveram em mim este papel. Gostaria também de pedir sua opinião sobre a série de documentários que aprecio muito por título: "Redescobrindo a segunda guerra". E também sobre o escritor Geoffrey Blainey. Autor de "Uma breve história do mundo". Forte abraço e continue com seu trabalho primoroso. Um abraço para o Matias também. Recentemente assisti ao filme " Invictus" e lembrei muito do fronteiras invisíveis do futebol. Onde pode-se usar futebol como argamassa para tratar de política. Até a próxima.
Ola,eu cheguei aqui tambem pela recomendação do Pirula e gostaria de fazer uma recomendação de video. Ja reparei que vc usa o termo "jihadista" pro que muitos chamam de terrorista,guerrilheiro. .. Um muçulmano envolvido numa "guerra santa ". Então,eu ja li criticas a esse termo por que aparentemente,o termo cunhado por Maomé "jihad" tem duas conotações: jihad interna, a luta do muçulmano contra as tentações. E jihad externa, o trabalho do muçulmano na disseminação de sua fé. A critica dizia que apesar de ter a ver com luta,o termo não é bem empregado no sentido de guerra santa,apesar de existir um grupo extremista chamado "jihad slamica". Acho que um vídeo com explicação sobre esse termo,se o emprego dele é correto. Adorei o canal! !!
E dos livros do Laurentino Gomes, qual a sua opinião? Li 1822 e achei muito superior ao trabalho do Narloch. Me pareceu que o Laurentino deu uma visão mais jornalistica dos acontecimentos sem se deter em "novidades", em revelar tramas "ocultas" para causar impacto, se preocupando em mostrar como eram complexas as personalidades da época, conseguindo nos mostrar muito bem que eram seres humanos como todos nós com suas grandezas e fraquezas.
Parabéns pelo trabalho professor. Mas uma pergunta, na sua visão o Enem é enviesado por exemplo? Pois eu sinceramente não acredito que seja apenas questão de maus profissionais, visto que quase sempre os maus profissionais tem o mesmo viés ideologico, pelo menos na minha experiência.
Ótimo trabalho Filipe! Parabéns pelos 30 mil inscritos. Mas não pare aí. Rumo aos... ("Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta. Mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta!" Rousseff, Dilma. (hahaha Só zoa mesmo)) Sou novo no seu canal e desde já o parabenizo pelo trabalho no canal e no blog. E pelos podcasts (gosto bastante dos do seu e das suas participações em outros (o sobre xadrez no Anticast e o da Bomba Atômica do Dragões são ótimos)). Só gostaria de dar a ressalva que os links dos vídeos da descrição estão off (à exceção o da Independência), e eu realmente gostaria de vê-los (sobretudo os com indicações de livros, pois eu desesperadamente os quero, uma vez que sou graduando em História (licenciatura - :) -)) Um abraço bem forte.
+Xadrez Verbal Para tudo e vai ler SENHOR FILIPE. ahshahsa é muito bom. E acredite, você vai se pegar rindo em certas partes, pois o cara manda SUPER bem.
Dan Ferreira Também achei fantástico o livro, talvez o meu livro favorito até hoje. O "ceticismo" pontual dele e a habilidade de escrita são maravilhosos.
parabens por esta discussão sobre este e outros pois HISTÓRIA é inquérito siginifa 'ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico" #HISTORIAnaoestoria chega de criação de heróis nos dias de hj....estou compartilhando @siteoprodutor #prontofalei
O problema é que quem reclama da doutrinação nas escolas muitas vezes não sabe diferenciar fatos de pura doutrinação: - Pois bem alunos, o golpe de 1964 se deu por... - Professor comunista! Não foi golpe, foi revolução! Vai pra Cuba! Parabéns pelos vídeos, sou mais um inscrito no seu canal.
Victor Conde Falar que golpe de 64 foi revolução é um desconhecimento conceitual aberrante, parabéns pelo comentario, exemplificou toda a estupidez dos direitoides.
+Xadrez Verbal obrigado pela resposta. e uma pena que o vestibular influêncie tanto no ensino médio, porque ele não mede o conhecimento mas sim o treinamento do aluno. parabéns pelo trabalho
Eu li três guias politicamente incorreto, percebi que ele distorce as coisas, mas maioria das fontes que usa são boas e usei-as muito, principalmente Kwame Appiah e escravidão ma África do Paul lovejoy
cara faz um vídeo detalhando o livro do Narloch... Pode ser groselha, mas é escrito numa linguagem convincente e pode destruir a noção de história para pessoas leigas no assunto...
Felipe, aqui vai um vídeo descritivo do (péssimo) caráter do leandro narloch. ruclips.net/video/cqYpFwki1CA/видео.html&satrt=4246 , quem o descreve é um historiador profissional, que exemplifica a desonestidade intelectual que o jornalista comete em seu panfleto ideológico voltado para a extrema direita.
Felipe, obrigado por me responder e parabéns pelos trinta mil inscritos. Eu enviei o vídeo, para mostrar que você não deve se desculpar por refutar o narloch. O caso particular dele não é de fazer uma obra simplesmente panfletária ou de apelo mercadológico, ele é um caso de desonestidade intelectual, que lança mão de mentiras e distorções de fatos para seus propósitos pessoais. Não tenha pruridos ao afirmar que ele é desonesto, mentiroso e mau caráter, provas existem para tais afirmações. Um abraço.
Adalberto Junior Divide por que cada um quer jogar a bomba no colo do outro. O nazismo não começou nem como corrente política, era uma seita (a obscura Sociedade Thule) que acreditava em um monte de mitologias inventadas a moda caralha, e que depois incorporou pautas políticas frequentes entre a massa e a esquerda (protecionismo comercial, garantias trabalhistas, reforma agrária, subsídios, etc). É praticamente como fundar hoje o "partido do rei arthur" e para se formalizar como partido, escrever que defende a reforma agrária baseada nos ideais da távola redonda, etc. Agora, o erro começou quando autores de esquerda começaram a selecionar convenientemente os critérios para colocar os nazistas na direção da "direita", no sentido de evitar anacronismos, forçar a classificação do nazismo tem tanto sentido quanto tentar classificar o estado islâmico como de direita ou esquerda. Eu sei que o Felipe fez o vídeo sobre direita e esquerda, mas dá para ver nos critérios que cada autor usa a intenção de afastar o nazismo do seu lado.
Os livros do Narloch são excelentes e servem como um contraponto a historia politicamente correta e doutrinatória de esquerda tão presentes nos meios academicos!!!!!!
E por sinal Felipe, voce viu que a Coréia do Sul vai colocar o conteúdo dos livros de historia pra serem ensinados nas mãos de aprovação governamental? Essa noticia é meio antiga já e particularmente eu li em alguns artigos do The Diplomat. E é exatamente o mesmo nivel de briga politica do "ai esquerda/direita mente(m), isso não é a historia de verdade".
Cara, estou apaixonado pelo seu canal!
Sempre discutindo questões históricas e atuais!
Parabéns, virei seu fã!
Ainda bem que a internet deu espaço para pessoas como você! Na época que a tv monopolizava os programas em audiovisual, um cara inteligente e questionador como você, nunca teria espaço na televisão dos anos 90.
Parabéns Filipe. Seu canal é um dos melhores, e o podcast é disparado o meu favorito.
Parabéns! Temos que te agradecer pelo maravilhoso conteúdo!
Acho importante pessoas como o Leandro Narloch, uma civilização não evolui sem críticas. Acho muito importante esse trabalho de revisar a história.
Acompanho voce desde a primeira participação no Nerdcast, parabens pelos inscritos e que venha mais sucesso!
Aquele momento que você passa 9 meses escutando Xadrez Verbal, e quando você vê o Filipe Figueiredo, o rosto por trás da voz, seu cérebro precisa de 3 minutos pra sincronizar o rosto com a voz.
né kkkkkk
***** E sabonetes Phebo...
***** E sabonetes Phebo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
+Xadrez Verbal phebo amazonian??
eu sou um desses que veio por indicação mas o bom trabalho em seus videos e que faz a gente ficar por aqui. Parabéns continue sempre o excelente trabalho
Rumo a 1 MILHÃO! òtimo trabalho Filipe, continue assim ;)
+Denilton de Jesus claro q estaria aqui, Filipe faz um trabalho ótimo e adorei gravar com ele sobre a crise síria. vamos caprichar sim não se preocupe
eu já ouvi seu no em vários podcasts, mas não lembro quais.
Scicast, Temacast, Cabine do Tempo, recentemente gravei com o pessoal do MeialuaCast mas ainda não lançaram o episódio ;)
Sim Sim,a propósito, ótimo scicast sobre Roma.
Uma dica,vocês poderiam fazer um podcast sobre os árabes, já que influenciariam bastante a nossa ciência, uma pena ver como eles regrediram tanto nos dias de hoje, abraços.
+Matheus Esteves Monteiro estamos chegando no período temporal da expansão árabe ;)
Estou aqui no canal desde os 5000 inscritos, confesso que hoje pra mim e o melhor divertido e mais sensato canal do youtube !Parabens Felipe, o que vc faz e um excelente trabalho de divulgacao politica e historica!
Conheci o blog/podcast através do Anticast. Sou um apaixonado por História e sempre leio ou ouço tudo que posso sobre temas históricos. Li alguns trechos do Narloch , a velha tecnica de ler na livraria antes de comprar, rsss, e não gostei da maior parte do que li. No intuito de ir contra o que ele considera falsidades históricas propagadas em especial pela ideologia esquerdista de estudiosos, autores e professores, ele vai transformando a História em uma serie de acontecimentos supostamente ocultos. Na maioria das vezes, esses supostos fatos ocultos já são de conhecimento público, mas o Narloch tenta os transformar em grandes viradas de mesa. Um exemplo gritante é a informação que Palmares tinha escravos para mostrar que Zumbi não pode ser usado como simbolo da liberdade dos negros, OK, mas isto não me parece diminuir o fato que Palmares e Zumbi representam uma prova da capacidade de organização e resistência dos negros, mesmo que reconheçamos que a sociedade por eles criada reproduza o padrão do seu tempo em que a escravidão era comum, fosse no Brasil ou na própria Africa. O mesmo padrão se repete com Santos Dumont, nossa que novidade, ele não foi o inventor do avião e o avião dos Irmãos Wright voava muito melhor, mas isto não tira o mérito de Dumont ter sido um dos pioneiros da aviação.
Alexssandro Duarte só a parte do Santos Dumont que descordo, 14 bis foi o primeiro a voar, já foi demonstrado de maneira prática que o flyer de 1903 e de 1905 e incapaz de voar os 1903 não sai do chão e o de 1905 apenas plana por alguns segundos e isso com a ajuda de uma catapulta
Moço, zumbi não tinha escravos.
dica cultural pra você, Felipe: o musical Hamilton! é sobre o Alexander Hamilton e sobre o início da formaçâo dos EUA, é todo em rap e r&b (e usa isso pra representar os grupos minoritários americanos atuais), ganhou o Grammy de melhor álbum musical ontem e é uma das coisas mais maneiras envolvendo história que saiu nos últimos tempos. tem a trilha inteira no spotify de grátis :D
O conhecimento que este homem e o Matias possuem é encantador! Parabéns!!
Este foi o 3° vídeo que vi no canal e estou chocado com a velocidade com a qual o Filipe fala, bem pausadamente: no Nerdologia ele parece uma metralhadora! Gostei mais desse ritmo aqui.
Opa, sou novo aqui, achei o canal nos canais recomendados do Pirula, mas ouvi os podcasts, muito bons por sinal, e reconheci sua voz dos nerdcasts! Muito bom, parabéns!
Te conheci pelo Jovem Nerd, mas o Pirula me relembrou do seu canal. Sucesso!!!
O Pirulla que me trouxe aqui e nunca mais saí. Ótimos canais com excelente conteúdo.
Filipe, muitas pessoas comentam que em se tratando de História não existe verdade mas "verdades".
Vc compactua com esse tipo de pensamento? Vc não acha que esse tipo de abordagem tira o crédito da História enquanto ciência? Abs
+Xadrez Verbal Muito interessante, esse assunto merece um vídeo, que provavelmente precisaria de uma continuação do tipo comentando os comentários
Sim e não.
Existe o fato histórico, por exemplo: o muro de berlim caiu.
Isso é um fato, ponto. Não há como se negar isso.
Agora o projetamento e as conclusões que se pode ter do porque ele caiu, o que motivou a isso e todas as questões em torno disso é a academia que vai propor e, ao se tornar consenso, aquilo vai ser estabelecido.
SÓ QUE existem metodologias para essas propostas serem feitas e fatos serem averiguados, existem métodos para isso que seguem escolas historiográficas (annales, marxistas....)
E não necessariamente uma conclusao de um método vai anular o outro.
por exemplo: a conclusão de uma pesquisa de um marxista pode muito bem ser conciliada, vamos dizer assim, a uma pesquisa de um outro historiador que segue os annales.
Agora, por serem feitas dentro de um método, as analises devem ter rigor de um. Fazer uma pesquisa e analise histórica não é opiniao, não é uma "estória" ou uma narrativa.
Essa lorota que falam que "tem que ver os dois lados" (algumas pessoas ao se referir a ditadura brasileira falando que não teve ditadura) ou algo assim, por exemplo, está errado.
Nesse sentido, não há "verdades", é uma verdade somente.
Nesse exemplo: houve ditadura no brasil, isso é uma verdade, ponto.
Parabéns pelo excelente trabalho! conheci pelo jovem nerd o seu site e por aí tenho consumido o conteúdo em todas as mídias disponíveis.
Filipe, parabéns pelos 30.000 inscritos, esperamos que o canal continue crescendo e fazendo sucesso. Sobre as críticas ao Narloch, queria relatar uma coincidência que aconteceu recentemente. Umas semanas atrás, fui prestar concurso pra professor estadual de história; a prova era majoritariamente objetiva, mas tinha uma questão discursiva sobre educação e outra sobre história. Na questão de história nos foi solicitado que explicássemos qual poderia ser a importância do debate étnico-racial hoje no Brasil, de um ponto de vista histórico, além de formas de se abordar o assunto em aula. Coincidentemente, havia lido a sua crítica do capítulo do livro do Narloch sobre a escravidão e tráfico transatlântico no dia anterior, de maneira totalmente descompromissada até, o que me deu alguns subsídios pra responder a questão, estando com o tema fresco na cabeça. Então queria agradecer pelo texto, coincidência ou não ajudou bastante. Agora é esperar pelo resultado kkk. Abraço
Sou formado em História pela Universidade Estadual de Londrina e o que eu sempre reparei nos meus anos de academia é que os historiadores escrevem em geral muito mal e sentem muita dor de cotovelo dos jornalistas que vendem muitos livros enquantos eles "os intelectuais" nada fazem para divulgar o conteúdo para a sociedade.
To aqui desde os 5 mil inscritos, vcs crescem tão rápido :')
Eu conheci o Pirula pelo seu canal kkkkk
Enfim, parabéns, adoro seus vídeos, eles têm contribuído muito com meus estudos...
apaixonado por esse homem
Muito legal, se puder faça mais vídeos sobre o tema.
Filipe!!! Tenho 2 perguntas: 1-o que vc acha da biografia da imperatriz Catarina (Robert K Massie), 2- vc poderia indicar biografias legais de personagens importantes da historia, né?!
adoro seu trabalho, principalmente o podcast
Seu Canal merece bem mais do que 30 mil inscritos.
Me arrependendo muito de ter comprado os livros dele....Argh! Fazer o que, né?
João Francisco Eu comprei e li sabendo que ia ter umas merdas bem parciais. É bom ler coisas das quais a gente não concorda.
E parabéns pelo canal!
Muito bons os seus vídeos Filipe, uso muito os seus vídeos e fontes para me embasar e fazer os meus vídeos, como uso o canal do Pirulla, do Eu, Ciencia, do Ateuinforma, do Frank Java, Bematematica. Vcs sao fontes riquíssimas e todos deveriam assistir para aprender mais. Continuem assim (y) :D !!!!!
Você teria algum livro para indicar que trate, ainda que em segundo plano, da centralização político-administrativa na história brasileira?
cara, já pensou em fazer uma série de videos sobre história do Brasil? acho que é uma alternativa bem legal pra galera que não tem essa matéria na escola. adoro seu canal e sempre escuto o podcast!
Lincoln Menezes se ainda tiver a procura z tem o buenas ideias, canal do peninha
Se eu soubesse que tu tinha canal fora o Nerdologia já tava aqui e.e
Felipe. Acompanho seu trabalho fielmente e recomendo sempre que tenho oportunidade. Vejo você criticar os livros do Laurentino Gomes e entendo que você como historiador não goste deste tipo de livro mais superficial e pouco acadêmico. Mas tenho que admitir que graças ao 1808 e aos seguintes que nasceu minha paixão por história. Matéria esta que durante toda a minha vida escolar sempre odiei, nunca estudei (só colei), e sempre julguei inútil. Graças a este início que hoje devoro todo o conteúdo de seus vídeos e podcasts com tanta gana e prazer. Por isso pergunto: não é melhor termos este tipo de material disponível para que pessoas que nunca se interessaram pelo assunto, como eu, possam se introduzir no tema e não ficarem no quase total desconhecimento e desinteresse, apesar das limitações da referida trilogia? não seria melhor uma informação mesmo que parcial e até superficial do que a total ou quase total ignorância? pergunto isso porque os livros do Laurentino tiveram em mim este papel. Gostaria também de pedir sua opinião sobre a série de documentários que aprecio muito por título: "Redescobrindo a segunda guerra". E também sobre o escritor Geoffrey Blainey. Autor de "Uma breve história do mundo". Forte abraço e continue com seu trabalho primoroso. Um abraço para o Matias também. Recentemente assisti ao filme " Invictus" e lembrei muito do fronteiras invisíveis do futebol. Onde pode-se usar futebol como argamassa para tratar de política. Até a próxima.
+Xadrez Verbal O documentário passava na netgeo e era dividido em seis episódios. Fico no aguardo. Abraço
Seu canal é incrível e merecia mto mais inscrições Felipe, assim como o meu.
hahahahhaahah
sucesso 😆
Parabéns pelo canal !!
Você sabe se o livro "Uma Breve História do Mundo" é bom? Gostaria de saber também o que você acha da série 1808, 1822 e 1889.
Filipe, o que você acha dos livros do Max Hastings?
Puxando pela memória aqui, eu te conheci pelo Pirulla mesmo, ele já te citou mais de uma vez.
Fale das obras do Eric Voegelin e do Mario Ferreira dos Santos.
Ola,eu cheguei aqui tambem pela recomendação do Pirula e gostaria de fazer uma recomendação de video. Ja reparei que vc usa o termo "jihadista" pro que muitos chamam de terrorista,guerrilheiro. .. Um muçulmano envolvido numa "guerra santa ". Então,eu ja li criticas a esse termo por que aparentemente,o termo cunhado por Maomé "jihad" tem duas conotações: jihad interna, a luta do muçulmano contra as tentações. E jihad externa, o trabalho do muçulmano na disseminação de sua fé. A critica dizia que apesar de ter a ver com luta,o termo não é bem empregado no sentido de guerra santa,apesar de existir um grupo extremista chamado "jihad slamica". Acho que um vídeo com explicação sobre esse termo,se o emprego dele é correto. Adorei o canal! !!
Sobre o Aleijadinho, um dos capítulos do referido livro, você já fez algum vídeo ou algum artigo sobre a veracidade do texto sobre ele?
E dos livros do Laurentino Gomes, qual a sua opinião? Li 1822 e achei muito superior ao trabalho do Narloch. Me pareceu que o Laurentino deu uma visão mais jornalistica dos acontecimentos sem se deter em "novidades", em revelar tramas "ocultas" para causar impacto, se preocupando em mostrar como eram complexas as personalidades da época, conseguindo nos mostrar muito bem que eram seres humanos como todos nós com suas grandezas e fraquezas.
Quais são os 2 podcasts? Só sei de um.
Você participa do Nerdcast?Sua voz não me é estranha.
Sou novo no canal, por isso posso não ter visto, mas já comentou sobre o livro Sapiens uma breve história da humanidade?
Parabéns pelo trabalho professor. Mas uma pergunta, na sua visão o Enem é enviesado por exemplo? Pois eu sinceramente não acredito que seja apenas questão de maus profissionais, visto que quase sempre os maus profissionais tem o mesmo viés ideologico, pelo menos na minha experiência.
👍👍🍀
Ótimo trabalho Filipe! Parabéns pelos 30 mil inscritos. Mas não pare aí. Rumo aos... ("Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta. Mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta!" Rousseff, Dilma. (hahaha Só zoa mesmo)) Sou novo no seu canal e desde já o parabenizo pelo trabalho no canal e no blog. E pelos podcasts (gosto bastante dos do seu e das suas participações em outros (o sobre xadrez no Anticast e o da Bomba Atômica do Dragões são ótimos)). Só gostaria de dar a ressalva que os links dos vídeos da descrição estão off (à exceção o da Independência), e eu realmente gostaria de vê-los (sobretudo os com indicações de livros, pois eu desesperadamente os quero, uma vez que sou graduando em História (licenciatura - :) -))
Um abraço bem forte.
+Xadrez Verbal Muito obrigado por corrigir o erro. :D Mas o de independência agora não funciona. rsrs
O que você acha do livro Sapiens? É meio antropologia e não historia mas mesmo assim gostaria de saber sua opinião
+Xadrez Verbal Para tudo e vai ler SENHOR FILIPE.
ahshahsa é muito bom.
E acredite, você vai se pegar rindo em certas partes, pois o cara manda SUPER bem.
Dan Ferreira
Também achei fantástico o livro, talvez o meu livro favorito até hoje. O "ceticismo" pontual dele e a habilidade de escrita são maravilhosos.
Os livros do Laurentino Gomes são confiáveis?
60 mil!!
O Américo de Pedro Américo é segundo nome ou sobrenome?
👍
parabens por esta discussão sobre este e outros pois HISTÓRIA é inquérito siginifa 'ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico" #HISTORIAnaoestoria chega de criação de heróis nos dias de hj....estou compartilhando @siteoprodutor #prontofalei
Qual o vlog do Pirulla??? Não conheço :(
O Pirulla me trouxe aqui e nunca mais saí 2!
Só pra saber... é Felipe ou Filipe??? o.O e pra constar minha mãe teve um professor de história q dizia q Tiradentes não tinha sido enforcado...
Sou distraída :)
O problema é que quem reclama da doutrinação nas escolas muitas vezes não sabe diferenciar fatos de pura doutrinação:
- Pois bem alunos, o golpe de 1964 se deu por...
- Professor comunista! Não foi golpe, foi revolução! Vai pra Cuba!
Parabéns pelos vídeos, sou mais um inscrito no seu canal.
Victor Conde
Falar que golpe de 64 foi revolução é um desconhecimento conceitual aberrante, parabéns pelo comentario, exemplificou toda a estupidez dos direitoides.
Está correto. Revolução é o que acontece quando a turma que eu gosto dá o golpe.
@@silmarpinheiro3455 pelo visto, vc n sabe oq é revolução
@@garudadrakon4728 Revolução é quando a turma que eu gosto dá o golpe. Simples assim.
E o museu do Ipiranga segue em reforma...
:(
se quiser pode fazer mais podcast tipo 2 por semana os inscritos antigos não tem nada contra se quiser kkkk
o Filipe não ta se chacoalhando tanto enquanto fala nesse vídeo kkk
Filipe qual a sua opinião sobre o ensino da história no ensino médio? e bem ensinada ou faltam detalhes por conta do vestibular?
+Xadrez Verbal obrigado pela resposta. e uma pena que o vestibular influêncie tanto no ensino médio, porque ele não mede o conhecimento mas sim o treinamento do aluno.
parabéns pelo trabalho
Tô aqui por causa do Pirula também! haha kkk
Filipe faz um vídeo sobre os 7 pecados capitais do mal historiador
mas o livro ta certo ou errado?
Narloch tem muitos erros anacronistas. E é daqueles que só querem aparecer do que fazer uma coisa nova.
Eu li três guias politicamente incorreto, percebi que ele distorce as coisas, mas maioria das fontes que usa são boas e usei-as muito, principalmente Kwame Appiah e escravidão ma África do Paul lovejoy
cara faz um vídeo detalhando o livro do Narloch... Pode ser groselha, mas é escrito numa linguagem convincente e pode destruir a noção de história para pessoas leigas no assunto...
é estranho ver o felipe em um vídeo kkk
Leandro Karnal explica porque o Narloch não vale nada: ruclips.net/video/jw0_sKp4e1s/видео.html
+Fernando Augusto veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/eugenia/mito-allende-escreveu-uma-tese-de-doutorado-contra-o-racismo/
pirilla tbm me recomendou
:D
História
Felipe, aqui vai um vídeo descritivo do (péssimo) caráter do leandro narloch. ruclips.net/video/cqYpFwki1CA/видео.html&satrt=4246 , quem o descreve é um historiador profissional, que exemplifica a desonestidade intelectual que o jornalista comete em seu panfleto ideológico voltado para a extrema direita.
Felipe, obrigado por me responder e parabéns pelos trinta mil inscritos. Eu enviei o vídeo, para mostrar que você não deve se desculpar por refutar o narloch. O caso particular dele não é de fazer uma obra simplesmente panfletária ou de apelo mercadológico, ele é um caso de desonestidade intelectual, que lança mão de mentiras e distorções de fatos para seus propósitos pessoais. Não tenha pruridos ao afirmar que ele é desonesto, mentiroso e mau caráter, provas existem para tais afirmações.
Um abraço.
aee
Cadê o vídeo sobre o nazismo? :)
+Adalberto Junior esse eu acho que ele deve estar tendo um trabalho para fazer...
Tandor2009 Esse divide opiniões...
Adalberto Junior Divide por que cada um quer jogar a bomba no colo do outro.
O nazismo não começou nem como corrente política, era uma seita (a obscura Sociedade Thule) que acreditava em um monte de mitologias inventadas a moda caralha, e que depois incorporou pautas políticas frequentes entre a massa e a esquerda (protecionismo comercial, garantias trabalhistas, reforma agrária, subsídios, etc).
É praticamente como fundar hoje o "partido do rei arthur" e para se formalizar como partido, escrever que defende a reforma agrária baseada nos ideais da távola redonda, etc.
Agora, o erro começou quando autores de esquerda começaram a selecionar convenientemente os critérios para colocar os nazistas na direção da "direita", no sentido de evitar anacronismos, forçar a classificação do nazismo tem tanto sentido quanto tentar classificar o estado islâmico como de direita ou esquerda.
Eu sei que o Felipe fez o vídeo sobre direita e esquerda, mas dá para ver nos critérios que cada autor usa a intenção de afastar o nazismo do seu lado.
Tandor2009 Eu não sou nem direita nem de esquerda, sou nacionalista, mas em minha opinião o nazismo é uma coisa única. É nazismo só..
Os livros do Narloch são excelentes e servem como um contraponto a historia politicamente correta e doutrinatória de esquerda tão presentes nos meios academicos!!!!!!
E por sinal Felipe, voce viu que a Coréia do Sul vai colocar o conteúdo dos livros de historia pra serem ensinados nas mãos de aprovação governamental? Essa noticia é meio antiga já e particularmente eu li em alguns artigos do The Diplomat.
E é exatamente o mesmo nivel de briga politica do "ai esquerda/direita mente(m), isso não é a historia de verdade".
Negos defendendo os guias politicamente ridículos precisam rever seus conceitos.