Realmente. Bem lembrado. Esse é um item fundamental, que no Brasil se tornou supérfluo. Imagine, quanto as montadoras economizariam retirando alavanca, lâmpadas, relés e metros de fios e cabos, com a falta de educação e ignorância dos brasileiros.
Ia ser interessante o motorista ter que tirar o braço esquerdo do volante, arriando o vidro do seu lado, colocando ele pra fora e apontando para o veículo de trás pra avisar que vai entrar pela direita na próxima transversal...e isso somente com a mão direita no volante e se for um carro de câmbio manual, terá de ir freando aos poucos e depois acelerar ...seria bem interessante ver isso!!!!
Pra mim, marcador de temperatura não deveria ser acessório e sim item obrigatório! Apesar da maioria não olhar nem no retrovisor, quem dirá no marcador...
Concordo. Eu ja evitei o motor do meu carro ferver graças ao marcador. A mangueira do radiador furou e começou a vazar e eu nem sabia. Graças ao marcador eu parei o carro e fui olhar, o radiador vazio.
Acho que as montadoras acham que é pouco efetivo. Eu discordo, mas entendo a ideia deles. O consumidor leigo não faz sequer manutenções básicas. Qualquer coisa que aconteça emergencialmente, ele refere à concessionária. Os sistemas de arrefecimentos selados são mais "confiáveis" que os antigos. Raramente irão demonstrar anormalidade, e se demonstrarem, provavelmente não será percebido antes de ser tarde demais.
sempre uso no inverno o aquecedor de banco do meu jetta... sou de Curitiba e é comum no inverno vc sair de casa por volta das 6h30m da manhã estar -4° então para mim é um item bastante útil.
Aqui no Rio só serviria pra no máximo, duas semanas, pois a temperatura de inverno intenso chega próximo aos 15 graus em média e depois é só 19,, 22, 24...
O meu Jetta também tem aquecedor de bancos, mas aqui em sp eu nunca precisei usar, na verdade adoraria se viesse um refrigeração de bancos igual na linha audi mais premium.
Outro item que praticamente desapareceu nos carros nacionais foi o acendedor de cigarros, visto que fumar dentro do carro era algo de prestígio que somente o dono podia fazer o que bem entende. Apesar de queimar os bancos pelos descuido, deixava um odor no interior com passar do tempo. A cultura e hábitos de fumar foi se deteorando, e assim as montadoras viram que o acendedor de cigarros não tinha mais como vingar pra frente. Esse equipamento foi substituído pela tomada de 12 volts. Abs......
@@pedromatos1832 O Hyundai HR e o Kia Bongo carregam o mesmo projeto e estilo visual do ano de 2005, apesar das poucas mudanças que ambas caminhonete sofreram com passar tempo. Isso explica o fato do acendedor de cigarros permanecer vivo na linha 2022 das duas fabricantes. Abs!!!!!
o marcador de temperatura é extremamente muito importante porque sempre que fazemos as revisões no radiador do veiculo como na troca de adtivo bomba d´agua e etc, temos que ficar de olho na temperatura pra ver se não deu entrada de ar que as vezes pode acontecer da temperatura do motor subir além do permitido ou até mesmo durante uma viagem. na minha opnião essa peça tem que ser obrigatória em todos os veiculos.
Essas fabricas são loucas mano, é simplesmente o mais importe item pra você não perder seu motor kkkkk, nego tira, coloca uma lampada de 1v no lugar que se ascender vc nem vai notar na hora... Como retiraram, deveria colocar um marcador digital, pois como estamos na area da tecnologia hoje em dia, um marcado digital é super barato e o sensor já esta presente, só falta o marcador kkkk. Eu acho uma porcaria isso de tirar... Já que tem marcador de combustivel, por que não da temperatura da agua do motor ?
Pelo marcador vi que quando eu pegava a estrada a temperatura não subia do segundo tracinho. Assim pesquisando vi que a válvula termostática tava travada aberta
@@caretinhaulrei a hilux e o volvo fh acho que tem ventilação nos bancos ae vc liga o ar condicionado e só sucesso eu moro no sul do pais tem dias que faz frio pra caramba que o couro quer tipo rachar de frio ae faz sentido aquecimento nos bancos
A bússola no carro serve pra você falar: " Atenção torre de controle, encontrado tráfego na posição 12 horas, solicito autorização para virar na rua à direita na direção 090. "😂
Bom, o aquecimento interno dos fusca já me foi de muita valia nos dias frios aqui de São Paulo e serra de Santos, pois as saídas de painel mantinham o pára-brisa desembaçado sem necessidade de abrir os quebra-ventos, particularmente ecom chuva.
Esse negócio da temperatura era pra ser obrigatório ter em todos carros, exemplo tenho um gol 2007 ele tem tipo um termômetro um belo dia ia andando eo termômetro subiu um pouco além do normal, por um defeito na ventoinha, logo parei o carro, não tive maiores problemas, mais se fosse aquele que só acende quando o motor já ta fundindo o prejuízo seria enorme.
Nos Fiat Tempra e Tipo e até Unos, tem um estágio na ignição chamado ''PARK'', resquício do uso na Itália, onde lá não tem cultura de deixar carro na garagem e sim na rua mesmo, então vc deixa o farol ligado no estágio PARK, o farol fica acesso bem fraco por até 12 horas sem comprometer a bateria e o carro trancado, o farol aceso é deixado pra indicar que você sairá em algum tempo. Em alguns projetos Opel que veio pro BR, tem uma parte do banco bem pequeno atrás do descansa braço que é acessível ao porta malas, mas isso não é pra acessar o porta malas e sim para poder levar sky pra neves ou vara de pescar, coisa típica na Alemanha.
Além de demonstrar a inutilidade desses 'acessórios', serve também pra gente aumentar a lista dos malabarismos que a indústria faz pra faturar mais nas nossas costas. Para um próximo vídeo, sugiro falar sobre o que hoje é mais que uma tendência, pois já virou realidade, das rodas grandes em carros compactos e médios. Rodas grandes e pneus largos não servem para absolutamente NADA, a não ser, é claro, encarecer muito o custo dos pneus e aumentar o consumo de combustível e o nível de ruído. Até meu penúltimo carro as rodas eram aro 13 e eu fazia literalmente TUDO o que faço atualmente com as rodas aro 14. Só pra corroborar o que digo, carros como Del Rey, Passat, Santana, Parati, Monza, dentre outros vários, saíam de fábrica com aro 13 em quase todas as versões. O Opala, daquele tamanho, era aro 14 com flanco de pneu de 140 mm. Hoje temos absurdos como carros compactos com rodas aro 16 o que, além de ser inútil, é uma aberração.
@@desconhecido-_- , só considero a 'questão de gosto', porém mau gosto, no meu entender, por ser uma questão fútil e que faz mal ao bolso. Já a questão da estabilidade só poderia ser considerada se precisássemos fazer curvas a 180 km/h. Tive uma Weekend com pneus 175 e fazia curvas a 140 km/h, o que já é um absurdo. Não somos pilotos, somos motoristas, e pneus largos só são essenciais para pilotos.
@@rafaelmauricio51 , pois é, cada vez mais... Tivemos um período em que ter um carro era uma opção mais democrática. Hoje as montadoras não têm nem vergonha de falar que querem produzir carros mais caros e tirar as opções mais baratas do mercado. E o preço de tudo vai junto, inclusive dos pneus.
@@rafaelmauricio51 Aí que está a questão. Até carros que eram pra ser populares estão vindo com rodas aro 15, aro 16, o que fará o dono chorar na hora de trocar os pneus, principalmente se for o segundo dono, que com certeza não será uma pessoa cheia da grana
É muito útil sim, em rodovias do interior onde circulam caminhões e jogam spray de água com terra, e faz com que a frente do veículo recebam toda essa sujeira, o lavador de farol é bastante eficiente...
Muito bom o seu vídeo, trouxe de volta alguns ítens controversos mesmo... Eu mesmo tive problemas de aquecimento no meu Uno que tinha esse painel mostrado, acabei adaptando outro painel e ficou muito melhor de controlar, infelizmente grande parte dos carros modernos realmente estão vindo sem o marcador de temperatura, contestável. Em relação ao aquecimento dos bancos e aquecimento em geral nos estados do Sul por vezes são mais do que luxo, norteiam a segurança e saúde das pessoas porque faz muito frio. Em relação ao aquecimento por ar quente o meu pai tinha uma Brasilia que comprou zero na época e funcionava muito bem, depois ele mesmo não ligava mais por medo de fuga de gases, uma sugestão para quem quer um original seria mandar fazer as muflas em inox sem risco de corrosão.
Remover o marcador de temperatura foi o fim da picada. Marcador de temperatura é para monitorar não só a alta temperatura, mas também a baixa, caso por exemplo a válvula termostática travar aberta, o condutor percebe, visto que a temperatura irá cair em rodovias. Sem o marcador você nunca saberá com precisão.
Já aconteceu comigo isso. Reparei que a temperatura do motor nunca chegava no ideal, por mais que eu rodasse não subia nada. Ou seja, a válvula tinha travado aberta, acarretando no motor funcionando fora da temperatura de operação. O pessoal acha que o motor tem que trabalhar a 10ºc e não entende que não é só superaquecimento que gera problemas.
@@gathademos Tem motoqueiro que você arma a seta e mesmo assim ele vem te ultrapassando. Entende? Esses dias eu tava aqui perto do cruzamento de casa, liguei a seta um cruzamento antes e mesmo assim ao entrar o motoqueiro vem buzinando e ultrapassando. Sorte dele que eu costumo usar o retrovisor sempre! Pois nesse caso aí ele estaria todo errado!
Só acho muito importante o marcador de temperatura pois não só mostra em caso de superaquecimento como também te notifica quando o motor está frio lembrando pra não acelerar muito
Amigo do Canal PL, aos 8:16 do vídeo, a foto que aparece e de um vídeo do meu canal, achei muito legal você ter usado! Vou salvar seu vídeo aqui, de fato o sistema de ar quente dos VW a ar era um perigo, pois todos os gases de escape poderiam ir para dentro da cabine, mas por incrível que pareça, tenho a intenção de reativar no meu Fusca haha parabéns pelo vídeo! Um abraço!
As capinhas de parafusos de rodas vem até hj nos carros da Volkswagen ou pelo menos vinham até pouco tempo atrás. O propósito é meramente decorativo, por sinal muito bonitas e dão acabamento !!
Meu pai teve um Santana CD 1986 com esse lavador de faróis, que realmente nunca serviu pra nada. Isso é útil só em locais com neve, pois ajuda a removê-las
Aquecedor de banco é útil, muito bom nos dias mais frios. Eu tive VW Jetta e Passat com isso e hoje tenho um Taos. É claro que no Brasil são poucos dias do ano que a gente usa.
Sobre o aquecedor de carros refrigerados a ar é uma questão de tecnologia que evoluiu, mas aquecedor é útil sim, é só precisar rodar de madrugada durante o inverno nas regiões sul e sudeste que esse item fará muita falta.
Muito bom a matéria, concordo que o rack da palio e do idea adventure é difícil de lidar mesmo porque não tem onde se por uma travesa, agora se a indústria automotiva retirar o marcador de temperatura, vai ser um retrocesso na manutenção do motor.
Bom dia PL. Um comentário adicional. O lavador de faróis, que na matéria foi informado como acessório do Santana, alguns anos antes vinha tbem no Corcel/Belina II LDO. Só que, neste caso, eram projetos nacionais e não oriundos da Europa. Hoje, achar um Corcel II LDO em bom estado é muito raro, imagine com este acessório...
É que o PL é Volkswageiro por isso ele mencionou só o Santana mas Ford corcel,del Rey e Escort também tinha esse item é vários outros Uma coisa que gosto na linha del Rey e Escort é a luzinha dos fechamentos incorreto das portas item raro até os dias de hoje pois vejo cada carrões com as portas mal fechadas
@@johnatadosanjos676 ao menos que tenha um carro na sua frente jogando lama nos faróis do carro em uma estrada de terra os lavadores de faróis não tem tanta utilidade assim
Meu uno 2005 chegou a ferver 2 vezes por conta da válvula termostática travada. Em nenhum dos casos a luz da temperatura acendeu. Graças a Deus eu mesmo fiz a revisão de todo o sistema de arrefecimento e nunca mais tive problemas... Gastei menos de 100,00 com a válvula nova, tubo da água e dois selos do motor
Gostaria muito de hoje em dia adaptar esse limpador de farol da Lada Niva em minha Toyota Bandeirantes, teria uma finalidade muito importante, tendo em vista ser um 4X4 raíz onde todos acessórios desse tipo ajudam e muito.
Adoro você narrando, se estivéssemos na hera da TV você seria rapidamente descoberto e reconhecido como ídolo ,sério , alguém do nível Gugu e Silvio Santos no sentido de comunicador.
O limpador de farol é útil, embora nem tanto para um carro urbano, aqui pode não ter neve, mas tem lama. Já o aquecedor de volante e bancos também tem utilidade, no sul por exemplo faz bastante frio, aqui em Brasília mesmo já chegou a fazer frio algumas vezes que fica incômodo o volante gelado para dirigir de manhã cedo, eu gostaria de ter esse item no carro, principalmente no volante.
Uma viagem no tempo seu canal, top D+. Acho o aquecedor interior útil apenas no inverno e na parte da manhã. O marcador de temperatura é essencial e deveria ser obrigatório em todos os carros.
Primeiros Del Rey guia, Santana CD, Escort XR3 e por incrível que pareça o Corcel II LDO em alguns anos 81 82 sairam. O do Santana fez parte da minha vida. Meu velho teve um CD preto 85 comprado em 88 e antes disso o do vizinho 85 champanhe também tinha e andei muito nesses dois carros.
Os Racks em V da linha Adventure, por incrível que pareça é funcional, a Fiat disponibilizava as travessas dedicadas para colocação de JetBag ou transbike. Ainda hj se acha essas travessas pra vender
Tive um Santana CD com lavador, pois em 1985 não eram disponiveis nas revendas do Rio de Janeiro, carros com ar condicionado. Só em 1986, quando imediatamente comprei outro...
Logo em uma cidade com clima tropical como o Rio de Janeiro não ter carro com ar-condicionado para vender… não dá para entender a VW… não é à toa que o Monza sempre vendeu mais!
@@viniciusmorlin2167 E o Santana custava mais caro! Sem ar, o carro era impraticável. Já naquela época, além da poeira, não se podia andar de vidro aberto no Rio de Janeiro... Usei a ventilação direto, mas só soprava ar ambiente, cada vez mais quente... E as aporrinhações da "bicromatação" do carburador? Duas trocas em dez meses... A VWB nuuuunnnca respeitou seus clientes... Assim que chegaram os CD com ar, troquei, mas perdi uma grana...
Marcador de temperatura no meu ponto de vista e algo essencial é que deveria vir sim nos carros (luzinha e coisa de preguiçoso ou má vontade) montadoras aqui no Brasil são fogo
E, na boa? A montadora não economiza nada com essa questão do mostrador de temperatura. O carro sabe a temperatura do motor. Pluga um scanner que ele vai dizer exatamente qual é, utilizando sensores do próprio carro. Para mim, é estratégia da montadora para te convencer a levar uma versão melhor
O mais curioso dos lavadores de farol eram os do Corcel II (até onde lembro, os primeiros do País), que depois continuaram nos primeiros Del Rey. Eles chegaram sem alarde, e foram embora mais sem alarde ainda....e hj muito raros (assim como o teto solar do primeiro Del Rey).... Mas até onde sei, depois os lavadores foram obrigatórios em carros que saiam com farol de Xenon....
Sim, eu tenho carro com farol de xenon e ele ja vem com limpadores de farol, os quais, para ser sincero, eu sequer tenho ideia de onde eles sao ligados (ja devo ter lido no manual quando comprei o carro, mas nao lembro mais onde é que liga, quanto mais usar... E so esse carro, que nao é o meu primeiro com xenon, eu ja tenho ha 4 anos).
olha, eu tenho um gol special q originalmente vinha com o desenho do carro da pressao dos pneus e troquei por um q tinha o marcador de temperatura, troquei por que achei muito util monitorar a temperatura do motor em tempo real, descobri q nos 90ºC armava a ventuinha e se por ventura a ventuinha nao armar acima dessa temperatura eu tomaria mediadas preventivas antes da luz de alerta de temperatura subir. E de quebra eu monitoro tambem o RPM q é util quando se quer saber o tempo certo de mudar a marcha, regular ponto morto ou saber se o consumo de conbustivel estiver suspenso quando numa descida. dois marcadores muito util nao sei porquê a WV nao manteve no special
Caraca, cara, COMO é que voce vai ouvir a ventoinha estando dentro do carro?... Esse carro aí deve ser barulhento e ZERO em termos de isolamento acustico, heim?...
Aqui na serra gaucha no inverno ajuda muito aquecimento de bancos e do volante, em dias frios de inverno eu sempre penso "meu carro poderia ter aquecimento do volante", quase congela a mão.
O lavador de faróis é na minha opinião um bom opcional. Viajamos com chuva e devido ao transito suja mto a frente do veículo. Dai tem q parar em um posto pra lavar os faróis
tive uma parati quadrada, tinha um relogio ao invés de conta giro, bastante inutil ter um relogio no painel. uma coisa que me chama atenção é falta de medidor de temperatura do motor em alguns carros, na minha opinião é um item indispensável.
Muitas vezes eu penso que essas atitudes de montadora de remover ou nem se quer dispor de um sistema pra monitorar a temperatura do motor(seja analógico ou digital) ela em outras palavras não está se importando com o consumidor final.
meu Palio ELX 2004 tem ou tinha um sistema de aquecimento interno. Ajudava muito a desembaçar os vidros e a aquecer o carro quanto estava muito frio. E em Santana dos Montes MG e no Bairro Jardim Canadá em Nova Lima MG aonde trabalho de madrugada faz muito frio no inverno. Mas por causa de vazamento tive que inutilizar o aquecedor pois é muito caro para arrumar. Agora tenho que ligar o ar condicionado para desembaçar os vidros mesmo que esteja muito frio.
Ave Maria, limpador de faróis, é um item bizarro aqui no Brasil kkkk! ...Já no painel dos fiats , aquele desenho no painel indicando o uso do cinto , kkkk. .Acho que as fábricas da Fiat já imagina que não usar cinto na cidade , é tradição em pequenas cidades. Kkkkk
Bússola é interessante, trabalho muito em área rural com uma S10 com Bússola Digital e facilita para caramba se estamos na direção das regiões em q precisamos acessar.
Ar quente é bom no caso do carro ter ar condicionado pois em determinadas situações como em um dia de chuva com a temperatura amena vc consegue desembaraçar os vidros sem congelar lá dentro, já o caso dos VW a ar além de inútil é perigoso também, vai que tem um furo minúsculo no sistema e o motorista não percebe pode até causar um acidente pois a inalação de gás carbônico faz o motorista perder a consciência.
03:05 rapais, aqui no sul é bom ter isso, mesmo de luva, aquele vento gelado dói até as juntas, tem vezes que fica semanas com temperaturas sem passar dos 10 graus, e chegando até -5
Carro sem marcador de temperatura é armadilha. Tendo, muita gente não olha, imagina sem. Por isso muitos carros parados nos acostamentos, em subida de Serra.
No meu gol só tem a luz espia mesmo, mas pelo que estudei essa luz tende a acender antes do motor ferver, evitando assim prejuízos maiores. Mas o que seria útil era que os carros tivessem sensores que fariam o carro falhar e desligar o sistema.
Receita para fazer um carro brasileiro: 1. Escolha um carro popular barato americano, europeu ou japonês. 2. Pegue as versões mais mancas de motor do modelo escolhido. 3. Retire do carro todos os acessórios. 4. Ofereça alguns dos mais necessários (p.ex.: AC, vidro elétrico...) como opcionais de luxo. 5. Converta o motor para bicombustível, para que não digam que nada foi adicionado, só subtraído 6. Calcule o preço do carro original convertido para o real, multiplique por dois e aplique para seu produto final. 7. Suce$$o
Legal ,,, agora faz um vídeo inverso : coisas que são essenciais em carros antigos e muitas vzs não tem : pra mim em primeiro lugar o retrovisor direito e em segundo o RPM no painel , acho um absurdo carros americanos maravilhosos V8 da década de 70 não ter esses dois itens , e o Galaxie aki no Brasil não ter nem vidro elétrico, piorou o quebra vento e o banco , itens de luxo obrigatório em qq carro de luxo , essas montadoras brasileiras tiram sarro da cara do consumidor , carros super caros e faltam várias coisas..
@@marcosmarques3415 correto , meu pai teve um 77 em 1989 e lembro que tinha , qto ao Landau é um absurdo, não é porque é um sedan que não deve ter conta giros , inclusive o vidro elétrico é obrigatório, nem o Lincoln tinha conta giros mas vidros , quebra vento e bancos todos tinham esses itens elétricos , o Landau por ser praticamente um Lincoln menos luxuoso deveria ter pelo menos os vidros elétricos ja que ele na época 0km custava bem caro
@@clebersaes4525 RPM é instrumento de precisão, ou seja, as pessoas naquela época iriam descobrir a função dele, era contra os mecânicos. O espelho sempre deveria ter existido naquela época, mas deixava o veículo mais caro, vidro elétrico nem pensar, pois era proibida importação, só ficávamos sabendo através de revistas. No governo militar éramos obrigados a consumir o que era brasileiro, tanto que o "Landau" foi escolhido como veículo presidencial. A Ford vendeu muitos pra eles, pois como falei acima, o "motorista" se encarregava de conduzir.
@@marcosmarques3415 pois é , imagina estacionar uma banheira dessa sem ver a guia , nos EUA tem espaço as ruas são largas , estacionamentos grandes , os lugares distantes uns dos outros, um país preparado para carros grandes, mas aqui ? Imagina detonar a roda na guia,, qto ao regime militar, em 73 meu nome teve que ser com C e não com K , esse negócio de nacionalismo era uma idéia de malucos no poder , cheio de absurdos, até no nome das pessoas eles mandavam,,,, agora voltando .. um carro maravilhoso com vidro na manivela, bom até nos EUA tem muitos mas é uma pena , pelos menos os vidros.. deveriam fabricar aqui então... ,, sem contar o câmbio , deveriam ser todos automáticos ❤,,, bom pelo menos eram na coluna automáticos ou não..
Interessante sobre o ar quente, tenho um classic modelo antigo, 2010, completinho, e até ar quente ele possuí, há quem me diga, que isso é raro, ainda mais em um classic. o nosso foi comprado 0, em 2010, está beirando os 230.000 km rodados... um tanquezinho! belo vídeo amigo, abraço.
Bússola pode parecer desnecessária, mas se você estiver perdido numa. Estrada ou cidade do interior do Goiás ela ajuda muito. Já me tirou de um aperto desses.
@@IgorCanavarro Sim, uma bússola quebrou o galho em viagens pelo interior de Goiás e Mato Grosso do Sul nas GO e MS, onde celular só pega perto das cidades.
@@IgorCanavarro , concordo plenamente! Outro acessório que comprei numa loja de eletrônicos foi um LEITOR DE MAPA. É uma lupa com luz de LED que funciona conectada a uma porta USB, como a do leitor de MP3 do rádio. Isso tira a gente do aperto quando o GPS fica sem sinal. E não precisa ser uma "zona cega": basta chover para que as nuvens bloqueiem o sinal do satélite.
@@IgorCanavarro , concordo plenamente! Outro acessório que comprei numa loja de eletrônicos foi um LEITOR DE MAPA. É uma lupa com luz de LED que funciona conectada a uma porta USB, como a do leitor de MP3 do rádio. Isso tira a gente do aperto quando o GPS fica sem sinal. E não precisa ser uma "zona cega": basta chover para que as nuvens bloqueiem o sinal do satélite.
Boa tarde amigos ! Só um pequeno detalhe... Eu tive durante vários anos um Santana CD 86 e ele tinha sim, ar condicionado e lavador de farois. Grande abraço a todos !
Aqui em Goiânia se quiser ter setas instaladas no veículo vc paga 30% a mais na concessionária e se piscar ela nas ruas os motoristas não sabem pra que servem
O lavador de faróis é (ou era...) obrigatório para carros que tinham faróis de xenon. Nossa legislação, sempre genial, exigia, além da regulagem "automática" de altura do facho. Acho que com faróis de led essa obrigatoriedade caiu...
Regulagem automatica da altura do facho é muito bom, assim tambem como o sistema que "vira" o farol para os lados quando voce faz uma curva... Eu tenho carro assim e gosto muito.
Tenho um Kadett 97 com ar condicionado e aquecedor geralmente quando é frio eu uso o aquecedor mas o motor é tão grande que até aquecer de fato a ponto de ter uma temperatura satisfatória eu já cheguei no destino
Esse lavador de lanterna do Santana só serviu pra uma coisa, derrubar um maluco que atravessou na minha frente com uma bicicleta e por incrível que pareça ele pegou exatamente nesse esguicho e caiu
4:51 : Tenho uma *uno 2002 fire* , e o painel é exatamente este aí, branco com azul. Tem essa marcação pra usar cinto (completamente inútil kkk). E conforme vc disse no vídeo, é totalmente verídico: a luz de temperatura só acende quando o carro já está fervendo mais doq o sol. Digo isso pq meu carro já ferveu 2 vezes devido a falha na ventoinha e quando a luz acendeu, já estava saindo fumaça pelo caput, e a água já tinha vazado quase tudo do reservatório....
Você falou um ponto aí sobre luz de temperatura, no caminhão L 1620 em 1998 ele saiu com um sistema de luzes de temperatura acho que era AZUL, AMARELO e VERMELHO qdo chegava no vermelho já era fervia o motor aí muitos caminhoneiros tiravam o relógio e colocava de mercúrio.
Kk acho inútil até acendedor automático de farol e sensor de chuva... Pra mim é mais uma coisa pra dar defeito e ficar sem arrumar até vender o carro... Rsrsr Mas no meu tem uma coisa que gostei demais e vai ser difícil me acostumar sem, pra mim muito melhor que sensor de chuva: e uma regulagem do tempo de pausa do limpador em chuvas finas. Que vai de 3 até 15 s. Cara,. Bom demais...
@@leiahoo Mas o sensor de chuva já faz a vez do temporizador, conforme a intensidade da chuva ele dá o intervalo das passadas, inclusive as pausas nos casos de chuviscos (sem você precisar ficar mudando o intervalo, apesar que vc pode regular a sensibilidade).
Era um sistema de trava de imã, foi algo que a GM adotou nos seus modelos como Kadett, Monza e parecia futurista, desenvolvido em cima do projeto do alarme HL. Porém eles descobriram que qualquer imã poderia desligar o alarme e aí que muitos furtos começaram a acontecer. Hoje boa parte dos carros tiveram esse sistema desligado por motivos óbvios
Possui em 1992 um Santana CD 4 portas , automático com ar condicionado . O manual mostrava o " lavador de faróis" que o meu não possuía, que para ser acionado teria que acionar o lavador do parabrisas com a luz baixa acesa. Por algum tempo cogitei o carro ter sido batido, apesar de ter somente um dono. Agora recentemente descobri que se tinha lavador não tinha ar condicionado e vice versa . Até porque local que neva não precisa refrigeração. E local que precisa refrigeração não vai nevar 😂
Meu Marea 1999 2.0 tem esse lavador de farol, mas também acho que só nesse ano vinha com esses lavadores porque até hoje não vi outro de outro ano que tenha, e detalhe o meu lavador funciona até hoje...
@@wagnercampos4697 Nunca tive problemas com esse carro não como todos falam, meu carro é completo com disco nas 4 rodas e ABS, bancos de couro, Air bag , rodas originais e sem restauração ainda, som original e funcionando ainda cara e por cima é blindado, carro espetacular sem dúvidas, me diz um carro 99 que tenha todos esses itens?
Todos os Marea com motor 5 cilindros 2.4 são verdadeiras bombas ! Com turbo pior ainda ! Todos davam borra no motor e voce limpava e o motor fundia ! O unico que prestou foi a versão SX com Motor 1.8 ! Que foi lancado no fim de produção do modelo e não apresentava este problema ! Fiat 147 , Uno Turbo , Tempra , Tempra Turbo , Tempra SW , Tipo , Marea são os maiores responsaveis por decifrarmos o que realmente significa o nome Fiat : Fui Iludido Agora é Tarde !
@@tonisilva2410 O meu o motor nunca foi aberto, comprei de um delegado que tinha o carro a 20 anos e mal usava o carro, ele mandou blindar e o km hoje é 105.000 km, estou com ele já tem 1 ano e só troquei o escapamento que estava oxidado, carro sensacional, sem palavras. Comprei não sei por que, mesmo sabendo da sua fama, mas quando eu vi aquele carro pessoalmente foi amor a primeira vista, abraços...
Itens que eu acho que todos os carros deviam ter: *Luz de ré do tamanho dos faróis, pois iluminaria mais *Vidro elétrico nas 4p, mesmo nas versões básicas (não tem cabimento ter apenas nas portas dianteiras, *Parachoque emborrachado (protege contra pequenas colisões) *Macaco hidráulico acoplado na carroceria (facilita a manutenção, incluindo troca do estepe) *Cortina interna acoplado aos vidros (proteção contra segurança e contra o sol) *Porta treco atrás dos bancos dianteiros (para uma viagem longa seria necessário) *Versões com GNV de fábrica (GNv mesmo caro é mais economico que outros combustíveis) *Refletor embaixo do veículo (principalmente á noite é necessário) *Limpador traseiro com esguicho, incluindo os sedãs *Encosto de cabeça em todos os bancos *Bocal do ar condicionado para os bancos traseiros (muito antigamente era comum em carros de luxo) *Iluminação interna na parte de baixo *Puxador interno e rente ao parabrisa
O lavador de farol, quando dotado de boa pressão, é bem útil. Especialmente em lugares como MG, onde aquela "poeira de minério" cobre algumas estradas, e é aspergida para o carro de trás na primeira chuva. Se tiver um limpador, melhor ainda. O Brasil, por ser um país continental, deveria ter, na gama de opcionais das fábricas, pacotes regionais. Isso acontece na Rússia, nos EUA e em outros países com muita diversidade de clima e estradas.
Camarada, é um país continental, mas não neva ou tem gelo por meses, como nesses países, o que não justifica para o fabricante acrescer em linha de montagem esses pacotes megazordes! Além disso, fazer de veículos "canivetes suíços" não faz sentido. Faz muito mais sentido termos rodovias devidamente pavimentadas do que dotar veículos com limpadores de poeira! Faz muito mais sentido colocarem medidores de temperatura e investirem em segurança, coisa que normalmente removem dos veículos nacionais, quando comparados aos de 1o mundo.
O ar quente do uno só serve pra misturar comoar gelado do ar condicionado e atrapalhar a gelar, aí precisa colocar uma curva de alumínio pra isolar obrigado quente do frio, depois como tempo eles começam a se misturar
Aproveitando para dizer a todos que O SENHOR JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO, que possamos nos arrepender de nossos pecados e servir somente a O SENHOR JESUS CRISTO, pois ELE nos ama e quer nos salvar, basta entregarmos nossas vidas a DEUS!!
Tem um acessório chamado seta, quase nunca usado em terras tupiniquins
Realmente. Bem lembrado. Esse é um item fundamental, que no Brasil se tornou supérfluo. Imagine, quanto as montadoras economizariam retirando alavanca, lâmpadas, relés e metros de fios e cabos, com a falta de educação e ignorância dos brasileiros.
Ia ser interessante o motorista ter que tirar o braço esquerdo do volante, arriando o vidro do seu lado, colocando ele pra fora e apontando para o veículo de trás pra avisar que vai entrar pela direita na próxima transversal...e isso somente com a mão direita no volante e se for um carro de câmbio manual, terá de ir freando aos poucos e depois acelerar ...seria bem interessante ver isso!!!!
De longe o melhor comentário!!
BEM LEMBRADO...
Existe uma função totalmente desnecessária em motos,que é empinar!
Além de inútil,perigoso, porém tem quem adore usar esse recurso!
A bússola na minha Palio adventure só servia pra minhas crianças ficar falando: - papai virou o carro p/ norte.... Agora nós tá indo pro sul .... Etc
Hahahahahahaha
Convenhamos, é um brinquedo. E o legal é que os seus filhos usaram.
Kkkkkkk
Kkkkkk... Boa..
kkkkk
Pra mim, marcador de temperatura não deveria ser acessório e sim item obrigatório! Apesar da maioria não olhar nem no retrovisor, quem dirá no marcador...
boa...kkkkk
Concordo. Eu ja evitei o motor do meu carro ferver graças ao marcador. A mangueira do radiador furou e começou a vazar e eu nem sabia. Graças ao marcador eu parei o carro e fui olhar, o radiador vazio.
Tenho um gol q deu pau no motor por falta do marcador , tem uma Luizinha q só ascende quando o motor ferve .
Acho que as montadoras acham que é pouco efetivo. Eu discordo, mas entendo a ideia deles. O consumidor leigo não faz sequer manutenções básicas. Qualquer coisa que aconteça emergencialmente, ele refere à concessionária. Os sistemas de arrefecimentos selados são mais "confiáveis" que os antigos. Raramente irão demonstrar anormalidade, e se demonstrarem, provavelmente não será percebido antes de ser tarde demais.
Concordo
sempre uso no inverno o aquecedor de banco do meu jetta... sou de Curitiba e é comum no inverno vc sair de casa por volta das 6h30m da manhã estar -4° então para mim é um item bastante útil.
Muito importante esse lembrete. Acho que vou meditar profundamente nisso aí que o rapaz falou.
Hummmmm, moça... kkkkkk
Aqui no Rio só serviria pra no máximo, duas semanas, pois a temperatura de inverno intenso chega próximo aos 15 graus em média e depois é só 19,, 22, 24...
Super comum temperaturas abaixo dos 0 graus aqui😎
O meu Jetta também tem aquecedor de bancos, mas aqui em sp eu nunca precisei usar, na verdade adoraria se viesse um refrigeração de bancos igual na linha audi mais premium.
Outro item que praticamente desapareceu nos carros nacionais foi o acendedor de cigarros, visto que fumar dentro do carro era algo de prestígio que somente o dono podia fazer o que bem entende. Apesar de queimar os bancos pelos descuido, deixava um odor no interior com passar do tempo. A cultura e hábitos de fumar foi se deteorando, e assim as montadoras viram que o acendedor de cigarros não tinha mais como vingar pra frente. Esse equipamento foi substituído pela tomada de 12 volts. Abs......
Os caminhões pequenos Kia Bongo 2022 e Hyundai Hr 2022 ainda são equipados com acendedor de cigarros...é quase que inacreditável!!!
Uau que gênio
@@pedromatos1832 O Hyundai HR e o Kia Bongo carregam o mesmo projeto e estilo visual do ano de 2005, apesar das poucas mudanças que ambas caminhonete sofreram com passar tempo. Isso explica o fato do acendedor de cigarros permanecer vivo na linha 2022 das duas fabricantes. Abs!!!!!
Sumiu foi pra cortar custo mesmo , quem fumava a 20 anos atrás ainda vai fumar com ou sem acendendor de cigarros kkkkk
@@williamf.3521 ele descobriu América
o marcador de temperatura é extremamente muito importante porque sempre que fazemos as revisões no radiador do veiculo como na troca de adtivo bomba d´agua e etc, temos que ficar de olho na temperatura pra ver se não deu entrada de ar que as vezes pode acontecer da temperatura do motor subir além do permitido ou até mesmo durante uma viagem.
na minha opnião essa peça tem que ser obrigatória em todos os veiculos.
Essas fabricas são loucas mano, é simplesmente o mais importe item pra você não perder seu motor kkkkk, nego tira, coloca uma lampada de 1v no lugar que se ascender vc nem vai notar na hora...
Como retiraram, deveria colocar um marcador digital, pois como estamos na area da tecnologia hoje em dia, um marcado digital é super barato e o sensor já esta presente, só falta o marcador kkkk.
Eu acho uma porcaria isso de tirar... Já que tem marcador de combustivel, por que não da temperatura da agua do motor ?
@@ls-br4043 esse marcador salvou o meu corsa ,estava com vazamento e se nao fosse ele ja era.
Mas se tiver o marcador ele é ajustado eletrônicamente como a luz espia, só sobe temperatura quando ferve, aí complica.
Já eu fundi meu corsinha pq a luz espia tava queimada
Pelo marcador vi que quando eu pegava a estrada a temperatura não subia do segundo tracinho. Assim pesquisando vi que a válvula termostática tava travada aberta
Queria um esfriador de volante...kkkkk Tem dia que é phoda.. O sol cozinha tudo..kk
Eu queria um congelador de banco, seria top demais (não sei se existe, mas eu nunca vi).
@@caretinhaulrei O pior é que existe refrigeração fria para os bancos... Mas só em carro de rico ..
@@caretinhaulrei na nova hilux tem
@@caretinhaulrei a hilux e o volvo fh acho que tem ventilação nos bancos ae vc liga o ar condicionado e só sucesso eu moro no sul do pais tem dias que faz frio pra caramba que o couro quer tipo rachar de frio ae faz sentido aquecimento nos bancos
Ia falar exatamente isso. O tal couro sintético só falta pegar fogo no calor
Aqui no RS faz muito sentido o aquecedor de banco, ainda mais se os mesmos são de couro. Abraço
A bússola no carro serve pra você falar: " Atenção torre de controle, encontrado tráfego na posição 12 horas, solicito autorização para virar na rua à direita na direção 090. "😂
Kkkkkkkkkkkk
🤣🤣🤣🤣🤦
Kkkkkķķkkkkkkkkk boa
Tome seu Oscar! 🤣
🤣🤣🤣🤣, boa.
Bom, o aquecimento interno dos fusca já me foi de muita valia nos dias frios aqui de São Paulo e serra de Santos, pois as saídas de painel mantinham o pára-brisa desembaçado sem necessidade de abrir os quebra-ventos, particularmente ecom chuva.
Esse negócio da temperatura era pra ser obrigatório ter em todos carros, exemplo tenho um gol 2007 ele tem tipo um termômetro um belo dia ia andando eo termômetro subiu um pouco além do normal, por um defeito na ventoinha, logo parei o carro, não tive maiores problemas, mais se fosse aquele que só acende quando o motor já ta fundindo o prejuízo seria enorme.
Nos Fiat Tempra e Tipo e até Unos, tem um estágio na ignição chamado ''PARK'', resquício do uso na Itália, onde lá não tem cultura de deixar carro na garagem e sim na rua mesmo, então vc deixa o farol ligado no estágio PARK, o farol fica acesso bem fraco por até 12 horas sem comprometer a bateria e o carro trancado, o farol aceso é deixado pra indicar que você sairá em algum tempo.
Em alguns projetos Opel que veio pro BR, tem uma parte do banco bem pequeno atrás do descansa braço que é acessível ao porta malas, mas isso não é pra acessar o porta malas e sim para poder levar sky pra neves ou vara de pescar, coisa típica na Alemanha.
Me falaram que era pra pegar o guarda chuvas no porta malas em dia de chuva 😄
Me falaram que era pra pegar o guarda chuvas no porta malas em dia de chuva
Se não me engano, o Golf Variant também vinha com essa abertura no banco traseiro.
Além de demonstrar a inutilidade desses 'acessórios', serve também pra gente aumentar a lista dos malabarismos que a indústria faz pra faturar mais nas nossas costas.
Para um próximo vídeo, sugiro falar sobre o que hoje é mais que uma tendência, pois já virou realidade, das rodas grandes em carros compactos e médios. Rodas grandes e pneus largos não servem para absolutamente NADA, a não ser, é claro, encarecer muito o custo dos pneus e aumentar o consumo de combustível e o nível de ruído. Até meu penúltimo carro as rodas eram aro 13 e eu fazia literalmente TUDO o que faço atualmente com as rodas aro 14. Só pra corroborar o que digo, carros como Del Rey, Passat, Santana, Parati, Monza, dentre outros vários, saíam de fábrica com aro 13 em quase todas as versões. O Opala, daquele tamanho, era aro 14 com flanco de pneu de 140 mm. Hoje temos absurdos como carros compactos com rodas aro 16 o que, além de ser inútil, é uma aberração.
Aí já é questão de gosto e carros com pneus mais largos tem mais estabilidade
@@desconhecido-_- , só considero a 'questão de gosto', porém mau gosto, no meu entender, por ser uma questão fútil e que faz mal ao bolso.
Já a questão da estabilidade só poderia ser considerada se precisássemos fazer curvas a 180 km/h. Tive uma Weekend com pneus 175 e fazia curvas a 140 km/h, o que já é um absurdo. Não somos pilotos, somos motoristas, e pneus largos só são essenciais para pilotos.
Quem tem dinheiro não liga pra isso. Do jeito que os carros são caros...
@@rafaelmauricio51 , pois é, cada vez mais... Tivemos um período em que ter um carro era uma opção mais democrática. Hoje as montadoras não têm nem vergonha de falar que querem produzir carros mais caros e tirar as opções mais baratas do mercado. E o preço de tudo vai junto, inclusive dos pneus.
@@rafaelmauricio51
Aí que está a questão. Até carros que eram pra ser populares estão vindo com rodas aro 15, aro 16, o que fará o dono chorar na hora de trocar os pneus, principalmente se for o segundo dono, que com certeza não será uma pessoa cheia da grana
É muito útil sim, em rodovias do interior onde circulam caminhões e jogam spray de água com terra, e faz com que a frente do veículo recebam toda essa sujeira, o lavador de farol é bastante eficiente...
Concordo!
Com água quente o efeito é maior
Tem poucos dias aqui no sul que é frio suficiente para fazer falta um aquecedor de volante, mas seria um custo que teria uso muito raro.
Muito bom o seu vídeo, trouxe de volta alguns ítens controversos mesmo... Eu mesmo tive problemas de aquecimento no meu Uno que tinha esse painel mostrado, acabei adaptando outro painel e ficou muito melhor de controlar, infelizmente grande parte dos carros modernos realmente estão vindo sem o marcador de temperatura, contestável. Em relação ao aquecimento dos bancos e aquecimento em geral nos estados do Sul por vezes são mais do que luxo, norteiam a segurança e saúde das pessoas porque faz muito frio. Em relação ao aquecimento por ar quente o meu pai tinha uma Brasilia que comprou zero na época e funcionava muito bem, depois ele mesmo não ligava mais por medo de fuga de gases, uma sugestão para quem quer um original seria mandar fazer as muflas em inox sem risco de corrosão.
Meu falecido pai teve um Santana CD iguaizinho esse, na época quase novo. Carrão super luxuoso. O Santana mais bonito, seguido pelo GLS 88.
Remover o marcador de temperatura foi o fim da picada.
Marcador de temperatura é para monitorar não só a alta temperatura, mas também a baixa, caso por exemplo a válvula termostática travar aberta, o condutor percebe, visto que a temperatura irá cair em rodovias.
Sem o marcador você nunca saberá com precisão.
Já aconteceu comigo isso. Reparei que a temperatura do motor nunca chegava no ideal, por mais que eu rodasse não subia nada. Ou seja, a válvula tinha travado aberta, acarretando no motor funcionando fora da temperatura de operação. O pessoal acha que o motor tem que trabalhar a 10ºc e não entende que não é só superaquecimento que gera problemas.
@@hansrb
Tem motorista que nem sabe que no sistema de motor circula líquido de arrefecimento.
DEVERIA SER OBRIGATÓRIO EM TODOS OS CARROS OS REPETIDORES DE SETA, SEJA NA LATERAL SEJA NO RETROVISOR ITEM DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO URBANO.
Carro nacional até isso econimizam
novidade pra vc mano
a seta só indica que você pretende virar, e não que está autorizado a tal...
use sempre o retrovisor e cuide bem dos motocas rs
@@gathademos Deixa de drama.
as vezes mesmo com o repetidor nas laterais! tem alguns motoristas que não exergam ! esse recurso ajuda é muito
@@gathademos Tem motoqueiro que você arma a seta e mesmo assim ele vem te ultrapassando. Entende? Esses dias eu tava aqui perto do cruzamento de casa, liguei a seta um cruzamento antes e mesmo assim ao entrar o motoqueiro vem buzinando e ultrapassando. Sorte dele que eu costumo usar o retrovisor sempre! Pois nesse caso aí ele estaria todo errado!
Só acho muito importante o marcador de temperatura pois não só mostra em caso de superaquecimento como também te notifica quando o motor está frio lembrando pra não acelerar muito
Um acessório que é pouco usado por muitos, é o retrovisor.
Aqui no Rio Grande do Sul e muito útil os aquecedores, e lavador de farol de farol também!
Aki no RS no inverno e mto frio,bancos d couro ficam extremamente gelados e os volantes tbm.
Moro no sul e Tenho carro com banco de couro. No inverno aquecimento nos bancos faz falta.
Ótimos vídeos. Abraço.
Amigo do Canal PL, aos 8:16 do vídeo, a foto que aparece e de um vídeo do meu canal, achei muito legal você ter usado! Vou salvar seu vídeo aqui, de fato o sistema de ar quente dos VW a ar era um perigo, pois todos os gases de escape poderiam ir para dentro da cabine, mas por incrível que pareça, tenho a intenção de reativar no meu Fusca haha parabéns pelo vídeo! Um abraço!
As capinhas de parafusos de rodas vem até hj nos carros da Volkswagen ou pelo menos vinham até pouco tempo atrás. O propósito é meramente decorativo, por sinal muito bonitas e dão acabamento !!
Meu pai teve um Santana CD 1986 com esse lavador de faróis, que realmente nunca serviu pra nada. Isso é útil só em locais com neve, pois ajuda a removê-las
Aquecedor de banco é útil, muito bom nos dias mais frios. Eu tive VW Jetta e Passat com isso e hoje tenho um Taos. É claro que no Brasil são poucos dias do ano que a gente usa.
Sobre o aquecedor de carros refrigerados a ar é uma questão de tecnologia que evoluiu, mas aquecedor é útil sim, é só precisar rodar de madrugada durante o inverno nas regiões sul e sudeste que esse item fará muita falta.
Eeeita! Mais um vídeo daqueles!!!
Corri para assistir!
Show de bola!!
Muito bom a matéria, concordo que o rack da palio e do idea adventure é difícil de lidar mesmo porque não tem onde se por uma travesa, agora se a indústria automotiva retirar o marcador de temperatura, vai ser um retrocesso na manutenção do motor.
Ford Ka jabuti não tem marcador de temperatura. Ele apenas pisca caso a temperatura esteja alta.
Bom dia PL. Um comentário adicional. O lavador de faróis, que na matéria foi informado como acessório do Santana, alguns anos antes vinha tbem no Corcel/Belina II LDO. Só que, neste caso, eram projetos nacionais e não oriundos da Europa. Hoje, achar um Corcel II LDO em bom estado é muito raro, imagine com este acessório...
É que o PL é Volkswageiro por isso ele mencionou só o Santana mas Ford corcel,del Rey e Escort também tinha esse item é vários outros
Uma coisa que gosto na linha del Rey e Escort é a luzinha dos fechamentos incorreto das portas item raro até os dias de hoje pois vejo cada carrões com as portas mal fechadas
Nunca usei o lavador de farol no meu XR3 1985,más é legal para mostrar aos outros!
Eu acho um item que traz mais luxo ao carro, eu acho muito interessante, mesmo que não faça nenhum sentido kkkkkk
@@johnatadosanjos676 ao menos que tenha um carro na sua frente jogando lama nos faróis do carro em uma estrada de terra os lavadores de faróis não tem tanta utilidade assim
@@desconhecido-_- Ou em neve no sul kkk
Estou procurando um par de lavador de farol, pra colocar no Marea... Acho que só saíram nas HLX😞😞
@@osmarcontato7426 Só saíram na HLX
Meu uno 2005 chegou a ferver 2 vezes por conta da válvula termostática travada. Em nenhum dos casos a luz da temperatura acendeu. Graças a Deus eu mesmo fiz a revisão de todo o sistema de arrefecimento e nunca mais tive problemas... Gastei menos de 100,00 com a válvula nova, tubo da água e dois selos do motor
Gostaria muito de hoje em dia adaptar esse limpador de farol da Lada Niva em minha Toyota Bandeirantes, teria uma finalidade muito importante, tendo em vista ser um 4X4 raíz onde todos acessórios desse tipo ajudam e muito.
Adoro você narrando, se estivéssemos na hera da TV você seria rapidamente descoberto e reconhecido como ídolo ,sério , alguém do nível Gugu e Silvio Santos no sentido de comunicador.
Ele pode ter excelente diccao, porem o tom de voz nao é bom para televisao...
O limpador de farol é útil, embora nem tanto para um carro urbano, aqui pode não ter neve, mas tem lama. Já o aquecedor de volante e bancos também tem utilidade, no sul por exemplo faz bastante frio, aqui em Brasília mesmo já chegou a fazer frio algumas vezes que fica incômodo o volante gelado para dirigir de manhã cedo, eu gostaria de ter esse item no carro, principalmente no volante.
A questão é que esses itens geram custos, mais um item pra dar problema e manutenção, será que compensa mesmo? Na minha opinião não vale a pena
Uma viagem no tempo seu canal, top D+. Acho o aquecedor interior útil apenas no inverno e na parte da manhã. O marcador de temperatura é essencial e deveria ser obrigatório em todos os carros.
Primeiros Del Rey guia, Santana CD, Escort XR3 e por incrível que pareça o Corcel II LDO em alguns anos 81 82 sairam. O do Santana fez parte da minha vida. Meu velho teve um CD preto 85 comprado em 88 e antes disso o do vizinho 85 champanhe também tinha e andei muito nesses dois carros.
Se eu não me enganou o Corcel II foi o primeiro a oferecer lavador de faróis
@@mateusgrsilva aqui no Brasil sim
Muito legal os vídeos e informações!
Os Racks em V da linha Adventure, por incrível que pareça é funcional, a Fiat disponibilizava as travessas dedicadas para colocação de JetBag ou transbike. Ainda hj se acha essas travessas pra vender
Tive um Santana CD com lavador, pois em 1985 não eram disponiveis nas revendas do Rio de Janeiro, carros com ar condicionado. Só em 1986, quando imediatamente comprei outro...
Logo em uma cidade com clima tropical como o Rio de Janeiro não ter carro com ar-condicionado para vender… não dá para entender a VW… não é à toa que o Monza sempre vendeu mais!
@@viniciusmorlin2167 E o Santana custava mais caro! Sem ar, o carro era impraticável. Já naquela época, além da poeira, não se podia andar de vidro aberto no Rio de Janeiro...
Usei a ventilação direto, mas só soprava ar ambiente, cada vez mais quente...
E as aporrinhações da "bicromatação" do carburador? Duas trocas em dez meses...
A VWB nuuuunnnca respeitou seus clientes...
Assim que chegaram os CD com ar, troquei, mas perdi uma grana...
Marcador de temperatura no meu ponto de vista e algo essencial é que deveria vir sim nos carros (luzinha e coisa de preguiçoso ou má vontade) montadoras aqui no Brasil são fogo
Vdd o painel q eu ja vi foi do ford ka antigo e do celta modelo 2002 nao tem o marcador so tem aquela luizinha affs
E, na boa? A montadora não economiza nada com essa questão do mostrador de temperatura. O carro sabe a temperatura do motor. Pluga um scanner que ele vai dizer exatamente qual é, utilizando sensores do próprio carro. Para mim, é estratégia da montadora para te convencer a levar uma versão melhor
Muito bom o canal pl . Estou sempre acompanhando
Um absurdo que eu acho, muitos carros sem mostrar a temperatura do motor, só tem aquela maldita luz do: Se F#deu...
Essa é de dar raiva mesmo
Quando a luz acende é pq está iniciando a anormalidade. Claro que o ponteiro é bem mais prático.
Pior e o Onix que não tem marcado de temperatura e nada pra avisar
Mas o aquecedor de banco aqui no sul/ SC
Ajudaria muito.. pois agora que chega o inverno..tem dias de temperaturas negativa
Tive um Palio sem relógio de temperatura, quando a luz acendeu o carro apagou e já tinha fundido o motor.
Seus vídeos são ótimos, acima de tudo uma viagem no tempo! Parabéns
O mais curioso dos lavadores de farol eram os do Corcel II (até onde lembro, os primeiros do País), que depois continuaram nos primeiros Del Rey. Eles chegaram sem alarde, e foram embora mais sem alarde ainda....e hj muito raros (assim como o teto solar do primeiro Del Rey).... Mas até onde sei, depois os lavadores foram obrigatórios em carros que saiam com farol de Xenon....
Sim, eu tenho carro com farol de xenon e ele ja vem com limpadores de farol, os quais, para ser sincero, eu sequer tenho ideia de onde eles sao ligados (ja devo ter lido no manual quando comprei o carro, mas nao lembro mais onde é que liga, quanto mais usar... E so esse carro, que nao é o meu primeiro com xenon, eu ja tenho ha 4 anos).
eu adoro esse canal, seu trabalho é muito bom!!
olha, eu tenho um gol special q originalmente vinha com o desenho do carro da pressao dos pneus e troquei por um q tinha o marcador de temperatura, troquei por que achei muito util monitorar a temperatura do motor em tempo real, descobri q nos 90ºC armava a ventuinha e se por ventura a ventuinha nao armar acima dessa temperatura eu tomaria mediadas preventivas antes da luz de alerta de temperatura subir. E de quebra eu monitoro tambem o RPM q é util quando se quer saber o tempo certo de mudar a marcha, regular ponto morto ou saber se o consumo de conbustivel estiver suspenso quando numa descida. dois marcadores muito util nao sei porquê a WV nao manteve no special
@@dogzera2023 ele disse que é inútil a luz espia, não o marador de ponteiro
Caraca, cara, COMO é que voce vai ouvir a ventoinha estando dentro do carro?... Esse carro aí deve ser barulhento e ZERO em termos de isolamento acustico, heim?...
Aqui na serra gaucha no inverno ajuda muito aquecimento de bancos e do volante, em dias frios de inverno eu sempre penso "meu carro poderia ter aquecimento do volante", quase congela a mão.
Parabéns seus vídeos sempre são bons !!
O lavador de faróis é na minha opinião um bom opcional.
Viajamos com chuva e devido ao transito suja mto a frente do veículo.
Dai tem q parar em um posto pra lavar os faróis
tive uma parati quadrada, tinha um relogio ao invés de conta giro, bastante inutil ter um relogio no painel. uma coisa que me chama atenção é falta de medidor de temperatura do motor em alguns carros, na minha opinião é um item indispensável.
Carro sem relógio marcador de temperatura só pode ser para trancar motor, é uma sacanagem das montadoras.
Teu canal é muito bom! Parabéns!
Muitas vezes eu penso que essas atitudes de montadora de remover ou nem se quer dispor de um sistema pra monitorar a temperatura do motor(seja analógico ou digital) ela em outras palavras não está se importando com o consumidor final.
Para eles, o consumidor que se f. ...., digo: EXPLODA. E ponto final.
meu Palio ELX 2004 tem ou tinha um sistema de aquecimento interno. Ajudava muito a desembaçar os vidros e a aquecer o carro quanto estava muito frio. E em Santana dos Montes MG e no Bairro Jardim Canadá em Nova Lima MG aonde trabalho de madrugada faz muito frio no inverno. Mas por causa de vazamento tive que inutilizar o aquecedor pois é muito caro para arrumar. Agora tenho que ligar o ar condicionado para desembaçar os vidros mesmo que esteja muito frio.
Ave Maria, limpador de faróis, é um item bizarro aqui no Brasil kkkk! ...Já no painel dos fiats , aquele desenho no painel indicando o uso do cinto , kkkk. .Acho que as fábricas da Fiat já imagina que não usar cinto na cidade , é tradição em pequenas cidades. Kkkkk
Bússola é interessante, trabalho muito em área rural com uma S10 com Bússola Digital e facilita para caramba se estamos na direção das regiões em q precisamos acessar.
Eita canal PL sempre deixando todos nós informados
VC Manja muito ! parabens
Os Golf e Polo dos anos 90 tinham espelhos externos aquecidos. Pensa num negócio legal pois era sempre visível mesmo com chuva à noite.
Chevrolet omega também vinha,
Meu Vectra tem. Acho muito bom esse item.
meu Fiat 500 tem
Ar quente é bom no caso do carro ter ar condicionado pois em determinadas situações como em um dia de chuva com a temperatura amena vc consegue desembaraçar os vidros sem congelar lá dentro, já o caso dos VW a ar além de inútil é perigoso também, vai que tem um furo minúsculo no sistema e o motorista não percebe pode até causar um acidente pois a inalação de gás carbônico faz o motorista perder a consciência.
03:05 rapais, aqui no sul é bom ter isso, mesmo de luva, aquele vento gelado dói até as juntas, tem vezes que fica semanas com temperaturas sem passar dos 10 graus, e chegando até -5
Eu tive um Mille Fire e troquei o seu painel pelo do Pálio, pra ter o marcador de temperatura e o contagiro. Ficou perfeito.
Carro sem marcador de temperatura é armadilha. Tendo, muita gente não olha, imagina sem. Por isso muitos carros parados nos acostamentos, em subida de Serra.
No meu gol só tem a luz espia mesmo, mas pelo que estudei essa luz tende a acender antes do motor ferver, evitando assim prejuízos maiores. Mas o que seria útil era que os carros tivessem sensores que fariam o carro falhar e desligar o sistema.
@@f.drambo5223 Eu sou mais o modo antigo, o de ponteiro. 95° é hora de baixar marcha, mesmo sabendo que as juntas queimam de 100° à 110°.
Receita para fazer um carro brasileiro:
1. Escolha um carro popular barato americano, europeu ou japonês.
2. Pegue as versões mais mancas de motor do modelo escolhido.
3. Retire do carro todos os acessórios.
4. Ofereça alguns dos mais necessários (p.ex.: AC, vidro elétrico...) como opcionais de luxo.
5. Converta o motor para bicombustível, para que não digam que nada foi adicionado, só subtraído
6. Calcule o preço do carro original convertido para o real, multiplique por dois e aplique para seu produto final.
7. Suce$$o
Legal ,,, agora faz um vídeo inverso : coisas que são essenciais em carros antigos e muitas vzs não tem : pra mim em primeiro lugar o retrovisor direito e em segundo o RPM no painel , acho um absurdo carros americanos maravilhosos V8 da década de 70 não ter esses dois itens , e o Galaxie aki no Brasil não ter nem vidro elétrico, piorou o quebra vento e o banco , itens de luxo obrigatório em qq carro de luxo , essas montadoras brasileiras tiram sarro da cara do consumidor , carros super caros e faltam várias coisas..
Absurdo é o Santana Evidence não ter. Sobre os V8, eles trabalhavam em baixa rotação.
RPM vinha no charger, o Landau teve seu objetivo de sempre ser conduzido por "motorista". Logo, o conforto era pra quem ia atrás.
@@marcosmarques3415 correto , meu pai teve um 77 em 1989 e lembro que tinha , qto ao Landau é um absurdo, não é porque é um sedan que não deve ter conta giros , inclusive o vidro elétrico é obrigatório, nem o Lincoln tinha conta giros mas vidros , quebra vento e bancos todos tinham esses itens elétricos , o Landau por ser praticamente um Lincoln menos luxuoso deveria ter pelo menos os vidros elétricos ja que ele na época 0km custava bem caro
@@clebersaes4525 RPM é instrumento de precisão, ou seja, as pessoas naquela época iriam descobrir a função dele, era contra os mecânicos. O espelho sempre deveria ter existido naquela época, mas deixava o veículo mais caro, vidro elétrico nem pensar, pois era proibida importação, só ficávamos sabendo através de revistas. No governo militar éramos obrigados a consumir o que era brasileiro, tanto que o "Landau" foi escolhido como veículo presidencial. A Ford vendeu muitos pra eles, pois como falei acima, o "motorista" se encarregava de conduzir.
@@marcosmarques3415 pois é , imagina estacionar uma banheira dessa sem ver a guia , nos EUA tem espaço as ruas são largas , estacionamentos grandes , os lugares distantes uns dos outros, um país preparado para carros grandes, mas aqui ? Imagina detonar a roda na guia,, qto ao regime militar, em 73 meu nome teve que ser com C e não com K , esse negócio de nacionalismo era uma idéia de malucos no poder , cheio de absurdos, até no nome das pessoas eles mandavam,,,, agora voltando .. um carro maravilhoso com vidro na manivela, bom até nos EUA tem muitos mas é uma pena , pelos menos os vidros.. deveriam fabricar aqui então... ,, sem contar o câmbio , deveriam ser todos automáticos ❤,,, bom pelo menos eram na coluna automáticos ou não..
Interessante sobre o ar quente, tenho um classic modelo antigo, 2010, completinho, e até ar quente ele possuí, há quem me diga, que isso é raro, ainda mais em um classic. o nosso foi comprado 0, em 2010, está beirando os 230.000 km rodados... um tanquezinho! belo vídeo amigo, abraço.
Bússola pode parecer desnecessária, mas se você estiver perdido numa. Estrada ou cidade do interior do Goiás ela ajuda muito.
Já me tirou de um aperto desses.
Se for numa chamada ZONA CEGA de telefonia celular, onde nenhum GPS pega sem internet, a bussola é bem interessante.
Eu ainda uso o bom e velho rádio Px .
@@IgorCanavarro Sim, uma bússola quebrou o galho em viagens pelo interior de Goiás e Mato Grosso do Sul nas GO e MS, onde celular só pega perto das cidades.
@@IgorCanavarro , concordo plenamente! Outro acessório que comprei numa loja de eletrônicos foi um LEITOR DE MAPA. É uma lupa com luz de LED que funciona conectada a uma porta USB, como a do leitor de MP3 do rádio. Isso tira a gente do aperto quando o GPS fica sem sinal.
E não precisa ser uma "zona cega": basta chover para que as nuvens bloqueiem o sinal do satélite.
@@IgorCanavarro , concordo plenamente! Outro acessório que comprei numa loja de eletrônicos foi um LEITOR DE MAPA. É uma lupa com luz de LED que funciona conectada a uma porta USB, como a do leitor de MP3 do rádio. Isso tira a gente do aperto quando o GPS fica sem sinal.
E não precisa ser uma "zona cega": basta chover para que as nuvens bloqueiem o sinal do satélite.
Boa tarde amigos !
Só um pequeno detalhe...
Eu tive durante vários anos um Santana CD 86 e ele tinha sim, ar condicionado e lavador de farois.
Grande abraço a todos !
Além do Santana, o Escort quadrado 1º geração tinha tb lavador de farol; Mas tinha um motivo: ele era exportado para varios paises.
Primeiros Del Rey guia, Santana CD, Escort XR3 e por incrível que pareça o Corcel II LDO em alguns anos 81 82 sairam
@@efsf2907 Marea tbm
O Marea eu tive um HLX que tinha. Na época com 8 meses de uso comprei um em 1999
Aqui em Goiânia se quiser ter setas instaladas no veículo vc paga 30% a mais na concessionária e se piscar ela nas ruas os motoristas não sabem pra que servem
Moro no sul e tenho um golf 2002 que tem banco com aquecedor, que apesar de não achar algo essencial ele quebra um baita galho no inverno
Tenho do mesmo ano,Uso toda temporada de inverno também
Outro vídeo de bom entretenimento👏👏👏esse esguicho era um luxo ao m ver
O lavador de faróis é (ou era...) obrigatório para carros que tinham faróis de xenon. Nossa legislação, sempre genial, exigia, além da regulagem "automática" de altura do facho. Acho que com faróis de led essa obrigatoriedade caiu...
Regulagem automatica da altura do facho é muito bom, assim tambem como o sistema que "vira" o farol para os lados quando voce faz uma curva... Eu tenho carro assim e gosto muito.
aquecedor de banco, quem mora no RS, Serra Catarinense e região de Curitiba é muito util no inverno.
Meu pai teve um CG Sport, e eu achava bem útil o esguicho de farol, porque tínhamos um sítio em estrada de terra e o esguicho limpava poeira e lama.
Cg é um modelo, sport é outro! E a diferença de uma versão para outra é de 3 anos! Pq o último modelo cg saiu em 86 e o sport em 89.
E a partir de 87 nenhum Santana ou Quantum saiu com lavador de farol originalmente.
😅jkkkkk é engraçado demais esses itens.
Tenho um Kadett 97 com ar condicionado e aquecedor geralmente quando é frio eu uso o aquecedor mas o motor é tão grande que até aquecer de fato a ponto de ter uma temperatura satisfatória eu já cheguei no destino
Os gol são assim...quando acende a luz de temperatura, o motor já foi pro brejo....kkkkkk
Esse lavador de lanterna do Santana só serviu pra uma coisa, derrubar um maluco que atravessou na minha frente com uma bicicleta e por incrível que pareça ele pegou exatamente nesse esguicho e caiu
Kkkkkkkk
4:51 : Tenho uma *uno 2002 fire* , e o painel é exatamente este aí, branco com azul. Tem essa marcação pra usar cinto (completamente inútil kkk).
E conforme vc disse no vídeo, é totalmente verídico: a luz de temperatura só acende quando o carro já está fervendo mais doq o sol. Digo isso pq meu carro já ferveu 2 vezes devido a falha na ventoinha e quando a luz acendeu, já estava saindo fumaça pelo caput, e a água já tinha vazado quase tudo do reservatório....
"Uma Uno" ???????
@@RicardoaaFreitas o uno* . Obg!
os aquecedores de banco tem nos LAND ROVER, tem na nova Nissan FRONTIER, tem no VW TAOS, etc
Mitsubishi Lancer
@@paulorodolfo5190 Bem lembrado mano
Aqui no RS o ar quente é essencial rsrsrs
Você falou um ponto aí sobre luz de temperatura, no caminhão L 1620 em 1998 ele saiu com um sistema de luzes de temperatura acho que era AZUL, AMARELO e VERMELHO qdo chegava no vermelho já era fervia o motor aí muitos caminhoneiros tiravam o relógio e colocava de mercúrio.
Aquecedor de banco aqui no sul é muito útil! Aqui em Curitiba serve muito nos dias de frio kkkkk
Kk acho inútil até acendedor automático de farol e sensor de chuva... Pra mim é mais uma coisa pra dar defeito e ficar sem arrumar até vender o carro... Rsrsr
Mas no meu tem uma coisa que gostei demais e vai ser difícil me acostumar sem, pra mim muito melhor que sensor de chuva: e uma regulagem do tempo de pausa do limpador em chuvas finas. Que vai de 3 até 15 s. Cara,. Bom demais...
Concordo 100%
eu gosto do sensor do limpador, depois que acostuma com esses sistemas é difícil ficar sem
Aprovado irmão, eu TBM gosto desse sistema do limpador.
@@gabrielbarboza1109 me referi ao sistema que detecta a chuva automaticamente, e não ao temporizador....
@@leiahoo Mas o sensor de chuva já faz a vez do temporizador, conforme a intensidade da chuva ele dá o intervalo das passadas, inclusive as pausas nos casos de chuviscos (sem você precisar ficar mudando o intervalo, apesar que vc pode regular a sensibilidade).
Meu pai teve um santana CD 1986 sem ar condicionado e esguichos nos faróis.
Se tem uma coisa que não serve é aquela chave presecial do chevette para evitar roubo mais mesmo assim teve muito chevette roubado
Era um sistema de trava de imã, foi algo que a GM adotou nos seus modelos como Kadett, Monza e parecia futurista, desenvolvido em cima do projeto do alarme HL. Porém eles descobriram que qualquer imã poderia desligar o alarme e aí que muitos furtos começaram a acontecer. Hoje boa parte dos carros tiveram esse sistema desligado por motivos óbvios
Entendi
Possui em 1992 um Santana CD 4 portas , automático com ar condicionado . O manual mostrava o " lavador de faróis" que o meu não possuía, que para ser acionado teria que acionar o lavador do parabrisas com a luz baixa acesa. Por algum tempo cogitei o carro ter sido batido, apesar de ter somente um dono. Agora recentemente descobri que se tinha lavador não tinha ar condicionado e vice versa . Até porque local que neva não precisa refrigeração. E local que precisa refrigeração não vai nevar 😂
Meu Marea 1999 2.0 tem esse lavador de farol, mas também acho que só nesse ano vinha com esses lavadores porque até hoje não vi outro de outro ano que tenha, e detalhe o meu lavador funciona até hoje...
O marea tb vinha com um outro item de série, uma bomba kkkkkkkk
@@wagnercampos4697 Nunca tive problemas com esse carro não como todos falam, meu carro é completo com disco nas 4 rodas e ABS, bancos de couro, Air bag , rodas originais e sem restauração ainda, som original e funcionando ainda cara e por cima é blindado, carro espetacular sem dúvidas, me diz um carro 99 que tenha todos esses itens?
Todos os Marea com motor 5 cilindros 2.4 são verdadeiras bombas ! Com turbo pior ainda ! Todos davam borra no motor e voce limpava e o motor fundia ! O unico que prestou foi a versão SX com Motor 1.8 ! Que foi lancado no fim de produção do modelo e não apresentava este problema ! Fiat 147 , Uno Turbo , Tempra , Tempra Turbo , Tempra SW , Tipo , Marea são os maiores responsaveis por decifrarmos o que realmente significa o nome Fiat : Fui Iludido Agora é Tarde !
@@tonisilva2410 O meu o motor nunca foi aberto, comprei de um delegado que tinha o carro a 20 anos e mal usava o carro, ele mandou blindar e o km hoje é 105.000 km, estou com ele já tem 1 ano e só troquei o escapamento que estava oxidado, carro sensacional, sem palavras. Comprei não sei por que, mesmo sabendo da sua fama, mas quando eu vi aquele carro pessoalmente foi amor a primeira vista, abraços...
O Marea tinha q vir com um medidor de radioatividade hahaahah
Itens que eu acho que todos os carros deviam ter:
*Luz de ré do tamanho dos faróis, pois iluminaria mais
*Vidro elétrico nas 4p, mesmo nas versões básicas (não tem cabimento ter apenas nas portas dianteiras,
*Parachoque emborrachado (protege contra pequenas colisões)
*Macaco hidráulico acoplado na carroceria (facilita a manutenção, incluindo troca do estepe)
*Cortina interna acoplado aos vidros (proteção contra segurança e contra o sol)
*Porta treco atrás dos bancos dianteiros (para uma viagem longa seria necessário)
*Versões com GNV de fábrica (GNv mesmo caro é mais economico que outros combustíveis)
*Refletor embaixo do veículo (principalmente á noite é necessário)
*Limpador traseiro com esguicho, incluindo os sedãs
*Encosto de cabeça em todos os bancos
*Bocal do ar condicionado para os bancos traseiros (muito antigamente era comum em carros de luxo)
*Iluminação interna na parte de baixo
*Puxador interno e rente ao parabrisa
O lavador de farol, quando dotado de boa pressão, é bem útil. Especialmente em lugares como MG, onde aquela "poeira de minério" cobre algumas estradas, e é aspergida para o carro de trás na primeira chuva. Se tiver um limpador, melhor ainda. O Brasil, por ser um país continental, deveria ter, na gama de opcionais das fábricas, pacotes regionais. Isso acontece na Rússia, nos EUA e em outros países com muita diversidade de clima e estradas.
Camarada, é um país continental, mas não neva ou tem gelo por meses, como nesses países, o que não justifica para o fabricante acrescer em linha de montagem esses pacotes megazordes!
Além disso, fazer de veículos "canivetes suíços" não faz sentido.
Faz muito mais sentido termos rodovias devidamente pavimentadas do que dotar veículos com limpadores de poeira! Faz muito mais sentido colocarem medidores de temperatura e investirem em segurança, coisa que normalmente removem dos veículos nacionais, quando comparados aos de 1o mundo.
Eu ja vi vc em outros canais , parabéns vc e um genio sabe de tudo porque tantos canais vc entende mesmo de carro
Aqui na minha cidade em Mato verde mg tem alguns acessórios chamado setas, ninguém usa inclusive as mulheres kkkkkk
O ar quente do uno só serve pra misturar comoar gelado do ar condicionado e atrapalhar a gelar, aí precisa colocar uma curva de alumínio pra isolar obrigado quente do frio, depois como tempo eles começam a se misturar
Agora o sensor de temperatura voltou, no meu HB20s tem, acho difícil tirarem novamente esse indicador
Aproveitando para dizer a todos que O SENHOR JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO, que possamos nos arrepender de nossos pecados e servir somente a O SENHOR JESUS CRISTO, pois ELE nos ama e quer nos salvar, basta entregarmos nossas vidas a DEUS!!