Transtorno Bipolar | Dr Fernando Fernandes

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Link para o meu livro "Como lidar com o transtorno afetivo bipolar"
    amzn.to/3QqVmvj
    Fatos e mitos a respeito do transtorno bipolar. Os principais conceitos a respeito desse transtorno tanto comentado, mas de fato pouco conhecido.

Комментарии • 393

  • @erickoliveira1383
    @erickoliveira1383 4 года назад +14

    É difícil ter bipolaridade, mais uma coisa que aprendi que a aceitação e a ajuda da família ajuda mto, mais infelizmente é difícil as pessoas entende

    • @ednabarbosa6583
      @ednabarbosa6583 2 года назад

      Verdade eu sofro muito porquê ninguém me entende

  • @mariadelourdesvieira9652
    @mariadelourdesvieira9652 6 лет назад +23

    Eu levei 15 anos pra ter o diagnóstico, que foi depois que eu assisti esse seu vídeo, levei meus sintomas para o psiquiatra, e ele começou o lítio. Muito obrigada!!! 🙏🙏🌷🍀🎀

  • @denisealvesdeoliveira9186
    @denisealvesdeoliveira9186 5 лет назад +6

    Nossa que vídeo fantástico! Tenho bipolaridade, depressão recorrente, ansiedade generalizada, transt dissociativo, já fui internada, perdi casamento, minha filha, meu trabalho, minha carreira promissora nos estudos, fazia Mestrado na USP e tive que parar...... e nada foi tão esclarecedor como esse vídeo. Parabéns, mto obrigada!

    • @catiaregina868
      @catiaregina868 Год назад

      Meu filho tem transtorno de ansiedade generalizada, é um problema dificil

  • @cl4985
    @cl4985 6 лет назад +34

    De todas as explicações que ouvi, essa foi a melhor. Obgda.

  • @alessandroazevedo6936
    @alessandroazevedo6936 7 лет назад +46

    Fui diagnosticado há vários anos e em mim o que predomina é a irritabilidade, ansiedade que chego a ter ataques de pânico.

    • @gustavoluz5652
      @gustavoluz5652 7 лет назад +7

      nessas horas ouça uma musica boa, tranquila, com mensagens positivas....EU tive uma coleção inteira. FIz um grande trabalho comigo com música.
      E escrevi diarios...
      Ao invés de atacar, de extravasar a raiva em alguem ou em algo....SE AQUIETE um pouco e vá correr...
      2 km todo dia.

    • @luaninhaevaldirfeitoza490
      @luaninhaevaldirfeitoza490 4 года назад +1

      Eu também tenho os mesmo sintomas

  • @andreiabss6955
    @andreiabss6955 8 лет назад +8

    Dr Fernando, sou funcionária do HC, na sexta feira assisti uma palestra que contou com a participação da Fisioterapeuta Janette, sou portadora da doença, mas omito o conhecimento deste problema no trabalho, por estigma dos colegas, faço tratamento desde 2009, gostaria muito de ser avaliada pelo senhor pois estou em grau crítico e tendo crises frequentes, penso em suicídio todos os dias, pois não vejo esperança nenhuma na minha vida, e ter que conviver escondendo a doença é mais frustrante que qualquer outra coisa, infelizmente não pude fazer perguntas na palestra pois tinha uma colega de trabalho que foi comigo, justamente quando pedi autorização a minha chefia para estar assistindo, ela pediu para esta colega acompanhar, devido a mesma ser psicóloga, fiquei sem oportunidade de tirar dúvidas e pedir socorro. Como o senhor disse que toda a edição do canal do RUclips é feita por você mesmo, acredito que lerá minha mensagem. Fico no aguardo

  • @zelmasouza2515
    @zelmasouza2515 5 лет назад +7

    Faço tratamento de depressão e transtorno bipolar há 11 anos,só descobri essa doença depois de 7 tentativas de suicidio,pois minha própria família dizia que era frescura,e ao ouvir isso me irritava cada vez mais,ainda tenho crizes todo ano geralmente no Natal,não sei o porque,mais continuo o tratamento com psiquiatra,agora tenho momentos de euforia de me sentir feliz,mais a maioria das vezes sou triste,gosto de ficar isolada,não gosto de sair,tenho amigos;claro, mais pouco contato,sempre prefiro ficar quieta no meu cantinho,e sempre gosto de ouvir a respeito disso para que eu possa me entender mais.é normal todo ano mesmo com o teatamento ainda vir as crizes?obg pelo video me ajudou bastante,pois eu me entendo melhor com estranho,doque com a familia!obg mais uma vez!

    • @zelmasouza2515
      @zelmasouza2515 5 лет назад

      Gostei muito das explicações obg!me ajudou muito a conviver comigo mesmo,e a me entender um pouquinho#obg!

  • @josianeipolito7899
    @josianeipolito7899 7 лет назад +2

    Nem sei como agradecer por ter visto esse video. Me esclareceu muita coisa... fui diagnosticada pelo meu medico, e fiquei desesperada e queria parar com tudo, porque tinha certeza q nao tinha isso, e sim ansiedade e depressao.
    Ao ver este video, percebi q meu medico podia mesmo estar certo e me acalmei. Comecei o tratamento e fui procurar saber mais sobre o assunto. Hoje acredito que finalnente estou no caminho certo, pois sei o que realmente acontece comigo e posso lutar contra isso! muito obrigada dr. Fernando!!

  • @marciofidellesk9557
    @marciofidellesk9557 5 лет назад +2

    Parabéns pelo vídeo e pelo canal.
    Minha esposa foi diagnosticada hoje
    com depresao bipolar, devido a traumas de infância, pai violento e mae
    omissa, ela tratava hiper mal eu e nossos filhos de 14 e 17 anos, que
    diriam que seu separasse da mae deles , eles preferiam morar comigo.
    E o medico me diagnosticou com ansiedade generalizada.
    Estou lutando pela saúde dela, mas ja disse que nao aceito ser tratado
    com ignorância e nem a meus filhos

  • @lynn___.9_9
    @lynn___.9_9 4 года назад +2

    Muito boa a explicação!
    Eu tenho 16 anos, há 3 anos, pensava ter depressão e ansiedade junto à ela.
    Mas eu sabia que não era só isso.
    Isso tem me atrapalhado tanto, às vezes estou tão eufórica, sinto uma autestima que parece inabalável, mas no mesmo dia ou na mesma hora desabo. eu nunca tive mania, apenas hipomania mas eu nunca entendia.
    Já desconfiava, mas o que todos faziam era negar essa possibilidade.

  • @DanniCouttinho
    @DanniCouttinho 8 лет назад +14

    tenho muitas oscilações de Humor,irritabilidade excessiva,pensamentos diversos rápidos,desinteresse das coisas que gosto.horrivel

  • @rejanemagalhaes1836
    @rejanemagalhaes1836 4 года назад +3

    EU tenho uma cina com homem assim. NAMOREI um seis anos,é agora namoro outro . As vezes diz que ama,tá um amor,do nada MUDA. Essa pessoa tem insônia, às vezes FICA pensando muito em ter dinheiro, vive jogando na loteria, bebi é fuma muito. Trata bem e do nada trata mal.as vezes FALA UMAS coisas pesadas pra mim depois é gentil.

  • @danielepalomo8954
    @danielepalomo8954 5 лет назад +2

    Melhor definição que já ouvi para esse transtorno... às vezes eu vivo na expectativa da euforia vir à tona pq não existe sensação melhor, consigo fazer tanta coisa, escrevo, faço exercícios, geralmente crio uma teoria de algo estranho, que depois vejo que não era normal. Nessa fase 24 hrs não são suficientes para tudo que se quer fazer, são muitos planos. Porém, depois me sinto incapaz, emburrecida, auto estima baixa pq quero a mesma eu de antes. Já tive tantas fases, já foram tantas “eus” que as vezes nem sei mais quem sou. Quando chega a depressão me sinto culpada por tudo no início e depois não consigo sentir nada, só vazio, um oco sem fim. Mas com a medicação os sintomas são bem amenizados. Não tem cura, temos que lidar.

  • @carmenantonia2782
    @carmenantonia2782 6 лет назад +4

    Dr.TENHO ESTA MERD...DE TRANSTORNO BIPOLAR HÁ VIDA TODA...MAS A FALTA DE PROFISSIONAIS COMPETENTÉS PARA DIAGNOSTICAR ME FEZ SOFRER DECADAS-Até enfim saber o que tenho...SEU VIDEO É MTO ESCLARECEDOR E AJUDA A COMPREENDER MELHOR ESTE CONJUNTO DE DOENCAS-QUE TANTO NOS FAZ SOFRER-E O PIOR-HÁ UM JULGAMENTO EQUIVOCADO E PRECONCEITUOSO DA SOCIEDADE E ATÉ DOS PSIQUIATRAS...

  • @michellecarneiro9021
    @michellecarneiro9021 7 лет назад +9

    Melhor explicação que eu já vi. Foi maravilhoso! Sou bipolar, sofro demais. Pior quando seu parceiro não entende o que vc está passando, aí vc piora mais ainda.

    • @psiquiatrafernandofernandes
      @psiquiatrafernandofernandes  7 лет назад +2

      Obrigado por prestigiar, Michelle!

    • @babynaysc
      @babynaysc Год назад

      @@psiquiatrafernandofernandes Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Na época, o médico também receitou um estabilizador de humor, usei por um tempo junto do antidepressivo. Acontece que eu acabei largando o estabilizador de humor e não voltei mais no médico psiquiatra, porque eu achei que era uma fase e ia passar, não tive orientação que é uma doença e não levei a sério
      Fiquei 10 anos sem nada, me acordei mal e dessa vez veio muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor no peito.
      Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos. Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona).
      Mas ainda tenho sintomas mistos, eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, ele falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha

  • @marcomaia
    @marcomaia 7 лет назад +11

    Falou o que muitos não falaram. Muito bom.

  • @jussaracoelho5247
    @jussaracoelho5247 6 лет назад +4

    Havia sido diagnosticada há 1 ano com depressão e crises de pânico tomava antidepressivos e não sentia efeito do tratamento... Há 2 meses fui diagnosticada com transtorno bipolar pela equipe do Doutor Fernando no HCIpq comecei a tomar a medicação correta e já me sinto bem melhor .... obrigada a todos

  • @RUIVOSHOW
    @RUIVOSHOW 8 лет назад +23

    Doutor, muito obrigado! Video mais que necessário, já vi todos os vídeos sobre bipolaridade com muito insatisfação, pois todos caracterizavam de forma estereotipada a variação de humor, de forma totalmente errada, mas logo no começo do teu vídeo já desmente essa teoria, me identifiquei bastante! E me senti bem representado em relação aos meus sintomas, gostaria de ter visto esse vídeo antes. Continue com o excelente trabalho. Sou Gustavo Castro, 21 anos, e tenho transtorno afetivo bipolar.

    • @iarapaz2685
      @iarapaz2685 5 лет назад

      RUIVOSHOW

    • @psiquiatrafernandofernandes
      @psiquiatrafernandofernandes  5 лет назад +4

      Obrigado por prestigiar, fico feliz em ter ajudado!

    • @paullaizel6000
      @paullaizel6000 4 года назад +1

      Concordo com vc Gustavo, Dr realmente explica muito bem principalmente a fase da mania.. Meu nome é Paula tenho 37 anos e fui diagnosticada com Transtorno afetivo bipolar.. tomei Lítio, clonazepam e Rispiridona, parei os três de uma vez só, pq estava me sentindo super bem, eu não aceito ter q tomar remédio pra viver uma vida melhor, a uma semana voltei a tomar o Lítio 😓😓😓😓

    • @paullaizel6000
      @paullaizel6000 4 года назад

      RUIVOSHOW

  • @cleonicedebritocardoso8367
    @cleonicedebritocardoso8367 6 лет назад +6

    A pessoa que mais amei na vida tem transtorno bipolar ,Eli já tentou o suicídio ,já sofri muito por isso Eli passava um mês comigo do nada terminava,a noite não dormi ,só o dia que dormi ,as vezes passa dias sem tomar banho, vai no banheiro esqueci de dar discarga ,passa dias com uma roupa do corpo ..

    • @carmenantonia2782
      @carmenantonia2782 6 лет назад +3

      Amiga...eu sou assim...faco isto...nao é por querer é a doenca que faz a gente nao ter vontade de nada...

  • @carollinecauhy9839
    @carollinecauhy9839 6 лет назад +14

    Explicou muito bem, doutor, parabéns!

  • @rosmaria3703
    @rosmaria3703 6 лет назад +8

    Vish! O pior é o celebro acelerado... dá uma vontade de arrancar a cabeça fora( ou batee a cabeça na parede para ver se para)

  • @julietesantos9150
    @julietesantos9150 5 лет назад +2

    Eu tenho transtorno bipolar, já fui te internada por causa do suicídio,mas ainda penso nisso todo dia e muito difícil viver assim não consigo trabalhar não consigo fazer nada

  • @sergiomesmo2927
    @sergiomesmo2927 6 лет назад +23

    Essa doença é uma desgraça... Minha vida é um inferno!

  • @j.rosthosviski9792
    @j.rosthosviski9792 7 лет назад +6

    Essa doença tem destruido minha vida aos poucos, o pior é para alguns é frescura, é pra chamar a atenção.

  • @santasuellen4657
    @santasuellen4657 6 лет назад +6

    Concordo que o nome deva ser multipolar, pois a irritabilidade é predominantemente em mim.

  • @Ts90911
    @Ts90911 6 лет назад +1

    Finalmente uma explicação clara, direta e totalmente compreensível a respeito de uma doença tão complexa. Obrigada, doutor!

  • @alexpires5760
    @alexpires5760 6 лет назад +3

    É verdade que muitas vezes a mania não se manifesta como um estado de euforia agradável, de exaltação do humor? E que muitas vezes o estado maníaco pode se caracterizar por um humor irritável, agressivo e explosivo?

  • @mateusmamani8263
    @mateusmamani8263 7 лет назад +1

    Seu canal é maravilhoso!
    Ainda bem que há profissionais sérios como você, dispostos a levar o conhecimento a quem está precisando.

  • @cristianonunes5887
    @cristianonunes5887 6 лет назад +9

    Todos temos um papel importante no Teatro da existência. Todos têm um papel importante no lar que se encontra. Precisando desabafar conversar.
    PR Cristiano

    • @cristianonunes5887
      @cristianonunes5887 6 лет назад

      Precisando desabafar conversar. 61 998008206 PR Cristiano

  • @magdasoares7709
    @magdasoares7709 6 лет назад +5

    Parabéns DrFernando ,tu fala com mta clareza !🤗

  • @Dudanada86
    @Dudanada86 5 лет назад +3

    Nossa vontade de deitar na cama e chorar. Depender dos remédios é o fim da picada. Minha médica acertou na medicação porém é extremamente difícil conviver comigo mesma! Quanto mais com terceiros....
    Mas creio na CURA !!!!

  • @simoneferreirasilva4086
    @simoneferreirasilva4086 6 лет назад +2

    Tenho um filho adolescente diagnósticado bipolar desde os 9 anos. É muito difícil de lidar com as crises, na maioria das vezes ele se recusa a tomar medicação e frequentar o psicólogo. O humor dele oscila muito rápido, em questão de horas ou dias.

  • @vandadequadros
    @vandadequadros 5 лет назад +1

    Porque eu sinto pensamentos tipo matar pessoa , vivo chorando até em uma conversa qualquer , tenho muita ansiedade irritação cansaço físico , o que me irrita e não esquecer a pessoa que me fez mal isso me judia pois só fico pensando besteira , meus pensamentos voam , perco sentido por segundos , angústia pois não consigo fazer o que penso

  • @elizabetecristinasantos1156
    @elizabetecristinasantos1156 6 лет назад +8

    Eu sou bipolar mas ea 1ano não consigo sair de casa sinto medo das pessoas e não converso com ninguém vivo escondida dentro de casa, dependo das minhas pra tudo e tenho mudanças de humores direto

    • @St4D3ler
      @St4D3ler 3 года назад

      Eu te entendo tbm sou assim...

  • @gustavomaders
    @gustavomaders 5 лет назад +3

    É complicado, sou bipolar tipo 1, tive algumas crises de mania e muitos episódios depressivos. Prejuízos irreparáveis...!

  • @suellendicarvalho5375
    @suellendicarvalho5375 7 лет назад +7

    Ameei seu canal, ja sou inscrita!! Gostaria de comentar aqui que um filme que é interessante em relação a mostrar esses sintomas é o filme As faces de Helen que retrata bem essa doença..

    • @gustavoluz5652
      @gustavoluz5652 7 лет назад +4

      Eu gosto do Filme Poder alem da vida . Recomendo. Esse eu assisti (me identifico) 8 vezes....PEna que não tem uma versão com uma protagonista.
      O filme é meio Budista.
      O EStilo budista , serve muito pra quem foi diagnosticado...
      MAs eu optei por afastar de toda a religião possivel. EU coleto apenas aquilo que ressoa em meu coração.

  • @jfnjfn5946
    @jfnjfn5946 6 лет назад +5

    Tenho também a 5 anos parabéns Dr. O vídeo me descreve de ponta a ponta parabéns.

  • @brunorenato9050
    @brunorenato9050 4 года назад +4

    E difícil pra mim também porq tenho estresse total tem hora q tudo tá ruim da vontade q até morrer tomo calmante pra dormir ,trabalho a noite 12x36 chego em casa durmo só 2 horas e um tédio sem contar q não gosto de sair.

  • @jakelinesantos5561
    @jakelinesantos5561 6 лет назад +2

    Essa doença acaba com a vida das pessoas!!.....eu tenho alguns desses sintomas...e ja atrapalha muito minha vida.....em todos os sentidos...pior são as pessoas que nao entendem e acham que é frescura....muito dificil tratar a mente....😓😓😓😓😓😓

  • @cibelepossinholoramos8265
    @cibelepossinholoramos8265 Год назад

    Depois de 20 anos tive o diagnóstico de TAB1 já seguido de TAG, mas ninguém explicou o que era o transtorno, que o tratamento era pra vida, aí passei 9 meses em Mania em 2020 , foi uma loucura, perdi emprego, ouvia vozes, etc etc , não conseguia médico por causa da pandemia, aí veio a depressão, só não fiz merda pq sabia que não era eu! Sofrimento terrível, pq sempre vem as comorbidades no meu caso TAG! E agora tratando mas tive uma crise de Mania a 3 meses por causa de estresse e lá vem a psicose! Graças a Deus busquei muito auto conhecimento e conhecimento , pq até falavam no trabalho que eu estava usando drogas! Agora recuperando da depressão, pq do jeito que a gente sobe a gente desce! E novamente perdi o trabalho !

  • @daniellinhares7108
    @daniellinhares7108 8 лет назад +1

    Minha mãe tem transtorno bipolar, mas raramente tem crises de depressão, ela oscila entre hipomania, e mania, o caso dela é de uma condição muito rara, e concordo plenamente, pois a maioria dos psiquiatras erravam severamente a forma de tratamento

  • @josefranca339
    @josefranca339 5 лет назад +3

    De todas as explicações sobre bipolaridade a sua foi a mais bem explicada, pois fui diagnosticada com depressão e faço uso de fluoxetina e carbolitium, eu queria entender porque ?

  • @keilacristina3919
    @keilacristina3919 7 лет назад +2

    Fui diagnosticada a um ano.Tomo medicamentos e acompanhamento com o psiquiatra e estou me dando bem com os remédios no começo é difícil mas depois melhora.

  • @thamiresfernandesintelizan7384
    @thamiresfernandesintelizan7384 6 лет назад +1

    A parte mais difícil de ser bipolar nem é a bipolaridade, é tolerar pessoas incompreensivas e ignorantes !

  • @andreluis7380
    @andreluis7380 7 лет назад +2

    Muito bom o vídeo Dr. eu fui diagnosticado com TAG e bipolar, no caso eu tenho mesmo uma perca quase total das vontades que eu tinha antes, não consigo manter mais a atenção a algo que eu conseguia prosseguir e me irrito de uma forma absurda.
    No caso, minha mente fica correndo, eu fico mexendo as pernas sem parar, uma irritabilidade sem fim, se uma pessoa me contraria o tempo todo, ou se eu tombo sem querer em uma pessoa na rua e peço desculpas e a mesma não aceita, ou faz disfeita, eu já tenho pensamentos bem macabros, sujos demais.
    Não acesso nem as redes sociais mais, eu não uso celular a mais de 3 anos, e estou perdendo essa convivência, aonde nunca bebi na vida, nunca fumei, nem tão pouco tive amigos ou uma relação, isso é complicado, pois as mulheres não aceitam bem esse comportamento, associando a homens que agridem o tempo todo, são possuidores e machistas.
    Enfim, não é fácil, as crises são terríveis, tanto que quem esta ao redor, lhe vê como um louco, mas não sou assim o tempo todo, por isso me isolo, e agora tomo rivotril, Ansitec, Exodus, Bromazepam, porém eles não fazem mais efeito, uma vez que o meu psiquatra disse que estou perdendo a sensibilidade a medicação, enfim, não sei mais o que fazer, pois ele me disse que o Ansitec é a última cartada, será que sem efeitos eu terei que partir para outras coisas mais pesadas?
    Eu tenho medo de isso virar esquizofrenia, pois eu não tenho visões e nem escuto nada, mas todos os sintomas da Ansiedade Generalizada estão presentes, e alguns físicos, como queimação no peito, e acabo tomando uma quantidade alta de sonridor e como uma pessoa maldita disse que a imagem da gaveta que mostrei pode ser mentira, agora eu filmo todos os dias tomando medicação e mostrando a data, sei que pode ser paranóia, mas eu fico extremamente extressado com coisas que depois eu analiso que poderia passar, mas não é possível na crise.
    Bom, desculpe pelo desabafo, muitas pessoas não entendem bem esse problema, e eu cheguei a entrar em grupos no face de bipolar e depressão, aonde eu descrevia exatamente o que passava em minha mente quando eu fico eufórico e nos momentos de depressão, que nem o exodus da conta, não consigo entender, se me deram o exodus para tomar e é um antidepressivo, porque ele não é capaz de segurar os momentos ruins do bipolar, ou seja, o ciclo aonde ficamos depressivos?
    Esse seria o meu segundo psiquiatra, o primeiro passava medicação demais e trocava o tempo todo, pedia exames de sangue e não estava progredindo, agora com esse, ele diz que tenho depressão TAG e TAB, e colocou TAG como importante, já que é para ontem o tratamento, tem dias que a mente fica vazia, mas já terminei a faculdade a distância com muita dificuldade e outros cursos, mas hoje em dia não consigo assistir uma video aula, mas um seriado, dependendo do que for, eu consigo assistir, então fico com medo de acharam que é falta de vontade, nossa quando escuto isso de uma pessoa, a vontade é de partir ela no meio mesmo, imposto a voz demais mesmo, ninguém aguenta ficar perto.

  • @cantinhodaalegria777
    @cantinhodaalegria777 7 лет назад +8

    tenho transtorno bipolar e realmente fiquei a maior parte da minha vida tratando de depressão no que somente ajudou para piorar meu caso,,,pois tenho transtorno bipolar desde o nascimento,,,mas agora estou em tratamento mas somente com psicologo pois tenho problemas com medicamentos,,,mas tenho sofrido muito com as crises sentimental,,,mas fora as crises costumo dizer que tenho um dom pois não consigo guardar o odio por muito tempo dentro de mim,,,ja tentei sim contra minha vida algumas vezes,,,hoje não mais,,,mas é dificil lidar com uma doença pouco conhecida,e mau tratada.ainda clamo ajuda,,,mas só encontro dentro de mim mesma.

    • @deusefiel6517
      @deusefiel6517 6 лет назад +1

      Cantinho da Alegria Olá, gostaria de saber de você como você descobriu, meu filho toma remédios pra síndrome do pânico e ansiedades mas não tem evoluído e eu fico sem saber o que fazer 😥 😥

    • @marciofidellesk9557
      @marciofidellesk9557 5 лет назад

      Minha esposa foi diagnosticada hoje com depresao bipolar, devido a traumas de infância, pai violento e mae omissa, ela tratava hiper mal eu e nossos filhos de 14 e 17 anos, que diriam que seu separasse da mae deles , eles preferiam morar comigo. E o medico me diagnosticou com ansiedade generalizada. Estou lutando pela saúde dela, mas ja disse que nao aceito ser tratado com ignorância e nem a meus filhos...

  • @grazielalenharo
    @grazielalenharo 7 лет назад +1

    Nossa....esse foi o vídeo mais esclarecedor sobre a bipolaridade que assisti. Obrigada.

  • @marcosantonioestevao4492
    @marcosantonioestevao4492 6 лет назад +1

    enfrentei alguns desses sintomas e consegui me libertar, más não é fácil, desejo boa saúde á todos, amém.

  • @marcosviniciusbragacarvalh3796
    @marcosviniciusbragacarvalh3796 5 лет назад +4

    Os bipolares não tem ideia sobre o que fazem aos companheiros.
    É uma tragédia. Eu não aguentei e cai fora.

  • @vaniacosta5254
    @vaniacosta5254 6 лет назад +3

    Obrigada pelo video.Excelente.Sou bipolar ha 35 anos.

  • @carlasturmer
    @carlasturmer 3 года назад

    Obrigada, doutor. As suas explicações são as mais técnicas, mais medicamente corretas, sem cair no mimimi de "Ai, coitadinho '. São orientações, não alentos sentimrntaloides como as de uma certa médica famosa.r
    É disso que precisamos.

  • @JacquelineBSousa
    @JacquelineBSousa 8 лет назад +16

    A melhor explicação que já recebi sobre o caso. Muito grata pelos esclarecimentos. No entanto gostaria de saber se o paciente precisará fazer uso do estabilizador de humor de forma continua e para sempre. E quais os males que o Lítio pode trazer com o uso continuo. Grata.

    • @psiquiatrafernandofernandes
      @psiquiatrafernandofernandes  8 лет назад +7

      Pelo conhecimento atual o tratamento é vitalício. Lítio é uma medicação bem tolerada quando usada na dose adequada. Obrigado por prestigiar o canal!

    • @thiagotnr3667
      @thiagotnr3667 6 лет назад +2

      Faço uso do carbonato de lítio desde Julho de 2016, e não sinto nenhum efeito colateral.

    • @s.c9820
      @s.c9820 4 года назад

      Thiago TnR .

  • @deusefiel6517
    @deusefiel6517 6 лет назад +7

    Dr. Fernando, amei o vídeo, obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco 👏👐
    Moro no RN estou com um filho com todos esses problemas trato ele com um psiquiatra e com o psicólogo mas não estou vendo resultados a não ser a síndrome do pânico que cessou mas é muita confusão, irritabilidade já não sei o que faço, seria bom procurar um neuro? Desde já muito grata

  • @eliseteferreiradoamaral7728
    @eliseteferreiradoamaral7728 6 лет назад

    Acertou tudo que disse. Passei por tudo isto . Agora já me cuido bem graças ao Dr. Rafael Latorraca. Ele descobriu os multi pólos que passo.

  • @FRANTHESCOHAIRSTYLIS
    @FRANTHESCOHAIRSTYLIS 8 лет назад +3

    obrigado por esclarecer minhas duvidas doutor Fernando!

  • @JiseleVieiraPereira
    @JiseleVieiraPereira 3 месяца назад

    Eu sou criticada por muitos, até mesmo por minha família por falta de motivação, evitação, muitas das vezes em especial quando me decepciono como estou triste agora com alguns meses do término do meu relacionamento. Estou perdida nessa vida. Meu pai cuida dos meus filhos. Jogam na minha cara que não me interesso em aprender cozinhar por isso que homem nemhum fica comigo. Que sou preguiçosa até eu tbem me vejo assim. Tô confusa não sei quem eu sou, porque sou assim, tem momentos que até tô animada , eu sou espontânea converso com as pessoas, brincalhona, mas outras tô pra baixo , desanimada dou graças a Deus alguém fazer algo pra mim tipo ir levar o lixo compra algo. Em casa o tempo todo, sinto desconfortável quando tem movimento na rua pessoas, eu pareço um bicho do mato me escondo

  • @alvaropereiradias9164
    @alvaropereiradias9164 7 лет назад +4

    Parabéns doutor, seu vídeo é curto, porém muito bom.

  • @amandaxavier1508
    @amandaxavier1508 6 лет назад +1

    muito bom, acho que já está mais do que na hora de fazer essa segunda parte do vídeo

  • @renatagois1136
    @renatagois1136 10 месяцев назад

    Essa eh a melhor explicacao que encontrei. Muito obrigada do tamanho do Universo!

  • @Vivendoavida777
    @Vivendoavida777 2 года назад +1

    Fui diagnósticada com isso, não aceito mas meu psiquiatra me deu esse laudo.

  • @renatamedeiros1278
    @renatamedeiros1278 7 лет назад +4

    Eu tive mania de grandeza e TB muita depressão é incrível como eu tenho mas depressão quando durmo a tarde eu me acordo com muita angústia uma sensação de vazio chego a ter medo de dormir mas isso e só a tarde a noite fico normal as vezes tenho raiva até de mim fico pensando q tô de TPM mas já surtei várias vezes me afetou muito no meu trabalho e hoje não consigo me realizar !!!

  • @SandraGoncalvesvidapassageira
    @SandraGoncalvesvidapassageira 8 лет назад +16

    o que vc disse e vdd levei 10anos pra ter esse diagnóstico e muito ruim meu humor oscila de mais fora a depressão

    • @gustavoluz5652
      @gustavoluz5652 7 лет назад +3

      A cura da dor pela compreensão do maior
      Muitas vezes a dor de um trauma fica por um tempo além do normal para que seja curada. A vitimação faz com que a pessoa não solte a dor e fique enredada num círculo vicioso por tempo demais. Mesmo quando uma Luz externa chega até a pessoa ela novamente se fecha após receber o benefício da cura. E tudo volta a ser como antes. Por um tempo muito longo sem necessidade.
      A cura pode acontecer pela compreensão de que aquilo era para a pessoa dar um salto evolutivo. Não era para cair numa depressão sem fim. Não era para se sentir vítima. O entendimento de um plano imenso para a vida da pessoa em que cada evento faz parte da sua evolução é fundamental para a cura.
      Soltar o passado, soltar o trauma, olhar para a frente e continuar avançando sempre. Se a pessoa entender que se tivesse soltado antes tudo seria diferente já é um grande avanço. O não soltar é que causa a dor, o sofrimento e tudo o mais que prejudica a pessoa. Tirar o foco do problema e pôr na solução. O tempo é infinito, mas pode ser desperdiçado se a vitimação não acabar nunca. Enquanto não houver o desapego o problema continuará aparecendo.
      Jacques Lacan disse algo assim: “O que é expulso do Simbólico retorna no Real.”. Se a pessoa entender que tudo que acontece na vida tem um conteúdo simbólico ela poderá avaliar tudo de forma diferente. Para o inconsciente tudo é simbólico. É a linguagem que ele entende e como se comunica com o consciente. Todos os sonhos são simbólicos e precisam de interpretação. A mesma coisa acontece com a vida prática diária. Toda a vida é simbólica também e precisa de interpretação. Desta forma a pessoa entenderia que o fato traumático é simbólico de algo maior que ela precisa entender para evoluir. O fato concreto é uma coisa e o simbólico é outra. Se a pessoa não aprende a lição ela volta até que seja aprendida. E isso não tem tempo para acontecer. Pode levar muito tempo para a pessoa entender a lição. As dívidas são feitas vez após vez. O desemprego aparece vez após vez. Não prospera. A doença aparece vez após vez. Quando está progredindo acontece algo e volta tudo como estava. E isso inúmeras vezes na vida da pessoa. Existe um padrão. Fala-se em auto sabotagem, mas é outro nome para não entender o "simbólico" da situação. Enquanto não entender a mensagem o fato se repetirá indefinidamente. Como já foi dito antes: desejar sair do emprego não significa que deve sair. Se soltar interiormente já terá aprendido a lição. Antes de fazer qualquer coisa prática é preciso avaliar o simbolismo do que está acontecendo. O que a pessoa ainda não aprendeu para que aquilo esteja acontecendo? (Helio couto)

    • @BrazilianBee24
      @BrazilianBee24 7 лет назад +2

      Uma merda msm

  • @felicidadegabriel6243
    @felicidadegabriel6243 6 лет назад +6

    Muito boa explicação Dr. obrigado 💟💗

  • @sandradias2017
    @sandradias2017 6 лет назад

    O melhor vídeo sobre o assunto! Dr. O senhor descreveu minha situação... Depois de ser tratada por 7 anos por depressão só agora comecei o tratamento de transtorno de personalidade. E é realmente multipolaridade, misericórdia! Ainda bem que no meio dessa bagunça existe bons médicos...

  • @ThaliaThaliaThalia
    @ThaliaThaliaThalia 8 лет назад +27

    Vídeo muito bom. Tenho a síndrome e minha mãe também e meu vô tinha,coisa genética mesmo por isso descobri cedo e comecei o tratamento cedo.

    • @zenildalima2171
      @zenildalima2171 8 лет назад +1

      em minha familia tbm é genetico gostaria de saber qual remedio vc usa Obrigado

    • @ThaliaThaliaThalia
      @ThaliaThaliaThalia 7 лет назад +2

      Rafael Gonçalves O vídeo você quer dizer? se for sobre o vídeo sim, toda informação é sempre bem vinda

    • @ThaliaThaliaThalia
      @ThaliaThaliaThalia 7 лет назад +3

      Zenilda Lima Oi eu tomo carmazepina, frorexitina, carbonato de litio,

    • @larigrungepositiva4054
      @larigrungepositiva4054 7 лет назад

      Lia moreira na minha família tb minha mãe

    • @BrazilianBee24
      @BrazilianBee24 7 лет назад

      E como é o tratamento

  • @nicecosta6140
    @nicecosta6140 7 лет назад +9

    sofro muito tentei suicídio não sei o que tenho fiquei até internada não entendo o diagnóstico o médico não fala

  • @paullaizel6000
    @paullaizel6000 4 года назад

    Parei de tomar carbonato de lítio porque me senti super bem e também minhas mãos tremiam muito, porém parar por conta própria não é aconselhável 😓😓😓

  • @jaquelinefortes1699
    @jaquelinefortes1699 6 лет назад +4

    Meu Deus eu tive um ex noivo.que era parecido com estas características meu Deus

  • @tiagosantiagosantos9441
    @tiagosantiagosantos9441 6 лет назад +11

    Doença desgraçada já perdi Dois casamento pô calsa dessa Doença que Nei eu suporto eu mesmos como posso mim tratar tem cura

  • @narjarathaleyabarreto7819
    @narjarathaleyabarreto7819 5 лет назад +2

    Me inscrevi... Aguardando próximo vídeo sobre transtorno bipolar....

  • @andersoncoller
    @andersoncoller 6 лет назад

    Olha doutor foi o melhor vídeo que eu vi até hoje sem muito longa longa disque seria a bipolaridade e o principal sem erros! Preciso voltar a me tratar e este vídeo me ajudou agora quero ajuda de novo, muito obrigado....

  • @AnaPaulaFreitas-su3fo
    @AnaPaulaFreitas-su3fo 5 лет назад

    Fui diagnosticada com bipolarridade a anos, sou casada a 20 anos, tenho 3 filhos e consigo lidar com a doença. Mas não é facil,

  • @nathaliarego0610
    @nathaliarego0610 7 лет назад +2

    Dr, pode fazer um video sobre Borderline? Gosto muito dos teus videos 👏🏼

  • @mekaure1568
    @mekaure1568 7 лет назад

    Parabéns pelo canal Dr. Gosto muito como vc explica, sou aluno de psicologia e sempre enriquece meu arcabouço teórico.

  • @magdasoares7709
    @magdasoares7709 6 лет назад +11

    Tenho 2 filhas bipolares q se tratam desde 2anos d idade e hoje elas tem 20 anos e 17anos .Continuam com tratamento c remédios e terapia.

    • @ElTall1000
      @ElTall1000 5 лет назад +1

      Melhoraram?

    • @andressarafaellateixeira2472
      @andressarafaellateixeira2472 3 года назад +1

      Melhoraram?

    • @magdasoares7709
      @magdasoares7709 3 года назад +1

      @@andressarafaellateixeira2472 melhoraram mtooo,agora elas conseguem percerber qd estao mudando de humor e sozinhas tomam os remedios indicados p emergencia.

    • @elienaipimenta6891
      @elienaipimenta6891 3 года назад +1

      @@magdasoares7709 Que ótimo!
      Eu tenho 29 anos e tenho depressão desde os 17.
      É muito difícil tbm.

    • @magdasoares7709
      @magdasoares7709 3 года назад +2

      @@elienaipimenta6891 realmente é mto dificil,nao vivemos um dia de cd vez e sim um momento de cd vez.

  • @almirsilva7890
    @almirsilva7890 6 лет назад +2

    Parabéns pelo vídeo!me ajudou de uma forma incrível 👏👏👏

  •  7 лет назад +3

    Dr. Seria interessante se o senhor pudesse falar um pouco mais sobre os Borderline, é verdade que eles tem todos os transtornos reunidos?

  • @alessandramarialoureiro1971
    @alessandramarialoureiro1971 5 лет назад

    A melhor explanação sobre o assunto que já pude observar.

  • @raphaelhenrique3835
    @raphaelhenrique3835 5 лет назад

    DR , muito boa tarde ... ou bom período , quando o DR LER MEU RELATO ... na infância , dei muito trabalho na escola , era muito enérgico ,,,perturbava a aula e colegas , a professora vivia me mandando pra diretoria , e meus pais eram constantemente
    chamados para reunião de conduta e coisa do tipo. sei q eles indicaram pra minha família um psicologo . fiu consultado pela mesma , durante dois meses , e a psicologa indicou um neurologista infantil..meu pai n deu credito , achava q eu era assim pq era caprichoso e não queria estudar... mas nunca fui compreendido . A desatenção , a flutuação do pensamento na hora da leitura ... estar tipo com a cabeça em outros lugares e não controlar na hora de me concentrar ... só eu sabia como era...nunca aprendi direito as matérias , sempre em recuperação e a escola me passava de ano ... a media da recuperação descia de 7 pra 4 ... eu sofro hj pois hj eu tento aprender oq nunca aprendi . mais não estou mais nesse dilema de desatenção e todo esse processo descrito ....PELOS MOTIVOS Q IREI RELATAR .Na adolescência não sabia nem oq era TDAh , já tinha ouvido falar em bipolar mas n sai oq era nem dei trela ... até q nos meus 15 anos eu vinha me sentindo estranho ...do nada eu ficava cansado , sem vontade de levantar da cama , chorava sem motivos , e sentia apertos no peito , peso na respiração , vazios sem sentido .. falta de apetite . isso durava alguns meses , não contava a minha avó, na época da adolescência , até a fase adulta , ela me criou ...só ela . meu pai ligava , só pagava escola. Minha mão morava em outro estado , tinha se casado com outro homem. Então , minha aó observava essas coisas . ai voltava a não sentir nada por um tempo , depois eu ficava eufórico , insuportavelmente falante , interrompia as conversas ... me irritava fácil . ai voltava a ficar normal . como se nada de antes fosse como era no momento .....ai na minha senda vez q ocorreu essa baixa com os mesmo sentimentos ...eu falei pra minha avó , às vezes tenho vontade de morrer ... ai ela marcou com urgência uma psiquiatra , fui pra consulta nessa fase depressiva , foi relatado tudo , Dês da minha infância até o dia atual ... a psiquiatra começou a levantar uma hipótese , de suposto problema do humor , podendo ser bipolar O mais provável pra ela , OU DEPRESSÃO RECORRENTE , ALGO ASSIM ,CICLOTIMIA . SEI Q FUI RECEITADO COM DEPAKENE 500MG 2X+ LAMOTRIGINA 100 MG E RISPIRIDONA 2 MG ... TRATEI POR 6 MESES E TAVA ME SENTINDO ÓTIMO ,até q conheci amigos e drogas ...quando usei a maconha e os alucinógenos . eu larguei tratamento , cai fundo em baladas sexo descontrolado , bebia todo fds ...até q fui morar com minha mãe ... Na época q fui morar com minha mãe parei com as drogas , até pq não conhecia ninguém do estado . ai aquele mesmo dilema de humor voltava só q sem as drogas era mais perceptível , PQ eu usava maconha e lsd e cogumelos mágicos . drogas pra fugir da realidade , do mundo .... ir pra outra realidade ...sem elas a realidade voltou mais perceptível e pior ..ai voltei a procurar a psiquiatria . mas não tinha trazido histórico algum do estado em q morei com minha avó , era no RN e vim pro RJ ....AI LEVANTARAM NOVAMENTE QUADROS CLÍNICOS comorbidades f19,f90,f41 mas esperavam pra ter a certeza da bipolaridade . só q antes disso eu desisti , novamente do tratamento ..sou GAY , conheci um cara e ele usava MACONHA E LSD ... ai eu fui finca-pé com ele ......foram anos de uso e descontrole .. até q nos separamos muitas brigas ele disse q não suportava minha personalidade inconstante , até q sofri muito com o termino , aprendi a me cortar pra me auto punir ... até superar ...trabalhei em vários cantos mais n passava de 6 meses ... eu dava trabalho , dependendo da época e do meu estado q oscilava ,mas tinha épocas q não sentia nada , como se estivesse normal ..conheci outro cara , usava drogas tb . repeti tudo , mesma história , quando separei estav em uma fase eufórica , mas sofri tb muito com a sparação, até q tentei me matar e parei em um pronto atendimento . estava empregado em um hipermercado , tinha plano de saúde . eles chamaram minha mãe e conversaram sobre meu estado , e minha conduta de alto risco . e sugeriram internação. eu me assustei mas , percebi q queria mesmo ficar um tempo longe do mundo de fora , dentro de algum lugar . até q na clinica passei 2 meses ... e fui diagnosticado com f31, f90, f41, f19 f 60 . sendo o f60 uma coisa q me intrigou . borderline . como pode existir as duas coisas ? bipolar e border ...saindo da clínica , estou em um centro de atendimento ambulatorial psiquiátrico , até hj , fui internado ano passado , e os medicos desse centro ambulatorial , aceitaram todos esses cids até hj ... e tenho uma pericia médica marcada . eu ja estou assegurado pelo inss , será minha 3 prorrogação , sendo q as duas anteriores eu peguei deferimento e 6 messes cada , uma delas uma perita foi na clinica me visitar a primeira pra fazer a pericia lá . 1000 DESCULPA PELA TEXTO ENORME ... SE PUDER LER , só quis resumir minha vida e meu quadro . pode ter CD F60+F31?

  • @manobeto9986
    @manobeto9986 6 лет назад

    Muito claro e explicativo. É assim mesmo. Minha irmã sofre desse Transtorno. Hoje em tratamento correto está bem, mas foram anos para descobrir... 10 anos. Era tratada com Depressão...

  • @k-b-sao968
    @k-b-sao968 7 лет назад

    Há que se destacar também, o risco de desencadear episódios de depressão ou mania, com o uso de substâncias tóxicas, como a bebida alcoólica, o fumo, a maconha e outras drogas, mesmo se o indivíduo que tem esta doença estiver sob tratamento. Falo isso com conhecimento de causa. Há uma pessoa muito próxima a mim, que insiste em negligenciar esse tipo de informação. Nesse exato momento, está curtindo o seu terceiro episódio, mesmo sendo diagnosticada e acompanhada por um dos melhores profissionais da região.

  • @adrianocamposdealmeida6187
    @adrianocamposdealmeida6187 7 лет назад

    tenho transtorno bipolar à 35 anos e o diagnóstico após 10anos.
    Já tomei várias medicações.
    Relativo aos comentários dos psiquiatras o mais interessante foi a afirmação
    que o transtorno bipolar é sim multi-polar.

  • @querenprates6205
    @querenprates6205 4 года назад

    Maravilhosa explicacao. Dr, poderia fazer um video ensinando como familiares podem auxiliar o paciente com transtorno bipolar e como abordar esta situacao para que o paciente se dê conta que estamos tentando ajudar.

  • @carolgoesbrazenglish
    @carolgoesbrazenglish 7 лет назад

    esse foi o melhor vídeo sobre a doença que já ví! OBRIGADA

    • @psiquiatrafernandofernandes
      @psiquiatrafernandofernandes  7 лет назад

      Muito obrigado por prestigiar, Carolina. Inscreva-se em nosso canal, curta a página do Facebook. Abraço!

  • @lucasleao755
    @lucasleao755 8 лет назад

    Riquíssimo todas estas informações! Fiquei curioso para saber mais sobre o tratamento de um paciente com esse diagnóstico. Poderia estar fazendo/falando sobre? Desde já, lhe agradeço muito! Sucesso!

  • @tamilamachado7985
    @tamilamachado7985 8 лет назад +10

    Dr meu marido está em uma crise de mania muito intensa, ele começou a ter atitudes fora da realidade com sintomas psicóticos...não tive outra alternativa... e internei ele em uma clínica psiquiátrica.Foi uma internação coerciva e ele está muito revoltado, pois ele não aceita que tem alguma doença. Vou visitá-lo e ele me agride com palavras, não sei como agir...gostaria de conselho para eu pode rlidar com esta situação...

    • @daniellinhares7108
      @daniellinhares7108 8 лет назад +9

      desculpa responder, mas não tenha medo pois a revolta que o paciente passa é algo normal, com o tratamento adequado ele irá aos poucos se estabilizar, minha mãe é internada frequentemente, tem crises que duram messes, e já foi um dos casos mais graves do hospital psiquiátrico de Jurujuba em Niterói, um grande erro dos familiares são o medo, e o arrependimento, isso só torna a piora do tratamento, e consequentemente o convívio familiar, minha mãe mesmo com medicamentos teve várias crises, e isso pode acontecer em alguns casos, é comum em pacientes que tem o quadro de mania ficar fora da realidade, não tenha medo pois a dissimulação do paciente e raiva é natural em casos de crise.

  • @francineziero3659
    @francineziero3659 5 лет назад

    Adorei Dr. Sempre que puder falar mais sobre a doença e conselhos sobre ela... agradeço.

  • @PatriciaSGomes2024
    @PatriciaSGomes2024 6 лет назад +4

    Uma dúvida: é necessário algum "gatilho" para surgir um dos polos?
    Parabéns pelo vídeo e o roteiro, muito bons!

    • @psiquiatrafernandofernandes
      @psiquiatrafernandofernandes  6 лет назад +7

      Obrigado por prestigiar, Patrícia! Não é necessário, mas é muito comum haver um gatilho.

  • @AndreMachadogt
    @AndreMachadogt 4 года назад

    Gostaria de saber o nome do pesquisador que usou o termo multipolar. Muito obrigado pelo vídeo, achei ótima a explicação.

  • @deboraribeiro3531
    @deboraribeiro3531 4 года назад

    Fui tratada como depressiva e passei por 8 antidepressivos até começar a ter ideação suicida e fui para o CAPS. Lá deram o diagnóstico de bipolar. Minha vida melhorou muito com estabilizador de humor. Mas logo tive uma decepção pessoal que mexeu muito comigo e logo em seguida a gravidez. E desde então nunca mais tive estabilidade. Fui internada qdo meu bebê tinha 5 meses... Não há nada nessa vida que me devolva p prazer de viver. Estou me esforçando além da conta pelo meu filho. Mas como é difícil viver e conviver com essa desgraça de doença.

  • @CacholaLegal
    @CacholaLegal 5 лет назад

    Muito boa a explanação, perfeita, meus sinceros parabéns.

  • @edilenesantiago6163
    @edilenesantiago6163 5 лет назад

    É, eu tenho a oito anos, várias tentativas de suicídio, mas, é difícil as pessoas entenderem que é tão grave, esse problema é rotulado como outras coisas, enquanto isso vou pensando na melhor forma de acabar de vez, com isso...

  • @FRANTHESCOHAIRSTYLIS
    @FRANTHESCOHAIRSTYLIS 8 лет назад +14

    foi diagnosticado a poucos dias infelizmente com transtorno bipolar causa perdir um ente queredo meu avo

  • @MariaAlmeida-ck3qo
    @MariaAlmeida-ck3qo 5 лет назад +2

    Parabéns Doutor! Tirou minhas dúvidas

  • @patriciacoelhoinocencio2534
    @patriciacoelhoinocencio2534 Год назад

    Eu não tomava medicamentos e perdi meu gato predileto porque minha mãe instalou uma tela frouxa... sem levar em consideração que, quando meu irmão violento estivesse na casa eu não podia entrar. Fui ensaiar uma música na casa ao lado e o gato morreu enforcado, voltei a fazer o tratamento...

  • @olgacosta506
    @olgacosta506 5 лет назад

    Descobri a 2 mês, me trato desda adolescência para depressão ,hoje estou com 51 anos e perdida e confusa ,tentando entender tudo sobre bipolaridade.

  • @acolherpsicolutos
    @acolherpsicolutos 7 лет назад +1

    ótimo e esclarecedor este vídeo! parabéns!

  • @rejanemagalhaes1836
    @rejanemagalhaes1836 4 года назад +1

    É QUANDO A PESSOA TEM ESSE TRANSTORNO É NÃO SABE, OU NÃO ADIMITE?

  • @wagnerneres4196
    @wagnerneres4196 5 лет назад

    Grande Dr Fernandes! ... direto ao ponto... legal... isso me traz alerta

  • @horaciocardillo7556
    @horaciocardillo7556 5 лет назад

    Parabéns pelo vídeo, sofro com estes problemas que o Dr. informou aí. Faço tratamento psiquiátrico a uns 5 anos. Com Dr. Ferdinando Simão Rodrigues em Muriaé.