Não tenho pretensão de me tornar um escritor conhecido. Basta que eu escreva um livro, nem que seja só para mim, ja é mais que suficiente! É uma das minhas metas de vida!
Boa noite! Excelente conteúdo! Fez com que eu voltasse ao passado! Escrevi um romance no ano de 1993 que não foi publicado! Agora com mais maturidade, evolui muito a obra! Muito obrigado pelas preciosas dicas!
Achei inspirador! E gostei da honestidade na motivação para iniciar a escrita: "queria escrever um romance"! Nada de "me veio um lampejo de genialidade e precisei colocar no papel" ahahahahaha
5 лет назад+11
Hehehe. Não gosto de declarações grandiosas, tipo "Tenho que escrever porque não sei fazer outra coisa na vida". A gente sempre tem a opção de não escrever, se não quiser.
Oi eu sou moçambicano de 21 anos, queria dizer que eu sou um amante de cenema e pelo meu ser crítico eu comecei a escrever minhas próprias ideias , e a minha intenção era escrever roteiros, mas queria deixar as tramas mais explícitas então só comecei a escrever e percebi que sou muito bom nisso, em um ano consigui escrever um romance com 100 paginas, e procurei feedback com varios leitores experiente na area e eles sempre mostraram comentários posetivos, e que a unica coisa que faltam em mim é apenas o lado poético nos meus textos, como eu ja disse, me inspirei sempre nas series e filmes porque realmente nao sou de ler muito mas sim de assistir muito e o meu sonho, o meu sonho mesmo é editar o meu texto e fazer um filme baseado no mesmo, expor o lado jovenil desse lado do mundo, as nossas girias e formas de se expressar passando pela Netflix isso praticamente é a minha meta da vida.
8 дней назад
Olá! Seus planos são ambiciosos, e isso é muito bom! Talvez começar pela publicação de livros digitais, pelo Kindle (kdp) seja um bom caminho. Também sugiro fazer contato com autores jovens brasileiros, interessados na cultura africana e afro-brasileira. Parcerias criativas são uma forma importante de nos fortalecer, para realizarmos nossos planos.
Olá, tenho 14 anos e nunca escrevi um livro. Leio muito e até escrevo alguns contos, mas queria muito escrever um romance. Tenho medo de não ficar numa boa estrutura, ou ficar muito clichê. Muito obrigada pelo seu vídeo, ta me ajudando muito! ♡♡♡
Eu também já tive a sensação de que minha personalidade estava influenciando na minha história, estava escrevendo sobre um personagem estilo "bad boy" e por eu não ser nada nesse estilo, eu não conseguia passar muito bem as ações e conflitos desse personagem.
4 года назад+1
Quando percebemos essa limitação, já é ótimo! Assim podemos contorná-la de algum modo criativo.
Eu vivo escrevendo personagens que não tem muito a ver comigo, pois gosto de explorar coisas que vão alem da minha personalidade. Quando escrevo uma personagem oposta de mim, em vez de colocar minhas características nela, faço o inverso me colocando na situação da personagem. Eu tento me inspirar na minha própria personagem. Entende? Isso funciona comigo pelo menos.
Já escrevi um livro publicado no ano passado de Superação e nunca li um livro de romance ,nesse ano depois de mais uma decepção amorosa(tive várias, tenho 45 anos e nunca tive uma história de amor com final feliz),resolvi escrever um romance com final feliz e hoje ouvi uma história linda,vou escrever.
Meu primeiro e único romance estou escrevendo desde os 14 anos, quase perdi o arquivo. Hoje com 25 consegui recupera-lo e estou dando sequência na história! Suas dicas foram muito relevantes, obrigado!
Olá... esse vídeo está sendo um achado pra mim... quando vi voce falar sobre um assunto que não tinha visto ainda... os desafios e dificuldades pessoais e psicológicas de uma pessoa diante do trabalho de uma obra. Sim... as vezes buscamos nos encher de teorias e métodos, e esquecemos que mais que talento e técnicas de escrita, precisamos sempre estarmos buscando motivações e esforços para manter um ritmo de trabalho, para não perder o foco, não deixar esfriar a vontade de realizar... e ter que lidar com o próprio processo de começar, parar, recomeçar e terminar uma obra.
Meu primeiro romance está "encalhado" a pelo menos 3 anos... Vou acompanhar suas dicas com certeza e já deixei meu gostei! O interessante é que durante o seu vídeo me veio um pensamento inédito. E se eu para de pensar que é um romance?! Será que se eu, desde o início, estivesse olhando para esse projeto como um conto ele já não estaria concluído? Na cabeça a história está pronta. Mas na hora de por no papel fico com a sensação de que não há conteúdo para tantas páginas e travo! Não quero que tenha "encheção de linguiça" no meu primeiro livro.
5 лет назад+9
Isso acontece mesmo. Às vezes imaginamos que é um romance, mas o material se completa mais curto, como um conto. O ideal seria nos sentirmos livres para ir no ritmo em que as ideias se mostram, sem racionalizar tanto.
Eu tentei escrever um romance. Briguei muito comigo mesmo até perceber que a história se encaixaria melhor numa novela. Foi daí que virei escritor de textos curtos. Se vc acha que o texto nao cabe numa narrativa muito longa, entao talvez seja verdade.
Querida, continue com o seu canal. É um serviço maravilhoso para a educação. Essas informações não são encontradas tão facilmente. Obrigado!
2 года назад+1
Exvelente vídeo. Você transmite uma calma, uma tranquilidade, que nos cativa. Mas, não é sobre "quem você é" é sobre "o que você ensina" Nesse caso, há uma aliança perfeita. Gostei muito. Obrigado.
Boas dicas. Prefiro a estrutura fechada e mais organizada dos romances, com a feição de totalidade e aprofundamento sobre o tema e os personagens que o autor explora, do que contos ou crônicas.
5 лет назад+1
Eu também. O romance é meu formato preferido em literatura.
Já fazem três anos, então não tenho esperança de ser respondido, mas... Sou novo, tenho 20 anos e quero escrever um romance. Faz cinco anos que eu fermento uma ideia de fantasia, e nos últimos dois eu desenvolvi toda a política, geografia, gama-base de personagens, sentimentos e motivações de cada um, além do próprio enredo base. Mas ainda falta muita coisa. O problema é que ultimamente venho sentindo que falta linguagem. Aquele jeito cativante de escrever que você fica 'é tão fluído a forma que ele escreve.' É isso que eu vim buscar quando achei este vídeo. Pretendo acompanhar todos desta playlist, mas é isso que eu sinto mais falta quando vejo alguém ensinando sobre 'escrita criativa' ou 'como ser escritor.' Sou novo, reconheço que sou imaturo e não desejo pular etapas. Estou pronto para ser reconhecido lá na frente, e mais ciente ainda de que posso nem ser reconhecido. Mas entrei nisso para sim fazer algo que venda e que alcance muitas pessoas. Espero conseguir.
Год назад
Oi, Daniel. Fico feliz de saber de seu processo e dedicação à criação da narrativa. Quanto à linguagem, o único modo de desenvolvê-la é escrevendo, testando, revisando. O livro Sobre a Escrita, do Stephen King, tem observações interessantes sobre linguagem. Você já leu? É um livro de que gosto muito sobre escrita criativa.
@ Ainda não li, mas vou procura-lo. Anotei várias indicações de leitura suas e de alguns outros escritores. Meu foco de leitura vem sendo muito focado em romances, ultimamente. Afinal este é meu "nicho", mas também já me aventurei por outros estilos de escrita (como o cordel, daqui do nordeste). Amo me perder no meu universo particular do meu livro, mas quero aprender mais sobre o que posso melhorar nele. Sou grato por você ter me respondido, e mais ainda pelas aulas incríveis dessa playlist. Você ensina muito bem, e despertou muito interesse em mim sobre seus livros. Pretendo lê-los em breve.
Estou escrevendo um romance. Considero suas palavras muito esclarecedoras...Ajudam a acender as luzes no fundo da nossa caverna de criatividade...Inspiram-nos!!! Parabéns!
Sua voz é linda! Eu nunca escrevi nada, mas preciso contar uma história e nem sei por onde começar. Procurando vídeos pelo RUclips, já aflita, sua voz acalmou meu coração. Obrigada. E obrigada pelas dicas 🥰
meu maior problema são os diálogos, que também se reflete em mim mesma. eu tenho uma dificuldade imensa de conversar com as pessoas no dia a dia, puxar e manter diálogos de maneira natural e espontânea sempre foi uma luta para mim, na maior parte das vezes eu sou dolorosamente constrangedora ao me socializar. E isso se reflete demais em minhas histórias, muitas vezes me pego confusa, sem saber como prosseguir com o diálogo, como fazer com que os personagens tenham uma conversa natural ou mesmo escrevendo falas extensas que soam desconexas e forçadas, exatamente como na vida real kkkkk me sinto muito limitada e estagnada ao perceber que apesar de também ter dificuldades em outras áreas da escrita de um romance, os diálogos são a minha grande luta perdida. não consigo ver como melhorá-los quando eu me vejo paralisada diante de uma situação onde eu preciso manter um diálogo decente e natural
4 года назад+2
Oi, Maria Fernanda. Você pode escrever histórias sem diálogos, afinal nada é obrigatório em literatura. Há livros que são escritos em forma de diário, outros em forma de cartas... É possível escrever de maneira mais poética e subjetiva, o que chamam de "fluxo de consciência". Quando escrevemos, é importante sermos generosas com nós mesmas, e valorizarmos a escrita que é possível para nós.
Estou escrevendo um romance pro app wattpad, que se chama "Como eu vou amar você?" e é a primeira vez que eu estou empenhada a finalizar o que eu começo, quando mais nova (hoje tenho 19) tentava escrever mas nunca terminava, deixava antes de chegar na metade, enfim, esse vídeo me inspirou muito a continuar, obrigada. 😊
3 года назад+1
Que boa notícia! Para quem escreve, é muito importante terminar os projetos iniciados. Parece simples, mas há muitas fantasias negativas que impedem a gente de terminar (tipo "não está bom o suficiente", "enjoei dessa ideia", "não sei mais pra onde ir com essa história"). Sua escrita evolui muito quando você ultrapassa essas barreiras.
Querida Sabina. Quero te agradecer por esse lindo vídeo e pelo sopro de motivação que me deste. Tenho 28 anos, desempregada e os livros são meus melhores amigos nesse momento. Já escrevi algumas coisas, mas nunca fui a frente. Agora, terminei de fato meu primeiro romance. Estou revusando, aparando as arestas, lapidando bem devagar. Meu intuito não é publicar, ser famosa ou algo do gênero, é simplesmente deixar algo concreto para alguém muito especial. E quero dar o meu melhor nesse momento. Muito obrigada!
3 года назад+1
Oi, Jaíne. Que bonita sua mensagem. Fico muito feliz de saber que os livros te fazem boa companhia. Parabéns pelo seu livro, sua motivação é muito especial :)
Sou apaixona de histórias com romances, dramas e tal; Semana passada dei uma de escrever um romance com literatura feminina, mas tô organizando tudo até essa semana e este vídeos tá me salvado 💫💫💫💫💫
Adorei o vídeo. também escrevi um romance character-driven e tendo a ler mais coisa nesse estilo. Seu vídeo foi muito bom pra me ajudar a montar um curso. Obrigada, Sabina!!
Gente eu só tenho 15 anos, e estou doida para escrever um livro, e eu sou apaixonada por romance, fantasia e assim em diante. Eu estava lendo um livro da Julia Quinn e eu simplesmente falei pra mim mesma, eu quero escrever um romance. E agora estou aqui lutando para fazer isso ir até o fim, e fazer dar certo. Vcs acham que eu posso conseguir??
4 года назад+1
Olá, Grasielly. Sim, claro que pode. Escrever é uma atividade que só depende de nós mesmos. Você só precisa de dedicação e coragem para enfrentar os momentos difíceis (quando perdemos o rumo da história e parece que não sabemos como continuar).
Li alguns romances. Sempre me senti irritado por causa dos finais. Nunca me agradavam, eu sempre quis criar um romance. Onde eu mando, onde eu crio o final que acho melhor. Então queria escrever um romance, mas me sinto inapto para o mesmo. Tenho 15 anos e estou aqui em busca de como escrever uma romance brabo. 😎
3 года назад+1
Olá, Yuuri. Fico feliz de saber de sua vontade de escrever. Quando mais cedo começamos, melhor!
Gostei MUITO do SEU jeito, me SENTI acolhido! Valeu! Me inscrevi vou ver seus videos POIS TENHO um romance a escrever, TENHO um historia MARAVILHOSA surpreendende, alucinante, instigante arrebatadora, arrepiante, APENAS não SEI escrever! Kkkkkkkkkkkkkkkk
Nem sei escrever uma redação e sismei que quero escrever uma linda história de amor proibido rsrs a história aconteceu comigo mas não quero que os leitores saiba que é minha e não quero entrar na personagem com meus sentimentos, nem sei como vou fazer isso, mas espero q dê certo kkkk
Vc acha que alguém que está começando sua carreira de escritor precisa encontrar um posicionamento, uma característica que marque seus livros e una fãs ao redor da sua marca pessoal? exemplo: livros infantis, livros de mistério, livros pra adolescentes, escrita agressiva, temas modernos, política, economia... Alguma característica que justifique vc lançar mais livros pros seus leitores? Ou melhor escrever o que der vontade e não se preocupar com isso? qual das duas opções vc me recomenda pela sua experiência. Bjos, adoro o canal.
Год назад+1
Oi, Marcos. Na teoria, seguir uma linha coerente (que também podemos chamar de "projeto literário") ajuda na formação de um público de leitores. O perigo de se preocupar demais com isso, no início, é que pode levar ao bloqueio. Minha sugestão seria não se preocupar... Faça o que for mais natural pra você - e, principalmente, o que for mais estimulante e te mantiver ativo e criativo.
óla! sempre me imaginei escrevendo um livro abordando varios temas baseados em experiencias próprias tipo, Romance, maternidade, a Dor de uma perca... porém nem sei por onde começar o que mais me inspira mesmo e o romance sinto é sei que tenho uma linda historia de amor com meu esposo. tem uma coisa que muito me incomoda e os meus erros de português pois sou péssima. qual conselho você pode me dar? não quero ter um livro com milhões de vendas quero poder eternizar minhas lembranças.
Hoje tenho 19 anos, mas comecei a escrever meu romance com 8 anos, bem nova eu sei, e toda vez eu acrescento muita coisa a mais na história, afinal gosto de descrever tudo nos mínimos detalhes...me pergunto se isso se tornaria ruim num romance que quebra todos os tipos de padrões (ou a maioria), tipo se ainda seria algo bom de ler, pois adoro desenvolver os personagens acima de tudo, então sempre trabalho na história de vida de cada um e em suas personalidades
Год назад
Olá, Laura. Fico feliz de saber de sua long trajetória de escrita. A primeira pessoa que você deve agradar, ao escrever, é você mesma. Depois, quando se sentir pronta para receber opinião de outras pessoas, é legal procurar um Clube de Escrita, ou uma plataforma como Scriv ou Wattpad, para compartilhar seus textos e trocar ideias com outros autores e leitores.
Primeiro, amei seu vídeo! Você é o tipo de pessoa que só de olhar já dá vontade de conhecer e fazer amizade! 😊 Mas assistindo o vídeo, puxa, nunca achei que escrever um romance fosse tão trabalhoso e tão profundo. Já tento escrever desde meus 17 anos, mas ainda não consegui construir nada definitivo. Atualmente tenho uma escaleta muito boa de uma história, mas provavelmente será uma novela, por ser uma história bem direta e até mesmo com poucos capítulos (21 para ser exata). Fico me perguntando se todo processo de escrever Romances é desta forma que você descreveu, pois tem autores Best Sellers com tantos livros nas costas... Tipo John Green e Nicolas Sparks. O que você acha que eles fazem para lançarem tantas histórias em tão "pouco" tempo? Será que seria o estilo de cada um? Será que umas pessoas se cobram mais que as outras? Ou será esta a diferença que torna romances memoráveis e outros não?
4 года назад+1
Você tem razão. Os autores têm ritmos diferentes, dependendo do estilo de sua escrita. Livros com foco na história, e nem tanto na linguagem, têm processo de composição mais parecido com roteiro de cinema. Também há autores que escrevem rápido, outros demoram mais.
Obrigada. É sério, comecei um romance e estava indo bem até que cheguei a um túnel secreto que, por incrível que pareça me abre várias perspectivas e ainda sei qual caminho tomar. Um me leva a uma praia deserta, e o outro a um subterrâneo com pessoas que precisam ser libertas. Preciso dos dois caminhos.
E eu aqui tentando escrever um romance com doze anos penando pra escrever uma página 😭alguém me ajuda, por favor, eu me sinto super incapaz e sem habilidade, mesmo que vários ao meu redor já tenham me dito que escrevo muito bem.
Olá! Qual sua formação para ser roteirista? Letras?
4 месяца назад
Olá, minha primeira graduação foi em Cinema, nos anos 1990. Não há uma formação obrigatória para ser roteirista. Muitas pessoas estudam Audiovisual. Ou então Roteiro Audiovisual, em nível de especialização.
As coisas vêem na mente ,Quando você vê já tem uma história quase completa, mas quando vai passar no papel as mãos trava Você passou por isso professora ?
3 года назад+1
Sim, essa é a primeira barreira que precisamos ultrapassar. Mesmo que trave, tem que escrever alguma coisa... só assim é possível desenvolver uma ideia.
Boa noite professora,eu não sou muito de ler e tbm sou péssimo em redação 😅eu escrevo poesia e estou pensando em fazer um livro não para publicar só para me testar mesmo,a minha dúvida é possível fazer um livro de pouca página sem ser muito de literatura 🤔só a criatividade e esforço é suficiente para eu fazer um livro🤔poderia me responder
O mesmo me acontece, quero escrever mas minha mente bloqueia, tudo fica escuro, não consigo ir além usando minha imaginação mas já entendi e ultrapassei.
Olá , estou começando a escrever livros , mas estou tendo muito problema de como começar esse livro , eu já fiz a história , mas o começo sempre fica ruim , tem algumas dicas de como eu começar esse livro ??
3 года назад+1
Alguns escritores aconselham jogar fora o primeiro capítulo. Comece diretamente no segundo capítulo, com a história já em movimento. O o leitor irá acompanhando e descobrindo o universo aos poucos, conforme a história avança.
@@LuanaCacau eles namoravam e teve a separação porque ele foi pro Canadá e ela ficou no Brasil, passou o tempo ele não respondia as cartas e ela casou e teve um filho,seguiu vida normal e em um certo dia se encontraram por acaso na rua, então pediu o divórcio para o marido e casou-se com o rapaz que voltou pro Brasil que venho do Canadá.
Tenho muitas idéias. Tenho algumas partes escritas do que chamo de livro. E quero publicar. Como devo agir?
4 года назад+1
Oi, Tyanna. O primeiro passo é terminar o livro. Um bom caminho é ler o que você já escreveu, e fazer um plano do que falta escrever. Depois, ajuda também estabelecer algumas metas, pra você saber como seu trabalho está evoluindo. O grupo do NaNoWriMo Brazil (no twitter e facebook) sempre publica dicas de como se organizar para escrever.
Não tenho pretensão de me tornar um escritor conhecido. Basta que eu escreva um livro, nem que seja só para mim, ja é mais que suficiente! É uma das minhas metas de vida!
Esta é exatamente a mesma linha de raciocínio que eu tenho, boa sorte amigo!
@@DomFonseca21 valeu, boa sorte pra nós!
Pse. Tmj👏✊❤
Boa noite! Excelente conteúdo! Fez com que eu voltasse ao passado! Escrevi um romance no ano de 1993 que não foi publicado! Agora com mais maturidade, evolui muito a obra! Muito obrigado pelas preciosas dicas!
Estamos juntos nessa. rs É prazeroso quando elogiam o que escrevo, mas confesso que o primeiro e mais importante leitor do que escrevo sou eu mesma.
A maneira como você se coloca é muito agradável.
Achei inspirador! E gostei da honestidade na motivação para iniciar a escrita: "queria escrever um romance"! Nada de "me veio um lampejo de genialidade e precisei colocar no papel" ahahahahaha
Hehehe. Não gosto de declarações grandiosas, tipo "Tenho que escrever porque não sei fazer outra coisa na vida". A gente sempre tem a opção de não escrever, se não quiser.
Sua doçura ao explicar lembra muito a minha mãezinha. Obrigado pelos vídeos. :)
Compartilhares teus aprendizados a partir dos teus erros foi muito corajoso e generoso. Muito obrigada!
Oi eu sou moçambicano de 21 anos, queria dizer que eu sou um amante de cenema e pelo meu ser crítico eu comecei a escrever minhas próprias ideias , e a minha intenção era escrever roteiros, mas queria deixar as tramas mais explícitas então só comecei a escrever e percebi que sou muito bom nisso, em um ano consigui escrever um romance com 100 paginas, e procurei feedback com varios leitores experiente na area e eles sempre mostraram comentários posetivos, e que a unica coisa que faltam em mim é apenas o lado poético nos meus textos, como eu ja disse, me inspirei sempre nas series e filmes porque realmente nao sou de ler muito mas sim de assistir muito e o meu sonho, o meu sonho mesmo é editar o meu texto e fazer um filme baseado no mesmo, expor o lado jovenil desse lado do mundo, as nossas girias e formas de se expressar passando pela Netflix isso praticamente é a minha meta da vida.
Olá! Seus planos são ambiciosos, e isso é muito bom! Talvez começar pela publicação de livros digitais, pelo Kindle (kdp) seja um bom caminho. Também sugiro fazer contato com autores jovens brasileiros, interessados na cultura africana e afro-brasileira. Parcerias criativas são uma forma importante de nos fortalecer, para realizarmos nossos planos.
Olá, tenho 14 anos e nunca escrevi um livro. Leio muito e até escrevo alguns contos, mas queria muito escrever um romance. Tenho medo de não ficar numa boa estrutura, ou ficar muito clichê. Muito obrigada pelo seu vídeo, ta me ajudando muito! ♡♡♡
Eu também já tive a sensação de que minha personalidade estava influenciando na minha história, estava escrevendo sobre um personagem estilo "bad boy" e por eu não ser nada nesse estilo, eu não conseguia passar muito bem as ações e conflitos desse personagem.
Quando percebemos essa limitação, já é ótimo! Assim podemos contorná-la de algum modo criativo.
Eu vivo escrevendo personagens que não tem muito a ver comigo, pois gosto de explorar coisas que vão alem da minha personalidade.
Quando escrevo uma personagem oposta de mim, em vez de colocar minhas características nela, faço o inverso me colocando na situação da personagem. Eu tento me inspirar na minha própria personagem. Entende? Isso funciona comigo pelo menos.
Já escrevi um livro publicado no ano passado de Superação e nunca li um livro de romance ,nesse ano depois de mais uma decepção amorosa(tive várias, tenho 45 anos e nunca tive uma história de amor com final feliz),resolvi escrever um romance com final feliz e hoje ouvi uma história linda,vou escrever.
Eu tenho 11 anos e estou escrevendo um romance há 1 ano, esse video me ajudou muito, obgd
Fico feliz de saber de sua escrita :) Eu também comecei aos onze anos.
Meu primeiro e único romance estou escrevendo desde os 14 anos, quase perdi o arquivo. Hoje com 25 consegui recupera-lo e estou dando sequência na história! Suas dicas foram muito relevantes, obrigado!
já faz um backup no seu email pra nunca perder
Imensa gratidão por sua iniciativa. E como é gostoso ouvir você falando!
Olá... esse vídeo está sendo um achado pra mim... quando vi voce falar sobre um assunto que não tinha visto ainda... os desafios e dificuldades pessoais e psicológicas de uma pessoa diante do trabalho de uma obra. Sim... as vezes buscamos nos encher de teorias e métodos, e esquecemos que mais que talento e técnicas de escrita, precisamos sempre estarmos buscando motivações e esforços para manter um ritmo de trabalho, para não perder o foco, não deixar esfriar a vontade de realizar... e ter que lidar com o próprio processo de começar, parar, recomeçar e terminar uma obra.
Meu primeiro romance está "encalhado" a pelo menos 3 anos...
Vou acompanhar suas dicas com certeza e já deixei meu gostei!
O interessante é que durante o seu vídeo me veio um pensamento inédito.
E se eu para de pensar que é um romance?!
Será que se eu, desde o início, estivesse olhando para esse projeto como um conto ele já não estaria concluído?
Na cabeça a história está pronta.
Mas na hora de por no papel fico com a sensação de que não há conteúdo para tantas páginas e travo!
Não quero que tenha "encheção de linguiça" no meu primeiro livro.
Isso acontece mesmo. Às vezes imaginamos que é um romance, mas o material se completa mais curto, como um conto. O ideal seria nos sentirmos livres para ir no ritmo em que as ideias se mostram, sem racionalizar tanto.
Valeu Sabina!
Estou com o mesmo problema mas no caso vai ser meu segundo livro
Eu tentei escrever um romance. Briguei muito comigo mesmo até perceber que a história se encaixaria melhor numa novela. Foi daí que virei escritor de textos curtos. Se vc acha que o texto nao cabe numa narrativa muito longa, entao talvez seja verdade.
@@thalessimiaoonde encontro seus textos curtos
Querida, continue com o seu canal. É um serviço maravilhoso para a educação. Essas informações não são encontradas tão facilmente. Obrigado!
Exvelente vídeo. Você transmite uma calma, uma tranquilidade, que nos cativa. Mas, não é sobre "quem você é" é sobre "o que você ensina" Nesse caso, há uma aliança perfeita. Gostei muito. Obrigado.
Boas dicas. Prefiro a estrutura fechada e mais organizada dos romances, com a feição de totalidade e aprofundamento sobre o tema e os personagens que o autor explora, do que contos ou crônicas.
Eu também. O romance é meu formato preferido em literatura.
Obrigado pelo inspirador depoimento.
Já fazem três anos, então não tenho esperança de ser respondido, mas...
Sou novo, tenho 20 anos e quero escrever um romance.
Faz cinco anos que eu fermento uma ideia de fantasia, e nos últimos dois eu desenvolvi toda a política, geografia, gama-base de personagens, sentimentos e motivações de cada um, além do próprio enredo base. Mas ainda falta muita coisa.
O problema é que ultimamente venho sentindo que falta linguagem. Aquele jeito cativante de escrever que você fica 'é tão fluído a forma que ele escreve.' É isso que eu vim buscar quando achei este vídeo. Pretendo acompanhar todos desta playlist, mas é isso que eu sinto mais falta quando vejo alguém ensinando sobre 'escrita criativa' ou 'como ser escritor.'
Sou novo, reconheço que sou imaturo e não desejo pular etapas. Estou pronto para ser reconhecido lá na frente, e mais ciente ainda de que posso nem ser reconhecido. Mas entrei nisso para sim fazer algo que venda e que alcance muitas pessoas. Espero conseguir.
Oi, Daniel. Fico feliz de saber de seu processo e dedicação à criação da narrativa. Quanto à linguagem, o único modo de desenvolvê-la é escrevendo, testando, revisando. O livro Sobre a Escrita, do Stephen King, tem observações interessantes sobre linguagem. Você já leu? É um livro de que gosto muito sobre escrita criativa.
@ Ainda não li, mas vou procura-lo. Anotei várias indicações de leitura suas e de alguns outros escritores. Meu foco de leitura vem sendo muito focado em romances, ultimamente. Afinal este é meu "nicho", mas também já me aventurei por outros estilos de escrita (como o cordel, daqui do nordeste).
Amo me perder no meu universo particular do meu livro, mas quero aprender mais sobre o que posso melhorar nele.
Sou grato por você ter me respondido, e mais ainda pelas aulas incríveis dessa playlist. Você ensina muito bem, e despertou muito interesse em mim sobre seus livros. Pretendo lê-los em breve.
Essa temática é muito apaixonante. E a palestrante muito honesta...dá gosto de ver.
Maravilhoso, ajudou bastante. Tenho 24 e estou tentando o meu primeiro 😬
Eu aqui pensando em escrever um livro de romance, e achei seu canal ♥️ inscrita ❣️
Estou escrevendo um romance.
Considero suas palavras muito esclarecedoras...Ajudam a acender as luzes no fundo da nossa caverna de criatividade...Inspiram-nos!!!
Parabéns!
Sua voz é linda! Eu nunca escrevi nada, mas preciso contar uma história e nem sei por onde começar. Procurando vídeos pelo RUclips, já aflita, sua voz acalmou meu coração. Obrigada. E obrigada pelas dicas 🥰
Adorando essa nova série de vídeos! Obrigado, Sabina!
meu maior problema são os diálogos, que também se reflete em mim mesma. eu tenho uma dificuldade imensa de conversar com as pessoas no dia a dia, puxar e manter diálogos de maneira natural e espontânea sempre foi uma luta para mim, na maior parte das vezes eu sou dolorosamente constrangedora ao me socializar. E isso se reflete demais em minhas histórias, muitas vezes me pego confusa, sem saber como prosseguir com o diálogo, como fazer com que os personagens tenham uma conversa natural ou mesmo escrevendo falas extensas que soam desconexas e forçadas, exatamente como na vida real kkkkk me sinto muito limitada e estagnada ao perceber que apesar de também ter dificuldades em outras áreas da escrita de um romance, os diálogos são a minha grande luta perdida. não consigo ver como melhorá-los quando eu me vejo paralisada diante de uma situação onde eu preciso manter um diálogo decente e natural
Oi, Maria Fernanda. Você pode escrever histórias sem diálogos, afinal nada é obrigatório em literatura. Há livros que são escritos em forma de diário, outros em forma de cartas... É possível escrever de maneira mais poética e subjetiva, o que chamam de "fluxo de consciência". Quando escrevemos, é importante sermos generosas com nós mesmas, e valorizarmos a escrita que é possível para nós.
PARABÉNS! SEUS VÍDEOS SÃO ÓTIMOS!
Parabéns. Gostei do seu estilo.
Excelente!
Adorei Sabina. Obrigada por dividir conosco as suas experiências
Atualmente, estou trabalhando em um livro, espero que dê certo. Muito obrigado pelas dicas, vão me ajudar bastante, Sabina!
Estou escrevendo um romance pro app wattpad, que se chama "Como eu vou amar você?" e é a primeira vez que eu estou empenhada a finalizar o que eu começo, quando mais nova (hoje tenho 19) tentava escrever mas nunca terminava, deixava antes de chegar na metade, enfim, esse vídeo me inspirou muito a continuar, obrigada. 😊
Que boa notícia! Para quem escreve, é muito importante terminar os projetos iniciados. Parece simples, mas há muitas fantasias negativas que impedem a gente de terminar (tipo "não está bom o suficiente", "enjoei dessa ideia", "não sei mais pra onde ir com essa história"). Sua escrita evolui muito quando você ultrapassa essas barreiras.
@ sim, é exatamente isso, a gente meio que "cansa" da história, mas eu pretendo sim terminar. 😊
Eu comecei a escrever meu romance em 2016 com 22 anos, mas depois acabei deixando ele de lado esses 5 anos, e agora to querendo voltar a escrever ele
Gostei
Mas não tem vídeo novo?
publiquei um livro e lanço outro agora em dezembro - contos e crônicas; quero muito escrever um romance... ;-)
Interessante. Espantou muitos de meus receios na minha atribulada vida de escritor iniciante. Grato.
Querida Sabina. Quero te agradecer por esse lindo vídeo e pelo sopro de motivação que me deste. Tenho 28 anos, desempregada e os livros são meus melhores amigos nesse momento. Já escrevi algumas coisas, mas nunca fui a frente. Agora, terminei de fato meu primeiro romance. Estou revusando, aparando as arestas, lapidando bem devagar. Meu intuito não é publicar, ser famosa ou algo do gênero, é simplesmente deixar algo concreto para alguém muito especial. E quero dar o meu melhor nesse momento. Muito obrigada!
Oi, Jaíne. Que bonita sua mensagem. Fico muito feliz de saber que os livros te fazem boa companhia. Parabéns pelo seu livro, sua motivação é muito especial :)
Que alma Linda "Jesuis", muito bom, gratidão.
Sou apaixona de histórias com romances, dramas e tal; Semana passada dei uma de escrever um romance com literatura feminina, mas tô organizando tudo até essa semana e este vídeos tá me salvado 💫💫💫💫💫
Coragem e boa escrita pra ti!
@ obgd😊😊
Adorei o vídeo. também escrevi um romance character-driven e tendo a ler mais coisa nesse estilo. Seu vídeo foi muito bom pra me ajudar a montar um curso. Obrigada, Sabina!!
Gente eu só tenho 15 anos, e estou doida para escrever um livro, e eu sou apaixonada por romance, fantasia e assim em diante.
Eu estava lendo um livro da Julia Quinn e eu simplesmente falei pra mim mesma, eu quero escrever um romance.
E agora estou aqui lutando para fazer isso ir até o fim, e fazer dar certo.
Vcs acham que eu posso conseguir??
Olá, Grasielly. Sim, claro que pode. Escrever é uma atividade que só depende de nós mesmos. Você só precisa de dedicação e coragem para enfrentar os momentos difíceis (quando perdemos o rumo da história e parece que não sabemos como continuar).
Olá, faz um vídeo falando mais da novela, por favor.
Oi, Albertina. Você se refere à novela, como gênero literário? (o romance curto)?
Li alguns romances. Sempre me senti irritado por causa dos finais. Nunca me agradavam, eu sempre quis criar um romance. Onde eu mando, onde eu crio o final que acho melhor. Então queria escrever um romance, mas me sinto inapto para o mesmo. Tenho 15 anos e estou aqui em busca de como escrever uma romance brabo. 😎
Olá, Yuuri. Fico feliz de saber de sua vontade de escrever. Quando mais cedo começamos, melhor!
Gostei MUITO do SEU jeito, me SENTI acolhido! Valeu! Me inscrevi vou ver seus videos POIS TENHO um romance a escrever, TENHO um historia MARAVILHOSA surpreendende, alucinante, instigante arrebatadora, arrepiante, APENAS não SEI escrever! Kkkkkkkkkkkkkkkk
Gostei da forma como você expõe. Parabéns!
Nem sei escrever uma redação e sismei que quero escrever uma linda história de amor proibido rsrs a história aconteceu comigo mas não quero que os leitores saiba que é minha e não quero entrar na personagem com meus sentimentos, nem sei como vou fazer isso, mas espero q dê certo kkkk
Vc acha que alguém que está começando sua carreira de escritor precisa encontrar um posicionamento, uma característica que marque seus livros e una fãs ao redor da sua marca pessoal? exemplo: livros infantis, livros de mistério, livros pra adolescentes, escrita agressiva, temas modernos, política, economia...
Alguma característica que justifique vc lançar mais livros pros seus leitores? Ou melhor escrever o que der vontade e não se preocupar com isso? qual das duas opções vc me recomenda pela sua experiência. Bjos, adoro o canal.
Oi, Marcos. Na teoria, seguir uma linha coerente (que também podemos chamar de "projeto literário") ajuda na formação de um público de leitores. O perigo de se preocupar demais com isso, no início, é que pode levar ao bloqueio. Minha sugestão seria não se preocupar... Faça o que for mais natural pra você - e, principalmente, o que for mais estimulante e te mantiver ativo e criativo.
óla! sempre me imaginei escrevendo um livro abordando varios temas baseados em experiencias próprias tipo, Romance, maternidade, a Dor de uma perca... porém nem sei por onde começar o que mais me inspira mesmo e o romance sinto é sei que tenho uma linda historia de amor com meu esposo. tem uma coisa que muito me incomoda e os meus erros de português pois sou péssima. qual conselho você pode me dar? não quero ter um livro com milhões de vendas quero poder eternizar minhas lembranças.
Estou escrevendo um livro,nao sei se vou conseguir terminar....
Hoje tenho 19 anos, mas comecei a escrever meu romance com 8 anos, bem nova eu sei, e toda vez eu acrescento muita coisa a mais na história, afinal gosto de descrever tudo nos mínimos detalhes...me pergunto se isso se tornaria ruim num romance que quebra todos os tipos de padrões (ou a maioria), tipo se ainda seria algo bom de ler, pois adoro desenvolver os personagens acima de tudo, então sempre trabalho na história de vida de cada um e em suas personalidades
Olá, Laura. Fico feliz de saber de sua long trajetória de escrita. A primeira pessoa que você deve agradar, ao escrever, é você mesma. Depois, quando se sentir pronta para receber opinião de outras pessoas, é legal procurar um Clube de Escrita, ou uma plataforma como Scriv ou Wattpad, para compartilhar seus textos e trocar ideias com outros autores e leitores.
Primeiro, amei seu vídeo! Você é o tipo de pessoa que só de olhar já dá vontade de conhecer e fazer amizade! 😊
Mas assistindo o vídeo, puxa, nunca achei que escrever um romance fosse tão trabalhoso e tão profundo. Já tento escrever desde meus 17 anos, mas ainda não consegui construir nada definitivo. Atualmente tenho uma escaleta muito boa de uma história, mas provavelmente será uma novela, por ser uma história bem direta e até mesmo com poucos capítulos (21 para ser exata).
Fico me perguntando se todo processo de escrever Romances é desta forma que você descreveu, pois tem autores Best Sellers com tantos livros nas costas... Tipo John Green e Nicolas Sparks.
O que você acha que eles fazem para lançarem tantas histórias em tão "pouco" tempo?
Será que seria o estilo de cada um? Será que umas pessoas se cobram mais que as outras? Ou será esta a diferença que torna romances memoráveis e outros não?
Você tem razão. Os autores têm ritmos diferentes, dependendo do estilo de sua escrita. Livros com foco na história, e nem tanto na linguagem, têm processo de composição mais parecido com roteiro de cinema. Também há autores que escrevem rápido, outros demoram mais.
Gostei do seu video, me inscrevi!
Estou com um romance parado em um túnel do século passado que não sei bem onde vou sair.
Oi, Lili. Bonita sua frase. Parece um miniconto :)
Obrigada. É sério, comecei um romance e estava indo bem até que cheguei a um túnel secreto que, por incrível que pareça me abre várias perspectivas e ainda sei qual caminho tomar. Um me leva a uma praia deserta, e o outro a um subterrâneo com pessoas que precisam ser libertas. Preciso dos dois caminhos.
Oi, suas dicas são algo extremamente importantes e úteis... também sou escritor! Bem legal, né? Inclusive, já me inscrevi em seu canal.
Adorei! Obrigada! Comecei a escrever, mas parece que a inspiração, às vezes, demora pra voltar. Vou assistir as suas aulas! Beijos!💐
Estou iniciando
Coragem e bom trabalho!
Mds eu tô apaixonada
Você é incrível
Amei tudo
Estou querendo escrever meu primeiro livro de romance
Nome do livro:NÃO JURE PELA LUA
O título é muito bonito :)
Que mulher fofa meu deus
Sabina, você tem algum grupo de whatsapp para escritores iniciantes? Obrigado pelo vídeo! Ótimo conteúdo.
Olá, Vinícius. Não conheço nenhum grupo de whatsapp. Mas no facebook tem alguns grupos de Escritores iniciantes e Jovens escritores.
Amo seus vídeos.
Qual foi o curso que vc fez?
👍👍
E eu aqui tentando escrever um romance com doze anos penando pra escrever uma página 😭alguém me ajuda, por favor, eu me sinto super incapaz e sem habilidade, mesmo que vários ao meu redor já tenham me dito que escrevo muito bem.
Olá! Qual sua formação para ser roteirista? Letras?
Olá, minha primeira graduação foi em Cinema, nos anos 1990. Não há uma formação obrigatória para ser roteirista. Muitas pessoas estudam Audiovisual. Ou então Roteiro Audiovisual, em nível de especialização.
As coisas vêem na mente ,Quando você vê já tem uma história quase completa, mas quando vai passar no papel as mãos trava
Você passou por isso professora ?
Sim, essa é a primeira barreira que precisamos ultrapassar. Mesmo que trave, tem que escrever alguma coisa... só assim é possível desenvolver uma ideia.
@mas uma hora vou ter que começar a minha história das gemeas
Uma negra e outra branca
Vou ter que passar pro papel
Me da uma ajuda professora 😁
Boa noite professora,eu não sou muito de ler e tbm sou péssimo em redação 😅eu escrevo poesia e estou pensando em fazer um livro não para publicar só para me testar mesmo,a minha dúvida é possível fazer um livro de pouca página sem ser muito de literatura 🤔só a criatividade e esforço é suficiente para eu fazer um livro🤔poderia me responder
Americanos de qual país???
Adoro seus vídeos!
Boa observação :)
O mesmo me acontece, quero escrever mas minha mente bloqueia, tudo fica escuro, não consigo ir além usando minha imaginação mas já entendi e ultrapassei.
Sim, me refiro a novela.
tenho dificuldade em criar personagens T.T
Amo os sonetos de gregório de matos s2
Sim, eu também. Você assistiu ao filme em que Waly Salomão interpreta Gregório?
@ ainda não. Qual o nome?
@@thalessimiao É este aqui, da diretora Ana Carolina: ruclips.net/video/UhAwYSbSXtM/видео.html
@@oribela uau. Só essa parte já é linda. Imagina o resto...
Lembrei das minhas aulas de literatura. Quantas saudades... s2
Estou escrevendo meu primeiro romance. Se chama Verdes Melões
Lindo título!
@ Obrigado pela cordialidade.
Amei o titulo
Olá , estou começando a escrever livros , mas estou tendo muito problema de como começar esse livro , eu já fiz a história , mas o começo sempre fica ruim , tem algumas dicas de como eu começar esse livro ??
Alguns escritores aconselham jogar fora o primeiro capítulo. Comece diretamente no segundo capítulo, com a história já em movimento. O o leitor irá acompanhando e descobrindo o universo aos poucos, conforme a história avança.
Me explica uma coisa...
Escrever um romance real e tem uma separação de longa data, é que tipo?
Não sei se entendeu a minha pergunta...
Como assim?
@@LuanaCacau eles namoravam e teve a separação porque ele foi pro Canadá e ela ficou no Brasil, passou o tempo ele não respondia as cartas e ela casou e teve um filho,seguiu vida normal e em um certo dia se encontraram por acaso na rua, então pediu o divórcio para o marido e casou-se com o rapaz que voltou pro Brasil que venho do Canadá.
@@LuanaCacau você entendeu?
Ou você não entendeu a pergunta que tipo de romance é que perguntei para a escritora?
Tenho muitas idéias. Tenho algumas partes escritas do que chamo de livro. E quero publicar. Como devo agir?
Oi, Tyanna. O primeiro passo é terminar o livro. Um bom caminho é ler o que você já escreveu, e fazer um plano do que falta escrever. Depois, ajuda também estabelecer algumas metas, pra você saber como seu trabalho está evoluindo. O grupo do NaNoWriMo Brazil (no twitter e facebook) sempre publica dicas de como se organizar para escrever.
@ Certo, obrigada professora. Irei seguir suas dicas passo a passo e compartilharei as novidades.
eu tenho um romance como faco pra fazer um livro digital.
Oi, Marcleide. A edição não é minha especialidade... Recomendo o canal "Escreva seu livro", da editora Laura Bacellar.
Eu vou ter que ficar 28 anos pra escrever uma fanfic digna de livro?
Cada um tem seu tempo :)
Já tentei várias vezes XD
a senhora escreve romances inspirados em historias reais?
Olá, Luiza. Minhas histórias são ficcionais. Porém, como conto nos vídeos, as histórias ficcionais são recriações de vivências e observações.
eu tentei kkkkk
Qual foi o curso que vc fez?
Olá, Erica. Minha graduação foi em Cinema.