EU ODEIO O PEQUENO PRÍNCIPE

Поделиться
HTML-код

Комментарии • 679

  • @ronaldocavalcanti7912
    @ronaldocavalcanti7912 4 года назад +170

    “Os adultos são decididamente muito, muito esquisitos”...

    • @Neviekky
      @Neviekky 2 года назад +3

      @Mazinha Elismar Man,isso é uma referência ao livro, quem tem vai entender-
      :/

    • @gabriell.g2776
      @gabriell.g2776 2 года назад

      Extraordinariamente...

  • @030372Claudio1
    @030372Claudio1 7 лет назад +103

    Vamos lá. Vc consegue. Apenas leia de novo.

  • @vitorferreira1001
    @vitorferreira1001 8 лет назад +101

    Título do vídeo só pra polemizar. Vamos analisar as questões:
    1) Sobre a raposa ter pedido para o príncipe cativá-la: A raposa é um animal selvagem. De acordo com a experiência dela, humanos não são confiáveis. Então ela disse que se ele quiser ter amizade dela, ele vai ter que obedecê-lá, ele vai ter que seguir suas regras.
    2) Sobre ele por uma redoma na rosa: Sim, a relação dele com a rosa é complicada de entender, mas ela disse que estava com frio. Ele é uma criança!!! ("ponto final")
    3) "Se tu vens por exemplo às quatro da tarde, às três começarei a ser feliz" Essa frase você levou ao extremo do pé da letra. Foi apenas uma frase simples pra demonstrar um começo de amizade. E não é assim o começo de uma relação? Fazemos mil promessas, ficamos ansiosos para ver nosso(a) parceiro(a) e depois de um tempo essa ansiedade vai embora.
    O problema desse vídeo foi você ter levado essas frases pra outros contextos, para as suas interpretações. Interpretações que nada tem a ver com o livro. O livro é um dos melhores que já li e ensinam lições de vida em cada página. Nunca vi uma pessoa odiar um livro porque outras pessoas citam suas frases indevidamente. Se o objetivo era chamar atenção para fazerem leituras mais profundas, parabéns. Se foi pra criticar o livro, você conseguiu ser super sensacionalista. Como pode alguém ODIAR uma CRIANÇA tão pura, sensata e com tanto amor pra dar e ainda achar isso lindo???

    • @ukji
      @ukji 2 года назад +1

      Não gostei porque eu achei a história meio seca, É eu sei que isso vai dar muito ruim

    • @Phoenixs8m
      @Phoenixs8m 2 года назад

      ( na parte da raposa ) é isso q significa cativar??? pensei q era algo bom...

    • @jovas65
      @jovas65 2 года назад +1

      @@Phoenixs8m Criar laços. Não é algo bom nem ruim, só é algo. Você cativa alguém, cria laços com ela. Quando você consegue cativar alguém, você é para sempre responsável por ela, assim como o principe é com a sua rosa.

  • @SabrinaLiddell
    @SabrinaLiddell 8 лет назад +636

    1º) O pequeno príncipe não é feito de frases feitas. Nós é que repetimos ao ventos algumas frases, mas são todas originais de *Saint-Exupéry*. De fato, tais frases são retiradas do contexto e muitas pessoas nunca nem leram a obra completa, apesar de repetir em todo lugar. Mas nada disso retira a grandeza da obra, nem é motivo para se odiar o livro. Aliás, o mesmo é feito com Clarice Lispector. Noventa por cento dos blogs tem uma frase de Clarice descrevendo o perfil da dona do blog. A maioria nunca leu sequer um livro da escritora. Não sabem nem o que é A hora da estrela. Mas Clarice continua bela sempre.
    2º) O fato das pessoas usarem a frase de forma equivocada " _tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas_ " não a torna menos verdadeira. Todos nós sabemos que todos os dias, seduzimos alguém em prol daquilo que queremos e quando conseguimos, deixamos pra lá. Isso ocorre não só no amor, propriamente dito, mas nas relações de trabalho, amizade, etc. O que Exupéry quis dizer é que, de certa forma, você colabora para que tais pessoas te cative e querendo ou não, você tem uma responsabilidade por elas. *O que não quer dizer necessariamente, que você se tornará escravo delas, ou terá que pagar uma espécie de dívida*. Alás, você mesmo confessa tal responsabilidade no vídeo. Mas ninguém deve se sentir culpado. Pra dizer a verdade, vejo as pessoas fazendo isso todo dia e nenhuma delas morreram de culpa por causa disso.
    3º) A raposa é personagem figurativo. Ela não implora, de imediato, para ser cativa. O pequeno príncipe a encontra escondida abaixo de uma macieira, pois é natural que as raposas apenas sejam caçadas e nunca são cativadas ou "domesticadas" por ninguém. Por isso os pássaros fogem da gente, assim como macacos e todos os tipos de animais. Ela explica ao pequeno príncipe o que é ser cativado e ele conta pra ela que cativou uma rosa. Então, ela pede para que ele o cative também, pois assim, é menos um caçador, e mais um amigo pra cuidar de quem nunca recebe cuidados de ninguém.
    4º) A redoma não era pra proteger a rosa, nesse sentindo de que você falou, mas sim para que ela recebesse os cuidados necessários enquanto ele tivesse fora, já que o planeta dele era constantemente atacado pelos tumores dos pequenos vulcões e meteoros. Sem contar que a rosa era extremamente ardil e possuía um gênio muito difícil. Mas ele a amava tanto que passa o fim do livro lamentando por tê-la deixado e se você tiver lido com atenção e carinho, perceberá que ele prefere morrer a continuar vivendo nesse planeta sem ela. E ele morre.
    5º) A questão das horas, foi apenas um exemplo dado para a raposa para exemplificar o que é cativar. O ato de ser feliz desde as quatro, quando alguém chegará as cinco, é muito banalizado por esse romance boçal da nossa era, mas você percebe isso no amor de mãe para o filho, do pai para a família, do amor dos animais com seus donos. E isso existe independentemente de você achar feio ou bonito. A comparação com Romeu e Julieta foi quase uma grosseria (desculpe-me a sinceridade) pois trata-se de relações opostas e diferentes.
    6º) Em 5:02 você passa a narrar sobre pessoas que falam bem do pequeno príncipe, presumindo que elas só podem não ter lido o livro, porque se leram, não teriam a mesma paixão nas palavras. Pois eu tenho a mesma impressão quando ouvi você falar sobre o livro. Eu até acredito que você leu. Mas ler e absorver, são coisas distintas. Eu li o pequeno príncipe, pela primeira vez, aos 12 anos e achei o livro mais chato do mundo. Aos 22 voltei a ler e gostei. Aos 27 eu li e achei simplesmente uma obra prima. Estudo sobre o autor e sobre o livro desde então. Ou seja, o livro tem o momento certo pra cada um. Pra você ter uma ideia, ele é feito para crianças, mas você raramente achará uma criança que gostará do Pequeno Príncipe. Pra mim, ele é livro para quem já passou por certas experiências. Não somente amorosas e boçais, mas relevantes.
    7º) Os personagens não mudam certos contextos. O que a raposa diz, poderia ser dito por um gato, por uma menina judia refugiada e teria a mesma mensagem a transmitir. Por isso a obra é tão bela e imortal. Ela é atemporal, é quase um poema, não está atrelada aos indivíduos que nela participam. Pode caber na minha vida e na sua.
    8º) A leitura "rasa" que você cita em 5:46 não justifica odiar a obra. A bem da verdade, você odeia o que você quiser, pois é livre pra isso. Se você quer perder energia odiando algo tão lindo como uma obra dessa, não é problema meu nem do telespectador. É só seu. Direito não se discute. Mas nada disso retira a magnitude do livro.
    *Eu poderia sugerir uma lista de coisas realmente odiáveis, mas prefiro me conter, já que o canal é seu*.
    Abraços!

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 8 лет назад +13

      +Sabrina Liddell obrigado por contribuir, Sabrina! =)
      se você prestar atenção vai ver que o "ódio" só está no título e na chamada, exatamente como nas leituras rasas do infante real! =) é uma provocação! e que bom que isso pegou você!

    • @SabrinaLiddell
      @SabrinaLiddell 8 лет назад +62

      Se você prestar atenção, essas chamadas rasas *apenas para chamar atenção* e para captar pessoas, acaba por influenciar um monte delas, principalmente em um país que quase não dá valor a leitura. E não seja tão arrogante, a maioria só vai ler o título e ir embora. Eu mesma custei ver o vídeo todo.
      Mudei pra Contagem há 2 anos e até hoje não conheci uma alma viva que tenha lido o livro. Tudo que eles sabem sobre a obra, são de pessoas como você, que repetem e usam o livro para seu próprio fim, seja nos blogs, seja nas redes sociais. Existiria 2 formas de você ensinar as pessoas a não serem tão robóticas, repetindo por aí sem saber o que dizem sobre o livro: E uma delas era falando verdadeiramente sobre a obra. Você optou pela forma mais fácil: *a rasa* achando sinceramente genial a apelação do título. Por motivos notáveis, o youtube já foi melhor.

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 8 лет назад +3

      Obrigado por dar sua opinião, Sabrina, mas vamos ter que concordar em discordar! =)

    • @maritayt-sohn2826
      @maritayt-sohn2826 8 лет назад +6

      +Sabrina Liddell
      👍

    • @SabrinaLiddell
      @SabrinaLiddell 8 лет назад +25

      Não precisa agradecer pela minha opinião. Me senti quase obrigada em comentar. Mas a julgar a crise econômica que enfrentamos, vídeos assim serão cada vez mais corriqueiros e naturais. melhor mesmo é deixar pra lá.

  • @user-bf9vq8by9o
    @user-bf9vq8by9o 8 лет назад +149

    Crianças são mesmo Gigantes!!! Adultos por vezes... não raras vezes... insignificantes!

    • @Sofia-fz3gc
      @Sofia-fz3gc 4 года назад +18

      "As pessoas grandes semore precisam de explicações e isso é cansativo para as crianças"

    • @pessoaaleatoria136
      @pessoaaleatoria136 4 года назад +9

      @@Sofia-fz3gc Nss,essa frase coube totalmente no contexto kkkkk
      As pessoas grandes enxergam só a superfície:as tais "frases prontas" e o chapéu,mas não o interior,as crianças enxergam a profundidade muito melhor que os adultos muitas vezes e então enxergam a jiboia engolindo o elefante.
      Na minha opinião conhecer a história do pequeno príncipe torna o livro e as frases ainda melhores e mais especiais,ele parece n ter entendido as questões da raposa e da rosa,se frustrando pq as frases q ele ouve sao "diferentes" no livro

    • @analessa6715
      @analessa6715 3 года назад

      Verdade!!! Como as crianças são gigantes!

  • @ContosFernandoAmaral
    @ContosFernandoAmaral 9 лет назад +56

    E você diz que odeia o pequeno príncipe pois é uma narrativa cheia de frases feitas. E que muitas pessoas não leem o livro e usam tais frases de efeito a esmo.
    Opa, esperai! É realmente um motivo para odiar o livro?
    Não é assim com a maioria das frases retiradas de livros? Não chove nos perfis sociais, frases de livros, filmes, peças, filósofos, etc....?
    Creio que sua indignação deveria ser com o uso das frases fora de contexto.
    O título gerou uma expectativa por uma crítica que explorasse o romance alegórico de Antoine de Saint-Exupéry.
    Entrei aqui esperançoso de ver você dando umas boas palmadas no pequeno príncipe. E dessa forma eu poderia usar aquela frase do Voltaire: "Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
    Opa! Não foi Voltaire quem disse?
    Não importa! O que importa é que os fins justificam os meios.
    Sendo assim, você deveria considerar amar o pequeno príncipe, porque tudo vale a pena se a alma não é pequena.

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 9 лет назад +1

      +Fernando A. (Rascunho Uísque) com grandes poderes vem grandes responsabilidades!

    • @fbcomunica
      @fbcomunica 9 лет назад +1

      +Cesar Sinicio "Que a força esteja com você".

    • @MAIQUELKOCH
      @MAIQUELKOCH 8 лет назад +3

      +Fernando A. (Rascunho Uísque) Concordo, também não vejo motivos coerentes da parte do Cesar que justifique esse ódio dele pelo livro.

    • @a.e.1764
      @a.e.1764 8 лет назад +3

      +Fernando A. (Rascunho Uísque) kkkkk quanta gente ignorante.. acho que não viram o video. ele nao odeia o livro. A chamada foi so pra corroborar a ideia que ele defende.

    • @lunaticosfull
      @lunaticosfull 8 лет назад

      "Não importa! O que importa é que os fins justificam os meios."
      Que idéia ridícula, por isso que pessoas fazem guerra, pra matar pessoas achando que não terão mais guerras, os fins não justificam o meio...nunca justificarão, e não importa quem escrever algo? Você possivelmente não tem um pingo de respeito pelos atores que gosta se não os credita pelas coisas que disseram
      e pra galera burra que fica metendo o pau NO TÍTULO...é serio isso? mesmo? vocês nem clicam pra ver UM VÍDEO rápido, então nem devem abrir os livros que compram também :x uma pena....ENTENDAM: O TITULO É UMA SÁTIRA DO QUE ELE ESTA CRITICANDO!

  • @livcadete
    @livcadete 9 лет назад +91

    Pra que título sensacionalista, gente?

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 9 лет назад +21

      +Livia Cadete é parte da provocação a respeito das frases feitas e do impacto que elas tem! =)

    • @mari27278
      @mari27278 9 лет назад +18

      +Livia Cadete ele explicou no vídeo...

    • @laerteaero
      @laerteaero 6 лет назад +1

      Visualização. Ytber precisam disso

    • @davidmartineslupin3427
      @davidmartineslupin3427 5 лет назад +1

      clique bite

    • @SamuelHenrique-mi4yc
      @SamuelHenrique-mi4yc 4 года назад

      @@CesarSinicio como se isso fosse importante

  • @caiosocrates3438
    @caiosocrates3438 8 лет назад +45

    Ao assistir esse vídeo tive a impressão de que você foi acusado de ser responsável pelo que cativou e por isso tomou raiva do livro, pois seus argumentos são bem rasos, e falo isso com todo o respeito do mundo. Primeiramente, um leitor bobo não é um leitor que sai citando frases do livro, pois um leitor assim é um que foi tocado pelo livro. Muitas vezes as frases desses livros são citadas, às vezes sem contexto, mas isso não torna o livro pior nem um "livrinho de frases feitas", afinal esse livro traz muito mais que frases, mas também uma simbologia da infância muito bonita, por exemplo. Além disso, essas frases são usadas também com contexto, eu mesmo já passei por diversos momentos em que podia ter usado frases desse livro de forma bem colocada. Outro ponto que gostaria de ressaltar é que você acha que uma frase só serve para um contexto, definido pelo autor ao escrever o livro, o que não é verdade. Uma frase pode se encaixar em momentos diferentes do que o da narrativa, existem várias formas de interpretação. Naturalmente, Romeu e Julieta, junto com outras histórias de amor, são ilusórias. Narrativas podem ser fantasiosas, é o que traz a graça para a narrativa, na minha opinião. Quem quer ler um livro de amor exatamente como acontece na realidade? Seriam completamente desinteressantes. Além disso, Romeu e Julieta foi escrito em uma época completamente diferente da época atual, não tem como comparar as formas de amor do tempo retratado com o hodierno.

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 8 лет назад +1

      +Cacto Socrates sinto que minha intenção foi exatamente a de provocar comentários como o seu, Cacto! cheios de argumentação e análise! e longe do "li o título, deixe-me demonstrar meu ódio".
      eu questiono o título "armadilha de cliques" dentro do próprio vídeo! mas entendo uma reação mais intensa e negativa com relação a ele e agradeço por opinar!

  • @CuriososPorFilmes
    @CuriososPorFilmes 9 лет назад +244

    Quando eu pego um trecho de um livro e cito ela pra alguém ela não precisa necessariamente fazer sentido dentro do contexto do livro. Quando eu leio alguma coisa e penso "que quote bacana, me fez lembrar tal coisa/pessoa" não importa o contexto, porque naquele momento eu e a minha história de vida nos tornamos o contexto daquela quote. Acho que por isso as citações do Pequeno Príncipe são tão populares, elas são rasas e profundas ao mesmo tempo possibilitando vários significados que se diferenciem daquele preso à narrativa. Concordo que existem muitas pessoas que saem copiando e colando frases por aí sem ter lido os livros, mas aí? Aquilo diz algo pra elas, aquilo tem um contexto sim, é o contexto singular de cada uma e não tem nada de errado com isso.

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 9 лет назад +5

      +Curiosos Por Filmes Eu concordo que a gente possa trazer das coisas um sentido que é nosso próprio! E de jeito nenhum estou fazendo um apelo para que paremos de usar as frases dos livros ou precisemos nos explicar ao usá-las.
      O convite é outro: "que tal pensar sobre quem, como e quando disse essa frase?" Sinto que isso faz sentido até pra poder entender se o seu eu de hoje se beneficia desse sentido construído tanto quanto o fez quando a situação na sua própria vida era diferente!
      De toda maneira, essa é a ideia! Convocar as pessoas a lerem e pensarem e olharem de novo e redescobrirem o que já foi. E sem dúvida, criarem seus próprios sentidos nesse meio tempo! =D

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 9 лет назад +2

      +Allana eu não sou o maior fã do mundo do livro não... é bacaninha, mas só! e tua percepção tá certinha: o que me incomoda é o fato de que a gente tem pouca disposição pra se aprofundar nas coisas, e isso - às vezes - é um movimento perigoso! =)
      obrigado por apimentar a discussão!

    • @CuriososPorFilmes
      @CuriososPorFilmes 9 лет назад +9

      Cesar Sinicio
      O que eu entendi o vídeo é que te incomoda o fato das pessoas se utilizarem das frases de um livro desconsiderando o contexto original e/ou modificando o seu sentido, segundo você "O Pequeno Príncipe" é a maior vítima dessa pessoas.
      E o que eu questionei foi: Qual o problema das pessoas se desprenderem ou mesmo nem conhecerem o contexto original da frase? Quando eu digo "Tu te torna eternamente responsável pelo que cativas" não interessa a história da raposa, ou se existe uma raposa, eu vi a frase, pensei em alguém que está me fazendo sofrer e não se importa e pronto, aí está o meu contexto. Não existe um sentido único ou original pra nada, portanto não vejo razões pra exigir que as pessoas "se aprofundem" (isso ficou entendido como conhecer o contexto inicial da frase) pra só depois elaborarem os próprios sentidos, isso acontece de imediato, na primeira leitura eu já coloco o meu sentido ali, e se fosse pra escolher um "sentido original" acho que o mais adequado seria esse, que claro, é único e talvez pra você não faça o menor sentido.

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 9 лет назад +3

      Curiosos Por Filmes continuo concordando em absoluto!
      se você reparar, eu não falei de odiar o livro em nenhum momento depois da frase de impacto... você está se apropriando do título da mensagem do seu jeito e eu acho que é válido isso!
      é justamente a ideia que quis provocar! como pode ser interessante fazer apropriações, mas pensar sobre elas - sobre os sentidos que as coisas adquirem pra você! =)
      obrigado por contribuir com o debate!

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 9 лет назад +1

      Ana Carolina ótima reflexão, Ana! =D obrigado por isso!

  • @chsliotti
    @chsliotti 7 лет назад +93

    Meu amigo, vc odeia o livro por causa de uma opinião sua, só sua? Por causa de 1 capítulo ou de uma frase? Vc não entendeu o que é a raposa? Pelo amor de Deus, vc é inteligente cara, a redoma como sitou, não é figurado? a flor não morreria se fosse essa cúpula de vidro como pensa? Isso eh sensacionalismo para crescer o canal? Só pode! Esse livro é o menor que um ser humano pode portar com a maior história e conhecimento que pode carregar.

    • @valeriocatellan
      @valeriocatellan 2 года назад +1

      Se ele odeia tem que ser opinião dele. Ele não odiaria por opinião alheia

  • @waltergomes8092
    @waltergomes8092 7 лет назад +36

    Ódio a gente tem por aquilo que nos faz mal, nos fere e nos prejudica ! odiar algo só pelo fato de achar chato, ruim e não fazer o estilo das coisas que você gosta é patético, infantil demais e idiota. no mais, que culpa o autor do livro tem se muitas pessoas não sabem interpretar e ficam enchendo o saco dos outros por aí com frases do livro ? odeie essas pessoas em vez de odiar o livro, que é bom sim é muita gente leu, entendeu e gostou.

  • @victoriavalverde7447
    @victoriavalverde7447 9 лет назад +46

    eu entendo seu ponto de vista, e me irrita também, mas meu amor pelo pequeno príncipe ainda vive

  • @monalisa_2.0
    @monalisa_2.0 5 лет назад +11

    Li o livro ontem, chorando, uma historia muito bela, estava lendo para minha mae que diversas vezes ouvira falar de tal livro, mas nunca leu, ela achou engraçado o fato de minha voz estremecer por causa do choro, choro causado por um simples livro, achei tal obra tão linda que ainda procuro por historias parecidas, mas o livro parece tão completo, mesmo faltando coisas, que não consigo achar. Talvez não tenha gostado do livro porque é uma "pessoa grande" e gente grande é assim mesmo.

  • @pessoaaleatoria136
    @pessoaaleatoria136 4 года назад +15

    "Tu te tornar eternamente responsável por aquilo que cativas" pra mim quer dizer que o amor e a amizade são também um compromisso,vcs cuidam um do outro,não é que vc é obrigado a isso,mas é que vc ama,ent quando vc cativa alguém vcs dois se tornam partes da mesma coisa,vocês se tornam família
    Na verdade quase todas as coisas ditas nesse vídeo vieram de uma leitura rasa,não de um livro raso. O que adianta,afinal,o livro ser profundo e o leitor só molhar os pés?

  • @HelenaEher
    @HelenaEher 9 лет назад +19

    Desculpa, mas não concordo mto com o vídeo dessa vez... Não é pq as frases, de alguma forma, não fazem um sentido (positivo) pra vc, que não fazem para outros leitores.
    A história do Pequeno Príncipe, acredito, cativa muitos leitores por toda a simplicidade, afinal o fato de o personagem principal ser uma cça faz com que essa simplicidade faça total sentido na história... Dependendo do leitor e da leitura, mais mensagens vão sendo descobertas...
    Por fim, concordo que é legal fazer uma leitura mais profunda na história, mas discordo que é "bobo" o leitor que se encanta com uma frase, pois para ele, no contexto da história ou extrapolando para um contexto de sua vida particular, aquilo pode ter um sentido mais grandioso do que é possível ver...

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 9 лет назад +6

      +Helena Eher não precisa se desculpar não, Helena! Discordar é parte desse processo da gente se aprofundar! De fato, não quero fazer aqui um chamado à proibição de se citar frases! Mas convidar as pessoas a pensarem que livros, autores e personagens não são "verdades" para fora do contexto da narrativa. Podemos construir esses sentidos, mas eles sempre serão uma aproximação da realidade e não o próprio mundo real!

  • @eleonaraaraujo8124
    @eleonaraaraujo8124 3 года назад +3

    O livro é muito profundo e a análise desse vídeo não chega perto da dimensão filosófica e atemporal do livro.

  • @holarotivitor
    @holarotivitor 9 лет назад +49

    Concordo com seu ponto de vista quanto ao compartilhamento de frases e uso indevido de citações. Mas é de se levar em conta que cada leitura é uma leitura. E uma obra, lida pela mesma pessoa, em momentos distintos de sua vida pode ter variações na sua significação. E que mesmo que em determinado contexto seja equivocada em outros ela pode ser oportuna.
    Acho errado apontar o dedo para a interpretação da outra pessoa e dizer que ela tá errada se a leitura dela daquilo é diferente da sua. Até por considerar a memória do leitor, sua capacidade de leitura, contexto e experiência de vida.
    Essa frase do Pequeno Príncipe "te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" a mim, não se refere a namoro ou romance, mas como uma relação à amizade... "Vc se fez meu amigo, agora seja meu amigo".

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 9 лет назад +5

      +Vitor Oliv legal tua interação, Vitor!
      mas olha só... se a gente se oferece como amigo para o outro está criando um refém do nosso carinho? é claro que a gente espera algo... mas as pessoas não tem que devolver como obrigação.. e acho que a frase acaba implicando nisso!

    • @Mari-dp2dp
      @Mari-dp2dp 9 лет назад +5

      +Cesar Sinicio Mas no fundo não é isso o que a gente espera? Sei que é um pensamento horrível, mas o cara botou no livro aquilo que ele sentia e eu não veja outra interpretação pra frase...

    • @holarotivitor
      @holarotivitor 8 лет назад +2

      +Cesar Sinicio Mas olho mais como uma brincadeira ou ainda um elogio de como aquela pessoa se fez especial. Não necessariamente uma obrigação.
      Que legal que vocês respondem.

    • @thatamoura2238
      @thatamoura2238 8 лет назад +2

      Plenamente de acordo Vitor, cada um lê, interpreta e transmite o que entendeu, e isto é o genial dos livros, se alguém lhe disse uma frase de um livro e quando leu teve outra percepção, ótimo significa que vc raciocínia, também não achei legal chamar alguém de bobo e ignorante somente por ela não ter a mesma interpretação que a sua.

  • @laysasilva2167
    @laysasilva2167 9 лет назад +5

    "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas": eu fico realmente aflita quando leio/escuto/penso isso.

  • @fontedaleitura5242
    @fontedaleitura5242 9 лет назад +7

    Eu achei que era a unica pessoa que não tinha curtido o livro! Eu já tentei ler ele três vezes e nunca passei da metade.

  • @BeatrizLima-xy5rs
    @BeatrizLima-xy5rs 8 лет назад +12

    Respeitando sua opinião. Mas , pra mim , o cabine literária perdeu graça depois que vi esse vídeo. Perdeu um inscrito.

  • @lucineidesantos3009
    @lucineidesantos3009 8 лет назад +96

    infelizmente é isso, todo mundo cria um canal literario no you tube e passa a se achar O crítico literário! tudo bem em ter sua opniao, em não concordadar ou achar que todo livro é bom mas o que me irrita é com a arrogância que se fala. eu adoro livros mas sinceramente esses canais literários estão me enchendo o saco!!!

    • @vitorferreira1001
      @vitorferreira1001 8 лет назад +5

      +lucineide santos Exatamente, Lucineide. Você disse tudo!!!!!

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 8 лет назад

      +lucineide santos obrigado pela sua opinião, Lucineide! eu inclusive gravei um vídeo falando sobre o quanto vale a opinião de um crítico e se não tiver de saco cheio do canal pode dar uma olhada!

    • @JoaoLucas-zu5zv
      @JoaoLucas-zu5zv 4 года назад

      perfeito, colocou o menino mimado no seu lugar devido.

    • @danilolopes6276
      @danilolopes6276 4 года назад +3

      Concordo... se acham super intelectuais diante pobres leitores mortais!

    • @eloasilva3689
      @eloasilva3689 3 года назад

      Bem isso.

  • @NuLiUzumaki
    @NuLiUzumaki 8 лет назад +7

    eu interpreto diferente essa frase, eu entendo que quem cativa se sente responsável, o pequeno príncipe cativava a raposa ou a rosa, e depois ele se sentia responsável por elas e por isso não queria se afastar delas nem da raposa nem da rosa.

  • @raianesousa8308
    @raianesousa8308 9 лет назад +26

    EU AMO O PEQUENO PRÍNCIPE mas achei extremamente legal você levantar essa questão da leitura mais intensa, mais profunda. Sinto que isso tem faltada e qualquer best-seller se torna o suficiente (não digo que não seja, mas geralmente eles não requerem uma leitura mais intensa).
    Ótimo vídeo!

  • @AhmedHussain-mo9et
    @AhmedHussain-mo9et 8 лет назад +36

    A Bíblia, na minha opinião, é o livro campeão de "frases soltas" na boca do povo. A pessoa decora um versículo e sai berrando a plenos pulmões, mas não leu o restante do capítulo, não conhece os personagens e não leva em conta a mentalidade do povo da época. Bom, isso é o que me irrita, bjx.

    • @mariacarvalho5873
      @mariacarvalho5873 4 года назад

      O pior e que elas nao veem o contexto.

    • @mariacarvalho5873
      @mariacarvalho5873 4 года назад

      E isso acontece tb com o Corao, a Torah, os Vedas.

    • @josianesilva6864
      @josianesilva6864 4 года назад +2

      Isso eu concordo com você. 1 usar o nome de Deus em vão. 2 tem gente realmente que em situações usam versículo bíblico, mais se tivesse lido o capítulo todo, iria ver que não tem haver.

    • @Renata_Nit
      @Renata_Nit 4 года назад

      @@josianesilva6864 Estilo "Malaquias 3:10", né!?? Rsrs...
      A gente pergunta para o povo se já leu o contexto, o que vem antes e depois, dificilmente alguém sabe.
      Irritante.

  • @deniseestachamando
    @deniseestachamando 8 лет назад +4

    Deu vontade de ler o O pequeno príncipe de novo, ver como o enxergo na minha ótica de agora

  • @lucienesilva4088
    @lucienesilva4088 3 года назад +5

    " Literatura: reflexão, interpretação, subjetividade" Amo O Pequeno Príncipe!

  • @karencarvalho3656
    @karencarvalho3656 8 лет назад +5

    A minha vida inteira recebi "spoilers" desse livro, mas nunca consegui entender pq de fato não tinha lido o livro, apenas ouvido as frases de efeito. Quando eu li, tive uma ideia totalmente diferente dessas mesmas frases agora com um contexto. Achei um livro lindo!

  • @BiaCostaSonhar
    @BiaCostaSonhar 9 лет назад +2

    EU AMO O PEQUENO PRÍNCIPE, mas achei que você está certo. Pois, hoje em dia tem pessoas que apenas começam a ler, não procuram compreender e interpretar a história e saem citando frases como se fosse um grande filósofo.

  • @andymartins6451
    @andymartins6451 8 лет назад +1

    Muita gente ficou revoltadinha. Se o leitor não gostou, vocês devem aceitar.

  • @stephaniemoura8354
    @stephaniemoura8354 9 лет назад +3

    Nossa, finalmente encontrei mais alguém que não endeusa O Pequeno Príncipe. Na verdade, acho que não se deve endeusar nada. verdade seja dita, não existe obra perfeita, a nossa função, como mentes pensantes, é refletir sobre o que está dentro dela.

    • @brunahelena9034
      @brunahelena9034 2 года назад

      e me cada pessoa a obra vai bater de uma forma singular, eu mesmo n vejo nada demais nesse livro

  • @marinarocha9582
    @marinarocha9582 8 лет назад +9

    Me representou!
    Quando acabei de ler a primeira vez até me senti meio mal por não ter achado o livro tão excepcional como sempre ouvi falar rsrs
    Concordo com sua opinião 100%
    As pessoas têm uma mania estranha de querer "aparecer" e dá uma de intelectual, não importa como. Acredito que isso de se apegar a certas frases ou livros só porque muita gente fala, tem a ver com isso.
    Por mais análise de contexto antes de espalhar "frases feitas" por aí hahaha

    • @brunahelena9034
      @brunahelena9034 2 года назад

      siiim, eu não odeio o livro mas pra mim ele foi simplesmente esquecível, inclusive eu n gravei nenhuma frase de efeito kkkkkkk quando terminei eu pensei: é isso que o povo acha sensacional?! inclusive vou ler de novo pra ver se bate diferente em mim pq a primeira vez n rolou e tbm sou vou reler pq é curto, se fosse longo JAMÉ

  • @fbcomunica
    @fbcomunica 9 лет назад +10

    O livro é maravilhoso sim. O fato dd você não gostar, não te deixou pesquisar nem mesmo o período, o contexto, em que ele foi escrito. Não precisa falar français pra encontrar isso. Resumindo, seu video foi pra tirar onda de quem não leu o livro e fica compartilhando as frases do mesmo.

    • @Newguite
      @Newguite 9 лет назад

      Eu n sei o que o periodo em que ele foi escrito tem haver com o vídeo o.O

    • @fbcomunica
      @fbcomunica 9 лет назад +2

      +Cyborguii Silva o nome do canal é? Pois é. Então na hora de analisar um texto ou um discurso, mesmo se o autor falou através do personagem, ele tem todo um contexto que o envolve. Isso é análise de discurso. Então, tem tudo a ver..

    • @Newguite
      @Newguite 9 лет назад

      Fernando Barbosa Entendi, tem haver mesmo, só que acho que o que falou não vai muito pra esse lado, acho que vai no lado de que as pessoas muitas vezes vêem uma frase ou citação de forma simples, não se aprofundam um pouco mais, ao meu ver ele nem fala muito sobre o livro, o titulo do vídeo por exemplo foi um exemplo :/, não sei se entendeu o que eu quis dizer mas eu tentei :). E "Cyborguii Silva" é um apelido meu, eu não posto vídeos, só assisto, eu coloquei isto na descrição do meu "canal".

    • @fbcomunica
      @fbcomunica 8 лет назад +2

      +Cyborguii Silva : )

    • @andrejosemeurerify
      @andrejosemeurerify 8 лет назад

      +Fernando Barbosa O livro é problematico mesmo... ensina alguns valores que não tem utilidade real. Pra começo cativar no sentido original significa literalmente manter em cativeiro... isso no idioma original, no françês.

  • @LiteraNerd
    @LiteraNerd 8 лет назад +4

    Tem gente discutindo com você nos comentários. Parabéns! Conseguiu.

  • @alexalmeida3974
    @alexalmeida3974 8 лет назад +4

    Sou formado em filosofia e vejo isso o tempo todo com o que os filósofos escrevem ou escreveram. Usam-se frases soltas defendendo um outro pensamento do qual tal filósofo jamais trabalhou, ou seja, uma deturpação geral do que ele disse.

  • @baep8849
    @baep8849 7 лет назад +18

    Quando se lê um livro como O Pequeno Príncipe, lê-se com o espirito, ou seja, com amor. E não analizar o livro e pensar como "Pessoas Grandes", você leu o livro com o raciocínio. As frases são lindas e dão uma grande lição de vida a quem lê, você acha pontos negativos em coisas que são completamente maravilhosas. A capa é perfeita, as ilustrações perfeitas, HISTÓRIA E FRASES PERFEITAS! Sinto em lhe dizer mas você não tem coração. Seu coração é de pedra! Por favor, releia o livro, se imagine uma criança, leia com sua alma e inocência. Não leia como uma pessoa grande. Se isso não funcionar, és uma pessoa impura. "É o espirito que conduz o mundo, não o raciocínio." Vá a merda.

  • @EduardoGibelli
    @EduardoGibelli 3 года назад +2

    Talvez você odeie porque você enxerga o chapéu...e não a cobra que engoliu o elefante.

  • @fabiomares1835
    @fabiomares1835 4 года назад +7

    Há pessoas que se incomodam com a felicidade alheia. Você é uma delas, César!

  • @luizadias5560
    @luizadias5560 9 лет назад +2

    Realmente, agora que eu parei para pensar tem partes equivocadas em O Pequeno Príncipe, como a proteção máxima da Rosa, que você citou. E quando eu li o livro, assisti ao filme e às peças de teatro, eu sempre me perguntei "se o Príncipe ama tanto a Rosa, por que ele a abandona para conhecer outros planetas?". Há coisas desconexas no livro, mas ainda assim o amo tanto e algumas "frases prontas" podem ter se tornado clichês, porém são tão 'minha vida', como "Quando a gente anda sempre em frente, não pode mesmo ir longe". No contexto, claro, fica mais bonito, mas mesmo quem nunca leu o livro pode perceber que há profundidade na frase.
    Quanto a frases usadas fora do contexto, eu tenho milhões de exemplos, como frases de status de whatsapp (principalmente aquelas frases filosóficas que nem tem autoria) e na minha sala de aula há caricaturas de escritores brasileiros em pequenos quadros, com espaços brancos ao lado destinados para a escrita de poemas ou frases de livros. Esse foi o impulso de que eu precisava para ler autores nacionais. E eu fiz um trato comigo de só escrever naqueles quadrinhos frases de autores que eu li ou vou ler, então eu escrevi nos do Jorge Amado, Rachel de Queiroz e Cecília Meireles frases dos livros deles, mas meus colegas escreveram nos demais autores frases que podem nem ser deles... quem sabe encontradas em uma página qualquer do facebook? Então sou super a favor da autenticidade de citação e, principalmente, compreendê-la no contexto (e não faz mal sair do contexto pra sua vida).

  • @melissafrazao5682
    @melissafrazao5682 9 лет назад +3

    Quando vi o titulo do video ja entrei em choque ,é um dos meus livros favoritos (depois da :as vantagens de ser invisivel),quando era pequena ODIAVA o pequeno principe ,mas depois do filme e fui ler o livro amei.Então posso dizer que cada um tem sua opinião e não podemos criticar .

  • @rafaelalima5667
    @rafaelalima5667 8 лет назад +3

    Pelo que eu entendi César, o problema é mais o jeito que os trechos do livro são interpretados do o livro propriamente dito. Eu particularmente acho lindo a maneira como ele trata da morte.
    Mas concordo com sua reflexão sobre as frases.
    abraços.

  • @sagadeanimes
    @sagadeanimes 8 лет назад +7

    Se fosse assim, todos deveríamos odiar a Bíblia por ter frases retiradas fora de seu contexto, algumas dando esperança, e outras desmotivando as pessoas.
    Comecei a ler o pequeno príncipe ontem e já terminei com um audiobook. Confesso que nunca entendi pq ele era tão amado, achava que era por causa do desenho, mas ontem, lendo ele, percebi. São frases simplórias que exprimem um significado grandioso.
    A cerca de vidro que o principe colocava em volta da rosa não simbolizava que ela não deveria ser tocada por nada nem por ngm, mas sim o amor e o cuidado que ele tinha para algo tão simples, mas considerada especial. A rosa na nossa vida pode ser nossa mãe, nosso irmão, filho, esposa ou namorada. Óbvio que nem sempre estaremos lá, naquele ambiente(planeta) para lhe dar a devida atenção. Mas com toda certeza, somos responsáveis por cativá-las, e devemos sempre, com ou sem êxito, tentar mostrar nosso zelo...representado pela cerca de vidro.

    • @adriancc4341
      @adriancc4341 8 лет назад

      eu adoro o pequeno príncipe e acho que ele está bem errado!!!!

  • @diandrafernandes8471
    @diandrafernandes8471 8 лет назад +2

    O maior exemplo para mim é: "Ser ou não ser, eis a questão" que vejo sempre sendo associado a filosofia e não a Hamlet.

  • @deborahvieira5981
    @deborahvieira5981 8 лет назад +2

    Eu gosto do pequeno príncipe. Foi o primeiro livro que meu pai leu pra mim na infância, porque ele já adorava o livro. Acho que foi o primeiro livro que ele comprou pra mim também (isso há mais de 20 anos atrás). Mas concordo contigo, por muito tempo ouvia e via pessoas citarem frases do livro sem saber da onde era ou o contexto como você mesmo disse. Lembro de muita gente citar aquela "o essencial é invisível aos olhos" (além das que você já citou).
    Um livro que todo mundo gostou menos eu? Caixa de Pássaros.... Até fui xingada por não ter gostado! E a culpa das estrelas... que eu até que mais ou menos achei bacaninha, mas todo mundo (ou muita gente) achou melhor-livro-da-vida-ever-meu-deus-que-incrível e eu achei "meh".

  • @AmandaRistov
    @AmandaRistov 8 лет назад +2

    Mais um vídeo lindo... ❤️
    Eu gosto muito deste livro, foi muito importante na minha infância, mas concordo contigo, é ao mesmo tempo um livro perigoso, vai depender muito da perspectiva considerada ao observá-lo. Dessa forma eu sei que você consegue compreender, também, apesar dos pesares, o motivo pelo qual esse livro é importante e fala ao coração de muitos.
    Houve um momento na minha vida, como vc disse, que essa frase "tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas", foi um problema enorme na minha vida.. dai comecei a entender isso tudo, você tirou as palavras da minha boca.
    Adoro, de coração, quando alguém mostra o outro lado das coisas assim.. o mundo precisa disso, sempre. rs
    Tu é muito querido, César!
    Tudo de bom pra ti!

  • @AnaLuiza-sv2ox
    @AnaLuiza-sv2ox 8 лет назад +2

    MARAVILHOSO: "Lemos de forma rasa". "Palavras do autor através de personagens". Aplicação de teatro em leitura.
    Fora a observação sobre uma galera morrer provavelmente sem necessidade em Romeu e Julieta.
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @may.severiano
    @may.severiano 9 лет назад +9

    Ah Cesar ...

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 9 лет назад +1

      +Mayara Severiano pois é... não é um chamado à proibição do uso das frases... mas a gente precisa tomar cuidado pra não falar coisas que lemos (por mais bonitas que sejam) e tê-las por verdade!

    • @KikaLeal
      @KikaLeal 9 лет назад +3

      +Mayara Severiano Infelizmente é isso mesmo que ocorre com a Bíblia!

  • @Samduartetube
    @Samduartetube 8 лет назад +2

    eu acho que cada um tem seu ponto de vista, o meu é que o livro é realmente pra isso, viver na fantasia, é pra se auto avaliar ao ler, são fatos que acontecem sim, realmente parte do que você disse é verdade, mas se formos levar tudo pro lado real da coisa, porque ler livros e assistir filmes parecidos com o mundo real se já vivemos nele? eu sempre digo pra minha mãe que eu acho que essas duas coisas deveriam ser algo diferenciado, já vivemos em um mundo tão bosta e egoísta que fugir um pouco dele de forma saudável não faz mal, acho que deveria ter analisado o livro realmente como algo que você pode levar pra sua vida, refletir, eu acho que foi pra isso que ele foi criado, pra identificarmos que mesmo sendo adultos, podemos ter uma alma de criança, rodeados de imaginação e positividade, pode parecer bobo mas eu aprendi que isso ajuda bastante, as pessoas gostam dele porque todo mundo gosta de um pouco de esperança, e foi isso que eu senti ao termina-lo, esperança, me senti leve como se algo dentro de mim tivesse mudado, meus pensamentos após isso me fizeram refletir que mesmo eu tendo apenas 14 anos, ainda quero ter a alma de uma criança, ter a capacidade da imaginação, e eu acho que foi isso que faltou pra pessoas que não gostaram, imaginação.

  • @laylayout
    @laylayout 8 лет назад +1

    Eu não posso dizer que concordei com a parte do P.P porque eu nunca li, mas sobre o fato de que as pessoas pegam só uma parte de uma história e já usa ou julga é muuuuito real isso, infelizmente.

  • @marimarq1
    @marimarq1 9 лет назад +2

    Cesarrr, seu lindo! Não concordo com algumas coisas que você disse com relação ao enredo da história, mas achei a crítica extremamente pertinente. Existe uma galera por aí que sai usando várias frases soltas de obras "conceituadas" sem saber o contexto (e, muitas vezes, nem de que obra é) e acaba desviando muuuuito daquilo que realmente significa.
    Continue com os vídeos fodas! Beijoss!

  • @AmanditaFontenele
    @AmanditaFontenele 8 лет назад +2

    Esse entra pra lista de vídeos favoritos do Cabine - apesar de adorar esse livro, e não o contrário. Mas é justamente por gostar tanto do Pequeno Príncipe que me dá uma alegria quando vejo alguém que enxerga além das frases "fofinhas" que as pessoas teimam em compartilhar nas redes sociais e decorar camisetas. Sinto uma dor, como se o resto do livro tivesse sido abandonado (e ele é tão bom pra tão pouco ser tirado e usado assim!)
    Quanto a ler livros que todo mundo ama e bom, você, nem tanto... As vezes me sinto meio culpada porque nunca consigo gostar completamente de nada. Sempre me pego achando algum furo, alguma coisa que não faz sentido e me perguntando porque todo mundo ignora esses detalhes. As vezes penso que estou sendo crítica demais, mas também penso que já passei daquela fase em que você acaba insistindo em amar algo cegamente, só porque gosta muito daquilo :/

  • @fabiomares1835
    @fabiomares1835 4 года назад +1

    Como tem gente que se incomoda com palavras e frases bonitas? Acredito que seja para aparacer e polemizar. As palavras sem a prática pouco importam! Cabe a cada um vivê-las como quiser, seja de forma apenas de frases feitas, seja de maneira verdadeira! As pessoas é que dão significado as coisas! Algumas não acreditam no amor, outras acreditam!

  • @elonunsantos
    @elonunsantos 2 года назад +1

    Porém, não vejo problema nenhum você trazer um novo significado para uma frase. Eu mesma faço isso sempre, de uma forma criativa, para brincar com as palavras.

  • @juliorangel85
    @juliorangel85 9 лет назад +6

    A importância do livro está demonstrada no seu vídeo. Um livro irrelevante não valeria um debate tanto anos após sua edição. Parabéns ao Exupery, muitos tentam mas poucos alcançam esta excelência. O Gênio é sempre controverso.

  • @Amana2212
    @Amana2212 8 лет назад

    É realmente incompreensível o fato de alguém não gostar de O Pequeno Príncipe.

  • @vfacanha1
    @vfacanha1 9 лет назад +1

    Odeio quando as pessoas falam "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". A maioria da pessoas usa ele totalmente fora de contexto. Grande parte só sabe que é do Pessoa, mas nunca chegou a ler "Mar português" e sai usando a frase a torto e a direita.

  • @anabeatrizlimamiro2408
    @anabeatrizlimamiro2408 8 лет назад +2

    Han, eu não odeio. Só não curti o livro. "Odiar" é uma palavra muito forte...

  • @arthurtelles4813
    @arthurtelles4813 9 лет назад +3

    Não concordo com sua opinião, porém, a respeito. Esse livro é muito bom pra mim, uma das leituras mais fácil de entender e ao mesmo tempo mais profundas de ler. Não me recordo quantas frases aproveitei desse livro. Sei que foram muitas!
    As frases do livro não são pra ser usadas no sentido literal. Como aquela que você citou: Se tu vens as quatro da tarde, as três começarei a ser feliz. Acho que seu exemplo dos ensaios do teatro não foi feliz comparado com essa frase. Não se trata de tempo, mas sim de sentimento.
    Acho que esse é um daqueles livros "8 ou 80", algumas pessoas amam e outras odeiam.
    Certa vez o escritor Airton Ortiz me disse que quanto mais fácil for a leitura do livro, mais difícil foi de ser escrito.
    Quanto mais fácil um livro puder ser lido, mais fácil de entende-lo e mais fácil será de o autor passar a mensagem que quis para o leitor. A mensagem final é o que realmente importa. Acho que esse livro é a perfeita fusão de complexidade e simplicidade. Bom víd

  • @jerssirapaiva6826
    @jerssirapaiva6826 8 лет назад +4

    apelou no título o vídeo não fez jus. primeiro dislike pro cabine....nem é pelo pequeno Príncipe, mas achei falava essa analise. achei que ia me convencer de algo.

  • @Fellicite
    @Fellicite 6 лет назад +2

    Muito bom! Gosto do Pequeno Príncipe e sempre fiquei incomodada seja com esse livro ou com os demais! parabéns por falar o que muita gente gostaria de falar!

  • @gabrielavaz4243
    @gabrielavaz4243 8 лет назад +1

    O erro não é do livro e sim das pessoas que usam suas frases erradas. O livro em si é bom.

  • @eisenheim777
    @eisenheim777 9 лет назад +1

    Eu tbm odeio pequeno príncipe!!! "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
    Pra que né?
    Qual a utilidade de ser responsável por alguma coisa ou alguém?
    Isso não tá com nada!
    O legal é seduzir geral, falar que quer constituir família, engravidar as moça e abandonar!!!
    Isso sim é um ideal de vida e de nobreza de espírito e caráter!
    Essa coisa de pequeno príncipe dentro de todos nós é furada!
    (ironia).

  • @bellanine
    @bellanine 9 лет назад +4

    César, vc falou exatamente o que minha amiga e eu vivemos comentando. Eu amo O Pequeno Príncipe e sim, as "frases de efeito" são lindas mas, vamos parar de repetir e começar a pensar a respeito. Eu sou o tipo de leitora muito, mas muito crítica. Eu leio até devagar em comparação às outras pessoas. Só que eu demoro porque leio, reflito, vejo contextos, tento entender qual era a mensagem que, na maior parte do tempo, tá lá, nas entrelinhas, se vc parar de ser preguiçoso e pensar a respeito. Sabe o que parece? As pessoas adoram os bordões porque com eles não há necessidade de pensar, muito menos contextualizar. Serve só pra dizer: "Eu conheço a obra.", quando na realidade nem sabe direito do que se trata e a ideia central. Pensar dá trabalho e as pessoas estão preguiçosas pra fazer esse tipo de coisa.

  • @daniellecavalcante5733
    @daniellecavalcante5733 8 лет назад +1

    Eu gosto muito do livro, a cada leitura que faço aprendo algo diferente. Mas concordo com você, a parte da rosa e da raposa são as mais entediantes do livro. Por isso evito muitas vezes de comprar itens do livro porque sempre vem com a frase 'Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas', que é a parte que mais discordo do livro.

  • @MsLinaPaiva
    @MsLinaPaiva 5 лет назад +1

    Eu peguei um nojo absoluto pelos fãs desse livro. É fato que muita gente gosta de usar frases do livro de forma enigmática pra lançar indiretas pros outros, e tem um monte deles destilando seu ódio irracional nos comentários. Comentário bom é raro.

  • @mariathaisnavarro7518
    @mariathaisnavarro7518 8 лет назад +1

    Não leve tudo a sério! O segredo desse livro é deixar se levar.

  • @julberndt
    @julberndt 9 лет назад +2

    eu ouvi uma frase ontem do professor Gabriel Chalita que dizia que a alegria está na coisa ordinária, na rotina, pois se você ficar esperando pelo extraordinário você se frustrará já que ele não acontece com tanta frequência quanto você espera. Logo acho que essa relação dele com a flor é um pouco mais do que apenas um se enjoar do outro.
    Bom vídeo aliás, fazendo a máquina geradora de cliques ser ativada, hahaha.

  • @kurtaguiar
    @kurtaguiar 8 лет назад +3

    Muito bom seu video, ja virei fã.

  • @guillermofernandez7699
    @guillermofernandez7699 8 лет назад +1

    Quando vi o título já tinha marcado "não gostei" por impulso, mas você argumentou muito bem e disse algumas coisas que estou super de acordo. Simplesmente não posso deixar de curtir esse vídeo hahaha ❤️

  • @marcelineidas3327
    @marcelineidas3327 9 лет назад +2

    eu tambem não achei tudo isso do o peaueno principe pois ele praticamente não tem um contexto coeso com nada

  • @carolinafreitas9600
    @carolinafreitas9600 8 лет назад +1

    A frase que mais vi descontextualizada na vida foi o 4ª verso de Tabacaria (Álvaro de Campos). É um verso bonito, não discordo, mas a estrofe que ele está não é algo otimista e que te deixa sonhando, na verdade é mais um soco na cara (talvez 3 socos e um cuspe)

  • @Zetaixon
    @Zetaixon 8 лет назад +2

    que música e essa?

  • @alvanysilva4723
    @alvanysilva4723 8 лет назад +2

    Sério! Quase te xingava! Brinks. Rs.
    Ainda bem que costumo ver todo o vídeo pra que eu tenha respaldo quando vou criticar. E você me fez ver de outra forma essas frases que acabam se tornando clichês. Claro que não podemos ser tão radicais, pois essas frases de impacto podem ser citadas de forma ilustrativa em outros contexto.
    Anyway, adorei o vídeo.
    Parabéns!!
    Adoro o canal.

  • @cristianebragamaciel1644
    @cristianebragamaciel1644 8 лет назад +1

    Não me considero uma leitora "rasa" ... e amo a obra. É de uma sensibilidade incrível no meu ponto de vista.
    Respeito tua opinião, mas não concordei com nada do que falaste.

  • @Luterario1993
    @Luterario1993 9 лет назад +1

    Eu gostei bastante de O Pequeno Príncipe, achei encantador, mas tbm achei super interessante seu ponto de vista e colocação em relação a ele. Um livro que eu não gostei, mas que muitos gostam é A Menina Que Roubava Livros. Com respeito e humildade iremos longe. César vc é um fofo!!

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 8 лет назад

      +Lucas Lima muito obrigado, Lucas!

  • @karlapyetrapereira1426
    @karlapyetrapereira1426 Год назад

    Pensando aqui não sei como é a interpretação de cada um, mas para mim a frase " Tu se tornas eternamente responsável por aquilo que cativas " está relacionado ao fato de você ser responsável pelo sentimento, continuar cativando o, cuidando preservando para não o perde e não no sentindo de ter obrigação eterna com a pessoa que você um dia cativou, não significa que você pode simplesmente sumir da vida da pessoa e abandonar ela, mas uma saída saudável para os dois
    Enfim, isso é muito complexo de explicar mas é o que eu sinto a essa frase
    Cativem constantemente aquilo que vocês amam

  • @Neviekky
    @Neviekky 2 года назад

    Apenas algumas frases para esse vídeo!
    "As pessoas grandes são muito esquisitas",pensava o pequeno príncipe durante a viagem.
    "As pessoas grandes são de fato muito estranhas", pensou ele continuando sua viagem.
    "As pessoas grandes são decididamente estranhas, muito estranhas..", dizia para si mesmo durante a viagem.

  • @anaclarapaniago4303
    @anaclarapaniago4303 9 лет назад

    Pequeno príncipe é um livro que passa uma mensagem incrível em vários aspectos. Ele fala sobre a pressão psicológica dos pais em fazerem seus filhos serem alguém (e alguém significa ter uma carreira boa que lhe deixe rico), fala sobre o problema que existe no mundo em relação a falta de criatividade e há crença de que ela é irrelevante, fala sobre o problema do materialismo e consumismo, sobre ver coisas e pessoas em forma de números, sobre a vontade de ter mais e mais coisas inúteis só pra se sentir especial ou ser alguém, novamente, aos olhos de outro, fala sobre a desconsideração de um indivíduo que não está dentro do padrão definido como correto (preconceitos em todas as escalas).
    É um livro diferente, pois são quase 100 páginas de opiniões, e isso torna um livro complicado, muitas pessoas não o aprecia justamente por não concordarem com tudo que é exposto nas páginas.
    Eu posso dizer que assim como você eu não concordo com algumas opiniões do Antoine de Saint-Exupéry, como a frase da raposa e a superproteção do pequeno príncipe em relação a raposa, mas não é porque eu não concordo com essas partes especificas do livro que eu não vou gostar do livro como um todo, pois eu reconheço as boas partes do livro e me atrevo a dizer que elas sobrepõem, e muito, as partes ruins, afinal, não importa qual seja o livro eu acho que é muito difícil (quase impossível) que você goste de absolutamente TODAS as paginas, todas as frases que o livro traz, então acho o seu argumento um pouco falho, pois assim como as pessoas que só usam frases prontas, você isolou um ponto X da narrativa e a julgou por apenas aquele aspecto.
    Eu respeito sua opinião, só estou expondo a minha para que ambos possamos entender o ponto de vista do outro

  • @peovaooliveira5948
    @peovaooliveira5948 3 года назад

    Tudo passa: a alegria, a tristeza, a empolgação, a desencangação.

  • @kaduz4o
    @kaduz4o 8 лет назад +28

    Oi? Depois dessa esse canal perdeu totalmente a credibilidade para mim. Monique manda ele sair daqui.

    • @cabineliteraria
      @cabineliteraria  8 лет назад +9

      +Edu Zusak é uma pena, Edu! no Cabine Literária, como bons leitores, a gente valoriza a pluralidade de opiniões.

    • @kaduz4o
      @kaduz4o 8 лет назад +3

      +Cabine Literária se eu coloquei uma redoma na minha rosa foi para criar minhas filhas.

    • @onilcerolim8011
      @onilcerolim8011 8 лет назад +8

      Lamentável mas você de nada serve ao canal! o vídeo abordou uma realidade! Você do alto de sua ignorância não é capaz de discernir a crítica! ele esta perfeitamente correto a superficialidade das pessoas acabam cansando muitas vezes!

    • @lorranabrasil7748
      @lorranabrasil7748 6 лет назад

      Meu nome é Monique kkkk

  • @duckgirly7230
    @duckgirly7230 6 лет назад +1

    N ACHO QUE O PEQUENO PRINCIPE E CHATO ,MAS CADA UM COM SUA OPINIÃO

  • @shitpostdoklain124
    @shitpostdoklain124 2 года назад +1

    Vc odeio o livro ou as pessoas q leem ele?

  • @NatashaNicos
    @NatashaNicos 8 лет назад +1

    Eu gosto d'O Pequeno Príncipe, mas um dia li "O Retorno do Pequeno Príncipe", que nem é do mesmo autor, mas eu achei que poderia ser bom, e não gostei nem um pouco. Esse sim eu achei que é um livro que tentou colocar um monte de frases feitas para dar efeito. E ele fez o que, para mim, é uma das piores coisas nos livros: me deu a explicação de todas as frases e acontecimentos. Eu odeio quando o livro me conta a "moral da história". Sinto como se o autor me achasse burra demais para concluir sozinha as coisas hahaha

  • @SimoneRodrigues_
    @SimoneRodrigues_ 9 лет назад +1

    Ouvi uma opinião semelhante do Pe. Fábio de Melo não por estar ligado a determinada religião, mas o contexto do ponto de vista que ele usou me fez enxergar alguns pontos interessantes e é sempre bom conhecer outras opiniões a respeito. bj

  • @ruanputka8048
    @ruanputka8048 8 лет назад +1

    Gostaria de saber sua opinião sobre o valor de um diploma de letras ou jornalismo para um escritor. É possível se tornar um grande escritor sem nunca ter ido a univerisdade? É provável?

    • @CesarSinicio
      @CesarSinicio 8 лет назад

      +Ruan Putka oi Ruan! sinto que não é na graduação exatamente que está a fórumla para se fazer um escritor. certamente ser um bom escritor tem a ver com muita leitura e muita experência, real ou de fantasia.
      a universidade é um lugar onde se conseguir isso, mas não é o único e não necessariamente o melhor! =D

  • @neidelucena2424
    @neidelucena2424 8 лет назад +1

    Não entendi por que você gosta do pequeno príncipe você só falou mal da pessoa que usam a frase sem ao menos ter lido o livro

  • @MissLizzy239
    @MissLizzy239 8 лет назад +1

    Achei interessante os seus argumentos e você teve muita coragem de mexer em uma obra tão amada rsrs Eu concordo que jogar uma palavra solta sem contextualização é um problema, principalmente quando isso mexe com a crença das pessoas, exemplo a Bíblia. É muito fácil você adequar as palavras daquele texto a um pensamento ideológico próprio e usar dessas palavras como citação de um autor X. Apesar disso eu ainda gosto do Pequeno Príncipe, ele foi muito importante para mim em um período da minha vida, assim como para muita gente. Parabéns pelo vídeo! :D

  • @kanandacamargo2807
    @kanandacamargo2807 3 года назад

    Alguém que se sentiu ofendido por ter ouvido a frase que era responsável por quem cativa e agora quer se justificar

  • @HaruhiAgatsuma
    @HaruhiAgatsuma 9 лет назад +1

    Lembro que quando eu era pequena, eu encontrei o livro do Pequeno Príncipe na casa da minha vó e toda empolgada, porque a capa era uma gracinha, eu fui ler. Nossa, que decepção. Achei chata a narrativa, achei chata a história e nem bem tinha terminado o livro, devolvi ao fundo do armário onde eu tinha encontrado.
    Daí, de uns anos pra cá, eu vi que virou mó febre o livro outra vez. Estava saindo um MOOONTE de coisas do Pequeno Príncipe, livros, cadernos, filme. As pessoas estavam "OMG, PEQUENO PRINCIPE, QUE MARAVILHOSO, NOSSA MELHOR LEITURA, LIVRO LINDO" e então, lá fui eu, de novo, na casa da minha vó, peguei o livro (que devia estar no mesmo lugar que eu deixei milênios atrás) e me pus a ler novamente.
    A mesma coisa. Livro chato de história e narrador chato. :T Entendi mais profundamente o que estava escrito, sim, mas isso não me fez ficar menos "boriiingggg" com tudo à respeito desse livro.

  • @toqio1
    @toqio1 9 лет назад +1

    Que ótimo vídeo!!Eu não gostei do livro,achei a historia sem graça e normalmente quando falava minha opinião sobre o livro com alguem,diziam "Como assim?", "Voce é louco?" ,etc...

  • @andrelima1485
    @andrelima1485 8 лет назад +1

    Muito bom o vídeo!!!

  • @BenconZitus
    @BenconZitus 8 лет назад +1

    não consigo ler Quem é você Alaska . já tentei 3 vezes

  • @jordanabastoscosta
    @jordanabastoscosta 8 лет назад +1

    Eu também não gosto do Pequeno Príncipe. E há um livro que muita gente gosta, mas eu ODEIO, que é O Morro Dos Ventos Uivantes, ô livro insuportável, eu me esforcei para terminá-lo, apenas porque eu tinha uma copia física, se fosse ebook, eu não teria passado do primeiro capítulo.

  • @paulawenndy7990
    @paulawenndy7990 8 лет назад +1

    Ai César, você consegue até dar uma opinião polêmica sem fazer com que as pessoas te odeiem. Isso é muito bom, sério. Parabéns

  • @Yanpezzino
    @Yanpezzino 9 лет назад +1

    Não concordo muito com algumas coisas no vídeo, mas qualquer crítica tem que ser sempre bem vinda pra passarmos a ver as coisas de um modo diferente, mas continuo amando o livro ... Kkk

  • @MegaVVCephei
    @MegaVVCephei 2 года назад

    o que me intriga é por que ele se mata no final? após compreender o significado de varias coisas que aconteceram/acontece na vida dele e nas dos outros.... será que já era tarde demais pra ele voltar pro amor da vida dele? afinal ela ficou abandonada naquele asteroide e não ia durar muito...

  • @camilaoliveira4987
    @camilaoliveira4987 8 лет назад +13

    Meu Deus não acredito que FINALMENTE alguém disse isso em voz alta! Sabia que eu não era a única!
    Obrigada César

  • @diogenes6381
    @diogenes6381 8 лет назад +1

    nao achei isso tudo cara, o livro foi feito para crianças ,fala sobre amizade e amor.nao espera algum profundo como dom quixote(para um publico mais teen) ou a divina comedia(para um publico mais adulto) . eu sei que tem frases bem cliches ,porem sao verdadeiras ainda mais para uma criança(que é o publico alvo do livro).

  • @andreianunes7516
    @andreianunes7516 8 лет назад +1

    Eu amo o pequeno príncipe o livro me trouxe reflexões sobre várias relações. As pessoas podem usar as frases da maneira que quiserem eu continuo com a minha reflexão ...e sim eu tomo muito cuidado em entrar e sair de uma relação por causa do que eu aprendi das relações do príncipe com a raposa a rosa.

  • @Yanpezzino
    @Yanpezzino 9 лет назад +3

    Concordo que algumas pessoas usam as situações do livro errado porém amo o livro!

  • @TainaraFBarbosa
    @TainaraFBarbosa 9 лет назад +1

    Amo 'O Pequeno Príncipe' e amei a reflexão que você levantou! Acho que além de ler, temos que saber contextualizar aquilo que foi lido, e uma coisa que me chamou bastante atenção na sua fala foi a parte em que você diz que devemos ser responsáveis por nossas ações, falas e afins. Acho que talvez seja até um pouco "ousado" dizer isso, mas percebo que falta certo grau de maturidade quando falamos em ler livros. As pessoas querem ter algo a dizer, mas como você disse, não sabem o que estão dizendo e não tem a menor noção do impacto que o que é dito em um momento "hora da estrela" alá Macabéa pode causar. ENFIM... AMEI O VÍDEO, COMO SEMPRE. Você e o resto do pessoal do canal estão de parabéns!