Eu tenho trezentas razoes para crer que sou um brasileiro / baiano descendente de sefarditas por parte de meus avos portugueses maternos e paternos. A razao pela qual estou escutando esse dialogo e por me deliciar com a maneira portuguesa de falar. Nossa lingua, com a moda portuguesa ou brasileira e deliciosa! Agradabilissima de ouvir!
Meus antepassados obrigados a sairem da Espanha e migraram para Portugal e de Portugal para o Brasil, triste história de todos nós descendentes de judeus safardita, mais uma coisa tenho certeza que todo sofrimento serviu pra nos tornar mais fortes
@@marcioramosfotosi on vas par là.. Tout les peuples on eux des blessures.. Comme la France.. Pendant la guerre et de nombreux viols etc de la part des américains. Le passée est le passée ce n était pas notre guerre. C est pas pour ça que nous ne parlons pas aux américains ou allemands faut avancer
Interessante que aqueles que se identificam com o povo opressor, tendem a dizer que o passado é passado. Já os descendentes das vítimas viram a história de gerações das sua famílias serem marcadas. No Brasil, são pelo menos 15 gerações de famílias que não abandonam suas origens. A inquisição acabou, mas segue gerando efeitos ainda no século XXI. Exatamente como a escravidao de escala industrial que os portugueses empenharam para "produzir" no Brasil.
Muito bom...pessoalmente é o programa que nunca perco...é único no panorama da cultura em português...espero que este programa nunca acabe. É uma dupla extraordinária...hoje a rádio Observador, pela qualidade dos programas, dos seus intervenientes, pelo profissionalismo como escolhem e tratam os assuntos e temas, tornou-se num caso único da radiofonia...felizmente ...muito obrigado ao Observador, em geral, e a este programa em particular...confesso que é o único meio de informação que ouço e que dou credibilidade...bem hajam.
Otima apresentacao. Descendo de sefaraditas que fugiram da Espanha e foram se refugiar em terras otomanas ,Turquia,Ilha de Rodes e meus avos no seculo 20 ,no Brasil falavam entre si em ladino : espanhol medieval com alguns termos na lingua hebraica e cuja escrita e em alfabeto hebraico.
Os parabenizo por mais este vídeo, que me trouxe excelentes informações sobre os cristãos novos e judeus sefarditas. Meu bisavô veio para o Brasil da região do Minho; tinha o apelido de Veiga e pesquisando, descobri a origem dos Veiga do "norte" de Portugal. Gostava de saber mais sobre a vinda de cristãos novos/sefarditas para o Brasil e em particular à família Esteves Veiga. Agrsdeço imenso por sua resposta.
Se tratava não só de questão religiosa, mas financeira; prova disso é que, com pena de morte ou não, sempre havia uma condenação de confisco geral dos bens - os quais, no caso dos judeus, eram muitos.
Eles vieram para o nordeste brasileiro fugindo da inquisição...temos alguns hábitos que refletem isso...o reimoso...comidas que fazem mal no nordeste são todas as que os judeus e os muçulmanos também não podem comer
Gostei muito da afirmação de que, em grande parte das vezes, o movimento vinha de baixo. As séries "Catedral do Mar" e "Herdeiros da Terra" representam isso vivamente.
Sim os judeus de Marrocos y Fez, em 1700 emigraram para a colonia do Brasil, e aqui em Marrocos tivemos desde 1190 reino judaico com o primeiro rei Jacob era primo a D. Dinis e era o ultimo templario. Este Jacob era de Limburg da Alemanha e eram Judeus, como os reinos de Napoles era judaico e na qual nasceu a casa dos BENEMERINI em Marrocos y Fez, as casas que antecederam era Hebraicum Habsburgo, Bragança, Lotharingiae, Montfort, etc e etc
Os Portugueses Judeus não sairam?? Então os que foram dar Grandesa à Olanda e que criaram a mais rica comunidade judaica da Eurapa e consequentemente a histórica " Sinagoga dos Portugueses" em Amesterdão, foram de onde? As ricas famílias da "Nova Amesterdão" (hoje Nova YorK) que ainda hoje têm apelidos Portugueses não foram de Portugal? Até aí Portugal foi grande, depois afundou até hoje.
Quem fundou New York foram Judeus que foram expulsos do nordeste brasileiro, chegando nos EUA compraram a ilha de Manhattan, New York, fundaram a bolsa de valores nos EUA. Portugal sempre fazendo cagadas, kkkkkkkkkkkkk
Brasil quase não é citado, como se quase nenhum judeu houvesse vindo para cá; sendo que já existem estudos históricos que comprovam que os judeus praticamente colonizaram o Brasil.
Gratidão aos Jornalistas por abordarem o tema. Sugiro a quem queira conhecer a realidade Portuguesa, a leitura de Pinharanda Gomes, da Filosofia Hebraico Portuguesa, da Patrística e dos Conimbricences. Só assim conseguimos ter uma base sólida para o nosso entendimento de nós próprios. O que é importante. Seja como for, gratidão pela apresentação do positivo tema.
Mais de um ano depois, gostei muito. Gostava de ver desenvolvida a ideia da conversão que resultou numa grande presença "judaica" na genética dos portugueses...Talvez um programa dedicado à Historia através da genética? Um abraço!
No site do My Heritage a genética dos judeus é baixa na composição dos portugueses. Acredito que a maioria fugiu ou foi expulsa. Quando o "Projeto Genoma de Portugal" estiver concluído, logo saberemos do que somos feitos.
Sou brasileira do Nordeste , Bnei Anussim , descendente de Jerônimo de Albuquerque e Maria do Espírito Santo Arcoverde a indígena princesa Tabajara de Olinda Muirã Ubí.
Também é preciso observar um particular cuidado com os apelidos. Sendo a maior parte dos Portugueses Judeus, a questão do disfarce mediante o uso de apelidos de animais ou de plantas é relativa. Assim Pereira e Oliveira sempre estiveram ligados ao Sto Condestável, D Nuno Alvares Pereira, o qual sendo Judeu foi uma incontornável figura do establishment cristão Português. Mendes sendo Judeu como os demais, é Menezes, e Menezes contém o Mundo. Etc..
Il est neanmoins veritable que la presence ancienne des Semites de confession juive est averee. Du reste avec une denomination Portugaise je ne comprends pas pourquoi vous vous adressez pour cette reponse en français. Dois je considerer que vous trouvez le bon portugais une langue de cafres de l'Europe? Ou faites vous du proselytisme pour des amis politiques français qui supportent avec effronterie le genocide des palestiniens en cours? Vous savez, le moralisme non etaye peut se reveler un exercice a double tranchant. Et en ce moment pourvu que les arguments soient justifies personne ne doit craindre.
J'ai ete censure certainement par la France qui appuyie le genocide des palestiniens en cours. Je vais tacher de reprendrw dans le meme mode poli. 1. Ce que vous dites est vrai, mais il me semble avere que les Semites de Confession Judaique se trouvent en Hebreie, Iberie, depuis tres longtemps. P Gomes a Filosofia Hebraica em Portugal les fait remonter a 500 ans avant Jesus Christ. 2. Je ne comprends pas pourquoi vous utilisez un interface portugais et vous commentez en français. J 'en deduis que c'est politique a des fins d'accusation d'antisemitisme et autres salades denoncees nommement aux discours des oscars aux EUA, et je vous reponds qu 'aujourd 'hui personne n'a peur et que personne ne va se laisser intimider. Et surtout pas par des interests politiques français (tres napoleoniens somme toute) au vu du genocide des Palestiniens en cours actuellement. Personne ne doit plus avoir peur a condition de fonder ses arguments. Et si les autorites napoleoniennes avaient quelque chose a me reprocher, je les invite a observer le formalisme legal et judiciaire applicable. Je n'apporterai plus aucune reponse a l'un de vos commentaires. En effet je ne sais pas qui se cache derriere Teresa Semana.
Eu sou descendente de portugueses, de quem tenho muito orgulho de sua heroica história. Porém sou descendente de muito e importantes judeus sefarditas e não entendo qual a diferença da perseguição que os judeus sofreram na Inglaterra, França e Portugal e a perseguição nazista e comunista e, agora, progressistas. Vocês poderiam apontar as diferenças por favor. Gostaria muito de saber. E discordo de eventualmente os judeus significarem perigo aos cristãos. Mas aguardo uma explicação. Obrigada.
Foi um período extremamente difícil para a população judaica, que sofreu perseguições severas, com muitos sendo exterminados pela coroa e pela igreja. Não há necessidade de tanto malabarismo para explicar essa realidade trágica. Parabéns pelo excelente conteúdo!
"Zelo" contra os judeus ou "ódio" contra os judeus??? Agora estou em duvida do meu orgulho por ser descendente de portugueses. Meu Deus! Misericórdia de seu povo. 🙏🙏🙏🙏
Quem falou dos "meus judeus" foi a Rainha Isabel, sogra de Dom Manuel. A maior perseguidora de judeus da história. Chamava "meus" porque rendiam muito dinheiro a ela? Sera?!
A história que eu conheço é que, aqueles que escolheram o exílio superaram grandemente os que decidiram pela conversão, o que fez com que o rei decidisse por fechar os portos a fim de que eles não fossem embora por completo.
A origem da perseguição à religião judaica é bem simples: A independência cultural dos judeus (seguidores da religião judaica) era mal vista pelos gregos, pois contrariava frontalmente o ideal universal helenístico. Este ideal grego visava a unificação cultural do mundo antigo, no qual a cultura helenística haveria de permanecer vitoriosa, como substrato do helenismo. Todavia, pelas próprias características e particularismos, a religião judaica se negou fundir a esse ideal universalista. Foi quando, e por causa disso, que os gregos passaram a tratar os judeus como 'Inimigos da Humanidade" e iniciaram uma campanha de propaganda antijudaica. Escritores gregos passaram a a difamar impiedosamente os judeus. Daí o antijudaísmo (perseguição religiosa) que hoje tratam pelo eufemismo de "Antissemeitismo". Tal situação se agravou depois que os romanos se apoderaram dos domínios gregos. Por causa de favores político militares prestados à Roma pelo sacerdote do Templo de Jerusalém, João Hircano, O Príncipe, Júlio César, recomendou ao Senado Romano que a religião judaica fosse acolhida pelo Senado como Religião Lícita. Tal fato haveria de ser tremendamente preocupante ao mundo grego. Um acordo de estado que imperador algum poderia anular. A partir do final do último século AEC, Roma recebeu milhares de gregos orientais escravizados, da Ásia Menor, devida umas revolta malsucedida do rei do Ponto Euxino, Mitridates VI. Consequentemente, essa "injeção" de gente mais culta e profissionalmente bem preparada, mais as alforrias e demais benefícios concedidos a esta por Augusto, veio substituir a antiga classe média latina de Roma por outra mais refinada de origem grega. Já no final do primeiro século Roma havia se tornado ruma cidade bilíngue. O cristianismo é produto desse confronto cultural do qual não se dá notícia.
Sim, mas os judeus sefarditas que fugiram para a Holanda tiveram muito mais sorte: foram bem aceitos e tolerados pelos calvinistas holandeses. Já os judeus sefarditas que ficaram em Portugal e também os que fugiram para o Brasil se deram mal, pois o braços malignos da Inquisição chegaram no Brasil. A Inquisição Portuguesa, também esteve presente em todos os territórios colonizados por Portugal.
Quero deixar registrado que os descendentes de judeus sefarditas devem ter o direito ao reconhecimento de nacionalidade portuguesa não é por causa de um crime que todos nós judeus sefarditas que já sofremos com a expulsão e discriminações no passado possamos ser criminalizados também é importante que as autoridades portuguesas repensem sobre este decreto
A maioria só quer um passaporte. Não se importam com o que nossos antepassados passaram e nem se importam com Portugal, não querem viver no país e/ou contribuir com ele. Querem apenas o passaporte. Desde o início (2015 e 2016, ao ver as primeiras pessoas obtendo a certificação) defendi que a lei fosse mais dura. Sempre achei que a pessoa deveria pelo menos mostrar interesse no país dos seus antepassados.
@@canalvideos23 E vc conhece todos os descendentes pra saber o que querem? A cidadania sefardita sempre foi uma via difícil, o significado de "ser mais dura" é simplesmente impedir os descendentes de recuperarem sua nacionalidade.
@@Julia-yx2gu É um facto. A esmagadora maioria só quer o passaporte da União Europeia e o tempo demonstrou isso. Inclusivamente, nenhuns deles é vítima de nada porque já vivem passados 500 anos do que aconteceu. Até esquemas fizeram de obter o dito passaporte. É bom que tenham estabelecido restrições como factores de ligação ao país, mas é melhor que acabem com isso logo que possível porque já é uma coisa sem qualquer sentido.
Enfim, há que saber que, se o substrato dos Judeus Portugueses (e dos Portugueses todos) é Semita, a condição Judaica não é racial. É uma religião cuja função é religar (associar) pessoas que tanto pode incluir Caucasianos, Semitas, Otomanos, Negros, Amarelos etc. O mesmo sucede com a Religião Cristã e a Muculmana.
@@urizayithsi, car le peuple portugais.. C est les ascendants dès brésiliens.. Il n y avait que des indigénes et des terres vierges ! Donc si beaucoup de portugais on de l adn juifs... Donc, forcément les brésiliens ont aussi dans leurs gènes !
@@urizayithA conversão forçada se deu em 1497 e o Brasil foi descoberto aos europeus em 1500…sendo que a maior parte da migração de judeus sefarditas para fora da Península Ibérica se deu nos séculos XVI e XVII…portanto, faz SIM sentido mencionar o Brasil!
Eu Sou da ilha do fogo cabo verde Eu tenho descendência de judeus de Portugal Minho o Nome dele era Monteiro Lobato era de família Reis que governava cabo verde em 1700 até 1889 data em que Eles governava cabo verde... Se os Reis de Portugal não expulsar os judeus no passado hoje em dia Este país ibérico que é Portugal era outro mundo Só para Reparar hoje em dia o estados unidos America é um país muito Rico Com Grande Sientista empresário cumerciantes Atores de Cinema Médicos Aviador Engenheiro professor entre outros é tudo Eles judeus e descendentes..
Se assim fosse, o Brasil seria uma potência similar aos Estados Unidos. Os primeiros portuguêses a chegar em Brasil no início da colonização eram em sua maioria cristãos novos ( judeus sefatadi). Os judeus dominam economicamente os países ondem aportam. A imigração alemã, certamente, fez dos Estados Unidos uma grande potência.
O problema era o papa que obrigava que esses judeus fossem expulsos dos países que eram católicos. E aí o Rei D.Manuel deixou que a inquisiçāo entrasse em Portugal Eu tb sou descendente de judeus sefarditas. Só que nunca pratiquei a religiāo
@@karamoojobellDeixando claro que não tenho nada contra Portugal, mas esses judeus no Brasil eram perseguidos até a independência do país. Era proibido casar cristãos novos e velhos ou ter algum algum serviço público.
Meu Dna piauiense do interior, meu bisavô vivia como um europeu judeu muitas terras, vivia num paraíso isolado, a família se casava com casamento arranjado com outras famílias, não viviam como piauienses camponeses, não eram católicos, eram brancos de olhos azuis, meu pai um ruivo que parece um dinarmaques, era uma família diferente...a residência era um casarão português, o nome do lugar Vieira um nome português...kkkk
Parece-me que a palestra, não menciona que os judeus, sempre se intitularam de povo eleito por Deus... e tal auto classificação, relega para um plano inferior, os que optam por seguir outras religiões.
Os seres humanos são capazes de perseguir seja por que motivo for (além de que a sua pergunta é altamente retórica - então só agora é que descobriu? Além disso, independente do que vc pense hoje sobre o que teria sido a religião de Jesus, a verdade é que quem perseguiu os judeus no século XVI não entendia as coisas como vc parece que as vê.)
Infelizmente é superficial e especulativo. Visa minimização dos graves acontecimentos ocorridos. Expropriação de crenças e bens materiais. Nenhum intelectual vai conseguir apagar os terríveis crimes cometidos.
Em metz freequentei um bar, café cujos donos eram judeus ortodoxos, queria ouvir o dialeto germanico, mas apenas ouvia frances, pena. A sinagoga de metz é bem bonita.
@@rosariolivatinomartirdajus1480 Sou anarquista, não prezo Estados, deve ser brasileira, uma vez que escreveu, usina, noto uma certa ironia, viva o brasil de macunaima.
@@rosariolivatinomartirdajus1480 Usina vem do frances, unise, em portugues de pt é fábrica, ambos devem ser origem no latin, em br tb se fala em usina nuclear, em pt será central nuclear, acho. talvez que a palavra fábrica em pt tenha na sua origem o ingles, tendo em conta que foram eles quem iniciaram a revoluçao industrial e ainda usam a palavra para outras designaçoes, mas cerca de sessenta por cento do ingles vem do frances. Em fr se usa fabrica para pequenas produçoes e em certos contextos industriais, mas usine é mais comum.
Por curiosidade, o Inch Allah de que o Alcorão recomenda o uso sempre que se faça um voto ou até um projecto mais concreto, é sistematicamente usado pelos Judeus. O Oxalá dos Portugueses é, assim, sincrético de Muçulmanos e Judeus. Dá excelentemente bem nos Cristãos em que nos fizemos.
Queriam os judeus sem a religião em Portugal. Conveniente para a Inquisição com a coroa portuguesa espoliar. Toda maldade tem uma consequência, Portugal nunca mais se levantou, tá no aguardo de D. Tiãozinho ate hoje. 😂😂😂😂
Depos de Expulsar os judeus Portugal e Espanha se tornaram Potências kkkk Espanha teve sua era de Ouro. E a fortuna dos judeus é fruto de maldade e roubo, deve ser confiscada.
As explicações do entrevistado são muito esfarrapadas. Vieram e muuuuito.para o Brasil. Falem isso. Eles fizeram a riqueza do Brasil para Portugal. Buscavam ouro e pedras preciosas nas chamadas bandeiras e entradas
Olá, assisti o vídeo , nao sou inscrito no canal (mas o Like foi dado!), no entanto, como somos seres de livre pensamento, tenho de falar. Não vi muita coerência e sim um pouco de especulação que despeita e nao reconhece a enorme massa de descendentes judeus cristãos novos (expulsos) que construíram um país chamado Brasil. Sou descendente de judeu sefardita, digo que talvez nunca saberão ou saberemos contar a verdadeira história e também, jamais, haverá benefício que pague tamanha aberração! Respeito o pensamento diverso e o contraponto, mas esse debate foi mais a tentativa de minimizar o que aconteceu do que valorizar o que realmente aconteceu! ✡️
@@silpoll errado! Cidadania é direito quando é originária. A sefardita não é originária, é naturalização, é um favor de Portugal, ninguém nasceu com esse direito! No fundo, no fundo, você sabe disso. Só quer complicar!
Me pareceu uma analise apologética. Nota-se uma triviliazacao e uma preocupacao em minimizar o que realmente aconteceu: quatrocentos anos de perseguição e limpeza étnica. Ora pois pois, não fizemos nada, não vimos nada, não sabemos de nada. Para uma outra perspectiva, recomendo analises feitas por nao-portugueses, por exemplo, Anita Novinsky onde não há esta tentativa de minimização e apologia.
Ora pois pois... só se for na tua terra. Aqui em Portugal nunca ouvi dizer ninguém isso. Já que fala em pesquisar melhor...o que acho bem... comece por si.
Quatrocentos anos de perseguição e limpeza étnica? Onde? Em Portugal? Houve perseguição, sim, no final do século XV e inícios do século XVI. E houve um massacre, um acontecimento específico (e naturalmente horrível). Depois do século XVI já havia poucos judeus, pelo que não me parece que se possa falar propriamente em perseguição, muito menos em limpeza étnica. Creio no entanto que havia descriminação e preconceito. Antes do século XV, haveria preconceito, mas creio que não se pode falar em perseguição, muito menos em limpeza étnica. É tão errado esquecer os crimes do passado como inventar crimes relativos a esse passado. Parece-me que no mínimo houve exagero da sua parte. Isto no que se refere a Portugal, que é o tema do programa.
Esse apologista da inquisição choca-me. Relativiza a brutalidade das provas de pureza de sangue. Diz que os judeus ibéricos vieram da Europa do norte e outras incongruências.
Esse papo de perseguição, p/ inveja; não cola mais. Nenhum povo de boa convivência foi "perseguido" p/ tantos milênios. _ Passou da hora, de alguém mostrar o outro lado da moeda.
Quando eles se tornaram importantes e ricos na sociedade eis as razão pra serem perseguidos. Eram sempre maioria nas universidades e conhecidos intelectuais, médicos e cientistas. Aliás até hoje são a maioria nos EUA que ganharam Nobel na mais diversas categorias.
@@Solek95É por isso que é pouco provável que 3/4 dos brasileiros sejam de origem judaica. Por que é que os judeus que saíram de Portugal para a Holanda e outros países tornaram prósperos e cultos esses países e isso não aconteceu no Brasil? Onde estão os prémios Nobel brasileiros?
@@Solek95 APRENDA A INVESTIGAR sobre a História factual do MOTIVO pela qual esse Povo ficou tão Rico e Poderoso....o que na verdade está profundamente interligado com os motivos pelos quais foram "perseguidos" ,expulsos,"convertidos" ....MAS forom PROTEGIDOS E ENVIADOS PARA VÁRIOS REINOS, PAÍSES E CONTINENTES.
@@urizayithGrandes empresários, banqueiros, esportistas, artistas, cantores, poetas do BRASIL, sõ descendentes de judeus sefarditas (Ex. Airton Senna, Marisa Monte, Carlos Drumond de Andrade, Chico Buarque de Holanda, Luciano Hulk, Silvio Santos, Renato Aragão etc.). Vejo um certo ódio antissemita na sua fala.
@@lazioaguiar1622 ódio anti-semita? É precisamente o contrário! O que eu questionei foi: onde está a evidência de uma percentagem tão grande de brasileiros ser de origem judaica? Aliás, em todos os canais de história, há inúmeros brasileiros a afirmarem que são descendentes deste e daquele - basta tratar-se duma figura importante. São afirmações sem qualquer prova, claro! Meu caro, você é descendente de Noé, como eu, e dê-se por muito satisfeito. Escusa de enviar mais missivas, porque não vou dar-lhe achas para a fogueira.
Não é "uma vergonha de Portugal"! O CASAMENTO ENTRE PORTUGAL E ESPANHA fez com que isso acontecesse. MAS LEMBRE-SE BEM: ESSES JUDEUS NÃO ERAM E NÃO SÃO NATIVOS DE PORTUGAL! VIERAM DE OUTROS PAÍSES E REFUGIARAM-SE EM PORTUGAL,MAS NÃO ERAM NATIVOS DE PORTUGAL! Vieram de FRANÇA, INGLATERRA,etc.... ! ESCUTE BEM O QUE ESTÁ SENDO RELATADO NO VÍDEO,E CONSULTE A HISTÓRIA DOCUMENTADA AO LONGO DOS SÉCULOS! FAÇA TESTES DE ADN 🧬ou DNA 🧬 e perceba a REALIDADE DOS FACTOS. Além de que apesar de TUDO o REI PORTUGUÊS SALVOU CENTENAS DE JUDEUS e OUTROS POVOS NÓMADAS tais como os Ciganos,ENVIANDO-OS PARA TERRRITÓRIOS PORTUGUESES tais como o Brasil,e muitos outros Países e Continentes.
É um pouco impressionante a tentativa de minimizar os crimes cometidos pelas "Coroas" Ibéricas contra os Judeus nos séculos XV e além. O mesmo vale para a inquisição portuguesa.
O orador tem a opiniao dele, mas mente grosseiramente É preciso contar a verdade, as pessoas vao na conversa da seita religiosa da católica e continuam com as mentiras, dos massacres dos reis portugueses e castelhanos E orador diz que nao é a católica, este defende a católica Se é o Estado, os reis judeus vao expulsar judeus ? Isto é conversa de crianças Registo 13 - Frederico III e IV da Austria eram Judeus. Era o meu 16 avô paterno Principalis capitaneus in Aldenardo erat dominus Johannes de Burgundia, comes de Stampes. Romae coronantur Fredericus Illus et imperatrix ejus, quae filia fuit Edwardi regis Portugaliae, quae genuit ei Maximilianum, postea ducem Austriae, etc., matrimonio conjunctum Mariae, filiae Karoli ducis Burgundiae, Lotharingiae, etc., anno Domini Mo CCCC. LXXVII". Verum dum Fredericus in Hungaria res novas moliri adversus Ladislaum quem secum duxerat, audisset, mari illic properavit. Dum imperator Fredericus cum imperatrice sua Romae coronatus esset, anno Domini Mo CCCC. LII', ixo martii, creavit in ponte Adriani , ut fieri solet, auratos milites; et hinc abiens causa videndi Alfonsum, pervenit Neapolim ubi magnifice tractatus est. Cujus frater Albertus tantae gloriae invidens, cum vice quadam in curia ipsius impera oris venisset et collationem habere nequiret, Judaeis impedientibus ne ingrederetur, stimpsit cretum et scripsit in pariete : « Fredericus rex non Romanorum sed Judaeoum Registo 14 - fala da Austria e Espanha como protestantes e apoiantes dos Judeus. Alberti Archiducis Austrie, burgundia eta Brabantias, Ducis, Belgarum Domini , Imperatorum Maximiliani II & Ferdinandi I. Augustorum filij nepotisqz, Isabelle Clare Eugenia,Philippi II. Hifp. Indiarumque Monarche filia,mariti, pietate, justitia,clementia magni eternym memorandi Principis exuuiæ mortalitatis,immortalitatis gloriam, beata Resurrectionis in spe, hic exspectant. Registo 15 - Mostra de meu 13 avô paterno Carolo V da germaniae como Judeus בשורת מתי עד היום הזה כמוסרה עם היהודים ונחבא במערותם ועתה באחרונה מתוך חוריהם ומחושך מוצאת לאור שנת הנך הרה ויולדת בן לפק מגאולתנו פה בפאריס האם בצרפת: EVANGELIVM HEBRAI cum Matthæi, recèns è ludæorum penetralibus erutum, cum interpretatione Latina, ad vulgatam quoad fieri potuit, accommodata. [blocks in formation] P A R Is Its, Apud Martinum Iuuenem.fub infigni D. Chriftus phori,è regione gymnasii Cameracenfium. M. D. I Y. .EPISC 19. TILIUS Briocen. Carolo Lotharingo principi Cardinali ampliß. S. P. D. Nno superiore profectus in Italiam, inter multos ac varios libros, hoc diui Matthæi Euangelium Hebraicum re. peri: quod equidem vt non aufim adfirmarede co quod fua ille lingua diuinitus coscripsit,expressum, ita ex eruditorum hominú & Cifalpinorum & Träsalpinorum testimonio atque prædicationc, possum asserere à Rabbinica dictione pluria ij
Eu só sobe dessa histoiria pouco tempo no cimeterio pela minha irma com nosso nome silva ela como é mais velha que eu lembra da histoiria que a minha avo contava o meu avô era de familia judaica que foram obrigados a mudar de nome fui à net para procurar o passado judaico em portugal e foi ai que eu sobe ...na escola nem falam disso parece que portugal tenta esconder isso
The More Than 10 000 Portuguese Jews Living in Israel Should Imediatly Leave Palestine🇵🇸 and Return to Portugal Where Their Basical Rights Are Respected.
@@tojogornottojog1100 The Current Israelis Are Europeans Converted to Judaism and Have Nothing to Do With The Original Biblical Jews. Netanyahu Belongs to Poland,Lieberman to Moldova,Herzog to Ireland etc etc
@@saddamhussein4480s ils y à eu des juifs en Europe.. C est qu ils ont été persécuté aussi en Israël sur leurs terres, par les égyptiens, romains et arabes etc
Enfim, há que saber que, se o substrato dos Judeus Portugueses (e dos Portugueses todos) é Semita, a condição Judaica não é racial. É uma religião cuja função é religar (associar) pessoas que tanto pode incluir Caucasianos, Semitas, Otomanos, Negros, Amarelos etc. O mesmo sucede com a Religião Cristã e a Muculmana.
Eu tenho trezentas razoes para crer que sou um brasileiro / baiano descendente de sefarditas por parte de meus avos portugueses maternos e paternos. A razao pela qual estou escutando esse dialogo e por me deliciar com a maneira portuguesa de falar. Nossa lingua, com a moda portuguesa ou brasileira e deliciosa! Agradabilissima de ouvir!
Um dos momentos mais bonitos e comoventes das minhas viagens foi a visita à Sinagoga Portuguesa de Amesterdão e ler todos aqueles nomes Portugueses.
Sou Judeu Sefardita originário da Família Ximenes de Aragão do estado do Ceará-Brasil. Com muito orgulho!!!
Meus antepassados obrigados a sairem da Espanha e migraram para Portugal e de Portugal para o Brasil, triste história de todos nós descendentes de judeus safardita, mais uma coisa tenho certeza que todo sofrimento serviu pra nos tornar mais fortes
E meus antepassados escravizados pelos portugueses, roubados pelos sefarditas e estuprados pelos saxões. Ó deus somos mais fortes ainda.
@@marcioramosfoto Os Lusitanos também foram escravizados pelos Romanos, ainda vamos ser italianos.
@@marcioramosfotosi on vas par là.. Tout les peuples on eux des blessures.. Comme la France.. Pendant la guerre et de nombreux viols etc de la part des américains.
Le passée est le passée ce n était pas notre guerre. C est pas pour ça que nous ne parlons pas aux américains ou allemands faut avancer
A sua história é a mesma da família da minha avó materna.
Interessante que aqueles que se identificam com o povo opressor, tendem a dizer que o passado é passado. Já os descendentes das vítimas viram a história de gerações das sua famílias serem marcadas. No Brasil, são pelo menos 15 gerações de famílias que não abandonam suas origens. A inquisição acabou, mas segue gerando efeitos ainda no século XXI. Exatamente como a escravidao de escala industrial que os portugueses empenharam para "produzir" no Brasil.
Muito bom...pessoalmente é o programa que nunca perco...é único no panorama da cultura em português...espero que este programa nunca acabe. É uma dupla extraordinária...hoje a rádio Observador, pela qualidade dos programas, dos seus intervenientes, pelo profissionalismo como escolhem e tratam os assuntos e temas, tornou-se num caso único da radiofonia...felizmente ...muito obrigado ao Observador, em geral, e a este programa em particular...confesso que é o único meio de informação que ouço e que dou credibilidade...bem hajam.
@@rosariolivatinomartirdajus1480 pagam bem wumao?
😅
Otima apresentacao. Descendo de sefaraditas que fugiram da Espanha e foram se refugiar em terras otomanas ,Turquia,Ilha de Rodes e meus avos no seculo 20 ,no Brasil falavam entre si em ladino : espanhol medieval com alguns termos na lingua hebraica e cuja escrita e em alfabeto hebraico.
Os parabenizo por mais este vídeo, que me trouxe excelentes informações sobre os cristãos novos e judeus sefarditas. Meu bisavô veio para o Brasil da região do Minho; tinha o apelido de Veiga e pesquisando, descobri a origem dos Veiga do "norte" de Portugal. Gostava de saber mais sobre a vinda de cristãos novos/sefarditas para o Brasil e em particular à família Esteves Veiga.
Agrsdeço imenso por sua resposta.
Se tratava não só de questão religiosa, mas financeira; prova disso é que, com pena de morte ou não, sempre havia uma condenação de confisco geral dos bens - os quais, no caso dos judeus, eram muitos.
No caso da Branca Dias (Brasil), o processo continuou mesmo após a morte dela, sendo seus ossos levados a Portugal para serem queimados.
Exatamente 👍👍👍
Obrigada, grande esforço!...Espero por mais...Saudações
Eles vieram para o nordeste brasileiro fugindo da inquisição...temos alguns hábitos que refletem isso...o reimoso...comidas que fazem mal no nordeste são todas as que os judeus e os muçulmanos também não podem comer
Duvido que tenha um nordestino tais dos amigos de ceará Pernambuco rio grande do norte e paraíba que não seja descendentes de judeus
Excelente! Obrigada!
Gostei muito da afirmação de que, em grande parte das vezes, o movimento vinha de baixo. As séries "Catedral do Mar" e "Herdeiros da Terra" representam isso vivamente.
Parabéns pelo vídeo
Excelente entrevista…
Recomendo também "Os Judeus que Construíram o Brasil" disponível na net
Sim sim, gosto mais daquele "os judeus que escravizaram, transportavam e vendiam escravos"
Sempre que posso recomendo que comprem o original...
Sim os judeus de Marrocos y Fez, em 1700 emigraram para a colonia do Brasil, e aqui em Marrocos tivemos desde 1190 reino judaico com o primeiro rei Jacob era primo a D. Dinis e era o ultimo templario.
Este Jacob era de Limburg da Alemanha e eram Judeus, como os reinos de Napoles era judaico e na qual nasceu a casa dos BENEMERINI em Marrocos y Fez, as casas que antecederam era Hebraicum Habsburgo, Bragança, Lotharingiae, Montfort, etc e etc
Esse locutor fala tão calmamente que consigo entender
Viu? O teu problema tem solução 😂
O ser humano sempre foi complicado
A ouvir-vos de novo! Maravilhosos.
Muito obrigada!
Os Portugueses Judeus não sairam?? Então os que foram dar Grandesa à Olanda e que criaram a mais rica comunidade judaica da Eurapa e consequentemente a histórica " Sinagoga dos Portugueses" em Amesterdão, foram de onde? As ricas famílias da "Nova Amesterdão" (hoje Nova YorK) que ainda hoje têm apelidos Portugueses não foram de Portugal? Até aí Portugal foi grande, depois afundou até hoje.
Quem fundou New York foram Judeus que foram expulsos do nordeste brasileiro, chegando nos EUA compraram a ilha de Manhattan, New York, fundaram a bolsa de valores nos EUA. Portugal sempre fazendo cagadas, kkkkkkkkkkkkk
Baruch Spinoza, o filósofo judeu sefardita, seus pais eram da cidade do Porto. Foram para Holanda fugindo da Inquisição.
Onde estão os não católicos, não judeus e não mulçumanos que vivessem por toda a Europa? Ahh, não foram expulsos, foram queimados VIVOS.
Exatamente, foram embora e a península ibérica entrou em decadência 👍👍👍
Excelente
Muito obrigada
Teria sido muito bom comentar também a saída de cristãos novos para o Brasil.
Comecei a assistir agora... esperando que falem do Brasil.
Brasil quase não é citado, como se quase nenhum judeu houvesse vindo para cá; sendo que já existem estudos históricos que comprovam que os judeus praticamente colonizaram o Brasil.
Pois é, é como se para eles não existissem
@@BellaDalto E se não fosses tão mentirosa o que é que gostarias de ser aldrabona zuca?
Esse é um tema diferente. Aqui é a origem. O Brasil foi, em parte, o destino.
Gratidão aos Jornalistas por abordarem o tema. Sugiro a quem queira conhecer a realidade Portuguesa, a leitura de Pinharanda Gomes, da Filosofia Hebraico Portuguesa, da Patrística e dos Conimbricences. Só assim conseguimos ter uma base sólida para o nosso entendimento de nós próprios. O que é importante. Seja como for, gratidão pela apresentação do positivo tema.
Mais de um ano depois, gostei muito. Gostava de ver desenvolvida a ideia da conversão que resultou numa grande presença "judaica" na genética dos portugueses...Talvez um programa dedicado à Historia através da genética? Um abraço!
No site do My Heritage a genética dos judeus é baixa na composição dos portugueses. Acredito que a maioria fugiu ou foi expulsa. Quando o "Projeto Genoma de Portugal" estiver concluído, logo saberemos do que somos feitos.
Sou brasileira do Nordeste , Bnei Anussim , descendente de Jerônimo de Albuquerque e Maria do Espírito Santo Arcoverde a indígena princesa Tabajara de Olinda Muirã Ubí.
Também é preciso observar um particular cuidado com os apelidos. Sendo a maior parte dos Portugueses Judeus, a questão do disfarce mediante o uso de apelidos de animais ou de plantas é relativa. Assim Pereira e Oliveira sempre estiveram ligados ao Sto Condestável, D Nuno Alvares Pereira, o qual sendo Judeu foi uma incontornável figura do establishment cristão Português. Mendes sendo Judeu como os demais, é Menezes, e Menezes contém o Mundo. Etc..
"il me semble qu il y plus de 10 adn chez les portugais..
Il est neanmoins veritable que la presence ancienne des Semites de confession juive est averee. Du reste avec une denomination Portugaise je ne comprends pas pourquoi vous vous adressez pour cette reponse en français. Dois je considerer que vous trouvez le bon portugais une langue de cafres de l'Europe? Ou faites vous du proselytisme pour des amis politiques français qui supportent avec effronterie le genocide des palestiniens en cours? Vous savez, le moralisme non etaye peut se reveler un exercice a double tranchant. Et en ce moment pourvu que les arguments soient justifies personne ne doit craindre.
J'ai ete censure certainement par la France qui appuyie le genocide des palestiniens en cours. Je vais tacher de reprendrw dans le meme mode poli. 1. Ce que vous dites est vrai, mais il me semble avere que les Semites de Confession Judaique se trouvent en Hebreie, Iberie, depuis tres longtemps. P Gomes a Filosofia Hebraica em Portugal les fait remonter a 500 ans avant Jesus Christ.
2. Je ne comprends pas pourquoi vous utilisez un interface portugais et vous commentez en français. J 'en deduis que c'est politique a des fins d'accusation d'antisemitisme et autres salades denoncees nommement aux discours des oscars aux EUA, et je vous reponds qu 'aujourd 'hui personne n'a peur et que personne ne va se laisser intimider. Et surtout pas par des interests politiques français (tres napoleoniens somme toute) au vu du genocide des Palestiniens en cours actuellement. Personne ne doit plus avoir peur a condition de fonder ses arguments. Et si les autorites napoleoniennes avaient quelque chose a me reprocher, je les invite a observer le formalisme legal et judiciaire applicable. Je n'apporterai plus aucune reponse a l'un de vos commentaires. En effet je ne sais pas qui se cache derriere Teresa Semana.
Maravilha!
As religiões sempre foram grandes forças políticas
Aqui na cidade onde moro no Brasil foi uma lugar fundado por uma judia portuguesa chamada Branca Dias
Qual é a cidade?
@@alvarofavero Camaragibe Pernambuco
Se é judeu Não é português
@@rosariolivatinomartirdajus1480 calou 🐄
Minha 16 sexta avó 🕎✡️
Ótimo 🖖
Gosto tanto disto!! 😊 🐞🐞🐞🐞
Oh, lastimo; cheguei 45 min. atrasada ao evento. Vocês irão deixar postado, por que então, poderei acompanhar a explicação? Obrigado.
Eu sou descendente de portugueses, de quem tenho muito orgulho de sua heroica história. Porém sou descendente de muito e importantes judeus sefarditas e não entendo qual a diferença da perseguição que os judeus sofreram na Inglaterra, França e Portugal e a perseguição nazista e comunista e, agora, progressistas. Vocês poderiam apontar as diferenças por favor. Gostaria muito de saber. E discordo de eventualmente os judeus significarem perigo aos cristãos. Mas aguardo uma explicação. Obrigada.
Conteúdo de alta qualidade!
Foi um período extremamente difícil para a população judaica, que sofreu perseguições severas, com muitos sendo exterminados pela coroa e pela igreja. Não há necessidade de tanto malabarismo para explicar essa realidade trágica. Parabéns pelo excelente conteúdo!
Chefe, escreve um livro.
A 1ª edição de "História dos cristãos novos portugueses" está disponivel na net em PDF.
"Zelo" contra os judeus ou "ódio" contra os judeus??? Agora estou em duvida do meu orgulho por ser descendente de portugueses. Meu Deus! Misericórdia de seu povo. 🙏🙏🙏🙏
Quem falou dos "meus judeus" foi a Rainha Isabel, sogra de Dom Manuel. A maior perseguidora de judeus da história. Chamava "meus" porque rendiam muito dinheiro a ela? Sera?!
A história que eu conheço é que, aqueles que escolheram o exílio superaram grandemente os que decidiram pela conversão, o que fez com que o rei decidisse por fechar os portos a fim de que eles não fossem embora por completo.
A origem da perseguição à religião judaica é bem simples: A independência cultural dos judeus (seguidores da religião judaica) era mal vista pelos gregos, pois contrariava frontalmente o ideal universal helenístico. Este ideal grego visava a unificação cultural do mundo antigo, no qual a cultura helenística haveria de permanecer vitoriosa, como substrato do helenismo. Todavia, pelas próprias características e particularismos, a religião judaica se negou fundir a esse ideal universalista. Foi quando, e por causa disso, que os gregos passaram a tratar os judeus como 'Inimigos da Humanidade" e iniciaram uma campanha de propaganda antijudaica. Escritores gregos passaram a a difamar impiedosamente os judeus. Daí o antijudaísmo (perseguição religiosa) que hoje tratam pelo eufemismo de "Antissemeitismo". Tal situação se agravou depois que os romanos se apoderaram dos domínios gregos. Por causa de favores político militares prestados à Roma pelo sacerdote do Templo de Jerusalém, João Hircano, O Príncipe, Júlio César, recomendou ao Senado Romano que a religião judaica fosse acolhida pelo Senado como Religião Lícita. Tal fato haveria de ser tremendamente preocupante ao mundo grego. Um acordo de estado que imperador algum poderia anular. A partir do final do último século AEC, Roma recebeu milhares de gregos orientais escravizados, da Ásia Menor, devida umas revolta malsucedida do rei do Ponto Euxino, Mitridates VI. Consequentemente, essa "injeção" de gente mais culta e profissionalmente bem preparada, mais as alforrias e demais benefícios concedidos a esta por Augusto, veio substituir a antiga classe média latina de Roma por outra mais refinada de origem grega. Já no final do primeiro século Roma havia se tornado ruma cidade bilíngue. O cristianismo é produto desse confronto cultural do qual não se dá notícia.
Totalmente excelente 👏👏👏
Como a Historia se repete!
Tenho orgulho das minhas origens judaica sefaraditas ✡️ ✡️🇮🇱🇵🇹🇪🇸🇲🇦✡️ AM YSRAEL CHAI 💙
Nem reinos ou fronteiras, nem caravelas ou inquisições, nem faraós, escravidão, "ismos" ou campos de morte detiveram esta marcha, e marchamos ainda...
👏👏👏
Os Portugueses Judeus fugiram: os ricos para a Holanda, Constantinopla e Marrocos e os remadiados (forçados a batizarem-se) para o Brasil.
Sim, mas os judeus sefarditas que fugiram para a Holanda tiveram muito mais sorte: foram bem aceitos e tolerados pelos calvinistas holandeses. Já os judeus sefarditas que ficaram em Portugal e também os que fugiram para o Brasil se deram mal, pois o braços malignos da Inquisição chegaram no Brasil. A Inquisição Portuguesa, também esteve presente em todos os territórios colonizados por Portugal.
Quero deixar registrado que os descendentes de judeus sefarditas devem ter o direito ao reconhecimento de nacionalidade portuguesa não é por causa de um crime que todos nós judeus sefarditas que já sofremos com a expulsão e discriminações no passado possamos ser criminalizados também é importante que as autoridades portuguesas repensem sobre este decreto
A maioria só quer um passaporte. Não se importam com o que nossos antepassados passaram e nem se importam com Portugal, não querem viver no país e/ou contribuir com ele. Querem apenas o passaporte.
Desde o início (2015 e 2016, ao ver as primeiras pessoas obtendo a certificação) defendi que a lei fosse mais dura. Sempre achei que a pessoa deveria pelo menos mostrar interesse no país dos seus antepassados.
@@canalvideos23 E vc conhece todos os descendentes pra saber o que querem? A cidadania sefardita sempre foi uma via difícil, o significado de "ser mais dura" é simplesmente impedir os descendentes de recuperarem sua nacionalidade.
@@Julia-yx2gu É um facto. A esmagadora maioria só quer o passaporte da União Europeia e o tempo demonstrou isso. Inclusivamente, nenhuns deles é vítima de nada porque já vivem passados 500 anos do que aconteceu. Até esquemas fizeram de obter o dito passaporte. É bom que tenham estabelecido restrições como factores de ligação ao país, mas é melhor que acabem com isso logo que possível porque já é uma coisa sem qualquer sentido.
Pensa tu nas discriminações e expulsões atuais que impõem aos palestinianos. Pensa nisso e bem.
@@goncalomeneses5611Acho que os árabes poderiam pensar nisso também pois expulsaram todos os judeus do mundo árabe e persa*.
Quase todos nós daqui do Nordeste do Brasil vão indicar pelo DNA sua ancestralidade judia.
para os judeus, existe , reparaçao. os africanos escravizados , e recusada.
Enfim, há que saber que, se o substrato dos Judeus Portugueses (e dos Portugueses todos) é Semita, a condição Judaica não é racial. É uma religião cuja função é religar (associar) pessoas que tanto pode incluir Caucasianos, Semitas, Otomanos, Negros, Amarelos etc. O mesmo sucede com a Religião Cristã e a Muculmana.
E houve miscigenação através dos séculos, entre judeus (semitas), e europeus.
Nunca mencionam Brasil. Lá estão muitos de seus descendentes. Eu sou uma.
Se estão a falar da origem dos judeus sefarditas, não faz sentido referir o Brasil, que naquela época nem sequer estava descoberto.
@@urizayithsi, car le peuple portugais.. C est les ascendants dès brésiliens.. Il n y avait que des indigénes et des terres vierges ! Donc si beaucoup de portugais on de l adn juifs... Donc, forcément les brésiliens ont aussi dans leurs gènes !
@@urizayithA conversão forçada se deu em 1497 e o Brasil foi descoberto aos europeus em 1500…sendo que a maior parte da migração de judeus sefarditas para fora da Península Ibérica se deu nos séculos XVI e XVII…portanto, faz SIM sentido mencionar o Brasil!
Eu Sou da ilha do fogo cabo verde Eu tenho descendência de judeus de Portugal Minho o Nome dele era Monteiro Lobato era de família Reis que governava cabo verde em 1700 até 1889 data em que Eles governava cabo verde... Se os Reis de Portugal não expulsar os judeus no passado hoje em dia Este país ibérico que é Portugal era outro mundo Só para Reparar hoje em dia o estados unidos America é um país muito Rico Com Grande Sientista empresário cumerciantes Atores de Cinema Médicos Aviador Engenheiro professor entre outros é tudo Eles judeus e descendentes..
Se assim fosse, o Brasil seria uma potência similar aos Estados Unidos. Os primeiros portuguêses a chegar em Brasil no início da colonização eram em sua maioria cristãos novos ( judeus sefatadi). Os judeus dominam economicamente os países ondem aportam. A imigração alemã, certamente, fez dos Estados Unidos uma grande potência.
@@karamoojobell mas o Brasil era oficialmente católico.
Nos EUA eles tiveram mais liberdade que aqui.
@@karamoojobell 😊
O problema era o papa que obrigava que esses judeus fossem expulsos dos países que eram católicos. E aí o Rei D.Manuel deixou que a inquisiçāo entrasse em Portugal
Eu tb sou descendente de judeus sefarditas. Só que nunca pratiquei a religiāo
@@karamoojobellDeixando claro que não tenho nada contra Portugal, mas esses judeus no Brasil eram perseguidos até a independência do país. Era proibido casar cristãos novos e velhos ou ter algum algum serviço público.
Os conversos e não "os convertidos"
Os expulsos de Portugal não vão para o leste da Europa, a maioria foi para os Países Baixos, vede Espinoza
Pois e depois foram financiar os piratas holandeses e a escravatura 👀
Não só para a Holanda, Países Baixos, mas também para regiões do Império Turco que hoje são a Turquia, Grécia, Síria e Líbano, principalmente.
@@marcoshenriquesaat3121 pois, foram para todo o lado menos para a terra deles no Yemen
Foram , sim !... Ainda há comunidades de judeus na Turquia a falar espanhol , que fugiram para lá naquela altura !...
@@gracasilver8574 😂😂😂😂 espa está calada, tu mas as tuas mentiras de narizes longos
😢
Meu Dna piauiense do interior, meu bisavô vivia como um europeu judeu muitas terras, vivia num paraíso isolado, a família se casava com casamento arranjado com outras famílias, não viviam como piauienses camponeses, não eram católicos, eram brancos de olhos azuis, meu pai um ruivo que parece um dinarmaques, era uma família diferente...a residência era um casarão português, o nome do lugar Vieira um nome português...kkkk
Vieira é espanhol ou italiano também. Muitos cristãos novos também adotaram esse sobrenome.
Parece-me que a palestra, não menciona que os judeus, sempre se intitularam de povo eleito por Deus... e tal auto classificação, relega para um plano inferior, os que optam por seguir outras religiões.
Então quer dizer que os cristãos da época queria acabar com aqueles que seguiam a mesma religião que Jesus seguia?
Os seres humanos são capazes de perseguir seja por que motivo for (além de que a sua pergunta é altamente retórica - então só agora é que descobriu? Além disso, independente do que vc pense hoje sobre o que teria sido a religião de Jesus, a verdade é que quem perseguiu os judeus no século XVI não entendia as coisas como vc parece que as vê.)
Infelizmente é superficial e especulativo. Visa minimização dos graves acontecimentos ocorridos. Expropriação de crenças e bens materiais. Nenhum intelectual vai conseguir apagar os terríveis crimes cometidos.
Muito pertinente sua observação 👍👍👍
Em metz freequentei um bar, café cujos donos eram judeus ortodoxos, queria ouvir o dialeto germanico, mas apenas ouvia frances, pena. A sinagoga de metz é bem bonita.
@@rosariolivatinomartirdajus1480 Sou anarquista, não prezo Estados, deve ser brasileira, uma vez que escreveu, usina, noto uma certa ironia, viva o brasil de macunaima.
@@rosariolivatinomartirdajus1480 Usina vem do frances, unise, em portugues de pt é fábrica, ambos devem ser origem no latin, em br tb se fala em usina nuclear, em pt será central nuclear, acho. talvez que a palavra fábrica em pt tenha na sua origem o ingles, tendo em conta que foram eles quem iniciaram a revoluçao industrial e ainda usam a palavra para outras designaçoes, mas cerca de sessenta por cento do ingles vem do frances. Em fr se usa fabrica para pequenas produçoes e em certos contextos industriais, mas usine é mais comum.
@@titodecastro és "anarquista"? O lacaio de zionista? Que bom
@@tojogornottojog1100 what is zionism?
@@titodecastro otario agora vens com inglês quando ninguém daqui o está a escrever? 🤔 O que é o zionismo? Diz me tu lacaio
Por curiosidade, o Inch Allah de que o Alcorão recomenda o uso sempre que se faça um voto ou até um projecto mais concreto, é sistematicamente usado pelos Judeus. O Oxalá dos Portugueses é, assim, sincrético de Muçulmanos e Judeus. Dá excelentemente bem nos Cristãos em que nos fizemos.
1:29
Acabei de descobrir que sou descendente de judeu sefardita
Milhões de brasileiros são descendentes em especial no nordeste e Minas Gerais.
שלום חברים. Seja bem vinda vc é uma Bat anusim ,filha dos forçados
Pô
@@Solek95 sim eu sou mineira!
@@antoniorobertomunizbarrozo6039 o que quer dizer filha dos forçados
Queriam os judeus sem a religião em Portugal. Conveniente para a Inquisição com a coroa portuguesa espoliar. Toda maldade tem uma consequência, Portugal nunca mais se levantou, tá no aguardo de D. Tiãozinho ate hoje. 😂😂😂😂
Em todo lado há sempre um idiota pretensamente engraçado 😂😂😂
Depos de Expulsar os judeus Portugal e Espanha se tornaram Potências kkkk Espanha teve sua era de Ouro. E a fortuna dos judeus é fruto de maldade e roubo, deve ser confiscada.
19:48
As explicações do entrevistado são muito esfarrapadas. Vieram e muuuuito.para o Brasil. Falem isso. Eles fizeram a riqueza do Brasil para Portugal. Buscavam ouro e pedras preciosas nas chamadas bandeiras e entradas
Tenho sobrenome Rodrigues e batista,como faço pra mim saber se sou descendente de judeu
Rodrigues é de origem judaica.
@@elizabethcarvalho9262Não necessariamente.
Contrate um genealogista.
Você não é.
Olá, assisti o vídeo , nao sou inscrito no canal (mas o Like foi dado!), no entanto, como somos seres de livre pensamento, tenho de falar. Não vi muita coerência e sim um pouco de especulação que despeita e nao reconhece a enorme massa de descendentes judeus cristãos novos (expulsos) que construíram um país chamado Brasil. Sou descendente de judeu sefardita, digo que talvez nunca saberão ou saberemos contar a verdadeira história e também, jamais, haverá benefício que pague tamanha aberração! Respeito o pensamento diverso e o contraponto, mas esse debate foi mais a tentativa de minimizar o que aconteceu do que valorizar o que realmente aconteceu! ✡️
😂😂😂😂 Ajudaram a construir uma grande bosta 😂😂😂😂😅😅😅😅😅
Cidadania apenas deveria ser permitida a quem realmente queira viver cá e aprenda a língua.
Cidadania é direito.. assim como decidir onde morar.
@@silpoll Dado pelo país em causa de acordo com os critérios que bem entende.
@@goncalomeneses5611 😘
@@silpoll errado! Cidadania é direito quando é originária. A sefardita não é originária, é naturalização, é um favor de Portugal, ninguém nasceu com esse direito!
No fundo, no fundo, você sabe disso. Só quer complicar!
Isso.
Me pareceu uma analise apologética. Nota-se uma triviliazacao e uma preocupacao em minimizar o que realmente aconteceu: quatrocentos anos de perseguição e limpeza étnica.
Ora pois pois, não fizemos nada, não vimos nada, não sabemos de nada.
Para uma outra perspectiva, recomendo analises feitas por nao-portugueses, por exemplo, Anita Novinsky onde não há esta tentativa de minimização e apologia.
"O objetivo era a conversão e não a expulsão..." como se conversão fosse algo imposto.
E tu uma tentativa de querer acentuar as coisas sem as contextualizar. Nada de surpreendente vindo de quem vem. Corjex
Ora pois pois... só se for na tua terra. Aqui em Portugal nunca ouvi dizer ninguém isso. Já que fala em pesquisar melhor...o que acho bem... comece por si.
Quatrocentos anos de perseguição e limpeza étnica? Onde? Em Portugal?
Houve perseguição, sim, no final do século XV e inícios do século XVI. E houve um massacre, um acontecimento específico (e naturalmente horrível).
Depois do século XVI já havia poucos judeus, pelo que não me parece que se possa falar propriamente em perseguição, muito menos em limpeza étnica.
Creio no entanto que havia descriminação e preconceito.
Antes do século XV, haveria preconceito, mas creio que não se pode falar em perseguição, muito menos em limpeza étnica.
É tão errado esquecer os crimes do passado como inventar crimes relativos a esse passado.
Parece-me que no mínimo houve exagero da sua parte.
Isto no que se refere a Portugal, que é o tema do programa.
Esse apologista da inquisição choca-me. Relativiza a brutalidade das provas de pureza de sangue. Diz que os judeus ibéricos vieram da Europa do norte e outras incongruências.
Que história!
Cá estou eu , descendentes de alguns destes cristão novos ( judeus) que povoaram e desbravaram o Brasil
Esse papo de perseguição, p/ inveja; não cola mais. Nenhum povo de boa convivência foi "perseguido" p/ tantos milênios. _ Passou da hora, de alguém mostrar o outro lado da moeda.
Quando eles se tornaram importantes e ricos na sociedade eis as razão pra serem perseguidos. Eram sempre maioria nas universidades e conhecidos intelectuais, médicos e cientistas. Aliás até hoje são a maioria nos EUA que ganharam Nobel na mais diversas categorias.
@@Solek95É por isso que é pouco provável que 3/4 dos brasileiros sejam de origem judaica. Por que é que os judeus que saíram de Portugal para a Holanda e outros países tornaram prósperos e cultos esses países e isso não aconteceu no Brasil? Onde estão os prémios Nobel brasileiros?
@@Solek95 APRENDA A INVESTIGAR sobre a História factual do MOTIVO pela qual esse Povo ficou tão Rico e Poderoso....o que na verdade está profundamente interligado com os motivos pelos quais foram "perseguidos" ,expulsos,"convertidos" ....MAS forom PROTEGIDOS E ENVIADOS PARA VÁRIOS REINOS, PAÍSES E CONTINENTES.
@@urizayithGrandes empresários, banqueiros, esportistas, artistas, cantores, poetas do BRASIL, sõ descendentes de judeus sefarditas (Ex. Airton Senna, Marisa Monte, Carlos Drumond de Andrade, Chico Buarque de Holanda, Luciano Hulk, Silvio Santos, Renato Aragão etc.). Vejo um certo ódio antissemita na sua fala.
@@lazioaguiar1622 ódio anti-semita? É precisamente o contrário! O que eu questionei foi: onde está a evidência de uma percentagem tão grande de brasileiros ser de origem judaica? Aliás, em todos os canais de história, há inúmeros brasileiros a afirmarem que são descendentes deste e daquele - basta tratar-se duma figura importante. São afirmações sem qualquer prova, claro!
Meu caro, você é descendente de Noé, como eu, e dê-se por muito satisfeito. Escusa de enviar mais missivas, porque não vou dar-lhe achas para a fogueira.
Essa história é a VERGONHA DE PORTUGAL!
Porquê esta especificamente?
Sim, é uma vergonha, e um dos maiores erros, mas infelizmente houve bastantes mais.
Não é "uma vergonha de Portugal"! O CASAMENTO ENTRE PORTUGAL E ESPANHA fez com que isso acontecesse. MAS LEMBRE-SE BEM: ESSES JUDEUS NÃO ERAM E NÃO SÃO NATIVOS DE PORTUGAL! VIERAM DE OUTROS PAÍSES E REFUGIARAM-SE EM PORTUGAL,MAS NÃO ERAM NATIVOS DE PORTUGAL! Vieram de FRANÇA, INGLATERRA,etc.... ! ESCUTE BEM O QUE ESTÁ SENDO RELATADO NO VÍDEO,E CONSULTE A HISTÓRIA DOCUMENTADA AO LONGO DOS SÉCULOS! FAÇA TESTES DE ADN 🧬ou DNA 🧬 e perceba a REALIDADE DOS FACTOS. Além de que apesar de TUDO o REI PORTUGUÊS SALVOU CENTENAS DE JUDEUS e OUTROS POVOS NÓMADAS tais como os Ciganos,ENVIANDO-OS PARA TERRRITÓRIOS PORTUGUESES tais como o Brasil,e muitos outros Países e Continentes.
É um pouco impressionante a tentativa de minimizar os crimes cometidos pelas "Coroas" Ibéricas contra os Judeus nos séculos XV e além. O mesmo vale para a inquisição portuguesa.
Quer dar um exemplo dessa minimização?
Uma ressalva: foram forçados ao catolicismo e não só cristianism
O orador tem a opiniao dele, mas mente grosseiramente
É preciso contar a verdade, as pessoas vao na conversa da seita religiosa da católica e continuam com as mentiras, dos massacres dos reis portugueses e castelhanos
E orador diz que nao é a católica, este defende a católica
Se é o Estado, os reis judeus vao expulsar judeus ? Isto é conversa de crianças
Registo 13 - Frederico III e IV da Austria eram Judeus. Era o meu 16 avô paterno
Principalis capitaneus in Aldenardo erat dominus Johannes de Burgundia, comes de Stampes. Romae coronantur Fredericus Illus et imperatrix ejus, quae filia fuit Edwardi regis Portugaliae, quae genuit ei Maximilianum, postea ducem Austriae, etc., matrimonio conjunctum Mariae, filiae Karoli ducis Burgundiae, Lotharingiae, etc., anno Domini Mo CCCC. LXXVII". Verum dum Fredericus in Hungaria res novas moliri adversus Ladislaum quem secum duxerat, audisset, mari illic properavit. Dum imperator Fredericus cum imperatrice sua Romae coronatus esset, anno Domini Mo CCCC. LII', ixo martii, creavit in ponte Adriani , ut fieri solet, auratos milites; et hinc abiens causa videndi Alfonsum, pervenit Neapolim ubi magnifice tractatus est. Cujus frater Albertus tantae gloriae invidens, cum vice quadam in curia ipsius impera oris venisset et collationem habere nequiret, Judaeis impedientibus ne ingrederetur, stimpsit cretum et scripsit in pariete : « Fredericus rex non Romanorum sed Judaeoum
Registo 14 - fala da Austria e Espanha como protestantes e apoiantes dos Judeus.
Alberti Archiducis Austrie, burgundia eta Brabantias, Ducis, Belgarum Domini , Imperatorum Maximiliani II & Ferdinandi I. Augustorum filij nepotisqz, Isabelle Clare Eugenia,Philippi II. Hifp. Indiarumque Monarche filia,mariti, pietate, justitia,clementia magni eternym memorandi Principis exuuiæ mortalitatis,immortalitatis gloriam, beata Resurrectionis in spe, hic exspectant.
Registo 15 - Mostra de meu 13 avô paterno Carolo V da germaniae como Judeus
בשורת מתי עד היום הזה כמוסרה עם היהודים ונחבא במערותם ועתה באחרונה מתוך חוריהם ומחושך מוצאת לאור שנת הנך הרה ויולדת בן לפק מגאולתנו פה בפאריס האם בצרפת: EVANGELIVM HEBRAI cum Matthæi, recèns è ludæorum penetralibus erutum, cum interpretatione Latina, ad vulgatam quoad fieri potuit, accommodata. [blocks in formation] P A R Is Its, Apud Martinum Iuuenem.fub infigni D. Chriftus phori,è regione gymnasii Cameracenfium. M. D. I Y. .EPISC 19. TILIUS Briocen. Carolo Lotharingo principi Cardinali ampliß. S. P. D. Nno superiore profectus in Italiam, inter multos ac varios libros, hoc diui Matthæi Euangelium Hebraicum re. peri: quod equidem vt non aufim adfirmarede co quod fua ille lingua diuinitus coscripsit,expressum, ita ex eruditorum hominú & Cifalpinorum & Träsalpinorum testimonio atque prædicationc, possum asserere à Rabbinica dictione pluria ij
Eu só sobe dessa histoiria pouco tempo no cimeterio pela minha irma com nosso nome silva ela como é mais velha que eu lembra da histoiria que a minha avo contava o meu avô era de familia judaica que foram obrigados a mudar de nome fui à net para procurar o passado judaico em portugal e foi ai que eu sobe ...na escola nem falam disso parece que portugal tenta esconder isso
Pas cachée car le Portugal a plus de 10 adn, celtes, romains... Etc, il faut voir le pourcentage de adn juif dans le sang
Em Portugal, isto é ensinado nas escolas.
gente o homem não disse nada 🙄
gente você não ouviu nada 🙄
Deviam convidar um ou uma historiadora judia em vez de estar a dizer uma série de disparates.
Quais ?...
Parece-me um comentário profundamente racista. Pense nisso.
Negativo........
Anita Novinski seria ótima. Pena que faleceu recentemente.
@@silpoll O que é ela ia acrescentar o que este não sabe: somente aquilo que tu queres ouvir? Corjex
assunto sem interesse nenhum, enfim....religião esta fora de moda
The More Than 10 000 Portuguese Jews Living in Israel Should Imediatly Leave Palestine🇵🇸 and Return to Portugal Where Their Basical Rights Are Respected.
ruclips.net/video/qqiUGf1qMZA/видео.html
😂 How about no, after all they are your semitic cousins, not ours, they belong in the desert with you, not in Europe
@@tojogornottojog1100 The Current Israelis Are Europeans Converted to Judaism and Have Nothing to Do With The Original Biblical Jews.
Netanyahu Belongs to Poland,Lieberman to Moldova,Herzog to Ireland etc etc
@@saddamhussein4480 👀 genetics tests say otherwise... They are your cousins
@@saddamhussein4480s ils y à eu des juifs en Europe.. C est qu ils ont été persécuté aussi en Israël sur leurs terres, par les égyptiens, romains et arabes etc
Excelente
Enfim, há que saber que, se o substrato dos Judeus Portugueses (e dos Portugueses todos) é Semita, a condição Judaica não é racial. É uma religião cuja função é religar (associar) pessoas que tanto pode incluir Caucasianos, Semitas, Otomanos, Negros, Amarelos etc. O mesmo sucede com a Religião Cristã e a Muculmana.