Djamilla deveria ficar fixa nesse programa. Chega de Taís Araújo ser a única negra em todo canto, ela não pode carregar o peso da representatividade sozinha nas costas
Naiana Pereira por isso é muito necessário falar sobre lugar de fala. Não adianta ter um monte de gente branca (ainda que a intenção seja boa) falando de um assunto que nunca viveram. E também é importante a interação entre pessoas negras e brancas para que haja uma conversação
Também me incomoda chamar o negro somente para falar de assuntos específicos; claro o negro merece o lugar de fala quando o assunto é racismo e privilégios da branquitude, mas também devemos ser chamados para falar de arquitetura, culinária, moda,física, medicina, cultura pop, enfim qualquer assunto.Até por que não é qualquer negro que é militante e tem interesses nestes assuntos.Mas muitos querem se sentir representados na tv. Cabe às emissoras procurar estas pessoas que elas existem.
Concordo.Djamilla seria perfeita neste programa.Precisamos ampliar a representatividade negra; é bom ter a Taís apresentando o saia justa e Karol Conka o superbonita, mas precisamos de outras pessoas negras em destaque
Debora Pecanha grande parte do que Taís aprendeu foi com a Djamilla , ela sempre cita as frases dela. A Taís precisa conviver com suas irmãs pretas para melhorar ainda mais seu descurso. Acho ela muito sozinha
que coisa linda, vê gente inteligente se expressando de uma forma tão educada, palmas pra voces! eu acho o seguinte, que as pessoas precisam entender que, nem a mulher, nem o negro, nem o gordo, ninguém aqui tá buscando ser superior, ou melhor que ninguém, só queremos respeito e igualdade! Mas eu entendo que sempre vão existir pessoas, que de certa se sentiram superior, ou melhor que mulheres e negros, que não significa que ela seja, mas ela pode se achar e ok, eu não me sinto nem inferior, nem superior que ninguém, só quero ser respeitada e isso me basta! Parabéns pelo programa lindo!
Minoria sempre tem que ser educado e polido,para poder ser ouvido...mesmo com fome,com os piores salários,mesmo explorado...enfim...para ser ouvido,tem que parecer educado mesmo irado.Eu particularmente,não me vejo nessa obrigação...e quando alguém não me ouve pq estou com raiva,mostra exatamente que ele teme o resultado que ele causa . Caso contrário,ele bateria de frente e provaria que não faz parte disso. Enfim...televisão é televisão,eu não acredito nela....Canso de fazer meus trabalhos e ver a cara de espanto dos brancos,quando ocupamos um local que eles são os protagonistas e nós os servidores...os caras ficam de cara...pq estão acostumados,pelo menos num evento grande,a ver negros e descendentes como o cara que varre o chão,a a tia que serve o café,o segurança na portaria...enfim...qdo tem negro protagonista fazendo algo significativo,aí fodeu...dá um bug na cabeça dos caras...eles entram em parafuso,pq na cabeça deles ,akilo só poderia ser concebido por eles. E eu to aí pra furar esse cerco,nem que isso seja a única coisa que me deixe com orgulho,pq isso é questão de honra. Vindo da periferia de São Miguel Pta e hj expondo minha arte no Jardins,pintando ao vivo na Oscar Freire...enfim...chegamos lá e é assim que é. A meta é chegar lá fora do mesmo jeito: Cabeça erguida.
para mim para mim essa mulher é uma metralhadora de bosta ela fala tanta m**** que me deixa até com dor de cabeça mano eu tenho vergonha de saber que tem tanta gente ouvindo essas m***** que ela está falando.
A voz negra? É pra ser assim mesmo? É pra se construir uma sociedade dividida entre negros e brancos? Pensei que o certo fosse ignorar a cor ou a raça e observar o caráter, mas vejo que pra vocês tem que ser tudo dividido mesmo.
Heloisa Simeira Não querida, pois de acordo com vocês, afro nazistas, branco não pode nem falar de negro, porque não temos, como é mesmo a patética expressão? Lugar de fala. Que dirá namorar uma negra...
@@danielbernardo9800 Lugar de fala não significa isso que você acha que significa. Todo mundo tem, pois todos falam de um determinado lugar (de quem tem vivências de professor, ou de aluno, ou de advogado, ou de pessoa que sofreu racismo, ou de pessoa que sofreu homofobia etc.). Quando se fala em "lugar de fala", significa que essa posição de que cada um fala interfere naquilo que vê e naquilo que diz. Desculpe, mas é um pouco cansativo ver vocês criticando conceitos que nem entenderam e falando sempre na superfície, sempre no senso comum.
Eu usei essa frase à respeito do Mimi na faculdade com uma professora ela ficou sem CHÃO. Como é bom ter Djamila para nos ajudar a SOBREVIVER nesse mundo. Ela é TUDO que me inspira e hoje nesse dia que estou escrevendo ela foi um sopro de esperança.🌻
@@BASKIAI ela quer dizer que como sempre citam os negros como a maior parte da população pobre e, com isso, faz parecer que todo branco é rico, burguês e compactuador de um sistema racista, mas não é bem assim, tem muito branco pobre também e eles também tem dificuldades por isso, não tanto quanto os negros, porque esses podem sofrer racismo, mas também tem. Não é porque você nasceu com um tom de pele mais claro que o mundo lhe deu um passe vipe e agora você só precisa sorrir e acenar que tudo vai ser colocado na sua mão, tem um esforço e uma dificuldade também
Mônica querida, não diga como cada um tem que falar, a fala raivosa, ressentida também tem seu papel e ninguém é obrigado a ser como a Djamila, nem todos teem possibilidades, condições ou repertório para isso. Não há um jeito certo para falar, devemos respeitar a história e singularidade de cada um.
Bruna L. Ela não tentou impor COMO cada um tem que falar, mas que um debate é mais produtivo quando as pessoas podem discutir e se compreender, ao invés de ficar brigando, se ofendendo e cada um defendendo cegamente seu ponto de vista.
Muita gente não quer uma discussão produtiva e com objetivos traçados, querem apenas jogar p os outros sua raiva e frustrações. Não militam pela causa negra, fazem autoterapia, uma catarse em grupo.
Acho o conceito de Lugar de fala super válido como uma descrição de uma condição cultural dada de cada indivíduo, para entender e referenciar as influências da visão de mundo de cada um. Porém, acho um conceito perigoso quando parte para uma concepção de que só posso falar sobre temas que estejam dentro da circunscrição do meu lugar de fala, isso não existe, destrói o diálogo e divide a sociedade em bolhas, impossibilitando crescimento e evolução.
Como é bom ouvir gente inteligente conversando. E eu amo a simplicidade da Mônica, ela escuta, ela se coloca de forma coerente... ela busca entender o que as outras pessoas estão querendo dizer... Parabéns Monica. E a Djamila é uma inspiração... um suspiro nessa internet cheia ódio e preconceito...
A Djamila é inteligente, ela conseguiu ultrapassar a barreira da catarse, do desabafo, da liberação do que estava reprimido. Diferente da Djamila, muita gente não quer uma discussão produtiva e com objetivos traçados, querem apenas jogar p os outros sua raiva e frustrações. Não militam pela causa negra, fazem autoterapia, uma catarse em grupo.
Ninguem nasce sabendo porque nasceu em 2020 ou sabe tudo porque esta vivo agora em 2020.E 2020 não é o fim da ciência e do pensamento. Esse povo que se acha superior por ter nascido em 2020 é muito burro.
@@PedroDHennon porque? Ficou a fim dele? Eu também. Que homão, ein? , sorte de quem tiver esse cara como companheiro, marido, amigo, pai, vizinho, enfim...
Suckmyballz Gameplays Fake racista bostejando pelos dedos. Nada de novo sob o sol... Daqui a pouco liga o mode zumbi on e começa a xingar, babar e mostrar todo o lado Bolsominion.
Show, com elegância a Djamila dá um toque sutil pra Mônica com o papo de "fala ressentida": falta escuta, nós brancos temos que aprender a escutar, inclusive e sobretudo a fala ressentida!
É prazeroso ouvir a Djamila, responde e explana tudo com muita sensatez, harmonia e perfeita classe. Uma mulher intelectual com uma facilidade de discordar e abrir as reflexões que nos prende a atenção.
Eu cresci na periferia. Meus pais se separaram quando eu tinha 5 anos. Trabalhei capinando horta desde os dez. Isso para ajudar a pagar as contas da casa e comprar alguma comida. Comia arroz com feijão e as verduras que minha mãe plantava na horta. Escola pública, a vida toda. Para entrar na faculdade, tive que competir com brancos ricos que sempre estudaram em escolas particulares. Sofri preconceito por ser gay. Hoje, venho ao RUclips e me deparo com um vídeo que tenta enfiar na minha cabeça que eu tive privilégios. Só por ser branco. É importante não enfiarmos todas as pessoas em caixas determinantes. A gente tenta ouvir o lado do outro, sabem... Mas quando esse outro joga na cara da gente que a gente é privilegiado (sem ser), a gente percebe que não adianta. É bobagem tentar dialogar. A gente perde a vontade de tentar.
Eu entendo totalmente o seu ponto de vista, porém o privilégio não quer dizer que a sua vida não foi difícil, e sim que a sua cor não à dificultou mais, entende?
Parabéns meu caro. Seja um homem digno e íntegro dentro das suas perspectivas. Ser branco é ser privilegiado isso incomoda esses preconceituosos que lutam contra o mesmo. Ser branco, homem , heterossexual ,cristão e conservador, é um problema para essas pessoas que querem inverter os valores e implantar uma cultura bestalhada cheia de discurso de ódio. Aí eu pergunto. Quem esta jogando sujo ? Sim ! São essas mesmas.
E se vc fosse negro ? Nao seria pior? Entendo sua fala, mas o fato de ser branco já te traz uma "vantagem" sobre alguem na mesma situação que vc mss q é negro. É sobre isso.
Enquanto a dor do outro for só do outro, pouca coisa muda. Enquanto é preciso sentir-se representante para motivar o seu poder de fala, haverá opressão. É preciso entender que podemos falar sobre um grupo oprimido, quando estamos fora deles, respeitando que nem sempre entendemos as suas lutas e dores e não dessensibilizando aquilo que vemos apenas no outro, caracterizando de mimimi o que pode ser um sofrimento indivídual ou de um grupo que nós simplesmente não enxergamos.
NOSSA COMO PARA UM VELHO COMO EU É LINDO;EXEMPLAR;ESCLARECEDOR;INCENTIVADOR E;ETC! PODE VER ESTA PESSOA FANTASTICA COMO DJAMILE RIBEIRO E ESTAS MULHERES . ME ENSINADO TANTO . MUITO OBRIGADO A TODAS VOCÊS.
AQUI EM GOIÂNIA, A DIFERENÇA DE SER MULHER BRANCA E POBRE PRA NEGRA E POBRE NÃO TEM TANTA DIFERENÇA (MEDO DE ASSALTO/ MEDO DE ESTUPRO/FALTA DE OPORTUNIDADES), OS EMPREGOS SÃO AQUELES DE TELEMARKETING, VENDEDORA DE LOJA, JORNADA DE 1 FOLGA POR SEMANA, SALÁRIO MÍNIMO, E PORAI VAI..SÓ QUANDO O DINHEIRO ENTRA NA JOGADA MUDA TUDO. MULHERES BRANCAS E POBRES TAMBÉM SOFREM MUITO PRECONCEITO PELA CLASSE SOCIAL QUE ESTÃO INSERIDAS, SE É GORDA, SE É BAIXINHA, SE O NARIZ É GRANDE É UMA GRANDE MERDA SER POBRE É ISSO.
Tive o prazer de conhecer a Djamila pessoalmente, conheci ela numa apresentação do livro do Silvio de Almeida que, é outra pessoa genial! Com certeza saí daquele lugar com uma outra visão, com certeza ampliou meu horizonte! Extremamente grata! ❤
Eita mulher empoderada!!! A comunicação não violenta que ela utiliza ajuda bem no diálogo e na escuta dos outros. Parabéns por manter sua postura aberta para dialogar sem conflitar, talvez seja o melhor caminho!
Djamila Ribeiro cada vez mais mostrando ser uma das melhores comunicadoras do Brasil. Vários filsófos tentam, mas ela, a filósofa, é que se destaca. :)
+Suckmyballz Gameplays nossa pelo suas palavras escritas dá para perceber o quanto você é uma pessoa com valores e moral bem baixos que não posssui a competênciatu e inteligência da Djalma. Ela é linda e pelas suas idéias só mostra o quanto você que é feio
Suckmyballz Gameplays É um racista imbecil que, além de burro, se incomoda profundamente ao ver uma mulher linda, inteligente dando um belo tapa na cara dos racistas com toda educação e classe.
Uauuuuuu... Que mulher maravilhosa!! Vamos abrir espaços pra essas mulheres falarem sobre TDS os assuntos pertinentes... A inteligência delas é absurda!!
Para combater o privilegio no Brasil, é necessário desconstruir o discurso do mérito. A meritocracia esconde todas as desigualdades, os privilégios de classe (aí se abarca também a questão racial, uma vez que os mais pobres quase sempre são negros e pardos) que fazem com que no final da linha alguns tenham melhores salários ou não. O que aparece como mérito pessoal, muitas vezes é nada mais do que o resultado dos privilégios que determinada classe social obteve historicamente e que são reproduzidos ainda.
A primeira vez que vi Djamilla na TV, disse pra minha filha ,acho esta mulher muito elegante,mas não a conhecia pra mim era só uma pessoa comum fazendo uma propaganda . Ela ganhou uma seguidora.😘😘😘
Grande Djamila! Posso não concordar com todas as suas ideias, mas ela sempre me faz pensar e pessoas assim me ajudam a ser melhor. Parabéns ao canal por trazê-la à discussão!
Eu homem branco tenho o pensamento da Djamila como meu modelo, faço filosofia pelo conceito do pensar afrocentrado dela. Pode parecer utópico mas é libertador reconhecer o seu espaço, ceder espaço ao outro. Djamila dona de mim s2
Um moça na minha cidade hoje foi assassinada por um ex namorado que não soube lhe dar com o fim do relacionamento. Ele a matou com 3 tiros no meio da rua.😪 O pior é ver muitos homens e mulheres também dizendo que ela foi a culpada.
É lógico que eu não quero perder o que conquistei. Mas eu quero que as pessoas tb possam conquistar esse espaço e até mais. É preciso uma compreensão e participação para a mudança.
Gente que aflição as brancas não deixando ela concluir o pensamento: querendo completar, achando que elas já sabem o que a Djamila está querendo dizer. Ai!
Adorei a resposta da Djamila em relação à fala da Mônica que tem gente que fala com dor e ressentimento e que não pode ser assim. É justamente isso da outra pessoa se negar a escutar. Não é mimimi, a pessoa privilegiada que não entende o lugar da outra pessoa e prefere ignorar. Djamila explicitou de forma muito bem educada e clara o contexto e como pensar que isso é mimimi é erradíssimo. Adorei! Ademais, ela estudou na mesma universidade que eu. Orgulho! Por mais representatidade negra em universidades públicas!
É riquíssimo esse diálogo. Como a gente pode evoluir entendendo que podemos sim apoiar várias pautas não como protagonistas, mas como defensoras. Por exemplo, eu falo sobre o racismo, não como protagonista, mas como apoiadora da causa antirracista. Ninguém melhor que uma pessoa negra pra ensinar o que é o racismo, o meu papel é ouvir entender e passar pra frente esses ensinamentos.
A isso chamo de liberdade. Essa mulher fala e escreve divinamente. Djamila Ribeiro. Te ouvir é um mantra para minha mente. Que há tanto tenta enteder os descasos do Brasil com o povo que fez esse Brasil produzir e acontecer. Não existe a história do Brasil sem o povo Negro. Eu honro minha história, sem ela eu não consigo explicar as minhas raízes, a minha base.
Djamila conseguiu calar a verborragica da Astrid por mais de 3min de vídeo. Aí vem a kiridinha tentar diminuir/provocar a multiplicidade do movimento. Djamila lacrando COM Ângela Davis (representatividade importa).
A astrid ficou do lado dessa mulher que acusou os brancos de praticamente roubarem os negros, e ainda criticou os homens. As divergências ocorrem pois o movimento feminista é radical, fanático, aí vêm as reses mais loucas possíveis
Não vejo desse jeito não. Qualquer colocação é importante. A Astrid apenas relatou sobre as diferentes formas ou corrente de pensamentos dos diversos movimentos sociais, em especial o negro e o feminista. Ela apenas questionou se aquilo, de certa forma pudesse fragilizar tais movimentos, o qual foi discordado com ponderação e inteligência pela Djamila.
Helena Soares Né? Eu tenho admiração pela Astrid, mas ela não percebeu ainda o lugar que o lugar de fala não é dela. Talvez seja por ela ter um filho negro. Mas neste caso, é ainda mais importante entender que esse protagonismo não lhe pertence.
Eu tinha muitas dúvidas mas ela tirou todas, em 8 minutos, amei essa mulher Tem muita coisa que é dito de forma errada e eu no caso me confundia mais do q entendia
Rainha essa mulher gente, inteligente, educada, estilosa e nem sei o que mais. Queria assistir novamente porém o app do GlobosatPlay não está funcionando:(, GNT (isa sei que é você quem responde as perguntas) me ajuda pelo amor de Deus! Quando vocês vão consertar o app.
Canal GNT obrigado Isa :) aparece sempre a mensagem "tivemos um problema e não conseguimos carregar informações. Tente mais tarde :(" eu já desinstalei o app várias vezes. Obs.: Utilizo Android. Se puder Passar pra área técnica seria maravilhoso Isa. Valeu
Djamilla deveria ficar fixa nesse programa. Chega de Taís Araújo ser a única negra em todo canto, ela não pode carregar o peso da representatividade sozinha nas costas
Naiana Pereira por isso é muito necessário falar sobre lugar de fala. Não adianta ter um monte de gente branca (ainda que a intenção seja boa) falando de um assunto que nunca viveram. E também é importante a interação entre pessoas negras e brancas para que haja uma conversação
Naiana Pereira sim. É como ela disse sempre sendo tratado como o outro
Também me incomoda chamar o negro somente para falar de assuntos específicos; claro o negro merece o lugar de fala quando o assunto é racismo e privilégios da branquitude, mas também devemos ser chamados para falar de arquitetura, culinária, moda,física, medicina, cultura pop, enfim qualquer assunto.Até por que não é qualquer negro que é militante e tem interesses nestes assuntos.Mas muitos querem se sentir representados na tv. Cabe às emissoras procurar estas pessoas que elas existem.
Concordo.Djamilla seria perfeita neste programa.Precisamos ampliar a representatividade negra; é bom ter a Taís apresentando o saia justa e Karol Conka o superbonita, mas precisamos de outras pessoas negras em destaque
Debora Pecanha grande parte do que Taís aprendeu foi com a Djamilla , ela sempre cita as frases dela. A Taís precisa conviver com suas irmãs pretas para melhorar ainda mais seu descurso. Acho ela muito sozinha
Faço coro para que convidem a Djamilla para permanecer fixa no programa. Que mulher inteligente! Precisamos ouvir mais o que ela tem a dizer.
Simmmmm
Concours plenamente.
ruclips.net/video/e4zZ-6QqzXE/видео.html
Além de linda!
Concordo plenamente!
que coisa linda, vê gente inteligente se expressando de uma forma tão educada, palmas pra voces! eu acho o seguinte, que as pessoas precisam entender que, nem a mulher, nem o negro, nem o gordo, ninguém aqui tá buscando ser superior, ou melhor que ninguém, só queremos respeito e igualdade! Mas eu entendo que sempre vão existir pessoas, que de certa se sentiram superior, ou melhor que mulheres e negros, que não significa que ela seja, mas ela pode se achar e ok, eu não me sinto nem inferior, nem superior que ninguém, só quero ser respeitada e isso me basta! Parabéns pelo programa lindo!
Joana Darc Rodrigues 👏👏👫
Minoria sempre tem que ser educado e polido,para poder ser ouvido...mesmo com fome,com os piores salários,mesmo explorado...enfim...para ser ouvido,tem que parecer educado mesmo irado.Eu particularmente,não me vejo nessa obrigação...e quando alguém não me ouve pq estou com raiva,mostra exatamente que ele teme o resultado que ele causa . Caso contrário,ele bateria de frente e provaria que não faz parte disso. Enfim...televisão é televisão,eu não acredito nela....Canso de fazer meus trabalhos e ver a cara de espanto dos brancos,quando ocupamos um local que eles são os protagonistas e nós os servidores...os caras ficam de cara...pq estão acostumados,pelo menos num evento grande,a ver negros e descendentes como o cara que varre o chão,a a tia que serve o café,o segurança na portaria...enfim...qdo tem negro protagonista fazendo algo significativo,aí fodeu...dá um bug na cabeça dos caras...eles entram em parafuso,pq na cabeça deles ,akilo só poderia ser concebido por eles. E eu to aí pra furar esse cerco,nem que isso seja a única coisa que me deixe com orgulho,pq isso é questão de honra. Vindo da periferia de São Miguel Pta e hj expondo minha arte no Jardins,pintando ao vivo na Oscar Freire...enfim...chegamos lá e é assim que é. A meta é chegar lá fora do mesmo jeito: Cabeça erguida.
@Larcen Tyler ótima resposta man, concordo com vc, me envia o link
“DIVAMILA” só dá orgulho pro meu coração ❤️
Soul Vaidosa Xan 😍
para mim para mim essa mulher é uma metralhadora de bosta ela fala tanta m**** que me deixa até com dor de cabeça mano eu tenho vergonha de saber que tem tanta gente ouvindo essas m***** que ela está falando.
Orgulho demais dessa mulher
@Laurindo Rodrigues escuta o que ela está dizendo!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk até não sei quando. Kkkkk
Agradeço por levarem a Djamila, a voz negra mais relevante da atualidade. Fico feliz por ver a Djamila cada vez em mais espaços. Parabéns!
Por dios,amo a Djamila,como puede existir una diosa asi en este maldito y nefasto mundo y yo desconocerla?me odio!
@Laurindo Rodrigues Ja fomos alforreados faz tempo , podemos namorar quem quisermos.
A voz negra? É pra ser assim mesmo? É pra se construir uma sociedade dividida entre negros e brancos? Pensei que o certo fosse ignorar a cor ou a raça e observar o caráter, mas vejo que pra vocês tem que ser tudo dividido mesmo.
Heloisa Simeira Não querida, pois de acordo com vocês, afro nazistas, branco não pode nem falar de negro, porque não temos, como é mesmo a patética expressão? Lugar de fala. Que dirá namorar uma negra...
@@danielbernardo9800 Lugar de fala não significa isso que você acha que significa. Todo mundo tem, pois todos falam de um determinado lugar (de quem tem vivências de professor, ou de aluno, ou de advogado, ou de pessoa que sofreu racismo, ou de pessoa que sofreu homofobia etc.). Quando se fala em "lugar de fala", significa que essa posição de que cada um fala interfere naquilo que vê e naquilo que diz. Desculpe, mas é um pouco cansativo ver vocês criticando conceitos que nem entenderam e falando sempre na superfície, sempre no senso comum.
Eu usei essa frase à respeito do Mimi na faculdade com uma professora ela ficou sem CHÃO. Como é bom ter Djamila para nos ajudar a SOBREVIVER nesse mundo. Ela é TUDO que me inspira e hoje nesse dia que estou escrevendo ela foi um sopro de esperança.🌻
"Se existe um grupo que está sendo discriminado, existe um outro que está sendo beneficiado" é isto
AUHUHAUHAUHAUHHUA
Fiah tá cheio de pobre e miseráveis brancos também .
@@adrianakusieluskus8941 privilegio n se resume a quantidade de dinheiro q vc tem
@@BASKIAI ela quer dizer que como sempre citam os negros como a maior parte da população pobre e, com isso, faz parecer que todo branco é rico, burguês e compactuador de um sistema racista, mas não é bem assim, tem muito branco pobre também e eles também tem dificuldades por isso, não tanto quanto os negros, porque esses podem sofrer racismo, mas também tem. Não é porque você nasceu com um tom de pele mais claro que o mundo lhe deu um passe vipe e agora você só precisa sorrir e acenar que tudo vai ser colocado na sua mão, tem um esforço e uma dificuldade também
Mentira
Mônica querida, não diga como cada um tem que falar, a fala raivosa, ressentida também tem seu papel e ninguém é obrigado a ser como a Djamila, nem todos teem possibilidades, condições ou repertório para isso. Não há um jeito certo para falar, devemos respeitar a história e singularidade de cada um.
Bruna L. Ela ainda não se reveu enquanto mulher branca. Ainda não se retirou da centralidade.
Bruna L. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Bravaaaaa 👏👏👏👏👏👏👏👏
Bruna L.
Ela não tentou impor COMO cada um tem que falar, mas que um debate é mais produtivo quando as pessoas podem discutir e se compreender, ao invés de ficar brigando, se ofendendo e cada um defendendo cegamente seu ponto de vista.
Muita gente não quer uma discussão produtiva e com objetivos traçados, querem apenas jogar p os outros sua raiva e frustrações. Não militam pela causa negra, fazem autoterapia, uma catarse em grupo.
Essa mulher é demais. Sou fã mas queria ser “melhor amiga”. Pra ela e ensinar mais
"Quem tá no poder, não quer perder o poder"...
Isso é que é foda!
Vide Stalin, Mao e Adi Amin
Destrua o ESTADO e isso acabará
Verdade. Por causa desta primícia, como é difícil criar igualdade em uma sociedade!!!
@@viniciuslima6387 Quem disse que poder depende do estado, neolib é tao burro
@@HeadShooTCFAL quem disse que eu sou neo libertário ?
Acho o conceito de Lugar de fala super válido como uma descrição de uma condição cultural dada de cada indivíduo, para entender e referenciar as influências da visão de mundo de cada um. Porém, acho um conceito perigoso quando parte para uma concepção de que só posso falar sobre temas que estejam dentro da circunscrição do meu lugar de fala, isso não existe, destrói o diálogo e divide a sociedade em bolhas, impossibilitando crescimento e evolução.
vc não entendeu assista de novo saía justa e leia o livro LOCAL DE FALA da Doutora Djamila Ribeiro
Como é bom ouvir gente inteligente conversando. E eu amo a simplicidade da Mônica, ela escuta, ela se coloca de forma coerente... ela busca entender o que as outras pessoas estão querendo dizer... Parabéns Monica. E a Djamila é uma inspiração... um suspiro nessa internet cheia ódio e preconceito...
A Djamila é inteligente, ela conseguiu ultrapassar a barreira da catarse, do desabafo, da liberação do que estava reprimido. Diferente da Djamila, muita gente não quer uma discussão produtiva e com objetivos traçados, querem apenas jogar p os outros sua raiva e frustrações. Não militam pela causa negra, fazem autoterapia, uma catarse em grupo.
+Anita C R zz
Eu, em 2020, voltando aqui pra aprender mais e mais!
tb
Ninguem nasce sabendo porque nasceu em 2020 ou sabe tudo porque esta vivo agora em 2020.E 2020 não é o fim da ciência e do pensamento. Esse povo que se acha superior por ter nascido em 2020 é muito burro.
Nossa que soco na cara, perfeita sem defeitos.
Pqp... Que pessoas sensacionais... Maravilhosas... Mentes brilhantes... Parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Essa mulher tem uma tamanha resplandecência,super inteligente e sagaz no que fala,um mito vivo realmente ❤️
Meus Deus! Como perdi esse dia? Que aula! Que coisa linda! Djamila, simplesmente impecável!
Muito bom! Só achei um pouco desconfortável as anfitriãs ficarem interrompendo constantemente a Taís e a Djalmila quando elas estavam explicando!
Parte do diálogo e da busca pela compreensão.
Brancas...
@@luanarego6123 racista
@@bernardojunior8959 é o que?
BRANCOS...
Sempre ser o centro de tudo
MIMIMI é a dor do outro que não conseguimos e/ou não queremos compreender.
Gay?
@@PedroDHennon Ele é humano!
@@PedroDHennon babaca
Genial, Cesar ! Desculpe, mas vou sair por aí citando você.
@@PedroDHennon porque? Ficou a fim dele? Eu também. Que homão, ein? , sorte de quem tiver esse cara como companheiro, marido, amigo, pai, vizinho, enfim...
Djamila, além de inteligente e poderosa, é linda e estilosa.
Verdade! Djamila é um mulherão da porra!
Suckmyballz Gameplays Fake racista bostejando pelos dedos. Nada de novo sob o sol... Daqui a pouco liga o mode zumbi on e começa a xingar, babar e mostrar todo o lado Bolsominion.
Alessandra FM djamilla e uma tonta mesmo babando ovo pelos EUA e buscando implantar ódio racial no Brasil
Jean Camargo Ah tá! Anotado. É a Djamilla que espalha ódio racial... não é a sociedade, extremamente racista, que faz isso não, né?
@@alessandra5529 falou merda. Conheço petistas bastante racistas, e num é pouco.
Djamila Ribeiro você é uma mulher negra fundamental para o debate público sobre o Racismo estrutural, adorei sua explanação!!
Show, com elegância a Djamila dá um toque sutil pra Mônica com o papo de "fala ressentida": falta escuta, nós brancos temos que aprender a escutar, inclusive e sobretudo a fala ressentida!
Uma patada com bastante sutileza. Djamila é um oásis de sabedoria.
AUHUHAUHAHUAUHUHAHUAHUUHAHUAUHAHUHUAHUAUH
É prazeroso ouvir a Djamila, responde e explana tudo com muita sensatez, harmonia e perfeita classe. Uma mulher intelectual com uma facilidade de discordar e abrir as reflexões que nos prende a atenção.
Muito, muito bom. Vale a pena ouvir cada segundo da entrevista.
Eu cresci na periferia. Meus pais se separaram quando eu tinha 5 anos. Trabalhei capinando horta desde os dez. Isso para ajudar a pagar as contas da casa e comprar alguma comida. Comia arroz com feijão e as verduras que minha mãe plantava na horta. Escola pública, a vida toda. Para entrar na faculdade, tive que competir com brancos ricos que sempre estudaram em escolas particulares. Sofri preconceito por ser gay. Hoje, venho ao RUclips e me deparo com um vídeo que tenta enfiar na minha cabeça que eu tive privilégios. Só por ser branco. É importante não enfiarmos todas as pessoas em caixas determinantes. A gente tenta ouvir o lado do outro, sabem... Mas quando esse outro joga na cara da gente que a gente é privilegiado (sem ser), a gente percebe que não adianta. É bobagem tentar dialogar. A gente perde a vontade de tentar.
Eu entendo totalmente o seu ponto de vista, porém o privilégio não quer dizer que a sua vida não foi difícil, e sim que a sua cor não à dificultou mais, entende?
Parabéns meu caro. Seja um homem digno e íntegro dentro das suas perspectivas. Ser branco é ser privilegiado isso incomoda esses preconceituosos que lutam contra o mesmo. Ser branco, homem , heterossexual ,cristão e conservador, é um problema para essas pessoas que querem inverter os valores e implantar uma cultura bestalhada cheia de discurso de ódio. Aí eu pergunto. Quem esta jogando sujo ? Sim ! São essas mesmas.
E se vc fosse negro ? Nao seria pior?
Entendo sua fala, mas o fato de ser branco já te traz uma "vantagem" sobre alguem na mesma situação que vc mss q é negro. É sobre isso.
QUEM detém todos privilégios no Brasil o homem branco hétero e rico filho herdeiro da elite econômica branca
Ela dá uma aula,eu fico totalmente presa ouvindo ela falar mds Djamila é a inteligência em Ser Humano👏👏👏👏👏
Que mulher é essa! Djamilaaaaaaaa maravilhosa.
Sensacional! Obg Djamila! Obg mulheres presentes! #gratidão
Do fundo do meu coração!
Enquanto a dor do outro for só do outro, pouca coisa muda. Enquanto é preciso sentir-se representante para motivar o seu poder de fala, haverá opressão. É preciso entender que podemos falar sobre um grupo oprimido, quando estamos fora deles, respeitando que nem sempre entendemos as suas lutas e dores e não dessensibilizando aquilo que vemos apenas no outro, caracterizando de mimimi o que pode ser um sofrimento indivídual ou de um grupo que nós simplesmente não enxergamos.
raqueltsmm exatamente. É por causa dessa falta de empatia que existem palavras como mimimi e vitimismo.
az
sa
Maravilhoso !!! Ainda temos sim , um longo caminho pela frente. Porém, esta de fato é uma conscientização que não te volta.
QUE CONVERSA SUPER CONSTRUTIVA, INTELIGENTE , BEM ESCLARECEDORA, VANTAJOSA PARABÉNS PELO ÓTIMO PROGRAMA.
Te amo Djamila. Quero ser que nem você quando crescer 😁😊😂😍😍😍
"eu sou o universal, vc é o específico"
Que mulher linda e inteligente, dá até um quentinho no coração e esperança na humanidade.
2020 e esse tema continua sendo pauta essencial em todas as camadas da sociedade.
A Djamilla tem uma potência magnética incrível. Como é bom vê-la e escutá-la.
Não vi debate nenhum e sim um bate papo com pessoas com o mesmo pensamento... Debate tem que ter o contraditório.
Que qualidade de debate. Uma oportunidade única para aprender mais. Abraço a partir de Moçambique
A Djamilla deveria ir mais vezes no programa, como ela tem a nos ensinar...
NOSSA COMO PARA UM VELHO COMO EU É LINDO;EXEMPLAR;ESCLARECEDOR;INCENTIVADOR E;ETC! PODE VER ESTA PESSOA FANTASTICA COMO DJAMILE RIBEIRO E ESTAS MULHERES . ME ENSINADO TANTO . MUITO OBRIGADO A TODAS VOCÊS.
Como me fez crescer internamente o pensamento e reflexão sobre todas as formas de preconceitos.
Muito bom esse debate
Djamila é um ícone do nosso Brasil ❤️
AQUI EM GOIÂNIA, A DIFERENÇA DE SER MULHER BRANCA E POBRE PRA NEGRA E POBRE NÃO TEM TANTA DIFERENÇA (MEDO DE ASSALTO/ MEDO DE ESTUPRO/FALTA DE OPORTUNIDADES), OS EMPREGOS SÃO AQUELES DE TELEMARKETING, VENDEDORA DE LOJA, JORNADA DE 1 FOLGA POR SEMANA, SALÁRIO MÍNIMO, E PORAI VAI..SÓ QUANDO O DINHEIRO ENTRA NA JOGADA MUDA TUDO. MULHERES BRANCAS E POBRES TAMBÉM SOFREM MUITO PRECONCEITO PELA CLASSE SOCIAL QUE ESTÃO INSERIDAS, SE É GORDA, SE É BAIXINHA, SE O NARIZ É GRANDE É UMA GRANDE MERDA SER POBRE É ISSO.
Queria ver Tais Araújo e Djamila Ribeiro conversando juntas! 😍
Essa Djamila Ribeiro é maravilhosa!! Que aula!!
Djamila Ribeiro adorei suas reflexões!!! Ótimo debate!!!
Suckmyballz Gameplays Fake ignorante que não sabe interpretar e muito menos disfarçar seu racismo. Sinal de que Djamila atingiu o alvo.
Tive o prazer de conhecer a Djamila pessoalmente, conheci ela numa apresentação do livro do Silvio de Almeida que, é outra pessoa genial! Com certeza saí daquele lugar com uma outra visão, com certeza ampliou meu horizonte! Extremamente grata! ❤
T
Djamila, minha prof maravilhosa!
Eita mulher empoderada!!! A comunicação não violenta que ela utiliza ajuda bem no diálogo e na escuta dos outros. Parabéns por manter sua postura aberta para dialogar sem conflitar, talvez seja o melhor caminho!
A djamila é foda!! Sensata! Em tempos de lacração, essa lucidez é muito necessária!
Musa! Adoro! Inteligente e que a ajuda a gente a melhorar esse país. Enquanto houver uma só voz oprimida, ninguém vai ser feliz de verdade!
Djamila Ribeiro cada vez mais mostrando ser uma das melhores comunicadoras do Brasil. Vários filsófos tentam, mas ela, a filósofa, é que se destaca. :)
+Suckmyballz Gameplays nossa pelo suas palavras escritas dá para perceber o quanto você é uma pessoa com valores e moral bem baixos que não posssui a competênciatu e inteligência da Djalma. Ela é linda e pelas suas idéias só mostra o quanto você que é feio
Suckmyballz Gameplays É um racista imbecil que, além de burro, se incomoda profundamente ao ver uma mulher linda, inteligente dando um belo tapa na cara dos racistas com toda educação e classe.
Uauuuuuu... Que mulher maravilhosa!! Vamos abrir espaços pra essas mulheres falarem sobre TDS os assuntos pertinentes... A inteligência delas é absurda!!
Para combater o privilegio no Brasil, é necessário desconstruir o discurso do mérito. A meritocracia esconde todas as desigualdades, os privilégios de classe (aí se abarca também a questão racial, uma vez que os mais pobres quase sempre são negros e pardos) que fazem com que no final da linha alguns tenham melhores salários ou não. O que aparece como mérito pessoal, muitas vezes é nada mais do que o resultado dos privilégios que determinada classe social obteve historicamente e que são reproduzidos ainda.
Gente! Apaixonada por tanta lucidez. Obrigada Djamila. Fiz uma homenagem a vc no Instagram.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Penso que todo mundo deveria ouvir e ler mais Dijamila, ela tem muito a ensinar, mulher fantástica!
A primeira vez que vi Djamilla na TV, disse pra minha filha ,acho esta mulher muito elegante,mas não a conhecia pra mim era só uma pessoa comum fazendo uma propaganda .
Ela ganhou uma seguidora.😘😘😘
Meu Deus que Mulher maravilhosa inteligentissima a Djamila
Grande Djamila! Posso não concordar com todas as suas ideias, mas ela sempre me faz pensar e pessoas assim me ajudam a ser melhor. Parabéns ao canal por trazê-la à discussão!
Djamila apesar de não ter falado nada pra vc mas foi uma honra receber-la na minha loja de costura hoje atarde. vc e muito linda
Djamila é maravilhosa ❤️
Gente, que vídeo mais reflexivo!!
Gente...tomei essa discussão pra vida...q maravilhosos esses programas da GNT...parabéns e obrigada!
Eu homem branco tenho o pensamento da Djamila como meu modelo, faço filosofia pelo conceito do pensar afrocentrado dela. Pode parecer utópico mas é libertador reconhecer o seu espaço, ceder espaço ao outro. Djamila dona de mim s2
Nesse sentido, é errado uma pessoa querer expressar sua opinião dentro de um debate, a menos que tenha o fenótipo "adequado"?
@@davidsonl8201 Óbvio que não seu bonobo
Esse vídeo é perfeito! Sempre volto pra assistir
Queria eu ser privilegiado como tanto falam.
Djamila vc é incrivel muito sabia e suas colocaçoes sao incriveis e bem elaboradas! Parabèns
é impressão minha ou a Tais Araujo esta sendo quase que ignorada.
Essa mulher quando começa a falar faz minha mente se expandir de um jeito que fico maravilhada. affffff
que aula!!!
Debate inteligente, esclarecedor, que nos enche de orgulho e esperança😊
Um moça na minha cidade hoje foi assassinada por um ex namorado que não soube lhe dar com o fim do relacionamento.
Ele a matou com 3 tiros no meio da rua.😪
O pior é ver muitos homens e mulheres também dizendo que ela foi a culpada.
É lógico que eu não quero perder o que conquistei. Mas eu quero que as pessoas tb possam conquistar esse espaço e até mais. É preciso uma compreensão e participação para a mudança.
A Cris Vianna tbm seria uma ótima pessoa fixa aí no Saia Justa.
Que debate incrível. Altamente enriquecedor.
Gente que aflição as brancas não deixando ela concluir o pensamento: querendo completar, achando que elas já sabem o que a Djamila está querendo dizer. Ai!
Achei a Astrid completamente despreparada e a outra também. Sem sensibilidade, sem esclarecimento, sem escuta.
''Pessoas brancas'' as pessoas ficam se dividindo em pardos, negros e brancos, por isso essa briga toda, as pessoas não se tratam como seres humanos.
As brancas....as negras..... por isso esses movimentos sao ridículos. O propósito até que é valido mas a forma como se dá é triste de se ver.
Adorei a resposta da Djamila em relação à fala da Mônica que tem gente que fala com dor e ressentimento e que não pode ser assim. É justamente isso da outra pessoa se negar a escutar. Não é mimimi, a pessoa privilegiada que não entende o lugar da outra pessoa e prefere ignorar.
Djamila explicitou de forma muito bem educada e clara o contexto e como pensar que isso é mimimi é erradíssimo. Adorei!
Ademais, ela estudou na mesma universidade que eu. Orgulho! Por mais representatidade negra em universidades públicas!
Que mulher!
É riquíssimo esse diálogo. Como a gente pode evoluir entendendo que podemos sim apoiar várias pautas não como protagonistas, mas como defensoras. Por exemplo, eu falo sobre o racismo, não como protagonista, mas como apoiadora da causa antirracista. Ninguém melhor que uma pessoa negra pra ensinar o que é o racismo, o meu papel é ouvir entender e passar pra frente esses ensinamentos.
Pq é tão difícil ser humano, sendo um ser humano???
Né
Djamila, não conhecia , muito clara e tranquila ! Boa demais de ouvir !
Que mulher linda gente! E muitooooooo inteligente ❤
Que vídeo maravilhosooooo 😍
O chato desse programa é que os convidados são o tempo todo cortados em suas falas
Disputa de atenção
Coisa chata
A isso chamo de liberdade. Essa mulher fala e escreve divinamente. Djamila Ribeiro. Te ouvir é um mantra para minha mente. Que há tanto tenta enteder os descasos do Brasil com o povo que fez esse Brasil produzir e acontecer. Não existe a história do Brasil sem o povo Negro. Eu honro minha história, sem ela eu não consigo explicar as minhas raízes, a minha base.
Djamila conseguiu calar a verborragica da Astrid por mais de 3min de vídeo. Aí vem a kiridinha tentar diminuir/provocar a multiplicidade do movimento. Djamila lacrando COM Ângela Davis (representatividade importa).
Helena Soares 2:54
Nota-se
A astrid ficou do lado dessa mulher que acusou os brancos de praticamente roubarem os negros, e ainda criticou os homens. As divergências ocorrem pois o movimento feminista é radical, fanático, aí vêm as reses mais loucas possíveis
Não vejo desse jeito não. Qualquer colocação é importante.
A Astrid apenas relatou sobre as diferentes formas ou corrente de pensamentos dos diversos movimentos sociais, em especial o negro e o feminista.
Ela apenas questionou se aquilo, de certa forma pudesse fragilizar tais movimentos, o qual foi discordado com ponderação e inteligência pela Djamila.
Helena Soares Né? Eu tenho admiração pela Astrid, mas ela não percebeu ainda o lugar que o lugar de fala não é dela. Talvez seja por ela ter um filho negro. Mas neste caso, é ainda mais importante entender que esse protagonismo não lhe pertence.
Alessandra FM A Astrid é parda! Que bobagem tudo isso!
Eu tinha muitas dúvidas mas ela tirou todas, em 8 minutos, amei essa mulher
Tem muita coisa que é dito de forma errada e eu no caso me confundia mais do q entendia
Orgulho de mulheres como você Djamila.Quando crescer quero ser assim...
precisamos de mais djamilas❤️❤️❤️❤️❤️ sou fã dela
PQP, q mulher inteligente, pra falar de assuntos tão complexos de maneira tão didática!! Djamila Ribeiro, apareça mais e mais!!!
Djamilla maravilhosa demais. Eu aprendo tanto com essa mulher, mas tanto... Aff é muito amor e evolução que ela me passa. 😍
Que mulher poderosa e emponderada! 💕
Que vídeo demais!? Penso assim mesmo. Mulher incrível e inteligente.
Essas mulheres falam de debate, mas eu não vejo debate nenhum. Elas falam com elas mesmas, não com pessoas de visões diferentes.
Alguém sabe se da pra ver esse programa todo em alguma plataforma??
Como sempre djamila sendo maravilhosa.
Amo essa mulher
Rainha essa mulher gente, inteligente, educada, estilosa e nem sei o que mais. Queria assistir novamente porém o app do GlobosatPlay não está funcionando:(, GNT (isa sei que é você quem responde as perguntas) me ajuda pelo amor de Deus! Quando vocês vão consertar o app.
@Julia me nota no fale conosco, eu notei até a Isadora
Oi, Matheus! Testamos (isa testou) por aqui e tava tudo normalzinho. Qual foi o seu problema, conta pra gente! Beijo :)
Canal GNT obrigado Isa :) aparece sempre a mensagem "tivemos um problema e não conseguimos carregar informações. Tente mais tarde :(" eu já desinstalei o app várias vezes. Obs.: Utilizo Android. Se puder Passar pra área técnica seria maravilhoso Isa. Valeu
Obrigado por essa conversa! Divinas.