Certa vez eu cheguei a achar que os racistas eram inocentes ou sem conhecimentos da história. Mas cair de cara no chão, ao perceber que em sua maioria, eles sabem exatamente o que estão fazendo. São pessoas Más e que só querem manter os seus privilégios.
Porque todos parte do pressuposto que racistas não conhecem história? Que são ignorantes! Um membro da Ku klux Klan é apegado as tradições sulistas e conhece sua história e seu passado! O racismo não pressupõe ignorância e desconhecimento histórico!
O Saia Justa é muito mais que um programa, é utilidade pública na tv e disponivel aqui no RUclips. Eu simplesmente gosto muito. Os conhecimentos que adquiro através dos diversos temas abordados a cada programa não tem preço.
Sempre achei que eu não fosse uma pessoas racista, afinal tenho amigas e amigos negros muito queridos, cresci ao lado de muitos deles. Mas aos poucos, ao ver programas como o Saia Justa, filmes, manifestações nas redes sociais, ao me deparar com algumas situações normais do dia a dia (inclusive falas minhas que até então eu acreditava serem “inocentes”) descobri que sim, dentro de mim, infelizmente, há sim algum tipo de racismo, de um jeito ou de outro, ele existe. E me envergonho por isso. Assim como assumir q sim, enquanto mulher branca, minha vida e história foram (e ainda são) construídas na base de privilégios q nem sempre me dei conta. Desde o momento que essas fichas caíram e aceitei q sim, esse preconceito existe em mim (acho q é inadmissível) tenho tentado me informar, ler, conversar, enfim, evoluir e me limpar disso. Tenho assistido o Red Table Talk, talk show da Jada Smith, sua mãe e filha, mulheres negras que abordam esse tema (entre outros) de uma forma muito interessante, real e profunda (mais no contexto Americado). Super recomendo!! Esse diálogo é vital e necessário! E dever de todos lutar contra o racismo e todos os outros tipos de preconceito! Obrigada meninas, por trazerem esses temas tão essenciais! Assisto Saia Justa desde sempre!
Que bonito, profundo e importante o teu depoimento Ana. Eu, como mulher e negra, acho essencial esse tipo de discussao, clara e aberta. Nao sao todas as pessoas que têm a coragem de admitir que em algum grau, sao racistas. Um abraço. ps: eu também tenho pontos racistas, e assim como você, vou trabalhando pouco a pouco.
Nossa que mulher linda, inteligente e voz maravilhosa. Ela precisa vir mais vezes e aparacer mais nos meios de comunicação.É muito inteligente com simplicidade e gera muita empatia. Nora dez, nota milllllllll
Me emocionei muito com a fala da Astrid, eu particularmente adoro o programa, e revejo os trechos aqui pelo RUclips e tenho as mesmas reações! O Saia justa é um programa incrível, que retrata problemas e situações reais e palpáveis do nosso cotidiano. Infelizmente não são assuntos bons ou que soam bons aos ouvidos o tempo todo, mas é isso que faz a diferença aqui! Tudo é falado, tratado e discutido de forma clara, direta e sem ensaios. Sou Muito Fã! Parabéns meninas, mulheres, Mães e GUERREIRAS desse programa!
Duas Negras Lindas e Poderosas nesta roda de debate!!!! Que debate lindo! Como me tocou profundamente!!!! Como afrodescendente, me afetou na alma... 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bom demais ver voces falando a verdade e procurando uma saída para um problema tao grave e tao real que é o racismo no Brasil! Ameeeeeeeeeei o bate papo!
Nossos ancestrais vieram pra esse país como escravos, pessoas que tinham família, trabalho, amigos...E foram sequestradas. É preciso falar do horror que foi a escravidão no Brasil.
Aaaaah Astrid, sentir isso quando meu marido era vivo, a pessoa chegou do meu lado e falou: nosso como esse negro tem um jeito de seboso, que não toma banho... Nossa sair de mim: Esse negro é meu marido e posso garantir que ele toma banho sim e é muito cheiroso e assiado, que ele morreu foi o mesmo preconceito por ser negro achavam que a morte dele era por ser bandido, sendo ele barbeiro e dono de barbearia na Ilha do governador- RJ. Eu entendo essa angústia que é revoltante.
Qd eu timha 15 anos meu sonho era ser dançarina profissional de um gp de axé meus pais me ajudaram e tudo Entre 50 candidatas fiquei na final eu e mais duas Na grande final ficou eu e uma branca Gente eu juro q eu fui a melhor todos diseran q eu fui melhor Mas a escolhida foi ela. O rapaz que desempatou ainda dise q ela tinha melhor perfil Ou seja eu dançar melhor q ela não importava né. Enfim naquele dia fui tão triste pra casa me pintei de tinta branca quiz alisar o cabelo Foi horrível pq era meu sonho entra naquele gp Mas enfin passou Hj tenho 27 anos Sou mulher independente e inpoderada ! Amo minha raça ❤
Que importante debates como estes em um país como o Brasil. Precisamos olhar no espelho e nos reconhecer como de fato somos, entendendo a nossa história para só assim poder construir um futuro, de fato, brasileiro, não a reboque do que não somos ou nunca seremos.
Uns dos filmes que abordam o quanto o preconceito é violento é o filme "A COR PÚRPURA" esse filme mim foi apresentado no projeto de aula no ensino médio,mas não deu tempo assistir e eu fiquei com curiosidade,depois de um tempo eu assistir e é maravilhoso aborda esse tema com muita atenção vocês assistam vao gostar.
Boa tarde está palestra vai ajudar muito esclarecer o entendimento dique agente não aprendeu na escola Nei com os pais até porque muitos não tem conhecimento ok obrigado 😍
Que vídeo maravilhosa, Kenia é linda e inteligente. Feliz por ter acesso a discussões como essa. Eu tive consciência das minhas raízes muito tardiamente e entender porque vivemos dessa forma desigual, apagada e oprimida ate hoje é muito importante. Por mais debates como esse.
O Brasil "evoluiu"? na educação estamos avaliando, na segurança avaliando, mais em termos de raça, etnia, e orientação sexual não houve evolução alguma, o Brasil é um país racista preconceituoso seja em cor de pele, etnia e raça, nas escolas não tem debates inteligentes sobre a escravidão a real história da escravidão , eu não aprendi nas escolas onde estudei aprendi com meus pais e avós ou pais de colegas amigos...hoje com 25 anos procuro filmes livros e encontro, mais isso as escolas tem o dever de informar essa geração em que mais estamos aprendendo com elas do que ensinando, hoje sou professora e me sinto no dever de educar meus alunos para que não seja as pessoas que um dia me xingaram por usar tranças afro,(Que acho maravilhoso) pela minha cor de pele. Precisamos disso nas escolas debates mais debates inteligentes sem ofender ninguém. Amo o programa de vocês meninas ❤
Priscila verdade, ta longe do Brasil. Evoluir como um país liberal ja tive uma patroa que mim disse que eu não tinha que ta trabalhando na cozinha por ser branca e sim uma negra,totalmente desnecessário pois meu avô era negro,minha tia,primos ou seja a família.
Esse programa, as pautas, são bons demais pra ficar num canal fechado. Por mais que tudo o que foi dito é de fácil acesso, e todos deveriam no mínimo saber, mostrando isso na tv aberta é um grito de realidade para as pessoas que pensam que o mundo todo é branco, hétero, cristão e rico
Eu já sofri muito racismo desde criança por professores, vizinhos, parentes , enfim. Quando uma mulher negra entra numa loja , geralmente é foco de observação. Já fui seguida por seguranças mesmo não fazendo nada de suspeito ( o segurança era negro) enquanto mulheres brancas estavam roubando sem a menor dificuldade. Uma atendente branca , numa clínica médica , perguntou minha profissão pra colocar na ficha. Eu respondi que sou professora. A outra atendente que era negra se indignou e falou : completa com doméstica. Fiquei brava e falei : o que é isso ? Tá jogando contra nós ? Me admiro você !!!! Se colocar doméstica ( não tenho nada contra a profissão, pelo contrário) vou fazer queixa à diretoria , sua abusada. Casei com um homem branco e as pessoas queriam saber que qualidades eu tinha pra ser escolhida entre tantas outras mulheres, inclusive as brancas. Uma tia do meu marido chegou na minha casa pra ver minha filhinha , que tinha 3 meses e olhou a casa toda e falou: é, meu filho , você casou com uma mulata limpa!!! A casa tá um brinco , ela cheira a jasmim e ainda é professora. Coisa rara!!! As pessoas fazem uma ideia muito pequena dos negros, mesmo sem conhecerem. Como ser negro fosse um pacote: negro, podre, feio, sem estudos, ladrão, fedido... É preciso mudar esse olhar. É desumano colocar todos esses adjetivos, principalmente nas crianças. Muitas não conseguem vencer os traumas que esses adjetivos causam e crescem pessoas tristes , sem acreditarem que têm um potencial.
Muito bacana! Adorei! Estive no Rio de Janeiro e conversei com uma pessoa maravilhosa, negra e que teve a “ousadia” de “namorar um japonês” ( como se japoneses fossem coisa de outro planeta ) e sobre toda a carga de racismo que ela enfrentou. Eles terminaram, algum tempo depois, ele adoece e vem a falecer rapidamente com câncer. O que escutou (muito, muito cruel e inacreditável) foi que “ele tinha sido castigado por ter namorado ela” , uma negra! Eu fiquei passada ao saber que tinha sido uma familiar dela que falou isto. Perguntei como tinha sido o comportamento dos pais dele e ela me disse que a mãe dele tinha dito que a época do namoro entre os 2 tinha sido o período que o filho dela tinha sido muito feliz e que ela era muito grata por isto. Contei para ela que minha irmã mais velha ( que é japonesa de nascimento ) casou com um homem negro e que passou por muitas dificuldades por conta de racismo de todas as partes mas que isto os uniu mais ainda para construir a família deles. Muitas vezes enfrentamos questões no dia a dia no Brasil porque o racismo já está introjetado no inconsciente das pessoas, tanto na depreciação quanto na hipervalorização de pessoas de etnias, culturas, religiões , etc diferentes.
Quero clamar por sua ajuda. Chamo-me Azania, sou estudante de medicina da faculdade Unoeste- Presidente Prudente/SP e já sofri com racismo dentro da universidade e o episódio se repetiu durante os jogos intermed com um colega da fisioterapia por parte de um aluno da medicina. O episódio é lamentável e nao podemos mais nos calar. Comecei um movimento contra o RACISMO com o tema "O que me torna diferente de você". É um movimento pacífico que GRITA NÃO A VIOLÊNCIA e CLAMA pelo ESCLARECIMENTO SOCIAL. Por favor me ajude nessa luta. Acredito que se pessoas como você nos ajudar a divulgar iremos ganhar notoriedade e REALMENTE conseguir fazer a diferença.
Excelente conversa. Mas a solução é a sensibilização. Descoisificar o negro. Entender como um ser humano. Não somente falar, mas acreditar que é um ser humano.
É duro e triste. O racismo existe esta nas nossas raízes, mas só quem sabe somos nós negros. Experimenta nascer pobre e negro, você vai ver ... a gente sabe como termina: opressão, humilhação. O quê acontece com negro não aparece na TV.
Como lidar com o racismo? Enfia na cabeça dessas crianças o seguinte "Se você nao gosta da cor do seu amiguinho você respeita a cor do amiguinho pq ninguém escolhe a aparência e gênero no qual nasce"
Tem que educar as crianças desde cedo sobre isso,se a pessoa virou racista a culpa tbm é dos pais que não ensinaram a criança,às vezes pode ser culpa dos “amigos” tbm,que influenciaram ela à pensar assim
Apenas como uma contribuição humilde, o termo "TESE" não se refere ao trabalho realizado em um Mestrado, e sim, ao trabalho realizado em um DOUTORADO, o que se realiza no MESTRADO é uma "DISSERTAÇAÕ"!
Essa reflexão me acrescentou bastante, apensar de estudar o assunto, sempre aprendo coisas novas, essa que a Kenia disse que eles querem manter a estrutura é exatamente assim. Conheci um empregador que demitiu a funcionária quando descobriu que fora de seu horário de trabalho ela cursava a Universidade, pra ele foi um afrontamento.
O racismo começa ,e é fortalecido pela própria mídia. O pouco espaço do negro na mídia e quando tem esse espaço é de maneira desvalorizada.e não nas escolas...
O Paulinho da viola disse. "Preconceito existe das mais variadas formas, cabe a cada um conter o preconceito dentro de si". Eu dez anos,?, antes disse o mesmo... não lembro onde tirei... careca, velho, gordo, fraco, feio... mas o maior preconceito é contra o pobre... mais de 70% de TODOS NÓS. Nós estamos realmente, importando costumes, perdendo os nossos costumes desenvolvidos há décadas... penso: será o AI 5 de um futuro tenebroso aos intelectuais nacionalistas. Quem sempre perde são estes. As sociedades pararam de escravizar os brancos, mas não os de outra "raça"... O homem e o Homem não tem RAÇA (RAÇA entende) tem é inteligência, quem tem raça são os animais. O HOMEM É UM SER RACIONAL no corpo de um animal. Não lembro onde tirei. Se a TV der chance a diversidade (sem lembrar do preconceito) aos poucos o preconceito social de cor será, melhor, educado... quanto aos outros preconceitos: ninguém pode limpar a cara com o outro (não de brincadeira mas) querendo colocar o outro abaixo, se o outro reclama devemos reconhecer o nosso erro. O meu tome JEITO no BRASIL todos são misturados e quase todos são pobres. No dia da Independência e da República eu penso: por que não se comemorou...? No dia do consciência Negra de 2020 se comentou e se comemorou o dia todo. O QUE PRETENDEM sobre todos nós brasileiros.
Quando a Aristid fala que a coisa deu um passo a frente, ela tem que ver que deu um passo a frente NA escola boa que o filho dela estuda, como bem ressaltou a entrevistada em 3:30, a maioria dos negros está em escola pública. Que é péssima.
O brasil tem que entender que a cultura negra faz parte da gente, nas escolas não e reconhecido isso, do fui entender que que a cultura negra está enraizado em muitas coisas que fazemos me trouxe uma luz, o preconceito tem que acabar
Nós somos uma instituição nós somos da Mais Brasil de Carapicuíba a gente também tem vários projetos falando sobre o preconceito racial Qual que é a importância do negro na sociedade nós temos um projeto Qual que é a cor da sua consciência esse projeto Nós levamos Nós levamos nossos eventos que nós faz a mais Brasil de Carapicuíba levamos também Outubro Rosa Outubro Rosa Novembro Azul e nós também combatemos né esse preconceito velado esse preconceito que alguns anos para carro aumentou muito então a gente tenta a gente tenta levar esse projeto qualquer coisa sua consciência nós escola para que esse preconceito não fique só sendo velado né mas se colocado em prática aí Ao Combate parabéns a Márcia todas essas negras lindas e um beijo enorme no coração de cada um
Excelente o debate, as pessoas na sua rotina e vidas egóicas são incapazes de ver a diferença, a separação, a segregação. Estava em um shopping em SP e por alguns minutos observei a praça de alimentação, havia negros servindo, havia negros limpando, havia negros garantindo a segurança do local, nenhum comendo, nenhum sentado com seus amigos conversando. Sou médica veterinária, não havia nenhum nenhum negro na minha turma, conheço duas médicas veterinárias negras, maravilhosas por sinal, mas em todas as profissões, encontros de turma e congressos, vejo poucos, médicos, advogados, dentistas, etc. Quem questiona a segregação no Brasil, simplesmente é incapaz de ver o que se passa além do seu próprio umbigo. PRECISAMOS FALAR SOBRE, PRECISAMOS OUVIR, PRECISAMOS MUDAR.
vivi 3 anos no Brasil, em Recife... na primeira semana lá percebi exactamente o que é descrito do seu comentário, e realizai imediatamente que era uma sociedade extremamente racista e segregado... quando entrei no colégio onde fui matricular os meus filhos, só vi alunos e professores "brancos"... e as funcionárias de limpeza e porteiro eram negros ... nas ruas via muitas pessoas negras e mestiças, mas no colégio não as encontrei
Na minha humilde opinião, de um grande admirador da democracia, eu acho que deveriam convidar pessoas que discordem e falem outras opiniões, projetos, e idéias. Fica todo mundo concordando com tudo sem o contraditório, e não nos dá uma idéia de concordar ou discordar!
Sou de família paterna branca europeia. Avô e avó e 3 filhas e 1 filho.As filhas casaram com espanhóis e apenas o filho,meu pai casou -se com brasileira de cor parda ou morena .E assim continuou. Eu e minha irmã casamos com homens de descendência europeia. Será que foi por acaso? Não sei responder com certeza.
O racismo é triste, porém necessário discuti-lo, é obrigação de todos, pretos e brancos, senão é como se a escravidão não tivesse acabado, apenas mudado de forma. Após à abolição dos escravos, esses foram abolidos mas não lhes deram nenhuma condiçao para viverem como homens livres, não tinham emprego, residência e muitos nem profissão, foram abandonados a própria sorte, viviam realizando trabalhos de pouco prestígio perante a sociedade, até hj há muitos assim. O abandono foi tão grande que foram preteridos, ao invés de ocupá-los no mercado de trabalho o governo optou por trazer trabalhadores da Europa para realizarem os trabalhos mais prestigiados e tbm porque era preciso embranquecer o Brasil, pois conforme 'autoridades' da época haviam muitos negros e indios no país. Pois bem, com esse abandono do negro começou o racismo estrutural praticado pelo estado e que permanece até os dias de hj e que muita luta/organização será necessária por todos que veem no racismo uma perversa mazela social. .Outro fato que colabora para o racismo no Brasil é a falácia da democracia racial a qual prega que somos todos iguais, tratados igualmente, sem distinção e com igualdade de oportunidades, tudo mentira. Só a mobilização e a luta mudam a vida; todos contra o racismo.
Eu acho que infelizmente os negros não vão conseguir grandes avanços apenas com diálogos, porque a maioria dos brancos não querem dialogar. Acredito que só com extrategias podemos conseguir virar o jogo, que também não seria honesto, mas não podemos pensar em honestidade com quem foram desonesto o tempo todo. Eu vejo um luz no fim do túnel, mas nessa direção.
As pessoas falam que naõ saõ racista mas basta ter a pele um pouquinha clara ja descolore os cabelos e se acham brancas ja começando pelas apresentadoras 😕
To fazendo uma maratona desse canal ❣️
Estamos ❤
OlA
🙂🙂🙂
Certa vez eu cheguei a achar que os racistas eram inocentes ou sem conhecimentos da história. Mas cair de cara no chão, ao perceber que em sua maioria, eles sabem exatamente o que estão fazendo. São pessoas Más e que só querem manter os seus privilégios.
Olá Albertth, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Acertou em tudo. A maioria dos racistas sabem muito bem disso.
Porque todos parte do pressuposto que racistas não conhecem história? Que são ignorantes! Um membro da Ku klux Klan é apegado as tradições sulistas e conhece sua história e seu passado! O racismo não pressupõe ignorância e desconhecimento histórico!
Vc G4G4 pela Boca 😂😂😂😂
O Saia Justa é muito mais que um programa, é utilidade pública na tv e disponivel aqui no RUclips. Eu simplesmente gosto muito. Os conhecimentos que adquiro através dos diversos temas abordados a cada programa não tem preço.
Olá Júnior, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Sempre achei que eu não fosse uma pessoas racista, afinal tenho amigas e amigos negros muito queridos, cresci ao lado de muitos deles. Mas aos poucos, ao ver programas como o Saia Justa, filmes, manifestações nas redes sociais, ao me deparar com algumas situações normais do dia a dia (inclusive falas minhas que até então eu acreditava serem “inocentes”) descobri que sim, dentro de mim, infelizmente, há sim algum tipo de racismo, de um jeito ou de outro, ele existe. E me envergonho por isso. Assim como assumir q sim, enquanto mulher branca, minha vida e história foram (e ainda são) construídas na base de privilégios q nem sempre me dei conta. Desde o momento que essas fichas caíram e aceitei q sim, esse preconceito existe em mim (acho q é inadmissível) tenho tentado me informar, ler, conversar, enfim, evoluir e me limpar disso. Tenho assistido o Red Table Talk, talk show da Jada Smith, sua mãe e filha, mulheres negras que abordam esse tema (entre outros) de uma forma muito interessante, real e profunda (mais no contexto Americado). Super recomendo!! Esse diálogo é vital e necessário! E dever de todos lutar contra o racismo e todos os outros tipos de preconceito! Obrigada meninas, por trazerem esses temas tão essenciais! Assisto Saia Justa desde sempre!
Olá Ana, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Aonde vc assiste o programa da Jada? Na internet ou na tv?
@@fernandaaguil É no Facebook. ; )
Nossa Ana, parabéns pela tua fala, me identifiquei muito!
Que bonito, profundo e importante o teu depoimento Ana. Eu, como mulher e negra, acho essencial esse tipo de discussao, clara e aberta. Nao sao todas as pessoas que têm a coragem de admitir que em algum grau, sao racistas. Um abraço. ps: eu também tenho pontos racistas, e assim como você, vou trabalhando pouco a pouco.
Que belíssima mulher.
Ela não é somente bela, mas inteligente, consistente e intelectualmente articulada.
Olá Ale, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
@@luizcarlospereira3414 , qual canal?
Isso não deveria surpreender, não? Por que ela não seria?
@@giobrumas valeu!
Nossa que mulher linda, inteligente e voz maravilhosa. Ela precisa vir mais vezes e aparacer mais nos meios de comunicação.É muito inteligente com simplicidade e gera muita empatia. Nora dez, nota milllllllll
Me emocionei muito com a fala da Astrid, eu particularmente adoro o programa, e revejo os trechos aqui pelo RUclips e tenho as mesmas reações! O Saia justa é um programa incrível, que retrata problemas e situações reais e palpáveis do nosso cotidiano. Infelizmente não são assuntos bons ou que soam bons aos ouvidos o tempo todo, mas é isso que faz a diferença aqui! Tudo é falado, tratado e discutido de forma clara, direta e sem ensaios. Sou Muito Fã! Parabéns meninas, mulheres, Mães e GUERREIRAS desse programa!
Duas Negras Lindas e Poderosas nesta roda de debate!!!! Que debate lindo! Como me tocou profundamente!!!! Como afrodescendente, me afetou na alma... 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Amo as intelectuais negras, porque já são inspiração pra moda tambem.
Kkkkkkkkkkkkk
Bom demais ver voces falando a verdade e procurando uma saída para um problema tao grave e tao real que é o racismo no Brasil! Ameeeeeeeeeei o bate papo!
Esse programa tem q ser enaltecido 👏👏👏👏
Parabéns !!!
Olá Natana, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Nossos ancestrais vieram pra esse país como escravos, pessoas que tinham família, trabalho, amigos...E foram sequestradas. É preciso falar do horror que foi a escravidão no Brasil.
Aaaaah Astrid, sentir isso quando meu marido era vivo, a pessoa chegou do meu lado e falou: nosso como esse negro tem um jeito de seboso, que não toma banho... Nossa sair de mim: Esse negro é meu marido e posso garantir que ele toma banho sim e é muito cheiroso e assiado, que ele morreu foi o mesmo preconceito por ser negro achavam que a morte dele era por ser bandido, sendo ele barbeiro e dono de barbearia na Ilha do governador- RJ. Eu entendo essa angústia que é revoltante.
Força amiga. Infelizmente, o Brasil precisa entender suas origens, de forma biológica e social, só assim o racismo vai, se não acabar, diminuir muito.
Qd eu timha 15 anos meu sonho era ser dançarina profissional de um gp de axé meus pais me ajudaram e tudo
Entre 50 candidatas fiquei na final eu e mais duas
Na grande final ficou eu e uma branca
Gente eu juro q eu fui a melhor todos diseran q eu fui melhor
Mas a escolhida foi ela.
O rapaz que desempatou ainda dise q ela tinha melhor perfil
Ou seja eu dançar melhor q ela não importava né.
Enfim naquele dia fui tão triste pra casa me pintei de tinta branca quiz alisar o cabelo
Foi horrível pq era meu sonho entra naquele gp
Mas enfin passou
Hj tenho 27 anos
Sou mulher independente e inpoderada !
Amo minha raça ❤
Que importante debates como estes em um país como o Brasil. Precisamos olhar no espelho e nos reconhecer como de fato somos, entendendo a nossa história para só assim poder construir um futuro, de fato, brasileiro, não a reboque do que não somos ou nunca seremos.
Nossa chorei com esse depoimento da Astrid Fontenelle 😭
Astrid sempre a frente e vanguardista. Poderosa
Uns dos filmes que abordam o quanto o preconceito é violento é o filme "A COR PÚRPURA" esse filme mim foi apresentado no projeto de aula no ensino médio,mas não deu tempo assistir e eu fiquei com curiosidade,depois de um tempo eu assistir e é maravilhoso aborda esse tema com muita atenção vocês assistam vao gostar.
Boa tarde está palestra vai ajudar muito esclarecer o entendimento dique agente não aprendeu na escola Nei com os pais até porque muitos não tem conhecimento ok obrigado 😍
Que vídeo maravilhosa, Kenia é linda e inteligente. Feliz por ter acesso a discussões como essa. Eu tive consciência das minhas raízes muito tardiamente e entender porque vivemos dessa forma desigual, apagada e oprimida ate hoje é muito importante. Por mais debates como esse.
O Brasil "evoluiu"? na educação estamos avaliando, na segurança avaliando, mais em termos de raça, etnia, e orientação sexual não houve evolução alguma, o Brasil é um país racista preconceituoso seja em cor de pele, etnia e raça, nas escolas não tem debates inteligentes sobre a escravidão a real história da escravidão , eu não aprendi nas escolas onde estudei aprendi com meus pais e avós ou pais de colegas amigos...hoje com 25 anos procuro filmes livros e encontro, mais isso as escolas tem o dever de informar essa geração em que mais estamos aprendendo com elas do que ensinando, hoje sou professora e me sinto no dever de educar meus alunos para que não seja as pessoas que um dia me xingaram por usar tranças afro,(Que acho maravilhoso) pela minha cor de pele. Precisamos disso nas escolas debates mais debates inteligentes sem ofender ninguém. Amo o programa de vocês meninas ❤
Falou tudo 👏👏
Priscila verdade, ta longe do Brasil. Evoluir como um país liberal ja tive uma patroa que mim disse que eu não tinha que ta trabalhando na cozinha por ser branca e sim uma negra,totalmente desnecessário pois meu avô era negro,minha tia,primos ou seja a família.
No fim tudo se resume a educação básica, já que só com ela nos poderemos ver a solução desse mal.
Que mulher linda e inteligente essa Kenia👏
Esse programa, as pautas, são bons demais pra ficar num canal fechado. Por mais que tudo o que foi dito é de fácil acesso, e todos deveriam no mínimo saber, mostrando isso na tv aberta é um grito de realidade para as pessoas que pensam que o mundo todo é branco, hétero, cristão e rico
Olá Arthur, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Eu já sofri muito racismo desde criança por professores, vizinhos, parentes , enfim. Quando uma mulher negra entra numa loja , geralmente é foco de observação. Já fui seguida por seguranças mesmo não fazendo nada de suspeito ( o segurança era negro) enquanto mulheres brancas estavam roubando sem a menor dificuldade. Uma atendente branca , numa clínica médica , perguntou minha profissão pra colocar na ficha. Eu respondi que sou professora. A outra atendente que era negra se indignou e falou : completa com doméstica. Fiquei brava e falei : o que é isso ? Tá jogando contra nós ? Me admiro você !!!! Se colocar doméstica ( não tenho nada contra a profissão, pelo contrário) vou fazer queixa à diretoria , sua abusada. Casei com um homem branco e as pessoas queriam saber que qualidades eu tinha pra ser escolhida entre tantas outras mulheres, inclusive as brancas. Uma tia do meu marido chegou na minha casa pra ver minha filhinha , que tinha 3 meses e olhou a casa toda e falou: é, meu filho , você casou com uma mulata limpa!!! A casa tá um brinco , ela cheira a jasmim e ainda é professora. Coisa rara!!! As pessoas fazem uma ideia muito pequena dos negros, mesmo sem conhecerem. Como ser negro fosse um pacote: negro, podre, feio, sem estudos, ladrão, fedido... É preciso mudar esse olhar. É desumano colocar todos esses adjetivos, principalmente nas crianças. Muitas não conseguem vencer os traumas que esses adjetivos causam e crescem pessoas tristes , sem acreditarem que têm um potencial.
Inteligente, parabéns Kenia Maria ❤️
Muito bacana! Adorei!
Estive no Rio de Janeiro e conversei com uma pessoa maravilhosa, negra e que teve a “ousadia” de “namorar um japonês” ( como se japoneses fossem coisa de outro planeta ) e sobre toda a carga de racismo que ela enfrentou. Eles terminaram, algum tempo depois, ele adoece e vem a falecer rapidamente com câncer. O que escutou (muito, muito cruel e inacreditável) foi que “ele tinha sido castigado por ter namorado ela” , uma negra! Eu fiquei passada ao saber que tinha sido uma familiar dela que falou isto. Perguntei como tinha sido o comportamento dos pais dele e ela me disse que a mãe dele tinha dito que a época do namoro entre os 2 tinha sido o período que o filho dela tinha sido muito feliz e que ela era muito grata por isto. Contei para ela que minha irmã mais velha ( que é japonesa de nascimento ) casou com um homem negro e que passou por muitas dificuldades por conta de racismo de todas as partes mas que isto os uniu mais ainda para construir a família deles. Muitas vezes enfrentamos questões no dia a dia no Brasil porque o racismo já está introjetado no inconsciente das pessoas, tanto na depreciação quanto na hipervalorização de pessoas de etnias, culturas, religiões , etc diferentes.
Quero clamar por sua ajuda. Chamo-me Azania, sou estudante de medicina da faculdade Unoeste- Presidente Prudente/SP e já sofri com racismo dentro da universidade e o episódio se repetiu durante os jogos intermed com um colega da fisioterapia por parte de um aluno da medicina. O episódio é lamentável e nao podemos mais nos calar. Comecei um movimento contra o RACISMO com o tema "O que me torna diferente de você". É um movimento pacífico que GRITA NÃO A VIOLÊNCIA e CLAMA pelo ESCLARECIMENTO SOCIAL. Por favor me ajude nessa luta. Acredito que se pessoas como você nos ajudar a divulgar iremos ganhar notoriedade e REALMENTE conseguir fazer a diferença.
Nos passe suas redes sociais (do projeto, no caso) para divulgação.
E eu na faculdade de administracao fadesc santa catarina eu era a unica negra da turma .
Ooo programa bom esse ... E muita fala interessante pra se pensar
Excelente conversa. Mas a solução é a sensibilização. Descoisificar o negro. Entender como um ser humano. Não somente falar, mas acreditar que é um ser humano.
É duro e triste. O racismo existe esta nas nossas raízes, mas só quem sabe somos nós negros. Experimenta nascer pobre e negro, você vai ver ... a gente sabe como termina: opressão, humilhação. O quê acontece com negro não aparece na TV.
Falou tudo!
Olá Juliane, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Cota não é esmola.
Bia Ferreira.
@@schwarzalfrheim isso ( Bia )
2020, em meio a pandemia, estou aqui Aula de História, escola pública conteúdo de aula, maravilha de programa .Obrigada pelo conteúdo😉
Como lidar com o racismo?
Enfia na cabeça dessas crianças o seguinte
"Se você nao gosta da cor do seu amiguinho você respeita a cor do amiguinho pq ninguém escolhe a aparência e gênero no qual nasce"
o eexemplo ensina . A fala só indica a direção
Tem que educar as crianças desde cedo sobre isso,se a pessoa virou racista a culpa tbm é dos pais que não ensinaram a criança,às vezes pode ser culpa dos “amigos” tbm,que influenciaram ela à pensar assim
Parabéns pelo debate de alto nível... assim não dá pra perder as esperanças
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏, Kenia é forte.
A branca é para casar,a mulata para a cama e a negra para trabalhar,essa frase diz tanto 😢😢😢
Astrid💙
Esse programa sempre necessário!
Parabéns a todas as mulheres em especial as mulheres negras .
Olá Marcelo, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
@@luizcarlospereira3414 Agradeço e vou participar abraço e fica com Deus vc e família.
Ótimo programa e excelente assunto abordado por quem sabe e conhece o assunto
Wow
esse dia foi intenso!
Apenas como uma contribuição humilde, o termo "TESE" não se refere ao trabalho realizado em um Mestrado, e sim, ao trabalho realizado em um DOUTORADO, o que se realiza no MESTRADO é uma "DISSERTAÇAÕ"!
Kenia ❤
Olá Carla, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Astrid pisou!
Eu amo os debates tanto aqui quanto no GNT, mas me dá uma aflição quando quando uma fala e as outras falam por cima .
Chega de desigualdade, o mundo precisa de união igualdade social , aceitação mas amor chega de intolerância temos que respeitar as diferenças...
Toda pessoa negra ou negro é um rei!!!!
Essa reflexão me acrescentou bastante, apensar de estudar o assunto, sempre aprendo coisas novas, essa que a Kenia disse que eles querem manter a estrutura é exatamente assim. Conheci um empregador que demitiu a funcionária quando descobriu que fora de seu horário de trabalho ela cursava a Universidade, pra ele foi um afrontamento.
Olá Priscila, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
mARAVILHOSO!!!!😍😍😍😍😍😍😍
Esse canal me ensina muito, me sinto cada vez menos ignorante assistindo os vídeos kkk ❤️
Olá Milena, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Gente eu to maratonando esse canal
Tenho amigas negras que são racistas ,ao ponto de não aceitar relacionamentos amorosos de seus filhos com outros negros.
Misericórdia
Meus parabéns pelo programa
Essa kenia É linda demais❤
VALEU !
O final sobre os cabelos de Dread foi daoraaa
onde eu posso assisti?
Muito bom!!
O racismo começa ,e é fortalecido pela própria mídia. O pouco espaço do negro na mídia e quando tem esse espaço é de maneira desvalorizada.e não nas escolas...
O Paulinho da viola disse. "Preconceito existe das mais variadas formas, cabe a cada um conter o preconceito dentro de si". Eu dez anos,?, antes disse o mesmo... não lembro onde tirei... careca, velho, gordo, fraco, feio... mas o maior preconceito é contra o pobre... mais de 70% de TODOS NÓS. Nós estamos realmente, importando costumes, perdendo os nossos costumes desenvolvidos há décadas... penso: será o AI 5 de um futuro tenebroso aos intelectuais nacionalistas. Quem sempre perde são estes. As sociedades pararam de escravizar os brancos, mas não os de outra "raça"... O homem e o Homem não tem RAÇA (RAÇA entende) tem é inteligência, quem tem raça são os animais. O HOMEM É UM SER RACIONAL no corpo de um animal. Não lembro onde tirei. Se a TV der chance a diversidade (sem lembrar do preconceito) aos poucos o preconceito social de cor será, melhor, educado... quanto aos outros preconceitos: ninguém pode limpar a cara com o outro (não de brincadeira mas) querendo colocar o outro abaixo, se o outro reclama devemos reconhecer o nosso erro. O meu tome JEITO no BRASIL todos são misturados e quase todos são pobres. No dia da Independência e da República eu penso: por que não se comemorou...? No dia do consciência Negra de 2020 se comentou e se comemorou o dia todo. O QUE PRETENDEM sobre todos nós brasileiros.
Muito interessante
Tese de mestrado é foda.
Dissertação é de mestrado
Tese é de doutorado. Pequeno erro, mas assunto muito pertinente
incrível um assunto tão complexo e ter comentário tao vazios como estes .
Quando a Aristid fala que a coisa deu um passo a frente, ela tem que ver que deu um passo a frente NA escola boa que o filho dela estuda, como bem ressaltou a entrevistada em 3:30, a maioria dos negros está em escola pública. Que é péssima.
E bom saber
Canal show ❤
O brasil tem que entender que a cultura negra faz parte da gente, nas escolas não e reconhecido isso, do fui entender que que a cultura negra está enraizado em muitas coisas que fazemos me trouxe uma luz, o preconceito tem que acabar
Linda.
Nós somos uma instituição nós somos da Mais Brasil de Carapicuíba a gente também tem vários projetos falando sobre o preconceito racial Qual que é a importância do negro na sociedade nós temos um projeto Qual que é a cor da sua consciência esse projeto Nós levamos Nós levamos nossos eventos que nós faz a mais Brasil de Carapicuíba levamos também Outubro Rosa Outubro Rosa Novembro Azul e nós também combatemos né esse preconceito velado esse preconceito que alguns anos para carro aumentou muito então a gente tenta a gente tenta levar esse projeto qualquer coisa sua consciência nós escola para que esse preconceito não fique só sendo velado né mas se colocado em prática aí Ao Combate parabéns a Márcia todas essas negras lindas e um beijo enorme no coração de cada um
Ótima conversa pra uma sociedade racista ouvir e mudar seus comportamentos e ações em prol de uma sociedade mais justa.
O mal já tá feito. O que podem fazer pra melhorar as coisas agora?
Excelente o debate, as pessoas na sua rotina e vidas egóicas são incapazes de ver a diferença, a separação, a segregação. Estava em um shopping em SP e por alguns minutos observei a praça de alimentação, havia negros servindo, havia negros limpando, havia negros garantindo a segurança do local, nenhum comendo, nenhum sentado com seus amigos conversando. Sou médica veterinária, não havia nenhum nenhum negro na minha turma, conheço duas médicas veterinárias negras, maravilhosas por sinal, mas em todas as profissões, encontros de turma e congressos, vejo poucos, médicos, advogados, dentistas, etc.
Quem questiona a segregação no Brasil, simplesmente é incapaz de ver o que se passa além do seu próprio umbigo. PRECISAMOS FALAR SOBRE, PRECISAMOS OUVIR, PRECISAMOS MUDAR.
vivi 3 anos no Brasil, em Recife... na primeira semana lá percebi exactamente o que é descrito do seu comentário, e realizai imediatamente que era uma sociedade extremamente racista e segregado... quando entrei no colégio onde fui matricular os meus filhos, só vi alunos e professores "brancos"... e as funcionárias de limpeza e porteiro eram negros ... nas ruas via muitas pessoas negras e mestiças, mas no colégio não as encontrei
Sugiro que convidem o professor Paulo cruz para debater racismo
Não é mais fácil só ir embora do Brasil? Sério mesmo, aquí está tão difícil, tem tantos problemas.
😆😆😆😆😆😆 sair do meu pais...kkkkk
Danilo Bucker onde tem ser humano, tem problema! 😉
Kenia rainha
Perfeito a análise dela. Essas igrejas evangélicas vou te contar. Falam de tudo menos de amor e respeito.
Porque..
Que mulher maravilhosa! ❤❤❤
Olá Alessandra, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Queria mais
Olá Hellen, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
✊🏾✊🏿✊🏿✊🏿
Na minha humilde opinião, de um grande admirador da democracia, eu acho que deveriam convidar pessoas que discordem e falem outras opiniões, projetos, e idéias. Fica todo mundo concordando com tudo sem o contraditório, e não nos dá uma idéia de concordar ou discordar!
Se for branco e discordar em 1% vai ser taxado de racista. Se for negro e discordar em 0,1% vai ser taxado de capitao-do-mato.
Acho que o melhor argumento é que não podemos criar um mundo bom para novos filhos se o entorno não é bom.
Levem a deputada conservadora feminista pro programa!!! Iria amar ver um debate dessas ícones com ela
Todos
Minhas elas 🌷💞✌
Que PROGRAMA gostoso.
Vamos trazer Rita Von Hunty??? Please!!!🙏🏼
Muito foda
Gente essa preta falando e eu tooooda arrepia. Que preta show.
Veo Uesc obrigada 🥰
Olá Veo, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Sou de família paterna branca europeia. Avô e avó e 3 filhas e 1 filho.As filhas casaram com espanhóis e apenas o filho,meu pai casou -se com brasileira de cor parda ou morena .E assim continuou. Eu e minha irmã casamos com homens de descendência europeia. Será que foi por acaso? Não sei responder com certeza.
maratona real!
O racismo é triste, porém necessário discuti-lo, é obrigação de todos, pretos e brancos, senão é como se a escravidão não tivesse acabado, apenas mudado de forma.
Após à abolição dos escravos, esses foram abolidos mas não lhes deram nenhuma condiçao para viverem como homens livres, não tinham emprego, residência e muitos nem profissão, foram abandonados a própria sorte, viviam realizando trabalhos de pouco prestígio perante a sociedade, até hj há muitos assim. O abandono foi tão grande que foram preteridos, ao invés de ocupá-los no mercado de trabalho o governo optou por trazer trabalhadores da Europa para realizarem os trabalhos mais prestigiados e tbm porque era preciso embranquecer o Brasil, pois conforme 'autoridades' da época haviam muitos negros e indios no país.
Pois bem, com esse abandono do negro começou o racismo estrutural praticado pelo estado e que permanece até os dias de hj e que muita luta/organização será necessária por todos que veem no racismo uma perversa mazela social.
.Outro fato que colabora para o racismo no Brasil é a falácia da democracia racial a qual prega que somos todos iguais, tratados igualmente, sem distinção e com igualdade de oportunidades, tudo mentira.
Só a mobilização e a luta mudam a vida; todos contra o racismo.
Eu acho que infelizmente os negros não vão conseguir grandes avanços apenas com diálogos, porque a maioria dos brancos não querem dialogar. Acredito que só com extrategias podemos conseguir virar o jogo, que também não seria honesto, mas não podemos pensar em honestidade com quem foram desonesto o tempo todo. Eu vejo um luz no fim do túnel, mas nessa direção.
👏🏽👏🏽👏🏽
As pessoas falam que naõ saõ racista mas basta ter a pele um pouquinha clara ja descolore os cabelos e se acham brancas ja começando pelas apresentadoras 😕
Ablaram❤
Esta mulher é igual minha prima
Linda .linda .linda
Chorei...
Olá Gracieli, comecei a fazer alguns videos no meu canal tendo 'negritude' como enfoque principal, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!
Racismo no Brasil 🇧🇷 é descaradamente deslavado!!!
Você é lindíssima
Eu gostei de sabe
O que vocês acham da história e da representatividade da Beyoncé?
EU QUERIA VER FALAR DE RACISMO LA NA COREIA DO NORTE !!!!!!🤣🤣🤣🤣🤣🤣