O CRISTIANISMO É UMA RELIGIÃO HISTÓRICA?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 ноя 2024

Комментарии • 23

  • @lucasmarcelo3141
    @lucasmarcelo3141 6 дней назад +2

    Professor, ótimo vídeo, já pensou em fazer um vídeo sobre a problemática do "jesus histórico" ?

  • @luizluchetta9498
    @luizluchetta9498 6 дней назад +1

    Boa tarde professor

  • @franciscotavares8142
    @franciscotavares8142 6 дней назад +1

    Boa noite.
    Interessante o tema. Apenas gostaria de deixar uma observação sobre a afirmação de o cristianismo ser uma religião histórica, como decorrência de reconhecer-se a historicidade de Jesus Cristo.
    Seria "histórico" que Jesus de Nazaré fundou uma religião, ou especificamente a Igreja Católica?
    Abraço e parabéns pelos bons conteúdos.

    • @quartillo
      @quartillo 5 дней назад

      Bem, acho que por conta de nossa óptica atual de ver a igreja católica como "só mais uma" da a entender que não faz muito sentido.
      Mas na época cristo sim fundou uma igreja, a igreja católica no sentido de universal (ja que católico é universal em grego) e que abrangeria todos os cristãos os quais também eram poucos, deixando de lado as várias concepções até metafísicos do que é uma igreja ainda é fato que ele a fundou pois igreja vem de "ecclesia" que significa assembleia, onde tivesse uma assembleia de cristãos ali seria uma ecclesia.

    • @M.R.A.11811
      @M.R.A.11811 22 часа назад

      Sim, a fundação é histórica na medida que temos registros escritos muito próximos aos eventos (a Bíblia) que em diversas citações de Jesus afirmam que Ele fundou uma Igreja, Sua Igreja, como por exemplo “Tudo que ligares na terra será ligado nos Céus” quando Jesus falava aos apóstolos.
      E sobre o termo “Igreja Católica” o mesmo, pois Inácio de Antioquia, que deixou muitos escritos, se refere à Igreja como “Católica” em 107 d.C, portanto uma data historicamente próxima ao que se afirma e muito antes do tempo do imperador Constantino, por vezes “acusado” de ter inventado a Igreja Católica em 386 d.C..

  • @franciscotavares8142
    @franciscotavares8142 16 часов назад

    Acho bem sintomático o próprio professor não se pronunciar sobre o meu comentário/questionamento, e o compreendo, é um silêncio bastante eloquente.
    Quanto aos amigos que responderam, agradeço os comentários, mas vejo como manifestações de crentes, sem algum distanciamento da questão.

  • @Magorabelo
    @Magorabelo 6 дней назад +1

    Professor para algo ser histórico no caso do jesus histórico, as fontes teriam que ser fontes independentes , no caso sobre jesus só temos a fonte a própria comunidade ???

    • @ismaelbezerraalves9240
      @ismaelbezerraalves9240 5 дней назад +4

      Sobre a vida de Jesus Cristo não se tem só fontes cristãs, como os Evangelhos, mas também fontes romanas, como os historiadores Tacito e Plínio, e fontes judaicas, como o historiador Flávio Josefo e o talmude judaico

    • @Magorabelo
      @Magorabelo 5 дней назад

      @ismaelbezerraalves9240 então o que os históriadores não cristão estão cintando são apenas propagando narrativas que estão nas narrativas dos evangelhos.

    •  5 дней назад +3

      Há cartas de outras regiões, de figuras não cristãs, que mencionam Jesus.

    • @M.R.A.11811
      @M.R.A.11811 22 часа назад

      @@MagorabeloNegativo. Há muitos documentos, cartas, de nāo-cristãos (inclusive de quem zombava de Jesus) da época que comprovam a historicidade.

    • @Magorabelo
      @Magorabelo 16 часов назад

      @M.R.A.11811 então eles estão tirando onda ou zombando de algo que está escrito nos evangélhos ou nas cartas de Paulo, entenda fontes sobre jesus só temos uma é fonte das comunidades , não temos fontes independentes.

  • @CamiloSoares87
    @CamiloSoares87 5 дней назад

  • @pedrojoserochademenezes2040
    @pedrojoserochademenezes2040 5 дней назад

    No caso do islamismo, que acredita que Jesus não morreu crucificado e sim que subiu aos céus, como considerar que isso tem base histórica? Visto que historiadores não cristãos, pouco tempo depois dos eventos, afirmam ter sido crucificado um judeu pregador da palestina antiga chamado Jesus de Nazaré?

    •  5 дней назад +2

      São essas contradições das narrativas religiosas, citada por Rüsen, que tornam o debate complexo. Você tem crenças que negam eventos históricos para corroborar com seus próprios fundamentos.

  • @lucassilva5499
    @lucassilva5499 3 дня назад

    Maioria que não é cristão. É apto a essa versão, Jesus existiu, porém foi somente um homem que encantou nações com sua falas e parábolas.

    • @M.R.A.11811
      @M.R.A.11811 22 часа назад

      Negativo. Ele afirmava ser Deus. “Muito antes de Abraão existir, EU SOU”. Ou “Quem me vê, vê ao Pai”. Inclusive o mataram por essa afirmação. Ele “encantou” somente não, suas afirmações são possuidores de uma moral profunda e sabedoria e ninguém é capaz de afirmar que ele era louco, mentiroso, ou enganador. Portanto se ele não era um mentiroso ele não mentiria se dizendo Deus. Pegou?