Jaboticatubas, MG - História, mapas, população, produtos, vídeo e fotos.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 окт 2024
  • A cidade de Jaboticatubas, sua história, mapas, população e produção é o tema deste vídeo.
    A distância de Jaboticatubas para a capital Belo Horizonte é de 65 Km, pela rodovia MG 010, passando por Lagoa Santa ou pela MG 020 passando por Santa Luzia.
    Na história da cidade consta que a construção do Convento de Macaúbas com início em 1714, por Félix Costa, Ermitão da Caridade, em busca de recursos para a construção do mosteiro adquiriu glebas por Cartas de Sesmarias, incorporando ao Mosteiro. Próximo a barra do rio Jaboticatubas com o Rio Das Velhas, percebeu a qualidade das terras e decidiu coloniza-la para produzir e garantir o sustento das recolhidas. A falta de recursos na construção do Mosteiro fez a Rainha D. Maria de Portugal, em 1791, legalizar as posses adquiridas em Sesmarias, para que pudessem ser vendidas e assim começou a surgir as primeiras fazendas na região.
    A Fazenda do Ribeirão localizada onde é hoje o centro urbano da cidade, de propriedade do Capitão João de Almeida Maia, depois vendida ao Capitão Manoel Gomes da Mota que construiu uma capela dedicada à Imaculada Conceição, formado em sua volta um povoado. A fazenda foi novamente vendida para Antônio Raposo de Oliveira mudando o nome da fazenda para Ribeirão do Raposo com um povoado já desenvolvido.
    Após a construção de uma Capela, o povoado se consolidou sob jurisdição de Caeté e em 1878 foi desmembrada de Caeté passando a distrito de Santa Luzia como Ribeirão de Jaboticatubas.
    Em 17 de dezembro 1938 emancipou-se como Jaboticatubas.
    Atualmente, julho de 2023, conta com um domínio territorial de 1.124 Km2, sendo que em 80% do seu território estão a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira e parte do Parque Nacional da Serra do Cipó.
    Sua população se aproxima de 21.000 habitantes e tem uma altitude na área urbana de 774m.
    A cidade é banhada pelo rio Jaboticatubas, o município pelo rio das Velhas e fazem parte da bacia do rio São Francisco.
    O Municípios limítrofes são: Santana do Riacho, Itambé do Mato Dentro, Itabira, Nova União, Taquaraçu, Santa Luzia, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Baldim.
    A origem do nome de Jaboticatubas vem da linguagem tupi “yabuti-guaba-tyba” e a interpretação é “fruto que se alimenta o Jabuti”.
    A estrutura econômica do município se apoia na Agropecuária e Turismo, mas as indústrias alimentícias e de roupas, assim como o artesanato e prestação de serviços também produzem resultados significativos para a receita do município.
    Jaboticatubas tem um valioso patrimônio histórico de construções em estilo Barroco do século XVIII, alguns tombados como o conjunto arquitetônico da Fazenda do Cipó com Casa, Capela e Senzala, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora da Conceição e a Capelinha de Nossa Senhora das Dores.
    As festas populares, as comemorações religiosas e os eventos culturais atraem muitos visitantes e reforçam a arrecadação do município.
    O Ecoturismo é o ponto alto em suas reservas ambientais com o Travessão, Canions, cachoeira Grande, da Taioba, da Bocaina, da Capivara e da Farofa, mas mesmo fora do Parque ainda existem outros atrativos como a cachoeira do Rala Bunda, do Sr. Dimas, da Contagem, do Bené e a Lagoa Dourada.
    Se você, que é da região, quiser corrigir ou adicionar alguma informação, use a sessão de comentários. Você pode também escrever sobre seu restaurante, pousada ou produtos que os nossos espectadores, possam precisar em suas visitas.
    Produção: Revista Digital Portal Naeco
    www.naeco.com.br
    Música: Livre
    Autor: Humberto Furtado
    Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
    mail: humberto@naeco.com.br

Комментарии • 20