BAIRROS SATURADOS - Plano Diretor PARTE 2: O jogo de empurra pra onde São Paulo vai crescer
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- Durante a ditadura militar, o então prefeito Figueiredo Ferraz, engenheiro de prestígiio, disse que "Sao Paulo precisava parar de crescer", e instituiu uma legislação que dificultou muito a construção na Pauliceia.
Isso não impediu o crescimento, claro: loteamentos irregulares, ocupações, favelas e até conjuntos habitacionais bancados pelos próprios governos foram crescendo nas bordas, onde tais leis "não pegavam".
Uma das frases mais correntes entre os críticos do Plano Diretor de 2014 ou de sua revisão de 2023 é "meu bairro já está cheio demais". Mas comparado com o resto da cidade, está cheio mesmo? Em vez de opinião, fomos atrás dos dados _ os numeros que informaram a redação do próprio (e muito criticado) plano da gestão Haddad.
Em vez de se debater como qualificar o desenvolvimento e o crescimento, e em se exigir projetos melhores e mais urbanidade, o debate fica entre o congelamento ou o destrói tudo. Como dito no video anterior, até quando se congela, a ocupação e seus ocupantes acabam mudando...
(Vale assistir ate o final: muitos dos bairros que o paulistano costuma achar que "pode crescer ali" tem varios impedimentos pra que tal crescimento nunca tenha ocorrido...).
👇🏼 Comente aqui embaixo e compartilhe o vídeo com seus amigos!
🏙️ Ah, e se inscreva no canal: / saopaulonasalturas
🚨 Cidades e arquitetura merecem muito mais audiência! 🚨
Ja assistiu ao primeiro video sobre o Plano Diretor? LINK AQUI:
• O MEIO TERMO QUE FALTA...
Outros videos sobre vazios em bairros centrais da cidade? Procure aqui no canal "O sufoco do Ibirapuera", "O deserto de Pinheiros", "Campo de Marte", "Esqueceram do Ipiranga" e "Parque Dom Pedro".
Obrigado aos apoiadores permanentes do São Paulo nas Alturas, o @TeatroUnimed (que está com A Iluminada em cartaz, com Heloisa Perissé) e à Moka Pay. Obrigado aos SuperApoiadores na fisica, Rodrigo Mussolino e Marcelo Paiva.
Edição de @tomsouzas câmera no Arouche de @dafrias
#urbanismo #arquitetura #sustentabilidade #saopaulo #planodiretor #sãopaulo #mercadoimobiliario #esg #investimentos #mobilidade
Hoje passou este vídeo na votação da Câmara Municipal do novo plano diretor de São Paulo. Foi um banho de água fria naqueles que não querem verticalização, como por exemplo Pinheiros e Moema. Na hora que passou o vídeo eu fiquei muito feliz, pois acompanho desde o início deste canal e sei da qualidade dos vídeos e principalmente o nível de informações. Parabéns Raul...
deve ter sido muito bonito de ver a cara deles hehe
Parabéns. Vamos favelizar a cidade inteira para equilibrar com cidade adhemar. Gênios
@@henrique.2435 Em Pinheiros tem muito mais infraestrutura que Cidade Adhemar, então ela suporta sim a mesma concentração de pessoas.
O centro virou favela com 24k pessoas/km2 ?
verticalização para quem? para os pobres da periferia irem morar em bairros melhores ou só pra atender a interesses de construtoras que bancaram campanhas eleitorais de vereadores e agora querem construir mais apartamentos pra classe média alta alugar?
@@neblinasppara as pessoas terem onde viver. Sou carioca, vivi a vida toda em ruas lotadas de prédios e pessoas, a melhor infraestrutura do Rio fica na zona sul e é 10x mais ocupada do q o Itaim onde moro hj. O rio tem problemas mas os bairros nobres são muito mais acessíveis do q em Sp, e esse pensamento q “construir prédios é feio” é um pensamento elitista q só serve para proteger o patrimônio de quem não quer q nada mude. Visite Copacabana, tem seus problemas, mas tem todas as classes sociais no mesmo bairro, tem ônibus e metrô na porta, vc resolve tudo andando e se for trabalhar chega sem stress. Imagine se a 70 anos atrás a elite carioca não deixasse construir prédios alegando q seria “bom apenas para as construtoras”, hj Copacabana seria restrita a uma elite bilionária, seria como o jardim Europa, onde os pobres só podem passar rapidamente e olhe lá.
Falou tudo! Temos que acabar com essa mentalidade de não no meu quintal que muitos paulistanos ainda tem.
Nimbys sao uma praga.
Vai precisar acabar primeiro com o individualismo exacerbado de muitos paulistanos
Por mim construiria arranha-céus de +800 metros em cada quarteirão.
Mas sempre vem o mesmo papo de virar um caos kkkk ué, Toquio, Shangai, Pequim, B Camboriu não são assim? Pq SP não pode?
A vdd é que a elite paulistana odeiam pobres, eles querem distância, melhor colocarem eles as margens da cidade mesmo (Itaquera, Perus, Campo Limpo, Ferraz de Vasconcelos, Osasco e etc) Cada vez vão empurrando pra mais longe
Mais transito , mais papais FILA DUPLA NAS ESCOLAS
@@moacirfortunato7278 Não haveria esse problema se fosse viável andar até a escola
O seu conteúdo é tão incrível!
Não segrega a nenhuma área e justifica o pq da cidade está assim! Algo que está sobre nossos olhos, mas passa despercebido na correria do dia-a-dia ❤️
Uma perspectiva incrível de um assunto tão polêmico em Sp, quando um técnico com estudos e conhecimento real do assunto abordado falar, faz muita diferença! Parabéns pelo trabalho 👏👏👏
Seu canal é o melhor de todos!
Eu ia falar isso tambem, rsrs
Muito obrigado!! Se puder, compartilhe o vídeo nos grupos de WhatsApp, pro canal crescer! Abração
Parabéns pelo vídeo. Vi influencier reclamar do plano diretor falando que iria acabar com as casinhas de pinheiros… pqp casinha de pinheiros? Eu quero mais é que a população viva mais próxima do centro e tenha qualidade de vida melhor
E pq quem mora longe nunca terá o direito de ter transporte de qualidade, zero acesso à cultura…. Tem muito ponto de vista que precisa ser revisto.
Olha Renato, eu te entendo…mas tbm acho que um pouco da nossa história tem que sobrar para as próximas gerações conhecerem. Algumas das casas em Pinheiros tem uma arquitetura super legal e, na maioria dos casos, abrigam comércios (que possibilitam a quem mora lá fazer muita coisa a pé, o que é excelente pra qualidade de vida).
Um bairro totalmente vertical, sem comércios, sem preservar nada da arquitetura do passado, só de prédios gigantes e ruas desertas não faz uma cidade melhor. Algumas dessas casas poderiam sim ser tombadas pra preservar a história de sp e não ia prejudicar a adensamento da cidade.
E, vamos combinar, os prédios que estão sendo construídos em Pinheiros não ajudam a população que não consegue viver mais próximo do centro a morar por lá…uma kitnet por 800 mil ou 4/5 mil de aluguel não é lá muito acessível né.
@@amandafranco9264Sabe aquele prédio imenso q construíram há uns 6 anos perto do metrô de Pinheiros na Paes Leme? Um q é residencial, comercial, uma salada mista sei lá…é um empreendimento Cyrella, pois bem, meu amigo se interessou por um apto na planta pq trabalhava na Editora Abril, dava pra ir a pé pro trabalho blablabla mas desistiu qd viu o preço de 1.500.000 por um studio de 50 m². E ainda bem q desistiu, Ed. Abril faliu, o prédio tem 30 andares mais de mil aptos e parece um pombal. Qm mora lá reclama do barulho e das filas na portaria…
@@amandafranco9264nos miolos dos bairros os prédio terão faixada ativa com lojas e restaurantes como é em qualquer grande metrópole desenvolvida
@@bandodeloucos6539 são pouquíssimos os prédios novos sendo construídos sob esse plano diretor que têm fachada ativa. A maioria tem aqueles térreos elevados, ou seja, da rua vc só vê uma guarita e um muro. E se formos nos pautar por outras metrópoles "desenvolvidas", pensa em todas as metrópoles da Europa que têm a sua história toda preservada com prédios antigos sendo renovados e não demolidos, pensa em NY que ainda tem ruas inteiras de townhouses e prédios históricos das décadas de 20, 30 e 40 convivendo com os novos prédios. Não precisa destruir todas as casas e lojas de rua pra ter uma cidade boa.
Discussões mais do que necessárias pro crescimento sustentável de SP!
Por mim construiria arranha-céus de +800 metros em cada quarteirão.
Mas sempre vem o mesmo papo de virar um caos kkkk ué, Toquio, Shangai, Pequim, B Camboriu não são assim? Pq SP não pode?
A vdd é que a elite paulistana odeiam pobres, eles querem distância, melhor colocarem eles as margens da cidade mesmo (Itaquera, Perus, Campo Limpo, Ferraz de Vasconcelos, Osasco e etc) Cada vez vão empurrando pra mais longe
Seu canal tem contribuído bastante para o debate sobre arquitetura e urbanismo.
1. LIKE!
2. A Elite de SP não quer isso.
3. A Elite de todas as cidades brasileiras querem esse apartheíd no Brasil.
4. As melhores regiões de SP não devem em nada para as ótimas cidades do Japão, Coreia do Sul ou França.
5. Já as mais pobres são renegadas. Enfim, esse canal é necessário! Muito necessário!!!
É um absurdo o que fizeram com essa cidade.
Muito triste.
Muito bom saber que a minha Bela Vista tem 26 mil habitantes/km², um projeto possível para a cidade de SP
Me lembro bem a polêmica construção do shopping Higienópolis e depois a estação de metrô. O povo tem medo de pegar pobreza. É muito triste. Eu adoro ter metrô em Higienópolis: o bairro ficou mais visitado e iluminado ❤.
Esse canal aqui é ESSENCIAL para o debate publico da realidade paulistana.
Tão de parabéns.
A última transparência, Ipanema, é uma prova de que verticalização e adensamento não são sinônimos. A ideia proposta para a cidade canadense, último episódio, pode ser uma proposta para conciliar adensamento e a sensação de "tranquilidade" dada pelas soluções mais horizontais. Todavia, a democratização da infraestrutura vai exigir investimento nas fronteiras da cidade
Eu fico passada pq em volta da estação são Paulo Morumbi não tem prédios, sendo que tem shopping e uma linha que corta as principais avenidas da cidade
Mais uma vez arrazando no conteúdo Raul. Isso aí meu amigo. Muito bom sempre estar aqui te ouvindo ❤. Problema sério esse viu de muita responsabilidade. Obrigada por nós por a par sempre . São Paulo merece atençao. Cidade que admiro e gosto muito.
Great job, success, health and long life !
Muito bom o conteúdo. Informativo de quem realmente entendi! Ouço do plano diretor des de 2012, em um curso que realizei de meio ambiente.
Raul, você não citou nada sobre o padrão necessário dos imóveis perto do metrô para evitar que pessoas que só andam de carros queira morar neles assim tirando a oportunidade daqueles que moram longe e sempre sonharam em morar perto de uma estação?
Baita vídeo! Por uma cidade que pense no povo!
Moro em São Paulo e estou em Goiânia agora, e é inacreditável como a maior e mais rica cidade do Brazil não tem prédios residênciais de 50 60 70 andares, aquí em Goiânia é o que mais tem são prédios de 40 andares, e São Paulo agora que construiu um prédio de 50andares no Tatuapé. Muito estranho isso
Vc precisa ver BH onde permitiam predio de ateh 30 e agora reduzuram. Ai eles tao construindo predio de 40 andares em zona de preservação ambiental em Nova Lima, do outro lado da serra. Eh uma coisa horrorosa. Enquanto isso existem regioes enormes em volta do centro de BH que estao cheias de galpoes e podiam se transformar em bairros super densos com metro na porta. Mais densidade em lugares como Savassi ou Regiao Hospitalar. Isso para nao mencionar a Cidade Jardim e a Pampulha, que sao tipo os Jardins e o Butantan daqui. Existe tb uma grande regiao entre o centro e a pampulha onde existem bairros operarios onde nao existe adensamento pq eh muito desvalorizado e as construtoras largam pra la, enquanto que a maioria da população de classe trabalhadora nao consegue mais morar nesses bairros porque sao todos de casas unifamiliares, que tem alugueis altos, apesar dos imoveis nesses lugares nao valerem muito na pratica. E esses bairros seriam os lugares perfeitos para um maior adensamento com moradia popular, principalmente no entorno da Av Antonio Carlos. Mas tb falta metro em grande parte da cidade pq so existe uma linha.
são paulo tem alguns problemas em relação a isso, primeiro nas regiões centrais temos o solo difícil de se trabalhar grandes alturas, além disso tem grandes problemas de estudo de caso para viabilizar grandes prédios pois os mesmos, principalmente em condições adversas, podem causar muitos problemas estruturais pra toda vizinhança. indo além, prédios altos não casam bem com o solo e vizinhanças de sp no geral, os lotes são muito fragmentados e o custo de construção e logistica para construção de prédios tão grandes é no mínimo o dobro do que em goiânia.
@@Andrepaulistano_ Onda de Calor?
Então eu aprovo kkk
Sempre achei que a cidade era fria pq o sol não chega no solo, nos lugares mais sobras sempre fora mais frios.
edificios altos não são necessariamente sinais de adensamento. Cidades europeias tem edificios baixos com muito mais densidade. Esses edificios de muitos andares de Goiania provavelmente tem 1 ap por andar, é mto ruim...
@@kauequinto2975 Pq é muito ruim ? Já é bem melhor do que as casas do deserto pacaembu. Um prédio de luxo desse já vale por umas 50 casas daquelas, liberando terreno para a construção de outros tipos de prédio. Parem de perseguir o edifícios residenciais de luxo, o rico não vai morar em dois apartamentos ao mesmo tempo, se atrairmos mais ricos pra cidade (comprando ou alugando esses aptos) melhor pra nossa economia. Só deveriam dificultar esses aptos mais luxuosos mto próximos a metrô ou brt, mas mesmo assim ainda facilita pros funcionários.
Embasados em sua filosofia maravilhosa de moradia, está colocando um Frans café, na nossa moradia, aberto para a rua!
Acho você un arquiteto perfeito !
Ótima reflexão! Seus vídeos são sensacionais!
Boa Raul. Como vc disse, esses pseudo urbanistas como Nabil, Raquel e Tavolari q tem uma visão partidária da cidade. Amanhã rezo para esse plano ser aprovado e esses hipócritas caírem do cavalo.
citou só alguns dos mais influentes e produtivos urbanistas brasileiros da atualidade e quer levantar papo de partidarismo? cara o novo plano diretor quer favorecer apenas grandes igrejas evangélicas e especulação imobiliária, e pior, remover parcialmente o controle do estado sobre as outorgas através da transferencia do direito de distruir.
Confesso q tinha dúvidas sobre esse plano, mas depois q soube q o PSOL votou contra, então o Plano é bom.
Obrigada!!!!❤
Em uma economia imatura como é a brasileira, moradia ainda não deveria ser tratada como investimento, senão apenas como o lar de alguém. Acontece que Studios de 15m² somente servem para satisfazer o interesse de especuladores e justamente por isso deveriam ser duramente coibidos pela legislação.
O Upper West Side de Manhattan, onde moro, tem aproximadamente 26 mil habitantes por km quadrado. (66.7k pop per sqm)
São Paulo, Tô chegando!!! Te amo❤❤❤❤❤❤
Deveria ser pré-requisito para todos os candidatos a prefeito ano que vem assistirem a todos os vídeos do Raul.
Em tempo, cresci no Grajaú, bairro mega-saturado em área de manancial, e que por incrível que pareça está ficando ainda mais saturado com as recentes ocupações. Surreal um bairro ter 500 mil habitantes e uma infraestrutura precária, na qual o único acesso é uma avenida que é mais estreita que uma rua pacata do Jd Europa
Muito bom trabalho Raul. Se acaso um dia vier para a Austrália, por favor me avise. Há muitas licões para se levar do urbanismo daqui.
Esse país não tem jeito, nunca vai pra frente, se ficar esperando o governo tomar uma medida vc continuando morando mal, sem acesso a infraestrutura
Lixo do 4chan.
Vídeo Maravilhoso!!!
"Ahhh, mas e as casinhas e predinhos bonitinhos e charmosos de Pinheiros e Vila Madalena? Onde fica nossa história, nossa memória?" - Disse a corretora eco socialista que só vende apartamento de mais de 3 milhões e não fez mais que duas baldeações em toda a sua vida.
Por outro lado, eu não acredito que o novo plano tornará a cidade mais eficiente, senão apenas contribuirá para a especulação imobiliária.
Pessoal da periferia longe do centro, do trabalho, das oportunidades. Certos lugares da periferia são guetos que prendem jovens em seus bairros e impossibilitam que busquem oportunidades na cidade.
Faz uma visao do Plano Diretor sobre a periferia. Moro no Jardim Saverio, temos mtas favelas e ocupações aqui, mas nos terrenos disponíveis estão construindo dezenas de torres pra classe média, sendo q as Avenidas sao super estreitas e já estão com horários de congestionamento (e não pra onde crescer, pq de um lado temos o Zoo e do outro a mata do estado)
Mais um vídeo que me faz concordar, e ficar sem palavras com o canal...
Excelente.
Parabéns pelo debate!
Parabéns pelo vídeo e comentários. Eu mesmo estou às voltas com um chamado "vigilante noturno motorizado", que fica a noite toda com sirene alta, e nem a polícia faz nada.
Esse vídeo foi curto, vontade de quero mais 😢😊
Se eu puder sugerir uma pauta. Eu gostaria de saber mais sobre o processo de urbanização da cidade de São Paulo. Eu li que Figueiredo Ferraz foi prefeito de 1971 até 1973, quando foi exonerado pelo governador Laudo Natel. Isso aconteceu por diversas divergências. Enquanto Figueiredo privilegiou o metro, Laudo Natel privilegiava carro e era contra a lei de zoneamento.
Que tapa de pelica na sociedade, eu senti aqui em mim. Obrigado pelo video.
Eu sou da cidade Tiradentes e gosto do seu canal traz conteúdos muito bons, penso que você deveria fazer parte deste setor de urbanismo da cidade. Eu já pensei em tornar esses prédios abandonados em moradias populares, só que há um problema. Com a mão de obra mais próxima do emprego aqueles que moram nas extremidades terão suas chances de trabalho mais reduzidas, pois os empresários vivem de lucro e lógico que vão querer economizar nisso.
No Butantã tá tendo uma forte construção de prédios novos
Mas ainda tá cheio de casas mansões, resquícios do bairro jardim.
adoro esse canal!
Será que o sr Raul daria um bom prefeito ou governador de São Paulo,com toda a visão que tem sobre vários aspectos urbanos?
Muito bom o vídeo! Sou de bem longe de São Paulo, MT. Mas seus vídeos escancaram problemas q existem no Brasil td!! A questão da distribuição demográfica de uma cidade é complicada! Os poderosos (os mais ricos) q tem acesso facilitado a vários serviços, "empurram" a maioria das pessoas p lugares longe da maioria dos serviços e infraestruturas em geral.
Esse canal para mim é referência de roteiro, edição, arte, política, enfim lindo... E nem sou arquiteto kkkk'
Sugestão de vídeo: o que a Prefeitura tem feito (ou não) para tornar a cidade mais acessível, sobretudo aos variantes. Existe algum plano pra isso?
Pinheiros vem aumentando a densidade nos últimos ajos, a ver se o comércio de rua resiste ou vai virar um bairro triste de condomínios fechados verticais
Conhecendo como funciona a política habitacional dessa cidade, acho difícil ocorrer alguma mudança a curto/médio prazo. Se ocorrer, será daqui uma millennia. Conheço os 2 lados "da ponte". Nasci e cresci no extremo Sul e sei o que é morar num bairro "superpovoado" e distante de tudo. Hoje agradeço diariamente que não vivo mais nos extremos pra onde os menos favorecidos sempre foram empurrados. Não sou contra uma verticalização in loco na cidade, todavia, alguns bairros que citou, Moema e Itaim(eu moro em Moema), já estão bastante verticalizados. Pinheiros e Butantã são outros cenários. Sou a favor da verticalização ao longo dos corredores de ônibus (final da Vereador José Diniz, ali no Alto da Boa Vista), Rebouças, Francisco Morato depois da ponte sobre o Pinheiros e principalmente os galpões gigantes abandonados à décadas no Brás, Mooca, Ipiranga, Bom Retiro, Lapa de Baixo.
Eu acho que não basta verticalizar porque muitos apartamentos estão vazios.
@@gabrielsilva-pl3dx Na região central sim. Nos bairros já verticalizados, qualquer lançamento novo, vendem igual água
Amo São Paulo! Minha cidade de adoção! Hoje ou seja São 30 anos que estou fora do Brasil, estive esse em São Paulo e fiquei triste de ver tanta gente morando nas ruas parques 😢 uma cidade rica ver isso e deprimente
olha, tem moradores da Vila Mariana querendo impedir verticalização, um bairro literalmente no centro, não da pra entender o motivo q as pessoas protestam contra
A elite sempre tentará impedir que as regiões nobres sejam adensadas. Infelizmente 🤷🏻♂️
@@reinaldodobrasil mas o pior, vila Mariana nem é a elite, é somente uma classe média alta, com um bairro q quase metade era de casinha de pó re até os anos 80
@@marilzamsilva2967 E os preços vão disparar ainda mais, o caos vai aumentar...
@@marilzamsilva2967 joga todo mundo nas periferias e nos municípios da macrometropole sem ter infraestrutura de transportes como Nova York Londres ou Tokyo e vai continuar a ter congestionamentos gigantescos e metros e trens superlotados...sendo que é muito mais racional adensar mais as regiões centrais onde já existe infraestrutura de transportes e serviços...além da imensa maioria dos empregos....
E de mais a mais esses apartamentos podem ser a unica alternativa pra muita gente que mora nas periferias do que não ter NENHUMA alternativa
@@Andrepaulistano_ por que a gentrificacao é ruim?
O Plano Diretor deveria ser explicado e decidido via plebicito. Aí teríamos uma grande, linda e organizada cidade.
Imagina a gente podendo decidir que o jardim Europa pode ser verticalizado, pensa oq ia acontecer
E o povo sabe votar??? Se soubessem não estaríamos tão atrasados assim
Se tu não compareceu as audiência públicas, foi problema teu.
Meu prédio sempre aparece nas imagens kkk
Qual minuto?
Muito boa reflexão mesmo. É isso, precisamos olhar a cidade como um todo e talvez pela primeira vez tentar construir um planejamento que atenda aos interesses dos cidadãos e não de parcela da população ou de interesses econômicos O que vemos são incorporadoras lançando empreendimento atrás de empreendimento e, muitas vezes, construindo prédios de alto padrão em locais próximos a metrôs e grandes corredores de transportes públicos, onde deveriam construir moradia popular. No Jardim Guedala mesmo, próximo ao Morumbi, e à estação São Paulo Morumbi, uma construtora conseguiu autorização há vários anos para construir um mega empreendimento em uma área de preservação ambiental, onde há diversas nascentes e resquícios de mata atlântica. Eles conseguiram a autorização com o argumento que tratava-se de moradia popular. No entanto, agora que o empreendimento foi lançado as propagandas deixam muito claro que são "estúdios" minúsculos e de alto padrão. Assim como este empreendimento, outros estão sendo construídos da mesma forma, se aproveitando de brechas na lei que faziam sentido e previam a construção próximo a metrôs. Também acho que a região do Morumbi, Butantã e até Vila Sônia possuem espaços para construção de prédios, mas eles precisam de fato servir aos interesses da população e não das construtoras apenas.
Você gravou na frente do delicioso restaurante libanês Vovô Ali, na esquina da Vieira de Carvalho com o Largo do Arouche! ❤ Infelizmente cada vez mais negocios na região do Arouche estão fechando as portas…Espero que os que restam consigam resistir. Viva o Arouche!
Valeu pela dica do Vovô Ali.
tentando apoiar o comercio local!
Necessário adensar: Brooklin, Butantã, Itaim e Planalto Paulista... O plano diretor precisa liberar prédios de até 4 ou 5 andares no Planalto Paulista e comércios como padarias, cafés e restaurantes
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
O Upper East Side em Manhattan, tem mais de 44 mil habitantes por km quadrado!
Eu acredito que também parte do ponto de que pensar na coletividade não é cultural no nosso país, principalmente partindo da elite que é a que em grande maioria dita como funciona as coisas, vezes pela influencia financeira, vezes pela influencia política. Quando a massa parar, refletir, pensar e agir, as coisas podem tomar um rumo diferente. Sabemos que a massa que movimenta a sociedade tem poder, mas as vezes não sabe usar.
Meu sonho uma São Paulo com apenas 10% das mudanças que esse canal nos propõe refletir e analisar, assim eu pensaria em ficar por mais tempo. Sem contar no destaque que a cidade teria em diversos campos.
Sim! perfeito!
Top
Gosto muito dos vídeos do canal e das opiniões do autor - além do livro, excelente. Mas acho que aqui faltou considerar alguns aspectos. O fato de as pessoas não morarem nestas regiões não se deve necessariamente à falta de moradia, mas sim ao preço cobrado - seja para locação, seja para compra. Os apartamentos que serão construídos serão aptos populares? ou serão mais desses cubículos ridículos e caríssimos que estão virando norma? A renda média dos domicílios de SP está na faixa de R$3500 de acordo com a fundação Seade. Só aluguel e condomínio nestas regiões já é freuentemente 2/3 disto - quando não mais...
O preço só cai se tiver mais moradia construída. Quem compra pra deixar vazio tá perdendo dinheiro,
Como amo esse canal
Há cinquenta anos atrás, trabalhei no Gegran, Grupo Executivo da Grande São Paulo, e até hoje nada foi levado à prática. Uma das propostas era ocupar o centro da cidade, aproveitando dezenas de prédios desocupados etc etc, nada de novo, nada se faz.
...perfeito.
O argumento sugere que as críticas aparecem em relação ao adensamento habitacional mas na verdade as críticas incidem em relação as tipologias construtivas, ou seja, não aparecem em relação ao adensamento habitacional.
Tem que por vários prédios ao redor de metrô e com no máximo 1 vaga por ap, mas no geral sem vaga msm.
E com comércio e restaurantes no terreo
@@Andrepaulistano_ não vira, se esse aparelho for comprar por um pobre que prefere usar metrô. Apê ao lado de metrô é para quem anda de transporte público, deixa de ser burr@
Você coloca a densidade como um exemplo a ser seguido pelas cidades. Copacabana no RJ tem +/- 70.000 hab por km2 e veja que maravilha! Edifícios geminados e sem ventilação adequada, no verão vira um inferno na terra, ruas nada arborizadas, problemas de mobilidade, segurança e limpeza! Um “exemplo” a ser avaliado!
@ernestito7064 Por isso mesmo! Quanto mais denso, mais quente! As famosas ilhas de calor
Mais parques, mais metrôs na PERIFERIA.
Simples assim...
👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns pela coragem de por a mão nesse vespeiro. Essa turma da esquerda festiva uspiana adora um privilégio para chamar de seu
Verdade
boa Raul!
🤘👍🤙
Caberia ver a distribuição da densidade por quadra. Há zonas estritamente residenciais ao longo da Av. Rebouças. Essas áreas vão continuar assim. Isso sim que é privilégio.
um dos maiores problemas da cidade é essa centralização da atenção na região toda que fica entre bela vista e pinheiros. a zona leste carece de transporte mais eficiente pela cidade e o saneamento nos bairros mais pobres é TRISTE. temos que adensar? sim, mas o principal impeditivo é a apatia da prefeitura e gov do estado nesse sentido, não há desapropriação de imóvel em desuso, iptu progressivo então..... os mecanismos necessários JÁ EXISTEM. o principal impeditivo é esses governos tucanos que sentam em cima da zona oeste é que focam em saúde e segurança, duas pautas que são intrinsecamente ligadas a habitação e saneamento, mas mesmo assim o governo finge que não.
Eu sou a favor de mudar o atual plano diretor da cidade de São Paulo. As empresas precisam estar onde seus funcionários residem, assim como as moradias devem estar próximas dos empregos das pessoas. Também sou a favor de demolir carcaças de edifícios inacabados e os abandonados e construir arranha ceus modernos onde tenha empresas e moradias.
🎉
Procuradora, ou seja, funcionária pública reclamando do salário. Quem sabe se escolhermos um projeto de país com menos estado e com mais indivíduo, essa postura seja menos comum.
Espero que SP possa construir Torres de 300 metros, e parar de fazer prédios pequenos e casas para todos os lados da cidade destruindo com toda vegetação como aconteceu recentemente aqui no meu bairro que cortaram praticamente quase todas árvores de Mata Atlântica, uma delas a maior com quase 100 anos e 40 metros de altura bem imponente, além de afugentar os pássaros diversos que tínhamos aqui. 😢😢😢
Acho que você não assistiu o mesmo video que eu... volta lá nas imagens que o Raul trás de Cidade Tiradentes... são mais de 20 mil hab/km² e não dá pra ver nenhuma torre de 300 metros de altura nas imagens. Não precisamos de torres altas, nunca.
@@thiaguinhotpmMano quem não assistiu foi você. O vídeo tá criticando exatamente isso 😂 A população dos bairros mais ricos impedem a construção de prédios mais altos para se manterem afastados do "resto". Presta atenção!
@@ender8759ele tá achando que vão adensar as aéreas mais afastadas do centro com grandes edifícios 🤭🤭
Esse canal me dá uma tristeza imensa. Mas é algo necessário. Informar as pessoas de que uma cidade inteira foi cortada e esculpida por uma elite nojenta que passa as férias na Europa e nos EUA, que reclama de 37 mil reais por mês e que é casada, literalmente, com a elite econômica do país.
Essa elite é protegida por partidos que adoram falar em inclusão e diversidade. É sempre blindada juridicamente, por leis de partidos que adoram falar que amam o trabalhador, ou o evangélico, ou o cristão. É sempre a mesma balela. Enquanto isso essas "autoridades" passeiam com seus cachorros de grife em bairros com arvores, ruas limpas e segurança. E voce pega um metro lotado, é assaltados nas ruas e ainda tem que pagar um gordo imposto pelo casebre em que você mora.
sao joao de meriti , RJ , um dia vem pesquisar a minha regiao
Mas o plano diretor facilitou para que as pessoas que precisam morem mais próximas do centro? Me parece que não…
Os novos prédios que têm sido construídos do lado dos metrôs são em sua maioria de unidades de 30m2 (não acomodam famílias, só airbnbs e aluguel pra estudante/solteiro), com vaga de garagem (contribuem para o trânsito mesmo com o metrô ali do lado) e estão sendo vendidos a mais de 20 mil reais o metro quadrado…é isso que a gente espera do plano diretor?
E eu acho que é importante a gente tentar fazer de sp uma cidade que tenha comércio integrado com os prédios, pra que as pessoas possam andar e as ruas não sejam um deserto…mas com esse plano diretor o que eu mais vejo são os comércios sendo desalojados pra construir mais prédios. Bairros em que antes vc fazia tudo a pé agora te obrigam a pegar carro pra fazer compras, ir numa padaria…
Enfim, concordo que ainda é possível trazer mais gente pros bairros mais centrais, mas não desse jeito.
É exatamente por isso que a revisão do plano diretor é necessária, pena que estejam debatendo outros assuntos...
Porque de fato, tem muito lugar onde já existia comércio e os prédios que erguem no local nem sempre mantém o mesmo espaço. É algo que a revisão poderia mudar, obrigado a manter ao mesmo a mesma área não residencial que antes existia ali.
Ou tentar restringir o uso como Airbnbs para evitar a proliferação dos prédios novos que são "uma oportunidade de investimento", com plantas de apartamento parecidíssimas com quartos de hotel, ao invés de ser pensado para moradia.
@@felipecepriano pois é...eu acho que a crítica ao plano diretor é mais profunda do que só ser contra o adensamento...os urbanistas que eu vejo falando contra o plano não são contra o adensamento em si, mas a forma que está sendo feito (caro, com foco em quem anda de carro, sem se pensar em moradia acessível e qualidade de vida). Achei esse vídeo um pouco fora do contexto.
Reconheci os bairros, mas quero pontuar que reconheci todos os prédios abandonados que foram mostrados. Eles se destacam com bastante clareza na paisagem de SP. Uma pena ter tanta inutilidade numa cidade cada vez mais cara, poluída e desigual.
Mais um vídeo um tanto genérico e que aprofunda pouco os problemas por trás da atual revisão.
Vamos ver se nos próximos vídeos sobre o assunto, problemas da revisão, tal como ela está posta, serão abordados.
A situação que se encontra a cidade não é só culpa da prefeitura, essa que está vaga desde 2017, mas sim dos ricos que não querem "gente diferenciada" por perto.
Fiquei com uma dúvida sobre o denominador dessa equação: o "área por km²". No Grajaú a densidade reportada é de 4.000 hab/km², será que estão contando as áreas de reserva também, tudo ?
Ou será que é efeito só de não verticalização ? Mas é um exemplo interessante porque essa não pode ser a única métrica para mais adensamento
Parte 3 pfv
Lógico que um bairro é melhor que outro, só ver o valor do metro quadrado
Meu exemplo para bairros centrais de São Paulo é Copacabana, que tem densidade maior que todos os distritos paulistanos (mais de 31 mil por km²), mesmo tendo muito espaço público e verde em praia, calçadão, praças, parque e morro. Consegue isso sendo toda verticalizada, com prédios de uso misto, sem recuos laterais e organizando o trânsito com metrô e corredores de ônibus.
Também acho Copacabana um bom exemplo.
Aliás gosto do conceito de prédios em cima e comércios embaixo igual as construções colonias do Brasil um charme
Só algumas ponderações, lá tem mto apartamento q nem toma sol, a maior parte do espaço público é a praia, impossível de reproduzir em são paulo.
Seria legal mostrar a comparação de hab/km2 de outras cidades do mundo e seus bairros
Segundo vídeo seu que reduz a crítica à revisão do PDE aos ricos que não querem adensamento em seus bairros. Sim, existem esses, mas muito do que está sendo apontado pelos urbanistas que vc desdenha é justamente a contradição no fato que já está havendo uma verticalização extensa e intensa na cidade e nem por isso os problemas habitacionais estão sendo resolvidos. Seria interessante vc levar esse argumento a sério e discutir em relação a ele, e não só colocar um espantalho na sala como se tudo fosse questão de "não no meu quintal".
Como eu faço pra votar Raul Juste pra prefeito?
Pelo visto, infelizmente, ja perdemos a oportunidade de qualquer urbanismo com o mínimo de qualidade nos bairros afastados, resta piorar os que tiveram algum planejamento. Assim teremos igualdade
Será que esse dado sobre a densidade do Centro é verdadeiro?
Acho que se tivesse acima de 20k por Km² não teríamos tantos problemas.
E de que forma o adensamento nesses bairros nobres que vc usou como exemplo poderia melhorar a vida das classes menos abastadas se os novos lançamentos custam fortunas? Tbem não trariam o periférico para o centro. Para isso é preciso ter moradias populares no centro.
Efeito cascata. Se a classe média não consegue pagar as áreas centrais, ela vai empurrando os pobres pra mais longe. E estes empurram os miseráveis mais longe ainda. E como falo no vídeo o estoque de imóveis vazios não está vazio à toa. Se fosse fácil, algum prefeito teria conseguido… abração
Raul, minha questão é, a cidade precisa de mais oferta de apartamentos novos? Li que o déficit é bem menor do que a oferta de moradia que já temos.
Estamos falando de adensamento. Precisamos adensar, fazer São Paulo crescer "para dentro" e não para fora como as cidades crescem normalmente. Porém é preciso deixar claro para as pessoas que adensar não significa verticalizar, o grande temor de muitos paulistanos
Precisamos discutir qual São Paulo queremos pro futuro. Será a cidade distópica de Blade Runer com prédios altíssimos onde o sol nunca chega ao chão? Certamente que nao. São Paulo precisa de qualidade de vida, coisa que foi perdida em nome de um suposto "progresso". Mas o Plano Diretor é insuficiente para discutir essas questões. Precisamos de uma revolução em SP