VOCÊ JÁ SABE PROGRAMAR O ARDUINO E MONTAR OS SEUS PRÓPRIOS PROJETOS? NÃO?!? Então conheça o meu Curso de Arduino, ensino tudo o que sei de Arduino, do básico até o Avançado. Aulas em vídeo explicando a teoria da programação e depois aplicando na prática todos os conceitos Confiram no link: cursos.dankicode.com/curso-arduino-completo
Eu em 45 anos de eletrônica nunca tinha visto esse método sem o ferro de passar, muitos podem pensar que verificar curtos depois de corroída é um trabalho amador mas fabricantes de placas também o fazem chama-se de teste elétrico. Gostei muito desse método.
Parabéns professor! Informação: percloreto de ferro não é ácido, é um sal. Não há problema em usá-lo ou tocá-lo. Após a reação sim, teremos cloreto de cobre que não é muito legal de se sujar com ele pois o cobre sim, é um elemento indesejado em nosso corpo. A mancha de percloreto geralmente sai fácil com ácido oxálico diluído (vendido como tira ferrugem em mercantis).
oi Paulo! Rapaz, agora quem deu aula foi você! Realmente essa eu não sabia, faltei nessa aula de química! Nem meus professores antigos do técnico e da faculdade deviam saber dessa rsrs. A partir de agora vou usar os termos corretos! Abraço!
Quimica nunca foi meu forte, sempre achei que tudo que corroi e pode ser neutralizado com bicarbonato de sódio fosse um acido, mas meu chará deu uma aula e aprendi mais isso.
@@aquinolp Excelente pergunta! Infelizmente o processo seria a evaporação da água e guardar o resíduo sólido. Depois devolver à fábrica pra que ela fizesse a separação. Outra ideia seria mandar o resíduo sólido à uma fábrica de cimento para ser incorporado à produção e esse resíduo ficaria fixado nas estruturas das edificações.
Muito bom. Esse método com acetona eu não conhecia. Sempre fiz transferência do toner por calor. (O velho truque do ferro de passar). Com certeza vou experimentar. Para acelerar a corrosão, eu aqueço o percloreto em banho Maria. O processo leva 1/3 do tempo.
Salve Prof. Cleber Borges! Excelente tutorial! Eu sou das antigas e tenho que fazer valer as broncas que ganhei da minha mãe, então opto pela transferência térmica com ferro de passar roupas mesmo. Vi que a transferência com o método que o sr. demonstrou é bem mais fácil e qualquer dia devo experimenta-lo. Vi que teve uma certa dificuldade em remover o papel pós transferência, eu utilizo soda caustica em escamas; coloco um pouco sobre o papel seco, adiciono algumas gotas de água e com o auxilio de uma escova de dentes velha vou esfregando e o papel se solta facilmente (a soda caustica quebra as fibras do papel) depois do papel removido, é necessário neutralizar a soda, para isso uso acido acético a 3% (também conhecido como vinagre de cozinha rs) acredito que para a remoção, é mais fácil fazer isso, lógico, tomando cuidados ao manusear soda caustica (que é um alcalino extremamente perigoso) proteção para os olhos e luvas cirúrgicas ou mesmo nitrílicas são super aconselháveis. Para a corrosão, pré aqueço minha velha solução de percloreto (fiz uma mesa aquecida para isso) deixo em recipiente de vidro por uns 30 min. a temperatura ideal é entre 40 e 50ºC. o resto é igual: agitar para acelerar a corrosão e cuidar para não manchar nenhuma superfície. Abraço Professor!
Tento manter os espaços entre trilha sempre em 0.500 no EasyEda. O default deles é 0.250, acho muito pouco. 0.500 é melhor q evita os problemas q o amigo teve no video, com trilhas muito proximas tendo de ser retocadas, "enfeiando" a placa . 🤣🤣🤣 Na primeira vez q vi este video eu fiz em papel couchê, e passei pelo mesmo problema de ter entre uma trilha e outra aquele restinho de papel esbranquiçado. Resolvi o problema imprimindo em papel sulfite normal, depois em papel "manteiga" mas o melhor resultado foi em sulfite nornal, marca Chamequinho. Esse métido é Muito melhor do q aquele de tá esfregando um ferro quente. 👏👏👏👏👏👏👏 Obrigado! 💚💛💙 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@@cidoalbuquerque4401 tem que ser a liser pq quando voce coloca acetona é como se a tinta soltasse da folha e passasse para o cobre coisa que no jato de tinta nao acontece. ;)
Eu fiz hoje uma plaquinha para a famosa fonte com o 7812 e seu método é ótimo, ficou melhor do que eu esperava. Tem que ter cuidado com bolhas de ar entre o impresso e a placa, no mais é muito tranquilo o processo. Minha curiosidade é saber qual o processo químico ocorre entre a acetona e o toner. Parabéns e obrigado por compartilhar o conhecimento!
Sou coordenador de uma assistencia tecnica da Intalbras em regiao de praia. Gostaria de saber qual produto indeal para aplicacao de protecao de placas ? Obrigado
Usa água oxigenada vol. 10 (peróxido de hidrogênio), e limpa banheiro acidp muriático (acido clorídrico) mistura os dois para a corrosão, em um lugar ventilado por causa dos gazes tóxicos
Cara, caí de paraquedas mas gostei do vídeo. Estava procurando uma maneira de recriar a placa de circuitos da minha guitarra do guitar hero. Ela é bem simples o desenho, mas gostaria de saber sua opinião se dá pra fazer mesmo e quais suas recomendações se sim. Obrigado e ótimo vídeo!
Não conhecia a transferência com acetona, só com ferro de passar roupa. Se fizer marcas de alinhamento e furos na placa, dá para fazer dupla face sem problemas, só tem que usar os terminais para ligar as faces.
Bom dia. Faço a impressão termina para placa. Desenho a cores no ARES de depois mando imprimir papel fotografico. A minha dúvida é como deixar a ilha sem cor no caso ficaria ela no cobre e ao colocar para correr pinto com a caneta só a ilha e depois removo e o restante das trilhas fica em cores. Não consegui fazer isso no ARES.
Olá, professor Cleber Esse método parece ser menos trabalhoso. Realmente, em termos de precisão, o método da tinta fotossensível é de longe um dos melhores que eu conheço, mas é exatamente o que você falou. MUITO trabalhoso! Fui fazer aqui em casa e foi um desastre. Pra começar, na hora de centrifugar a placa para espalhar a tinta por igual, a cola quente que usei não sustentou o parafuso. A placa saiu voando pra longe e sujou até o teto com tinta azul... pra acelerar a secagem, usei um secador de cabelo. É preciso fazer uma câmara fechada, pois se jogarmos o jato do secador direto na placa, gruda muita impureza e estraga o trabalho. Por causa da câmara fechada, o calor excessivo acaba acionando o circuito de proteção do secador e ele para de funcionar. Tentei também usar a airfrier para acelerar a secagem da tinta, mas acabou que ficou um cheiro forte por vários dias. Por fim, depois de queimar várias placas, o peróxido perde a força e eu não tenho onde descartar o produto... definitivamente, não foi uma boa ideia. Agora, estou juntando dinheiro para comprar uma CNC, mas os preços ainda são altos! Mas, parabéns pelo vídeo. Sucesso no canal.
Sinceramente não sei, mas arrisco dizer que deve aumentar um pouco a chance de borrar o circuito na hora de aplicar a acetona. Tenta não fazer muita pressão e faz um teste com uma pequena impressão antes de ir para a placa final. Valeu!
Uma dica, a resma de papel couchê é bem barata! Comprem papel couchê 90 g. Outro detalhe é que: A impressão tem que sair em ótima qualidade!!! Se houver riscos ou falhas nos circuitos, na hora da transferência térmica, o desenho não fica bom.
Cara, eu já tentei várias e várias vezes utilizar o método da tinta fotossensível, nunca consegui obter uma revelação perfeita, já obtive revelações parciais (desenho pela metade). Posta um vídeo depois?
opa, blz? no minuto 07:10 eu expliquei, usei removedor de esmalte comum, ele já vem com a acetona diluída em álcool e água, não precisa alterar nada. Usei essa fórmula direto, pra mim deu certo! valeu!
Oi Daniel. Eu já consegui fazer várias placas com SMDs de resistores 0805 e também CIs SO-8 com esse método. Menor que isso fica complicado mesmo. Valeu
Oi José! Não! Eu só pintei as bordas para manter o cobre e um pequeno defeitinho da transferência. No minuto 16:27 aparece bem ela entrando no ácido e mostrando isso. Valeu!
Professor, já viram o jeito novo de fazer esquemas, PCB, Simulação em todos os componentes, no projeto todo, se chama "FLUX AI", confiram, tem 5 projetos gratis é demais.
Um detalhe que ninguém percebe é que se vc passa Bombril na placa, ela perde um pouco de cobre, o ideal é retirar a proteção com uma borracha de apagar.
É cada uma que vou te dizer. No dia que você conseguir corroer todo o cobre de uma pcb passando bombril eu te dou um doce, é ínfimo, infimo, completamente ínfimo o desbaste e o resuiltado é bom, então não justifica esse malabarismo inutil.
Nossa cara, só acetona? Meu amigo, eu passa alguns minutos pressionando o ferro de passar roupas em cima da placa, depois horas pra desgastar o papel até a lateral da trilha ficar exposta e aí sim fazer a corrosão.
VOCÊ JÁ SABE PROGRAMAR O ARDUINO E MONTAR OS SEUS PRÓPRIOS PROJETOS? NÃO?!?
Então conheça o meu Curso de Arduino, ensino tudo o que sei de Arduino, do básico até o Avançado.
Aulas em vídeo explicando a teoria da programação e depois aplicando na prática todos os conceitos
Confiram no link: cursos.dankicode.com/curso-arduino-completo
Eu em 45 anos de eletrônica nunca tinha visto esse método sem o ferro de passar, muitos podem pensar que verificar curtos depois de corroída é um trabalho amador mas fabricantes de placas também o fazem chama-se de teste elétrico. Gostei muito desse método.
Ótimo vídeo, me ajudou muito. Parabéns!
Parabéns professor! Informação: percloreto de ferro não é ácido, é um sal. Não há problema em usá-lo ou tocá-lo. Após a reação sim, teremos cloreto de cobre que não é muito legal de se sujar com ele pois o cobre sim, é um elemento indesejado em nosso corpo. A mancha de percloreto geralmente sai fácil com ácido oxálico diluído (vendido como tira ferrugem em mercantis).
oi Paulo! Rapaz, agora quem deu aula foi você! Realmente essa eu não sabia, faltei nessa aula de química! Nem meus professores antigos do técnico e da faculdade deviam saber dessa rsrs. A partir de agora vou usar os termos corretos! Abraço!
Quimica nunca foi meu forte, sempre achei que tudo que corroi e pode ser neutralizado com bicarbonato de sódio fosse um acido, mas meu chará deu uma aula e aprendi mais isso.
E como deve ser o descarte do resíduo?
@@aquinolp Excelente pergunta! Infelizmente o processo seria a evaporação da água e guardar o resíduo sólido. Depois devolver à fábrica pra que ela fizesse a separação. Outra ideia seria mandar o resíduo sólido à uma fábrica de cimento para ser incorporado à produção e esse resíduo ficaria fixado nas estruturas das edificações.
Muito bom. Esse método com acetona eu não conhecia. Sempre fiz transferência do toner por calor. (O velho truque do ferro de passar). Com certeza vou experimentar.
Para acelerar a corrosão, eu aqueço o percloreto em banho Maria. O processo leva 1/3 do tempo.
Está aí mais uma das utilidades do dedo.
Parabéns! Gostei do método.
Salve Prof. Cleber Borges! Excelente tutorial! Eu sou das antigas e tenho que fazer valer as broncas que ganhei da minha mãe, então opto pela transferência térmica com ferro de passar roupas mesmo. Vi que a transferência com o método que o sr. demonstrou é bem mais fácil e qualquer dia devo experimenta-lo.
Vi que teve uma certa dificuldade em remover o papel pós transferência, eu utilizo soda caustica em escamas; coloco um pouco sobre o papel seco, adiciono algumas gotas de água e com o auxilio de uma escova de dentes velha vou esfregando e o papel se solta facilmente (a soda caustica quebra as fibras do papel) depois do papel removido, é necessário neutralizar a soda, para isso uso acido acético a 3% (também conhecido como vinagre de cozinha rs) acredito que para a remoção, é mais fácil fazer isso, lógico, tomando cuidados ao manusear soda caustica (que é um alcalino extremamente perigoso) proteção para os olhos e luvas cirúrgicas ou mesmo nitrílicas são super aconselháveis.
Para a corrosão, pré aqueço minha velha solução de percloreto (fiz uma mesa aquecida para isso) deixo em recipiente de vidro por uns 30 min. a temperatura ideal é entre 40 e 50ºC. o resto é igual: agitar para acelerar a corrosão e cuidar para não manchar nenhuma superfície.
Abraço Professor!
👀👍
Fiz uma PCB com algumas peças SMD usando esse método, parece que deu certo até agora.
Tento manter os espaços entre trilha sempre em 0.500 no EasyEda. O default deles é 0.250, acho muito pouco.
0.500 é melhor q evita os problemas q o amigo teve no video, com trilhas muito proximas tendo de ser retocadas, "enfeiando" a placa . 🤣🤣🤣
Na primeira vez q vi este video eu fiz em papel couchê, e passei pelo mesmo problema de ter entre uma trilha e outra aquele restinho de papel esbranquiçado. Resolvi o problema imprimindo em papel sulfite normal, depois em papel "manteiga" mas o melhor resultado foi em sulfite nornal, marca Chamequinho.
Esse métido é Muito melhor do q aquele de tá esfregando um ferro quente.
👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado!
💚💛💙
🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Legal essa experiência com sulfite comum. Vou tentar na minha próxima. Valeu!
Bom dia! Legal sua dica. Tem que ser impressora a laser ou a jato de tinta serve? Obrigado
@@cidoalbuquerque4401 somente impressora a laser mesmo.
😊👍
@@attilarivera Obrigado pela atenção. Vou me aventurar. Kkkk
@@cidoalbuquerque4401 tem que ser a liser pq quando voce coloca acetona é como se a tinta soltasse da folha e passasse para o cobre coisa que no jato de tinta nao acontece. ;)
Eu faço usando o tiner no lugar da acetona e dá certo .
Parabéns pelo conteúdo
Manero! Me ajuda num projeto de longo alcance pra rastrear cachorro!!!
Eu uso um ferro de passar quente sem acetona,para transferir o desenho por calor
Eu fiz hoje uma plaquinha para a famosa fonte com o 7812 e seu método é ótimo, ficou melhor do que eu esperava. Tem que ter cuidado com bolhas de ar entre o impresso e a placa, no mais é muito tranquilo o processo. Minha curiosidade é saber qual o processo químico ocorre entre a acetona e o toner. Parabéns e obrigado por compartilhar o conhecimento!
Prezado, daria pra usar a solução preparadora de cano?
Conhecida como solução preparadora Tigre.
Muito bom! Na emergência já salva . Ficou ótima
Eu segui suas orientações ficou muito bom show , obrigado por compartilhar 👏🏻👏🏻👍🏼
Que bom que deu certo! Valeu!
Boa noite.
Você sabe como tem que setar a impressão para imprimir no papel couche?
Coloca na barrilha que amolece tudo. 👍👍👍
Colocar a placa com a face de cobre para baixo durante a corrosão acelera bastante o processo.
Gostei muito do seu vídeo, tenho impressora a laser preto e branco, pode ser nela?
Que top essa técnica, irei testar
simples e funciona Parabéns
Sou coordenador de uma assistencia tecnica da Intalbras em regiao de praia. Gostaria de saber qual produto indeal para aplicacao de protecao de placas ? Obrigado
Usa água oxigenada vol. 10 (peróxido de hidrogênio), e limpa banheiro acidp muriático (acido clorídrico) mistura os dois para a corrosão, em um lugar ventilado por causa dos gazes tóxicos
Show!
Faltou só pingar cola branca nos terminais e revestir a placa com superbonder ou verniz.
Insteressante, nao conehcia esse metodo com acetona, muito obrigado.
Cara, caí de paraquedas mas gostei do vídeo. Estava procurando uma maneira de recriar a placa de circuitos da minha guitarra do guitar hero. Ela é bem simples o desenho, mas gostaria de saber sua opinião se dá pra fazer mesmo e quais suas recomendações se sim.
Obrigado e ótimo vídeo!
Realmente bem prático show
Qual a impressora utilizada neste processo? Por gentileza me responda!!!
olá, rapaz. É possível fazer a pcb no easy eda sem fazer o esquemático? De modo direto.
Pode fazer uma solução de soda cáustica e mergulhar a plaquinha nela o papel desmancha rapidinho sem esforço algum ai é só lavar.
Ótima informação 👍👈
Cara! Você ganhou mais um inscrito! Muiito obrigado pelo vídeo
Que bom que ajudou
Parabéns pela dicas simples e fácil
Não conhecia a transferência com acetona, só com ferro de passar roupa. Se fizer marcas de alinhamento e furos na placa, dá para fazer dupla face sem problemas, só tem que usar os terminais para ligar as faces.
Onde compro a placa crua?
Qualquer loja de eletrônica ou no ML ou Shopee.
Olá professor, pode ser usado o papel glossy, brilhante ou fosco? Obg.
Excelente cara! Ganhou mais um inscrito
Valeu!! Seja bem-vindo!!
Olá. Eu queria saber se a impressão da folha foi feita em impressora a laser ou a jato? Ou isso é indiferente?
Boa tarde, tudo bem? essa placa foi montada no proteus? Se sim, poderia enviar o arquivo?
caramba.... colocou um esp 32.... show... vou ter q fazer uma pra colocar o meu...
Muito bom essas orientações.
Rico de informaçoes, até nos comentários. Parabéns!
Boa noite.
Qual a especificação do papel couche você usou ?
usei um papel couche 170mg, nada mais de especial
Já fiz várias placa com este papel coche, com o processo térmico, após frio só destacar o papel sem usar água., Experimente.
Se te manda um exemplo de placa vc refaz ele em PDF pra mim?
Bom dia. Faço a impressão termina para placa. Desenho a cores no ARES de depois mando imprimir papel fotografico. A minha dúvida é como deixar a ilha sem cor no caso ficaria ela no cobre e ao colocar para correr pinto com a caneta só a ilha e depois removo e o restante das trilhas fica em cores. Não consegui fazer isso no ARES.
Olá José, não conheço o ARES, mas geralmente você tem a opção de camada só das ilhas. Não sei se existe no Proteus isso.
@@FunBots Tem sim, proteus é top. Veja minha resposta logo abaixo para um colega,
Mas o papel couche utilizado foi o brilhante ou o fosco?
Fosco!
Olá, professor Cleber
Esse método parece ser menos trabalhoso. Realmente, em termos de precisão, o método da tinta fotossensível é de longe um dos melhores que eu conheço, mas é exatamente o que você falou. MUITO trabalhoso!
Fui fazer aqui em casa e foi um desastre. Pra começar, na hora de centrifugar a placa para espalhar a tinta por igual, a cola quente que usei não sustentou o parafuso. A placa saiu voando pra longe e sujou até o teto com tinta azul... pra acelerar a secagem, usei um secador de cabelo. É preciso fazer uma câmara fechada, pois se jogarmos o jato do secador direto na placa, gruda muita impureza e estraga o trabalho. Por causa da câmara fechada, o calor excessivo acaba acionando o circuito de proteção do secador e ele para de funcionar. Tentei também usar a airfrier para acelerar a secagem da tinta, mas acabou que ficou um cheiro forte por vários dias. Por fim, depois de queimar várias placas, o peróxido perde a força e eu não tenho onde descartar o produto... definitivamente, não foi uma boa ideia.
Agora, estou juntando dinheiro para comprar uma CNC, mas os preços ainda são altos!
Mas, parabéns pelo vídeo. Sucesso no canal.
Por que imprimi pelo adobe e ficou meio fraco a impressão talvez não estou sabendo parametrizar a impressão no papel couche .
Rapaz, eu fui na gráfica e pedi para imprimir em Couche, avaliei na hora e ficou bom. Lembrando que tem que ser laser.
pode ser feito com impressora de tinta jato ? ou so impressora a laser??
Oi Valdecir, infelizmente não, só funciona com o toner da impressora laser.
Vim aqui só tirar essa duvida tbm
Imprimiu em impressora laser ou jato de tinta?
Laser.
Muito bom
Adorei a técnica!
Mestre qual o risco de usar uma gramatura menor na folha?
Sinceramente não sei, mas arrisco dizer que deve aumentar um pouco a chance de borrar o circuito na hora de aplicar a acetona. Tenta não fazer muita pressão e faz um teste com uma pequena impressão antes de ir para a placa final. Valeu!
top demais
Opa o sr teria o contato do sr para fazer um projeto ?
Impressao a laser num papael comum seria melhor entao por causa desse trabalho de retirada d papel d sobre a placa😮
VOCÊ DISPONIBILIZA SOB ORÇAMENTO SE DADO O CIRCUITO DIAGRAMÁTICO, A FEITURA DE PLACAS?
Infelizmente estou com pouco tempo disponível, não posso assumir mais trabalhos por falta de tempo, obrigado!
Top de mais
Uma dica, a resma de papel couchê é bem barata! Comprem papel couchê 90 g. Outro detalhe é que: A impressão tem que sair em ótima qualidade!!! Se houver riscos ou falhas nos circuitos, na hora da transferência térmica, o desenho não fica bom.
Tem de espelhar?
Sim, precisa espelhar.
Já usou papel transfer? Obviamente vai precisar de pequenos retoques com caneta, mas a pcb fica muito boa, eu já obtive excelentes resultados.
Sim já usei, mas esse método da acetona eu achei mais preciso sem precisar de muito retoque. Recomendo!
Adicione barrilha leve na água. O papel se desintegra facilmente.
Valeu pela dicar Ademir! Na próxima vou tentar com ela.
Nota 8.
Cara, eu já tentei várias e várias vezes utilizar o método da tinta fotossensível, nunca consegui obter uma revelação perfeita, já obtive revelações parciais (desenho pela metade). Posta um vídeo depois?
E se mandar fazer um carimbo e carimbar diretamente a placa, não seria 1000 vezes mais prático?
Qual papel?
papel couchê 170mg
Opa amigo. Faltou vc falar qual acetona usou. Qual o volume? Misturou com água?
opa, blz? no minuto 07:10 eu expliquei, usei removedor de esmalte comum, ele já vem com a acetona diluída em álcool e água, não precisa alterar nada. Usei essa fórmula direto, pra mim deu certo! valeu!
@@FunBots ah sim.. desculpa. Legal! Obrigado!!
funciona bem, mas não pra trilhas finas ou ci's smd
Oi Daniel. Eu já consegui fazer várias placas com SMDs de resistores 0805 e também CIs SO-8 com esse método. Menor que isso fica complicado mesmo. Valeu
Amigo pelo que entendi, você pintou com a caneta cada trilha antes de colocar para corrosão. Foi isso ou estou engando?
Oi José! Não! Eu só pintei as bordas para manter o cobre e um pequeno defeitinho da transferência. No minuto 16:27 aparece bem ela entrando no ácido e mostrando isso. Valeu!
Leve a solucao ao mcrooda por algus segundos ai vai rapido ok 20:10
how to use printer model namber
O digo mandou ;)
Professor, já viram o jeito novo de fazer esquemas, PCB, Simulação em todos os componentes, no projeto todo, se chama "FLUX AI", confiram, tem 5 projetos gratis é demais.
Olá sou Fernando tenho 17 anos sou angolano e gostaria muito de aprender contigo
Um detalhe que ninguém percebe é que se vc passa Bombril na placa, ela perde um pouco de cobre, o ideal é retirar a proteção com uma borracha de apagar.
Sim, daí depende muito da aplicação, se é de alta corrente recomendo fazer o que você falou mesmo. Obrigado!
É cada uma que vou te dizer. No dia que você conseguir corroer todo o cobre de uma pcb passando bombril eu te dou um doce, é ínfimo, infimo, completamente ínfimo o desbaste e o resuiltado é bom, então não justifica esse malabarismo inutil.
@@paraleloautista Mano, isso é só uma opinião....
É impraticável, fora que vai criar uma película que não vai deixar o toner grudar.
Bruxaria!!! Vou parar de usar caneta permanente!
transfere o dezenho e não precisa passar a caneta
Nossa cara, só acetona? Meu amigo, eu passa alguns minutos pressionando o ferro de passar roupas em cima da placa, depois horas pra desgastar o papel até a lateral da trilha ficar exposta e aí sim fazer a corrosão.
Você deixou uma distância enorme entre um layout e outro, e outra pode usar papel couchê 90 g é até melhor.
como chama essa imoressao
Impressão a Laser
Tem solventes muito melhores que acetona
😂❤
Valeu a tentativa.
Quanta enrolação pelo amor de Deus!!!
Vixi. Olha essa que fizemos a mão, foi o único jeito: ruclips.net/video/WKH_D3gOGgk/видео.html
Esse método é péssimo, ter que limpar as trilhas manualmente e depois com um pinça, muito ruim.
Há um método que utiliza um ferro de passar roupa, aparentemente é melhor do que este do vídeo.
Eu prefiro criar as trilhas, desenha-las e corroê-las!
OI.LINDA.WHATZAP?
@@lenobregaoficial CASADA? KING OF ZAP ZAP?