Lições Primeira lição-> 2:24 " A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz " Segunda lição -> 3:35 " Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons. " Terceira lição -> 4:36 " só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano "
O começo desse vídeo me fez lembrar a minha aposentadoria. Eu vim de uma família muito pobre, p isso, aos 11 anos de idade, eu já trabalhava em casa de família. Isso era comum a anos atrás, infelizmente. Eu me aposentei com 53 anos e trinta e cinco anos de carteira assinada. Onde ia, sempre tinha alguém que dizia, "nossa, já aposentou? Tão nova?? O que pretende fazer daqui pra frente? Vai trabalhar em quê pra preencher seu dia???" Oi????????? Vou trabalhar em nada. Quero ser aposentada. Da licença????? P que o mundo entrou nessa paranóia de produzir até a morte???? Pra postar pros outros te acharem foda? Eu heimmmmm
Muito bem Rita!! Também vou me aposentar jovem e até meu pai disse: ué, mas tão nova e já vai parar de trabalhar?? Aí eu disse: deixo minha vaga aos que estão chegando no mercado de trabalho!!!
3 года назад+28
@@guerra-epaz exatamente colega. Até pra colaborar com o mercado já tão escasso nesse nosso país. Vamos aproveitar nossa vida, ainda que seja com simplicidade 👏👏😘😘
@ Isso mesmo, viver com o suficiente, não esbanjar a toa, mas acordar na paz de quem já cumpriu uma missão. E se fizermos algo, não será por imposição, mas por prazer.
Dica 2 (pra quem não quer ler a obra inteira de Freud): “Sobre a Transitoriedade” (acho que é de 1916) - é um texto bem pequeno - 3 páginas apenas, mas é uma das coisas mais lindas e sensíveis que já li
Buda foi uma prova de que o ser humano está buscando algo vazio e sem nexo,a felicidade atrai infelicidade por causa de outros indivíduos ao nosso redor ,isso da a vida um significado.
Para o pai de Buda. Isso seria uma Felicidade pra ele, mais obviamente que para Buda não seria. Toda ação tem uma reação arbitrária ao que desejamos ou achamos melhor.
O motivo de nunca estarem, que na verdade, é estarmos, pois, não existe ninguém no mundo que já está 100% satisfeito, é o motivo que faz quem que continuemos a viver um dia após o outro. Essa é a verdade.
Não desfazendo do conhecimento, mas desde que busquei o equilíbrio da minha vida em sintonia com a Palavra de Deus, mudei completamente o meu modo de viver e ver as coisas, pois o conhecimento do homem é limitado e não alcansa nosso espírito e alma, onde está a verdadeira mudança.
Amei...tudo, inclusive essa voz maravilhosa, a felicidade está nas pequenas coisas e na gratidão por tudo!! Sou feliz ...tenho saúde, família, fé e Paz!! Gratíssima 💎💎
Boa tarde! Tudo bem contigo. Eu entrei no RUclips e vi 3 grande lições de vida Freud.Sou admirada pelo homem maravilhoso .Não li todos os livros dele ,mais coloco na minha vida alguns conhecimentos. Quando você começou a falar da história eu me identifiquei com estudos Sidarta Gautama ,porque sou Budista de Nitiren Daishonin.Que maravilhoso encontrar pessoas com estudos, conhecimento a história. O que é a felicidade para mim. É acordar todos os dias , com palavras e pensamentos positivos. Eu determino a minha vida a felicidade está dentro de mim. Obrigado felicidades amigo
Somos educados de uma forma estranha, em que devemos ser o que a sociedade manda, não importando se estamos gostando ou não, o nosso querer não é válido.
O que é felicidade? Tudo depende do modo que você vê, muitos buscam a felicidade na riqueza, na fama, nas realizações sexuais, mas nada disso trás a felicidade. A verdadeira felicidade, só será alcançada quando preenchemos o vazio da nossa alma, o vazio que sentimos é o distanciamento de Deus, infelizmente, muitos procuram preencher esse fazio com coisas triviais. Muitos pode até não concordar, mas a partir do momento que você descobre a nossa posição diante de Deus ou seja estamos excluído da glória eterna, passando por uma breve viagem sobre essa terra. Ao encontrar o caminho de volta ao paraíso, aí sim vc encontrou a verdadeira felicidade! Jesus é a verdadeira felicidade do ser humano!!!
Freud foi um cara mto phoda, mexeu no emaranhado interno do bicho humano. Enquanto Marx e outros grandes pensadores divagavam sobre o externo, a vida social e a construção coletiva humana, Freud pensou o individuo estudando o seu consciente/inconsciente.
Bom dia meu nome é João Lima tem certeza que nem se eu fosse cego mas não mentira na audição eu desconrdaria de Freud gostei muito de ouvir isso tantas coisas boas que tem na internet para a gente curtir essa é uma das coisas primordial agradece a Deus por ter encontrado uma mensagem tão boa que deixa a gente feliz sem precisar de estar com a conta bancária lá em cima que nem só o dinheiro traz felicidade também concordo com tudo que foi dito aí um abraço e coloque mais essa visualização para frente era para dar aí 2 3 milhões de visualização mas infelizmente o povo brasileiro principalmente não tá muito ligado nisso eles estão ligados em outras coisas mas eu sou um dos que tive esse privilégio de ouvir e vou ver se eu boto alguma coisa em prática muito obrigado tenha um bom dia meu amigo
Parabéns!!!! Conteúdo riquíssimo!!!! Quer felicidade maior de poder ter mais um dia de vida? Falar, andar, comer etc... ter sabedoria para lidar com os obstáculos, vencer a cada instante nas pequenas coisas, ter um olhar positivo mesmo com as coisas estando negativas, felicidade é um estado de vida, viver cada instantes da melhor maneira, acreditar no meu potencial...É nisto que acredito.
O tempo responde todas as perguntas, felicidade não é um estado de espírito e sim um espírito num estado de Graças. (O tempo é de Deus e nós também, acredite que tudo pode ser mudado, só depende da sua fé...)
Aprendemos desde cedo que devemos agradar as pessoas, sempre temos que dar uma resposta, a tudo,sendo que você ser o mais inteligente, o mais esperto,etc e uma exigência da sociedade para que você produza,e cada vez mais sirva está sociedade.
@@doninhamacedo6816 vi que você é uma pessoa religiosa, porque desejou a benção de Deus, então tenho uma pergunta: e quanto a cobrança religiosa de agradar a deus? O que você me diz?
Não estamos satisfeitos por que olhamos para o outro que sempre sera maior ! E queremos com orgulho ser maior a mostrar um tal poder nos bens ! Ninguém é poderoso
Reconheço o grande trabalho de Freud, apresentando seus conceitos que descortinam nossos conteúdos psíquicos, nos ajudando a nos entender; seu belo trabalho de interpretação da mitologia grega, e tantas outras questões. Porém em relação à busca da felicidade, fico com Jesus, mas com a análise do Evangelho, sem qualquer visão religiosa, ao contrário, enfocando os Seus Ensinamentos de forma didática e sistêmica. De forma sucinta, me atrevo a dizer que a receita da felicidade está na afirmação: " Eu não vim para ser servido, mas para servir ". Entendo esse servir como fazer o seu melhor para amparar o próximo, sem subserviência. Os grandes impecilhos, para isso, são o nosso orgulho e seu filhote, o egoísmo. Quando chegar o dia em que a humanidade aprender a servir, nos ajudaremos uns aos outros e essa atitude de servir nos fará felizes, e ainda por cima seremos ajudados por todos aqueles que nos cercarem. Infelizmente, a esmagadora maioria se acha no direito de ser servida, e como não se satisfaz com a forma que é servida explora o próximo, esquecendo que: " a quem muito foi dado, muito será pedido". Resumindo, se quisermos ser felizes, vamos ter que aprender a praticar a Lei do Amor, e esquecer a lei de Talião. Que o nosso orgulho não nos impeça !!
Vdd,eu sou da família humilde, sempre fui a escola sempre nunca me faltou o pão de cada dia meus pais sempre muito amor, carinho, fui trabalhar aos 14 anos pois era preciso hoje estou tranquila fiz o pedido da minha aposentadoria sou focionaria pública com cursada 51 anos trabalhar pois não quis me aposentar antes ter 03 filhos é 05 netos hoje eu sinto que preciso de um tempo livre deste caminho da vida pois sofrer da fribromiagia, faço tratamento. Isso é gratificante ter esse canal RUclips para explicar melhor.
Sim temos que buscar a felicidade .nascemos livres para fazer o que quizer .mas tudo tem consequência e ficamos com elas .tudo é lícito mas nem tudo lhe convém. A felicidade eo equilíbrio andan juntos.
. As adversidades fazem parte da vida. Ela faz evidenciar nosso potencial e sabedoria. E a felicidade ela faz parte mediante o quanto você avança como ser humano. Eu nunca quis muito o suficiente para ter um conforto. O problema não está em conseguir béns materiais, Isso é consequência do seu esforço. O mais difícil e lidar com o ser humano. Eu tenho essa dificuldade amigos dá pra contar nos dedos. Tenho sofrido com as atitudes dos outros. Tenho trabalho para separar as coisas, mas é difícil. Por que o ser humano precisa afeto, atençã e amor.
Li certa vez que Freud colocava a felicidade com a obtenção do prazer, que sempre é momentâneo, e também ouvi o Dr. Lair Ribeiro falar que o sucesso é quando conseguimos o que queremos, mas felicidade é quando queremos o que conseguimos. Sou psicanalista e sempre questiono que a vida é muito subjetiva, enquanto a morte é objetiva demais. Lacan diz que somos seres desejante fadados ao inconformismo. Tudo se resume ao aqui e agora, sempre.
Interessante é visão lacaniana sobre as nossas ''fantasias''. De fato, nossos interesses e paixões são fantasias pessoais. O q é primordial para alguém é irrelevante para outro. Eu dizia q a nossa voda é uma ''invenção'' nossa, mas a noção de fantasia é melhor. Porém, Lacan afirma q nossa própria identidade é uma fantasia. Faz parte de nossa ''realidade psíquica''. Nota: essa fantasia tem formação inconsciente, graças aos nossos próprios impulsos biológicos, mas sobretudo pelo meio em q nascemos e crescemos. É a nossa felicidade está limitada a satisfazer esses ideiais fantasiosos.
Caracca Véio. Muito obrigado, estou lendo Lacan e vc trouxe mais luz à minha compreensão. Como é bom aprender e satisfatório repartir. Aprendi mais um pouquinho.
@@entreasolidaoeasolitude972 Fico feliz em ter ajudado vc um pouco. Na verdade, pouco li sobre Lacan, pois é até meio complicado pra mim, por enqto. Se servir como indicação, estou lendo ''Torne-se Pessoa'' de Carl Rogers. Como era adepto da fenomenologia na observação da nossa subjetivadade, achei semelhante ao ponto de vista lacaniano e tb freudiano.
Sei que para nós seres humanos é quase impossível, mas o segredo da felicidade esta no que Cristo nos ensina.. Quando amamos a Deus acima de tudo.. entendemos que tudo(a matéria), não nos faz feliz.. mas entendemos que amar a Deus acima de tudo é cuidar da mais preciosa obra que ele criou nessa terra, o seu próximo. Se for crescer profissionalmente, pense no que isso ira contribuir para o bem ao próximo, e não simplesmente no quanto dinheiro você terá. Pois se focar em ter dinheiro, você ira ficar refém dele.
Muitas pessoas buscam incansavelmente tudo para estar no 1°lugar do pódio, eu também busco, o grande problema é que na busca disto, pessoas com desvio moral, muitas vezes "atropelam" suas éticas, caráter, tiram e invadem o espaço e direito do próximo e conquistam e se promovem utilizando a cabeça dos outros de escada, depois ficam no topo ditas como as "melhores".
A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz. 🫶🏽 fez muito sentido para mim ! E com essa narração e explicação ficou mais claro é melhor ❤
Obrigado Dani. Eu criei um novo canal onde vou postar somente vídeos assim... Já aproveita pra se inscrever por lá também www.youtube.com/@gabrielcondepsi
É Buda ,deu a sua contribuição, e foi legal,agora falta a minha, e contribuo para o mundo cuidando a família, e falando que Jesus em breve voltará, acredite,
A obra de Freud completa 100 anos. “Sobre a Transitoriedade”. Texto de S. Freud (1916/1915). Retirado do vol XIV das Obras Completas - Ed. Imago.
Não faz muito tempo empreendi, num dia de verão, uma caminhada através de campos sorridentes na companhia de um amigo taciturno e de um poeta jovem mas já famoso. O poeta admirava a beleza do cenário à nossa volta, mas não extraía disso qualquer alegria. Perturbava-o o pensamento de que toda aquela beleza estava fadada à extinção, de que desapareceria quando sobreviesse o inverno, como toda a beleza humana e toda a beleza e esplendor que os homens criaram ou poderão criar. Tudo aquilo que, em outra circunstância, ele teria amado e admirado, pareceu-lhe despojado de seu valor por estar fadado à transitoriedade.
A propensão de tudo que é belo e perfeito à decadência, pode, como sabemos, dar margem a dois impulsos diferentes na mente. Um leva ao penoso desalento sentido pelo jovem poeta, ao passo que o outro conduz à rebelião contra o fato consumado. Não! É impossível que toda essa beleza da Natureza e da Arte, do mundo de nossas sensações e do mundo externo, realmente venha a se desfazer em nada. Seria por demais insensato, por demais pretensioso acreditar nisso. De uma maneira ou de outra essa beleza deve ser capaz de persistir e de escapar a todos os poderes de destruição.
Mas essa exigência de imortalidade, por ser tão obviamente um produto dos nossos desejos, não pode reivindicar seu direito à realidade; o que é penoso pode, não obstante, ser verdadeiro. Não vi como discutir a transitoriedade de todas as coisas, nem pude insistir numa exceção em favor do que é belo e perfeito. Não deixei, porém, de discutir o ponto de vista pessimista do poeta de que a transitoriedade do que é belo implica uma perda de seu valor.
Pelo contrário, implica um aumento! O valor da transitoriedade é o valor da escassez no tempo. A limitação da possibilidade de uma fruição eleva o valor dessa fruição. Era incompreensível, declarei, que o pensamento sobre a transitoriedade da beleza interferisse na alegria que dela derivamos. Quanto à beleza da Natureza, cada vez que é destruída pelo inverno, retorna no ano seguinte, do modo que, em relação à duração de nossas vidas, ela pode de fato ser considerada eterna. A beleza da forma e da face humana desaparece para sempre no decorrer de nossas próprias vidas; sua evanescência, porém, apenas lhes empresta renovado encanto. Um flor que dura apenas uma noite nem por isso nos parece menos bela. Tampouco posso compreender melhor por que a beleza e a perfeição de uma obra de arte ou de uma realização intelectual deveriam perder seu valor devido à sua limitação temporal. Realmente, talvez chegue o dia em que os quadros e estátuas que hoje admiramos venham a ficar reduzidos a pó, ou que nos possa suceder uma raça de homens que venha a não mais compreender as obras de nossos poetas e pensadores, ou talvez até mesmo sobrevenha uma era geológica na qual cesse toda vida animada sobre a Terra; visto, contudo, que o valor de toda essa beleza e perfeição é determinado somente por sua significação para nossa própria vida emocional, não precisa sobreviver a nós, independendo, portanto, da duração absoluta.
Essas considerações me pareceram incontestáveis, mas observei que não causara impressão quer no poeta quer em meu amigo. Meu fracasso levou-me a inferir que algum fator emocional poderoso se achava em ação, perturbando-lhes o discernimento, e acreditei, depois, ter descoberto o que era. O que lhes estragou a fruição da beleza deve ter sido uma revolta em suas mentes contra o luto. A idéia de que toda essa beleza era transitória comunicou a esses dois espíritos sensíveis uma antecipação de luto pela morte dessa mesma beleza; e, como a mente instintivamente recua de algo que é penoso, sentiram que em sua fruição de beleza interferiam pensamentos sobre sua transitoriedade.
O luto pela perda de algo que amamos ou admiramos se afigura tão natural ao leigo, que ele o considera evidente por si mesmo. Para os psicólogos, porém, o luto constitui um grande enigma, um daqueles fenômenos que por si sós não podem ser explicados, mas a partir dos quais podem ser rastreadas outras obscuridades. Possuímos, segundo parece, certa dose de capacidade para o amor - que denominamos de libido - que nas etapas iniciais do desenvolvimento é dirigido no sentido de nosso próprio ego. Depois, embora ainda numa época muito inicial, essa libido é desviada do ego para objetos, que são assim, num certo sentido, levados para nosso ego. Se os objetos forem destruídos ou se ficarem perdidos para nós, nossa capacidade para o amor (nossa libido) será mais uma vez liberada e poderá então ou substituí-los por outros objetos ou retornar temporariamente ao ego. Mas permanece um mistério para nós o motivo pelo qual esse desligamento da libido de seus objetos deve constituir um processo tão penoso, até agora não fomos capazes de formular qualquer hipótese para explicá-lo. Vemos apenas que a libido se apega a seus objetos e não renuncia àqueles que se perderam, mesmo quando um substituto se acha bem à mão. Assim é o luto.
Minha palestra com o poeta ocorreu no verão antes da guerra. Um ano depois, irrompeu o conflito que lhe subtraiu o mundo de suas belezas. Não só destruiu a beleza dos campos que atravessava e as obras de arte que encontrava em seu caminho, como também destroçou nosso orgulho pelas realizações de nossa civilização, nossa admiração por numerosos filósofos e artistas, e nossas esperanças quanto a um triunfo final sobre as divergências entre as nações e as raças. Maculou a elevada imparcialidade da nossa ciência, revelou nossos instintos em toda a sua nudez e soltou de dentro de nós os maus espíritos que julgávamos terem sido domados para sempre, por séculos de ininterrupta educação pelas mais nobres mentes. Amesquinhou mais uma vez nosso país e tornou o resto do mundo bastante remoto. Roubou-nos do muito que amáramos e mostrou-nos quão efêmeras eram inúmeras coisas que consideráramos imutáveis.
Não pode surpreender-nos o fato de que nossa libido, assim privada de tantos dos seus objetos, se tenha apegado com intensidade ainda maior ao que nos sobrou, que o amor pela nossa pátria, nossa afeição pelos que se acham mais próximos de nós e nosso orgulho pelo que nos é comum, subitamente se tenham tornado mais vigorosos. Contudo, será que aqueles outros bens, que agora perdemos, realmente deixaram de ter qualquer valor para nós por se revelarem tão perecíveis e tão sem resistência? Isso parece ser o caso de muitos de nós; só que, na minha opinião, mais uma vez, erradamente. Creio que aqueles que pensam assim, de e parecem prontos a aceitar uma renúncia permanente porque o que era precioso revelou não ser duradouro, encontram-se simplesmente num estado de luto pelo que se perdeu. O luto, como sabemos, por mais doloroso que possa ser, chega a um fim espontâneo. Quando renunciou a tudo que foi perdido, então consumiu-se a si próprio, e nossa libido fica mais uma vez livre (enquanto ainda formos jovens e ativos) para substituir os objetos perdidos por novos igualmente, ou ainda mais, preciosos. É de esperar que isso também seja verdade em relação às perdas causadas pela presente guerra. Quando o luto tiver terminado, verificar-se-á que o alto conceito em que tínhamos as riquezas da civilização nada perdeu com a descoberta de sua fragilidade. Reconstruiremos tudo o que a guerra destruiu, e talvez em terreno mais firme e de forma mais duradoura do que antes
É verdade sra.Rita.existem pessoas que se esqueceram que pra tudo na vida existe um limite.somos limitados em tudo e pra tudo.temos que trwbalhzr pra amealhar nossos frutos,para qdo chegar o dia de desfrutar-mos deles com primazia.o pior são pessoas que nadam produzem.nem pra si é nem pra ninguém.mas querem desfrutarem doque não construíram.quem levanta cedo pra labuta.naturalmente dorme cedo.mas quem acorda ao sol do meio dia.a noite é pouca para seu repouso noturno.bom dia
Que brilhante explanação. Nosso Filósofo FREUD. Como em muitas outras Lições , em outras palavras, ''Nosso Tempo Histórico é um dos Melhores Professores '' .
Freud não era filósofo e sim, Dr neurologista, que estudou muito sobre as "doenças mentais" e juntamente com sua filha Anna Freud, sobre os mecanismos de defesa, etc ...
Muito boa reflexão! Nosso único problema no mundo atual é que as pessoas elas não querem fazer o bem ao próximo e o mundo ficará cada vez mais individualista?
Muita das vezes buscamos a felicidade em outras pessoas, pq achamos que ela tem a receita que buscarmos.... e isso não é verdade a felicidade esta dentro de cada um de NÓS! E só buscar em nosso interior! Belíssimas palavras acrescentadas em meu café ☕️ da manhã! Bom dia c Felicidade!!!!!
Excelente este vídeo! Eu mesma levei 50 anos para encontrar a felicidade. E foi dentro de mim. Tão próxima e tão longínqua. A partir desse momento fui feliz. Com momentos tristes e alegres. Mas feliz! Porque escutei a mim mesma, e deixei de procurar a felicidade fora.
Só sabe o q é sofrimento quem já passou por ele ou, só se dar o devido valor nas coisas/pessoas depois que perde. Pensar no futuro requer pensar grande e dar um passo atrás do outro para início a caminhada, cada detalhe é importante, paciência, foco e persistência ajudam bastante, mas o segredo é a sabedoria, análise prévia do caminho à ser percorrido, passo a passo.
Meu conhecimento adquirido as duras penas no decorrer do tempo, pode ajudar muitas pessoas a terem a sabedoria de analisarem previamente o caminho a ser percorrido, se esquivando de algumas pedras, atropelos ou armadilhas da vida, uma pessoa bem orientada, tem uma visão melhor do caminho a percorrer em busca do que ela acha que é "felicidade".
Primeiro, não quero ser o que quero e sim, o que Deus deseja que eu seja. Nos demais, concordo plenamente. Não quero muito desse mundo, mas sim, viver tendo a garantia de uma vida eterna. Deus nos abençoe 🙏 Parabéns ao vídeo.
Me identifiquei com vc Rita... trabalhei 40 anos consecutivos e me aposentei...ay me perguntam agora o que Vaz fazer....eu respondo...nada ...vou curtir a vida e dar lugar p outro... 👍👍🙏🙏
@@carloshenriquesoares Não vejo sentido algum no que fala amigo, tu está usando da Bíblia para alegar que Sidarta é um falso profeta, e através de um vídeo sobre Freud... Aí fica difícil kkkkk
@@carloshenriquesoares Mas já que cita Romanos, devo lhe lembrar que assim como Sidarta, o Apóstolo Paulo passou pelo mesmo processo de "iluminação", no sentido platônico, da saída da caverna. Apenas não misture as coisas e use de sua crença, provavelmente cristã para "demonizar" outras crencas
@@jplittlewhite7864 "Bixo", reveja o vídeo. Não fui eu quem fez a"mistureba"filosófica.. Você não sabe muito bem do que está falando; uma vez que os mitos nada mais são que antepassados alçados a condição de"divindades". Isto está claro no texto que citei (Rm.1:18-27). Dr.Carlos®.
Eu concordo muito com a afirmação de que a felicidade é uma busca individual que ninguém pode intervir, principalmene porque a felicidade é algo subjetivo. Às vezes o que faz a pessoa B feliz, não faz a pessoa C e assim por diante. Muito interessante o vídeo, vou me inscrever no canal.
👏👏👏 Perfeita Lição, asseguro com os meus sessenta e sete anos. Brilhante Mensagem, pois, simples e Grandiosa em Sabedoria. Grato, nunca é tarde para apreender! 👏👏👏
O vídeo eu particularmente achei abaixo dos comentários em sabedoria: ôh gente sábia e capaz para as coisas do bem. Meus parabéns aos que comentaram. Foi uma delícia ler vários comentários, devido à própria felicidade dos tais. Gostei demais e continuem sendo felizes. Bom domingo a todos.
Simplesmente sou muito feliz com coisas simples da vida. ... Amo minha familinha, sou de bem com a vida. ..SOU grata a Deus por tudo. .. Tenho DEUS NO CORAÇÃO
Amei , inclusive já havia assistido essa história , mas gostei de ouvir contada por vc . A vida é tão simples... e nós a complicamos de mais . Só tenho que agradecer a Deus por tudo. GRATIDÃO🙏🏻
não esperava que o meu tratamento psiquiatra fosse demorar tanto tempo,já me chamaram até de deficiente.,mais eu conheço meu corpo e sei que vou dar e realizar tudo que sempre almejei,tomara que aqueles que se dizem meus médicos assistam esse vídeo!!!beijo Emiliana.
Maravilhoso!!! Quando a luz ilumina a ferida (Osho) sentimos dor é verdade. A lição que mais tiro das minhas experiências é que a dor é real, quando nos dispomos a cuidar dela é transformador e o sofrimento acaba sendo opcional. 😉🌻
Nossa que estória lindaaaaa, isto quer dizer que o ser humano tem mesmo a necessidade de crescer e só se cresce com o sofrimento e a necessidade de se sentir útil para os outros 🥰🙏
Minha felicidade é minha responsabilidade. Aquilo que tenho é sou de acordo com minhas crenças pode me fazer muito feliz. Ser Grata pelas pequenas coisas pode mexencher de alegria bastando que para isso saibamos viver com alegria e amor no coração. Sou feliz!!! Tenho saúde, uma família linda, imã casa confortável, amor no meu coração e uma infinita gratidão por tudo!!!
Gostei da sua explanação! Ser feliz só depende de nós mesmos! Não há vida perfeita! Temos que desfrutar dos momentos que nos trazem a sensação de felicidade! Não tenho obrigação de agradar ninguém, a não ser eu mesma!
Quem inventou a perfeição foi a religião, principalmente a judaico-cristã, daí vem a frustração de nunca conseguir agradar o deus cangaceiro da bíblia, daí começa a depressão de se achar pecador, imerecedor, de se achar um lixo, depois vc precisa seguir alguns dogmas pra que esse ser imaginário possa voltar os olhos pra vc, aí vc acha que está bem, até que... Começa o ciclo de novo.
1 vez que vejo este vídeo. Não conhecia este canal. Eu achei muito interessante. Estou passando por momentos de mudanças. Infelizmente estive nuna confusa durante muito tempo em minha vida. Hoje estou com 54vanos de idade. Tive muitas frustrações, mas estou buscando lembrar de momentos bons até mesmo pra me equilibrar. Quase pirei com tanta coisa. Gostei bastante do vídeo.
Lições
Primeira lição->
2:24 " A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz "
Segunda lição ->
3:35 " Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons. "
Terceira lição ->
4:36 " só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano "
👏👏👏
👏👏👏
Gostei! Nunca tive conhecimento da história do Buda, agora vou pesquisar.
OBRIGADO POR COLOCAR AS LIÇOES AQUI!!!! PQ DEPOIS DE 2:25 DE VIDEO APARECEU A PRIMEIRA LIÇÃO... SOCORRO KKKK
Freud
O começo desse vídeo me fez lembrar a minha aposentadoria. Eu vim de uma família muito pobre, p isso, aos 11 anos de idade, eu já trabalhava em casa de família. Isso era comum a anos atrás, infelizmente. Eu me aposentei com 53 anos e trinta e cinco anos de carteira assinada. Onde ia, sempre tinha alguém que dizia, "nossa, já aposentou? Tão nova?? O que pretende fazer daqui pra frente? Vai trabalhar em quê pra preencher seu dia???"
Oi?????????
Vou trabalhar em nada. Quero ser aposentada. Da licença?????
P que o mundo entrou nessa paranóia de produzir até a morte???? Pra postar pros outros te acharem foda?
Eu heimmmmm
Exatamente Rita! Se desprender do que o mundo quer que você seja é o primeiro passo para uma vida mais simples e muito mais feliz!
Muito bem Rita!! Também vou me aposentar jovem e até meu pai disse: ué, mas tão nova e já vai parar de trabalhar?? Aí eu disse: deixo minha vaga aos que estão chegando no mercado de trabalho!!!
@@guerra-epaz exatamente colega. Até pra colaborar com o mercado já tão escasso nesse nosso país. Vamos aproveitar nossa vida, ainda que seja com simplicidade 👏👏😘😘
@ Isso mesmo, viver com o suficiente, não esbanjar a toa, mas acordar na paz de quem já cumpriu uma missão. E se fizermos algo, não será por imposição, mas por prazer.
Parabéns, Rita! Exatamente, chegou sua hora de aproveitar! Tudo de bom para você.
Dica 2 (pra quem não quer ler a obra inteira de Freud): “Sobre a Transitoriedade” (acho que é de 1916) - é um texto bem pequeno - 3 páginas apenas, mas é uma das coisas mais lindas e sensíveis que já li
👏👏
Onde está este texto? Quero ler
Bom dia🌹30/04/22.
@@anavieira3396 aqui é SR Rubey se vc estiver com o texto por favor me manda
Ah linguística dos livros dele e um maravilha o cara era muito Inteligente msm
Foi uma verdadeira realidade que vivemos numa sociedade capitalista
Buda foi uma prova de que o ser humano está buscando algo vazio e sem nexo,a felicidade atrai infelicidade por causa de outros indivíduos ao nosso redor ,isso da a vida um significado.
👏👏👏
Para o pai de Buda. Isso seria uma Felicidade pra ele, mais obviamente que para Buda não seria. Toda ação tem uma reação arbitrária ao que desejamos ou achamos melhor.
Buda? Qual? Os que estão vivos ou o 1?
existe como ser feliz, o motivo de nunca estarem satisfeito é ganancia inveja dos outros e falta de deus
O motivo de nunca estarem, que na verdade, é estarmos, pois, não existe ninguém no mundo que já está 100% satisfeito, é o motivo que faz quem que continuemos a viver um dia após o outro. Essa é a verdade.
Não sabemos de onde viemos e para onde vamos. Esse é o problema do homem.
O problema de quem acredita fielmente em Deus é dar opiniões imponto a existência dele como algo convicto, o que ninguém sabe se é verdade
@@militantetodayandtomorrow mania infantil, típica de brasileiro, essa de envolver "deus" em tudo que é assunto...
Não desfazendo do conhecimento, mas desde que busquei o equilíbrio da minha vida em sintonia com a Palavra de Deus, mudei completamente o meu modo de viver e ver as coisas, pois o conhecimento do homem é limitado e não alcansa nosso espírito e alma, onde está a verdadeira mudança.
Amei...tudo, inclusive essa voz maravilhosa, a felicidade está nas pequenas coisas e na gratidão por tudo!! Sou feliz ...tenho saúde, família, fé e Paz!! Gratíssima 💎💎
Obrigado Lilian! ❤️
Lilian ...Boa noite : é que vc ainda não ouviu minha voz. Felicidades. De São José do Rio Preto/SP. Abracos.
@@gastaohenriquesladeira7718 Boa noite...é uma pena!! Tudo de bom pra ti e família 💎💎
Boa tarde! Tudo bem contigo. Eu entrei no RUclips e vi 3 grande lições de vida Freud.Sou admirada pelo homem maravilhoso .Não li todos os livros dele ,mais coloco na minha vida alguns conhecimentos. Quando você começou a falar da história eu me identifiquei com estudos Sidarta Gautama ,porque sou Budista de Nitiren Daishonin.Que maravilhoso encontrar pessoas com estudos, conhecimento a história. O que é a felicidade para mim. É acordar todos os dias , com palavras e pensamentos positivos. Eu determino a minha vida a felicidade está dentro de mim. Obrigado felicidades amigo
Que bacana Silvia!
Somos educados de uma forma estranha, em que devemos ser o que a sociedade manda, não importando se estamos gostando ou não, o nosso querer não é válido.
Exatamente Terezinha!
Sistema religioso.
arrasou
A grande culpada é maldita religião...
Quem segui jesus pode ser independente.. simples
O que é felicidade? Tudo depende do modo que você vê, muitos buscam a felicidade na riqueza, na fama, nas realizações sexuais, mas nada disso trás a felicidade. A verdadeira felicidade, só será alcançada quando preenchemos o vazio da nossa alma, o vazio que sentimos é o distanciamento de Deus, infelizmente, muitos procuram preencher esse fazio com coisas triviais.
Muitos pode até não concordar, mas a partir do momento que você descobre a nossa posição diante de Deus ou seja estamos excluído da glória eterna, passando por uma breve viagem sobre essa terra.
Ao encontrar o caminho de volta ao paraíso, aí sim vc encontrou a verdadeira felicidade! Jesus é a verdadeira felicidade do ser humano!!!
Já determinei ser feliz, junto com as pessoas. Amor é relacionar. Não preciso de nada , pois já tenho Cristo!
👏👏
Freud foi um cara mto phoda, mexeu no emaranhado interno do bicho humano. Enquanto Marx e outros grandes pensadores divagavam sobre o externo, a vida social e a construção coletiva humana, Freud pensou o individuo estudando o seu consciente/inconsciente.
Aprendi set feliz com as difoculdades,decepções mas,sou resiliente e isso me faz ser uma pessoa muito bem resolvida. Cada dia é uma experiência nova.
👏👏
Bom dia meu nome é João Lima tem certeza que nem se eu fosse cego mas não mentira na audição eu desconrdaria de Freud gostei muito de ouvir isso tantas coisas boas que tem na internet para a gente curtir essa é uma das coisas primordial agradece a Deus por ter encontrado uma mensagem tão boa que deixa a gente feliz sem precisar de estar com a conta bancária lá em cima que nem só o dinheiro traz felicidade também concordo com tudo que foi dito aí um abraço e coloque mais essa visualização para frente era para dar aí 2 3 milhões de visualização mas infelizmente o povo brasileiro principalmente não tá muito ligado nisso eles estão ligados em outras coisas mas eu sou um dos que tive esse privilégio de ouvir e vou ver se eu boto alguma coisa em prática muito obrigado tenha um bom dia meu amigo
Parabéns!!!! Conteúdo riquíssimo!!!! Quer felicidade maior de poder ter mais um dia de vida? Falar, andar, comer etc... ter sabedoria para lidar com os obstáculos, vencer a cada instante nas pequenas coisas, ter um olhar positivo mesmo com as coisas estando negativas, felicidade é um estado de vida, viver cada instantes da melhor maneira, acreditar no meu potencial...É nisto que acredito.
Obrigadoo!! 👏👏
Freud é sensacional, os ensinamentos dele foi um divisor de águas na minha vida!❤️❤️
O tempo responde todas as perguntas, felicidade não é um estado de espírito e sim um espírito num estado de Graças. (O tempo é de Deus e nós também, acredite que tudo pode ser mudado, só depende da sua fé...)
Aprendemos desde cedo que devemos agradar as pessoas, sempre temos que dar uma resposta, a tudo,sendo que você ser o mais inteligente, o mais esperto,etc e uma exigência da sociedade para que você produza,e cada vez mais sirva está sociedade.
Exatamente!
Adorei amém
@@psicologicamenteoficial muito obrigado muito obrigado Deus a abençoe
@@psicologicamenteoficial 4
@@doninhamacedo6816 vi que você é uma pessoa religiosa, porque desejou a benção de Deus, então tenho uma pergunta: e quanto a cobrança religiosa de agradar a deus? O que você me diz?
Não estamos satisfeitos por que olhamos para o outro que sempre sera maior ! E queremos com orgulho ser maior a mostrar um tal poder nos bens ! Ninguém é poderoso
Adorei!!Buda maravilhoso!!
Quero ouvir sempre!
Muito bom! Conteúdo muito rico! "Contra os ataques é possível nos defendermos: contra o elogio não se pode fazer nada."
Sigmund Freud
Gostei muito.
Muito bom. Leiam Psicologia de Massas e análise do Eu de Freud e Rollo May ,O homem a procura de si mesmo, muito bom
Obrigado Paulo! Psicologia das massas é excelente.
Amei o Homem a procura de si mesmo
ESTES ensinamentos com certeza irão me auxiliar muito
@@vanderlea4410 amei um homem especial pois se encontrou
Bom muito obrigado
Reconheço o grande trabalho de Freud, apresentando seus conceitos que descortinam nossos conteúdos psíquicos, nos ajudando a nos entender; seu belo trabalho de interpretação da mitologia grega, e tantas outras questões. Porém em relação à busca da felicidade, fico com Jesus, mas com a análise do Evangelho, sem qualquer visão religiosa, ao contrário, enfocando os Seus Ensinamentos de forma didática e sistêmica. De forma sucinta, me atrevo a dizer que a receita da felicidade está na afirmação: " Eu não vim para ser servido, mas para servir ". Entendo esse servir como fazer o seu melhor para amparar o próximo, sem subserviência. Os grandes impecilhos, para isso, são o nosso orgulho e seu filhote, o egoísmo. Quando chegar o dia em que a humanidade aprender a servir, nos ajudaremos uns aos outros e essa atitude de servir nos fará felizes, e ainda por cima seremos ajudados por todos aqueles que nos cercarem. Infelizmente, a esmagadora maioria se acha no direito de ser servida, e como não se satisfaz com a forma que é servida explora o próximo, esquecendo que: " a quem muito foi dado, muito será pedido". Resumindo, se quisermos ser felizes, vamos ter que aprender a praticar a Lei do Amor, e esquecer a lei de Talião. Que o nosso orgulho não nos impeça !!
Ótimas colocações! 👏
Maravilhoso cada palavra por vc escrito
Seus vídeos dá gosto de ver, parabéns! Continue assim, nos presenteando com seus excelentes conteúdos.
Esses comentários são extremamente motivadores, pode deixar que vou continuar produzindo os melhores conteúdo que eu puder Adão! Um abraço!
Vdd,eu sou da família humilde, sempre fui a escola sempre nunca me faltou o pão de cada dia meus pais sempre muito amor, carinho, fui trabalhar aos 14 anos pois era preciso hoje estou tranquila fiz o pedido da minha aposentadoria sou focionaria pública com cursada 51 anos trabalhar pois não quis me aposentar antes ter 03 filhos é 05 netos hoje eu sinto que preciso de um tempo livre deste caminho da vida pois sofrer da fribromiagia, faço tratamento. Isso é gratificante ter esse canal RUclips para explicar melhor.
Obrigado por compartilhar um pedacinho da sua história Lindalva! ❤️
Valorizar o que tenho, quando faço estou praticando a gratidão sempre que consigo me sinto muito melhor. Pena que não é sempre que consigo.
Me escrevi no canal, sou apaixonada por psicologia e entrei no curso agora, amei seu conteúdo!
Gostei muito! A gente vê e vive isso na própria família
Com certeza!
Sim temos que buscar a felicidade .nascemos livres para fazer o que quizer .mas tudo tem consequência e ficamos com elas .tudo é lícito mas nem tudo lhe convém. A felicidade eo equilíbrio andan juntos.
Gosto muito de Freud e de seus estudos e fatos sobre a psicanálise
Também gosto muito das ideias dele Vitor!
. As adversidades fazem parte da vida. Ela faz evidenciar nosso potencial e sabedoria. E a felicidade ela faz parte mediante o quanto você avança como ser humano. Eu nunca quis muito o suficiente para ter um conforto. O problema não está em conseguir béns materiais, Isso é consequência do seu esforço. O mais difícil e lidar com o ser humano. Eu tenho essa dificuldade amigos dá pra contar nos dedos. Tenho sofrido com as atitudes dos outros. Tenho trabalho para separar as coisas, mas é difícil. Por que o ser humano precisa afeto, atençã e amor.
Exatamente!
Muito bom.
Li certa vez que Freud colocava a felicidade com a obtenção do prazer, que sempre é momentâneo, e também ouvi o Dr. Lair Ribeiro falar que o sucesso é quando conseguimos o que queremos, mas felicidade é quando queremos o que conseguimos. Sou psicanalista e sempre questiono que a vida é muito subjetiva, enquanto a morte é objetiva demais. Lacan diz que somos seres desejante fadados ao inconformismo. Tudo se resume ao aqui e agora, sempre.
Com certeza Humberto!
Eu sempre falo...é facel ser feliz!!!👍👏👏👏👏
Interessante é visão lacaniana sobre as nossas ''fantasias''.
De fato, nossos interesses e paixões são fantasias pessoais. O q é primordial para alguém é irrelevante para outro. Eu dizia q a nossa voda é uma ''invenção'' nossa, mas a noção de fantasia é melhor.
Porém, Lacan afirma q nossa própria identidade é uma fantasia. Faz parte de nossa ''realidade psíquica''.
Nota: essa fantasia tem formação inconsciente, graças aos nossos próprios impulsos biológicos, mas sobretudo pelo meio em q nascemos e crescemos.
É a nossa felicidade está limitada a satisfazer esses ideiais fantasiosos.
Ótimo Max!! 👏👏👏
Caracca Véio. Muito obrigado, estou lendo Lacan e vc trouxe mais luz à minha compreensão. Como é bom aprender e satisfatório repartir. Aprendi mais um pouquinho.
@@entreasolidaoeasolitude972 Fico feliz em ter ajudado vc um pouco. Na verdade, pouco li sobre Lacan, pois é até meio complicado pra mim, por enqto.
Se servir como indicação, estou lendo ''Torne-se Pessoa'' de Carl Rogers. Como era adepto da fenomenologia na observação da nossa subjetivadade, achei semelhante ao ponto de vista lacaniano e tb freudiano.
Sei que para nós seres humanos é quase impossível, mas o segredo da felicidade esta no que Cristo nos ensina..
Quando amamos a Deus acima de tudo.. entendemos que tudo(a matéria), não nos faz feliz.. mas entendemos que amar a Deus acima de tudo é cuidar da mais preciosa obra que ele criou nessa terra, o seu próximo.
Se for crescer profissionalmente, pense no que isso ira contribuir para o bem ao próximo, e não simplesmente no quanto dinheiro você terá. Pois se focar em ter dinheiro, você ira ficar refém dele.
Parabéns excelente canal quando concluir o curso de física meu próximo curso será psicologia
Obrigado Marcelo! Tenho um vídeo aqui no canal falando um pouco sobre o curso, se quiser dá uma olhada! Um abraço!
Muitas pessoas buscam incansavelmente tudo para estar no 1°lugar do pódio, eu também busco, o grande problema é que na busca disto, pessoas com desvio moral, muitas vezes "atropelam" suas éticas, caráter, tiram e invadem o espaço e direito do próximo e conquistam e se promovem utilizando a cabeça dos outros de escada, depois ficam no topo ditas como as "melhores".
Que vídeo perfeito!!eu amooo
Obrigadoo Carol!!
@@psicologicamenteoficial MT bm gtei obgdo
A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz. 🫶🏽 fez muito sentido para mim ! E com essa narração e explicação ficou mais claro é melhor ❤
Obrigado Dani. Eu criei um novo canal onde vou postar somente vídeos assim... Já aproveita pra se inscrever por lá também www.youtube.com/@gabrielcondepsi
É Buda ,deu a sua contribuição, e foi legal,agora falta a minha, e contribuo para o mundo cuidando a família, e falando que Jesus em breve voltará, acredite,
Podemos ser bons e melhores. A questão é que a pessoa não precisa ser rude ou ruim. É só impor limites na hora certa. Tudo funciona perfeitamente.
Isso mesmo!
A obra de Freud completa 100 anos.
“Sobre a Transitoriedade”. Texto de S. Freud (1916/1915). Retirado do vol XIV das Obras Completas - Ed. Imago.
Não faz muito tempo empreendi, num dia de verão, uma caminhada através de campos sorridentes na companhia de um amigo taciturno e de um poeta jovem mas já famoso. O poeta admirava a beleza do cenário à nossa volta, mas não extraía disso qualquer alegria. Perturbava-o o pensamento de que toda aquela beleza estava fadada à extinção, de que desapareceria quando sobreviesse o inverno, como toda a beleza humana e toda a beleza e esplendor que os homens criaram ou poderão criar. Tudo aquilo que, em outra circunstância, ele teria amado e admirado, pareceu-lhe despojado de seu valor por estar fadado à transitoriedade.
A propensão de tudo que é belo e perfeito à decadência, pode, como sabemos, dar margem a dois impulsos diferentes na mente. Um leva ao penoso desalento sentido pelo jovem poeta, ao passo que o outro conduz à rebelião contra o fato consumado. Não! É impossível que toda essa beleza da Natureza e da Arte, do mundo de nossas sensações e do mundo externo, realmente venha a se desfazer em nada. Seria por demais insensato, por demais pretensioso acreditar nisso. De uma maneira ou de outra essa beleza deve ser capaz de persistir e de escapar a todos os poderes de destruição.
Mas essa exigência de imortalidade, por ser tão obviamente um produto dos nossos desejos, não pode reivindicar seu direito à realidade; o que é penoso pode, não obstante, ser verdadeiro. Não vi como discutir a transitoriedade de todas as coisas, nem pude insistir numa exceção em favor do que é belo e perfeito. Não deixei, porém, de discutir o ponto de vista pessimista do poeta de que a transitoriedade do que é belo implica uma perda de seu valor.
Pelo contrário, implica um aumento! O valor da transitoriedade é o valor da escassez no tempo. A limitação da possibilidade de uma fruição eleva o valor dessa fruição. Era incompreensível, declarei, que o pensamento sobre a transitoriedade da beleza interferisse na alegria que dela derivamos. Quanto à beleza da Natureza, cada vez que é destruída pelo inverno, retorna no ano seguinte, do modo que, em relação à duração de nossas vidas, ela pode de fato ser considerada eterna. A beleza da forma e da face humana desaparece para sempre no decorrer de nossas próprias vidas; sua evanescência, porém, apenas lhes empresta renovado encanto. Um flor que dura apenas uma noite nem por isso nos parece menos bela. Tampouco posso compreender melhor por que a beleza e a perfeição de uma obra de arte ou de uma realização intelectual deveriam perder seu valor devido à sua limitação temporal. Realmente, talvez chegue o dia em que os quadros e estátuas que hoje admiramos venham a ficar reduzidos a pó, ou que nos possa suceder uma raça de homens que venha a não mais compreender as obras de nossos poetas e pensadores, ou talvez até mesmo sobrevenha uma era geológica na qual cesse toda vida animada sobre a Terra; visto, contudo, que o valor de toda essa beleza e perfeição é determinado somente por sua significação para nossa própria vida emocional, não precisa sobreviver a nós, independendo, portanto, da duração absoluta.
Essas considerações me pareceram incontestáveis, mas observei que não causara impressão quer no poeta quer em meu amigo. Meu fracasso levou-me a inferir que algum fator emocional poderoso se achava em ação, perturbando-lhes o discernimento, e acreditei, depois, ter descoberto o que era. O que lhes estragou a fruição da beleza deve ter sido uma revolta em suas mentes contra o luto. A idéia de que toda essa beleza era transitória comunicou a esses dois espíritos sensíveis uma antecipação de luto pela morte dessa mesma beleza; e, como a mente instintivamente recua de algo que é penoso, sentiram que em sua fruição de beleza interferiam pensamentos sobre sua transitoriedade.
O luto pela perda de algo que amamos ou admiramos se afigura tão natural ao leigo, que ele o considera evidente por si mesmo. Para os psicólogos, porém, o luto constitui um grande enigma, um daqueles fenômenos que por si sós não podem ser explicados, mas a partir dos quais podem ser rastreadas outras obscuridades. Possuímos, segundo parece, certa dose de capacidade para o amor - que denominamos de libido - que nas etapas iniciais do desenvolvimento é dirigido no sentido de nosso próprio ego. Depois, embora ainda numa época muito inicial, essa libido é desviada do ego para objetos, que são assim, num certo sentido, levados para nosso ego. Se os objetos forem destruídos ou se ficarem perdidos para nós, nossa capacidade para o amor (nossa libido) será mais uma vez liberada e poderá então ou substituí-los por outros objetos ou retornar temporariamente ao ego. Mas permanece um mistério para nós o motivo pelo qual esse desligamento da libido de seus objetos deve constituir um processo tão penoso, até agora não fomos capazes de formular qualquer hipótese para explicá-lo. Vemos apenas que a libido se apega a seus objetos e não renuncia àqueles que se perderam, mesmo quando um substituto se acha bem à mão. Assim é o luto.
Minha palestra com o poeta ocorreu no verão antes da guerra. Um ano depois, irrompeu o conflito que lhe subtraiu o mundo de suas belezas. Não só destruiu a beleza dos campos que atravessava e as obras de arte que encontrava em seu caminho, como também destroçou nosso orgulho pelas realizações de nossa civilização, nossa admiração por numerosos filósofos e artistas, e nossas esperanças quanto a um triunfo final sobre as divergências entre as nações e as raças. Maculou a elevada imparcialidade da nossa ciência, revelou nossos instintos em toda a sua nudez e soltou de dentro de nós os maus espíritos que julgávamos terem sido domados para sempre, por séculos de ininterrupta educação pelas mais nobres mentes. Amesquinhou mais uma vez nosso país e tornou o resto do mundo bastante remoto. Roubou-nos do muito que amáramos e mostrou-nos quão efêmeras eram inúmeras coisas que consideráramos imutáveis.
Não pode surpreender-nos o fato de que nossa libido, assim privada de tantos dos seus objetos, se tenha apegado com intensidade ainda maior ao que nos sobrou, que o amor pela nossa pátria, nossa afeição pelos que se acham mais próximos de nós e nosso orgulho pelo que nos é comum, subitamente se tenham tornado mais vigorosos. Contudo, será que aqueles outros bens, que agora perdemos, realmente deixaram de ter qualquer valor para nós por se revelarem tão perecíveis e tão sem resistência? Isso parece ser o caso de muitos de nós; só que, na minha opinião, mais uma vez, erradamente. Creio que aqueles que pensam assim, de e parecem prontos a aceitar uma renúncia permanente porque o que era precioso revelou não ser duradouro, encontram-se simplesmente num estado de luto pelo que se perdeu. O luto, como sabemos, por mais doloroso que possa ser, chega a um fim espontâneo. Quando renunciou a tudo que foi perdido, então consumiu-se a si próprio, e nossa libido fica mais uma vez livre (enquanto ainda formos jovens e ativos) para substituir os objetos perdidos por novos igualmente, ou ainda mais, preciosos. É de esperar que isso também seja verdade em relação às perdas causadas pela presente guerra. Quando o luto tiver terminado, verificar-se-á que o alto conceito em que tínhamos as riquezas da civilização nada perdeu com a descoberta de sua fragilidade. Reconstruiremos tudo o que a guerra destruiu, e talvez em terreno mais firme e de forma mais duradoura do que antes
Muito obrigada por seus vídeos!!!!
Eu que agradeço pelo seu feedback positivo Katia!
É verdade sra.Rita.existem pessoas que se esqueceram que pra tudo na vida existe um limite.somos limitados em tudo e pra tudo.temos que trwbalhzr pra amealhar nossos frutos,para qdo chegar o dia de desfrutar-mos deles com primazia.o pior são pessoas que nadam produzem.nem pra si é nem pra ninguém.mas querem desfrutarem doque não construíram.quem levanta cedo pra labuta.naturalmente dorme cedo.mas quem acorda ao sol do meio dia.a noite é pouca para seu repouso noturno.bom dia
👏👏
Olá obrigada por postar conteúdos excelente 👏👏👏Eu estudo Psicanálise estou amando ♥️ este canal . SUSSESSO 👏😍👏👏
Valeuuu Paty, fico muito feliz que esteja gostando!
PERFEITO!! Quase dormi ouvindo a voz maravilhosa do narrador... que paz!! Quando eu estiver com insônia vou correr aqui ♥
Obrigado hahaha!
Gostei muito do seu Vídeo!!👍😉❤ Muito obrigado!!!!💙
Valeuuu Valdete!!
Que brilhante explanação. Nosso Filósofo FREUD. Como em muitas outras Lições , em outras palavras, ''Nosso Tempo Histórico é um dos Melhores Professores '' .
👏👏
Freud não era filósofo e sim, Dr neurologista, que estudou muito sobre as "doenças mentais" e juntamente com sua filha Anna Freud, sobre os mecanismos de defesa, etc ...
Excelente vídeo! Um estudo muito bem aproveitado e construtivo!
Obrigado Paulo!
Olá!!!! Eu penso igual a esse príncipe
Devemos sempre sempre ajudar o próximo.. riqueza não levamos nada dessa vida.. obrigada!!! 🙏
👏👏
Muito boa reflexão! Nosso único problema no mundo atual é que as pessoas elas não querem fazer o bem ao próximo e o mundo ficará cada vez mais individualista?
Rapaz parabéns e com essa voz de narrador, vídeo ficou Top demais....
Obrigado hahaha!
@@psicologicamenteoficial Imagina, continue fazendo bons trabalhos para nós.....ótimo dia!!!
Parabéns pelos vídeos! Diretos, claros e precisos.
Obrigado Antonia, fico feliz que esteja gostando!
Bondade é fruto do Espírito Santo. Movido por ele, fazemos ações de bondade sem se esforçar p isto. Simplesmente flui.Simplesmente acontece.
Parabéns, muito boas orientações.
Obrigado!!
Muita das vezes buscamos a felicidade em outras pessoas, pq achamos que ela tem a receita que buscarmos.... e isso não é verdade a felicidade esta dentro de cada um de NÓS! E só buscar em nosso interior! Belíssimas palavras acrescentadas em meu café ☕️ da manhã! Bom dia c Felicidade!!!!!
👏👏👏
Maratonando os vídeos
Esse canal é perfeito pra mim 🥰🙏🏼
Amo a voz com imagens,como se chama essa edição ??? Fantástico 🎊🎉🥳🍾
E eu amo esse tipo de comentário Tatiana kkkk, fico muito feliz com isso! Essas edições são feitas por um programa chamado VideoScribe.
Excelente este vídeo! Eu mesma levei 50 anos para encontrar a felicidade. E foi dentro de mim. Tão próxima e tão longínqua. A partir desse momento fui feliz. Com momentos tristes e alegres. Mas feliz! Porque escutei a mim mesma, e deixei de procurar a felicidade fora.
👏👏👏
Que vídeo sensacional! Parabéns
Obrigado Gui, fico muito com esse feedback! 😁
Só sabe o q é sofrimento quem já passou por ele ou, só se dar o devido valor nas coisas/pessoas depois que perde. Pensar no futuro requer pensar grande e dar um passo atrás do outro para início a caminhada, cada detalhe é importante, paciência, foco e persistência ajudam bastante, mas o segredo é a sabedoria, análise prévia do caminho à ser percorrido, passo a passo.
👏👏
Belíssimo vídeo! Obrigado, Psicologicamente.
Que bom que gostou Diego! Um abraço! ✌️
Meu conhecimento adquirido as duras penas no decorrer do tempo, pode ajudar muitas pessoas a terem a sabedoria de analisarem previamente o caminho a ser percorrido, se esquivando de algumas pedras, atropelos ou armadilhas da vida, uma pessoa bem orientada, tem uma visão melhor do caminho a percorrer em busca do que ela acha que é "felicidade".
👏👏
Adorei o canal
Que bom Amanda!! Seja muito bem vinda! 😁
Primeiro, não quero ser o que quero e sim, o que Deus deseja que eu seja.
Nos demais, concordo plenamente.
Não quero muito desse mundo, mas sim, viver tendo a garantia de uma vida eterna.
Deus nos abençoe 🙏
Parabéns ao vídeo.
Excelentíssimo canal.
Obrigado Rogério!! 👏👏
Nos temos sacrificar em favor da nossa boa reputação sim! Faser de tudo pra ter bom nome!
Parabéns pelo vídeo 👏👏
Obrigado 🙌
Sou feliz comigo mesmo não espero isso de ninguém, graças a Deus.
👏👏
Sensacional 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigadoo!!
Me identifiquei com vc Rita... trabalhei 40 anos consecutivos e me aposentei...ay me perguntam agora o que Vaz fazer....eu respondo...nada ...vou curtir a vida e dar lugar p outro... 👍👍🙏🙏
👏👏
eu jamais esquecir meus valores
👏👏
Interessante....conhecimento nunca é d+ . fiquei feiz por conhecer a historia d buda...emocionante...atitude humanitaria.
Com certeza!
O Sidarta deveria ter ficado quieto no palácio.
Tornar- se um falso profeta não foi, certamente a melhor coisa que lhe aconteceu.
Dr.Carlos®.
???
@@jplittlewhite7864
Leia Rm.1:18-27.
No caso do sidarta, a coisa é tão séria a ponto dele"evoluir"a mito.
Dr.Carlos®.
@@carloshenriquesoares Não vejo sentido algum no que fala amigo, tu está usando da Bíblia para alegar que Sidarta é um falso profeta, e através de um vídeo sobre Freud... Aí fica difícil kkkkk
@@carloshenriquesoares Mas já que cita Romanos, devo lhe lembrar que assim como Sidarta, o Apóstolo Paulo passou pelo mesmo processo de "iluminação", no sentido platônico, da saída da caverna. Apenas não misture as coisas e use de sua crença, provavelmente cristã para "demonizar" outras crencas
@@jplittlewhite7864
"Bixo", reveja o vídeo.
Não fui eu quem fez a"mistureba"filosófica..
Você não sabe muito bem do que está falando; uma vez que os mitos nada mais são que antepassados alçados a condição de"divindades".
Isto está claro no texto que citei (Rm.1:18-27).
Dr.Carlos®.
Eu concordo muito com a afirmação de que a felicidade é uma busca individual que ninguém pode intervir, principalmene porque a felicidade é algo subjetivo. Às vezes o que faz a pessoa B feliz, não faz a pessoa C e assim por diante. Muito interessante o vídeo, vou me inscrever no canal.
👏👏👏 Perfeita Lição, asseguro com os meus sessenta e sete anos. Brilhante Mensagem, pois, simples e Grandiosa em Sabedoria. Grato, nunca é tarde para apreender! 👏👏👏
❤️❤️
To usando essas teoria para mudar minha vida. Meu xará.
Já gente abandonar a felicidade pra ir concretizar o sonho,quando conseguiu olhou pra traz e viu que felicidade não é ter muitas coisas
👏👏
O segredo é ter contentamento.
Grande Dr, é mais um aprendizado.
O vídeo eu particularmente achei abaixo dos comentários em sabedoria: ôh gente sábia e capaz para as coisas do bem. Meus parabéns aos que comentaram. Foi uma delícia ler vários comentários, devido à própria felicidade dos tais. Gostei demais e continuem sendo felizes. Bom domingo a todos.
👏👏
Gostei muito ⚘ a felicidade vem de dentro pra fora ⚘e não de fora para dentro ⚘
Isso aí!
Muito Obrigado!
Acho que a única coisa que realmente seria garantia da felicidade saudável é se conhecer e fazer as pazes com a mente
O importante é a pessoa crescer de acordo com a realidade do mundo. E, conhecer toda existência, para que possa conhecer a si mesmo.
👏👏
Simplesmente sou muito feliz com coisas simples da vida. ...
Amo minha familinha, sou de bem com a vida. ..SOU grata a Deus por tudo. ..
Tenho DEUS NO CORAÇÃO
👏👏
Amei , inclusive já havia assistido essa história , mas gostei de ouvir contada por vc . A vida é tão simples... e nós a complicamos de mais . Só tenho que agradecer a Deus por tudo. GRATIDÃO🙏🏻
👏👏
não esperava que o meu tratamento psiquiatra fosse demorar tanto tempo,já me chamaram até de deficiente.,mais eu conheço meu corpo e sei que vou dar e realizar tudo que sempre almejei,tomara que aqueles que se dizem meus médicos assistam esse vídeo!!!beijo Emiliana.
👏👏
Maravilhoso!!! Quando a luz ilumina a ferida (Osho) sentimos dor é verdade. A lição que mais tiro das minhas experiências é que a dor é real, quando nos dispomos a cuidar dela é transformador e o sofrimento acaba sendo opcional. 😉🌻
Exatamente Chris!
😄 Aulinha curta, precisa e brilhante. 👏
Muito obrigada! 🙋🏻♀️❤️
Gostei muito.acho que é assim mesmo.busca pessoal.sem influências externas.👏👏👏✌☮🔝
Com certeza!
Excelente lição de vida....acho que um dos grandes problemas é a ganância cada vez maior da humanidade
Talvez seja!
Os ensinamentos de Freud são maravilhoso aprendemos muito com ele
👏👏
Nossa que estória lindaaaaa, isto quer dizer que o ser humano tem mesmo a necessidade de crescer e só se cresce com o sofrimento e a necessidade de se sentir útil para os outros 🥰🙏
O ser humano não sobrevive sozinho.
Minha felicidade é minha responsabilidade. Aquilo que tenho é sou de acordo com minhas crenças pode me fazer muito feliz.
Ser Grata pelas pequenas coisas pode mexencher de alegria bastando que para isso saibamos viver com alegria e amor no coração. Sou feliz!!! Tenho saúde, uma família linda, imã casa confortável, amor no meu coração e uma infinita gratidão por tudo!!!
👏👏
Gostei da sua explanação! Ser feliz só depende de nós mesmos! Não há vida perfeita! Temos que desfrutar dos momentos que nos trazem a sensação de felicidade! Não tenho obrigação de agradar ninguém, a não ser eu mesma!
👏👏
Quem inventou a perfeição foi a religião, principalmente a judaico-cristã, daí vem a frustração de nunca conseguir agradar o deus cangaceiro da bíblia, daí começa a depressão de se achar pecador, imerecedor, de se achar um lixo, depois vc precisa seguir alguns dogmas pra que esse ser imaginário possa voltar os olhos pra vc, aí vc acha que está bem, até que... Começa o ciclo de novo.
1 vez que vejo este vídeo. Não conhecia este canal. Eu achei muito interessante. Estou passando por momentos de mudanças. Infelizmente estive nuna confusa durante muito tempo em minha vida. Hoje estou com 54vanos de idade. Tive muitas frustrações, mas estou buscando lembrar de momentos bons até mesmo pra me equilibrar. Quase pirei com tanta coisa. Gostei bastante do vídeo.
Seja muito bem vinda!! 😉
Achei que vc explicou muito bem mas a felicidade está em cada um de nós quando nós procuramos colocar Deus em nossa vida
Adorei e concordo com todo dito
❤️❤️
Concordo ensina muito as pessoas a pensar melhor na vida.
Com certeza!