Quando eu começo a achar que não haviam mais experiências para ensinar no Manual do Mundo o Iberê traz um monte de séries novas pra mostrar que nada é impossível, por isso é o melhor canal do RUclips brasileiro.
Sou formado em física e trabalho em uma empresa de comunicação visual..... levantamos vários painéis muito pesados em uma loja de calçados, usando dois moitões, que nada mais é do que um sistema de polias.... foi bem tranquilo de fazer......
Salve Iberê!! Sugestão de vídeo: trabalhei por anos com motores de partida (que possuem engrenagens de redução, similares ao esquema de polias do vídeo) e alternadores de automóveis, seria muito interessante mostrar o funcionamento deles pra galera. Qualquer dúvida estou à disposição, abraço!!
Iberê, essa ideia das roldanas é ótima, e você poderia fazer um vídeo prático dessa experiência física para varal de teto para ajudar o dia a dia dos idosos. Aqui em casa, algumas vezes meu pai pede eu puxar a corda do varal de teto por ficar pesado, acaba que as vezes eu fico preocupado quando não estou em casa com ele. Abraços!
Um professor de educação física disse pros alunos, um fortão levanta 200 quilos com as duas mãos, nas um fraco inteligente cria uma ferramenta e levanta uma tonelada apenas apertando um botão
Na minha aula do física ano passado, aprendi que a cada polia MÓVEL a força é diminuída pela metade, ou seja, se sem nenhuma vc faz uma força equivalente a 1000 newtons, com uma vc faz 500, com 2 faz 250, com 3 faz 125 e assim em diante, sempre dividindo for 2. A partir daqui peguei do Google: Cada polia móvel tem a capacidade de diminuir pela metade a força necessária para levantar um objeto, ou seja, quanto maior o número de polias móveis, menor a força aplicada no sistema.
@@Guardsman375 boa pergunta, acho que não daria pra fazer um carro de verdade pq o esquema com cordas e polias precisa de um ponto fixo, no vídeo da pra notar que tem uma ponta da corda amarrada na escada, então tem que adaptar isso pra fazer um veículo
Exato, só q ele falou errado, ele disse que a força multiplica e n é bem assim, a força necessária pra puxar seria menor ou seja n multiplica o “peso q reduz “
@@dantebrandao4413 é tipo aquele efeito de engrenagem. Se girar uma engrenagem grande com uma pequena a grande vai girar mais rápido, mas vc fará mais força. Enquanto que se girar uma engrenagem pequena com uma grande, fará menos força, porém o movimento de giro será mais longo.
Trabalho = Força x Distância (W= F x D). Pra vc mover o objeto, o Trabalho sempre vai ser o mesmo, logo ou vc aplica mais força. Ou vc aumenta a distância em que essa força é aplicada!
Exatamente, é assim que funciona a transmissão de um carro, cada marcha do veículo aplica força na transmissão e a distancia percorrida é maior, mas se tentar usar 5ª marcha com carro devagar não terá força suficiente pois falta distancia.
Obrigado ibere por trazer Arquimedes nos seus vídeos, Um personagem tão importante para a evolução da ciência é sempre bom ser lembrado e apresentado para as outras pessoas que nunca ouviu falar dele.
Iberê, se for possível, faz um vídeo explicando sobre o efeito de Pascal. Seria também muito interessante, e é um assunto que é muito legal de se aprender na teoria e também na prática.
Meu amigo eu só tenho a agradecer pois seus vídeos são muitos boms e dinâmico, e de ótimo aprendizado que Deus ti abençoe grandiosamente à sua vida e de toda à sua família!!
quando se fala de polía, eu sempre me lembro do senku fazendo um mecanismo inteiro de polías pra levantar um tronco com mais de 1 tonelada. ótimo trabalho iberê
O problema desse experimento é o nível de precisão necessário para as medições que ele dá. Pelo que li alguns artigos a respeito, são necessários controles muito eficazes de variável para não afetar as medições.
@@gabrielastronerd1809 cara n é sempre a mesma pessoa falando , são um monte de pessoas que criaram contas com o mesmo nome e foto só pra ganhar atenção
Bom sobre esses tipos de puxar com cordas eu entendo bem porque sou caminhoneiro e aprendi a reduzir os nós pra amarrar carga mas o sistema de rondanas eu não tinha feito mas é bem bacana . parabéns ao manual do mundo
O Iberê conseguiu fazer um experimento incrivelmente divertido com dois cabo de enxada e uma corda ! Que vídeo legal !
2 года назад+40
Sem nenhuma alavanca ou roldana , eu posso levantar milhões de toneladas.... Ao colocar um dedinho dentro da água no oceano , eu estarei levantando todos os navios que estão no oceano no mundo todo .... se concordam ou discordam, me digam ai
Olá Iberê, eu percebi que este sistema de polias também é usado nos barcos a vela. É o mesmo princípio das polias, mas quando o vento tá mais forte nós colocamos mais voltas na polia, mas tem que caçar( puxar a vela na sua direção) muito mais. No vento fraco nós tiramos as voltas da polia por que fica muito mais fácil de soltar a vela.
Sim. eu uso esse nó quando amarro algumas cargas (embora amarração com cordas é proibido pelo contran). E é possível dar uma redução nesse nó, que é basicamente dentro do 1º nó, você repete ele novamente. Porém, quanto mais redução você dá, menos espaço para puxar a corda você tem.
Iberê, tenta usar essa técnica com as ferramentas da época para construir uma pirâmide! Eu possuo a teoria que as pirâmides do egito foram construídas com uma espécie de balança onde se usaram pedras pequenas e fáceis de carregar elevar o peso das pedras maiores. Ex: usavam 12 pedras de 100 kg para levantar 1 pedra de 1000 kg
Interessante, mas como não há pinturas mostrando isso, acho que os pesquisadores descartaram a ideia de que eles poderiam ter usado esse sistema, mas pode ser apenas que eles não queriam vazar seus métodos de trabalho.
Para quem curtiu, tem um anime chamado Dr. Stone, nele são feitos vários usos da física igual nesse ensinado no vídeo, muito interessante para quem gosta de ciências
Está eu fazendo uma mesa de cimento e porcelanato ,aí chegou um momento onde não tinha mais condições de mover ,aí usei este sistema de polias amarrado ao telhado ,foi perfeito ,com uma única polia em três pessoas ficavam dependurado na corda ,aí colocamos quatro delas ,foi perfeito.
fiz uma feira de ciência uma vez usando o mesmo princípio. utilizamos o sistema de roldanas pra gerar energia mecânica pra ascender uma lâmpada. gravity light ou luz de gravidade em português, fica aí a dica pra um talvez próximo vídeo
Obrigado Iberê! Estou estudando engenharia elétrica e pensei em uma forma de armazenar energia na forma de gravidade utilizando o conceito de polias catraqueadas. Acho que já tenho um tema de TCC!
Nas academias de ginástica, vemos isso, nos aparelhos chamados crossover, o qual tem um sistema de polias combinadas, alguns aparelhos possuem uma, duas e até quatro polias, porém, quanto mais polias empregadas para levantar um bloco, menos força é exercida, e consequentemente, não terá o efeito esperado para desenvolver a musculatura.
Isso eu sempre expliquei para os meus alunos na academia. Quanto mais polia, mais leve o exercício fica. Ou seja procure fazer puxadores e remadas nos aparelhos para costas, não faça no Cross over… oldschool
O Corpo de Bombeiros utiliza muito essas técnicas (que chamamos de vantagem mecânica) em resgates de animais ou salvamentos de pessoas em locais confinados ou profundos. Também utilizamos uma captura de progresso, para não precisar ficar segurando o cabo o tempo todo.
Se colocar uma corda que é conectada ao final da mesma corta cria um sistema limpo de elevação com roldanas sem a necessidade de ter mais cordas para puxar, assim economiza corda e ao mesmo tempo multiplica o processo final de todas as roldanas por 2.
O sistema de polias é aplicado até no corpo humano. A biomecânica utiliza os conceitos do sistema de polias e alavancas. Nós fisioterapeutas e educadores físicos utilizamos estes conceitos em algumas técnicas. É fascinante.
Tava ouvindo nerdcast esses dias e a conversa era sobre sonhos absurdos, e o azaghal dizendo: imagina acordar um dia e o RUclips brasileiro ser só conteúdo tipo Manual do mundo pra cima… que sonho!
Quando agente vai na academia e faz o exercício que se chama "Crosshair" acontece mais ou menos a mesma coisa, na academia que eu frequento tem 2 aparelhos, um desses dois possui 3 dessas rondanas em cada lado do e isso faz ficar bastante leve, já no outro há somente duas e se você colocar o pino no mesmo peso, você vai sentir muito mais pesado
Poderia ter falado sobre patesca, e uma roldana específica para fazer esse redução, e vale lembra de esse sistema pede ser aplicado ao contrário a fim de subir cargas leves um pouco mais rápido e puxando menos corda.
Excelente vídeo, muito instrutivo e didático porém, fez surgir um dúvida a respeito do sistema inverso presente em estações de musculação, as polias multiplicadoras de força responsáveis por fazer com que uma coluna de peso de 65kg alcance, na atividade física, 100kg. Talvez uma sugestão para um próximo vídeo?
Interessantíssimo!!! Gostaria de perguntar se esse sistema pode ter sido usado no Egito nas construções da grandes pirâmides. Eles já tinham esse conhecimento naquela época?
Tem formula para isso quando se há muitas roldanas. F = P/2n. Força [F] é igual ao Peso ( em N) divido por 2 elevado ao número de roldanas móveis (n). ex.: Um corpo pesando 400N puxando por um sistema com 3 roldanas móveis ficaria dessa forma: F= 400N/2³ = 50N ou 5,09kg.f
Quando eu começo a achar que não haviam mais experiências para ensinar no Manual do Mundo o Iberê traz um monte de séries novas pra mostrar que nada é impossível, por isso é o melhor canal do RUclips brasileiro.
O melhor canal de CIÊNCIAS do youtube BRASILEIRO.
Vc aprende isso na escola
Sempre vai ter alguma kkkk
@@theofariapiacentini705
E com a melhor música de abertura Kkkkk
se tem alguma coisa q não falta mostrar, são experiências
Manual do Mundo é uma utilidade pública, deveria passar na TV Cultura.
concordo 100% com você
Iberê eu estou no 7 ano da escola e eu estou aprendendo sobre as máquinas simples, na aula de hoje eu estudei a polia, alavanca e gangorra.
Eu também
Estou no 7 mo ,estudando sobre máquinas simples, e um dia desses sobre a polia
cara to no 1 ano do ensino medio e pelo q me lembro nunca estudei isso na escola kkkkk
Eu to no 7 ano tbm mais ainda n me ensinaram isso
Eu nem vou pra escola kk
Te acompanho a uns 6 anos. A prática e muito da da teoria de física e química que sei, é graças a esse excelente canal.
Sou formado em física e trabalho em uma empresa de comunicação visual..... levantamos vários painéis muito pesados em uma loja de calçados, usando dois moitões, que nada mais é do que um sistema de polias.... foi bem tranquilo de fazer......
Esse tipo de coisa me faz amar a física e em especial as polias, foi o assunto de ensino médio que mais me atraiu na época 😁
Interessante
A física clássica é muito prática e útil para o dia a dia. Vale a pena sabe-la em detalhes
Olá. Tenho uma dúvida... É possível uma pessoa ser levantada ela mesma de puxando numa corda com polia? Tipo um elevador?
Salve Iberê!!
Sugestão de vídeo: trabalhei por anos com motores de partida (que possuem engrenagens de redução, similares ao esquema de polias do vídeo) e alternadores de automóveis, seria muito interessante mostrar o funcionamento deles pra galera. Qualquer dúvida estou à disposição, abraço!!
Ei colega, se as polias reduzem a força necessária pra mover algo séria possível com varias polias mover um carro a pedaladas?
@@Guardsman375 seria sim, só não seria rápido
Iberê, essa ideia das roldanas é ótima, e você poderia fazer um vídeo prático dessa experiência física para varal de teto para ajudar o dia a dia dos idosos. Aqui em casa, algumas vezes meu pai pede eu puxar a corda do varal de teto por ficar pesado, acaba que as vezes eu fico preocupado quando não estou em casa com ele. Abraços!
Um professor de educação física disse pros alunos, um fortão levanta 200 quilos com as duas mãos, nas um fraco inteligente cria uma ferramenta e levanta uma tonelada apenas apertando um botão
eu zerei na prova de física sobre esse assunto :( obrigado por me salvar ibere
🤨 uai
dança gatinha dança
confia 👍
Confia
Kkkkk sim
Na minha aula do física ano passado, aprendi que a cada polia MÓVEL a força é diminuída pela metade, ou seja, se sem nenhuma vc faz uma força equivalente a 1000 newtons, com uma vc faz 500, com 2 faz 250, com 3 faz 125 e assim em diante, sempre dividindo for 2.
A partir daqui peguei do Google:
Cada polia móvel tem a capacidade de diminuir pela metade a força necessária para levantar um objeto, ou seja, quanto maior o número de polias móveis, menor a força aplicada no sistema.
Se é assim nós poderíamos mover um carro a pedaladas que nem uma bicicleta com várias polias?
@@Guardsman375 sim, só ia ter q ter uma base resistente porque a pressão ia ser forte
@@Guardsman375 boa pergunta, acho que não daria pra fazer um carro de verdade pq o esquema com cordas e polias precisa de um ponto fixo, no vídeo da pra notar que tem uma ponta da corda amarrada na escada, então tem que adaptar isso pra fazer um veículo
Exato, só q ele falou errado, ele disse que a força multiplica e n é bem assim, a força necessária pra puxar seria menor ou seja n multiplica o “peso q reduz “
@@dantebrandao4413 é tipo aquele efeito de engrenagem.
Se girar uma engrenagem grande com uma pequena a grande vai girar mais rápido, mas vc fará mais força.
Enquanto que se girar uma engrenagem pequena com uma grande, fará menos força, porém o movimento de giro será mais longo.
Trabalho = Força x Distância (W= F x D).
Pra vc mover o objeto, o Trabalho sempre vai ser o mesmo, logo ou vc aplica mais força. Ou vc aumenta a distância em que essa força é aplicada!
Exatamente, é assim que funciona a transmissão de um carro, cada marcha do veículo aplica força na transmissão e a distancia percorrida é maior, mas se tentar usar 5ª marcha com carro devagar não terá força suficiente pois falta distancia.
q?
@@viniciusfuria157 distância nesse sentido quer dizer a mesma coisa que torque?
@@blamtime12 torque também é força x distância, no caso é chamado de braço de alavanca.
@@sueliojosileissudasilva9394 embora a equação seja a mesma, torque e trabalho são duas coisas totalmente diferentes.
Obrigado ibere por trazer Arquimedes nos seus vídeos, Um personagem tão importante para a evolução da ciência é sempre bom ser lembrado e apresentado para as outras pessoas que nunca ouviu falar dele.
Iberê, se for possível, faz um vídeo explicando sobre o efeito de Pascal.
Seria também muito interessante, e é um assunto que é muito legal de se aprender na teoria e também na prática.
Meu amigo eu só tenho a agradecer pois seus vídeos são muitos boms e dinâmico, e de ótimo aprendizado que Deus ti abençoe grandiosamente à sua vida e de toda à sua família!!
Iberê sendo o mais leve foi corajoso em se arriscar na piscina, se bem que nesse calor um mergulho é muito bom
Legal ter mais gente entrando pro manual.
Que vídeo top! Lembro de quando estudei sobre roldanas no ensino médio, meus olhos brilharam. É genial!
Na Faculdade de Eng.civil usamos muito isso em física I...mas na pratica e bem mais fácil de entender...show meu amigo.
Os vídeos desse canal nunca deixam de ser interessante 👏🏻👏🏻👏🏽👏🏾👏🏿
Pq vc não começou seus emojis de palmas do mais escuro pro mais claro heim? o.O
HEIM? o.O
@@Radzinkx Existem ordem certa pra colocar emogi??
@@matheusgomesdasilva3253 será q ele é de todas as cores?
@@matheusgomesdasilva3253 sabe oque é ironia?
O cara em menos de 30 min me fez entender oq eu não aprendi nos 3 anos do ensino médio. Iberê é genial
Já faço isso há séculos com os varais de teto aqui de casa. Minha esposa AMA!!!
Eu sou bombeiro industrial, esse esquema de polias facilita nossa vida nos resgates. Ficou bem bacana o vídeo, Inscrito!!!]
Sou fã do Vitor, cara.
Acompanho ele pelos stories do Manual do Mundo no Insta, e esse cara parece ser gente boa demais.
O melhor desse canal é que não são aquelas aulas cheias de explicações técnicas caretas! Parabéns novamente
quando se fala de polía, eu sempre me lembro do senku fazendo um mecanismo inteiro de polías pra levantar um tronco com mais de 1 tonelada. ótimo trabalho iberê
O que nossos POLÍTICOS não fazem por nossas crianças... vocês fazem. PARABÉNS por nos trazerem conhecimentos !!! Muito obrigado !!!
Iberê, faz o experimento da balança de Cavendish, que prova que a gravidade existe
Pra isso, só basta da um pulo! Kkkk brincadeiras a parte, é um experimento realmente interessante.
O problema desse experimento é o nível de precisão necessário para as medições que ele dá. Pelo que li alguns artigos a respeito, são necessários controles muito eficazes de variável para não afetar as medições.
A gravidade não existe, a terra que sobe quando a gente pula
@@quandovoceleroscomentarios4092 Você está em tudo lugar cara kdkskksksksksk
@@gabrielastronerd1809 cara n é sempre a mesma pessoa falando , são um monte de pessoas que criaram contas com o mesmo nome e foto só pra ganhar atenção
Bom sobre esses tipos de puxar com cordas eu entendo bem porque sou caminhoneiro e aprendi a reduzir os nós pra amarrar carga mas o sistema de rondanas eu não tinha feito mas é bem bacana . parabéns ao manual do mundo
Nova série 👏👏👏👏
Tem alguma dúvida? Mande pra gente!
a, tendi
É realmente muito legal a maneira que é passado o ensinamento nos vídeos do Manual do Mundo!!
Iberê, ensina a fazer um varal usando esse sistema, ou até a melhorar o sistema de um varal de teto desses de grade de ferro simples.
Boa noite
Aqui em Vigia PA, usamos esse método para esticar cabos e produzir a rede de pesca.
Salve, Iberê! sou fã do Manual do Mundo desde 2013
Entt tu tem 18
*Nossa, conheci o canal neste ano kkk*
@@Marllon_333 e antes morava em uma caverna kkk
Conheci ele com sete anos em 2019
Então hj tu tem 9 anos
O Iberê conseguiu fazer um experimento incrivelmente divertido com dois cabo de enxada e uma corda !
Que vídeo legal !
Sem nenhuma alavanca ou roldana , eu posso levantar milhões de toneladas....
Ao colocar um dedinho dentro da água no oceano , eu estarei levantando todos os navios que estão no oceano no mundo todo .... se concordam ou discordam, me digam ai
Kkkkkkk é verdade, nunca tinha pensado nisso!
gostei
Aí
eles estão numa altitude menor, ent...
Negativo, você faz volume na água em volta ao seu dedo, é diferente de colocar algo na água que influência no volume de todo o Oceano
Olá Iberê, eu percebi que este sistema de polias também é usado nos barcos a vela. É o mesmo princípio das polias, mas quando o vento tá mais forte nós colocamos mais voltas na polia, mas tem que caçar( puxar a vela na sua direção) muito mais. No vento fraco nós tiramos as voltas da polia por que fica muito mais fácil de soltar a vela.
O nó usado pelos caminhoneiros e que é conhecido pelo nome de "carioca" também é um sistema simples de "polia" Porém utiliza-se apenas de corda.💡
Uau é verdade
Sim. eu uso esse nó quando amarro algumas cargas (embora amarração com cordas é proibido pelo contran).
E é possível dar uma redução nesse nó, que é basicamente dentro do 1º nó, você repete ele novamente. Porém, quanto mais redução você dá, menos espaço para puxar a corda você tem.
Iberê, tenta usar essa técnica com as ferramentas da época para construir uma pirâmide! Eu possuo a teoria que as pirâmides do egito foram construídas com uma espécie de balança onde se usaram pedras pequenas e fáceis de carregar elevar o peso das pedras maiores. Ex: usavam 12 pedras de 100 kg para levantar 1 pedra de 1000 kg
ótima ideia
Interessante, mas como não há pinturas mostrando isso, acho que os pesquisadores descartaram a ideia de que eles poderiam ter usado esse sistema, mas pode ser apenas que eles não queriam vazar seus métodos de trabalho.
Isso é muito legal porque muita gente não intendi aquele sistema de correntes que tiram motores de carro , Tai a explicação.
Amo a Ana e a Laura 😍😍
Manual do mundo sempre surpreendendo a gente 😍☺️
Para quem curtiu, tem um anime chamado Dr. Stone, nele são feitos vários usos da física igual nesse ensinado no vídeo, muito interessante para quem gosta de ciências
Vou assistir pela sua recomendação, valeu
@@prevensie Confia que é muito boa, tem duas temporadas, vai sair a terceira e se não me engano já tem até dublada se você quiser.
Lembrei do anime vendo esse vídeo
Verdade, inclusive tem um episodio que o personagem principal usa polia pra levantar algo bem pesado que estava sobre um dos personagens do anime
@@tadakatsuhonda3928 sim, ele mostra o princípio de Arquimedes para retirar o tronco de árvore de cima da menina.
Valeu!
0:03 som maravilhoso
Está eu fazendo uma mesa de cimento e porcelanato ,aí chegou um momento onde não tinha mais condições de mover ,aí usei este sistema de polias amarrado ao telhado ,foi perfeito ,com uma única polia em três pessoas ficavam dependurado na corda ,aí colocamos quatro delas ,foi perfeito.
Oi iberê parabéns pelo sucesso e o melhor é que agora eu posso desafiar meus primos pro cabo de guerra🤣🤣
Feliz por ver a Ana e a Laura no manual!!! Sou fã do nunca vi 1 cientista!
fiz uma feira de ciência uma vez usando o mesmo princípio. utilizamos o sistema de roldanas pra gerar energia mecânica pra ascender uma lâmpada. gravity light ou luz de gravidade em português, fica aí a dica pra um talvez próximo vídeo
"ascender"
Esse foi o vídeo mais legal que vi até agora do manual do mundo!!!
Impressionante like garantido 👍👍👍👍
Bastante didática essa explicação!
Obrigado Iberê! Estou estudando engenharia elétrica e pensei em uma forma de armazenar energia na forma de gravidade utilizando o conceito de polias catraqueadas. Acho que já tenho um tema de TCC!
Muito bom, eu sou TST e aplico isso em trabalho em altura. Poderia explicar melhor sobre o stress extra que causa nas primeiras cordas.
Eitaa, e o coração?
Estou pensando em montar o motor fora do carro e queria por no carro mas não tenho a girafa. Vou usar esse método. Obrigado pelo vídeo. 👏👏👏
Lembro quando ainda criança usei uma Talha pra levantar um motor de carro. Achei aquilo incrivel.
Nas academias de ginástica, vemos isso, nos aparelhos chamados crossover, o qual tem um sistema de polias combinadas, alguns aparelhos possuem uma, duas e até quatro polias, porém, quanto mais polias empregadas para levantar um bloco, menos força é exercida, e consequentemente, não terá o efeito esperado para desenvolver a musculatura.
Se o manual do mundo fosse uma escola eu entrava sem pensar 2 vezes
Isso eu sempre expliquei para os meus alunos na academia. Quanto mais polia, mais leve o exercício fica. Ou seja procure fazer puxadores e remadas nos aparelhos para costas, não faça no Cross over… oldschool
ouvir falar disso no dr stone
O Corpo de Bombeiros utiliza muito essas técnicas (que chamamos de vantagem mecânica) em resgates de animais ou salvamentos de pessoas em locais confinados ou profundos. Também utilizamos uma captura de progresso, para não precisar ficar segurando o cabo o tempo todo.
Valeu, eu sou do 7° ano e isso caiu na minha prova, muito obrigado Iberê!
Se colocar uma corda que é conectada ao final da mesma corta cria um sistema limpo de elevação com roldanas sem a necessidade de ter mais cordas para puxar, assim economiza corda e ao mesmo tempo multiplica o processo final de todas as roldanas por 2.
"Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e moverei o mundo" - Arquimedes
O sistema de polias é aplicado até no corpo humano. A biomecânica utiliza os conceitos do sistema de polias e alavancas. Nós fisioterapeutas e educadores físicos utilizamos estes conceitos em algumas técnicas. É fascinante.
JESUS TE AMA muito ❤
Realmente foi uma ajuda importantíssima, preciso mover uma carga pesada e😊 a experiência ajudou-me
Iberê não sabia disso adoro física e química um abraço pra todos ❤️
Tava ouvindo nerdcast esses dias e a conversa era sobre sonhos absurdos, e o azaghal dizendo: imagina acordar um dia e o RUclips brasileiro ser só conteúdo tipo Manual do mundo pra cima… que sonho!
os antigos egípcios vendo isso...
Meu irmão fez um trabalho numa feira de ciências usando um exemplo de sistema de polias. Nunca vi ele tão satisfeito na escola
maluko fez uma maquina pra treina tríceps kakakakak
@@sggsbsbsb2587 genial!
ja usamos desmultiplicaçao no BST, Irata e etc nos exames de resgate passivo de vitimas, bem interessante!
Tenta levantar um carro 😁😁
Quando agente vai na academia e faz o exercício que se chama "Crosshair" acontece mais ou menos a mesma coisa, na academia que eu frequento tem 2 aparelhos, um desses dois possui 3 dessas rondanas em cada lado do e isso faz ficar bastante leve, já no outro há somente duas e se você colocar o pino no mesmo peso, você vai sentir muito mais pesado
nn tem registro... kkkkkkk confia
É um exemplo da talha mecânica, muito bom👏🏽👏🏽👏🏽
Beakman da era Moderna... Espero que as gerações mais novas te assistam muito! Que top!!!
Poderia ter falado sobre patesca, e uma roldana específica para fazer esse redução, e vale lembra de esse sistema pede ser aplicado ao contrário a fim de subir cargas leves um pouco mais rápido e puxando menos corda.
CARA, PARABÉNS PELO CONTEÚDO DO SEU CANAL...
*Táí mais um canal top do* 🇧🇷
👏👏👏👏👏
Parabéns, conteúdo e didatica sem igual !!!!
PARABENS, bem leal....vemos muito isso nas academias, faz um video mostrando o peso real dos aparelhos na smartfit
Excelente vídeo, muito instrutivo e didático porém, fez surgir um dúvida a respeito do sistema inverso presente em estações de musculação, as polias multiplicadoras de força responsáveis por fazer com que uma coluna de peso de 65kg alcance, na atividade física, 100kg. Talvez uma sugestão para um próximo vídeo?
E é assim que funciona a antiga e não obsoleta talha.👍
Parabéns!!!!
Primeira vez que assisto, e já compartilhei com minha filha.
Vejo que vc cuida de sua grama muito bem, poderia fazer um vídeo ensinando a ter cuidados.
Recentemente estudei sobre a máquina de Atwood, é muito bom ver seu funcionamento na prática👏
muito legal este vídeo pq estou estudando sobre máquinas simples na escola e estamos falando sobre roldanas e polias
A paciência dele pra colocar mais polias é incrível
6:00
Iberê, esse sisteminha em especial eu o reconheci do famoso nó carioca, aprendi ele com o meu avô e serve pra deixar as coisas mais apertadas
Brilhante idéia!!! Arrasoooou👏👏👏👏👏👏👏
Gostei, isso é excelente para utilizar na construção civil.
Muito bacana essas experiências sua, veleu meu amigo e pra mostrar o quanto eu gostei do seu vídeo acabo de me inscrever no seu canal...
Esse vídeo me ajudou a responder uma questão para estudar para OBMEP, obrigado Iberê
Não precisa Iberê meu joinha pra esse canal e de graça e garantido e dado antes mesmo de ver o conteúdo.
Gostei! Ficou ótimo! Isto é que é verdadeiro, melhor que tecnologia!
Sou jogador de futebol do Liverpol, e gosto muito de canal...
Esse canal e eu fazemos muitos goooooooooooooooooools nas redes do adversario!
Interessantíssimo!!! Gostaria de perguntar se esse sistema pode ter sido usado no Egito nas construções da grandes pirâmides. Eles já tinham esse conhecimento naquela época?
Tem formula para isso quando se há muitas roldanas. F = P/2n. Força [F] é igual ao Peso ( em N) divido por 2 elevado ao número de roldanas móveis (n). ex.: Um corpo pesando 400N puxando por um sistema com 3 roldanas móveis ficaria dessa forma: F= 400N/2³ = 50N ou 5,09kg.f
Que máximo! Sou fã do iberê e adoro a Ana e a Laura!