Engraçado é ir na Volkswagen pra ver iniciativas de consumo responsável, considerando que ela a poucos anos falsificava dados de emissão de poluentes pelos carros deles... 😅😅😅
Seria interessante ver o processo de produção das baterias e ver o estrago que mineração faz no terreno, a poluição gerada nos processos de transformação do minério e os dejetos
Sem dúvida. Também a extração do petróleo e o refino, que é extremamente poluente. Também botar na conta o óleo do motor e filtros, já que o elétrico não usa óleo no motor.
Fora as toneladas e mais toneladas de carvão que a china queima por ano pra construir as baterias, carvão libera gases muito mais tóxicos que o carbono, e o CO2 é emitido naturalmente, só fizeram dele o vilão pra promover os "créditos de carbono"
Eu tava lendo um artigo dizendo que baterias dos carros podem sofrer um "retrofit" e serem utilizadas em geração de energia solar offgrid. Acho que a gente precisa avaliar é o tempo em que as baterias serão utilizadas com suas aplicabilidades depois do veículo em si.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
É justamente por isso que tão apostando nos elétricos, primeiro pra corrigir esse erro, e segundo por que os carros a diesel que eram tão interessantes pra marca já não são mais por conta das leis de emissões, mesmo esses carros sendo extremamente econômicos e confiáveis.
Tem um ponto que nunca é abordado. Em um congestionamento, comum nas grandes cidades, o motor a combustão permanente ligado e combustível combustível mesmo sem o carro se movimentar, já o motor eletrico é só gasta energia quando o transito permite movimentar o automóvel. Sendo assim para percorrer 5 km em 1 hora, o carro a combustão ficou exatamente 1 hora ligado e jogou muito mais CO2 na atmosfera do que o varro eletrico que ficou 20 minutos funcionando.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Mas levo em consideração do berço ao túmulo porque as baterias utilizadas noa carros elétricos (normalmente de ion de lítio) poluem muito na fabricação.
@@GustavoMC29 você está estudando? Sério???? E mesmo assim repetindo as fake que são desmentidas com 5 segundos de pesquisa???? Meu Deus do céu, mais um pesquisador que não pesquisa…
@@canaldopicco placas solares: 25 anos. Seu carro: 10 anos. Vamos colocar na conta a reciclagem de um veículo a combustão? Ou melhor, descarte na natureza… ops, quebrei seu argumento 🤣🤣🤣😬🤣
Grande Iberê, o problema é que na minha região, embora seja proibido por lei, a cana continua sendo queimada antes da colheita. Além dos problemas na saúde da população, seria importante colocares essa queima da cana nos cálculos. Admiro e divulgo o teu trabalho. Abraço.
Elas são recicláveis. E produzí-las polui bem menos do que o combustível que elas fazem os carros deixarem de queimar. As matrizes energéticas estão cada vez mais limpas. Jogar contra os carros elétricos é um grande erro.
@@Riuzin acho que transporte publico eletrico seria melhor. Iria demorar majs já que teriamos que fazer um redesign das cidades, que hj sao pensadas para os carros e nao pessoas, mas seria uma opção ainda melhor doq focar em carros que sao bem inegicientes em preencher as estradas com pessoas
@@diegogodoydasilva455Só focar mais no transporte público, mesmo que a diesel, já seria muito melhor do que focar tanto em carros. Claro que alternativas ainda melhores são preferíveis, mas não podemos deixar o ideal evitar que façamos o bom o bastante
Iberê, seria interessante um vídeo sobre plantação de cana de açúcar e as seus impactos no meio ambiente. Ficou parecendo que a cana nasce ali de buenas e a gente só colhe e processa a planta. Tem o desmatamento, queima da cana, fertilizantes e os impactos ambientais inerentes de uma monocultura. Abraço!
A lavoura de cana no estado de são paulo não é mais queimada há muitos anos e, de fato, os maquinários utilizam diesel, mas, se for contabilizar o total de carbono emitido e sequestrado no processo todo, o setor sucroenergético sequestra carbono.
Iberê, gostei do esquema pra apresentar a diferença entre os carros, pelo desenho tenho a impressão que o carro elétrico polui menos mais o importante mesmo é a busca por fontes de energia limpa.
O Iberê, acredito que faltou aí na conta de emissão de CO² na atm, um pequeno detalhe. Do que é feito o carro elétrico e o de combustão? Lembre, o carro elétrico precisa de muita bateria, e do que é feito a bateria mesmo? Que eu me lembre é um material que precisa de grande extração ambiental. Gosto muito aí dos seus vídeos, espero que possa ler este comentário, com muito respeito, pois esta foi a intenção.
Ele mencionou no vídeo uma estimativa de emissão do "poço a roda" ou "usina de energia a roda" no caso dos carros elétricos. Uma estimativa total seria uma feita "berço ao túmulo". Eu não tenho certeza de tudo, mas considerando item a item num carro movido a combustão, motor inúmeras peças, não creio que seja menor a geração de carbono, mesmo considerando as baterias do carro elétrico.
@@biroarq é uma questão do tipo de matéria que é necessário, por exemplo, um motor a combustão pode conter muitas peças recicladas (alumínio e aço) , já as baterias não, e fazendo uma subtração de coisas semelhantes, banco; acabamento em plástico; metais da lataria; pneus; etc, o que ficaria mais distuante é o motor.
Perfeita explicação , as vezes não pensamos nisso, é tipo quando alguem fala que nao se importa com o preço da gasolina pois ela nao tem carro. mas ela nao perceber tudo envolta que utiliza isso e impacta ela tbm.
@@simeifreitas5911 sim, talvez não para virar uma nova, mas retirar por exemplo os metais utilizados em sua construção, ou retirar delas as células que ainda funcionam
@@simeifreitas5911 O processo e extremamente complexo e caro, logo é impagável reciclar tais baterias! Vão para em lixões e polirem os corpos de agua subterrâneos no final da vida útil!
Iberê, faltou falar do processo de fabricação das baterias que não é nada limpo e que muitos não querem falar justamente por ser um processo e muito degradante para meio ambiente inclusive dependendo da forma que é retirado do solo acaba com a área mineirada ou seja não nasce mais nada naquele solo, outra coisa carro elétrico é muito mais carro de se produzir tanto que para baixar os preços tem que ter incentivo governamentais e mesmo assim o carro elétrico continua caro.
O que me intriga com o mercado de carros elétricos é o que fazer com as baterias que forem parando de funcionar com o tempo... No mínimo, tem que ser feito algum plano de desmonte e reaproveitamento pelas próprias fabricantes
Lembrete: Mais ecológico ainda do que usar veículos com menos emissões é usar transporte público, que tem eficiência energética muito melhor, mesmo nos ônibus a diesel
Lembrete 2: Ainda mais ecológico (e saudável) é usar algum meio de transporte ativo (bicicleta, patinete, skate…). Bicicletas costumam ser o método mais rápido em distâncias até 5km na cidade.
@@GabrielProtzen Com certeza! A prioridade deveria ser transporte ativo, seguido de transporte público para distâncias maiores (e as cidades deveriam ser planejadas para facilitar ao máximo esse tipo de transporte e reduzir ao máximo o deslocamento que as pessoas precisam em seu dia a dia)
Quem é que quer ser ecológico? O que vc prefere: 1 mihão na sua conta + um carro diesel pra vc poluir por aí viajando pelo Brasil ou uma bike pra vc pedalar pela cidade e chegar com as pizzas debaixo do braço nos seus compromissos?
Não dá pra falar de qual polui mais sem levar em conta o custo ambiental da produção dos veículos também, especialmente as baterias, que geram coisas com por exemplo as piscinas de lítio.
@@davidalcoutim Exatamente, demora alguns anos de uso para o carro elétrico ser mais amigável para o meio ambiente devido às altas emissões de carbono e outros poluentes durante a fabricação e extração dos materiais. Estou muito decepcionado que o Iberê não tocou nesse assunto tão importante
Também senti falta dele comentar a poluição na fabricação das baterias... Entendo que focou na poluição atmosférica, mas uma menção valeria a pena... Afinal, deve ter até metais pesados, poluindo solo e água. Mesmo se tiver sendo fabricada em outro país, ainda assim é poluição.
@@andregrana ochi então o melhor jeito de resolver a poluição é andando de cavalo. Os veganos são contra mas msm assim é preciso andar de cavalo ao invés do carro.
Iberê, pesquise sobre moto movida a ar comprimido!!!! Eu fiquei impressionado ideia simples e genial. Protótipo foi apresentado no salão duas rodas de Sidney, Autralia. Você poderia desenvolver um veículo caseiro a ar comprimido!?!?!
Só que temos que colocar nesta equação p rendimento do carro elétrico que é maior que 87%, enquanto o rendimento de um motor de combustão interna não passa de 30%, ou seja no caso do motor de combustão 70 % da energia é desperdiçada para compensar ele tem que queimar mais combustível assim gerando muito mais poluição. No caso do elétrico o problema está na planta de energia, que tende deixar de ser a carvão e a gás. Lembrando que futuramente ainda teremos a de fusão que quando for alcançada acabará de vez com a necessidade de combustíveis fósseis.
Honesta?? Comparar produção elétrica a carvão na EUROPA com etanol no BRASIL é honesta??? Compara energia DO BRASIL com etanol no Brasil. Aí sim começo a considerar essa palavra: honesta.
Quanto as pegadas de carbono é interessante ver que quando se fala dos elétricos, é considerado até os gases gerados pelos projetistas das baterias, comparativamente aos carros a combustão aonde quase sempre é empurrado para debaixo do tapete uma boa parte da geração de carbono de toda a cadeia produtiva de um carro a combustão, sem falar na enorme poluição gerada no seu uso e que cresce a cada ano de uso e que se torna enorme quanto mais rodados esses motores vão ficando, pelo simples fato de que só conseguem manter um determinado nível controlado de poluição quando são novos, e quanto ao descarte entao, óleos queimados, filtros, e demais componentes contaminados durante toda sua vida útil, sem falar no carro propriamente dito.
temos que lembrar tambem que todo processo de fabricçao de um carro eletrico tambem emite bastante carbono, tipo fazer uma bateria emite quanto carbono? tudo tem que ser colocado na ponta do lapis
Carros elétricos tem um problema gravíssimo de necessitar de metais nobres nas baterias. Com isso, novas minas são abertas o que aumenta muito o impacto ambiental
Eu e muitos aqui admiramos muito você Iberê, mas ver você se vender assim me deixa um tanto chateado e decepcionado. Vou fazer um Quiz sobre este assunto em breve.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
iberê, acho que vale uma parte dois abordando e comparando a poluição gerada na fabricação e reciclagem dos carros elétricos e dos carros à combustivel, especialmente por conta das baterias de lítio
Alguém sabe que o NOX emitido pela queima de etanol provoca câncer? Já colocaram isso na conta? Quanto custa a vida das pessoas mortas por essa doença????
A maior pergunta é pq os próprios carros elétricos não podem ter painéis solares para se recarregar e a bateria ficar no assoalho, aqui no Brasil tem mts problemas de perda completa da bateria por rapar nas péssimas vias brasileiras e o perigo de um acidente com um carro elétrico...
Minha aula do Itinerário Formativo IF, Unidade Curricular de Aprofundamento UCA, do Novo Ensino Médio NEM, já terá um reforço. Trabalhei a pesquisa promovida por outra multinacional sobre o carro movido a etanol no Brasil comparado com o elétrico europeu, mostrando a superioridade do carro rodando a etanol. Mas este vídeo do Iberê é muito didático e já vou compartilhar 😊
Meio irônico ir na VW pra isso, devido aquele incidente nos anos 2000. Mas seria legal falar sobre os metais que vão na bateria de carros elétricos e o processo de mineração. Sem contar também que eles vão poluir quando houver a necessidade de manutenção, e se a pessoa não tiver dinheiro para pagar ela quase certeza que vai abandonar na rua, deixar no tempo e é perigoso até a vedação da bateria vazar e acabar pegando fogo.
Matéria paga logo parcial porque não fala das queimadas que são feitas nos canaviais, também não fala o que será feito com as baterias depois que elas forem descartadas. Se com os smartphones e outros dispositivos que usam bateria que invariavelmente, no Brasil, o descarte é feito nos lixões, com as baterias de carros, se nada for feito então terão o mesmo destino. Outro detalhe é que se não conseguimos nem dar destino correto aos detritos industriais e de nossas casas por qual razão iriam dar para os detritos dos carros elétricos?
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
@@eduardovinicius7436 você falar isso é a mesma coisa que falar que a Alemanha não pode promover ações contra xenofobia. O dieselgate foi péssimo, mas foi identificado, julgado e a VW foi punida, próxima página
@@FHEITORB Próxima página é pensar em o que mais a empresa ainda faz de ma fé só que não é pega fazendo, e agora se esforça mais pra ocultar. Se estava na cultura da VW driblar o sistema, pode levar muitos anos pros costumes mudarem lá dentro.
@@andrelange9877 a empresa é auditada mensalmente cara, eles prestam conta pra instituições do mundo inteiro, sobre assuntos desde emissões até financeiro. Não viaja bicho
poxa iberê ontem mesmo iniciei um vídeo sobre esse assunto pra apresentar dia 26 e eu literalmente citei quase tudo que você citou vídeo top parabéns pelo conteúdo, e bom trazer esse assunto pra quem não sabe muito sobre
Aí tem que colocar a produção dos mais de 50.000 componentes do veículo a combustão e a poluição do NOX, que provoca câncer. E o descarte dos óleos, fluidos do ICE, borrachas das mangueiras, correias, tudo que é trocado a cada 6 meses no carro a combustão e que nem existe no elétrico.
Hidrogênio precisa de um monte de energia pra ser feito. Eu gosto da ideia, mas a eficiência energética do hidrogênio é baixa. Tem um livro interessante sobre o assunto
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Iberê, hoje fiz uma prova de um concurso público e na matéria de português tinha um texto que falava sobre o assunto desse vídeo. Na hora que comecei a ler lembrei desse video e de certa forma me ajudou a entender melhor o texto e responder as questões. Ainda não sei se acertei as questões, mas acho fui bem.
Carro híbrido é a melhor escolha pois a energia cinética das rodas carregam as baterias de lítio de pequeno porte e isso faz com q o carro percorra mais alguns quilometros sem que seja emitido gás na atmosfera, reduzindo o consumo de combustível e a emissão dos gases poluentes
Você não falou sobre o impacto da produção e descarte das baterias utilizadas nesses carros. A principal inviabilização da eletrificação automotiva atualmente é justamente esse tema 😢
Posso estar falando besteira, mas ainda assim vejo mais vantagem em se ter uma fonte concentrada de emissão (usina de eletricidade) que pode estar localizada em uma área verde que tenho uma absorção do carbono da atmosfera. Por exemplo, área de reflorestamento, plantação de cana (que talvez possa alimentar a usina), etc. Do que os carros emitindo de forma espalhada em um centro urbano, que não tem nada para absorver o carbono.
Muito interessante! Mostra bem as equivalências entre carros elétricos e a combustão. Bem, eu, acho muito mais interessante os carros (elétricos) movidos a hidrogênio. Esses são mais rápidos para abastecer, são mais leves e tem todas as outras vantagens dos 100% elétricos. Seria uma ótima sugestão de pauta, não? Carros elétricos ou a hidrogênio:qual é o melhor?
Faltou falar de todo processo produtivo das mais de 50.000 peças de um carro a combustão, toda logística, gasto de diesel para transporte, descarte do óleo (e poluição do lençol freático), vida útil curta, poluição dos filtros, das borrachas das correias, das incontáveis peças trocadas a cada 6 meses nas manutenções… e a lista só cresce.
@@nivtonrocha7890a lista do carro a combustão é muito maior. E vc errou em dizer "descarte rápido" sendo que tem bateria sendo produzida com mais de um milhão de km rodados pra ter gasto apenas 20% de sua vida útil.
@@nivtonrocha7890 sim,e a matemática é: carro elétrico tem menos componentes,logo,o desgaste das peças é menor. Além disso,a tecnologia é razoavelmente nova, então tem muita coisa boa por vir.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Grande Iberê, faltou falar sobre as milhões de toneladas de carbono lançadas na atmosfera pelos equipamentos pesados de mineração utilizados para obter a matéria prima das baterias dos carros elétricos, além das milhões de toneladas de carbono lançados pelo navios de minério que transportam essas matérias primas de um lado para o outro pelo mundo. As baterias ainda tem o problema da poluição ambiental quando não são recicladas de forma correta.
Não faltou pq ninguem quer saber disso, isso só interessa aos ricos que querem controlar o que nós pobres fazemos, enquanto eles andam de jatinho particular pelo mundo. Cansei dessa hipocrisia.
Por isso que a melhor opção que temos é um carro híbrido movido a etanol, combinação perfeita. Até que o problema de extração de minérios para fazer as baterias (trabalho escravo), a matriz energética do país (que vai depender de país para país), até o momento de descarte das baterias sejam resolvidos. Se os carros movidos a hidrogênio fossem acessíveis, ai ss seria a melhor coisa.
ta baixando, 28/6/23 vai chegar o Dolphin da BYD não salão do automóvel em SP, preço entre 160 e 199 mil , são duas versões e em 2024 vai chegar o SEAGULL com três versões , entre 110 mil e 150 mil reais !
@@Nicole_Almeida num futuro próximo o elétrico mais barato aqui no Brasil será abaixo de 100k pode ter certeza, eu afirmo pra vc que no máximo em 2025 !!!
Um fato a se atentar são as baterias dos carros elétricos que um dia teram que ser trocadas. Qual impacto essas baterias geram para o o meio ambiente ?
Fabricação de carros ambas poluem muito, mas se vc comparar as manutenções ai é outro patamar, troca de óleo, velas, filtros etc... A montadoras não querm perder isso.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
De que forma é retirada a materia prima para a fabricação da bateria? polui o meio ambiente? Quanto tempo uma bateria vai funcionar? O tempo de vida útil compensa? Onde descartar a bateria de um carro elétrico??? O material é reutilizável??
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Iberê, parabéns pelo trabalho incrível de sempre, e ainda mais com apoio da VW😂😂. Depois faz um vídeo pra gente comparando as emissões do "do berço ao túmulo " já vi uma reportagem americana que mostra ser inviável produzir elétricos em larga escala devido às emissões na fabricação.
Pq a concentração de CO2 na atmosfera está aumentando sem parar por décadas. A concentração já aumentou em 50%. Emitimos mais de 60 vezes a quantidade de CO2 fóssil do que todos os vulcões do mundo somados. É uma quantidade BRUTAL.
Tem coisas nesse vídeo que tem que rever além da volks ser questionável a idoneidade em relação a dados de emissão, esqueceu de colocar no ciclo do carro elétrico a fábrica das baterias e o químico das baterias. Onde ficam a emissão deles??Fabricação dos cabos elétricos, pois eles gastão BEM mais cabos.
Sim. Um problema. Mas cana de açúcar usa fertilizante com fosfatos que não são renováveis, usa agrotóxicos, usa bastante água, ocupa área fértil, degrada o solo, causa desmatamento, diminui a área de terra pra produção de alimentos...
Vale lembrar que fazer a substituição da frota movida a combustível fóssil por energia elétrica aumenta a demanda por energia elétrica e pode sim aumentar as emissões por usina térmicas.
E quanto ao descarte das baterias dos carros elétricos? O impacto ambiental, considerando do ciclo completo do carro elétrico, do berço ao túmulo, provavelmente é bem maior que o movido a etanol!
1:36, Não tenho certeza, mas acho que o intuito foi indicar Matriz Elétrica, e não energética. "Matriz Energética é a representação das fontes de energia disponíveis em um país, região ou estado.", "A Matriz Elétrica é um conjunto mais restrito de fontes de energia, pois ela abrange somente as fontes de energia responsáveis pela geração de energia elétrica, a eletricidade."
me fala uma coisa criada pelo homem que não emite poluição !!! Tudo polui, até uma hidroelétrica polui, pq precisou do cimento, e máquinas, esse cimento e as máquinas foram transportados, então poluiu !!!!
Engraçado é ir na Volkswagen pra ver iniciativas de consumo responsável, considerando que ela a poucos anos falsificava dados de emissão de poluentes pelos carros deles... 😅😅😅
exatamente... kkkkkk
Enfim, a hipocrisia
Isso, muita hipocrisia e reportagem tendenciosa c influência sabe lá de que da VW
Talvez tenham aprendido, depois das multas e os processos. Kkkkk
Vim procurar esse comentário kkkk
Seria interessante ver o processo de produção das baterias e ver o estrago que mineração faz no terreno, a poluição gerada nos processos de transformação do minério e os dejetos
Igualmente ver o efeito que tem a produção cana e milho para fazer biocombustíveis. Com áreas milhares de vezes superiores ao de uma mina de lítio.
E o pior ainda é o descarte dessas baterias
Sem dúvida. Também a extração do petróleo e o refino, que é extremamente poluente. Também botar na conta o óleo do motor e filtros, já que o elétrico não usa óleo no motor.
o petróleo vai acabar!
@@AriLabo cobalto e o lítio também 🤷♂️
Mas a gente está esquecendo de um ponto importante, os metais pesados gerados pelo descarte das baterias desses carros
Não só no descarte mas para produzir inclusive em massa que é a ideia pro futuro, quantas minas de lítio precisarão ser feitas
@@Yung-de9jy Isso pode ser resolvido usando baterias a hidrogênio.
Fora as toneladas e mais toneladas de carvão que a china queima por ano pra construir as baterias, carvão libera gases muito mais tóxicos que o carbono, e o CO2 é emitido naturalmente, só fizeram dele o vilão pra promover os "créditos de carbono"
Eu tava lendo um artigo dizendo que baterias dos carros podem sofrer um "retrofit" e serem utilizadas em geração de energia solar offgrid. Acho que a gente precisa avaliar é o tempo em que as baterias serão utilizadas com suas aplicabilidades depois do veículo em si.
@@cassio.fernandes resumindo pelo menos a parte dos carros já foi resolvida agora falta o resto.
Eu tô falando da solução mais sustentável.
Sobre a preocupação ambiental da VW: O Dieselgate mandou lembranças...
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
@@samaranc2008 vdd
@@samaranc2008 fora que na Europa a vw vai ter carro elétrico, no Brasil não, enfim a hipocrisia kkkkk
Parei quando mostrou o técnico “seguindo as orientações de simulação”… me lembrou “roteiro para ativar Easter eggs”. De que será?? Etanolgate??? 🤣🤣🤣🤣
@@tiagolocoxa vw ja tem carro eletrico aqui no Brasil…
Merchanzao da VW sobre emissão de carbono, só esqueceram do escândalo de alterações por parte da empresa pra mascarar emissões nos veículos kkkk
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Eles estão tentando apagar a pegada deles, e não estou falando da de carbono heheh
É justamente por isso que tão apostando nos elétricos, primeiro pra corrigir esse erro, e segundo por que os carros a diesel que eram tão interessantes pra marca já não são mais por conta das leis de emissões, mesmo esses carros sendo extremamente econômicos e confiáveis.
E vc queria que o canal fizesse esse vídeo?
@@lucasmurad4496 n tenho nada contra o mdm ter feito merchan não, só tô comentando sobre a hipocrisia da VW kakakakakaka
Tem um ponto que nunca é abordado. Em um congestionamento, comum nas grandes cidades, o motor a combustão permanente ligado e combustível combustível mesmo sem o carro se movimentar, já o motor eletrico é só gasta energia quando o transito permite movimentar o automóvel. Sendo assim para percorrer 5 km em 1 hora, o carro a combustão ficou exatamente 1 hora ligado e jogou muito mais CO2 na atmosfera do que o varro eletrico que ficou 20 minutos funcionando.
Maioria dos carros atuais vem com sistema que desliga quando está parado.
@@maud4926 os carros que a maioria não tem dinheiro pra comprar **
@@AnqEditt kkkkkk a moto da minha tia que ela pagou 20k desliga sozinha quando esta parada. Nada haver
@@mrfishsticks266o assunto do vídeo são carros e não motos
Nunca iremos esquecer a diesel gate
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Esse é o tema do meu TCC. Faço engenharia elétrica na UFMG e estou me aprofundando no tema. Muito legal o vídeo!!
Mas levo em consideração do berço ao túmulo porque as baterias utilizadas noa carros elétricos (normalmente de ion de lítio) poluem muito na fabricação.
@@GustavoMC29 você está estudando? Sério???? E mesmo assim repetindo as fake que são desmentidas com 5 segundos de pesquisa????
Meu Deus do céu, mais um pesquisador que não pesquisa…
@@canaldopicco placas solares: 25 anos.
Seu carro: 10 anos.
Vamos colocar na conta a reciclagem de um veículo a combustão? Ou melhor, descarte na natureza… ops, quebrei seu argumento 🤣🤣🤣😬🤣
@@nivtonrocha7890 Não entendi o seu ponto.
@@nivtonrocha7890 Vida útil de um carro é 20 anos.
Grande Iberê, o problema é que na minha região, embora seja proibido por lei, a cana continua sendo queimada antes da colheita. Além dos problemas na saúde da população, seria importante colocares essa queima da cana nos cálculos.
Admiro e divulgo o teu trabalho.
Abraço.
😮
Exatamente, Iberê esqueceu que a queima da cana mais polui do que limpa, ou seja, resumindo, a cana polui !
Além disso cana de açúcar usa fertilizante com fosfatos. Os fosfatos são reservas minerais que irão acabar se exploraramos muito
É muito mais eficiente usar a mesma área de cana de açúcar pra instalar painéis solares
@@LuisBrudna com certeza !!!
Só faltou falar do processo de fabricação das baterias, que são um dos processos que mais poluem o meio ambiente
Elas são recicláveis. E produzí-las polui bem menos do que o combustível que elas fazem os carros deixarem de queimar. As matrizes energéticas estão cada vez mais limpas. Jogar contra os carros elétricos é um grande erro.
@@Riuzin acho que transporte publico eletrico seria melhor. Iria demorar majs já que teriamos que fazer um redesign das cidades, que hj sao pensadas para os carros e nao pessoas, mas seria uma opção ainda melhor doq focar em carros que sao bem inegicientes em preencher as estradas com pessoas
@@diegogodoydasilva455Só focar mais no transporte público, mesmo que a diesel, já seria muito melhor do que focar tanto em carros. Claro que alternativas ainda melhores são preferíveis, mas não podemos deixar o ideal evitar que façamos o bom o bastante
@@Riuzin lítio desgasta, não há muito o que aproveitar
a exploração de cobalto que vem praticamente de escravidão no congo, e o litio extraído tbm
Iberê, seria interessante um vídeo sobre plantação de cana de açúcar e as seus impactos no meio ambiente.
Ficou parecendo que a cana nasce ali de buenas e a gente só colhe e processa a planta.
Tem o desmatamento, queima da cana, fertilizantes e os impactos ambientais inerentes de uma monocultura.
Abraço!
Posso te dizer que é horrível para o ambiente e para os pequenos agricultores.
O maquinário que trabalha o campo para o cultivo em todas as etapas são movidos a diesel e consomem muito diesel
Todo mundo esquece que cana destrói o solo e acaba com os nutrientes que levam anos e anos pra recuperar
A maioria das plantações de cana p fabricar o etanol não se usa mais queimá-la. É tudo por maquinário (q tbm polui, mas menos q uma queimada)
A lavoura de cana no estado de são paulo não é mais queimada há muitos anos e, de fato, os maquinários utilizam diesel, mas, se for contabilizar o total de carbono emitido e sequestrado no processo todo, o setor sucroenergético sequestra carbono.
Iberê, gostei do esquema pra apresentar a diferença entre os carros, pelo desenho tenho a impressão que o carro elétrico polui menos mais o importante mesmo é a busca por fontes de energia limpa.
O Iberê, acredito que faltou aí na conta de emissão de CO² na atm, um pequeno detalhe.
Do que é feito o carro elétrico e o de combustão?
Lembre, o carro elétrico precisa de muita bateria, e do que é feito a bateria mesmo?
Que eu me lembre é um material que precisa de grande extração ambiental.
Gosto muito aí dos seus vídeos, espero que possa ler este comentário, com muito respeito, pois esta foi a intenção.
Ele mencionou no vídeo uma estimativa de emissão do "poço a roda" ou "usina de energia a roda" no caso dos carros elétricos. Uma estimativa total seria uma feita "berço ao túmulo". Eu não tenho certeza de tudo, mas considerando item a item num carro movido a combustão, motor inúmeras peças, não creio que seja menor a geração de carbono, mesmo considerando as baterias do carro elétrico.
@@biroarq é uma questão do tipo de matéria que é necessário, por exemplo, um motor a combustão pode conter muitas peças recicladas (alumínio e aço) , já as baterias não, e fazendo uma subtração de coisas semelhantes, banco; acabamento em plástico; metais da lataria; pneus; etc, o que ficaria mais distuante é o motor.
Perfeita explicação , as vezes não pensamos nisso, é tipo quando alguem fala que nao se importa com o preço da gasolina pois ela nao tem carro. mas ela nao perceber tudo envolta que utiliza isso e impacta ela tbm.
Bateria de carro elétrico no descarte ou na produção polui muito?
Sim, inclusive uma das partes que mais polui, porém só na produção, pois podem ser recucladas
Da para reciclar a bateria?
@@simeifreitas5911 sim, talvez não para virar uma nova, mas retirar por exemplo os metais utilizados em sua construção, ou retirar delas as células que ainda funcionam
decepcionante que esse ponto ESSENCIAL não foi abordado no vídeo, tenho certeza que é porque foi patriocinado, se não fosse, o iberê falaria
@@simeifreitas5911 O processo e extremamente complexo e caro, logo é impagável reciclar tais baterias! Vão para em lixões e polirem os corpos de agua subterrâneos no final da vida útil!
Iberê, faltou falar do processo de fabricação das baterias que não é nada limpo e que muitos não querem falar justamente por ser um processo e muito degradante para meio ambiente inclusive dependendo da forma que é retirado do solo acaba com a área mineirada ou seja não nasce mais nada naquele solo, outra coisa carro elétrico é muito mais carro de se produzir tanto que para baixar os preços tem que ter incentivo governamentais e mesmo assim o carro elétrico continua caro.
O que me intriga com o mercado de carros elétricos é o que fazer com as baterias que forem parando de funcionar com o tempo... No mínimo, tem que ser feito algum plano de desmonte e reaproveitamento pelas próprias fabricantes
Extração do lítio nunca é citada nesses casos...
Sim
tesla tem que trocar a bateria a cada 8 anos
@@excoderGCC não só desse material mas tem outros também ...
e parece que para minerar o lítio usa muita agua ...
@@huehuehuehue3517cana de açúcar usa muita água e ocupa uma área MUITO, mas MUITO maior do que uma mina de lítio
kkkkk Qual polui mais Pc gamer o um carro a combustão? vem o Iberê e diz o cumputador porque quanto ta gerando energia e bla bla bla kkkk
Lembrete: Mais ecológico ainda do que usar veículos com menos emissões é usar transporte público, que tem eficiência energética muito melhor, mesmo nos ônibus a diesel
Lembrete 2: Ainda mais ecológico (e saudável) é usar algum meio de transporte ativo (bicicleta, patinete, skate…). Bicicletas costumam ser o método mais rápido em distâncias até 5km na cidade.
@@GabrielProtzen Com certeza! A prioridade deveria ser transporte ativo, seguido de transporte público para distâncias maiores (e as cidades deveriam ser planejadas para facilitar ao máximo esse tipo de transporte e reduzir ao máximo o deslocamento que as pessoas precisam em seu dia a dia)
Quem é que quer ser ecológico? O que vc prefere: 1 mihão na sua conta + um carro diesel pra vc poluir por aí viajando pelo Brasil ou uma bike pra vc pedalar pela cidade e chegar com as pizzas debaixo do braço nos seus compromissos?
O ideal são metrôs. A eficiencia e enorma. Agora pergunta se a galera quer desfazer do seu carro.
@@GabrielProtzenlembrete 3 mais ecológico ainda, usar os pés para andar, logo assim não terá que gastar nada 😂
Brasil...potencial é o que não falta.
Não dá pra falar de qual polui mais sem levar em conta o custo ambiental da produção dos veículos também, especialmente as baterias, que geram coisas com por exemplo as piscinas de lítio.
No fundo, se calhar, o carro elétrico acaba por seu mais prejudicial para o meio ambiente...
@@davidalcoutim Exatamente, demora alguns anos de uso para o carro elétrico ser mais amigável para o meio ambiente devido às altas emissões de carbono e outros poluentes durante a fabricação e extração dos materiais. Estou muito decepcionado que o Iberê não tocou nesse assunto tão importante
Também senti falta dele comentar a poluição na fabricação das baterias... Entendo que focou na poluição atmosférica, mas uma menção valeria a pena... Afinal, deve ter até metais pesados, poluindo solo e água. Mesmo se tiver sendo fabricada em outro país, ainda assim é poluição.
@@andregrana ochi então o melhor jeito de resolver a poluição é andando de cavalo.
Os veganos são contra mas msm assim é preciso andar de cavalo ao invés do carro.
@@limaoazedo4008 ou transporte público...
Faço engenharia ambiental e trabalhei bastante com esses assuntos. Ótimo vídeo!
Iberê, pesquise sobre moto movida a ar comprimido!!!! Eu fiquei impressionado ideia simples e genial. Protótipo foi apresentado no salão duas rodas de Sidney, Autralia. Você poderia desenvolver um veículo caseiro a ar comprimido!?!?!
A eficiência é BEM baixa 😢
Iberê faz um assim... Veículo ar comprimido
Up
Só que temos que colocar nesta equação p rendimento do carro elétrico que é maior que 87%, enquanto o rendimento de um motor de combustão interna não passa de 30%, ou seja no caso do motor de combustão 70 % da energia é desperdiçada para compensar ele tem que queimar mais combustível assim gerando muito mais poluição. No caso do elétrico o problema está na planta de energia, que tende deixar de ser a carvão e a gás. Lembrando que futuramente ainda teremos a de fusão que quando for alcançada acabará de vez com a necessidade de combustíveis fósseis.
Finalmente alguém falando de forma honesta sobre poluição e veículos elétricos!
Honesta??
Comparar produção elétrica a carvão na EUROPA com etanol no BRASIL é honesta???
Compara energia DO BRASIL com etanol no Brasil. Aí sim começo a considerar essa palavra: honesta.
Quanto as pegadas de carbono é interessante ver que quando se fala dos elétricos, é considerado até os gases gerados pelos projetistas das baterias, comparativamente aos carros a combustão aonde quase sempre é empurrado para debaixo do tapete uma boa parte da geração de carbono de toda a cadeia produtiva de um carro a combustão, sem falar na enorme poluição gerada no seu uso e que cresce a cada ano de uso e que se torna enorme quanto mais rodados esses motores vão ficando, pelo simples fato de que só conseguem manter um determinado nível controlado de poluição quando são novos, e quanto ao descarte entao, óleos queimados, filtros, e demais componentes contaminados durante toda sua vida útil, sem falar no carro propriamente dito.
Iberê, traz sobre o impacto da produção de baterias, os tipos, as jazidas e as buscas por lítio, os descartes ou reutilização, etc
Up
Apoio
temos que lembrar tambem que todo processo de fabricçao de um carro eletrico tambem emite bastante carbono, tipo fazer uma bateria emite quanto carbono? tudo tem que ser colocado na ponta do lapis
Carros elétricos tem um problema gravíssimo de necessitar de metais nobres nas baterias. Com isso, novas minas são abertas o que aumenta muito o impacto ambiental
Eu e muitos aqui admiramos muito você Iberê, mas ver você se vender assim me deixa um tanto chateado e decepcionado. Vou fazer um Quiz sobre este assunto em breve.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
iberê, acho que vale uma parte dois abordando e comparando a poluição gerada na fabricação e reciclagem dos carros elétricos e dos carros à combustivel, especialmente por conta das baterias de lítio
Cana de açúcar polui bastante também, causa desmatamento, usa agrotóxicos, usa fertilizante, usa água, usa área de terra fértil, degrada o solo...
As baterias já são quase 100% recicláveis, e isso precisa entrar na conta. E mesmo se não fossem, ainda assim os elétricos seriam bem mais ecológicos.
Exatamente
Alguém sabe que o NOX emitido pela queima de etanol provoca câncer? Já colocaram isso na conta? Quanto custa a vida das pessoas mortas por essa doença????
A maior pergunta é pq os próprios carros elétricos não podem ter painéis solares para se recarregar e a bateria ficar no assoalho, aqui no Brasil tem mts problemas de perda completa da bateria por rapar nas péssimas vias brasileiras e o perigo de um acidente com um carro elétrico...
Golf VR6 ☠0:12
Maquina
Minha aula do Itinerário Formativo IF, Unidade Curricular de Aprofundamento UCA, do Novo Ensino Médio NEM, já terá um reforço. Trabalhei a pesquisa promovida por outra multinacional sobre o carro movido a etanol no Brasil comparado com o elétrico europeu, mostrando a superioridade do carro rodando a etanol. Mas este vídeo do Iberê é muito didático e já vou compartilhar 😊
Belo vídeo! Agora, vamos falar sobre DIESELGATE! Não, Wolksvagen. O mundo não esqueceu.
Legal também é que a Honda fez. Toda a demanda de energia da fábrica é suprida pelo parque eólico da Honda em Xangri-lá.
faltou colocar o processo de mineração para a fabricação das baterias
Meio irônico ir na VW pra isso, devido aquele incidente nos anos 2000. Mas seria legal falar sobre os metais que vão na bateria de carros elétricos e o processo de mineração. Sem contar também que eles vão poluir quando houver a necessidade de manutenção, e se a pessoa não tiver dinheiro para pagar ela quase certeza que vai abandonar na rua, deixar no tempo e é perigoso até a vedação da bateria vazar e acabar pegando fogo.
Tenho um VW UP 2023 100% elétrico e tenho usina fotovoltaica em casa, geração limpa de energia! Minha parte estou fazendo. Sou Uber!
Acho que o principal problema dos elétricos quase todo mundo não quer falar: baterias. Polui muito pra ser produzida e tbm no descarte.
Matéria paga logo parcial porque não fala das queimadas que são feitas nos canaviais, também não fala o que será feito com as baterias depois que elas forem descartadas. Se com os smartphones e outros dispositivos que usam bateria que invariavelmente, no Brasil, o descarte é feito nos lixões, com as baterias de carros, se nada for feito então terão o mesmo destino.
Outro detalhe é que se não conseguimos nem dar destino correto aos detritos industriais e de nossas casas por qual razão iriam dar para os detritos dos carros elétricos?
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Obrigado iberêeeeee!! Seu vídeo tá me ajudando demais com meu trabalho sobre sustentabilidade, um beijo! 🫶
Uma das empresas que mais admiro (manual do mundo) em um vídeo juntamente com uma das empresas que eu mais tenho repúdio kkkkk
Porque?
@@josuegoisleal154 Pesquisa sobre Dieselgate, a Volkswagen patrocinar um vídeo desse é a maior hipocrisia de todos os tempos
@@eduardovinicius7436 você falar isso é a mesma coisa que falar que a Alemanha não pode promover ações contra xenofobia. O dieselgate foi péssimo, mas foi identificado, julgado e a VW foi punida, próxima página
@@FHEITORB Próxima página é pensar em o que mais a empresa ainda faz de ma fé só que não é pega fazendo, e agora se esforça mais pra ocultar. Se estava na cultura da VW driblar o sistema, pode levar muitos anos pros costumes mudarem lá dentro.
@@andrelange9877 a empresa é auditada mensalmente cara, eles prestam conta pra instituições do mundo inteiro, sobre assuntos desde emissões até financeiro. Não viaja bicho
ver carros da VW fazendo testes de emissão sempre fazem a gente lembrar do DieselGate ...
Faltou falar da produção(mineração e indústria) da bateria que armazena a energia nos carros elétricos
poxa iberê ontem mesmo iniciei um vídeo sobre esse assunto pra apresentar dia 26 e eu literalmente citei quase tudo que você citou vídeo top parabéns pelo conteúdo, e bom trazer esse assunto pra quem não sabe muito sobre
acho que o maior problema do carro elétrico são as baterias.. um carro a combustão dps que morre é bem mais facil de lidar do que um elétrico
Tem q falar da mineração de lítio para as baterias dos elétricos
Atualmente ainda não compensa carros elétricos.
Nunca irá compensar...
Continue falando, e nós aproveitando os inúmeros benefícios de nossos elétricos 😅
Precisa levar em conta a produção e descarte das baterias também.
Aí tem que colocar a produção dos mais de 50.000 componentes do veículo a combustão e a poluição do NOX, que provoca câncer. E o descarte dos óleos, fluidos do ICE, borrachas das mangueiras, correias, tudo que é trocado a cada 6 meses no carro a combustão e que nem existe no elétrico.
Agora só falta falar dos carros movidos à hidrogênio.
Hidrogênio precisa de um monte de energia pra ser feito. Eu gosto da ideia, mas a eficiência energética do hidrogênio é baixa. Tem um livro interessante sobre o assunto
@@LuisBrudnaAcaba sendo melhor fazer um carro elétrico direto do que fazer um motor a hidrogênio
Além da propaganda da WV as premissas corretas não leva a uma resposta correta... Mas valeu pela ideia.
Há alguns anos, o Iberê estava escondendo o emblema da VW da Amarok. Hoje ele faz propaganda da VW. 😂😂😂
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
@@samaranc2008 kkkkk
Iberê, hoje fiz uma prova de um concurso público e na matéria de português tinha um texto que falava sobre o assunto desse vídeo. Na hora que comecei a ler lembrei desse video e de certa forma me ajudou a entender melhor o texto e responder as questões. Ainda não sei se acertei as questões, mas acho fui bem.
Faltou falar sobre a incrível quantidade de minerais nobres e raros usados na fabricação de baterias e motores eletrônicos
Bem lembrado!! Nas quase 50.000 peças de um carro à combustão e nas menos de 2.000 peças de um elétrico…
@@nivtonrocha7890 É um bom ponto. Tem que fazer a conta.
200kg de aço e alumínio em 50000 peças ou 500kg de lítio e cobalto em 2000.
Carro híbrido é a melhor escolha pois a energia cinética das rodas carregam as baterias de lítio de pequeno porte e isso faz com q o carro percorra mais alguns quilometros sem que seja emitido gás na atmosfera, reduzindo o consumo de combustível e a emissão dos gases poluentes
Quero ver o descarte das imensas baterias de lítio após o fim da vida útil delas
Você acha mesmo que não pensaram nisso?
Muito obrigado manual, estou estudando isso na escola, e esse vídeo me ensinou muita coisa. Vou mandar pra minha professora
Você não falou sobre o impacto da produção e descarte das baterias utilizadas nesses carros.
A principal inviabilização da eletrificação automotiva atualmente é justamente esse tema 😢
Exatamente o que pensei
Vídeo propaganda. O cara foi pago para fazer isso.
Exatamente
Posso estar falando besteira, mas ainda assim vejo mais vantagem em se ter uma fonte concentrada de emissão (usina de eletricidade) que pode estar localizada em uma área verde que tenho uma absorção do carbono da atmosfera. Por exemplo, área de reflorestamento, plantação de cana (que talvez possa alimentar a usina), etc. Do que os carros emitindo de forma espalhada em um centro urbano, que não tem nada para absorver o carbono.
Gostei, Você tem um ponto de vista interessante
O problema é que essas tecnologias custam muito caro, sendo assim longe da realidade de 90% dos brasileiros.
Vdd. Custa caro ser amigo do meio ambiente
90%? Se brincar bem mais
Muito interessante! Mostra bem as equivalências entre carros elétricos e a combustão. Bem, eu, acho muito mais interessante os carros (elétricos) movidos a hidrogênio. Esses são mais rápidos para abastecer, são mais leves e tem todas as outras vantagens dos 100% elétricos. Seria uma ótima sugestão de pauta, não? Carros elétricos ou a hidrogênio:qual é o melhor?
Aceitar dinheiro da VW para fazer propaganda sobre responsabilidade ambiental ficou estranho. O canal e seu dono não precisam disso.
Ótimo vídeo. Bom demonstrar que não existe milagre. É importante entender e utilizar com bom senso o que consumimos.
So faltou falar nas emissoes envolvendo a produção e reciclagem das BATERIAS!!
Faltou falar de todo processo produtivo das mais de 50.000 peças de um carro a combustão, toda logística, gasto de diesel para transporte, descarte do óleo (e poluição do lençol freático), vida útil curta, poluição dos filtros, das borrachas das correias, das incontáveis peças trocadas a cada 6 meses nas manutenções… e a lista só cresce.
@@nivtonrocha7890a lista do carro a combustão é muito maior. E vc errou em dizer "descarte rápido" sendo que tem bateria sendo produzida com mais de um milhão de km rodados pra ter gasto apenas 20% de sua vida útil.
@@BEH-SC você sabia que existe algo chamado “matemática” e “estatística”???
@@nivtonrocha7890 sim,e a matemática é: carro elétrico tem menos componentes,logo,o desgaste das peças é menor. Além disso,a tecnologia é razoavelmente nova, então tem muita coisa boa por vir.
A entrevista com o Bial ficou mt boa, Iberê
É impressionante que uma semana atrás eu fiz um trabalho na faculdade falando exatamente sobre isso
Ibere você e inteligente com poucas palavras já explica sem ficar com nenhuma dúvida, estar de parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Iberê! Vocês podiam mostrar uma usina termelétrica de motores de combustão interna, que também tem aqui no Brasil
Iberê, vc poderia fazer uma escala da demonstração que vc fez do carro, mostrando oq tem q fazer para ter pouco gás carbônico e oq ajudaria o país
Nem parece a mesma empresa do "Dieselgate". Procurem saber.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Iberê faltou dizer de onde vem o carvão. Se é mineral ou vegetal. No segundo caso a emissão seria equivalente à da cana?
Tb quero saber
Resposta: A Combustão
Faaaala Iberê cê tá no meu livro de Gramática
Grande Iberê, faltou falar sobre as milhões de toneladas de carbono lançadas na atmosfera pelos equipamentos pesados de mineração utilizados para obter a matéria prima das baterias dos carros elétricos, além das milhões de toneladas de carbono lançados pelo navios de minério que transportam essas matérias primas de um lado para o outro pelo mundo. As baterias ainda tem o problema da poluição ambiental quando não são recicladas de forma correta.
Não faltou pq ninguem quer saber disso, isso só interessa aos ricos que querem controlar o que nós pobres fazemos, enquanto eles andam de jatinho particular pelo mundo. Cansei dessa hipocrisia.
Por isso que a melhor opção que temos é um carro híbrido movido a etanol, combinação perfeita. Até que o problema de extração de minérios para fazer as baterias (trabalho escravo), a matriz energética do país (que vai depender de país para país), até o momento de descarte das baterias sejam resolvidos. Se os carros movidos a hidrogênio fossem acessíveis, ai ss seria a melhor coisa.
Infelizmente os elétricos são caros demais. Impossível para mim. Fico com o etanol mesmo.
ta baixando, 28/6/23 vai chegar o Dolphin da BYD não salão do automóvel em SP, preço entre 160 e 199 mil , são duas versões e em 2024 vai chegar o SEAGULL com três versões , entre 110 mil e 150 mil reais !
@@igordeamorim6752nem parece que baixou. Continua muito alto.
Quero saber se lá no futuro o carro mais barato será de 200k...
@@Nicole_Almeida num futuro próximo o elétrico mais barato aqui no Brasil será abaixo de 100k pode ter certeza, eu afirmo pra vc que no máximo em 2025 !!!
Um fato a se atentar são as baterias dos carros elétricos que um dia teram que ser trocadas.
Qual impacto essas baterias geram para o o meio ambiente ?
Fiz esses cálculos todos de emissão de CO2 na universidade. Essa comparação é muito importante. Qual a fonte de produção de energia? Pergunta-chave!
Excelente aula sobre sustentabilidade! Parabéns!
Iberê acho que vale um boravê na fábrica da Volkswagen
Fabricação de carros ambas poluem muito, mas se vc comparar as manutenções ai é outro patamar, troca de óleo, velas, filtros etc...
A montadoras não querm perder isso.
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Aaaaah Volkswagen.... Ja ouviram falar do caso dieselgate?
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Essa serie está SENSACIONAL
A resposta não é tão óbvia quanto parece...
De que forma é retirada a materia prima para a fabricação da bateria? polui o meio ambiente?
Quanto tempo uma bateria vai funcionar? O tempo de vida útil compensa?
Onde descartar a bateria de um carro elétrico??? O material é reutilizável??
Logo a Volkswagen preocupada com isso kkkkkkkk os dados da Amarok deu pra ver
Tão usando a boa imagem do Iberê pra limpar a barra deles kkk. Fazer o quê, o Manual do Mundo é uma empresa, precisa de patrocinador. Mas essa aí eu não engulo não, kkk.
Falando sobre termoelétricas a carvão, tem uma aqui no Rio Grande do Sul, termo elétrica de Candiota, será interessante visitar e mostrar.
Iberê, parabéns pelo trabalho incrível de sempre, e ainda mais com apoio da VW😂😂. Depois faz um vídeo pra gente comparando as emissões do "do berço ao túmulo " já vi uma reportagem americana que mostra ser inviável produzir elétricos em larga escala devido às emissões na fabricação.
OTIMA TECNICA DE APRESENTAR UM COMERCIAL, CANAL MUITO TOP.
Se as plantas absorvem o gás carbônico do ar, por que a gente está tão preocupado com as emissões de gás carbônico?
Pq a concentração de CO2 na atmosfera está aumentando sem parar por décadas. A concentração já aumentou em 50%. Emitimos mais de 60 vezes a quantidade de CO2 fóssil do que todos os vulcões do mundo somados. É uma quantidade BRUTAL.
As plantas não ficam absorvendo CO2 indefinidamente. Se você cortar uma árvore ela morre e o CO2 volta pra atmosfera
Tem coisas nesse vídeo que tem que rever além da volks ser questionável a idoneidade em relação a dados de emissão, esqueceu de colocar no ciclo do carro elétrico a fábrica das baterias e o químico das baterias. Onde ficam a emissão deles??Fabricação dos cabos elétricos, pois eles gastão BEM mais cabos.
Faltou falar da poluição das baterias que era o mais importante
Sim. Um problema. Mas cana de açúcar usa fertilizante com fosfatos que não são renováveis, usa agrotóxicos, usa bastante água, ocupa área fértil, degrada o solo, causa desmatamento, diminui a área de terra pra produção de alimentos...
Bateria de lítio dificilmente dura mais de 5 anos, triste realidade.
@@LuisBrudna pois é, tem muito mais só do que o que ele falou, poderia ser mais completo já que o assunto é complexo e polêmico
Vamos começar a falar sobre as minas de lítio, quantidade de água usada e resíduos?
Ibere, comenta em um próximo vídeo sobre o uso de terras raras na produção de baterias (não renovável) e descarte das mesmas.
Vale lembrar que fazer a substituição da frota movida a combustível fóssil por energia elétrica aumenta a demanda por energia elétrica e pode sim aumentar as emissões por usina térmicas.
E quanto ao descarte das baterias dos carros elétricos? O impacto ambiental, considerando do ciclo completo do carro elétrico, do berço ao túmulo, provavelmente é bem maior que o movido a etanol!
Quem mais veio pelo livro de português?😫
1:36, Não tenho certeza, mas acho que o intuito foi indicar Matriz Elétrica, e não energética.
"Matriz Energética é a representação das fontes de energia disponíveis em um país, região ou estado.",
"A Matriz Elétrica é um conjunto mais restrito de fontes de energia, pois ela abrange somente as fontes de energia responsáveis pela geração de energia elétrica, a eletricidade."
Fabricação de baterias não emite gás carbônico?
Sim, mas têm um ponto positivo: podem ser recicladas e/ou reutilizadas noutros contextos onde não seja necessário que esteja totalmente carregada.
me fala uma coisa criada pelo homem que não emite poluição !!! Tudo polui, até uma hidroelétrica polui, pq precisou do cimento, e máquinas, esse cimento e as máquinas foram transportados, então poluiu !!!!
baterias de celulares , relógios, computadores, de carros a combustão, tb poluem ....
@@nteixas vc vive em qual mundo? Bateria reciclada... Deve ser igual a reciclagem de bateria de Cel: uma bagunça
@@rodrigoadmba já há empresas especializadas nisso e as próprias montadoras também vão colaborar.