QUEM SOMOS NÓS? | Especial A Origem das Espécies com Pedro Paulo Pimenta
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- Para lembrar os 160 anos do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin (1809-1882), fizemos um programa especial para jogar luz sobre as ideias do naturalista inglês que elaborou a famosa Teoria da Evolução. Para comentar a obra e as visões de Darwin, convidamos o professor Pedro Paulo Pimenta - autor da mais recente tradução do livro para o português - e que falou sobre os conceitos trazidos pelo inglês, sobre de que forma ele bebeu da fonte de contemporâneos e antecessores - “ele discorda de algumas teorias, mas tem a perspicácia de aproveitar delas o que lhe convém”, explica o convidado - e ainda faz ponte com outros grandes nomes que se debruçaram sobre o tema, como Aristóteles e Jean-Baptiste de Lamarck.
A internet tem coisas maravilhosas, como acompanhar entrevistas com pensadores dessa envergadura, com uma linguagem simples, mas extremamente profunda e esclarecedora. A busca do conhecimento serve, no mínimo, para tornar a vida muito mais prazerosa.
Esta é uma das conversas mais belas que já escutei até hoje neste programa. De um brilhantismo que chega a emocionar.
Vendo as entrevistas do Quem Somos nós, me bate uma incrível vontade de parar e ir estudar.
Incrível o nível da entrevista e das informações / conhecimentos gerados.
Muitíssimo obrigado!
O problema é que o estudo em si demanda esforço e demora a apresentar resultados. Tem que se manter motivado. Lembro quando entrei na faculdade, cheio de entusiasmo, e gradualmente perdendo o interesse.
Eu sinto o mesmo.
🎉@@fventurajr
@@fventurajr😂
Essa é uma das palestras mais empolgantes que vi nestes tempos de pandemia, realmente emocionou, como conseguimos conviver com teorias tão absurdas como as atuais? Parabéns a todos aqueles que contribuiram de alguma forma para que essa publicação chegasse a qualquer pessoa pensante deste planeta, obrigada!
Eu fiz um curso da Casa do Saber online com o prof. Pedro Pimenta,sobre a Origem das Espécies q ele traduziu,ele se aprofunda ainda mais nos temas abordados nessa entrevista,é de uma lucidez ímpar,muito bom!
Como é bom assistir esses programas, gratidão!
Eu gosto da forma como o Prof Pedro trata do assunto 49:20... a forma cuidadosa como ele coloca o assunto. É muito difícil tratar sobre a "verdade". É muito difícil provar uma "verdade" para um crente ou alguém com uma visão completamente diferente.
Mais um vídeo incrível! Muito enriquecedor! Luz em tempos de terra plana. 👏📹
@FernandaTeixeira você é aqui de SP? ;)
@@WelRodrigues sim.
@@WelRodrigues estou no insta @nandateixeira83 e no Messenger Fernanda Teixeira
@@WelRodrigues Entendo. Mas gente boa e gente ruim existe em todos os lugares. Cabe a nós sabermos selecionar. Eu nunca tive problemas. Aproveito o que tem de bom e o resto nem dou ibope. Sigo pessoas interessantes e que tem algo verdadeiramente importante para agregar a minha vida e a sociedade.
@@fernandateixeira6043
FC
O Melho Programa, Dentre Todos Que Tive O Privilégio de Assistir Da Série! Parabéns, Com Gratidão! Pelo Prazer De Ter Conhecido. Abraços Fraternos!
Nossa achei essa maravilha gratidão 🙏
Meu home office não é o mesmo sem ouvir o QSN. Muito obrigada!!!
Venho assistindo os eps sempre que posso, e essa tá no top 3, uma das melhores!
Extraordinário!!
Nuuu, poderiam fazer um especial sobre grandes gênios da ciência, amo vcs
Belíssima conversa....! emocionante 👏👏👏👏!!!
Vou voltar a ouvir. Muito interessante.
Melhor ideia que eu ouvi em décadas :
"A melhor epoca da história da humanidade é o Iluminismo do século XVIII de Denis Diderot aonde a razão dominava mas a própria ciência mecanicista/determinista/essencialista era criticada por pensadores que viam no organicismo uma imagem melhor para explicar o universo. Ao invés de pensarmos o universo como uma máquina ou relógio devemos pensar o universo como um organismo que não pode ser completamente conhecido e, por isso, não podemos prever o seu futuro como algo dado. O futuro do universo, da sociedade e do homem é imprevisível porque os dados que temos desses entes é SEMPRE INCOMPLETO."
Muito bom este vídeo! Parabéns Celso! Adoro as entrevistas do teu canal!
Assisti umas duas vezes essa entrevistas: está na excelência do saber elevado!!!!!
Muito bom, elucidou muita coisa pra mim, obrigada!
Excelente!!
Momento brilhante !!
Programa maravilhoso! Tema interessantíssimo!
"se você fechar o livro é porque você está com medo"
Ou pior, nem abrem, e vira o rosto quando passam perto! Crianças costumam agir assim!
Espetacular!
"Escolher a menoridade intelectual tem seu preço" . Deixar que outros façam as escolhas por nós sempre foi cômodo, em todos os níveis. A sociedade brasileira, em especial, é bastante imatura, na minha opinião.
vc tem toda razão!
Parabéns! Ótima "conversa".
Ótimo, Parabéns!!!!!!
melhor programa *-*
Que videos em, to adorando acompanhar o canal!
Ótimo trabalho Excelente qualidade incrível fantástico extraordinário
Brilhante!
Muito obrigado Celso
A gente é que agradece pela companhia, Janderson. Grande abraço
Excelente entrevista!
Fantástico esse canal!! Parabéns!
Parabéns por mais um tema fascinante. Que legal... A Origem das Espécies. Vou assistir e compartilhar. Valeu.
Oi. Weldher! Bacana ouvir isso. A gente é que agradece. Grande abraço
Weldher Rodrigues
Excelente conteúdo. Parabéns.
É por isso que a maioria das pessoas gostam desse tipo de entrevista porque é muito vazias assim como os mesmo.
*É por isto que, na ciência, é dito que a evolução jamais foi corroborada cientificamente. É apenas um conjunto de conjecturas fundamentado em comparações simplistas (raciocínio circular) elaborado por narrativas não verificáveis.*
Excelente entrevista!!! "Hoje às pessoas estão escolhendo a ignorância e estupidez, vai ter um preço a ser pago por isso"
Quem está escolhendo a ignorância? Os brancos héteros, que tiveram a oportunidade de escolher? Educação sistemática no Brasil não é uma escolha, é um privilégio. Por mais que a entrevista tenha tocado na questão de "raça" em um viés Darwinista, nos fica claro que esse discurso é para "elite". Seria uma Era de imaturidade intelectual, essa que negros estão lutando para frequentar uma universidade federal? Seria uma Era de imaturidade a que as mulheres estão ocupando cargos em instituições de "poder" na política. Seria assim no Iluminismo??? Mulheres e Negros estudando e divulgando seus conhecimentos??? Então, fica a pergunta: Como uma maioria pode ser uma minoriana representação quanto poder monetário, principalmente quando ao acesso a educação sistemática? Pq não se nasce intelectual, né? Para fazer um link com Darwin, ele Branco e rico!
Essa é uma Era de muita maturidade, que está lutando para mudar a posição de local de fala, de poder que na sua maioria são de héteros, brancos e ricos por herança social. Pq no Iluminismo isso não aconteceu se tinham tanta maturidade para tal? No final das contas é pq ninguém quer deixar sua posição de poder!
Muito interessante!!!
Cara vc está de parabéns pelo programa é magnífico.
muito bom
Parabéns pelo canal! Muito bom. Obrigado!
A gente é que agradece pela companhia, Gustavo. Grande abraço,
Papo legal!!
Muito bom, darwin revolucionou e mudou a maneira que a ciência via as origens das espécies, não atoa as linhas gerais de sua teoria foram comprovadas pela ciência moderna.
Como sempre boas escolhas de temas e entrevistados. Mas nosso querido Loducca não tira nunca o salto alto. Sempre se coloca num nível superior ao do entrevistado. Interfere, corta e não deixa o mesmo concluir a exposição. Pior, as vezes, com clichês e conhecimentos superficiais, laterais ao tema. Parei de contar na 40a. interrupção. Parabéns ao professor pela paciência e educação
QSN, seria muito bacana ter uma conversa sobre o Hegel ein! Estamos na expectativa.
O papo tá cada vez melhor!
Obrigado pela sugestão, Natan. Grande abraço
Excelente exposição de idéias e experiências! é maravilhoso encontrar quem pensa igual ao que penso!
O Celso é ele próprio um grande filósofo....É traz pessoas do seu nível...parabéns
Excelente e brilhante explanacao .
Porém o entrevistador se interpõe equivocadamente, atrapalhando , ao contrário de ajudar. 😢
V
Mesmo quem não escolheu a ignorância, ou nega a ciência, sofrerá as consequências da ignorância de uma maioria, lamentável.
Resumindo, QUEM fez todas as coisa, sabia o que estava fazendo e o que elas iriam FAZER, é muito simples.
Tem vídeo sobre Galileu Galilei? Se não tiver e puderem fazer, seria muito bacana. Obrigado! Parabéns, mais uma vez, pelo conteúdo!
Olá, Gustavo. Ótima sugestão. Anotada! Grande abraço
@, Estamos juntos! Abração!
Essa questão do que e racional ou irracional, infantil ou maduro, depende da cosmovisao, sendo uma interpretação e seleção do que nos interessa. Sim, há um subjetivismo, sentimentalismo, indiferença...carregamos muita coisa em nossa análise dos fatos.
Seria possível especular sobre o homem do futuro à luz da evolução? O livro "A origem" de Dan Brown fez uma boa aposta nesse sentido.
Excelente mas o perigo é ficarmos inseguros sobre quem somos comecar a duvidar, sobretudo as crianças q estao formando a personalidade.
ESTÁ NO ARQUIVO "FILOSOFIA".
Gostaria de dar like mil vezes. Gostaria de sugerir um video sobre Galileu Galilei e outro sobre Freud. E agradecer mais uma vez o conteúdo de alta qualidade.
Há certa postergação das teorias. O que e aceito hoje pode ser deixado amanhã. Muitos preferem desconfiar da ciência, sociologia, psicologia...e manter a tradição religiosa ou cultural.
A seleção natural é fato.
Seleção natural é, mas evolução não!
Para Getúlio Vargas, vencedor não é o mais forte ou o mais inteligente, mas o que se adapta melhor ao meio - Darwinista puro! Mas, como gerenciar a adaptabilidade com seus princípios morais, suas memórias, seu subconsciente, suas emoções, seus sonhos e a leitura que você faz do mundo?
tem gente que prefere as teorias da damares e do olavo kkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkk no caso nem podemos chamar de teorias, mas se falácias
*tem muita gente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk*
BOA. GOSTEI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Muito preocupante e sombrio.
@@LeonardoRibeiroUFRJ_CCS nÃO SEI SE COMPREENDI. o QUÊ VC CONSIDERA preocupante e sombrio ? ( desculpe, as letras maiúsculas saíram sem querer ).
Ótimo papo. Me faz lembrar do meu grande "projeto": ser cada dia menos humano, ao menos não ser em demasia...
Seria tão bom se o entrevistador deixasse de fazer interrupções! Inconveniente demais. Esse entrevistado deveria ir ao CPFL fazer a palestra.
Preciso confessar que chorei. O pensamento de quem tem a libido canalizada para a verdade, a prática, para o altruísmo, seja qual for, perturba nosso inconsciente.
Hum que bonitinho 🥰🥰🥰🥰
Hahahaha... "Provocações" saudades do Abujamra....
Show. Diga-me uma coisa : o professor Alysson Mascaro já esteve aí?
Ainda não, Vicente. Mas fica aqui sua sugestão. Muito obrigado. Grande abraço
Podemos ter uma "fração de opção" na "integridade intelectual" ... ora porras! como diria o Olavo.... hahaha... bom adorei e assisti inteiro, muito bom!
aqui o assunto é conhecimento o burro ops o olavo pode deixar na cocheira, pra falar com o povao tem que ser o olavo mesmo que nao sabe nada ,o brasileiro tem pre conceito com o conhecimento e com td que ele n conhece
Essa analogia com as máquinas foi usada no século XVIII e parece que o auge foi com William Paley e sua teologia natural. Depois de Darwin e Mendel veio a descoberta da molécula de DNA e de novo a biologia molecular utiliza dessa analogia.
A Terra tem algo prox a 4,5 bilhoes de anos, pelos calculos e estudos mais aceitos.
Ótima apresentação ! Parabéns ao prof. entrevistado e ao Loduco e produção !
Faço a seguinte digressão. O discurso/narrativa obscurantista que grassa hoje de uma maneira geral no mundo ocidental e em especial no Brasil - e já não é uma simples bizarrice e motivo de brincadeiras -, é perigosíssima ! Para quem se interessar os Censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos anos 70 até 2018 mostram a percentagem da população de cada denominação religiosa no Brasil, pelo menos as principais. Uma parte significativa de uma certa parcela de evangélicos - não toda graças a deus -. já elege de vereadores ao presidente. Este pessoal está ajudando a ditar as regras e a implodir a democracia POR DENTRO. O orientador intelectual hoje, da família no poder no Brasil, por exemplo, luta agressiva e violentamente contra teorias científicas já aceitas por todos - até aí aparentemente tudo bem -, mas querem e vão querer cada vez mais nos impor seus pontos de vista tacanhos e fundamentalistas.... Ontem, dia 10/09/2019 o caçula do presidente declarou que - e está nos jornais de hoje: " pelas vias democráticas não alcançaremos nada ". Não tenhamos ilusões. Abramos os olhos, enquanto é tempo ....
Ótima apresentação do pensamento de Darwin e passagem da modelagem do mundo como máquina para o mundo como organismo. Apesar das intervenções digressivas de senso comum do entrevistador, fazendo perder foco e tempo. Poderia interferir menos ou com mais propriedade.
Sabe oq eu acho triste do brazil... e que um video educativo e um canal que divulga ideias bate menas views que a mc pipokinha bagulho no brasil e fd
😂😂😂😂 2:05
Resumo estudou Darwin. Gostava de Darwin.
"Darwin was wrong cutting down the tree of life" - New Scientist Magazine
Juro q tive q ver o vídeo várias vezes para entender poq o natural seria ser transexual 59:37.
E para quem n entendeu de começo q nem eu; acredito q seja poq o transexual, na sua forma biológica, n se acasala e tem prazer -oq é comum na natureza.
A Humanidade vive ao sabor das Utopias, porém estas têm que passar pelo nível do Humano e é aí que a coisa pega, pois as subjetividades nos levam por caminhos diferentes e até contraditórios com os princípios, modelos originais.Creio ser mais simples criar um modelo do que implementá-lo ao nível humano, de manifestações humanas, tal como uma sociedade. A realidade não evolui conforme é esperado dentro de um certo pensamento, pois há interações entre ideias e daí há uma resultante. Está certo ou não? 16112020
Me entrevista Celso!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Seria certo afirmar que há uma certa convergência do pensamento religioso e do pensamento científico quando comparamos o "Fiat Lux" e o "Big-Bang", sendo ideias que se aproximam, bem como da criação religiosa do homem a partir do "barro" e a evolução biológica a partir da matéria inorgânica. Não poderia ser o pensamento reiigioso resquício de uma ciÊncia perdida? 16112020
Não faz muito sentido pretender que nossas atitudes como seres racionais devam necessariamente seguir o caminho do “natural”. Primeiro porque as fronteiras entre o natural e o artificial também são borradas, para usar o linguajar do professor Pedro. O uso do intelecto para contornar as limitações que nos são impostas pela evolução e o pelo meio, não é algo natural? Há respostas opostas a esse respeito, ambas igualmente bem racionais.
Penso que a humanidade se guia por regras próprias, no que depende de nossa vontade, na maioria das vezes em oposição as regras da natureza. Estamos fazendo isso desde que nos organizamos em agrupamentos sociais para podermos sobreviver. Aliás, prosperamos porque passamos a usar o intelecto para superar nossas deficiências biológicas (passamos usar ferramentas, cozinhar e cultivar nossos alimentos, nos protegermos das dificuldades do clima, usar vacinas etc). O próprio Kant admite isso em seu texto "Resposta à Pergunta: Que é esclarecimento", ao afirmar que animalidade do homem é reprimida (através da educação) para que seu caráter possa vir a ser desenvolvido, e ao final do processo se passe pensar por si e escolher bons fins para todos, ou seja, passe da heteronomia para a autonomia.
Ora, pensar por si não se segue que as escolhas devam ser realizadas segundo o que pretende a natureza, mas segundo as regras morais, ou seja as regras da sociedade.
Então, a meu ver, não parece apropriado pretender que Kant tivesse em mente a escolha pelo “natural” quando se referia a maioridade intelectual.
Tampouco que as escolhas feitas pela sociedade são mais "corretas" quando se alinham com os princípios da Teoria da Evolução.
No caso Lamarckiano, como se daria a necessidade de mudança? Como é introjetada essa mudança na genética e daí provocar mudanças no organismo? 16112020
Leva doutor Pablo Vinicius
Nós não podemos nem testemunhar a evolução ocorrendo, isto é, a transformação de uma espécie dando origem a outra espécie, isto é, quando a espécie está se transformando? Como a espécie faz o registro, no DNA, da informação necessária à evolução? 16112020
Engraçado, o ser humano se apega à ciência para se aproximar de algum grau de certeza possivel nesta vida. Gostaria de saber a opinião de Lamark, se fosse possivel, hoje, sobre a Epigenetica. Quem sabe o quê, meu irmão? Quem sabe?
Grato por tudo. 16112020
Bom papo, mas falou muito pouco de Darwin
O cara se torna cientista ou científico quando se liberta das crendices, só que não é fácil retomar o que se perde com esta mudança, porque as religiões portam conhecimentos ancestrais, que porções podem ser realocadas na Filosofia, Ciência, e outras áreas de conhecimento, este relativismo do querido professor de filosofia, e admiro ainda muito por ser uma pessoa que pensa a Ciência, mas não é lógico, a aleatoriedade absoluta, por conta da probabilidade do evento, ganhar na loteria é pouco, o número de possibilidades tendem ao infinito, e a realidade nunca viria a ser, e aí dá para entender porque Einstein disse que "Deus não jogava dados". Só que tem uma palavra nesta frase que só se encaixa em ciência se o seu significado for diverso do senso comum, isto é, se apresenta como sendo a própria realidade no seu todo. Isto implica em uma inteligência subjacente na natureza, e não há? Por que o padrão de beleza* está relacionado com a matemática, a geometria, no seu capítulo proporção áurea? A Biologia que estuda os reinos animal e vegetal é fundada no reino mineral e atômico, e já estamos nos planos da Química e Física, a realidade vai se tornando cada vez mais matemática e, porque não, mais e mais mental, vocês conhecem o Cabalion? Os sete princípios descritos são aplicáveis na ciência, mas não com o paradigma corrente, que, de certa forma, é expresso pelo professor quando ele fala das zonas nebulosas, e projeta a esperança nestas. Por que não ter consciência de que existe uma "substância", translúcida, transparente, cristalina, estruturada matematicamente, holo-fractal operante, una, simbiótica com a realidade material?
ruclips.net/video/1YsC32xLnkY/видео.html
Nós vivemos num mundo Niilista... a posição do Celso e do Prof Pedro são os de quem de alguma forma ACHAM que sabem e sem querer(querendo) fazem um JULGAMENTO sobre aqueles "malucos" que têm ideias diferentes...os chamados "imaturos"... MAS e se eles(Celso e Pedro) estiverem ERRADO também ?
E se ninguém sabe de nada ? rsrsrs
É o problema do RELATIVISMO.
O que pergunto é o seguinte: como pôde a informação fazer parte do DNA/RNA das espécies existentes? 16112020
Sou criacionista de carteirinha e quero conhecer a da.mar.es, sou fã dela.
O Sr entrevistador, não dá para o Sr fazer algumas perguntas dentro do tema e não se intrometer na fala do Pesquisador!?
Sacanagem, criacionista é b.ol.çso.na.li.da.de e da da.mar.es eu quero distância e muita!
Estamos evoluindo para o quê agora? Talvez para o nada.
Deixa o entrevistado falar, pelo amor de Darwin!
Num é 4.6 bilhões mais ou menos a idade da terra?
Excelente tema e explanação.
Mas Celso, chama o Reinaldo José Lopes. Ele é acessível, super gente boa, especialista no tema do darwinismo e católico.
Dá para bater um papo cabeça muitíssimo bom com ele.
Ele é o autor da coluna "Darwin e Deus" na Folha de SP.
Que volta que este senhor fez!
Falou, falou, falou e nada explicou.
Vivemos em um CAOSMOS! 16112020
o nome correto seria adptaçao das expecies ,evoluçao da uma ideia errada.
Darwinismo é só mais uma religião basta ter fé aceitar e acreditar, fim não tem prova nenhuma e nunca terá. Mas perpetuará por muitos tempos. Entrevista fraca cheia de achismos palavras bonitas e muita muita balelas
Não acredito em terra plana e nem acredito em transgênicos. Mas respeito cada um que pensa diferente de mim.Ninguem é dono da razão. Cada um tem razão no seu ponto de vista.