Quando eu vi o personagem de fabio assunção, na novela celebridades, usar a expressão ''bando de Macunaímas'' , fiquei surpreso visto q certamente poucos telespectadores iriam entender a referência.
Cinema nacional é muito rico cinematográficamente. Hoje os campeões de bilheterias não buscam uma linguagem de vanguarda. Mas mesmo assim temos ainda bons filmes sendo produzidos mas com uma grande deficiência na distribuição e financiamento. É importante destacar os documentários, cinema mudo, cinema marginal, "chanchada", cinema novo e outros dentro da cultura audiovisual.
@@XABLAUNATV Porcaria porque voce so assiste porcaria. Se pedir pra citar os 100 filmes com certeza você não sabe e se souber só vai dizer comédia boba globo filmes. Me poupe
Minha professora de literatura passou pra gente no ensino médio, sendo que ela confundiu os filmes na verdade era pra ter passado outro. Resultado, assistimos o filme sem entender o que ele tinha a ver com o assunto 😂
Descobri esse filme semana passada. A estranheza que senti se transformou em amor pelo filme e acabei reassistindo no dia seguinte, coisa que nunca faço. Essa é a obra audiovisual definitiva da Tropicália, do Modernismo e do Antropofagismo ao mesmo tempo (apesar do olhar crítico que admito não ter me ocorrido). Filme gigante!! Fiquei muito feliz de ver esse vídeo porque o encantamento que o filme me causou ainda está fresquinho na minha cabeça. Amo seus ensaios sobre filmes brasileiros, muito obrigado.
Quando você citou o Padre e a Moça, lembrei que achei esse filme de forma aleatória e fiquei hipnotizada, até hoje não sei explicar. Além de ser um filme que utiliza muito o recurso do silêncio.
O filme de fato de o filme não ser muito parecido com outros filmes brasileiros e verdade! Mais o personagem do Macunaima inspirou sim várias atuações de filmes de comédia no Brasil.
Eu ainda lembro de uma galera na faculdade idolatrando Laranja Mecânica por conta dos atributos estéticos, cores e vestimentas espalhafatosas e atuações hilárias, sendo que Macunaíma já tinha feito isso dois anos antes.
É engraçado como muita gente compara esses dois filmes, eu também lembrei de Laranja Mecânica enquanto assistia, nunca soube dizer o porque, mas deve ser algo na estética mesmo.
Livro e filme são fabulosos (nos vários sentidos da palavra, rs). A tua explanação é excelente, parabéns! Embora tds do elenco estejam fantásticos, acho q é preciso salientar q a atuação d Grande Otelo dá a verdadeira dimensão da importância e do imenso talento desse artista; qdo revi o filme na faculdade d Letras, foi esse o aspecto q mais me chamou à atenção: como Otelo brilha, nos momentos em q aparece no filme! Gde abç.
@lucasgabrieldasilva393 Eu só assisti o filme mesmo! Assisti numa aula de português no Ensino Médio. Tanto eu, quanto meus colegas achamos muito estranhos, mas ainda assim, ainda mais com o professor explicando alguns elementos, o filme não saiu da minha cabeça. Agora tenho vontade de ler o livro e assistir de novo.
Nossa, eu amo Macunaíma! Li o livro pela primeira vez há dois anos, mas antes já tinha visto uma adaptação pela companhia de Déborah Colker. Depois tive a sorte de ver esse filme em uma mostra no CCBB, e uma adaptação para o teatro pela Barca dos Corações Partidos. Essa obra não se esgota nunca! E esse filme é realmente especial. Tenho curiosidade de saber como foi a receptividade dele na época, já que foi lançado nos anos de chumbo...
Eu tbm vi uma adaptação pro teatro q me deixou completamente fascinado. Daí assisti ao filme agora e acabei vindo parar aqui. O vídeo do Max é sensacional e ajuda bastante a entender alguns questões do filme. Mas ele é tão rico, q tem ainda muito mais coisas a se debater. Faltou, por exemplo, uma questão cerne da obra, que é a questão racial. A mudança de cor do protagonista é o motor dessa história. Tô curioso demais pra ler o livro agora. Macunaíma é uma obra fundamental pra entender a essência da sociedade brasileira.
eu assiste esse filme na escola, na aula de português. me marcou demais, eu quase fiquei traumatizado hehehe acho que eu tinha uns 13/14 anos. EU DUVIDO se hoje esse filme passa nas escolas, deveria. mas ele é tão maluco que não é todo mundo que entende a complexidade e a historia, tipo tempo histórico mesmo, esse filme é uma aula. mas vai ter pais que vão achar super improprio hahaha pra mim esse filme é daquele tipo que vc so precisa assistir 1x e tá bom, a mensagem já foi dada hahahah
Eu acho que esse comentário é muito infeliz que pessoas que não gostam do cinema brasileiro Existe muitos filmes esquisitos polêmico Império dos Sentidos de 1976 O que é um filme japonês com muitas cenas de sexo outro filme esquisito os 120 dias de Sodoma de pascolini. Esse filme lançado em 1975 chegou a ser proibido no Brasil durante 10 anos então eu vejo muito preconceito com o cinema brasileiro que só tem mulher pelada palavrão entre outros o filme Questão está em décimo lugar dos 100 maiores filmes brasileiros de todos os tempos por isso o presidente Cristão tem que assistir mais conteúdo nacional sobre essa doideira que você falou estamos falando de um filme feito na década de 60 e principalmente a ousadia do Joaquim Pedro de Andrade
Eu amo esse filme! Me causa boa nostalgia, meus 10 primeiros anos de vida. As cenas na Amazônia com a maravilhosa atuação de Grande Otelo, me levam aos meus momentos de infância nos anos 90. A fotografia dele é belíssima.
Filme maravilhoso. Eu li o livro na adolescência, mas esse filme eu vi no início dos anos 2000 na tv5 francesa. É emblemático o respeito q um dos polos do cinema mundial tem por este filme.
Eu tinha 16 anos. Macunaíma estava sendo reapresentado nos cinemas, 10 anos depois de ter sido lançado. Como a professora de português queria que estudássemos o Modernismo, decidimos ver o filme. E lá se foi nosso grupo de nerds. E como nos divertimos! Ficamos maravilhados mesmo.
Vi o filme ontem (24/02/2024), seu vídeo ficou ótimo, estou assistindo os filmes antigos do cinema nacional, esse dias vi Bete Balanço (com Débora Bloch, Diogo Vilela, Lauro Corona, Cazuza e Barão vermelho)
Por enquanto vi 3 minutos do vídeo e cara...que vídeo maravilhoso, sério. Essa introdução contextualizando o Brasil da época ta me instigando muito a assistir vários filmes brasileiros. Fora a edição e narração que são muito boas!
Rapaz que elenco estelar foi esse: Grande Othelo, Paulo José, Milton Gonçalves, Reinaldo Arena, Dina Sfat, Jardel Filho (irreconhecível!), Joana Fomm, Wilza Carla, Hugo Carvana, Myriam Muniz, entre outros.
Que achado essa dissertação hein!? Linda análise e excelente vídeo! Me fez lembrar de muitas coisas interessantes como a semana de arte moderna. Faltou apenas, na minha opnião mensões honrosas aos atores do filme como Paulo José e Dina Sfat. Macunaíma precisa de uma readaptação para os dias de hoje, o herói das redes sociais.
Lembro que tinha 8 anos quando assistir Macunaíma e de como ele grudou na minha mente mesmo sem entender o que aquele filme abordava e sua história contava mas achava tão vibrante o seu método de conta, revendo alguns anos após, atrás uma sensação de clareza sobre o que foi o cinema final dos anos 60 pra início 70 e de como ele conta um pedaço deste nosso Brasil que lidava com uma ditadura fervente nas mãos.... Ps: fico muito feliz quando você traz literaturas nacionais e filme brasileiros formato de vídeo ensaio, adoraria algum dia ver sobre a atriz Sônia braga ( a dama da lotação ou Gabriela e cravo e a canela) ou até as famosas pornochanchada (os setes gatinhos, macho, fêmea & cia)
Na verdade, ele é pode ser definido como um filme antropofágico a la Oswald de Andrade. E é exatamente por não obedecer aos códigos que ele se torna, ainda mais tropicalista e antropófago. Quer maior antropofagia do que devorar o próprio conceito de antropofagia?
Lembro de ter assistido no 3º ano do ensino médio, quando se estuda modernismo na literatura. O próprio professor já tinha falado que o filme era bem "doideira", mas no bom sentido
Há um senso comum, em abordar essa ideia de "O herói sem caráter", no sentido de mau caratismo,quando esse vocábulo esta mais atrelado a falta de característica. Pode_se substituir o sub titulo por "Sem identidade. O livro envereda_se por essa busca( épica,rapsodica) da personagem, por uma identidade.Sem recorrer ao eurocentrismo, O olhar voltado para nossas "Raízes:folclore; nativismo; cancioneirismo popular...É preciso quebrar, romper com a tradição estrangeiristica,senão o novo não virá.
Macunaíma: Mãe, sonhei que caiu o meu dente.
Mãe: É morte de parente.
Macunaíma: Pois é...
Mãe: Urgh!!!! e Morre.
kkkkkkk
Quase 9 anos que vi esse filme e até hoje essa piada funciona.
ri aqui
Kkkkkkkkkk Essa cena é muito boa
Quando eu vi o personagem de fabio assunção, na novela celebridades, usar a expressão ''bando de Macunaímas'' , fiquei surpreso visto q certamente poucos telespectadores iriam entender a referência.
Eu vi Macunaíma quando criança e jamais esqueci do "carne de minha perna", me aterrorizei. Que obra!
Quando minha filha era pequena, eu corria atrás dela gritando essa frase. Ela adorava e morria de rir.
@@thiagocastrosouza2759 ahahahahhaha
ate me arrepiei
Quando eu vi tmb morria de medo de andar sozinho no meio do mato kkkkkkk
Hahahaha que fofa @@thiagocastrosouza2759
Filme de 69, Grande Otelo era um monstro em tela!
Quando eu crescer quero ser igual ao Max (e ter o cabelo dele)
Cinema nacional é muito rico cinematográficamente. Hoje os campeões de bilheterias não buscam uma linguagem de vanguarda. Mas mesmo assim temos ainda bons filmes sendo produzidos mas com uma grande deficiência na distribuição e financiamento. É importante destacar os documentários, cinema mudo, cinema marginal, "chanchada", cinema novo e outros dentro da cultura audiovisual.
Você só pode ser doido pra falar que esse chorume é rico em alguma coisa
@@bananadeguerra4950 Bom pra você seria o quê?
@@bananadeguerra4950 , Cinema nacional é uma porcaria kkkk. DE 100 filmes, 1 é bom e olhe lá.
@@XABLAUNATV Porcaria porque voce so assiste porcaria. Se pedir pra citar os 100 filmes com certeza você não sabe e se souber só vai dizer comédia boba globo filmes. Me poupe
@@XABLAUNATVCinema internacional 1 é bom a cada mil, a diferença é que produzem milhões de vezes mais
Minha professora de literatura passou pra gente no ensino médio, sendo que ela confundiu os filmes na verdade era pra ter passado outro. Resultado, assistimos o filme sem entender o que ele tinha a ver com o assunto 😂
Também assisti no ensino médio... Detestei na época. Porém, revi por conta própria quando estava na faculdade e adorei.
Minha professora também passou no ensino médio não entendi nada.
"Carne de minha perna!!! Que foi, que foi??!!!" Amo esse filme!
Cara, vi outro dia mesmo esse filme, no RUclips tem. É surreal! Macunaíma é o herói as avessas, por isso é brasileiro
Um marco do cinema brasileiro.
Descobri esse filme semana passada. A estranheza que senti se transformou em amor pelo filme e acabei reassistindo no dia seguinte, coisa que nunca faço. Essa é a obra audiovisual definitiva da Tropicália, do Modernismo e do Antropofagismo ao mesmo tempo (apesar do olhar crítico que admito não ter me ocorrido). Filme gigante!! Fiquei muito feliz de ver esse vídeo porque o encantamento que o filme me causou ainda está fresquinho na minha cabeça. Amo seus ensaios sobre filmes brasileiros, muito obrigado.
Faz do mazzaropi e o mindscene dele que é perfeito
Ahhhh
Tão bom rever Grande Otelo, Paulo José, Milton Gonçalves, Dina Sfat... sempre linda.!!!
Quando você citou o Padre e a Moça, lembrei que achei esse filme de forma aleatória e fiquei hipnotizada, até hoje não sei explicar. Além de ser um filme que utiliza muito o recurso do silêncio.
Lembro quando vi esse filme e nem conseguia entender o que estava se passando, aquela cena inicial é igual esses vídeos snuff que rolam na net
O filme de fato de o filme não ser muito parecido com outros filmes brasileiros e verdade! Mais o personagem do Macunaima inspirou sim várias atuações de filmes de comédia no Brasil.
Eu ainda lembro de uma galera na faculdade idolatrando Laranja Mecânica por conta dos atributos estéticos, cores e vestimentas espalhafatosas e atuações hilárias, sendo que Macunaíma já tinha feito isso dois anos antes.
Ambos são bons e clássicos.
É engraçado como muita gente compara esses dois filmes, eu também lembrei de Laranja Mecânica enquanto assistia, nunca soube dizer o porque, mas deve ser algo na estética mesmo.
Que vídeo maravilhoso!! O Brasil tem tanta coisa incrível!
Que aula em Max!! muito bom
Estou amando acompanhar esses vídeos sobre filmes e movimentos do cinema brasileiro. Por favor continue!! ❤
O filme Macunaíma é extremamente moderno
Livro e filme são fabulosos (nos vários sentidos da palavra, rs). A tua explanação é excelente, parabéns! Embora tds do elenco estejam fantásticos, acho q é preciso salientar q a atuação d Grande Otelo dá a verdadeira dimensão da importância e do imenso talento desse artista; qdo revi o filme na faculdade d Letras, foi esse o aspecto q mais me chamou à atenção: como Otelo brilha, nos momentos em q aparece no filme! Gde abç.
"Foi só virar branco, para virar racist4"😂😂😂
@lucasgabrieldasilva393 Eu só assisti o filme mesmo! Assisti numa aula de português no Ensino Médio. Tanto eu, quanto meus colegas achamos muito estranhos, mas ainda assim, ainda mais com o professor explicando alguns elementos, o filme não saiu da minha cabeça. Agora tenho vontade de ler o livro e assistir de novo.
Que delicia ouvir você falar de cinema brasileiro!! 😍
Nossa, eu amo Macunaíma! Li o livro pela primeira vez há dois anos, mas antes já tinha visto uma adaptação pela companhia de Déborah Colker. Depois tive a sorte de ver esse filme em uma mostra no CCBB, e uma adaptação para o teatro pela Barca dos Corações Partidos. Essa obra não se esgota nunca! E esse filme é realmente especial. Tenho curiosidade de saber como foi a receptividade dele na época, já que foi lançado nos anos de chumbo...
Eu tbm vi uma adaptação pro teatro q me deixou completamente fascinado. Daí assisti ao filme agora e acabei vindo parar aqui. O vídeo do Max é sensacional e ajuda bastante a entender alguns questões do filme. Mas ele é tão rico, q tem ainda muito mais coisas a se debater. Faltou, por exemplo, uma questão cerne da obra, que é a questão racial. A mudança de cor do protagonista é o motor dessa história. Tô curioso demais pra ler o livro agora. Macunaíma é uma obra fundamental pra entender a essência da sociedade brasileira.
Amo as análises do Max. Quero ser igual a ele. 🥰😍
grande filme!! Vi na época no meu ensino médio e me marcou, pena ser pouco conhecido
eu assiste esse filme na escola, na aula de português. me marcou demais, eu quase fiquei traumatizado hehehe acho que eu tinha uns 13/14 anos. EU DUVIDO se hoje esse filme passa nas escolas, deveria. mas ele é tão maluco que não é todo mundo que entende a complexidade e a historia, tipo tempo histórico mesmo, esse filme é uma aula. mas vai ter pais que vão achar super improprio hahaha pra mim esse filme é daquele tipo que vc so precisa assistir 1x e tá bom, a mensagem já foi dada hahahah
Maravilha de vídeo! Grato pela aula!
Vídeo excelente! Não deixe de fazer vídeos assim pq dão menos views, por favor! Aqueles que assistem realmente apreciam eles
Seu canal é quase uma aula sobre cinema, parabéns pelo teu trabalho 👏🏽
Vereda Tropical é outra obra sensacional.
Macunaíma é uma das coisas mais doidas que eu já li
Eu acho que esse comentário é muito infeliz que pessoas que não gostam do cinema brasileiro Existe muitos filmes esquisitos polêmico Império dos Sentidos de 1976 O que é um filme japonês com muitas cenas de sexo outro filme esquisito os 120 dias de Sodoma de pascolini.
Esse filme lançado em 1975 chegou a ser proibido no Brasil durante 10 anos então eu vejo muito preconceito com o cinema brasileiro que só tem mulher pelada palavrão entre outros o filme Questão está em décimo lugar dos 100 maiores filmes brasileiros de todos os tempos por isso o presidente Cristão tem que assistir mais conteúdo nacional sobre essa doideira que você falou estamos falando de um filme feito na década de 60 e principalmente a ousadia do Joaquim Pedro de Andrade
Mas esse filme do Macunaíma é bizarro
Eu soube do livro em 2015, em um cursinho popular. Como eu sempre gostei de filmes e odiava ler, eu fui pro filme... Tenho que reve-lo.
Eu amo esse filme! Me causa boa nostalgia, meus 10 primeiros anos de vida. As cenas na Amazônia com a maravilhosa atuação de Grande Otelo, me levam aos meus momentos de infância nos anos 90. A fotografia dele é belíssima.
cara, isso aqui é uma reportagem maravilhosa! deu vontade de assistir de novo
eu amo esse filme! já Assisti várias vezes
Maravilhosa pesquisa e vídeo, Max! Cada video seu quero ver ou rever os filmes. Esse canal é especial!
Gosto muito quando tem cinema nacional e muito interessante sua percepção sobre os filmes brasileiros
Filme maravilhoso. Eu li o livro na adolescência, mas esse filme eu vi no início dos anos 2000 na tv5 francesa. É emblemático o respeito q um dos polos do cinema mundial tem por este filme.
Excelente vídeo!
Macunaíma é um grande clássico do cinema brasileiro
Maravilhosa análise Max! Não vi o filme mas agora quero ver.
Que top, Max falou desse filme. Eu amo demais o Macunaíma e o Grande Otelo 🎉
Eu tinha 16 anos. Macunaíma estava sendo reapresentado nos cinemas, 10 anos depois de ter sido lançado. Como a professora de português queria que estudássemos o Modernismo, decidimos ver o filme. E lá se foi nosso grupo de nerds. E como nos divertimos! Ficamos maravilhados mesmo.
Análise excelente! Parabéns, Max
Vi o filme ontem (24/02/2024), seu vídeo ficou ótimo, estou assistindo os filmes antigos do cinema nacional, esse dias vi Bete Balanço (com Débora Bloch, Diogo Vilela, Lauro Corona, Cazuza e Barão vermelho)
Lindo video! Muito obrigado por essa jóia!
Excelente análise! 👏👏👏
Filmes assistidos na escola: Macunaíma, A hora da estrela e A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água 😂😂😂😂
Assisti esse ótimo filme na época da faculdade. Seria ótimo que estivesse disponível em algum streaming.
Lindo, Max! Que bom que você trouxe O Macunaíma para este canal!
Por enquanto vi 3 minutos do vídeo e cara...que vídeo maravilhoso, sério. Essa introdução contextualizando o Brasil da época ta me instigando muito a assistir vários filmes brasileiros. Fora a edição e narração que são muito boas!
Muito obrigado pelo vídeo!
Com certeza este esta no meu top 10 de nacionais
Parabéns pelo vídeo, muito bom retratar o cinema nacional
Esse Filme maravilhoso.
Rapaz que elenco estelar foi esse: Grande Othelo, Paulo José, Milton Gonçalves, Reinaldo Arena, Dina Sfat, Jardel Filho (irreconhecível!), Joana Fomm, Wilza Carla, Hugo Carvana, Myriam Muniz, entre outros.
Mais uma análise espetacular produzida por Max e grandiosa equipe! 🎉
Essa obra-prima do Joaquim Pedro de Andrade é muito atual sendo esse filme maravilhoso e fiel ao livro de Mário de Andrade
Adorei, obrigada!!
Escutando sobre tropicalismo vem uma pergunta, Jojo bizarres adventure (principalmente parte 4 e parte 5) pode ser considerado uma obra tropicalista?
Ótimo vídeo. Parabéns
Saudades dos vídeos desse canal.
Deu até vontade de ver. Obg kra
Que achado essa dissertação hein!? Linda análise e excelente vídeo! Me fez lembrar de muitas coisas interessantes como a semana de arte moderna. Faltou apenas, na minha opnião mensões honrosas aos atores do filme como Paulo José e Dina Sfat. Macunaíma precisa de uma readaptação para os dias de hoje, o herói das redes sociais.
Vídeo seu é bom demais, meu nobre
Lembro que tinha 8 anos quando assistir Macunaíma e de como ele grudou na minha mente mesmo sem entender o que aquele filme abordava e sua história contava mas achava tão vibrante o seu método de conta, revendo alguns anos após, atrás uma sensação de clareza sobre o que foi o cinema final dos anos 60 pra início 70 e de como ele conta um pedaço deste nosso Brasil que lidava com uma ditadura fervente nas mãos....
Ps: fico muito feliz quando você traz literaturas nacionais e filme brasileiros formato de vídeo ensaio, adoraria algum dia ver sobre a atriz Sônia braga ( a dama da lotação ou Gabriela e cravo e a canela) ou até as famosas pornochanchada (os setes gatinhos, macho, fêmea & cia)
Excelente vídeo, max
E vale dizer que esse monte de experimentação encaixa na maior parte do tempo.
Tem uma coesão em tudo isso, parece a mesma obra.
valeu max por mais um vídeo
Melhor filme nacional. PONTO!
uma coisa que eu interpreto do final é que o protagonista recebe uma punição por varios de seus atos
Macunaíma é maravilhoso!
Valeu Macunaíma é demais
não faz muito tempo que assisti alguns trechos de Macunaíma e estava pensando sobre as particularidades que o longa carrega.
Adoro os vídeos sobre o cinema nacional, incrível👏👏
Muito bom ! Só me pergunto quem (e como) seria esse novo herói brasileiro que o autor do filme falou !
Filmaço. Top 10
Na verdade, ele é pode ser definido como um filme antropofágico a la Oswald de Andrade. E é exatamente por não obedecer aos códigos que ele se torna, ainda mais tropicalista e antropófago. Quer maior antropofagia do que devorar o próprio conceito de antropofagia?
A imagem é tão boa pra um filme velho
Eu adoro esse filme, acho legal vc falar do cinema nacional 😊
O livro do Mário é um troço genial. Irretocável. Já a adaptação... Diluição (tropicalista) total da obra-prima do Mário. Filme bem superestimado.
"No fundo do mato virgem nasceu Macunaíma.." Eu li o livro e assisti ao filme, quando adolescente, há uns 14/15 anos.
Faz um vídeo sobre pixote
Fico pensando uma releitura no estilo animação.
Lembro de ter assistido no 3º ano do ensino médio, quando se estuda modernismo na literatura. O próprio professor já tinha falado que o filme era bem "doideira", mas no bom sentido
Um dos maiores filmes brazukas
Meses de Macunaíma
Precisamos fazer
Há um senso comum, em abordar essa ideia de "O herói sem caráter", no sentido de mau caratismo,quando esse vocábulo esta mais atrelado a falta de característica. Pode_se substituir o sub titulo por "Sem identidade. O livro envereda_se por essa busca( épica,rapsodica) da personagem, por uma identidade.Sem recorrer ao eurocentrismo, O olhar voltado para nossas "Raízes:folclore; nativismo; cancioneirismo popular...É preciso quebrar, romper com a tradição estrangeiristica,senão o novo não virá.
filme da minha vida melhor filme
Nem quero! Passo longe disso!
Super Outro (1989) é um filme que de certa forma parece com Macunaíma
Li em HÁ, facin, faxina.
Quando eu assisti esse filme a primeira vez sai dele com uma sensação tô ruim com esse final kkkkkkkkkkkk
Bom video. 👍
faz tempo que assisti esse filme
Eu adoro que em cobras e lagartos o foguinho foi muito baseado em macunaíma
Nossa senhora do céu
Foi graças ao livro do célebre Mario de Andrade.