Mas não dá pra negar que a sincronia entre VÁRIAS partes de The Dark Side of the Moon e O Mágico de OZ são fascinantes. Como a cena da Dorothy olhando para cima de um lado para o outro ao mesmo instante que tem um som de avião na música, acompanhando o movimento. Ou a música "Money" começar bem na hora que o filme fica colorido quando ela chega em Oz.
Podem desmentir a vontade, mas tem coincidências demais na relação dos 2... principalmente que vc tem que começar o álbum após o rugido do leão, algo muito específico kkk. E honestamente eu acabei gostando mais tanto do filme quanto do álbum depois de assisti-los em sincronia
Sem falar a propria capa de the dark side of the moon! Um prisma transformando a luz em um arco iris, lembra muito a dorothy saindo da vida em preto e branco dela pra oz, com tudo colorido e tal
Eu fico até pensando, se eles fizeram essas músicas inspiradas em O Mágico de Oz, duvido muito que admitiriam. Tanto pra manter o mistério, quanto pra evitar processos rs.
Se a gente parar para pensar, tem vários filmes (principalmente da década de 30/40/50) com bastidores horrorosos. Entre eles, “E o vento levou” tb dirigido pelo Fleming e do mesmo ano, “Os pássaros” do Hitchcock, “Apocalipse Now” do Copolla… mas como bem apontado no vídeo: a essência otimista e doce do filme é quebrada com essas histórias macabras e eu acho que a gente tem sim um fascínio sobre a questão do “fim da inocência”. É só ver o surto que tivemos quando descobrimos as “mensagens subliminares” dos filmes da Disney kkkkkkkkkk. Me lembro que no início dos anos 2000 estava cheio de blogs e de páginas do Orkut que mostravam que desenhos como “A pequena sereia”, “Cinderela”, etc… estavam cheios de mensagens “diabólicas” e todo mundo adorava ler e comentar sobre isso. Parece que sempre estamos procurando “azedar o que é doce” (apesar de tantas histórias como as de “Oz” serem reais).
Eu tenho o mesmo sentimento com “Cantando na chuva”. Eu amava tanto esse filme, achava tão otimista que hj sabendo as histórias de bastidores não consigo mais ver com bons olhos o filme
@@jorgesabia2086O Gene Kelly era bem opressor nos bastidores, tratava todo mundo muito mal, principalmente a Debbie Reynolds. E teve uma cena que eles gravaram 40 vezes e ela saiu com os pés sangrando.
Pior que algumas coisas são muitos sicronizadas, e como eu vi em um comentário de um vídeo sobre isso; "Uma coincidência é normal, duas eu já fico desconfiado, agora três é demais." Um sábio kkkkkkkkk
O filme O pássaro azul, da mesma época com a Shirley Trmple, trazia a mesma mensagem sobre o lar que O mágico de Oz. Eu nunca tinha parado pra pensar nisso. Assisti muito O pássaro Azul na infância. Se puder, um dia faz um vídeo sobre ele por favor.
Eu sei q é uma opinião meio polêmica, mas eu prefiro O Pássaro Azul do q o Mágico de Oz. Amo a profundidade das metáforas dql filme, eles encontrando os avós falecidos terra da memória, aquele lugar no céu onde ficam as crianças antes de nascer, etc. Pena q hoje em dia quase ninguém conhece esse filme
Mais um daqueles vídeos que eu estava precisando mas não fazia ideia disso.. excelente conteúdo. Obrigado Max e continue com todo esse seu profissionalismo impecável!
Acho que essa subversão só enriquece ainda mais a obra. Eu mesmo só fiquei interessado na obra depois de assistir vários vídeos sobre esse "Lado Sombrio".
Adorei o texto, coincidentemente hj fui procurar sobre o livro na internet e caí na páginas sobre os bastidores, até me perguntei pq tô lendo mais uma vez sobre os bastidores se quero saber sobre o livro rsrs. Foi justamente o que vc falou, a gente fica fascinado por esse lado sombrio da obra .
Eu não sou muito fã de musical, mas este filme é meu preferido até hoje. E eu também li o livro e fiquei "chocado" com os elementos da história que não são nada fofas sem comparados ao filme. Muito bom o teu vídeo.
Eu vi o filme enquanto criança. Um filme longo, uma história com cenas "assustadoras" para uma criança, como o furacão do início, a bruxa verde e feia e malvada, a casa caindo sobre a bruxa boazinha (que dó), a perseguição dos macacos voadores. Mas havia sobretudo muito encanto: a transição do pretro-e-branco para o colorido, para contar a história da fantasia seduzindo mais do que a realidade sem cor, a solidariedade e o companherismo entre Dorothy e os três companheiros de viagem/aventura, a busca pela esperança representada pela cidade Esmeralda e o poder charlatão do "mágico" de Oz, a reveladora identificação dos personagens serem a personificação dos tios e pessoas com que se relacionava na vida real (e concluir que aqueles personagens deixados para trás na verdade estavam e continuarão presentes em sua vida), e por fim, a lição que toda criança deve aprender com o filme: que é só uma estória, mas que os sonhos nos inspiram e servem para alguma coisa, que aprendemos com eles, até mesmo que tudo o que precisamos para realizar nossos desejos está conosco o tempo todo, só não enxergamos isso antes!
Nossa Max, esse vídeo superou em muito minhas expectativas, sempre assisto os seus vídeos por gostar do seu conteúdo mas esse vídeo prendeu minha atenção do início ao fim. Pra mim um dos melhores vídeos do canal até agora, parabéns mesmo cara, é muito sincero 👏👏👏
Eu também 💖 sou muito apaixonado pelos dois filmes, e gosto de acreditar que realmente é uma história única, mesmo sendo com atrizes diferentes kajsjaja o filme de 1939 é muito lindo e inspirador, eu assisto sempre
Esse filme é um dos meus favoritos. Devo ter visto desenas de vezes, e me encantou desde que tinha cinco ou seis anos. Um dos poucos filmes que assisti quando criança e, entao, adulto, revi e não decepcionou!
Meu primeiro contato com Mágico de Oz foi uma peça de teatro muito simples na cidade de Naviraí, Mato Grosso do Sul. Mas lembro de ficar maravilhado com a história. Li o livro já adulto e assisti o filme recentemente e são perfeitos.
Vi esse filme pela primeira com 8 anos, na sessão da tarde, nos anos 80, nunca esqueci, com a popularização de Dvds, até comprei o filme. Kkk gosto ate hoje, com meus 50 anos.
Muito coerente e necessária sua análise. Gostei muito, pois, não parece algo sensacionalista e muito menos, a crítica pela crítica. E, nos faz refletir sobre inúmeras situações
Que vídeo lindo e bem detalhado sobre este clássico mágico. Mesmo depois de tantos anos, esse filme ainda consegue trazer novas histórias e inspirações. Ele é exatamente isso, sombrio e encantador.
Parabéns, Max, seu trabalho e sua pesquisa são fantásticos! Quando pequena, assisti muitas vezes o Mágico de OZ (1939) pela TV. Eu já o achava meio perturbador e encantador ao mesmo tempo. Quando assisti, também pela TV, o O Mundo Fantástico de OZ (1985), esse sim me deu muito medo e não gostei. Mas olhando pela perspectiva de que ele seguiu o lado mais perturbador do texto original, fiquei com vontade de rever. Talvez eu continue não gostando, mas vou arriscar. E ainda me fez lembrar da lenda urbana sobre o Pink Floyd e o filme de 1939. Simplesmente sensacional!
Assistir esse filme com the Dark side of the moon é uma super trip! Vejo a mesma transformação na animação da Alice no país das maravilhas, ganhando até as versões do Burton. Parabéns pelo canal!
E ainda tem que falar sobre a "alegoria monetária sobre o padrão bimetalico ouro×prata nos Estados Unidos" de Hugh Rockoff, e sobre "a parábola do populismo" de Henry Littlefield...
@lincolnpereiradeoliveira6948 é interessante tambem que esse filme popularizou um cliche que vemos em filmes e series de que sempre tem alguem por tras de tudo maquinando por trás das cortinas esse alguem sempre é do alto escalão de algum tipo de governo não sei se tiveram outras obras antes dessa que fizeram isso se tiver me avisem
Max, só uma ressalva: o pássaro foi inserido digitalmente, após a tecnologia permitir esse tipo de inserção: mas a versão original do filme, é possível ver um corpo pendurado na árvore. Inclusive há um vídeo no RUclips mostrando essa comparação.
Outra curiosidade tensa do filme é que a Judy era constantemente assediada por alguns atores que faziam os anões de Oz. Levantavam a saia dela, passavam a mão… a pobrezinha realmente penou, sem contar que a mãe dela era extremamente abusiva.
Coincidência, li o livro do Magico de Oz pela primeira vez dias atrás kkkkk adoro a história, amo a Judy e me entristece tudo o que aconteceu com ela e com os outros atores nos bastidores.
@@manud.4829 A impressão que tive lendo foi que o livro quis me dizer mais do que tava explicito ali. O uso das cores, alguns diálogos e acontecimentos... O autor deixou algumas coisas entrelinhas, acredito.
@@digodovoxelofc Na verdade 'O mágico de Oz" faz parte de uma saga chamada 'Terra de Oz' que tem MUITOS livros escritos por autores diferentes. O primeiro é o do Mágico, recomendo bastante ler pelo menos esse caso goste da história.
Só pra somar ao quadro de curiosidades q rondeiam o magico de oz: anos atras, sempre q virava o ano q terminava o show da virada... o filme tapa buraco pra preencher a programação de madrugada... era o mágico de oz.
São mais 60 livros com o tema de Oz sendo 14 escritos por L Frank Baum. Imagino que uma serie para TV ou cinema duraria anos para cobrir tanto material original criado sobe esse mundo mágico.
Max ,faz um vídeo sobre o filme "a Lenda"de Ridley scott. É um filme que poderia ter se saído melhor no enredo, mas o diretor teve medo de ousar. Mesmo ganhando um status cult,o filme é considerado meio vago apesar de muito bonito estéticamente.
Gostei demais, mas... Acho que ficou faltando mencionar Goodbye Yellow Brick Road, de Elton John, com letra do Bernie Taupin. Já vi entrevista do Taupin, em que ele diz que a letra é sobre a exploração do artista pela indústria do entretenimento, o que seria mais uma estranha coincidência com o que aconteceu nos bastidores do filme. You know you can't hold me forever I didn't sign up with you I'm not a present for your friends to open This boy's too young to be singing The blues, ah, ah E a letra vai por aí. Nem sei se o Bernie Taupin tinha noção na época (1973) de tudo que tinha acontecido no filme. Talvez, por ser o grande letrista que é, tenha tido a percepção de que a estrada dos tijolos amarelos possuía esse lado sombrio, que ele descreve e que inspirou a música do Elton John. Como a sua análise enfocou tanto esse aspecto, Max, eu e minha esposa tivemos a mesma sensação: ué, cadê a menção à música do Elton Jonh? Mas parabéns por fazer uma análise tão inspirada, que remeteu imediatamente a uma das minhas músicas favoritas da dupla John/Taupin.
Sobre a sincronia com Dark Side, não é uma lenda urbana. Existe tantas sincronia. Como isso foi feito eu não sei, mas afirmo que existe porque já assisti o filme junto com o disco. Salte o disco no último rugido do leão.
Eu acho este filme um clássico maravilhoso e realmente otimista eu amo saber informações e curiosidades sim é importante saber detalhes do filme sem esquecer a essência positiva que ele nos faz lembrar obrigada por esse vídeo e eu tenho um canal recentemente criador aqui no RUclips chamado Carina Lucky e o Fórum das estrelas quem quiser conferir fique a vontade ✌️✌️✌️👏👏
Toda a mistica do Mágico de Oz vem do fato que a obra aponta para o gnosticísmo, fora uma série de simbologias (tanto livro, quanto filmes) que referênciam temas chaves de religiões de mistério.
Assim como as pessoas ignoram o fato de haverem influências cristãs em muitas obras (tal qual Tokien) fecha-se os olhos para as influências gnosticas de outras obras, como Alice e o Mágico de Oz.
Achei que ia citar também a versão da Dorothy na Graphic Novel "Lost Girls", do Alan Moore e Melinda Gebbie. Ali sim acaba com a infância de qualquer um...
Tem coisas da cultura universal que são assustadoras mesmo sem intenção. Mágico de Oz tá na mesma casa da musiquinha Se essa Rua Fosse Minha. Fofo mas assustador.
Sabe parando para pensar agora porque nunca fizeram adaptações dos outros livros? Quero dizer é sempre o primeiro livro e os outros livros ficam sempre na sombra sendo que tem outras historias e personagens, e o mais engraçado é que toda fez que vão fazer alguma coisa com O Mágico de Oz eles usam sempre a versão do filme.
Eu tenho um sentimento parecido em relação aos palhaços. Parece que os palhaços viraram simbolos de terror ou algo sombrio. Dá pra pensar em um monte de filmes de terror com palhaços.
Sobre o munchkin pendurado, acredito que houve um equívoco na hora de explicar a história: não tem a ver com a resolução do home video, mas com uma montagem mesmo postada no RUclips ruclips.net/video/3Cqqd_3Tb-A/видео.htmlsi=d-kQMrIs24tgYuro
Verdades precisam ser ditas e reveladas! Ninguém é criancinha a vida inteira para viver enganado num mundo perverso, disfarçado de paraíso. Não sabia dessas histórias de bastidores e o que mais me revoltou foram os abusos que Judy Garland sofreu durante essa produção. Na minha opinião, algo que deveria ter sido levado à justiça, e um processo contra os responsáveis, deveria ter ocorrido.
è claro que é um filme sombrio e tem uma energia pesada e negativa, muita bruxaria exposta p/ o mundo infantil, os filmes infantis, são todos tenebrosos, sítio do pia-pau-amarelo, é tb assustador o caso da cuca do sacy, os habitantes das matas que os pequenos tem medo, Alice no país das maravilhas tb, a menina cai nun buraco sem fim e vai encontrar todo tipo de figura, a Doroty foi explorada como atriz, ao máximo, não sei tinha já os direitos das crianças. não deviam terem feito dela um grande lucro p/ o cinema, a Alice das maravilhas foi mais explorada na vida real, já que autor do livro abusava da pequena, e no lançamento do livro, a família de Alice não participou, já que tudo já tinha vindo á tona, não sei se ela teve sua parte nos direitos autorais, do livro e do filme. que até hoje vende. Todos os atores mirins, são super explorado, tanto pela a família, como pelo o filme, novela e musica, e o juízado de menores deve ficar atento a isso, e só podem fazer este tipo de trabalho com autorização do juíz. pq a família, quer mesmo é faturar.
Teriam "as cabeças decepadas, mas ainda vivas" servido de inspiração ao músico e artista multimídia David Byrne, como nome de batismo para sua banda, os Talking Heads?
Quando eu era adolescente eu já sabia que era gay . Uma vez fui nadar na lagoa do Abaeté , e conheci um cala lá . Começamos a conversar e no assunto eu disse a ele que gostava desse filme . Ele disse que ele era o mágico de Oz. Comecei a rir , e perguntei a ele que mágica ele fazia . Ele disse que sabia esconder o peixe . Alguns minutos depois eu estava com ele todo encaixado em mim . 🤤🤤🤤🤤🤤
Além de tudo isso o filme ja vi um artigo q diz q o mágico de oz faz alusão ao nossos dias, o mundo dos influencers. A Doroth uma garota comum chega nesse mundo por coincidência mata uma bruxa sem querer. E o povo rapidamente transforma ela numa heroina e ganha status de influenciadora
Mas não dá pra negar que a sincronia entre VÁRIAS partes de The Dark Side of the Moon e O Mágico de OZ são fascinantes. Como a cena da Dorothy olhando para cima de um lado para o outro ao mesmo instante que tem um som de avião na música, acompanhando o movimento. Ou a música "Money" começar bem na hora que o filme fica colorido quando ela chega em Oz.
Podem desmentir a vontade, mas tem coincidências demais na relação dos 2... principalmente que vc tem que começar o álbum após o rugido do leão, algo muito específico kkk. E honestamente eu acabei gostando mais tanto do filme quanto do álbum depois de assisti-los em sincronia
Sem falar a propria capa de the dark side of the moon! Um prisma transformando a luz em um arco iris, lembra muito a dorothy saindo da vida em preto e branco dela pra oz, com tudo colorido e tal
Eu fico até pensando, se eles fizeram essas músicas inspiradas em O Mágico de Oz, duvido muito que admitiriam. Tanto pra manter o mistério, quanto pra evitar processos rs.
Me faz pensar nas atrocidades pelas quais os artistas passam pra enriquecer as Produtoras e cair no esquecimento.
Se a gente parar para pensar, tem vários filmes (principalmente da década de 30/40/50) com bastidores horrorosos. Entre eles, “E o vento levou” tb dirigido pelo Fleming e do mesmo ano, “Os pássaros” do Hitchcock, “Apocalipse Now” do Copolla… mas como bem apontado no vídeo: a essência otimista e doce do filme é quebrada com essas histórias macabras e eu acho que a gente tem sim um fascínio sobre a questão do “fim da inocência”. É só ver o surto que tivemos quando descobrimos as “mensagens subliminares” dos filmes da Disney kkkkkkkkkk. Me lembro que no início dos anos 2000 estava cheio de blogs e de páginas do Orkut que mostravam que desenhos como “A pequena sereia”, “Cinderela”, etc… estavam cheios de mensagens “diabólicas” e todo mundo adorava ler e comentar sobre isso. Parece que sempre estamos procurando “azedar o que é doce” (apesar de tantas histórias como as de “Oz” serem reais).
Esse filme é tão lindo, mágico e encanta tanto, amo a estética dele. Uma pena que os bastidores é tão horrível, um dos piores que já vi ):
Eu tenho o mesmo sentimento com “Cantando na chuva”. Eu amava tanto esse filme, achava tão otimista que hj sabendo as histórias de bastidores não consigo mais ver com bons olhos o filme
@@rafinhanv2, quais são as histórias de bastidores de Cantando na chuva?
@@jorgesabia2086também quero saber.
@@jorgesabia2086O Gene Kelly era bem opressor nos bastidores, tratava todo mundo muito mal, principalmente a Debbie Reynolds. E teve uma cena que eles gravaram 40 vezes e ela saiu com os pés sangrando.
@@camilapiucopreve2183 , Putz! Não sabia nada disso. Obrigado!
Meeeuuuu... A sincronização do Pink Floyd com o filme é surreal, e um deleite, sendo lenda urbana ou não. Ahahahahaaaaaa adoro!
Eu lembro que vi esse filme no VHS quando tinha uns 7 anos, mas nem imaginava que os bastidores era tão bizarro assim. Todos sofreram, sem exceção.
O lance do álbum do Pink Floyd sincronizar com o filme só pode ter sido descoberto por alguém muito, mas muito chapado e com tempo livre kkkkk
Pior que algumas coisas são muitos sicronizadas, e como eu vi em um comentário de um vídeo sobre isso; "Uma coincidência é normal, duas eu já fico desconfiado, agora três é demais." Um sábio kkkkkkkkk
@@gatodechapeu739 sim mano, eu só fico imaginando o contexto dessa descoberta kkkk
@@carljohnsonmv kkkkkkkk eu também... os fãs do Pink Floyd são os melhores e mais loucos também kkkkkk
@@gatodechapeu739 disso não tenho dúvidas kkkkk
O filme O pássaro azul, da mesma época com a Shirley Trmple, trazia a mesma mensagem sobre o lar que O mágico de Oz. Eu nunca tinha parado pra pensar nisso. Assisti muito O pássaro Azul na infância. Se puder, um dia faz um vídeo sobre ele por favor.
Eu sei q é uma opinião meio polêmica, mas eu prefiro O Pássaro Azul do q o Mágico de Oz. Amo a profundidade das metáforas dql filme, eles encontrando os avós falecidos terra da memória, aquele lugar no céu onde ficam as crianças antes de nascer, etc. Pena q hoje em dia quase ninguém conhece esse filme
Max será que algum dia vc fará um vídeo dedicado ao Wes Anderson? Fica aqui a dica. Que seu canal continue crescendo
Mais um daqueles vídeos que eu estava precisando mas não fazia ideia disso.. excelente conteúdo. Obrigado Max e continue com todo esse seu profissionalismo impecável!
Bastidores dele foi tenso demais.
Também já ouvi falar
Acho que essa subversão só enriquece ainda mais a obra. Eu mesmo só fiquei interessado na obra depois de assistir vários vídeos sobre esse "Lado Sombrio".
Adorei o texto, coincidentemente hj fui procurar sobre o livro na internet e caí na páginas sobre os bastidores, até me perguntei pq tô lendo mais uma vez sobre os bastidores se quero saber sobre o livro rsrs. Foi justamente o que vc falou, a gente fica fascinado por esse lado sombrio da obra .
Eu não sou muito fã de musical, mas este filme é meu preferido até hoje. E eu também li o livro e fiquei "chocado" com os elementos da história que não são nada fofas sem comparados ao filme. Muito bom o teu vídeo.
Eu vi o filme enquanto criança. Um filme longo, uma história com cenas "assustadoras" para uma criança, como o furacão do início, a bruxa verde e feia e malvada, a casa caindo sobre a bruxa boazinha (que dó), a perseguição dos macacos voadores. Mas havia sobretudo muito encanto: a transição do pretro-e-branco para o colorido, para contar a história da fantasia seduzindo mais do que a realidade sem cor, a solidariedade e o companherismo entre Dorothy e os três companheiros de viagem/aventura, a busca pela esperança representada pela cidade Esmeralda e o poder charlatão do "mágico" de Oz, a reveladora identificação dos personagens serem a personificação dos tios e pessoas com que se relacionava na vida real (e concluir que aqueles personagens deixados para trás na verdade estavam e continuarão presentes em sua vida), e por fim, a lição que toda criança deve aprender com o filme: que é só uma estória, mas que os sonhos nos inspiram e servem para alguma coisa, que aprendemos com eles, até mesmo que tudo o que precisamos para realizar nossos desejos está conosco o tempo todo, só não enxergamos isso antes!
Qualquer bastidor tem sua dose de toxidade. Ainda mais naqueles primórdios. O filme é uma obra prima.
Que vídeo MARAVILHOSO!!! Parabéns pelo trabalho impecável!!!
Nossa Max, esse vídeo superou em muito minhas expectativas, sempre assisto os seus vídeos por gostar do seu conteúdo mas esse vídeo prendeu minha atenção do início ao fim. Pra mim um dos melhores vídeos do canal até agora, parabéns mesmo cara, é muito sincero 👏👏👏
Eu gosto muito dos filmes dessa época, especialmente o mágico de oz
O mágico de Oz é um dos maiores clássicos do cinema não é infantil, não é adulto nem jovem, é para todas as idades. Excelente filme.
Eu amo esse filme, e amo a "continuação" da década de 80 tbm.
Eu também 💖 sou muito apaixonado pelos dois filmes, e gosto de acreditar que realmente é uma história única, mesmo sendo com atrizes diferentes kajsjaja o filme de 1939 é muito lindo e inspirador, eu assisto sempre
Quem tá jogando Lies of P tá bastante ansioso pela DLC que vai ser do mágico de Oz e só desse vídeo da pra gente imaginar oq vem de bizarro por aí!
Esse filme é um dos meus favoritos. Devo ter visto desenas de vezes, e me encantou desde que tinha cinco ou seis anos. Um dos poucos filmes que assisti quando criança e, entao, adulto, revi e não decepcionou!
Meu primeiro contato com Mágico de Oz foi uma peça de teatro muito simples na cidade de Naviraí, Mato Grosso do Sul. Mas lembro de ficar maravilhado com a história. Li o livro já adulto e assisti o filme recentemente e são perfeitos.
Acho ótimo qdo vc traz um clássico como tema
Já fez um vídeo sobre a abertura de "a marca da maldade"?
Merece um especial
Vi esse filme pela primeira com 8 anos, na sessão da tarde, nos anos 80, nunca esqueci, com a popularização de Dvds, até comprei o filme. Kkk gosto ate hoje, com meus 50 anos.
Que coincidência, eu ontem mesmo reassisti este filme e comecei a ler o livro.
legal
Um pouco de ponderação! Muito bom!
Muito coerente e necessária sua análise. Gostei muito, pois, não parece algo sensacionalista e muito menos, a crítica pela crítica. E, nos faz refletir sobre inúmeras situações
Só a música principal já gerou várias versões. Clássico absoluto.
No Canal Guilherme Analisa ele faz uma análise do roteiro, de como ele parece ser invertido.
Vale a pena conferir. Aquilo sim é sombrio.
Que vídeo lindo e bem detalhado sobre este clássico mágico. Mesmo depois de tantos anos, esse filme ainda consegue trazer novas histórias e inspirações. Ele é exatamente isso, sombrio e encantador.
Parabéns, Max, seu trabalho e sua pesquisa são fantásticos! Quando pequena, assisti muitas vezes o Mágico de OZ (1939) pela TV. Eu já o achava meio perturbador e encantador ao mesmo tempo. Quando assisti, também pela TV, o O Mundo Fantástico de OZ (1985), esse sim me deu muito medo e não gostei. Mas olhando pela perspectiva de que ele seguiu o lado mais perturbador do texto original, fiquei com vontade de rever. Talvez eu continue não gostando, mas vou arriscar. E ainda me fez lembrar da lenda urbana sobre o Pink Floyd e o filme de 1939. Simplesmente sensacional!
Excelente vídeo! Os detalhes trabalhistas são realmente assustadores.
Assistir esse filme com the Dark side of the moon é uma super trip! Vejo a mesma transformação na animação da Alice no país das maravilhas, ganhando até as versões do Burton. Parabéns pelo canal!
Tem que entender que o mágico de oz é produto da sua época, tem todo tipo de situação que temos que criticar sim para que não se repita.
Também há uma relação entre o filme "Zardoz" e o mágico de Oz (o livro). Não sei se você já fez um vídeo sobre Zardoz. Seria interessante.
E ainda tem que falar sobre a "alegoria monetária sobre o padrão bimetalico ouro×prata nos Estados Unidos" de Hugh Rockoff, e sobre "a parábola do populismo" de Henry Littlefield...
@lincolnpereiradeoliveira6948 é interessante tambem que esse filme popularizou um cliche que vemos em filmes e series de que sempre tem alguem por tras de tudo maquinando por trás das cortinas esse alguem sempre é do alto escalão de algum tipo de governo não sei se tiveram outras obras antes dessa que fizeram isso se tiver me avisem
Faz o vídeo do mágico de oz mágico e poderoso dirigido pelo Sam Raimi é muito massa
Que triste ver que uma história de amor e amizade foi desenvolvida num cenário tão cruel e punitivo!!😞😞 😥😥
que vídeo maravilhoso! muito bem escrito, muitas reflexões que eu nunca tinha pensado ou ouvido sobre. obrigada e parabéns, Max!!!
Se quiser, fala sobre o filme FRICKS, que considero uma obra-prima.
Max, só uma ressalva: o pássaro foi inserido digitalmente, após a tecnologia permitir esse tipo de inserção: mas a versão original do filme, é possível ver um corpo pendurado na árvore. Inclusive há um vídeo no RUclips mostrando essa comparação.
👍
Outra curiosidade tensa do filme é que a Judy era constantemente assediada por alguns atores que faziam os anões de Oz. Levantavam a saia dela, passavam a mão… a pobrezinha realmente penou, sem contar que a mãe dela era extremamente abusiva.
Eu que agradeço por esse vídeo. Muito bom! ❤
Coincidência, li o livro do Magico de Oz pela primeira vez dias atrás kkkkk adoro a história, amo a Judy e me entristece tudo o que aconteceu com ela e com os outros atores nos bastidores.
Tenho o livro também. E ele me passa um "ocultismo" tão forte quanto o filme, mas não no sentido ruim. Só desperta o Inconsciente mesmo. rsrs
@@manud.4829 A impressão que tive lendo foi que o livro quis me dizer mais do que tava explicito ali. O uso das cores, alguns diálogos e acontecimentos... O autor deixou algumas coisas entrelinhas, acredito.
não sabia do livro sei que tem um desenho animado
@@digodovoxelofc Na verdade 'O mágico de Oz" faz parte de uma saga chamada 'Terra de Oz' que tem MUITOS livros escritos por autores diferentes. O primeiro é o do Mágico, recomendo bastante ler pelo menos esse caso goste da história.
Faltou citar as versões mudas que vieram antes do filme de 1939. O livro e o filme praticamente nascem junto com o cinema.
Muito boas essas suas análises
Só pra somar ao quadro de curiosidades q rondeiam o magico de oz: anos atras, sempre q virava o ano q terminava o show da virada... o filme tapa buraco pra preencher a programação de madrugada... era o mágico de oz.
Texto MONSTRUOSO Max!
Os bastidores não deixa o filme pior, deixa Hollywood pior.
02:50 tudo poderia ter se resolvido se uma certa pessoa dissesse pra Dorothy que fazendo isso ela voltava pra casa dez do início.
São mais 60 livros com o tema de Oz sendo 14 escritos por L Frank Baum. Imagino que uma serie para TV ou cinema duraria anos para cobrir tanto material original criado sobe esse mundo mágico.
Max ,faz um vídeo sobre o filme "a Lenda"de Ridley scott. É um filme que poderia ter se saído melhor no enredo, mas o diretor teve medo de ousar. Mesmo ganhando um status cult,o filme é considerado meio vago apesar de muito bonito estéticamente.
muito bom o roteiro do vídeo!!
Que vídeo lindo 👏🏾😍,parabéns Max
Que maximo maia um video do EP! ❤❤
faz um video falando sobre a techncolor
Gostei demais, mas... Acho que ficou faltando mencionar Goodbye Yellow Brick Road, de Elton John, com letra do Bernie Taupin. Já vi entrevista do Taupin, em que ele diz que a letra é sobre a exploração do artista pela indústria do entretenimento, o que seria mais uma estranha coincidência com o que aconteceu nos bastidores do filme.
You know you can't hold me forever
I didn't sign up with you
I'm not a present for your friends to open
This boy's too young to be singing
The blues, ah, ah
E a letra vai por aí. Nem sei se o Bernie Taupin tinha noção na época (1973) de tudo que tinha acontecido no filme. Talvez, por ser o grande letrista que é, tenha tido a percepção de que a estrada dos tijolos amarelos possuía esse lado sombrio, que ele descreve e que inspirou a música do Elton John.
Como a sua análise enfocou tanto esse aspecto, Max, eu e minha esposa tivemos a mesma sensação: ué, cadê a menção à música do Elton Jonh?
Mas parabéns por fazer uma análise tão inspirada, que remeteu imediatamente a uma das minhas músicas favoritas da dupla John/Taupin.
Há uma série também chamada Emerald City, dirigida pelo Tarsem Singh.
Sobre a sincronia com Dark Side, não é uma lenda urbana. Existe tantas sincronia. Como isso foi feito eu não sei, mas afirmo que existe porque já assisti o filme junto com o disco. Salte o disco no último rugido do leão.
Essa parte do the darkside of the moon eu acho genial 😅
Maravilhoso!!
Esqueceu de falar do tenebroso Mago (do Liber) Oz... Crowley!
😅😁😁😁
Esse filme pra mim está entre 5 obras primas do cinema é um filme espetácular
" TENHA MEDO... TENHA MUITO MEDO !!! ".
Já assisti sem ter medo. Agora vou assistir com medo!
Eu acho este filme um clássico maravilhoso e realmente otimista eu amo saber informações e curiosidades sim é importante saber detalhes do filme sem esquecer a essência positiva que ele nos faz lembrar obrigada por esse vídeo e eu tenho um canal recentemente criador aqui no RUclips chamado Carina Lucky e o Fórum das estrelas quem quiser conferir fique a vontade ✌️✌️✌️👏👏
Toda a mistica do Mágico de Oz vem do fato que a obra aponta para o gnosticísmo, fora uma série de simbologias (tanto livro, quanto filmes) que referênciam temas chaves de religiões de mistério.
Assim como as pessoas ignoram o fato de haverem influências cristãs em muitas obras (tal qual Tokien) fecha-se os olhos para as influências gnosticas de outras obras, como Alice e o Mágico de Oz.
Imagina fazendo um filme sobre a produção desse filme
Ficaria mais insano que aquele filme BLONDE com a Ana De Armas
E nesse caso seria verdade, pq se Blonde é real, invocação do mal é real
Amo a música somewhere over the rainbow
Eu sou apaixonada pelo filme,tenho livros e adoro assistir quando posso. Nunca me de deixei levar por esses comentários
Achei que ia citar também a versão da Dorothy na Graphic Novel "Lost Girls", do Alan Moore e Melinda Gebbie. Ali sim acaba com a infância de qualquer um...
alan Moore e foda de doido o criador do monstro do pantano
Esqueceu de citar outro filme inspirado no Mágico de Oz. Coração Selvagem de David Lynch.
faz um video sobre o fúria de titãs original
Tem coisas da cultura universal que são assustadoras mesmo sem intenção. Mágico de Oz tá na mesma casa da musiquinha Se essa Rua Fosse Minha. Fofo mas assustador.
Tem tanta lenda sobre os clássicos
Eu sempre achei tecnicolor perturbador, desde pequena tinha medo. Isso só foi reforçado agora com a Estetica de Pearl
Caaara , realmente é necessário um
Sindicato aonde ha alguem que possa te explorar não tem como fugir disso
Sabe parando para pensar agora porque nunca fizeram adaptações dos outros livros? Quero dizer é sempre o primeiro livro e os outros livros ficam sempre na sombra sendo que tem outras historias e personagens, e o mais engraçado é que toda fez que vão fazer alguma coisa com O Mágico de Oz eles usam sempre a versão do filme.
Sempre achei isso paia, os livros tem um mundo tão grande e cheio de especies e criaturas, e nunca são usadas
Eu tenho um sentimento parecido em relação aos palhaços. Parece que os palhaços viraram simbolos de terror ou algo sombrio. Dá pra pensar em um monte de filmes de terror com palhaços.
somos dois isso e uma fobia chamada coulrofobia
Cara, eu fiz o lance do disco do Pink Floyd e deu certinho! É assustador!!!!
Queria saber COMO alguém descobriu que o disco do Pink Floyd sincronizava com o filme... 🤔
A Margaret Hamilton participou do especial dos Mupplets sobre O Mágico de Oz, reprisando o papel.
Sobre o munchkin pendurado, acredito que houve um equívoco na hora de explicar a história: não tem a ver com a resolução do home video, mas com uma montagem mesmo postada no RUclips
ruclips.net/video/3Cqqd_3Tb-A/видео.htmlsi=d-kQMrIs24tgYuro
Verdades precisam ser ditas e reveladas! Ninguém é criancinha a vida inteira para viver enganado num mundo perverso, disfarçado de paraíso. Não sabia dessas histórias de bastidores e o que mais me revoltou foram os abusos que Judy Garland sofreu durante essa produção.
Na minha opinião, algo que deveria ter sido levado à justiça, e um processo contra os responsáveis, deveria ter ocorrido.
o filme já me dá medo naturalmente, as fantasias e maquiagens de antigamente eram bizarras, imagina depois das histórias de bastidores.
è claro que é um filme sombrio e tem uma energia pesada e negativa, muita bruxaria exposta p/ o mundo infantil, os filmes infantis, são todos tenebrosos, sítio do pia-pau-amarelo, é tb assustador o caso da cuca do sacy, os habitantes das matas que os pequenos tem medo, Alice no país das maravilhas tb, a menina cai nun buraco sem fim e vai encontrar todo tipo de figura, a Doroty foi explorada como atriz, ao máximo, não sei tinha já os direitos das crianças. não deviam terem feito dela um grande lucro p/ o cinema, a Alice das maravilhas foi mais explorada na vida real, já que autor do livro abusava da pequena, e no lançamento do livro, a família de Alice não participou, já que tudo já tinha vindo á tona, não sei se ela teve sua parte nos direitos autorais, do livro e do filme. que até hoje vende. Todos os atores mirins, são super explorado, tanto pela a família, como pelo o filme, novela e musica, e o juízado de menores deve ficar atento a isso, e só podem fazer este tipo de trabalho com autorização do juíz. pq a família, quer mesmo é faturar.
Ponto de vista cínico, que é uma característica da sociedade atual na qual vivemos
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 ... Eu assistia todo natal.
Teriam "as cabeças decepadas, mas ainda vivas" servido de inspiração ao músico e artista multimídia David Byrne, como nome de batismo para sua banda, os Talking Heads?
Esqueceu de citar o desenho q passava no SBT nos anos 90 q fez minha geração conhecer o mágico de OZ.
"As crianças de OZ"
baita vídeo
Quando eu era adolescente eu já sabia que era gay . Uma vez fui nadar na lagoa do Abaeté , e conheci um cala lá . Começamos a conversar e no assunto eu disse a ele que gostava desse filme . Ele disse que ele era o mágico de Oz. Comecei a rir , e perguntei a ele que mágica ele fazia . Ele disse que sabia esconder o peixe . Alguns minutos depois eu estava com ele todo encaixado em mim . 🤤🤤🤤🤤🤤
Eu reassistir recente.
Quem procura chifre em cabeça de cavalo acaba encontrando o que não espera
A que eu mais gosto é a do Dark Side of the moon, são muitas coincidencias.
A versão blaxpoitation com Michael Jackson de Espantalho também é bastante agridoce.
Foi mal Max mas qual é o seu problema com abóboras falantes?
Além de tudo isso o filme ja vi um artigo q diz q o mágico de oz faz alusão ao nossos dias, o mundo dos influencers. A Doroth uma garota comum chega nesse mundo por coincidência mata uma bruxa sem querer. E o povo rapidamente transforma ela numa heroina e ganha status de influenciadora