Quando o Vilela pergunta pq os americanos queriam abrir os portos do Japão faltou a explicação. Na época vivia-se a explosão da revolução industrial e todas as potências mundiais estavam em busca de novos mercados pra escoarem seus produtos industriais o Japão na época era uma das maiores nações em termos demográficos o que representava um mercado gigantesco inexplorado, essa era a intenção da abertura dos portos.
Eu sou inscrita no canal dele. Inclusive o conteúdo é Top. Ele realmente conhece muito sobre o assunto abordado. Gosto muito dele. Sempre muito gentil e carinhoso com seus inscritos. 😊
Canal dele é fácil, um dos melhores sobre guerra no mundo e olha que acompanho vários canais de outros países. riqueza de detalhes, forma de contar, paciência, conhecimento, você praticamente ouve e fica imaginando a história. os vídeos sobre Erwin Rommel (são 2 ou 3), a raposa do deserto, são incríveis, a história detalhada de um dos maiores generais da história.
O que o ajudou demais em adquirir e acrescentar mais conhecimento é o domínio nos idiomas inglês, alemão, francês e russo. E olha que ele sabe muito mais do que expõe, devido a proibição de divulgar REVISIONISMO HISTÓRICO ele precisa se "conter muito"
Taí um post que não cansa. O Sr. sala de guerra pode diletar por hora que é tudo magnetizante. Sou inscrito no sala de guerra. Parabens. Sou Ten R2 da infantaria e tudo que se relaciona a guerra é fascinante. Depois de muito assistir e pesquisar eu tirei a conslusão que infelizmente todas as guerra têm como pano de fundo interesse econômico.
@@noeticonous-Toth Não, não estou maluco não... e digo mais: sou profissional da área (com décadas de magistério superior, PhD e livro publicado).. O que vc está vendo é uma entrevista, em um canal informal, não um Congresso ou Simpósio acadêmicos. Inclusive, muitas vezes eu até posso discordar do entrevistado, mas a coerência teórico-metodológica e a solidez das informações que ele passa no canal dele, são irretocáveis.
@@mrbr4587 Ah! Pinóquio...rss deixa de ser MENTIROSO...Qual o título de sua tese de doutorado? Em qual País e Universidade do mundo vc fez sua pós-graduação? Qual o título da capa do seu livro? E deixa também de ser PUXA SACO que é feio...sem defesa para o indefensável...se vc REPARAR nos comentários até dos outros vídeos dele nesta entrevista...tem muitas pessoas com a minha opinião...o moço é apenas mediano...lógico...que naturalmente....vão ter os seguidores do canal deste moço...que irão lacrar em cima de alguém que pensar diferente e que tem CONHECIMENTO de Verdade... se é o melhor que tem no RUclips...fico imaginando o pior e agora sei...já sabia...apenas confirma...o porquê o nosso País esta nestas conduções. Fica com Deus!
Manhattan tem a ver sim. O Oficial Leslie Groves era integrante do quinto distrito do corpo de Engenheiros de Manhattan, por isso usaram o nome Manhattan no projeto. Ele é esse corpo de Engenheiros foram os responsáveis por construir o Pentágono!
Valeu obrigado 🤠☺️ bom vídeo parabéns 👏 dizem que estudos da época limitavam o alcance de uma frota de sua base. Então o plano de ataque era revolucionário para a guerra naval da época, com reabastecimento naval da frota em alto mar, uma proeza naquela época. O porto de Pearl Harbor era raso, tiveram que adaptar os torpedos para baixa profundidade e atacar os porta aviões era a prioridade japonesa, apesar de na época se considerar os Encouraçados as armas vitais na guerra naval, os porta aviões eram navios baratos e não eram considerados naus capitais. Aprenderam com o ataque inglês aero naval a Taranto no início da segunda guerra, o primeiro ataque de aviões partindo de porta aviões que afundaram diversos couraçados capitais da Itália no porto de Taranto. Esses estudos foram extensivamente estudados pelos japoneses. Foram várias frotas deslocadas para várias direções, para disfarce do ataque no Havaí.
Engraçado como o Vilela fica pianinho quando alguém realmente culto vai ao programa... o Vilela praticamente assistiu ao podcast kkkkkkk ta certo foi muito bom esse! amo história!!!
Vc está maluco cara...CULTO? Vc pelo jeito NUNCA conheceu alguém realmente culto....pois o rapaz se enrola todo na explicação...gagueja direto...é lento de raciocínio e muito medíocre para ser entrevistado.
@@jvcardoso1997 Verdade...veja por ai o nível que esta a CULTURA do nosso Pais e o tanto de IDIOTIZADOS que adoram qualquer MEDIOCRE que aparece na NET hoje em dia.
Vc está maluco cara...o rapaz se enrola todo na explicação...gagueja...lento de raciocínio e medíocre para ser entrevistado...mas vc gostou da voz dele é? rss
Sim, os EUA tiveram sorte (e muita) nesse conflito com o Japão. O documentário na Netflix (2° Guerra Mundial em Cores) mostra perfeitamente essa história. Foi um golpe de sorte tremendo, o Japão estava no controle da situação quando os EUA, numa ronda aérea, estando com os aviões no limite do combustível, encontraram inesperadamente os 4 porta-aviões japoneses desprotegidos e massacraram. O jogo virou aos 49 do segundo tempo.
Eu acho é que os japoneses é que tiveram sorte!Porque rapaíz,se tivessem destruído total os americanos na Ásia sentiriam todo o poder militar americano na época em seu território!Japão não existiria hoje
Tiveram sorte da Russia não concluir a operacao tempestade de agosto, pq senao não teriam como negociar com Hirohito para se renderem aos EUA e deixar a familia imperial no controle, se fosse a Russia não ia mais existir dinastia no Japao... Tanto a bomba nuclear quanto a Russia foi o que fez o japao se render, se vc procurar as datas a 2 bomba lancada mesmo e a rendicao aconteceu muito tempo depois em meio a operacao tempestade de agosto ou seja a 2 bomba caiu 9 de agosto e eles foram se render em 2 de setembro...
Brother, esse professor é top demais. Melhor convidado que já vi aqui neste canal. Muitos convidados de excelência. Assisto direto este canal. Mas este homem aí brabo demais
Na vdd os EUA perceberam TD, inclusive sendo notificados pela regimento que operava os radares, porém era algo tão absurdo de se imaginar que o Japão percorresse essa grande distância p/ realizar um ataque que o oficial não acreditaram nas informações passadas achando que seriam apenas aviões da própria esquadrilha americana
O livro "An American Speaks THE JAPANESE HISTORY THAT SOME WANT HIDDEN" de Max Von Schuler, explica direitinho, por que e como ocorreu a Guerra Japão-EUA. Livro escrito em bilíngue inglês/japonês. Recomendo a todos os que querem aprofundar na história desconhecida sobre a guerra. O autor: Historiador americano de origem alemã. Nascido em Chicago em 1956. Em 1974, foi designado para a Base Aérea de Iwakuni enquanto estava a serviço no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Desde então, tem vivido no Japão, tendo morado temporariamente na Coreia, mas retornou para viver no Japão novamente.
À época, os britânicos já estavam bem avançados nos estudos de viabilidade do emprego de armas atômicas. A Missão Tzard foi um dos episódios mais significativos da guerra ou talvez da história, pois os britânicos entregaram todos os principais avanços científicos em troca do acesso as linhas de produção americanas o que posteriormente levou a queda e desintegração do império.
Tudo o que ele descreve sobre os motivos do Japão atacar Pearl Harbor está correto de acordo com diversas fontes, inclusive todos os filmes que mostram o aaque, também deixam claro sobre esse fato, que precisavam liquidar a marinha norte americana para poderem conquistar os territórios no Pacífico Sul.
Ouvi e vi muitas e muitas histórias e relatos dessa época (2ª guerra mundial) foi um período extremamente violento, sangrento do nosso mundo . E talvez essa história possa se repetir novamente.
Acompanho o canal Sala de Guerra, e ele realmente é bem aprofundado e entende de guerras, máquinas e a história delas, eu já conhecia boa parte do que ele falou, mas alguns pontos sobre os B-29 não alcançarem o coração do Japão, e acabarem insuficientes eu não fazia ideia, e olha que já vi muitos documentários sobre a 2a Guerra Mundial viu?! E nem dos Messerschmits serem inicialmente fracos, apanhando na guerra Espanhola hein?! Enfim, como sempre uma super conversa com...>=> .. super convidado, não sei como só estou vendo tantos meses depois, deve ter dado o bug do sininho e nunca mais ter visto, mas agora farei questão de ver a entrevista na íntegra, mesmo que precise dividir em algumas partes hehe!! Aquele abraço do presente aos dois e super equipe do Inteligência ILImitada e até mais!! :))
É muito difícil engolir que o governo dos EUA não tivesse conhecimento do ataque. Alguns pontos para ponderar: uma esquadra daquela magnitude cruzar uma enorme distância sem ser percebida (?); um ou dois dias antes do ataque um submarino de bolso japonês foi afundado por um destroier americano; no dia do ataque os operadores de radar no Havaí detectaram os japoneses vindo e os ignoraram; coincidentemente não havia um só porta-aviões em Pearl Harbor, a espinha dorsal de uma frota... Estes são fatos. E o que rolava nos bastidores do governado americano que os pobres mortais desconheciam? O povo americano não tinha motivação para encarar uma guerra que rolava na Europa e este fato não era desconhecido do governo americano. Após o ataque passaram a ter...
Legal, mas faltou falar da derrota japonesa para a URSS na batalha de Khalkhin Gol na Mongolia. Derrota que foi decisiva pros japoneses adotarem a opção Sul.
9:30 O engano do Júlio aqui se deve ao fato desses pontinhos não serem os arquipélagos principais do Japão, são as pequenas ilhas mais ao sul. A Mainland fica mais ao norte próxima da Coreia.
Bom dia a todos. A alguns anos a antiga TVE no Rio de Janeiro, exibiu um documentário de nome: "traição em Pearl Harbor". É muito exclarecedor sobre os fatos que antecederam ao bombardeio e suas consequências. Declaro que por ter gravado em fita de vídeo ele se deteriorou. Não consegui ainda recupera-lo.
Claro que foi surpresa! A área do Pacífico é imensa a detenção das esquadras eram feitas por aviões de reconhecimento. não havia satélites, como hoje .
Sinto muito, mas as vidas até hoje, mostra o qual mal o homem, gasta dinheiro para destruir, um país que já estava pobre, todos que participaram não são heróis, e sim gênios do mal 😢😢como foram trataram as vítimas. 😢😢
Morava no Japão na época em que lançou o Filme Pearl Harbor. Realmente um assunto complicado de se tratar na terra do sol nascente. No filme os japoneses são retratados como vilões. Rostos desconhecidos com imagens escurecidas. Inclusive o filme foi apresentado como uma história de amor como tema central e não como um filme de Guerra. Não estou defendendo, mas toda história tem dois lados e a que sempre conheceremos será a dos Americanos.
Os EUA afundaram um mini submarino japonês dentro da baia de Pearl Harbor algumas horas antes do bombardeio japonês. OBS: os mini submarinos tinham um alcance pequeno.
@@Ooutrocanal1985 foram 5 os mini submarinos lançados por submarinos. O primeiro mini submarino foi avistado por um destroier americano as 3:42hs, 4 horas antes do ataque japonês. Isso demonstra que a marinha americana sabia da presença da marinha japonesa perto de Pearl Harbor.
@@Ooutrocanal1985 Japão eram nazustas imperialistas que humIlhavam os corenaos e chineses, imvadindo e roubando recursos minerais... EUA embargou e eles revidaram.. e tomaram na peida KKKKKKKKKKKKKKKK
Os EUA sabiam do ataque. O diplomata do Chile no México avisou o embaixador americano que japoneses foram pedir vistos na embaixada chilena., para embarcar em um navio com destino a Santiago. O diplomata estranhou porque eles não embarcaram em São Francisco, nos EUA, onde estavam? Os japoneses sabiam do ataque e saíram dos EUA. O diplomata chileno era Pablo Neruda. Isso está no seu livro "Confesso que vivi".
Aqui no yt tem um video antigo animado muito bom que resume a WW2 "ww2 in a nutshell" do oversimplified, aconselho a assistirem. Mas as grandes potencias eram fodas tbm, eles podiam ter a colonias que quisessem, mas o japão não kkkkkk
O que acho muito interessante é a incrível coincidência dos 3 P.A. que eram alvos prioritarios NÃO estarem no Porto e terem saído em Missão ... MAS Sorte TBM faz parte da Vida E da Guerra.
Essa história do isolamento do Japão e o ataque americano forçando o Japão a sair do isolamento para mim foi mais um motivo para o ataque japonês em Pearl Harbor, seria uma vingança também!
Não, a abertura já tinha sido planejada pelos japoneses e pelo imperador Meiji, eles estavam isolados, mas não cegos e viram o que aconteceu na China, com os europeus saqueando todo o país, quando os americanos bateram na porta com os canhões, eles abriram de braços abertos, assinaram os tratados desiguais, mas usaram isso como oportunidade, pegando o que os países desenvolvidos tinham de melhor, o sistema militar prussiano, a educação francesa, o sistema naval britânico e o industrialismo americano. Tanto que levou 50 anos para saírem de uma sociedade feudal e agrária para uma potência industrial, com forças armadas que derrotaram os russos, ainda uma grande potência europeia
Não sei qual foi a intenção ou o que de fato ocorreu na época, mas olhando em retrospectiva, o ataque do Japão parece ter servido única e exclusivamente como passe de entrada na guerra para os EUA.
O que aconteceu foi o seguinte. Quando terminou a primeira guerra, onde os japoneses lutaram como aliados do americanos, os japoneses queriam se apossar desses territórios como espólio de guerra e os americanos não concordaram. Então os japoneses resolveram tomar na marra.
O que aconteceu foi que Roosevelt lançou uma guerra econômica contra o Japão ameaçando a nação como potencia industrial fazendo com que os japoneses não tivesse escolha senão atacar
Exatamente, esse sujeito está falando asneira atrás de asneira. Primeiro que o EUA não era uma potência bélica na segunda guerra, se transformou durante a guerra graça a Franklin Roosevelt. E muitos historiadores consideram o início da segunda guerra, a invasão da China pelo Japão, muito antes da Alemanha invadir a Polônia.
Foi daqui do Espírito Santo o principal minério para os Americanos fazerem 18 bombas usando o Torio extraído da Areia monazitica de Guarapari. Uma dessas bombas foi detonada no deserto americano. Tinha 6 vezes a mais que a bomba atômica de Iroshima e Nagasaki.
Capixaba da gema, fico lisonjeado, mas a Bahia também ajudou com a mineração em Cumuruxatiba, bem maior q a da praia de Areia Preta em Guarapary ! Funcionava até 2.000 com carrêtas puxando pra Angra !
OLHA RAPAZ, EU TENHO O FILME TORA TORA TORA! QUE É UM FILME MAIS UM DOC SOBRE ESSE ATAQUE. E FOI UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA SIM, SINAIS SOBRE O ATAQUE NÃO FALTARAM, INTERCEPTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO, OS RADARES CAPTANDO MOVIMENTAÇÃO. MAS TINHA UM PROBLEMA QUE ERA LATENTE NOS STATES, O QUE TINHA DE GENTE QUERENDO ENTRAR NESSA GUERRA NÃO TAVA NO GIBI. E SE APROVEITARAM DISSO.
Vi o filme ontem. E que honestidade os relatos, o Estado monstro, a burocracia, a boêmia e... tudo levaria a derrota. Mudou o mundo o episódio. Todos estaríamos falando alemão.
É no mínimo "conveniente" os porta aviões não estarem no local. Isso deixa a margem de que o ataque foi desconsiderado e assim a resistência do povo americano de não ir para a guerra seria fragilizada. Portanto é sim muito possível que o sacrifício de marinheiros e civis teve o propósito político para definitivamente entrar na guerra.
Isso daí é TMC = Teoria da Mera Coincidência. Negocio aconteceu 80 anos atrás, os historiadores e relatos oculares da época já estao todos mortos, ninguém vai questionar a narrativa oficial.
O mesmo BLÁ, BLÁ, BLÁ do ataque as Torres gêmeas.... Podem achar o que quiser, mas NADA vai mudar a versão oficial, ou o Japão já tinha usado disso para dar uma de vítima, quando eles próprios e o mundo todo sabe (principalmente os pais vizinhos ao Japão daquele NEFASTO período) que o Japão estava se expandido territorialmente por meios EXTREMAMENTE violentos e vergonhosos (guerra sino - japonesa), algo que os EUA não quis compactuar, instituindo o famoso embarco energético ao Japão que culminaria ao ataque a Pearl Harbor e o resto é história.
Bom dia a todos. Parabéns pelo trabalho. Sobre a possibilidade de os EUA saberem do ataque eminente do Japão a pearl Harbor, assisti a um documentário exibido pela antiga TV E do rio da janeiro cujo título era:" Traição em Pearl Harbor". Muito interessante. Procurei a algum tempo ver novamente , mas não o encontrei...
Os japas não atingiram seu objetivo primário que era liquidar com is porta aviões, não desttruiram os depósitos de combustível nem as docas o que pwrmitiu que em 6 meses a exceção de 2 encouracados um ja aposentado e o Arizona todos voltassem ao combate .
A presença militar japonesa na china foi brutal, o avanço a Nanquim conhecido como estupro de nankim causou comoção e a comunidade internavional cobrou dos Eua uma ação .Os eua retaliaram com embargos economicos acreditanfo que isso bastaria. A mudança da esquadra era um plano antigo, pois a base de Peal Harbor era tida como inapropriada pois tinha uma unica saida, mas o presidente autorizou a instalação da esquadra simplesmente para conter as criticas. Na epoca pensava inclusive em manter uma parte da esquadra afastada do atlantico pois a situação era delicada por lá por conta dos submarimos da alemanha. Os ammericanos não tinham a base totalmente consolidada, as comunicações com o continente por exemplo eram ruins . E os japoneses sabiam disso. O ataque japones devia ser coordenado aviões e submarinos mas a arma submarina japonêsa teve uma partivipação modesta, para dizer o minimo.O almirantado japones propos um ataque direto a costa americana e Yamamoto que estufou anos nos eua dissuadiu com dois argumentos - a distancia que dificultaria a logistica e a cultura americana dos clubes de tiro, só no clube ,modesto, no qual Yamamoto fora filiado tinha 100 mil membros ativos! Não sabemos quais argumentos venceram. Oresto é historia.
A explicação dele é FORMIDÁVEL!
Quando o Vilela pergunta pq os americanos queriam abrir os portos do Japão faltou a explicação. Na época vivia-se a explosão da revolução industrial e todas as potências mundiais estavam em busca de novos mercados pra escoarem seus produtos industriais o Japão na época era uma das maiores nações em termos demográficos o que representava um mercado gigantesco inexplorado, essa era a intenção da abertura dos portos.
Mas foi exatamente isso que ele falou uai. Queriam fazer comércio.
Esse cara dá aula! Não só ele sabe a fundo o assunto como tem paciência de explicar. Isso é raro.
Parabéns pelo convidado.
Paciência quem tem somos nós d ouvir
Vc está maluco cara...pois o rapaz se enrola todo na explicação...gagueja direto...é lento de raciocínio e muito medíocre para ser entrevistado.
@@noeticonous-Tothmedíocre???😂😂😂😂😂 indica alguém que explique melhor, porque você eu duvido que seja melhor.
Eu sou inscrita no canal dele. Inclusive o conteúdo é Top. Ele realmente conhece muito sobre o assunto abordado. Gosto muito dele. Sempre muito gentil e carinhoso com seus inscritos. 😊
@@noeticonous-TothPois é, Vilela vacilou de convidá-lo! Deveriam ter chamado VOCÊ para esse podcast.
Olha, já vi vários especialistas sobre guerras no RUclips, mas esse cara é diferenciado hein. Dá muita satisfação em assiti-lo falando.
Professor Júlio, o melhor!
Canal dele é fácil, um dos melhores sobre guerra no mundo e olha que acompanho vários canais de outros países.
riqueza de detalhes, forma de contar, paciência, conhecimento, você praticamente ouve e fica imaginando a história.
os vídeos sobre Erwin Rommel (são 2 ou 3), a raposa do deserto, são incríveis, a história detalhada de um dos maiores generais da história.
O que o ajudou demais em adquirir e acrescentar mais conhecimento é o domínio nos idiomas inglês, alemão, francês e russo.
E olha que ele sabe muito mais do que expõe, devido a proibição de divulgar REVISIONISMO HISTÓRICO ele precisa se "conter muito"
Taí um post que não cansa. O Sr. sala de guerra pode diletar por hora que é tudo magnetizante. Sou inscrito no sala de guerra. Parabens. Sou Ten R2 da infantaria e tudo que se relaciona a guerra é fascinante. Depois de muito assistir e pesquisar eu tirei a conslusão que infelizmente todas as guerra têm como pano de fundo interesse econômico.
Isso que é história na veia, como a exposição de conteúdo se tornou tão evoluído e extremamente satisfatório de assistir...meus parabéns!!!
Enlouqueceu?! O cara fala em "união soviética"... Está viajando!!
@@alfredodasilva8415 O assunto está em 1940, quer que ele fale o que? Império Russo?
Um dos melhores convidados até hoje. Parabéns.
COITADO DE VC CARA...PENSAR ASSIM...FICO IMAGINANDO O PIOR P VC RSS
@@noeticonous-Toth o cara comeu sua mulher? Meu deus ta em todo comentário reclamando
Esse rapaz é competente em seu tema de estudo. O canal dele é muito bom!
@@noeticonous-Toth Não, não estou maluco não... e digo mais: sou profissional da área (com décadas de magistério superior, PhD e livro publicado).. O que vc está vendo é uma entrevista, em um canal informal, não um Congresso ou Simpósio acadêmicos. Inclusive, muitas vezes eu até posso discordar do entrevistado, mas a coerência teórico-metodológica e a solidez das informações que ele passa no canal dele, são irretocáveis.
@@mrbr4587 Ah! Pinóquio...rss deixa de ser MENTIROSO...Qual o título de sua tese de doutorado? Em qual País e Universidade do mundo vc fez sua pós-graduação? Qual o título da capa do seu livro? E deixa também de ser PUXA SACO que é feio...sem defesa para o indefensável...se vc REPARAR nos comentários até dos outros vídeos dele nesta entrevista...tem muitas pessoas com a minha opinião...o moço é apenas mediano...lógico...que naturalmente....vão ter os seguidores do canal deste moço...que irão lacrar em cima de alguém que pensar diferente e que tem CONHECIMENTO de Verdade... se é o melhor que tem no RUclips...fico imaginando o pior e agora sei...já sabia...apenas confirma...o porquê o nosso País esta nestas conduções. Fica com Deus!
@@mrbr4587Só tenho duas palavras para definir esse rapaz :
Compe Tente !
@@Maurício_Rosan Sim, ele é competente. Merece.
Agora, porque tal expressão usada por você?
Aula de história militar e geopolítica. Sensacional!
COITADO DE VC CARA...PENSAR ASSIM...SÓ LAMENTO.
ele está dopado... o convidado é um HISTORIADOR...@@noeticonous-Toth
@@noeticonous-Tothindica um bom aí...
@@CarlosAlbertoSousa-wj9gjele vai te indicar o Olavo de Carvalho 😂😂😂
Esse cara é uma enciclopédia, aí é história!!
Ao Julio e ao Vilela o meu muito obrigado. Genios, uma conversa rica e com educação de mesa de bar. Sensacional.
Manhattan tem a ver sim. O Oficial Leslie Groves era integrante do quinto distrito do corpo de Engenheiros de Manhattan, por isso usaram o nome Manhattan no projeto. Ele é esse corpo de Engenheiros foram os responsáveis por construir o Pentágono!
Valeu obrigado 🤠☺️ bom vídeo parabéns 👏 dizem que estudos da época limitavam o alcance de uma frota de sua base. Então o plano de ataque era revolucionário para a guerra naval da época, com reabastecimento naval da frota em alto mar, uma proeza naquela época. O porto de Pearl Harbor era raso, tiveram que adaptar os torpedos para baixa profundidade e atacar os porta aviões era a prioridade japonesa, apesar de na época se considerar os Encouraçados as armas vitais na guerra naval, os porta aviões eram navios baratos e não eram considerados naus capitais. Aprenderam com o ataque inglês aero naval a Taranto no início da segunda guerra, o primeiro ataque de aviões partindo de porta aviões que afundaram diversos couraçados capitais da Itália no porto de Taranto. Esses estudos foram extensivamente estudados pelos japoneses. Foram várias frotas deslocadas para várias direções, para disfarce do ataque no Havaí.
Engraçado como o Vilela fica pianinho quando alguém realmente culto vai ao programa... o Vilela praticamente assistiu ao podcast kkkkkkk ta certo foi muito bom esse! amo história!!!
que comentário nada a ver kkkk é cada maluco
@@jvcardoso1997pois é.
@@jvcardoso1997 ele esta correto e vcs errados, o vilela ficou quieto de tão bom q era o convidado.
Vc está maluco cara...CULTO? Vc pelo jeito NUNCA conheceu alguém realmente culto....pois o rapaz se enrola todo na explicação...gagueja direto...é lento de raciocínio e muito medíocre para ser entrevistado.
@@jvcardoso1997 Verdade...veja por ai o nível que esta a CULTURA do nosso Pais e o tanto de IDIOTIZADOS que adoram qualquer MEDIOCRE que aparece na NET hoje em dia.
Esse cara tem uma voz poderosa! As narrações dele no seu canal são maravilhosas! Não deve nada a History,NatGeo ou Discovery 👏👏👏
Esses canais que citou,deixei de assistir faz tempo.
Eu se deixar fico o dia todo ouvindo aula de historia.
Esses canais sao viciantes.
Vc está maluco cara...o rapaz se enrola todo na explicação...gagueja...lento de raciocínio e medíocre para ser entrevistado...mas vc gostou da voz dele é? rss
😅
Sim, os EUA tiveram sorte (e muita) nesse conflito com o Japão. O documentário na Netflix (2° Guerra Mundial em Cores) mostra perfeitamente essa história. Foi um golpe de sorte tremendo, o Japão estava no controle da situação quando os EUA, numa ronda aérea, estando com os aviões no limite do combustível, encontraram inesperadamente os 4 porta-aviões japoneses desprotegidos e massacraram. O jogo virou aos 49 do segundo tempo.
No filme "a batalha de Midway" mostra bastante isso.
Um bom filme.
Exemplifica muito bem!
@@Jose_Carlos2092 Vou assistir, está na minha lista da Prime Vídeo.
Eu acho é que os japoneses é que tiveram sorte!Porque rapaíz,se tivessem destruído total os americanos na Ásia sentiriam todo o poder militar americano na época em seu território!Japão não existiria hoje
Tiveram sorte da Russia não concluir a operacao tempestade de agosto, pq senao não teriam como negociar com Hirohito para se renderem aos EUA e deixar a familia imperial no controle, se fosse a Russia não ia mais existir dinastia no Japao... Tanto a bomba nuclear quanto a Russia foi o que fez o japao se render, se vc procurar as datas a 2 bomba lancada mesmo e a rendicao aconteceu muito tempo depois em meio a operacao tempestade de agosto ou seja a 2 bomba caiu 9 de agosto e eles foram se render em 2 de setembro...
Exatamente!! Eu vi este documentário. Foi muita sorte mesmo pq a história seria outra caso não houvesse este confronto inusitado
O sala de guerra é fóda mesmo. Sempre dando aula.
Amo história. Obg por essa aula.
Realística , VERDADEIRA & comprovável !!!
Júlio é o cara,eu o admiro bastante.
Isso nao é podcast.. é uma aula do melhor nivel possivel
Parabéns meu amigo. Aula nota dez. Att.João Luiz do RJ
Brother, esse professor é top demais. Melhor convidado que já vi aqui neste canal. Muitos convidados de excelência. Assisto direto este canal. Mas este homem aí brabo demais
Professor Júlio e muito fera.. Parabéns pelo convidado
Canal dele é excelente. No assunto, talvez seja o melhor do Yt BR.
O Júlio fez uma dupla muito boa com o Villela. Inclusive Villela só fez perguntas relevantes excelente vídeo
Na vdd os EUA perceberam TD, inclusive sendo notificados pela regimento que operava os radares, porém era algo tão absurdo de se imaginar que o Japão percorresse essa grande distância p/ realizar um ataque que o oficial não acreditaram nas informações passadas achando que seriam apenas aviões da própria esquadrilha americana
Esse cara conhece muitooo! Top
O livro "An American Speaks THE JAPANESE HISTORY THAT SOME WANT HIDDEN" de Max Von Schuler, explica direitinho, por que e como ocorreu a Guerra Japão-EUA.
Livro escrito em bilíngue inglês/japonês.
Recomendo a todos os que querem aprofundar na história desconhecida sobre a guerra.
O autor:
Historiador americano de origem alemã. Nascido em Chicago em 1956.
Em 1974, foi designado para a Base Aérea de Iwakuni enquanto estava a serviço no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
Desde então, tem vivido no Japão, tendo morado temporariamente na Coreia, mas retornou para viver no Japão novamente.
Ataque no Havaí. Foi tipo torres gêmeas só pra inglês ver. Motivo pra guerra até hoje
Eles usam estes mesmos enredo pro povo embarcar.
O canal desse cara é fooooooda
Brat Julio mostrando como é a coisa 👊👊👊👊👊
À época, os britânicos já estavam bem avançados nos estudos de viabilidade do emprego de armas atômicas. A Missão Tzard foi um dos episódios mais significativos da guerra ou talvez da história, pois os britânicos entregaram todos os principais avanços científicos em troca do acesso as linhas de produção americanas o que posteriormente levou a queda e desintegração do império.
Tudo o que ele descreve sobre os motivos do Japão atacar Pearl Harbor está correto de acordo com diversas fontes, inclusive todos os filmes que mostram o aaque, também deixam claro sobre esse fato, que precisavam liquidar a marinha norte americana para poderem conquistar os territórios no Pacífico Sul.
Isso já foi mais que batido e confirmado até por japoneses.
Mais pro almirante Hirohito foi um fracasso não destruíram as reservas de combustível.
Esse cara é muito foda! História viva e honesta em seu canal!
Todas as guerras são terríveis e horrendas.
Qualquer povo se animaliza quando em guerra.
Lamento tanto por todos eles e por nós
esse estudou de verdade!!! parabens
Caraca primeira vez que maratonei um podquest muito bom, gostei muito .
O Júlio, têm um Canal, se chama Sala de Guerra, é muito Bom.
@@douglaseduardo4188 muito obrigado pela dica irei ver maratonar o canal todo kk ..
Parabéns querido. Gratidão por dividir seu precioso conhecimento comigo. 💎🔆✨️🔆✨️🔆✨️✨️✨️🔆
Ouvi e vi muitas e muitas histórias e relatos dessa época (2ª guerra mundial) foi um período extremamente violento, sangrento do nosso mundo .
E talvez essa história possa se repetir novamente.
Na verdade, pra acontecer uma terceira guerra mundial(nuclear) , é 2 palito.
Estamos muito próximos disso meu amigo....
Entrevista interessantíssima 👏🏼👏🏼👏🏼
Acompanho o canal Sala de Guerra, e ele realmente é bem aprofundado e entende de guerras, máquinas e a história delas, eu já conhecia boa parte do que ele falou, mas alguns pontos sobre os B-29 não alcançarem o coração do Japão, e acabarem insuficientes eu não fazia ideia, e olha que já vi muitos documentários sobre a 2a Guerra Mundial viu?! E nem dos Messerschmits serem inicialmente fracos, apanhando na guerra Espanhola hein?! Enfim, como sempre uma super conversa com...>=>
.. super convidado, não sei como só estou vendo tantos meses depois, deve ter dado o bug do sininho e nunca mais ter visto, mas agora farei questão de ver a entrevista na íntegra, mesmo que precise dividir em algumas partes hehe!! Aquele abraço do presente aos dois e super equipe do Inteligência ILImitada e até mais!! :))
É muito difícil engolir que o governo dos EUA não tivesse conhecimento do ataque. Alguns pontos para ponderar: uma esquadra daquela magnitude cruzar uma enorme distância sem ser percebida (?); um ou dois dias antes do ataque um submarino de bolso japonês foi afundado por um destroier americano; no dia do ataque os operadores de radar no Havaí detectaram os japoneses vindo e os ignoraram; coincidentemente não havia um só porta-aviões em Pearl Harbor, a espinha dorsal de uma frota... Estes são fatos. E o que rolava nos bastidores do governado americano que os pobres mortais desconheciam? O povo americano não tinha motivação para encarar uma guerra que rolava na Europa e este fato não era desconhecido do governo americano. Após o ataque passaram a ter...
Eles sabiam do ataque,por isso não tinha nenhum porta aviões lá.
@@ricardorafaelsoares5809 Faz sentido.
E os navios brasileiros q foram afundados por ''submarinos alemães'' na nossa costa, sendo q nem Vargas nem o povo brasileiro queria entrar na guerra?
Legal, mas faltou falar da derrota japonesa para a URSS na batalha de Khalkhin Gol na Mongolia. Derrota que foi decisiva pros japoneses adotarem a opção Sul.
Quem Comandandou as tropas Russas foi General Georgi Zhucovi
@@joaofernandesoliveira511 um Deus da guerra
Mas ele falou mais ao final do podcast
Ele falou exatamente isso qdo estava falando da rendição do Japão
OS MERCENÁRIOS DO WAGNER GROUP LUTARAM PELA URSS NAQUELA BATALHA
Top, simples preciso, muito competente, obrigado por sua aula de história.
Só tenho duas palavras para elogiar esse vídeo : Exce Lente !!!
Cara que aula nunca pensei em ver isso assim tão explicado já vou correndo Lá.. no canal dele
9:30 O engano do Júlio aqui se deve ao fato desses pontinhos não serem os arquipélagos principais do Japão, são as pequenas ilhas mais ao sul. A Mainland fica mais ao norte próxima da Coreia.
Esse cara é muito bom...
Muiito bão para todas as postagens históricas e culturais.
Os japoneses não destruíram os estaleiros q faziam reparos nos navios. Também não destruíram os depósitos de combustíveis.
Esse cara é muito bom!!
Bom dia a todos.
A alguns anos a antiga TVE no Rio de Janeiro, exibiu um documentário de nome: "traição em Pearl Harbor".
É muito exclarecedor sobre os fatos que antecederam ao bombardeio e suas consequências.
Declaro que por ter gravado em fita de vídeo ele se deteriorou.
Não consegui ainda recupera-lo.
Sala de guerra é The best..!!
Capacidade de saber,pode até ser agora essa história dos Americanos sabiam e deixaram, é inimaginável.
Boa explicação, o Japão só não atacou a URSS por causa da piaba que havia tomado em Khalkhin Gol em 1939.
Foi a URSS que só declarou guerra ao Japão depois da segunda bomba ser lançada no Japão para mim isso tem um nome covardia 😂
Explica aí o caso "Richard Sorge", que oficialmente avisou sobre o ataque..
Juntando ele e o Marcelo do Hoje no Mundo Militar dá uma dupla de feras da história da guerra.
😂😂😂😂
o hoje no mundo militar infelizmente se perdeu nas ideologias políticas atuais. perdeu a credibilidade .
3:50 "Que doideira! Os caras não querem abrir os portos,deixa eles?", soou tão sincero isso! kkkkkkk
Um show de história.
MELHOR PODCAST EM ANOS !!
Claro que foi surpresa! A área do Pacífico é imensa a detenção das esquadras eram feitas por aviões de reconhecimento. não havia satélites, como hoje .
Sinto muito, mas as vidas até hoje, mostra o qual mal o homem, gasta dinheiro para destruir, um país que já estava pobre, todos que participaram não são heróis, e sim gênios do mal 😢😢como foram trataram as vítimas. 😢😢
Ótimo vídeo👏👏👏
Morava no Japão na época em que lançou o Filme Pearl Harbor. Realmente um assunto complicado de se tratar na terra do sol nascente. No filme os japoneses são retratados como vilões. Rostos desconhecidos com imagens escurecidas. Inclusive o filme foi apresentado como uma história de amor como tema central e não como um filme de Guerra.
Não estou defendendo, mas toda história tem dois lados e a que sempre conheceremos será a dos Americanos.
Nossa.esse.cara.e.muinto.inteligente.hentendi.tudo.que.ele.disse.gostei
... exato. Inclusive aprendi isso quando morei com Filipinos.
Os EUA afundaram um mini submarino japonês dentro da baia de Pearl Harbor algumas horas antes do bombardeio japonês. OBS: os mini submarinos tinham um alcance pequeno.
Verdade,mas se não me engano esses mini submarinos foram lançados de uma pequena embarcação disfarçada de algum barco pescador ou algo assim.
@@Ooutrocanal1985 foram 5 os mini submarinos lançados por submarinos. O primeiro mini submarino foi avistado por um destroier americano as 3:42hs, 4 horas antes do ataque japonês. Isso demonstra que a marinha americana sabia da presença da marinha japonesa perto de Pearl Harbor.
@@lopc1907 sim eles sabiam ,tanto que alguns porta aviões americanos não estavam mais em Pear Harbor, duvido que isso tenha sido uma coincidência.
@@Ooutrocanal1985 Principal fator ao ataque foi o embargo americano...o resto é bla bla bla.
@@Ooutrocanal1985 Japão eram nazustas imperialistas que humIlhavam os corenaos e chineses, imvadindo e roubando recursos minerais... EUA embargou e eles revidaram.. e tomaram na peida KKKKKKKKKKKKKKKK
Esse cara é muito foda.
Os EUA sabiam do ataque. O diplomata do Chile no México avisou o embaixador americano que japoneses foram pedir vistos na embaixada chilena., para embarcar em um navio com destino a Santiago. O diplomata estranhou porque eles não embarcaram em São Francisco, nos EUA, onde estavam? Os japoneses sabiam do ataque e saíram dos EUA. O diplomata chileno era Pablo Neruda. Isso está no seu livro "Confesso que vivi".
Que aula!!!
Aqui no yt tem um video antigo animado muito bom que resume a WW2 "ww2 in a nutshell" do oversimplified, aconselho a assistirem. Mas as grandes potencias eram fodas tbm, eles podiam ter a colonias que quisessem, mas o japão não kkkkkk
O que acho muito interessante é a incrível coincidência dos 3 P.A. que eram alvos prioritarios NÃO estarem no Porto e terem saído em Missão ... MAS Sorte TBM faz parte da Vida E da Guerra.
esse estudioso é um dos mais lucidos que vi ate ahoje sem achismo
Essa história do isolamento do Japão e o ataque americano forçando o Japão a sair do isolamento para mim foi mais um motivo para o ataque japonês em Pearl Harbor, seria uma vingança também!
Não, a abertura já tinha sido planejada pelos japoneses e pelo imperador Meiji, eles estavam isolados, mas não cegos e viram o que aconteceu na China, com os europeus saqueando todo o país, quando os americanos bateram na porta com os canhões, eles abriram de braços abertos, assinaram os tratados desiguais, mas usaram isso como oportunidade, pegando o que os países desenvolvidos tinham de melhor, o sistema militar prussiano, a educação francesa, o sistema naval britânico e o industrialismo americano. Tanto que levou 50 anos para saírem de uma sociedade feudal e agrária para uma potência industrial, com forças armadas que derrotaram os russos, ainda uma grande potência europeia
Não sei qual foi a intenção ou o que de fato ocorreu na época, mas olhando em retrospectiva, o ataque do Japão parece ter servido única e exclusivamente como passe de entrada na guerra para os EUA.
EUA entrou depois dos ataques no Hawaii kkkkk antes só dava suprimentos a Inglaterra em troca de ouro.
Ninguém tem a CORAGEM de falar que os eua provocaram o Japão por mais de 70 anos, com RETALIAÇÕES, Sanções, AMEAÇAS DE INVASÃO e ANEXAÇÃO...
Só falta de recursos mesmo
O que aconteceu foi o seguinte. Quando terminou a primeira guerra, onde os japoneses lutaram como aliados do americanos, os japoneses queriam se apossar desses territórios como espólio de guerra e os americanos não concordaram. Então os japoneses resolveram tomar na marra.
O que aconteceu foi que Roosevelt lançou uma guerra econômica contra o Japão ameaçando a nação como potencia industrial fazendo com que os japoneses não tivesse escolha senão atacar
Exatamente, esse sujeito está falando asneira atrás de asneira. Primeiro que o EUA não era uma potência bélica na segunda guerra, se transformou durante a guerra graça a Franklin Roosevelt.
E muitos historiadores consideram o início da segunda guerra, a invasão da China pelo Japão, muito antes da Alemanha invadir a Polônia.
Foi daqui do Espírito Santo o principal minério para os Americanos fazerem 18 bombas usando o Torio extraído da Areia monazitica de Guarapari. Uma dessas bombas foi detonada no deserto americano. Tinha 6 vezes a mais que a bomba atômica de Iroshima e Nagasaki.
Eles fábricavam os próprios elementos
Capixaba da gema, fico lisonjeado, mas a Bahia também ajudou com a mineração em Cumuruxatiba, bem maior q a da praia de Areia Preta em Guarapary !
Funcionava até 2.000 com carrêtas puxando pra Angra !
@@finadoorkutcomo fabricavam se são elementos naturais?
O cara é monstro!!
Muito, muito interessante!
Os japoneses já se relacionavam comercialmente com Portugal desde 1543...
Esse cara é muito bom
Grande conteúdo.
O vilela apenas foi educado ao deixar o convidado falar .Motivo Gentileza e educação andam juntos.
OLHA RAPAZ, EU TENHO O FILME TORA TORA TORA! QUE É UM FILME MAIS UM DOC SOBRE ESSE ATAQUE. E FOI UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA SIM, SINAIS SOBRE O ATAQUE NÃO FALTARAM, INTERCEPTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO, OS RADARES CAPTANDO MOVIMENTAÇÃO. MAS TINHA UM PROBLEMA QUE ERA LATENTE NOS STATES, O QUE TINHA DE GENTE QUERENDO ENTRAR NESSA GUERRA NÃO TAVA NO GIBI. E SE APROVEITARAM DISSO.
Vi o filme ontem. E que honestidade os relatos, o Estado monstro, a burocracia, a boêmia e... tudo levaria a derrota. Mudou o mundo o episódio. Todos estaríamos falando alemão.
Muito bom👏👏👏
É no mínimo "conveniente" os porta aviões não estarem no local. Isso deixa a margem de que o ataque foi desconsiderado e assim a resistência do povo americano de não ir para a guerra seria fragilizada. Portanto é sim muito possível que o sacrifício de marinheiros e civis teve o propósito político para definitivamente entrar na guerra.
Pra mim não existem dúvidas nisso!
Isso daí é TMC = Teoria da Mera Coincidência. Negocio aconteceu 80 anos atrás, os historiadores e relatos oculares da época já estao todos mortos, ninguém vai questionar a narrativa oficial.
O mesmo BLÁ, BLÁ, BLÁ do ataque as Torres gêmeas.... Podem achar o que quiser, mas NADA vai mudar a versão oficial, ou o Japão já tinha usado disso para dar uma de vítima, quando eles próprios e o mundo todo sabe (principalmente os pais vizinhos ao Japão daquele NEFASTO período) que o Japão estava se expandido territorialmente por meios EXTREMAMENTE violentos e vergonhosos (guerra sino - japonesa), algo que os EUA não quis compactuar, instituindo o famoso embarco energético ao Japão que culminaria ao ataque a Pearl Harbor e o resto é história.
Muuuito provavelmente o mesmo q acaba de acontecer no recente (e "despercebido"), ataque palestino a Israel.
Cara é fera
Uma coisa é certa. O único país que ofendeu fisicamente os EUA foi o Japão
Conhece muito.
Sorte e madrasta um dia o azar vem todo de uma so vez😮
Bom dia a todos.
Parabéns pelo trabalho.
Sobre a possibilidade de os EUA saberem do ataque eminente do Japão a pearl Harbor, assisti a um documentário exibido pela antiga TV E do rio da janeiro cujo título era:" Traição em Pearl Harbor". Muito interessante.
Procurei a algum tempo ver novamente , mas não o encontrei...
O igles ja falou sobre os planos de expansão japones em um podcast com o victor
quem n conhece, ele tem o canal sala de guerra.
a toque de caixa, assim rapidão kkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu ri dms nessa parte
Esse cara ótimo
E ainda existem pessoas que não vê a importância do estudo da história. Só mesmo em um país atrasado igual ao nosso, principalmente a mentalidade.
Os japas não atingiram seu objetivo primário que era liquidar com is porta aviões, não desttruiram os depósitos de combustível nem as docas o que pwrmitiu que em 6 meses a exceção de 2 encouracados um ja aposentado e o Arizona todos voltassem ao combate .
Entendo tudo isso como Hollywood. Atores!! A realidade deve ser outra e o professor sabe disso!!
Esse cara é o cão ❤❤❤❤parabéns benn
A presença militar japonesa na china foi brutal, o avanço a Nanquim conhecido como estupro de nankim causou comoção e a comunidade internavional cobrou dos Eua uma ação .Os eua retaliaram com embargos economicos acreditanfo que isso bastaria. A mudança da esquadra era um plano antigo, pois a base de Peal Harbor era tida como inapropriada pois tinha uma unica saida, mas o presidente autorizou a instalação da esquadra simplesmente para conter as criticas. Na epoca pensava inclusive em manter uma parte da esquadra afastada do atlantico pois a situação era delicada por lá por conta dos submarimos da alemanha. Os ammericanos não tinham a base totalmente consolidada, as comunicações com o continente por exemplo eram ruins . E os japoneses sabiam disso. O ataque japones devia ser coordenado aviões e submarinos mas a arma submarina japonêsa teve uma partivipação modesta, para dizer o minimo.O almirantado japones propos um ataque direto a costa americana e Yamamoto que estufou anos nos eua dissuadiu com dois argumentos - a distancia que dificultaria a logistica e a cultura americana dos clubes de tiro, só no clube ,modesto, no qual Yamamoto fora filiado tinha 100 mil membros ativos! Não sabemos quais argumentos venceram. Oresto é historia.
Os japoneses estrupou até crianças na china. Era um povo cruel
O chinêses são tão aí azarados que a contra resposta afundou com a tempestade, ou então ele correram, porque até o EUA tava levando ferro
Perfeito