Nos dias de hoje essa questão não existe sem um conflito difícil entre propósito x dinheiro. Ate pra poder exercer qualquer propósito que nao envolva enriquecer, é necessário ter estabilidade e saude, seja física, mental. E infelizmente o básico nao e garantido pra nós na atual situação, muito pelo contrário.
Nuca existiu isso que você parece pretender. Quem poderia te garantir a estabilidade financeira, de saúde física e mental? A atual situação é Lula? É difícil te entender.
@@ricardoperezbanega releia o comentário e se esforce para compreender a mensagem que ficará mais fácil. Nada tem a ver com mandato político, mas com estrutura acima dessas escolhas e a ruína visível e perceptível delas. Aqui no Brasil, nos EUA, no Canadá e em diversos outros lugares.
Vou te dar uma resposta.. mas n leve a mal e nem como se eu estivesse sendo sarcástico. Aqui vai um conselho: a vida é uma eterna competição estressante. Mesmo se vc abandonar tudo, pq cansou, e decidiu ir morar no mato. Lá vc terá de competir outros animais por comida, fora o risco de vida que vc passará. Eu digo isso a vc, pq a vida apesar de termos de buscar receber dinheiro para manter uma vida minimamente descente e recebermos estresse como extra; n acho que seja tão estressante quanto morar no mato(tenta acampar e verá que é um inferno) Enfim, essa é minha opinião.
Seria tão bom se o propósito dos poucos bilionários do mundo fosse eliminar a desigualdade que faz com que nem todos possam se dar ao luxo de refletir sobre propósito
Infelizmente, não somos tão poderosos, nem nossos desejos. Temos propósito, temos daemon, nosso sopro, o que nos pulsa, mas muitas vezes, isso esbarra com o social castrador e temos que nos adaptar para sobreviver, trabalhar, reprimindo nossos desejos. E quanto mais desejamos e trabalhamos por uma transformação social, mais a sociedade te renega, efetivamente, não quer mudanças e nem quem as busca.
Como que esse vídeo tem tudo a ver com aquilo que desde que a humanidade colocou-se à frente dos outros animais ao ponto de se perguntar: o que eu vou fazer com essa tal condição capaz de escolher, pensar, falar e agir sem restrições ou interferências externas? De questionar sistemas e estruturas sociais, políticas e econômicas? O que é que eu vou fazer com essa capacidade de agir de acordo com os desejos e impulsos? O que é que eu vou fazer com os direitos individuais? Com a autonomia na tomada de decisões? O que é que eu vou fazer com essa tal responsabilidade pelas próprias ações e suas consequências? O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade?
Sempre gostei de Arte, desenhar, escrever, esse universo me apetece. Mais atualmente trabalho com algo completamente distinto, que não me traz satisfação. Sem conseguir vicejar meu melhor, e criatividade.
Desejo, pulsão, impulso, palavras irmãs Quando consciente, muito determinado pelo objeto Quando inconsciente, muito determinado pelo sujeito Mas de uma forma ou de outra, sempre uma relação Quando inconsciente, pode ser lúdico Universal e sempre presente Desejo de se sentir livre Dizemos que o objeto é Belo Mas o prazer é de liberdade De felicidade Sentido e propósito Tudo misturado em um.
Antes do propósito é preciso estar ciente que não pedimos para nascer. A partir daí somos obrigados a fazer o melhor para não padecer até porque tbm não sabemos para onde iremos após a morte. Assim vivemos em um limbo, este precisa ser vivido no aqui e no agora. É o que temos de real.
E quando nosso propósito não é valorizado pela sociedade e temos pouca autoestima? É difícil superar a barreira coletiva que existe diante do propósito pessoal. Envolve se libertar da opinião alheia, principalmente daqueles que você mais ama (sua família).
É difícil né? Às vezes essa opinião até faz sentido quando pensamos no sistema que vivemos e das necessidades que precisamos satisfazer pra continuar vivendo, e é aí que a opinião de familiares podem vir de um lugar sincero de preocupação com o futuro. Nem sempre propósito paga as contas
Estou numa fase da minha vida em que me questiono com frequência sobre essa questão do propósito, do sentido da minha vida. Seja lá o que isso for, acho importante ter um propósito, ainda que esse propósito seja algo pequeno e simples. Só que isso traz-me alguma angústia, porque, por um lado, não o "encontro* e, por outro, sinto uma espécie de culpa, porque tenho muito mais do que muita gente à minha volta. Então, não deveria sentir o que sinto, o que não ajuda nada neste processo de busca... Enfim, para mim, neste momento isso é muito difícil. Racionalmente até entendo o que diz, mas, na prática, como conciliar isso com a vida nua e crua? Gosto de fazer muitas das coisas que enumerou, mas e quando o trabalho e a vida familiar não nos deixam tempo e energia? Sei que podemos realizar a tal pulsão de várias formas, só que também me questiono se vale a pena, por exemplo, escrever, desenhar, criar, etc., se isso for só para mim e por mim. Não sei se dá para entender. Bom, hoje é segunda... 😊 Muito bom o vídeo! Obrigada! 😘
Poder ser que a vida tem dois lados que as vezes se encontram, 1- A vida não tem sentido, só vive e vai fazendo o que precisa pra estar vivo amanhã e assim vai, 2- plantar para colher, sem dor sem ganho, bem e mau, perde parar ganhar essas coisas, aí nós vamos esbarrando nessas questões pelo resto da vida. As vezes conseguimos prever alguma coisa mas não é sempre, falo isso baseado no meu estilo de vida, com certeza vai ter opniões mais elaboradas ou menos elaboradas do que está
A sra. é mto eloquente.Por vezes na resiliência me conformo d ser resultado da falta dos esclarecimentos necessários e desvinculados da família/religião q a mim foram impostos, contornando minha trajetória até hj aos 53.🌷🌟
Caramba, precisava muito ver esse vídeo. Essa questão do sentido sempre me assombrou desde de pequena. Sempre questionei e analisei muito as coisas e cresci com a sensação de que nada fazia sentido pra mim. Essas questões que você apresentou no final do vídeo são muito difíceis para eu responder, e quanto mais autoconhecimento eu busco para responde-las mais parece que estou longe de uma resposta que faça realmente sentido. Eu me questiono talvez não é sobre o sentido em si, mas a busca, a experiência, talvez o sentido é a própria vivência em si?
Não há um sentido. O que diz Maria é que se trata de aproveitar o tempo de vida que tenhamos e procurar ser felizes. Do modo que cada um escolha. Porque não tem recompensa nem castigo depois.
A dessa mulher maravilhosa é uma música,uma ópera, estou em análise me descobrindo não me conhecia, quando passamos a nos conhecer vamos aos poucos tendo propósito na vida.
Ôôô, Amada! Você não faz ideia o quanto esse vídeo fez diferença para mim. Estamos todos nos reconstruindo e ouvir novamente o "óbvio" foi como um estalar de dedos para me chamar à atenção para a vida. Gratidão por isso e, por gentileza, continue falando e publicando o que vier para ser falado. Percebi que te ouvi sobre o mesmo tema, porém de forma mais profunda.❤
Percebo pelos comentários do vídeo como o capitalismo engole a sanidade da maioria. Felizmente (ou não) a consciência disso entre as pessoas está aumentando. Sonho que esse despertar que possa significar transformações sociais relevantes
Oi Maria, você pode falar um pouco de quando o desejo/propósito/sentido está fora do ambiente profissional? A maioria dos exemplos que você deu de “se exercer” foram na esfera do da profissão. E quando o nosso “exercer-se” está em outra esfera da vida? Por exemplo, quando é difícil conciliar um trabalho remunerado com o que nos faz pulsar e então trabalhamos para ganhar dinheiro mas precisamos por outras vias realizar o que traz sentido à nossa vida? Acho que essa é a realidade de muitas pessoas. Por exemplo quando temos um hobby (muitas vezes visto como algo menor… que os outros acham que a gente faz “só” pra se divertir, ou passar o tempo). Ou quando uma pessoa tem sua realização nos relacionamentos familiares, ou numa causa que não é o seu trabalho. Vivemos numa cultura centrada no trabalho (que acho que tem muito a ver com as ideias pré-modernas do dever e do conter) e a conversa sobre o sentido foi também pra exemplos profissionais. E quando a pressão cultural por ter um propósito (geralmente ligado à profissão) nos paralisa e essa propria ideia bloqueia o contato com o que pulsa dentro de nós?
Há muito tempo não consigo enxergar propósito em mais nada. A vida perdeu todo valor. Mesmo ouvindo essa mulher sensacional. Deus? Qual Deus? O dinheiro, o status, a ostentação, "meu" Deus (que me torna melhor que as outras pessoas), o "conservadorismo" (escravista). Pare o mundo que eu quero descer.
09:48 nada mais em cima dessa terra me trás mais esse sentimento. Salomão também entendeu isso, porém ele precisou passar por muito mais coisa que eu pra enxergar essa verdade. eu só queria deixar de existir, aí não ia precisar de nada. *edit ps: Na verdade existe uma coisa sim, que é: Espalhar para as pessoas a mensagem: "Não façam filhos" Todos os problemas existem porque nós existimos, logo, a não existência é a solução de todos os problemas. Mas quando digo "não faça filhos", não é para todo mundo, digo isso para a maioria das pessoas que apenas existem e estão sobrevivendo. Os único que podem (ou deveriam poder) ter filhos, são os que tem uma vida boa. Que não precisam "viver" uma vida de escravidão moderna. ("viver" entre aspas pois na verdade pessoas assim apenas existem, estão tão preocupadas e focadas em sobreviver, que não tem tempo para VIVER (realmente) não apenas existir; acordar hoje pra conseguir o almoço e a janta pra ter forças pra fazer isso amanhã. - "mas eu tenho muita vontade de ter um filho" Colocar um filho no mundo por essa razão é uma atitude muito egoísta, pois você está pensando apenas em você, e nem um pouco em o que esse ser humano que você está colocando no mundo estará sujeito a passar. Conclusão: A não ser que você tenha as "mínimas" "básicas" condições de fazer o seu filho deslizar pela vida, realmente VIVER, desfrutar das coisas boas que esse mundo tem a oferecer. (não sobreviver) NÃO FAÇAM FILHOS!!!
Eu entendo a crítica à religião, mas ela não tenta justamente "explicar" como é a nossa psique? E o problema seria justamente nós acreditarmos nas explicações de modo literal?
Mistura muitos conceitos desejo/propósito/querer e monta um discurso amigável (vc pode manipular isso) e agrada a quem precisa seguir "feliz". Um perigo!
O conceito é bonito. Reflexão importante, mas a maioria das pessoas só está tentando sobreviver no caos
"O que VALE a pena? Porque pena sempre há".
tbm ameeeeeeeeeeeeeeeei
Noffa!
Sempre.
eu tava indo embora e ela vai e me dá um tapa desses
😂 perfeito!!!
Vivemos entre Desejo e Demanda, essa é real, isso é O REAL psi.
Nos dias de hoje essa questão não existe sem um conflito difícil entre propósito x dinheiro. Ate pra poder exercer qualquer propósito que nao envolva enriquecer, é necessário ter estabilidade e saude, seja física, mental. E infelizmente o básico nao e garantido pra nós na atual situação, muito pelo contrário.
Vc é mt linda
Tanto que para alguns o propósito pode ser justamente o dinheiro
Nuca existiu isso que você parece pretender. Quem poderia te garantir a estabilidade financeira, de saúde física e mental? A atual situação é Lula? É difícil te entender.
@@ricardoperezbanega releia o comentário e se esforce para compreender a mensagem que ficará mais fácil. Nada tem a ver com mandato político, mas com estrutura acima dessas escolhas e a ruína visível e perceptível delas. Aqui no Brasil, nos EUA, no Canadá e em diversos outros lugares.
Vou te dar uma resposta.. mas n leve a mal e nem como se eu estivesse sendo sarcástico.
Aqui vai um conselho: a vida é uma eterna competição estressante. Mesmo se vc abandonar tudo, pq cansou, e decidiu ir morar no mato. Lá vc terá de competir outros animais por comida, fora o risco de vida que vc passará.
Eu digo isso a vc, pq a vida apesar de termos de buscar receber dinheiro para manter uma vida minimamente descente e recebermos estresse como extra; n acho que seja tão estressante quanto morar no mato(tenta acampar e verá que é um inferno)
Enfim, essa é minha opinião.
Seria tão bom se o propósito dos poucos bilionários do mundo fosse eliminar a desigualdade que faz com que nem todos possam se dar ao luxo de refletir sobre propósito
Difícil. Eles só existem graças a ela.
Maria é capaz de explicar o sentido da vida em 14 minutos.
Infelizmente, não somos tão poderosos, nem nossos desejos. Temos propósito, temos daemon, nosso sopro, o que nos pulsa, mas muitas vezes, isso esbarra com o social castrador e temos que nos adaptar para sobreviver, trabalhar, reprimindo nossos desejos. E quanto mais desejamos e trabalhamos por uma transformação social, mais a sociedade te renega, efetivamente, não quer mudanças e nem quem as busca.
Como que esse vídeo tem tudo a ver com aquilo que desde que a humanidade colocou-se à frente dos outros animais ao ponto de se perguntar: o que eu vou fazer com essa tal condição capaz de escolher, pensar, falar e agir sem restrições ou interferências externas? De questionar sistemas e estruturas sociais, políticas e econômicas? O que é que eu vou fazer com essa capacidade de agir de acordo com os desejos e impulsos? O que é que eu vou fazer com os direitos individuais? Com a autonomia na tomada de decisões? O que é que eu vou fazer com essa tal responsabilidade pelas próprias ações e suas consequências? O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade?
Maria Homem sempre pontual, falando das Angústias do hoje.
Sempre gostei de Arte, desenhar, escrever, esse universo me apetece. Mais atualmente trabalho com algo completamente distinto, que não me traz satisfação. Sem conseguir vicejar meu melhor, e criatividade.
..❤
é sobre conseguir localizar o que vale a pena apostar
Desejo, pulsão, impulso, palavras irmãs
Quando consciente, muito determinado pelo objeto
Quando inconsciente, muito determinado pelo sujeito
Mas de uma forma ou de outra, sempre uma relação
Quando inconsciente, pode ser lúdico
Universal e sempre presente
Desejo de se sentir livre
Dizemos que o objeto é Belo
Mas o prazer é de liberdade
De felicidade
Sentido e propósito
Tudo misturado em um.
Todos os projetos que incluem todas as outras pessoas do mundo.. Fez um eco aqui. Gostei
Antes do propósito é preciso estar ciente que não pedimos para nascer. A partir daí somos obrigados a fazer o melhor para não padecer até porque tbm não sabemos para onde iremos após a morte. Assim vivemos em um limbo, este precisa ser vivido no aqui e no agora. É o que temos de real.
Hipnotizante!! Show!
Ouvir você é descobrir caminhos e me conhecer melhor.
Antes tarde do q nunca.
Não perco um vídeo
🤯🙌🏽
Objetivo e Coerente
E quando nosso propósito não é valorizado pela sociedade e temos pouca autoestima? É difícil superar a barreira coletiva que existe diante do propósito pessoal. Envolve se libertar da opinião alheia, principalmente daqueles que você mais ama (sua família).
É difícil né? Às vezes essa opinião até faz sentido quando pensamos no sistema que vivemos e das necessidades que precisamos satisfazer pra continuar vivendo, e é aí que a opinião de familiares podem vir de um lugar sincero de preocupação com o futuro. Nem sempre propósito paga as contas
❤
Penso que sempre existiu esse questionamento sobre o sentido da vida.
Este vídeo me ajudou a pensar em questões que estão muito vivas pra mim e que estou investigando na terapia. Obrigada! 🙏
Estou numa fase da minha vida em que me questiono com frequência sobre essa questão do propósito, do sentido da minha vida.
Seja lá o que isso for, acho importante ter um propósito, ainda que esse propósito seja algo pequeno e simples. Só que isso traz-me alguma angústia, porque, por um lado, não o "encontro* e, por outro, sinto uma espécie de culpa, porque tenho muito mais do que muita gente à minha volta. Então, não deveria sentir o que sinto, o que não ajuda nada neste processo de busca...
Enfim, para mim, neste momento isso é muito difícil. Racionalmente até entendo o que diz, mas, na prática, como conciliar isso com a vida nua e crua?
Gosto de fazer muitas das coisas que enumerou, mas e quando o trabalho e a vida familiar não nos deixam tempo e energia?
Sei que podemos realizar a tal pulsão de várias formas, só que também me questiono se vale a pena, por exemplo, escrever, desenhar, criar, etc., se isso for só para mim e por mim. Não sei se dá para entender.
Bom, hoje é segunda... 😊
Muito bom o vídeo! Obrigada! 😘
Ontem amanheci me questionando sobre propósitos e quem eu era no mundo (atualmente) e me deparei com esse vídeo incrível.
❤MARIA OBG POR VC EXISTIR
OUVIR VC EH MARAVILHOSO ❤
👏🏾👏🏾👏🏾❤❤❤
Poder ser que a vida tem dois lados que as vezes se encontram, 1- A vida não tem sentido, só vive e vai fazendo o que precisa pra estar vivo amanhã e assim vai, 2- plantar para colher, sem dor sem ganho, bem e mau, perde parar ganhar essas coisas, aí nós vamos esbarrando nessas questões pelo resto da vida. As vezes conseguimos prever alguma coisa mas não é sempre, falo isso baseado no meu estilo de vida, com certeza vai ter opniões mais elaboradas ou menos elaboradas do que está
Maravilhosa!!
Para quem não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve
A sra. é mto eloquente.Por vezes na resiliência me conformo d ser resultado da falta dos esclarecimentos necessários e desvinculados da família/religião q a mim foram impostos, contornando minha trajetória até hj aos 53.🌷🌟
Muito bom! Quantas pessoas ainda vivem de acordo com a 1parte do vídeo.
bom demais fazer analise e de vez em quando parar pra ver uns videozinhos aqui
Caramba, precisava muito ver esse vídeo. Essa questão do sentido sempre me assombrou desde de pequena. Sempre questionei e analisei muito as coisas e cresci com a sensação de que nada fazia sentido pra mim. Essas questões que você apresentou no final do vídeo são muito difíceis para eu responder, e quanto mais autoconhecimento eu busco para responde-las mais parece que estou longe de uma resposta que faça realmente sentido. Eu me questiono talvez não é sobre o sentido em si, mas a busca, a experiência, talvez o sentido é a própria vivência em si?
Vc já escreveu, por mim rsr.
Não há um sentido. O que diz Maria é que se trata de aproveitar o tempo de vida que tenhamos e procurar ser felizes. Do modo que cada um escolha. Porque não tem recompensa nem castigo depois.
Sempre genial e maravilhosa nossa Maria Homem. Obrigada por nos fazer pensar ❤
Vou falar ein: querida! Thanks 💖
A dessa mulher maravilhosa é uma música,uma ópera, estou em análise me descobrindo não me conhecia, quando passamos a nos conhecer vamos aos poucos tendo propósito na vida.
Eu te amo
Maria 💜
Ôôô, Amada! Você não faz ideia o quanto esse vídeo fez diferença para mim. Estamos todos nos reconstruindo e ouvir novamente o "óbvio" foi como um estalar de dedos para me chamar à atenção para a vida. Gratidão por isso e, por gentileza, continue falando e publicando o que vier para ser falado. Percebi que te ouvi sobre o mesmo tema, porém de forma mais profunda.❤
❤❤❤❤❤
Lascou foi tudo
Percebo pelos comentários do vídeo como o capitalismo engole a sanidade da maioria. Felizmente (ou não) a consciência disso entre as pessoas está aumentando. Sonho que esse despertar que possa significar transformações sociais relevantes
Gratidão por mais esse conteúdo!
Os vídeos da Maria são sempre excelentes. Não sei se ela filma com equipe, mas poderiam melhorar um pouquinho na captação do áudio.
Oi Maria, você pode falar um pouco de quando o desejo/propósito/sentido está fora do ambiente profissional? A maioria dos exemplos que você deu de “se exercer” foram na esfera do da profissão. E quando o nosso “exercer-se” está em outra esfera da vida?
Por exemplo, quando é difícil conciliar um trabalho remunerado com o que nos faz pulsar e então trabalhamos para ganhar dinheiro mas precisamos por outras vias realizar o que traz sentido à nossa vida? Acho que essa é a realidade de muitas pessoas.
Por exemplo quando temos um hobby (muitas vezes visto como algo menor… que os outros acham que a gente faz “só” pra se divertir, ou passar o tempo). Ou quando uma pessoa tem sua realização nos relacionamentos familiares, ou numa causa que não é o seu trabalho.
Vivemos numa cultura centrada no trabalho (que acho que tem muito a ver com as ideias pré-modernas do dever e do conter) e a conversa sobre o sentido foi também pra exemplos profissionais.
E quando a pressão cultural por ter um propósito (geralmente ligado à profissão) nos paralisa e essa propria ideia bloqueia o contato com o que pulsa dentro de nós?
maria homem ce arrasa
❤ atualíssima, sempre!
Há muito tempo não consigo enxergar propósito em mais nada. A vida perdeu todo valor. Mesmo ouvindo essa mulher sensacional.
Deus? Qual Deus? O dinheiro, o status, a ostentação, "meu" Deus (que me torna melhor que as outras pessoas), o "conservadorismo" (escravista).
Pare o mundo que eu quero descer.
Te entendo totalmente
Excelente, doutora.
✨👍🙏✨
Vídeo maravilhoso! Parabéns pelo trabalho!
"A inteleccão de algo relevante ", mas até quando? E até e pra onde levamos essa inteleccão?
Nossa!!😮❤
Esse é o melhor vídeo dela.
Impecável! O ambiente está belíssimo também, ótimo design ❤
Extraordinário vídeo 💚
Qta elegância....
O Pessoal tá fazendo uma transferência com a Maria
Aula maravilhosa!!! ❤❤👏👏
Obrigado ❤
Muito bom MH, como sempre.
Queria fazer analise com vc!! MH meu desejo
Que bonito! Profundo! ❤
Maria, gostaria que você falasse sobre se todo desejo deve ser realizado ou se tem desejo que devemos evitar?
09:48 nada mais em cima dessa terra me trás mais esse sentimento. Salomão também entendeu isso, porém ele precisou passar por muito mais coisa que eu pra enxergar essa verdade.
eu só queria deixar de existir, aí não ia precisar de nada.
*edit ps:
Na verdade existe uma coisa sim, que é:
Espalhar para as pessoas a mensagem: "Não façam filhos"
Todos os problemas existem porque nós existimos, logo, a não existência é a solução de todos os problemas.
Mas quando digo "não faça filhos", não é para todo mundo, digo isso para a maioria das pessoas que apenas existem e estão sobrevivendo.
Os único que podem (ou deveriam poder) ter filhos, são os que tem uma vida boa.
Que não precisam "viver" uma vida de escravidão moderna. ("viver" entre aspas pois na verdade pessoas assim apenas existem, estão tão preocupadas e focadas em sobreviver, que não tem tempo para VIVER (realmente) não apenas existir; acordar hoje pra conseguir o almoço e a janta pra ter forças pra fazer isso amanhã.
- "mas eu tenho muita vontade de ter um filho"
Colocar um filho no mundo por essa razão é uma atitude muito egoísta, pois você está pensando apenas em você, e nem um pouco em o que esse ser humano que você está colocando no mundo estará sujeito a passar.
Conclusão:
A não ser que você tenha as "mínimas" "básicas" condições de fazer o seu filho deslizar pela vida, realmente VIVER, desfrutar das coisas boas que esse mundo tem a oferecer.
(não sobreviver)
NÃO FAÇAM FILHOS!!!
Nem mesmo estar aqui pensando sobre isso.
nossa ♥️VC❤️ me ilumina 💋💋
estava me perguntando issokkkkkkkkk
Eu questiono muito, e pra mim a vida não tem sentido nenhum, é só sobreviver um dia de cada vez.
bora fazer um livro juntos
Na clínica as vezes aparecem clientes que não conseguem saber qual o seu propósito de vida, e aí?
Vc é a profissa, vc tem q saber lidar com isso como ninguém
babado
E na psicose? Como fica o desejo?
Eu entendo a crítica à religião, mas ela não tenta justamente "explicar" como é a nossa psique? E o problema seria justamente nós acreditarmos nas explicações de modo literal?
Ao mesmo tempo, hoje, com o Neo liberalismo , a ideologia do capitalismo é nunca estar triste.
O Eterno não se contrapõe ao Presente.
Acho que é aí que a esquerda de forma geral se perde, e sofre muito com isso.
Esse quadro,com braços erguidos, dá agonia,parece que ela está cansada,rsrsrs , ou querendo tirar o vestido 😅😅
fique rico ou morra tentando.
Mistura muitos conceitos desejo/propósito/querer e monta um discurso amigável (vc pode manipular isso) e agrada a quem precisa seguir "feliz". Um perigo!
por ai mesmo!!! é muito mais complexo do que esta estrutura pop!!!