Depois de muitos anos de análise , aprendi a dizer sim para mim , que eu posso , que eu mereço tb ter e viver as coisas boas da vida , e que , àquele que colocava num pedestal , arranquei-o de lá e coloquei-o no meu lado , na horizontal . Ufa ! Foi um trabalho e tanto assumir esse lugar do meu desejo e potência .
Dizer 'não' talvez seja tão difícil devido à construção da dinâmica social hierárquica, onde sempre alguém precisa se submeter ao outro. Desde crianças, as pessoas são submetidas a esse lugar não-crítico de aceitar o comando de quem sabe mais - ou que aparenta saber. Quando o pai ordena que o filho vá tomar banho - porque sim. Quando a criança não pode se vestir como deseja - porque o adulto não quer. Ou quando o adolescente não pode sair com os amigos - porque moram debaixo do teto dos pais e eles que mandam - eles que sabem tudo. São muitos anos vivendo subjugadas, sem opinião própria, sem poder dizer 'não' por uma questão de sobrevivência. Então, quando finalmente chegam na vida adulta, que é geralmente quando podem ter autonomia, não sabem como. Pois ‘a espada do não' nunca foi afiada. Não sabem como posicioná-la e muito menos como golpear. Mas já é hora. É hora de cortar o cordão umbilical e sair dessa posição em que a vida flui a partir do outro. É necessário aprender a dizer ‘não’ para o outro, para então dizer sim para si.
Em algumas situações o "não " é tão contestado pelo outro, que o "sim" torna-se uma saída para evitar alguns cortes radicais. Alguns "outros" são potentes opressores. É um trabalho intenso...que dureza...
Temos que ter cuidado por que tantos sim podem custar toda a nossa energia. Foi assim que tive burnout, dizendo sim e abaixando a cabeça perante todos os mandos e desmandos, inclusive humilhações, da minha ex-chefe.
EVITAR, esse verbo é MUITO complacente com a relação hierárquica. E é exatamente assim que permanece nesse lugar opressor, pois a cd situação na qual se devería ter uma dialética EVITAR o mal estar do conflito para que o outro se mantenha no seu pedestal e assim consequentemente controla.DOR e o outro "controlado." Sem atravessar o luto de manter o grande Outro nesse lugar suposto saber de tudo e reconhecer que do outro lado tem o suposto saber de nada não existe dialética, não há autereridade, não há sujeito... Sendo assim, atravessar essa fantasia é urgente para que daí possa surgir algo interessante, algo revelador. Bjs MM
No meu caso o que me ajudou muito nesse processo, e passa muito por isso que o vídeo expõe, foi a comunicação não violenta e um olhar para os humanos enquanto seres que tem necessidades. Passei a observar as minhas necessidades e a entender as necessidades das pessoas a minha volta e com base nisso fazer uma equação onde por diversas vezes o não é necessário mas por muitas outras eu precisei abrir espaço pra olhar a necessidade do outro.
Sinto que tenho dificuldade em dizer não porque tenho medo de decepcionar o outro e com isso ele passe a não gostar de mim. O que me leva a me perguntar para quê esse perfeccionismo em que não posso ser visto negativamente por ninguém e que tenho que atender a todos mesmo que isso custe minha paz. Essa é apenas uma reflexão, ainda tenho que trabalhar nisso dentro de mim.
Certa vez precisava iniciar e persistir no "não" para uma determinada pessoa. Fiz uma lista de tudo o que essa pessoa fazia e que me incomodava. E todos os dias eu olhava essa lista. Foi importante a escrita da lista para persistir e não desistir. Sucesso no "não".😊
Eu me amoldava em troca de "não ser responsável". Mas antes dessa fase, eu me amoldava em troca de "evitar enfrentamento". Foi fácil perceber a evitação do conflito, mas foi difícil perceber a evitação da responsabilidade.
Me passa uma impressão que o "não" tem uma relação com a maturidade, com a autonomia, essa resistência de dizer não, mostra uma dificuldade de sair do ninho, na verdade, tá ruim, mas tá bom.
Eu aprendi agora depois de 41 anos . Medo de perder a gente em minha volta . Agora estou praticamente sozinho . Todos se foram da minha vida , e que maravilha descobrir isso ! ❤
As vezes o medo de dizer não está atrrlado justamente a essa tomada de consciência e responsabilidade do próprio caminho. Vivemis em uma sociedade que não consegue caminhar com os proprios pés, semore queremos e carecemos de algo ou alguém para nos fortalecer ou até mesmo reiterar nossas ideias. Então, é necessário entender que para dizer não, precisamos aprender a viver de forma mais autônoma
Eu estava prestes a comentar: "Wow que mulher incrível! Que sapiência!" Kkkk Justamente o mecanismo de colocar o outro no lugar de grandioso saber, de dono da verdade. Acho que, no fundo, é isso mesmo o que a Maria fala no vídeo: o efeito de colocar o outro no pedestal, pressupõe o gesto de se dimunir, de querer ser liderado...
Eu creio que a pessoa que não consegue dizer NÃO é que ela não recebeu investimento pessoal pelo seus cuidadores,( você é especial, você é importante, você é amada, você é meu amor) com isso ela não entendeu o VALOR que ela tem. Então não consiguira dizer NÃO para o outro , sempre investindo o SIM. Amando mais o outro do que a si mesmo. Escala de valor Amar a Deus, Amar a nós, depois Amar o outro.
O fato de em algum momento dizermos que alguém é incrível ou extraordinário não faz deste alguém oniciente, onipresente e onipotente! muitos e muitas confundem potencial o qual é inerente a todo ser com criatividade com destaque a espécie humana , com desejo de exercer domínio sobre aquele ou aquela que goza em ser dominado ou dominada e portanto diviniza o outro porque necessita estar neste lugar de submissão para sobreviver e sente prazer com isso tem ganhos secundários sem necessariamente sofrer pelo contrário. Para essas pessoas é sublime estar neste lugar de adorador ou adoradora! Excelente vídeo Maria Homem muito reflexivo!❤️🥰👍 Valeu!❤
a primeira vez q eu sair sozinha, foi o melhor dia da minha vida... uma sensação parecida com quando comecei a meditar... um extase assim... sei lá... hehehe depois desse dia dizer sim pra muita coisa foi parando de fazer sentido. Acho q meu cerebro anotou: se eu me sinto melhor só, pra quê estou me sujeitando a isso? Agora já de cara a pessoa já tem meu não, ela q batalhe pelo sim. hehehe Indico a música: "no no no" da meghan trainor pode ajudar. ")
Eu brigava nas questões periferias, mas me amoldava nas questões principais. Aí as neuroses explodiram. Demorei pra perceber. Agora que tenho consciência, olho para o que realmente importa pra mim e o outro que lute....
É como um significado escondido, um significado fiel ao que sentimos sob influência externa e do interno manifestamos com limite, muitas vezes de dizer "alguma verdade", principalmente para nós mesmos, e dizemos EU NÃO CONSIGO, quando na verdade estamos dizendo EU NÃO QUERO!.. ⚖️🍃🪷🐘☀️♎🌕♍
E além de tudo, a gente ainda tem uma cultura no Brasil de extrema dificuldade de dizer textualmente o não. É algo que estrangeiros de diferentes nacionalidades que residem no Brasil notam em pouco tempo: a gente sempre tem expressões de dissuasão para não dizer não para um convite, por exemplo.
Pior é o risco de ficar de fato acompanhado mas profundamente só qdo não é possível existir para si mesmo. Para o outro você será somente uma escada, um objeto, uma coisa. Necessário então escolher sempre sua própria dignidade que é próxima da paz de ser o que se é em sua plenitude. Que aqueles que nos amam nos vejam como seres completos e inteiros. Deveria ser meta básica para a vida.
Maria Homem, sempre maravilhosa na condução de uma profunda reflexão do que "somos " e o que poderemos ser. O "não passa a ter uma outra ressignificação com a sua explicação psicanalista. Muito obrigado ! ❤
Na verdade a gente não se submete ao outro, a gente se submete ao que o outro faz, por uma necessidade nossa, não do outro. As vezes se submeter depende de que sobrevivamos. Dizer não para a pessoa errada pode gerar complicações absurdas.
Penso que quando alguém aliena seu desejo, sua vontade, suas incapacidades, suas (in)decisões ou seus afetos ao Outro, será muito difícil uma reversão desta posição, fato que esta faz parte de sua estrutura psíquica, manifesta em seu sintoma. Gozar no jogo das alteridades falicas é normalmente condição do próprio jogo. Alienar o gozo ao primado do Outro é dependência.
Qquer pessoa pode sim se libertar se esse for seu desejo. Para isso é preciso de coragem e respeito pela vida. Pior que ser dependente é ser opressor e consciente de sua necessidade de dominação. "Falico" é o SISTEMA capitalista que de forma hegemônica dividiu ou seres humanos, seus corpos e suas intersubjetividades para dividir e controlar. Freud até fraudou suas pesquisas. É preciso olhar a vida nua. Tente Agamben.
É pra você que eu não consigo dizer "não", Maria ❤ vídeo incrível, acho que o medo da reação ao não, a vontade de agradar, medo dos cancelamentos, é uma das opressões mais subestimadas (e aparelhadas) atualmente. Ser livre desse medo é "perigoso", e por isso mesmo tão potente.
Mas, o inverso também ocorre comumente, pessoas que não se arriscam em nada por medo, seja pequenas decisões no dia, ou, relacionamentos amorosos, ou, não. Ficam na zona de conforto, sem sair da bolha, algo diferente do EU, "Ah não quero". Vê como uma ameaça. E nunca se permite viver.
O engraçado quando dizemos "não " somos vistos como orgulhosos e arrogantes, como se a gente tem que abaixar a cabeça , viver a lei da obediência e ficarmos calado. Não temos voz,por causa da imposição do outro.
@@foco-e-proposito Sempre a mesma coisa, os mesmos comentários. Pensou diferente... minion, extrema direita, facista... Já que é assim; olá extrema esquerda, tonta e vitimista. Kkkkk Para de reclamar e agradeça por ter um emprego, se tá achando ruim, largue esse e ache um melhor.
Poder arregaçar as mangas e ter a minha experiência de crescimento, amadurecimento, de assumir e colocar meus limites, inclusive na presença da potência do outro. Mas não esquecendo da minha.
Se não existe o sujeito do suposto saber, como entender esse laço de compartilhamento de conhecimento e de contribuição de quem saiba mais e possa mais? Alguém que tem conhecimento porque observou, refletiu e pode contribuir positivamente?
Não conseguir "negar" é um comportamento narcísico( relação com a imagem). Estar sempre agradando o outro para manter uma imagem e receber elogios em troca.
todos vivos, por enquanto. ❤ barrar o grande outro e ser pequenininho (em alguma vontade grande que não deixa de existir em nós), mas sem a febre de que vamos virar deus. em todo sonho bom, verdadeiro, há que haver um osso quebrado, é bom que seja o nosso, como prova de que isso termina, como lição de que toda dor, um dia, passa. num ginásio bem grandão, num maracanã cheio vem o senso de sermos umas baratinhas, que infestaram o planeta e compartilha, se humanizando, em forma de torcida, em equipes que competem uma com a outra, que perde e ganha. nas nossas vontades abissais de grandeza, falando do ponto de vista de quem tem mais fome, a cura tá em enxergar que a cor da pena, a postura, o tamanho, o peso, indiferente das nossas medidas, somos humanos, baratas, gaviões. e rio. e rio, se moldando entre as pedras, arrastando cascalho, areia e terra. ☁️🩵☁️ agora a semana já pode começar. 🃏
O masoquismo tem relação com o sadismo e na maioria das vezes o dominador fica também na dependência do dominado. Se fazer de "coitadinho submisso" é também uma questão de dominação, mesmo que inconsciente.
Sem querer polemizar questões religiosas, mas o pensamento cristão pode reforçar essa ação de colocar alguém numa posição de poder? Aquele que tem o poder de me salvar porque ele sabe e eu não consigo sozinho… A gente já aprende assim, haja consciência para transformar esses pensamentos coletivos já enraizados
Resumindo: qual a sua responsabilidade na realidade da qual você se queixa? É muito trabalhoso lidar com o possível aborrecimento do outro ao dizer o não.
Barrar o grande outro, e sobre isso. Só acho q isso nao é feito mais pela autoridade q o outro tem sobre a outra pessoa do que por acreditar neste. Outras por medo de decepcionar
No capitalismo agente tem dificuldade de dizer NÃO, simplesmente pq agente corre o risco de perder o emprego. Mas no fundo no fundo agente tem muita vontade de mandar o chefe pra pqp 😢
Observando o passado, vi que eu dizia não, para amigos e até namorados, eles me levavam para situações, as vezes de euforia, as vezes pós um fitdance na academia, para ter o meu sim. E na observação não era a minha companhia que eles queriam, mas o sim como se fosse uma disputa. Aí nesses casos, eu troquei pelo "aff" ou ,casos mais insistentes (geralmente tem mentira descarada), falo "teu cú". Tem alguma coisa no cérebro q deva explicar isso.
Depois de muitos anos de análise , aprendi a dizer sim para mim , que eu posso , que eu mereço tb ter e viver as coisas boas da vida , e que , àquele que colocava num pedestal , arranquei-o de lá e coloquei-o no meu lado , na horizontal . Ufa ! Foi um trabalho e tanto assumir esse lugar do meu desejo e potência .
Dizer 'não' talvez seja tão difícil devido à construção da dinâmica social hierárquica, onde sempre alguém precisa se submeter ao outro. Desde crianças, as pessoas são submetidas a esse lugar não-crítico de aceitar o comando de quem sabe mais - ou que aparenta saber. Quando o pai ordena que o filho vá tomar banho - porque sim. Quando a criança não pode se vestir como deseja - porque o adulto não quer. Ou quando o adolescente não pode sair com os amigos - porque moram debaixo do teto dos pais e eles que mandam - eles que sabem tudo. São muitos anos vivendo subjugadas, sem opinião própria, sem poder dizer 'não' por uma questão de sobrevivência. Então, quando finalmente chegam na vida adulta, que é geralmente quando podem ter autonomia, não sabem como. Pois ‘a espada do não' nunca foi afiada. Não sabem como posicioná-la e muito menos como golpear. Mas já é hora. É hora de cortar o cordão umbilical e sair dessa posição em que a vida flui a partir do outro. É necessário aprender a dizer ‘não’ para o outro, para então dizer sim para si.
caramba... é bem isso. e ainda me sentia culpada por não conseguir dizer não.
Perfeita essa análise
Em algumas situações o "não " é tão contestado pelo outro, que o "sim" torna-se uma saída para evitar alguns cortes radicais. Alguns "outros" são potentes opressores. É um trabalho intenso...que dureza...
Pensei nisso tbm.
Temos que ter cuidado por que tantos sim podem custar toda a nossa energia. Foi assim que tive burnout, dizendo sim e abaixando a cabeça perante todos os mandos e desmandos, inclusive humilhações, da minha ex-chefe.
Igual o corte mais dificil sempre é dentro da gente, porque a pessoa fica dentro da gente
o que mais tem por ai são potentes opressores, inclusive é importante reconhecer isso em nós mesmos.
EVITAR, esse verbo é MUITO complacente com a relação hierárquica.
E é exatamente assim que permanece nesse lugar opressor, pois a cd situação na qual se devería ter uma dialética EVITAR o mal estar do conflito para que o outro se mantenha no seu pedestal e assim consequentemente controla.DOR e o outro "controlado."
Sem atravessar o luto de manter o grande Outro nesse lugar suposto saber de tudo e reconhecer que do outro lado tem o suposto saber de nada não existe dialética, não há autereridade, não há sujeito...
Sendo assim, atravessar essa fantasia é urgente para que daí possa surgir algo interessante, algo revelador.
Bjs MM
No meu caso o que me ajudou muito nesse processo, e passa muito por isso que o vídeo expõe, foi a comunicação não violenta e um olhar para os humanos enquanto seres que tem necessidades. Passei a observar as minhas necessidades e a entender as necessidades das pessoas a minha volta e com base nisso fazer uma equação onde por diversas vezes o não é necessário mas por muitas outras eu precisei abrir espaço pra olhar a necessidade do outro.
Sinto que tenho dificuldade em dizer não porque tenho medo de decepcionar o outro e com isso ele passe a não gostar de mim. O que me leva a me perguntar para quê esse perfeccionismo em que não posso ser visto negativamente por ninguém e que tenho que atender a todos mesmo que isso custe minha paz. Essa é apenas uma reflexão, ainda tenho que trabalhar nisso dentro de mim.
Certa vez precisava iniciar e persistir no "não" para uma determinada pessoa. Fiz uma lista de tudo o que essa pessoa fazia e que me incomodava. E todos os dias eu olhava essa lista. Foi importante a escrita da lista para persistir e não desistir. Sucesso no "não".😊
Eu me amoldava em troca de "não ser responsável". Mas antes dessa fase, eu me amoldava em troca de "evitar enfrentamento". Foi fácil perceber a evitação do conflito, mas foi difícil perceber a evitação da responsabilidade.
Quando você aprende a dizer não descobre as as pessoas não sabem ouvir um não.
Não sabem mesmo...e te torturam...te chantageiam por isso
Me passa uma impressão que o "não" tem uma relação com a maturidade, com a autonomia, essa resistência de dizer não, mostra uma dificuldade de sair do ninho, na verdade, tá ruim, mas tá bom.
Eu aprendi agora depois de 41 anos . Medo de perder a gente em minha volta . Agora estou praticamente sozinho . Todos se foram da minha vida , e que maravilha descobrir isso ! ❤
Enquanto eu estou vivendo essa ausência. Sinto-me em pleno abandono . Sozinha.
Estamos na mesma, Ricardo.
As vezes o medo de dizer não está atrrlado justamente a essa tomada de consciência e responsabilidade do próprio caminho.
Vivemis em uma sociedade que não consegue caminhar com os proprios pés, semore queremos e carecemos de algo ou alguém para nos fortalecer ou até mesmo reiterar nossas ideias.
Então, é necessário entender que para dizer não, precisamos aprender a viver de forma mais autônoma
Eu estava prestes a comentar: "Wow que mulher incrível! Que sapiência!" Kkkk Justamente o mecanismo de colocar o outro no lugar de grandioso saber, de dono da verdade. Acho que, no fundo, é isso mesmo o que a Maria fala no vídeo: o efeito de colocar o outro no pedestal, pressupõe o gesto de se dimunir, de querer ser liderado...
Eu creio que a pessoa que não consegue dizer NÃO é que ela não recebeu investimento pessoal pelo seus cuidadores,( você é especial, você é importante, você é amada, você é meu amor)
com isso ela não entendeu o VALOR que ela tem.
Então não consiguira dizer NÃO para o outro , sempre investindo o SIM. Amando mais o outro do que a si mesmo.
Escala de valor
Amar a Deus, Amar a nós, depois Amar o outro.
Mais alguém precisou assistir 2x pra compreender?😅
A Maria arrasa demais!🤍
Maria, lança esse vídeos como podcast nos streamings, nunca pedi nada. 😂
Dizer não é direito de todos, negar o maléfico é saudável❣🥰💖
A paz que é ouvir a voz da Maria :D
maria homem = psicanálise + poesia
" Pick your battles" , uma das mais sábias habilidades que o ser humano precisa desenvolver durante a vida.
O fato de em algum momento dizermos que alguém é incrível ou extraordinário não faz deste alguém oniciente, onipresente e onipotente! muitos e muitas confundem potencial o qual é inerente a todo ser com criatividade com destaque a espécie humana , com desejo de exercer domínio sobre aquele ou aquela que goza em ser dominado ou dominada e portanto diviniza o outro porque necessita estar neste lugar de submissão para sobreviver e sente prazer com isso tem ganhos secundários sem necessariamente sofrer pelo contrário. Para essas pessoas é sublime estar neste lugar de adorador ou adoradora! Excelente vídeo Maria Homem muito reflexivo!❤️🥰👍 Valeu!❤
a primeira vez q eu sair sozinha, foi o melhor dia da minha vida... uma sensação parecida com quando comecei a meditar... um extase assim... sei lá... hehehe depois desse dia dizer sim pra muita coisa foi parando de fazer sentido. Acho q meu cerebro anotou: se eu me sinto melhor só, pra quê estou me sujeitando a isso? Agora já de cara a pessoa já tem meu não, ela q batalhe pelo sim. hehehe
Indico a música: "no no no" da meghan trainor pode ajudar. ")
Boaaaa, ouvindo a música agora heheh obrigada. Feliz vida!
Eu brigava nas questões periferias, mas me amoldava nas questões principais. Aí as neuroses explodiram. Demorei pra perceber. Agora que tenho consciência, olho para o que realmente importa pra mim e o outro que lute....
Bela imagem poética!Aliás, sua fala, mesmo qdo se refere ao ao duro, o rígido, o concreto é leve e metafórica, poética.
É como um significado escondido, um significado fiel ao que sentimos sob influência externa e do interno manifestamos com limite, muitas vezes de dizer "alguma verdade", principalmente para nós mesmos, e dizemos EU NÃO CONSIGO, quando na verdade estamos dizendo EU NÃO QUERO!..
⚖️🍃🪷🐘☀️♎🌕♍
Amei! Estava precisando ouvir mais uma vez, ou melhor pela milésima vez sobre falar NÃO! Agora a ficha cai.😓
E além de tudo, a gente ainda tem uma cultura no Brasil de extrema dificuldade de dizer textualmente o não. É algo que estrangeiros de diferentes nacionalidades que residem no Brasil notam em pouco tempo: a gente sempre tem expressões de dissuasão para não dizer não para um convite, por exemplo.
Vídeo muito rico! Me identifiquei com suas falas. Preciso encarar esse processo e me libertar disso.
Medo de dizer não e acabar ficando sozinha nesse mundão... Massss, tô começando a aprender!
Pior é o risco de ficar de fato acompanhado mas profundamente só qdo não é possível existir para si mesmo. Para o outro você será somente uma escada, um objeto, uma coisa. Necessário então escolher sempre sua própria dignidade que é próxima da paz de ser o que se é em sua plenitude. Que aqueles que nos amam nos vejam como seres completos e inteiros. Deveria ser meta básica para a vida.
O pior de tudo é que a pessoa fica estigmatizada....."pede pra ela que ela sempre diz sim"........
Maria Homem, sempre maravilhosa na condução de uma profunda reflexão do que "somos " e o que poderemos ser. O "não passa a ter uma outra ressignificação com a sua explicação psicanalista. Muito obrigado ! ❤
adoro como em alguns momentos parece existir um paralelo perfeito entre "o outro" e deus
Dra, que linguagem clara você usou neste vídeo.
Já o vi várias vezes...
Preciso aprender isso.
Obrigada.❤
Muito bom!
Obrigada pelo vídeo!
Já tenho mais uma coisa sobre a qual refletir...
O caminho e "as pedras" nunca acabam...
Um beijo e boa semana 😘
Na verdade a gente não se submete ao outro, a gente se submete ao que o outro faz, por uma necessidade nossa, não do outro. As vezes se submeter depende de que sobrevivamos. Dizer não para a pessoa errada pode gerar complicações absurdas.
Penso que quando alguém aliena seu desejo, sua vontade, suas incapacidades, suas (in)decisões ou seus afetos ao Outro, será muito difícil uma reversão desta posição, fato que esta faz parte de sua estrutura psíquica, manifesta em seu sintoma. Gozar no jogo das alteridades falicas é normalmente condição do próprio jogo.
Alienar o gozo ao primado do Outro é dependência.
Qquer pessoa pode sim se libertar se esse for seu desejo. Para isso é preciso de coragem e respeito pela vida. Pior que ser dependente é ser opressor e consciente de sua necessidade de dominação. "Falico" é o SISTEMA capitalista que de forma hegemônica dividiu ou seres humanos, seus corpos e suas intersubjetividades para dividir e controlar. Freud até fraudou suas pesquisas. É preciso olhar a vida nua. Tente Agamben.
Sou muito fã da Maria Homem. Que gênio!
Agradeço pelo texto, me ajudou muito, muito...
Tenho que aprender a dizer "sim" o não é o mais fácil!
Já curti ao ler o título.
Vídeo maravilhoso! Muito Obrigado MH e equipe.
Maria maravilhosa Homem
Amo seus vídeos
Gratidão
É pra você que eu não consigo dizer "não", Maria ❤ vídeo incrível, acho que o medo da reação ao não, a vontade de agradar, medo dos cancelamentos, é uma das opressões mais subestimadas (e aparelhadas) atualmente. Ser livre desse medo é "perigoso", e por isso mesmo tão potente.
Excelente!!!!
Mas, o inverso também ocorre comumente, pessoas que não se arriscam em nada por medo, seja pequenas decisões no dia, ou, relacionamentos amorosos, ou, não. Ficam na zona de conforto, sem sair da bolha, algo diferente do EU, "Ah não quero". Vê como uma ameaça. E nunca se permite viver.
Concordo, pessoas que falam não depressa demais, não tem lugar para uma possibilidade...
Maria, você podia fazer uma análise ou observações sobre esse quadro atrás de você.
Indico o livro "A Cruel Filosofia do Narcisismo", de Adelmo Rossi.
Nos relacionamentos tóxicos o dizer não é libertador ajuda a colocar limites nas situações de cobranças. ..
Quando vc precisa dizer não a si mesmo? Como funciona?
Dizer não aos caprichos, aos desejos e as compulsões?
Tenho que escutar e ver mais esse vídeo porque não sei dizer não ❤😢
Curti! Lembrei do fenômeno da servidão voluntária
Gratidão! Essa explanação me ajudou muito!!! ❤❤❤
Siempre se aprende contigo mucho, mucho mucho ❤
O engraçado quando dizemos "não " somos vistos como orgulhosos e arrogantes, como se a gente tem que abaixar a cabeça , viver a lei da obediência e ficarmos calado. Não temos voz,por causa da imposição do outro.
Nesses empregos precarizados, dizer não é assinar demissão.
Ora, se é tão ruim, bote você mesmo um negócio e aplique no seu negócio o padrão que julga ser não precário
@@clesonlira2569 comentário típico de minion 💩
@@foco-e-proposito Sempre a mesma coisa, os mesmos comentários. Pensou diferente... minion, extrema direita, facista...
Já que é assim; olá extrema esquerda, tonta e vitimista. Kkkkk
Para de reclamar e agradeça por ter um emprego, se tá achando ruim, largue esse e ache um melhor.
@@clesonlira2569 pensamento raso típico da direita bu'rra
Vcs não tem noção de como o NÃO É LIBERTADOR🎉🎉🎉🎉
Poder arregaçar as mangas e ter a minha experiência de crescimento, amadurecimento, de assumir e colocar meus limites, inclusive na presença da potência do outro. Mas não esquecendo da minha.
Se não existe o sujeito do suposto saber, como entender esse laço de compartilhamento de conhecimento e de contribuição de quem saiba mais e possa mais?
Alguém que tem conhecimento porque observou, refletiu e pode contribuir positivamente?
Meu Deus, que mulher incrível!❤
No meu caso, eu não consigo falar não por inconscientemente construir um ambiente seguro.
Mas geralmente é por isso mesmo. Mas a questão é: você está negociando o seu desejo em troca desse ambiente seguro? Vale a pena? Entende?!
Maravilhosa Maria! Obrigada por tanto. 🤍 👏🏻
COMO COMEÇAR A SE LIVRAR DOS VÍCIOS? faz uma assim, queridona ♥
Esse também é um tipo de vício, queridona. Bjs e se cuida!😘🥰
Não conseguir "negar" é um comportamento narcísico( relação com a imagem). Estar sempre agradando o outro para manter uma imagem e receber elogios em troca.
Esclarecedor!
Vídeo necessário!
Muito obrigado, Maria..!!
Muito obrigado!
Somos semelhantes, iguais não. Igual prevê uma certa radicalidade inerente a forma, mas não a conteúdo.
Obrigado ❤
Quem é o seu grande outro Vânia??? largue o osso ... já caminhei muito... já não elevo o outro para este lugar de grande
Maria 🤝 Muito bom!
Excelente!
Oi, Maria! Posiciona melhor o microfone, por favor ?! Voltei três vezes para captar a última palavra . Grata pelo vídeo maravilhoso 😊
Muito obrigada!!❤
Hoje eu disse sim e não, mas a mente,quando cansada.... fica exausta, forçadamente eu sai só, e disse, não. não aguento, mas. o amor dói.
todos vivos, por enquanto. ❤
barrar o grande outro e ser pequenininho (em alguma vontade grande que não deixa de existir em nós), mas sem a febre de que vamos virar deus. em todo sonho bom, verdadeiro, há que haver um osso quebrado, é bom que seja o nosso, como prova de que isso termina, como lição de que toda dor, um dia, passa.
num ginásio bem grandão, num maracanã cheio vem o senso de sermos umas baratinhas, que infestaram o planeta e compartilha, se humanizando, em forma de torcida, em equipes que competem uma com a outra, que perde e ganha. nas nossas vontades abissais de grandeza, falando do ponto de vista de quem tem mais fome, a cura tá em enxergar que a cor da pena, a postura, o tamanho, o peso, indiferente das nossas medidas, somos humanos, baratas, gaviões. e rio. e rio, se moldando entre as pedras, arrastando cascalho, areia e terra.
☁️🩵☁️
agora a semana já pode começar. 🃏
Lindo
O masoquismo tem relação com o sadismo e na maioria das vezes o dominador fica também na dependência do dominado. Se fazer de "coitadinho submisso" é também uma questão de dominação, mesmo que inconsciente.
Super Injetada.brava Maria Ho.
U-au!
Sem querer polemizar questões religiosas, mas o pensamento cristão pode reforçar essa ação de colocar alguém numa posição de poder? Aquele que tem o poder de me salvar porque ele sabe e eu não consigo sozinho… A gente já aprende assim, haja consciência para transformar esses pensamentos coletivos já enraizados
É um processo de auto convencimento no meu caso de que eu posso não me cancelar pelo desejo do outro
Resumindo: qual a sua responsabilidade na realidade da qual você se queixa? É muito trabalhoso lidar com o possível aborrecimento do outro ao dizer o não.
Perfeita!!!
Barrar o grande outro, e sobre isso.
Só acho q isso nao é feito mais pela autoridade q o outro tem sobre a outra pessoa do que por acreditar neste. Outras por medo de decepcionar
Luta: Nao Podemos nos Permitir.Espinha Ereta faz Dignidade.funciona.
❤❤❤
todos vivos, por enquanto 💅
Comigo é o contrário. Estou sempre no embate, digo “não” com muito mais frequência que “sim”. O que isso quer dizer?
A metáfora me lembrou Zelig, do Woody Allen
mto bom, mas dá pra ouvir alguém digitando no teclado ao fundo
Você não existe! Alegres são as minhas horas...
Gente, não entendi a ultima palavra. Escutei varias vezes mais não consegui identificar. Todos vivos, porém.... Alguém pode dizer o que foi?
Agradeço
"todos vivos, por enquanto"
No capitalismo agente tem dificuldade de dizer NÃO, simplesmente pq agente corre o risco de perder o emprego.
Mas no fundo no fundo agente tem muita vontade de mandar o chefe pra pqp 😢
Caraca
Observando o passado, vi que eu dizia não, para amigos e até namorados, eles me levavam para situações, as vezes de euforia, as vezes pós um fitdance na academia, para ter o meu sim. E na observação não era a minha companhia que eles queriam, mas o sim como se fosse uma disputa. Aí nesses casos, eu troquei pelo "aff" ou ,casos mais insistentes (geralmente tem mentira descarada), falo "teu cú". Tem alguma coisa no cérebro q deva explicar isso.
Mas o Grande Outro näo é Deus?
José Chadan, do Púlpito Cristão.
✨👍🤍
Maria Homem não tem uma aparência saudável, não me parece uma pessoa feliz.
Que minion otar'i'o
@@foco-e-propositoMinion!!!?? Ora, seu medíocre!! Só porque penso diferente de vc!? E outra, falei algo não pertinente!?