Maria Homem: O Capitalismo dos Afetos e a Solidão na Era Digital
HTML-код
- Опубликовано: 21 ноя 2024
- Seja membro do Fronteiras+ e tenha acesso ilimitado a todos os nossos conteúdos completos! Acesse: fronteiras.com...
Maria Homem discute como somos afetados por outros através de pessoas, imagens e informações que moldam nossos sentimentos de forma subconsciente. Ela destaca a crescente polarização e agressividade, impulsionadas pelo anonimato e pela simplificação do pensamento.
Em redes sociais, as emoções viraram mercadoria, com likes e seguidores medindo o amor e a admiração, criando o que ela chama de "capitalismo dos afetos". Isso resulta em uma solidão crescente, onde as conexões digitais, muitas vezes com máquinas ou algoritmos, aumentam o sentimento de vazio, como ilustrado no filme Her.
Psicanalista clínica, Maria Homem é uma das intelectuais públicas mais lidas e vistas do País, autora de "Coisa de menina" e "Lupa da alma". Escreve para o jornal Folha de S. Paulo e acumula mais de 200 mil seguidores no seu canal do RUclips, que já possui quase 9 milhões de visualizações.
Psicóloga e doutora em letras pela USP, é mestre em psicanálise e estética pela Universidade de Paris VIII e pesquisadora do Núcleo Diversitas (FFLCH-USP). É professora da FAAP, do Museu da Imagem e do Som, da Casa do Saber, e foi professora visitante da PUC-SP.
Assine o Fronteiras+ e veja a entrevista completa: fronteiras.com...
Precisa de ajuda para assinar? Fale com nosso time: wa.me/551193775...
Siga nossas redes:
Instagram: / fronteirasweb
Facebook: / fronteirasweb
Linkedin: / fronteiras-do-pensamento
Somos uma multiplataforma de conteúdo com mais de 15 anos, que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários e cursos. Fomentamos e aprofundamos o debate sobre temas relevantes e contemporâneos apresentados pelos mais notáveis pensadores mundiais.
"Dificuldade em elaborar pensamentos complexos" olho ao meu redor e vejo todo mundo assim… cada vez mais raro encontrar alguém interessante e interessado para conversar!
Forma elegante de chamar alguém de limitado rsss eu amei!
Em tempos onde vivemos a glamourização da ignorância... Uns poucos vivem a solidão na multidão.
Como é bom e raro se surpreender com a inteligência alheia.
Maria Homem é simplesmente uma das melhores intérpretes do mundo contemporâneo!
Verdade! Por isso gostamos de sempre trazer conteúdos atualizados dela
Maria Homem eu sei é a transferência mas gostaria de ter ao meu lado uma mulher igual a você...somos nós e as realidades virtuais e as Big Techs produzindo Solidões e transtornos mentais...Maria Homem é a minha voz feminina preferida...seu conhecimento é sinfonia para meus ouvidos...🤔🇧🇷❤️
Ela é brilhante em tudo em que se propõem fazer....seja seminários e cursos e palestras e livros...falou das epidemias de doenças mentais só esqueceu da minha amiga Ansiedade...🤔🇧🇷
Boas reflexões propostas com maestria 🎶
Uma abordagem super interessante mas também muito preocupante dos tempos atuais! Tempos dos influenciadores digitais, das redes sociais e mais recentemente da IA...
Obrigado pelo vídeo.
Ficamos felizes que você tenha achado a abordagem interessante! É um tema muito relevante que afeta todos nós nos dias de hoje.
uma reflexao bem interessante. Para onde caminha o amor?
Acho curioso como hoje em dia preferimos nos dizer “deprimidos” do que simplesmente “tristes”. Fulano está deprimido parece que tira a responsabilidade. Dizer que fulano é triste, dói. Mas “deprimido” parece sofisticado e chique.
Vivemos uma época simplesmente “triste” em vários sentidos.
O filme se chama "Ela"
Em função da solidão e do custo econômico, pessoas já estão buscando psicoterapia IA. Humanizando a tecnologia neste autoengano e nesta atitude desesperada de afeto, companhia, comunicação.
Bonita.
Amor de criança
Já cheguei curtindo, alguém querendo algo mais complexo?
Inclusive os psicanalistas falam incansavelmente sobre o amor.
Nietzsche é maquiavel fala isso,a natureza da conjuntura da naturalidade,em que a "natureza" corresponde ao aspecto natural é condicionado em realidade humana é como o ser humano criou a natureza existente de hoje ao estado psicólogico
essa mulher fala como se estivesse "morrendo"... diluindo... e o nariz em pé é sintomático... uma israelense, estadunidense, fala do amor... como diz Lacan... ailoviu meu amor...
ela tem esse tipo do origem? achei que era brasileira, se formou em Paris
mas entendi seu comentario, eu ja acho que parece um caetano veloso de saias
Interessante
@@GhibliHeroineCaetano veloso de saias? Kkk isso foi uma crítica? Vc deve ser grande coisa kkk
Nenhuma novidade nessa fala. O amor e a solidão sempre foram e continuam sendo um grande problema humano.
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥