Muito bom, obrigado de coração, esclareceu muito sobre trocas de óleo, troco sempre com a metade do tempo especificado, até mesmo do meu carro já faço isso também porque com certeza deve ser igual de moto do requisitos de recuperação do óleo velho, Deus abençoe vc Ricardo, sempre com muitos conteúdos ótimos em seu canal, parabéns.
Como é bom ouvir um especialista. Agradeço a aula sobre óleos diversos. Ficou notório que imparcialidade em relação à marcas. Parabéns pela iniciativa.
Vídeo top Ricardo, uma coisa é agente "achar" que deve trocar o óleo antes dos 12 mil outra coisa é um cara que te explica de forma técnica o pq deve trocar antes ... Parabéns pelo vídeo !!! 🤜🤛
Excelente entrevista. É natural o preletor cometer algum erro. Quanto a reciclagem de óleo, discordo, pois ao retirar todas as impurezas a base se torna pura como o novo. Quanto à temperatura de nosso País, penso que é ideal para motores. As regiões frias sacrificam muito mais os motores. Pensar que altas temperaturas sacrificam motores é demonstração clara de desconhecimento de dualidade de óleo. Minha CB 500 x, coloco óleo e filtros iguais aos da moto nova, a cada 12000 km, sem problemas. Viajo em moto há 46 anos. Nunca tive nenhum problema com motor ou transmissão.
Se temperatura elevada fosse benefico as motos trariam aquecedores em vez de radiadores.Temperatura baixa protege mais o motor na minha opinião,Tenho motos ha 40 anos nunca tive problemas com o frio e sim com o calor.
Ótimo vídeo Ricardo. O Júnior entende muito de moto, ouço falar muito bem dele. Ele foi bem transparente. É como ele disse, o custo do óleo é muito pequeno comparado ao custo de uma retifica de motor. E outra, quanto mais saúde o motor tiver, mais econômica minha máquina vai estar. Ganho no combustível.
O manual da 2023 nem cita mais a condição severa de uso. Só recomenda a troca a cada 12 mil km ou a cada ano. Na europa as motos já estão saindo para troca de oleo a cada 16mil km.
Excelente entrevista, Ricardo! Parabéns pelo conteúdo de qualidade, muito bom ouvir de alguém c/ experiência na área de mecânica de moto os fundamentos de uma simples e preciosa troca de óleo e filtro. Um forte abraço direto das margens do Rio Madeira (Porto Velho/Rondônia)!!!
Bem esclarecedor o vídeo! Ainda mais que a minha 500X está virando 11000 agora e não fiz a troca com 6 mil porque segui orientação do manual. Se o motor da minha moto sair voando, levo ele e jogo em cima da mesa do vendedor da Honda!
so queria fazer um adendo que mesmo eu fazendo a troca de acordo com o manual da minha fazer, ela recomenda a utilizacao de oleo sh e eu uso um oleo sl, muito superior em especificação. E assim que acabar com o estoque que eu tenho eu vou parar de usar o mineral e passar a usar o semi sintetico. Então acredito que eu já sou bastante conservador em relação a troca de óleo. Ainda mais se considerar que meu uso é 95% na estrada, onde o motor funciona em condições ideais. A ela já está com 103 mil e o motor está perfeito, baixando 60 ml de óleo a cada 2 mil km rodados, usando o famigerado 20 w 50
Gostaria da opinião dele se o óleo 10w30 seria ideal para o Brasil, pois eu acho que essa especificação tbm seria para a Europa, assim como a troca a cada 12mil. Acho que deveria ser usado o 10w40 ou 15w50 nas nossas Hondas, pergunta pr o Junior a opinião dele. E parabéns pelo vídeo.
Pergunta tbm sobre fazer flush na hora da troca do óleo, pois em outros países como EUA por exemplo, é muito comum eles fazerem, ou colocam produtos específico ou um pouco de querosene e deixam a moto ligada um pouco antes de esgotar o óleo! O o Júnior acha disso? Pois no Brasil é incomum fazermos isso!
Acredito que 10w30 é o correto tanto aqui no Brasil quanto em qualquer lugar do mundo, tendo em vista que a a temperatura externa não influencia na viscosidade com o motor frio que é 10 e quente que é referente ao 30. Utilize o 10w30 ! Um abraço!
Rapaz eu uso o 10w40 na minha 500f desde que peguei a moto, uso o gulf 100% sintético mais o bardhal b12 plus. Troco a cada 4 mil, só alegria moto com um funcionamento mais suave troca de marcha mais macia e etc.
Eu agradeço pelo vídeo, mas ainda gostaria de ver uma análise laboratorial comparando um óleo de 6~10 mil km aqui no BR vs um oleo de 6~12 mil km lá da Europa. Quanto de aditivo foi perdido por conta da tropicalização, gasolina e o óleo de refino? Complicado...
Ricardo boa noite! A melhor coisa que você fez dia sair fora da Honda. Eu pretendo fazer o mesmo.Um raciocínio simples, os melhores mecânicos não ficam nas autorizadas porque podem ganhar muito mais em suas próprias oficinas. Acho que teremos surpresas na primeira revisão de sua moto feita fora da Honda.
fora que na pratica poucos ficam centenas de milhares de kilometros com a mesma moto, vc mesmo já está pensando em mudar e percorreu 42 mil pelo ultimo vídeo. Se esses problemas ocorrem ao longo prazo na prática voce está economizando para o próximo dono. Infelizmente não é uma economia que voce consegue ao vender a moto porque ninguem acredita que voce fez toda a manutenção que voce diz fazer. Mais comum é encontrar gente vendendo moto acabada e falando que só usa motul, que troca a cada mil, que só abastece com podium e etc. Voce não confia quando compra de alguem e ninguem vai confiar quando comprar de vc
Tá certo q o cara é um baita mecânico e estudioso. Mas assim como ele, sou engenheiro só que mecânico e para mim Só oque me prova toda está degradação por combustível de má qualidade e clima tropical são testes laboratoriais.
EXCELENTE VÍDEO IRMÃO, parabéns mesmo! Essa cara é mestre, sabe muito e principalmente sabe explicar e repassar o conhecimento. Muito top, mais uma vez parabéns para vocês.
Se o fabricante recomenda a cada 12 mil, porém eu quero manter a melhor performance do lubrificante, faço a cada 6 mil ou 6 meses. Entenda, ninguém está te obrigando a fazer isso ou aquilo, é somente uma questão de cuidados, mesmo que vá contra o tal custo-benefício.
O meu manual diz 6;mil mas tem colegas meus que troca com 3 mil eu já troco 1000 em 1000 ou 1500 por que faço uso severo da moto quem só vai se deslocar para ir com a moto em algum lugar pode trocar a cada 6 mil por que não faz uso severo
Legal, peguei uma cb500f 2018 a quase a smn, troquei o óleo, coloque motul 10w30, blz, mas os caras falam que o óleo é trocado a cada 2500 km... Diferença de preço de cada litro do Mobil para o Motul é de 9 reais, então... No vídeo falam em seis, estou meio perdido nessa...
Opa meu irmão tá vendo seu vídeo agora do seu canal Hoje eu fui na Honda e eu escrito trocar o óleo da minha moto com 3.000 km eu falei que não que o manual fala 12 mas eu não troco com doce tá com vocês 67 meu e eu também ando pouco também Obrigado aí viu que mecânico bom hein Se eu morasse em São Paulo ou levar a moto lá eu tenho uma cbx500 Valeu mano fica com Deus
costumo seguir o manual da minha fazer, mas o manual da fazer no brasil recomenda a troca a cada 5 mil enquanto o manual da fazer exportação (ys 250) recomenda a cada 10 mil. Não entendi porque a honda nao fez esse ajuste no manual nacional da moto, não é como se ela não tivesse a capacidade de mudar um numero no texto. Achei muito estranho isso.
Outra coisa a ser lembrada: a alta quilometragem que colocam é igual à calibragem dos pneus. Os fabricantes estão de olho em atender exigências energéticas/ecológicas desses EURO4 da vida.
Muito bom o vídeo,na minha opinião é muito km 12000,para troca nem um carro é recomendado 12000,minha dúvida é troco a cada 6meses,no caso de n atingir 6000km em 6meses?
Vale lembrar da responsabilidade civil do fabricante de motos ao definir no manual do proprietário condições de uso, pois uma vez cumpridas o consumidor está protegido.
Caro Ricardo, tenho 64 anos, 46 destes de motociclismo, os argumentos do Júnior assim como do China do ibmm e de outros são bem plausíveis e eu até concordo, mas por outro lado é bem perturbador é difícil imaginar que uma gigante mundial(a número um do planeta) como a HONDA com mais de 40 anos de Brasil até hoje não ter uma pessoa que atentasse para essas características do Brasil e ao invés de encurtar os prazos de trocas de óleo/filtro faz justamente o contrário. Não é estranho? Um abraço.
Boa tarde. Respeito a carreira dele, porém não concordo com várias coisas. Primeiramente te pergunto: Você acha que a Honda iria soltar uma tabela de manutenção com prazos errados para gastar dinheiro com troca de peças em garantia? Vc acha que a Honda não iria adaptar um projeto europeu para as condições do país? Tenho amigos que trabalham na fábrica e me disseram que a ela faz inúmeros testes para chegar nesse intervalo de troca de óleo (1000km e 12000km). Ou seja, quem troca antes, esta jogando dinheiro fora.... esse historinha de trocar a cada 1000km ou na metade do intervalo é para vender mais oleo .... e o povo ainda tem essa mania ...... Claro que em condições severas (uso em muitas estradas de terra ou uso por muito tempo em alta rotação), deve-se ficar de olho no filtro e no consumo de óleo, completando ele caso seja necessário. Lembra que no começo dos anos 2000, a troca de óleo era a cada 3000km? Hoje a Honda tem alguns modelos com 6000km e outros com 12000km.... ou seja, o óleo evoluiu e as fabricantes utilizam essa evolução como campanhas para se gastar menos, mas as pessoas teimam em gastar mais ...rsrs .... as coisas evoluiram, quem diria que a CG teria um painel 100% digital? Já tive várias motos da Honda e hoje tenho uma GS e sempre segui os intervalos do manual do proprietário e nunca tive problemas. Ahh minha sugestão é sempre seguir as trocas que estão no manual, pois se der algum problema, vc estará coberto pela garantia. Abs.
Entendo o seu ponto de vista e ele ter a sua lógica sim. No fim, cada um toma a decisão que acha que faz mais sentido pra si. Um ponto que queria ressaltar é que o fabricante também não é dono da verdade. Erros acontecem também. Vai aí o exemplo do cabeçote do motor 300cc. Sobre a garantia, creio que se fosse pra dar algum problema por causa do óleo, daria após a garantia, pois isso esse desgaste teoricamente viria a longo prazo. Um abraço
principalmente pra moto pequena que o eventual desgaste prematuro do motor é concertado pagando menos do que encurtar troca de oleo e filtro. Na minha pelo menos o óleo é 36 reais e o filtro 32 (ambos originais). Sendo que um colega teve que refazer o motor e com a mão de obra ficou 1100 ( a moto dele tá com +140 mil km tmb).
fazendo uma simulação pra minha fazer 250: se eu trocar o oleo na metade do período e junto com ele filtro, eu vou trocar oleo e filtro a cada 2,5 mil km. o manual recomenda oleo a cada 5 e filtro a cada 10. Ela ja tem 103 mil km e eu nunca mechi no motor, mas digamos que ele pife aos 140 mil por causa disso quanto eu economizei por seguir o manual: economizei 28 trocas de oleo que custam 36 o litro, cada troca 1,5l = 1512 economizei 42 trocas de filtro que custam 32 cada = 1344 total da economia = 2856. Como eu disse refazer o motor custou apenas 1100. Fora a economia pro meio ambiente porque trocar oleo com mais frequencia exige que mais petroleo seja extraído, fora os materiais do filtro. Mas não sei, talvez pra cb 500 vale mais a pena
Muito show o vídeo, tenho uma duvida a troca na metade da km se aplica a outras motos como a ténéré por ex? ou o yamalub segura bem os 5 mil indicado pelo fabricante?
Se a moto tem 3 anos de garantia e recomenda troca com 12 mil qualquer problema no motor por conta da troca a cada 12 mil teriam que arcar com o prejuízo ( não faz sentido)
A xre no manual informa a troca a cada 4000 km, eles indicam um semi sintéticos. Queria colocar um 7100 10w30 da motul 100% sintético e rodar 5000km o q vcs acham ? O 7100 além de aumentar o tempo de troca ele protege bem mais o motor da moto.
Troco o da minha a cada 5 mil, mas não precisa desse medo todo e dessas comparações com climas, os engenheiros da honda pensam em tudo isso, se eles falam de 6 a 12, eles sabem q ó óleo tem a capacidade de aguentarem muito mais tempo sem perder suas propriedades.
Olá Ricardo, blz. Revendo o vídeo sobre troca de óleo, vc acha que é possível fazer a troca de óleo e filtro em casa ? Pois posso comprar óleo e filtro no atacado, ficando mais barato. Obrigado
Tenho uma fazer 250. Troco óleo e filtro entre 1500 a 2000. Óleo yamalune. Minha moto já vai pra 70 mil rodados. Nunca tive nenhum problema. Nunca me deixou na mão
Show de parceria! Tomara que venha uma série de vídeos sobre manutenção pra tirar nossas dúvidas.
Muito bom, obrigado de coração, esclareceu muito sobre trocas de óleo, troco sempre com a metade do tempo especificado, até mesmo do meu carro já faço isso também porque com certeza deve ser igual de moto do requisitos de recuperação do óleo velho, Deus abençoe vc Ricardo, sempre com muitos conteúdos ótimos em seu canal, parabéns.
Sempre faço as trocas em 6 mil. Já fui mecânico tbm. Top o vídeo parabéns
Como é bom ouvir um especialista. Agradeço a aula sobre óleos diversos. Ficou notório que imparcialidade em relação à marcas. Parabéns pela iniciativa.
Vídeo top Ricardo, uma coisa é agente "achar" que deve trocar o óleo antes dos 12 mil outra coisa é um cara que te explica de forma técnica o pq deve trocar antes ... Parabéns pelo vídeo !!! 🤜🤛
O cara é bom mesmo, sempre q possível passa mais dica pra gente. Parabéns Ricardo pela iniciativa.
Tomar cuidado quando alguém se prontificar a dá palpite em combustíveis e óleo lubrififantes sem o devido conhecimento.
NUMA TERRA DE CEGO QUEM TEM UM OLHO É REI.
Excelente entrevista. É natural o preletor cometer algum erro. Quanto a reciclagem de óleo, discordo, pois ao retirar todas as impurezas a base se torna pura como o novo. Quanto à temperatura de nosso País, penso que é ideal para motores. As regiões frias sacrificam muito mais os motores. Pensar que altas temperaturas sacrificam motores é demonstração clara de desconhecimento de dualidade de óleo. Minha CB 500 x, coloco óleo e filtros iguais aos da moto nova, a cada 12000 km, sem problemas. Viajo em moto há 46 anos. Nunca tive nenhum problema com motor ou transmissão.
Se temperatura elevada fosse benefico as motos trariam aquecedores em vez de radiadores.Temperatura baixa protege mais o motor na minha opinião,Tenho motos ha 40 anos nunca tive problemas com o frio e sim com o calor.
Parabéns pelo vídeo esclarecedor. Muito bom porque ele não está falando por achismo, mas com base no conhecimento técnico.Ficou show!!👍
Ótimo vídeo, levo minha moto no Junior de indicação de um amigo e não troco mais. Ansioso pelos próximos vídeos! 😄
O Júnior esclareceu bastante sobre óleo lubrificante. Show de vídeo. Parabéns aos dois pelo conteúdo.
Explicação top,mais um vídeo show como sempre Ricardo,parabéns por mais essa força pra galera...
Ótimo vídeo Ricardo. O Júnior entende muito de moto, ouço falar muito bem dele.
Ele foi bem transparente.
É como ele disse, o custo do óleo é muito pequeno comparado ao custo de uma retifica de motor.
E outra, quanto mais saúde o motor tiver, mais econômica minha máquina vai estar. Ganho no combustível.
Excelentes informações... Abordagem de fatores que desconheciamos ...
Muito obrigado..!!!
O manual da 2023 nem cita mais a condição severa de uso. Só recomenda a troca a cada 12 mil km ou a cada ano. Na europa as motos já estão saindo para troca de oleo a cada 16mil km.
Eu gosto assim!!!! explicação com vontade de explicar mesmo!!! Eu to pra comprar a cb500x. e estou pesquisando tudo que posso!!
Muito bom o esclarecimento.
Parabéns Ricardo, show!
Mais um excelente vídeo! Parabéns!
Excelente entrevista, Ricardo!
Parabéns pelo conteúdo de qualidade, muito bom ouvir de alguém c/ experiência na área de mecânica de moto os fundamentos de uma simples e preciosa troca de óleo e filtro.
Um forte abraço direto das margens do Rio Madeira (Porto Velho/Rondônia)!!!
Excelente vídeo. Esclareceu um assunto polêmico.
Parabéns pra vcs.
Que vídeo esclarecedor, como eu aprendi a respeito do óleo com o Júnior.... Parabéns Ricardo pela entrevista super esclarecedora .
Sensacional. O cara é fera. Deu uma aula na questão sobre óleo.
Um dos melhores vídeos do canal!
Pois é... Realmente seus conteúdos merecem o like... 👍👍 Se puder, sempre traga mais dicas sobre manutenção básica... Valeu..
Tive uma aula com esse vídeo muito bom ta de parabéns 👏👏👏
Excelente video vou seguir essas recomendacoes sim, estou gostando muito de aprender mais sobre a moto!
Bem esclarecedor o vídeo! Ainda mais que a minha 500X está virando 11000 agora e não fiz a troca com 6 mil porque segui orientação do manual. Se o motor da minha moto sair voando, levo ele e jogo em cima da mesa do vendedor da Honda!
Não te preocupa pois não vai sair voando! Oque pode acontecer é ele ficar bem paradinho kkkk
Só vai dá defeito depois da garantia
so queria fazer um adendo que mesmo eu fazendo a troca de acordo com o manual da minha fazer, ela recomenda a utilizacao de oleo sh e eu uso um oleo sl, muito superior em especificação. E assim que acabar com o estoque que eu tenho eu vou parar de usar o mineral e passar a usar o semi sintetico. Então acredito que eu já sou bastante conservador em relação a troca de óleo. Ainda mais se considerar que meu uso é 95% na estrada, onde o motor funciona em condições ideais. A ela já está com 103 mil e o motor está perfeito, baixando 60 ml de óleo a cada 2 mil km rodados, usando o famigerado 20 w 50
Eu tenho cb 500f aqui em Campinas, tô curtindo muito obrigado
Ótimas informações, muito instrutivas. Estão de parabéns. Isto é uma ajuda fundamental para o conhecimento e decisões a serem tomadas. Obrigado.
Junior, profissional , competente e muito amigo.
Boa tarde amigo, parabéns pelo vídeo!
Trocar o óleo e não trocar o filtro é a mesma coisa que cagar e limpar o brioco com o papel sujo kkkk, show de vídeo
Parabéns ao Junior pelo compartilhamento do saber e ao Ricardo por nos oportunizar este e outros aprendizados.
Gostaria da opinião dele se o óleo 10w30 seria ideal para o Brasil, pois eu acho que essa especificação tbm seria para a Europa, assim como a troca a cada 12mil. Acho que deveria ser usado o 10w40 ou 15w50 nas nossas Hondas, pergunta pr o Junior a opinião dele. E parabéns pelo vídeo.
Pergunta tbm sobre fazer flush na hora da troca do óleo, pois em outros países como EUA por exemplo, é muito comum eles fazerem, ou colocam produtos específico ou um pouco de querosene e deixam a moto ligada um pouco antes de esgotar o óleo! O o Júnior acha disso? Pois no Brasil é incomum fazermos isso!
Sugiro perguntar la no Instagram dele, assim consegue tirar suas dúvidas diretamente com ele. Abraço
Acredito que 10w30 é o correto tanto aqui no Brasil quanto em qualquer lugar do mundo, tendo em vista que a a temperatura externa não influencia na viscosidade com o motor frio que é 10 e quente que é referente ao 30. Utilize o 10w30 ! Um abraço!
Verdade 10w40 para quem anda no trânsito e pais quente e bom o 10w40..pq ele e superior que o 30
Rapaz eu uso o 10w40 na minha 500f desde que peguei a moto, uso o gulf 100% sintético mais o bardhal b12 plus. Troco a cada 4 mil, só alegria moto com um funcionamento mais suave troca de marcha mais macia e etc.
Eu agradeço pelo vídeo, mas ainda gostaria de ver uma análise laboratorial comparando um óleo de 6~10 mil km aqui no BR vs um oleo de 6~12 mil km lá da Europa. Quanto de aditivo foi perdido por conta da tropicalização, gasolina e o óleo de refino? Complicado...
Excelente vídeo, falou com propriedade no assunto
Muito muito muito bom esse vídeo!!!! Excelente, nota 10000000!
Que conteúdo,..... parabéns!!!
A Honda pede pra trocar o óleo com 12mil km sem ficar completando óleo? Roda direto com 3L até os 12mil km? É isso? INACREDITÁVEL
Show de informações!
Muito boa essa live
Minha CB500x virou 22k agora, vou trocar o óleo quando chegar em 30k (com 8k) e depois pretendo trocar a cada 10k.
O seu canal é 10 amigo. troco o oleo da minha cb500x a cada 4 mil kms
Eu tenho uma cb500f eu troco a cada 3 mil km
Ricardo boa noite! A melhor coisa que você fez dia sair fora da Honda. Eu pretendo fazer o mesmo.Um raciocínio simples, os melhores mecânicos não ficam nas autorizadas porque podem ganhar muito mais em suas próprias oficinas. Acho que teremos surpresas na primeira revisão de sua moto feita fora da Honda.
Cara show de bola esses esclarecimentos. Poderia falar sobre as manutenções?
Sobre o filtro a troca faso junto com óleo pois realmente vc mistura óleo sujo com novo .
fora que na pratica poucos ficam centenas de milhares de kilometros com a mesma moto, vc mesmo já está pensando em mudar e percorreu 42 mil pelo ultimo vídeo. Se esses problemas ocorrem ao longo prazo na prática voce está economizando para o próximo dono. Infelizmente não é uma economia que voce consegue ao vender a moto porque ninguem acredita que voce fez toda a manutenção que voce diz fazer. Mais comum é encontrar gente vendendo moto acabada e falando que só usa motul, que troca a cada mil, que só abastece com podium e etc.
Voce não confia quando compra de alguem e ninguem vai confiar quando comprar de vc
Primeiramente obrigado pelo esclarecimento
Não vou atrás de manual, troco da minha 500f, a cada 5000 filtro TB, e óleo Motul 5100.
A cada 5 mil mano .n seria a cada 1000?
@@theswordofberserk não....fica tranquilo no mínimo a cada 4000 km
@@theswordofberserk A cada 1000 é para óleo mineral.
Tá certo q o cara é um baita mecânico e estudioso. Mas assim como ele, sou engenheiro só que mecânico e para mim Só oque me prova toda está degradação por combustível de má qualidade e clima tropical são testes laboratoriais.
show mano! parabens pela iniciativa, to curtindo muito seu canal!
Boa noite, ainda não vi vc falar nada sobre o líquido de arrefecimento e sobre o aquecimento do motor
EXCELENTE VÍDEO IRMÃO, parabéns mesmo!
Essa cara é mestre, sabe muito e principalmente sabe explicar e repassar o conhecimento.
Muito top, mais uma vez parabéns para vocês.
Que cara bom, fala muito bem. Deu dó do amigo ai tomando sol na cara o vídeo todo kkkk
Legal o vídeo, só senti falta de falar em relação ao tempo de troca, quando roda pouco com a moto
Se o fabricante recomenda a cada 12 mil, porém eu quero manter a melhor performance do lubrificante, faço a cada 6 mil ou 6 meses.
Entenda, ninguém está te obrigando a fazer isso ou aquilo, é somente uma questão de cuidados, mesmo que vá contra o tal custo-benefício.
12Milkm e complicado dona Honda, ainda mais com oleo semi sintético, nem óleo sintético o pessoal passa de 10milKm.
O meu manual diz 6;mil mas tem colegas meus que troca com 3 mil eu já troco 1000 em 1000 ou 1500 por que faço uso severo da moto quem só vai se deslocar para ir com a moto em algum lugar pode trocar a cada 6 mil por que não faz uso severo
Parabéns pelo esclarecimento ,muito top !!!
Legal, peguei uma cb500f 2018 a quase a smn, troquei o óleo, coloque motul 10w30, blz, mas os caras falam que o óleo é trocado a cada 2500 km... Diferença de preço de cada litro do Mobil para o Motul é de 9 reais, então... No vídeo falam em seis, estou meio perdido nessa...
Amigo, siga a recomendação do manual da sua moto, nada melhor que seguir o que a fabricante que projetou a moto está falando.
Show de bola esse video cara parabéns traz ele mas vezes pra ta tirando nossas dúvidas abraço
Realmente o vídeo é muito esclarecedor. O MEC é fera e todas as dicas são muito importantes para quem gosta de cuidar das motocas. Parabéns, show.🏍
Opa meu irmão tá vendo seu vídeo agora do seu canal Hoje eu fui na Honda e eu escrito trocar o óleo da minha moto com 3.000 km eu falei que não que o manual fala 12 mas eu não troco com doce tá com vocês 67 meu e eu também ando pouco também Obrigado aí viu que mecânico bom hein Se eu morasse em São Paulo ou levar a moto lá eu tenho uma cbx500 Valeu mano fica com Deus
Comprei minha 500f na Honda kg em jlle sc
Me passaram que a troca de óleo é filtro a cada 3mil km
Obrigado pela dica
Boa noite. Show de bola valeu demais as dicas.o cara e muito bom. Mauro Cavalcante Fortaleza Ce...
costumo seguir o manual da minha fazer, mas o manual da fazer no brasil recomenda a troca a cada 5 mil enquanto o manual da fazer exportação (ys 250) recomenda a cada 10 mil. Não entendi porque a honda nao fez esse ajuste no manual nacional da moto, não é como se ela não tivesse a capacidade de mudar um numero no texto. Achei muito estranho isso.
Outra coisa a ser lembrada: a alta quilometragem que colocam é igual à calibragem dos pneus. Os fabricantes estão de olho em atender exigências energéticas/ecológicas desses EURO4 da vida.
Tenho uma cb500f 2021 so ando na moto a cada 60 dias ela e ligada uma vez por semana mi ha troca de óleo e igual uma moto que anda todos os dias.
Muito bom o vídeo,na minha opinião é muito km 12000,para troca nem um carro é recomendado 12000,minha dúvida é troco a cada 6meses,no caso de n atingir 6000km em 6meses?
Creio que 6 meses é um
Bom período pra trocar caso não ande a quilometragem.
Manual fala 12 meses ou quilometragem.
Que vídeo top!
Video top obrigado pela informação. 🙏👏👏👏
nice video bro
Vale lembrar da responsabilidade civil do fabricante de motos ao definir no manual do proprietário condições de uso, pois uma vez cumpridas o consumidor está protegido.
Uma aula.
Se possível, falar sobre condicionador de metais, vale ou não a pena?
Obrigado.
Tem vídeo aqui no canal sobre! Coloquei na minha moto e testei no dinamômetro.
Caro Ricardo, tenho 64 anos, 46 destes de motociclismo, os argumentos do Júnior assim como do China do ibmm e de outros são bem plausíveis e eu até concordo, mas por outro lado é bem perturbador é difícil imaginar que uma gigante mundial(a número um do planeta) como a HONDA com mais de 40 anos de Brasil até hoje não ter uma pessoa que atentasse para essas características do Brasil e ao invés de encurtar os prazos de trocas de óleo/filtro faz justamente o contrário. Não é estranho? Um abraço.
Concordo com você! É estranho...
Boa tarde. Respeito a carreira dele, porém não concordo com várias coisas. Primeiramente te pergunto: Você acha que a Honda iria soltar uma tabela de manutenção com prazos errados para gastar dinheiro com troca de peças em garantia? Vc acha que a Honda não iria adaptar um projeto europeu para as condições do país? Tenho amigos que trabalham na fábrica e me disseram que a ela faz inúmeros testes para chegar nesse intervalo de troca de óleo (1000km e 12000km). Ou seja, quem troca antes, esta jogando dinheiro fora.... esse historinha de trocar a cada 1000km ou na metade do intervalo é para vender mais oleo .... e o povo ainda tem essa mania ...... Claro que em condições severas (uso em muitas estradas de terra ou uso por muito tempo em alta rotação), deve-se ficar de olho no filtro e no consumo de óleo, completando ele caso seja necessário. Lembra que no começo dos anos 2000, a troca de óleo era a cada 3000km? Hoje a Honda tem alguns modelos com 6000km e outros com 12000km.... ou seja, o óleo evoluiu e as fabricantes utilizam essa evolução como campanhas para se gastar menos, mas as pessoas teimam em gastar mais ...rsrs .... as coisas evoluiram, quem diria que a CG teria um painel 100% digital? Já tive várias motos da Honda e hoje tenho uma GS e sempre segui os intervalos do manual do proprietário e nunca tive problemas. Ahh minha sugestão é sempre seguir as trocas que estão no manual, pois se der algum problema, vc estará coberto pela garantia. Abs.
Entendo o seu ponto de vista e ele ter a sua lógica sim. No fim, cada um toma a decisão que acha que faz mais sentido pra si. Um ponto que queria ressaltar é que o fabricante também não é dono da verdade. Erros acontecem também. Vai aí o exemplo do cabeçote do motor 300cc. Sobre a garantia, creio que se fosse pra dar algum problema por causa do óleo, daria após a garantia, pois isso esse desgaste teoricamente viria a longo prazo. Um abraço
principalmente pra moto pequena que o eventual desgaste prematuro do motor é concertado pagando menos do que encurtar troca de oleo e filtro. Na minha pelo menos o óleo é 36 reais e o filtro 32 (ambos originais). Sendo que um colega teve que refazer o motor e com a mão de obra ficou 1100 ( a moto dele tá com +140 mil km tmb).
fazendo uma simulação pra minha fazer 250: se eu trocar o oleo na metade do período e junto com ele filtro, eu vou trocar oleo e filtro a cada 2,5 mil km. o manual recomenda oleo a cada 5 e filtro a cada 10. Ela ja tem 103 mil km e eu nunca mechi no motor, mas digamos que ele pife aos 140 mil por causa disso quanto eu economizei por seguir o manual:
economizei 28 trocas de oleo que custam 36 o litro, cada troca 1,5l = 1512
economizei 42 trocas de filtro que custam 32 cada = 1344
total da economia = 2856. Como eu disse refazer o motor custou apenas 1100. Fora a economia pro meio ambiente porque trocar oleo com mais frequencia exige que mais petroleo seja extraído, fora os materiais do filtro. Mas não sei, talvez pra cb 500 vale mais a pena
Esse negócio de garantia e mito quando vc vai precisar da garantia a Honda tira o dela da reta fala que foi mal uso para não repor a peça.
Top
Grato pelas dicas
muito boa esse explicacao GOSTEI
Boa Noite gostaria de saber se posso usar óleo sintético na cb500x sempre usei o semi
cuidado quando alguém se proponhe a falar de óleo lubrificante e combustivel sem os devidos conhecimentos
É isso ai. Eu troco com 5 mil, ou seja, 1 mil km antes. Sempre troco filtro e oleo.
Por tempo não ?
O cara entende, tá certinho.
Alguém já ouviu falar em motor da série 500 com problema por causa de óleo?
Muito show o vídeo, tenho uma duvida a troca na metade da km se aplica a outras motos como a ténéré por ex? ou o yamalub segura bem os 5 mil indicado pelo fabricante?
Não sei te dizer sobre outras motos... infelizmente.
Se a moto tem 3 anos de garantia e recomenda troca com 12 mil qualquer problema no motor por conta da troca a cada 12 mil teriam que arcar com o prejuízo ( não faz sentido)
Na europa faz tanto calor que no brasil.. a europa tem época do ano que chega a fazer 45 graus.
Engraçado a cada 12 mil mas na primeira revisão a única coisa q eles fazem é trocar óleo
Show
A xre no manual informa a troca a cada 4000 km, eles indicam um semi sintéticos. Queria colocar um 7100 10w30 da motul 100% sintético e rodar 5000km o q vcs acham ? O 7100 além de aumentar o tempo de troca ele protege bem mais o motor da moto.
Não sei te informar...
Troco o da minha a cada 5 mil, mas não precisa desse medo todo e dessas comparações com climas, os engenheiros da honda pensam em tudo isso, se eles falam de 6 a 12, eles sabem q ó óleo tem a capacidade de aguentarem muito mais tempo sem perder suas propriedades.
troco com 3.000 km oleo e filtro, acho que vou aumentar a km entao.
4 mil km eu já tô desesperado pra trocar.
So falou a troca pela km , nao falou pelo tempo, se é 6 meses ou 1 ano pra quem roda poucos quilômetros.
Fala sobre filtro de gasolina.
Se eu não me engano, a Cb500x não possui filtro de gasolina trocável. Só um dentro do tanque, sem previsão de troca preventiva.
Olá Ricardo, blz. Revendo o vídeo sobre troca de óleo, vc acha que é possível fazer a troca de óleo e filtro em casa ? Pois posso comprar óleo e filtro no atacado, ficando mais barato. Obrigado
É possível sim.
Sou Tarcísio tenho um xre 3 00 2018 esse olho 10 w 30 quanto pode rodar
Boa dica
Qual olho devo usar na cb 500f?
Manual, não sei de cabeça...
Com 12.000 já perdeu todos os adotivos, blz.
Mas qual é a base dessa informação?
O vídeo ficou muito grande e vago.
Tenho uma fazer 250. Troco óleo e filtro entre 1500 a 2000. Óleo yamalune. Minha moto já vai pra 70 mil rodados. Nunca tive nenhum problema. Nunca me deixou na mão