Caros amigos, se querem dar uma força para o canal, façam o download do World of Warships aqui wo.ws/3FntHWQ e utilizem o código BRAVO para ganharem brindes no registro! Obrigado World of Warships por patrocinar esse vídeo!
Um adendo: Na falta de radares, os japoneses focaram quase totalmente em sistemas ópticos avançados em seus navios. Não venceram a guerra, mas todo o conhecimento em sistemas ópticos se mostrou vantajoso na re-industrialização do Japão no pós-guerra, com Nikon, Sony, Olympus, Canon, Panasonic, Fujifilm, confeccionando cameras, filmadoras, microscópios, lentes, scanners, impressoras e etc.
Inclusive em algumas batalhas navais na campanha de guadacanal, os japoneses conseguiram achar os americanos antes usando binóculos especializados, acharam os americanos antes deles acharem os japoneses usando radares
Muito desenvolvimento japonês na área da eletrônica do radar sonar foi através da troca e ajuda dos americanos ingleses no após guerra mundial ajudaram até nas universidades americanas e trocaram também muito conhecimento dos japoneses e continuam ainda hoje nos laboratórios de tecnologia conjunta no desenvolvimento de informática etc. Chegando mesmo a serem admirados pelos seus grandes sucessos em muitas áreas. Porque os japoneses são muito dedicados organizados e demonstraram ser de confiança muito honrados trabalhadores eficientes com uma engenharia sempre em desenvolvimento
Marcelo... sugestão: até o fim do ano lance um vídeo falando sobre o crescimento do canal neste ano. Seu canal com certeza tem sido uma referência no assunto em idioma português!
Concordo. Vejo muitos na internet, comentando sobre o canal HOJE NO MUNDO MILHAR. Sem duvidas que este canal, é referencia para muitos. Parabens Marcelo
Hoje com toda a tecnologia atual eu me pergunto o quão "foda" eram os engenheiros da época, projetar e desenvolver tecnologias inéditas e incríveis com papel e lápis na mão! Incrivel
Meus parabéns pelo ótimo trabalho é assunto no vídeo Marcelo. Sempre informando com uma ótima análise e explicação do contexto histórico de primeira qualidade. Valeu 👍 pelo documentário impecável até os dias de hoje. Na área naval em como acertar o alvo.
Ah, o homem, uma espécie tão intrigante. Avança tecnologicamente mais regride tanto ou até mais na cultura e política, felizmente temos canais como os do Marcelo para divulgar a parte boa da humanidade.
O Homem como sempre evoluindo em suas descobertas e invenções. Por outro lado, continuam a regredir em condutas e caráter. Querendo implantar um "novo normal."
Tem alguns vídeos que dá até pra escutar o barulho do projetil voando com o tiro do canhão. Na minha opinião eles são mais bonitos do que os navios de guerra atual.
A INFANTARIA NOS DIAS ATUAIS Devido às exigências do combate nos dias atuais, viu-se a necessidade de especializar a tropa nos diversos ambientes operacionais brasileiros. Assim, a Infantaria foi dividida em tipos capacitados a combater com o emprego de diferentes técnicas e equipamentos, como a pára-quedista, a aeromóvel, a motorizada, a de montanha, a de selva, a de caatinga e a blindada. O emprego da Infantaria especializada, juntamente com a Cavalaria, a Artilharia, a Engenharia, a Intendência, as Comunicações e o Material Bélico, garante ao Exército uma atuação efetiva na missão de defender o território nacional e garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem. Os conflitos atuais apontam para um novo cenário em que o combate se dá em amplo espectro. Novas circunstâncias surgem e caracterizam o campo de batalha, exigindo, cada vez mais, a preparação e o conhecimento da tropa. Essa demanda tem sido atendida prontamente pela Infantaria, ao implementar, desde a formação de seus oficiais, uma nova mentalidade, alinhada à evolução do combate, por meio do uso de equipamentos e tecnologias mais modernos e eficientes. Você está equivocado, hoje a tecnologia atua em todos os sentidos, já imaginou um combate em um ambiente totalmente na escuridão?!
Este episódio de hoje foi muito interessante. Lembrando que o primeiro navio fortemente armado para a época, foi o conhecido Bota- fogo da Marinha Portuguesa. Essa embarcação auxiliada por mais 16 naus e caravelas, numa unica batalha destruiram 217 embarcações dos mulcumanos
Jogo muito o Game World of Warships e essa narrativa me encanta pois é o senário que temos no campo de batalha. É viciante!! É onde eu descarrego o meu estresse do trabalho. Parabens pela narrativa e postagem !
Nota que o radar durante a segunda guerra mundial era superior a sistemas ópticos apenas na estimativa de distância; sistemas ópticos ainda eram consideravelmente superiores na estimativa da rota do alvo. E erros na estimativa de distância podiam ser corrigidos via sistemas ópticos pela verificação de onde os tiros caíam em relação ao alvo, sendo comum que encouraçados atirassem alguns projéteis prévios especificamente com este propósito. Uma tripulação bem treinada podia compensar a falta de radar via sistemas ópticos se estes fossem avançados o suficiente. Além disso, a aviação era outra ferramenta para detectar e estimar a distância e o rumo de embarcações inimigas além da sua visão. Era comum que um encouraçado lançasse aviões por catapulta para facilitar a detecção e identificação de embarcações, bem como para obter dados mais precisos sobre a rota e distância do alvo. Os japoneses eram bem avançados em ambas as áreas acima, tendo até binóculos especializados para combate noturno, com grande sucesso em emboscadas noturnas graças a isso. Prova dessas tecnologias foi o encouraçado Yamato ter danificado o porta aviões USS White Plains para fora de combate já no terceiro tiro, há 31,5 km de distância e em apenas 5 minutos de combate, indicando que o encouraçado já tinha ambos a distância e o rumo corretos do seu alvo extremamente cedo. Como referência, a doutrina naval americana considerava que tiros além de 26 km eram desperdício de munição por parte dos seus encouraçados, mesmo com radares mais avançados. Isso indica que o radar não tornava outras tecnologias da época obsoletas, nem implicava superioridade tecnológica por si só.
2:49 - uma pequena correção: a corrida naval entre Alemanha e Grã-Bretanha terminou em 1912, dois anos antes da Primeira Guerra Mundial, por isso não tem como ter sido um dos motivos da guerra, pois os alemães aceitaram reconhecer a superioridade naval britânica quando descobriram que os russos estavam se rearmando. Muito pelo contrário, fora esse incidente a parceria dos ingleses com os alemães era muito boa, até melhor do que sua relação com franceses e russos, pois até bem pouco tempo antes dessa corrida naval os ingleses, russos e franceses eram rivais uns dos outros e em várias ocasiões quase entraram em guerra (como na guerra russo-japonesa de 1904, quando a França quase veio em socorro da Rússia e a Inglaterra em socorro do Japão). Os ingleses não confiavam nos russos e nem nos franceses, até as vésperas da 1° Guerra eles ainda acreditavam que os alemães eram o ponto de equilíbrio da Europa continental, mesmo com a política agressiva do kaiser Guilherme II.
Vale salientar que os Britânicos possuíam os sistemas mais avançados de radar pelo simples motivo que foram eles os inventores, no caso Sir Robert Watson-Watt
Eu fico imaginando se aqueles canhões ou obuses alemães de 800 milímetros da segunda guerra mundial fossem instalados em um encouraçado. Quatro torres com quatro canhões de 800 milímetros. Seriam um espetáculo de beleza e brutalidade ímpares!
Isso meio que foi planejado nos planos dos mega e couracados da classe H, mas era impraticável ter canhões desse calibre ou navios gigantes que suportasse eles
Isso meio que foi planejado nos planos dos mega e couracados da classe H, mas era impraticável ter canhões desse calibre ou navios gigantes que suportasse eles
Minha curiosidade é sobre a cadência de tiros que cada canhão do encouracado podia disparar antes de cada reabastecimento ( diferença entre a primeira e segunda guerra mundial ) Aguardo um vídeo sobre este tema
Magnífico vídeo-documento histórico. Com este género de vídeos - a exemplo do que acontece no seu canal sobre a Segunda Guerra Mundial - o Marcelo faz lembrar aos seguidores que a formidável tecnologia de hoje será peça de museu muito em breve, mas que, também, temos de saber celebrar e honrar aqueles que, antes de nós, foram chamados à guerra e por ela e para ela derem todo o seu esforço e saber, com imensas externalidades das quais também a sociedade civil beneficia. Aproveito para desejar ao Marcelo e a todos os seguidores do canal UM FELIZ NATAL e um ESPLENDOROSO ANO NOVO repleto de sucessos e prosperidade. Apesar de podermos, num ou noutro tema, ter opiniões divergentes, temos como denominador comum a paixão pela ciência e tecnologia - pela inteligência criativa do Homem, afinal - aplicada ao mundo militar. Muito obrigado.
Boa tarde quero te parabenizar pelos ótimos vídeos que o sr faz, fica muito interessante porque o sr conta a história por tras do tema, gosto muito dos vídeo parabéns.
Olá Marcelo! Parabéns pelo canal! Teria e paderia compartilhar as fontes dessa matéria? Trabalho com radares já há muito tempo, mas me falta um pouco dessa perspectiva histórica...
Como era a sensação de estar próximo aos canhões de 300mm no momento do disparo? A onda de choque e o barulho devia ser infernal. Imagina então do Yamato que eram de 460mm.
China só copia.Rússia nem precisa,vc já está vendo a dificuldade deles na invasão da Ucrânia.Se nos anos 40 EUA e Inglaterra já dominava o Radar,imaginem hoje.Resumindo China e Rússia estão 20 anos atrás da OTAN.
@@patoodonald3342 Ninguém nunca viu a Rússia testando esse míssil,todos pensavam que a Rússia era avançada na tecnologia militar e nessa invasão da Ucrânia ,vimos que a Rússia não é nada daquilo que todos pensavam.
Marcelo , as Guardas Municipais hoje no Brasil , já são a terceira maior força de segurança pública em número de agentes , com 130 mil . Cerca de 50% desses agentes são oriundos das forças armadas . Creio que seria interessante você fazer um vídeo , relatando o que esse efetivo , poderia contribuir para melhoria da segurança pública no Brasil .
Apesar de virem de forças militares, acredito que não podem confundir o trabalho com atribuições militares. Devem sim receber o que há de melhor, pistolas, carabinas, equipamentos de proteção, bons veículos, que deveriam ser utilizados para garantir a segurança em locais públicos, praças, parques, praias, instituições municipais, onde diversas pessoas são roubadas, furtadas, ou não se sentem seguras para frequentar, mas o que se vê a tentativa de formação de uma equipe ostensiva pra patrulhamento tático na cidade em viatura preta...
@@cleiton.siqueira sim . Está na lei que a Guarda Municipal é instituição de caráter civil , uniformizada e armada . Vale ressaltar que o concurso é de nível médio e tem curso de formação para tomar posse no cargo .
Caros amigos, se querem dar uma força para o canal, façam o download do World of Warships aqui wo.ws/3FntHWQ e utilizem o código BRAVO para ganharem brindes no registro! Obrigado World of Warships por patrocinar esse vídeo!
Up
Up
Se você, Marcelo, também quiser dar uma força pra nós, venda os seus cursos com acesso vitalício. Obrigado.
C cc0
@@leocioffi7032 Down
Um adendo: Na falta de radares, os japoneses focaram quase totalmente em sistemas ópticos avançados em seus navios. Não venceram a guerra, mas todo o conhecimento em sistemas ópticos se mostrou vantajoso na re-industrialização do Japão no pós-guerra, com Nikon, Sony, Olympus, Canon, Panasonic, Fujifilm, confeccionando cameras, filmadoras, microscópios, lentes, scanners, impressoras e etc.
Grato por esse adendo, Roger! Vivendo e aprendendo!👏👏👏👏
Inclusive em algumas batalhas navais na campanha de guadacanal, os japoneses conseguiram achar os americanos antes usando binóculos especializados, acharam os americanos antes deles acharem os japoneses usando radares
Muito desenvolvimento japonês na área da eletrônica do radar sonar foi através da troca e ajuda dos americanos ingleses no após guerra mundial ajudaram até nas universidades americanas e trocaram também muito conhecimento dos japoneses e continuam ainda hoje nos laboratórios de tecnologia conjunta no desenvolvimento de informática etc.
Chegando mesmo a serem admirados pelos seus grandes sucessos em muitas áreas.
Porque os japoneses são muito dedicados organizados e demonstraram ser de confiança muito honrados trabalhadores eficientes com uma engenharia sempre em desenvolvimento
Marcelo... sugestão: até o fim do ano lance um vídeo falando sobre o crescimento do canal neste ano. Seu canal com certeza tem sido uma referência no assunto em idioma português!
Concordo. Vejo muitos na internet, comentando sobre o canal HOJE NO MUNDO MILHAR. Sem duvidas que este canal, é referencia para muitos. Parabens Marcelo
Hoje com toda a tecnologia atual eu me pergunto o quão "foda" eram os engenheiros da época, projetar e desenvolver tecnologias inéditas e incríveis com papel e lápis na mão! Incrivel
Atualmente oq não falta pro Marcelo é conteúdo. Vc deveria fazer um vídeo falando do seu dia a dia na produção dos vídeos.
Quero Desejar a todos um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo!
Boas Festas meus caros amigos!
Obrigado mano, pra você também
Vlw mano, pra vc tbm
O som dessa salva de tiros dos poderosos canhões...top de mais!
É bom ver esse canal falando sobre esses temas relembrar os velhos tempos
Meus parabéns pelo ótimo trabalho é assunto no vídeo Marcelo. Sempre informando com uma ótima análise e explicação do contexto histórico de primeira qualidade. Valeu 👍 pelo documentário impecável até os dias de hoje. Na área naval em como acertar o alvo.
Excelente! A inteligência derrotando a força bruta! Valor inestimável da ciência!
Faz mais videos sobre temas bem técnicos.
Valeu!
❤ R$ 500,00 Valeu!
Oh coisa boa. Já estava com saudades desse tipo de vídeo sobre tecnologias militares antigas.
Estar 1 ou 2 passos a frente do inimigo, faz muita diferença!! pode significar vitória ou derrota
Ah, o homem, uma espécie tão intrigante. Avança tecnologicamente mais regride tanto ou até mais na cultura e política, felizmente temos canais como os do Marcelo para divulgar a parte boa da humanidade.
Marcelo faz um vídeo falando sobre a sequência da ordem de disparo desses canhões e mísseis do navios atuais pfr, sempre quis saber como é isso
O Homem como sempre evoluindo em suas descobertas e invenções. Por outro lado, continuam a regredir em condutas e caráter. Querendo implantar um "novo normal."
A falta de um predador natural para controlar a população faz com que a própria humanidade procure formas de se destruir
Querendo implantar?????
Si vis pacen parabelum
Vc Descobriu a roda...
Desde sempre o homem aprende, inventa e mudam a bússola moral....
Batata?
Esse vídeo merece um 10... simplesmente uma aula.
Tem alguns vídeos que dá até pra escutar o barulho do projetil voando com o tiro do canhão. Na minha opinião eles são mais bonitos do que os navios de guerra atual.
Excelente matéria!! Confesso que nunca tinha lido, assistido ou ouvido uma explanação dessa sobre o tema! Grato! 👏👏👏👏👏
"Quero aproveitar o patrocínio para falar desse tema"
Servi num Contratorpedeiro da classe Fletcher. Muitas saudades
Enxergar mais longe e atirar mais longe e com precisão é que faz a diferença na atualidade.
Tava sentindo falta de vídeos assim 🤌
Esse final foi foda pqp 🤩
Na infantaria 90% dos combatentes disparam a esmo. Ninguém mira o inimigo
A INFANTARIA NOS DIAS ATUAIS
Devido às exigências do combate nos dias atuais, viu-se a necessidade de especializar a tropa nos diversos ambientes operacionais brasileiros. Assim, a Infantaria foi dividida em tipos capacitados a combater com o emprego de diferentes técnicas e equipamentos, como a pára-quedista, a aeromóvel, a motorizada, a de montanha, a de selva, a de caatinga e a blindada. O emprego da Infantaria especializada, juntamente com a Cavalaria, a Artilharia, a Engenharia, a Intendência, as Comunicações e o Material Bélico, garante ao Exército uma atuação efetiva na missão de defender o território nacional e garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem. Os conflitos atuais apontam para um novo cenário em que o combate se dá em amplo espectro. Novas circunstâncias surgem e caracterizam o campo de batalha, exigindo, cada vez mais, a preparação e o conhecimento da tropa. Essa demanda tem sido atendida prontamente pela Infantaria, ao implementar, desde a formação de seus oficiais, uma nova mentalidade, alinhada à evolução do combate, por meio do uso de equipamentos e tecnologias mais modernos e eficientes. Você está equivocado, hoje a tecnologia atua em todos os sentidos, já imaginou um combate em um ambiente totalmente na escuridão?!
Erro seu pois eles sim sabiam onde a tirar
ja dizia azagal,"na guerra ou voce mira ou voce atira kkkkkkkkkkk"
@@Gabrielmgcjv Já ouviu falar de fogo amigo? Pois é, imagina ai se o guerreiro não sabe pra onde e em quem está metendo bala.
@@user-dp2mjoaofelipe o.cara chato que não sabe ver uma.piada kkkkkkk
Cursei direção de tiro no CIAA, em 95, foi bom matar a saudade.
Sempre tive essa dúvida, ainda bem que existe o "hoje no mundo militar" para esclarecer tudo!
Edit: feliz natal para quem leu esse comentário.
Feliz Natal p vc tmb que Deus abençoe sua vida.
Feliz Natal 🥳
Feliz natal gata pra vc tbm ou gato, de qualquer forma feliz natal pra quem seja que esteja desejando o mesmo pra gente!
Feliz natal
@@matheustoddynho tu acredita mesmo mongol?
Imagina a emoção de ser artilheiro e guarnecer uma dessas torretas na Classe Pennsylvania.
Este episódio de hoje foi muito interessante. Lembrando que o primeiro navio fortemente armado para a época, foi o conhecido Bota- fogo da Marinha Portuguesa. Essa embarcação auxiliada por mais 16 naus e caravelas, numa unica batalha destruiram 217 embarcações dos mulcumanos
Jogo muito o Game World of Warships e essa narrativa me encanta pois é o senário que temos no campo de batalha. É viciante!! É onde eu descarrego o meu estresse do trabalho. Parabens pela narrativa e postagem !
Nota que o radar durante a segunda guerra mundial era superior a sistemas ópticos apenas na estimativa de distância; sistemas ópticos ainda eram consideravelmente superiores na estimativa da rota do alvo. E erros na estimativa de distância podiam ser corrigidos via sistemas ópticos pela verificação de onde os tiros caíam em relação ao alvo, sendo comum que encouraçados atirassem alguns projéteis prévios especificamente com este propósito. Uma tripulação bem treinada podia compensar a falta de radar via sistemas ópticos se estes fossem avançados o suficiente. Além disso, a aviação era outra ferramenta para detectar e estimar a distância e o rumo de embarcações inimigas além da sua visão. Era comum que um encouraçado lançasse aviões por catapulta para facilitar a detecção e identificação de embarcações, bem como para obter dados mais precisos sobre a rota e distância do alvo.
Os japoneses eram bem avançados em ambas as áreas acima, tendo até binóculos especializados para combate noturno, com grande sucesso em emboscadas noturnas graças a isso. Prova dessas tecnologias foi o encouraçado Yamato ter danificado o porta aviões USS White Plains para fora de combate já no terceiro tiro, há 31,5 km de distância e em apenas 5 minutos de combate, indicando que o encouraçado já tinha ambos a distância e o rumo corretos do seu alvo extremamente cedo. Como referência, a doutrina naval americana considerava que tiros além de 26 km eram desperdício de munição por parte dos seus encouraçados, mesmo com radares mais avançados. Isso indica que o radar não tornava outras tecnologias da época obsoletas, nem implicava superioridade tecnológica por si só.
2:49 - uma pequena correção: a corrida naval entre Alemanha e Grã-Bretanha terminou em 1912, dois anos antes da Primeira Guerra Mundial, por isso não tem como ter sido um dos motivos da guerra, pois os alemães aceitaram reconhecer a superioridade naval britânica quando descobriram que os russos estavam se rearmando. Muito pelo contrário, fora esse incidente a parceria dos ingleses com os alemães era muito boa, até melhor do que sua relação com franceses e russos, pois até bem pouco tempo antes dessa corrida naval os ingleses, russos e franceses eram rivais uns dos outros e em várias ocasiões quase entraram em guerra (como na guerra russo-japonesa de 1904, quando a França quase veio em socorro da Rússia e a Inglaterra em socorro do Japão). Os ingleses não confiavam nos russos e nem nos franceses, até as vésperas da 1° Guerra eles ainda acreditavam que os alemães eram o ponto de equilíbrio da Europa continental, mesmo com a política agressiva do kaiser Guilherme II.
Vale salientar que os Britânicos possuíam os sistemas mais avançados de radar pelo simples motivo que foram eles os inventores, no caso Sir Robert Watson-Watt
Eu fico imaginando se aqueles canhões ou obuses alemães de 800 milímetros da segunda guerra mundial fossem instalados em um encouraçado. Quatro torres com quatro canhões de 800 milímetros.
Seriam um espetáculo de beleza e brutalidade ímpares!
Isso meio que foi planejado nos planos dos mega e couracados da classe H, mas era impraticável ter canhões desse calibre ou navios gigantes que suportasse eles
Isso meio que foi planejado nos planos dos mega e couracados da classe H, mas era impraticável ter canhões desse calibre ou navios gigantes que suportasse eles
Também conhecido como plano Z. Conheço a história, garoto.
Mas bom comentário o seu.
De nada adianta tanta evolução tecnológica se o homem não nascer de novo.
Minha curiosidade é sobre a cadência de tiros que cada canhão do encouracado podia disparar antes de cada reabastecimento ( diferença entre a primeira e segunda guerra mundial )
Aguardo um vídeo sobre este tema
O vídeo foi bom, mas esperava um maior foco no período pré radar.
A explicação de disparo por telemetria e muito técnico e faria o grande público perder o interesso no meio dele
Por mais vídeos de curiosidades operacionais e do dia a dia como esse.
Estava pensando nisso na hora que o RUclips me recomendou :)
Toda vez que vejo essa foto do Iowa disparando, lembro do jogo Sonic wings do super Nintendo!
Nass os canhões disparando no final top de mais, video excelente
Magnífico vídeo-documento histórico. Com este género de vídeos - a exemplo do que acontece no seu canal sobre a Segunda Guerra Mundial - o Marcelo faz lembrar aos seguidores que a formidável tecnologia de hoje será peça de museu muito em breve, mas que, também, temos de saber celebrar e honrar aqueles que, antes de nós, foram chamados à guerra e por ela e para ela derem todo o seu esforço e saber, com imensas externalidades das quais também a sociedade civil beneficia. Aproveito para desejar ao Marcelo e a todos os seguidores do canal UM FELIZ NATAL e um ESPLENDOROSO ANO NOVO repleto de sucessos e prosperidade. Apesar de podermos, num ou noutro tema, ter opiniões divergentes, temos como denominador comum a paixão pela ciência e tecnologia - pela inteligência criativa do Homem, afinal - aplicada ao mundo militar. Muito obrigado.
Boa tarde quero te parabenizar pelos ótimos vídeos que o sr faz, fica muito interessante porque o sr conta a história por tras do tema, gosto muito dos vídeo parabéns.
Esse tipo de covardia com o uso do radar a gente também vê no jogo World of Warships. hehe
4:33 Ótima camuflagem 😂
EU GOSTARIA MUITO QUE O CANAL FIZESSE COMPARAÇÕES MILITARES!!! E VCS??? SERIA TOP, PELA A QUALIDADE QUE O CANAL TEM.
Up
De esquipamentos militares ?
Up
@Alessandro Araujo que isso jovem
@@Joel-bx8qf também é uma boa opção, mas a principal comparação é de números, comparando quantos soldados tem cada país, quantos tanques etc...
Em materia de militarismo naval, até 1950, eu recomendo o canal do Drachinifel. Tem um vídeo exclusivo para o controle de tiro.
ERRATA 3:47 instrumentos ÓPTICOS.
Um Encouraçado equipado com toda a tecnologia atual que temos seria eficaz numa batalha moderna?
Para ser um alvo flutuante com canhões seria otimo
Eu acredito q não, provavelmente seria mais usado para atingir alvos em terra como bases aéreas e centros de comunicação
Contra uma nação com uma marinha sucateada como a nossa ???, sim.... Contra uma marinha inglesa , americana ou Rússa ? Não
Não, misseis são mais eficientes que projeteis de canhões
@@luiseduardo5216 vdd
Este vídeo ficou uma obra de arte!👏👏👏
Eu só imagino como seria um navio do tamanho de encorassado com inúmeros mísseis de médio e longo alcance
A Classe Iowa foi modernizada na década de 80 colocaram os BGM Tomahawk, etc
Tem o link do vídeo explicando sua terceira vida na guerra do golfo
5:11 Wolfpack
Faz um video falando do COE PMERJ
Por no jogo ww e tipo assim tem joga tudo mais na frente tenta cálculo o navios e atira tempo certo
Canal voltando a sua raiz ✌️✌️✌️✌️
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho!
Acho que foi daí que surgiu a expressão, eles não podem atingir o que eles não vêem.
Excelente matéria adorei parabéns e sucesso sempre pelo site
Olá Marcelo!
Parabéns pelo canal!
Teria e paderia compartilhar as fontes dessa matéria?
Trabalho com radares já há muito tempo, mas me falta um pouco dessa perspectiva histórica...
Muito bom retrospecto histórico e tecnológico. PARABÉNS.
Essa salva de 406mm é surreal!
Como era a sensação de estar próximo aos canhões de 300mm no momento do disparo? A onda de choque e o barulho devia ser infernal. Imagina então do Yamato que eram de 460mm.
Tem esse vídeo com veteranos do USS New Jersey explicando como era a sensação durante os disparos da 16"/50
Fantástico a informação de mais um vídeo! Por isso que hoje os navios a vê mísseis a 300 e outros tipos de mísseis!
Ótimo video parabéns
Trás sobre a comparação militar entre Estados Unidos China e Rússia
Pra que , todo mundo sabe que os EUA esta na frente em quase todos os sentidos (menos nos blindados)
@@leonardolion3175 a Rússia tem muito mais armas nucleares que os Estados Unidos.
China só copia.Rússia nem precisa,vc já está vendo a dificuldade deles na invasão da Ucrânia.Se nos anos 40 EUA e Inglaterra já dominava o Radar,imaginem hoje.Resumindo China e Rússia estão 20 anos atrás da OTAN.
No mar os USA ganham de longe, em misseis Russia e China ganham com seus hipersonicos
@@patoodonald3342 Ninguém nunca viu a Rússia testando esse míssil,todos pensavam que a Rússia era avançada na tecnologia militar e nessa invasão da Ucrânia ,vimos que a Rússia não é nada daquilo que todos pensavam.
Excelente reportagem Marcelo!!!
Sou muito Fã de encouraçados e contratorpedeiros 🥰.
Ent somos 2
Será que a guerra no mar matou muitos peixes ou alimentou eles?
E os alemães como era os radar e como funcionava?
Marcelo , as Guardas Municipais hoje no Brasil , já são a terceira maior força de segurança pública em número de agentes , com 130 mil . Cerca de 50% desses agentes são oriundos das forças armadas . Creio que seria interessante você fazer um vídeo , relatando o que esse efetivo , poderia contribuir para melhoria da segurança pública no Brasil .
Apesar de virem de forças militares, acredito que não podem confundir o trabalho com atribuições militares.
Devem sim receber o que há de melhor, pistolas, carabinas, equipamentos de proteção, bons veículos, que deveriam ser utilizados para garantir a segurança em locais públicos, praças, parques, praias, instituições municipais, onde diversas pessoas são roubadas, furtadas, ou não se sentem seguras para frequentar, mas o que se vê a tentativa de formação de uma equipe ostensiva pra patrulhamento tático na cidade em viatura preta...
@@cleiton.siqueira sim . Está na lei que a Guarda Municipal é instituição de caráter civil , uniformizada e armada . Vale ressaltar que o concurso é de nível médio e tem curso de formação para tomar posse no cargo .
Existe na GCM um grupamento especializado em rondas municipais , com características ostensivas .
World of warships é um jogo muito bom eu recomendo. Acho que esse vídeo faria mais sentido no canal hj na segunda guerra mundial.
Muito bons os seus documentários.
Extremamente informativo parabéns
Angulação e distância principalmente
Faz um video mostrando como os submarinos eram operados na epoca da segunda guerra mundial
Excelente vídeo. Poderia falar sobre radares centimétricos?
Não 😃👍
@@RodgerYoung2024 kkkk
Já jogo o World of Warships há 3 anos. Jogo sensacional!
Ei faz um vídeo sobre os arditi sobre como foram instrumentais pra Itália na primeira guerra mundial
Muito interessante o artigo, vídeo
1:14 Marcelo, qual é o seu Nick na PSN ?? Bora jogar um dia desses😃🎮🚢🚀💥
"Afundou meu couraçado"
Bom dia Marcelo, obrigado pelo vídeo novo!
Muito interessante está matéria!
Boa tarde a todos
Primeiro comentar hj né?
queria ver o que ia sair hj se o investimento na forca bruta dos canhoes unindo a tecnologia tivesse continuado até o dia de hoje.
bem que poderiam fazer novos encouraçados destroyers, mas tecnológico mas sem abrir mão dos maravilhosos canhões.
Estou jogando World of warships é uma satisfação jogar com as lendas dos mares
E o sistema de tiros do Bismarck?
Interesante video!!! 👏👏👍
Daí a enorme importância do investimento em pesquisa.
Olá. Qual software você usa para editar os vídeos para o canal? Obrigado. desejo muito sucesso.
Boa tarde amigo, abraços
Pode fazer se possível um vídeo fala dos caças suecos comprados pela FAB ?🛩️🛩️🛩️🛩️
Oi.Tem como fazer um vídeo sobre como era o uso e o serviço de topografia nos exércitos e abuso documentário na 2 guerra mundial
Paz na Terra 🌎
Paulo Nascimento paisagista.
Umuarama -Paraná.
Estava pensando nisso hoje, valeu!
👍🇧🇷💚💛🇧🇷👍Cuiabá Capital _ MT ,
ô lá boa tarde , vida longa ao giro 🇧🇷MILITAR 🇧🇷
Belo vídeo ☑️👏👏💗