Por incrível q pareça tem um jogo de simulação de guerra chamado War Thunder, que já joguei com a Nação Soviética, e a família dos T72 sofre exatamente com o problema da munição, por mais que sejam mais discretos por serem menores se um tiro entrava no anel do carregador automático minha torre voava e era fim de jogo para min. E me surpreende que o jogo não estava brincando quando vi isso na guerra da Ucrânia.
Eu sempre joguei e já esperava ver situações assim na iminência da guerra. Inclusive no jogo tem a opção de levar um número menor de munições para a partida, levo um total de 15 em vez de encher os compartimentos, kkkk. Assim diminui a chance de "hit kill"
Outro ponto é que, ao contrário dos russos, os ocidentais manobram de forma combinada. Dificilmente um tanque Abrhams anda sem a companhia de alguns blindados Bradley que vão na sua frente como scouts.
Outro ponto é que, com o tamanho do Abrams o ângulo de elevação dó canhão almenta, diferente da classe do T-50 como foi visto na invasão de Israel, que teve muitas perdas, contra 10 tanques crommew, dá segunda guerra mundial.
@Diego Cavalcanti e os únicos veículos com esse Peso no geral são o Aríete Italiano,o Karrar Iraniano ou o T90 Russo, além dos extintos Osório e Tamoio(que tinha pesos a volta de 40T e alguma coisa).
@diegocavalcanti410 essa questão do Peso eu acho furada , o poblema mesmo é o transporte , porque invez de termos milhares de Km de Ferrovias , temos rodovias oque complica a situação dos Blindados para o transporte Agora para o atravesamento de rios , os Blindados muitas vezes não podem por causa das pontes não aguentar , o Eb é o CFN tem pontes que aguenta mais de 80-90 Toneladas , tanto que o CFn estuda adquirir os M1 Abrams. Obs ; o Leopard 1a5 é um Mbt.
Não sabia dessa avassaladora diferença, tanto que os russos não se importa com a vida de seus soldados que deixou as munições expostas dentro do tanque, já os americanos aumentou o tamanho e blindou as munições! Excelente.
Não sei se a decisão da munição na torre tem haver com se importar com a vida dos soldados, como foi dito no vídeo foi uma decisão da engenharia pra facilitar o municiamento, tendo em vista que os Russos sempre usam canhões com carregamento automático, diminuindo assim 1 tripulante que seria o responsável por fazer o municiamento do canhão. E o mais recente tanque russo (T-14 Armata) o único atualmente considerado como da 4ª geração de tanques, além de super moderno é considerado o mais seguro pra tripulação que existe, pois todos ficam em um cockpit blindado de última geração que conta inclusive com banheiro, coisa que nenhum outro tanque tem. O Putin é um desgraçado? É um desgraçado. Mas não dá pra dizer que um tanque desenvolvido na década de 70, há mais de 50 anos atrás não se importavam com a vida dos soldados por isso.
@@Leonardo-nq4wb mano imagina se o veículo que é o alvo de uma operação é o de Vladimir Putin, eles lançariam uma bomba nuclear no país que realizou o ataque assim que descobrissem sua origem
Nada adianta ter alguem que bem atira, mas uma blindagem fraca que detona o blindado no primeiro impacto do ataque inimigo. Infelizmente somente os blindados russos foram testados em combates entre nações com um nivel de forcas ok. Quero ver um blindado ocidental em batalha.
O q o povo se esquece é a questão das condições e do conforto interno da tripulação, o q se traduz mto na efetividade em combate, e os blindados russos sempre foram conhecidos por serem mto apertados e desconfortáveis, além de serem difíceis de evacuar numa situação crítica, justamente pela mentalidade de fazer um Tank pequeno de perfil baixo pra otimizar produção em massa, e pra ser um alvo menor...
@@Neoth40k e perderam um número estupidamente alto de Blindados (e tripulantes) na guerra por conta da produção de péssima qualidade e condições internas terríveis
A realidade é que os russos investiam em Blindados pesados , principalmente no pós-guerra , com a linha IS, com o Auge disso tendo sido o Super pesado IS 7 e o IS 8 ( também chamado de IS 10 e T10 ) , porém com a Chegada dos Mbts e da Blindagem composta os Russos começaram a investir mais e mais em Blindados menores em dimensões e blindagem bruta Obs ; os Blindados russos sempre tiveram uma altura mais baixo do que a dos concorrentes , até mesmo na linha "IS"
@@maxuelresende exatamente , sinceramente eu gosto dessa doutrina russa , invez de investir em Blindados muito pesados , investir em Blindados mais leves porém com uma blindagem forte da mesma forma , torna a produção do Blindado mais fácil e barata , podendo produzir em grande escala e de forma rápida
@diegocavalcanti410 pode ate sobrevivido a ataques, mas se foi contra Manpads então não faz sentido, já que os manpads são anti aéreos, não é feito para abater blindagem pesada.
@@SGZ_45. eu conheço esse vídeo, e também conheço um vídeo de um T-72 sem blindagem reativa tomando um RPG direto na frontal, e outro de um T-90 na siria levando um TOW direto na parte inferior do chassi e sobrevivendo, eu sei, porem tem que lembrar do detalhe que são tanques pequenos, e oque isso trás, em caso de penetração da blindagem, dos mais pequenos, vai acontecer uma explosão catastrófica, e mesmo se for só um incêndio, o tanque é apertado, seria muito difícil para a tripulação fugir a tempo.
@diegocavalcanti410 entendi, eu também ví um vídeo do T-72 sobrevivendo um tiro de Nlaw, não sei se é o mesmo que você viu, mas é um do ucraniano atirando de uma janela a um T-72 que estava na rua abaixo dele, só que nesse caso é obvio que o T-72 sobreviveria, já que munições HEAT, que é o tipo dos anti tanque portáteis (Nlaw, Rpg-7, Javelin, etc...) precisam de no mínimo 10-5 metros de distancia para armar a carga no ar, se não ele acerta e só explode e não penetra.
O EUA aprendeu a como não construir tanques na segunda guerra mundial através do isqueiro Sherman. Já os russos continuam na mesma linha, mas agora com muito mais tecnologia. Realmente o tamanho dos blindados fazia muita diferença em um campo de batalha que não possuia qualquer apoio tecnológico de observação, apenas binóculos e aviõesde reconhecimento. No entanto, agora ja é possível identificar uma formiga dentro de um buraco na estrada atraves de drones. Assim, é muito melhor investir em equipamentos/blindagens que proporcionem uma maior taxa de sobrevivência e durabilidade de uma tripulação no campo de batalha, mesmo que isso cause um aumento do peso e tamanho do veículo.
Apenas 1 correção, o Abraham's foi construído visando a sobrevivência da tripulação. Isso é muito bem documentado na história do ARL(ARMY RESEARCH LABORATORY)
Eu me recordo que o canal postou um vídeo no início de 2019 que mostrava um pacote de armamentos que o USA estava oferecendo ao Brasil dentre eles o tanque Abrams...hoje vemos que perdemos uma grande oportunidade.
Na verdade o primeiro blindado que usou um material compósito foi o T95 dos EUA, o primeiro blindado utilizado em larga escala com materias compósitos que foi o T-64
Boa tarde Marcelo e toda equipe do Hoje no mundo militar ! Faz um vídeo sobre os tipos de propelentes utilizado nesses tipos de armas ( canhões) desde a pólvora preta e sua evolução até os vários tipos modernos usado hoje
Mas é possível fazer um armazenamento de munição seguro nos blindados russos, a própria Ucrânia fez um T-80 com o blowout panel na parte de trás da torre separando as munições do compartimento da tripulação, T-84 Oplot o nome dessa variante ucraniana. Outra desvantagem desse carrossel do T-72 é que ele fica confinado embaixo da torre limitado pela largura do chassi, o que limita também o comprimento das munições de subcalibre que têm cada vez dardos mais compridos pra aumentar a perfuração, se passassem pra um blowout panel na parte de trás da torre como os ucranianos fizeram, resolveria esse problema também.
Olha outra omissão do vídeo ,fora o M-1 e outro que não vem a cabeça agora ,todos blindados ocidentais também tem blindagem no casco a torre só não sai voando pois além de pesada é bem presa.
Os governos ocidentais não são os melhores exemplos do mundo, mas ainda sim dão valor a vida, já o russo é um histórico de desprezo total. E é até por esse fato da guerra da Ucrânia que me leva a crê que a China não terá tanto êxito se tentar invadir Taiwan, muitos "especialista" diziam que a Rússia tomaria Kiev em 2 semanas, os mesmos que provavelmente dizem que os EUA perderia uma guerra com a China que envolvessem Taiwan, eu sinceramente tenho minhas dúvidas sobre isso.
@biancapmma9563 é verdade, é a variante de exportação com 120mm para padronizar com o armamento da OTAN. Os russos chegaram a desenvolver protótipos baseados no T-80 com o blowout panel como foi o caso do T-95 Black Eagle, mas não introduziram em serviço.
@@fmaiche por ser menor também é mais fácil de defender, além disso a China precisa dos cérebros de lá, assim como a universidade e as empresas a cadeia de indústrias de semicondutores e chips de alta tecnologia. Bombardear tudo isso seria uma erro em tanto ainda mais porque eles também dependem desses manufaturados.
Algo que não foi mencionado no vídeo e que eu penso ser muito importante,é a questão do "perfil baixo" de tanques vs "perfil alto"um tanque com perfil baixo pode passar despercebido com mais facilidade e tbm é mais difícil de acertar.
Porém, hj em dia já não é mais viável, dado as circunstâncias do controle de tiro… que consegue acertar alvos em movimento de 1 metro quadrado há mais de 2km… Fora os mísseis anti-carros…
Os caras achando que só porque os blindados da OTAN são modernos vão magicamente detectar e acertar os blindados russos, é óbvio que ser menor te torna um alvo mais difícil de acertar.
Tanks com perfil baixo (em especial os russo) tipicamente tem péssimas condições pra tripulação, e o conforto dos tripulantes é um fator mais importante na efetividade que as dimensões Só ver o velho debate do M4 Vs T34, M4 era um Tank muito mais fácil de operar e muito mais seguro...
Pelos documentários e vídeos do canal mais antigos, como o de agora. Já tava pra ter uma noção. Do porque o tamanho conta nós blindados. Como as diferenças entre os blindados ocidentais para os orientais. Ótimo vídeo 👍 Marcelo. O canal hoje no mundo militar como sempre está de parabéns pelo conteúdo. Você pode fazer um retrospecto das forças armadas do Brasil. Quais equipamentos e armamentos como blindados e navios e aeronaves de combate. Vão ou estão sendo usados pelas nossas forças armadas do Brasil. Fica a dica.
Valeu 👍 obrigado 😃 Bom vídeo, bem esclarecedor, parabéns 👏 os tanques estão se mostrando importantes nessa guerra da Ucrânia. O problema são os modernos mísseis anti-tanques como o Javelin e os drones suicidas e granadas lançadas por drones comerciais pelos Ucrânianos. Também foi notado que a proteção balística dos tanques russos, tem o mesmo problema de seu exército, a corrupção. Constatou-se agora que muitos equipamentos russos não tiveram manutenção, são de péssima qualidade como os coletes balísticos dos recrutas, ou por exemplo aqueles módulos de proteção anti mísseis simplesmente não funcionaram, alguns tinham pedaço de borracha para simular o explosivo reativo, ou seja alguém na cadeia de suprimentos desviou o produto e agora faz falta na guerra real. Por isso tantos tanques russos destruídos cerca de 6.066 na estatística divulgada hoje pela Defesa Ucrâniana.
A vimos muitos avanços tecnológicos no sector aeroespacial e naval chinês, fale um pouco sobre os veículos blindados e tanques de guerra chineses, pois não temos vistos grandes avanços nesse sector será que eles acreditam que os navios, aviões, e mísseis sejam suficientes pra garantir uma vitória no campo de batalha??
Os blindados têm diferentes tamanhos para carregar carga, velocidade, blindagem, versatilidade, detecção visual e etc... os blindados soviéticos e russos focaram em blindado rápido e manobrável e com blindagem média e um grande poder de fogo, os blindados EUA e britânico focaram em grande blindagem, proteção dos tripulantes, um canhão poderoso, tecnologia, e um tank multitarefa e consegue superar qualquer tipo de terreno
Cara sério não móveis o peso potência velocidade avante e principalmente a ré sempre menores que os ocidentais. A verdade é que os soviéticos tinham problemas em fazerem blindados mais pesados com mecânica confiável (mesmo seu padrão de ´´confiável´´ sendo patético em termos ocidentais) ,enquanto ´´nossos´´ tanques são maiores devido aos sistemas embarcados ,para ter ideia a caixa blindada na traseira da torre do M1 é um equipamento de resfriamento auxiliar para seus sistemas para ver que ainda falta espaço.
@@edvanleonardo4262 uma coisa vc não está certo em nesse seu ("confiavel") ele sim era confiável um exemplo era o is7 que não foi produzido em massa por conta da queda da união soviética, os pesados deles eram muito temidos para todos para ter noção teve países que criaram tank para combater o is3 um exemplo disso é o conqueror
Os blindados Soviéticos tenho a certeza que não tinham designers inferiores. A diferença é de doutrina. A questão da munição é conhecida à décadas mas para os Russos retficarem isso teriam de desenhar de raiz porque isso é estrutural. O Tanque mais baixo pode permitir que seja mais fácil esconder o carro de combate no terreno e há vantagens, no entanto a limitação de peso era algo desejado pelos soviéticos e eu explico porque vem da História da Rússia. No século XIX a Rússia foi atacada na Crimeia por uma força expedicionária Britânica, Francesa e Otomana, no entanto a Rússia tinha forças superior, com um problema, elas estavam dispersas no imenso império Russo, a conclusão foi que chegar rapidamente ao local onde as forças estão é Crucial para a defesa da Rússia, por ser esparsamente populada ha área colossais de terreno que podem ser ganhos ainda antes do exército Russo chegar ao local. O transporte Ferroviário é essencial então, ao colocares um tanque num comboio quanto maior o peso maior são o número de eixos necessários e linhas mais velhas aguentam menos peso que são muitas na Rússia e União Sovietica.Por exemplo o tamanho lateral é restrição de design em todos os tanques não pode ser maior que a bitola da linha. Também nas imagens que vemos de tanques em comboios pode se verificar que eles estão colocados na carruagem no meio de forma a dividir o peso em eixos. Mas o design do compartimento de munição do Abrams e outros tanques ocidentais, permite que a munição rebente e a pressão saia por trás protegendo a tripulação mas também o resto do tanque onde estão os componente difíceis de arranjar e sofisticados. Há ainda mais um restrição, mais peso implica mais potência um tanque de 70 toneladas precisa de um motor bem forte, o Chalenger 1200 cavalos e o Leopard II e Abrams tem 1500, um deles tem menos potência mas os outros dois atingem na de forma diferente, um tem um motor a diesel e outro está complementado com uma turbina a gás, o Diesel é mais fácil de usar em operações militares porque não é volátil à temperatura ambiente, mas os americanos estão uns furos atrás dos alemães em motores a diesel que é sabido tem os melhores do mundo, será que a Rússia tem motores dessa qualidade? A resposta é não porque o produtor deles na Zaporizhzhia Sich Motors não tem nada assim e ganhou ultimamente pouca vontade de lhes vender.
@@icartank1413 ,mano de quando acha que é o IS-7? ,ele foi trabalhado entre 45 e 48. Na verdade o comando de não trabalharem em tanques com mais de 50T vaio justamente pela experiência horrivel de tentarem passar das 50T. Os Fora o Abrams e pelo que me lembre mais um ,todos blindados ocidentais também tem munição no casco mas como a torre é mais pesada e melhor fixada não saem voando.
As FAA americana sempre colocando a vida de seus membros em primeiro lugar. Eu achava estranho o do porque um blindado tão moderno sendo municiado manualmente.
Tudo depende da estratégia do inimigo, no caso do Iraque, 80% dos Abrams destruidos foi por IED, você encontra centenas de videos daquela época filmado pela insurgencia iraquiano onde, Abrams m1 com suas 70 tonelados pulava 2 metros de altura ou se enterrava em uma cratera com a explosão de uma IED feita com munição de artilharia de 155mm.
IEDs são extremamente perigosos para qualquer tanque de guerra, tanto é que agora eles andam com uma espécie de papaminas na frente, desenhada pra explodir qualquer ied pela frente
@@willam360 Hoje em dia o formato do casco tenta redirecionar a explosão dos lados, ainda acaba com o tanque, mas pelo menos a tripulação sai viva, antigamente um ied era morte certa em qualquer situação, vi muitas fotos dos Abrahams absolutamente destroçados no Iraque e Afeganistão, coisa de louco ligas compositas dobrar daquele jeito
Sé loko, já pensou sentar no meio de dezenas de kilos de explosivo, o dia todo, e sair para atacar blindados inimigos, sabendo que vai morrer se encontrar algum o adversario.
Joguem Warthunder é gratuito e da para brincar com varios tanks de guerra, porem vão ter que começar com tanks antigos primeiro e já aviso que vão se estressar, mas se jogarem sem compromisso da para se divertir.
No telegran a galera compartilha compilacao de tanque russo fazendo voar a torre.. As vezes eles deixam as escotilha abertas e os drones jogam granadas lá dentro do tanque, não sobra nada
Esses blindados têm suas vantagens e desvantagens, cada um foi feito por uma nação para atuar em contextos diferentes com estratégias diferentes. Com isso em mente você entende as diferenças entre os blindados usados na segunda guerra mundial. Os americanos não pudiam se dar ao luxo de ter um blindado tão pesado como o Tiger 2 ou o IS 2, pois eles teriam que atravessar um oceano inteiro para chegar na frente de combate, por isso optaram por manter e melhorar os shermans, que eram tanques já ajustados para a logística estadunidense, confiáveis e bons o suficiente naquilo que faziam.
Sherman era menor pelo fato da doutrina de combate dos Estados Unidos não contar apenas com tanques mas da atuação deles em conjunto com os caça tanques
@@julio94157 Não disse que os Shermans eram menores, mas que o peso e tamanho dele eram ajustados a logística americana, tanto é que o Sherman na verdade era bem grande e pesado quando foi feito, maior que o Panzer 4 e maior que o T 34.
Na minha humilde opinião , com avanços das tecnologias dos drones estes blindados são alvos facios de sermos abatidos, foras as armas portáteis anti tanques. Eu servi em 1979 nas unidades blindados pilotei o m41A3 e M113. Objetivos dos blindados na época era limpar o terreno pata infantaria. Hoje eu acho só os blindados leves de transporte tem serventia no campo de batalha.
Se lembra de 2011? ,o Irã capturou um RQ-170 ,a verdade é que nenhum drone voa em uma ambiente cheio de EW ,pode medir mesmo pela Ucrânia o período de maior sucesso dos drones foram nas primeira semanas de emprego.
Na verdade é que os russos vieram em sua maioria com equipamentos antigos, não vieram com armas anti areas avançadas que facilitaram muito para os drones ocidentais.
@@Fernando-tx2uk Na verdade não, isso foi mais é uma questão de a Ucrânia utilizar drones em larga escala(incluindo os pequenos civis que avistam alvos pra artilharia e largam bombas sobre alvos). A expectativa de vida de um drone na Ucrânia é de 3 dias, principalmente pros de fabricação civil, que são porém, difíceis de detectar por serem muito pequenos.
@@Fernando-tx2uk negativo, quando vc ve um pantsir que na teoria seria uma das armas mais avançadas a curto alcance ideal pra destruir drones sendo destruído por um drone, vc ve que o equipamento russo era bom mesmo na proipaganda.
Mas podem ser abatidos por qualquer defesa área de CURTO ALCANCE 😅. Já os maiores precisam de defesas anti aéreas de LONGO ALCANCE. O tamanho em si importa mas como vai suportar a defesa/ataque do inimigo é outros 500, o que é explicado no vídeo.
Vendo os videos dos drones da pra imaginar que vao investir muito neles, fazem uma diferença enorme, só olhar aquelas trincheiras russas cheias de corpos, nao fosse a ajuda dos drones seria muito mais dificil.
Eu sei que o T14 Armata não entrou em operação (e nem sei se vai entrar, no curto ou médio prazo), mas ele tem quase o mesmo tamanho do Abrams. E há tanques ocidentais que seguem a mesma linha de raciocínio dos russos, como o Tipo 10 japonês
Rapaz é impressionante mesmo aqueles blindados atingidos as vezes por uma pequena granada que parece ser artesanal lançadas por pequenos drones a bola de fogo que viram parecendo uma panela de pressão explodindo com material combustível dentro
Como assim Marcelo? Você não quer se tornar um Tankfóbico não é? 50, 60, 25 toneladas nada disso importa, apenas seja o tank que você nasceu para ser ❤️❤️💋💞💞💕💓💓♥️♥️💓❣️💓
Também quanto menor o blindado mais facil é para ele ser usado em emboscadas, a vantagem de ter blindados menores é que costumam ser mais compactos e consequentemente mais baratos e faceis de produzir e manter em campo. Alem dos mais, por mais que um abrams ou leopard sobrevivam um disparo de por ex uma apfsds que furou a blindagem deles, provavelmente vai causar algum dano ou matar membros da tripulação, alias as munições sineticas modernas são as que mais ignoram as proteções desses blindados. No geral é mais facil um abrams por ex sair vivo de um tiro de apfsds(principalmente pelo grande espaço interno dos blindados otan) mas com graves danos interiores, e tb n sei qual seria a capacidade de combate de um membro de tripulação em ver os restos mortais de seu companheiro dentro do blindado.
Eu acho que sempre que um blindado é penetrado e o projétil acaba matando alguém ou destruindo algo, os outros tripulantes vão simplesmente abandonar o blindado. Na monha opinião, você está jogando muito war thunder
@@M.B.L0000 o problema n é os blindados russos e sim as taticas obsoletas que estão usando eles, no geral a maior defazagem dos russos está nessa area e foi um dos principais motivos pra essa invasão ter falhado. E pq diabos tu meteu socialismo no meio? É sobre blindados e n ideologia politica
@@cykablyat123br9 não e só por táticas obsoletas e sim por equipamentos que no papel são fodas , mas na realidade da concorrência são uma vergonha... Envolvi socialismo pq e sempre assim, o governo centralizador de tudo tem sempre o do bom e do melhor, pois não tem concorrência e quando enfrenta alguém que presa pela qualidade destinada ao cliente o resultado e isso aí, a Russia não conseguiu invadir um país vizinho mesmo com força total!
Verdade. Blindado menor, maior mobilidade entre bosque, estradas e ruínas de cidades. Blindados mais pesados, melhor pra aguentar tiros de calibre maior, além de mais espaço pra tropas e munições. Por falar em tanques russos. Só me lembro dos vídeos do TYNC , no qual tropas a pé ucranianas, faziam emboscadas com RPGs ( Stinger e Javellin) e destruíam as torres de comandos dos blindados russos, fazendo voarem metros acima. Muito porque como explicado no vídeo, sem espaço pra munições, elas ficavam na área da torre. Bem mais sucetiveis a impactos.
Que susto, achei que estava no canal da Catia Damasceno
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Kskskskkskkskakakakskskskssksks
Pensei que um hacker tinha invadido pra zoar
🤣🤣🤣🤣
😂😂😂😂
Elas sempre dizem que o tamanho não importa.
Esse foi um vídeo de imensa qualidade informativa, uns dos melhores que já vi neste canal. Parabéns.
Por incrível q pareça tem um jogo de simulação de guerra chamado War Thunder, que já joguei com a Nação Soviética, e a família dos T72 sofre exatamente com o problema da munição, por mais que sejam mais discretos por serem menores se um tiro entrava no anel do carregador automático minha torre voava e era fim de jogo para min. E me surpreende que o jogo não estava brincando quando vi isso na guerra da Ucrânia.
Chamar o warthunder de simulador é um erro.
Eu sempre joguei e já esperava ver situações assim na iminência da guerra. Inclusive no jogo tem a opção de levar um número menor de munições para a partida, levo um total de 15 em vez de encher os compartimentos, kkkk. Assim diminui a chance de "hit kill"
@@Marlon_Paiva 15 não tem sentido, leva 25
@@Mente-Desconhecida depende do veículo, os que carregam rápido vale a pena levar um pouco mais
@@Mente-Desconhecida kkkkkkkk é realmente
Outro ponto é que, ao contrário dos russos, os ocidentais manobram de forma combinada. Dificilmente um tanque Abrhams anda sem a companhia de alguns blindados Bradley que vão na sua frente como scouts.
Outro ponto é que, com o tamanho do Abrams o ângulo de elevação dó canhão almenta, diferente da classe do T-50 como foi visto na invasão de Israel, que teve muitas perdas, contra 10 tanques crommew, dá segunda guerra mundial.
Tá explicado porque temos vistos tantos blindados nessa guerra atingidos e sem a torre.
Na minha cabeça ou o Abrams era menor, ou o T-72 era maior. Sempre achei que os dois eram do mesmo tamanho!
Cara, tbm eu achavam.
E tinham aquela padronização como Qualquer MBT (MAIN BATTLE TANK)
Será que terá a volta das Variações de Carros de Combate??
@Diego Cavalcanti e os únicos veículos com esse Peso no geral são o Aríete Italiano,o Karrar Iraniano ou o T90 Russo, além dos extintos Osório e Tamoio(que tinha pesos a volta de 40T e alguma coisa).
@diegocavalcanti410 essa questão do Peso eu acho furada , o poblema mesmo é o transporte , porque invez de termos milhares de Km de Ferrovias , temos rodovias oque complica a situação dos Blindados para o transporte
Agora para o atravesamento de rios , os Blindados muitas vezes não podem por causa das pontes não aguentar , o Eb é o CFN tem pontes que aguenta mais de 80-90 Toneladas , tanto que o CFn estuda adquirir os M1 Abrams.
Obs ; o Leopard 1a5 é um Mbt.
@@gnomeuminto queria um maus com 200 toneladas e blindagem capaz de parar qualquer munição de tank e mísseis
@Diego Cavalcanti tem o k2 da coréia do sul, opção de blindado não falta e sim interesse dos políticos
Não sabia dessa avassaladora diferença, tanto que os russos não se importa com a vida de seus soldados que deixou as munições expostas dentro do tanque, já os americanos aumentou o tamanho e blindou as munições! Excelente.
O cara q opera esse tipo de tanque, no mínimo tem q ter cunhao, e muita habilidade para compensar…
Não sei se a decisão da munição na torre tem haver com se importar com a vida dos soldados, como foi dito no vídeo foi uma decisão da engenharia pra facilitar o municiamento, tendo em vista que os Russos sempre usam canhões com carregamento automático, diminuindo assim 1 tripulante que seria o responsável por fazer o municiamento do canhão. E o mais recente tanque russo (T-14 Armata) o único atualmente considerado como da 4ª geração de tanques, além de super moderno é considerado o mais seguro pra tripulação que existe, pois todos ficam em um cockpit blindado de última geração que conta inclusive com banheiro, coisa que nenhum outro tanque tem. O Putin é um desgraçado? É um desgraçado. Mas não dá pra dizer que um tanque desenvolvido na década de 70, há mais de 50 anos atrás não se importavam com a vida dos soldados por isso.
@@Daniel-Luz pode até ser mas que os russos nunca se importaram com a vida dos soldados é facto e não é só em tanques
Ninguem se importa com a vida do soldado, a decisão é por uma questão de engenharia, visando a vida util do equipamento e não da tripulação
@@leonelsilvamatos7789 Isto sempre fez parte da doutrina militar russa... A WW2, mostrou isso a vontade nas batalhas em que participaram.
"O importante não é o tamanho do canhão, mas quão bem ele atira" 😆
Acho que foi pouco específico meu amigo kkkk
Às vezes é melhor errar o alvo
@@edududu4705 Como assim cara? Ksksks
@@Leonardo-nq4wb mano imagina se o veículo que é o alvo de uma operação é o de Vladimir Putin, eles lançariam uma bomba nuclear no país que realizou o ataque assim que descobrissem sua origem
Nada adianta ter alguem que bem atira, mas uma blindagem fraca que detona o blindado no primeiro impacto do ataque inimigo. Infelizmente somente os blindados russos foram testados em combates entre nações com um nivel de forcas ok. Quero ver um blindado ocidental em batalha.
O M1 Abrans foi criando tendo em vista enfrentar os tanques russos.
Quinta série bateu forte aqui só no título do vídeo...
Vendo aquela torre no ar fiquei imaginando oq sobra da tripulação
Só a saudade...
Pó
@@Readgis Dependendo do soldado nem isso, muitos estao la como uma forma de desovar dissidentes.
"Espetacular bola de fogo elevando sua torre ao céu" senti uma piada aqui kkkkkk
Vdd, tbm notei isso kkk
Quanto maior a peça maior o oco que deixa no inimigo
O q o povo se esquece é a questão das condições e do conforto interno da tripulação, o q se traduz mto na efetividade em combate, e os blindados russos sempre foram conhecidos por serem mto apertados e desconfortáveis, além de serem difíceis de evacuar numa situação crítica, justamente pela mentalidade de fazer um Tank pequeno de perfil baixo pra otimizar produção em massa, e pra ser um alvo menor...
Os soviéticos discordam
@@Neoth40k e perderam um número estupidamente alto de Blindados (e tripulantes) na guerra por conta da produção de péssima qualidade e condições internas terríveis
@@Neoth40k Pelo contrário... os soviéticos perceberam que conduziam um pedaço de lixo quando começaram a conduzir carros do ocidente.
@@bebosounds1027 o T-90 deixava os caras corcunda
@@LucasLima-zx3eh é vdd, mas eles com certeza discordariam de você
A realidade é que os russos investiam em Blindados pesados , principalmente no pós-guerra , com a linha IS, com o Auge disso tendo sido o Super pesado IS 7 e o IS 8 ( também chamado de IS 10 e T10 ) , porém com a Chegada dos Mbts e da Blindagem composta os Russos começaram a investir mais e mais em Blindados menores em dimensões e blindagem bruta
Obs ; os Blindados russos sempre tiveram uma altura mais baixo do que a dos concorrentes , até mesmo na linha "IS"
@@maxuelresende exatamente , sinceramente eu gosto dessa doutrina russa , invez de investir em Blindados muito pesados , investir em Blindados mais leves porém com uma blindagem forte da mesma forma , torna a produção do Blindado mais fácil e barata , podendo produzir em grande escala e de forma rápida
@diegocavalcanti410 pode ate sobrevivido a ataques, mas se foi contra Manpads então não faz sentido, já que os manpads são anti aéreos, não é feito para abater blindagem pesada.
@@BrenoAgmL tem um video de um t-72 na Síria ressistindo a 7 disparos de RPG.
não sei se ainda ta aqui no YT
@@SGZ_45. eu conheço esse vídeo, e também conheço um vídeo de um T-72 sem blindagem reativa tomando um RPG direto na frontal, e outro de um T-90 na siria levando um TOW direto na parte inferior do chassi e sobrevivendo, eu sei, porem tem que lembrar do detalhe que são tanques pequenos, e oque isso trás, em caso de penetração da blindagem, dos mais pequenos, vai acontecer uma explosão catastrófica, e mesmo se for só um incêndio, o tanque é apertado, seria muito difícil para a tripulação fugir a tempo.
@diegocavalcanti410 entendi, eu também ví um vídeo do T-72 sobrevivendo um tiro de Nlaw, não sei se é o mesmo que você viu, mas é um do ucraniano atirando de uma janela a um T-72 que estava na rua abaixo dele, só que nesse caso é obvio que o T-72 sobreviveria, já que munições HEAT, que é o tipo dos anti tanque portáteis (Nlaw, Rpg-7, Javelin, etc...) precisam de no mínimo 10-5 metros de distancia para armar a carga no ar, se não ele acerta e só explode e não penetra.
Como sempre, uma aula de primeira!!
Tem uma reportagem que diz que 1 divisão do M1 eliminou 186 tanques t-62 e 137 outros blindados na guerra do Golfo
Lembrei da série de Chernobyl do cara explicando por que eles usam os reatores mais propensos as falhas. É mais barato.
Parabéns pela edição sempre muito bem informado 👏👏👏👏
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho
Sempre uma ótima explicação, no canal! Parabéns, Marcelo!
Parabéns, Marcelo! Excelente documentário!
O EUA aprendeu a como não construir tanques na segunda guerra mundial através do isqueiro Sherman. Já os russos continuam na mesma linha, mas agora com muito mais tecnologia. Realmente o tamanho dos blindados fazia muita diferença em um campo de batalha que não possuia qualquer apoio tecnológico de observação, apenas binóculos e aviõesde reconhecimento. No entanto, agora ja é possível identificar uma formiga dentro de um buraco na estrada atraves de drones. Assim, é muito melhor investir em equipamentos/blindagens que proporcionem uma maior taxa de sobrevivência e durabilidade de uma tripulação no campo de batalha, mesmo que isso cause um aumento do peso e tamanho do veículo.
Show! Seu canal está cada vez melhor. Estou sempre ligado nele.
deve ser bem gratificante para os combates, abater um t72 e ver sua torre subindo.
"Sobreviveu a 70 impactos de RPGs" , caramba.
O que mais vimos ao longo desta guerra, foram milhares de torres dos blindados russos destruídas.
Excelente vídeo, como sempre!!
Apenas 1 correção, o Abraham's foi construído visando a sobrevivência da tripulação. Isso é muito bem documentado na história do ARL(ARMY RESEARCH LABORATORY)
Eu me recordo que o canal postou um vídeo no início de 2019 que mostrava um pacote de armamentos que o USA estava oferecendo ao Brasil dentre eles o tanque Abrams...hoje vemos que perdemos uma grande oportunidade.
Fale um pouco sobre o novíssimo e moderno M1 Abrams depois desse atual existente.
Sobreviva hoje para lutar amanhã. Sobreviver é sempre a melhor opção.
Poderia comparar a motorização dos dois tambem e o porque os americanos decidiram utilizar motores de turbina a gas no Abrams
Na verdade o primeiro blindado que usou um material compósito foi o T95 dos EUA, o primeiro blindado utilizado em larga escala com materias compósitos que foi o T-64
Boa tarde Marcelo e toda equipe do Hoje no mundo militar ! Faz um vídeo sobre os tipos de propelentes utilizado nesses tipos de armas ( canhões) desde a pólvora preta e sua evolução até os vários tipos modernos usado hoje
Já vi cenas dos combates no Iraque com 4-5 RPGs acertando ele ao mesmo tempo, realmente os blindados ocidentais são um casulo fortificado.
Esse tipo de vídeo é incrível
Cara eu não sabia que o tamanho emportava tanto assim
Mas é possível fazer um armazenamento de munição seguro nos blindados russos, a própria Ucrânia fez um T-80 com o blowout panel na parte de trás da torre separando as munições do compartimento da tripulação, T-84 Oplot o nome dessa variante ucraniana. Outra desvantagem desse carrossel do T-72 é que ele fica confinado embaixo da torre limitado pela largura do chassi, o que limita também o comprimento das munições de subcalibre que têm cada vez dardos mais compridos pra aumentar a perfuração, se passassem pra um blowout panel na parte de trás da torre como os ucranianos fizeram, resolveria esse problema também.
Olha outra omissão do vídeo ,fora o M-1 e outro que não vem a cabeça agora ,todos blindados ocidentais também tem blindagem no casco a torre só não sai voando pois além de pesada é bem presa.
Os governos ocidentais não são os melhores exemplos do mundo, mas ainda sim dão valor a vida, já o russo é um histórico de desprezo total. E é até por esse fato da guerra da Ucrânia que me leva a crê que a China não terá tanto êxito se tentar invadir Taiwan, muitos "especialista" diziam que a Rússia tomaria Kiev em 2 semanas, os mesmos que provavelmente dizem que os EUA perderia uma guerra com a China que envolvessem Taiwan, eu sinceramente tenho minhas dúvidas sobre isso.
@@claudioasgard Taiwan é ridiculamente menor que a ucrania , a China não invade porque ela tem mais a perder do que ganhar.
@biancapmma9563 é verdade, é a variante de exportação com 120mm para padronizar com o armamento da OTAN. Os russos chegaram a desenvolver protótipos baseados no T-80 com o blowout panel como foi o caso do T-95 Black Eagle, mas não introduziram em serviço.
@@fmaiche por ser menor também é mais fácil de defender, além disso a China precisa dos cérebros de lá, assim como a universidade e as empresas a cadeia de indústrias de semicondutores e chips de alta tecnologia. Bombardear tudo isso seria uma erro em tanto ainda mais porque eles também dependem desses manufaturados.
Obrigado pelo vídeo
Fantástico Marcelo, também achava que o T72 fosse maior do que o M1.
Boa Noite. Hoje no mundo militar. Belmonte-BA.
Algo que não foi mencionado no vídeo e que eu penso ser muito importante,é a questão do "perfil baixo" de tanques vs "perfil alto"um tanque com perfil baixo pode passar despercebido com mais facilidade e tbm é mais difícil de acertar.
Porém, hj em dia já não é mais viável, dado as circunstâncias do controle de tiro… que consegue acertar alvos em movimento de 1 metro quadrado há mais de 2km…
Fora os mísseis anti-carros…
@Ramon mas isso é fato e lógico não precisa pensar muito pra descobrir que ser mais alto te trás desvantagem.
É na Ucrânia ta parecendo bem fácil acertar os tanques russos kkkkkkkk
Os caras achando que só porque os blindados da OTAN são modernos vão magicamente detectar e acertar os blindados russos, é óbvio que ser menor te torna um alvo mais difícil de acertar.
Tanks com perfil baixo (em especial os russo) tipicamente tem péssimas condições pra tripulação, e o conforto dos tripulantes é um fator mais importante na efetividade que as dimensões
Só ver o velho debate do M4 Vs T34, M4 era um Tank muito mais fácil de operar e muito mais seguro...
Marcelo deixou o título bem subjetivo hshshshs
Golias era grande, porém, foi morto por um anãozinho kkkk.
Pelos documentários e vídeos do canal mais antigos, como o de agora. Já tava pra ter uma noção. Do porque o tamanho conta nós blindados. Como as diferenças entre os blindados ocidentais para os orientais. Ótimo vídeo 👍 Marcelo. O canal hoje no mundo militar como sempre está de parabéns pelo conteúdo. Você pode fazer um retrospecto das forças armadas do Brasil. Quais equipamentos e armamentos como blindados e navios e aeronaves de combate. Vão ou estão sendo usados pelas nossas forças armadas do Brasil. Fica a dica.
Valeu 👍 obrigado 😃 Bom vídeo, bem esclarecedor, parabéns 👏 os tanques estão se mostrando importantes nessa guerra da Ucrânia. O problema são os modernos mísseis anti-tanques como o Javelin e os drones suicidas e granadas lançadas por drones comerciais pelos Ucrânianos. Também foi notado que a proteção balística dos tanques russos, tem o mesmo problema de seu exército, a corrupção. Constatou-se agora que muitos equipamentos russos não tiveram manutenção, são de péssima qualidade como os coletes balísticos dos recrutas, ou por exemplo aqueles módulos de proteção anti mísseis simplesmente não funcionaram, alguns tinham pedaço de borracha para simular o explosivo reativo, ou seja alguém na cadeia de suprimentos desviou o produto e agora faz falta na guerra real. Por isso tantos tanques russos destruídos cerca de 6.066 na estatística divulgada hoje pela Defesa Ucrâniana.
Esses numeros divulgados são irreais.
Vantagens x desvantagens. No fim temos a importância de tamanho e peso, cada um em sua finalidade no campo de batalha.
Que conteúdo em amigos!
putz me senti magoado agora, o tamanho realmente conta
Vídeo muito bem explicado.👏
Minha internet tava lenta pra caramba e não tava aparecendo a tumb do vídeo, jurava que com esse título o vídeo era de outro canal kkkkkkk
A vimos muitos avanços tecnológicos no sector aeroespacial e naval chinês, fale um pouco sobre os veículos blindados e tanques de guerra chineses, pois não temos vistos grandes avanços nesse sector será que eles acreditam que os navios, aviões, e mísseis sejam suficientes pra garantir uma vitória no campo de batalha??
Acho que o Abrams M1 n tem registro de nenhuma unidade abatida até hj.
Muito bem explicado.
Mais uma vez essas comparações muito inteligentes e sensacionais 🤝🤝
Os blindados têm diferentes tamanhos para carregar carga, velocidade, blindagem, versatilidade, detecção visual e etc... os blindados soviéticos e russos focaram em blindado rápido e manobrável e com blindagem média e um grande poder de fogo, os blindados EUA e britânico focaram em grande blindagem, proteção dos tripulantes, um canhão poderoso, tecnologia, e um tank multitarefa e consegue superar qualquer tipo de terreno
Cara sério não móveis o peso potência velocidade avante e principalmente a ré sempre menores que os ocidentais.
A verdade é que os soviéticos tinham problemas em fazerem blindados mais pesados com mecânica confiável (mesmo seu padrão de ´´confiável´´ sendo patético em termos ocidentais) ,enquanto ´´nossos´´ tanques são maiores devido aos sistemas embarcados ,para ter ideia a caixa blindada na traseira da torre do M1 é um equipamento de resfriamento auxiliar para seus sistemas para ver que ainda falta espaço.
@@edvanleonardo4262 uma coisa vc não está certo em nesse seu ("confiavel") ele sim era confiável um exemplo era o is7 que não foi produzido em massa por conta da queda da união soviética, os pesados deles eram muito temidos para todos para ter noção teve países que criaram tank para combater o is3 um exemplo disso é o conqueror
@@edvanleonardo4262 mn não posso te falar que vc esteja errado, de fato é vdd o recentes blindados russo são duvidosos e perdem a cabeça sempre kkkkk
Os blindados Soviéticos tenho a certeza que não tinham designers inferiores. A diferença é de doutrina. A questão da munição é conhecida à décadas mas para os Russos retficarem isso teriam de desenhar de raiz porque isso é estrutural. O Tanque mais baixo pode permitir que seja mais fácil esconder o carro de combate no terreno e há vantagens, no entanto a limitação de peso era algo desejado pelos soviéticos e eu explico porque vem da História da Rússia. No século XIX a Rússia foi atacada na Crimeia por uma força expedicionária Britânica, Francesa e Otomana, no entanto a Rússia tinha forças superior, com um problema, elas estavam dispersas no imenso império Russo, a conclusão foi que chegar rapidamente ao local onde as forças estão é Crucial para a defesa da Rússia, por ser esparsamente populada ha área colossais de terreno que podem ser ganhos ainda antes do exército Russo chegar ao local. O transporte Ferroviário é essencial então, ao colocares um tanque num comboio quanto maior o peso maior são o número de eixos necessários e linhas mais velhas aguentam menos peso que são muitas na Rússia e União Sovietica.Por exemplo o tamanho lateral é restrição de design em todos os tanques não pode ser maior que a bitola da linha. Também nas imagens que vemos de tanques em comboios pode se verificar que eles estão colocados na carruagem no meio de forma a dividir o peso em eixos.
Mas o design do compartimento de munição do Abrams e outros tanques ocidentais, permite que a munição rebente e a pressão saia por trás protegendo a tripulação mas também o resto do tanque onde estão os componente difíceis de arranjar e sofisticados.
Há ainda mais um restrição, mais peso implica mais potência um tanque de 70 toneladas precisa de um motor bem forte, o Chalenger 1200 cavalos e o Leopard II e Abrams tem 1500, um deles tem menos potência mas os outros dois atingem na de forma diferente, um tem um motor a diesel e outro está complementado com uma turbina a gás, o Diesel é mais fácil de usar em operações militares porque não é volátil à temperatura ambiente, mas os americanos estão uns furos atrás dos alemães em motores a diesel que é sabido tem os melhores do mundo, será que a Rússia tem motores dessa qualidade? A resposta é não porque o produtor deles na Zaporizhzhia Sich Motors não tem nada assim e ganhou ultimamente pouca vontade de lhes vender.
@@icartank1413 ,mano de quando acha que é o IS-7? ,ele foi trabalhado entre 45 e 48.
Na verdade o comando de não trabalharem em tanques com mais de 50T vaio justamente pela experiência horrivel de tentarem passar das 50T.
Os Fora o Abrams e pelo que me lembre mais um ,todos blindados ocidentais também tem munição no casco mas como a torre é mais pesada e melhor fixada não saem voando.
Espetacular essa aula!
Melhor canal ,sobre o militarismo 💓
As FAA americana sempre colocando a vida de seus membros em primeiro lugar. Eu achava estranho o do porque um blindado tão moderno sendo municiado manualmente.
Problema e o tamanho muito fácil de acertar.
Sem falar que hoje o ataque vem por cima!
concordo irmão tamo junto voce é minha inspiração
Me deixando triste nesse sabadão, hoje no mundo militar?
C é louco a torre pesa toneladas, voa dessa altura, imagina os tripulantes que estão nelas. Tá louco.
Se fosse assim a Ucrânia teria pedido outro e não o Abrams, um dos melhores tanques da atualidade
Que trabalho Magnifico
Tudo depende da estratégia do inimigo, no caso do Iraque, 80% dos Abrams destruidos foi por IED, você encontra centenas de videos daquela época filmado pela insurgencia iraquiano onde, Abrams m1 com suas 70 tonelados pulava 2 metros de altura ou se enterrava em uma cratera com a explosão de uma IED feita com munição de artilharia de 155mm.
IEDs são extremamente perigosos para qualquer tanque de guerra, tanto é que agora eles andam com uma espécie de papaminas na frente, desenhada pra explodir qualquer ied pela frente
Mas aí nenhum tanque aguenta.
@@willam360 Hoje em dia o formato do casco tenta redirecionar a explosão dos lados, ainda acaba com o tanque, mas pelo menos a tripulação sai viva, antigamente um ied era morte certa em qualquer situação, vi muitas fotos dos Abrahams absolutamente destroçados no Iraque e Afeganistão, coisa de louco ligas compositas dobrar daquele jeito
Sé loko, já pensou sentar no meio de dezenas de kilos de explosivo, o dia todo, e sair para atacar blindados inimigos, sabendo que vai morrer se encontrar algum o adversario.
Olha as ideias do Marcelo kkk
E ele ainda coloca essa foto em 2:39 rs
Ele tá malvadinho
@@ai_and_gaming ele tá que tá em. KSKSKSKSKS
O blindado alemão fotografado em 2:08 parece uma casa mata ambulante!
O Brasil poderia desenvolver seus próprios tanques modernos, tecnologia pra isso não falta!
Falta investimento, a Engesa é um bom exemplo.
Porque vc não faz então? Sempre jogando a desculpa para os outros
@@HenriqueFernandes-xk9cv Simples, não sou engenheiro nem militar, mas tem muitos por aí! OBS: Deixe de ser mal humorado! 😂
@@fohat687 desculpinha hein
Muito desculpe ele já para centauro II
Joguem Warthunder é gratuito e da para brincar com varios tanks de guerra, porem vão ter que começar com tanks antigos primeiro e já aviso que vão se estressar, mas se jogarem sem compromisso da para se divertir.
Os russos adotam a técnica de administrar volume x perdas, já os ocidentais preferem minimizar perdas, investindo em recursos.
Essa questão do armazenamento da munição é o grande problema desses blindados da linha t72, quanto ao t14 armata ainda não sei a respeito.
As torres dos blindados ocidentais não saem voando devido ao maior peso e serem bem presas.
T14 e um wunderwaffe tank de TV propoganda e isso e facto
Pensamento dos comandantes russos: os soldados que se explodam
Imaginava que o T-72,o T-64, T-50,T-55 e T-90A,ou T-90M,tinham o mesmo modelo de casco e blindagem reativa.
Marcelo, poderia fazer uma comparação técnica entre o Osório e o M1 que foram enviados para a seleção na arábia saudita?
Opa...de boa?
Já foi feito alguns vídeos sobre o Osório, marcelo organiza por videos. Procura nos videos de tanques.
No telegran a galera compartilha compilacao de tanque russo fazendo voar a torre.. As vezes eles deixam as escotilha abertas e os drones jogam granadas lá dentro do tanque, não sobra nada
Esses blindados têm suas vantagens e desvantagens, cada um foi feito por uma nação para atuar em contextos diferentes com estratégias diferentes.
Com isso em mente você entende as diferenças entre os blindados usados na segunda guerra mundial. Os americanos não pudiam se dar ao luxo de ter um blindado tão pesado como o Tiger 2 ou o IS 2, pois eles teriam que atravessar um oceano inteiro para chegar na frente de combate, por isso optaram por manter e melhorar os shermans, que eram tanques já ajustados para a logística estadunidense, confiáveis e bons o suficiente naquilo que faziam.
O Sherman era menor, porque não foi feito para enfrentar outros tanks, a doutrina americana era diferente a de todos os outros países.
Sherman era menor pelo fato da doutrina de combate dos Estados Unidos não contar apenas com tanques mas da atuação deles em conjunto com os caça tanques
@@julio94157 Não disse que os Shermans eram menores, mas que o peso e tamanho dele eram ajustados a logística americana, tanto é que o Sherman na verdade era bem grande e pesado quando foi feito, maior que o Panzer 4 e maior que o T 34.
@@zoro7028 ^
Sim, pelos padrões das rampas de acesso aos navios americanos, pelo fato de nem sempre poderem ser içados em alguns portos europeus.
Na minha humilde opinião , com avanços das tecnologias dos drones estes blindados são alvos facios de sermos abatidos, foras as armas portáteis anti tanques. Eu servi em 1979 nas unidades blindados pilotei o m41A3 e M113. Objetivos dos blindados na época era limpar o terreno pata infantaria. Hoje eu acho só os blindados leves de transporte tem serventia no campo de batalha.
Se lembra de 2011? ,o Irã capturou um RQ-170 ,a verdade é que nenhum drone voa em uma ambiente cheio de EW ,pode medir mesmo pela Ucrânia o período de maior sucesso dos drones foram nas primeira semanas de emprego.
Na verdade é que os russos vieram em sua maioria com equipamentos antigos, não vieram com armas anti areas avançadas que facilitaram muito para os drones ocidentais.
@@Fernando-tx2uk Na verdade não, isso foi mais é uma questão de a Ucrânia utilizar drones em larga escala(incluindo os pequenos civis que avistam alvos pra artilharia e largam bombas sobre alvos).
A expectativa de vida de um drone na Ucrânia é de 3 dias, principalmente pros de fabricação civil, que são porém, difíceis de detectar por serem muito pequenos.
@@Fernando-tx2uk negativo, quando vc ve um pantsir que na teoria seria uma das armas mais avançadas a curto alcance ideal pra destruir drones sendo destruído por um drone, vc ve que o equipamento russo era bom mesmo na proipaganda.
@@LoboalphaMASTER Você diz isso mais recentemente, claro que uma hora os russos iam reagir de alguma forma.
Agora entendi porque as torres parecem foguetes
E quanto aos drones? São pequenininhos e arrebentam os grandões 😅
Mas podem ser abatidos por qualquer defesa área de CURTO ALCANCE 😅. Já os maiores precisam de defesas anti aéreas de LONGO ALCANCE. O tamanho em si importa mas como vai suportar a defesa/ataque do inimigo é outros 500, o que é explicado no vídeo.
Vendo os videos dos drones da pra imaginar que vao investir muito neles, fazem uma diferença enorme, só olhar aquelas trincheiras russas cheias de corpos, nao fosse a ajuda dos drones seria muito mais dificil.
@@williawmboa soldado
Já vi tanque recebendo uns 4 drones daqueles e ficando de boa
T-72 é famoso por "perder a cabeça" facilmente kkkk
Tenho uma dúvida, algum blindado usado na segunda guerra mundial ainda seria útil nos dias de hoje?
Depende, se o inimigo estiver com armas da segunda guerra... sim 🤷♂️
Os obuseiros sim
tiger 2
T-34, manutenção barata, tanto que a Coreia do norte ainda usa
Depende do contexto, o M113 é de 1960 e é utilizado no mundo todo até hoje em diversas versões.
Muito bem explicado show
Tamanho não importa. O que importa é saber como usar
Carai que vídeo top em Marcelo
Eu sei que o T14 Armata não entrou em operação (e nem sei se vai entrar, no curto ou médio prazo), mas ele tem quase o mesmo tamanho do Abrams. E há tanques ocidentais que seguem a mesma linha de raciocínio dos russos, como o Tipo 10 japonês
Resumindo: A tripulacao do T90 viaja sentada sobre as bombas.
Rapaz é impressionante mesmo aqueles blindados atingidos as vezes por uma pequena granada que parece ser artesanal lançadas por pequenos drones a bola de fogo que viram parecendo uma panela de pressão explodindo com material combustível dentro
Só essa questão da munição ficar no topo do T 72 ja mostra o quão vulnerável ele e a RPG e javelins e o motivo dos Ucrânia terem destruído tantos.
Fala sobre o T14 Armata
Hahahahha sobre tank wunderwaffe😂😂😂 tank de propoganda TV
Boa. Noite. Obrigado. Pela. Informações
Que vídeo esclarecedor parabéns meu amigo 🇺🇸🇺🇦💪💪!!
🇺🇦💪
E vamos ao vídeo e Hoje no Mundo Militar!
Como assim Marcelo? Você não quer se tornar um Tankfóbico não é? 50, 60, 25 toneladas nada disso importa, apenas seja o tank que você nasceu para ser ❤️❤️💋💞💞💕💓💓♥️♥️💓❣️💓
Excelente vidio 👏👏
Também quanto menor o blindado mais facil é para ele ser usado em emboscadas, a vantagem de ter blindados menores é que costumam ser mais compactos e consequentemente mais baratos e faceis de produzir e manter em campo. Alem dos mais, por mais que um abrams ou leopard sobrevivam um disparo de por ex uma apfsds que furou a blindagem deles, provavelmente vai causar algum dano ou matar membros da tripulação, alias as munições sineticas modernas são as que mais ignoram as proteções desses blindados. No geral é mais facil um abrams por ex sair vivo de um tiro de apfsds(principalmente pelo grande espaço interno dos blindados otan) mas com graves danos interiores, e tb n sei qual seria a capacidade de combate de um membro de tripulação em ver os restos mortais de seu companheiro dentro do blindado.
Cara e só vc fazer as contas de quanto cada um foi destruído, e uma vergonha pra Rússia ... O socialismo sempre foi bom só em propaganda
Eu acho que sempre que um blindado é penetrado e o projétil acaba matando alguém ou destruindo algo, os outros tripulantes vão simplesmente abandonar o blindado.
Na monha opinião, você está jogando muito war thunder
@@M.B.L0000 o problema n é os blindados russos e sim as taticas obsoletas que estão usando eles, no geral a maior defazagem dos russos está nessa area e foi um dos principais motivos pra essa invasão ter falhado.
E pq diabos tu meteu socialismo no meio? É sobre blindados e n ideologia politica
@@cykablyat123br9 não e só por táticas obsoletas e sim por equipamentos que no papel são fodas , mas na realidade da concorrência são uma vergonha... Envolvi socialismo pq e sempre assim, o governo centralizador de tudo tem sempre o do bom e do melhor, pois não tem concorrência e quando enfrenta alguém que presa pela qualidade destinada ao cliente o resultado e isso aí, a Russia não conseguiu invadir um país vizinho mesmo com força total!
Verdade. Blindado menor, maior mobilidade entre bosque, estradas e ruínas de cidades. Blindados mais pesados, melhor pra aguentar tiros de calibre maior, além de mais espaço pra tropas e munições. Por falar em tanques russos. Só me lembro dos vídeos do TYNC , no qual tropas a pé ucranianas, faziam emboscadas com RPGs ( Stinger e Javellin) e destruíam as torres de comandos dos blindados russos, fazendo voarem metros acima. Muito porque como explicado no vídeo, sem espaço pra munições, elas ficavam na área da torre. Bem mais sucetiveis a impactos.
Eita bixo,imoralidades kkkkskksks
Show de vídeo!!!