Emocionada... Que desfecho emocionante!!! Apesar de tudo, amo Flauta Mágica, foi minha primeira opera ainda aos 17 anos, uma oportunidade única na minha cidade, na minha realidade... Hoje moro na Alemanha, naquela idade não fazia idéia dos planos de Deus pra mim. Do alemão arcaico ao Hochdeutsch, de Manaus até a catedral de Colônia. Os planos de Deus são maiores que os nossos. Maestro, que alegria te encontrar, suas aulas são um bálsamo ao coração. Schöne Grüße aus Deutschland
Sim Maestro estou muito feliz principalmente agora depois de chegar em casa, exausta (área da saúde) e ver sua palestra, é um verdadeiro bálsamo! Essa alegria foi decorrente do seu trabalho e sua manifestação, um Ser iluminado! Grata!
Grande maestro Alexandre. É sempre muito bom ver seus comentários. Adorei este sobre a flauta mágica. Sua confissão no final, nos mostra o valor verdadeiro da família 👪. Grande abraço. Você é ótimo.
S. Alexandre, vc é um professor. E um ótimo professor. Não sei se vc dá aula em alguma universidade, mas com certeza vc seria amado pelos acadêmicos, pois vc é naturalmente didático. Vc sabe falar de coisas complexas de forma simples e acredito que deve saber falar de coisas complexas de forma complexa tb. E seu senso de humor colabora com td isso. Sem contar que esse seu lado eclético aproxima apaixonados de qquer gênero musical (roqueiros, pagodeiros, sertanejos, eruditos, etc...).
Muito obrigado por seu comentário, Marcio. Desculpe a demora em responder. São pessoas como você que nos dão a certeza de estarmos no caminho certo. Dê uma olhada em nosso índice geral de vídeos, com centenas de vídeos e podcasts. Visite www.ecai.com.br e clique em "Índice". Abraço!
Obrigado pelos vídeos Maestro, você não tem ideia de como isso está sendo importante pra mim, e pra todos que acompanham essa enxurrada de conhecimento sobre a Mãe das Artes. Não pare!
Que bom que está gostando, Marcel! A ideia é exatamente essa... Você já conhece nosso índice geral, com mais de 500 vídeos gratuitos sobre música? www.ecai.com.br/indice
Boa noite, Maestro. Foi uma boa surpresa conhecer este teu canal. Eu estava assistindo AÍDA no RUclips e achando tudo muito irreal/improvável. Parei de assistir e dei um toque no campo "Pesquisar" e eis que aparece o 'ECAI". Prazeroso de assistir tuas palestras. Temas assim deveriam ser obrigatórios em nosso ensino de 1º grau como forma de "desmistificar" um pouco a cultura Europeia. Isto é, fazer com que a cultura Europeia valha pelo que ela vale e não pelo complexo de vira-latas que nos foi inculcado. Gostei muito de ouvir teu relato sobre a "traulitada" e a mudança de rumo em tua carreira. Parabéns pela sinceridade, pelo compartilhamento de tua experiência de vida e pelo conteúdo transmitido. Obrigado.
Obrigado mais uma vez por seu comentário generoso, José Roberto. Todo artista que eu conheço já viveu desafios similares... é uma vida de desafios :-) Grande abraço!
O público nichado agradece ! Escutava essa peça com 7 anos de idade , vindo aos EUA tive a oportunidade de assistir ela , mas nunca tive a oportunidade de alguém me explicar ela ! Obrigado ❤️
Eu é que agradeço sua audiência, Gileade. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Maestro, fantástico! Se teve algum "benefício" essa pandemia, foi justamente o processo de "reinvenção" que todos nós tivemos que enfrentar...., e, além disso, para mim abriu um espaço na minha "nova rotina" a descoberta de canais maravilhosos como o seu! A propósito: os simbolismos da Flauta Mágica é comentado pela filosofa Profa. Lúcia Helena Galvão, vale muito apena assistir. Muito obrigada.
A sua abordagem é descontraída e divertida !! Aproxima as pessoas das grandes obras primas musicais!! Um Grande abraço da soprano Lívia Dias de Niterói-Rj .
Vendo em maio/2022 e adorando!!!! Maestro, te achei aqui no RUclips em plena pandemia e comecei a te seguir. Fiquei uns tempos ausente daqui mas agora retornei e não te abandono nunca mais!!!!!!!
18:23 Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......Maestro, descobri seu canal há pouco tempo, estou assistindo às lives. Se me encontrar morto, tenha certeza, é de tanto rir. O senhor é fantástico!!!
Muito bom seu canal, Maestro. Uma gde satisfação estar aqui. Se tiver interesse, há uma palestra filosófica sobre a Flauta Mágica no canal da Nova Acropole com a professora Lúcia Helena Galvão. Eu recomendo. Um abraço.
Encontrei um video muito interessante da Nova Acrópole, que faz uma análise da ópera A Flauta Mágica à luz da filosofia e seu simbolismo. Mozart era maçom...eu não sabia, e isso explica as referências ao Egito antigo. Muito legal. Depois de assistir este vídeo incrível do maestro, vale a pena assistir o vídeo da Nova Acrópole. Obrigada maestro.
amei !!! parabéns !!! o mais legal é que vc se redescobriu. eu assisti a flauta magica no Teatro municipal do RJ e isso deve ter ais uns 11 anos - e foi o meu primeiro encontro com a ópera sai do teatro chorando.... escutar sua explicação revisitei um pouco daquela experiência. e desta vez rir um bocado.
Gran Finale! O quêêêêêê? seu depoimento de Vida. Foi o que mais gostei desse vídeo. Louvo sua Coragem e Transparência. É dessa forma que os grandes Educadores ensinam: dando seus próprios exemplos. Parabéns, obrigado e que Deus ilumine seu caminho.
Professor! maestro! você é sansacional! eu dou aulas ( de Arte ) deste jeito mesmo... quando os alunos começam dormir... ( raramente ) eu conto piada, dou risada e falo de outro assuno aparentemente aleatório mas dplamente enriquecedor! kkkkkkkk!
A história das "placas tectônicas" da nossa existência é, de longe, a melhor analogia para o que é a nossa vida! Adorei! A palestra também foi óóóótima! Se a Flauta Mágica é meio doida, vc é doido inteiro, e por isso é tão apaixonante no que faz! kkkkkkkkkkk... parabéns, sucesso e vida longa ao ECAI!!
Olá Maestro. Ontem assisti pelo RUclips a Flauta Mágica encenará no Scala de Milão regida por Ricardo Muti em 1995. Cantada em alemão mas legendada em japonês.Apreciei com mais camada de profundidade de compreensão. “A coisa mais linda!”Obrigada pelas aulas maravilhosas.
Interessante suas aulas.Se entornar absinto nem chega no teatro hehe.A placa tectônica de sua vida beneficiou muitas pessoas ao ensinar com bom humor nesta travessia tenebrosa da pandemia.Gracias
Suas palestras são maravilhosas. No fundo, no fundo, muitas vezes me vejo fazendo minha auto psicanálise ouvindo sua história. Também tive oportunidade de morar nos USA, nos anos 1980 passei perrengues que me davam vontade de voltar. Mas, pensando na Flauta Mágica, foi a primeira ópera que vi, no cinema, aquela versão do Bergman. Há dias assisti no RUclips uma versão do Royal Opera House. É uma história muito louca e sua palestra me ajudou a desmitificar algumas das muitas discussões intelectualizadas sobre os significados. Depois da apresentação de seu contexto histórico e algumas outras leituras que andei fazendo por esses dias, acho mesmo que tudo não passou de uma grande brincadeira. Só que brincadeira de gênio é genial. Parabéns e muito obrigado mais uma vez.
Que bom ler seu comentário, Eduardo! Pois é... eu também vi a versão do Bergman (e não curti muito... mas quem sou eu, pra crítica-lo?)... e concordo com você. Acho que existem inúmeras elocubrações sobre o enredo e simbologias da Flauta Mágica, que na verdade é uma obra de brincadeira, uma fantasia genial sem grandes consequências... e como toda obra de arte, vale qualquer interpretação! Abraço e obrigado por sua companhia aqui no canal do ECAI!
eu devo ser muito louca, porque não usa nada de nada e adooooooooooooooooorooooooooo essa ópera, tive a oportunidade de ouvi-la comentada, na radio cultura AM, abraço Maestro!
Desde que descobri você e seu canal, não consigo mais para de assistir. Comecei ontem. Sou flautista e missionário da Igreja Católica. Muuuuuuuuuito obrigado. Deus te abençoe!!!
Em 2017, eu assisti à Flauta Mágica, feita pelos estudantes do Departamento de Música da UnB. Eu reagi como disse aí, mão entedia nada, achava a história sem pé nem cabeça. Adoro suas aulas, você é fantástico. Amor ao primeiro vídeo! Como a Pamina! Kkkkk
Que bom que gostou do vídeo, Alexandre. Obrigado por seu comentário. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Obrigado maestro não só pelos valiosos conhecimentos, más também pela emoção que nos passa e por compartilhar um pouco da sua história. Um verdadeiro educador, o Brasil ganha muito com o sr por aqui.
10:42 - Méudéus!!! Que drama!!! Esse é o sangue italiano mostrando as caras, maestro? Hahahaha Excelente palestra, como sempre ❤️ Essa ópera só me lembra minha infância nos anos 90 vendo o Edson Cordeiro cantar a ária da rainha da noite no domingão do Faustão!!! Eu era pequenininha mas ficava tentando imitar o que ele fazia sem a menor noção do que tava acontecendo hahaha
Muito bom ouvir a sua história o que me fez lembrar da minha avó, que sempre falava quando eu ia reclamar de alguma coisa que não estava andando como eu queria. A frase era. "Deus escreve certo nas linhas tortas" . Então é isso o que aconteceu na sua história de vida.
Maestro, sobre a sua guinada de carreira, acredito que você redirecionou rápido, feliz e bem orientado. Parabéns pelo seu canal, seu trabalho e sua família.
Nossa maestro... quanta verdade e coragem nas suas confissões. Como é importante ganharmos experiências e maturidade para nos confortar, né? És um gigante e Deus sabe de todas as coisas! Bravooooo
Caramba, maestro! Quão feliz eu fico por ter descoberto nessa quarentena esse canal incrível. Meu interesse por ópera surgiu quando, ao assistir o filme "Um príncipe em minha vida" (risos), eu ouvi pela primeira vez a ária da rainha da noite (a famosíssima). Aquela música me chamou atenção de uma forma que eu fiz uma gravação da música no meu mp4 player e ficava sempre ouvindo (não tinha aceso a internet, isso foi por volta de 2007). Os anos se passaram e eu sempre gostei muito de ouvir óperas e operetas, mas agora durante a pandemia senti o desejo de compreender mais sobre aquilo que tanto me emociona. Cada agudo, cada nota bem executada, o instrumental, me arrepiam de uma forma que não consigo nem explicar. Hoje tenho 20 anos e achei no seu canal a chance de aprofundar o meu conhecimento, quase inexistente, nesse universo da música clássica. MUITO OBRIGADO por compartilhar seu conhecimento e experiência, já te admiro demais! A forma bem humorada como você transmite as coisas fazem tudo ser bem mais leve.
Puxa vida, Igor! Muito obrigado por seu comentário extremamente gentil. Aos 20 anos eu não tinha a menor ideia do que fazer da minha vida kkkkkk... mas tem sido uma viagem muito interessante. O caminho da pesquisa em música é muito prazeroso e, com a internet, infinitamente mais fácil. É só apontar numa direção e seguir firme, ligando um fato a outro. Espero que você se aprofunde mesmo. É muito divertido. Grande abraço e, mais uma vez, obrigado pela gentileza.
Poderosa Ísis !!!! Eu adorava !!! .... maestro , você é Leonino ???!!! ...(lá estava eu, lindo e maravilhoso ....).... é, a Flauta lhe abre “janela” killer... mas por ela é que mudou sua trajetória.... melhor ser esse maestro que é supermusical e canta super bem do que mais um tenor que só gosta de escutar a própria voz !
Hummm sagitário com ascendente em sagitário !!! Bem, minha sogra é sagitariana , e ela é tipo a sua avó , que fazia um arroz com alho maravilhoso ..... vixi, maestro , vou desconfiar mais de suas palestras !!!! 🤣🤣🤣
Vc é ótimo! É excelente. Morri... de tanto rir das suas “tiradas”, aprendi muito e me senti muito feliz. Obrigada Maestro! Eu o admiro muito. Quando tudo isso acabar e o ECAI voltar a funcionar, quero ir a Brasília e conhecê-lo pessoalmente!
Que coisa boa, Nilce! Vamos organizar uma "expedição de fãs e amigos" a Brasilia assim que possível. Grande abraço e muito obrigado por sua audiência aqui no canal do ECAI.
Fantástica a palestra!! Em nenhum outro lugar tem algum tipo de material semelhante, tão rico em termos musicais, culturais e humanos. Parabéns e obrigado.
Many thanks, maestro! Também acho o libretto meio doido, mas a música é genial. Eu gosto da Zauberflöte pois minha experiência foi ao contrário. Eu nunca me pensei cantor, mas na universidade (estudava Direito) fiz disciplinas de música. Quando acabou, procurei um coro pois gostei de cantar, e esse coro fazia óperas. A primeira foi Fidélio e a segunda??? A Flauta Mágica. Então eu, cantando no coro, me diverti muuuuuuito! Kkkkkk... O elenco de solistas era todo alemao e os coristas aqui da Bahia. Foi muito bom.
Maestro!!! Mais um momento especial pois não tinha idéia da "Flauta Mágica " parecia algo fora do meu alcance , em alemão. .. Só conhecia os nomes dos personagens são palavras gostosas de pronunciar Pamina e Tamino. .. Muito obrigada de novo.
Pavão (leonino com o Sol na Casa 1, será?), suas palestras são formidáveis!!! Confesso que gosto do "boa taaaaaarde, gente. É um praaaaazer ter vocês aqui... " Soa muuuuito falso, mas um falso adorável, daquele tipo "vamos nos divertir porque adoro vocês!" Bem, as feiticeiras sempre são três. As Moiras gregas, por exemplo. O três, na cabala mítica (não a judaica), significa "abrir ou fechar os caminhos" (não é a entidade mais conhecida por isso, é uma outra). E foram as Moiras que moveram suas placas tectônicas e o tiraram de uma carreira na qual teria pouco brilho e utilidade para a atual, onde você é um astro. O camafeu é o bisavô das fotos do Badoo, Tinder e outros. Há mesmo quem se apaixone só ao ver o 3x4 da pessoa no aplicativo!!! Por fim, a zona que é a Flauta Mágica seria aplaudida de pé ao final caso os produtores distribuíssem na entrada do teatro baseados do bom. Já imaginou? Aquela fumaça, o cheiro de capim queimado, Papageno chorando, a Rainha da Noite puta da vida, Tamino na luta pra salvar a amada, o maestro perdido com os violinos.... rarará.... Mais uma vez, excelente palestra! Grande abraço!
Olá Maestro. Sempre me prendeu aquela parte famosa de A Flauta Mágica que eu não vou conseguir transmitir pelo assobio, kkkkkkkkkkkkkk. E aí aos 1:38 ouço tu falar que não gosta???? Ansioso pra saber o motivo. Parabéns por mais essa luz.
Haha... pois é, Marcio. Mozart é fantástico, mas eu confesso que não me encanto pelas suas óperas. É questão pessoal, mesmo. Gosto muito de Idomeneo, uma das poucas óperas sérias de Mozart, que não é uma das favoritas do grande público. Paciência... é só gosto mesmo. Sem outra justificativa mais interessante rsrsrs...
"... é o que vai acontecere comigo se você não me ajudar ... " , fica tranquilo que segunda tem mais PIX ! E espero que mais admiradores desse canal possam ajudar!
É muita viagem 😂😂😂 Papageno, Osiris, Maçonaria, Egito, Bosque Sagrado, Paganismo 😮😮😮 eita. O Mozart era demais !!!! Gênio, louco e muito mais do que possamos imaginar. Muito obrigado pela belíssima explicação.
Que bela história, Maestro! Não, não estou me referindo à Flauta Mágica (aliás, só mesmo vc para me explicar essa ópera da qual eu só conhecia a ária da soprano e um pouquinho do Papageno). Me refiro à sua história q me soa muito familiar, não por causa de mim mas por causa de uma pessoa muito próxima a mim. É preciso muita coragem e muito sonho para tentar realizar a sua Arte longe de casa. Obrigada por compartilhar!
É por aí mesmo. Foram 15 anos muito intensos e maravilhosos em minha vida... tudo o que aprendi de orquestra, por exemplo, foi lá. Mas é desafiador, pra dizer o mínimo
Olá, Josias! Não sou grego, mas a família é italiana... que no fim das contas é tudo a mesma coisa kkkkk... nos Estados Unidos achavam que eu era qualquer coisa mediterrânea, desde grego, judeu, marroquino até italiano ou líbio... enfim... abraço e obrigado pela audiência aqui no canal do ECAI!
Boa tarde Alexandre, primeiro para dizer que sou fã do seu trabalho, um maestro que traduz as obras clássicas para o público comum com sua genialidade é INCRÍVEL. Mas, para deixar um comentário quando você se referiu que a Ópera Flauta Mágica é incompreensível sugiro a explicação do Canal Nova Acrópole: ruclips.net/video/N51Mjfmphl0/видео.html Parabéns por seu trabalho!
"E aparece o que vocês estavam imaginando, isso mesmo! Uma alcachofra gigante se abrindo e saindo a papagena" 🤣🤣🤣🤣 Isso é Tamino no país das maravilhas, rs
Palestra muito divertida e informativa, como sempre! É um desafio fazer uma palestra chamada "Para gostar da Flauta Mágica" quando você não gosta! 😅 Tive uma dúvida: pelo que lembro (se não estou enganado), o período clássico não era marcado por virtuosismo dos músicos, mas sim o romântico. O uso de vozes extremas (graves e agudas) e, principalmente, a ária da Rainha da Noite mostram algum tipo de influência do que viria a seguir? Ou é só porque o público alvo da Flauta Mágica não era a côrte, mas sim o público do teatro do amigo do Mozart (que esqueci o nome)? Abraço!
Haha... obrigado, Rodrigo! E sua dúvida é interessante... veja bem... quando dizemos que o período Clássico era "elegante", "quadradinho" ou "sem emoção", isso tudo é EM COMPARAÇÃO ao Romântico e ao Barroco, muito mais exagerados em ornamentos e contrastes. Se a ária da Rainha da Noite, da Flauta Mágica, tivesse sido composta por Tchaikovsky, provavelmente teríamos um canhão acompanhando kkkkkk Faz sentido? Abraço!
Emocionada... Que desfecho emocionante!!! Apesar de tudo, amo Flauta Mágica, foi minha primeira opera ainda aos 17 anos, uma oportunidade única na minha cidade, na minha realidade... Hoje moro na Alemanha, naquela idade não fazia idéia dos planos de Deus pra mim. Do alemão arcaico ao Hochdeutsch, de Manaus até a catedral de Colônia. Os planos de Deus são maiores que os nossos.
Maestro, que alegria te encontrar, suas aulas são um bálsamo ao coração.
Schöne Grüße aus Deutschland
Agradeca à Flauta Mágica. Gracas a ela vc é um bem para a humanidade!
kkkkk que ótimo seu comentário, Paola! Você já conhece nosso índice geral de vídeos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE.
Muito boa apresentação da Flauta Magica. Vou ao Spotfy ouvir os trechos .
Obrigado!
E eu vendo hoje em 2023 sua palestra e achando vc um mentor cultural da música! Valeu!
Que bom que gostou! Já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Gosto demais da música de a flauta mágica mas realmente a história é muito doida fico pensando de onde o Mozart tirou tanto imaginação
Como é bom ouvir suas histórias. Tenho certeza que Deus o encaminhou para algo ainda maior: educar o público. Parabéns! Você é grande!
A Flauta Mágica de Mozart tem diversas influências alquimicas e ocultistas. Certamente uma obra fascinante.
Que bom que os desígnios de Deus nos ajudou a ter um prof tão divertido e generoso. Gostei da mudança do destino. 😊
Sim Maestro estou muito feliz principalmente agora depois de chegar em casa, exausta (área da saúde) e ver sua palestra, é um verdadeiro bálsamo! Essa alegria foi decorrente do seu trabalho e sua manifestação, um Ser iluminado! Grata!
Depoimento maravilhoso. Muito obrigado!
Bom dia,assistindo também em 2024,que maravilha,quanto seus videos ajudaram na pandemia,parabens
Você é ótimo
Descobri agora
Mas nunca é tarde para o conhecimento
E dar boas risadas
Obrigada
Que bom que gostou, Clarisse! Não deixe de explorar os quase MIL vídeos gratuitos sobre música clássica do canal do ECAI. Grande abraço!
Amo suas palestras ! ❤
Que bom, Ana Carla! Obrigado. Volte sempre ao canal do ECAI!
Adorei esta história doida! E Tb saber um pouquinho da sua história. Deus sempre sabe o que faz! Vc está no lugar certo! Deus continue te abençoando!
Amém, Glaucia! Grande abraço!
Grande maestro Alexandre. É sempre muito bom ver seus comentários. Adorei este sobre a flauta mágica. Sua confissão no final, nos mostra o valor verdadeiro da família 👪.
Grande abraço. Você é ótimo.
S. Alexandre, vc é um professor. E um ótimo professor. Não sei se vc dá aula em alguma universidade, mas com certeza vc seria amado pelos acadêmicos, pois vc é naturalmente didático. Vc sabe falar de coisas complexas de forma simples e acredito que deve saber falar de coisas complexas de forma complexa tb. E seu senso de humor colabora com td isso.
Sem contar que esse seu lado eclético aproxima apaixonados de qquer gênero musical (roqueiros, pagodeiros, sertanejos, eruditos, etc...).
Muito obrigado por seu comentário, Marcio. Desculpe a demora em responder. São pessoas como você que nos dão a certeza de estarmos no caminho certo. Dê uma olhada em nosso índice geral de vídeos, com centenas de vídeos e podcasts. Visite www.ecai.com.br e clique em "Índice". Abraço!
Que alegria descobrir esse canal, bálsamo para a alma do amante de música clássica!! Abraços de Manaus-AM
Que bom que você está gostando!!! Abraço!!
eu amo Flauta mágica kkk
Obrigado pelos vídeos Maestro, você não tem ideia de como isso está sendo importante pra mim, e pra todos que acompanham essa enxurrada de conhecimento sobre a Mãe das Artes.
Não pare!
Obrigado pelo comentário gentil! Acredite... os vídeos são fundamentais para minha sanidade também... muita saúde pra você e sua família!
parabéns pelas palestras. São extremamente enriquecedoras e de fácil entendimento. Parece que estamos conversando na sala de casa
Que bom que está gostando, Marcel! A ideia é exatamente essa... Você já conhece nosso índice geral, com mais de 500 vídeos gratuitos sobre música? www.ecai.com.br/indice
Linda A Flauta Mágica!
Maestro, não pare nunca!!!!!
Boa noite, Maestro. Foi uma boa surpresa conhecer este teu canal. Eu estava assistindo AÍDA no RUclips e achando tudo muito irreal/improvável. Parei de assistir e dei um toque no campo "Pesquisar" e eis que aparece o 'ECAI". Prazeroso de assistir tuas palestras. Temas assim deveriam ser obrigatórios em nosso ensino de 1º grau como forma de "desmistificar" um pouco a cultura Europeia. Isto é, fazer com que a cultura Europeia valha pelo que ela vale e não pelo complexo de vira-latas que nos foi inculcado. Gostei muito de ouvir teu relato sobre a "traulitada" e a mudança de rumo em tua carreira. Parabéns pela sinceridade, pelo compartilhamento de tua experiência de vida e pelo conteúdo transmitido. Obrigado.
Obrigado mais uma vez por seu comentário generoso, José Roberto. Todo artista que eu conheço já viveu desafios similares... é uma vida de desafios :-) Grande abraço!
O público nichado agradece ! Escutava essa peça com 7 anos de idade , vindo aos EUA tive a oportunidade de assistir ela , mas nunca tive a oportunidade de alguém me explicar ela ! Obrigado ❤️
Eu é que agradeço sua audiência, Gileade. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Só descobri seu canal no dia de hoje! Você é ótimo!!!
@@leilamanttovanni1432 obrigado, Leila! Volte sempre ao canal do ECAI!!!
Maestro, fantástico! Se teve algum "benefício" essa pandemia, foi justamente o processo de "reinvenção" que todos nós tivemos que enfrentar...., e, além disso, para mim abriu um espaço na minha "nova rotina" a descoberta de canais maravilhosos como o seu! A propósito: os simbolismos da Flauta Mágica é comentado pela filosofa Profa. Lúcia Helena Galvão, vale muito apena assistir. Muito obrigada.
Ótima sugestão!
Maestro, sua sinceridade e integridade são admiráveis!
Obrigado sempre, RiB!
*Ottimo Lavoro* 🙌 📖
A sua abordagem é descontraída e divertida !! Aproxima as pessoas das grandes obras primas musicais!! Um Grande abraço da soprano Lívia Dias de Niterói-Rj .
Que bom que gostou, Livia! Grande abraço!
Vendo em maio/2022 e adorando!!!! Maestro, te achei aqui no RUclips em plena pandemia e comecei a te seguir. Fiquei uns tempos ausente daqui mas agora retornei e não te abandono nunca mais!!!!!!!
Que bom, Lucia! Você já conhece nosso índice geral? São centenas de vídeos grátis organizados em www.ecai.com.br clique em INDICE. Abraço!
18:23 Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......Maestro, descobri seu canal há pouco tempo, estou assistindo às lives. Se me encontrar morto, tenha certeza, é de tanto rir. O senhor é fantástico!!!
kkkkk que bom, Sidnei! Abraço imenso e volte sempre ao canal do ECAI!
@@ecai Agora não largo mais: Conteúdo simplesmente maravilhoso, com muito conhecimento e bom humor! Parabéns!!!
Alexandre, você é maravilhoso eu adoro suas aulas bjs espero um dia ir à Brasília e poder lhe conhecer pessoalmente ao assistir suas aulas.
Que coisa boa, Izabel! Estaremos esperando por você de braços abertos!
Muito bom seu canal, Maestro. Uma gde satisfação estar aqui. Se tiver interesse, há uma palestra filosófica sobre a Flauta Mágica no canal da Nova Acropole com a professora Lúcia Helena Galvão. Eu recomendo. Um abraço.
Obrigado, Samira! Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos? Basta visitar www.ecai.com.br e clicar em INDICE. Abraço!
seu jeito buffo é 😅 alegremente bom , nestes tempos todavia mais ❤
Valeu, Lucia. Abração!
Estamos precisando de “loucos” como vc em Porto Alegre. Muito obg.
Ótimo!
Encontrei um video muito interessante da Nova Acrópole, que faz uma análise da ópera A Flauta Mágica à luz da filosofia e seu simbolismo. Mozart era maçom...eu não sabia, e isso explica as referências ao Egito antigo. Muito legal. Depois de assistir este vídeo incrível do maestro, vale a pena assistir o vídeo da Nova Acrópole. Obrigada maestro.
Obrigado pela dica, Martha. Abraço!
Eu acompanho a professora Lúcia, também vi essa fala dela. Amei!
amei !!! parabéns !!! o mais legal é que vc se redescobriu.
eu assisti a flauta magica no Teatro municipal do RJ e isso deve ter ais uns 11 anos - e foi o meu primeiro encontro com a ópera sai do teatro chorando.... escutar sua explicação revisitei um pouco daquela experiência. e desta vez rir um bocado.
Muito legal mesmo
Gran Finale! O quêêêêêê? seu depoimento de Vida. Foi o que mais gostei desse vídeo. Louvo sua Coragem e Transparência. É dessa forma que os grandes Educadores ensinam: dando seus próprios exemplos. Parabéns, obrigado e que Deus ilumine seu caminho.
Eu é que agradeço sua audiência e mensagem gentilíssima, Sidnei! Que bom ter você conosco aqui no canal do ECAI! Abraço.
Professor! maestro! você é sansacional! eu dou aulas ( de Arte ) deste jeito mesmo... quando os alunos começam dormir... ( raramente ) eu conto piada, dou risada e falo de outro assuno aparentemente aleatório mas dplamente enriquecedor! kkkkkkkk!
Obrigadooooo!!! Abraço imenso, Helvecio. Boa sorte para nós, professores! Abraço nos seus alunos também.
A história das "placas tectônicas" da nossa existência é, de longe, a melhor analogia para o que é a nossa vida! Adorei!
A palestra também foi óóóótima! Se a Flauta Mágica é meio doida, vc é doido inteiro, e por isso é tão apaixonante no que faz! kkkkkkkkkkk... parabéns, sucesso e vida longa ao ECAI!!
Num é? Pois é. :P
Olá Maestro. Ontem assisti pelo RUclips a Flauta Mágica encenará no Scala de Milão regida por Ricardo Muti em 1995. Cantada em alemão mas legendada em japonês.Apreciei com mais camada de profundidade de compreensão.
“A coisa mais linda!”Obrigada pelas aulas maravilhosas.
Haha... que legal! Abraço e obrigado pela audiência e pelo comentário gentil.
O colorido que ele dá à explicação é ótimo.
Que bom que gostou, Ednelson! Você já conhece nosso índice geral de vídeos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE.
Obrigada!
Que bom que você gostou!
Interessante suas aulas.Se entornar absinto nem chega no teatro hehe.A placa tectônica de sua vida beneficiou muitas pessoas ao ensinar com bom humor nesta travessia tenebrosa da pandemia.Gracias
Haha... adorei o comentário. Abraço!
Gostei
Suas palestras são maravilhosas. No fundo, no fundo, muitas vezes me vejo fazendo minha auto psicanálise ouvindo sua história. Também tive oportunidade de morar nos USA, nos anos 1980 passei perrengues que me davam vontade de voltar. Mas, pensando na Flauta Mágica, foi a primeira ópera que vi, no cinema, aquela versão do Bergman. Há dias assisti no RUclips uma versão do Royal Opera House. É uma história muito louca e sua palestra me ajudou a desmitificar algumas das muitas discussões intelectualizadas sobre os significados. Depois da apresentação de seu contexto histórico e algumas outras leituras que andei fazendo por esses dias, acho mesmo que tudo não passou de uma grande brincadeira. Só que brincadeira de gênio é genial. Parabéns e muito obrigado mais uma vez.
Que bom ler seu comentário, Eduardo! Pois é... eu também vi a versão do Bergman (e não curti muito... mas quem sou eu, pra crítica-lo?)... e concordo com você. Acho que existem inúmeras elocubrações sobre o enredo e simbologias da Flauta Mágica, que na verdade é uma obra de brincadeira, uma fantasia genial sem grandes consequências... e como toda obra de arte, vale qualquer interpretação! Abraço e obrigado por sua companhia aqui no canal do ECAI!
Que canal maravilhoso! Descobri agora e estou degustando os vídeos aos poucos. Obrigado maestro!
eu devo ser muito louca, porque não usa nada de nada e adooooooooooooooooorooooooooo essa ópera, tive a oportunidade de ouvi-la comentada, na radio cultura AM, abraço Maestro!
É louca nada! Gosto é gosto e ninguém tira o meu nem o seu :-)
Estou amando seu canal! Gratidão!
Que bom, Adriane! Você já conhece nosso índice geral, com mais de 500 vídeos gratuitos sobre música? www.ecai.com.br/indice
Desde que descobri você e seu canal, não consigo mais para de assistir. Comecei ontem. Sou flautista e missionário da Igreja Católica. Muuuuuuuuuito obrigado. Deus te abençoe!!!
Muito obrigado, Wedmi! Abraçoooooo
Em 2017, eu assisti à Flauta Mágica, feita pelos estudantes do Departamento de Música da UnB. Eu reagi como disse aí, mão entedia nada, achava a história sem pé nem cabeça.
Adoro suas aulas, você é fantástico. Amor ao primeiro vídeo! Como a Pamina! Kkkkk
Hahaha... pois é... obrigado, Ana!
Eu verdadeiramente amei
Só agora entendi a história, o que acontece nessa opera.
Que bom que gostou do vídeo, Alexandre. Obrigado por seu comentário. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Obrigado maestro não só pelos valiosos conhecimentos, más também pela emoção que nos passa e por compartilhar um pouco da sua história. Um verdadeiro educador, o Brasil ganha muito com o sr por aqui.
Prazer imenso ler seu comentário, Luiz! Grande abraço e volte sempre ao canal do ECAI :-)
Morri de rir com Alexandre comentando o amor miojo dos personagens rsrsrs
kkkkk
10:42 - Méudéus!!! Que drama!!! Esse é o sangue italiano mostrando as caras, maestro? Hahahaha
Excelente palestra, como sempre ❤️ Essa ópera só me lembra minha infância nos anos 90 vendo o Edson Cordeiro cantar a ária da rainha da noite no domingão do Faustão!!! Eu era pequenininha mas ficava tentando imitar o que ele fazia sem a menor noção do que tava acontecendo hahaha
Muito bom ouvir a sua história o que me fez lembrar da minha avó, que sempre falava quando eu ia reclamar de alguma coisa que não estava andando como eu queria. A frase era. "Deus escreve certo nas linhas tortas" . Então é isso o que aconteceu na sua história de vida.
É bem por aí... a vida é toda "torta"... mas certa :-)
Maestro, sobre a sua guinada de carreira, acredito que você redirecionou rápido, feliz e bem orientado. Parabéns pelo seu canal, seu trabalho e sua família.
Muito obrigado!! Abraço.
obrigado pela aula, maestro!
Nós que agradecemos!
Nossa maestro... quanta verdade e coragem nas suas confissões. Como é importante ganharmos experiências e maturidade para nos confortar, né? És um gigante e Deus sabe de todas as coisas! Bravooooo
Obrigadooooooo
Assistindo hoje (25/11/20). Maravilhosa aula!!!
Muito feliz em ver uma excelente explicação dessa, agora ópera é uma das minhas coisas favoritas ♥️
Puxa vida... pra nós, ler um comentário assim é maravilhoso!
Gosto muito.A parte que gosto não qual , mas acho que é a mais famosa
Gente, que palestra maravilhosa! Nunca aprendi tanto ... Obrigada Maestro !
Que bom que está gostando, Sabrina! Abraço!
Caramba, maestro! Quão feliz eu fico por ter descoberto nessa quarentena esse canal incrível. Meu interesse por ópera surgiu quando, ao assistir o filme "Um príncipe em minha vida" (risos), eu ouvi pela primeira vez a ária da rainha da noite (a famosíssima). Aquela música me chamou atenção de uma forma que eu fiz uma gravação da música no meu mp4 player e ficava sempre ouvindo (não tinha aceso a internet, isso foi por volta de 2007). Os anos se passaram e eu sempre gostei muito de ouvir óperas e operetas, mas agora durante a pandemia senti o desejo de compreender mais sobre aquilo que tanto me emociona. Cada agudo, cada nota bem executada, o instrumental, me arrepiam de uma forma que não consigo nem explicar. Hoje tenho 20 anos e achei no seu canal a chance de aprofundar o meu conhecimento, quase inexistente, nesse universo da música clássica. MUITO OBRIGADO por compartilhar seu conhecimento e experiência, já te admiro demais! A forma bem humorada como você transmite as coisas fazem tudo ser bem mais leve.
Puxa vida, Igor! Muito obrigado por seu comentário extremamente gentil. Aos 20 anos eu não tinha a menor ideia do que fazer da minha vida kkkkkk... mas tem sido uma viagem muito interessante. O caminho da pesquisa em música é muito prazeroso e, com a internet, infinitamente mais fácil. É só apontar numa direção e seguir firme, ligando um fato a outro. Espero que você se aprofunde mesmo. É muito divertido. Grande abraço e, mais uma vez, obrigado pela gentileza.
Poderosa Ísis !!!! Eu adorava !!! .... maestro , você é Leonino ???!!! ...(lá estava eu, lindo e maravilhoso ....).... é, a Flauta lhe abre “janela” killer... mas por ela é que mudou sua trajetória.... melhor ser esse maestro que é supermusical e canta super bem do que mais um tenor que só gosta de escutar a própria voz !
Hahaha... é verdade...
Hummm sagitário com ascendente em sagitário !!! Bem, minha sogra é sagitariana , e ela é tipo a sua avó , que fazia um arroz com alho maravilhoso ..... vixi, maestro , vou desconfiar mais de suas palestras !!!! 🤣🤣🤣
Incrível!
Obrigado!
Vc é incrível
Obrigado!!!
Vc é ótimo! É excelente. Morri...
de tanto rir das suas “tiradas”, aprendi muito e me senti muito feliz. Obrigada Maestro! Eu o admiro muito. Quando tudo isso acabar e o ECAI voltar a funcionar, quero ir a Brasília e conhecê-lo pessoalmente!
Que coisa boa, Nilce! Vamos organizar uma "expedição de fãs e amigos" a Brasilia assim que possível. Grande abraço e muito obrigado por sua audiência aqui no canal do ECAI.
O melhor desse vídeo foi o final. O depoimento sobre a tua vida. Ótimo. Maravilhoso.
Muitíssimo obrigado, Rosa. Que bom que assistiu até o final! Grande abraço!
Muito bom
Obrigado, Bella! Você já conhece nosso índice geral com centenas de vídeos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
😂 Chorei de rir da vossa defesa de Brasilia.
Kkkkk né?
Tinha que juntar você e a Lúcia Helena da nova acrópole para comentar as óperas ia ser uma química muito boa. kkkkk
Fantástica a palestra!! Em nenhum outro lugar tem algum tipo de material semelhante, tão rico em termos musicais, culturais e humanos.
Parabéns e obrigado.
Muito obrigado, Eduardo. É um prazer tê-lo aqui no canal do ECAI.
- e sua voz é massa !
E obrigado de novoooo
Many thanks, maestro! Também acho o libretto meio doido, mas a música é genial. Eu gosto da Zauberflöte pois minha experiência foi ao contrário. Eu nunca me pensei cantor, mas na universidade (estudava Direito) fiz disciplinas de música. Quando acabou, procurei um coro pois gostei de cantar, e esse coro fazia óperas. A primeira foi Fidélio e a segunda??? A Flauta Mágica. Então eu, cantando no coro, me diverti muuuuuuito! Kkkkkk... O elenco de solistas era todo alemao e os coristas aqui da Bahia. Foi muito bom.
Hahaha... pois é... histórias de vida!
Maestro!!!!! Foi a palestra mais bacana que já assisti!!!! E seu depoimento de vida foi espetacular!!!! Ser iluminadooooo!!!!!
Obrigado, Cris!
Eu aaamo ópera de todo coração.Nao vejo a hora de acabar a quarentena e poder voltar a frequentar o TMRJ pra assistir de novo ao vivo!!
Aula fantástica! Amei! 👏🤩
Como sempre MUITO OBRIGADA!
Maestro!!! Mais um momento especial pois não tinha idéia da "Flauta Mágica " parecia algo fora do meu alcance , em alemão. .. Só conhecia os nomes dos personagens são palavras gostosas de pronunciar Pamina e Tamino. .. Muito obrigada de novo.
Aqui no Oeste de Santa Catarina o pessoal gosta muito do seu sotaque Alemão hehehe Sempre sensacional Maestro !
Haha... Danke! Eu fiz um ano de alemão, mas é muuuito difícil rsrsrs...
Obrigado!
Obrigadoooooo!!!! Grande abraço!
O vídeo foi tudo de bom
Descobri que só gosto mesmo da aria da rainha da noite.
Amei sua historia no final
Tomara que voce fique bem amamos vc
Obrigado!
Sensacional! Me diverti e aprendi muito.Gratidão Maestro.
Obrigado!
Adorei a aula, e seu depoimento!!! Gratidão
Pavão (leonino com o Sol na Casa 1, será?), suas palestras são formidáveis!!! Confesso que gosto do "boa taaaaaarde, gente. É um praaaaazer ter vocês aqui... " Soa muuuuito falso, mas um falso adorável, daquele tipo "vamos nos divertir porque adoro vocês!" Bem, as feiticeiras sempre são três. As Moiras gregas, por exemplo. O três, na cabala mítica (não a judaica), significa "abrir ou fechar os caminhos" (não é a entidade mais conhecida por isso, é uma outra). E foram as Moiras que moveram suas placas tectônicas e o tiraram de uma carreira na qual teria pouco brilho e utilidade para a atual, onde você é um astro. O camafeu é o bisavô das fotos do Badoo, Tinder e outros. Há mesmo quem se apaixone só ao ver o 3x4 da pessoa no aplicativo!!! Por fim, a zona que é a Flauta Mágica seria aplaudida de pé ao final caso os produtores distribuíssem na entrada do teatro baseados do bom. Já imaginou? Aquela fumaça, o cheiro de capim queimado, Papageno chorando, a Rainha da Noite puta da vida, Tamino na luta pra salvar a amada, o maestro perdido com os violinos.... rarará.... Mais uma vez, excelente palestra! Grande abraço!
Hahaha... viajou legal. Perfeito. Só errou no signo... sagitário em sagitário. Impossível.
Muito bom! Achei superinteressante, e ri bastante também.
Obrigado, Daniele! Não deixe de aproveitar os 200+ vídeos sobre música do canal do ECAI! Abraço!
Olá Maestro. Sempre me prendeu aquela parte famosa de A Flauta Mágica que eu não vou conseguir transmitir pelo assobio, kkkkkkkkkkkkkk. E aí aos 1:38 ouço tu falar que não gosta???? Ansioso pra saber o motivo. Parabéns por mais essa luz.
Haha... pois é, Marcio. Mozart é fantástico, mas eu confesso que não me encanto pelas suas óperas. É questão pessoal, mesmo. Gosto muito de Idomeneo, uma das poucas óperas sérias de Mozart, que não é uma das favoritas do grande público. Paciência... é só gosto mesmo. Sem outra justificativa mais interessante rsrsrs...
Maestro, estou adorando. Parabéns pelo seu lindo trabalho.
Que bom, Selma! Muito obrigado!
"... é o que vai acontecere comigo se você não me ajudar ... " , fica tranquilo que segunda tem mais PIX ! E espero que mais admiradores desse canal possam ajudar!
Obrigadoooooooo!!! Grande abraço, Dr. Asdrubal!
É muita viagem 😂😂😂 Papageno, Osiris, Maçonaria, Egito, Bosque Sagrado, Paganismo 😮😮😮 eita. O Mozart era demais !!!! Gênio, louco e muito mais do que possamos imaginar. Muito obrigado pela belíssima explicação.
Kkkk obrigado! Volte sempre ao canal do ECAI!
ooootemo 😂
Obrigadooooo
As operas do TMRJ tem legenda , tá?Da pra entender tudo que é cantado,não importa a língua!
Sim, maestro, têm várias cenas com símbolos maçonicos!...
Que bela história, Maestro! Não, não estou me referindo à Flauta Mágica (aliás, só mesmo vc para me explicar essa ópera da qual eu só conhecia a ária da soprano e um pouquinho do Papageno). Me refiro à sua história q me soa muito familiar, não por causa de mim mas por causa de uma pessoa muito próxima a mim. É preciso muita coragem e muito sonho para tentar realizar a sua Arte longe de casa. Obrigada por compartilhar!
É por aí mesmo. Foram 15 anos muito intensos e maravilhosos em minha vida... tudo o que aprendi de orquestra, por exemplo, foi lá. Mas é desafiador, pra dizer o mínimo
Papageno, por ser um caçador de pássaro, é natural que fique camuflado como tal, para não espantar sua caça, eu acho.
Faz sentido!
Pode ser.
Logo pensei nisso, também.
Boa noite querido maestro! Por acaso você é grego? Independente de ser "grego" ou não, sou seu fã!
Olá, Josias! Não sou grego, mas a família é italiana... que no fim das contas é tudo a mesma coisa kkkkk... nos Estados Unidos achavam que eu era qualquer coisa mediterrânea, desde grego, judeu, marroquino até italiano ou líbio... enfim... abraço e obrigado pela audiência aqui no canal do ECAI!
Boa tarde Alexandre, primeiro para dizer que sou fã do seu trabalho, um maestro que traduz as obras clássicas para o público comum com sua genialidade é INCRÍVEL.
Mas, para deixar um comentário quando você se referiu que a Ópera Flauta Mágica é incompreensível sugiro a explicação do Canal Nova Acrópole: ruclips.net/video/N51Mjfmphl0/видео.html
Parabéns por seu trabalho!
"E aparece o que vocês estavam imaginando, isso mesmo! Uma alcachofra gigante se abrindo e saindo a papagena" 🤣🤣🤣🤣 Isso é Tamino no país das maravilhas, rs
kkkkk... né?... Rita... Você já conhece nosso índice, com mais de 600 vídeos gratuitos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Palestra muito divertida e informativa, como sempre! É um desafio fazer uma palestra chamada "Para gostar da Flauta Mágica" quando você não gosta! 😅
Tive uma dúvida: pelo que lembro (se não estou enganado), o período clássico não era marcado por virtuosismo dos músicos, mas sim o romântico. O uso de vozes extremas (graves e agudas) e, principalmente, a ária da Rainha da Noite mostram algum tipo de influência do que viria a seguir? Ou é só porque o público alvo da Flauta Mágica não era a côrte, mas sim o público do teatro do amigo do Mozart (que esqueci o nome)?
Abraço!
Haha... obrigado, Rodrigo! E sua dúvida é interessante... veja bem... quando dizemos que o período Clássico era "elegante", "quadradinho" ou "sem emoção", isso tudo é EM COMPARAÇÃO ao Romântico e ao Barroco, muito mais exagerados em ornamentos e contrastes. Se a ária da Rainha da Noite, da Flauta Mágica, tivesse sido composta por Tchaikovsky, provavelmente teríamos um canhão acompanhando kkkkkk Faz sentido? Abraço!
@@ecai entendi. Muito obrigado!