Eu, como paraquedista militar, gostaria de saber qual seria esse outro suposto paraquedas reserva que ele ainda tinha pra acionar, como disse o Coronel. O moleque acionou o reserva. Não existia outro paraquedas pra ele acionar, eu fico puto com isso, porque se fosse um oficial morrendo, a postura dele seria outra. Me orgulho de ser paraquedista mas as vezes agradeço por ter saído das forças armadas, soldado pra eles é indiferente. Coronel, você engana a mídia, uma cambada de paisano. Você NUNCA vai enganar a nós, PARAQUEDISTAS DE TODOS OS TEMPOS. Atitude de moleque. O ERRO FOI DO MS E DO AUX DE MS, PONTO. O chaves fez o que foi instruído a fazer na área de estágio. "Salvamento realizado. RESERVA!" Homicídio culposo nos dois e ponto.
Tbm me pergunto que outro paraquedas seria esse, o reserva foi acionado como dito na própria reportagem. Como já sabemos, oficial caga pra praça, se fosse um major, a parada seria diferente. O recruta vacilou com a fita, deveria ter negado a porta, mas o aux de ms e o ms cagaram pra ele no sanha do salto, já cansei de ver essas fitas embananadas na hora de saltar, mas não ao ponto de embolar. 89.979
@@roxy_badass Isso aconteceu um dia depois do meu último salto de formação, era pra eu ter saltado no sábado, quando aconteceu essa tragédia com o Chaves, mas consegui dar meu último salto na madrugada e fechei meus 3 saltos de formação. Eu tava do lado do Campo dos Afonsos comprando meu boot marrom felizão e vi o Chaves preso na aeronave... Poderia ser eu ali sendo inspecionado porcamente por esse MS e Aux MS... O erro foi deles, não pode ficar por isso mesmo!
@@dyonlenoalves147 pois é, irmão. Eles são intocáveis, estão acima de todos os regulamentos... Conheci pouquíssimos oficiais que eram militares de verdade, conto nos dedos de uma mão só e ainda sobra.
Sinceramente, a partir do momento em que se visualizou a fita solta, como mencionado na matéria, já deveriam ter retirado o sd do grupamento que iria iniciar o processo de salto. Claramente, isso foi uma tragédia anunciada. Erros ocorrem, contudo, a partir do momento em que se conhece o procedimento e passa por cima do mesmo, assume-se o risco de ocasionar o que aconteceu.
Mas como a maior parte das coisas no exército é “caga pra essa porra negão”, o recruta morreu, o que mais me deixa com raiva nisso tudo, é que o exército se nega a pagar a pensão pra família, enquanto têm filha de coronel recebendo a pensão do pai que já está morto.
Verdade revoltante isso já deveriam ter tirado ele da fila para saltar. Coitada da família desse rapaz perdeu o filho e tbm o processo que colocou em cima desses infelizes. Coitadinho desse menino
sou Ex combatente da brigada paraquedista e o SD de trás sempre olha o equipamento do SD da frente e oque ele fez foi errado era pra avisar o SD da frente que a fita estava solta e tinha que ter avisado o mestre do salto , o MS viu e msm assim não se ligou , na horra é muita drenalina não culpo ninguém , infelizmente foi erros que poderiam ser evitados
@@experimentosexperiment8332 se não reparou o guerreiro de trás de colocar a fita no lugar, em seguida o próprio mestre de salto tbm coloca no lugar, o primeiro erro começa quando o MS não retira o militar da equipe.
Fui militar por 8 anos, perdi um irmão no EB, ele sofreu um acidente no trajeto trabalho/casa, o seguro de vida de um militar por morte exercendo atividade militar e mais de 100 mil, e não e necessário o término do IPM para isso, nesse caso a família tem direito ao seguro de vida, e a pensão depende de muitos fatores, se deixou herdeiro, se os pais possuem emprego, muito complicado, aprendi muito na caserna, mais tem umas coisas como essa que vc sabe que se acontecesse com um Oficial seria totalmente diferente, mais como foi com um Sd, tentam de toda forma encobri.
@@otavioneto1923 Vamos imaginar que eu tenha 4.000 Reais. Eu tenho que pagar as contas, comprar comida, pagar o IPVA do meu carro. Eu tenho que pagar isso tudo antes de investir em mim mesmo, isso se o dinheiro sobrar.
Essa é a seriedade do país que "esbafora* que devemos ser patriotas, a única preocupação é com a reputação de gente grande, os pequenos que se explodam. Triste isso. Isso é Brasil.
@@christophernews4403 Nunca podemos desconsiderar o contexto. Vir aqui e criticar é mole. Analise fria é mole de fazer. Óbvio que houve inúmeros erros. Mas a diferença entre um salto civil e o militar é colossal.
O exército errou e a família teve indenização negada, o alto escalão enche os bolsos de dinheiro ganhando acima do teto constitucional acumulando cargos no executivo enquanto a família da tropa não tem direito a nada em caso de tragédia, são totalmente descartáveis.
@@roxy_badass não escreve besteira não… pesquisa só um pouquinho quem fez boa parte da Transamazônica … quem são médicos , dentistas e enfermeiros q vão p meio da Selva com mais 53 etnias… todo o meu respeito aos militares das 3 forças … em todo lugar tem gente boa e ruim… e com certeza se não fosse o Exército e as demais forças a Amazônia já tinha sido tomada p alguns dos estrangeiros q tanto pesquisam nela… então vai lá passar suas férias… tenho certeza q será um momento de grande aprendizado 😉
Sempre tive vontade de fazer o curso de paraquedista depois da ESA... Acho inadmissível erros como esse, isso definitivamente não deveria ter acontecido e os responsáveis precisam ser punidos. Admiro muito o exército mas esse descaso com os recrutas sempre foi nojento...
SGT BISONHO DEMAIS, O MENINO MORREU POR FALTA DE ATENÇÃO DO SGT. NESSE PAÍS NÃO VALE A PENA SERVIR É UM ANO PERDIDO DA SUA VIDA, COM RISCOS A SUA SAÚDE, LEVANDO BRONCAS E SENDO ESCULACHADO DENTRO DE QUARTEL, QUANDO EU SERVI FAZIA CONTINÊNCIA PARA MEUS SUPERIORES E ELES NEM RESPONDIAM, colocavam nós para correr km sem fazer um exame cardíaco muitos desmaiaram e ainda levavam porrada, na época eu estudava e me atrapalhou muito nos estudos para o vestibular, tínhamos que comprar várias coisas dentro do quartel como agasalhados, corte de cabelo, alimentação,ENTÃO PENSEI ISSO AQUI NÃO É LUGAR DE HONRA. SE ACONTECE ALGUMA COISA COM VC É ISSO AI QUE FAZEM DÃO 4500 REAIS para sua família E MANDAM toda ela se FUDER, MEU FILHO NÃO VAI SERVIR FODA SE OLAVO BILAC AQUELE PLAY BOY EU SOU SENZALA
@@otreborninibo4634 melhor trabalhar e estudar para um concurso ou vestibular isso que eu quiz dizer, mas hoje já me formei e estou bem estabilizado obrigado glória Deus
Isso se dá devido essa Formação de bosta desses MS, o Tenente e o Sgt deveriam sim ser Penalizados, eles sabem que a responsabilidade são deles, esses garotos estavam ali com medo, sabe quem eles estão em formação e toda responsabilidade é do Exército e exclusiva dos MS, servir na bgda e os caras do meu ano eram Safos, triste por esse rapaz é família dele.
Porra ms nem tem tanta culpa , muito bizonho foi o Ms Aux. confiou na palavra do recruta que era o saltador de trás e não foi verificar a fita , deu o pronto pro Ms que só lançou e recebia as fitas amarelas . Sgt bizonho matou o recruta .
Um absurdo , está provado no vídeo que o MS e o Aux de MS estavam cientes que algo estava errado ,tanto que o Sgt tentou consertar o erro e mesmo assim permitiu o salto sem verificar o equipamento , incompetentes é muito fácil culpar o praça e o Cel não tem honra de vestir a farda do EB e pior ainda a união negar a pensão á família pois o militar morreu em combate , a mãe deveria receber a pensão vitalícia com soldo de CABO.
Me lembrou do Sgt que saltou comigo que tava com o mosquetão da perna direita solto, ele só foi perceber quando já tinha enganchado e o Amazonas já tava quase na final... por pouco não aconteceu outra tragédia pouco tempo depois dessa
em menos de um ano encontrei mais de 5 videos de equipamento falhando cara, imagina aquilo que não é divulgado, isso acontece o tempo todo e ninguém faz nada.
Gen Hélder DECEPÇÃO ! Você como cmdt da Brigada só pensa em sua carreira . Vive num mundinho paralelo. Você poderia ter acrescentado no IPM , mas não fez por que quer chegar a Gen de divisão. Quando você vestir o pijama da reserva , veras que toda essa hipocrisia só te afastou da integridade e moral . Kd a moral ? Esse inquérito é uma indecência. Tenha vergonha , o mundo da voltas !!!
ficou obvio o trabalho porco do tal sargento ... se fosse um capitão que tivesse morrido e um sargento/cabo/sd fosse responsável pela morte seria punido ..
Mostra o único interesse das autoridades no país a vantagem de não ser julgado pelos próprios erros. Conseguem razão, em uma sequência de erros que resultou na morte de seu próprio corpo. As organizações do Brasil são auto-destrutivas. Nunca economizam no que não é necessidade. Nas necessidades estão sempre minimizando a situação por mais absurda que seja.
OFICIAIS FOSSILIZADOS, TOTALMENTE """DESPREPARADOS"""; E AINDA POR CIMA NÃO SÃO PUNIDOS """SEVERAMENTE"""", NEM SEQUER PUNIDOS; CASO O BRASIL ESTIVER EM GUERRA NEM PRECISA DE INIMIGO; DEUS ILUMINE A FAMÍLIA DO JOVEM.
Conhecendo mais de perto alguns dos nossos queridos militares, Pazuelo e tropa, essa notícia bizarra e medonha não me surpreende, nosso ex-ministro deixou as pessoas do Amazonas morrerem agonizando por oxigênio, a morte de um rapaz de 19 anos, com toda a vida pela frente, não há de ser muita coisa. Todo meu apoio a família, que busque por justiça, minha mais profunda solidariedade.
Eu tive o desprazer de ser comandado por esse desumano Pazuelo que tem vários incidentes na carreira apagados de sua ficha profissional. E.B de hoje não é mais o E.B de outrora.
Infelizmente houve um grande erro do mestre de salto do Sgt. auxiliar e também do oficial da FAB que passa a informação para o piloto. Aeronave teria que pegar mais altitude para fazer o procedimento de salvamento. Existe um recurso chamado de macaquinho é o cabo de aço que fica segurando todos os ganchos que acionam os paraquedas semi automático o cabo de aço recolhe em caso de acidente. 😞😞😞😞😞
Ele não está errado de Tudo.. já teve militares estrangeiros, Argentina eua..vários países vieram fazer treinamento aqui no Brasil, com exercito e bope e também e disseram não ter coragem de saltar de paraquedas com a brigada paraquedista pela baixa altitude que os brasileiros saltam, numa zona de risco não teria tempo de reação... lá fora eles saltam quase duas vezes mais alto do que aqui no BR.. nenhum estrangeiro saltou .. pode pesquisar ..
Se fosse um parente do bolsonaro ou do pazuello vcs sabem que a coisa seria diferente né, que isso sirva de lição pros jovens que queiram entrar no exército,eles tão cagando e andando pra vcs
@@SandroMods2022 Tem tudo a ver sim, vc é que não entendeu que o felippe fez uma analogia. Se fosse um "poderoso" como sempre acontece na bananolândia, o inquérito teria outro rumo.
@@SandroMods2022 tem tudo a ver, a gente sabe que a família recebeu só isso aí por que era um recruta de família humilde. Se fosse um figurão cabeças iam rolar.
Pelo que eu entendi o oficial Mestre de Salto simplesmente se omitiu em quase todos os procedimentos necessários e previstos para o salto. Ele como afirma o vídeo sequer aparece no local onde deveria estar em se vê um sargento auxiliar executando os procedimentos exigidos. Assim agindo o Exército mais uma vez da a entender estar sendo parcimonioso com um oficial. Tenho certeza de que se fosse um erro de um Praça todos já estariam PRESOS e no olho da RUA....Corrigam-me se eu estiver errado por favor. ...
Tem que reabrir o caso . Kd a OAB , kd as comissões de Direitos humanos. MS( mestre de salto ) foi negligente , pura imperícia. Tem que arcar com as consequências. 27 BI pqdt já foi um batalhão de honra, hoje está contaminado .
Pau no Sargento . Ele era o responsável pela segurança do salto . Houve imperícia. Salto armado e equipado deve se atentar desde a rodoviária ( local onde recebem os paraquedas ) com a equipagem . " tampa" .
Acredito em corporativismo, o sargento, o oficial e o responsável deveriam responder por crime doloso . O responsável pelo IPM , o cmdt do 27 , o Chen e o General cmdt da Brigada , foram desumanos . Sabem do erro que causou a fatalidade . E se omitiram da verdade. Hipócritas !!!
Imagina a dor da mãe e da família. " entregou vivo e o recebeu morto ." Será que se fosse filho de Oficial superior a conclusão do inquérito seria a mesma ? 😡😡😡😡😡
Decoro militar ! Não existiu . Faltou empatia por parte dos envolvidos no inquérito policial militar . O MPM tem que reabrir o caso sim ! Ta descrito todos os erros na conduta dentro da aeronave. Meus sentimentos a família .
Esse comte Cromwell deveria ter vergonha na cara e lembrar que ele é o responsável, ele é o comandante. Até comte homem tá em falta nessa merda de país, capaz de numa guerra esses políticos vestidos de farda culparem os soldados pelas derrotas que com certeza teriam a julgar a limitação intelectual para a missão de comandar. Quanto a pensão, era um soldado, soldado é irrelevante para a força, se fosse um oficial superior estuprador, assassino ou corrupto, ah esse ia para a reserva com salário integral.
Ridícula a posição do exército com relação ao acontecido, estamos falando de uma vida humana, então somos apenas bonecos para filhos e parentes de oficiais superiores brincarem de comandar, levando em consideração a dinâmica dos fatos essa família tinha q pelo menos ser amparada pela instituição, contudo na atual situação deturpada a qual vivemos talvez se fosse um político corrupto tivessem direito a uma pensão q TB não pagaria a vida do rapaz. Triste e infeliz a posição do exército como ter empatia da sociedade diante disto. Omissos!
É por isso q NÃO me caso nunca...meu filho é o único por mim e qd chegar a idade dele NÃO será obgd a servir!Há muita sujeira embaixo dos panos das forças armadas!Admiro os guerreiros que aguentam tudo isso,Mas nenhuma mãe no mundo deveria ver (ainda mais em redes sociais)seu filho se arrebentando no chão por responsabilidade de quem deveria cuidar da segurança de tds eles!Meus sentimentos à mãe!!
@Theuzin Comenta! Conheço muito bem a ESA, EsPCEx e eu sei o que é preciso para ser um oficial ou um sargento das armas, mas a minha crítica foi feita ao ALISTAMENTO OBRIGÁTORIO.
A mais de vinte anos atrás, assinei um documento colocando minha mãe como dependente, achando que se morresse no salto ou qualquer outro exercício, ela receberia pensão de terceiro sargento, agora vejo como eu estava iludido.
Esse soldado era EV? Pq no exército os cara caga pra Ev, fazem o recruta fazer as coisas na base do grito muitas vezes mal explicado por sargentinho e tenente que estão sem saco, aí da nisso (não tô afirmando nada, porém muitas vezes a causa de acidente é culpa dos instrutores)
Haa então o senhor quer que pegue na mãozinha do recruta e ensine com todo amor do mundo ? 😂🤣😂🤣😂🤣🤣😂🤣😂😂🤣😂 Fique bem quetinho com sua foto de anime e sua internetzinha , quando a guerra estourar denovo . Parece que se esqueçaram como se fazem as coisas pelos ideais.
Aí é vdd. Certo q na guerra tem q ser tudo rápido. Mas questão de armamento e paraquedas tem q ter uma aula melhor. Muitos oficiais e sargentos não tem paciência é complicado...
sou Ex combatente da brigada paraquedista e o SD de trás sempre olha o equipamento do SD da frente e oque ele fez foi errado era pra avisar o SD da frente que a fita estava solta e tinha que ter avisado o mestre do salto , o MS viu e msm assim não se ligou , na horra é muita drenalina não culpo ninguém , infelizmente foi erros que poderiam ser evitados
Creio q o exército só é p oficial infelizmente. Em vez de servir melhor estudar p entrar como oficial ou NPOR. Vc entra como soldado sofre, sabemos q temos q sofrer, mas o risco é grande e seu soldo não compensa mais para um país q está cheio de políticos corruptos q quer ver seu sangue escorrer em prol da grande elite.
Até hoje não sei qual foi o erro que matou meu colega de colégio, o Luzimar no primeiro salto em 61 ou 62, não tenho certeza, já que na torre, a fita passou pelo seu pescoço. Parecia um aviso. Acho impossível esse erro. Eu servi lá perto deles, pqds, nos Afonsos, mas até hoje muitos de nós não entendemos esse erro!?!!
Vi hj na tv e achei muito triste, quanto descaso com a vida humana... tenho pavor de altura, que dor pra família ver esses últimos momentos dele, que aflição.
Como a justiça militar é permissiva? O video é claro, se tem problema no equipamento retira o sd e continua com os demais. Ninguem sai da garagem de carro faltando um pneu ou decola sem gasolina suficiente pra missão.
Reparem o vídeo com atenção O " auxiliar " checa os equipamentos dos soldados com certa pressa. Veja o momento que ele da um impurãozinho no rapaz falecido e pra mim foi o que menos teve atenção o soldado da retaguarda vê o erro e tenta corrigir mas é interrompido pelo" auxiliar " que nein se quer presta atenção no que faz e ainda tira atenção daquele que tentou ajudar estranho é que a mesma fita se solta novamente 🤔 Pra mim esse caso tem que ser investigado a fundo Se teve intenção que seja punido e outro detalhe é que ele era um " auxiliar " que só deveria atuar se o superior dele visse capacidade no mesmo.
Puta vida passei por isso em Portugal quando estava nos paraquedistas,fiquei pendurado por um bom tempo a minha sorte foi ter o facão do mano comigo curti a tira estratora do paraquedas principal e logo de seguida adicionei o reserva que por milagre estava em perfeitas condições mesmo assim ainda parti uma perna,mas para mim acabaram ali naquele momento os saltos.. Curso muito arriscado não conpensa para a merda de dinheiro que te dão de sobecidio de risco todos os meses
Um absurdo o resultado final deste IPM. Dizer que o saltador teria ainda o paraquedas reserva para acionar quando os demais, principal e o de Salvamento estariam impedindo uma abertura facilitada do reserva é algo inadmissível. O paraquedista que faleceu ficou vários minutos passando pela ZL (zona de lançamento) sem que houvesse uma definição do socorro, uma vez que as atribuições dos responsáveis pelo salto foram alteradas, e para completar a tragédia o equipamento de salvamento não foi ancorado. Nota-se que o militar que foi advertido pelo outro soldado, no que tange a fita distendida estava nervoso, provavelmente novato naquela função. Se fosse um oficial morto a história seria outra.
@@thiagoperez279 Já fiz intercâmbio na Argentina, lá existe esse procedimento para puxar o saltador para dentro da aeronave caso ele esteja inconsciente, caso esteja consciente o 2° procedimento o próprio saltador corta a sua fita com uma faca (que vai acoplada em cima do reserva) logo em seguida aciona o seu reserva. No Brasil o procedimento é engatar o paraquedas de salvamento e liberar. Porém nesse caso do Brasil foram vários fatores, todas as médias de segurança e check list nao foram feito tanto que o ocasionou o acidente.
O Exercito sendo exército,esse caso não e nem 1% dos acidentes causados por falta de cuidado por parte dos oficiais do exército,se for ver na AGU vcs irão se apavorar com a quantidade de Processos que o Exercito Brasileiro responde por acidente iguais a estes.
lembrando que todo paraquedista tem que verificar os seu equipamentos e depois verifica o equipamento do paraquedista da frente e logo depois o MS olha o equipamento tbm então são 3 pessoas que olham os equipamentos para não ocorrer erros
E lamentável ver este tipo de situação eu que tentei realizar o curso de comandos e estaria sendo enviado para pós curso para a Brigada Paraquedista realizar mais este outro curso , vendo tamanha covardia do EB com a família do Soldado e realmente lamentável , não realizei o curso de PQD mas ate no que eu sei no salto enganchado tem um paraquedas que e acionado no salto assim que o guerreiro salta e caso este falhe tem outro o reserva , como disse , não realizei o curso não posso dizer nada por isto agora a unica coisa que posso dizer e que o exercito e feito para oficiais só mente oficiais nada mais o restante praças de toda a formas são meros estrumamentos de seu trabalho simples assim e soldados temporários tem seu tempo de serviço já pre programado em tão pode ralar o guerreiro a vontade são palavras de um OFICIAL de alta patente em um vídeo aqui no RUclips , tenho orgulho de ter servido ao meu pais mas quando vejo a diferenciação entre praças e oficiais não sei se deixaria um filho meu servir não , quem foi militar sabe sobre o que eu falo neste relato , agora pensa se neste caso se fosse um oficial no lugar do soldado o que teria acontecido com o mestre de salto e seu auxiliar fora o valor que a família dele receberia mais pencão etc etc . Infelizmente impera no Brasil em todos os lugares o corporativismo o abafa o caso e todo mundo sabe bem disto , a apuração dos fatos e feito por uma junta militar e esta e formada por militar isto não funciona quem deveria apurar seria outro órgão e não e assim somente no EB mas em todos órgão públicos se não não funciona as coisas , falha humana clara e não do equipamento ou seja ele não devia nem ter saltado , tudo bem somos humanos passiveis de erros , mas veja um paraquedas não abril suas cordas poderiam estar enrolada no corpo do militar como que o outro paraquedas poderia abrir ? Como eu não realizei o curso não posso falar sobre o terceiro paraquedas mas ate então desconheço sua existência . Este relato não e para achar culpados e menus ainda para desmoralizar a instituição mas tem muita coisa que deveria mudar tanto no EB como em toda cadeia de órgãos publico no BRASIL e no meu humilde intendimento a família tem todo o direito de pencão pois a falha foi humana e não do equipamento , querem entrar no EB estude para oficial ou no minimo para sergesto mas já adianto e (auxiliar) de oficial funções muito diferentes e quando a um erro ele e cobrado de cima para baixo entendeu .Meus pêsames a família do irmão de farda .
Sou ex militar , no meu ver o sd apontou o problema e fizeram vista grossa, se fosse eu, teria saido da fila, era minha vida em questão . No exercito falta muito investimento em treinamentos e formas de como deve ser realizado certos processos. Admiro agora as fileiras do exercito se negar a pagar a pensão para o ex militar o que é frustrante, mostrando que o ser humano não tem valor algum infelizmente...."vergonha"
Fui paraquedista e dobrador... Também andei na recolha das fitas Dentro do avião... E os lagadores não o guixaram... 2 opção como é possível no segundo paraquedas de resgate não ter uma fita estática??
So observando, com respeito aos familiares e amigos, o erro inicial foi do próprio paraquedista de combate. E que é impossível não receberem a pensão por morte, a qual é paga no como sargento.
Tragédia anunciada, ou consentida. Mas o mais inédito, eu acredito, é o valor de R$4,500 como seguro de vida, onde há uma clara visualização de um erro operacional militar. E mais inédito ainda, é o fato de se ter servidores militares "afastados" ou "reformados" com problemas mentais e/ou incapazes, ganhando mais de R$ 5.330 de pensão militar, ou ainda familiares de militares falecidos no âmbito de suas funções ou não (que seriam no caso filha que não seja casada, esposa, ou representante legal em caso de incapaz) que são bancados pelo fundo militar de pensão ate o final de suas vidas a valores exorbitantes. Não estou aqui criticando valores ou quem está sendo mantido por pensão no atual cenário, mas sim o fato de um militar que foi alvo de negligência de seu superior ou oficial imediato, evento esse que resultou em sua morte EM SERVIÇO, não ter direito uma pensão vitalícia à sua família. Mas como vi em comentários anteriores ao meu, dizendo que somente os oficiais e cargos graduados, são valorizados no EB, nem me manifestarei sobre, pois concordo plenamente. A quem interessar, entre no portal de transparência do exercito, na folha de pagamento, e veja o quanto ganha um militar na ativa, reformado, pensionista, ou incapaz em diferentes níveis , esferas e graduações. E hà ainda os que recebem como militares e como civis......mas aqui é Brasil sendo Brasil.
Eu não manjo nada de paraquedismo, mas a impressão que eu tenho é que quando é militar, os paraquedistas têm que confiar a vida nas mãos dos superiores. Isso é foda pq o principal interessado na segurando é o próprio pqd. Se eles tivessem uma liberdade maior pra olhar e quastionar esse tipo de coisa, talvez o desfecho fosse outro. Esses garotos são muito corajosos! Eu jamais me colocaria numa situação vulnerável assim.
Pura falta de amor com o próximo Se já começou errado não podiam dar sequência quando ele estava suspenso. Pô cara a última coisa que eu faria seria soltar aquela corda, que se exploda se iam me punir mais não deixaria o rapaz cair naquelas condições O rapaz deveria está em choque ele tava naquela situação durante 5 minutos vc acha que ele ia pensar em protocolo de voo? Claro que não. Triste de mais esse fato Meus sentimentos a família
Então fosse por vc a aeronave teria pousado arrastando o PQD.Já pensouuu! alguém filmando o avião tocando na pista e arrastando o militar por centenas de metros. Foi cortada a fita pq eles liberaram um outro paraquedas p o militar e q infelizmente se enroscou no militar e no outro paraquedas. Uma tragéda, mas morreu como PQD mesmo, num salto e não num galope puxado por um monstro metálico. Deus conforte a família dele, os parentes, amigos e companheiros de profissão.
@@aroldobatista3319 acho que vc não entendeu..... Se não achei correto cortar a fita para ele cair jamais acharia certo pousar com o PQDT. Eles tinham que ter um protocolo pra colocar o soldado de volta no avião. O mal de certas estituições aqui no Brasil é esperar o problema acontecer para entrar com a PREVENÇÃO.... Se é PREVENÇÃO tem que ser ANTES, infelizmente o EXERCITO não pensou assim...nada foi feito e nem será. infelizmente mais uma VIDA perdida.... Tenho certeza que o soldado preferiria viver "PÉ PRETO" como eles dizem quem não Solta do avião( VIVO).......do que um PQDT (MORTO) que foi o lamentável destino desse jovem cheio de sonhos e projetos para por em PRÁTICA 🇧🇷
@@iliabealcantara8766 O protocolo é esse. Ele é o mesmo q noutros exército e pelo q sei até em exércitos de nações mais desenvolvidas. Lamentável isso q aconteceu, MAS mesmo q criem outro protocolo, nunca sele será infalível, faz parte de alguma coisa dá errado em tudo q envolve humanos e máquinas trabalhando juntos. Aconteceu ( ''n deveria'') um dia acontecerá novamente. Não é normal, foi triste, mas faz parte desse tipo de profissão .
Um absurdo isso! Alem de ter matado um jovem, ainda a família tem que passar por essa enorme injustiça!!! Se tivesse pagado indenização de 1 milhão ainda seria pouco.
Eu, como paraquedista militar, gostaria de saber qual seria esse outro suposto paraquedas reserva que ele ainda tinha pra acionar, como disse o Coronel. O moleque acionou o reserva. Não existia outro paraquedas pra ele acionar, eu fico puto com isso, porque se fosse um oficial morrendo, a postura dele seria outra. Me orgulho de ser paraquedista mas as vezes agradeço por ter saído das forças armadas, soldado pra eles é indiferente.
Coronel, você engana a mídia, uma cambada de paisano. Você NUNCA vai enganar a nós, PARAQUEDISTAS DE TODOS OS TEMPOS. Atitude de moleque.
O ERRO FOI DO MS E DO AUX DE MS, PONTO. O chaves fez o que foi instruído a fazer na área de estágio.
"Salvamento realizado. RESERVA!"
Homicídio culposo nos dois e ponto.
Tbm me pergunto que outro paraquedas seria esse, o reserva foi acionado como dito na própria reportagem. Como já sabemos, oficial caga pra praça, se fosse um major, a parada seria diferente. O recruta vacilou com a fita, deveria ter negado a porta, mas o aux de ms e o ms cagaram pra ele no sanha do salto, já cansei de ver essas fitas embananadas na hora de saltar, mas não ao ponto de embolar. 89.979
Concordo Guerreiro. Só merda.!!!
Pelo simples fato de ter um oficial envolvido , se fosse um praça ou um temporário já tava preso e excluído .
@@roxy_badass Isso aconteceu um dia depois do meu último salto de formação, era pra eu ter saltado no sábado, quando aconteceu essa tragédia com o Chaves, mas consegui dar meu último salto na madrugada e fechei meus 3 saltos de formação. Eu tava do lado do Campo dos Afonsos comprando meu boot marrom felizão e vi o Chaves preso na aeronave... Poderia ser eu ali sendo inspecionado porcamente por esse MS e Aux MS... O erro foi deles, não pode ficar por isso mesmo!
@@dyonlenoalves147 pois é, irmão. Eles são intocáveis, estão acima de todos os regulamentos... Conheci pouquíssimos oficiais que eram militares de verdade, conto nos dedos de uma mão só e ainda sobra.
Sinceramente, a partir do momento em que se visualizou a fita solta, como mencionado na matéria, já deveriam ter retirado o sd do grupamento que iria iniciar o processo de salto. Claramente, isso foi uma tragédia anunciada. Erros ocorrem, contudo, a partir do momento em que se conhece o procedimento e passa por cima do mesmo, assume-se o risco de ocasionar o que aconteceu.
Mas como a maior parte das coisas no exército é “caga pra essa porra negão”, o recruta morreu, o que mais me deixa com raiva nisso tudo, é que o exército se nega a pagar a pensão pra família, enquanto têm filha de coronel recebendo a pensão do pai que já está morto.
Verdade revoltante isso já deveriam ter tirado ele da fila para saltar. Coitada da família desse rapaz perdeu o filho e tbm o processo que colocou em cima desses infelizes. Coitadinho desse menino
sou Ex combatente da brigada paraquedista e o SD de trás sempre olha o equipamento do SD da frente e oque ele fez foi errado era pra avisar o SD da frente que a fita estava solta e tinha que ter avisado o mestre do salto , o MS viu e msm assim não se ligou , na horra é muita drenalina não culpo ninguém , infelizmente foi erros que poderiam ser evitados
@@experimentosexperiment8332 se não reparou o guerreiro de trás de colocar a fita no lugar, em seguida o próprio mestre de salto tbm coloca no lugar, o primeiro erro começa quando o MS não retira o militar da equipe.
INFELIZMENTE FOI UMA SUCESSÃO DE ERROS, O PRIMEIRO COMEÇA QUANDO O MILITAR NÃO É RETIRADO DA EQUIPE DE SALTADORES PARA SER SANADA A PANE DA FITA.
Uma covardia a família não receber pensão, ele morreu prestando serviço militar.
Sim mano, que falta de consideração
Tem que receber no caso a esposa e filho.
As filhas dos oficiais recebem em dia
@@daysel8685 Os pais sim, se nao tiver esposa e filhos recebendo já.
Essa é a nossa tal patria amada
E isso 4500 que vale a vida do seu SD paraquedista exército parabéns
Se esse governo aumentasse as rendas das FORÇAS ARMADAS, vc poderia sim cobrar do EB.
Fui militar por 8 anos, perdi um irmão no EB, ele sofreu um acidente no trajeto trabalho/casa, o seguro de vida de um militar por morte exercendo atividade militar e mais de 100 mil, e não e necessário o término do IPM para isso, nesse caso a família tem direito ao seguro de vida, e a pensão depende de muitos fatores, se deixou herdeiro, se os pais possuem emprego, muito complicado, aprendi muito na caserna, mais tem umas coisas como essa que vc sabe que se acontecesse com um Oficial seria totalmente diferente, mais como foi com um Sd, tentam de toda forma encobri.
@@otavioneto1923 Vamos imaginar que eu tenha 4.000 Reais. Eu tenho que pagar as contas, comprar comida, pagar o IPVA do meu carro.
Eu tenho que pagar isso tudo antes de investir em mim mesmo, isso se o dinheiro sobrar.
É o acontece no Brasil. Tem tantas coisas pro governo gastar que não sobra quase nada pra investir nas forças armadas.
Covardia
Essa é a seriedade do país que "esbafora* que devemos ser patriotas, a única preocupação é com a reputação de gente grande, os pequenos que se explodam.
Triste isso. Isso é Brasil.
@Erick Vinicius comunistas
@Erick Vinicius Colocar uma coisa com a outra é muita idiotice sua. Não é só "bolsonaristas".
Ação judicial para a mãe fazer jus à pensão.
Erro humano a terra cobre, principalmente se for erro de gente grande. Lamentável, que Deus conforte a família.
Sucessivos erros humanos, 5 minutos era tempo de sobra pra resolver essa situação, lamentável
Renan, qual o seu número de paraquedista? Ou vc ERA
ou é da FAB?
@@danielferreira7335, sentiu?
@@danielferreira7335 kkk nem no curso da sky drive que pra civil, vemos uma merda dessas
@@christophernews4403 Nunca podemos desconsiderar o contexto. Vir aqui e criticar é mole. Analise fria é mole de fazer. Óbvio que houve inúmeros erros. Mas a diferença entre um salto civil e o militar é colossal.
@@dinizklein950 👏👏👏👏
O ruim das Forças Armadas é esse corporativissimo exagerado, quando cometem um erro, tentam varrer para de embaixo do tapete.
"O ruim" kkkkk as forças so tem coisa ruim
O exército errou e a família teve indenização negada, o alto escalão enche os bolsos de dinheiro ganhando acima do teto constitucional acumulando cargos no executivo enquanto a família da tropa não tem direito a nada em caso de tragédia, são totalmente descartáveis.
@@dinizklein950 so queimaram mais ainda a imagem do exercito
Despiorando.
A família recebe da justiça, demora anos mas recebe.
@@wagnerscaglione ah então beleza vamos então descartar tudo isso que ela citou no comentário. Ufa! Demora anos mas recebe, gratidão!
@@roxy_badass não escreve besteira não… pesquisa só um pouquinho quem fez boa parte da Transamazônica … quem são médicos , dentistas e enfermeiros q vão p meio da Selva com mais 53 etnias… todo o meu respeito aos militares das 3 forças … em todo lugar tem gente boa e ruim… e com certeza se não fosse o Exército e as demais forças a Amazônia já tinha sido tomada p alguns dos estrangeiros q tanto pesquisam nela… então vai lá passar suas férias… tenho certeza q será um momento de grande aprendizado 😉
VAMOS orar pela família do rapaz que perdeu a vida.
Adianta muito isso.
@Cobain Aragão Muito tarde mas, do mesmo jeito que "orar" não adiantaria muito, a mesma coisa seria de você prestar sentimentos aos familiares.
Orar não o ressuscita, muitos menos indeniza seus familiares
Sempre tive vontade de fazer o curso de paraquedista depois da ESA... Acho inadmissível erros como esse, isso definitivamente não deveria ter acontecido e os responsáveis precisam ser punidos. Admiro muito o exército mas esse descaso com os recrutas sempre foi nojento...
Não é descaso com o recruta e sim com os praças em geral.
isso é lamentável. Tô estudando pra ESA 2023, e você?
Passou? Ingressou?
SGT BISONHO DEMAIS, O MENINO MORREU POR FALTA DE ATENÇÃO DO SGT. NESSE PAÍS NÃO VALE A PENA SERVIR É UM ANO PERDIDO DA SUA VIDA, COM RISCOS A SUA SAÚDE, LEVANDO BRONCAS E SENDO ESCULACHADO DENTRO DE QUARTEL, QUANDO EU SERVI FAZIA CONTINÊNCIA PARA MEUS SUPERIORES E ELES NEM RESPONDIAM, colocavam nós para correr km sem fazer um exame cardíaco muitos desmaiaram e ainda levavam porrada, na época eu estudava e me atrapalhou muito nos estudos para o vestibular, tínhamos que comprar várias coisas dentro do quartel como agasalhados, corte de cabelo, alimentação,ENTÃO PENSEI ISSO AQUI NÃO É LUGAR DE HONRA. SE ACONTECE ALGUMA COISA COM VC É ISSO AI QUE FAZEM DÃO 4500 REAIS para sua família E MANDAM toda ela se FUDER, MEU FILHO NÃO VAI SERVIR FODA SE OLAVO BILAC AQUELE PLAY BOY EU SOU SENZALA
Isso ai mesmo mano
Pra quem quer seguir carreira militar tem que ser por curso pra recruta eles estão cagando e andando.
tu deveria ter sido muito raro por isso levava mijada toda hora. Passa então esse 1 ano de EV seu felpando a carcaça acordando 2 da tarde.
@@otreborninibo4634 melhor trabalhar e estudar para um concurso ou vestibular isso que eu quiz dizer, mas hoje já me formei e estou bem estabilizado obrigado glória Deus
COITADO DO MENINO, É TRISTE; IMAGINA SE O BRASIL ESTIVESSE EM GUERRA? OFICIAIS BOÇAIS, FOSSILIZADOS.
AINDA PAGARAM UMA MISÉRIA DE 4 MIL E 500 REAIS E AINDA NÃO QUEREM PAGAR PENSÃO QUE INJUSTIÇA
No caso dele que era soldado ganhava bem menos que isso, média de 1600 reais
@@Victor_2001 não é só 1 salário pela instrução de salto era soldado ev é i salario de 1 ano atras 1050
@@smuandson pior ainda
@@Victor_2001 quando se morre o soldado é promovido a Sargento.
@@MarcoAntonio-qc3ms não é apenas uma graduação?
Isso se dá devido essa Formação de bosta desses MS, o Tenente e o Sgt deveriam sim ser Penalizados, eles sabem que a responsabilidade são deles, esses garotos estavam ali com medo, sabe quem eles estão em formação e toda responsabilidade é do Exército e exclusiva dos MS, servir na bgda e os caras do meu ano eram Safos, triste por esse rapaz é família dele.
Porra ms nem tem tanta culpa , muito bizonho foi o Ms Aux. confiou na palavra do recruta que era o saltador de trás e não foi verificar a fita , deu o pronto pro Ms que só lançou e recebia as fitas amarelas . Sgt bizonho matou o recruta .
PARA QUE INIMIGOS?????? O OFICIAIS DÁ CONTA DO RECADO.
Um absurdo , está provado no vídeo que o MS e o Aux de MS estavam cientes que algo estava errado ,tanto que o Sgt tentou consertar o erro e mesmo assim permitiu o salto sem verificar o equipamento , incompetentes é muito fácil culpar o praça e o Cel não tem honra de vestir a farda do EB e pior ainda a união negar a pensão á família pois o militar morreu em combate , a mãe deveria receber a pensão vitalícia com soldo de CABO.
Se negaram a pagar a pensão e pra terminar de humilhar dão uma indenização de 4500 reais. VERGONHA EB
Me lembrou do Sgt que saltou comigo que tava com o mosquetão da perna direita solto, ele só foi perceber quando já tinha enganchado e o Amazonas já tava quase na final... por pouco não aconteceu outra tragédia pouco tempo depois dessa
em menos de um ano encontrei mais de 5 videos de equipamento falhando cara, imagina aquilo que não é divulgado, isso acontece o tempo todo e ninguém faz nada.
Gen Hélder DECEPÇÃO ! Você como cmdt da Brigada só pensa em sua carreira . Vive num mundinho paralelo. Você poderia ter acrescentado no IPM , mas não fez por que quer chegar a Gen de divisão. Quando você vestir o pijama da reserva , veras que toda essa hipocrisia só te afastou da integridade e moral . Kd a moral ? Esse inquérito é uma indecência. Tenha vergonha , o mundo da voltas !!!
Assino em baixo
Ele poderia ter feito diligências e investigações mais profundas . Só visa a carreira.
Carreira + Ego + falta de empatia + arrogância + prepotência = EB / Brigada de inf Pqdt
Esse hoje general Hélder foi tenente da minha cia no ano de 91 (25° BI-PQDT, 3° Cia). Que decepção!
Se a vítima fosse OFICIAL o tratamento seria o mesmo? Fui soldado e sei a humilhação que é.
O cara é superior nem caceta
Estude para ser oficial é ponto
ficou obvio o trabalho porco do tal sargento ... se fosse um capitão que tivesse morrido e um sargento/cabo/sd fosse responsável pela morte seria punido ..
Verdade!!
Pura verdade!
Verdade
Bando de nariz em pé.
Punido não, o cara seria preso mesmo.
Mostra o único interesse das autoridades no país a vantagem de não ser julgado pelos próprios erros. Conseguem razão, em uma sequência de erros que resultou na morte de seu próprio corpo. As organizações do Brasil são auto-destrutivas. Nunca economizam no que não é necessidade. Nas necessidades estão sempre minimizando a situação por mais absurda que seja.
OFICIAIS FOSSILIZADOS, TOTALMENTE """DESPREPARADOS"""; E AINDA POR CIMA NÃO SÃO PUNIDOS """SEVERAMENTE"""", NEM SEQUER PUNIDOS; CASO O BRASIL ESTIVER EM GUERRA NEM PRECISA DE INIMIGO; DEUS ILUMINE A FAMÍLIA DO JOVEM.
Conhecendo mais de perto alguns dos nossos queridos militares, Pazuelo e tropa, essa notícia bizarra e medonha não me surpreende, nosso ex-ministro deixou as pessoas do Amazonas morrerem agonizando por oxigênio, a morte de um rapaz de 19 anos, com toda a vida pela frente, não há de ser muita coisa. Todo meu apoio a família, que busque por justiça, minha mais profunda solidariedade.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra, animal.
Eu tive o desprazer de ser comandado por esse desumano Pazuelo que tem vários incidentes na carreira apagados de sua ficha profissional. E.B de hoje não é mais o E.B de outrora.
Infelizmente houve um grande erro do mestre de salto do Sgt. auxiliar e também do oficial da FAB que passa a informação para o piloto.
Aeronave teria que pegar mais altitude para fazer o procedimento de salvamento.
Existe um recurso chamado de macaquinho é o cabo de aço que fica segurando todos os ganchos que acionam os paraquedas semi automático o cabo de aço recolhe em caso de acidente.
😞😞😞😞😞
Da FAB?
@@vitorthauan5304 sim... O piloto é da FAB
Rapaz, quanta bobagem junta. Você não sabe o que está escrevendo.
Ele não está errado de Tudo.. já teve militares estrangeiros, Argentina eua..vários países vieram fazer treinamento aqui no Brasil, com exercito e bope e também e disseram não ter coragem de saltar de paraquedas com a brigada paraquedista pela baixa altitude que os brasileiros saltam, numa zona de risco não teria tempo de reação... lá fora eles saltam quase duas vezes mais alto do que aqui no BR.. nenhum estrangeiro saltou .. pode pesquisar ..
Se fosse um parente do bolsonaro ou do pazuello vcs sabem que a coisa seria diferente né, que isso sirva de lição pros jovens que queiram entrar no exército,eles tão cagando e andando pra vcs
Falou pouco, mais falou merda
Tá envolvendo política numa parada nada a ver, irmão! Concordo com você, mas nada a ver meter política ai
@@SandroMods2022 Tem tudo a ver sim, vc é que não entendeu que o felippe fez uma analogia. Se fosse um "poderoso" como sempre acontece na bananolândia, o inquérito teria outro rumo.
@@SandroMods2022 tem tudo a ver, a gente sabe que a família recebeu só isso aí por que era um recruta de família humilde. Se fosse um figurão cabeças iam rolar.
Pelo que eu entendi o oficial Mestre de Salto simplesmente se omitiu em quase todos os procedimentos necessários e previstos para o salto. Ele como afirma o vídeo sequer aparece no local onde deveria estar em se vê um sargento auxiliar executando os procedimentos exigidos. Assim agindo o Exército mais uma vez da a entender estar sendo parcimonioso com um oficial. Tenho certeza de que se fosse um erro de um Praça todos já estariam PRESOS e no olho da RUA....Corrigam-me se eu estiver errado por favor. ...
Estão pouco se importando com a vida do rapaz, basta ver que arquivaram o caso, o que vale é proteger o Pazuzu!!!
Tem que reabrir o caso . Kd a OAB , kd as comissões de Direitos humanos. MS( mestre de salto ) foi negligente , pura imperícia. Tem que arcar com as consequências. 27 BI pqdt já foi um batalhão de honra, hoje está contaminado .
Pau no Sargento . Ele era o responsável pela segurança do salto . Houve imperícia. Salto armado e equipado deve se atentar desde a rodoviária ( local onde recebem os paraquedas ) com a equipagem . " tampa" .
Acredito em corporativismo, o sargento, o oficial e o responsável deveriam responder por crime doloso . O responsável pelo IPM , o cmdt do 27 , o Chen e o General cmdt da Brigada , foram desumanos . Sabem do erro que causou a fatalidade . E se omitiram da verdade. Hipócritas !!!
Imagina a dor da mãe e da família. " entregou vivo e o recebeu morto ." Será que se fosse filho de Oficial superior a conclusão do inquérito seria a mesma ? 😡😡😡😡😡
Decoro militar ! Não existiu . Faltou empatia por parte dos envolvidos no inquérito policial militar . O MPM tem que reabrir o caso sim ! Ta descrito todos os erros na conduta dentro da aeronave.
Meus sentimentos a família .
Só existe justiça no Brasil pra feminista/advogados arrancar dinheiro de homens bens sucedidos financeiramente com divórcio e pensão,
Recruta não tem vez,se fosse um oficial, sim,teria vez
Esse comte Cromwell deveria ter vergonha na cara e lembrar que ele é o responsável, ele é o comandante. Até comte homem tá em falta nessa merda de país, capaz de numa guerra esses políticos vestidos de farda culparem os soldados pelas derrotas que com certeza teriam a julgar a limitação intelectual para a missão de comandar.
Quanto a pensão, era um soldado, soldado é irrelevante para a força, se fosse um oficial superior estuprador, assassino ou corrupto, ah esse ia para a reserva com salário integral.
O mlk ficou pendurado era mais fácil puxar de volta do que tentar resolver o problema ali, isso foi um assassinato
Após Bolsonaro o exército ficou a cara dele.
Will VTNC!
O militar ainda teve a humilhação de ser negada a pensão a família. Absurdo!!!
o instrutor estava mais apavorado do que os que iam saltar. mas que treinamento é este?
Não é o treinamento e sim a pessoa
@@001-x6p exato, além de que todo mundo sabe que o paraquedismo militar é perigoso, não é raro acidentes assim, mas e inegável o erro humano
Revoltante! Espero que a família siga na justiça com recursos.
Militares absolvidos e pensao negada. Entao a culpa pelo acidente foi do proprio falecido? Brincadeira.
Ridícula a posição do exército com relação ao acontecido, estamos falando de uma vida humana, então somos apenas bonecos para filhos e parentes de oficiais superiores brincarem de comandar, levando em consideração a dinâmica dos fatos essa família tinha q pelo menos ser amparada pela instituição, contudo na atual situação deturpada a qual vivemos talvez se fosse um político corrupto tivessem direito a uma pensão q TB não pagaria a vida do rapaz. Triste e infeliz a posição do exército como ter empatia da sociedade diante disto. Omissos!
Valeu irmão. Bateu legal. Sou pqdt veterano e passei por isso. Primeiro eles, depois o resto...
E vc acredita msm na Folha?
Que pena cheio de provas e a justiça é cega mesma!
É por isso q NÃO me caso nunca...meu filho é o único por mim e qd chegar a idade dele NÃO será obgd a servir!Há muita sujeira embaixo dos panos das forças armadas!Admiro os guerreiros que aguentam tudo isso,Mas nenhuma mãe no mundo deveria ver (ainda mais em redes sociais)seu filho se arrebentando no chão por responsabilidade de quem deveria cuidar da segurança de tds eles!Meus sentimentos à mãe!!
Sinto muito minha senhora, mas se o quartel chamar ele n tem nada que vc possa fazer, se ele n for pro quartel ele vai pra PE.
@@pabloaleatorio ele tem 12 anos agora e é AUTOIMUNE como eu...já me informei muito sobre isso pq militares é o q não falta na minha familia😉
@@lucieneconceicao4780 leia denovo oq eu disse, ja que ele é autoimune nem iria ser chamado.
4.500$ .
Eu fiz de tudo pra ser dispensado e consegui não vale a pena ser recruta no Brasil.
@Theuzin Comenta! Conheço muito bem a ESA, EsPCEx e eu sei o que é preciso para ser um oficial ou um sargento das armas, mas a minha crítica foi feita ao ALISTAMENTO OBRIGÁTORIO.
Hoje sabemos que uma vida a serviço das forças armadas brasileiras vale R$4.500 reais.
A mais de vinte anos atrás, assinei um documento colocando minha mãe como dependente, achando que se morresse no salto ou qualquer outro exercício, ela receberia pensão de terceiro sargento, agora vejo como eu estava iludido.
Salvaram o pazuzo que matou uma galera e agora os parças no avião. BRAÇO FORTE MÃO AMIGA!!!!
Salvaram de que ? Não fez errado. Vocês estão perdidos.
Mãozada amiga!
Não fala merda
O militarismo no Brasil é uma vergonha. Falta de caráter e ignorância comandam.
Que se faça justiça com a família deste jovem, essa indenização é ridícula!
Não foi indenização. É só um seguro. Enquanto isso o exercito gasta milhões em picanha e cerveja.
@@issinhoSJN e mais ainda em recursos jurídicos para não dá a família o retorno merecido.
Com um exército desses quem precisa de inimigos?
Uma vida vale R$ 4,500 mil? tá de sacanagem isso e uma falta de respeito com a família do Soldado meus sentimentos aos familiares desse herói
Enquanto isso os oficiais tão lá tomando Viagra e aumentando o pau com dinheiro público
Esse soldado era EV? Pq no exército os cara caga pra Ev, fazem o recruta fazer as coisas na base do grito muitas vezes mal explicado por sargentinho e tenente que estão sem saco, aí da nisso (não tô afirmando nada, porém muitas vezes a causa de acidente é culpa dos instrutores)
E desse jeito mesmo
Haa então o senhor quer que pegue na mãozinha do recruta e ensine com todo amor do mundo ? 😂🤣😂🤣😂🤣🤣😂🤣😂😂🤣😂 Fique bem quetinho com sua foto de anime e sua internetzinha , quando a guerra estourar denovo . Parece que se esqueçaram como se fazem as coisas pelos ideais.
Vc que é lambe bota
@@demetriusalexsander348 vc n é ngm pra mandar alguém ficar quieto
Aí é vdd. Certo q na guerra tem q ser tudo rápido. Mas questão de armamento e paraquedas tem q ter uma aula melhor. Muitos oficiais e sargentos não tem paciência é complicado...
Esse é o exército Brasileiro, não proteja a amazônia, não pune general indisciplinado e não valoriza sua tropa. Vergonha do Brasil!
Que agonia só de assistir isso cara
sou Ex combatente da brigada paraquedista e o SD de trás sempre olha o equipamento do SD da frente e oque ele fez foi errado era pra avisar o SD da frente que a fita estava solta e tinha que ter avisado o mestre do salto , o MS viu e msm assim não se ligou , na horra é muita drenalina não culpo ninguém , infelizmente foi erros que poderiam ser evitados
Com essas ideias se fosses mesmo combatente não estaria aqui.
@@issinhoSJN O que ele disse tá certo, só quem é sabe!
Perfeitamente
A responsabilidade é do próprio é de seu canga. O resto é dobrar meios para evitar problemas de grandes proporções.
Creio q o exército só é p oficial infelizmente. Em vez de servir melhor estudar p entrar como oficial ou NPOR. Vc entra como soldado sofre, sabemos q temos q sofrer, mas o risco é grande e seu soldo não compensa mais para um país q está cheio de políticos corruptos q quer ver seu sangue escorrer em prol da grande elite.
Não se iluda meu caro, NPOR é uma bosta... Tem que entrar pela aman...
4500 R$... É esse o valor da sua vida
ELE FICOU GRITANDO MUITO APAVORADO, MAS MORREU ASSIM MESMO
Tudo o que fizeram, mostra com clareza, a "qualidade" do serviço "público"
Até hoje não sei qual foi o erro que matou meu colega de colégio, o Luzimar no primeiro salto em 61 ou 62, não tenho certeza, já que na torre, a fita passou pelo seu pescoço. Parecia um aviso. Acho impossível esse erro. Eu servi lá perto deles, pqds, nos Afonsos, mas até hoje muitos de nós não entendemos esse erro!?!!
Q triste tao jovem cheio d sonhos ser parada por erro d 2 pessoas despreparadas . Muito triste
Vi hj na tv e achei muito triste, quanto descaso com a vida humana... tenho pavor de altura, que dor pra família ver esses últimos momentos dele, que aflição.
Como a justiça militar é permissiva? O video é claro, se tem problema no equipamento retira o sd e continua com os demais. Ninguem sai da garagem de carro faltando um pneu ou decola sem gasolina suficiente pra missão.
Nunca assumem a responsabilidade de nada. Sempre se inocentam de todas os erros que cometem.
Oq será ela pensou durante a queda…
Reparem o vídeo com atenção
O " auxiliar " checa os equipamentos dos soldados com certa pressa.
Veja o momento que ele da um impurãozinho no rapaz falecido e pra mim foi o que menos teve atenção
o soldado da retaguarda vê o erro e tenta corrigir mas é interrompido pelo" auxiliar " que nein se quer presta atenção no que faz e ainda tira atenção daquele que tentou ajudar estranho é que a mesma fita se solta novamente 🤔
Pra mim esse caso tem que ser investigado a fundo
Se teve intenção que seja punido e outro detalhe é que ele era um " auxiliar " que só deveria atuar se o superior dele visse capacidade no mesmo.
Reparei isso tmb
Revoltante!!
Por erro de uma pessoa imprudente ser responsável por vidas, essa pessoa que errou deveria nunca mais trabalhar com isso.
Um paraquedista em formação é muito inexperiente pra sair de uma situação cono essa! Tinha apenas 3 saltos!
Não sei pq essa tara desse povo pelas forças armadas. Ali dentro tem muitos sacanas.
Pelo visto esses Oficiais não fizeram revista de equipamento nos recrutas, assim como fazem com nós antigos.🤦🏻♂️
Servi o exercito ou ser policial é sem futuro aqui no Brasil.
Nada mais do que justo o pagamento da pensão, pois nada vai trazer a vida do rapaz de volta.
Imagina na guerra quantos não irão morrer antes de chegar ao chão por falta de bons equipamentos e bons instrutores
Puta vida passei por isso em Portugal quando estava nos paraquedistas,fiquei pendurado por um bom tempo a minha sorte foi ter o facão do mano comigo curti a tira estratora do paraquedas principal e logo de seguida adicionei o reserva que por milagre estava em perfeitas condições mesmo assim ainda parti uma perna,mas para mim acabaram ali naquele momento os saltos.. Curso muito arriscado não conpensa para a merda de dinheiro que te dão de sobecidio de risco todos os meses
Graças a DEUS não fiquei no quartel 😎😎😎
Imprudência humana, eles tem que pagar por esta morte, era um garoto de 19 anos!!
Procedimentos que causaram um Acidente lamentável. Jamais poderia ter acontecido . Deus esteja com você pqd. Herói.
Um absurdo o resultado final deste IPM. Dizer que o saltador teria ainda o paraquedas reserva para acionar quando os demais, principal e o de Salvamento estariam impedindo uma abertura facilitada do reserva é algo inadmissível. O paraquedista que faleceu ficou vários minutos passando pela ZL (zona de lançamento) sem que houvesse uma definição do socorro, uma vez que as atribuições dos responsáveis pelo salto foram alteradas, e para completar a tragédia o equipamento de salvamento não foi ancorado. Nota-se que o militar que foi advertido pelo outro soldado, no que tange a fita distendida estava nervoso, provavelmente novato naquela função. Se fosse um oficial morto a história seria outra.
é assim que vamos para a guerra !? Com este nível 🤔
A única guerra que nosso exército trava é contra o próprio povo.
@@paulopacheco8310 assim é muito fácil
E pq raios não usam o motor pra puxar o sd de volta? Que procedimento mais burro.
Não existe esse procedimento no Brasil. O procedimento é o salvamento com o paraquedas. Infelizmente com uma sucessão de erros o final foi trágico.
Esse equipamento não existe no Brasil
@@thiagoperez279 Já fiz intercâmbio na Argentina, lá existe esse procedimento para puxar o saltador para dentro da aeronave caso ele esteja inconsciente, caso esteja consciente o 2° procedimento o próprio saltador corta a sua fita com uma faca (que vai acoplada em cima do reserva) logo em seguida aciona o seu reserva.
No Brasil o procedimento é engatar o paraquedas de salvamento e liberar. Porém nesse caso do Brasil foram vários fatores, todas as médias de segurança e check list nao foram feito tanto que o ocasionou o acidente.
Vou falar para o meu irmão ou qualquer outro ente querido não entrar para o exército a vida de um recruta para eles custa 4500 de seguro de vida
O Exercito sendo exército,esse caso não e nem 1% dos acidentes causados por falta de cuidado por parte dos oficiais do exército,se for ver na AGU vcs irão se apavorar com a quantidade de Processos que o Exercito Brasileiro responde por acidente iguais a estes.
Pq não puxou o cara de volta pra o avião quando ele estava preso?
Quero ser paraquedista, não importa o que antes de saltar fazer orações por que aquela pode ser a última.
Que Deus leve esse paraquedista.
lembrando que todo paraquedista tem que verificar os seu equipamentos e depois verifica o equipamento do paraquedista da frente e logo depois o MS olha o equipamento tbm então são 3 pessoas que olham os equipamentos para não ocorrer erros
Rles olharam mais os responsáveis pelos salto foram omissos
O cara ficou 5 minutos agarrado sabendo que iria morrer.
Depois de 2 minutos deu pra se acalmar orar e pedir por salvação, eu espero
Será que o corre corre impediu a observação do MS. É possível parar ou diminuir com corre corre?
E lamentável ver este tipo de situação eu que tentei realizar o curso de comandos e estaria sendo enviado para pós curso para a Brigada Paraquedista realizar mais este outro curso , vendo tamanha covardia do EB com a família do Soldado e realmente lamentável , não realizei o curso de PQD mas ate no que eu sei no salto enganchado tem um paraquedas que e acionado no salto assim que o guerreiro salta e caso este falhe tem outro o reserva , como disse , não realizei o curso não posso dizer nada por isto agora a unica coisa que posso dizer e que o exercito e feito para oficiais só mente oficiais nada mais o restante praças de toda a formas são meros estrumamentos de seu trabalho simples assim e soldados temporários tem seu tempo de serviço já pre programado em tão pode ralar o guerreiro a vontade são palavras de um OFICIAL de alta patente em um vídeo aqui no RUclips , tenho orgulho de ter servido ao meu pais mas quando vejo a diferenciação entre praças e oficiais não sei se deixaria um filho meu servir não , quem foi militar sabe sobre o que eu falo neste relato , agora pensa se neste caso se fosse um oficial no lugar do soldado o que teria acontecido com o mestre de salto e seu auxiliar fora o valor que a família dele receberia mais pencão etc etc . Infelizmente impera no Brasil em todos os lugares o corporativismo o abafa o caso e todo mundo sabe bem disto , a apuração dos fatos e feito por uma junta militar e esta e formada por militar isto não funciona quem deveria apurar seria outro órgão e não e assim somente no EB mas em todos órgão públicos se não não funciona as coisas , falha humana clara e não do equipamento ou seja ele não devia nem ter saltado , tudo bem somos humanos passiveis de erros , mas veja um paraquedas não abril suas cordas poderiam estar enrolada no corpo do militar como que o outro paraquedas poderia abrir ? Como eu não realizei o curso não posso falar sobre o terceiro paraquedas mas ate então desconheço sua existência . Este relato não e para achar culpados e menus ainda para desmoralizar a instituição mas tem muita coisa que deveria mudar tanto no EB como em toda cadeia de órgãos publico no BRASIL e no meu humilde intendimento a família tem todo o direito de pencão pois a falha foi humana e não do equipamento , querem entrar no EB estude para oficial ou no minimo para sergesto mas já adianto e (auxiliar) de oficial funções muito diferentes e quando a um erro ele e cobrado de cima para baixo entendeu .Meus pêsames a família do irmão de farda .
Se não houve falhas o mlk tinha que estar vivo 🤦🏻♂️
Cansei de ver descaso com Sd no EB, vivi isso.
Mas não és nem foste militar.
@@fadecgoncalves Quem? Só 2 anos EB, hj 20 de BM.
@@jeanluiz2190
Pra esse bovino aí, militar de verdade tem que achar lindo toda aquela babaquice senão não foi militar de verdade.
Aflição na hr que ele tá preso no avião. Ele tinha crtz que ia morrer...
É por essas e por outras que digo que o exercíto brasileiro não tem preparação soficiente para executar missões
Eles encobrem tudo como ja de se esperar ,coitado do soldado faleceu por negligência dos outros,triste!
Sou ex militar , no meu ver o sd apontou o problema e fizeram vista grossa, se fosse eu, teria saido da fila, era minha vida em questão . No exercito falta muito investimento em treinamentos e formas de como deve ser realizado certos processos. Admiro agora as fileiras do exercito se negar a pagar a pensão para o ex militar o que é frustrante, mostrando que o ser humano não tem valor algum infelizmente...."vergonha"
O certo era o instrutor pular com outro paraquedas e arrastar ele pra baixo, falta de responsa já tá ruim fico pior e ninguém tá nem ai
ME RECUSO A ACREDITAR NESSE RESULTADO ! MEU DEUS !
😱😲😵😨😱😲😵😨😱😲😵😨😱😲
CUBATÃO / SÃO PAULO
BRASIL
Vou mentir nao 3 paraquedas e nenhum abriu, era hora do mlk.
Lamentavel!!!
O valor da vida do guerreiro 4.500 reais.. absurdo
Isso é muito perigoso! Qualquer erro é mortal
Fui paraquedista e dobrador...
Também andei na recolha das fitas
Dentro do avião...
E os lagadores não o guixaram...
2 opção como é possível no segundo paraquedas de resgate não ter uma fita estática??
So observando, com respeito aos familiares e amigos, o erro inicial foi do próprio paraquedista de combate. E que é impossível não receberem a pensão por morte, a qual é paga no como sargento.
Tragédia anunciada, ou consentida. Mas o mais inédito, eu acredito, é o valor de R$4,500 como seguro de vida, onde há uma clara visualização de um erro operacional militar. E mais inédito ainda, é o fato de se ter servidores militares "afastados" ou "reformados" com problemas mentais e/ou incapazes, ganhando mais de R$ 5.330 de pensão militar, ou ainda familiares de militares falecidos no âmbito de suas funções ou não (que seriam no caso filha que não seja casada, esposa, ou representante legal em caso de incapaz) que são bancados pelo fundo militar de pensão ate o final de suas vidas a valores exorbitantes. Não estou aqui criticando valores ou quem está sendo mantido por pensão no atual cenário, mas sim o fato de um militar que foi alvo de negligência de seu superior ou oficial imediato, evento esse que resultou em sua morte EM SERVIÇO, não ter direito uma pensão vitalícia à sua família. Mas como vi em comentários anteriores ao meu, dizendo que somente os oficiais e cargos graduados, são valorizados no EB, nem me manifestarei sobre, pois concordo plenamente.
A quem interessar, entre no portal de transparência do exercito, na folha de pagamento, e veja o quanto ganha um militar na ativa, reformado, pensionista, ou incapaz em diferentes níveis , esferas e graduações. E hà ainda os que recebem como militares e como civis......mas aqui é Brasil sendo Brasil.
Eu não manjo nada de paraquedismo, mas a impressão que eu tenho é que quando é militar, os paraquedistas têm que confiar a vida nas mãos dos superiores.
Isso é foda pq o principal interessado na segurando é o próprio pqd. Se eles tivessem uma liberdade maior pra olhar e quastionar esse tipo de coisa, talvez o desfecho fosse outro.
Esses garotos são muito corajosos! Eu jamais me colocaria numa situação vulnerável assim.
Pura falta de amor com o próximo
Se já começou errado não podiam dar sequência quando ele estava suspenso.
Pô cara a última coisa que eu faria seria soltar aquela corda, que se exploda se iam me punir mais não deixaria o rapaz cair naquelas condições
O rapaz deveria está em choque ele tava naquela situação durante 5 minutos vc acha que ele ia pensar em protocolo de voo? Claro que não.
Triste de mais esse fato
Meus sentimentos a família
Então fosse por vc a aeronave teria pousado arrastando o PQD.Já pensouuu! alguém filmando o avião tocando na pista e arrastando o militar por centenas de metros. Foi cortada a fita pq eles liberaram um outro paraquedas p o militar e q infelizmente se enroscou no militar e no outro paraquedas. Uma tragéda, mas morreu como PQD mesmo, num salto e não num galope puxado por um monstro metálico. Deus conforte a família dele, os parentes, amigos e companheiros de profissão.
@@aroldobatista3319 acho que vc não entendeu..... Se não achei correto cortar a fita para ele cair jamais acharia certo pousar com o PQDT.
Eles tinham que ter um protocolo pra colocar o soldado de volta no avião.
O mal de certas estituições aqui no Brasil é esperar o problema acontecer para entrar com a PREVENÇÃO.... Se é PREVENÇÃO tem que ser ANTES, infelizmente o EXERCITO não pensou assim...nada foi feito e nem será. infelizmente mais uma VIDA perdida.... Tenho certeza que o soldado preferiria viver "PÉ PRETO" como eles dizem quem não Solta do avião( VIVO).......do que um PQDT (MORTO) que foi o lamentável destino desse jovem cheio de sonhos e projetos para por em PRÁTICA 🇧🇷
@@iliabealcantara8766 O protocolo é esse. Ele é o mesmo q noutros exército e pelo q sei até em exércitos de nações mais desenvolvidas. Lamentável isso q aconteceu, MAS mesmo q criem outro protocolo, nunca sele será infalível, faz parte de alguma coisa dá errado em tudo q envolve humanos e máquinas trabalhando juntos. Aconteceu ( ''n deveria'') um dia acontecerá novamente. Não é normal, foi triste, mas faz parte desse tipo de profissão .
E ainda segurou a pensão da família. É uma vergonha.
Um absurdo isso! Alem de ter matado um jovem, ainda a família tem que passar por essa enorme injustiça!!! Se tivesse pagado indenização de 1 milhão ainda seria pouco.