Sou estudante de contabilidade, e gosto de assistir os vídeos pois traz uma linguagem mais prática de como acontece a contabilidade no dia-a-dia e suas causas e efeitos. Parabéns a Sevilha Contabilidade pela iniciativa de multiplicar o conhecimento.
Gostaria de agradecer pelas informações fáceis que foram passadas. Realmente esse assunto é completo para nós leigos. Esse vídeo me ajudou bastante para fazer meu artigo sobre impostos! Agradeço mesmo pela publicação!
AMIGO VICENTE SEVILHA, PODERIA FAZER UM VÍDEO, SOBRE APURAÇÃO DO ICMS DE AÇOUGUE NO LUCRO PRESUMIDO, TEM MUITAS PESSOAS EM DÚVIDA, DE COMO FAZER ESTA APURAÇÃO. MUJITO GRATO. RICARDO.
Em determinado momento em seu vídeo, você comentou que as retenções devem ser feitas de forma separada, mas acredito que está equivocado. Para recolher através de um DARF apenas posso utilizar o código 5952 (Retenção de Cofins, CSLL e PIS/Pasep sobre Pagamentos Efetuados por Pessoas Jurídicas de Direito Privado). Mas o restante está legal. Parabéns pela iniciativa. Queria ver o vídeo que você trata do IRRF sobre serviços prestados por pessoa jurídica. Procurei mas não encontrei.
Muito bom o vídeo, tenho uma dúvida, no caso de haver uma filial e eu prestar serviço tanto da matriz quanto para filial para um mesmo cliente, devo considerar a soma dos pagamentos consolidada(matriz e filial) ou separado?
Obrigada pelo comentário, João Rodrigues.. Agora, tenho uma dúvida: qdo eu for reter as contribuições federais, dentro de um mês de pagamento pode haver notas do mesmo prestador que tenha sido emitida em períodos diferentes. Essa data de emissão, então, não será levado em consideração, certo? Outra dúvida: como devo reter as contribuições qdo um terceiro pagamento não tiver valor suficiente? Ex. 1º pg 3.200, 2º pg 1.700, 3º pg 200, Total contrib. a reter 237,15.
não, maria pelo que eu entendi vc só ira reter da ultima NF todo os percentual desta contribuição que é o PIS COFINS E CSLL no valor total da notas emitidas durante o mes e gera os darf mandar recolher separadamente.
olha, muito bom mesmo... vc devia fazer um convenio com alguma faculdade EAD para usar suas aulas de forma oficial, pois a faculdade que estou fazendo não apresenta a qualidade de aula que vc oferece, de graça. Estudo Contábeis na UNISA.
Ola boa tarde! Prestei um serviços com retenções federais a pessoa juridica quando devo me creditar desses impostos? Quando o tomador pagar? Qual lei diz isso?
Gostaria de saber o que fazer quando tenho várias notas emitidas do mesmo valor e do mesmo cliente com o mesmo vencimento. Quando gero a Guia de recolhimento ela gera o mesmo código de barras para todas. Esse caso ocorreu devido ao acordo de pagamentos pendentes.
Por gentileza, na hipótese do tomador do serviço ser uma empresa de economia mista, através de reserva de hospedagem para seu empregado (PESSOA FÍSICA) e do outro lado, termos um HOTEL, empresa PESSOA JURÍDICA, e sendo o pagamento das diárias efetuado através de cartão de viagens corporativas individual (no nome do empregado - PF), no momento do check-out no faturamento do valor da hospedagem (PJ) cabe a realização de retenções de tributos na NOTA FISCAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (lembrando que a NF do estabelecimento hoteleiro (PJ) será emitida no nome do empregado (PF), sendo o pagamento da fatura bancária gerada pelo banco efetuado pela empresa de economia mista (PJ)) ? Agradeço a presteza e atenção para conosco. Obrigado.
Tenho uma dúvida, tenho um prestador de serviço de hemodiálise e tem descrito serviço de 1.000,00 e material e medicamentos de 17.000,00 o valor total da NF 18.000,00 e os tributos retidos de ISS/PIS/COFINS/CSLL/IR sobre 18.000,00. Está correto? Ou seria somente sobre o serviço de 1.000,00
Pergunta no caso de empresa do simples tomadora de serviço e obrigada a fazer as retenções? Na condição de TOMADORA do serviço Primeiramente iremos abordar o art. 30 - § 2o da Lei 10.833/03, que faz menção ao Simples Nacional quando estiver na condição de tomador do serviço. “Lei 10.833/03 Art. 30. Os pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas de direito privado, pela prestação de serviços de limpeza, conservação, manutenção, segurança, vigilância, transporte de valores e locação de mão-de-obra, pela prestação de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, bem como pela remuneração de serviços profissionais, estão sujeitos a retenção na fonte da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, da COFINS e da contribuição para o PIS/PASEP. § 2oNão estão obrigadas a efetuar a retenção a que se refere o caput as pessoas jurídicas optantes pelo SIMPLES.” A legislação acima citada é clara quando desobriga empresas optantes pelo Simples Nacional a efetuar retenções da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, da COFINS e da contribuição para o PIS/PASEP. Uma vez que quem “efetua” retenção é o tomador do serviço. Tal fato é reforçado pela Instrução Normativa - Secretaria da Receita Federal número 459, de 16 de outubro de 2004, em seu art. 1º - § 6º. “IN SRF nº 459/04 Art. 1º Os pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas de direito privado a outras pessoas jurídicas de direito privado, pela prestação de serviços de limpeza, conservação, manutenção, segurança, vigilância, transporte de valores e locação de mão-de-obra, pela prestação de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, bem como pela remuneração de serviços profissionais, estão sujeitos à retenção na fonte da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) , da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep. § 6ºNão estão obrigadas a efetuar a retenção a que se refere o caput,as pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) .” Após os esclarecimentos acerca das retenções do PIS, da COFINS e da CSLL, é preciso ainda abordar como devemos proceder quando a empresa tomar um serviço sujeito a retenção do Imposto de Renda, e a resposta é direta: Na condição de tomador do serviço, a empresa optante pelo Simples Nacional, deverá efetuar a retenção do Imposto de Renda na Fonte, pelo simples fato de não haver previsão legal de dispensa para essa ocasião.
Boa noite sr Vicente, estou montando minha declaração e tenho uma dúvida: Tenho um imóvel da Cohab e está em regime de arrendamento pela caixa econômica. Poderia por gentileza explicar como posso fazer. Desde já agradeço.
Bom dia... uma duvida... quando preencher a darf para pagamento atraves do darf-online... o cnpj sera do fornecedor do serviço ou do pagador ? Tem que informar o numero da nf ? caso o cnpj seja do pagador do serviço tem que informar o cnpj do fornecedor ? Gostei mto do tutorial e agradeço desde ja pelas dicas. meu nome é Pedro e sou de um condominio e temos essas duvidas . obrigado
Tenho uma dúvida, quando tenho vários pagamentos pra mesma PJ dentro do mesmo mês, e todos os pagamentos escedem a 5 mil, eu retenho PIS, COFINS e CSLL de cada NF?
Fiquei com uma dúvida. Valor menor que R$5.000,00 a tomadora não precisa fazer a retenção. Mas nesse caso, a prestadora não precisa fazer o recolhimento do PIS e COFINS? O governo então deixaria de receber esses valores?
Muito bom o video !. Uma duvida, como fica para a empresa que prestou o serviço? Ela recolheu os impostos por competencia, mas no pagametno houve retenção. Parece que foi então pago 2x. ta certo?
Olá! Se eu ja faço o pagamento mensal das guias DAS como MEI eu preciso pagar o imposto sobre o valor na pretaçao de serviço para gerar a Nota Fiscal ?
Olá! eu tenho um mei minha dúvida é! eu não tenho conta jurídica, tenho uma poupança como pesso física, todo dinheiro q colocar nessa conta , tipo seguro desemprego ou algum imóvel particular meu q vender E colocar nessa conta, eu terei q declarar imposto d renda como mei?
ARE = Apuração do Resultado do Exercício nada mais é que o confronto das contas de Despesas - Receitas a diferença gera o Resultado Operacional, sobre o qual eh aplicado as alíquotas de IR e CSLL..
Cássio Vieira gosto muitos dos seus videos pois to fazendo um curso téc. em contabilidade ,e pretendo fazer ciências contábeis , a minha dificuldade é na hora de calcular ARE.
Pis: PERDI O PIS, POR CAUSA DO PRIMEIRO PATRONAL. FUI EFETIVADO EM 09/1988 MAS, HOUVE MUDANÇAS EM 04/10/1988 E SÓ EM 09/1989, FUI CADASTRADO NO PIS. DR. O QUE PODE SER FEITO??
Esse video me salvou de perder uma oportunidade em uma multinacional! Muito bom!
Olá Pedro,
Que bacana!!! Ficamos muito felizes por você :)
Um abraço e sucesso.
Muito interessante.. muito didático.. também sou iniciante e preciso aprender tudo de tributação.
Sinto-me muito bem vendo seus vídeos. São muito explicativos. Obrigado por dividir o conhecimento.
Obrigado Adilson.
Um abraço e tudo de bom!
parabéns Vicente mais uma vez vc explica muito bem eu não entendia nada deste retenção agora estou ciente, valeu
Sou estudante de contabilidade, e gosto de assistir os vídeos pois traz uma linguagem mais prática de como acontece a contabilidade no dia-a-dia e suas causas e efeitos. Parabéns a Sevilha Contabilidade pela iniciativa de multiplicar o conhecimento.
Que explicação sensacional, não é a toa que vc está entre os melhores, inspiração é o nome! Obrigado!
Excelente aula!!! Esclareceu muita coisa que ainda estavam meio que obscura pra mim. Show de bola.
Sevilha sou seu fã,você é dimais, sempre assisto seus vídeos.
Muito boas as explicações, muito dada ao entendimento, por se tratar de maneira fácil e eficaz.
Parabens pela aula super explicativa, conteudo de ouro.
Parabéns pelo trabalho. Os vídeos ajudam muito.
Adorei... Estou começando a acompanhar seu trabalho agora e estou adorando... parabéns....
Parabéns estou aprendendo muito com vocês 👏
adorei... vídeo com bastante clareza e objetividade...
Obrigada pelas informações... Os vídeos são de fácil entendimento e mto úteis!!
Seus vídeos tem me ajudado bastante... #sevilhaflix
Gostaria de agradecer pelas informações fáceis que foram passadas. Realmente esse assunto é completo para nós leigos. Esse vídeo me ajudou bastante para fazer meu artigo sobre impostos! Agradeço mesmo pela publicação!
Obrigado Lucas,
Ficamos felizes em ter te ajudado!
Um abraço
MUITO BOM ESSES VIDEOS. VCS ESTÃO DE PARABÉNS. OBRIGADO POR ESCLRECER MINHAS DUVIDAS.
Parabéns seus videos são muito bem produzidos e super esclarecedores!!
Vídeo bem didático, muito bom!Parabéns!
vc explica maravilhosamente bem, tem me ajudado muito !!!
Nossa parabéns, por explicar com tanta clareza
Obrigado Égina,
Ficamos felizes que nossos vídeos tenham te ajudado!
Um abraço e tudo de bom.
Video perfeito. Gostei do exemplo no final
Muito bom, me ajudou bastante esse vídeo😀
Eu ter que saber quais impostos a empresa que eu vou contratar paga é demais...
Obrigado pela explicação.
Perfeito! Explica maravilhosamente bem!
Obrigado!
Agradeço pela ótima explicação!
Olá Cintia,
Nós que agradecemos pela visita em nosso canal!
Um abraço e tudo de bom.
Muito bom esse seu video. Muito pratico. Adorei!
Muito boa a aula.
O senhor e bom
AMIGO VICENTE SEVILHA, PODERIA FAZER UM VÍDEO, SOBRE APURAÇÃO DO ICMS DE AÇOUGUE NO LUCRO PRESUMIDO, TEM MUITAS PESSOAS EM DÚVIDA, DE COMO FAZER ESTA APURAÇÃO. MUJITO GRATO. RICARDO.
Bom Demais,Muito Obrigada!
Parabéns pelo vídeo! !
OBRIGADA, ÓTIMA AULA.
Obrigado Viviane!
Um abraço.
Show de bola!
Servilha vc é SHOW!
Mas vc PD me dar explicação sobre desconto de PSS e IR na fonte de precatórios?
Obrigado Rosimeire!
Envie sua dúvida para www.sevilha.com.br/tenhoduvidas, por gentileza.
Um abraço e tudo de bom.
Muito bom mesmo!
Legal. Muito bom.
Excelente vídeo, adorei!
Em determinado momento em seu vídeo, você comentou que as retenções devem ser feitas de forma separada, mas acredito que está equivocado. Para recolher através de um DARF apenas posso utilizar o código 5952 (Retenção de Cofins, CSLL e PIS/Pasep sobre Pagamentos Efetuados por Pessoas Jurídicas de Direito Privado). Mas o restante está legal. Parabéns pela iniciativa. Queria ver o vídeo que você trata do IRRF sobre serviços prestados por pessoa jurídica. Procurei mas não encontrei.
Poderia postar um novo vídeo já com as alterações dada pela Lei 13.137/2015? :)
a única coisa é que não há mais limite de R$ 5.000,00 a partir de 22/06/15
Boa noite leonardo. Ainda existe algum limite?
R$10,00
Muito bom o vídeo, tenho uma dúvida, no caso de haver uma filial e eu prestar serviço tanto da matriz quanto para filial para um mesmo cliente, devo considerar a soma dos pagamentos consolidada(matriz e filial) ou separado?
Obrigada pelo comentário, João Rodrigues..
Agora, tenho uma dúvida: qdo eu for reter as contribuições federais, dentro de um mês de pagamento pode haver notas do mesmo prestador que tenha sido emitida em períodos diferentes. Essa data de emissão, então, não será levado em consideração, certo? Outra dúvida: como devo reter as contribuições qdo um terceiro pagamento não tiver valor suficiente? Ex. 1º pg 3.200, 2º pg 1.700, 3º pg 200, Total contrib. a reter 237,15.
Boa tarde, como se faz o lançamento do abatimento do imposto a pagar com o retido?
NOTA 10000!!!!!
não, maria pelo que eu entendi vc só ira reter da ultima NF todo os percentual desta contribuição que é o PIS COFINS E CSLL no valor total da notas emitidas durante o mes e gera os darf mandar recolher separadamente.
olha, muito bom mesmo... vc devia fazer um convenio com alguma faculdade EAD para usar suas aulas de forma oficial, pois a faculdade que estou fazendo não apresenta a qualidade de aula que vc oferece, de graça. Estudo Contábeis na UNISA.
Quem tá começando na área assistindo em 2020 dá um like.
Ola boa tarde! Prestei um serviços com retenções federais a pessoa juridica quando devo me creditar desses impostos? Quando o tomador pagar? Qual lei diz isso?
Selma nos lançamentos de Débitos/Créditos clique na 'CSRF' e la que você deve efetuar os lançamentos dos impostos retidos.
Muito bom
Gostaria de saber o que fazer quando tenho várias notas emitidas do mesmo valor e do mesmo cliente com o mesmo vencimento.
Quando gero a Guia de recolhimento ela gera o mesmo código de barras para todas.
Esse caso ocorreu devido ao acordo de pagamentos pendentes.
varejista tem direito a credito do icms ?
Por gentileza, na hipótese do tomador do serviço ser uma empresa de economia mista, através de reserva de hospedagem para seu empregado (PESSOA FÍSICA) e do outro lado, termos um HOTEL, empresa PESSOA JURÍDICA, e sendo o pagamento das diárias efetuado através de cartão de viagens corporativas individual (no nome do empregado - PF), no momento do check-out no faturamento do valor da hospedagem (PJ) cabe a realização de retenções de tributos na NOTA FISCAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (lembrando que a NF do estabelecimento hoteleiro (PJ) será emitida no nome do empregado (PF), sendo o pagamento da fatura bancária gerada pelo banco efetuado pela empresa de economia mista (PJ)) ? Agradeço a presteza e atenção para conosco. Obrigado.
Bom dia Pedro,
Por gentileza, envie sua dúvida para www.sevilha.com.br/tenhoduvidas.
Um abraço e obrigado!
Obrigado!
Olá Roger,
Nós que agradecemos pela visita em nosso canal!
Um abraço e tudo de bom.
Show
Com este video vejo que minha contabilidade está errando porque o valor do imposto que eles me enviam não está debitanddo este valor retido
como faço para obter os comprovantes de rendimentos pagos e de retenção de imposto retido na fonte? trabalhei en duas empresas en 2013...
Tenho uma dúvida, tenho um prestador de serviço de hemodiálise e tem descrito serviço de 1.000,00 e material e medicamentos de 17.000,00 o valor total da NF 18.000,00 e os tributos retidos de ISS/PIS/COFINS/CSLL/IR sobre 18.000,00. Está correto? Ou seria somente sobre o serviço de 1.000,00
Houve alguma alteração sobre o valor, de $5.000, que era dispensado , a retenção?
Pergunta no caso de empresa do simples tomadora de serviço e obrigada a fazer as retenções?
Na condição de TOMADORA do serviço
Primeiramente iremos abordar o art. 30 - § 2o da Lei 10.833/03, que faz menção ao Simples Nacional quando estiver na condição de tomador do serviço.
“Lei 10.833/03
Art. 30. Os pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas de direito privado, pela prestação de serviços de limpeza, conservação, manutenção, segurança, vigilância, transporte de valores e locação de mão-de-obra, pela prestação de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, bem como pela remuneração de serviços profissionais, estão sujeitos a retenção na fonte da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, da COFINS e da contribuição para o PIS/PASEP.
§ 2oNão estão obrigadas a efetuar a retenção a que se refere o caput as pessoas jurídicas optantes pelo SIMPLES.”
A legislação acima citada é clara quando desobriga empresas optantes pelo Simples Nacional a efetuar retenções da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, da COFINS e da contribuição para o PIS/PASEP. Uma vez que quem “efetua” retenção é o tomador do serviço.
Tal fato é reforçado pela Instrução Normativa - Secretaria da Receita Federal número 459, de 16 de outubro de 2004, em seu art. 1º - § 6º.
“IN SRF nº 459/04
Art. 1º Os pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas de direito privado a outras pessoas jurídicas de direito privado, pela prestação de serviços de limpeza, conservação, manutenção, segurança, vigilância, transporte de valores e locação de mão-de-obra, pela prestação de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, bem como pela remuneração de serviços profissionais, estão sujeitos à retenção na fonte da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) , da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep.
§ 6ºNão estão obrigadas a efetuar a retenção a que se refere o caput,as pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) .”
Após os esclarecimentos acerca das retenções do PIS, da COFINS e da CSLL, é preciso ainda abordar como devemos proceder quando a empresa tomar um serviço sujeito a retenção do Imposto de Renda, e a resposta é direta: Na condição de tomador do serviço, a empresa optante pelo Simples Nacional, deverá efetuar a retenção do Imposto de Renda na Fonte, pelo simples fato de não haver previsão legal de dispensa para essa ocasião.
Bom dia Norivaldo,
Envie sua dúvida para www.sevilha.com.br/tenhoduvidas, por gentileza.
Um abraço e obrigado!
Tenho uma construtora e tenho dúvidas em relação com o importo.
Mim ajuda a entender melhor
ainda continua o valor pra retenção no valor de 5.000 em 2024?
boa noite. pis, confins e csll sao contribuições sociais. quais sao as federais? É o IR?
Boa noite sr Vicente, estou montando minha declaração e tenho uma dúvida: Tenho um imóvel da Cohab e está em regime de arrendamento pela caixa econômica. Poderia por gentileza explicar como posso fazer. Desde já agradeço.
Muito bom!
Bom dia... uma duvida... quando preencher a darf para pagamento atraves do darf-online... o cnpj sera do fornecedor do serviço ou do pagador ? Tem que informar o numero da nf ? caso o cnpj seja do pagador do serviço tem que informar o cnpj do fornecedor ?
Gostei mto do tutorial e agradeço desde ja pelas dicas.
meu nome é Pedro e sou de um condominio e temos essas duvidas . obrigado
Não acontece de reter os impostos com valor abaixo de 5.000,00?
como faço para informar na dctf uma retenção de pis cofins e csll e ir
Senti falta do ISS retido para quem é e não é opiante do simples
Tenho uma dúvida, quando tenho vários pagamentos pra mesma PJ dentro do mesmo mês, e todos os pagamentos escedem a 5 mil, eu retenho PIS, COFINS e CSLL de cada NF?
Fiquei com uma dúvida. Valor menor que R$5.000,00 a tomadora não precisa fazer a retenção. Mas nesse caso, a prestadora não precisa fazer o recolhimento do PIS e COFINS? O governo então deixaria de receber esses valores?
o limite de 5000,00 é baseado na data de pagamento ou na data de emissão da NF?
Muito bom o video !. Uma duvida, como fica para a empresa que prestou o serviço? Ela recolheu os impostos por competencia, mas no pagametno houve retenção. Parece que foi então pago 2x. ta certo?
Olá! Se eu ja faço o pagamento mensal das guias DAS como MEI eu preciso pagar o imposto sobre o valor na pretaçao de serviço para gerar a Nota Fiscal ?
E quando o tomador não recolher a retenções o que fazer pra se resguardar???
Bom dia Welinton,
Envie sua dúvida para www.sevilha.com.br/tenhoduvidas, por gentileza.
Um abraço e obrigado!
👏
Boa tarde, A lista de Serviços que está no site s Sevilha está atualizada?
Bom dia Luiz,
Está sim!
Um abraço.
Estas alíquotas de COFINS E PIS estao sobre o lucro presumido (cumulativo) faltou avisar este detalhe ! lucro real é diferente
Olá! eu tenho um mei minha dúvida é! eu não tenho conta jurídica, tenho uma poupança como pesso física, todo dinheiro q colocar nessa conta , tipo seguro desemprego ou algum imóvel particular meu q vender E colocar nessa conta, eu terei q declarar imposto d renda como mei?
Boa tarde João Paulo,
Por gentileza, envie sua dúvida para www.sevilha.com.br/tenhoduvidas.
Um abraço e obrigado.
Em uma NF com parcelamentos o PCC este deve ser retido integral na primeira ou parceladamente?
Olá, Nilma!
Por gentileza, nos envie sua dúvida diretamente no e-mail contato@sevilha.com.br.
Obrigado por nos acompanhar, abraços! 😉
Quando eu gero a guia eu gero com os três pagamentos junto, que seria a guia PCC, com o código 5952, está correto?
Bom dia Lucilia,
Envie sua dúvida para www.sevilha.com.br/tenhoduvidas, por gentileza.
Um abraço e obrigado.
Ola queria saber como fazer uma ARE mais facil posivel, por favor manda um vidio ai... pois fiz uma prova e não consegui ir bem.
ARE = Apuração do Resultado do Exercício
nada mais é que o confronto das contas de
Despesas - Receitas
a diferença gera o Resultado Operacional, sobre o qual eh aplicado as alíquotas de IR e CSLL..
Cássio Vieira gosto muitos dos seus videos pois to fazendo um curso téc. em contabilidade ,e pretendo fazer ciências contábeis , a minha dificuldade é na hora de calcular ARE.
O tomador que paga esse serviço, tem crédito no futuro ?
Bom dia Jefferson,
Envie sua dúvida para www.sevilha.com.br/tenhoduvidas, por gentileza.
Um abraço e obrigada!
Parabéns, mais uma vez, porém....aos 9 minutos você fala de guias separadas, porém não menciona que é o código 5952 e não uma guia para cada uma.
boa noite. .Tem opção de emitir para cada uma. porem realmente tem uma darf com este código q e do pis/cofins e csll que eu emito uma só.
Veja o video em 2:50 e cale a boca!!!
vcs dao aula em tempo real?
Quem sabe, faz ao vivo...
Pis: PERDI O PIS, POR CAUSA DO PRIMEIRO PATRONAL. FUI EFETIVADO EM 09/1988 MAS, HOUVE MUDANÇAS EM 04/10/1988 E SÓ EM 09/1989, FUI CADASTRADO NO PIS. DR. O QUE PODE SER FEITO??
Não entendo nada nessa área!
você tem que tirar esse vídeo do ar, já que a lei do PCC i Ir mudou.