Aula #4: Como ensinar a criança a APONTAR

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 фев 2021
  • Olá famílias,
    Na aula de hoje eu falei sobre a importância do apontar e de como essa habilidade é importante para o desenvolvimento da fala.
    A comunicação não-verbal é muito importante, principalmente se seu filho ainda não tem a capacidade de comunicar seus desejos e necessidades com palavras. É aí que entra o gesto de apontar. Esta é uma das primeiras formas com que os bebês se comunicam antes de conseguirem expressar as suas intenções com palavras. Esta ação começa a aparecer quando as crianças têm entre 9 e 18 meses de idade.
    Apontar pode parecer simples, mas não é; o gesto de apontar é um precursor da linguagem. Apontar ajuda a construir uma base pré-linguística forte, e pode ser interpretada como uma habilidade que implica intencionalidade social.
    Ensinar a apontar para obter objetos é importante para o desenvolvimento da FALA FUNCIONAL e de outras habilidades. Os gestos, como o apontar, são muito relevantes para o desenvolvimento da criança entender a importância da comunicação e começar a ter intenção comunicativa.
    Para que a FALA COMUNICATIVA aconteça, a criança precisa entender primeiro
    a FUNÇÃO da linguagem. Ela precisa entender o ELO COMUNICATIVO, a TROCA COMUNICATIVA
    Ensinar a APONTAR é uma forma de ensinar a criança a OBTER o que QUER de forma APROPRIADA e uma forma de ensinar a criança a COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL para que possa desenvolver então a LINGUAGEM VERBAL.
    COMO ENSINAR?
    1. Coloque o objeto de interesse quase no alcance da criança para que ela tente pegar (alcance dirigido);
    2. Afaste um pouco para que ela estique bem o braço na direção do objeto;
    3. Fale “aponta” e dê o modelo gestual, apontando pra mostrar o que espera que ela faça;
    4. Se ela não apontar, dê uma ajuda física, abaixando os demais dedos da criança e deixando apenas o dedo indicador apontado para o objeto;
    5. REFORCE IMEDIATAMENTE entregando o objeto em questão em menos de 3 segundos.
    Para que a FALA FUNCIONAL aconteça, ou seja, para que a criança fale com o objetivo de conversar ou para pedir algo, são pré-requisitos o CONTATO VISUAL, a IMITAÇÃO e os COMANDOS, pois aprendemos a falar observando e imitando e, para FALAR, precisamos antes discriminar e entender o que ouvimos.
    = Dicas extras para o dia a dia:
    Criar oportunidades para a criança apontar - OPERAÇÕES MOTIVADORAS
    Repetir 500 mil vezes ao dia
    Dar ajuda física e ir tirando a ajuda de acordo com a aprendizagem da criança
    Beijos e até a próxima aula
    **************************************
    COMPRE AQUI O CURSO ABA PARA PAIS E APLICADORES - go.hotmart.com...
    ***************************************
    Bárbara Calmeto Lomar Passos é psicóloga, neuropsicóloga, terapeuta cognitivo-comportamental, especialista em Educação Especial, especializando em Intervenção ABA para autismo e DI. Tem experiência de 13 anos na área da pessoa com deficiência intelectual e é diretora do Autonomia Instituto.
    O Autonomia Instituto é um espaço de terapias interdisciplinares com atendimentos especializados de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicomotricidade e psicopedagogia.
    Conheça o trabalho do Autonomia Instituto:
    Site: www.autonomiainstituto.com.br
    Facebook: www.facebook.com.br/autonomiainstituto
    Instagram: autonomiainstituto
    Abraços e até o próximo vídeo 😊

Комментарии •