Um detalhe que muita gente não sabe: a Pampa 4x4 só existiu com motor á álcool. Embora na tabela de preços oficial da Ford (meu pai era concessionário) constasse o preço da versão a gasolina, nunca recebemos uma. E quando tentamos pedir uma a gasolina, a resposta que recebemos é que não era fabricada com motor a gasolina. Vendemos muitas Pampa 4x4 para as empresas agrícolas produtoras de maçã na região de Fraiburgo-SC. Eles usavam as picapes para entrar nos pomares. Eram mais baixas do que jipes e, por isso, mais adequadas para passarem por baixo das macieiras.
Sem sombra de dúvida a Pampa foi a melhor pick-up derivada de automóvel da época. Foi a única ter suspensão traseira de eixo rígido e feixe de molas.Outro ponto positivo era o monobloco reforçado do Del Rey além do motor CHT oferecer seu torque em baixas rotações. Com a adoção do motor 1.8 a Pampa ficou ainda melhor. Apesar do sistema 4x4 ter suas limitações se fosse usado com cuidado não gerava tanto problemas. A Pampa deixou saudades e uma legião de fãs.
@@LucasDS099 mesmo problema oi com a land rover na policia militar não souberam usar acionavam 4x4 para fazer perseguição quebrava era caro tirao do combate
Meu avô teve uma pampa 4x4, comprada 0km em 89. Ficou com o carro até março de 96, tendo rodado quase 300 mil quilômetros. Ele usava muito o 4x4 porque tinha fazenda e precisava da tração no período chuvoso. O carro nunca deu problema no câmbio. Acho que parte das reclamações estão relacionadas ao uso.
Um dos melhores carros que tive na vida. Deixou saudades... as concorrentes não chegavam aos pés dela. Carro para trabalho bruto no campo era Pampa....
Eu tive uma Belina 4x4 pra poder enfrentar os 6 km de estrada de terra pra chegar no sitio. Confortavel e econômica, era só não passar de 110 km/h e só acionar a tração 4x4 se chovesse. Mas um dia tinha muita lama na estrada e ela atolou, e não adiantou engatar a tração, ela não saiu de lá, por não ter a trava do diferencial. Acabei por vendê-la, mas hoje me arrependo. Os pneus duravam 80.000 km. O CHT a álcool era econômico.
Saudades da minha Pampa 4×4, ano 91, nunca tive problemas com sua tração e olha que eu a usava com frequência... Só tive problema com o motor de partida que as vezes isolava e uma troca de platô e disco de embreagem, por desgaste natural. A minha fazia 7 km/l de etanol na cidade e de 9 à 10 Km/l na estrada dependendo do peso na caçamba, na velocidade de 110 km/h. Com seus 2 tanques, Isso me dava uma altonomia de pelo menos 1000km no etanol em rodovias. Acima dessa velocidade o câmbio realmente cantava e a velocidade máxima era de fato 140 km/h, isso pela falta da quinta marcha e relações curtas, más tudo de acordo com a proposta do carro, o que atendia perfeitamente ao meu uso como Eng. Agrônomo e produtor rural. Por fim acabei vendendo-a à um colega Eng. Agrônomo e pesquisador do IAC que me pediu para vendê-la pois precisava da mesma para uso pessoal em acesso à sua propriedade particular, pois o mesmo usava uma do estado no seu serviço no IAC.
Sou técnico de telecomunicações, usei muito uma 4x4 subindo morros onde carro comum não ia. Eu usava só no lugares que necessitava. Nunca tive problema. Os dois tanques era um luxo a parte. Cheguei usar um niva 4x4 era outro tanque de guerra. Não espere econômia em 4x4. Quer economia compre carro de plástico.
Tive o prazer de dirigir uma da empresa que eu trabalhava. Adorava a Pampa e tinha muita vontade de ter uma, mas na época eu não podia. Sempre achei a Pampa muito bonita. Se algum dia encontrar uma em excelente estado talvez tente comprar.
Engraçado que muita gente fala do problema da tração desse carro mas na verdade usaram errado. Tenho uma 91 que uso em estrada com lama e morro e nunca tive problema com a tração. Valeu por essa matéria.
Os diferenciais tinham relações diferentes, mas a caixa de transferência tinha uma relação que compensava isso. Basta multiplicar a relação do diferencial traseiro pela relação da caixa de transferência. Vai dar um valor muito próximo da relação do diferencial dianteiro.
Eu dirigi uma vez uma, experimentei a tração subi um trecho de subida lisa, funcionou correto. Mais ao terminar o subida a 25Km/h escapou a tração duas vezes. Com certeza por causa do desgaste do conjunto. E com 4 marchas andava 95Km/h. Para não ficar forçando o motor. Já o consumo era 10 km/ l no Álcool. Era bem a aceitável.
" A gente trabalhava , mas também se divertia ..." ja que dizem que a moda vive do passado , pra mim tanto a pampa , como o corcel , mereciam uma nova geração ! Não é hipocrisia , mas os caros de hoje , são apenas notebooks sobre rodas ... queima um fusível , tá a pé o infeliz kkkkkkkk ...
Até um tempo atrás, você comprava um veículo, e o seguro veicular era opcional, ( furto, incêndio e colisão) hoje, é obrigatório, para podde usufruir do guincho, pois o carro hoje é totalmente eletrônico, e qualquer problema mecânico que surgir, não tem como resolver na rua, por mais simples que seja, tem que fazer o uso do guincho, para levar até a oficina, resumindo, o guincho além dos doctos. de veículo, é obrigatório...
Lembro da avaliação, a quatro rodas fodeu na avaliação deles, na verdade era o melhor meio de comunicação da época, mas cagaram na forma de avaliação, o 4x4 era apenas para tirar o carro do atoleiro e não para fazer oque fizeram aquela vez ligar o 4x4 até foder tudo.
Tive duas Pampas, ambas movidas a álcool tração 4x2, uma com motor CHT 1.6 outra com motor AP 1.8 (Autolatina), andava quase 200km por dia no trânsito pesado de São Paulo, impressionante como eram econômicas, mesmo ainda equipadas com carburadores faziam perto do 9km/litro. Hoje em dia, uma merda de motor 1.0 3 cilindros com injeção não faz essa média.
Já tive Pampa 1.8, Saveiro CHT 1.6 a álcool e Escort Hobby 1.6 gasolina (esse muito econômico). Todos ótimos carros! Já tive também UP MPI e UP TSI e ambos fazem mais de 22km/l na estrada e 15 na cidade.. Tenho vários registros do consumo medido na bomba e no painel. São muito econômicos.
Tenho uma, modelo 4x4 de 1994, comprada no final de 2001, estou com ela até hoje, alcool, 2 tanques, mas o problema hoje é não ter mais o pneu lameiro dela aro 13, e está cada vez mais difícil encontrar pneus desse aro, e quando encontra não são lameiros.
Meu pai teve uma 4x2 nos anos 90.... aprendi dirigir nela.... usava pra fazenda.... aguentou muito.... hoje eu tenho uma courier 97 no serviço da fazenda .... carroceria grande.... só anda pesada... tooopppp
Tive uma Belina 4x4 1986. Fizemos uma pescaria com 5 pessoas e um barco em cima do bagageiro, pegamos um atoleiro, acionei a tração 4x4 e passou sossegada. Foi sensacional. Saudades dela. Me arrependi muito de tê-la vendido!!!
Meu avô teve uma!o maior problema na época,era que ela não tinha redução,com isso ficava fraca na lama e areia .mas,mandava v,não tinha ninguém de tração 4×2 pra chega nela, era uma fera.era zero,então,não tinha defeito.😎🇧🇷
Tive uma 4x4 Jeep 93/94, prata. Curtição total! Torcia pra cair chuva pesada pra pegar lama indo à chácara de meus pais. Desatolei vários com ela! Vendi 1 ano depois pra pegar um veículo mais adequado pra estrada. Me arrependo, mas na época não daria pra manter os dois.
A Ford Pampa foi a melhor picape pequena da sua época. Uma pena a Ford ter abandonado o segmento, depois que tirou a Courier do mercado (outra boa picape). A Fiat tomou o segmento com a Strada.
Tive a revista Quatro Rodas com a avaliação da Belina e Pampa 4x4. A história foi contada mais ou menos assim: Belina 4x4 mas 4x2. Toda vez que era pra usar, não funcionava... Tenho a impressão que a revista afundou a dupla e muito mais, a Belina!
Eu desliguei o freio do pé , ele é mais pra estacionamento , desliguei porque toda vez que vou sair esqueço de destravar e isso força muito o motor e acaba com o sistema de freios , tambor disco, pastilhas e etc.
Eu tive uma pampa 4/4 e me atendeu muito bem ficou velha na minha mão. E na época de chuva nunca me deichou na mão. Vinha na cidade e voltava na maciota. Só vdndi porque pude comprar uma toyta gabine dupla 80 e Uzada.
Incrível eu particularmente gostei de usar como um carro diário viagens e lazer e principalmente trabalho foi a Ford pampa. Francamente troquei por uma Ford curier.onde si arrependi amargamente mesmo tempo vantagem com mais completa mas não tinha o mesmo apelo. Já deixei meu like
Estou reformando uma motor ap1.8 1994, começo andar com ela no fim de novembro😄 Minha paixão desde minha infância, como não tinha condições de ter uma, agora depois dos 40 resolvi levantar uma, essa vai ficar comigo enquanto Deus de me dé vida
Meu avô tem uma belina 1990 1.8, sempre foi da família, sou doido para reformar ela, nunca teve o motor retificado e hoje fica mais parada, as vezes funcionamos ela para lubrificação apenas, mas meu avô não deixa fazer nada e fica lá...
Mas se fosse hoje com o motor da Ecosport 2.0 e com a tração 4x4 que ela tem iria ficar show . O meu sobrinho tinha uma dessas Ecosport 4x4 e 2.0 é muito show .
Tive uma. Atrás do banco do motorista tinha uma borboleta que transferida a puxada do combustível de um tanque para o outro. Não precisava parar o carro quando dava sinal de falta de combustível, era só gurar a borboleta..kkk
A diferença de relação entre os diferencias dianteiro e traseiro é compensada pela relação da caixa de transferência, relação dianteira de 4,125 dividido pela relação da caixa de transferência 1,167 igual a 3,54, que é a relação traseira. A tração 4x4 quebrava por não ter diferencial central e somente poderia ser acionada em pisos de baixa aderência. Como alguns usuário não respeitavam isso acabava quebrando.
Essa pampa, na década de 90, era muito requisitada por contrabandistas que traziam gasolina da Venezuela para Roraima. Por ter dois tanques a fiscalização nada podia fazer, pois era original do carro. Um pampeiro dava de três a quatro viagens por dia transportando gasolina. Distancia BV a Santa Helena de Uairém -VE - 220KM . Compensava, já que se enchiam os tanques por centavos de real e revendiam em Boa Vista o litro custando cerca de 70% do valor da gasolina nos postos da cidade.
Tive uma 4x4 1986 a álcool , Dois tanques de combustível, relógio digital no teto junto com duas luzes de cortesia, ótimo carro , uma pena que o antigo dono desativou a tração porque trocou a caixa de marcha por uma de 5 marchas e retirou o eixo cardan
Bartolomeu você foi feliz com sertesa meu sonho era trabalhar numa montadora nós anos 80 90 alto latina guantas saldadi pampa era carro só pára fazendeiro na minha cidade todos tinham eu ficava só sonhando mas tenho saldadi daqueles tempos!
Adorei o vídeo quero só pontuar uma coisa , vc diz que a courier não fez tanto sucesso. Pergunta pra quem já teve uma courier 1.6 Zetec Rocam , se quer saber de outro carro
*Tinha tudo pra ser um grande lançamento da Ford, mas o trabalho dos engenheiros foi uma verdadeira lambança, tirando a quinta marcha, dimimuindo o tanque de combustível e não colocando nem uma luz no painel pra lembrar o motorista de desligar o 4x4 quando ele estivesse rodando a mais de 60 km/h. Enfim, trabalhos como esse mostram porque a Ford do Brasil acabou falindo...* 😰
Meu pai teve duas belinas e dois del reys, eu aprendi a dirigir na belina, e a ford já gostava de gambiarras, a 5ª marchar já era uma gambiarra medonha, agora colocar a saída pro diferencial, ela teve que abrir mão da primeira gambiarra para por a segunda! Agora eu achei vacilada ter esta relação diferente! Quando garoto, eu pensava em pegar uma e deixar só tração na traseira, eu acho legal, hoje os carros ou são dianteira ou integral! rs
@@BeneditoPortela As relações dos diferenciais eram diferentes, mas a relação da caixa de transferência para o diferencial traseiro ( 1.167:1) fazia a compensação e os dois diferenciais rodavam na mesma velocidade.
A papai a belina foi ótima p a minha família. Tínhamos 2 pequenas propriedades rurais e esses carros foram fundamentais. Ainda mais pq eram mais baratos do q as grandes caminhontes.
Outro motivo importante: Cara, e tem mais, manutenção também mais cara, as condições do Brasil na época desestimulavam as pessoas gastarem dinheiro muito além do período de garantia, de modo que começava um lento declínio na manutenção que se acelerava a medida que envelhecia, ciclo normal de carro acelerado pelas circunstâncias. Teria sido interessante, mas politicamente complicado, um intercambio com a ARO Romena, que tinha produtos baseados e derivados da linha R-12, a mesma do Corcel, como um jipe 4x4 com reduzida baseado nessa mecanica.
Deveria ter feito um câmbio exclusivo. A ideia foi boa e existe veículos com tração 4x4 com a tração dianteira saindo direto do câmbio. Essa pampa merecia um câmbio separado do diferencial dianteiro, um diferencial com eixo direcional rígido na dianteira e um diferencial central no meio do veículo e dois cardans, dianteiro e traseiro. Claro, com tamanhos de diâmetros menores para não alterar na altura do veículo. Mas preferiram economizar e hoje em dia, se vê nas ruas as 4x4 mas sem o cardã traseiro.
Obrigado meu amigo, eu num gosto de fazer só o vídeo e pronto rsrs, eu gosto é de pesquisar e obter informações para repassar para vocês todas as características do veículo para não deixar ninguém com duvidas rsrs, mais uma vez obrigado pelo seu comentário
Lembro desse carro, olhando pra ele eu viajo no tempo, meu tio tinha um desse, ele criava vacas e saía com os galões de inox todos os dias pra vender leite, as vezes eu saia junto pra ajudar ele.
Lembro que no inicio dos anos 90 não tinha quase nada 4x4, diziam que brasileiro não gostava dessa configuração. Hoje temos uma grande variedade e quase tudo automático, as coisas mudam!
Não tínhamos carros 4x4 pq as montadoras reduziam ao máximo o custo de montagem dos carros por aqui. Um país com o Brasil, de tamanho continental e suas muitas áreas rurais, era um absurdo a pouca quantidade de carros tracionados aqui!
É MUITO RARO VOCÊ ACHAR UMA DESSAS RODANDO POR AI INTEIRA HÁ NÃO SER EM UM COLECIONADOR...UMA VEZ PASSEI FRENTE UMA LOJA E VI UMA VERMELHA MUITO LINDA COMO QUE DIZIA "ME LEVA" MAS NA HORA O DINHEIRO NÉ ☺️☺️☺️
Outro fator para o declínio dessas picapes foi a importação a partir de 96 das hilux maçarico, ranger's americanas, Mitsubishi ai foi uma febre cabine dupla e com compartimento de carga com largura compatível com os automóveis.
A Ford já detinha tecnologia para fazer um sistema melhor, sem perder a quinta macha! Como eles colocaram mais um passageiro, dentro da cabine e devido o peso do sistema 4x4, isso acabou reduzindo drasticamente sua carga útil! Acredito que um projeto melhor poderia ter sido feito, pois só o nome PAMPA, já era sinônimo de qualidade. Meu pai possuí-o várias, e quando pegamos esse modelo 4x4 na época, fomos analisar ela e sem dúvida o sistema 4x4, poderia ter sido melhor construído, com a adoção de uma caixa de redução, acoplada a caixa de macha, mantendo assim a quinta marcha, além de melhorar seu consumo de combustível, que era bem alto. E obviamente, a retirar o banco inteiriço, pois esse passageiro a mais, não mais séria interessante, para a correção do projeto.
É Poiser meu amigo, eu parei com isso rsrs, e obrigado pela sua sugestão pois é bom assim que pelo menos a gente já sabe a onde ta erranda para que no próximo vídeo a gente faça do jeito certo
Essa grade quadriculada lembra a Pampa que meu pai tinha quando eu era muleque ,mas era 4x2 ..Pampa L 1984 a alcool ,ele sempre falava que carro da Ford a alcool são os melhores !!
Um bom vídeo, com informações relevantes sobre o carro, mas não precisa ficar toda hora pedindo pra acompanhar até o fim ou pedindo pra a pessoa virar inscrito. Isso tira o propósito do mesmo.
Antigamente tinha carros de todo tipo, quem tinha dinheiro podia escolher sem dó, hj todos veículos são parecidos, até os esportivos que temos são iguais ao outros mesmo nem a potência muda, tinhamos XR3, Kadett GSI, Gol GTS, GTI, Uno turbo e hj o que temos?
A melhor da categoria na época. A bocha é forte....aguenta mesmo. Se tivesse hoje uma assim , eu compraria. Porém, devido às normas automobilísticas, seria proibida. Hoje só vendem (Nutella)
@@cinema8mm olá . As mesmas normas que fez com a VW retirassem o motor AP. Pois se não fossem essas normas , até hoje ele estaria sendo colocado no gol etc... São principalmente normas ambientais contea emissões de gases . Obrigado por interagir
Tive uma Belina 4x4 para passear nas estradas de terra na região do sul de minas e percebi que em terrenos irregular a marcha escapava muito mesmo com o trambulador novo , no demais era valente, pena que para os dias de hoje seria muito dificil de manter pela dificuldade de peças .
Um detalhe que muita gente não sabe: a Pampa 4x4 só existiu com motor á álcool. Embora na tabela de preços oficial da Ford (meu pai era concessionário) constasse o preço da versão a gasolina, nunca recebemos uma. E quando tentamos pedir uma a gasolina, a resposta que recebemos é que não era fabricada com motor a gasolina. Vendemos muitas Pampa 4x4 para as empresas agrícolas produtoras de maçã na região de Fraiburgo-SC. Eles usavam as picapes para entrar nos pomares. Eram mais baixas do que jipes e, por isso, mais adequadas para passarem por baixo das macieiras.
Vcs ainda são concessionários Ford ?
😳😳😬😬👍
Sem sombra de dúvida a Pampa foi a melhor pick-up derivada de automóvel da época. Foi a única ter suspensão traseira de eixo rígido e feixe de molas.Outro ponto positivo era o monobloco reforçado do Del Rey além do motor CHT oferecer seu torque em baixas rotações. Com a adoção do motor 1.8 a Pampa ficou ainda melhor. Apesar do sistema 4x4 ter suas limitações se fosse usado com cuidado não gerava tanto problemas. A Pampa deixou saudades e uma legião de fãs.
É exatamente isso meu amigo, se todo mundo tivesse cuidado, hoje teria mais pampa 4x4 do que 4x2
@@reliquiaautomotiva Belina 4x4 também
Cara e a única que se baseou nela foi a Strada tanto que é a mais vendida..
E sem sombra de dúvida o problema dela era como o da f1000 4x4 que era usada de jeito errado por isso dava problema
@@LucasDS099 mesmo problema oi com a land rover na policia militar não souberam usar acionavam 4x4 para fazer perseguição quebrava era caro tirao do combate
Passei a infância toda, andando de Pampa com meu saudoso pai! Ô tempo bom!
Meu avô teve uma pampa 4x4, comprada 0km em 89. Ficou com o carro até março de 96, tendo rodado quase 300 mil quilômetros. Ele usava muito o 4x4 porque tinha fazenda e precisava da tração no período chuvoso. O carro nunca deu problema no câmbio. Acho que parte das reclamações estão relacionadas ao uso.
Se soubesse usar ela não quebrava assim não
Eu que comprei dele, tenho até hj
Ensiste pampa com motor AP 1.6 e cht 1.4 sim ou nao6
exatamente meu amigo. Tenho uma há mais de 20 anos e não tenho problema com o 4x4. Uso bastante em lama. Valeu.
O problema maior desse carro era os ibc que dirigia o veículo
Tive uma 90. Rodei mais de 200.000 km com ela e nunca me deu problemas. Adorava ela
Um dos melhores carros que tive na vida. Deixou saudades... as concorrentes não chegavam aos pés dela. Carro para trabalho bruto no campo era Pampa....
Tenho uma pampa 4x4 de 1984 , exatamente igual a do vídeo ( 7:19 minutos ) . Tornou-se uma raridade .
Sem dúvidas esse é um dos meus veículos nacionais preferido, muito singular até hj
Eu tive uma Belina 4x4 pra poder enfrentar os 6 km de estrada de terra pra chegar no sitio. Confortavel e econômica, era só não passar de 110 km/h e só acionar a tração 4x4 se chovesse. Mas um dia tinha muita lama na estrada e ela atolou, e não adiantou engatar a tração, ela não saiu de lá, por não ter a trava do diferencial. Acabei por vendê-la, mas hoje me arrependo. Os pneus duravam 80.000 km. O CHT a álcool era econômico.
Um bloqueio e uma redução, seria muito bom.
Sério meu amigo 80.000?😳😳😮😮👏
Saudades da minha Pampa 4×4, ano 91, nunca tive problemas com sua tração e olha que eu a usava com frequência... Só tive problema com o motor de partida que as vezes isolava e uma troca de platô e disco de embreagem, por desgaste natural. A minha fazia 7 km/l de etanol na cidade e de 9 à 10 Km/l na estrada dependendo do peso na caçamba, na velocidade de 110 km/h. Com seus 2 tanques, Isso me dava uma altonomia de pelo menos 1000km no etanol em rodovias. Acima dessa velocidade o câmbio realmente cantava e a velocidade máxima era de fato 140 km/h, isso pela falta da quinta marcha e relações curtas, más tudo de acordo com a proposta do carro, o que atendia perfeitamente ao meu uso como Eng. Agrônomo e produtor rural. Por fim acabei vendendo-a à um colega Eng. Agrônomo e pesquisador do IAC que me pediu para vendê-la pois precisava da mesma para uso pessoal em acesso à sua propriedade particular, pois o mesmo usava uma do estado no seu serviço no IAC.
Sou técnico de telecomunicações, usei muito uma 4x4 subindo morros onde carro comum não ia. Eu usava só no lugares que necessitava. Nunca tive problema. Os dois tanques era um luxo a parte. Cheguei usar um niva 4x4 era outro tanque de guerra. Não espere econômia em 4x4. Quer economia compre carro de plástico.
Niva e pampa sempre foram puro plástico, kkkkkj.
Tive o prazer de dirigir uma da empresa que eu trabalhava. Adorava a Pampa e tinha muita vontade de ter uma, mas na época eu não podia. Sempre achei a Pampa muito bonita. Se algum dia encontrar uma em excelente estado talvez tente comprar.
Engraçado que muita gente fala do problema da tração desse carro mas na verdade usaram errado. Tenho uma 91 que uso em estrada com lama e morro e nunca tive problema com a tração. Valeu por essa matéria.
Os diferenciais tinham relações diferentes, mas a caixa de transferência tinha uma relação que compensava isso. Basta multiplicar a relação do diferencial traseiro pela relação da caixa de transferência. Vai dar um valor muito próximo da relação do diferencial dianteiro.
Comprei a minha Pampa em 1993, e está comigo ate hoje, com 300.000 Km, e pelo andar da caruagem, vamos andar mais uns 20 anos
Eu dirigi uma vez uma, experimentei a tração subi um trecho de subida lisa, funcionou correto. Mais ao terminar o subida a 25Km/h escapou a tração duas vezes. Com certeza por causa do desgaste do conjunto. E com 4 marchas andava 95Km/h. Para não ficar forçando o motor. Já o consumo era 10 km/ l no Álcool. Era bem a aceitável.
" A gente trabalhava , mas também se divertia ..." ja que dizem que a moda vive do passado , pra mim tanto a pampa , como o corcel , mereciam uma nova geração !
Não é hipocrisia , mas os caros de hoje , são apenas notebooks sobre rodas ... queima um fusível , tá a pé o infeliz kkkkkkkk ...
Até um tempo atrás, você comprava um veículo, e o seguro veicular era opcional, ( furto, incêndio e colisão) hoje, é obrigatório, para podde usufruir do guincho, pois o carro hoje é totalmente eletrônico, e qualquer problema mecânico que surgir, não tem como resolver na rua, por mais simples que seja, tem que fazer o uso do guincho, para levar até a oficina, resumindo, o guincho além dos doctos. de veículo, é obrigatório...
Verdade, antigamente não se ficava a pé tendo carro, hoje como você disse, queimou um fusível, pode chamar o guincho, nem pra chegar em casa dá!
@@brasilrenovado489Como assim amigo?😳😳🤔🤔
Pampa só me faz lembrar do meu bairro de infância, tinha uma pampa parada em frente o meu portão que nunca saía de lá, nostalgia pura
Os 5 motivos eram consideráveis, mas por ser 4x4 e única...vale a pena!!
A pampa é um dos raros carros que si valorizam , paguei 9 mil reais em uma e passando 5 anos vendi por 14
@Land Rover em Casa sim concordo que o ganho foi pouco , mas a maioria dos carros Si desvalorizam de50 mil após 5 anos vale 35 mil
Lembro da avaliação, a quatro rodas fodeu na avaliação deles, na verdade era o melhor meio de comunicação da época, mas cagaram na forma de avaliação, o 4x4 era apenas para tirar o carro do atoleiro e não para fazer oque fizeram aquela vez ligar o 4x4 até foder tudo.
Obrigado pelo seu comentário meu amigo, e você tem razão, muitos jornalistas automotivos não estudam o veículo, só querem gerar conteúdo
@@reliquiaautomotiva Lembro bem, não entenderam o propósito do carro.
@@reliquiaautomotiva A Quatro Rodas, na época, tinha um favoritismo escancarado pela linha VW
Até hoje temos uma pampa L 1.8, máquina demais ❤️
Meu xodó é minha pampinha 4x4, ano 88 com tração funcionando. Trabalho e rodo com ela.
Tive duas Pampas, ambas movidas a álcool tração 4x2, uma com motor CHT 1.6 outra com motor AP 1.8 (Autolatina), andava quase 200km por dia no trânsito pesado de São Paulo, impressionante como eram econômicas, mesmo ainda equipadas com carburadores faziam perto do 9km/litro. Hoje em dia, uma merda de motor 1.0 3 cilindros com injeção não faz essa média.
É por causa da emissões de poluentes. Diminui a eficiência..
Já tive Pampa 1.8, Saveiro CHT 1.6 a álcool e Escort Hobby 1.6 gasolina (esse muito econômico). Todos ótimos carros! Já tive também UP MPI e UP TSI e ambos fazem mais de 22km/l na estrada e 15 na cidade.. Tenho vários registros do consumo medido na bomba e no painel. São muito econômicos.
Tenho uma, modelo 4x4 de 1994, comprada no final de 2001, estou com ela até hoje, alcool, 2 tanques, mas o problema hoje é não ter mais o pneu lameiro dela aro 13, e está cada vez mais difícil encontrar pneus desse aro, e quando encontra não são lameiros.
Meu pai teve uma 4x2 nos anos 90.... aprendi dirigir nela.... usava pra fazenda.... aguentou muito.... hoje eu tenho uma courier 97 no serviço da fazenda .... carroceria grande.... só anda pesada... tooopppp
Tive uma Belina 4x4 1986. Fizemos uma pescaria com 5 pessoas e um barco em cima do bagageiro, pegamos um atoleiro, acionei a tração 4x4 e passou sossegada. Foi sensacional. Saudades dela. Me arrependi muito de tê-la vendido!!!
Carro um tanque de guerra, carro recebeu reforços...hoje recebe plásticos e falam que é fora de estrada 🤦🏽♂️
Até hoje é uma pickup muito valorizada no mercado, em boas condições, é claro.
Meu avô teve uma!o maior problema na época,era que ela não tinha redução,com isso ficava fraca na lama e areia .mas,mandava v,não tinha ninguém de tração 4×2 pra chega nela, era uma fera.era zero,então,não tinha defeito.😎🇧🇷
Tive uma 4x4 Jeep 93/94, prata.
Curtição total!
Torcia pra cair chuva pesada pra pegar lama indo à chácara de meus pais.
Desatolei vários com ela!
Vendi 1 ano depois pra pegar um veículo mais adequado pra estrada.
Me arrependo, mas na época não daria pra manter os dois.
Muito boa um ótimo carro tive 6 pampas toda magníficas
A Ford Pampa foi a melhor picape pequena da sua época. Uma pena a Ford ter abandonado o segmento, depois que tirou a Courier do mercado (outra boa picape). A Fiat tomou o segmento com a Strada.
As duas muito boas
Vdd
Tive uma 1.6 1997, 4x2 prata, comprei zero, excelente carro para época, as 4x4 quebravam muito a transmissão do diferencial traseiro.
Tive a revista Quatro Rodas com a avaliação da Belina e Pampa 4x4.
A história foi contada mais ou menos assim: Belina 4x4 mas 4x2. Toda vez que era pra usar, não funcionava...
Tenho a impressão que a revista afundou a dupla e muito mais, a Belina!
Nem eles ( revista) sabiam usar !! Com certeza terminaram de afundar as 2 !
@@Fco1978ful Verdade!
Eu desliguei o freio do pé , ele é mais pra estacionamento , desliguei porque toda vez que vou sair esqueço de destravar e isso força muito o motor e acaba com o sistema de freios , tambor disco, pastilhas e etc.
Eu tive uma pampa 4/4 e me atendeu muito bem ficou velha na minha mão. E na época de chuva nunca me deichou na mão. Vinha na cidade e voltava na maciota. Só vdndi porque pude comprar uma toyta gabine dupla 80 e Uzada.
Incrível eu particularmente gostei de usar como um carro diário viagens e lazer e principalmente trabalho foi a Ford pampa. Francamente troquei por uma Ford curier.onde si arrependi amargamente mesmo tempo vantagem com mais completa mas não tinha o mesmo apelo. Já deixei meu like
Obrigado pelo seu comentário meu amigo
A currier é legal mas não se compara a pampa muito mais pickup. Pena que as que sobraram estão destruidas por serem carros de carga.
Acho, pelo menos na 4x2, a Courier melhor, como não ouve 4x4, a Pampa ganha por WO.
Estou reformando uma motor ap1.8 1994, começo andar com ela no fim de novembro😄
Minha paixão desde minha infância, como não tinha condições de ter uma, agora depois dos 40 resolvi levantar uma, essa vai ficar comigo enquanto Deus de me dé vida
Que legal, vai ter um monte de gente de olhos gordos nela,kkkkk!
@@brasilrenovado489 Com certeza meu querido, Vou colocar um GPS nela, mais antes ela será consagrada a serviço do REI....
Meu avô tem uma belina 1990 1.8, sempre foi da família, sou doido para reformar ela, nunca teve o motor retificado e hoje fica mais parada, as vezes funcionamos ela para lubrificação apenas, mas meu avô não deixa fazer nada e fica lá...
A Pampa marcou época. Conciliava a eficiência para um veículo de trabalho com o conforto de um carro de passeio. Pena que a Ford saiu do Brasil.
Mas se fosse hoje com o motor da Ecosport 2.0 e com a tração 4x4 que ela tem iria ficar show .
O meu sobrinho tinha uma dessas Ecosport 4x4 e 2.0 é muito show .
Já usei 3 pampas,18 anos só de pampas tenho saudades
Minha família tem uma pampa 4x4!
Excelente carro, porém com limitações quando a tração está ativa!
eu tive uma ! adorova ela , unico defeito que a 4x4 bebia muito!
Tive uma. Atrás do banco do motorista tinha uma borboleta que transferida a puxada do combustível de um tanque para o outro. Não precisava parar o carro quando dava sinal de falta de combustível, era só gurar a borboleta..kkk
Entrou para a história pela ousadia. Velha guerreira!
Courier tem muito fã também . Eu sou um deles 😂
A diferença de relação entre os diferencias dianteiro e traseiro é compensada pela relação da caixa de transferência, relação dianteira de 4,125 dividido pela relação da caixa de transferência 1,167 igual a 3,54, que é a relação traseira. A tração 4x4 quebrava por não ter diferencial central e somente poderia ser acionada em pisos de baixa aderência. Como alguns usuário não respeitavam isso acabava quebrando.
Perfeita colocação. As rodas giravam na mesma velocidade, tanto eixo Dianteiro quanto Traseiro.
Essa pampa, na década de 90, era muito requisitada por contrabandistas que traziam gasolina da Venezuela para Roraima. Por ter dois tanques a fiscalização nada podia fazer, pois era original do carro. Um pampeiro dava de três a quatro viagens por dia transportando gasolina. Distancia BV a Santa Helena de Uairém -VE - 220KM . Compensava, já que se enchiam os tanques por centavos de real e revendiam em Boa Vista o litro custando cerca de 70% do valor da gasolina nos postos da cidade.
Depois reclamam do governo...
faz da Saveiro a diesel .... parabéns pelo canal
Tive uma 4x4 1986 a álcool , Dois tanques de combustível, relógio digital no teto junto com duas luzes de cortesia, ótimo carro , uma pena que o antigo dono desativou a tração porque trocou a caixa de marcha por uma de 5 marchas e retirou o eixo cardan
Em 1984 eu estava lá na estamparia da Ford,e em 1987 eu trabalhei na linha de montagem,porém não trabalhei na Pampa ,só na linha do Escort e Verona...
Bartolomeu você foi feliz com sertesa meu sonho era trabalhar numa montadora nós anos 80 90 alto latina guantas saldadi pampa era carro só pára fazendeiro na minha cidade todos tinham eu ficava só sonhando mas tenho saldadi daqueles tempos!
Que interessante a 95, com as calotas do del rey ghia 87 e o espoiler com farol de neblina do mesmo!
Adorei o vídeo quero só pontuar uma coisa , vc diz que a courier não fez tanto sucesso. Pergunta pra quem já teve uma courier 1.6 Zetec Rocam , se quer saber de outro carro
Verdade.
Tive uma courier 1.4 16v uma joia!
Tirando a tração ela foi até hoje o melhor carro curto de carroceria que já fizeram , há se voltasse .
o maior fator foi a falta de experiência dos motoristas com a tração 4 x 4. Que tinha essa experiência não quebrou a pampa.
*Tinha tudo pra ser um grande lançamento da Ford, mas o trabalho dos engenheiros foi uma verdadeira lambança, tirando a quinta marcha, dimimuindo o tanque de combustível e não colocando nem uma luz no painel pra lembrar o motorista de desligar o 4x4 quando ele estivesse rodando a mais de 60 km/h. Enfim, trabalhos como esse mostram porque a Ford do Brasil acabou falindo...* 😰
Meu pai teve duas belinas e dois del reys, eu aprendi a dirigir na belina, e a ford já gostava de gambiarras, a 5ª marchar já era uma gambiarra medonha, agora colocar a saída pro diferencial, ela teve que abrir mão da primeira gambiarra para por a segunda! Agora eu achei vacilada ter esta relação diferente! Quando garoto, eu pensava em pegar uma e deixar só tração na traseira, eu acho legal, hoje os carros ou são dianteira ou integral! rs
@@BeneditoPortela As relações dos diferenciais eram diferentes, mas a relação da caixa de transferência para o diferencial traseiro ( 1.167:1) fazia a compensação e os dois diferenciais rodavam na mesma velocidade.
A papai a belina foi ótima p a minha família. Tínhamos 2 pequenas propriedades rurais e esses carros foram fundamentais. Ainda mais pq eram mais baratos do q as grandes caminhontes.
O ano era 1996, foi o carro que eu comecei a dirigir. Melhor picape da época, e uma das melhores de todos os tempos.
Outro motivo importante: Cara, e tem mais, manutenção também mais cara, as condições do Brasil na época desestimulavam as pessoas gastarem dinheiro muito além do período de garantia, de modo que começava um lento declínio na manutenção que se acelerava a medida que envelhecia, ciclo normal de carro acelerado pelas circunstâncias. Teria sido interessante, mas politicamente complicado, um intercambio com a ARO Romena, que tinha produtos baseados e derivados da linha R-12, a mesma do Corcel, como um jipe 4x4 com reduzida baseado nessa mecanica.
Deveria ter feito um câmbio exclusivo. A ideia foi boa e existe veículos com tração 4x4 com a tração dianteira saindo direto do câmbio. Essa pampa merecia um câmbio separado do diferencial dianteiro, um diferencial com eixo direcional rígido na dianteira e um diferencial central no meio do veículo e dois cardans, dianteiro e traseiro. Claro, com tamanhos de diâmetros menores para não alterar na altura do veículo. Mas preferiram economizar e hoje em dia, se vê nas ruas as 4x4 mas sem o cardã traseiro.
A Pampa S e sonho de consumo parabens pelo canal so que o salao foi o de 81 abçs
O melhor vídeo sobre a Pampa 4x4 que já vi.
Incrível, obrigado por dar essa aula
Obrigado meu amigo, eu num gosto de fazer só o vídeo e pronto rsrs, eu gosto é de pesquisar e obter informações para repassar para vocês todas as características do veículo para não deixar ninguém com duvidas rsrs, mais uma vez obrigado pelo seu comentário
@@reliquiaautomotiva obrigado
Lembro desse carro, olhando pra ele eu viajo no tempo, meu tio tinha um desse, ele criava vacas e saía com os galões de inox todos os dias pra vender leite, as vezes eu saia junto pra ajudar ele.
Ótimo carro tenho uma 87 também 4x4 só é meio beberrona por ser 4 marcha
Lembro que no inicio dos anos 90 não tinha quase nada 4x4, diziam que brasileiro não gostava dessa configuração. Hoje temos uma grande variedade e quase tudo automático, as coisas mudam!
Não tínhamos carros 4x4 pq as montadoras reduziam ao máximo o custo de montagem dos carros por aqui. Um país com o Brasil, de tamanho continental e suas muitas áreas rurais, era um absurdo a pouca quantidade de carros tracionados aqui!
É MUITO RARO VOCÊ ACHAR UMA DESSAS RODANDO POR AI INTEIRA HÁ NÃO SER EM UM COLECIONADOR...UMA VEZ PASSEI FRENTE UMA LOJA E VI UMA VERMELHA MUITO LINDA COMO QUE DIZIA "ME LEVA" MAS NA HORA O DINHEIRO NÉ ☺️☺️☺️
Não foi um fracasso. Apenas um produto específico. Não era p tds os públicos.
Top de mais a história da Pampa gostei 👏🏽👏🏽👏🏽
Meu pai e meu avô tinham uma azul com preto que saudade desse época. 😭
Tem umas aqui na cidade,é bonita de mais,o barulho q ela faz,hó loko
Eu tive um 3.0, carro maravilhoso
Pampa até hoje, mesmo antiga, é fodinha...
Eu tenho uma Pampa 4x4 ano 91 até hoje .e funciona tudo
Quer vender? De qual estado?
eu fui um feliz possuidor de várias Pampas todas 4 x 2. a única que não gostei foi a versão álcool.
A melhor foi a 4×2... tive duas e tenho saudades
Tenho uma pampa 4x4 ano 85 a álcool na cor prata motor cht 1.6 .....já me ofereceram 15000 ...não vendo por nada. ..uma reliquia na mão ......
Outro fator para o declínio dessas picapes foi a importação a partir de 96 das hilux maçarico, ranger's americanas, Mitsubishi ai foi uma febre cabine dupla e com compartimento de carga com largura compatível com os automóveis.
Excelente aula.👏🏾👏🏾👏🏽
Enfim, era uma BOMBA!
A Ford já detinha tecnologia para fazer um sistema melhor, sem perder a quinta macha! Como eles colocaram mais um passageiro, dentro da cabine e devido o peso do sistema 4x4, isso acabou reduzindo drasticamente sua carga útil! Acredito que um projeto melhor poderia ter sido feito, pois só o nome PAMPA, já era sinônimo de qualidade. Meu pai possuí-o várias, e quando pegamos esse modelo 4x4 na época, fomos analisar ela e sem dúvida o sistema 4x4, poderia ter sido melhor construído, com a adoção de uma caixa de redução, acoplada a caixa de macha, mantendo assim a quinta marcha, além de melhorar seu consumo de combustível, que era bem alto. E obviamente, a retirar o banco inteiriço, pois esse passageiro a mais, não mais séria interessante, para a correção do projeto.
Muitp bom o video sempre quis saber as relacoes de diferencial hj vc igualando os dois pode andar fulll
Dentro de uma Pampa vermelha passei muitas tardes beijando.... MINHA PROFESSORA. TEMPO BOMMMMMM
Bah apela demais pra ver todo video, chega da sono. Vai direto ao ponto. Iria ganhar mais seguidores.
Eu peço desculpas meu amigo
Gostei muito desse vídeo!
Excelente vídeo. Porém esse negócio de "fique até o final" na terceira vez começa a cansar.
É Poiser meu amigo, eu parei com isso rsrs, e obrigado pela sua sugestão pois é bom assim que pelo menos a gente já sabe a onde ta erranda para que no próximo vídeo a gente faça do jeito certo
Picape pampa , vale o investimento !
Essa grade quadriculada lembra a Pampa que meu pai tinha quando eu era muleque ,mas era 4x2 ..Pampa L 1984 a alcool ,ele sempre falava que carro da Ford a alcool são os melhores !!
A pampa foi e melhor até hoje quem tem pampa não vende .quando agente acha um que vende ela está caríssima
Eu tenho uma, estou mexendo nela, por que quando peguei tava faltando muitas coisas
Um bom vídeo, com informações relevantes sobre o carro, mas não precisa ficar toda hora pedindo pra acompanhar até o fim ou pedindo pra a pessoa virar inscrito. Isso tira o propósito do mesmo.
Boas exposição do carro
Se a pampa tivesse reduzida e o diferencial fosse de igual relação acho q iria sair muitas 4x4
Correção Suspensão feixe de molas .👏👏👏👍
Antigamente tinha carros de todo tipo, quem tinha dinheiro podia escolher sem dó, hj todos veículos são parecidos, até os esportivos que temos são iguais ao outros mesmo nem a potência muda, tinhamos XR3, Kadett GSI, Gol GTS, GTI, Uno turbo e hj o que temos?
Exelente vídeo
Já vi e vejo muitas delas rodando por aí, mas não sabia que existia 4x4.
Poiser meu amigo, são muito raras de se ver
A melhor da categoria na época. A bocha é forte....aguenta mesmo. Se tivesse hoje uma assim , eu compraria. Porém, devido às normas automobilísticas, seria proibida. Hoje só vendem (Nutella)
Que normas?
@@cinema8mm olá . As mesmas normas que fez com a VW retirassem o motor AP. Pois se não fossem essas normas , até hoje ele estaria sendo colocado no gol etc... São principalmente normas ambientais contea emissões de gases . Obrigado por interagir
Tive uma Belina 4x4 para passear nas estradas de terra na região do sul de minas e percebi que em terrenos irregular a marcha escapava muito mesmo com o trambulador novo , no demais era valente, pena que para os dias de hoje seria muito dificil de manter pela dificuldade de peças .