tenho essas: Moderna Gramática Portuguesa- BECHARA Curso prático de gramática- Ernani Terra Novíssima Gramática- Cegalla Gramática da língua portuguesa- Pasquale e Ulisses Gramática normativa da língua portuguesa- Rocha lima PORTUGUÊS PARA CONCURSOS- CRIS ORZIL A gramática para concursos públicos- Fernando Pestana sinto-me rico kkk não de dinheiro
1- Gramática Metódica da Lingua Portuguesa do Napoleão Mendes de Almeida da Editora Saraiva 2- Nova Gramática do Português Contemporâneo escrita pelo Celso Cunha, editora Léxico.
Napoleão é o meu herói. De desempregado, sem futuro, com filha e esposa, obtive um grande emprego, tornei-me advogado. Primeiro, no Brasil, depois, na América. Estudei Latim com ele, lição por lição, de carta em carta. Hoje, devo dizer, devo tudo a Deus, mas Napoleão ajudou.
Desprezar a gramática foi uma estratégia inteligente para formar a grande massa de manobra, os analfabetos funcionais. Obrigado pela grandeza dos comentários, nobre professor.🇧🇷🙏
No meu ensino médio, usei Napoleão muito, graças a um.professor do colégio Marista chamado Balestro. Tive a sorte de saber escrever e entender, pontuar e todas estas coisas. Napoleão deveria ser reverenciado pela grandíssima contribuição a educação brasileira.
Tenho 28 anos e não domino a língua, nem o básico em matemática, sembre me achei burra e tive por anos uma baixa alto estima intelectual que me impediu de querer estudar, após casar com um homem inteligente o mesmo me ajudou derrubar esses mito de ser burra hoje compreendo sobre o porque não apreendi e estou com enorme desejo de apreender até porque tenho uma filha e quero dá a ela uma boa educação, mesmo com todas minhas incapacidades passei pra uma universidade publica (EAD) e estou no primeiro semestre de pedagogia entendo cada vez mais porque a educação no Brasil é uma bosta, fato é que hoje mais do que nunca preciso sair dessa zona de ignorância.
A narrativa no início do video, em que o senhor argumenta a cerca da importância de se conhecer bem o nosso idioma, e as janelas que isso nos abre, já valeu o vídeo. Parabéns.
8:48 Gramática Metódica da Língua Portuguesa (Napoleão Mendes de Almeida - Saraiva) 9:01 Nova Gramática do Português Contemporâneo (Celso Cunha e Lindlet Cintra - Lexico)
Ao dizer que a norma culta é dispensável se a comunicação tiver se efetivado, esse pessoal está admitindo apenas a comunicação de idéias as mais simples, e negando aos novos estudantes a possibilidade de virem a conceber pensamentos mais complexos, pois o pensamento se manifesta em forma de linguagem.
@@RodrigoGurgel Na realidade, desde 2002 a graduação em Letras não inclui mais nenhuma única cadeira de gramática. Isso mesmo! Não é que os alunos não precisam mais da gramática... O MEC e as universidades públicas (graduei-me na UFPB) acreditam "ser totalmente dispensável aos professores de português o conhecimento da gramática"! É aquela lógica do Marcos bagno... A norma culta da língua serve à humilhação dos mais pobres e nordestinos! É assim com a literatura clássica; com a música clássica...; com a arquitetura clássica.... Também as pessoas bonitas humilham as feias. A esquerda encontrou a solução: VAMOS MATAR AS PESSOAS BONITAS E AS OBRAS CLÁSSICAS! OU JOGÁ-LAS NO FOSSO. LÁ ELAS NUNCA MAIS HUMILHARÃO NINGUÉM! NINGUÉM MAIS SAI MACHUCADO DA BRINCADEIRA!!!! KKKKKKKKKKKKKKK
Demorei mais de trinta anos pra, pelo menos, entender o conceito disso, que vai muito além das salas de aula, como o Sr nos disse no vídeo. E estou incorporando na minha vida e aos poucos sentindo a minha própria transformação! Nunca é tarde, nunca é!
Eu sempre discordei dos meus professores linguistas com relação a esta posição referidas por eles, a de tratar a gramática em segundo plano, mas vejo que tem muito mais coisas por trás dessa ideia. Muito obrigado por sua contribuição.
Duas ótimas opções. Concordo com o seu ponto de vista sobre a "tendência" a não querer ensinar gramática na escola, também acho que é muito hipócrita. E pior que é a visão predominante nos cursos de letras que formam professores de língua portuguesa. Difunde-se essa falácia de que a gramática é um instrumento de opressão e de que a norma culta é responsável pelo preconceito linguístico, quando é tudo o contrário, a gramática é o instrumento de acesso à cultura, à beleza da língua. E mais, ao entender como funciona nossa língua somos mais livres, porque somos capazes de expressar claramente nossas ideias. Parabéns pelo post, adorei! Particularmente gosto muito também da Suma Gramatical da Língua Portuguesa de Carlos Nougué, da Editora É Realizações.
Eu estudo Letras e percebo que há muitos graduandos entrando no equívoco de achar que o processo de ensino-aprendizagem da gramática é opressor, por isso, deve ficar em último plano, mesmo sabendo que iremos às escolas ensinar a gramatica normativa, sobretudo. No meu ponto de vista, a gramatica é liberdade. Recomendo a leitura de qualquer livro do professor Evanildo Bechara também.
Olá, professor. Sem dúvida, a gramática do Celso Cunha, além de ser muito completa, é extremamente palatável. Também tenho demasiado apreço pela gramática do professor Manuel Ribeiro Pinto. Abraço. F.
Além de tudo, uma prova inequívoca de egoísmo, e intenção de domínio. Em vez de partilhar e ajudar crescer estes ideologicos das diversas disciplinas, querem ao final, aniquilar. Mas ainda bem que temos canais como este e pessoas como o prezado professor. Muito grato.
Do Prof Napoleão tenho a Gramática Latina ( tenho o exemplo 00721 da 19a. edição de 1983) - um show de livro. Também aprendi gramática pelo livro Lições de Português pela Análise Sintática do prof Bechara. Muito útil.
Um vídeo excelente, como Português vejo tantos erros gramaticais no RUclips e na Internet, dos Brasileiros, há que tomar medidas precisas no sentido de ensinar o povo a se expressar correctamente, de se instruirem para não serem ludibriados pelo Comunismo.
Estranho como esse pensamento dominou universidades, nas minhas aulas de português no ensino médio e na universidade não foi dedicado nenhum tempo à gramática, o que mais se via era o tema relacionado ao preconceito linguístico.
Professor Rodrigo Gurgel, seu programa é uma delícia! Suas indicações de livros são um primor! Diante da oferta de tanta literatura sobre todos os assuntos, ficamos à mercê das manobras de marketing ou da sugestão de (pseudo)entendidos que nem sempre agem de maneira honesta e despretensiosa na valoração de uma obra. Afora os grandes clássicos, cediços, é fácil supor que exista muita literatura, antiga ou recente, porém esquecida ou ignorada, que tem o condão de encantar e aperfeiçoar o leitor; contudo, somente será acessada se contar com a indicação de uma pessoa cuja credibilidade moral, cultural e intelectual seja insofismável. Parabéns pelo maravilhoso trabalho. Sou seu fã.
Professor, tenho 19 anos e infelizmente fui péssimo estudante e além de tudo fui vítima desse "ensino" que o senhor já sabe como é, portanto sou analfabeto funcional, eu de fato não entendo o que leio na maioria dos clássicos e poetas, de modo que acabo desistindo das leituras. O professor Olavo diz que só o estudo da gramática não é suficiente para curar o analfabetismo funcional e que devemos "treinar o ouvido" e decorar sonetos, já o prof Rafael Falcón abriu o curso agora sobre "O que é ler" que futuramente irei inscrever-me. E o senhor teria algum conselho para melhorar a compreensão da leitura? Obrigado pelos vídeos!
Ótimo comentário. E se as pessoas não sabem o significado das palavras ou de um conjunto de palavras? As pontuações podem alterar o significado da frase, sem contar os diferentes significados de uma palavra, a subjetividade que pode existir numa frase...São muitas coisas!
O problema comum dessa geração, em grande parte, tá em visualizar o descrito nos livros, enxergar a realidade por trás da impressão do texto. Assista filmes baseados em livros, e no meio desses, tente imaginar como as cenas apareceriam em forma de texto. Outra coisa é "ler" pinturas, gravuras e desenhos baseados em obras literárias, como as ilustrações de Gustave Doré, por exemplo. O resto não tem segredo: é ler e escrever o máximo possível; mais dia menos dia chega lá.
Giovane, não acho que você seja um analfabeto funcional, você se expressou com muita clareza e corretamente, leitura é como tudo na vida, questão de treino e hábito, e o seu interesse e vontade são a chave para dominá-la.
Isso é maldade, e não é só no idioma, esses hipócritas pregam isso em todas as disciplinas... No entanto, estranhamente, os filhos deles estudam em escolas caras e que ensinam tudo... É uma forma de diminuir a concorrência no futuro...
Colidi com seu canal ao acaso no mar dos terabytes da internet. Prontamente desembarquei como inscrito na sua ilha e de cá farei minha morada para o aprofundamento do conhecimento de minha língua e de meu idioma. Grato por doar-se a nós.
Seus vídeos tem sido uma luz em meio às trevas do meu português. Continue o belíssimo trabalho de orientação neste país sedento por ensino de qualidade. Um grande abraço e sucesso na empreitada.
Aqui na minha região, Em Rondônia, falar verbalmente correto (Ex: Tu fizeste a tarefa?) é querer se amostrar. Morei no Sul por 2 anos, e achei muito bonito e inteligente a forma da fala da região, bem próxima da correta. Aqui, se falar com o sotaque "mas" (com S no final) e não "Mais" (com "IS" no final) já dizem logo: "que falar diferente? O importante é entender o que foi dito".
Muito obrigado, sou matemático e preciso me atualizar quanto a gramática normativa, a semanas busco um bom livro de português, mas não consegui gostar do novo formato de textos que se tem estabelecido, estava buscando algo mais moderado, um formato de leitura mais tradicional e me parece que os dois que você indicou são perfeitos.
Esqueci de dizer tenho 59 anos estou na minha primeira graduação, licenciatura em Letras, graduando em Julho/19 e pretendo trabalhar com empenho os meus alunos a gramática.
Mais uma aula excelente Gurgel, keep them coming, pois viciam. Fico imaginando uma aula tua sobre T. S. Eliot desde os teus textos curtos de 2013 sobre ele. Quem sabe um dia sobre tempo e tenhas vontade de nos presentear com uma explanação sobre os Quatro Quartetos, ou mesmo sobre o the Wasteland. Forte abraço!
Puxa, Professor, eu penso exatamente a mesma coisa! Discordo dos sociolinguistas que dizem que "a língua é do falante", mas sim que ela seja um elo de coesão civilizacional ... e se que o que importa é apenas "comunicar", então os grunhidos da família de Fabiano, em Vidas Secas, bastariam, não é?! Concordo com seu ponto de vista sobre as gramáticas. São realmente ótimas! 😉😉😉
Desculpa a intromissão, mas eu tenho o livro e digo: maravilhoso. O livro é tão interessante que eu o lia como se fosse um romance. Um livro de cabeceira, para se ler e reler e ainda sim sempre tendo a sensação de se ter deparado com uma nova descoberta. A escrita e formulação são maravilhosas.
Eu acho que o livro do nougué não é bom para quem não tem um conhecimento breve de gramática. É um livro denso, pesado e de linguagem robusta. O livro propõe algo diferente da tradição gramatical. Se você não souber nada de gramática, então recomendo o site do professor noslen, que ensina de maneira mais leve e depois você pode se aprofundar na Suma gramatical do nougué.
A Gramática do Carlos Nougué tem formulação própria e pouco diferente, mas ela é excelente e tem exemplos muito precisos. Não está no mesmo patamar do Napoleão Mendes, mas se assemelha a este último por dar aulas privadas sobre português. Ele tem um curso de 60 horas. Nunca fiz, mas muita gente elogia ele.
Em dois vídeos já ganhou mais um inscrito! Muito boas as análises. Entender e usar a norma culta é muito importante sim! Espero poder aprender ainda mais contigo. Muito obrigado!
Professor Gurgel, excelentes indicações. Seu trabalho tem sido e ainda será de grande relevância para nosso Brasil. Você fez menção ao estimado e competente filólogo e gramático Napoleão de Almeida. Estudei a Gramática Metódica dele e a Antologia Remissiva em dois volumes. Gosto muito de ler a referida Gramática, não apenas por questões técnicas, mas também estéticas. O estilo, a clareza, a coerência, a simplicidade, a didática dessa obra me fascinam. Gostaria - se for possível - que você fizesse algumas considerações sobre o também filólogo Gladstone Chaves de Melo. Grato!
Fico chocado em ver como, hoje em dia, erros gramaticais do passado se tornaram a norma aceita. Tive a oportunidade de reestudar a gramática depois de 15 anos de formado e estranhei que vários vícios passaram a ser considerados naturais e aceitáveis. Isso sem entrar na celeuma do novo acordo ortográfico, que simplificou e empobreceu nossa bela Língua.
A gramática do Celso Cunha tem algumas imprecisões (por exemplo nos pronomes relativos) bem como a do Napoleão Almeida, a gramática do Bechara é um bom contrabalanço. Falo mesmo em relação ao uso e não nomenclatura etc. Até na crase Napoleão tem algumas imprecisões que ficam claras para um português, já que o uso da crase ou não, para nós, é tão intuitivo como saber se se usa "a" ou "ao" pois pronunciamos de maneira diferente "a" e "à". Ao consultar a gramática de Bechara ficamos aliviados... A gramática do Bechara peca por estar um pouco atabalhoada, mas é a de conteúdo mais certo e de acordo com os grandes autores consagrados.
Também gosto muito da Nova Gramática do Português Contemporâneo, principalmente porque pretende contemporizar o que há uniforme entre as variedades americana e europeia do português. A linguagem objetiva, simples e didática também é outro atrativo. Há também outra gramática deliciosa do Celso Cunha, sem a participação do Luís Filipe Lindley Cintra, que já não é mais editada e que se chama Gramática da Língua Portuguesa, da década de 70. Esse livro era editado pela extinta Fundação de Assistência ao Estudante, do MEC. O conteúdo dessa gramática é bastante parecido com o da Gramática do Português Contemporâneo (e da Nova Gramática também), mas considero a diagramação e a organização dos textos daquele primeiro livro bem melhores. Saudações.
Concordo inteiramente em gênero, número e grau com o Rodrigo Gurgel. E sim, já tive contato com professores que "não consideravam" o estudo da gramática importante, considerando-a apenas como um "canal comunicativo", na verdade, como foi propriamente dito no vídeo, se trata de uma hipocrisia tremenda.
Menos de 1% de dislike no vídeo. Evidência de um conteúdo certeiro para uma audiência homogênea. Resultado espetacular. Conteúdo espetacular. Agora vou descobrir se as recomendações são igualmente espetaculares. De toda forma, minha gratidão é total.
Parabéns, professor! Muito boa sua exposição! Penso assim, da mesma forma que vc. Sou Professora de Língua Portuguesa e vivencio essa realidade no meu cotidiano. Muito prazer em conhecê-lo!
Concordo totalmente com o senhor, Rodrigo. A gramática precisa ser estudada, especialmente as partes mais básicas, pois uma pontuação e palavras mal escolhidas podem alterar o sentido de uma frase. Mas também acho que as gramáticas precisam ser atualizadas junto com o idioma falado. Acredito que há muitos fatos gramaticais os quais precisam urgentemente ser revistos.
Veja todos os vídeos da playlist "Dicas de Gramática": ruclips.net/video/C5G_kjhACnA/видео.html
Bom tarde Sr. Rodrigo Gurgel poderia indicar por gentileza um curso online de língua Portuguesa ?
tenho essas:
Moderna Gramática Portuguesa- BECHARA
Curso prático de gramática- Ernani Terra
Novíssima Gramática- Cegalla
Gramática da língua portuguesa- Pasquale e Ulisses
Gramática normativa da língua portuguesa- Rocha lima
PORTUGUÊS PARA CONCURSOS- CRIS ORZIL
A gramática para concursos públicos- Fernando Pestana
sinto-me rico kkk não de dinheiro
1- Gramática Metódica da Lingua Portuguesa do Napoleão Mendes de Almeida da Editora Saraiva
2- Nova Gramática do Português Contemporâneo escrita pelo Celso Cunha, editora Léxico.
Será que são fáceis de enteder?
Obrigada! Estava sem paciência com a minha internet
@@thatianecabral4072 Eu achei! E bem didático. Mas vai da pessoa na verdade... então é bom dar uma folheada antes
@@angelopaiva9175 qual aconselhável ler primeiro. Estes citados acima ou para falar e escrever melhor do cury?
Napoleão é o meu herói. De desempregado, sem futuro, com filha e esposa, obtive um grande emprego, tornei-me advogado. Primeiro, no Brasil, depois, na América. Estudei Latim com ele, lição por lição, de carta em carta. Hoje, devo dizer, devo tudo a Deus, mas Napoleão ajudou.
Que maravilha!
A. J. D. Muito bom!! :)
@@Diego-yn8om Sim, mas não só por ele. Leia junto com a série do Hans Ørberg, "Lingva Latina Per Se Illvstrata"
Ainda bem que você reconhece, por esse testemunho, o valor dos professores na nossa vida. Sem
a ajuda deles como chegaríamos ao que almejamos?
Parabéns!
Desprezar a gramática foi uma estratégia inteligente para formar a grande massa de manobra, os analfabetos funcionais.
Obrigado pela grandeza dos comentários, nobre professor.🇧🇷🙏
Tive uma ótima professora de português; fazíamos a análise sintática de sentenças, poesias e até do hino nacional. Deixo aqui minha gratidão a ela.
No meu ensino médio, usei Napoleão muito, graças a um.professor do colégio Marista chamado Balestro. Tive a sorte de saber escrever e entender, pontuar e todas estas coisas. Napoleão deveria ser reverenciado pela grandíssima contribuição a educação brasileira.
Tenho 28 anos e não domino a língua, nem o básico em matemática, sembre me achei burra e tive por anos uma baixa alto estima intelectual que me impediu de querer estudar, após casar com um homem inteligente o mesmo me ajudou derrubar esses mito de ser burra hoje compreendo sobre o porque não apreendi e estou com enorme desejo de apreender até porque tenho uma filha e quero dá a ela uma boa educação, mesmo com todas minhas incapacidades passei pra uma universidade publica (EAD) e estou no primeiro semestre de pedagogia entendo cada vez mais porque a educação no Brasil é uma bosta, fato é que hoje mais do que nunca preciso sair dessa zona de ignorância.
Auto-didatismo é fundamental e a internet é uma benção se bem usada.
Parabéns, continue em frente!
parabéns, como andam as coisas, você conseguiu educar bem sua filha?
A narrativa no início do video, em que o senhor argumenta a cerca da importância de se conhecer bem o nosso idioma, e as janelas que isso nos abre, já valeu o vídeo. Parabéns.
Também acho importantíssimo um dicionário de regência verbal e nominal,principalmente para quem quer escrever.Além obviamente de um dicionário comum.
Muito bem observado. Farei um vídeo sobre esses dicionários. Obrigado pela ideia!
Indicaria algum?
Qual/quais livros com essa temática você indicaria @Lucas Neves
Evanildo Bechara, para mim, é o autor da melhor gramática. Comunicação em prosa moderna, de Othon Moacyr Garcia, também é essencial.
8:48 Gramática Metódica da Língua Portuguesa (Napoleão Mendes de Almeida - Saraiva)
9:01 Nova Gramática do Português Contemporâneo (Celso Cunha e Lindlet Cintra - Lexico)
Muito obrigada.
Essa gramática é uma verdadeira RELÍQUIA 👏👏👏👏. Excelente obra para estudantes de Letras 🙌🙌
Ao dizer que a norma culta é dispensável se a comunicação tiver se efetivado, esse pessoal está admitindo apenas a comunicação de idéias as mais simples, e negando aos novos estudantes a possibilidade de virem a conceber pensamentos mais complexos, pois o pensamento se manifesta em forma de linguagem.
Exatamente.
Luiz Felipe Ribeiro perfeita ponderação meu amigo !
@@RodrigoGurgel Na realidade, desde 2002 a graduação em Letras não inclui mais nenhuma única cadeira de gramática. Isso mesmo! Não é que os alunos não precisam mais da gramática... O MEC e as universidades públicas (graduei-me na UFPB) acreditam "ser totalmente dispensável aos professores de português o conhecimento da gramática"!
É aquela lógica do Marcos bagno... A norma culta da língua serve à humilhação dos mais pobres e nordestinos! É assim com a literatura clássica; com a música clássica...; com a arquitetura clássica.... Também as pessoas bonitas humilham as feias. A esquerda encontrou a solução: VAMOS MATAR AS PESSOAS BONITAS E AS OBRAS CLÁSSICAS! OU JOGÁ-LAS NO FOSSO. LÁ ELAS NUNCA MAIS HUMILHARÃO NINGUÉM!
NINGUÉM MAIS SAI MACHUCADO DA BRINCADEIRA!!!! KKKKKKKKKKKKKKK
Demorei mais de trinta anos pra, pelo menos, entender o conceito disso, que vai muito além das salas de aula, como o Sr nos disse no vídeo. E estou incorporando na minha vida e aos poucos sentindo a minha própria transformação! Nunca é tarde, nunca é!
Eu sempre discordei dos meus professores linguistas com relação a esta posição referidas por eles, a de tratar a gramática em segundo plano, mas vejo que tem muito mais coisas por trás dessa ideia. Muito obrigado por sua contribuição.
Um dia o senhor poderia gravar um vídeo para mostra sua biblioteca. Sucesso!
Está nos meus planos.
Duas ótimas opções. Concordo com o seu ponto de vista sobre a "tendência" a não querer ensinar gramática na escola, também acho que é muito hipócrita. E pior que é a visão predominante nos cursos de letras que formam professores de língua portuguesa. Difunde-se essa falácia de que a gramática é um instrumento de opressão e de que a norma culta é responsável pelo preconceito linguístico, quando é tudo o contrário, a gramática é o instrumento de acesso à cultura, à beleza da língua. E mais, ao entender como funciona nossa língua somos mais livres, porque somos capazes de expressar claramente nossas ideias. Parabéns pelo post, adorei! Particularmente gosto muito também da Suma Gramatical da Língua Portuguesa de Carlos Nougué, da Editora É Realizações.
Perfeito, Diana. Muito obrigado!
Verdade, Diana!
Obrigada pelas dicas, estou empenha em aprender o Português
Sábias palavras Professor. O conhecimento é um bem pra vida toda. Muito obrigada por seus vídeos. Muito obrigada!!! 🌹
Obrigado!
2021 acho q ele já gravou, biblioteca linda! Completa!!!
Eu estudo Letras e percebo que há muitos graduandos entrando no equívoco de achar que o processo de ensino-aprendizagem da gramática é opressor, por isso, deve ficar em último plano, mesmo sabendo que iremos às escolas ensinar a gramatica normativa, sobretudo. No meu ponto de vista, a gramatica é liberdade. Recomendo a leitura de qualquer livro do professor Evanildo Bechara também.
Professor Rodrigo Gurgel, obrigado por está acessível no RUclips, o Brasil precisa de ensinamentos de mestres do seu nível.
Obrigado!
Deus que estante linda!
Obrigado! Foi do meu tio-avô, depois passou para meu pai... e está comigo há muitos anos.
Eu
VERDADE ! Um Sonho
Olá, professor. Sem dúvida, a gramática do Celso Cunha, além de ser muito completa, é extremamente palatável. Também tenho demasiado apreço pela gramática do professor Manuel Ribeiro Pinto. Abraço. F.
Não achei tão palatável. Talvez pq sou novo nesse mundo da gramática. Geralmente entendo melhor com exemplos.
@@GaphielN.S. qual vc recomendaria??
Gostei muita de sua colocação inicial. Muito enriquecedora, compartilho do mesmo pensamento. Quanto às gramáticas, são ótimas mesmo. Eu tenho as duas.
Além de tudo, uma prova inequívoca de egoísmo, e intenção de domínio. Em vez de partilhar e ajudar crescer estes ideologicos das diversas disciplinas, querem ao final, aniquilar. Mas ainda bem que temos canais como este e pessoas como o prezado professor. Muito grato.
A Gramática Metódica de Napoleão é, hoje, um item raríssimo. Se possível, indique uma que possa "substituir" essa grande obra.
Muitíssimo esclarecedora sua mensagem, estou aprendendo muito contigo mestre Rodrigo Gurgel.
Do Prof Napoleão tenho a Gramática Latina ( tenho o exemplo 00721 da 19a. edição de 1983) - um show de livro. Também aprendi gramática pelo livro Lições de Português pela Análise Sintática do prof Bechara. Muito útil.
Um vídeo excelente, como Português vejo tantos erros gramaticais no RUclips e na Internet, dos Brasileiros, há que tomar medidas precisas no sentido de ensinar o povo a se expressar correctamente, de se instruirem para não serem ludibriados pelo Comunismo.
Para quem respira cultura, este é o canal ideal. Parabéns, professor!
Muito obrigado!
Ganhou não só um inscrito, mas também um admirador. Pretendo assistir todos os seus vídeos.
Muito obrigado!
Vídeo muito proveitoso amigo. Parabéns 👏👏👏👏🎈
Obrigado pela divulgação 😊👍
Obrigado por esclarecer muitas coisas, professor. Mais um inscrito!!
Tenho em minha biblioteca a moderna gramática portuguesa de Evanildo Bechara, tbm uma excelente gramática.
Que reflexão incrível sobre a gramática. 🥰
Estranho como esse pensamento dominou universidades, nas minhas aulas de português no ensino médio e na universidade não foi dedicado nenhum tempo à gramática, o que mais se via era o tema relacionado ao preconceito linguístico.
Fantástico, professor, o senhor tem ajudado muito aos meus estudos.
Parabéns, professor,por seu vídeo,Deus te abençoe 🙏🙏🙏🙏
Professor Gurgel obrigado pela dica e pelo seu grande trabalho.
Professor Rodrigo Gurgel, seu programa é uma delícia! Suas indicações de livros são um primor! Diante da oferta de tanta literatura sobre todos os assuntos, ficamos à mercê das manobras de marketing ou da sugestão de (pseudo)entendidos que nem sempre agem de maneira honesta e despretensiosa na valoração de uma obra. Afora os grandes clássicos, cediços, é fácil supor que exista muita literatura, antiga ou recente, porém esquecida ou ignorada, que tem o condão de encantar e aperfeiçoar o leitor; contudo, somente será acessada se contar com a indicação de uma pessoa cuja credibilidade moral, cultural e intelectual seja insofismável. Parabéns pelo maravilhoso trabalho. Sou seu fã.
Muito obrigado!
Professor, tenho 19 anos e infelizmente fui péssimo estudante e além de tudo fui vítima desse "ensino" que o senhor já sabe como é, portanto sou analfabeto funcional, eu de fato não entendo o que leio na maioria dos clássicos e poetas, de modo que acabo desistindo das leituras. O professor Olavo diz que só o estudo da gramática não é suficiente para curar o analfabetismo funcional e que devemos "treinar o ouvido" e decorar sonetos, já o prof Rafael Falcón abriu o curso agora sobre "O que é ler" que futuramente irei inscrever-me. E o senhor teria algum conselho para melhorar a compreensão da leitura?
Obrigado pelos vídeos!
Faça este ótimo curso do Olavo: www.seminariodefilosofia.org/produto/como-tornar-se-um-leitor-inteligente/
Ótimo comentário. E se as pessoas não sabem o significado das palavras ou de um conjunto de palavras? As pontuações podem alterar o significado da frase, sem contar os diferentes significados de uma palavra, a subjetividade que pode existir numa frase...São muitas coisas!
Para isso existem dicionários - e o contexto em que a palavra é usada.
O problema comum dessa geração, em grande parte, tá em visualizar o descrito nos livros, enxergar a realidade por trás da impressão do texto.
Assista filmes baseados em livros, e no meio desses, tente imaginar como as cenas apareceriam em forma de texto.
Outra coisa é "ler" pinturas, gravuras e desenhos baseados em obras literárias, como as ilustrações de Gustave Doré, por exemplo.
O resto não tem segredo: é ler e escrever o máximo possível; mais dia menos dia chega lá.
Giovane, não acho que você seja um analfabeto funcional, você se expressou com muita clareza e corretamente, leitura é como tudo na vida, questão de treino e hábito, e o seu interesse e vontade são a chave para dominá-la.
Muito obrigado professor, vou estudar gramática para concursos públicos e principalmente para a vida
Sou doido para comprar a gramática do Napoleão Mendes de Almeida.
Eu tenho a do Cunha
Coragem!
Por que é tão cara?
Amigo, quanto custou a do Cunha?
@@RodrigoGurgel Professor , por que coragem ?
Mais uma vez obrigado pelas dicas professor Rodrigo Gurgel.
Maravilha SR. Gurgel. Obrigado!
Eu gosto muito da do Bechara e da do Luft. Elas divergem um tanto das mais tradicionais, mas são excelentes.
que prazer ver seus videos professor, não pare nunca, crie um versão sua robô para deixar esse canal eterno
Foi um prazer conhecê-lo, grande abraço.
Isso é maldade, e não é só no idioma, esses hipócritas pregam isso em todas as disciplinas... No entanto, estranhamente, os filhos deles estudam em escolas caras e que ensinam tudo... É uma forma de diminuir a concorrência no futuro...
Colidi com seu canal ao acaso no mar dos terabytes da internet. Prontamente desembarquei como inscrito na sua ilha e de cá farei minha morada para o aprofundamento do conhecimento de minha língua e de meu idioma. Grato por doar-se a nós.
Professor como seu canal é bom !!Grata pelas indicações.
Maravilho!!! Estou estudando pedagogia e fico estarrecida com os linguistas.
Adorei conhecer seu canal. Sou uma novata apaixonada por livros, obrigada pelas dicas.
Venha sempre! 🙂
Seus vídeos tem sido uma luz em meio às trevas do meu português. Continue o belíssimo trabalho de orientação neste país sedento por ensino de qualidade. Um grande abraço e sucesso na empreitada.
Obrigado, Danny. Grande abraço!
Falar e escrever é essencial saber.
Seus vídeos são maravilhosos. Muito obrigado por disseminar ensinos tão edificantes e fundamentais... vida longa ao senhor, professor.
Obrigado!
Aqui na minha região, Em Rondônia, falar verbalmente correto (Ex: Tu fizeste a tarefa?) é querer se amostrar. Morei no Sul por 2 anos, e achei muito bonito e inteligente a forma da fala da região, bem próxima da correta.
Aqui, se falar com o sotaque "mas" (com S no final) e não "Mais" (com "IS" no final) já dizem logo: "que falar diferente? O importante é entender o que foi dito".
Verdade! Rondoniense não tem apreço pela gramática.
Dicas valiosas, Muito obrigado pela informação professor!
Professor, são minhas preferidas, Celso Cunha e Napoleao Mendes de Almeida. As duas são exemplares riquíssimos.
Muito obrigado, sou matemático e preciso me atualizar quanto a gramática normativa, a semanas busco um bom livro de português, mas não consegui gostar do novo formato de textos que se tem estabelecido, estava buscando algo mais moderado, um formato de leitura mais tradicional e me parece que os dois que você indicou são perfeitos.
Esqueci de dizer tenho 59 anos estou na minha primeira graduação, licenciatura em Letras, graduando em Julho/19 e pretendo trabalhar com empenho os meus alunos a gramática.
Parabéns! Coragem para a luta!
Boa irmão tranquilo ae me recomenda uns livros mais acessível sobre gramática desde obrigado 🙏🏻
Ola Professor sou seu admirador e procuro ler as sugestões que o Sr. dá .Essa foi uma excelente dica .
Excelente análise.
Obrigado pelas indicações. Muito obrigado pelo seu esforço e trabalho em divulgar informações e orientações tão valiosas.
Vamos em frente, Joselito!
Bom dia Mestre, muito agradecido
Quando eu for dar aula farei questão de passar esse vídeo, Obrigado por partilhar tão rico conhecimento.
Professor, muito obrigado pelas recomendações!
Ufa! É ótimo escutar o professor. Obrigado obrigado obrigado.
Mais uma aula excelente Gurgel, keep them coming, pois viciam.
Fico imaginando uma aula tua sobre T. S. Eliot desde os teus textos curtos de 2013 sobre ele. Quem sabe um dia sobre tempo e tenhas vontade de nos presentear com uma explanação sobre os Quatro Quartetos, ou mesmo sobre o the Wasteland. Forte abraço!
Ideia maravilhosa, meu caro Márcio! Muito obrigado! Fraternal abraço!
Puxa, Professor, eu penso exatamente a mesma coisa!
Discordo dos sociolinguistas que dizem que "a língua é do falante", mas sim que ela seja um elo de coesão civilizacional ... e se que o que importa é apenas "comunicar", então os grunhidos da família de Fabiano, em Vidas Secas, bastariam, não é?!
Concordo com seu ponto de vista sobre as gramáticas. São realmente ótimas!
😉😉😉
PROFESSOR O SENHOR TEM RAZÃO. NÓS PRECISAMOS SIM DA GRAMÁTICA!
Estou amando a gramática do Celso Cunha ❤️
Rodrigo Gurgel é um poço de erudição e sabedoria, pena que às vezes demore muito para entrar no assunto. Mas, parabéns!!!
No ponto! Muito obrigado de novo.
E a Suma Gramatical do Carlos Nougué?
Não tenho opinião formada apenas por um motivo: nunca usei.
Desculpa a intromissão, mas eu tenho o livro e digo: maravilhoso. O livro é tão interessante que eu o lia como se fosse um romance. Um livro de cabeceira, para se ler e reler e ainda sim sempre tendo a sensação de se ter deparado com uma nova descoberta. A escrita e formulação são maravilhosas.
Eu ia pergunta isso, eu uso e posso dizer que tem sido muito bom usa-lá para meus estudos.
Eu acho que o livro do nougué não é bom para quem não tem um conhecimento breve de gramática. É um livro denso, pesado e de linguagem robusta. O livro propõe algo diferente da tradição gramatical. Se você não souber nada de gramática, então recomendo o site do professor noslen, que ensina de maneira mais leve e depois você pode se aprofundar na Suma gramatical do nougué.
A Gramática do Carlos Nougué tem formulação própria e pouco diferente, mas ela é excelente e tem exemplos muito precisos. Não está no mesmo patamar do Napoleão Mendes, mas se assemelha a este último por dar aulas privadas sobre português. Ele tem um curso de 60 horas. Nunca fiz, mas muita gente elogia ele.
Vc já É o maior do Brasil! Parabéns e obrigado!
Obrigado!
Em dois vídeos já ganhou mais um inscrito! Muito boas as análises. Entender e usar a norma culta é muito importante sim!
Espero poder aprender ainda mais contigo. Muito obrigado!
Obrigado!
Professor Gurgel, excelentes indicações. Seu trabalho tem sido e ainda será de grande relevância para nosso Brasil. Você fez menção ao estimado e competente filólogo e gramático Napoleão de Almeida. Estudei a Gramática Metódica dele e a Antologia Remissiva em dois volumes. Gosto muito de ler a referida Gramática, não apenas por questões técnicas, mas também estéticas. O estilo, a clareza, a coerência, a simplicidade, a didática dessa obra me fascinam.
Gostaria - se for possível - que você fizesse algumas considerações sobre o também filólogo Gladstone Chaves de Melo. Grato!
Muito obrigado, Marcílio. Falarei, sim, sobre o grande Gladstone.
Fico chocado em ver como, hoje em dia, erros gramaticais do passado se tornaram a norma aceita. Tive a oportunidade de reestudar a gramática depois de 15 anos de formado e estranhei que vários vícios passaram a ser considerados naturais e aceitáveis. Isso sem entrar na celeuma do novo acordo ortográfico, que simplificou e empobreceu nossa bela Língua.
É um absurdo, realmente.
A gramática do Celso Cunha tem algumas imprecisões (por exemplo nos pronomes relativos) bem como a do Napoleão Almeida, a gramática do Bechara é um bom contrabalanço. Falo mesmo em relação ao uso e não nomenclatura etc. Até na crase Napoleão tem algumas imprecisões que ficam claras para um português, já que o uso da crase ou não, para nós, é tão intuitivo como saber se se usa "a" ou "ao" pois pronunciamos de maneira diferente "a" e "à". Ao consultar a gramática de Bechara ficamos aliviados... A gramática do Bechara peca por estar um pouco atabalhoada, mas é a de conteúdo mais certo e de acordo com os grandes autores consagrados.
Muito bom, professor. Ótima aula! Um grande abraço!
Muito bom já me inscrevi. Parabéns!!!! Muito Bom conhecer a própria Língua!!!!
Comprei a Gramática do Celso Cunha, muito obrigado professor!
Que vídeo incrível e extremamente útil. Muito obrigada! Queria poder curtir mil vezes!
Obrigado!
Obrigado pelos vídeos, Professor Rodrigo Gurgel. Todos são valiosos.
Valeu!
Vídeo maralhoso. Vou anotar aqui as dicas
Também gosto muito da Nova Gramática do Português Contemporâneo, principalmente porque pretende contemporizar o que há uniforme entre as variedades americana e europeia do português. A linguagem objetiva, simples e didática também é outro atrativo. Há também outra gramática deliciosa do Celso Cunha, sem a participação do Luís Filipe Lindley Cintra, que já não é mais editada e que se chama Gramática da Língua Portuguesa, da década de 70. Esse livro era editado pela extinta Fundação de Assistência ao Estudante, do MEC. O conteúdo dessa gramática é bastante parecido com o da Gramática do Português Contemporâneo (e da Nova Gramática também), mas considero a diagramação e a organização dos textos daquele primeiro livro bem melhores.
Saudações.
👍🏻👍🏻👍🏻
Sensacional! Muito obrigado!
👍🏻
Grande alegria e satisfação por ter conhecido o seu conteúdo no youtube. Abraço
Obrigado! Abração!
Obrigado pela recomendação Professor!
Concordo inteiramente em gênero, número e grau com o Rodrigo Gurgel. E sim, já tive contato com professores que "não consideravam" o estudo da gramática importante, considerando-a apenas como um "canal comunicativo", na verdade, como foi propriamente dito no vídeo, se trata de uma hipocrisia tremenda.
Menos de 1% de dislike no vídeo. Evidência de um conteúdo certeiro para uma audiência homogênea.
Resultado espetacular. Conteúdo espetacular. Agora vou descobrir se as recomendações são igualmente espetaculares. De toda forma, minha gratidão é total.
Estou usando a gramática do Evanildo Bechara pois é um dos indicados pela Pós.
Que legal. Pegar essas dicas para estudar. Gosto de canais assim.
Parabéns, professor! Muito boa sua exposição!
Penso assim, da mesma forma que vc. Sou Professora de Língua Portuguesa e vivencio essa realidade no meu cotidiano.
Muito prazer em conhecê-lo!
Bem-vinda! Obrigado!
Concordo totalmente com o senhor, Rodrigo. A gramática precisa ser estudada, especialmente as partes mais básicas, pois uma pontuação e palavras mal escolhidas podem alterar o sentido de uma frase. Mas também acho que as gramáticas precisam ser atualizadas junto com o idioma falado. Acredito que há muitos fatos gramaticais os quais precisam urgentemente ser revistos.
O que o senhor me diz da Gramática de Domingos Paschoal Cegalla? Eu tenho uma pela Companhia Editora Nacional e gosto muito
Professor Rodrigo, concordo plenamente com suas palavras. A língua Portuguesa é linda.
Valeu!