Apenas para facilitar a pesquisa, aqui estão as obras indicadas pelo prof. Rodrigo Gurgel: 1. Novo Manual de Análise Sintática, 3. ed. rev. e melhorada, 1967, de Gladstone Chaves de Melo; 2. Guia Prático de Análise Sintática, de Tassilo Orpheu Spalding; 3. Análise Sintática: Manual Prático, de Cândido de Oliveira; Para aprofundamentos: 4. Lições de Português pela Análise Sintática, de Evanildo Bechara.
Foi por pessoas como esta, vídeos como este que desisti da tv. Ocorre em mim a mesma satisfação pessoal, ao assistir e acompanhar este brilhante professor, que quando por exemplo acompanhava “Quem tem medo da música clássica” (naquele tempo a tv tinha seu valor). Satisfação sim, porque engenheiros não são instruídos a leitura neste país. Hoje, graças a você e outras poucas pessoas, meus dois filhos pequenos podem usufruir de uma biblioteca em casa. Seus 3 livros estão lá, lidos, ao lado de muitos outros - muitos dos quais foram de sua indicação. Prof., você está presente nos agradecimentos do meu TCC - gostaria de compartilhar com o Sr.
Rodolfo Vicenzi Bem lembrado Rodolfo, nós também assistíamos o programa “Quem tem medo da música clássica”, apresentado pelo escritor/Professor/ advogado/jornalista/radialista, etc, o saudoso Artur da Távola! Um abraço.
"Novo Manual de Análise Sintática", do Gladstone Chaves, edição de 1957: drive.google.com/open?id=1XQa8SttTuVehbtWDEv8K7kuuxlP0YOEa Caso exista algum inconveniente em compartilhar o conteúdo dessa forma, peço ao professor Gurgel que me avise, por favor.
Caramba cara! Muito obrigado! Estava atrás desse livro, procurei em tudo que é sebo virtual e não tinha achado. Voltei no vídeo justamente para perguntar se alguém sabia onde comprar. Valeu mesmo!
Tive uma excelente professora de Morfossintaxe na faculdade, mas sei que o conhecimento é algo que deve ser buscado continuamente através de muito esforço individual. Então, tenho me esforçado para revisar os conteúdos que estudei lá no comecinho da jornada acadêmica e buscado compreendê-los de modo mais profundo! Tudo isso para dizer que esse vídeo, em especial, já é fundamental para essa jornada, porque me permitiu ver a sintaxe de um jeito mais amplo e significativo! Nessa jornada de busca do conhecimento, embora o esforço deva ser individual, não conseguimos alcançar o objetivo sozinhos. Carecemos da orientação de pessoas dispostas a compartilhar generosamente uma parcela do seu conhecimento e sabedoria. Muito obrigada, professor Gurgel, por ser uma dessas pessoas!
Que maravilha de explicação, Professor! Até ver esse vídeo, o dicionário analógico era um completo enigma pra mim. Comprei um por saber que é muito bom, mas até agora eu não sabia como utilizá-lo. Muito obrigada😊
Amei. Verdade. Neste país, tão maravilhoso, só não enlouquecemos pela Graça de Deus... Principalmente os menos favorecidos economicamente... Só Deus... Maravilhosa essa aula professor. Obrigada.
Boa tarde, meu estimado Mestre. Professor, eu estava aqui estudando Física Quântica e assim que eu vi a notificação de mais uma aula sua, eu vim correndo igual aqueles alunos que chegam atrasados para a prova do Enem... kkkkkkk.... Meu Amado Mestre, muito feliz por mais uma aula espetacular sua. Muito obrigado, Professor, Por nos ceder um pouco do seu tempo no RUclips para nos ensinar. Que Jesus cuide sempre de sua vida e de seu coração. Meu abraço😇 Salve Maria!
@@RodrigoGurgel não há de que, meu Mestre. É sempre uma honra e alegria assistir a suas aulas e ser seu aluno. Que Maria Santíssima lhe proteja de todo o Mal, meu querido professor.
Esse professor é de ouro! Muito obrigado pelas lições! Professor, o que o senhor acha de falar um pouco sobre O Trivium, da Irmã Miriam Joseph? É uma obra extremamente elucidativa. Um abraço!
Os quatro livros indicados pelo professor: Nível Básico 1. "Novo Manual de Análise Sintática", de Gladistone Chaves de Melo; 2. "Guia Prático de Análise Sintática", de Tassilo Orpheu Spalding; 3. "Análise Sintática", de Cândido de Oliveira. Nível Avançado 4. "Lições de Português pela análise sintática", de Evanildo Bechara.
Quem estudou com a dona Wilna (🙋) fazia prova de análise sintática separada da gramática! Eitaaa professora boa! Períodos com umas 20 orações, mais ou menos, e as palavras sublinhadas para dar a função sintática! Voltei no tempo agora!
Há muito tempo, eu costumava a ficar em dúvida se o agente da passiva podia ou não ser sujeito sintático da oração, já que ele praticava uma ação. Depois de anos estudando latim e lendo [e relendo] a gramática do Napoleão Mendes de Almeida, aprendi que o sujeito sintático da frase não pode ser subordinado a nenhum outro termo; da mesma forma, em latim, o agente da passiva é posto no caso ablativo -- e não no nominativo... Cada vídeo do senhor é uma redenção intelectual; nesses dias mesmo, ouvi de uma graduanda em Letras que não há certo ou errado na língua portuguesa. A primeira coisa que me veio à cabeça foi: "por que diabos ela está estudando então?" ...Vai entender! Mas é isso que se ensina nessas federais da vida (uma em que, por acaso, eu me formei)...
Acho que ela se referiu aos padrões sociolinguísticos/variação linguística. Mas é claro que se formos analisar de outra forma. Haverá sim, certo e errado.
Análise sintática pesadelo daqueles que acham português muito fácil sem dar o devido valor a uma matéria tão importante para concurso público e para o dia a dia de uma vida inserida no mundo globalizado! Obrigado professor e continue nos ajudando no estudo de português!
Boa tarde, professor! Eu achava a gramática um monstro, hoje acho um monstrinho. Mas estou tentado melhorar. Errei uma questão numa prova de concurso em relação à análise sintática. As aulas que assisto hoje no RUclips me ensinaram muito mais do que durante toda minha Educação básica. Abraços, professor!
Oh, muitos top os ensinos do professor, bom de assistir pelo aprendizado e também pela aula que é passada, assim, o professor é muito bom e a gente sente a preocupação dele por nós, de modo que, apesar dele se esforçar para passar tudo que sabe, vemos que ele foca mais no aluno (aprendizado) do que no ensino (topd+) ...
Prof descobri esse canal a pouco tempo, me sinto privilegiado em ter o Sr a casa vídeo. Sua sabedoria é de cair o queixo. Parabéns por sua dedicação e comprometimento.
Prof. Rodrigo, já estava com muita saudade de ouvir professores como o Sr.: exposição de ideias sem pressa, sem arrogância, com convicção, e, sobretudo, com respeito pelos alunos/ouvintes.
Professor Gurgel,o sr.é o que todos nós,amantes da língua portuguesa,gostaríamos de ser:Rodeado de bons livros,repleto de conhecimentos,dando boas dicas,etc...Parabéns!
O ÚNICO Olavista que ao invés de sentir vergonha alheia extrema cada vez que abre a boca, sinto admiração ao conhecimento que tem e a forma extremamente lúcida e amigável de passar informação e conhecimento para outras pessoas (eu com certeza aprendo muito). Um vídeo melhor que o outro. Raridade e merece ser cada vez mais conhecido e reconhecido.
Sr. Gurgel, faço letras e acredite compreendo o que diz. Também gostaria de ensinar usando literatura, usar frases ou períodos de uma obra, mas a primeira coisa que os professores dizem é que ensinar com a literatura é empobrecer a obra. Então tem-se que inventar as frases ou tirá-las da gramática, que há tempo não usar exemplos da literatura, seja portuguesa ou brasileira.
Querido amigo e professor Rodrigo quero muito agradecer ao seu excelente vídeo. me fez enxergar de uma forma diferente análise sintática. Vou seguir a sua indicação muito obrigado mesmo
Professor, continue indicando seus livros antigos, difíceis de encontrar e MARAVILHOSOS! Eu esperei muito tempo até encontrar o "Iniciação à Filologia" de Gladstone, paguei mais de cem reais, mas valeu cada centavo. Gratidão!❤
O livro do Bechara devia ser matéria obrigatória de todos os cursos universitários. Leio e releio sempre, não há nada melhor. Realmente é um pouco pesado, denso, só que é o único lugar onde se explica os fatos da análise sintática. Clássico.
Professor Rodrigo, muito obrigado por nos ajudar, sou estudante de letras na universidade, e confesso ter muita dificuldade com a parte da gramática, mas com seus vídeos e dicas de livros, irei superar isso.
Acabo de conhecer o canal do Professor Gurgel. Muito bom! Alguém sabe como posso conseguir uma cópia do "Novo Manual de Análise Sintática", do Gladstone de Melo? Abraços a todos.
Se pararmos de comprar livros bobos e de modismos adolescentes, precionarmos as editoras por publicações de qualidade e relevantes, a coisa melhora. Concordo sem restrições com a afirmação de que a graça de Deus é o que não nos deixa enlouquecer. Professor, o senhor foi certeiro 👏👏👏👏👏
Boa professor, ótimasssssssssssssssssssssssssssssss explicações. Assim que eu passar em um concurso, venho aqui agradecer. #OlavoTemRazão (para não perder o hábito) rsssss
Dicas excelentes como sempre. Professor, seria possível disponibilizar a digitalização do livro Introdução a Filologia e Linguística Portuguesa de Gladstone Chaves de Melo? Não encontrei em nehum lugar pra comprar.
Obrigado, professor! Tenho o do Bechara. Sua opinião me deixa aliviado, pois sinto que às vezes o autor, grande mestre que é, tem dificuldade em ser mais simples, ainda que não seja rebuscado. Pena que os outros, em especial o do Cândido Oliveira, esteja fora de catálogo.
Tenho esse livro do Bechara, e também compartilho de sua opinião: muito prolixo. Rocambolesco, até. Não que a gente não consiga extrair boas instruções, mas...Ufa! Vou procurar os outros recomendados. Abs.
Mestre Gurgel, sou professor de língua portuguesa e italiano. Ensino análise sintática como o senhor descreveu neste vídeo . E sempre tive, quando aluno, na escola, muita dificuldade com a gramática. Prometi a mim mesmo que meus alunos não passariam pelas mesmas dificuldades. Grato pelas dicas, mestre!
@@RodrigoGurgel Professor, acho que eu e a maioria dos seus alunos e inscritos aprenderam a ter uma grande paixão pelo verdadeiro conhecimento da literatura e da gramática. Porém no meu caso e como no de muitos, precisamos fazer provas de vestibulares e concursos públicos para conseguir uma formação na universidade, conseguir um cargo para trabalhar e etc. Eu vou terminar o ensino médio ano que vem e estou me preocupando desde já com os vestibulares e sinto uma diferença na abordagem que eles requerem, e claramente existe um meio de estudo diferente. Como o senhor é professor e realmente possui uma credibilidade e competência na área(livros, vencedor de concursos, aulas)gostaria de pedir uma luz nesse caminho de estudos para vestibulares, porque o que realmente eles querem é que nós consigamos responder as questões das provas, poderia dar umas dicas sobre isso? Seja livros, gramáticas, autores, métodos de estudo, alguma coisa que realmente ajude, pois percebi que mesmo se eu estudar bem a gramática e escrever de forma correta não passarei nessas provas porque a abordagem é específica para responder as questões. Agradeço muito o seu trabalho! Que deus o abençoe!
Bravo professor! Continue indicando os livros que o senhor achar pertinente, acabei conhecendo muitas relíquias por causa de suas indicações! O senhor poderia indicar bons livros teóricos sobre versificação? Muito obrigado!
Meu caro, nos próximos vídeos coloca o nome dos livros indicados na descrição do vídeo, porque na maioria das vezes eu assisto tudo antes de anotar os livros, e então eu preciso voltar o vídeo para achá-los
Sempre nos revelando o mapa e o tesouro! Muito obrigado, professor! Se possível, gostaria que o senhor indicasse obras que complementassem o "Comunicação em prosa moderna" e o "Estilística da língua portuguesa" para melhorar minhas aulas de redação. Forte abraço!
como eu queria ter um prof assim no tempo de escola. obg prof por contribuir com seu conhecimento. eu tbm compartilho da mesma indignação pq nesse país td é dificil, td q se tenta fzr para o bem, vem os ladrões emgravatados, midia suja e sistema corrupto atrapalhar.
As boas definições ajudam, mas é preciso também sensibilidade... A Tia do primário dizia que sujeito era aquele que praticava a ação e isso causava muita confusão nas orações de voz passiva... A melhor definição de Sujeito e para mim a definitiva - - "o termo com o qual, obrigatoriamente o verbo concorda! Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, ouviu do Ipiranga a margem... o brado retumbante foi ouvido, rs Nunca mais errei, graças ao Professor Marcelo Rosenthal.
Que vídeo maravilhoso! Eu, que havia me desencantado pela Língua Portuguesa logo que entrei no Ensino Médio devido as infinitas classificações, nomenclaturas e regras, me senti abraçada por este seu vídeo, professor! Ganhaste mais um inscrito. :')
@@matheusvasconcelosnascimen668 Precisamos de uma vez por todas de outro Brasil. Sem idiotas e sem quem chame de radicais os que querem outro Brasil. Nada é mais radical que a ignorância! Chega!!! Vou dizer uma frase bem radical, mas em português bem formal: "Direcione-se à prostituta que deu à luz!!!" Obs: Com todo respeito ao ilustríssimo professor!!!
Professor Rodrigo Gurgel, quero lhe dizer que sou seu fã e procuro assistir a todos os seus vídeos. Na medida do possível, também busco, nas minhas leituras e até nas minhas escassas e inconstantes escritas, colocar em prática seus conceitos e conselhos. Mas tenho uma pergunta cuja resposta eu adoraria ver e ouvir - quem sabe? - num vídeo. Ei-la: por que o senhor nunca fala de poesia, gênero que amo tanto, tanto assim que até tenho um livrinho de poemas publicado? Aguardo sua resposta, mestre!
Veja todos os vídeos da playlist "Dicas de Gramática": ruclips.net/video/C5G_kjhACnA/видео.html
Apenas para facilitar a pesquisa, aqui estão as obras indicadas pelo prof. Rodrigo Gurgel:
1. Novo Manual de Análise Sintática, 3. ed. rev. e melhorada, 1967, de Gladstone Chaves de Melo;
2. Guia Prático de Análise Sintática, de Tassilo Orpheu Spalding;
3. Análise Sintática: Manual Prático, de Cândido de Oliveira;
Para aprofundamentos:
4. Lições de Português pela Análise Sintática, de Evanildo Bechara.
Muito obrigada pela gentiliza!
Muito grato, Rafael! Saúde e paz!
Muito obrigada pela gentileza
Muito grato, Rafael Mateus!
Obrigada, Rafael ! 👍👍👍👍👍
Foi por pessoas como esta, vídeos como este que desisti da tv. Ocorre em mim a mesma satisfação pessoal, ao assistir e acompanhar este brilhante professor, que quando por exemplo acompanhava “Quem tem medo da música clássica” (naquele tempo a tv tinha seu valor). Satisfação sim, porque engenheiros não são instruídos a leitura neste país. Hoje, graças a você e outras poucas pessoas, meus dois filhos pequenos podem usufruir de uma biblioteca em casa. Seus 3 livros estão lá, lidos, ao lado de muitos outros - muitos dos quais foram de sua indicação.
Prof., você está presente nos agradecimentos do meu TCC - gostaria de compartilhar com o Sr.
Muito obrigado, Rodolfo! Imenso e fraternal abraço em todos vocês! E mande seu TCC! 🙂
Relato muito bonito. Parabéns!!!
Rodolfo Vicenzi Bem lembrado Rodolfo, nós também assistíamos o programa “Quem tem medo da música clássica”, apresentado pelo escritor/Professor/ advogado/jornalista/radialista, etc, o saudoso Artur da Távola! Um abraço.
Não assisto TV há 20 e tantos anos. E não perdi nada.
"Novo Manual de Análise Sintática", do Gladstone Chaves, edição de 1957:
drive.google.com/open?id=1XQa8SttTuVehbtWDEv8K7kuuxlP0YOEa
Caso exista algum inconveniente em compartilhar o conteúdo dessa forma, peço ao professor Gurgel que me avise, por favor.
Caramba cara! Muito obrigado! Estava atrás desse livro, procurei em tudo que é sebo virtual e não tinha achado. Voltei no vídeo justamente para perguntar se alguém sabia onde comprar. Valeu mesmo!
@@chicodoriajr não há pelo que agradecer, caríssimo. Bons estudos!
Deus te abençoe!!!!!! :D
Muito obrigado. Onde você conseguiu?
Muuuuuito obrigado!!!!
Rodrigo, fale sobre o Otto Maria Carpeaux e sua obra monumental
Está nos planos!
@@RodrigoGurgel Plano executado!
Tive uma excelente professora de Morfossintaxe na faculdade, mas sei que o conhecimento é algo que deve ser buscado continuamente através de muito esforço individual. Então, tenho me esforçado para revisar os conteúdos que estudei lá no comecinho da jornada acadêmica e buscado compreendê-los de modo mais profundo!
Tudo isso para dizer que esse vídeo, em especial, já é fundamental para essa jornada, porque me permitiu ver a sintaxe de um jeito mais amplo e significativo!
Nessa jornada de busca do conhecimento, embora o esforço deva ser individual, não conseguimos alcançar o objetivo sozinhos. Carecemos da orientação de pessoas dispostas a compartilhar generosamente uma parcela do seu conhecimento e sabedoria.
Muito obrigada, professor Gurgel, por ser uma dessas pessoas!
Que maravilha de explicação, Professor! Até ver esse vídeo, o dicionário analógico era um completo enigma pra mim. Comprei um por saber que é muito bom, mas até agora eu não sabia como utilizá-lo. Muito obrigada😊
Professor, sempre que assisto um vídeo novo do senhor, me sinto imensamente grata ao universo pela sua existência. Meu muitíssimo obrigado, querido 💙
Amei. Verdade. Neste país, tão maravilhoso, só não enlouquecemos pela Graça de Deus... Principalmente os menos favorecidos economicamente... Só Deus... Maravilhosa essa aula professor. Obrigada.
Boa tarde, meu estimado Mestre. Professor, eu estava aqui estudando Física Quântica e assim que eu vi a notificação de mais uma aula sua, eu vim correndo igual aqueles alunos que chegam atrasados para a prova do Enem... kkkkkkk.... Meu Amado Mestre, muito feliz por mais uma aula espetacular sua. Muito obrigado, Professor, Por nos ceder um pouco do seu tempo no RUclips para nos ensinar. Que Jesus cuide sempre de sua vida e de seu coração. Meu abraço😇 Salve Maria!
Obrigado, Oziel. Um abraço!
@@RodrigoGurgel não há de que, meu Mestre. É sempre uma honra e alegria assistir a suas aulas e ser seu aluno. Que Maria Santíssima lhe proteja de todo o Mal, meu querido professor.
Esse professor é de ouro! Muito obrigado pelas lições!
Professor, o que o senhor acha de falar um pouco sobre O Trivium, da Irmã Miriam Joseph? É uma obra extremamente elucidativa.
Um abraço!
Obrigado! Ótimo livro!
Vídeo que chegou na hora certa.
Que bom!
Os quatro livros indicados pelo professor:
Nível Básico
1. "Novo Manual de Análise Sintática", de Gladistone Chaves de Melo;
2. "Guia Prático de Análise Sintática", de Tassilo Orpheu Spalding;
3. "Análise Sintática", de Cândido de Oliveira.
Nível Avançado
4. "Lições de Português pela análise sintática", de Evanildo Bechara.
Muito boa a explicação! Quanto mais sei, sei que não aprendi, nem a aprender e nem deixar de saber...
Que alegria ver a notificação de mais um vídeo do senhor!😍😊
Obrigado!
O senhor é excepcional. Esses intelectuais de estantes deveriam aprender com o senhor.
Muito obrigado, professor! Que Deus o senhor e sua família.
Já são mais de 40 mil inscritos 👏👏 quando comecei a seguir o canal eram apenas uns 10 mil.... espero que chegue pelo menos a 1 milhão 💚
Muito obrigado! Abração!
Quem estudou com a dona Wilna (🙋) fazia prova de análise sintática separada da gramática! Eitaaa professora boa! Períodos com umas 20 orações, mais ou menos, e as palavras sublinhadas para dar a função sintática! Voltei no tempo agora!
Professor,
Bom dia!
MAis uma vez sou grato por suas aulas. Valeram as dicas.
Grande abraço.
Abração!
Obrigada ! Vou acompanhar tudo ! Principalmente pq vc dá uma atenção especial para nós ... e sendo um professor desse gabarito nos sentimos honrados .
Obrigado pelo vídeo, professor. Comprei o livro indicado no vídeo anterior e prendendo adquirir também alguns que foram mencionados hoje.
Vamos em frente!
Boa noite Sr. Gurgel , muito obrigado por mais esta postagem !
Há muito tempo, eu costumava a ficar em dúvida se o agente da passiva podia ou não ser sujeito sintático da oração, já que ele praticava uma ação. Depois de anos estudando latim e lendo [e relendo] a gramática do Napoleão Mendes de Almeida, aprendi que o sujeito sintático da frase não pode ser subordinado a nenhum outro termo; da mesma forma, em latim, o agente da passiva é posto no caso ablativo -- e não no nominativo... Cada vídeo do senhor é uma redenção intelectual; nesses dias mesmo, ouvi de uma graduanda em Letras que não há certo ou errado na língua portuguesa. A primeira coisa que me veio à cabeça foi: "por que diabos ela está estudando então?" ...Vai entender! Mas é isso que se ensina nessas federais da vida (uma em que, por acaso, eu me formei)...
Obrigado, meu caro!
Acho que ela se referiu aos padrões sociolinguísticos/variação linguística. Mas é claro que se formos analisar de outra forma. Haverá sim, certo e errado.
Análise sintática pesadelo daqueles que acham português muito fácil sem dar o devido valor a uma matéria tão importante para concurso público e para o dia a dia de uma vida inserida no mundo globalizado! Obrigado professor e continue nos ajudando no estudo de português!
Excelentes aulas! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos
Obrigado! Vamos em frente!
Falou muito bem professor, continue indicando livros excelentes para nós. Grato.
É isso aí! Abraço!
Professor , parabéns pela sua livraria . Fantástica !!!
Muito obrigado, Prof. Rodrigo Gurgel.
Boa tarde, professor! Eu achava a gramática um monstro, hoje acho um monstrinho. Mas estou tentado melhorar. Errei uma questão numa prova de concurso em relação à análise sintática. As aulas que assisto hoje no RUclips me ensinaram muito mais do que durante toda minha Educação básica. Abraços, professor!
Viva o RUclips!
Oh, muitos top os ensinos do professor, bom de assistir pelo aprendizado e também pela aula que é passada, assim, o professor é muito bom e a gente sente a preocupação dele por nós, de modo que, apesar dele se esforçar para passar tudo que sabe, vemos que ele foca mais no aluno (aprendizado) do que no ensino (topd+) ...
Parabéns professor: Rodrigo Gurgel
Grande mestre, muito obrigado pelas referências.
Sempre aguardo os vídeos com entusiasmo!
Dicas riquíssimas! Muito obrigada por sua disponibilidade e atenção!
Que bom! Vou dizer para meu trio assistir este vídeo!obrigada🤗
Objetivo. Claro. Genial. Muitíssimo grato Grande Mestre ^.
Obrigado!
Que bom ouvir esse professor. Obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento com a gente ❤
Obrigado!
Mestre Gurgel é um prazer assistir os seus vídeos.
Obrigado!
Prof descobri esse canal a pouco tempo, me sinto privilegiado em ter o Sr a casa vídeo. Sua sabedoria é de cair o queixo. Parabéns por sua dedicação e comprometimento.
Obrigado!
Muito obrigado por todas as suas explicações!
Valeu!
Prof. Rodrigo, já estava com muita saudade de ouvir professores como o Sr.: exposição de ideias sem pressa, sem arrogância, com convicção, e, sobretudo, com respeito pelos alunos/ouvintes.
Obrigado!
Professor Gurgel,o sr.é o que todos nós,amantes da língua portuguesa,gostaríamos de ser:Rodeado de bons livros,repleto de conhecimentos,dando boas dicas,etc...Parabéns!
Obrigado!
O ÚNICO Olavista que ao invés de sentir vergonha alheia extrema cada vez que abre a boca, sinto admiração ao conhecimento que tem e a forma extremamente lúcida e amigável de passar informação e conhecimento para outras pessoas (eu com certeza aprendo muito). Um vídeo melhor que o outro. Raridade e merece ser cada vez mais conhecido e reconhecido.
Grande mestre. 🇧🇷😎👉
Obrigado!
Sr. Gurgel, faço letras e acredite compreendo o que diz. Também gostaria de ensinar usando literatura, usar frases ou períodos de uma obra, mas a primeira coisa que os professores dizem é que ensinar com a literatura é empobrecer a obra. Então tem-se que inventar as frases ou tirá-las da gramática, que há tempo não usar exemplos da literatura, seja portuguesa ou brasileira.
Vídeo maravilhoso.
Obrigado, pelas super dicas, caro Gurgel. Como de praste, você é magnífico no quesito facilitar a vereda daquele que preza pela língua portuguesa.
Obrigado!
Parabéns, mestre!! Que Deus continue a lhe abençoar cada dia mais e mais!!
Obrigadíssimo!
Professor, deixa o nome dos livros na descrição.
Muito bom! Tenho muito intersse em aprender mais sobre a Gramática.
Querido amigo e professor Rodrigo quero muito agradecer ao seu excelente vídeo.
me fez enxergar de uma forma diferente análise sintática.
Vou seguir a sua indicação muito obrigado mesmo
👍🏻🙂
Professor, continue indicando seus livros antigos, difíceis de encontrar e MARAVILHOSOS! Eu esperei muito tempo até encontrar o "Iniciação à Filologia" de Gladstone, paguei mais de cem reais, mas valeu cada centavo. Gratidão!❤
Obrigado, professor. Deus siga te iluminando.
Obrigado!
Obrigado professor. Seus vídeos são as aulas que nós não tivemos quando crianças.
Obrigado!
Ótimas dicas professor. Como sempre, muito claro e objetivo.
Maravilha, Gurgel!
Te conheci pelo Olavo e pela Tatiana.
Um coisinha que senti falta foi de uma passagem geral sobre oque é a tal análise sintática
Preciosos ensinamentos!
O livro do Bechara devia ser matéria obrigatória de todos os cursos universitários. Leio e releio sempre, não há nada melhor. Realmente é um pouco pesado, denso, só que é o único lugar onde se explica os fatos da análise sintática. Clássico.
Parabéns pelo canal!
Obrigada por suas aulas!❤
Clareza, precisão e conhecimento verdadeiro. Não poderíamos ter presente melhor para esse sábado. Obrigado Mestre.
Valeu!
Professor Rodrigo, muito obrigado por nos ajudar, sou estudante de letras na universidade, e confesso ter muita dificuldade com a parte da gramática, mas com seus vídeos e dicas de livros, irei superar isso.
Vá em frente, Miguel!
Muito obrigado, professor! Excelente, como sempre! ❤
Obrigado!
Temos mais novidades em termos de gramática para o Brasil? Parabéns pelas matérias e pelo canal, continue ensinando e pesquisando.
Sou seu fã! Professor tu és top.
Obrigado! Abração!
Acabo de conhecer o canal do Professor Gurgel. Muito bom! Alguém sabe como posso conseguir uma cópia do "Novo Manual de Análise Sintática", do Gladstone de Melo? Abraços a todos.
Aulas maravilhosas: esta e a anterior sobre a Gramática. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻. Gladstone Chaves de Melo - anotado.
Obrigado!
Professor seus vídeos são um bálsamo pra inteligência
Obrigado!
Não devemos ler Camões para analisá-lo sintaticamente, mas analisá-lo sintaticamente para lê-lo.
Primeiro, ler e entender. Depois, decompor e analisar.
Se pararmos de comprar livros bobos e de modismos adolescentes, precionarmos as editoras por publicações de qualidade e relevantes, a coisa melhora.
Concordo sem restrições com a afirmação de que a graça de Deus é o que não nos deixa enlouquecer.
Professor, o senhor foi certeiro 👏👏👏👏👏
Obrigado!
Boa professor, ótimasssssssssssssssssssssssssssssss explicações. Assim que eu passar em um concurso, venho aqui agradecer. #OlavoTemRazão (para não perder o hábito) rsssss
Dicas excelentes como sempre. Professor, seria possível disponibilizar a digitalização do livro Introdução a Filologia e Linguística Portuguesa de Gladstone Chaves de Melo? Não encontrei em nehum lugar pra comprar.
Alguém precisa digitalizar!
São difíceis mesmo
Excelente mestre!!!!!!
Obrigado!
Obrigado, professor! Tenho o do Bechara. Sua opinião me deixa aliviado, pois sinto que às vezes o autor, grande mestre que é, tem dificuldade em ser mais simples, ainda que não seja rebuscado. Pena que os outros, em especial o do Cândido Oliveira, esteja fora de catálogo.
Belo vídeo, professor! 👏👏👏
Obrigado!
Tenho esse livro do Bechara, e também compartilho de sua opinião: muito prolixo. Rocambolesco, até. Não que a gente não consiga extrair boas instruções, mas...Ufa! Vou procurar os outros recomendados. Abs.
Cuida da saúde, professor. Vida longa. Obrigado.
❤️
Mestre Gurgel, sou professor de língua portuguesa e italiano. Ensino análise sintática como o senhor descreveu neste vídeo . E sempre tive, quando aluno, na escola, muita dificuldade com a gramática. Prometi a mim mesmo que meus alunos não passariam pelas mesmas dificuldades. Grato pelas dicas, mestre!
Que belo depoimento. Parabéns!
Professor, gostaria que você fizesse uma análise da obra "Grande Sertão Veredas", de GUIMARÃES ROSA. É POSSÍVEL? Um fraterno abraço.
Muito bom, professor. Abraço.
Ótima explanação! É um instrumento de trabalho! Excelente!
Obrigado!
Além do refinado saber, desse magnifico professor Gurgel emana ainda uma agradável aura de placidez e equilíbrio.
Professor , e a análise morfológica. Que tal uma aula sobre o assunto. Um abraço 👍
Anotado!
@@RodrigoGurgel Professor, acho que eu e a maioria dos seus alunos e inscritos aprenderam a ter uma grande paixão pelo verdadeiro conhecimento da literatura e da gramática. Porém no meu caso e como no de muitos, precisamos fazer provas de vestibulares e concursos públicos para conseguir uma formação na universidade, conseguir um cargo para trabalhar e etc. Eu vou terminar o ensino médio ano que vem e estou me preocupando desde já com os vestibulares e sinto uma diferença na abordagem que eles requerem, e claramente existe um meio de estudo diferente. Como o senhor é professor e realmente possui uma credibilidade e competência na área(livros, vencedor de concursos, aulas)gostaria de pedir uma luz nesse caminho de estudos para vestibulares, porque o que realmente eles querem é que nós consigamos responder as questões das provas, poderia dar umas dicas sobre isso? Seja livros, gramáticas, autores, métodos de estudo, alguma coisa que realmente ajude, pois percebi que mesmo se eu estudar bem a gramática e escrever de forma correta não passarei nessas provas porque a abordagem é específica para responder as questões.
Agradeço muito o seu trabalho! Que deus o abençoe!
Que dicas preciosas professor !
Tinha trauma de análise sintática era um terror muita regra a aula não era objetiva.
👍🏻🙂
Bravo professor! Continue indicando os livros que o senhor achar pertinente, acabei conhecendo muitas relíquias por causa de suas indicações! O senhor poderia indicar bons livros teóricos sobre versificação? Muito obrigado!
Fabuloso, professor!
Meu caro, nos próximos vídeos coloca o nome dos livros indicados na descrição do vídeo, porque na maioria das vezes eu assisto tudo antes de anotar os livros, e então eu preciso voltar o vídeo para achá-los
Sempre nos revelando o mapa e o tesouro! Muito obrigado, professor! Se possível, gostaria que o senhor indicasse obras que complementassem o "Comunicação em prosa moderna" e o "Estilística da língua portuguesa" para melhorar minhas aulas de redação. Forte abraço!
Estão na lista!
como eu queria ter um prof assim no tempo de escola. obg prof por contribuir com seu conhecimento. eu tbm compartilho da mesma indignação pq nesse país td é dificil, td q se tenta fzr para o bem, vem os ladrões emgravatados, midia suja e sistema corrupto atrapalhar.
Eu tenho esse do Bechara. São raros os outros dois autores que citou, Professor :)
A Livraria Kosmos é um local onde se pode encontrar muita coisa.
MUITO obrigado professor!!
As boas definições ajudam, mas é preciso também sensibilidade... A Tia do primário dizia que sujeito era aquele que praticava a ação e isso causava muita confusão nas orações de voz passiva... A melhor definição de Sujeito e para mim a definitiva - - "o termo com o qual, obrigatoriamente o verbo concorda! Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, ouviu do Ipiranga a margem... o brado retumbante foi ouvido, rs Nunca mais errei, graças ao Professor Marcelo Rosenthal.
Que vídeo maravilhoso! Eu, que havia me desencantado pela Língua Portuguesa logo que entrei no Ensino Médio devido as infinitas classificações, nomenclaturas e regras, me senti abraçada por este seu vídeo, professor! Ganhaste mais um inscrito. :')
Que bom! Bem-vindo!
44.000 pessoas inteligentes são mais úteis que milhões de inúteis inscritos nos canais do Whinderson, Felipe Neto e Kéfera juntos!!!!
Vamos em frente!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Não seja tão radical
@@matheusvasconcelosnascimen668 Precisamos de uma vez por todas de outro Brasil. Sem idiotas e sem quem chame de radicais os que querem outro Brasil. Nada é mais radical que a ignorância! Chega!!! Vou dizer uma frase bem radical, mas em português bem formal: "Direcione-se à prostituta que deu à luz!!!"
Obs: Com todo respeito ao ilustríssimo professor!!!
Na vdd somos privilegiados. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Professor Rodrigo Gurgel, quero lhe dizer que sou seu fã e procuro assistir a todos os seus vídeos. Na medida do possível, também busco, nas minhas leituras e até nas minhas escassas e inconstantes escritas, colocar em prática seus conceitos e conselhos. Mas tenho uma pergunta cuja resposta eu adoraria ver e ouvir - quem sabe? - num vídeo. Ei-la: por que o senhor nunca fala de poesia, gênero que amo tanto, tanto assim que até tenho um livrinho de poemas publicado? Aguardo sua resposta, mestre!
Obrigado pela dica!
Sou professor de inglês/mandarim, obrigado por compartilhar seus conhecimentos!
Parabéns! Bom trabalho!
Grande professor!
Professor, o senhor é 10!
👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻