Trabalho com eletrônica desde 1980 é sempre usei o álcool isopropílico ou limpa contato os dois são altamente recomendado para esse tipo de serviço. Parabéns pelo ótimo canal.
Oi Valdemar, tenho 18 ano e sou apaixonado por eletrônica♥️. sempre tentei buscar conhecimento sobre eletrônica pois não tenho condições de pagar um curso agora e vc tem me ajudado muito com isso, eu me inspiro em vc amigo! tomara que um dia eu seja tão bom quanto você. Um forte abraço e muito obrigado por sempre nos passar conhecimento ♥️♥️♥️
Minha caixa de som usb tava com muito chiado. Passei álcool isopropílico até resvolveu, 3 meses depois começou tudo de novo. Passei álcool de novo e mais 2 meses e volta a fica ruim. Peguei óleo lubrificante apliquei, ja tem 2 anos e meio e tá ótima. Até movimento do potenciômetro ta melhor.
Show de bola essa explicação amigo. E sem contar que alguns tipos de lubrificantes tem águas na base agentes oxidantes querosene que danifica por completo os potenciometros variáveis. Um abraço amigo e tudo de bom...
Essa informação me foi muito útil, pois eu sempre pensei em colocar óleo (wd 40) nos potenciômetros da minha guitarra e tinha esse receio, ainda bem que minha intuição tava certa kkjj
Eu desmonto o potenciometro, faço a limpeza com alcool isopropilico, limpo tambem os contatos da parte móvel, limpo e lubrifico a parte que se movimenta na carcaça do potenciometro e dependendo do estado da pista e dos contatos moveis, volta a funcionar corretamente. Existe um produto chamado Deoxit (produto importado especifico pra lubrificar a pista do potenciometro), entretanto o preço é alto, cerca de $ 250,00 ( Frete + Produto) por um frasco de 25ml. Eu vou testar Silimatic que é um lubrificante seco, onde o fabricante indica o uso em potenciometros e chaves seletoras.
Cara você é muito bom nas explicações, muito bem detalhista, na minha região (Itapevi SP) é muito dificil achar um tecnico em som, eu preciso exatamente de faders de B100KX2 usado nos mixers behringer DJX700, mas não consigo encontrar, ja busquei na internet e nada, se você puder ajudar dando uma dica de como eu posso resolver isso, fico agradecido, não sou técnico, mas tenho que resolver, abraços
Antigamente tinha um kit de sprays da 3M pra limpeza, estou tentando levantar forças pra desmontar meu equalizador DOD 264, são 128 deslizantes SMD + 2. Pelo menos os SMDs tem uma “carcaça” para um grupo de 4 deslizantes.
Eu sempre tiro o potenciômetro, abro e lavo bem no álcool isopropílico. Normalmente fica muito melhor. Já peguei potenciômetros oleosos. O óleo velho seca e vira uma meleca gosmenta, que junto com o pó dá um baita trabalho pra limpar. Mas esse problema eu não sabia que acontecia, é muito pior do que simplesmente a sujeira. Obrigado por compartilhar!
Quando reparava aparelhos de áudio, nesses modelos deslizantes eu jogava spray de silicone, nunca colocava WD40 ou limpa contatos, eles emperram o cursor do potenciômetro (principalmente naqueles potenciômetros com corpo de plástico, aqueles bem xing ling) , lembrando que o cursor exerce uma certa pressão na pista carbonada do potenciômetro, misturada com a sujeira, ele vai desgastando, e com o tempo o spráy já não faz mais efeito, aí já é troca mesmo. Aqueles "sem fim de curso" de aparelhos de som, do tipo Aiwa e similares eu abria, passava um Kaol, limpava ele e depois uma camada de vaselina, levantava um pouco os contatos (pouca coisa) e depois fechava.
Ola vinicius ,vc poderia fazer um canal de venda de aparelhos no you tube nos moldes do Luis de São paulo que me parece que que funciona bem. O dele tem o nome de "venda de aparelhos vintages". Sou fã do seu canal ,Abracos.
sem contar que irá acular mais sujeira , já peguei casos que tinha até bolos de sujeira pelo acumulo e em contato com o óleo e vira uma pasta... tais como fios de cabelo e tudo que cair dento do potenciometro , eu costumo lavar com detergente e passo ar comprimido no caso de não dar para desmontar...
Tenho duas dúvidas: usar alcool isopropilico, não ajudaria a soltar esse carbono da trilha? E esse carbono não teria como reconstruir ele na trilha novamente? Excelente vídeo, bem didático.
tenho um mixer stetsom e qnd aumenta o volume depois do 30 ele dá uns estalos aí troquei um capacitor q estava estufado mas continua os estalos será q é potenciômetro o problema?
Valdemar, ótima dica, parabéns. Tenho uma duvida: tenho um potenciometro que tinha uma rigidez para gira-lo. Foi feita a cag... com óleo e, além dos problemas que você citou, ele ficou mole. Como fazer pra ele voltar ao normal. Tem jeito?
geralmente usávamos grafite ou aquele produto de arrumar o fio ressistivo dos vidros traseiros , nem sei se isso existe ainda , resolvia , boa dica né amigo
Geralmente eu desmonto e uso vaselina em pasta nas partes mecânicas da peça, faço uma limpeza na parte de contato elétrico e algumas vezes dou uma pressão na mola de contato (coisa mínima claro), faço um teste de resistência depois de montado e uso de boa.
Usar Spray de Limpa Contato Elétrico, pois não é óleo e esse faz um boa limpeza com jato que logo se evapora só não pode usar ligado com alimentação pois tem alguns que é explosivo.
Trabalhando em uma assistência , durante muitos anos ,aprendi a não limpar o potenciômetro com wd40, ele mistura com o pó e o defeito volta pior depois , ,nos usávamos um jato de ar para eliminar toda poeira ,e só depois dava um jatinho de lubrificante wd , dificilmente voltava .
eu desmonto, limpo com isopropilico e uso graxa de silicone como lubrificante. mesmo em faders motorizados. agora usar wd40 e outros oleos, detona tudo! potenciometro tem lubrificante. nunca é 100% seco e o metal deslizante sob o carbono vai comer a pista também se n houver um minimo de lubrificação. desmontei meu multimetro hikari tambem, ele na escala de continuidade, nem sempre bipava. desmontei, limpei e lubrifiquei com silicone tbm em pasta. ja esta ha meses sem dar problema. Antes, com 2 meses ja estava dando esse problema de eu ter q ficar mexendo no botao ate ele zerar total e bipar.
Isso. E a resistencia é resultado da "quantidade" de material depositado na pista; com o desgaste ocorre a perda deste material, aumentando a resistencia. Em uma total falta de opções, uma "resistência em paralelo" poderia auxiliar um pouco; em total desespero (improvável), refazer a trilha com tinta condutiva - existe a possibilidade de que as regiões próximas da conexão sejam as mais vulneráveis (uma espécie de mal contato ).
Muito bom o video, lembrando que abrir o potenciomentro para limpar, aplica-se somente aos potenciometros deslizantes. Quantos aos convencionais isso nao maioria das vezes nao é possivel, sempre usei alcool isopropilico, Salvo os da Alps que sao blindados e raramente isso acontece.
A aplicação de óleo altera a composição do carvão depositado. Eu ja tive tantos problemas desse tipo. Se lembra das memórias de sintonia dos TVs Telefunkem? Coisa triste! Era o mesmo sistema dos potenciômetros.
Não pode mano. Seu amplificador tem saida de 6 ohms, se por falante com impedância menor vc vai queimar a saida do seu amplificador. Voce poderia por falante acima de 6 ohms, 8 , 12 , 16 etc. Sempre igual ou acima entende? Se fosse o contrário ,seu amplificador tivesse 4 ohms e o sub 6 ohms ai sim vc poderia ligar .
@@valdemar_gomes boa tarde, vê se vc pode me ajudar nessa ,estou com uma fonte de PC aqui com um transistor smd em curto ,o código q esta em seu corpo é BAG mas não acho nada sobre esse transistor em lugar nenhum ,se alguém poder me ajudar ficaria muito agradecido ,muito obrigado
Sempre desmonto os potenciômetros e limpo com álcool isopropílico, fica muito bom, já cansei de ver muito "técnico e luthier" limpar potenciômetros com WD40, limpa contato, dentre outros, e sem desmontar o componente, de momento resolve (as vezes), mas a gambiarra vai sair cara depois de um tempo, especialmente se forem potenciômetros CTS de guitarra, que são caríssimos.
Possuo um kit numark, o Mixer com 6 meses ficou com ruído, abri e limpei com álcool e não resolveu, abri de novo e lavei e não resolveu. Por último, apliquei wd40 sem abrir e está uma beleza há quase 1 ano.
Gostei de você ter alertado o pessoal. A história do "borrifa WD" é muito comum!
Trabalho com eletrônica desde 1980 é sempre usei o álcool isopropílico ou limpa contato os dois são altamente recomendado para esse tipo de serviço. Parabéns pelo ótimo canal.
Valdemar , conheço SOROCABA SP , uma linda cidade , parabens a tôda populaçâo
Oi Valdemar, tenho 18 ano e sou apaixonado por eletrônica♥️.
sempre tentei buscar conhecimento sobre eletrônica pois não tenho condições de pagar um curso agora e vc tem me ajudado muito com isso, eu me inspiro em vc amigo!
tomara que um dia eu seja tão bom quanto você.
Um forte abraço e muito obrigado por sempre nos passar conhecimento ♥️♥️♥️
Procura uma ETEC, eu fiz curso Técnico em Mecatrônica de graça na ETEC, basta prestar a prova pra entrar. São ótimas escolas técnicas.
Grande professor Waldemar, muito obrigado pelas dicas de ouro, aprendi mais uma com o senhor.. obrigado sucesso e abraços
eu sempre falo isso p meus clientes, video top, abração
Minha caixa de som usb tava com muito chiado. Passei álcool isopropílico até resvolveu, 3 meses depois começou tudo de novo. Passei álcool de novo e mais 2 meses e volta a fica ruim. Peguei óleo lubrificante apliquei, ja tem 2 anos e meio e tá ótima. Até movimento do potenciômetro ta melhor.
Show de bola. Dica topada.
Ótima dica. Valeu.
Show de bola essa explicação amigo. E sem contar que alguns tipos de lubrificantes tem águas na base agentes oxidantes querosene que danifica por completo os potenciometros variáveis. Um abraço amigo e tudo de bom...
Valdemar Gomes vc é o cara! Valeu mesmo pela dica meu brother
Essa informação me foi muito útil, pois eu sempre pensei em colocar óleo (wd 40) nos potenciômetros da minha guitarra e tinha esse receio, ainda bem que minha intuição tava certa kkjj
Obrigado pela dica... Um abraço de Portugal..
Show de bola o seu vídeo!
parabéns Valdemar excelente aula meu irmão
Uma aula bem didática. Parabéns.
Isso sim é dica de ouro, não sabia que óleo de maquina era tão nocivo nesse caso.
Eu desmonto o potenciometro, faço a limpeza com alcool isopropilico, limpo tambem os contatos da parte móvel, limpo e lubrifico a parte que se movimenta na carcaça do potenciometro e dependendo do estado da pista e dos contatos moveis, volta a funcionar corretamente. Existe um produto chamado Deoxit (produto importado especifico pra lubrificar a pista do potenciometro), entretanto o preço é alto, cerca de $ 250,00 ( Frete + Produto) por um frasco de 25ml. Eu vou testar Silimatic que é um lubrificante seco, onde o fabricante indica o uso em potenciometros e chaves seletoras.
Vc é o bom então
neste video aprendi mais ainda,
valeu Waldemar !!!
Cara você é muito bom nas explicações, muito bem detalhista, na minha região (Itapevi SP) é muito dificil achar um tecnico em som, eu preciso exatamente de faders de B100KX2 usado nos mixers behringer DJX700, mas não consigo encontrar, ja busquei na internet e nada, se você puder ajudar dando uma dica de como eu posso resolver isso, fico agradecido, não sou técnico, mas tenho que resolver, abraços
Experimente limpar com álcool isopropílico e passe um lápis (grafite) de leve na trilha e lixa 1200 no cursor
boa dica! eu usei óleo num potenciômetro daqueles redondos e piorou mais, valeu amigo!!
Ótima explicação ,detalhada .
Bom dia,quando o potenciômetro com trilhas desgastadas eu risco por cima com um lápis de grafite e fica bom.
Olá...
Eu uso o spray 'limpa contato', mas o limpa contato do "bom"! Sempre funcionou muito bem.
Só burros usam "óleo"!!!
Tem q usar é LIMPA CONTATOS !!!
Parabéns pela informação.
Eu uso olho de máquina funciona muinto bem.
Antigamente tinha um kit de sprays da 3M pra limpeza, estou tentando levantar forças pra desmontar meu equalizador DOD 264, são 128 deslizantes SMD + 2.
Pelo menos os SMDs tem uma “carcaça” para um grupo de 4 deslizantes.
Excelente vídeo, ótima dica. Se não tiver afim de desmontar o aparelho, é só utilizar um spray limpa contato, não deixa resíduos oleosos
Mas ele também é corrosivo.
Eu coloco limpa contatos e insiro um continente bem reduzido ...
Bom WD sempre resolveu!!!
Ótima dica
Boa dica, meu amigo. Parabéns!
muito top o vídeo, parabéns
Pode ser usado limpa contatos, que limpa placas, e contatos eletricos e de eletronica?
Eu sempre tiro o potenciômetro, abro e lavo bem no álcool isopropílico. Normalmente fica muito melhor. Já peguei potenciômetros oleosos. O óleo velho seca e vira uma meleca gosmenta, que junto com o pó dá um baita trabalho pra limpar. Mas esse problema eu não sabia que acontecia, é muito pior do que simplesmente a sujeira. Obrigado por compartilhar!
excelente aula mestre parabens .
Valeu pela dica mestre
Quando reparava aparelhos de áudio, nesses modelos deslizantes eu jogava spray de silicone, nunca colocava WD40 ou limpa contatos, eles emperram o cursor do potenciômetro (principalmente naqueles potenciômetros com corpo de plástico, aqueles bem xing ling) , lembrando que o cursor exerce uma certa pressão na pista carbonada do potenciômetro, misturada com a sujeira, ele vai desgastando, e com o tempo o spráy já não faz mais efeito, aí já é troca mesmo. Aqueles "sem fim de curso" de aparelhos de som, do tipo Aiwa e similares eu abria, passava um Kaol, limpava ele e depois uma camada de vaselina, levantava um pouco os contatos (pouca coisa) e depois fechava.
O spray de silicone pode ser borrifado por todo o fader ?
Excelente vídeo. Obrigado!
Excelente! Acho que pouca gente sabe disso.
Parabéns
Que aula! Obrigado!!
Meu like é seu, obrigado pela dica de ouro.
✌️✌️✌️✌️
Ola vinicius ,vc poderia fazer um canal de venda de aparelhos no you tube nos moldes do Luis de São paulo que me parece que que funciona bem. O dele tem o nome de "venda de aparelhos vintages". Sou fã do seu canal ,Abracos.
El spray es para salir de apuro digamos . Es una solución a corto plazo luego sería lo mejor siempre reemplazar la pieza
Gostei do canal. Raiz. Inscrito.
Valeu amigão muito obrigado pela dica ...
Perfeito! Segue em frete irmão!
sem contar que irá acular mais sujeira , já peguei casos que tinha até bolos de sujeira pelo acumulo e em contato com o óleo e vira uma pasta... tais como fios de cabelo e tudo que cair dento do potenciometro , eu costumo lavar com detergente e passo ar comprimido no caso de não dar para desmontar...
Grande dica!!!
Viche em 15 anos de carreira jogando splay nos potenciometro só agora vc me fala.
Fica tranquilo amigo as vezes eu tb troco os nomes. é excesso de coisas ao mesmo tempo.
Valeu essa dica foi ótima
Tive problemas em RJs 45 com quebra do acrílico 😮será q era pq eu sempre lubrificava antes de conectar?
E as graxas eletricas de silicone, servem pra essa lubrificação?
Tenho duas dúvidas: usar alcool isopropilico, não ajudaria a soltar esse carbono da trilha?
E esse carbono não teria como reconstruir ele na trilha novamente?
Excelente vídeo, bem didático.
O álcool isopropílico seca muito rápido.
Boa tarde, se usar limpa contato, você recomenda?
Djalma de Recife!
tenho um mixer stetsom e qnd aumenta o volume depois do 30 ele dá uns estalos aí troquei um capacitor q estava estufado mas continua os estalos será q é potenciômetro o problema?
Vc é o cara👏👏👏👏👏
Amigo, apos a limpeza não seria possível recuperar a resistência com grafiti , ja que as trilhas são de grafite.? Obg.
Pra limpar bem um potênciometro, talvez uma lavagem em Banheira Ultrassônica com álcool isopropílico deva resolver. Uma hora vou fazer este teste.
Exelente explicacion
Valdemar, ótima dica, parabéns. Tenho uma duvida: tenho um potenciometro que tinha uma rigidez para gira-lo. Foi feita a cag... com óleo e, além dos problemas que você citou, ele ficou mole. Como fazer pra ele voltar ao normal. Tem jeito?
geralmente usávamos grafite ou aquele produto de arrumar o fio ressistivo dos vidros traseiros , nem sei se isso existe ainda , resolvia , boa dica né amigo
Valdemar eu posso tá usando o limpar contato? se sim qual posso usar?
Bacana. Tem como remanufaturar os potenciômetros desgastados ? Abraços
Geralmente eu desmonto e uso vaselina em pasta nas partes mecânicas da peça, faço uma limpeza na parte de contato elétrico e algumas vezes dou uma pressão na mola de contato (coisa mínima claro), faço um teste de resistência depois de montado e uso de boa.
O limpa cntatos também resolve
Para recuperar um potenciómetro, ( por algum tempo) preencha os riscos com lápis de grafite de rigidez média. Abraço
Do tipo Hb?
Boa dica!👍🏻
Usar Spray de Limpa Contato Elétrico, pois não é óleo e esse faz um boa limpeza com jato que logo se evapora só não pode usar ligado com alimentação pois tem alguns que é explosivo.
Esse potenciômetro não vem engraxado de fabrica ele e montado a seco?
No caso de uma sujeira leve o limpa contatos resolve , agora se já usou antes óleo lubrificante só abrindo mesmo e limpando com alcool isopropilico .
Trabalhando em uma assistência , durante muitos anos ,aprendi a não limpar o potenciômetro com wd40, ele mistura com o pó e o defeito volta pior depois , ,nos usávamos um jato de ar para eliminar toda poeira ,e só depois dava um jatinho de lubrificante wd , dificilmente voltava .
Limpeza por cuba ultrassônica não seria uma boa alternativa?
Tenho uma mesa de som quando da problema desmonto o potenciômetro é faço a limpeza com contonete e álcool isopropilico
eu desmonto, limpo com isopropilico e uso graxa de silicone como lubrificante. mesmo em faders motorizados. agora usar wd40 e outros oleos, detona tudo! potenciometro tem lubrificante. nunca é 100% seco e o metal deslizante sob o carbono vai comer a pista também se n houver um minimo de lubrificação. desmontei meu multimetro hikari tambem, ele na escala de continuidade, nem sempre bipava. desmontei, limpei e lubrifiquei com silicone tbm em pasta. ja esta ha meses sem dar problema. Antes, com 2 meses ja estava dando esse problema de eu ter q ficar mexendo no botao ate ele zerar total e bipar.
Isso. E a resistencia é resultado da "quantidade" de material depositado na pista; com o desgaste ocorre a perda deste material, aumentando a resistencia. Em uma total falta de opções, uma "resistência em paralelo" poderia auxiliar um pouco; em total desespero (improvável), refazer a trilha com tinta condutiva - existe a possibilidade de que as regiões próximas da conexão sejam as mais vulneráveis (uma espécie de mal contato ).
PARABENS
Boa noite!
E sobre usar limpa contato congelante, teria efeito inferior ao do álcool isopropílico?
Muito bom o video, lembrando que abrir o potenciomentro para limpar, aplica-se somente aos potenciometros deslizantes. Quantos aos convencionais isso nao maioria das vezes nao é possivel, sempre usei alcool isopropilico, Salvo os da Alps que sao blindados e raramente isso acontece.
Eu aplico graxa de silicone, e espero longos anos para voltar a dar problema e se der antes, ai é capacitor.
A aplicação de óleo altera a composição do carvão depositado. Eu ja tive tantos problemas desse tipo. Se lembra das memórias de sintonia dos TVs Telefunkem? Coisa triste! Era o mesmo sistema dos potenciômetros.
O óleo possui afinidade com o carbono, pois ambos são apolares. De fato, há uma diluição da pista do potenciômetro.
Eu uso limpa contato ou movimento o potenciômetro varias vezes rapidamente até sumir o ruído.
Tenho um sub de 4 ohms, posso ligar em uma potencia mono de 6 ohms ?
Ñão pode não, caixas devem ter a impedância igual ou maior, se colocar com uma impedância abaixo, força as saídas e queima.
Não pode mano.
Seu amplificador tem saida de 6 ohms, se por falante com impedância menor vc vai queimar a saida do seu amplificador.
Voce poderia por falante acima de 6 ohms, 8 , 12 , 16 etc.
Sempre igual ou acima entende?
Se fosse o contrário ,seu amplificador tivesse 4 ohms e o sub 6 ohms ai sim vc poderia ligar .
@@professorgirafalesgirafale111 Valeu irmão
Boa noite, parabens pelo canal, vc é de sorocaba?? Sou de votorantim somos vizinhos??
Abraços e sucesso.
Onde você comprou o seu celular
A mesma coisa acontece se for usado limpa contato?
Eu nunca usei, por isso não sei dizer. O Limpa contato é indicado para contatos de metal, até onde sei... Aqui é trilha de carbono entende...
muito bom valdemar eu fazia muito isso kkkkkkk
Eu tbm fazia kkkk
Quem nunca fez ao menos uma vez.....kkkk
@@valdemar_gomes boa tarde, vê se vc pode me ajudar nessa ,estou com uma fonte de PC aqui com um transistor smd em curto ,o código q esta em seu corpo é BAG mas não acho nada sobre esse transistor em lugar nenhum ,se alguém poder me ajudar ficaria muito agradecido ,muito obrigado
Valdemar qual a marca da mesa ?
Ja coloquei uma mesa para revisao e pouco tempo voltou este problema. Acredito q apenas colocaram oleo nos faders
Q vídeo top
Eu tenho um polivox está sem sintonia vc conserta ? Qual seu endereço, pra que eu possa levar. Jose Carlos Guaratinguetá sp
WD-40 nem pensar, né Valdemar? Heheheh. Grande abraço.
kkkkkkkkkkk
Pode usar grafite em pó?
Eu sempre fiz assim; faço uma limpeza com alcool isoprololico depois passo pó de grafite desliza melhor e já fica lubrificado,
Amigo o óleo WD40 para contatos elétricos, serviria ou da no mesmo ?
Sempre desmonto os potenciômetros e limpo com álcool isopropílico, fica muito bom, já cansei de ver muito "técnico e luthier" limpar potenciômetros com WD40, limpa contato, dentre outros, e sem desmontar o componente, de momento resolve (as vezes), mas a gambiarra vai sair cara depois de um tempo, especialmente se forem potenciômetros CTS de guitarra, que são caríssimos.
Eu peguei uma mesa com mal contato no pot de volume, no caso eu tive que desmontar e limpar. no caso de instrumentos, eu prefiro colocar um novo.
Possuo um kit numark, o Mixer com 6 meses ficou com ruído, abri e limpei com álcool e não resolveu, abri de novo e lavei e não resolveu. Por último, apliquei wd40 sem abrir e está uma beleza há quase 1 ano.
WB com certeza é totalmente desaconselhável, mas limpa contatos seria um problema por que? Creio eu que não traga nenhum mal pro equipamento.
@@LuanRHCP1 já fiz isso em vários aparelhos sem problema e no meu já tem alguns meses que apliquei wd, está ótimo.
Wd acumula sujeira, já o limpa contato remove e deixa o potenciômetro bem menos sujeito à variação.
dei risada sobre oque vc falou kkkkk sobre inverter oque fala já tinha percebido.kkkkkkkkk
Eu tenho esse pequeno "Probleminha" kkkk