Conversor Buck - Tudo o que você precisa saber!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 апр 2024
  • Neste vídeo vamos falar TUDO sobre o Conversor Buck, um dos três conversores cc/cc básicos que dão origem às fontes chaveadas. O conversor Buck é um conversor abaixador, isto é, um conversor cuja tensão de saída é menor do que a tensão de entrada, muito utilizado na eletrônica de potência na alimentação de chips, LEDs, carregadores de bateria, entre outros equipamentos.
    Vamos analisar neste vídeo o funcionamento do conversor buck, os seus modos de operação contínua, crítico e descontínuo. Vamos lá?
    📘 Livro de Eletrônica de Potência do Daniel Hart: amzn.to/3DRxaMc
    Torne-se membro do Canal e ajude-nos a crescer e disponibilizar mais conteúdos e impactar mais pessoas: / @eltgeral
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    O Professor Thiago de Oliveira é prof. Adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, uma das melhores instituições de ensino e pesquisa em Engenharia Elétrica do país e membro gestor do Grupo de Eletrônica de Potência da UFMG, um grupo de pesquisa dedicado à pesquisa e desenvolvimento de conversores estáticos. Com mais de 12 anos de experiência em ensino de eletrônica, o professor Thiago trás uma visão didática dos conceitos de eletrônica, de modo a passar o conteúdo necessário, sem contar a história pela metade, mas de forma descomplicada.
    Venha aprender eletrônica de verdade com a gente e se torne um profissional cada vez melhor e mais qualificado.
    - Curso Gratuito de Amplificadores de Potência: eltgeral.com.br/circuitos-ele...
    - Melhores Livros para Aprender Eletrônica - eltgeral.com.br/quais-os-melh...
    Siga-nos no instagram: @elt_geral
    Visite o nosso site: eltgeral.com.br
    #eletronicageral #buckconverter #powerelectronics

Комментарии • 11

  • @magnotton
    @magnotton 2 месяца назад +2

    Excelente, Thiago!

  • @WebEletronica
    @WebEletronica 2 месяца назад +2

    Excelente aula, Thiago!

  • @denissilvaBR
    @denissilvaBR 2 месяца назад +2

    Excepcional Professor! Sua didática, sintetiza muito o assunto, direto ao ponto, isso é altamente proficiente pois, evita a dispersão. Porém confesso que irei assistir mais vezes esse vídeo para uma melhor assimilação do assunto.
    Um abraço!

    • @EltGeral
      @EltGeral  2 месяца назад

      Obrigado novamente. Acabou que o vídeo ficou bem grande, mas eu preferi deixar tudo na mesma aula, do que dividir o assunto em vários

  • @luizfernandoreisbandeira476
    @luizfernandoreisbandeira476 2 месяца назад +1

    Mestre, parabéns, mais uma aula excelente sobre conversor Buck. O Sr irá apresentar esse conteúdo para os outros tipos de conversores? Desde já agradeço.

    • @EltGeral
      @EltGeral  2 месяца назад +1

      Oi Luiz, valeu. Vou sim, pros básicos pelo menos.

  • @bernardoSoCor91
    @bernardoSoCor91 2 месяца назад +2

    Otima aula, professor!

  • @_eurico_
    @_eurico_ День назад

    Olá! eu sempre comprei o modelo de 300w 20a buck, mas vi um de 400w 15a boost! Pq ele tem 400w mas tem menos amperagem?? Esse que sempre comprei não vai na voltagem que o de 400w vai, mas pra mim ta ok, pq não uso até onde o de 400w vai (60v). A diferença de preço que encontrei é de 2 reais entre cada um. Qual seria melhor pra usar em 12-24v? Qual vou ter conseguir alimentar mais leds por exemplo?

    • @EltGeral
      @EltGeral  День назад

      @@_eurico_ a capacidade de corrente vai depender da tensão que cada conversor entrega nominalmente. Outra coisa é em que ponto se definiu a capacidade de potência, pois, por exemplo, se esse boost chega a 60V, e ele tem 400W de capacidade, ele não entrega 15A nessa tensão, pois seriam 900W, ou seja, 50% de sobrecarga.
      Qual dos dois escolher depende das suas condições de entrada e saída. O Buck só abaixa a tensão e o Boost só eleva, se vc precisa de 15V de saída, por exemplo, se sua tensão de entrada é superior a isso, tem que ser buck e se for inferior, tem que ser boost. Agora se a tensão ficar flutuando perto do valor desejado, por exemplo, sua entrada varia de 12V a 24V, mas vc quer 15V na saída, nenhum dos dois vai atender

    • @_eurico_
      @_eurico_ День назад

      @@EltGeral Entendi! muito obrigado pelas informações!