A bíblia Vulgata mais antiga que sobreviveu, ano 692, com 73 livros: 692 - Bíblia Amiatinus (Codex Amiatinus), Língua Latim, Biblioteca Medicea Laurenziana, Florença; Itália.
Eu leio sobre isso a quase dez anos e assisto a debates sobre o Canon bíblico entre católicos e protestantes e não tenho mais nenhuma dúvida. A Igreja está com a verdade
É muito engraçado como os protestantes, mesmo aqueles que se consideram apologétas, não leram absolutamente nada sobre os assuntos que comentam, e se baseiam apenas em artigos de outros apologétas(geralmente gringos). E isso é extremamente perceptível na forma como eles contam as coisas cheias de imprecisões e narrativas falsas ditas como uma absoluta verdade.
Uma pergunta que se tem que fazer ao ilustrado Juan : É possível vc explicar como foi compilada a Bíblia protestante, sem citar a Santa Igreja Católica Apostólica Romana?
@@oresgatedaalmaimpossível! É a única religião do mundo que vive de combater outra religião. Eles não estão nem aí para a verdade! A questão deles é com a Igreja. Sem saber, acabam fazendo o que a Igreja determina! Rssss
Desmentindo o protestante: na verdade, os ortodoxos se separaram da Igreja Católica em 1054 e disseram que também eram infalíveis. Antes disso seu patriarca João VI, de Constantinopla dizia: ” O Papa de Roma, a cabeça do sacerdócio cristão, quem em Pedro, o Senhor ordenou para confirmar os seus irmãos [Lucas 22,31-32].” (John VI, anúncio de Epist anúncio de Constantin Pap Combefis Auctuar Bibl)
Assistindo pelo teus comentários, pq ele claramente faz uma salada com tudo que já escutou e claramente não conhece o assunto, não dá nem pra aprofundar o tema pq toda hora tem que corrigir o básico, dizer que o novo testamento foi fácil é absurdo, só juntar as cartas, e quem vai dizer que carta é ou não do apóstolo? Faz parecer que tinha um cartório lá. E fora as igrejas que ele inventou no meio do século qualquer protestante honesto sabe da história da igreja em partes
Não, eles não tão nem aí, se protestante fosse igreja teria minimamente bispo, o que é algo que só os anglicanos tem, e mesmo assim ficou invalida a ordenação dele
Bíblias PROTESTANTES baixo: Todas com 73 livros, entre 1517 e 1546 (8 de abril) 1522, 1534 - Bíblia de Lutero, Língua Alemã, Biblioteca Estadual e Universitária de Halle-Wittenberg, Halle, Alemanha. 1529 - Bíblia de Schwabach, Língua alemã, Biblioteca Nacional da França, Paris, França. 1530 - Bíblia de Robert Estienne, Língua Francês, Biblioteca Nacional da França, Paris, França. 1531 - Bíblia de Zürich, Língua Alemã Suíça, Zurique, Museu Internacional da Reforma, Genebra, Suíça. 1534 - Bíblia de Münster, Língua Latim, Biblioteca Estadual de Münster, Münster, Alemanha. 1534 - Bíblia de Froschauer, Língua alemã, Biblioteca Nacional da Alemanha, Berlim, Alemanha. 1534 - Bíblia de Jonas, Língua alemã, Biblioteca Nacional da Alemanha, Berlim, Alemanha. 1535 - Bíblia Coverdale, Língua Inglês, Biblioteca do Museu Britânico, Londres, Inglaterra. 1537 - Bíblia de Mateus, Língua Inglês, Biblioteca Britânica, Londres, Inglaterra. 1539 - Bíblia de Taverner, Língua Inglês, Biblioteca Britânica, Londres, Inglaterra. 1539 - Bíblia Grande, Língua Inglês, Biblioteca Britânica, Londres, Inglaterra.
@@oresgatedaalma Eu fiz estudo, existem várias bíblias em outras línguas, a exemplo, em Catalão, lingua falada na Espanha até hoje, na verdade na Espanha são 17 linguas oficiais, se não me engano. A Igreja já entendia desde a tradução para o latim que embora fosse nem feita a tradução, a tradução perde o sentido pleno, e fazer milhares de bíblias em diversas línguas era errado do ponto de vista de limitação linguística, do ponto de vista possível financeira e humanamente. O problema é que os mentirosos da reforma falam coisas que são falácia que o povão acredita, não imaginam o ponto de vista, linguístico, financeiro, temporal, do ponto prático, no anacronismo ao examinar fatos impraticáveis no passado, etc. Se valem da ignorância do povo para mentir contra a Igreja. Sem contar que alfabetizados no mundo inteiro era 2%, só começa a mudar no século 19. As pessoas não sabiam ler nem latim, e nem outra língua, os idiomas não tinham gramaticas já fixas e nem na verdade existiam no mesmo sentido que temos hoje, com parâmetros fixos e definidos.
Papias, Diógenes, são Clemente, Eusébio de Cesareia, Tertuliano, Agostinho, É tudo anterior ao século 4 que citaram os evangelios em todos os cantos do mundo, São Jerônimo foi ate Jerusalém para ter acesso ao novo testamento o resto veio de Alexandria, Grécia e Éfeso
O problema é que o sujeito tem o ego inflamado pelos protestantes. Portanto por mais que lhe refutem ele nunca vai mudar, porque o orgulho não permite abrir mão.
Os protestantea são hilários! Ficam nesta fixação por Roma! Aí, falam de Jerusalém! Achando que ficam diferentes! Jerusalem era território Romano tonto! Que discussão sem pé nem cabeça desses protestantes!
Parabens meu irmão, por vc está refutando o Juan, ele é um covarde, ele fala mal da fé católica! Mais apaga todo comentário que agente faz nos vídeos dele!
"Só juntar as cartas dos Apóstolos e está formado o Novo Testamento...." O sujeito não tem ideia do que está falando e nem como se deu a formação do cânon.
Ele apaga os comentários católicos e bloqueia nos oerfis, no fundo ele reconhece que está errado e não tem muito o que fazer, a não ser bloquear. Kkkkkkkk
@@contasecundaria-kc8mw eu sempre comentava nos vídeos dele. Um dia ele selecionou alguns comentários pra pra questionar e o meu foi um deles. Da em diante ele me bloqueou kkk.
Bom dia! João Vitor, de fato o termo grego católico/a usado por Santo Inácio de Antioquia, ´vai além de Universal, pelo contexto da Carta ao Esmirnenses, é mais no sentido de Integridade ou Totalidade da presença de Cristo, bem como ensina o Catecismo da Igreja Católica.
@@oresgatedaalma Qualquer um que estuda Atos dos Apóstolos desde o princípio, sabe que a primeira igreja cristã foi criada em Jerusalém, não há dúvida. Porque Deus jamais muda suas promessas. A promessa foi para os judeus. A igreja matriz foi criada em Jerusalém pelos apóstolos judeus orientados por Jesus Cristo, que orientou os judeus apóstolos a subir para Jerusalém e aguardar as promessas de Deus aos judeus sobre a derramamento do Espírito Santo, conforme as profecias de Joel 2.28-32. As demais congregações cristãs são filiais da matriz criada em Jerusalém. Atos 1.1-14. Nada a ver com a denominação religiosa católica romana que diz ser a primeira igreja criada por Jesus Cristo.
@@oresgatedaalma O verdadeiro Deus, o Eterno, não mente, não engana ninguém, não quebra princípios nem alianças. Tudo o que ele fala e faz é eterno. As promessas foram feitas para os judeus. Não tem como Deus mudar seus planos. Os oráculos divinos, ou seja, a palavra, a revelação de Deus foram confiadas apenas aos judeus. Romanos 3.1-3. O fato de alguns terem encontrado partes dos pergaminhos judaicos, ou outros terem compilado ou encapado, enfeitado, colocando zíper, não os faz donos das Escrituras Sagradas judaicas. Jesus determinou que seus seguidores examinassem as escrituras para encontrarem nelas a vida eterna. João 5.39,40. Significa que as escrituras sagradas são suficientes para encontrar ter a vida eterna, que só é possível através dele. Ele não mandou procurar a vida eterna em outras fontes, outros livros. Só nas escrituras. Nada além das sagradas escrituras tem relevância para encontrar a salvação eterna em Jesus.
@@oresgatedaalma Eu tenho quase todas as versões bíblicas, inclusive a bíblia judaica completa. Antigo e Novo Testamento. Os judeus messiânicos convertidos a Yeshua, nome de Jesus em hebraico, também não têm os livros apócrifos nas suas versões.
O vídeo do rapaz ali é bem sofrível. Algumas partes chegam a ser engraçadas: "só juntar as cartas do apóstolos"????? O cara leu em algum lugar que tinha uma amazon do cristianismo primitivo que era só escolher o texto pelo autor, pedir para entregar na diocese de Roma, encadernar todos e pronto estava formado o Novo Testamento.
Os "protestantes" seguem sim uma tradição judaica, no entanto, é preciso salientar que os "protestantes" seguem uma tradição judaica chancelada por Cristo, que chama de Escritura a TaNaH.
@@oresgatedaalma - Cristo chamando o Canon tripartido dos fariseus de Escritura não é uma chancela? Vc acha que ao chamar esse Canon de Escritura ele não o está chancelando?
A vasta maioria dos apologistas católicos se referem a igreja de Roma como se fosse a primeira igreja fundada. Não é necessariamente uma afirmação mal intencionada. É que entra no automático. E toda narrativa dá esta impressão. Mas o fato é que a primeira igreja local foi a de Jerusalém. Depois veio Antioquia e em seguida as outras.
@ eu acompanho os principais apologistas católicos e nunca vi isso. Talvez, o que pode acontecer, é você confundir o termo “primazia” com “primeira”. A Igreja de Roma sempre teve primazia diante das demais.
@oresgatedaalma Não, eu sei bem a diferença. Quanto a primazia de Roma não foi algo que se estabeleceu de imediato. Mas que se deu ao longo dos séculos por fatores alheios a vontade e ao esforço apostólico. Nunca se planejou primazia de nenhuma igreja. Isso é fato! Jerusalém foi importante por um tempo. Depois Antioquia no início das missões apostólicas e por aí vai. Em Apocalipse parece que temos uma escolha soberana da parte de Deus para que aquelas igrejas fossem as guardiãs da mensagem divina. Embora o texto tenha se espalhado por toda cristandade.
Cara só no malabarismo hein ,debate com Lucas banzoli ou Pedro gavião ou o Tiago Dutra ou o Paulo cristiano.voce tem medo hein.porque quando católicos debatem com eles só apanham.
Lucas Banzoli sempre cobra mais rigor acadêmico quando é refutado com artigos da Internet, mas quando lhe convém lança mão da Wikipedia, chat GPT, sem nenhum pudor. O Tiago Dutra é um histrionico, pensa que debate é venda na feira livre, e que gritaria é melhor argumento que uma pesquisa mais profunda sobre o tema discutido.
O cara parece que tá fazendo uma apresentação de escola sem ter pesquisado direito kkkkkk
A bíblia Vulgata mais antiga que sobreviveu, ano 692, com 73 livros:
692 - Bíblia Amiatinus (Codex Amiatinus), Língua Latim, Biblioteca Medicea Laurenziana, Florença; Itália.
Eu leio sobre isso a quase dez anos e assisto a debates sobre o Canon bíblico entre católicos e protestantes e não tenho mais nenhuma dúvida. A Igreja está com a verdade
a conversa termina quando em 1454 Gutemberg imprime o 1 livro a biblia de 73 livros
Parabéns irmão pela excelente trabalho apologético católico inspirado pelo Espírito Santo 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏
É muito engraçado como os protestantes, mesmo aqueles que se consideram apologétas, não leram absolutamente nada sobre os assuntos que comentam, e se baseiam apenas em artigos de outros apologétas(geralmente gringos). E isso é extremamente perceptível na forma como eles contam as coisas cheias de imprecisões e narrativas falsas ditas como uma absoluta verdade.
Uma pergunta que se tem que fazer ao ilustrado Juan : É possível vc explicar como foi compilada a Bíblia protestante, sem citar a Santa Igreja Católica Apostólica Romana?
@@carlosalbertodosanjos110 é possível falar de protestante sem aquilo contra o que eles protestam? 😂😂😂
@@oresgatedaalmaimpossível! É a única religião do mundo que vive de combater outra religião. Eles não estão nem aí para a verdade! A questão deles é com a Igreja. Sem saber, acabam fazendo o que a Igreja determina! Rssss
@@oresgatedaalmanão kkkkk
excelente pergunta
Desmentindo o protestante: na verdade, os ortodoxos se separaram da Igreja Católica em 1054 e disseram que também eram infalíveis. Antes disso seu patriarca João VI, de Constantinopla dizia: ” O Papa de Roma, a cabeça do sacerdócio cristão, quem em Pedro, o Senhor ordenou para confirmar os seus irmãos [Lucas 22,31-32].” (John VI, anúncio de Epist anúncio de Constantin Pap Combefis Auctuar Bibl)
@@fernandonascimentonascimen8964 “nunca se submeteram a Roma.” É só ler o concílio de niceia.
@@oresgatedaalmaquando eu era protestante me ensinaram muita coisa errada, no fundo eles só repetem igual telefone sem fio
Assistindo pelo teus comentários, pq ele claramente faz uma salada com tudo que já escutou e claramente não conhece o assunto, não dá nem pra aprofundar o tema pq toda hora tem que corrigir o básico, dizer que o novo testamento foi fácil é absurdo, só juntar as cartas, e quem vai dizer que carta é ou não do apóstolo? Faz parecer que tinha um cartório lá. E fora as igrejas que ele inventou no meio do século qualquer protestante honesto sabe da história da igreja em partes
Ele falou sobre santo Inácio de Antioquia. Será que pelo menos leu as sete cartas?
Não, eles não tão nem aí, se protestante fosse igreja teria minimamente bispo, o que é algo que só os anglicanos tem, e mesmo assim ficou invalida a ordenação dele
Parabéns pelo trabalho apologético católico
Bíblias PROTESTANTES baixo:
Todas com 73 livros, entre 1517 e 1546 (8 de abril)
1522, 1534 - Bíblia de Lutero, Língua Alemã, Biblioteca Estadual e Universitária de Halle-Wittenberg, Halle, Alemanha.
1529 - Bíblia de Schwabach, Língua alemã, Biblioteca Nacional da França, Paris, França.
1530 - Bíblia de Robert Estienne, Língua Francês, Biblioteca Nacional da França, Paris, França.
1531 - Bíblia de Zürich, Língua Alemã Suíça, Zurique, Museu Internacional da Reforma, Genebra, Suíça.
1534 - Bíblia de Münster, Língua Latim, Biblioteca Estadual de Münster, Münster, Alemanha.
1534 - Bíblia de Froschauer, Língua alemã, Biblioteca Nacional da Alemanha, Berlim, Alemanha.
1534 - Bíblia de Jonas, Língua alemã, Biblioteca Nacional da Alemanha, Berlim, Alemanha.
1535 - Bíblia Coverdale, Língua Inglês, Biblioteca do Museu Britânico, Londres, Inglaterra.
1537 - Bíblia de Mateus, Língua Inglês, Biblioteca Britânica, Londres, Inglaterra.
1539 - Bíblia de Taverner, Língua Inglês, Biblioteca Britânica, Londres, Inglaterra.
1539 - Bíblia Grande, Língua Inglês, Biblioteca Britânica, Londres, Inglaterra.
@@PatristicaBrasil uma outra falácia protestante é de que só tinha a Bíblia no latim pra ninguém conseguir ler.
@@oresgatedaalma Eu fiz estudo, existem várias bíblias em outras línguas, a exemplo, em Catalão, lingua falada na Espanha até hoje, na verdade na Espanha são 17 linguas oficiais, se não me engano.
A Igreja já entendia desde a tradução para o latim que embora fosse nem feita a tradução, a tradução perde o sentido pleno, e fazer milhares de bíblias em diversas línguas era errado do ponto de vista de limitação linguística, do ponto de vista possível financeira e humanamente.
O problema é que os mentirosos da reforma falam coisas que são falácia que o povão acredita, não imaginam o ponto de vista, linguístico, financeiro, temporal, do ponto prático, no anacronismo ao examinar fatos impraticáveis no passado, etc. Se valem da ignorância do povo para mentir contra a Igreja.
Sem contar que alfabetizados no mundo inteiro era 2%, só começa a mudar no século 19. As pessoas não sabiam ler nem latim, e nem outra língua, os idiomas não tinham gramaticas já fixas e nem na verdade existiam no mesmo sentido que temos hoje, com parâmetros fixos e definidos.
@@PatristicaBrasil Fora que a tradução de Lutero ao alemão foi a 19ª tradução da Vulgata ao alemão. Fora os acréscimos aos textos que Lutero fez.
ótima refutação, parabéns
Obrigado
Papias, Diógenes, são Clemente, Eusébio de Cesareia, Tertuliano, Agostinho, É tudo anterior ao século 4 que citaram os evangelios em todos os cantos do mundo, São Jerônimo foi ate Jerusalém para ter acesso ao novo testamento o resto veio de Alexandria, Grécia e Éfeso
Muito bom o vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado 😃
O problema é que o sujeito tem o ego inflamado pelos protestantes. Portanto por mais que lhe refutem ele nunca vai mudar, porque o orgulho não permite abrir mão.
Pode colocar aqui os links que vc utilizou seria muito bom
Farei isso
Que Deus te abençoe! Continue nos defendendo desses hereges!
Império Romana Cai. OK
Os protestantea são hilários! Ficam nesta fixação por Roma! Aí, falam de Jerusalém! Achando que ficam diferentes! Jerusalem era território Romano tonto! Que discussão sem pé nem cabeça desses protestantes!
Parabens meu irmão, por vc está refutando o Juan, ele é um covarde, ele fala mal da fé católica! Mais apaga todo comentário que agente faz nos vídeos dele!
Se o comentário for ofensivo, todos tem direito de apagar.
@@amonteiro8595vocês protestantes se fazem de vítimas e atacam os outros😂
Quanto a primeira igreja ela é sim romana Jerusalém era território romano, fim...
realmente faz sentido nesse ponto de vista mais mesmo assim a igreja translada de jerusalem para Roma o propio Deus que mandou
Esse camarada não estudou nem o básico da história da igreja. E muito menos ele não entende de igreja Católica.....
👏🏻👏🏻👏🏻
a igreja nasce em jerusalem e translada sua sede par Roma centro do mundo conhecido da epoca
A biblia dos católicos ortodoxos da Etiópia tem 81 livros, eles tem a biblia escrita mais antiga conservada e adivinha cânon católico.
"Só juntar as cartas dos Apóstolos e está formado o Novo Testamento...." O sujeito não tem ideia do que está falando e nem como se deu a formação do cânon.
Acredito que você saiba e
que possa nos dizer. Certo?
@@amonteiro8595 Sem dúvidas.
Ele apaga os comentários católicos e bloqueia nos oerfis, no fundo ele reconhece que está errado e não tem muito o que fazer, a não ser bloquear. Kkkkkkkk
Engraçado, o diácono João Vitor Mariano também apaga e nos bloqueia também quando nos refutamos as heresias e idolatrias que ele prega kkk.
@@nonatosouzanonatosouza3206 Nos vídeos do Diácono sempre vejo alguém rebatendo ele
@@contasecundaria-kc8mw eu sempre comentava nos vídeos dele. Um dia ele selecionou alguns comentários pra pra questionar e o meu foi um deles. Da em diante ele me bloqueou kkk.
@@nonatosouzanonatosouza3206 Entendi
Banzoli a mesma coisa, ele ñ seleciona nada block em tudo
Do século l ele foi lá para Constantino. Ele pulou séculos aí, só pode ser protestonto mesmo.
Bom dia! João Vitor, de fato o termo grego católico/a usado por Santo Inácio de Antioquia, ´vai além de Universal, pelo contexto da Carta ao Esmirnenses, é mais no sentido de Integridade ou Totalidade da presença de Cristo, bem como ensina o Catecismo da Igreja Católica.
@@GERSONCATOLICO sim, mas os protestantes nunca assumiriam isso.
@@oresgatedaalma
Qualquer um que estuda Atos dos Apóstolos desde o princípio, sabe que
a primeira igreja cristã foi criada em Jerusalém, não há dúvida. Porque Deus jamais muda suas promessas. A promessa foi para os judeus. A igreja matriz foi criada em Jerusalém pelos apóstolos judeus orientados por Jesus Cristo, que orientou os judeus apóstolos a subir para Jerusalém e aguardar as promessas de Deus aos judeus sobre a derramamento do Espírito Santo, conforme as profecias de Joel 2.28-32. As demais congregações cristãs são filiais da matriz criada em Jerusalém. Atos 1.1-14. Nada a ver com a denominação religiosa católica romana que diz ser a primeira igreja criada por Jesus Cristo.
@@oresgatedaalma
O verdadeiro Deus, o Eterno, não mente, não engana ninguém, não quebra princípios nem alianças. Tudo o que ele fala e faz é eterno. As promessas foram feitas para os judeus. Não tem como Deus mudar seus planos. Os oráculos divinos, ou seja, a palavra, a revelação de Deus foram confiadas apenas aos judeus. Romanos 3.1-3. O fato de alguns terem encontrado partes dos pergaminhos judaicos, ou outros terem compilado ou encapado, enfeitado, colocando zíper, não os faz donos das Escrituras Sagradas judaicas. Jesus determinou que seus seguidores examinassem as escrituras para encontrarem nelas a vida eterna. João 5.39,40. Significa que as escrituras sagradas são suficientes para encontrar ter a vida eterna, que só é possível através dele. Ele não mandou procurar a vida eterna em outras fontes, outros livros. Só nas escrituras. Nada além das sagradas escrituras tem relevância para encontrar a salvação eterna em Jesus.
@@oresgatedaalma
Eu tenho quase todas as versões bíblicas, inclusive a bíblia judaica completa. Antigo e Novo Testamento. Os judeus messiânicos convertidos a Yeshua, nome de Jesus em hebraico, também não têm os livros apócrifos nas suas versões.
@@marlenemorais1956 você assistiu ao vídeo? Eu falei exatamente sobre isso.
O vídeo do rapaz ali é bem sofrível. Algumas partes chegam a ser engraçadas: "só juntar as cartas do apóstolos"????? O cara leu em algum lugar que tinha uma amazon do cristianismo primitivo que era só escolher o texto pelo autor, pedir para entregar na diocese de Roma, encadernar todos e pronto estava formado o Novo Testamento.
Os "protestantes" seguem sim uma tradição judaica, no entanto, é preciso salientar que os "protestantes" seguem uma tradição judaica chancelada por Cristo, que chama de Escritura a TaNaH.
Chancelada por Cristo?
@oresgatedaalma Sim, dá uma lida em Lucas 24:44-45.
@@confissaobatista putz...🤦🏻♀️
@@confissaobatista e onde que isso é uma chancela?
@@oresgatedaalma - Cristo chamando o Canon tripartido dos fariseus de Escritura não é uma chancela? Vc acha que ao chamar esse Canon de Escritura ele não o está chancelando?
IGREJA BRASIL BENDITO
💚 💛 🤍 💙
Bíblia Brasil Bendito 🔥
A vasta maioria dos apologistas católicos se referem a igreja de Roma como se fosse a primeira igreja fundada. Não é necessariamente uma afirmação mal intencionada. É que entra no automático.
E toda narrativa dá esta impressão.
Mas o fato é que a primeira igreja local foi a de Jerusalém.
Depois veio Antioquia e em seguida as outras.
@@amonteiro8595 nunca ouvi um apologista católico dizer que a Igreja de Roma foi a primeira Igreja Fundada. Poderia compartilhar algum comigo?
@oresgatedaalma certamente você entendeu o meu texto. Verifique você mesmo.
A tendência é sempre ofuscar Jerusalém e evidenciar Roma.
@ eu acompanho os principais apologistas católicos e nunca vi isso. Talvez, o que pode acontecer, é você confundir o termo “primazia” com “primeira”.
A Igreja de Roma sempre teve primazia diante das demais.
@oresgatedaalma Não, eu sei bem a diferença. Quanto a primazia de Roma não foi algo que se estabeleceu de imediato. Mas que se deu ao longo dos séculos por fatores alheios a vontade e ao esforço apostólico. Nunca se planejou primazia de nenhuma igreja. Isso é fato! Jerusalém foi importante por um tempo. Depois Antioquia no início das missões apostólicas e por aí vai. Em Apocalipse parece que temos uma escolha soberana da parte de Deus para que aquelas igrejas fossem as guardiãs da mensagem divina. Embora o texto tenha se espalhado por toda cristandade.
@ então compartilha comigo esses apontamentos dizendo que Roma é a primeira igreja. Eu mesmo vou lá corrigir o erro deles.
Cara só no malabarismo hein ,debate com Lucas banzoli ou Pedro gavião ou o Tiago Dutra ou o Paulo cristiano.voce tem medo hein.porque quando católicos debatem com eles só apanham.
@@leandroramos6129 você não quer um debate, só quer um bate boca.
É mesmo??? Vc não sabe mas Lucas e Tiago Dutra me bloqueram. Por que será???
Lucas Banzoli sempre cobra mais rigor acadêmico quando é refutado com artigos da Internet, mas quando lhe convém lança mão da Wikipedia, chat GPT, sem nenhum pudor.
O Tiago Dutra é um histrionico, pensa que debate é venda na feira livre, e que gritaria é melhor argumento que uma pesquisa mais profunda sobre o tema discutido.
Eu fui Católicos 1984. Nen sabia Existe Bíblia OK
A. Igreja Roma. SOMENTE TRADUZIR NOVO TESTAMENTO PALAVRA VEIO DE DEUS ESPÍRITO SANTO BÍBLIA VEIO DOS CÉUS OK
A Igreja Católica Romana pertence ROMA Fundou Constantino Fundou Igreja Roma OK
Livros Apócrifos Fora da Bíblia não são. Inspirado pelo Espírito Santo LIVROS. Epocrifos Não Pode Estar na Bíblia OK
Não sei Católica querer a Bíblia não le a Bíblia OK