Lambda para motores Diesel - FT Education Responde #62

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 окт 2024

Комментарии • 52

  • @acfperformance
    @acfperformance 9 месяцев назад +42

    Brilhante vídeo meu querido Cristian! Não vejo a hora de ver a popularização da FT no controle dos motores de injeção direta, tanto Diesel quanto Otto!

    • @FTEducation
      @FTEducation  9 месяцев назад +2

      Obrigado Ricardo.

    • @DanielFava-i6b
      @DanielFava-i6b 9 месяцев назад +1

      Acf vcs são nota 10 também
      Manda um abraço para min Daniel fava coronel vivida
      Sempre assisto seus vídeos

    • @leo-gambiarra.caminhao-scania
      @leo-gambiarra.caminhao-scania 9 месяцев назад +3

      Que vídeo lindo
      Tenho um caminhão de trabalho, um Scania jacaré 1975 com motor Scania 112, ele tem 11 litros, sou apaixonado por mecânica e preparação, já troquei turbina, caixa quente menor ( 1.34 ) compressor 0.70 e troquei os elementos da bomba por elementos de Scania 113 de 360cv.... Diferencial longo de ônibus etc...... Mas tenho sonho de instalar uma programável para acompanhar lambda, pressão de turbina, contra pressão de turbina etc ...... Seria o primeiro caminhão de trabalho a rodar com uma dessas programáveis 😢
      Um dia chego lá

    • @J1P32RR2
      @J1P32RR2 7 месяцев назад

      ​@@leo-gambiarra.caminhao-scania vai dar certo meu amigo Deus abençoe com sensor de lambda o acerto pode ficar bem mais fino

  • @alexmartins2485
    @alexmartins2485 9 месяцев назад +7

    Excelente Cristian....a hora que a FT gerenciar os motores diesel vai ser espetacular.
    Trabalho com geradores e o valor das ecu original é um absurdo.
    Na espera vai ser uma mão na roda...

  • @leo-gambiarra.caminhao-scania
    @leo-gambiarra.caminhao-scania 9 месяцев назад +1

    Que vídeo lindo
    Tenho um caminhão de trabalho, um Scania jacaré 1975 com motor Scania 112, ele tem 11 litros, sou apaixonado por mecânica e preparação, já troquei turbina, caixa quente menor ( 1.34 ) compressor 0.70 e troquei os elementos da bomba por elementos de Scania 113 de 360cv.... Diferencial longo de ônibus etc...... Mas tenho sonho de instalar uma programável para acompanhar lambda, pressão de turbina, contra pressão de turbina etc ...... Seria o primeiro caminhão de trabalho a rodar com uma dessas programáveis 😢
    Um dia chego lá

    • @FTEducation
      @FTEducation  8 месяцев назад

      Que projeto show Leo, vai ficar bacana.

  • @bypreparador5683
    @bypreparador5683 7 месяцев назад

    Pois é os motores Disel além disto tem um combustível que é extremamente resistente a temperatura é pressão ou seja tem alta intensidade nas ligações químicas de seus átomos assim uma mistura mais rica exigiria também da capacidade da ignição é principalmente da eficiência de conversão do DPF, dos catalisadores oxidativos etc...

  • @bypreparador5683
    @bypreparador5683 7 месяцев назад +1

    Os veículos mais old necessitam de uma mistura mais rica em geral pela sua eficiência termica é geral e menor assim necessitam de mais combustível para manter uma reserva de torque histo se dá também se pensarmos em processos de usinagem é tratamento menos refinados se tem mais atrito alguns materiais usados é algumas ligas menos desenvolvidas assim se pode relevar tais perdas maiores nestes motores. Além disto os motores mais antigos têm em geral materiais com troca termica menos eficiência assim como já em sel conceito tem sobre-dimensonamento pois não se tinham ferramentas de cálculo tão precisas material a mais maior inércia é resistência ao movimento ...

  • @amgcars28
    @amgcars28 7 месяцев назад

    Obrigado pela ela explicação sobre valor lambda, ficou bem claro. Tenho dúvida de como ligar o cabo do sinal de rotação: pode ligar direto na saída w do alternador? A sonda pode ser 4.2/4.9 ou específica para motor diesel?

    • @FTEducation
      @FTEducation  7 месяцев назад

      Olá , sim para RPM liga no W do alternador e sonda pode ser a LSU 4.2.

  • @douglassouza6659
    @douglassouza6659 8 месяцев назад

    Explicação perfeita e precisa como sempre!!! E no caso da sonda, esse particulado em excesso diminui a vida útil dela ou não?

  • @brenotorre3592
    @brenotorre3592 7 месяцев назад

    Cristian, muito bom o vídeo. Parabéns. Me esclareça por favor. Todas essa medidas são com motor em carga né. Diferente dos gasolina/álcool, o motor a diesel quando esta sem carga a sonda vai tender a ficar muito alta? Pois está com muito ar e pouco combustível?
    Outra dúvida. Esse numeral da sonda é %, ppm de oxigênio ou outra medida?

    • @FTEducation
      @FTEducation  7 месяцев назад

      Diferente dos gasolina/álcool, o motor a diesel quando esta sem carga a sonda vai tender a ficar muito alta? Sim lambda acima de 2 muitas vezes. Esse numeral da sonda é %, ppm de oxigênio ou outra medida? ruclips.net/video/XTnru29n5As/видео.html

  • @pauloexplod2009
    @pauloexplod2009 3 месяца назад

    Quero compra nano pra coloca na minha ranger 2.8 que anda com 2kg de pressão ela fumaça bem ela usa bomba mecânico kkkkk com a nano eu conseguiria ter maior segurança contra quebra por excesso mantendo a lambida acima dos 1.2/1.3...

  • @Éber.R.Pereira.X
    @Éber.R.Pereira.X 9 месяцев назад

    Excelente.

  • @deweberis2709
    @deweberis2709 9 месяцев назад +2

    A FT deve ter muito cuidado ao ser utilizada em motores diesel nos USA. 🤔
    O Diesel Emissions Reduction Act [DERA] de 2010 e a Clean Air Act estão dando multas milionária a empresas q burlam a legislação em busca de mais potência: PPEI, Navistar, Sinister Diesel, etc.
    Uma FT com mapa[s] mais agressivo[s] pode ser interpretado como equipamento burlador das leis.

    • @arthurlondero7036
      @arthurlondero7036 9 месяцев назад

      A Fueltech em si não faz esse serviço. A injeção, assim removida da caixa, sequer consegue ligar o motor, diferentemente de soluções prontas do mercado para incremento de performance. É a mesma coisa de processar uma fábrica de resistores porque alguém utilizou um resistor para aumentar a pressão da bomba eletrônica de diesel da Ford. Já as oficinas de preparação poderão ser processadas, sem dúvidas.

    • @FTEducation
      @FTEducation  9 месяцев назад +1

      Olá tudo bem @deweberis. Nosso produtos são direcionados para customização de motores focados normalmente em competições e ou aplicações para uma solução, nosso objetivo não é e nunca será burlar uma legislação de um pais, mas obrigado pela preocupação.

  • @route62driver
    @route62driver 9 месяцев назад +1

    A vida toda eu acreditei que quanto mais rica a mistura, menor seria o valor da lambda, mas pelo que entendi da explicação do Cristian, é o inverso! Buguei um pouco nessa parte, alguém poderia me esclarecer se é isso msm?

    • @arthurlondero7036
      @arthurlondero7036 9 месяцев назад +1

      Sua ideia original está certa, quanto menor o valor, mais rica. Mas o dito no vídeo é que, mesmo que 0.9 de lambda seja o de máxima potência, quando fica mais rico que 1.2 começa a gerar muito particulado por conta das temperaturas absurdas na câmara de combustão, portanto mais rico que lambda 1.2 começa a ficar perigoso por conta do derretimento e cavitação. 1.2 parece ser pobre demais para nosso costume, mas é muito rico para um motor diesel comum.

    • @arthurlondero7036
      @arthurlondero7036 9 месяцев назад +1

      Resumindo, se você conseguir manter a câmara e o pistão em temperaturas aceitáveis, lambda 0.9 seria perfeito para potência no diesel, mas esse é o desafio da preparação em diesel, é difícil baixar de 1.2 sem derreter tudo.

    • @paial
      @paial 9 месяцев назад +1

      No diesel é o inverso, se engordar, a temperatura sobe.

    • @route62driver
      @route62driver 9 месяцев назад

      @@arthurlondero7036 pois é aí que me confundo! Entendo que de 0.9 para 1.2 estamos empobrecendo a mistura e não enriquecendo ao ponto de gerar partículas de fuligem... em motores a gasolina e etanol, mistura pobre (sonda com valor alto) gera aumento de temperatura nas cabeças dos pistões, nos diesel, o enriquecimento gera sonda alta e temperatura alta tmbm, é isso?

    • @arthurlondero7036
      @arthurlondero7036 9 месяцев назад +1

      @@route62driver Não, nos diesel enriquecimento também abaixa sonda, a diferença é isso da temperatura decolar quando a sonda fica abaixo de 1.2. Deixar ela em 0.9 gera muita potência, mas gera tanto calor que o motor é simplesmente destruído. Aí que é a diferença para os gasolina/etanol, o que destrói diesel é rodar muito rico. Já o valor da sonda aumentar para mistura pobre é igual em ambos.

  • @tiagoforigo
    @tiagoforigo 9 месяцев назад

    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @fernandoheitich4363
    @fernandoheitich4363 9 месяцев назад

    5:40 5:43

  • @cha_zin_RJ22
    @cha_zin_RJ22 9 месяцев назад +1

    🫡

  • @brunomartinho20
    @brunomartinho20 9 месяцев назад

    Nao percebi muito bem. posso andar com lambda entre 0.9 e 1.2. a baixo de 1.2 faz fuligem? a quebra vem a cima ou a baixo do 1.2?

    • @DanielFava-i6b
      @DanielFava-i6b 9 месяцев назад

      Acima de 1.1 1.2 já começa fazer fuligem
      O ideal 0.98 a 1

    • @brunomartinho20
      @brunomartinho20 9 месяцев назад +3

      @@DanielFava-i6b mas a fuligem nao vem de mistura rica? mistura rica é numero menor....

    • @DanielFava-i6b
      @DanielFava-i6b 9 месяцев назад

      @@brunomartinho20 da mistura rica
      Acima de 1.1 começa aparacer
      Quanto maior o número mais rico tá a mistura
      Álcool 0.82 metanol 0.98 diesel 0.99

    • @tecnotrilhaoffroad
      @tecnotrilhaoffroad 9 месяцев назад

      Alô Cristian, linha powerFT sem previsão então de gerenciar motores diesel pequenos , baixa cilindrada?

    • @odi.b423
      @odi.b423 9 месяцев назад +2

      O controle de temperatura na câmera de combustão é por meio de mistura pobre. Mistura rica aquece demasiado os componentes e gera contaminação do motor por fuligem prejudicando a lubrificação. É normal sonda em plena carga para motores diesel de trabalho contínuo ser superior a 1.5