Vou resumir para vc: Mudou nada a 20 anos. As ferramentas mudaram mas o que faço por base continua a mesma coisa. Se vc tem uma base boa de estudo, migra fácil, só reciclar. Essa salada de letrinhas só serve para arrancar dinheiro, a maioria não passa em buzzworld. Lembro até hoje dizer que no UML vc passava 70% do tempo de Engenheiro de Sistemas preenchendo formulário. O que sinto a cada dia é que fica mais difícil a aposentadoria forçada por inadequação ao mercado.
Cara... Você falou de Docker, eu acreditei, falou de Ansible caí de cabeça, falou de Devops quando nem tinha mato ainda aqui no Brasil... Com certeza vou seguir essa migração também!
Cara,é bom saber que a TI sempre evolui. Mas o ruim é quando a pessoa tá se adaptando a uma tecnologia ou ramo e surge outro do nada.Quebé o meu caso,chega dà um desespero.😢
Sysadmin=DevOps/SRE=Platform Engineer=Sysadmin. Mano, antigamente Syadmin era Linux, BSD, Routers, Switches, codava em sh, awk, sed, perl, php, python, arranhava C, fazia segurança defensiva e hardening, em casa na calada da noite lançava uns ataques e estudava técnicas, fazia ainda monitoramento, backup, documentação, desenhava arquitetura e por aí vai. Agora, ao invés de agregar função ao cargo, cada função gera um novo "cargo do momento", pro profissional é bom pq valoriza sem mudar nada, pois não faz mais que a obrigação. É o loop de valorização da mediocridade... Bora dar um tapa no q falta ou tá enferrujado e surfar a onda com estilo ;)
A headline do linkedin só vai aumentando com sinonimos da mesma função. O meu mesmo já ta como SRE / DevOps / Cloud / Platform Engineer, daqui a pouco sai um dicionário só disso heuaheuahe
Cara você é muito carismatico, sempre puxando o tom de voz pra reforçar o assunto, e isso é marcante e ajuda a lembrar do que vc estava dizendo, gosto muito dos seus vídeos.
Legal você falar isso! Atualemnte fui contratado pra um cargo de platform engineer onde a empress ACABOU de criar essa área e nosso foco está em construir uma internal developer platform (IDP) para que os devs possam ter uma carga cognitiva menor, se preocupando menos com a infra e mais com o seu próprio codigo
Acreditem, isso já é realidade. Trabalho pra uma grande empresa da área financeira e o time de Plataformas inaugurou há uns meses, pegando os tops de várias áreas (inclusive DevSecOps) e reformulando como é feita a esteira de ponta a ponta da estrutura dos produtos. Surreal!
vou falar meu maior desafio hoje, atuando como devops há 1 ano e meio. Venho de infra/redes e cada vez mais precisamos dar suporte e construir ferramentas/automações para os devs, com isso vc precisa entender muiiito de dev pq os caras tem dificuldade de consertar até peer dependencies! e precisa programar mais e mais. Acho q tem a ver com o q vc falou. o devops parece estar cada vez mais perto do dev e longe da infra.
Conheci esse termo do Platform engineering algumas semanas atrás em alguns dias, li no site do pessoal e alguns artigos. Já fiquei no Hype para pegar essa onda. Vamos juntos!!!
Papo retíssimo, principalmente a galera que tem mais tempo de estrada com infra (quase maior de idade por aqui, >17y), tem que codar sim, software e algoritmos são a realidade do mundo e com infraestrutura não seria diferente. Vamos que vamos, sucesso a todos!👊🏽🥂
Isso aí, pelo menos em muitas empresas por aqui, pequena, média ou grande, é só mais um nome bonito, que, no fundo, é sinônimo de "severino". Esse títulos gourmetizados só servem para se amostrar no LinkedIn, na prática, vai acabar fazendo tudo que engloba esse mundo aí (e mais um pouco).
O Engenheiro de Plataforma é o cara que cria abstrações (App intermediário) para que os próprios devs possam utiliza-lo para subir a infra de forma segura e padronizada. Essa plataforma deve ser capaz de garantir a segurança, escalabilidade e disponibilidade das aplicações. E isso precisa ser transparente aos devs. Essas, entre outras, são características de uma Plataforma. Trocando em miúdos: Crie uma Plataforma que abstrai outras plataformas (GCP, AWS, Azure, etc..)
Jefferson, o mercado livre tem alguns cargos já com plataform enginner, você consegue dar alguns exemplos em outro vídeo sobre a profundidade da codificação nesse cargo ? ex: mercado livre o time lá desenvolveu uma plataforma que cuida da infraestrutura, só que proprietária deles , fazendo mais sentido ao nome “plataform enginner” seria legal alguns exemplos relacionados
A tendencia e sempre concatenar tudo e agregar o maximo de experiencias e capacidades pra trazer mais resultados, e o lucro e a perfomance sem maiores custos serão sempre a visão e o desejo dos Gestores!! #aceitaquedoimenos. Meta pra 2023 aprender Python Ansible e agregar aquilo que ja tenho proficiencia!! Valeu Jeff
Fala Jeff Estou surfando essa onda a 13 meses Montei um time de 13 pessoas do zero para cobrir on orem, cloud, data e IDP. Está sendo loucura total 😅 mas ser gerente desse nível eh muito gratificante 🎉
O TI é dinâmico. Implacável. Muito Rápido. Em qualquer profissão sempre temos que esta um passo a frente. principalmente no TI. E na verdade nenhum conhecimento esta perdido. Tudo vai se complementando.
Eu estou vendo esse movimento também Jefão, hoje eu posso dizer que sou platform engineer já, fazendo exatamente o que vc comentou no vídeo, sem tirar nem colocar uma vírgula ! Inclusive para quem está em busca de novas oportunidades para trabalhar na gringa dá uma conferida lá no linkedin da X-Team, salários super competitivos sem contar que a firma é TOP! Jefão, Parabéns pelo conteúdo e por compartilhar o conhecimento com a gente mano! tmj.
E foi desse jeito em 2017 eu falando pro pessoal de um maluco que bebia uma breja e mandava um papo sobre Docker. Aí em 2020 esse mesmo pessoal falando que precisou aprender nas pressas porque passou a ser necessário. Moral da historia só confia no pai! #Confianopai #platformengineer
Isso aí, pelo menos em muitas empresas por aqui, pequena, média ou grande, é só mais um nome bonito, que, no fundo, é sinônimo de "severino". Esse títulos gourmetizados só servem para se amostrar no LinkedIn, na prática, vai acabar fazendo tudo que engloba esse mundo aí (e mais um pouco).
Boa explicação! Inclusive trabalhava como engenheiro de plataforma focado em Pipelines. Acredito que um outro grande pilar, seja times que tomam conta de Api.
Já não bastava juntar front-end e o back-end no fullstack, agora juntar outras 2 profissões em 1. Sabem pra que? Economizar recursos financeiros... Enquanto isso seguimos ficando loucos, tomando nosso Rivotril de cada dia e vida que segue neh...
Agora sim vamos deixar de ser marginalizados, muito mais simples ter um "bundle" das roles, fica descrevendo que um SRE/DEVOPS faz é meio complicado e ainda sim não ficar claro. É muito comum em empresas com time enxuto ter uma cabeça fazendo todas essas roles, eu mesmo faço de tudo, e acho muito mais recompensador e empolgante, só me resta tomar um linguagem de programação como estimação 😅
Criação de artefatos escaláveis no âmbito da instituição, como libs de telemetria, ou frameworks corporativos, etc. Seria de responsabilidade do Engenheiro de Plataformas, ou do Arquiteto de Software Corporativo ?
@@LinuxTips poo, eu to trabalhando em Portugal agora e pelo menos até agora to trabalhando com bem menos ferramentas, ainda tem a mistura, mas aparenta ser mais dividido
Na real não abrange só isso. Vejo movimentações onde existem tambem times de QA, Data e Security dentro de Platform Engineering. Ja viu? Algumas startups ja usam esse modelo e realmente tem sinergia. Eu acredito que a eacala aumenta quando esses times trabalham juntos.
Ou seja, pouco muda. Ao menos o mercado brasileiro nunca conseguiu distinguir muito bem um DevOps e um SRE, a ponto de ambos fazerem as mesmas coisas (a depender da empresa) ou até mesmo uma inversão de papéis e até atribuição de outras (como Cloud, Sysadmin etc.).
Mano , infelizmente essas mudanças são normais . pra quem quer ta no mercado não tem jeito , ou se adapta a mudanças e requisitos ou fica parado no tempo . jeito não trabalhar com TI é ser um eterno estudante .
Na mina humilde opinião: Os salários do Devops e SRE tendem a ser mais baixos que o de PlatformEng, uma vez que ele saca tanto qnt um SRE e um Devop... Se 2 profissionais dividiam um trabalho ganhando 10k por exemplo cada, e a empresa vai substituir por 1 ganhando 15k, vai economizar um pouco e TALVEZ até ter um controle maior das entregas por falar com um cara só. Ai vai pagar menos MAS pela metade dos braços, metade das idéias, metade do tempo... Entendo que vai querer o mesmo resultado que antes e ai o cara sozinho sabedor de tudo vai se esgotar (Ai o caso é, vc não consegue espremer a laranja mais pra tirar mais suco... vai vir bagaço junto e a acidez da casca), ficar sem tempo pra família e curtir a vida pq vai ter prazos apertados... Enfim... Não acredito que juntar função em uma não é o Futuro. Pelo contrário... Hj o time de DEV é dividido em Frontend Backend, Design, UX... O mesmo em Operação... Times definidos e com salários compatíveis... Novamente, essa é minha humilde opinião.
a tendência é evoluir, o ser humano do futuro não será aquele que se levanta do sofá pra pegar água e esquece o que ia fazer kkkk, haverão os momentos de calma, mas não há limite pro aprendizado, ou uma profissão que seja incompatível com a capacidade de uma pessoa, existe aquela que está passando por um momento difícil e não estará nas melhores condições para estudar, mas haverá o momento certo e maturidade pra tal, se o problema é grana, há como trabalhar, e como resolver de outras formas, mas aprender tudo não é possível de fato ainda, e não há uma conversão direta do que você sabe para dinheiro/qualidade de vida.
@@Ellipsis_ generalizando e não apenas no campo de operacional, que é o aim desse novo/atual modelo de trampo, vejo uma contra-mão comparado a outros Países onde as roles são bem definidas e o escopo de cada um é curto mas executado com excelência (pelo menos a maior parte) pois o conhecimento específico é o que faz o Senior virar Especialista em alguma área. Temos especialistas em praticamente todos os campos, seja em Desenvolvimento, na medicina, na pesquisa... A role fullstack por exemplo é ostentada poucos devs... Na empresa onde trabalho (cerca de 200 Devs e Eng de suporte) temos meia dúzia de full stacks que recorrem sim sempre ao conhecimento mais específico de alguém focado em certo campo, seja DBA, seja SRE... Enfim, concordo que o aprendizado vai movimentar todos os que querem aprender mas quem consegue virar um Especialista em Python, Ansible, Go, Terraform, CI/CD, Git, Azure, AWS, Google cloud, Rede, SegInfo, Clusters, Dockers... Cara a lista é gigante e periga qnd vc ficar independente e safo em Ansible por exemplo seu CTO vai querer implementar alguma coisa em puppy e vc vai ter que aprender ruby... E outros mais itens que tanto o SRE qnt o Devops precisam dominar para se destacar?
@@LucianoPereiraCem pois é, o único que resta aos devops é o estudo contínuo das novas tecnologias e saber aplicá-las, e viver desse "portfólio temporário". Não haverá um fim, nem mesmo para os devs.
Saco isso hein? Faz 20 anos que mudo o nome da minha área mas no fundo continuo fazendo a mesma coisa ... rsrsrs... 2025: Esqueçam Plataform Engineer, agora o que pega é o Specific Engineer, o cara que sabe muito sobre uma coisa 😆 Meninos, aprendam, uma certeza que vc tem em TI é que tudo muda. A outra certeza que toda mudança é para deixar tudo mais igual.
não sei, tenho a impressão que no fim o que vai mudar é só o nome do cargo... pq como vc explicou, Dev é o engenheiro de produto, e Ops (na minha visão), faria a parte de IaaC, pipelines, monitoramento, observabilidade etc, só que hoje quem faz isso tem o cargo chamado "engenheiro DevOps"... E em 2024 quem fizer isso sera chamado de "engenheiro de plataforma", então talvez essa mudança seja só no nome do cargo...
pq se a gnt for ver o classico desenho do gartner, sobre devops, na parte dev tera: plan, code, build, test - e em ops teremos: release, deploy, operate, monitor... ngm faz tudo isso, por isso devops nao é cargo, é cultura vc é dev, eu sou ops e engenheiro de plataforma vai pegar a parte do ops... q hoje eh chamada de devops...
Até Pouco Tempo Ciencia de Dados...que não sei o que lá..e vai ser F....só que ae vem a Realidade : Empresarios no Brasil que não sabem nem o que é Devops....Tem Cara que tá usando Windows Server(hahaha)...
Eu iniciando em 2024 como Plarform Engineer. A bola de cristal tá mandando bem
Resumindo, se você está trabalhando com TI seja como dev ou devops/SRE, não pare de estudar nunca.
Vou resumir para vc: Mudou nada a 20 anos. As ferramentas mudaram mas o que faço por base continua a mesma coisa. Se vc tem uma base boa de estudo, migra fácil, só reciclar.
Essa salada de letrinhas só serve para arrancar dinheiro, a maioria não passa em buzzworld.
Lembro até hoje dizer que no UML vc passava 70% do tempo de Engenheiro de Sistemas preenchendo formulário.
O que sinto a cada dia é que fica mais difícil a aposentadoria forçada por inadequação ao mercado.
Pensei o mesmo rss... no fundo voce é o Severino.
Tudo dito :)
Nunca kkkk
Cara... Você falou de Docker, eu acreditei, falou de Ansible caí de cabeça, falou de Devops quando nem tinha mato ainda aqui no Brasil... Com certeza vou seguir essa migração também!
Estão criando um monstro em todas as áreas. Estão migrando, pelo que parece, para um profissional com perfil "generalista".
Cara,é bom saber que a TI sempre evolui. Mas o ruim é quando a pessoa tá se adaptando a uma tecnologia ou ramo e surge outro do nada.Quebé o meu caso,chega dà um desespero.😢
Sysadmin=DevOps/SRE=Platform Engineer=Sysadmin.
Mano, antigamente Syadmin era Linux, BSD, Routers, Switches, codava em sh, awk, sed, perl, php, python, arranhava C, fazia segurança defensiva e hardening, em casa na calada da noite lançava uns ataques e estudava técnicas, fazia ainda monitoramento, backup, documentação, desenhava arquitetura e por aí vai.
Agora, ao invés de agregar função ao cargo, cada função gera um novo "cargo do momento", pro profissional é bom pq valoriza sem mudar nada, pois não faz mais que a obrigação.
É o loop de valorização da mediocridade... Bora dar um tapa no q falta ou tá enferrujado e surfar a onda com estilo ;)
A headline do linkedin só vai aumentando com sinonimos da mesma função. O meu mesmo já ta como SRE / DevOps / Cloud / Platform Engineer, daqui a pouco sai um dicionário só disso heuaheuahe
Falou tudo
Cara você é muito carismatico, sempre puxando o tom de voz pra reforçar o assunto, e isso é marcante e ajuda a lembrar do que vc estava dizendo, gosto muito dos seus vídeos.
❤️❤️❤️❤️❤️👊🏽👊🏽👊🏽
"Go também! Não é simples, mas da pra ir" KKKKKKKK EU RI
Amei o vídeo
Legal você falar isso! Atualemnte fui contratado pra um cargo de platform engineer onde a empress ACABOU de criar essa área e nosso foco está em construir uma internal developer platform (IDP) para que os devs possam ter uma carga cognitiva menor, se preocupando menos com a infra e mais com o seu próprio codigo
Isso mesmo
Estou surfando está onda agora 😅
Spotify tem o backstage que trás plataforma pra engenharia, muitos desenvolvem plataforma para k8s por exemplo faz sentido uma nova designacao
Acreditem, isso já é realidade. Trabalho pra uma grande empresa da área financeira e o time de Plataformas inaugurou há uns meses, pegando os tops de várias áreas (inclusive DevSecOps) e reformulando como é feita a esteira de ponta a ponta da estrutura dos produtos. Surreal!
Nossa tá osso!! cada piscada é um flash !!!
vou falar meu maior desafio hoje, atuando como devops há 1 ano e meio. Venho de infra/redes e cada vez mais precisamos dar suporte e construir ferramentas/automações para os devs, com isso vc precisa entender muiiito de dev pq os caras tem dificuldade de consertar até peer dependencies! e precisa programar mais e mais. Acho q tem a ver com o q vc falou. o devops parece estar cada vez mais perto do dev e longe da infra.
Comecei a trabalhar com DevOps a 3 semanas. O que vc recomenda estudar pra um iniciante? Começo por Linux mesmo?
Conheci esse termo do Platform engineering algumas semanas atrás em alguns dias, li no site do pessoal e alguns artigos. Já fiquei no Hype para pegar essa onda. Vamos juntos!!!
É isso mesmo! Aqui na firma já se fala nisso de maneira bem natural.
Papo retíssimo, principalmente a galera que tem mais tempo de estrada com infra (quase maior de idade por aqui, >17y), tem que codar sim, software e algoritmos são a realidade do mundo e com infraestrutura não seria diferente. Vamos que vamos, sucesso a todos!👊🏽🥂
0ol9999
P
9
Po
0o0k
9
Que legal. Eu já sou "Platform Engeneer" desde 2014. :)
A expectativa de vida dos profissionais de TI não vai passar de 30 anos assim. rsrsrsrs
Você é o melhor, sempre abrindo nosso olhos para o futuro.
Isso aí, pelo menos em muitas empresas por aqui, pequena, média ou grande, é só mais um nome bonito, que, no fundo, é sinônimo de "severino". Esse títulos gourmetizados só servem para se amostrar no LinkedIn, na prática, vai acabar fazendo tudo que engloba esse mundo aí (e mais um pouco).
O Engenheiro de Plataforma é o cara que cria abstrações (App intermediário) para que os próprios devs possam utiliza-lo para subir a infra de forma segura e padronizada.
Essa plataforma deve ser capaz de garantir a segurança, escalabilidade e disponibilidade das aplicações. E isso precisa ser transparente aos devs.
Essas, entre outras, são características de uma Plataforma.
Trocando em miúdos: Crie uma Plataforma que abstrai outras plataformas (GCP, AWS, Azure, etc..)
Tô dentro mergulhado 💪💪💪
Jefferson, o mercado livre tem alguns cargos já com plataform enginner, você consegue dar alguns exemplos em outro vídeo sobre a profundidade da codificação nesse cargo ? ex: mercado livre o time lá desenvolveu uma plataforma que cuida da infraestrutura, só que proprietária deles , fazendo mais sentido ao nome “plataform enginner” seria legal alguns exemplos relacionados
Farei manooo!
Muito bom o video, sou Sysadmin Linux e cada dia que passa estou estudando para Devops. Agora vendo esse video ja estou de antena ligada.
A tendencia e sempre concatenar tudo e agregar o maximo de experiencias e capacidades pra trazer mais resultados, e o lucro e a perfomance sem maiores custos serão sempre a visão e o desejo dos Gestores!! #aceitaquedoimenos. Meta pra 2023 aprender Python Ansible e agregar aquilo que ja tenho proficiencia!! Valeu Jeff
Fala Jeff
Estou surfando essa onda a 13 meses
Montei um time de 13 pessoas do zero para cobrir on orem, cloud, data e IDP.
Está sendo loucura total 😅 mas ser gerente desse nível eh muito gratificante 🎉
Jhefão sempre na vanguarda! Além do conteúdo massa para karaleo, adoro as gírias e o jeito maroto! kkk É noix!
O TI é dinâmico. Implacável. Muito Rápido. Em qualquer profissão sempre temos que esta um passo a frente. principalmente no TI. E na verdade nenhum conhecimento esta perdido. Tudo vai se complementando.
Eu estou vendo esse movimento também Jefão, hoje eu posso dizer que sou platform engineer já, fazendo exatamente o que vc comentou no vídeo, sem tirar nem colocar uma vírgula ! Inclusive para quem está em busca de novas oportunidades para trabalhar na gringa dá uma conferida lá no linkedin da X-Team, salários super competitivos sem contar que a firma é TOP! Jefão, Parabéns pelo conteúdo e por compartilhar o conhecimento com a gente mano! tmj.
Muito bom Jeferson, tu e muito bom. Super dica platform engineer. Sou SRE, mas vou correr para fazer o upgrade. Continue assim, top.
E foi desse jeito em 2017 eu falando pro pessoal de um maluco que bebia uma breja e mandava um papo sobre Docker.
Aí em 2020 esse mesmo pessoal falando que precisou aprender nas pressas porque passou a ser necessário.
Moral da historia só confia no pai!
#Confianopai
#platformengineer
Boa Jeferson! Vou começar a dar uma olhada com mais carinho nesse termo que já tinha começado a aparecer na minha TL do linkedin.
Top, top, top!!!
Sou Devops mas ja faço tudo isso.... Na atual empresa!!!
Isso aí, pelo menos em muitas empresas por aqui, pequena, média ou grande, é só mais um nome bonito, que, no fundo, é sinônimo de "severino". Esse títulos gourmetizados só servem para se amostrar no LinkedIn, na prática, vai acabar fazendo tudo que engloba esse mundo aí (e mais um pouco).
Boa explicação! Inclusive trabalhava como engenheiro de plataforma focado em
Pipelines. Acredito que um outro grande pilar, seja times que tomam conta de Api.
Salve Jeff! Top D+ acredito muito nesse role ai.
Po podia lançar uma trilha disso ai na linuxtips né o/
Já não bastava juntar front-end e o back-end no fullstack, agora juntar outras 2 profissões em 1.
Sabem pra que? Economizar recursos financeiros... Enquanto isso seguimos ficando loucos, tomando nosso Rivotril de cada dia e vida que segue neh...
Obrigado pelo vídeo!
Vamos que vamos! #Linuxtips
Acertou de novo miseravi
Vamos em frenteeeeee.... #Linuxtips
Muuuuuito bom, e lá vamos nós!!!
Sempre haverá espaço para os profissionais fora da curva 🤗
And here we go...
Ganhei esse curso , e nao sabia o que se relacionava 😂😂😂, estusa pelo Cesar school.
Agora sim vamos deixar de ser marginalizados, muito mais simples ter um "bundle" das roles, fica descrevendo que um SRE/DEVOPS faz é meio complicado e ainda sim não ficar claro. É muito comum em empresas com time enxuto ter uma cabeça fazendo todas essas roles, eu mesmo faço de tudo, e acho muito mais recompensador e empolgante, só me resta tomar um linguagem de programação como estimação 😅
Resumindo: P-Eng é o cara que era o programador do passado. Resolvia tudo. 😊
Criação de artefatos escaláveis no âmbito da instituição, como libs de telemetria, ou frameworks corporativos, etc. Seria de responsabilidade do Engenheiro de Plataformas, ou do Arquiteto de Software Corporativo ?
Normal, qualquer empresa que entra acaba sendo um "Severino", até parear controle de portão tem que saber....
Aqui no trampo já mudou de IT Infra pra IT CloudInfra e agora já é ITPE (IT Platform Engineering) :-)
Em 2024 vai geral pagar uma Breja para o Jefferson , tudo mundo como PLATFORM ENGINEER #Vaii
É um ciclo de reciclagem infinita sempre haverá atualizações em todas as áreas da TI só vai mudar o cenário
Concordo. Já existem vagas no LinkedIn, inclusive. Resumo: Hoje em dia tem que estar preparado pra tudo.
Aí começa a moda do especialista... Tô nesse mercado a 25 anos... Todo ano tem uma moda nova para ficar tudo igual.
@@luidhi hehe mano. A clássica pergunta: O que tu faz entre 0h às 6am?
Excelente conteúdo. Parabéns, mano!
Então já posso mudar no LinkedIn pq já faço isso tudo Akskskskksks
Vlw pela dica mestre!!
ah não mano pqp toda hora muda, agora que tô vendo coisa de SRE, eu não aguento mais TI na moral vou plantar couve e criar galinha
😂😂👍🏻
Cara na maioria das vezes pelo que eu vejo só muda o nome do cargo, as atribuições são praticamente as mesmas
Exatamente. Vou viver da minha arte
Melhor coisa faz da vida...
O agro paga muito melhor que TI kkkkk arrenda uma terra, planta soja e vc fica rico
Quem trabalha no Brasil basicamente já é um Platform Engineer kkkkkkk eu já trabalhava com isso tudo e era denominado "DevOps/SRE"
aqui na europa tbm mano hahha
@@LinuxTips poo, eu to trabalhando em Portugal agora e pelo menos até agora to trabalhando com bem menos ferramentas, ainda tem a mistura, mas aparenta ser mais dividido
@@viictorh hoje por aqui eu faço de tudo um pouco, sou do time de plataforma, então acaba tocando em tudo hahaha
No final das contas, vamos sempre ter que fazer um pouco de tudo hahahaha
Sem falar nos "incentivos" para o cara virar evangelista ágil no time. Um caminhão de responsabilidade, apenas um motorista.
Faz muito sentido.
Serei um futuro Platform Engenieer !
Boraaaaaa! \o/
Resumindo, vire PM, Scrum master e esquece parte tecnica porque sempre vão querer sugar mais de ti
Qual a marca desta camiseta?
Simm
Então ainda não é assim onde vocês trabalham?
Vamos ter trilha Plataform engineer??
Na real não abrange só isso. Vejo movimentações onde existem tambem times de QA, Data e Security dentro de Platform Engineering. Ja viu? Algumas startups ja usam esse modelo e realmente tem sinergia. Eu acredito que a eacala aumenta quando esses times trabalham juntos.
Ficou sem áudio a gravação
Nesse ritmo, em 2026 a tendência vai ser fullstack outra vez
acho o nome devops muito mais dahora do que plataform engineer.
nao acharia ruim mesclar devops com sre e manter o nome devops
Ou seja, pouco muda.
Ao menos o mercado brasileiro nunca conseguiu distinguir muito bem um DevOps e um SRE, a ponto de ambos fazerem as mesmas coisas (a depender da empresa) ou até mesmo uma inversão de papéis e até atribuição de outras (como Cloud, Sysadmin etc.).
Não vai trabalhar mais, vai trabalhar as mesmas 8 horas.. mas tem que aprender mais 😅
Sensacional! na linuxtips há uma formação do tipo?
acho q preciso de um desenho pra entender isso :)
(:
Já comecem, fui demitida por isso.
vlw #VAAAII
Jeferson Bidu, confia no pai! #VAIII
O nome vai ser esse mesmo? Ou ainda será criada um novo nome?
Mano , infelizmente essas mudanças são normais . pra quem quer ta no mercado não tem jeito , ou se adapta a mudanças e requisitos ou fica parado no tempo . jeito não trabalhar com TI é ser um eterno estudante .
link ta quebrado 😣
Caralho, sou um plataform engineer e nem sabia! Kkkkk. Bem lero lero, mas sou! Hahaha
Na mina humilde opinião: Os salários do Devops e SRE tendem a ser mais baixos que o de PlatformEng, uma vez que ele saca tanto qnt um SRE e um Devop... Se 2 profissionais dividiam um trabalho ganhando 10k por exemplo cada, e a empresa vai substituir por 1 ganhando 15k, vai economizar um pouco e TALVEZ até ter um controle maior das entregas por falar com um cara só. Ai vai pagar menos MAS pela metade dos braços, metade das idéias, metade do tempo... Entendo que vai querer o mesmo resultado que antes e ai o cara sozinho sabedor de tudo vai se esgotar (Ai o caso é, vc não consegue espremer a laranja mais pra tirar mais suco... vai vir bagaço junto e a acidez da casca), ficar sem tempo pra família e curtir a vida pq vai ter prazos apertados... Enfim... Não acredito que juntar função em uma não é o Futuro. Pelo contrário... Hj o time de DEV é dividido em Frontend Backend, Design, UX... O mesmo em Operação... Times definidos e com salários compatíveis... Novamente, essa é minha humilde opinião.
a tendência é evoluir, o ser humano do futuro não será aquele que se levanta do sofá pra pegar água e esquece o que ia fazer kkkk, haverão os momentos de calma, mas não há limite pro aprendizado, ou uma profissão que seja incompatível com a capacidade de uma pessoa, existe aquela que está passando por um momento difícil e não estará nas melhores condições para estudar, mas haverá o momento certo e maturidade pra tal, se o problema é grana, há como trabalhar, e como resolver de outras formas, mas aprender tudo não é possível de fato ainda, e não há uma conversão direta do que você sabe para dinheiro/qualidade de vida.
@@Ellipsis_ generalizando e não apenas no campo de operacional, que é o aim desse novo/atual modelo de trampo, vejo uma contra-mão comparado a outros Países onde as roles são bem definidas e o escopo de cada um é curto mas executado com excelência (pelo menos a maior parte) pois o conhecimento específico é o que faz o Senior virar Especialista em alguma área. Temos especialistas em praticamente todos os campos, seja em Desenvolvimento, na medicina, na pesquisa... A role fullstack por exemplo é ostentada poucos devs... Na empresa onde trabalho (cerca de 200 Devs e Eng de suporte) temos meia dúzia de full stacks que recorrem sim sempre ao conhecimento mais específico de alguém focado em certo campo, seja DBA, seja SRE... Enfim, concordo que o aprendizado vai movimentar todos os que querem aprender mas quem consegue virar um Especialista em Python, Ansible, Go, Terraform, CI/CD, Git, Azure, AWS, Google cloud, Rede, SegInfo, Clusters, Dockers... Cara a lista é gigante e periga qnd vc ficar independente e safo em Ansible por exemplo seu CTO vai querer implementar alguma coisa em puppy e vc vai ter que aprender ruby... E outros mais itens que tanto o SRE qnt o Devops precisam dominar para se destacar?
@@LucianoPereiraCem pois é, o único que resta aos devops é o estudo contínuo das novas tecnologias e saber aplicá-las, e viver desse "portfólio temporário". Não haverá um fim, nem mesmo para os devs.
Mas isso já está acontecendo, o DevOps é SRE e o SRE é DevOps haha
Fullstack infra
vou procurar um Mind map pra isso...
sempre imaginei que ja era isso kkkk
Saco isso hein?
Faz 20 anos que mudo o nome da minha área mas no fundo continuo fazendo a mesma coisa ... rsrsrs...
2025: Esqueçam Plataform Engineer, agora o que pega é o Specific Engineer, o cara que sabe muito sobre uma coisa 😆
Meninos, aprendam, uma certeza que vc tem em TI é que tudo muda. A outra certeza que toda mudança é para deixar tudo mais igual.
Para 2025 o profissional requisitado será o Full Stack DevSecOps Platform Engineer Scrum Master Cloud Architect
@@viniciussantosaguiar9543 😂 Boa!
@@rps296 Näo é?
Mano, cansa estudar sem parar. E todo dia lidar com um problema que não tem nem ideia como resolver, mas mesmo assim resolve. hahaha
não sei, tenho a impressão que no fim o que vai mudar é só o nome do cargo... pq como vc explicou, Dev é o engenheiro de produto, e Ops (na minha visão), faria a parte de IaaC, pipelines, monitoramento, observabilidade etc, só que hoje quem faz isso tem o cargo chamado "engenheiro DevOps"... E em 2024 quem fizer isso sera chamado de "engenheiro de plataforma", então talvez essa mudança seja só no nome do cargo...
pq se a gnt for ver o classico desenho do gartner, sobre devops, na parte dev tera: plan, code, build, test - e em ops teremos: release, deploy, operate, monitor...
ngm faz tudo isso, por isso devops nao é cargo, é cultura
vc é dev, eu sou ops
e engenheiro de plataforma vai pegar a parte do ops... q hoje eh chamada de devops...
Acabou!! com inteligencia Artificial acabou os programadores em 2030!!!!!!!!!!!!!!!
posso aprender o giropopis com a travesti?
E nós pedirmos aumento hehehe
S2
O Jeff roda no 2x 😂😂
Até Pouco Tempo Ciencia de Dados...que não sei o que lá..e vai ser F....só que ae vem a Realidade : Empresarios no Brasil que não sabem nem o que é Devops....Tem Cara que tá usando Windows Server(hahaha)...
Road map
a TI é assim mesmo, cada ~2-3 anos inventam um nome novo para fazer a mesma coisa (em 99% dos casos)..
Cara, sempre foi desse jeito. Não entendi o espanto.
logo na minha vez kkk
bom pra mim n mudou nada no dia a dia tenho q fazer a porra toda uaaauhau
Resumindo, você nunca vai ter vida social kkkkk
Poderia voltar pro nome antigo né? O grande faz tudo. O "Administrador de Redes"!
O grande faz tudo do passado! hahahaha