Exposição a ruídos, dá direito a INSALUBRIDADE? - Direito do Trabalho

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 авг 2024
  • Sim, trabalhos com exposição a ruídos podem ser considerados insalubres, dependendo do nível de exposição.
    O Ministério do Trabalho e Emprego estabelece limites de decibéis (dB) para diferentes atividades laborais, e o trabalhador exposto a ruídos acima desses limites pode ter direito a adicional de insalubridade.
    É importante ressaltar que a exposição prolongada a ruídos elevados pode causar danos permanentes à audição e à saúde mental do trabalhador.
    Por isso, é importante que sejam adotadas medidas de prevenção, como o uso de protetores auriculares e a adoção de procedimentos para controle do ruído no ambiente de trabalho.
    __________________
    #direitodotrabalho #exposiçãoaruido #insalubridade #direitoainsalubridade

Комментарии • 6

  • @diegoadibcomics
    @diegoadibcomics Год назад +3

    Inspetor de alunos tem direito?

  • @lucelydossantos4068
    @lucelydossantos4068 4 месяца назад

    Trabalho em metalurgica, no setor central de usinagem. As máquinas fazem muito barulho, parafusadeira e ar comprimido. A empresa fornece protetor auricular Gostaria de saber, se com epi, mesmo assim, teria que receber insalubridade

  • @jilvaniobarbosadossantos6459
    @jilvaniobarbosadossantos6459 8 месяцев назад

    Eu trabalho na padaria a noite mas não recebo salubridade

  • @thiago4664
    @thiago4664 4 месяца назад

    Trabalho com roçadeira, 8 horas por dia! C um ruído de 105 decibéis. Mas a empresa não paga insalubridade, ela diz como fornece protetor auricular, não precisa pagar

    • @michelesantana7124
      @michelesantana7124 9 дней назад +1

      Você tem o direito ao respectivo adicional, visto que, como você menciona no comentário, você trabalha 8 horas por dia e o ruído ultrapassa da tolerância dada pelo Ministério do Trabalho. Aconselho você a dar uma olhada na Norma Regulamentadora n. 15, mais especificamente o Anexo 1 que trata sobre a questão do ruído. O protetor auricular não elimina a novidade do ruído, apenas "atenua". Se o seu empregador afirma que o protetor auricular é o suficiente, precisa que haja uma perícia para comprovar que o protetor elimina a insalubridade, caso contrário, ele DEVE pagar o adicional de insalubridade.

  • @lucineaaparecidaferreira3688
    @lucineaaparecidaferreira3688 10 месяцев назад

    Trabalho em uma academia tenho direito som alto