Eu odiava ler, tenho 20 anos. 2 meses atrás decidi comprar um livro de comédia romântica e dar uma chance, e eu simplesmente amei! Já comprei vários outros e já li pelo menos 5 livros nesses 2 meses. Me sinto meio assim pq n estou lendo algo “inteligente”, mas ajudou muito no que eu precisava, que era largar o reels. É ótimo e mudou minha vida, estou muito feliz com essa conquista.
Pior coisa é achar que por ser livro tu tem que ler algo inteligente, pessoal tem que ver livro como forma de entretenimento e comunicação, igual as audiovisual
Moça, se você tá curtindo é o que importa. Não liga pro que vão achar ou deixar de achar não. Foca em curtir e diversificar aos poucos. Parabéns por ter conseguido. =)
É um bom exemplo. Também comecei em 2019(lendo os famosinhos do Tik Tok) 1 ano depois, comecei a ler muito Clássicos. O tempo vai fazendo a gente ampliar nosso interesse em leitura. Só não desiste, pq se sente boba em não ler Clássicos.
Você é inteligente em respeitar o que lhe faz se sentir bem! Que você dê passos com várias liberdades, oportunidades infinitas e senso crítico para sempre ir além!
Leia o que você tem vontade! Experimentar coisas novas com certeza é algo bom, mas se forçar em algo que você realmente não quer definitivamente não é. Esse negócio de baixa literatura e alta literatura é pura bobeira.
Indicações pra quem tá começando - Desventuras em Série - Percy Jackson - Harry Potter - As Crônicas de Narnia - Eragon - Maze Runner - Jogos Vorazes - Os livros do Dan Brown - Os Crônicas do World of Warcraft - A Trilogia do Mago Negro - Dragões de Éter
literalmente peguei gosto por ler por causa de Percy Jackson, tinha ficado internado no hospital sem nada pra fazer anos atrás qnd ainda estava na escola e smartphones n era essa coisas, minha mãe levou pra mim e acho que li em 1 dia kkkkkkk
@@liaoliveira1161 CALMA JOVEM! Amigo, amigo... kkkkkkk Eu só li a saga da Tracy Withney e há uns 20 anos acho. Achei uma leitura suave e legal pra quem tá começando só. XD
Para quem tambem quer começar nessa jornada, vale pesquisar aqui no youtube o video "A importancia da leitura - Nova acropole sul" Abriu minha mente e ele ainda recomenda alguns livros para quem esta começando na leitura.
Ver a importância da leitura e também como a constância nela permite vc acessar muitas histórias incríveis e ARTE QUE A HUMANIDADE É MAIS TREINADA porque nós escrevemos a seila quantos anos... as histórias escritas são outro nível. eu to falando isso sendo que amo filme,série,anime e jogo....
O Hobbit de J.R.R. Tolkien é uma leitura muito boa e leve para quem quer começar, por conta de ter sido criada para os filhos do Tolkien. Logo após, acredito que Senhor dos Anéis pode ser algo legal.
@@mmgameplays6444 Fica mais divertido quando você entende o significado espiritual por trás da obra. Se estiver achando muito chato, procure um pouco sobre Tolkien e o significado espiritual de suas obras.
Recomendo os livvros do Dan Brown: Codigo da Vinci, Anjos e Demônios, Simbolo Perdido e tbm o Fortaleza Digital. Eu nao gosto nada de ler, mas esses consegui ir ate o fim.
eu comecei com Assassin's creed e depois peguei simbolo perdido. daí pra frente foi num tapa kkk dan brown prende demais. acho q é o melhor autor pra começar
Amo ler. Quando jovem não gostava, mas do nada, um dia no meu aniversário de 12 anos eu decidi que queria um livro de presente, ai minha irmã me deu a minha melhor primeira leitura, Minha Vida Fora de Série - 1 Temporada - Paula Pimenta. É uma leitura jovem, romance adolescente, super leve e de leitura rápida, com autora brasileira. Eu que não tinha costume nenhum de ler, devorei o livro em 3 dias e desde então nunca mais parei de ler. Hoje, aos 24 anos, sou muito fã de fantasia e ficção e leio varias sagas e livros únicos. Amo viajar pelos universos variados que os livros nos proporcionam. Ler é bom demais! Dicas de livros: Fallen - Lauren Kate; O Hobbit - Tolkien; O senhor dos anéis - Tolkien; Harry Potter - J. K. Rowling; A hospedeira - Stephenie Meyer; Crepúsculo - Stephenie Meyer; Jogador Número 1 - Ernest Cline; As Cronicas de Nárnia - C. S. Lewis; A seleção - Kiera Kass; Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare; Maze Runner - James Dashner; E muito mais....
video necessário ❤ também não tenho o hábito de ler, já tentei na adolescência, li alguns livros infanto-juvenis, mas nunca me prendeu muita a atenção. porém sei que é importantíssimo ter o hábito da leitura, ajuda em muitos aspectos da vida, ainda mais na vida do estudante.
Como produtor de audio, uma das coisas que me "salta aos ouvidos" é o timbre vocal das pessoas (eu nao consigo evitar isso rsrs). Isso posto, o timbre dessa mulher é uma poesia aos meus sentidos. Quem acorda ao som dessa voz deve sentir-se privilegiado.
Pra quem quer iniciar nesse processo, indico alguns livros aqui: - O Nome do Vento: Fantasia. Esse eu leio praticamente todo ano, é minha saga favorita. - A Guerra das Rosas: Ficção histórica. Conta a história sobre uma guerra civil que aconteceu na Inglaterra no período medieval. Essa história também foi uma base de inspiração do Game of Thrones. - Prince of Thornes: Fantasia Dark. Um livro um pouco mais pesado e "adulto". É mais pra quem não quer histórias mais leves e juvenis como Percy Jackson, mas ainda sim quer algo mais fantasioso. Tirando esses, sempre tem sagas que são bem famosos hoje em dia, como: Trono de Vidro, Harry Potter, etc. (Sim, eu sempre sou mais focado nesse tipo de fantasia kkkk)
O Nome do Vento também é o meu favorito (tenho até o capa dura). Mas acho que, como ele não tem costume nenhum, é bem capaz de ele não gostar do começo da história na hospedaria e acabar desistindo. Pra mim Sherlock Holmes (qualquer um dos contos) são ótimos pra primeiros leitores, bastante suspense e ação é difícil ficar entediado. Ou O Hobbit que é muito fácil de ler (Acho que a Nilce se prendeu muito na trilogia e esqueceu que O Hobbit é uma leitura consideravelmente mais fácil do que Senhor dos Anéis). Pra quem curte Horror acho que Drácula também seria uma opção.
Vou dar algumas dicas que funcionaram para mim, que fui uma criança que adorava ler, mas acabou perdendo o hábito (a não ser notícias e redes sociais, mas de livros): 1 - escolha um tema que você goste de acompanhar em filmes, séries, jogos, etc. 2 - não comece por livros grandes ou séries, tipo Duna. Deixe-os na lista para o futuro. 3 - o mais importante pra mim, que sou ansioso e me sinto constantemente improdutivo: coloque metas de leituras. Pode ser 5 páginas, pode ser 20 minutos por dia, pode ser só definir um horário para ler (no metrô, ônibus, antes de dormir, etc) 4 - não cumpriu a meta hoje? Não jogue tudo para o alto. Compense durante os outros dias, mas não deixe de fazê-lo. Se não quiser compensar, ao menos, volte à cumprir as metas. 5 - se o livro tá ruim, chato, cansativo, não fique se martirizando. Abandone. Não significa que você nunca completará a leitura. Talvez apenas não seja o momento de ler aquilo, seja pelo tema, seja por sua bagagem. Mas, claro, não abandone também logo no primeiro "dia ruim", senão você ficará pulando de livro em livro e nunca terminará algum (por isso, a dica do livro curto pra começar é uma boa). Acho que é isso. Pra mim funciona, dentro do possível.
Para iniciantes, eu recomendo A Seleção, da Kiera Cass, First Light, da Rebecca Stead, O Primeiro Beijo de Romeu, de Felipe Cabral, Com Amor, Simon de Becky Albertalli, Os 8 Disfarces de Otto de Lola Salgado, Quinze Dias de Vitor Martins, Heartstopper de Alice Oseman, Despertar de Lu Couto, Amanda no País das Vitaminas de Leonardo Mendes Cardoso, Querido Diário Otário de Jim Benton, A Cinco Passos de Você, Mitologia Nórdica de Neil Gaiman, Conectadas de Clara Alves
Pra pessoa que quer começar a ler e gosta de ficção e historia, eu recomendo o "Código da Vinci", ou qualquer outro livro do Dan Brown com o Robert Langdon como protagonista. São leituras bem engajantes e com reviravoltas bem interessantes. Eu tbm recomendo o enigma do 4, eu acho bem legal tbm!
Eu adoro ler fanfic enquanto estou jogando, se morro começo a ler. Eu amo, deixo para ler livros de história, HQ ou ficção que quero prestar mais atenção a noite antes de dormir, mas sinceramente eu já encontrei fics muito mais interessantes que muito best-seller, recomendo se aventurarem nesse mundo, quando começa não tem volta.
O Hobbit é bem legal pra isso, eu estava na mesma situação que ele, aos 19 anos, e O Hobbit que me salvou... E nele não precisa lembrar muitos nomes, e nem tem muitos como nos outros livros É uma leitura bem divertida, recomendo sempre
Recomendo demais Trono de Vidro pra quem for comecar a ler!!!! Conquista qualquer um, é interessante do início ao fim, desde o primeiro livro, e é bem facil de ler.
Depois dos livros infantis e coleção Vagalume e suas variantes eu li bastante... Depois saltei pra ficção científica, tipo Crônicas Marcianas do Ray Bradbury e fui pra Fahrenheit 451... Nunca mais parei... E ainda adoro mas, segui pro hard sci-fi... Um do hype atual, excelente pra pegar um calhamaço e ler querendo interromper a vida social pra ler é a série de "O problema dos 3 corpos" Se tiver sem tempo mas querendo estimular a mente, vá pra ensaios, contos (Poe me pegou demais no começo tb!) e crônicas, algumas de humor, tipo Luis Fernando Veríssimo (Colocaria uns livros leves de investigação: Agatha Christie e seu Poirot, C Doyle pra ir no maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes, e do Sherlock abrir espaços para "O xangô de Baker Street" e outros livros do Jô Soares...) Se Harry Potter for juvenil demais, sugiro Dan Brown - o gênero não tem nada a ver mas, a estrutura do livro e os ganchos nos capítulos e como te estimula a avançar na leitura... É uma fórmula boa pra começar também.... Se leu HP, gostou e quer algo levemente mais maduro mas ainda juvenil, "A bússola de ouro", "A faca sutil" e "A luneta âmbar" do Philip Pullman são nessa sequência uma fantasia q eu acho muito superior a HP (fuja do filme, a série foi muito boa, mas o filme foi um erro...) Num primeiro momento é bom que suas leituras sejam leves, e gradativamente aumente a densidade das histórias... E um livro denso não é um livro longo! "A metamorfose" do Kafka bate muito diferente se vc estiver saindo de um momento mais difícil na vida e tem as mesmas poucas páginas que sempre... Só tente perceber quando a história realmente não te pega e quando é a questão de como o meio é diferente... Se forçar pra ler um livro ruim é mais negativo que bom... E, confie no poder das bibliotecas pra experimentar livros... Sebos pra descobrir novas coisas que já estão por aí e vá deixando acontecer. O mais importante é sua vontade de se tornar um leitor!😊
Livros que fazem querer continuar lendo: Carlos Ruiz Zafon (Sombra do Vento, mas todos sao gostoso). Delícia de ler. E mais pra suspense/terror leve: Joe Hill (filho do Stephen King). Gosta de coisas tipo Rei Arthur? Bernard Cornwell. Quer começar pelo básico? Série Os Karas do Pedro Bandeira que estão aí querendo fazer filme.
E esqueci de um que achei gostosinho recente: A lenda de Ruff Ghanor. Nasceu em RPG do Jovem Nerd, então tem a pegada "nerd" que gostamos... ritmo maravilhoso, o Leonel Caldela sabe conduzir a história.
Tem um livro de não-ficção muito bom chamado O demônio na cidade branca; ele conta a história da construção da feira mundial de Chicago de 1898 e da ascensão e queda do chamado primeiro serial killer americano, H. H. Holmes. A escrita é super fluida e a sacada do autor em intercalar as duas narrativas é muito boa, tanto a história do assassino quanto dos meandros da construção da feira são muito interessantes.
Eu gosto de livros de fantasia mas leio muito lento e tenho dificuldade mas contorno isso ouvindo transcrição dos livros, audiobooks. Mas livros técnicos e de contos pequenos, história, poesia eu gosto de ler principalmente pq volto para entender.
Leia Funcação de Isaac Asimov, eu assisti as 2 primeiras temporadas e me incentivou pra ler o livro (trilogia) ! O Senhor dos Áneis também é muito bom, tem outros, 2001 de Arthur C. Clarke, filme e livro, recomendo ler o livro primeiro pois o filme geralmente não traduz com fidelidade o livro, ou muitas vezes é adaptado! Observação: Isaac Asimov baseou sua pesquisa para escrever o livro Fundação no Império Romano!
Eu também odiava ler, porém um certo dia eu mesmo me desafiei a ler um livro, daí comprei um Kindle e passei a ler, hoje posso dizer que eu amo e que foi uma das melhores coisas que ué fiz, percebi que as redes sociais estavam me afastando do mundo dos livros e me deixando com ansiedade e depressão... "Livros salvam vidas".
não sei se é o melhor pra quem tá começando agr. eu to lendo e as vezes eu me confundo na leitura além de serem livros enormesss mas são ótimos de qualquer maneira
Oz livros do Rick Riordan (Percy Jackson, Magnus Chase) são ótimos pra começar também, apesar de serem infanto - juvenis. Livros de mistério no geral também (os do Jô Soares são ÓTIMOS e super tranquilos, O Xangô de Baker Street me viciou
Tenho 21 anos, já havia lido alguns livros ao longo da minha adolescência, mas a obra que realmente me fez gostar de ler foi "Norwegian Wood" de Haruki Murakami. Conheci através dos comentários do RUclips enquanto ouvia Beatles. Pra quem gosta de mangás e animes, acredito que literatura japonesa seja um bom começo. Pelo menos pra mim foi. Ainda sou novo no mundo da literatura, mas recomendaria "Querida Konbini" para leitores mais iniciantes, achei a leitura bem simples e a história é bem curta. Lembro de ter visto anos atrás um vídeo do professor Pierluigi Piazzi contando como seu filho criou gosto pela leitura através de "O Hobbit". Esse vídeo me ajudou bastante a não desistir da leitura na época em que ainda não havia descoberto as obras de Murakami.
livros japoneses são ótimos nesse sentido, o estilo de escrita é bem diferente do português e do americano/europeu. eu acho relaxante e bonito ao mesmo tempo, além de serem geralmente mais curtos e com frases também menores. é uma delícia
Algumas dicas pra quem ta começando fora de recomendação do que ler: não comece por livro de bolso, é fisicamente mais difícil de ler, alguma coisa com páginas amareladas ou mais cinza tipo jornal, página branca cansa muito os olhos, e de preferência um livro com letras um pouco maiores também, testem abrir o livro no meio e no final pra ver se a abertura é confortável, tanto de segurar quanto do espaçamento no meio, se o problema for concentração vale a pena acompanhar a leitura com o audiobook, ou tentar ler na sua segunda língua ( se tiver) ou uma língua que você esteja aprendendo, você vai precisar de mais atenção na leitura nesse caso, o que pode ajudar a se distrair menos Eu li a minha vida inteira e esses pontos ainda são decisivos pra eu ler algum livro da minha coleção ou não, se você tem vontade de começar você já tem o mais importante, interesse, ler é uma habilidade e precisa de um pouco de treino pra pegar o ritmo, persistam e sejam gentis com vocês mesmos! Boa leitura ❤
@@W4LTbr kkkkkkkkk sim, mas os pilares da terra que a Nilce recomendou também é um excelente livro. E quando a Nilce falou de quadrinhos o Leon foi automaticamente para super herói, sendo que tem tanta coisa. Mandava ele ler um Vinland Saga, um vagabond, um Dom João carioca, uma história do oeste. Tanta coisa!
Coleção Brasilis de Eduardo Bueno, conta a história do Brasil no pré-descobrimentos (sim, no plural) e nos 100, 150 anos após a chegada do Cabral abordando o início da colonização. A linguagrm é simples, foi escrito pensando num público jovem que não gosta de história. E, é claro, preciso dizer que foi escrito por um jornalista, apesar de ser muito elogiado por grandes historiadores, como José Murilo de Carvalho, é uma introdução ao tema não um fim em si.
Como adolescente que lê muito desde pequeno gosto de recomendar A Guerra da Papoula pra quem tá numa faixa etária mais jovem e quer um livro que traga entretenimento e trata de temas da história asiática. O livro tem muito gatilho e a segunda metade dele tem umas cenas bem pesadas, mas a escrita flui muito, tem cenas de lutas que pegam dezenas de páginas que você lê sem nem perceber o passar do tempo e traz um sistema de magia estilo fantasia muito interessante, além do fato de que é o primeiro de uma trilogia, então se a pessoa gostar tem mais dois pra seguir, mas se não quiser também o primeiro por si só já é uma história até completinha.
Vamos lá meu caminho nos livros seguiu mais ou menos essa ordem INVESTIGAÇÃO Agatha Christie Dan Brown Sherlock Holmes FANTASIA Percy Jackson NARNIA Hobbit A batalha do Apocalipse *Ensaios:* Amo os do Murakami Qualquer livro da Seiva editora Como escrever bem - EDITORA fósforo HISTORIA Os portões de fogo A Guerra não tem rosto de mulher
As adaptações pra crianças e adolescentes de clássicos. É bom pra quem é semianalfabeto e está aprendendo a melhorar a leitura. Ex: Os Miseráveis, A Dama das Camélias, Rei Arthur e os cavaleiros da Tavola redonda, Dom Quixote, Os 3 mosqueteiros, Livros de Contos de Fadas (mas as histórias reais, meio macabras) etc... eu lia MUITO eles na biblioteca da escola, quando eu tinha 10, 11, 12 anos. São leituras fáceis. Gibis da Turma da Mônica, eu aprendi a ler com eles rsrsr
Antes da faculdade costumava ler todos os dias, praticamente um monstro devorador de livros hahahha, comecei a ser assim a partir dos 12 anos. Depois que entrei no ensino superior a minha mente começou a ficar extremamente cansada, por conta das leituras densas e massivas de conteúdos acadêmicos, leis, legislações etc. Quase um ano depois da formatura estou comecei a me exercitar na leitura, começando nos livros de ficção como, O Conto de Aia e Eragon
Comecei ler com 19 anos. Foi um thriller fantástico, e não parei mais de ler até hoje. Hoje, aos 28 anos, leio Platão, Homero, Saramago, e muitos outros. Resumindo, não desista. Vale muito a pena e não tem volta. Em poucos anos você será outra pessoa.
eu recomendo demais o clube do livro FN (pra quem consegue pagar, claro). o método de a gente ter as quantidades de páginas que tem que ler até o dia tal q vai sair vídeo ajuda muito a se manter focado, os vídeos e conteúdos diários ajudam muito a absorver o conteúdo e também o clube motiva a conhecer gêneros novos, tipo o 1° livro foi fahrenheit 451 e eu n conhecia muito sobre ficção científica, sabe? mas pelo clube eu me motivei a ler e amei.
Eu adquiri gosto pela leitura com harry potter, isso porque tenho dificuldade de imaginar as coisas e como os ambientes podem ser pelas descrições, personagens.... no HP ja esta tudo imaginado nos filmes que cresci vendo e gosto muito, fora que sempre tentava ver diferenças. REGRA DE OURO: LER 3 PAGINAS POR DIA, TODO DIA. objetivo da regra é não perder o fio da meada do livro, não esquecer ou se desligar da história do livro. DICA: LER UM FICCÇÃO E UM NÃO FICÇÃO JUNTOS, porque não ficção tem uma linguagem mais densa e leitura mais arrastada, logo quando vc lê o ficcional a leitura parece que deslancha muito, mesmo em trechos mais lentos.
também tou nos meus 22 e li uns 3 livros na minha vida, um deles a Bíblia que nunca acabei. Eu sempre tive um interesse grande na escrita, na casualidade da vida, em arte, mas de alguma maneira eu nunca encontrei algo que me empolgasse, tentei histórias, novelas, poemas, etc. Nada me plantou a leitura na minha cabeça. Até que um dia encontrei um livro/diário de uma autora canadense, que consistia em ela narrando a sua vida diária, com uma linguagem bem casual e abstrata, artística. Me pegou de surpresa, eu me senti representado na linguagem dela, e pela primeira vez, senti que o que escrevia no meu diário era válido. Essa sensação de ser representado, estar mais perto de uma noção de humanidade partilhada, fez com que eu lesse outro livro da mesma autora, que me introduziu a uma leitura mais melancólica ( eu levo uma vida bem melancólica também, devagar, poética ), que me despertou interesse em ler algo de um ramo mais existencial, desde o primeiro livro que li, todos os seguintes tinham algo que me interessava e que me fazia querer ler mais, hoje estou lendo Clarice Lispector, que ironicamente, não conhecia, e semana passada li “ A hora da Estrela “. Eu acho que é importante ir tentando, começando uns livros e não acabando, mas continuar tentando encontrar um que faça sentido, a partir desse você consegue ler mais do mesmo autor, ou ler algo relacionado. Não se prenda a títulos famosos, ou trends, se você encontrar algo com o que você se identifica, um que seja, eventualmente você saberá mais sobre o seu gosto e daí será mais fácil escolher, etc etc. também tem a aplicação Goodreads que é bem útil para fazer pesquisa de livros :)
De história do Brasil comprei os HQs D João Carioca, As Barbas do Imperador e Triste República da Lilia Schwarcz e Spacca. Gostei tanto do HQ Triste República que agora estou Lendo o livro Triste Visionário. Nesses, a Lilia conta a vida e obra de Lima Barreto e a história da primeira república.
Eu recomendo o livro "Prazer em Queimar" de Ray Bradbury, uma ficção científica histórica que se passa em um futuro "utópico", é bem simples de ler e cada capítulo é uma história, espero ter ajudado 😃👍
Sou jovem e, pessoalmente, iniciei o hábito da leitura, aos 17 anos, por quadrinhos, especificamente os mangás pela Internet, permaneci neles por aproximadamente 1 ano até ler um livro de forma propriamente dita. A chave é se adaptar ao baixo estímulo que os livros proporcionam em relação à uma rede social. Por isso os quadrinhos, por serem ricos em imagens e ilustrações vejo como uma ótima transição para os "livros brutos". Porém, é evidente que nunca abandonei os mangás e nem as redes sociais, aos poucos vamos dosando o quanto tiramos de proveito de cada lazer, afinal, ambas as atividades continuam a me entreter em suas devidas proporções
Com 21 anos comecei a desenvolver o gosto pela leitura por passar no mínimo 1:30h no transporte público por dia, o tiktok é um dos melhores lugares pra ter review de livro ou de explicações sobre um tema. Me encontrei no gênero de ficção e se tiver a trama de romance me desperta curiosidade, fui descobrindo meus gostos e oq me prende depois de tentar alguns temas que estão em alta, o início é tentativa e erro mesmo mas quando você encontra o que gosta é fácil procurar por mais
Para quem quer começar a ler indico a série "Ranger: Ordem dos Arqueiros", li quando criança e foram os primeiros livros que me levaram para esse mundo, mais tarde quando estava em uma ressaca literária também foram eles que me ajudaram a voltar para a leitura.
Tem muitas variáveis aí nesse vídeo para fazer a primeira leitura. O primeiro livro que me apaixonei e li devorando mesmo, foi A Ilíada. IMPORTANTISSIMO, NUNCA se intimide pelo tamanho do livro, aproveite isso é o mais importante no começo e depois você pode criar uma meta de leitura diária ou semanal. O mais mágico da leitura são três descobertas, o "nossa eu gosto disso" , o " eu não sabia que isso existia" e " mudou minha vida isso".
Tem um livro curto e muito bonito do Ítalo Calvino chamado "O Cavaleiro Inexistente". Super recomendo! O Hobbit e os primeiros livros das Crônicas de Nárnia também são bem tranquilos de ler. Recomendaria também qualquer livro do Dan Brown pra quem gosta de suspense. E normalmente livros de jogos, como Assassins Creed são leituras bem fáceis e diretas.
Minhas dicas para quem quer começar o hábito da leitura: 1- Harry Potter 2- Livros do Dan Brown 3- Para quem gosta de romance, recomendo dois autores: Nicholas Sparks e Cecelia Ahern 4- A Série dos Executores - Brandan Sanderson 5- Para quem entrar no mundo dos clássicos: Jane Eyre, A Metamorfose, O Sol é para todos 6- Para quem gosta de Star Wars, a editora Darkside pública a trilogia Stars Wars (referente aos episódios IV, V, VI) 7- Os Goonies 8- Ficção Científica: As Cavernas de Aço 9- Ficção Histórica recomendo os livros do Ken Follet 10- Biografia, recomendo a da Michelle Obama "Minha História", a do Matthew Perry "Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível" e também da Viola Davis "Em Busca de Mim" 11- Autor nacional: Raphael Montes, recomendo "Suicidas" 12- Se quiser ir direto para um Stephen King, recomendo "O Iluminado" 13- Saga de detetive, recomendo a do Detetive Cormoron Strike, o primeiro livro se chama "O Chamado do Cuco"
Bernard Cornwell é o melhor escritor de ficção histórica contextualizada na Idade Média. O Arqueiro (primeiro livro da série A Busca do Graal) é, talvez, meu livro preferido, e a escrita dele é tranquila de ler. Pelo que o rapaz falou, acho que seria uma boa decisão. Não comecei a ler por The Witcher, mas foram os livros da série que me fizeram ter consistência na leitura: comecei a ler os livros que já haviam sido lançados e não parei mais.
Eu recomendo contos e crônicas, são rápidos e estimulantes. Nelson Rodrigues e Machado são ótimos se a pessoa enfrentar a linguagem pouco usual pros nossos dias
Eu tô nesse momento de "destravar" que a Nilce falou, eu ainda estou desenvolvendo o hábito e um livro que me ajudou muito, que eu realmente goste foi Percy Jackson e Harry Potter. Eu sei que ele foram mencionado no vídeo, mas como eu estou nesse nível talvez ajude o nosso amigo 😊😊.
Minha dica pra quem quiser começar a ler, é ler livros de contos, procure um tema que você goste, terror, ficção científica, romance, e procure um livro de contos, são histórias curtas e mesmo que você não termine um livro, se você terminar um conto você ja leu algo, e quanto tiver terminado o livro, vai ter lido vários contos. Além disso, se os autotores forem diversos, você pode buscar um livro do autor que mais gostou.
leio bastante e sempre que meus amigos me perguntam como começar a ler eu falo a dica da bel rodrigues: pensa no tipo de filme/série que vc gosta de assistir e vai atrás de um livro parecido! procura até por dinâmicas ou épocas parecidas, o que for te motivar mais pra começar a leitura!
Aqui vai uma recomendação pra quem gosta de livros (nesse caso, em quadrinhos) sobre 2°G. Mundial: "MAUS", por Art Spielgelman. Conta a história de vida do pai do autor, um sobrevivente do holocausto. O que me impressionou particurlarmemte foi que o livro varia entre relatos e representações do passado, contadas pelo pai, e cenas do "presente", mostrando a relação entre pai e filho e os efeitos que as experiências passadas da vida do pai afetaram seu comportamento, e também o estilo de arte singular que retrata pessoas de diferentes povos como diferentes animais (os judeus são representados por ratos, que em alemão é "maus", o que dá nome ao livro, enquanto os alemães são gatos, poloneses são porcos, enfim). Pessoalmente, é um dos meus livros preferidos, pois já li 11 vezes e mesmo assim continuo encontrando pequenos detalhes na arte que tornam a obra mais rica, além da história ser simplismente fantástica e parece até que estamos junto com o autor do livro enquanto ele conversa com o pai e o mesmo lhe conta as histórias. (Esse é o primeiro comentário que eu faço em um vídeo no RUclips KKKKK. Mas não poderia deixar de divulgar esse livro!)
Ounico livro q amei ler quando era pequeno, era a "Bruxa Onilda "🤣 e alguns infatis q tinham desenho ilustrativos, depois foi ficando chato demais, os livros obrigatorios de literatura e isso me tirou de vez a vontade de ler. Eu nao tenho paciencia nenhuma para ler LIVROS , a nao ser um gibi. Acho chato, demorado, cansa as vistas e esqueço o q ja li, ja na pagina seguinte, me perturba aquela pagina branca com um monte de letras, onde as vezes, penso que estou na linha abaixo a que eu li , quando na verdade, estou lendo o q eu ja li. Eu adquiro meu conhecimento de forma pratica e rapida com audio ou audiovisual (principalmente em conteúdos extensos e de grande informação ou ate mesmo conteúdo de livros) ou lendo pesquisas pequenas no google , nada muito grande. Muitos amam dizer q leem, para se validarem alguma coisa, eu ja nao tenho esse ego. Meus pais tinham varios livros na estante mas nunca vi eles lerem nenhum.
Eu perdi o gosto pela leitura. Estou tentando o hábito de ler mas a vida corrida é triste. Contexto: Estudante de nutrição, conciliar o trabalho com a vida pessoal e estudo para vestibular pois quero deixar de pagar a faculdade). Perdi o gosto pela leitura na primeira graduação. Tenho em posse "Crime e Castigo" e está difícil demais de dar seguimento. Sou bem eclético quanto ao tema, sou muito curioso e mente aberta.... O ruim que está difícil de me manter focado na leitura e retomar o gosto que tinha quando mais jovem.
3:08 HQ? vai com turma da Mônica kkk eu comecei com essa, mas eu era criança né. Mas tem a Jovem. . Depois quando eu fui pra pré-adolescência fui pra livros de contos e histórias voltados pra infantojuvenis. Eram muito bem ilustrados. Rei Arthur, contos como da cinderela, bela adormecida (mas aqueles originais, com cenas meio pesadas, pq tive curiosidade de conhecer os originais). Depois fui pra Crônicas de Nárnia, A Seleção... muito de boas. Logo veio Tolkien e Jane Austen (Inclusive, nessa última, no início eu só conseguia ler 1 página por dia pq ñ uma escrita fácil).
Estava querendo fazer mó testão de recomendação, mas ler a galera nos comentários percebi que o principal é pegar um tema que já seja do seu interesse e talvez evitar livros muito complexos. Então deixo minha recomendações por tema: Infanto Juvenil de Aventura - Percy Jackson ou Crônicas dos Kanes (mesmo autor, só que na mitologia egípcia e 2 protagonistas irmãos) Fantasia Medieval infanto juvenil - O Hobbit ou Eragon Sci fi qualquer idade - O Guia do Mochileiro das Galaxias Aventura baseada no cristianismo qualquer idade - A Batalha do Apocalipse (autor BR) Gamer adolescente que quer ler algo pé no chão - The Kings Avatar (novel chinesa sobre um jogador profissional de um MMO fictício)
Eu comecei a pegar gosto pela leitura quando li a adaptação literária de Ass4ss1ns Creed Unity. eu reli esse livro umas 3 vezes e chorei no final as 3 vezes. Recomendo para quem quer ler, ler livros q te interessam, por exemplo, vc gosta de mitologia grega? Leia Percy Jackson, vc gosta de suspense ou terror, leia algum livro de suspense ou terror. Eu não indico começar a ler por Clássicos nem por livros q foram lançados há muitos anos atrás, pq vai ser mt cansativo e até mesmo chato p quem tá começando. como o leon e a Nilce disseram, mangás, hqs e grafic novels são mt boas p iniciar na leitura. Tbm recomendo acompanhar criadores de conteúdo literário no youtube, pq mt gnt n gosta da outra rede social pq sempre indicam as mesmas coisas e tal, e no youtube existem vários criadores indicando muitos livros q n costumam ser comentados em outra rede
O primeiro livro que eu li, o que me fez gostar de leitura e o meu favorito até hoje, Jogador Número 1, recomendo pra qualquer um que quer pegar gosto pela leitura
Pensando em quem gosta de história acho que o Diário de Anne Frank seria um bom livro pra tentar começar no mundo da leitura. É um diário real de uma adolescente judia onde ela fala do dia a dia dela e da família escondidos durante a 2 Guerra Mundial. A linguagem é bem tranquila.
Eu começaria por: Perdido em Marte, é uma história fechada e muito boa, além disso o protagonista tem muito humor, depois disso eu iria pra Jogos Vorazes que já são 3 livros e depois Harry Potter que são 7, se você tomar gosto não para mais, agora to mais na vibe de graphic novel então esse ano só li matéria escura de livro, mas li umas 20 hqs
Acho que é muito difícil, começar a "gostar de ler", dito isso, a única dica possível é: leia, sente em um lugar silencioso e leia. A única desculpa plausível é falta de tempo, fora isso, se você quer começar a ler, tem tempo e não lê, talvez não queira tanto, talvez queira, na verdade, os benefícios da leitura, o status de "leitor".
Tenho 16, tô realmente pegando para ler agora, quando eu era menor o único livro que eu li sem ser diário de um banana foi Harry Potter e a pedra filosofal, em 2023 eu só li um livro, fahrenheit 451 cheguei a ler umas pequenas partes de outros mas completo foi só esse, já esse ano eu li 12, entre ficção, filosofia, e autobiografia, mas não vou mentir a maioria eu li na segunda metade do ano, alguns eu pessoalmente achei bem chato, ex: admirável mundo novo e noites brancas (são ótimos livros, mas se não fosse minha determinação eu nem teria terminado). Os livros que li mais rápido foram fnaf lavores de fazbear vol 1 e 2, o cemitério, a metamorfose e o cemitério, falando sobre pavores de fazbear, é uma ótima porta de entrada principalmente se vc acompanhava fnaf na infância, tem um pouco de enrolação mas os contos são curtos, (só um adendo, tem um pouco de violência, tipo, explícita em alguns momentos, fica o aviso). Além dos 12 livros comecei a ler manual de assassinato para boas garotas e estou realmente interessado na história, não sei muito ainda mas já considero pacas.
Sei que a mídia é em geral mal vista, mas sim quadrinhos e manga tem muitas obras fechadas, muito boas e até mesmo famosas. A facilidade da leitura digitalmente foi o que mais me atraiu pela mídia, mas após eu começar a consumi-la ano passado tive uma vontade maior de ler livros esse ano.
Eu lia bastante quando era criança e adolescente, mas ai eu virei cinéfilo e abandonei totalmente a leitura kkkkk, não me arrependo pois acho que filmes (depende de quais obvio) podem ser tão culturalmente enriquecedores quanto livros. Ainda sim acho que em algum momento eu volte a ler, talvez dps de terminar a faculdade
@gut.6925 comparando literatura de ficção eu discordo, não acho que ler senhor dos aneis por exemplo agregue mais do que ver os filmes, inclusive nesse caso eu acho os filmes até melhores como obra no geral.
tem uma série de livros infanto juvenil maravilhoso. Bem leve mas puxa toda a mitologia greco-romana. Percy Jackson… Li na adolescência e leria novamente tranquilo
Noites brancas, metamorfose, o médico e o monstro, vidas secas , sao bons livros clássicos para começar, sao curtos , e com boa qualidade literária.l, contos do Sherlock holmes e livros da agatha Christie tb.
The witcher é um otimo ponto de entrada pra quem não é acostumado, outra dica q dou pra quem gosta de historia e ficção são os livros do Bernard Cornwell, as Cronicas Saxonicas são incriveis, apesar de ter muitos livros, as Cronicas de Arthur tbm é muito boa, a escrita de Cornwell é bem clara, apesar de bastante escatologica, se tiver estomago pra ler sobre tripas caindo e gente se cagando durante uma luta sangrenta, os livros dele são inciveis, e descrevem de uma forma bem crua e realista uma epoca da inglaterra q muita gente romantiza
Eu odiava ler, tenho 20 anos. 2 meses atrás decidi comprar um livro de comédia romântica e dar uma chance, e eu simplesmente amei! Já comprei vários outros e já li pelo menos 5 livros nesses 2 meses. Me sinto meio assim pq n estou lendo algo “inteligente”, mas ajudou muito no que eu precisava, que era largar o reels. É ótimo e mudou minha vida, estou muito feliz com essa conquista.
Pior coisa é achar que por ser livro tu tem que ler algo inteligente, pessoal tem que ver livro como forma de entretenimento e comunicação, igual as audiovisual
Moça, se você tá curtindo é o que importa. Não liga pro que vão achar ou deixar de achar não.
Foca em curtir e diversificar aos poucos.
Parabéns por ter conseguido. =)
É um bom exemplo. Também comecei em 2019(lendo os famosinhos do Tik Tok) 1 ano depois, comecei a ler muito Clássicos. O tempo vai fazendo a gente ampliar nosso interesse em leitura. Só não desiste, pq se sente boba em não ler Clássicos.
Você é inteligente em respeitar o que lhe faz se sentir bem! Que você dê passos com várias liberdades, oportunidades infinitas e senso crítico para sempre ir além!
Leia o que você tem vontade! Experimentar coisas novas com certeza é algo bom, mas se forçar em algo que você realmente não quer definitivamente não é.
Esse negócio de baixa literatura e alta literatura é pura bobeira.
Indicações pra quem tá começando
- Desventuras em Série
- Percy Jackson
- Harry Potter
- As Crônicas de Narnia
- Eragon
- Maze Runner
- Jogos Vorazes
- Os livros do Dan Brown
- Os Crônicas do World of Warcraft
- A Trilogia do Mago Negro
- Dragões de Éter
O Dan Brown é uma ótima porta de entrada
literalmente peguei gosto por ler por causa de Percy Jackson, tinha ficado internado no hospital sem nada pra fazer anos atrás qnd ainda estava na escola e smartphones n era essa coisas, minha mãe levou pra mim e acho que li em 1 dia kkkkkkk
Gente vai na Agatha Christie!!! Mais fácil que isso impossível!! Não é grande, linguagem fácil, mistério divertido.
Sidney Sheldon tbm, na mesma pegada.
@@themonho prende, mas nem de longe se compara a Christie, nem em gênero nem na temática 😅
@@liaoliveira1161 CALMA JOVEM! Amigo, amigo... kkkkkkk
Eu só li a saga da Tracy Withney e há uns 20 anos acho. Achei uma leitura suave e legal pra quem tá começando só. XD
Para quem tambem quer começar nessa jornada, vale pesquisar aqui no youtube o video "A importancia da leitura - Nova acropole sul" Abriu minha mente e ele ainda recomenda alguns livros para quem esta começando na leitura.
Ver a importância da leitura e também como a constância nela permite vc acessar muitas histórias incríveis e ARTE QUE A HUMANIDADE É MAIS TREINADA porque nós escrevemos a seila quantos anos... as histórias escritas são outro nível. eu to falando isso sendo que amo filme,série,anime e jogo....
O Hobbit de J.R.R. Tolkien é uma leitura muito boa e leve para quem quer começar, por conta de ter sido criada para os filhos do Tolkien. Logo após, acredito que Senhor dos Anéis pode ser algo legal.
O Hobbit com toda certeza seria o melhor "primeiro livro" de alguém. Senhor dos Anéis já é um pouco mais complexo.
Estou tentando ler O Hobbit desde outubro. Livro meio chato, mas divertido (primeira vez lendo fantasia)
@@mmgameplays6444 Fica mais divertido quando você entende o significado espiritual por trás da obra. Se estiver achando muito chato, procure um pouco sobre Tolkien e o significado espiritual de suas obras.
Discordo, o Tolkien enrola muito descrevendo algumas coisas e usa um jeito poético que pra quem está começando a ler pode ser chato e lento.
@@Alukhardiuz Em "O Hobbit" eu não acho. Mas em relação a "O Senhor dos Anéis", aí concordaria com você.
Recomendo os livvros do Dan Brown: Codigo da Vinci, Anjos e Demônios, Simbolo Perdido e tbm o Fortaleza Digital. Eu nao gosto nada de ler, mas esses consegui ir ate o fim.
eu comecei com Assassin's creed e depois peguei simbolo perdido. daí pra frente foi num tapa kkk dan brown prende demais. acho q é o melhor autor pra começar
Muito bons mesmo pra começar, prendem muito a leitura. Desses acho que fortaleza digital é o melhor pra iniciar
Amo ler. Quando jovem não gostava, mas do nada, um dia no meu aniversário de 12 anos eu decidi que queria um livro de presente, ai minha irmã me deu a minha melhor primeira leitura, Minha Vida Fora de Série - 1 Temporada - Paula Pimenta. É uma leitura jovem, romance adolescente, super leve e de leitura rápida, com autora brasileira. Eu que não tinha costume nenhum de ler, devorei o livro em 3 dias e desde então nunca mais parei de ler. Hoje, aos 24 anos, sou muito fã de fantasia e ficção e leio varias sagas e livros únicos. Amo viajar pelos universos variados que os livros nos proporcionam. Ler é bom demais!
Dicas de livros:
Fallen - Lauren Kate;
O Hobbit - Tolkien;
O senhor dos anéis - Tolkien;
Harry Potter - J. K. Rowling;
A hospedeira - Stephenie Meyer;
Crepúsculo - Stephenie Meyer;
Jogador Número 1 - Ernest Cline;
As Cronicas de Nárnia - C. S. Lewis;
A seleção - Kiera Kass;
Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare;
Maze Runner - James Dashner;
E muito mais....
video necessário ❤ também não tenho o hábito de ler, já tentei na adolescência, li alguns livros infanto-juvenis, mas nunca me prendeu muita a atenção. porém sei que é importantíssimo ter o hábito da leitura, ajuda em muitos aspectos da vida, ainda mais na vida do estudante.
Como produtor de audio, uma das coisas que me "salta aos ouvidos" é o timbre vocal das pessoas (eu nao consigo evitar isso rsrs). Isso posto, o timbre dessa mulher é uma poesia aos meus sentidos. Quem acorda ao som dessa voz deve sentir-se privilegiado.
kkkkkss
Vc é estranho kkkk
Maus - historia e quadrinhos pra começar ótimo
Mas aí o rapaz vai entrar em depressão, pô. rs
Brincando, pq tbm recomendei. XD
Pra quem quer iniciar nesse processo, indico alguns livros aqui:
- O Nome do Vento: Fantasia. Esse eu leio praticamente todo ano, é minha saga favorita.
- A Guerra das Rosas: Ficção histórica. Conta a história sobre uma guerra civil que aconteceu na Inglaterra no período medieval. Essa história também foi uma base de inspiração do Game of Thrones.
- Prince of Thornes: Fantasia Dark. Um livro um pouco mais pesado e "adulto". É mais pra quem não quer histórias mais leves e juvenis como Percy Jackson, mas ainda sim quer algo mais fantasioso.
Tirando esses, sempre tem sagas que são bem famosos hoje em dia, como: Trono de Vidro, Harry Potter, etc. (Sim, eu sempre sou mais focado nesse tipo de fantasia kkkk)
Quer traumatizar o rapaz? Ler 2 livros e esperar a boa vontade do sr. Patrício finalizar a saga
aí ele pega gosto pela leitura, enquanto espera vai ler GoT e fica eternamente lendo sagas sem fim kkkkkk
O Nome do Vento também é o meu favorito (tenho até o capa dura). Mas acho que, como ele não tem costume nenhum, é bem capaz de ele não gostar do começo da história na hospedaria e acabar desistindo. Pra mim Sherlock Holmes (qualquer um dos contos) são ótimos pra primeiros leitores, bastante suspense e ação é difícil ficar entediado. Ou O Hobbit que é muito fácil de ler (Acho que a Nilce se prendeu muito na trilogia e esqueceu que O Hobbit é uma leitura consideravelmente mais fácil do que Senhor dos Anéis). Pra quem curte Horror acho que Drácula também seria uma opção.
A Crônica do Matador do Rei é excelente mas nem ferrando que é uma boa primeira leitura, não tem final e os livros são imensos e densos.
@@italusrodrigues8977 talvez conan seja uma boa fantasia pra começar, já que ele so tem que se preocupar a terminar um conto e não o livro
Vou dar algumas dicas que funcionaram para mim, que fui uma criança que adorava ler, mas acabou perdendo o hábito (a não ser notícias e redes sociais, mas de livros):
1 - escolha um tema que você goste de acompanhar em filmes, séries, jogos, etc.
2 - não comece por livros grandes ou séries, tipo Duna. Deixe-os na lista para o futuro.
3 - o mais importante pra mim, que sou ansioso e me sinto constantemente improdutivo: coloque metas de leituras. Pode ser 5 páginas, pode ser 20 minutos por dia, pode ser só definir um horário para ler (no metrô, ônibus, antes de dormir, etc)
4 - não cumpriu a meta hoje? Não jogue tudo para o alto. Compense durante os outros dias, mas não deixe de fazê-lo. Se não quiser compensar, ao menos, volte à cumprir as metas.
5 - se o livro tá ruim, chato, cansativo, não fique se martirizando. Abandone. Não significa que você nunca completará a leitura. Talvez apenas não seja o momento de ler aquilo, seja pelo tema, seja por sua bagagem. Mas, claro, não abandone também logo no primeiro "dia ruim", senão você ficará pulando de livro em livro e nunca terminará algum (por isso, a dica do livro curto pra começar é uma boa).
Acho que é isso. Pra mim funciona, dentro do possível.
Para iniciantes, eu recomendo A Seleção, da Kiera Cass, First Light, da Rebecca Stead, O Primeiro Beijo de Romeu, de Felipe Cabral, Com Amor, Simon de Becky Albertalli, Os 8 Disfarces de Otto de Lola Salgado, Quinze Dias de Vitor Martins, Heartstopper de Alice Oseman, Despertar de Lu Couto, Amanda no País das Vitaminas de Leonardo Mendes Cardoso, Querido Diário Otário de Jim Benton, A Cinco Passos de Você, Mitologia Nórdica de Neil Gaiman, Conectadas de Clara Alves
Pra pessoa que quer começar a ler e gosta de ficção e historia, eu recomendo o "Código da Vinci", ou qualquer outro livro do Dan Brown com o Robert Langdon como protagonista. São leituras bem engajantes e com reviravoltas bem interessantes. Eu tbm recomendo o enigma do 4, eu acho bem legal tbm!
Eu adoro ler fanfic enquanto estou jogando, se morro começo a ler. Eu amo, deixo para ler livros de história, HQ ou ficção que quero prestar mais atenção a noite antes de dormir, mas sinceramente eu já encontrei fics muito mais interessantes que muito best-seller, recomendo se aventurarem nesse mundo, quando começa não tem volta.
O Hobbit é bem legal pra isso, eu estava na mesma situação que ele, aos 19 anos, e O Hobbit que me salvou... E nele não precisa lembrar muitos nomes, e nem tem muitos como nos outros livros
É uma leitura bem divertida, recomendo sempre
Recomendo demais Trono de Vidro pra quem for comecar a ler!!!! Conquista qualquer um, é interessante do início ao fim, desde o primeiro livro, e é bem facil de ler.
Leia Agatha Christie, não tem como não gostar é simplesmente bom de mais.
5:03 vdd. Tenho de Dom Pedro quando tava assistindo a novela, muito fácil de entender. Muita fofoca... adoroo
O melhor livro para começar a ler é O Poder do Hábito, de Charles Duhigg. O próprio livro te ajuda a desenvolver o hábito da leitura.
Depois dos livros infantis e coleção Vagalume e suas variantes eu li bastante... Depois saltei pra ficção científica, tipo Crônicas Marcianas do Ray Bradbury e fui pra Fahrenheit 451... Nunca mais parei...
E ainda adoro mas, segui pro hard sci-fi... Um do hype atual, excelente pra pegar um calhamaço e ler querendo interromper a vida social pra ler é a série de "O problema dos 3 corpos"
Se tiver sem tempo mas querendo estimular a mente, vá pra ensaios, contos (Poe me pegou demais no começo tb!) e crônicas, algumas de humor, tipo Luis Fernando Veríssimo (Colocaria uns livros leves de investigação: Agatha Christie e seu Poirot, C Doyle pra ir no maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes, e do Sherlock abrir espaços para "O xangô de Baker Street" e outros livros do Jô Soares...)
Se Harry Potter for juvenil demais, sugiro Dan Brown - o gênero não tem nada a ver mas, a estrutura do livro e os ganchos nos capítulos e como te estimula a avançar na leitura... É uma fórmula boa pra começar também.... Se leu HP, gostou e quer algo levemente mais maduro mas ainda juvenil, "A bússola de ouro", "A faca sutil" e "A luneta âmbar" do Philip Pullman são nessa sequência uma fantasia q eu acho muito superior a HP (fuja do filme, a série foi muito boa, mas o filme foi um erro...)
Num primeiro momento é bom que suas leituras sejam leves, e gradativamente aumente a densidade das histórias... E um livro denso não é um livro longo! "A metamorfose" do Kafka bate muito diferente se vc estiver saindo de um momento mais difícil na vida e tem as mesmas poucas páginas que sempre... Só tente perceber quando a história realmente não te pega e quando é a questão de como o meio é diferente... Se forçar pra ler um livro ruim é mais negativo que bom...
E, confie no poder das bibliotecas pra experimentar livros... Sebos pra descobrir novas coisas que já estão por aí e vá deixando acontecer. O mais importante é sua vontade de se tornar um leitor!😊
Livros que fazem querer continuar lendo: Carlos Ruiz Zafon (Sombra do Vento, mas todos sao gostoso). Delícia de ler. E mais pra suspense/terror leve: Joe Hill (filho do Stephen King). Gosta de coisas tipo Rei Arthur? Bernard Cornwell. Quer começar pelo básico? Série Os Karas do Pedro Bandeira que estão aí querendo fazer filme.
E esqueci de um que achei gostosinho recente: A lenda de Ruff Ghanor. Nasceu em RPG do Jovem Nerd, então tem a pegada "nerd" que gostamos... ritmo maravilhoso, o Leonel Caldela sabe conduzir a história.
Boas recomendaçoes. Dps disso eu pegaria um Saramago, dps Crime e castigo
Tem um livro de não-ficção muito bom chamado O demônio na cidade branca; ele conta a história da construção da feira mundial de Chicago de 1898 e da ascensão e queda do chamado primeiro serial killer americano, H. H. Holmes. A escrita é super fluida e a sacada do autor em intercalar as duas narrativas é muito boa, tanto a história do assassino quanto dos meandros da construção da feira são muito interessantes.
Massa eu que vou começar a ler mesmo pela primeira vez com uma Bíblia de Estudo gigante
Eu gosto de livros de fantasia mas leio muito lento e tenho dificuldade mas contorno isso ouvindo transcrição dos livros, audiobooks. Mas livros técnicos e de contos pequenos, história, poesia eu gosto de ler principalmente pq volto para entender.
Leia Funcação de Isaac Asimov, eu assisti as 2 primeiras temporadas e me incentivou pra ler o livro (trilogia) ! O Senhor dos Áneis também é muito bom, tem outros, 2001 de Arthur C. Clarke, filme e livro, recomendo ler o livro primeiro pois o filme geralmente não traduz com fidelidade o livro, ou muitas vezes é adaptado! Observação: Isaac Asimov baseou sua pesquisa para escrever o livro Fundação no Império Romano!
Eu também odiava ler, porém um certo dia eu mesmo me desafiei a ler um livro, daí comprei um Kindle e passei a ler, hoje posso dizer que eu amo e que foi uma das melhores coisas que ué fiz, percebi que as redes sociais estavam me afastando do mundo dos livros e me deixando com ansiedade e depressão... "Livros salvam vidas".
4:35 tem os livros q inspiraram Game of Thrones... que foram inspirados na Guerra das Rosas da Inglaterra (pelo q me contaram)
não sei se é o melhor pra quem tá começando agr. eu to lendo e as vezes eu me confundo na leitura além de serem livros enormesss mas são ótimos de qualquer maneira
Eu sugiro alguns clássicos como Viagem ao Centro da Terra, crônicas de Luis Fernando Verissímo, coleção vagalume, Pedro Bandeira...
Oz livros do Rick Riordan (Percy Jackson, Magnus Chase) são ótimos pra começar também, apesar de serem infanto - juvenis. Livros de mistério no geral também (os do Jô Soares são ÓTIMOS e super tranquilos, O Xangô de Baker Street me viciou
esse video acabou de aparecer na hora certa, to precisando de estimulo pra gostar a ler
Tenho 21 anos, já havia lido alguns livros ao longo da minha adolescência, mas a obra que realmente me fez gostar de ler foi "Norwegian Wood" de Haruki Murakami. Conheci através dos comentários do RUclips enquanto ouvia Beatles.
Pra quem gosta de mangás e animes, acredito que literatura japonesa seja um bom começo. Pelo menos pra mim foi.
Ainda sou novo no mundo da literatura, mas recomendaria "Querida Konbini" para leitores mais iniciantes, achei a leitura bem simples e a história é bem curta.
Lembro de ter visto anos atrás um vídeo do professor Pierluigi Piazzi contando como seu filho criou gosto pela leitura através de "O Hobbit". Esse vídeo me ajudou bastante a não desistir da leitura na época em que ainda não havia descoberto as obras de Murakami.
Leia Vida a venda do Mishima. Vai gostar. A sombra do vento tbm
livros japoneses são ótimos nesse sentido, o estilo de escrita é bem diferente do português e do americano/europeu. eu acho relaxante e bonito ao mesmo tempo, além de serem geralmente mais curtos e com frases também menores. é uma delícia
Algumas dicas pra quem ta começando fora de recomendação do que ler: não comece por livro de bolso, é fisicamente mais difícil de ler, alguma coisa com páginas amareladas ou mais cinza tipo jornal, página branca cansa muito os olhos, e de preferência um livro com letras um pouco maiores também, testem abrir o livro no meio e no final pra ver se a abertura é confortável, tanto de segurar quanto do espaçamento no meio, se o problema for concentração vale a pena acompanhar a leitura com o audiobook, ou tentar ler na sua segunda língua ( se tiver) ou uma língua que você esteja aprendendo, você vai precisar de mais atenção na leitura nesse caso, o que pode ajudar a se distrair menos
Eu li a minha vida inteira e esses pontos ainda são decisivos pra eu ler algum livro da minha coleção ou não, se você tem vontade de começar você já tem o mais importante, interesse, ler é uma habilidade e precisa de um pouco de treino pra pegar o ritmo, persistam e sejam gentis com vocês mesmos! Boa leitura ❤
De Ficção histórica pode ler qualquer livro do Bernard Cornell. Mas, se for começar por algum, eu recomendo "As crônicas de Arthur".
O moleque implorando por Bernanrd Cornwell sem saber dizer Bernard Cornwell. E ficam recomendando the witcher.
@@W4LTbr kkkkkkkkk sim, mas os pilares da terra que a Nilce recomendou também é um excelente livro. E quando a Nilce falou de quadrinhos o Leon foi automaticamente para super herói, sendo que tem tanta coisa. Mandava ele ler um Vinland Saga, um vagabond, um Dom João carioca, uma história do oeste. Tanta coisa!
Gosto de livros de investigação, como sherlock holmes... não sei se seria pra começar, mas é legal você também tentar resolver o mistério
Coleção Brasilis de Eduardo Bueno, conta a história do Brasil no pré-descobrimentos (sim, no plural) e nos 100, 150 anos após a chegada do Cabral abordando o início da colonização. A linguagrm é simples, foi escrito pensando num público jovem que não gosta de história. E, é claro, preciso dizer que foi escrito por um jornalista, apesar de ser muito elogiado por grandes historiadores, como José Murilo de Carvalho, é uma introdução ao tema não um fim em si.
Como adolescente que lê muito desde pequeno gosto de recomendar A Guerra da Papoula pra quem tá numa faixa etária mais jovem e quer um livro que traga entretenimento e trata de temas da história asiática. O livro tem muito gatilho e a segunda metade dele tem umas cenas bem pesadas, mas a escrita flui muito, tem cenas de lutas que pegam dezenas de páginas que você lê sem nem perceber o passar do tempo e traz um sistema de magia estilo fantasia muito interessante, além do fato de que é o primeiro de uma trilogia, então se a pessoa gostar tem mais dois pra seguir, mas se não quiser também o primeiro por si só já é uma história até completinha.
O nome do vento tbm é bem legal
Vamos lá meu caminho nos livros seguiu mais ou menos essa ordem
INVESTIGAÇÃO
Agatha Christie
Dan Brown
Sherlock Holmes
FANTASIA
Percy Jackson
NARNIA
Hobbit
A batalha do Apocalipse
*Ensaios:*
Amo os do Murakami
Qualquer livro da Seiva editora
Como escrever bem - EDITORA fósforo
HISTORIA
Os portões de fogo
A Guerra não tem rosto de mulher
As adaptações pra crianças e adolescentes de clássicos. É bom pra quem é semianalfabeto e está aprendendo a melhorar a leitura.
Ex: Os Miseráveis, A Dama das Camélias, Rei Arthur e os cavaleiros da Tavola redonda, Dom Quixote, Os 3 mosqueteiros, Livros de Contos de Fadas (mas as histórias reais, meio macabras) etc... eu lia MUITO eles na biblioteca da escola, quando eu tinha 10, 11, 12 anos. São leituras fáceis.
Gibis da Turma da Mônica, eu aprendi a ler com eles rsrsr
Antes da faculdade costumava ler todos os dias, praticamente um monstro devorador de livros hahahha, comecei a ser assim a partir dos 12 anos.
Depois que entrei no ensino superior a minha mente começou a ficar extremamente cansada, por conta das leituras densas e massivas de conteúdos acadêmicos, leis, legislações etc.
Quase um ano depois da formatura estou comecei a me exercitar na leitura, começando nos livros de ficção como, O Conto de Aia e Eragon
Recomendo os livros do STEPHEN KING. São de terror/suspense e prendem bastante na leitura. Esses: Quatro estações; Misery: louca obsessão; It a coisa.
Comecei ler com 19 anos. Foi um thriller fantástico, e não parei mais de ler até hoje. Hoje, aos 28 anos, leio Platão, Homero, Saramago, e muitos outros. Resumindo, não desista. Vale muito a pena e não tem volta. Em poucos anos você será outra pessoa.
eu recomendo demais o clube do livro FN (pra quem consegue pagar, claro). o método de a gente ter as quantidades de páginas que tem que ler até o dia tal q vai sair vídeo ajuda muito a se manter focado, os vídeos e conteúdos diários ajudam muito a absorver o conteúdo e também o clube motiva a conhecer gêneros novos, tipo o 1° livro foi fahrenheit 451 e eu n conhecia muito sobre ficção científica, sabe? mas pelo clube eu me motivei a ler e amei.
Eu adquiri gosto pela leitura com harry potter, isso porque tenho dificuldade de imaginar as coisas e como os ambientes podem ser pelas descrições, personagens.... no HP ja esta tudo imaginado nos filmes que cresci vendo e gosto muito, fora que sempre tentava ver diferenças.
REGRA DE OURO: LER 3 PAGINAS POR DIA, TODO DIA. objetivo da regra é não perder o fio da meada do livro, não esquecer ou se desligar da história do livro.
DICA: LER UM FICCÇÃO E UM NÃO FICÇÃO JUNTOS, porque não ficção tem uma linguagem mais densa e leitura mais arrastada, logo quando vc lê o ficcional a leitura parece que deslancha muito, mesmo em trechos mais lentos.
Os livros do George R R Martin são muito bons apesar de pesados
também tou nos meus 22 e li uns 3 livros na minha vida, um deles a Bíblia que nunca acabei. Eu sempre tive um interesse grande na escrita, na casualidade da vida, em arte, mas de alguma maneira eu nunca encontrei algo que me empolgasse, tentei histórias, novelas, poemas, etc. Nada me plantou a leitura na minha cabeça.
Até que um dia encontrei um livro/diário de uma autora canadense, que consistia em ela narrando a sua vida diária, com uma linguagem bem casual e abstrata, artística.
Me pegou de surpresa, eu me senti representado na linguagem dela, e pela primeira vez, senti que o que escrevia no meu diário era válido.
Essa sensação de ser representado, estar mais perto de uma noção de humanidade partilhada, fez com que eu lesse outro livro da mesma autora, que me introduziu a uma leitura mais melancólica ( eu levo uma vida bem melancólica também, devagar, poética ), que me despertou interesse em ler algo de um ramo mais existencial, desde o primeiro livro que li, todos os seguintes tinham algo que me interessava e que me fazia querer ler mais, hoje estou lendo Clarice Lispector, que ironicamente, não conhecia, e semana passada li “ A hora da Estrela “.
Eu acho que é importante ir tentando, começando uns livros e não acabando, mas continuar tentando encontrar um que faça sentido, a partir desse você consegue ler mais do mesmo autor, ou ler algo relacionado. Não se prenda a títulos famosos, ou trends, se você encontrar algo com o que você se identifica, um que seja, eventualmente você saberá mais sobre o seu gosto e daí será mais fácil escolher, etc etc.
também tem a aplicação Goodreads que é bem útil para fazer pesquisa de livros :)
Salvou meu almoço
De história do Brasil comprei os HQs D João Carioca, As Barbas do Imperador e Triste República da Lilia Schwarcz e Spacca. Gostei tanto do HQ Triste República que agora estou Lendo o livro Triste Visionário. Nesses, a Lilia conta a vida e obra de Lima Barreto e a história da primeira república.
Eu recomendo o livro "Prazer em Queimar" de Ray Bradbury, uma ficção científica histórica que se passa em um futuro "utópico", é bem simples de ler e cada capítulo é uma história, espero ter ajudado 😃👍
Sou jovem e, pessoalmente, iniciei o hábito da leitura, aos 17 anos, por quadrinhos, especificamente os mangás pela Internet, permaneci neles por aproximadamente 1 ano até ler um livro de forma propriamente dita. A chave é se adaptar ao baixo estímulo que os livros proporcionam em relação à uma rede social. Por isso os quadrinhos, por serem ricos em imagens e ilustrações vejo como uma ótima transição para os "livros brutos". Porém, é evidente que nunca abandonei os mangás e nem as redes sociais, aos poucos vamos dosando o quanto tiramos de proveito de cada lazer, afinal, ambas as atividades continuam a me entreter em suas devidas proporções
Com 21 anos comecei a desenvolver o gosto pela leitura por passar no mínimo 1:30h no transporte público por dia, o tiktok é um dos melhores lugares pra ter review de livro ou de explicações sobre um tema.
Me encontrei no gênero de ficção e se tiver a trama de romance me desperta curiosidade, fui descobrindo meus gostos e oq me prende depois de tentar alguns temas que estão em alta, o início é tentativa e erro mesmo mas quando você encontra o que gosta é fácil procurar por mais
Não existe essa de não gostar de ler, vc só não achou o livro certo ainda
Para quem quer começar a ler indico a série "Ranger: Ordem dos Arqueiros", li quando criança e foram os primeiros livros que me levaram para esse mundo, mais tarde quando estava em uma ressaca literária também foram eles que me ajudaram a voltar para a leitura.
Tem muitas variáveis aí nesse vídeo para fazer a primeira leitura. O primeiro livro que me apaixonei e li devorando mesmo, foi A Ilíada. IMPORTANTISSIMO, NUNCA se intimide pelo tamanho do livro, aproveite isso é o mais importante no começo e depois você pode criar uma meta de leitura diária ou semanal. O mais mágico da leitura são três descobertas, o "nossa eu gosto disso" , o " eu não sabia que isso existia" e " mudou minha vida isso".
Eu comecei por Assassinato no Expresso Oriente e recomendo bastante, é curto e você fica o livro inteiro tentando desvendar o mistério junto do Poirot
Tem um livro curto e muito bonito do Ítalo Calvino chamado "O Cavaleiro Inexistente". Super recomendo!
O Hobbit e os primeiros livros das Crônicas de Nárnia também são bem tranquilos de ler.
Recomendaria também qualquer livro do Dan Brown pra quem gosta de suspense. E normalmente livros de jogos, como Assassins Creed são leituras bem fáceis e diretas.
Minhas dicas para quem quer começar o hábito da leitura:
1- Harry Potter
2- Livros do Dan Brown
3- Para quem gosta de romance, recomendo dois autores: Nicholas Sparks e Cecelia Ahern
4- A Série dos Executores - Brandan Sanderson
5- Para quem entrar no mundo dos clássicos: Jane Eyre, A Metamorfose, O Sol é para todos
6- Para quem gosta de Star Wars, a editora Darkside pública a trilogia Stars Wars (referente aos episódios IV, V, VI)
7- Os Goonies
8- Ficção Científica: As Cavernas de Aço
9- Ficção Histórica recomendo os livros do Ken Follet
10- Biografia, recomendo a da Michelle Obama "Minha História", a do Matthew Perry "Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível" e também da Viola Davis "Em Busca de Mim"
11- Autor nacional: Raphael Montes, recomendo "Suicidas"
12- Se quiser ir direto para um Stephen King, recomendo "O Iluminado"
13- Saga de detetive, recomendo a do Detetive Cormoron Strike, o primeiro livro se chama "O Chamado do Cuco"
Bernard Cornwell é o melhor escritor de ficção histórica contextualizada na Idade Média. O Arqueiro (primeiro livro da série A Busca do Graal) é, talvez, meu livro preferido, e a escrita dele é tranquila de ler. Pelo que o rapaz falou, acho que seria uma boa decisão. Não comecei a ler por The Witcher, mas foram os livros da série que me fizeram ter consistência na leitura: comecei a ler os livros que já haviam sido lançados e não parei mais.
Eu recomendo contos e crônicas, são rápidos e estimulantes. Nelson Rodrigues e Machado são ótimos se a pessoa enfrentar a linguagem pouco usual pros nossos dias
Eu tô nesse momento de "destravar" que a Nilce falou, eu ainda estou desenvolvendo o hábito e um livro que me ajudou muito, que eu realmente goste foi Percy Jackson e Harry Potter. Eu sei que ele foram mencionado no vídeo, mas como eu estou nesse nível talvez ajude o nosso amigo 😊😊.
Minha dica pra quem quiser começar a ler, é ler livros de contos, procure um tema que você goste, terror, ficção científica, romance, e procure um livro de contos, são histórias curtas e mesmo que você não termine um livro, se você terminar um conto você ja leu algo, e quanto tiver terminado o livro, vai ter lido vários contos. Além disso, se os autotores forem diversos, você pode buscar um livro do autor que mais gostou.
leio bastante e sempre que meus amigos me perguntam como começar a ler eu falo a dica da bel rodrigues: pensa no tipo de filme/série que vc gosta de assistir e vai atrás de um livro parecido! procura até por dinâmicas ou épocas parecidas, o que for te motivar mais pra começar a leitura!
Cristian Jacq. Excelente com história egípcia. Os livros de Ramsés são muito bons fáceis de ler. Quase um filme.
Um livro de contos temáticos: Ficção Científica, Terror, Comédia, Histórico, etc. As histórias são curtas e o prazer garantido.
Ler peças de teatro tbm é bem simples e rápido pra comecar a ler. Além de ser prático. Ariano suassuna, Nelson Rodrigues, até Shakespeare.
A saga "Desventuras em Series" é maravilhoso para quem está começando, é ficção e meio infantil, mas prende bastante e desenvolve o habito de ler
Aqui vai uma recomendação pra quem gosta de livros (nesse caso, em quadrinhos) sobre 2°G. Mundial: "MAUS", por Art Spielgelman. Conta a história de vida do pai do autor, um sobrevivente do holocausto. O que me impressionou particurlarmemte foi que o livro varia entre relatos e representações do passado, contadas pelo pai, e cenas do "presente", mostrando a relação entre pai e filho e os efeitos que as experiências passadas da vida do pai afetaram seu comportamento, e também o estilo de arte singular que retrata pessoas de diferentes povos como diferentes animais (os judeus são representados por ratos, que em alemão é "maus", o que dá nome ao livro, enquanto os alemães são gatos, poloneses são porcos, enfim). Pessoalmente, é um dos meus livros preferidos, pois já li 11 vezes e mesmo assim continuo encontrando pequenos detalhes na arte que tornam a obra mais rica, além da história ser simplismente fantástica e parece até que estamos junto com o autor do livro enquanto ele conversa com o pai e o mesmo lhe conta as histórias.
(Esse é o primeiro comentário que eu faço em um vídeo no RUclips KKKKK. Mas não poderia deixar de divulgar esse livro!)
Ounico livro q amei ler quando era pequeno, era a "Bruxa Onilda "🤣 e alguns infatis q tinham desenho ilustrativos, depois foi ficando chato demais, os livros obrigatorios de literatura e isso me tirou de vez a vontade de ler.
Eu nao tenho paciencia nenhuma para ler LIVROS , a nao ser um gibi. Acho chato, demorado, cansa as vistas e esqueço o q ja li, ja na pagina seguinte, me perturba aquela pagina branca com um monte de letras, onde as vezes, penso que estou na linha abaixo a que eu li , quando na verdade, estou lendo o q eu ja li. Eu adquiro meu conhecimento de forma pratica e rapida com audio ou audiovisual (principalmente em conteúdos extensos e de grande informação ou ate mesmo conteúdo de livros) ou lendo pesquisas pequenas no google , nada muito grande.
Muitos amam dizer q leem, para se validarem alguma coisa, eu ja nao tenho esse ego. Meus pais tinham varios livros na estante mas nunca vi eles lerem nenhum.
Ótima dica!!! Vou começar à aderir
Eu perdi o gosto pela leitura. Estou tentando o hábito de ler mas a vida corrida é triste. Contexto: Estudante de nutrição, conciliar o trabalho com a vida pessoal e estudo para vestibular pois quero deixar de pagar a faculdade). Perdi o gosto pela leitura na primeira graduação. Tenho em posse "Crime e Castigo" e está difícil demais de dar seguimento. Sou bem eclético quanto ao tema, sou muito curioso e mente aberta.... O ruim que está difícil de me manter focado na leitura e retomar o gosto que tinha quando mais jovem.
3:08 HQ? vai com turma da Mônica kkk eu comecei com essa, mas eu era criança né. Mas tem a Jovem.
.
Depois quando eu fui pra pré-adolescência fui pra livros de contos e histórias voltados pra infantojuvenis. Eram muito bem ilustrados. Rei Arthur, contos como da cinderela, bela adormecida (mas aqueles originais, com cenas meio pesadas, pq tive curiosidade de conhecer os originais).
Depois fui pra Crônicas de Nárnia, A Seleção... muito de boas.
Logo veio Tolkien e Jane Austen (Inclusive, nessa última, no início eu só conseguia ler 1 página por dia pq ñ uma escrita fácil).
Estava querendo fazer mó testão de recomendação, mas ler a galera nos comentários percebi que o principal é pegar um tema que já seja do seu interesse e talvez evitar livros muito complexos. Então deixo minha recomendações por tema:
Infanto Juvenil de Aventura - Percy Jackson ou Crônicas dos Kanes (mesmo autor, só que na mitologia egípcia e 2 protagonistas irmãos)
Fantasia Medieval infanto juvenil - O Hobbit ou Eragon
Sci fi qualquer idade - O Guia do Mochileiro das Galaxias
Aventura baseada no cristianismo qualquer idade - A Batalha do Apocalipse (autor BR)
Gamer adolescente que quer ler algo pé no chão - The Kings Avatar (novel chinesa sobre um jogador profissional de um MMO fictício)
Bernard Cornwell é um ÓTIMO autor de ficção histórica também :)
Eu comecei a pegar gosto pela leitura quando li a adaptação literária de Ass4ss1ns Creed Unity. eu reli esse livro umas 3 vezes e chorei no final as 3 vezes. Recomendo para quem quer ler, ler livros q te interessam, por exemplo, vc gosta de mitologia grega? Leia Percy Jackson, vc gosta de suspense ou terror, leia algum livro de suspense ou terror. Eu não indico começar a ler por Clássicos nem por livros q foram lançados há muitos anos atrás, pq vai ser mt cansativo e até mesmo chato p quem tá começando. como o leon e a Nilce disseram, mangás, hqs e grafic novels são mt boas p iniciar na leitura. Tbm recomendo acompanhar criadores de conteúdo literário no youtube, pq mt gnt n gosta da outra rede social pq sempre indicam as mesmas coisas e tal, e no youtube existem vários criadores indicando muitos livros q n costumam ser comentados em outra rede
O primeiro livro que eu li, o que me fez gostar de leitura e o meu favorito até hoje, Jogador Número 1, recomendo pra qualquer um que quer pegar gosto pela leitura
Adorei as dicas muito obrigado (rapaz, meu donate virou corte kkkk❤)
Pensando em quem gosta de história acho que o Diário de Anne Frank seria um bom livro pra tentar começar no mundo da leitura. É um diário real de uma adolescente judia onde ela fala do dia a dia dela e da família escondidos durante a 2 Guerra Mundial. A linguagem é bem tranquila.
Eu comecei pelos livros do Jorge amado, quincas berro da água; foi muito bom e divertido
O primeiro livro todo que li foi um sobre mitologia grega, cada capítulo era sobre uma lenda
Carla madeira é bem fluido a leitura
Eu começaria por: Perdido em Marte, é uma história fechada e muito boa, além disso o protagonista tem muito humor, depois disso eu iria pra Jogos Vorazes que já são 3 livros e depois Harry Potter que são 7, se você tomar gosto não para mais, agora to mais na vibe de graphic novel então esse ano só li matéria escura de livro, mas li umas 20 hqs
Acho que é muito difícil, começar a "gostar de ler", dito isso, a única dica possível é: leia, sente em um lugar silencioso e leia. A única desculpa plausível é falta de tempo, fora isso, se você quer começar a ler, tem tempo e não lê, talvez não queira tanto, talvez queira, na verdade, os benefícios da leitura, o status de "leitor".
Percy Jackson foi a minha virada de chave pra leitura, acho legal pra todo mundo ler
Ficção histórica. Os livros do Bernard Cornwell são maravilhosos
Bernard Cornwell, Agatha Christie, Júlio Verne, Conan Doyle, Érico Veríssimo, Eduardo Galeano, Stephen King
Tenho 16, tô realmente pegando para ler agora, quando eu era menor o único livro que eu li sem ser diário de um banana foi Harry Potter e a pedra filosofal, em 2023 eu só li um livro, fahrenheit 451 cheguei a ler umas pequenas partes de outros mas completo foi só esse, já esse ano eu li 12, entre ficção, filosofia, e autobiografia, mas não vou mentir a maioria eu li na segunda metade do ano, alguns eu pessoalmente achei bem chato, ex: admirável mundo novo e noites brancas (são ótimos livros, mas se não fosse minha determinação eu nem teria terminado). Os livros que li mais rápido foram fnaf lavores de fazbear vol 1 e 2, o cemitério, a metamorfose e o cemitério, falando sobre pavores de fazbear, é uma ótima porta de entrada principalmente se vc acompanhava fnaf na infância, tem um pouco de enrolação mas os contos são curtos, (só um adendo, tem um pouco de violência, tipo, explícita em alguns momentos, fica o aviso). Além dos 12 livros comecei a ler manual de assassinato para boas garotas e estou realmente interessado na história, não sei muito ainda mas já considero pacas.
Sei que a mídia é em geral mal vista, mas sim quadrinhos e manga tem muitas obras fechadas, muito boas e até mesmo famosas. A facilidade da leitura digitalmente foi o que mais me atraiu pela mídia, mas após eu começar a consumi-la ano passado tive uma vontade maior de ler livros esse ano.
Eu lia bastante quando era criança e adolescente, mas ai eu virei cinéfilo e abandonei totalmente a leitura kkkkk, não me arrependo pois acho que filmes (depende de quais obvio) podem ser tão culturalmente enriquecedores quanto livros. Ainda sim acho que em algum momento eu volte a ler, talvez dps de terminar a faculdade
No geral n
@gut.6925 comparando literatura de ficção eu discordo, não acho que ler senhor dos aneis por exemplo agregue mais do que ver os filmes, inclusive nesse caso eu acho os filmes até melhores como obra no geral.
tem uma série de livros infanto juvenil maravilhoso. Bem leve mas puxa toda a mitologia greco-romana. Percy Jackson… Li na adolescência e leria novamente tranquilo
comecei a me interessar por leitura quando tentei ler ulysses e tive que me esforçar além do que tava escrito, acho muito interessante
Em resumo você precisa procurar leituras sobre assuntos que lhe interesse. Recomendo comecar por livros de contos, pois são histórias curtas.
Diário de um banana rapaziada, sem erro para iniciar a vida de leitura
Noites brancas, metamorfose, o médico e o monstro, vidas secas , sao bons livros clássicos para começar, sao curtos , e com boa qualidade literária.l, contos do Sherlock holmes e livros da agatha Christie tb.
Eu também tenho dificuldade pra leitura, mas gosto muito de fanfics. Eu leio algumas de séries que gosto.
Ken follett top demais pra quem gosta de ficção histórica....
The witcher é um otimo ponto de entrada pra quem não é acostumado, outra dica q dou pra quem gosta de historia e ficção são os livros do Bernard Cornwell, as Cronicas Saxonicas são incriveis, apesar de ter muitos livros, as Cronicas de Arthur tbm é muito boa, a escrita de Cornwell é bem clara, apesar de bastante escatologica, se tiver estomago pra ler sobre tripas caindo e gente se cagando durante uma luta sangrenta, os livros dele são inciveis, e descrevem de uma forma bem crua e realista uma epoca da inglaterra q muita gente romantiza
Já leu Joe Abercombrie?
Percy Jackson é uma leitura fácil e falam que é muito boa!! Acho que pra quem quer começar a ter o hábito de leitura e tem dificuldade, seja ótimo tbm
Para quem quer leitura com "imagens", sugiro o Persépolis, da Marjani Sartrapi.
Jurassic Park é muito bom pra iniciar. Tem um climinha de terror e suspense que fisga. Linguagem simples. Capítulos curtos. Muito bom
Gente os livros do John green sao super leves, curtos e com histórias mto cativantes pra quem ta começando