SAPIENS: O problemático livro de Yuval Noah Harari!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 авг 2024
  • Em “Sapiens - uma breve história da humanidade”, livro que conquistou milhões de leitores ao redor do mundo, o historiador Yuval Noah Harari questiona tudo o que sabemos sobre a trajetória humana no planeta. Porém nem tudo funciona no livro: o autor deixa brechas para interpretações negacionistas, falha em não apontar fontes, usa uma linguagem hesitante e muitos outros aspectos que discutimos nesse vídeo. Confira.
    VÍDEO SUGERIDO - Resenha da Natasha do Redemunhando: • LIVRO: "Sapiens: uma b...
    Link para leitura de "O mundo assobrado pelos demônios" (Carl Sagan): t.me/joinchat/...
    Obs.: Alguns problemas no microfone foram percebidos na edição, caso você escute um zumbido baixo é um problema do vídeo.
    Quer contribuir com o canal?
    [COLABORE VIA PIX] - contato@selecaoliteraria.com.br
    [INSCREVA-SE] - bit.ly/inscrev...
    [GRUPO NO TELEGRAM] - t.me/selecaoliterariatelegram
    Lista de Desejos (não precisa ser da Amazon): bit.ly/2WJVT2j
    Contatos Lili Ripardo - Tradução em Libras
    Email: liliripardo@gmail.com
    Instagram: @senhorita_ly
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
    🔔 Inscreva-se, comente e compartilhe!
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
    📫 CAIXA POSTAL 📦
    Endereço de envio Seleção:
    Cx. Postal 6677 - AC Alencarina
    CEP 60.822-970
    Fortaleza/CE
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    💻 SIGA NAS REDES SOCIAIS 📲
    🔺INSTAGRAM: / selecao.literaria
    TWITCH: / selecaoliteraria
    🔺 FACEBOOK: / selecaoliteraria
    🔺 SKOOB: www.skoob.com....
    🔺 TWITTER: / selecliteraria
    🔺 EMAIL: contatoselecaoliteraria@gmail.com
    __________________________________________________________________
    📷 PRODUÇÃO E CRÉDITOS
    Roteiro, Apresentação e Edição: Darwin Oliveira
    Câmera: Darwin Oliveira e Mayara Alves
    Abertura e Trilha Sonora: Juvenal
    Tradução em Libras: Lili Ripardo

Комментарии • 118

  • @renatobezerra9065
    @renatobezerra9065 10 месяцев назад +29

    É um bom livro. Desde o começo senti q ele tem um apelo introdutório e q estimula pensar em temas q nem sequer costumamos refletir. Só por isso já vale a leitura.

  • @ensaiandodesabafo3434
    @ensaiandodesabafo3434 2 года назад +30

    Parabéns pela qualidade, a intérprete de libras me chamou atenção, uma grande atitude para espalhar o conhecimento

    •  2 года назад +2

      Muito obrigado :)

  • @AbnerHenrique
    @AbnerHenrique Год назад +34

    Quando terminei o livro eu tinha ficado com várias sensações ruins sobre o modo como o autor fala. Obrigado por me mostrar que eu não era o único kkkkkk

    •  Год назад +2

      Que bom, Abner... Valeu :)

    • @khalira1
      @khalira1 Год назад +4

      pois é! quando eu li tbm achei ruinzão, mas não tenho/tinha o repertório pra explicar muito bem o porquê hahah

    • @josehenriquesalesdasilva7283
      @josehenriquesalesdasilva7283 4 месяца назад

      Ru também estou lendo e certas opiniões me passam umas sensações de estranhamento tipo em uma frase em que ele diz que um bezerro é preso num cercado onde nunca sai por 4 meses pros musculos não se desenvolverem pois musculos frageis geram uma carne mais macia e suculente.
      Eu posso estar errado mas quando você fica preso sem muitos movimentos sem muita movimentação os teus músculos ficam tensos e rígidos e pelo pouco que eu sei, um animal estressado e tenso gera uma carne dura e ruim.

    • @brunolerman2108
      @brunolerman2108 2 месяца назад

      @@josehenriquesalesdasilva7283 chama-se vitelo.

  • @krishnalelis
    @krishnalelis 2 года назад +75

    Esse livro tem opiniões que são contadas como se fossem fatos, tem muitas omissões e tem conceitos que são explicados de maneira deliberadamente errada para sustentar o ponto de vista do autor. Infelizmente a maioria das pessoas se empolga com as ideias do início do livro e daí assume que todo o resto é verdade, ainda que o livro não seja realmente científico e tenha muitos erros.

    • @gs-ub8qf
      @gs-ub8qf Год назад +4

      Também achei

    • @PedeCoelho19
      @PedeCoelho19 Год назад +14

      É um livro, não um artigo científico. Além disso é impossível falar sobre qualquer assusto de forma 100% neutra.

    • @DarthVader-fg1hc
      @DarthVader-fg1hc 11 месяцев назад +1

      @@PedeCoelho19mano, não perde tempo com essas pessoas que criticam o maior gênio da atualidade e que será lembrado no futuro como o Einsten é lembrado hoje. Lembre-se da frase maravilhosa de Einstein:
      "Matar um leão por dia é facil, difícil é desviar das antas" esse cara do vídeo é uma anta literária e quase todos os comentários desse vídeo são como ele. Não perca seu tempo...

    • @claudiovenancio8462
      @claudiovenancio8462 7 месяцев назад +13

      ​​@@PedeCoelho19o seu comentário não tem o mínimo de sentido, pois busca justificar a falta de comprometimento e omissão do autor em alguns pontos pertinentes por não ser um artigo científico.

    • @KRYPTOS_K5
      @KRYPTOS_K5 6 месяцев назад +4

      ​ @claudiovenancio8462 Poderia citar os erros que você vê, especificamente? Ele tem diversos acertos de caracter importante, no entanto, puramente descritivos e jornalísticos (crônica do passado) ou de caráter narrativo. Essa é uma tradição literária judaica, muito comum, no mundo pós 1950 (vide Arthur Koestler) e mesmo no cinema. Porém, existem erros centrais absolutos na visão de mundo de Harari. Por exemplo, Harari não tem o entendimento biológico moderno do que é evolucionismo. Ele também sustenta que estórias não só têm poder determinante sobre o espírito como também sobre o comportamento humano social e pior - que elas são indecidíveis em bases empíricas inter comparativas não literárias ou estéticas. Há outros erros. Ele desconhece a Inteligência Artificial moderna e como ela funciona, de fato. Aparentemente, ele também desconhece Aristóteles e os argumentos teológicos judaico cristãos e confunde teologia com teodicéia. São esses os seus erros fundamentais. No entanto, gosto muito desse judeu sabra e de sua tentativa de paz e harmonia, mesmo sem o conhecer pessoalmente. Estou escrevendo um livro sobre o livro. E até além. Abraço.

  • @antoineem
    @antoineem Год назад +21

    Como assim “na ciência não existe acaso”? Como o autor do livro, acho que o autor das críticas deve mencionar suas fontes. Não simplesmente jogar uma afirmação sem explicar de onde a tirou. Sugiro ler o livro “O andar do bêbado” do autor Leonard Mlodinow. Ele explica bem essa questão do acaso.

  • @danielagomesalcantara8667
    @danielagomesalcantara8667 5 месяцев назад +5

    Eu adoro esse livro, pois ele traz muita informação interessante e estimula a reflexão. Mas vim buscar as críticas sobre ele, pois também achei várias coisas estranhas e até absurdas, principalmente, em relação aos impérios. Eu não tive a percepção de que ele defende o imperialismo, mas ele naturaliza... Apesar de apontar os pontos negativos do imperialismo, pelo que entendi, ele diz que as características atuais da cultura dos povos colonizados são graças aos impérios e esses povos devem isso a esses impérios. Ora, realmente, as culturas atuais dos povos colonizados foram constituídas a partir das suas culturas originais e dos imperialistas. E não dá para negar isso nem negar os aspectos culturais oriundos dos imperialistas, pois essa "mistura" é o que faz as culturas desses povos hoje. Mas seria muito melhor que não houvesse imperialismo, pois não teria ocorrido tanta violência. As culturas seriam diferentes mais similares às culturas originais, mas qual seria o problema? Acho que os povos colonizados não devem absolutamente aos impérios, muito pelo contrário.

    • @user-eh4eg8jg7m
      @user-eh4eg8jg7m Месяц назад

      Concordo, observo, com minha observação bem leiga, que alguns processos bem contraditórios são naturalizados de uma forma esquisita, e alguns conceitos são tratados como dogmas, mas sendo opiniões ou críticas do próprio autor.

  • @redemunhando
    @redemunhando 2 года назад +9

    Hahahahaha o início do vídeo, Darwin!!!!!
    Vc tem uma capacidade de manter uma linha de raciocínio que é impressionante, quero ser assim!
    Apesar de muitas críticas, tem informações interessantes no livro e, como você disse, o mais importante é ter o senso crítico na hora de ler.
    Muito obrigada pela leitura conjunta, foi muito bacana! (Vamos para a próxima!)
    Beijo!
    Nati

  • @maratonandodesenhos
    @maratonandodesenhos 3 месяца назад +1

    Sua crítica foi perfeita! Vejo o assunto como uma introdução a uma possível continuidade. Seja lendo os outros livros dele ou assuntos mencionados no livro dele.

  • @blog.fragmentos
    @blog.fragmentos 2 года назад +12

    Lembro de ter gostado mais da forma como ele escreve do que das ideias em si, vou chamar a Natasha pra fazer um podcast sobre esse livro

    •  2 года назад +2

      Boa, vai ser um belo conteúdo :)

    • @brunolerman2108
      @brunolerman2108 4 месяца назад

      Isso já é um convite ao aprendizado. O cara não é de uma agremiação pra te convencer a se juntar à ideologia dele. Ok, judeu, mas antagonista da política de Netanyahu. Também não diria que é a favor do Islã. Sacou?

  • @marisantos5870
    @marisantos5870 2 года назад +19

    Parece que li outro livro... Em nenhum momento vi a obra como taxativa, pelo contrário... O mérito da obra é exatamente fazer proposições para desafiar o status quo em que vivemos...

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 Год назад +7

    Não há nada de novo do livro do Harari, a exceção talvez da parte final onde ele praticamente abandona a história e assume uma clara postura especulativa ficcional, o que torna a decisão do autor de não indicar as fontes algo, no mínimo, problemático, para não dizer desonesto. Qualquer tentativa de um único pesquisador tentar escrever a história da humanidade, ainda que breve, será alvo fácil de críticas demolidoras. Por fim, sucesso de vendas não significa qualidade dos argumentos, e "Sapiens...", de Harari, é um exemplo luminoso da justeza desta desassociação. O livro do Harari é um livro de desejos (os dele!).

  • @sdelgiorno
    @sdelgiorno Год назад +6

    Achei o livro extremamente superficial. Tudo bem que seja uma obra de divulgação científica para um público mais amplo e leigo, mas faltam referências históricas, arqueológicas e paleontológicas básicas. E há muitas generalizações e preconceitos que pululam todo o tempo no texto.

  • @GiuseppeFerrua
    @GiuseppeFerrua Год назад +9

    o mais importante livro que eu li nos ultimos anos

  • @niegecr
    @niegecr 2 года назад +33

    Excelentes comentários. Em resumo, o perigo está justamente por esse livro ser destinado a pessoas "leigas", ou seja, ele enfia goela abaixo suas opiniões como se verdades absolutas fosse, a pessoas que sequer imaginam por onde começar a questionar os pontos trazidos no livro.

    • @user-xb5xi5lc4d
      @user-xb5xi5lc4d 7 месяцев назад +3

      Sim. O livro tenta ser a VERDADE ABSOLUTA sobre a história da humanidade. Porém, ele argumenta de forma rasa. Quais as evidências científicas que ocorreram mudanças biológicas no cérebro humano para justificar uma REVOLUÇÃO COGNITIVA ?

    • @brunolerman2108
      @brunolerman2108 2 месяца назад +1

      O ideal seria o leigo já conhecer História antes de ler? Claro.
      Mas quem? Nem seu professor de História, se fosse "bom".
      Ele teve a audácia de recontar à sua maneira nossa História. Cobre desde os primatas até especular sobre nosso futuro. É óbvio que errou. Ele busca um sentido onde o egoísmo permeia, apesar de todo nosso poder cognitivo.
      É drama ou comédia? A realidade é mais estranha que a ficção, mas esta nos resume de forma mais compreensível do que a outra.

  • @danielagomesalcantara8667
    @danielagomesalcantara8667 5 месяцев назад +2

    Também achei que ele simplifica demais muitas coisas, por vezes, dá margens para diversas interpretações e não conseguimos entender bem o ponto de vista do autor. Acho que isso é até normal, tendo em vista a quantidade de conteúdo que ele trata no livro, não dá para aprofundar em tudo. Mas, isso é um problema.

  • @iolandamatos2782
    @iolandamatos2782 2 года назад +15

    Não sou tão crítica assim rsrs. Eu encaro a falta de fontes em Yuval como uma opção do autor em deixa o livro mais leve p o público geral. Acho q o grande trunfo dele, assim como vc disse, foi trabalhar o paleolítico e o neolítico de modo muito didático e interessante. São temas mas difíceis de serem compreendidos e ele escreve c maestria. O uso dos "Se" é inaceitável em trabalho acadêmico, não vejo tanto problemas c isso nesse livro/ensaio, sobretudo pq ele é um dos poucos historiadores que tentam fazer prognósticos do futuro. Tbm concordo q a segunda parte do livro é menos encantadora do que a primeira. O fato dele fazer apenas algumas menções a acontecimentos históricos tbm não crítico, rsrs. O livro é muito grande, ele opta em fazer um recorte temporal muito abrangente, foca na pré-história e não tem mt tempo, nem páginas p trabalhar melhor outros assuntos q ele cita. Enfim, minha maior crítica são as análises que ele faz da revolução neolítica. Discordo totalmente. No geral, eu gosto desse livro. Mas prefiro homo deus. Rsrsr. Eu acabo defendendo ele, pq além de ama a escrita, ele é um dos pcs historiadores que conseguiu de modo tão satisfatório levar os conhecimentos da academia p o público leigo

    • @Niko._
      @Niko._ Год назад +2

      O que vc recomenda p alguém a entrar no mjndo acadêmico. Existe algum livro introdutório ou sua experiência pessoal?

    • @FredMaverik
      @FredMaverik Год назад +3

      Vc não pode ter essa opção em um trabalho academico. Logo, o trabalho não tem valor nenhum.

    • @luciabrandao829
      @luciabrandao829 7 месяцев назад +2

      Não sei se ele comete erros me parece q não. Mas como leiga nunca consegui ler nada sobre o assunto pq me parecia pesado e chato. Esse livro me pegou direto. Comecei e não parei mais. Super bem escrito e interessante me pareceu plausível. Deu uma organizada na minha cabeça incrível. Gostei do tema. Tenho buscado na biblioteca outros sobre o tema mas não consigo engatar. São chatos. Não tenho muito tempo por isso não posso me aprofundar muito mas sou curiosa e gosto de ter pelo menos ideias sobre muitos temas de fácil leitura e escritores sérios. Adorei o livro e aconselho pra quem vive correndo como eu. Vivo em Madrid.

    • @brunolerman2108
      @brunolerman2108 6 месяцев назад +1

      ​@@Niko._este

    • @brunolerman2108
      @brunolerman2108 6 месяцев назад +1

      ​@@luciabrandao829muito legal. É isso, um convite

  • @debora602
    @debora602 Год назад +2

    Estou começando o terceiro capítulo, mas adorei o vídeo porque chama a atenção par apontoa importantes. Valeu.❤💜💙

  • @Rodrigo_Burigo
    @Rodrigo_Burigo 2 месяца назад

    Isto que Harari chama de “revolução agrícola” e “revolução cognitiva” ele tira Rousseau (Origem da Desigualdade entre os Homens) e Jerome Daimond (Armas, Germes e Aço).

  • @dnbravo1
    @dnbravo1 3 месяца назад +1

    Goste muito do livro. É pra mim é isso mesmo levanta questões até então pétreas e da vontade de aprofundar

  • @mariadocarmojustino4423
    @mariadocarmojustino4423 4 месяца назад +1

    Até que enfim, encontro Humanos que enxergam l mesmo que eu.
    Cansei de ouvir pessoas incenssando Harari, e eu achando quase tudo muito chato , incorreto, insano msmo sua visão acolhendo o colonialismo etc
    Gostei muito deste canal, parabens.

  • @fellipemarques1247
    @fellipemarques1247 Год назад +4

    Eu amei esse livro por mostrar uma visão imparcial, em termos de crenças, por não tentar responder tudo, mas nos ajudar a fazer boas perguntas. A primeira metade do livro é maravilhosa e abre muitas críticas ao mundo. A metade do livro é uma parte da história q não me interessou tanto então eu li mais rápido, msm assim gostei da forma como aborda religião, dinheiro, as diferentes ideologias, estruturas sócio econômicas... E no fim as várias possibilidades pro futuro, achei perfeito. E eu considero um livro científico sim, partindo da primissa que na ciência não existe verdade absoluta

    • @kosou5297
      @kosou5297 9 месяцев назад +3

      Imparcial ? Kkkkkkkkkk

    • @paolameneguzzi274
      @paolameneguzzi274 5 месяцев назад +1

      Imparcial? O cara no meio do livro cita Deuteronômio pra afirmar que a Bíblia defende estupro, como se fosse um fato e não uma péssima interpretação por parte dele

  • @mozartbaptista6845
    @mozartbaptista6845 5 месяцев назад +2

    Este livro não tem compromisso em oferecer respostas, e sim estimular a reflexão sobre as hipóteses levantadas pelo autor. O Yuval é muito persuasivo no estabelecimento de sua linha de raciocínio, isso é uma característica louvável dele, ainda mais porque o público-alvo que ele quer atingir é o público menos familiarizado com o assunto. No entanto, essa dádiva acaba se tornando uma armadilha para esse leitor. Se você saiu da leitura com mais perguntas do que respostas, você leu corretamente. Abraços.

    • @brunolerman2108
      @brunolerman2108 2 месяца назад

      Se você estudar qualquer disciplina a fundo, não só História, e apenas saciar sua curiosidade, sem nenhuma indagação... isso é problemático. O conhecimento traz consigo mais dúvidas que respostas.

  • @marcelosilveira4649
    @marcelosilveira4649 2 года назад +12

    Mas a ciência aceita o acaso sim. Quem não aceita o acaso é a religião, que diz tudo veio das mãos de Deus.

    •  2 года назад +11

      Sim, é verdade. Porém, na mílicia do texto do Harari, ele só aceita o "acaso" quando fica num beco sem saída para suas proposições, compreende? Obrigado pelo comentário.

    • @felipegoncalves5937
      @felipegoncalves5937 Год назад

      Então seria melhor ele supor algo que não ocorreu no lugar de aceitar a mudança como um acaso? Não entendi a pontuação

    • @DikonRoderik-hr9xw
      @DikonRoderik-hr9xw Год назад +1

      @@felipegoncalves5937 Justamente o que ele faz o tempo todo , sugerindo as hipóteses sobre a nossa evolução ou a historia e afirmando que nunca teremos certeza ;a única certeza dele é o materialismo monista do universo que ele usa para fazer sarcasmo com as crenças culturais humanas de hoje. Algo que nem todos são obrigados a engolir!

    • @leonardoromero3789
      @leonardoromero3789 Год назад +2

      KKK Falou mal dos soviéticos e dos incas (os soviéticos pre colombianos) já deixou muitos ardidos

    • @noivatco
      @noivatco 8 месяцев назад

      ​@@leonardoromero3789, fala a verdade pra gente: algum comunista te enrabou nos últimos tempos?

  • @DikonRoderik-hr9xw
    @DikonRoderik-hr9xw Год назад +4

    Esperava muito e só encontrei hipóteses já conhecidas sobre antropologia, história e a nossa pisicologia evolutiva. A única parte útil foi sobre a origem da economia e a necessidade de impérios para termos o mundo de hoje; o resto achei especulação ceticista e sarcasmos anti-religiosos,que aliás eram dados não comprovados,como negar e minimizar o número estimado de 100 mil vítimas martires do império romano e culpar a religião de genocídios maiores! Se e um historiador é péssimo, pois estará sempre do lado do ponto de vista que ele prefere,no caso o ceticismo que ninguém é obrigado a concordar e isso estragou qualquer imparcialidade do livro. Linguagem criativa para europeus !

  • @luizpaulodearruda601
    @luizpaulodearruda601 2 года назад +9

    Primeiro canal que vejo criticar esse livro. Tem q ter culhão.
    Ótimo vídeo.

    •  2 года назад +1

      Obrigado, Luiz :)

    • @brunolerman2108
      @brunolerman2108 6 месяцев назад +1

      Todos acadêmicos odeiam este livro

  • @Fan_Clube_Oficial_do_Totoro
    @Fan_Clube_Oficial_do_Totoro 5 месяцев назад +1

    O começo do livro sobre os diferentes hominídeos é muito legal mesmo, mas a medida que o Harari vai desenvolvendo a argumentação dele nos outros tópicos a sensação de estar lendo uma propaganda ideológica disfarçada de ciência vem forte. Lembro de ter ficado muito animado mas depois decepcionado. É um livro um tanto raso e com pouco embasamento pra ser colocado num patamar de "Todo mundo deveria ler esse livro".
    É aquilo: não é porquê vende muito que é bom.

  • @alinyaraujo2380
    @alinyaraujo2380 5 месяцев назад +1

    Ótimo vídeo! Adorei seu canal, me inscrevi.

  • @PedeCoelho19
    @PedeCoelho19 Год назад +4

    Acredito que o autor escolheu UMA de infinitas formas possíveis de se contar a historia humana, ele não afirma que a visão dele é a única certa nem a única disponível. Ele também não defende ou diz que o imperialismo é CERTO. Ele simplesmente tenta investigar porque e como os impérios conseguiram realizar tudo o que fizeram. Ou seja, se perguntar e chegar a conclusões pessoais, sobre como a Alemanha nazista teve tanto sucesso , não quer dizer que você concorde ou elogie o nazismo. Não é uma questão de certo e errado e sim uma análise pessoal de porquê e como os "vencedores" "venceram". Em suma, cabe ao leitor ser crítico, não ao autor ser absolutamente neutro.

    • @renatobezerra9065
      @renatobezerra9065 10 месяцев назад +2

      Exatamente, é um livro q ele busca muito mais por descrever e refletir como as coisas são do q como elas deveriam ser, independente de concordamos ou não com os pontos de vista dele.

  • @davicourage1809
    @davicourage1809 Год назад +6

    Lih esse livro em 2020 e voltei a ler esse ano 2023, e é incrível como em 2020 eu amei o livro e esse ano quando cheguei na metade deu vontade de tacar na privada.
    O começo do livro é ótimo pq simplesmente ele é imparcial, saber q existiam outras raças de humanos e entender que o sapiens foi a única q sobreviveu após revolução cognitiva foi incrível, o resto do livro é de jogar na privada.
    O cara questiona pq as sociedades antigas eram todas "patriarcais" (lideradas por homens) dá varias teorias mas não chega a conclusão nenhuma.

  • @jeanferraz1711
    @jeanferraz1711 8 месяцев назад +4

    "Sertu tá a bíblia, ela exprica tudo".

  • @efijr4505
    @efijr4505 2 года назад +8

    Quando comprei esse livro, lembro que foi porque ele ficou famoso muito rápido. Mas já notava alguns erros historiográfico. E finalizei achando um livro bem fraco comparado a "fama" que ele teve. Mas agora depois de sua análise deu pra perceber que ele é pior do que eu tinha analisado.
    Parabéns pelo vídeo, ganhou mais seguidor. E vou entrar no telegram também.

  • @jairoaraujo5397
    @jairoaraujo5397 2 года назад +4

    Eu fui aluno do Gabriel Cohn, Darwin, um dos mais vigorosos e, certamente, o mais doce e afável dos intelectuais brasileiros; quando pelos corredores ou no café era um piadista, um boa-praça. Das coisas que gostava de contar estava essa de que em sua longa carreira docente, na qual sempre avaliava os alunos por pequenas monografias ou dissertações, só uma única vez deu nota zero a alguém que tivesse entregado o "trabalho"... o sujeito teria começado o texto com "Entretanto..." 😁 Zero merecido. Saúde!

  • @thailabnigro6325
    @thailabnigro6325 11 месяцев назад +3

    Recomendo a leitura do livro: Eu nao temho fé suficiente para ser ateu

  • @KRYPTOS_K5
    @KRYPTOS_K5 7 месяцев назад +2

    Defender ou não o colonialismo não tem relação alguma com a verdade. Você confunde doxa com episteme.

  • @brunolerman2108
    @brunolerman2108 2 месяца назад

    Por que no vídeo da Natasha os comentários estão desabilitados?

  • @majivs8012
    @majivs8012 11 месяцев назад +5

    É triste ver como a humanidade está ficando com a capacidade de consciência baixa.
    Ele é muito complexo para suas mentes limitadas

  • @vitor1469058
    @vitor1469058 9 месяцев назад +4

    É incrível como que um livro imparcial não passa pelo crivo extremamente enviesado das humanidades.
    Engraçado que neurocientistas, biólogos, ecólogos, paleontólogos e outras das hard sciences elogiam o livro bestseller, mas o povo da humanidades nao... kkkkkk

  • @Sherlika_Gregori
    @Sherlika_Gregori 2 года назад +3

    Entendi quase tudo que vc falou, mas ficou uma dúvida : por que não pode começar uma frase com ‘se’? Ou eu me confundi com o que vc disse ?

    •  2 года назад +2

      Poder, pode.. Mas pela normal culta, não. É bom evitar iniciar frase com pronome oblíquo (se, me, lhe, te)… No momento em que falei no vídeo, foi um equívoco meu. As vezes, falar no improviso dá nisso, só percebi na edição :)

  • @distribuidoraramos8975
    @distribuidoraramos8975 2 месяца назад +1

    Cara estou lendo o livro nesse momento e até chegar nesse ponto do livro eu realmente estava muito feliz, mas aí o autor entrou numa seara muito ruim. O camarada teve a audácia de comparar as aves coloridas ao homem, colocou o exemplo do chimpanzé fazer sexo entre si como relação de amizade e querer comprar isso com o ser humano. Além de outros fatos sem pé nem cabeça, como o fato do sexo entre seres da mesmo cromossoma ser biológico, pois é possível kkkkk pqp é de fuder!! Esse camarada conseguiu ser um dos livros mais vendidos no mundo.

  • @almirnerijr
    @almirnerijr 5 месяцев назад +1

    Rapaz, a fonte pode estar defasada, mas segundo um livro que li ("Neandertal, nosso irmão", Sandemi e Savatier, ed. Vestígio), houve intercâmbio genético entre os sapiens e neandertais. Segundo esta fonte, em média uns 4% do DNA dos sapiens modernos da Europa é neandertal.
    Os seus demais comentários sobre Sapiens são bem interessantes, li o livro sem muito viés crítico, na verdade não levei muito a sério, foi mais entretenimento. Na parte moderna, ele acaba sendo centrado demais na visão européia, e isso sempre liga minha leitura dinâmica.
    Um livro similar e incensado, "Civilização", de Niall Ferguson, é pior ainda, analisa os últimos 500 anos mas só sabe falar bem da lógica européia, livro de propaganda ao invés de historiador.

  • @liliapereira8474
    @liliapereira8474 Год назад +4

    Muito melhor é ler "O despertar de tudo", de Graeber & Wengrow. Estou recém começando e já recomendo.

    •  Год назад +1

      Só escuto elogios, valeu

  • @clecioklitzke
    @clecioklitzke 2 месяца назад

    Ser crítico é ótimo principalmente porque além da capacidade de não criar porra nenhuma ainda pode falar mal daquilo que foi criado por outros

  • @marrymorgado8749
    @marrymorgado8749 2 года назад +1

    Pensa em um vídeo aguardado 🤭🤭🤭

    •  2 года назад +1

      😂🙈

  • @FranklinCanela
    @FranklinCanela Месяц назад

    😂😂😂😂😂😂😂 a cada domingo vai perdendo o tesão pela leitura do livro

  • @joaosilva-oz5hk
    @joaosilva-oz5hk 7 месяцев назад +4

    Resumindo, o livro não tem valor científico.

  • @Marcelo-ol7lf
    @Marcelo-ol7lf 9 месяцев назад +3

    A quantidade de erros e falácias nesse livro é inacreditável.
    Qualquer pessoa que leu um pouco de filosofia clássica, história e sociologia consegue encontrar erros claros e que muitas vezes parecem até propositais.

  • @Mozarteen
    @Mozarteen 4 месяца назад +2

    Finalmente uma crítica bem construída sobre esse imperialista que tem preguiça mental. Muito obg, ganhou mais um inscrito.

    •  4 месяца назад +1

      Muito obrigado. Seja bem vindo.

  • @leandro5056
    @leandro5056 7 месяцев назад +1

    Olá, boa noite! Obrigado pelo conteúdo! Eu li esse livro e senti um incômodo realmente. Pensei ser apenas ignorância minha rsrs Estou procurando um livro com uma proposta semelhante (contar a história da humanidade), mas que seja mais sincero e honesto. Você poderia indicar?

  • @marrymorgado8749
    @marrymorgado8749 2 года назад +7

    Fontes: vozes da minha cabeça 🙄

    •  2 года назад +2

      Hahahahaha

  • @sisifa.cansada
    @sisifa.cansada 7 месяцев назад +1

    Sexual Personae da Camille Paglia. Leram já?

  • @professorzeneto9684
    @professorzeneto9684 7 месяцев назад +3

    Como estudioso das Ciências Biológicas, só tenho uma coisa a dizer: o livro tem erros crassos no âmbito da Biologia!

  • @evlorenzoni
    @evlorenzoni Год назад +6

    Este livro é fantástico!!!

    •  Год назад +3

      Tem ótimos pontos. Uma boa leitura. Obrigado por comentar.

  • @ichbineinubermensch
    @ichbineinubermensch 13 дней назад

    Esse óculos de intelectual onde compra ?

  • @kelvinirados
    @kelvinirados Год назад +2

    É triste ver um conteúdo razoavel ser estragado com uma cansativa leitura.
    O autor é extremamente redundante. Se você agrupar e retirar todas as vezes que ele cita o que os caçadores caçavam e o que os coletores colhiam, você pouparia o livro de por baixo, umas 50 páginas.
    Não é um livro objetivo e me faz lembrar um aluno de ensino fundame tal que se esforça para escrever o máximo possível sobre um assunto curto, com a intenção de conseguir atingir as linhas necessárias que o professor ordenou.

  • @iaramandacary4545
    @iaramandacary4545 Месяц назад

    Vc tá fazendo análise baseado pela sua ideologia. Dentro do mundo biológico as espécies sempre tiveram a busca do poder, é a própria lei da existência, vc já observou como um foco da sua ideologia é não como ciências...infelizmente alguns historiadores atrapalham a evolução.

  • @Zanetesilva
    @Zanetesilva 10 месяцев назад +2

    Hahahhahah , não indico pra ninguém

  • @tiagosantos-qq1ci
    @tiagosantos-qq1ci 7 месяцев назад +3

    Em uma frase: o autor é superficial demais, não apresenta fontes.
    Na frase seguinte: o autor é imperialista!
    Hahaha
    Que análise fraca amigo!

    • @danielvieiraaa
      @danielvieiraaa 4 месяца назад +1

      Sinceramente, não consegui entender de onde o crítico tirou a ideia de que o autor do Livro é imperialista.
      Pareceu um tanto quanto desproporcional esse julgamento.

  • @depaulasilva9224
    @depaulasilva9224 Месяц назад

    Canal esquerdista, sartei fora!

  • @ricardosilva30
    @ricardosilva30 Год назад +2

    As imagens são muito racistas