SENHOR ENG HELBER AMO , PODERIA FAZER VIDEOS DE VIGAS CONTINUAS APOIADAS EM VARIOS PILARES E COM EXTREMIDADES ENGASTADAS, DESDE JA MUITO OBRIGADO , SEUS VIDEOS SÃO MUITO INSTRUTIVOS E AJUDAM A SANAR VARIAS DUVIDAS , MUITO OBRIGADO.
Só de olhar já dá frio na barriga. Não é só as paredes e as lages, ainda tem a sacada. Talvez no cálculo vocês não contaram com tudo isso. Mas graças a Deus tem como concertar sem ter que reformar oque já tá feito encima. Parabéns. Não sou engenheiro e um dia quem sabe. Profissão extraordinária.
Um tema bem interessante ,para trazer pra gente Helber , é o aço dos pilares que recebe essa viga ,por estar do lado desfavorável a inércia deles . Tenha um excelente final de semana .vlw.
Fiz um projeto com viga de transição de vão de 6,5 metros recebendo 22m² de laje, 1 pilar que recebe mais 14,4m² laje da viga do piso superior e uma viga que recebe 15m² de alvenaria. Ele ficou com 6 barras de 16mm e seção 30x60, por conta das limitações arquitetônicas.
parabens pelo canal ,acompanho todos o vidios estou começando a faculdade de eng.civil ,trabalho a 10 anos com construçao,pretendo ser eng.calculista e executor.
Hoje tem muito profissional (de qualquer profissão) que se forma colando na faculdade, fazendo trabalho meia boca, zoando dos nerds que querem ser o melhor... o resultado é esse.
Parabéns pelo se trabalho Helber, você tem sido referência pra mim na concepção estrutural e contratação de calculistas, acompanho seu canal desde os primeiros vídeos sobre muros de arrimo.
Eu não sou engenheiro,mas numa obra que eu tô terminando aqui, numa sala onde tem uns porta de 6,5m de largura , eu fiz uma viga de 70x20, com 4 ferro 12,5mm na parte de baixo. Só pra garantir mesmo
Se algum dia o engenheiro Helber vier a Brasília, no Sam’s club da Asa Norte, vai ver que o engenheiro responsável pela obra, onde usou vigas pré-moldadas, protendidas, mesmo assim não ficou seguro e mandou colocar pilares de aço como reforço. É bem interessante e chama a atenção de todos que tem interesse em engenharia civil.
Bom dia meu brother a impressão qui tenho pela imagem e qui os pilares ficaram no sentido de inércia desfavorável isso também influenciou na análise ? Obrigado e um bom domingo pra vc
Excelente vídeo e alerta para todos. Pesei se não haveria a possibilidade de distribuir o peso nas vigas superiores? Pois observei que há duas vigas próximas na parte de cima. Iria trabalhar como um estirante. Isso lógico para não colocar uma coluna no meio da área livre de baixo.
Tem fotos da situação quando te chamaram na obra ou a viga já estava escorada? Pois, pelo carregamento atuante na viga e a baixa inércia a flecha já deveria ser grande.
Tenho uma viga invertda. Com 11 mts para uma lage. H 12 com zopor.lage de forro. Tenho pilar de 35. Que ferro.usaria em uma viga dessa so para saber se p que o engenheiro me passou. Confesso que como proficional fiquei preocupado.
Olá Helber, me tira uma dúvida por favor, uma viga aérea de 4 metros e uma outra de 3 metros precisa fazer o contra flexa nelas? Daqui 3 dias vamos encher essas vigas, o pedreiro ainda está fazendo as cacharias.
Olá, você pode me tirar uma dúvida? E que tem um espaço de 8x17 e eu quero deixa uma parte sem uma coluna para ficar com um vão de 4x8. Se eu fizer as vigas usando ferro de 10mm com arma são de 10 ferro e estribos com espaço de 10cm com dimensão do estribos de 15x30 aguenta? Não sei se aninha pergunta vai ficar clara para vc mais independente de qualquer coisa eu já te agradeço.
Imagina o risco ..se não fosse melhor analisada essa situação....você sabe que não é impossível de passar despercebido pois; tinha responsáveis que não calcularam corretamente .
Pessoal me exclarece uma dúvida. Se entendi bem, essa escoras não é possível retiralas enquanto não fizer a coluna? Se sim, não daria pra fazer uma coluna no meio, com arrranque da ferragem de uma viga de apoio, 1,5m de cada lado. Assim curasse a coluna, tiraria as escoras e vazia a viga por baixo. Depois retivava a coluna, e ficaria o vão livre. Trabalhoso e gastaria bem, mas daria pra fazer assim, pra manter o vão livre?
Eu teria uma dúvida sobre como fazer uma viga abaixo de uma viga já existente, eu tenho uma largura de 3m e uma altura de 6 a 7m em arco, dois pilares e a viga em arco, a pessoa queria rebaixar essa viga para quando colocar o forro no local a viga ficar abaixo do forro, pois hoje ela está acima
No caso o arco não tem 7 metros, a altura geral, a pessoa gostaria só de fazer uma nova viga em arco abaixo da atual, como poderia ser feito esse trabalho?
Era só trabalhar essa viga de 40 cm,com a outra de cima,através de uma coluna no meio com ganchos,segurando na outra a cima dela,sendo forte como essa de 40 cm.
Olá, Helber! Boa noite ! Preciso de uma ajuda. Vou fazer uma janela, com uma caixa suspensa. concretada. Tentei te passar uma fot por aqui , mas não consegui. Queria que você me desse a informação se devo fazer em balanço e qual a ferragem . Obrigado . Sei que está um pouco vago , mas gostaria de saber se tem alguma forma de te passar a foto .
Eu como um simples pedreiro eu vi gue isso foi um grande erro parabéns porgue os senhores engenheiro vai corigir o erro eu como um simples pedreiro nem eu faria um erro desses 😦
Agora fiquei preocupado na minha obra, o software gerou( que o engenheiro fez ) assim como foi gerado nessa viga e nao passou, mas os meus 8,5m de viga nao tera parede nela, so laje, e tem duas vigas de suspensao perpendicular a essa viga de 8,5m , sera um corredor pra entrar na casa, essa viga é a 4m do chão, minha casa comeca nessa altura, e terá um terraço tbm
Realmente colocar uma viga metálica é difícil, porém como vc irá fazer o reforço do negativo sobre o pilar? Creio que vocês sabem que ao colocarem esse pilar irá surgir um momento negativo muito grande nessa viga que precisa ser considerado. Fazer esse reforço do negativo também não é fácil, porém imprescindível e espero que vcs tenham pensando nisso. Vocês fizeram ou pretendem fazer um vídeo sobre como resolveram esse problema? Outra coisa, vocês estudaram a possibilidade de reforçar o positivo com laminados de fibra de carbono? Creio que essa poderia ser a solução mais prática nesse caso, além é claro do cliente não perder o vão inicial. Já consegui ótimos resultados projetando reforços com esse material
@@engenharianapraticaoficial Outra coisa. Se ainda não analisaram as alterações de esforços que a viga sofrerá com a colocação desse pilar, sugiro que também verifiquem a cortante. Creio que vcs pretendam colocar esse pilar no centro do vão livre e, geralmente, o valor da cortante nesse ponto é muito baixo, podendo inclusive até zerar, dependendo da distribuição do carregamento sobre a viga. Assim, a área de aço de cisalhamento é muito baixa nesses pontos, porém qdo é colocado um novo apoio, surgem cortantes significativas que tendem a aumentar a necessidade de aço e, consequentemente, num menor espaçamento entre os estribos. Com certeza isso precisa ser analisado, pois implicaria também em reforços de cisalhamento.
Dava para trabalhar o pilar que nasce sobre essa viga como tirante, verificando se passaria esta viga de 40 centimetros com esta armação para este caso e se a armação do pilar suportaria trabalhando somente a tração, seria uma baita de uma solução, fiz um projeto desta forma recentemente, parabéns pelo vídeo!
Me da um troço olhar esse vão e esse pilar cara, putz, pode por uma viga de 100 ai que com esse pilar ai não vai funcionar bem. E os pilares do lado esquerdo?, encontrou eles?, eu so vejo tijolo kkkk
Na etapa de projeto daria pra resolver com 40 sim. Aquele Pilar que nasce no meio vc transforma para um tirante que transfere a carga para a viga da cobertura. Está sim vc faz com inércia maior com 70 ou 80cm. Obviamente os pilares de suporte deveriam ser robustos e o cálculo deve ser feito por pórtico espacial. Agora neste caso realmente somente com reforço. Só fiquei curioso com quem percebeu que isso ia dar M. Tomaram o cuidado de deixar escorado. Se tirasse as escoras ou colapsaria ou iria virar um arco invertido.
Se a ideia era aliviar em um esquema de viga em balanço, também houve erro do calculo estrutural nessa viga de apoio, e não apenas na do vão de 8 metros.... Da para ver nitidamente que essa viga em "balanço" não conseguiria dar apoio estrutural para viga de 8 metros, com toda essa carga que há acima dela... Ambas foram mal dimensionadas... Com certeza o pilar de apoio é a solução mais facil e econômica....
Como ter certeza que a ferragem da viga é a que está no projeto? Suponhamos que a equipe não seguiu o projeto a risca, então a viga estaria ainda mais comprometida. Existe uma maneira de conferir?
é difícil uma situação dessa ,o cara pensou só no vão livre que queria ter , não pensou na segurança e nem cumpriu as normas ,a melhor opção é essa aí de colocar um pilar, parabéns pelo vídeo
Alguém me tira uma duvida, por favor: Todos os engenheiros indicam fazer o traço de concreto com mais brita que areia, porém, aqui na minha região, TODOS os construtores fazem o traço com uma parte de cimento, três de areia (às vezes 2,5 de areia) e uma única parte de brita, e nunca ouvi falar que uma viga tivesse sedido, observando a altura de 10% do vão livre. Será que os construtores daqui estão realmente errados??? Obs: sou leigo no assunto, mas gosto de aprender.
Boa tarde Serley Ricardo , também sou leigo ,más tenho vários amigos engenheiros , a resistência do concreto a ser usado na obra em uma obra com acompanhamento técnico, de um profissional sério e responsável, jamais pode ser definido pelo construtor , se o projeto pede um concreto de fck 25 mpa ou mais , não pode ser feito um concreto de 3 para 1 ,é um risco que se assume , pois esse tipo de concreto tem baixa resistência, ainda mais se for cheio de água . Já utilizei esse concreto até eu não ter o conhecimento e a orientação de quem realmente entende do assunto . Espero ter contribuído com essa deixa . Siga sempre as dicas dos engenheiros responsáveis, tem muitos canais com conteúdos gratuitos de pessoas que realmente entendem e são referências para gente .são tantos que fica até difícil citar nomes . Blz.vlw.
@@serleyricardo1824 Quero deixar bem claro,que a tabela é só parâmetro, não dispensando o acompanhamento técnico. Com a tabela serve para não estimar medidas de traços. Blz .concreto , obra , é coisa séria. É de uma responsabilidade tremenda .
Isso não iria passar nunca, o ideal seria uma viga T, porém, não foi feito devido a treliça estar até a viga, enfim, pepino para o amigo Helber, kkkkkkkk
Pedreiro é pedreiro, Engenheiro é Engenheiro. Nunca se pode dizer que o pedreiro faz cálculos estruturais a não ser que também seja um Engenheiro calculista. Agora, o pedreiro faz até uma vão de 6, 7, 8 m..., isso porque aprendeu na prática executando o que o Engenheiro calculou, portanto, quando ele, o pedreiro, se depara com uma situação tal como essa mostrada no vídeo, e que já tenha executado um serviço desta envergadura, porém corretamente calculado pelo engenheiro, com certeza ele vai perceber o erro por ser um excelente pedreiro, agora cálculos só com o ENGENHEIRO. PRONTO FALEI! OBS: não sou engenheiro nem pedreiro, apena amante da construção.
O engenheiro que fez essa estrutura, aposto que ele não iria morar nesse prédio, com mulher e filhos. Sou leigo no assunto, mas, vejo que ele abusou dos cálculos; é evidente...
A viga que vem para o balanço, não parece aliviar a viga de 8 metros transversal à ela. Pelo contrário, pelas dimensões, parece ser mais uma carga aplicada...
Também não vi nenhuma maneira de acontecer esse alivio ali, não tem como, a não ser que ela fosse continua até lá atrás mas de todo jeito a distância é grande e ainda assim iria transferir a carga para a outra viga, carga tem que ir pra pilar esses truques com vigas são bem pontuais os lugares que funcionam, mas ali não vi sentido nenhum. E do lado esquerdo não vi pilar nenhum parece parede só, nas duas vigas, e o pilar do lado direito ta na posição desfavorável pra receber uma viga de um vão desses, maior loucura que fizeram 😂😂.
SENHOR ENG HELBER AMO , PODERIA FAZER VIDEOS DE VIGAS CONTINUAS APOIADAS EM VARIOS PILARES E COM EXTREMIDADES ENGASTADAS, DESDE JA MUITO OBRIGADO , SEUS VIDEOS SÃO MUITO INSTRUTIVOS E AJUDAM A SANAR VARIAS DUVIDAS , MUITO OBRIGADO.
ANTES DE DEIXAR OS COMENTÁRIOS...ASSISTAM O VÍDEO POR COMPLETO PRA ENTENDER OS PORQUÊS...
TEM VÁRIOS CONCEITOS IMPORTANTES NO VÍDEO.
Aqui em Maranguape região metropolitana de Fortaleza. Parabéns!
Importantíssimo o cálculo
Show! Vou acompanhar esse reforço. Só aguardando 👏🏽👏🏽👏🏽
Só de olhar já dá frio na barriga. Não é só as paredes e as lages, ainda tem a sacada. Talvez no cálculo vocês não contaram com tudo isso. Mas graças a Deus tem como concertar sem ter que reformar oque já tá feito encima. Parabéns. Não sou engenheiro e um dia quem sabe. Profissão extraordinária.
Um tema bem interessante ,para trazer pra gente Helber , é o aço dos pilares que recebe essa viga ,por estar do lado desfavorável a inércia deles . Tenha um excelente final de semana .vlw.
Projeto é coisa séria. Agora quem vai arcar com esta responsabilidade. Agora olha o custo que está saindo 😔😔😔
Parabéns mestre...por nos trazer conhecimento.... tenho aprendido muito com vc.... obrigado
Fiz um projeto com viga de transição de vão de 6,5 metros recebendo 22m² de laje, 1 pilar que recebe mais 14,4m² laje da viga do piso superior e uma viga que recebe 15m² de alvenaria. Ele ficou com 6 barras de 16mm e seção 30x60, por conta das limitações arquitetônicas.
parabens pelo canal ,acompanho todos o vidios estou começando a faculdade de eng.civil ,trabalho a 10 anos com construçao,pretendo ser eng.calculista e executor.
Hoje tem muito profissional (de qualquer profissão) que se forma colando na faculdade, fazendo trabalho meia boca, zoando dos nerds que querem ser o melhor... o resultado é esse.
Parabéns! Gosto Demais dos comentários. Me ajuda bastante na minha reforma.
Parabéns pelo se trabalho Helber, você tem sido referência pra mim na concepção estrutural e contratação de calculistas, acompanho seu canal desde os primeiros vídeos sobre muros de arrimo.
Experiência é tudo.
Muito bom o vídeo, parabéns
A VL construção teve um problema com um vão de 10 mts resolvemos o problema com uma viga i feita em trave tivermos sucesso.!!
Eu não sou engenheiro,mas numa obra que eu tô terminando aqui, numa sala onde tem uns porta de 6,5m de largura , eu fiz uma viga de 70x20, com 4 ferro 12,5mm na parte de baixo. Só pra garantir mesmo
Excelente explicação Dr. Parabéns.
Parabéns pelos vídeos aprendi muitos com vcs
Mesmo ter feito faculdade, seus vídeos acreditaram muito …….
Fico feliz em saber
esses vão livre assim é o que eu mais vejo em áreas perto de praia quando vejo também eu fico temeroso
Bom demais
Se algum dia o engenheiro Helber vier a Brasília, no Sam’s club da Asa Norte, vai ver que o engenheiro responsável pela obra, onde usou vigas pré-moldadas, protendidas, mesmo assim não ficou seguro e mandou colocar pilares de aço como reforço. É bem interessante e chama a atenção de todos que tem interesse em engenharia civil.
Verdade!! Quando vi lá a primeira vez percebi isso como desconfiança também, algo pós projeto inicial.
Por mais q tivesse no projeto mesmo assim eu questinaria entes de fazer. Não por cálculos e sim por experiência
Bom dia meu brother a impressão qui tenho pela imagem e qui os pilares ficaram no sentido de inércia desfavorável isso também influenciou na análise ? Obrigado e um bom domingo pra vc
Bom dia a todos. Uma dúvida, existe a possibilidade de aumentar a seção desta viga? Reforçando com as ferragens necessárias.
Fecha tudo com estrutura Metallica como Pilar e joga uns vidros temperados que vai ficar top.
Excelente vídeo e alerta para todos.
Pesei se não haveria a possibilidade de distribuir o peso nas vigas superiores? Pois observei que há duas vigas próximas na parte de cima.
Iria trabalhar como um estirante. Isso lógico para não colocar uma coluna no meio da área livre de baixo.
acompanho sempre seus vídeos eu trabalho na área eu acho um erro fazer uma viga com imenda de concretagem
Helber como Ficou a estrutura de 40 por 19 que estava escorada? Eu aqui de Santa Luzia ba vendo tudo
Quem fez essa casa merece um Oscar
Eu quero saber estou fazendo salão tem 11 por 10 posso fazer apenas um pilar meio
Perfeito, ficará melhor e não desgasta o visual.
Só uma pergunta si esse vão fosse de 4.36 poderia
Bom dia, pode se colocar uma coluna metálica, H, ao invés de fazer uma coluna de concreto armado.
Tem fotos da situação quando te chamaram na obra ou a viga já estava escorada? Pois, pelo carregamento atuante na viga e a baixa inércia a flecha já deveria ser grande.
Muito bom as explicações, mas Helbe, nem eu que me formei engenheiro civil a um mês não cometeria o erro de executar um projeto desse.
Tenho uma viga invertda. Com 11 mts para uma lage. H 12 com zopor.lage de forro. Tenho pilar de 35. Que ferro.usaria em uma viga dessa so para saber se p que o engenheiro me passou. Confesso que como proficional fiquei preocupado.
Olá Helber, me tira uma dúvida por favor, uma viga aérea de 4 metros e uma outra de 3 metros precisa fazer o contra flexa nelas? Daqui 3 dias vamos encher essas vigas, o pedreiro ainda está fazendo as cacharias.
vc esqueceu que vai rebocar e pintar ainda,a tinta ajuda bastante.
Sério?
@@engenharianapraticaoficial 😂
😃
@@engenharianapraticaoficial ajuda a cair
Olá, você pode me tirar uma dúvida? E que tem um espaço de 8x17 e eu quero deixa uma parte sem uma coluna para ficar com um vão de 4x8. Se eu fizer as vigas usando ferro de 10mm com arma são de 10 ferro e estribos com espaço de 10cm com dimensão do estribos de 15x30 aguenta? Não sei se aninha pergunta vai ficar clara para vc mais independente de qualquer coisa eu já te agradeço.
Um pilar um vão livre de 12 m quantos ferros eu coloco para fazer o Pilar
Imagina o risco ..se não fosse melhor analisada essa situação....você sabe que não é impossível de passar despercebido pois; tinha responsáveis que não calcularam corretamente .
Bom dia Elber esse escoramento foi tirado e depois volto ou já perceberam que não iria consegui vencer o vão
Boa tarde tudo bem só gostaria de saber se foi um engenheiro ou arquiteto ou servente de obra que fez o projeto
Pergunta? E se fosse removido o escoramento, poderia acontecer?
Eu Garua Esta viga com 080 cm altura por 020 com 4 aco de 12 mm en baixo 2 aco lateraal en baixo
E seguro fazer esse reforço de adicionar pilar mesmo essa sendo uma viga transitória?
Por isso que na minha casa com vão de 7.5 mt coloquei um pilar ao meio.
Pessoal me exclarece uma dúvida. Se entendi bem, essa escoras não é possível retiralas enquanto não fizer a coluna? Se sim, não daria pra fazer uma coluna no meio, com arrranque da ferragem de uma viga de apoio, 1,5m de cada lado. Assim curasse a coluna, tiraria as escoras e vazia a viga por baixo. Depois retivava a coluna, e ficaria o vão livre. Trabalhoso e gastaria bem, mas daria pra fazer assim, pra manter o vão livre?
Kkkk, a viga em balanço vai criar um momento torço, e restante da viga que afinal só sobre carregar
Eu teria uma dúvida sobre como fazer uma viga abaixo de uma viga já existente, eu tenho uma largura de 3m e uma altura de 6 a 7m em arco, dois pilares e a viga em arco, a pessoa queria rebaixar essa viga para quando colocar o forro no local a viga ficar abaixo do forro, pois hoje ela está acima
No caso o arco não tem 7 metros, a altura geral, a pessoa gostaria só de fazer uma nova viga em arco abaixo da atual, como poderia ser feito esse trabalho?
Se eu sou proprietário mando prender o engenheiro.
Era só trabalhar essa viga de 40 cm,com a outra de cima,através de uma coluna no meio com ganchos,segurando na outra a cima dela,sendo forte como essa de 40 cm.
Fora q um pilar na parte superior não esta alinhado com o debaixo, esta fora do prumo.
Quem vai ter coragem de tirar essas escora
Olá, Helber! Boa noite ! Preciso de uma ajuda. Vou fazer uma janela, com uma caixa suspensa. concretada. Tentei te passar uma fot por aqui , mas não consegui. Queria que você me desse a informação se devo fazer em balanço e qual a ferragem . Obrigado . Sei que está um pouco vago , mas gostaria de saber se tem alguma forma de te passar a foto .
Eu como um simples pedreiro eu vi gue isso foi um grande erro parabéns porgue os senhores engenheiro vai corigir o erro eu como um simples pedreiro nem eu faria um erro desses 😦
Tamo junto 🙏
na boa, to no segundo ano de arquitetura e já não faria a viga desta forma!
Agora fiquei preocupado na minha obra, o software gerou( que o engenheiro fez ) assim como foi gerado nessa viga e nao passou, mas os meus 8,5m de viga nao tera parede nela, so laje, e tem duas vigas de suspensao perpendicular a essa viga de 8,5m , sera um corredor pra entrar na casa, essa viga é a 4m do chão, minha casa comeca nessa altura, e terá um terraço tbm
Fora as falhas de compactação da massa, tem até uma trinca aparente na viga. Imagina o resto
Certo. Vc disse que passaria uma viga de 40 cm em um vão de 10 metros. Vc baseia sua essa afirmação em qual norma ABNT?
amigo, poderia me mandar o esquema dessa viga, vou fazer uma igual na minha casa!
8 metros livre.
quais seria os ferros e como montar as barras!
Precisa contratar um engenheiro 👍
Qual o custo desses reforços ?
Um pórtico de viga/pilar.
Realmente colocar uma viga metálica é difícil, porém como vc irá fazer o reforço do negativo sobre o pilar? Creio que vocês sabem que ao colocarem esse pilar irá surgir um momento negativo muito grande nessa viga que precisa ser considerado. Fazer esse reforço do negativo também não é fácil, porém imprescindível e espero que vcs tenham pensando nisso.
Vocês fizeram ou pretendem fazer um vídeo sobre como resolveram esse problema?
Outra coisa, vocês estudaram a possibilidade de reforçar o positivo com laminados de fibra de carbono?
Creio que essa poderia ser a solução mais prática nesse caso, além é claro do cliente não perder o vão inicial.
Já consegui ótimos resultados projetando reforços com esse material
Estudamos todas as possibilidades.
Estamos cientes.
@@engenharianapraticaoficial Obrigado por responder. Vocês pretendem fazer um vídeo sobre como farão o reforço do negativo?
@@engenharianapraticaoficial Outra coisa. Se ainda não analisaram as alterações de esforços que a viga sofrerá com a colocação desse pilar, sugiro que também verifiquem a cortante.
Creio que vcs pretendam colocar esse pilar no centro do vão livre e, geralmente, o valor da cortante nesse ponto é muito baixo, podendo inclusive até zerar, dependendo da distribuição do carregamento sobre a viga. Assim, a área de aço de cisalhamento é muito baixa nesses pontos, porém qdo é colocado um novo apoio, surgem cortantes significativas que tendem a aumentar a necessidade de aço e, consequentemente, num menor espaçamento entre os estribos.
Com certeza isso precisa ser analisado, pois implicaria também em reforços de cisalhamento.
@@edmarferreirajunior724 ok, muito obrigado por responder.
Se não tivesse essa carga encima da viga ela venceria esse vão de 8 metros com essas medidas?
Depois mostra o pilar
Já tem vídeo no canal
Se você eu providenciava uns dois pilar
Dava para trabalhar o pilar que nasce sobre essa viga como tirante, verificando se passaria esta viga de 40 centimetros com esta armação para este caso e se a armação do pilar suportaria trabalhando somente a tração, seria uma baita de uma solução, fiz um projeto desta forma recentemente, parabéns pelo vídeo!
Não adiantaria nada, pois aí seria a viga acima do pilar/tirantr que não passaria nos cálculos, caso ela também tenha 40 cm.
Q q aconteceu será? O calculista não considerou as cargas acidentais? A flecha está alta demais?
td bem que o isopor ips e leve , mas ai ele exagerou kkk, acho que podia ser pelo menos 0,70 x 0,20 .
A viga teria de ser mais 75X15.. 6 pontas de ferro 20.. Estribo de 5/16..
Mestre, boa tarde.
Qual o valor mais ou menos de uma viga W para vencer um vão livre de 11 metros e 40 cm ?
Obrigado Pedro
Precisa calcular meu caro
É muito peso pra essa viga desproporcional e ainda um pilar que não favorece a inércia!
Me da um troço olhar esse vão e esse pilar cara, putz, pode por uma viga de 100 ai que com esse pilar ai não vai funcionar bem.
E os pilares do lado esquerdo?, encontrou eles?, eu so vejo tijolo kkkk
Quem errou aí? O engenheiro que de repente desconhecia que subiria uma parede nessa viga ou o software nao é confiavel?
Lógico que não suporta . Tinha que ser no mínimo 70 cm de altura e com ferro 20mm
Na etapa de projeto daria pra resolver com 40 sim. Aquele Pilar que nasce no meio vc transforma para um tirante que transfere a carga para a viga da cobertura. Está sim vc faz com inércia maior com 70 ou 80cm. Obviamente os pilares de suporte deveriam ser robustos e o cálculo deve ser feito por pórtico espacial. Agora neste caso realmente somente com reforço. Só fiquei curioso com quem percebeu que isso ia dar M. Tomaram o cuidado de deixar escorado. Se tirasse as escoras ou colapsaria ou iria virar um arco invertido.
Good proyek.
essa viga de 40cm e contando com os 10 cm da laje? 30 da viga mais 10 da laje?
Eu gostaria de uma consultoria sua.
Só contratar 🙏
Top
Se a ideia era aliviar em um esquema de viga em balanço, também houve erro do calculo estrutural nessa viga de apoio, e não apenas na do vão de 8 metros.... Da para ver nitidamente que essa viga em "balanço" não conseguiria dar apoio estrutural para viga de 8 metros, com toda essa carga que há acima dela... Ambas foram mal dimensionadas... Com certeza o pilar de apoio é a solução mais facil e econômica....
VAI ENTRAR NO E.L.U...
Si fosse um vão de 4.36 com 2 vara de ferro de 16.
Como ter certeza que a ferragem da viga é a que está no projeto? Suponhamos que a equipe não seguiu o projeto a risca, então a viga estaria ainda mais comprometida. Existe uma maneira de conferir?
Fazendo um raio x na viga teria como descobrir.
@@eroniwagnergoncalves Entendi, bem interessante. Obrigado pela resposta
Nao sou engenheiro, mas eu usar uma viga de aço H
@engenharia na prática, ainda tem uma emenda feia no meio da viga
é difícil uma situação dessa ,o cara pensou só no vão livre que queria ter , não pensou na segurança e nem cumpriu as normas ,a melhor opção é essa aí de colocar um pilar, parabéns pelo vídeo
Alguém me tira uma duvida, por favor: Todos os engenheiros indicam fazer o traço de concreto com mais brita que areia, porém, aqui na minha região, TODOS os construtores fazem o traço com uma parte de cimento, três de areia (às vezes 2,5 de areia) e uma única parte de brita, e nunca ouvi falar que uma viga tivesse sedido, observando a altura de 10% do vão livre. Será que os construtores daqui estão realmente errados??? Obs: sou leigo no assunto, mas gosto de aprender.
Boa tarde Serley Ricardo , também sou leigo ,más tenho vários amigos engenheiros , a resistência do concreto a ser usado na obra em uma obra com acompanhamento técnico, de um profissional sério e responsável, jamais pode ser definido pelo construtor , se o projeto pede um concreto de fck 25 mpa ou mais , não pode ser feito um concreto de 3 para 1 ,é um risco que se assume , pois esse tipo de concreto tem baixa resistência, ainda mais se for cheio de água . Já utilizei esse concreto até eu não ter o conhecimento e a orientação de quem realmente entende do assunto . Espero ter contribuído com essa deixa . Siga sempre as dicas dos engenheiros responsáveis, tem muitos canais com conteúdos gratuitos de pessoas que realmente entendem e são referências para gente .são tantos que fica até difícil citar nomes . Blz.vlw.
@@zalberhenrique4456 muito obrigado pela resposta. Valeu...
@@serleyricardo1824 tenho até uma tabela ,se quiser , me manda um direct, que te envio a foto , muito bacana .blz .vlw.
@@serleyricardo1824 Quero deixar bem claro,que a tabela é só parâmetro, não dispensando o acompanhamento técnico. Com a tabela serve para não estimar medidas de traços. Blz .concreto , obra , é coisa séria. É de uma responsabilidade tremenda .
Isso não iria passar nunca, o ideal seria uma viga T, porém, não foi feito devido a treliça estar até a viga, enfim, pepino para o amigo Helber, kkkkkkkk
Vão livre de 8 metros!!!... tem uma pitada de vaidade desnecessária..
Encamisar a viga com uma ferragem com dimensão adequada na parte inferior e preencher com groute seria viável?
Pedreiro é pedreiro, Engenheiro é Engenheiro. Nunca se pode dizer que o pedreiro faz cálculos estruturais a não ser que também seja um Engenheiro calculista. Agora, o pedreiro faz até uma vão de 6, 7, 8 m..., isso porque aprendeu na prática executando o que o Engenheiro calculou, portanto, quando ele, o pedreiro, se depara com uma situação tal como essa mostrada no vídeo, e que já tenha executado um serviço desta envergadura, porém corretamente calculado pelo engenheiro, com certeza ele vai perceber o erro por ser um excelente pedreiro, agora cálculos só com o ENGENHEIRO. PRONTO FALEI! OBS: não sou engenheiro nem pedreiro, apena amante da construção.
posso fazer 3.80 ..450 livre no zupor
Engenheiro 👍
O engenheiro que fez essa estrutura, aposto que ele não iria morar nesse prédio, com mulher e filhos. Sou leigo no assunto, mas, vejo que ele abusou dos cálculos; é evidente...
Eita
Erradissimo o pilar muito fraco e vigas desproporcional para o cálculo de porcentagem da distância
O barato sai caro
A viga que vem para o balanço, não parece aliviar a viga de 8 metros transversal à ela. Pelo contrário, pelas dimensões, parece ser mais uma carga aplicada...
Também não vi nenhuma maneira de acontecer esse alivio ali, não tem como, a não ser que ela fosse continua até lá atrás mas de todo jeito a distância é grande e ainda assim iria transferir a carga para a outra viga, carga tem que ir pra pilar esses truques com vigas são bem pontuais os lugares que funcionam, mas ali não vi sentido nenhum.
E do lado esquerdo não vi pilar nenhum parece parede só, nas duas vigas, e o pilar do lado direito ta na posição desfavorável pra receber uma viga de um vão desses, maior loucura que fizeram 😂😂.
Realmente; se é uma viga contínua projetada para estar em balanço recebendo carga lá na ponta, faria sentido...
@@JoaoAntonio-zc5pw sim mas mesmo assim se torna um balanço grande, e o ponto de apoio seria bem no meio de outra viga, não vira em nada