Como preparar álcool gel 70° INPM sem carbopol

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 май 2020
  • Apresentamos um método alternativo de preparo do álcool em gel, utilizando Hidroxietilcelulose como agente espessante. O vídeo é inspirado no artigo "Gel alcoólico a 70% com hidroxietilcelulose", publicado na revista COSMETIC & TOILETRIES. Nós adicionamos glicerina à formulação e neste vídeo não adicionamos o conservante. O produto apresentou concentração esperada, além de ficar em pH 7,1 e uma viscosidade adequada para uso cotidiano.
    As quantidades utilizadas nesse procedimento foram:
    10 g de Hidroxietilcelulose (Natrosol 250 HHR);
    218 g de Água purificada;
    756 g de álcool etílico hidratado 92,8° INPM;
    16 g de Glicerina bi-destilada;
    Complementarmente utilizamos um refratômetro para medida aproximada da concentração alcoólica, e um medidor de pH para análise do produto. Vídeos com mais detalhes sobre esses equipamentos podem ser vistos em:
    • Refratômetro Portátil ... (Refratômetro)
    • Medidor de pH digital ... (Medidor de pH)
    Músicas:
    Journey in the New World de Twin Musicom está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (creativecommons.org/licenses/...)
    Origem: www.twinmusicom.org/song/258/j...
    Artista: www.twinmusicom.org
    Referências Bibliográficas (em ordem de citação):
    portal.anvisa.gov.br/documents... (Para a resolução RDC Nº 350, DE 19 DE MARÇO DE 2020 - Libera provisoriamente a fabricação de alguns antissépticos sem autorização prévia da ANVISA).
    BARZOTTO, I.L.M.; OLIVEIRA, S.M.M.; BUENO, F.G.; SOUSA, P.G. Gel alcoólico a 70% com hidroxietilcelulose. COSMETIC & TOILETRIES, v. 32, n. 2, p. 40 - 43, 2020.
    PEREIRA, D. A.; PAES, A. L. G.; PACHECO, M. T. T.; SILVEIRA JR., L; Análise da concentração de etanol em amostras de álcool comerciais por espectroscopia Raman. Anais do Encontro Nacional de Pós-Graduação - VII ENPG, vol.2, 2018. ISSN: 2594-6153.
    CRC Handbook of Chemistry and Physics, 85th Edition, Volume 85. Front Cover. David R. Lide. CRC Press, Jun 29, 2004. (Para tabelas do índice de refração de várias soluções aquosas);
    www.refractometer.pl/refractio... e www.refractometer.pl/refractio... (Opção alternativa para encontrar tabelas de soluções aquosas de sacarose (Brix) e etanol);
    #COVID19 #ALCOOLGEL #CARBOPOL

Комментарии • 56

  •  4 года назад +5

    Dica: Na hora de acrescentar o álcool, o ideal é adicioná-lo sob agitação, o que evita a formação de grumos, e consequentemente evita a necessidade de sucessivas agitações como fizemos.

  • @erickcastanho
    @erickcastanho 4 года назад +6

    Excelente video! Só um adendo sobre o artigo citado: além de ser importante nestes tempos, vale ressaltar que é uma publicação brasileira e em língua portuguesa. A ciência brasileira deve ser valorizada! Não só pela contribuição com o conhecimento mundial, mas também pelo desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimento aplicáveis a nossa industria e medicina local. Abração

    •  4 года назад

      Olá Erick! Obrigado por considerar que o vídeo ficou bom. E estou plenamente de acordo, a ciência brasileira deve ser valorizada! Hoje em especial esse comentário tem outra dimensão pois é o dia da marcha virtual pela ciência. Faço votos para que a ciência brasileira ainda tenha muito apoio popular em um futuro próximo. Um grande abraço e muito obrigado pelo seu comentário, ele é sempre muito importante para mim!

  • @lucianobatistadossantos5334
    @lucianobatistadossantos5334 Год назад

    Excelente aula, parabéns professor!!

  • @xfontoura
    @xfontoura 4 года назад +1

    Parabéns, obrigado.

    •  4 года назад

      Eu que agradeço meu grande amigo! Espero que todos estejam bem por aí. Um forte abraço!

  • @severinojunior8490
    @severinojunior8490 4 года назад +1

    Seus vídeos são um show

    •  4 года назад +1

      Olá Severino! É muito bom te ver aqui nos comentários. Esteja sempre conosco. Em breve postarei alguns vídeos mais técnicos, adquiri recentemente um viscosímetro. Fico feliz que esteja gostando dos novos materiais. Espero que todos aí estejam bem. Um grande abraço!

  • @LGROBucas
    @LGROBucas 4 года назад +1

    Que canal bom! Bom vídeo, meu caro.

    •  4 года назад

      Olá Lucas! Estaremos postando mais vídeos esses tempos, então em breve vai ter mais materiais! Obrigado por sua participação. Um grande abraço!

  • @raaamonguerra
    @raaamonguerra 4 года назад +1

    Ótimo vídeo. Parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade.

    •  4 года назад +1

      Olá Ramon! Fico feliz que tenha gostado do nosso material. Um grande abraço e muito obrigado pelo seu comentário.

  • @MundoCraft1
    @MundoCraft1 4 года назад +1

    Primeiro a comentar!! Meu Deus que canal bom só traz coisa boa!!! Continua assim amigo!!!

    •  4 года назад

      Olá Sibéria! Fico feliz em ver novamente sua participação no canal. Esteja conosco. Desejo um período de muita paz e serenidade à você e familiares. Um grande abraço!

  • @adegilsoncosta7161
    @adegilsoncosta7161 4 года назад +1

    Parabéns pelo excelente vídeo. Sou cada vez mais fã do canal.

    •  4 года назад +1

      Olá Adegilson! Fico feliz que esteja gostando dos materiais que temos postado. Obrigado pelo comentário, espero que você e seus familiares estejam bem, um grande abraço!

  • @jeanchemist2265
    @jeanchemist2265 4 года назад +1

    Cara que ideia maravilhosa seus vídeos e seu canal . Sou Químico industrial e admiro sua iniciativa! 👍👍👍👍

    •  4 года назад

      Olá Jean! Fiquei muito feliz ao ver seu comentário, em especial por ser um colega de profissão. Tomara que os vídeos possam acrescentar alguma informação extra para seu uso. Espero que você e seus familiares estejam bem e saudáveis, em especial nesse período que vivemos. Um grande abraço!

  • @blueberry2321
    @blueberry2321 4 года назад +2

    Olá, Muito bom o conteúdo. Já assisti todos Os vídeos. Séria interessante se você fizesse um vídeo testando as formas adulteradas do alcool em gel.
    Com Gelatina
    Gel de Cabelo

    •  4 года назад +1

      Olá Blueberry, é uma excelente idéia. Inclusive o Prof. Jorge Macedo, autor de diversos livros de química de águas elaborou um procedimento bem interessante para a checagem da concentração de álcool em gel por refratometria. Vou ver se preparo um vídeo testando esses álcoois que estão sendo disponibilizados por aí. Um grande abraço e muito obrigado por sempre acompanhar nossos vídeos!

  • @joaopauloribeiro5064
    @joaopauloribeiro5064 4 года назад +1

    Parabéns pelo trabalho durante essa quarentena.

    •  4 года назад +1

      Olá João Paulo! Muito obrigado pelo comentário! Espero que você e seus familiares estejam bem nesse período. Esteja sempre conosco. Um grande abraço!

    • @joaopauloribeiro5064
      @joaopauloribeiro5064 4 года назад +1

      @ Eu tenho uma sugestão de vídeo que eu queria fazer, que é sobre algumas misturas que não se podem fazer com produtos de limpeza. Como amônia e hipoclorito de sódio.

    • @joaopauloribeiro5064
      @joaopauloribeiro5064 4 года назад +1

      @ E está tudo bem por aqui.

    •  4 года назад +1

      @@joaopauloribeiro5064 Sim! Esse seria um interessante vídeo. Aliás eu tenho visto que no geral existem muitas dúvidas sobre o hipoclorito. Muitas pessoas não utilizam na concentração correta (não fazem a diluição), e por isso o pH não fica ideal para uso. Outro aspecto profundamente importante é esse que você menciona - a combinação de produtos de limpeza. Produtos ácidos combinados ao hipoclorito também propiciam a formação gás cloro (na região onde moro existe um detergente com ácido clorídrico de pH próximo a 3,5 - 4,5, chamado Azulim - FISPQ: www.lojamedlimp.com.br/wp-content/uploads/2019/03/FISPQ-019662-LIMPADOR-1L-CERAM-AZULEJO-LAVANDA-AZULIM.pdf). Muitos profissionais da área da limpeza já me informaram que passaram mal ao combinar água sanitária com esse produto. Claro que os rótulos indicam que não se deve misturar, mas ainda esse conhecimento não é tão difundido. Enfim, a utilização do hipoclorito deveria ser melhor compreendida, principalmente por ser um antisséptico tão barato e tão eficiente. Acredito portanto que essa é uma excelente ideia. Um grande abraço e muito obrigado pela sugestão!

  • @magalhaesmoura9663
    @magalhaesmoura9663 2 года назад

    Vc teria alguma dica para fazer pastilhas de álcool sólido? Obrigado

  • @glaubersoares4267
    @glaubersoares4267 4 года назад +1

    Parabéns. Eu tenho uma certa quantidade de hidroxietilcelulose. Uso para espessar os detergentes que fabrico. Seu canal abriu um leque de opções na fabricação do álcool em gel. Eu relutava a fabricar com o hidroxietilcelulose justamente por deixar este aspecto meio turvo. Mas, vendo o processo de fabricação de forma correta, saberei aproveitar a matéria prima que antes estava meio que parada em meu estoque. Parabéns mais uma vez pelo canal!!!

    •  4 года назад +1

      Olá Glauber! Fico contente ao saber que você visualizou essa possiblidade. Eu também tive a mesma relutância, e o material não é o mesmo do feito com carbômero, mas ele é uma opção bastante viável e eficiente. Espero que seu material possa ajudar muitas pessoas a se prevenirem. Agradeço igualmente pelo seu comentário e espero que todos estejam bem por aí. Um grande abraço e esteja conosco!

    • @fernandabueno8816
      @fernandabueno8816 4 года назад +1

      Boa tarde Glauber, o gel pode ser feito a 0,5% também, o que deixa um pouco menos viscoso.

  • @rosanagardim9091
    @rosanagardim9091 4 года назад +1

    Parabéns muito bem explicado, me dá uma informação , seria o mesmo que o cmc usado na confeitaria ?carboximetilcelulose, agradeço se puder me informar , obrigada!!!

    •  4 года назад +1

      Olá Rosana, tudo bem? A Hidroxietilcelulose (HEC) não é a mesma Carboximeticelulose (CMC). Pelo que tenho visto é necessário quantidades maiores de CMC para se obter um gel do que comparado a HEC. Aqui por exemplo, utilizamos 1% (em massa) de HEC para produzir o gel.
      As desvantagens em se utilizar grandes quantidades do espessante é que nessa situação o produto vai demorar para "evaporar" (ser aborvido pela pele), e enfim, pode ficar na mão um tempo maior, favorecendo que sujeiras ou microorganismos venham se aderir na superfície da mão.
      O carbômero 980 (carbopol), que é utilizado no álcool em gel tradicional, normalmente é utilizado em concentração de apenas 0,5%. Assim, até o momento, minha opinião é de utilizar a HEC, ao invés da CMC. Existem outros espessantes alternativos (que espessam em quantidades pequenas) que têm sido utilizados, principalmente no período da pandemia do coronavírus. Um que é relativamente caro mas de última geração é a goma esclerotium (em inglês, sclerotium gum), comercialmente é conhecido pelo nome "Amigel". Essa goma é utilizada em concentração próxima a 0,5% (como o Carbopol). Provavelmente você encontra essa goma nesses álcool em gel que têm sido comercializados por um custo bem superior aos outros, como os de algumas empresas de cosméticos.
      Espero que você fique bem nesse período! Um grande abraço!
      PS: Um artigo publicado na revista Cosmetic & Toiletries disponibiliza uma lista de opções alternativas ao carbopol (carbômero). Eu particularmente não acho que a maioria sejam vantajosas opções, mas não deixa de ser uma importante lista para referência. Você pode visualizá-la através do link: www.cosmeticsonline.com.br/artigo/389

    • @rosanagardim9091
      @rosanagardim9091 4 года назад +1

      Canal Química Experimental legal👍, muito obrigada pela explicação muito esclarecida , vou procurar aprender mais , agradeço de coração , fique bem , que Deus proteja você e
      toda a sua família 🙏

  • @cassiacristinadedeus4631
    @cassiacristinadedeus4631 4 года назад +1

    Muito bom o vídeo...eu só não entendi bem quando que coloca a glicerina. Porque no video não mostra. A glicerina e o Nipagin já estavam diluídos no álcool quando vc o acrescentou no gel formado pelo natrosol e a água?

    •  4 года назад +1

      Olá Cássia! Fico feliz que tenha gostado do nosso material. No vídeo nós colocamos a glicerina na filmagem apresentada aos 8:50 - Foi logo após aguardar 24h para completa dispersão/solubilização da hidroxietilcelulose. Já o Nipagin não adicionei nesse preparo. Mas você poderia adicionar tanto o Nipagin quanto a glicerina no álcool, antes de iniciar a agitação, conforme você comentou, sem nenhum problema. Um grande abraço e obrigado pelo seu comentário.

    • @cassiacristinadedeus4631
      @cassiacristinadedeus4631 4 года назад +1

      @ muito obrigada pelos esclarecimentos!

  • @amaraalfen
    @amaraalfen 3 года назад +1

    Oi boa noite, posso substituir o álcool por uma base de água filtrada?

    •  2 года назад +1

      Boa noite! Olha, no caso dessas formulações o álcool tem uma função muito importante que é a de atuar como antisséptico então infelizmente ele não pode ser substituído.
      Muito obrigado por sua participação aqui no nosso canal!

  • @severinojunior8490
    @severinojunior8490 4 года назад +1

    Amigo esse álcool gel fica com aspecto pegajoso , meio cremoso ,oleoso ???? Pq já fiz uns álcoois geis e não gostei dos espessantes usados

    •  4 года назад

      Olá Severino! Sim fica pegajoso/cremoso e não apresenta um resultado tão bom quanto o preparado com carbômero. Essa opção é só para aqueles que realmente têm muita necessidade de ter o produto como um gel.
      Eu pessoalmente gosto muito do álcool glicerinado, ele é simples, prático e não deixa resíduo na mão, nesse caso a única coisa que você vai precisar é de um frasco com uma válvula tipo gatilho, para ajudar a espalhar o produto com economia.
      Um grande abraço!

  • @brunoa.c.m8716
    @brunoa.c.m8716 3 года назад +1

    tem alguma forma de purificar o alcool de posto?

    •  3 года назад +1

      Boa tarde, Bruno! Sim nesse caso uma destilação fracionada já resolveria na remoção das impurezas, temos vídeo aqui no canal apresentando a destilação de um álcool 54°GL. É um vídeo antigo, mas dá para ter uma ideia.
      Um grande abraço e muito obrigado pela participação aqui no canal!

  • @Progressivo_
    @Progressivo_ 4 года назад +1

    Bom dia amigo! Pode me ajudar com nitrato de potássio e soda caustica? eu tive um problema, eu acho. Não sei o que houve, reagiu, e liberou muita amonia!

    •  4 года назад

      Bom dia amigo! Certamente posso tentar te ajudar! Uma possibilidade seria que, junto ao seu nitrato de potássio deveria haver nitrato de amônio, mesmo que em quantidades pequenas.
      Isso pois, quando se mistura nitrato de amônio junto a soda cáustica (hidróxido de sódio) ocorre formação do Hidróxido de amoníaco (hidróxido de amônio), que certamente tem aquele forte odor característico de amônia!
      Você usou alguma fonte impura de nitrato de potássio? Se foi essa é uma explicação. E procure evitar de entrar em contato com amônia pois ela é tóxica, então tente trabalhar em capela para exaustão de gases ou em ambiente aberto e bem ventilado.
      Se foi outro problema, ou se eu te entendi errado, pode me avisar que vamos conversando, ok? Um grande abraço!

    • @Progressivo_
      @Progressivo_ 4 года назад +1

      @ Meu amigo, muito grato pelo seu retorno super rápido, e de princípio, parabéns pelo conteúdo do seu canal e edição. Não entendo NADA de química, não é minha área, mas seus videos são extremamentes pedagógicos e relaxantes de assistir. Por acaso vc teria email, e se possivel, posso te enviar um?

    •  4 года назад

      @@Progressivo_ Claro, amigo! Meu contato é através do canalquimicaexperimental@gmail.com . Pode enviar que seguiremos comunicando. Um grande abraço!

    • @Progressivo_
      @Progressivo_ 4 года назад +1

      @ muito obrigado, acabei de te enviar!

  • @gabriel_pcm407
    @gabriel_pcm407 4 года назад +1

    Como é feita a glicerina?

    •  4 года назад +1

      Olá Gabriel! A glicerina é produzida principalmente através de duas reações diferentes:
      A reação de produção do sabão (saponificação), onde: Gordura + Soda => Glicerina + Sabão
      Ou na reação de produção de biodiesel (transesterificação), onde: Gordura + álcool ==> Glicerina + Biodiesel
      Todas elas, produzem a glicerina como um "subproduto". Eu chamo de subproduto pois normalmente o produto de maior interesse nessas reações não é a glicerina.
      Como em geral a gordura utilizada para saponificação é animal (sebo bovino), em geral a glicerina retirada dessa reação é animal. Enquanto quase todo o biodiesel é feito de óleos vegetais, então a glicerina obtida desse processo é de origem vegetal.
      Claro que você pode ter tanto sabão feito de óleos vegetais, e biodiesel feito de gordura animal, mas ambos são bem mais raros.
      Outra informação interessante é: enquanto na produção de biodiesel é importante que se remova a glicerina, para se ter o combustível mais puro, no sabão em geral a remoção de glicerina torna o produto menos nobre. Você pode ver que inclusive adicionamos um poquinho mais de glicerina, além daquela naturalmente formada no processo de saponificação em muitos sabonetes, em especial os glicerinados.
      No geral a remoção da glicerina do sabão é realizada pela adição de cloreto de sódio. Quando se faz isso o sabão se precipita, formando "flocos" e a glicerina é retirada junto com a água. Daí normalmente a glicerina vem contaminada com cloreto de sódio e água, sendo necessário destilar o material para que ela fique pura. Normalmente as mais puras são destiladas duas vezes, e por isso são chamadas de glicerina bi-destilada.
      Se proteja nesses tempos e um grande abraço!

  • @alanrocha921
    @alanrocha921 4 года назад +2

    Daria pra fazer com amido?

    •  4 года назад

      Olá Alan! Não tenho visto materiais na área científica que utilizaram o amido como espessante. Eu mesmo fui relutante a tentar inclusive a hidroxietilcelulose. Eu creio que o uso do amido deixaria a mão pegajosa por muito mais tempo, e o problema disso seria que favoreceria a aderência de sujeira e eventualmente microorganismos. A Hidroxietilcelulose já demora um pouco mais para ser "absorvida" ou "evaporada" após sua utilização. Além disso, eu não sei se o amido formaria um gel nas quantidades de álcool etílico que nós utililizamos, pode ser que até formaria. Mas de toda forma, pelo menos até o surgimento de novas informações na área, eu não sugeriria fazer com o amido. Muito obrigado pelo seu comentário e espero que você e seus familiares fiquem todos bem, principalmente nesse período. Um grande abraço!

  • @fabiomachadodasilva6455
    @fabiomachadodasilva6455 4 года назад +1

    Bom dia, a partir de seu vídeo e seguindo o artigo mencionado, fiz um teste para produzir o álcool em gel. Fiz como mostra no vídeo, única diferença foi que adicionei a glicerina na fase B antes de misturar na fase A. Fazendo assim, não consegui obter a formação do gel. A fase A ficou como mostra no vídeo: um gel espesso e branco (agitação mecânica). Após, e sob agitação mecânica, adicionei a fase B (álcool + metilparabeno + glicerina). Os grumos da HEC não dissolveram totalmente mesmo depois de mais de 1h de agitação. Medi o pH e deu 8,0. Então deixei descansando de um dia para o outro... No outro dia nada tinha mudado, continuaram os grumos de HEC e não formou o gel. O que eu posso estar fazendo de errado?

    •  4 года назад +1

      Bom dia Fábio! Bem, vamos investigar o que pode ter ocorrido no seu procedimento. Se puder responder algumas perguntas, podemos tentar ver a origem disso. Espero que consigamos resolver seu problema com certa facilidade.
      Você aqueceu a água a uns 70°C para poder fazer a dispersão/solubilização do HEC?
      Se aqueceu a água, deixou a HEC + água e glicerina um tempinho bom sob agitação (pelo menos uns 5 - 10 minutos)?
      A água que você utilizou nos preparos costuma ter qual valor de pH ?
      Enfim, já te adianto ser bem provável que o problema esteja no fato dos grumos não se dissolverem: pois não dissolvendo eles não vão conferir a viscosidade para a formação de gel. Eu suspeitaria a princípio que, de alguma forma, a água quente não possibilitou uma adequada pré-solubilização da HEC. Pois quando a HEC não é pré-solubilizada, ela depois apresenta problemas para se solubilizar totalmente.
      Porém outra possibilidade para teste seria adicionar o álcool com a "massa branca" um pouco mais quente do que 40°C (talvez uns 60°C). Eventualmente se a temperatura em que o álcool entra em contato com HEC foi maior, existe maior possibilidade de dissolução da HEC na mistura. A ideia de se adicionar o álcool após a temperatura reduzir para 40°c é para minimizar a evaporação dele. Mas se você agitar e tampar bem (como fizemos no vídeo) essa perda pode ser bastante minimizada também. No vídeo eu aguardei reduzir para uns 40 °C, mas não vejo problemas em fazer a 60°C, e ir agitando e tampando.
      Enfim, fique tranquilo pois nós iremos resolver esse problema. Vamos nos falando.
      Um grande abraço!
      PS: Você pode fazer alguns testes com o material que não formou gel. Uma parte dele você pode ir deixando em repouso e agitando depois de mais 24hs para ver se eventualmente esses grumos irão dissolvendo com o tempo. Você pode também re-aquecer (em chapa) uma parte dessa mistura que não deu certo até uns 60°C e ir agitando: Nesse caso pode ser que o álcool venha a evaporar, mas é só no sentido de conhecer melhor a origem do problema inicial, e não necessariamente usar esse produto re-aquecido.

    • @fabiomachadodasilva6455
      @fabiomachadodasilva6455 4 года назад +1

      @ obrigado por responder. Você poderia me passar um contato e-mail ou whatsapp para conversarmos? Ontem eu repeti os experimentos e parece que o problema continua... Estou suspeitando que seja a HEC...

    •  4 года назад +1

      @@fabiomachadodasilva6455 Claro amigo, meu email é: canalquimicaexperimental@gmail.com . Um grande abraço!

  • @betoterra4722
    @betoterra4722 4 года назад +1

    Já houvi dizer que formulção de álcool não precisa de conservante, pelo jeito então isso não é verdade ????

    •  4 года назад

      Olá Beto, tudo bem? Muitas formulações como o próprio Formulário Nacional da Farmacopéia Brasileira, ou nas formulações sugeridas pela ANVISA ou OMS, não consideram necessária a adição de conservantes então, fique tranquilo pois não precisa.
      Em geral o conservante é adicionado nessas formulações para se estender a durabilidade desses produtos, em um parâmetro chamado de "Shelf-Life" (tempo de prateleira, em português). Isso pois, aparentemente, após um longo período aberto, poderia ser que o produto pudesse apresentar problemas com fungos, como mofos ou bolores, mas essas informações não são muito consistentes no caso do álcool em gel e os relatos são muito controversos. No caso do álcool em gel especificamente fica muito a seu critério usar, mas é que em muitos outros produtos (principalmente os cosméticos) é muito importante a adição desses conservantes para evitar que os produtos venham a se perder em pouco tempo, e eles realmente se deterioram rápido na maioria das vezes.
      Espero que você e seus familiares passem por esse período em paz e em serenidade. Um grande abraço!