Agricultura sintrópica - Como calcular o espaçamento do nosso carro chefe - PARTE 2.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2024

Комментарии • 55

  • @varalta.floresta
    @varalta.floresta Год назад +8

    melhor canal do RUclips

  • @fernandocavalcanti2830
    @fernandocavalcanti2830 9 месяцев назад +1

    👏👏👏

  • @joaofernandes7536
    @joaofernandes7536 Год назад +3

    A agricultura sintropica é o homem voltando para o paraíso.

  • @kika6051
    @kika6051 Год назад +2

    Mais uma joia com instruções muito oportunas. Compartilhando para que muita gente passe a plantar da forma correta, obedecendo as leis da natureza. Obrigada

  • @moisesferro
    @moisesferro Год назад +3

    Mais uma excepcional aula do Fernando e seu grupo. É que bom foi ouvir na aula um pedido que eu fiz há alguns meses. Enfatizar que os métodos da agroflorestais dão LUCRO ao produtor primário em vários aspectos: venda direta sempre que possível pois tem produtos de melhor qualidade com apelo comercial (produtos orgânicos); fugir das “obrigações” de usar defensivos tóxicos caros e nocivos à natureza e ao aplicador (produtor); diversificação da produção ampliando a renda e mantendo-a estável durante o ano inteiro; comercialização de créditos de carbono.
    Assim, ganhamos todos nós com uma agricultura regenerativa, com preservação da natureza e do planeta, distribuindo riqueza e diminuindo a desigualdade por diversas vias.
    Parabéns, Fernando!
    Parabéns, CEPEAS!

    • @moisesferro
      @moisesferro Год назад +2

      Torço muito que vcs façam um vídeo sugerindo um esquema de consórcio de árvores (produtivas ou apenas regenerativas) e pecuária de pastagem (ex: gado). Acho que ainda falta uma integração com esse importante nicho produtivo mundial.

    • @cepeas2219
      @cepeas2219  Год назад +4

      Estamos no caminho, logo abordaremos sistemas silvipastoris.

  • @kevinbueno1573
    @kevinbueno1573 Год назад +7

    Satisfação grande em ver toda a parte técnica e científica do vídeo, só tenho uma grande objeção a ideia final de que as grandes empresas que monopolizam o agronegócio brasileiro serão convencidas a adotar a A.S, uma vez que o faturamento delas é justamente com a venda de agrotóxicos e insumos, além do mercado financeiro onde elas também especulam. Outra ideia que não tem o menor nexo é acreditar que esses oligopólios do grande agro surgiram de pequenos agricultores que se uniram um dia, isso é conto de fadas neoliberal, equivale as fakes de que os bilionários começaram em garagens. Essas empresas surgiram de gigantescos mercados financeiros, de grandes fortunas sem vínculo material nem um com agricultura, surgiram dos monopólios modernos que são fruto da acumulação histórica do colonialismo que assolou o planeta nos últimos 6 séculos. Se queremos um modelo de produção agrícola regenerativa, é certo que não a queremos junto com a Bunge ou a Bayer, os interesses da nossa agricultura, que abole radicalmente a necessidade de insumos externos e agrotóxicos, é justamente o interesse em abolir a existência dos oligopólios do agronegócio.

    • @cepeas2219
      @cepeas2219  Год назад +7

      Veja o está acontecendo em Goiás, onde o agronegócio impera. Os investidores, os bancos, não vão mais emprestar dinheiro para os produtores q não tiverem reserva legal (20%da fazenda) protegida e APPs restauradas. Veja a lei de proteção da natureza q foi aprovada agora na Europa, em uma votação apertada no Parlamento Europeu. Ou acordamos para as mudanças necessárias, ou seremos expulsos do planeta. Com relaçao às mega empresas q faturam mais de 1 bi por ano. Uma parte surgiu da união de agricultores, está no histórico das empresas, mas isso representa 10% da lista?, ainda nao fiz esse levantamento, o q quero dizer com isso é q somente com a união dos agricultores, que eles conseguirão um lugar no mercado. As mudanças para termos uma agricultura regenerativa são inevitáveis para a própria sobrevivência dessas grandes empresas, aquelas q conseguirem mudar, sobreviverão, as outras vão ganhar o mesmo destino dos dinossauros.

  • @moisesprado1178
    @moisesprado1178 Год назад

    🎉

  • @sidmoreira7916
    @sidmoreira7916 25 дней назад

    Parabéns , toda equipe CEPEAS, conteúdo bem didático. Eu tinha essa dúvida de espaçamento sobre as árvores junto com a cultura do carro chefe. Então café extrato baixo pode ter um Abacate como Alto para criar, e depois pode vim um emergentes como eucalipto em outra linha. Que massa conseguir entender.

  • @rosangela4136
    @rosangela4136 11 месяцев назад

    Maravilhoso.

  • @givanilsont
    @givanilsont Год назад +8

    Parabéns pelo seu trabalho aqui no meu sitio eu estou começando uma pequena agroforesta a dois anos aqui no sertão de Pernambuco obrigado

  • @wagnercastilho878
    @wagnercastilho878 Год назад +2

    Boa noite, Fernando e demais colegas do Cepeas. Lindo trabalho, excepcional. Eu tenho uma curiosidade. Tenho assistido programas novos, antigos, entrevistas e lido sobre muitos agroflorestores do Brasil afora e simplesmente ninguém sequer mencionou o Pau Brasil. Uma leguminosa com raiz pivotante e nativa obviamente. Por ironia do destino, ele não se encaixaria em nenhum modelo de agricultura sintrópica?

    • @8mangaba
      @8mangaba Год назад +2

      é uma espécie climáxica , como tantas outras. Difícil conseguir sementes, talvez esse seja um dos motivos de poucas pessoas plantarem.

  • @dionatanvitor3567
    @dionatanvitor3567 Год назад +2

    Aborde por favor sobre o tema cromatografia de pfeiffer
    Precisamos de uma luz sobre esse assunto professor.

  • @antoniopio7494
    @antoniopio7494 10 месяцев назад +1

    Maravilha!!! 👏👏👏👏👏👏

  • @clecao
    @clecao 4 месяца назад +1

    Ótimas aulas,tenho aprendido muito aqui,porém ainda não sei o que é extrato emergente, poderia me orientar sobre os extratos?

  • @Toim64
    @Toim64 Год назад +1

    Excelente! O pequeno produtor tem que produzir regenerando, mas o grande mais ainda! Trabalho sensacional!

  • @MarcusVinicius-hu4xg
    @MarcusVinicius-hu4xg Год назад +2

    Bom dia!

  • @user-bk7fv3kh9m
    @user-bk7fv3kh9m Год назад +3

    Parabéns pela tua obra, Fernando!! Tenho uma dúvida sobre o pessegueiro. Sou de uma região (sul do RS) onde a cultura é forte, além do figo e outras mais. Creio que o sombreamento, mesmo com podas ou com árvores de sombra rala, a qualidade da fruta não seria a mesma (açucares, sanidade etc). Seria o mesmo caso que citas em relação à macieira?

    • @cepeas2219
      @cepeas2219  Год назад +7

      É preciso construir um sistema com poda drástica para depois avaliarmos a qualidade dos frutos. Quando falamos sobre a sombra, ela não é constante, se for constante os estratos inferiores não irão produzir. A poda drástica é fundamental. Parte do ano a planta estará sombreada e parte do ano sem sombra. Com relação à maçã, as árvores terão uma parte do ano 20% de sombra. Não conseguimos enxergar sistemas mais complexos, porque nunca vimos nada além da monocultura. Dificilmente nossa mente consegue conceber aquilo que nunca viu. Faça um plantio respeitando os estratos e a poda drástica.

  • @ScarLucca
    @ScarLucca Год назад +1

    Sempre ótimo ver um novo vídeo seu! Gratidão, Fernando!

  • @evaangelina1872
    @evaangelina1872 Год назад +2

    Seus vídeos são muito bom , estou querendo iniciar uma agrofloresta no sítio de meus pais

  • @raulbarbosa8648
    @raulbarbosa8648 Год назад +1

    Muito obrigado

  • @julianolopes2990
    @julianolopes2990 Год назад +1

    Fernando, muito obrigado!

  • @solucoesalternativas506
    @solucoesalternativas506 Год назад +1

    Parabéns irmão

  • @marcoslima7913
    @marcoslima7913 Год назад +1

    Prezado, seria bom que essas grandes empresas fizessem isso, mas é difícil que seja suficiente. A redução de custos tb sempre vai no sentido de pagar menos aos empregados e automatizar para reduzir mão de obra. Além disso, as empresas mais poderosas dessas cadeias, são as é.presas de agroquimicos agroquímicos que fazem qualquer coisa para não perder seu lucros. Concluindo, não basta a técnica sintrópica, precisamos de consciência política e ação estruturada para substituir as grandes empresas privadas por empresas socializadas.

  • @adrianocarmo797
    @adrianocarmo797 Год назад +1

    Excelente.

  • @brunopinto8414
    @brunopinto8414 Год назад +1

    Parabens mestre

  • @caiocabral8773
    @caiocabral8773 Год назад +2

    Parabéns Professor

  • @camilacarvalho192
    @camilacarvalho192 Год назад +2

    Obrigada Fernando, pelas preciosas informações!
    Tenho uma dúvida, vejo pouco sobre a goiaba como carro chefe. A goiaba é extrato alto, porém é mantida com porte baixo por conta da colheita (na monocultura). Tenho uma pequena chácara em Alagoinhas-Ba (o clima é semi-úmido) parece que o clima atende as condições que a goiaba precisa, segundo uma rápida pesquisa que fiz em publicações da embrapa. Pensei então num sistema que pretendo fazer, com a goiabaa como carro chefe. ( onde tem interrogação é o que ainda não tenho ideia de como fazer)
    Goiaba - estrato alto
    Interesse pela goiaba Cortibel. (Dobrar o espaçamento de goiabeira com relações a monocultura na linha.) Distância entre as linhas 3m.
    Limão Tahiti extrato médio/ baixo. Na linha da goiaba (espaçamento ?)
    Café - extrato baixo na linha da goiaba ( espaçamento 1.5 na linha)
    Estrato emergente- caja Mirim ou castanha do Pará ( 20x 15)
    Madeira- araribá ou jaqueira ou ipê ( espaçamento?)
    Árvores de poda: eucalipto, ingá(da muito bem aqui) e/ou amora. ( Espaçamento?)
    Placenta: abacaxi (a cada 50cm na linha) e aipim ( uma maniva a cada metro) numa borda da linha e aipim na outra borda da mesma linha, milho, feijão de porco, abóbora na linha.
    Entrelinha: Um muvuca de capim andropogon e mombaça, girassol, crotalaria juncea nas entrelinhas.
    A goiaba e limão pretendo usar mudas enxertadas.

  • @niltonsnascimento6092
    @niltonsnascimento6092 Год назад +2

    Obg 🙏🙏

  • @Gustavo625
    @Gustavo625 Год назад +1

    Boa noite

  • @afraneo-s7t
    @afraneo-s7t 11 месяцев назад +1

    Olá eu posso fazer agrofloreta em um cafėzal já existentes

  • @user-tv1ks8qq1v
    @user-tv1ks8qq1v Год назад +1

    Україна ❤
    Ви надзвичайні!!!!

  • @F.Gondim
    @F.Gondim Год назад +1

    Bom dia, Fernando. Você acha que daria certo consórciar o caju gigante com café, em solos arenoso e próximo ao litoral? Teria que causar um distúrbio em todos como poda drásticas ou poderia só diminuir a poda ? O que você acha acha, amigo? Desde já agradeço.

    • @cepeas2219
      @cepeas2219  Год назад

      o cafe arabica é de atitude, você pode testar em uma parcela pequena e observar. Isso pode levar alguns anos, pois não basta observar apenas o aspecto da planta de café, mas o sabor da bebida, conta muito o terroir (se pronuncia terroá - o conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço). Qdo levamos as plantas a certos extremos (neste caso a altitude) precisamos avaliar todos fatores.

  • @mauriciomesquita4795
    @mauriciomesquita4795 Год назад +1

    Boa tarde, gostaria de saber se as posições das linhas de plantios, deve ser na vertical ou horizontal com o sol.
    Grato se for atendido
    Um forte abraço.

  • @user-nv8lh7di4e
    @user-nv8lh7di4e Год назад

    Olá pessoal do CEPEAS, saudações da Costa Rica, sou um seguidor fiel de todos os seus vídeos, inclusive os vejo várias vezes, são muito educativos, meus parabéns. Gostaria de perguntar se o Ernest ou outra pessoa tem experiência em incluir bambu em um sistema sintrópico, já que o foco é a geração de biomassa, o que é melhor do que a planta que mais cresce no mundo? outra pergunta, talvez a lignina do bambu seja da mesma qualidade que a das árvores para a reprodução dos basidiomicetos?

    • @cepeas2219
      @cepeas2219  Год назад +3

      já trabalhamos com bambu e fiz essa mesma pergunta a Ernst uma vez. Ernst respondeu q o bambu degrada muito lentamente. O q percebi, usando bambu triturado em canteiros de hortaliças, parecia um material inerte, difícil de decompor e muito difícil de manejar se nao for triturado. Melhor focar nas árvores, mas se você tem interesse no bambu para bioconstrucao, escolha uma área e plante as touceiras. Cuidado com bambus alastrantes, podem tornar muito difícil o manejo da agrofloresta.

  • @ricardocarvalho5356
    @ricardocarvalho5356 Год назад +1

    Bom dia a todos... obrigado Fernando... gostaria de saber qual seria um carro chefe bom para quem quer começar no vale do Ribeira em São Paulo na região de Miracatu SP... queria uma opinião do pessoal que já trabalha com agrofloresta, pois quero começar no próximo ano. Obrigado desde já

  • @geraldomateus8635
    @geraldomateus8635 Год назад +2

    Muito bom esse trabalho que você faz Fernando ! Tem como produzir frutas como manga fora da época , sem uso de elementos estranhos , como hormônios ...sei lá?

    • @cepeas2219
      @cepeas2219  Год назад +3

      A natureza é muito flexível e generosa, mas tudo tem um limite. Quando não respeitamos esses limites começamos a usar métodos para ultrapassar os limites naturais impostos pelo clima, solo, topografia etc. A pergunta é, será que vale a pena? será que não podemos usar a infinita criatividade que temos para criar sistemas que imitam a natureza e que não demandam insumos externos, muitas vezes completamente artificiais? Como podemos melhorar nosso agroecossistema, respeitando esses limites. O mapa metabólico de uma bactéria é tão complexo, fico imaginando o que acontece com o mapa metabólico das plantas, ou com nosso metabolismo, quando colocamos substâncias em nosso corpo que não evoluiram com nossa espécie. Penso que é melhor trabalharmos de forma simples na construção de sistemas complexos, onde o maior insumo é o conhecimento: entender como a natureza funciona.

    • @geraldomateus8635
      @geraldomateus8635 Год назад

      @@cepeas2219 Obrigado!...

  • @fredericbastos3107
    @fredericbastos3107 Год назад

    Ola, só a titulo de curiosidade gostaria de saber se no caso que explicou sobre pular uma linho pra implantar outros extratos nessa "monocultura replanejada" o trator passar somente de um lado atenderia em todoa ou na maioria dos casos?
    Ah parabéns mesmo pelo trabalho, sou um grande fã e entusiasta e pretendo muito um dia trabalhar com a terra um dia... 👌🏽👏🏼👌🏽👏🏼🌱🌳🪵🍁🍂

  • @monicacesar1639
    @monicacesar1639 Год назад +1

    Comprei um sitio 8 mil metros +- p fazer agrofloresta, e até hoje não consegui implementar por falta de planejamento, nova veneza goias, você faz um projeto p mim???

    • @monicacesar1639
      @monicacesar1639 Год назад +1

      Gostaria de ter o maior número de variedades possível, frutas, e tudo mais que puder plantar nos espaços......

    • @camilacarvalho192
      @camilacarvalho192 Год назад +3

      Desculpa intervir, eu pensava muito como planejar e tive muito receio. Ainda estou engatinhando mas tem 2 livros que me foi muito útil no primeiro plantio que realizei, "agroflorestando o mundo de facão a trator" pesquisa no Google, tem muitos exemplos de consórcio, muitas tabelas dos extratos, o outro livro é "agricultura sintrópica segundo Ernst Gotsch" tem muitas informações úteis.

  • @brunomaia7309
    @brunomaia7309 Год назад

    Como se combate as formigas na agrofloresta?

    • @cepeas2219
      @cepeas2219  Год назад

      temso um video neste canal do CEPEAS.

  • @fernandacamila3228
    @fernandacamila3228 Год назад

    👏👏👏👏

  • @caiovicentemauro2985
    @caiovicentemauro2985 Год назад

    🎉

  • @mauriciomesquita4795
    @mauriciomesquita4795 Год назад

    Boa tarde, gostaria de saber se as posições das linhas de plantios, deve ser na vertical ou horizontal com o sol.
    Grato se for atendido
    Um forte abraço.